19/02/2013
FATOS E VERSÕES I
Amanhã, se nada for mudado, continua no Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis, o julgamento do recurso especial dos candidatos Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, contra uma das duas impugnações feitas pelo PPS e o DEM. Vão recorrer ainda de outra impugnação do PPS e DEM e de uma de cassação, esta de origem do PMDB, partido que pode tomar o lugar de Zuchi e Mariluci se eles forem impugnados ou cassados de fato. Mas, isto é notícia. É para a redação. O que importa, para esta coluna, é como Zuchi mudou de postura diante de fatos graves que os amaça e que se acumulam contra ele nos tribunais.
FATOS E VERSÕES II
Sempre confiante e desdenhando o perigo, Zuchi mudou nos últimos dias. Está posando neste momento, orientado, de vítima nos discursos e entrevistas. Mas, ainda oscila entre arrogância e a necessária humildade que lhe pedem seus advogados. A confiança às vezes cede à admissibilidade de culpa sobre a própria equipe. Isto nunca aconteceu antes. Então compare: ?a chance da oposição (PMDB) assumir (a Prefeitura) é remota?, aposta Zuchi, para mais tarde lançar dúvidas: ?preocupa-me (o processo) porque dependemos de um técnico (juízes)?. Ainda bem que o julgamento será feito por um poder independente e técnico. O PT preferia um julgamento político, feito por gente amansada. O cerne deste erro está justamente na máxima de que o PT de Gaspar anulou a Câmara como um instrumento de contraponto e de fiscalização. Achou que as leis e tribunais estavam longe ou ao seu dispor, e para sempre.
FATOS E VERSÕES III
?Eu nunca fui contra a juíza. Eu sempre a respeitei?, desconversa Zuchi, só agora, sobre quem lhe tirou o direito de ser candidato e que o obriga a se defender nos tribunais, a juíza Ana Paula Amaro da Silveira. Entretanto, a cidade inteira sabe o que no fundo ele, a sua equipe e o partido sempre pensaram, e se expressaram sobre a juíza. Não nestes casos eleitorais especificamente, mas à contraposição por longa data à defesa dos programas para a proteção de crianças e adolescentes, tutelados pela jurisdição na Comarca sob a titularidade da ex-juíza Ana Paula. Ao mesmo tempo, todavia, o próprio Zuchi se contradiz e admite culpa. ?a nossa defesa (a assessoria protetiva de governo) tem falhado em algum ponto?, como revelou à entrevista que concedeu à Rádio Sentinela do Vale.
FATOS E VERSÕES IV
?O objetivo da oposição é fazer gastar o meu dinheiro?, reclama sobre a contratação de advogados para defendê-lo aos múltiplos processos que possui tanto nas dúvidas administrativas como nas questões de infringência das leis eleitorais. Primeiro: que oposição tão estruturada e terrível é esta? Segundo. Foi o PT, Zuchi e assessores que criaram todo este ambiente de animosidade. Quiseram controlar e por sob suas tutelas, todos. Anularam a Câmara, aparelharam ou ?compraram? entidades e tentaram calar os pouquíssimos canais da imprensa local que não se alinharam com o poder, primeiro com o sufocamento financeiro direto e indireto, depois com fiscalização e processos. Hoje se sabe pela queixa do prefeito, além da lição e humilhação, era para fazer gastar o dinheiro que não se tinha. Um veneno que Zuchi e o PT experimentam e reclamam.
FATOS E VERSÕES V
Sobre o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Eládio Torret Rocha, Zuchi possui agora uma opinião no mínimo curiosa, ao escapar temporariamente de um voto, possivelmente contra no julgamento desta impugnação. Zuchi, orientado, experimentado, joga para a plateia, e perigosamente. Desdenha e para a massa ignara. Nas entrelinhas, diz que o doutor Eládio está sem isenção. ?Ele já me inocentou. Este juiz já disse ?eu não tenho como pegar este homem (Zuchi). Eu gostaria de achar alguma coisa contra este homem (Zuchi). Este prefeito não cometeu nenhum crime??, esnoba para concluir: ?ele (Eládio) está tentando arrumar um argumento para votar contra mim?. Doutor Eládio poderá ele próprio elucidar para Gaspar e os gasparenses tudo isto amanhã no voto que vai proferir na continuidade do julgamento no Tribunal. Se ele votar. O PT dá como certo um novo pedido de vistas. Então vamos conferir. Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
Na coluna de sexta-feira da semana passada em ?Governo do PMDB III?, eu publiquei uma listinha de assessores de um possível governo de Kleber Edson Wan Dall, PMDB, feita de ?notáveis? de ensino médio. O guru de Kleber, Pastor Oséias Morlo, mas que na listinha não está relacionado para nenhum cargo executivo, botou reparo. ?Eu tenho curso superior. Não somos da turminha de ensino médio?. Ainda, bem.
O tucano de bico grande e um dos fundadores do PSDB por aqui, Élcio Carlos de Oliveira, presidente do PT de Gaspar? E com a indicação do vereador Antônio Carlos Dalsóchio, cunhado de Pedro Celso Zuchi e articulação de Doraci Vanz? Tudo em famiglia. Só faltou o genro. Tem gente inconformada, mas sem votos no Diretório, sem dinheiro, sem cargos e capacidade de manobra no PT. O jeito é só reclamar.
Alguém conhece? Depois de muito vai e vem, Dimas Freitas de Carvalho é o assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de Gaspar. A indicação é do PSD. Ele tem relação com o deputado Jean Jackson Kuhlmann. De Dimas, sabe-se que ele gosta de escrever sobre gatos...
Vergonha. Retrato de uma administração. Retrato de uma comunidade que não reage. Onde está a tal Associação de Moradores do bairro? Em 2008 a catástrofe ambiental soterrou a escola Angélica Costa e o CDI do Sertão Verde. Cinco anos depois a Prefeitura de Gaspar nada fez pela comunidade, as crianças, a educação e segurança. A edição de ontem do Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet - revela: vão improvisar, mais uma vez e da pior forma possível. Estão alugando por R$ 22.008,00 o salão paroquial e a igreja da Comunidade São Sebastião para servir de Centro de Desenvolvimento Infantil. A outra parte está no improviso da Escola Norma Mônica Sabel. Acorda, Gaspar!
Os pais de filhos bonitos. Todos de olhos nos dividendos, nos votos. Quem apareceu para dizer por aqui na Rádio Sentinela do Vale que é também pai do dinheiro da ponte do Vale, foi o deputado Rogério Peninha Mendonça, PMDB. Se a emenda é da bancada catarinense no Congresso e ele é um deputado catarinense, naturalmente que esta emenda é dele e dos outros parlamentares. Só faltava ao Peninha ser contra.
Manchete do Cruzeiro do Vale: ?Ponte de Ilhota acelera obras?. Quem ficou eufórico foi Joaozinho Matos, PSD e Secretário de Educação de Navegantes. Ele quer ser candidato a deputado estadual pelo PMDB. Mira os votos de Ilhota. Seu pai, o ex-deputado Federal João de Matos, histórico do PMDB, é o ?pai? da ponte de Ilhota.
Pobre sofre. É enrolado por políticos. A Prefeitura insiste em pagar menos. Os operários da massa falida da Sulfabril com direitos a receber da empresa não concordam com o R$1 milhão pela prefeitura de Gaspar e nem com a avalição do perito Elói Tomio. Apontaram falhas técnicas. Nesta guerra, os moradores das casinhas de plástico na BR 470 sofrem com a imissão de posse do terreno e a impossibilidade de acesso à infraestrutura. A Justiça já percebeu o jogo. E despachou: ?reconheço e declaro a nulidade da perícia realizada, e, determino que no prazo máximo de 5 (cinco) dias o perito nomeado designe nova data para avaliação dos imóveis?
Vassoura nova varre melhor. A recém-empossada safra de vereadores começou bem. Resta saber se terá fôlego. A bancada do PMDB está unida nos bons questionamentos, até agora sem revanche partidária com o PT. Marcelo de Souza Brick, PSD, mandou bem nos questionamentos das nossas lombadas eletrônicas, mas pode com isto ampliar os atritos com o PMDB que o queria no cabresto. É que o vereador Ciro André Quintino, PMDB, é parte do problema junto com a Prefeitura e a Ditran. Detalhei isto na internet. Mas quem deu show mesmo foi a estreante Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Graças a ela, soubemos que prédios públicos, escolas e CDIs estão um perigo em Gaspar no que tange a prevenção e atendimento da legislação dos Bombeiros. Acorda, Gaspar!
Edição 1463
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).