Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

05/01/2013

EXTRA
Dia de Reis. Dia de reconhecimento. Dia dos presentes. Esta é a quarta (a segunda deste 2013) e a última coluna extra que faço especialmente para o portal durante as férias do jornal impresso Cruzeiro do Vale. Elas foram super-acessadas. A internet é um mundo fascinante para a informação, diálogo fútil, necessário, útil e até ao conhecimento. Agradeço. Na sexta-feira, dia 11, tudo volta à normalidade (aliás, a coluna já está prontinha). Assim espero!

GASPAR VAI RESISTIR?
Esta é pergunta que recebo de Maurílio Schmitt, num extenso desabafo que ele me faz e em cópia para Aurélio Marcos de Souza (?). Maurílio anda sumido da vida gasparense. Eu o encontrei de relance no final do ano passado numa reunião da Acib, em Blumenau, quando se discutia um estudo que tirava a prioridade da BR-470. À saída, ele me falou em desenvolvimento sustentável para Gaspar ou coisa parecida. Não pude dar trela. Estava atrasado para outro compromisso profissional em São Paulo. Liguei mais tarde para me desculpar e reafirmar que estava interessado no tema. É o meu preferido.

MAURÍLIO I
Quem é Maurílio? Gasparense, engenheiro, foi empregado da Cia Hering, na matriz em Blumenau, e dirigiu a VH, uma empresa de obras da Hering. Depois que saiu da Hering, a VH se tornou sua, mas teve que desistir do ramo. Maurílio, auxiliado por Jorge Nesi, foi um competente secretário de Obras no Governo de Francisco Hostins, em 1989. Alinhado com Osvaldo Schneider, o Paca, PMDB, virou o principal personagem no terceiro ano de governo de Hostins e da ?limpeza? de profissionais que tinham ligação com a Ceval.

MAURÍLIO II
Depois disso se afastou e voltou como secretário de Planejamento e Desenvolvimento, e durante um bom período, foi o principal influente do governo do seu irmão mais jovem, Adilson Luiz Schmitt, então no PMDB e ele no PSDB, em 2005. Hoje não convidem os dois para a mesma mesa. Adilson fez a lei contra o nepotismo em Gaspar, aprovada na Câmara Maurílio teve que sair do governo. Foi Maurílio no governo de Adilson quem conduziu Gaspar ao primeiro Plano Diretor e que ainda, desgraçadamente, não integra a cultura de planejamento da cidade. Maurílio participou do Conselho de Planejamento da prefeitura de Blumenau, foi presidente do Sinduscon e assessora o Centro Empresarial de Blumenau.

SEM BASE
De cara, Maurílio me adverte que não quer olhar o passado e quer ajudar a construir o futuro. Legal. Entretanto, recorre à história para referendar o que pensa sobre o futuro. ?Gaspar está há tempos sem uma base de evolução. Vivemos a fase da economia agrícola - arroz, cana e pecuária -, flertamos com a industrialização, o serviço, o turismo ecológico e tentamos manter o arroz. Somos um município localizado em um Vale com inúmeras diferenciações, população eclética, cortados por um Rio, rodovias estaduais e federais e também, por isso temos uma atração de migrante muito acentuada?.

SOCORRO
 ?Se olharmos os dados do último censo do IBGE, o aumento do número de eleitores, a ocupação do solo de maneira mais irracional possível, a mobilidade agravada a cada dia, a segurança e saúde comprometidas, hoje esta é a Gaspar que está pedindo socorro?.

PERÍODO CONFUSO
?Estamos vivendo um período tão confuso que as chamadas tratativas para se levar Gaspar a algum lugar, esbarram em duas alas muito bem claras e por isso, também, descomprometidas. Se participamos do grupo político instalado no poder, apoiado e alimentado por esse quadro confuso, somos levados a aprovar e aplaudir as pseudos tentativas de fazer. Se por razões, as mais diversas, divergimos, então fazemos a teoria do quanto pior melhor?.

TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA
Ainda segundo Maurílio, ?Gaspar precisa e muito rapidamente resgatar valores básicos de cidadania. Precisamos de uma comunicação escrita, falada e televisiva que fale aos quatro cantos do município. Mostrar um pouco da História, Cultura e Valores. Aproveitarmos os jovens em busca de oportunidades para refazermos uma matriz de eventos e prioridades e assim estabelecermos o Planejamento possível, real e atingível?.

PLANO DIRETOR
O criador, fala da criatura. ?Gaspar precisa usar o que, mesmo de maneira errônea, já alcançou. Não podemos viver à margem do Plano Diretor de Planejamento, do Estatuto das Cidades, suas ferramentas e fontes de financiamentos. Não é mais possível levar a todos os lados as mesmas receitas de crescimento e sim, aproveitarmos as inúmeras potencialidades da cidade. O que não podemos mais é, somente, na base da pressão, abrirmos ruas, pintá-las de preto sem preocupações com a infraestrutura. O que serve para o Belchior não serve necessariamente para a Lagoa?.

PLANEJAMENTO OU FAVELIZAÇÃO?
?Gaspar precisa de Planejamento, pesquisa de suas potencialidades, pontos fortes e fracos, matriz de resultado, trabalhar o seu potencial arrecadatório e aplicar nas suas prioridades. O caminho da favelização no lugar do verde-amarelo das arrozeiras já iniciou há algum tempo. Gaspar precisa urgente de uma série de etapas corretivas e propositivas. Cremos que a vocação de ver o cavalo passar encilhado não é próprio do gasparense?.

PARASITAS EM BUSCA DE MIGALHAS
E Maurílio conclui num triste óbvio. ?Não podemos culpar só o fator PT. Aliás, merece um estudo à parte para se mostrar e justificar como paradigmas foram e são quebrados, não são atingidos por legislação alguma, riem das desgraças e, eleição após eleição aumentam seus simpatizantes e os parasitas em buscas das migalhas. Enquanto isso e apesar disso, Gaspar vai resistir e o jogo será virado. O tempo dirá. Gaspar planejado, com projetos, com prioridades, com recuperação da autoestima não tem lugar para gente como os atuais mandatários?.

SOBRE O TRAPICHE
A bomba do final de semana é que depois de resistir, o advogado do PPS e do DEM, Aurélio Marcos de Souza, acertou-se com o PMDB e vai permitir que os advogados indicados pelo PMDB possam continuar os processos que, em tese, podem retirar Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, da prefeitura e abriria caminho para a posse de Kleber Edson Wan Dall, PMDB e seu vice, Rodrigo Boeing Althoff, PV.

A negociação foi conduzida nos bastidores por Osvaldo Schneider. Ele é o presidente de honra do PMDB. Paca entrou na parada depois que seu grupo de jovens perdeu a corrida para a mesa diretora da Câmara de Gaspar para o PT. O presidente do PMDB, o jovem advogado Carlos Roberto Pereira, está na muda. Paca acha que está na hora de virar o jogo, pois o PT via Lovídio Carlos Bertoldi, está manobrando para anulá-lo. Outra. O acordo com Aurélio Marcos está apalavrado e prometido para esta semana. Mas, todos sabem que o histórico recomenda: comemoração só depois do substabelecimento assinado.

O PT ficou realmente com medo da evolução desta história depois que o próprio Aurélio Marcos lhe deu de presente o adiamento do julgamento marcado para o dia 19 de dezembro e com isso permitiu a posse mais tranquila de Zuchi no dia primeiro. O que mais teme o PT? Que o advogado desta causa passe ser Mário Wilson da Cruz Mesquita. O ex-petista roxo e ex-procurador geral do município está com sede de vingança. Mesquita já deu duas pequenas amostras: na CPI dos Cemitérios e no caso do prefeito de Brusque, o Paulo Roberto Eccel, também do PT. Eccel está com o mandato sob ameaça depois de gastar além da conta em propaganda. Eccel está empossado e trabalhando sob a proteção de uma medida liminar, a mesma proteção jurídica que permitiu Pedro Celso Zuchi assumir a prefeitura de Gaspar mais uma vez, e pegar férias.

Para finalizar este assunto. Até aqui Aurélio Marcos de Souza foi vencedor na causa. Só falta o PMDB perdê-la.

E para começar outro assunto e futuro. Futuro? E se o PMDB ganhar, o Kleber assumir e o PT virar a oposição articulada e que infernizou a vida de Adilson? O PMDB não deixa de pensar nisto.

Não convidem para a mesma mesa os até então inseparáveis Adilson Luiz Schmitt e Aurélio Marcos de Souza, ambos do PPS. Luiz Nagel, presidente do DEM está prudentemente distante dos dois.

?É um descaso. Isso dá nojo. Nojo dos políticos?. Esta afirmação eu assisti, ao vivo, na TV Bandeirante e é de Zeca Pagodinho, ao ver a sua Xerém, em Duque de Caxias, na baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, tomada pela água, lama da enxurrada e lixo que não era recolhido há três meses.

O ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, manda-me um e-mail com o título de uma notícia no Santa e compara com a nossa Gaspar: "Em Blumenau, Napoleão Bernardes faz primeira reunião de colegiado". E completa com o seguinte comentário: "Já em Gaspar estão todos de férias. Mas que férias? Os secretários, prefeito e a vice são agentes públicos"? Hum! Em tempo. Adilson além de entender porque já foi prefeito, dá exemplo. Ele está em Florianópolis, trabalhando e no serviço público (que não está de férias). Acorda, Gaspar!

O governador Raimundo Colombo, PSD, faz mudanças para construir alianças à sua reeleição. Reclama da falta de recursos, manda correr atrás dos empresários sonegadores (o que é certo) mas extinguir o cabide de empregos (isto era a qualificação dele próprio quando ainda não tinha a aliança com Luiz Henrique da Silveira, PMDB) das tais secretarias regionais, até agora nada. Ou seja, não tem legitimidade para chorar.

O PMDB de Gaspar quer ser governo, entretanto, está com calafrios. Passam pela cabeça de gente coroada do partido os tempos de Bernardo Leonardo Spengler, o Nadinho e o de Adilson Luiz Schmitt. Muita briga por cargos e empregos. Resultado para a cidade que era bom, quase nada. Acorda, Gaspar!

Do leitor Sidnei Luís Reinert. "Prefeitura fechada? Não faz diferença!"

O vereador mais votado de Gaspar, Marcelo Brick de Souza, PSD, continua sob o fogo cruzado do inconformismo dos peemedebistas que o queriam do seu lado, mas não negociaram nada com o presidente do PSD, Fernando Neves. Pior, o PMDB conhecido por não cumprir acordo, não foi atrás de outro voto para ser maioria e fazer a mesa diretora da Câmara como sonhou, mas não trabalhou para tal. Acorda, Gaspar!

É um direito o seu pleito. Mas, esta do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, querer ser presidente da Fecam ? Federação Catarinense dos Municípios ? vai deixá-lo exposto na mídia. Até uma semana atrás, os veículos de comunicação esqueciam em pô-lo na lista com problemas para se legitimar no mandato. Hoje, toda Santa Catarina já sabe que ele está com problemas, e sérios.

Teimoso. O prefeito Pedro Celso Zuchi está sendo tragado pelos erros bobos e repetidos, todos eles gerados na sua própria equipe de governo e na sua família. E faz tempo.

Para pensar, nesta semana que vai ser de muita expectativa em Gaspar. Político precisa de sorte? Sim, mas de votos. Administrador público precisa de capacidade, visão, coragem e equipe capaz para promover mudanças e resultados diferenciais antes de ter apenas sorte.

Perguntar não ofende. Quando assumiu em 2001, Pedro Celso Zuchi mandou reformar e pintar o prédio da prefeitura. Repetiu a dose em 2009. O que fará em 2013? Acorda, Gaspar!

Comentários

Herculano
10/01/2013 20:02
A PREFEITURA DE GASPAR ESTÁ DE FÉRIAS. SEM TER O QUE NOTICIAR, A ASSESSORIA DE IMPRENSA FINGE QUE TRABALHA. NOTICIA O TRABALHO DOS OUTROS E A FALTA DE PLANEJAMENTO DO SAMAE.

Qual é a única nota que a assessoria de imprensa produziu hoje, quinta-feira, no site da prefeitura de Gaspar?

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) lançou nesta quinta-feira, 10 de janeiro, concurso público para preenchimento de 313 vagas permanentes em 17 municípios do Estado: Joinville, Chapecó, São José, Florianópolis, Caçador, Araranguá, Canoinhas, Criciúma, Jaraguá do Sul, Urupema, Xanxerê, Gaspar, São Miguel do Oeste, Itajaí, Palhoça, Lages e Garopaba. É o maior concurso público da história da instituição, que atua há 103 anos em Santa Catarina.

Voltei. E o que a prefeitura de Gaspar tem com esta notícia? O IFSC terceirizou a sua assessoria de imprensa contratando a prefeitura de Gaspar? Coisa de companheiros? Hum!

E a outra notícia feita ontem e destaque hoje no site da prefeitura?

O Samae informa que não haverá atendimento no setor administrativo nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11). Nestes dias, a autarquia substituirá o servidor que gerencia todos os computadores e os sistemas de informática, contabilidade e faturamento.

Voltei. O Samae estava de férias. Nem recomeçou a trabalhar, parou e para prejudicar os consumidores com problemas burocráticos para serem resolvidos na autarquia. Isto não podia ter sido feito nas férias? Não pode ser feito num sábado e domingo, como faz qualquer empresa séria e competitiva no mercado e que respeita os seus clientes? Acorda, Gaspar!
Herculano
10/01/2013 15:20
POLÍICA ECONÔMICA ERRÁTICA DO GOVERNO DO PT "ROUBA" DOS POUPADORES.

Olha só. Rendimento da poupança em 2012 é o menor em 46 anos, diz consultoria, estampa título do portal Uol.

A rentabilidade nominal da poupança (sem correção da inflação) em 2012 foi de 6,47%. O valor foi o menor já atingido pela poupança nos últimos 46 anos, segundo levantamento da consultoria Economatica divulgado nesta quinta-feira (10).

Já o rendimento real da poupança, ou seja, descontada a inflação no período, foi de 0,6%, o segundo menor valor registrado nos últimos dez anos.

A base de dados utilizada para o estudo é da própria consultoria. Para o estudo, foram consideradas as regras antigas da poupança, que tiveram alteração em maio do ano passado.

O menor valor já registrado de ganho real nos últimos dez anos foi no ano de 2004, quando o poupador teve 0,4% de rentabilidade descontada a inflação.

O melhor ano para o poupador nos últimos dez anos foi em 2006, quando o ganho real foi de 5,10%.
herculano
10/01/2013 13:04
Em "Para evitar o racionamento", Lauro Jardim, de Veja. afirma: no final de dezembro, mais precisamente no dia 20, o governo autorizou o acionamento da usina térmica Uruguaiana (RS), parada desde 2009. Assim, a Sulgás, controlada pela Petrobras, foi autorizada na semana passada a importar até 2,8 milhões de metros cúbicos por dia de gás.

E o que isso significa? Significa que o gasto mensal para o funcionamento dessa térmica será de 62 milhões de dólares.

Um leitor contumaz e participativo da coluna manda esta notícia com esta observação: "Depois os petrlhas dizem que produzir energia em usinas térmicas é barato. Claro: quem paga a conta é o contribuinte". Interessante conclusão.
Herculano
10/01/2013 12:51
AS FÉRIAS DE LULA, por Lauro Jardim, de Veja.

Termina no sábado a temporada de férias de Lula em Angra dos Reis. O fim do dolce far niente estava previsto para ontem - coincidentemente, o dia em que foi revelado que o Ministério Público Federal irá investigá-lo por causa das acusações de Marcos Valério - mas o ex-presidente resolveu esticar o descanso.

Desde a virada do ano, Lula está hospedado na casa do bilionário José Seripieri Júnior, controlador da Qualicorp, a maior gestora de planos de saúde do Brasil. Lula está acompanhado de Marisa, filhos e netos. Junior, o dono da casa, apareceu ontem para uma rápida visita.

O que Lula tem feito? Ele come. Pesca. E dorme.

Volto. Algum dia ele trabalhou?
Herculano
10/01/2013 12:02
O RETRATO DE UM BRASIL DOENTE, SEM GESTÃO E FISCALIZAÇÃO. PLANOS PRIVADOS DE SAÚDE COBRAM O QUE O GOVERNO DEVERIA NOS ENTREGAR E NOS TRATAM COM DESCASO CRIMINOSO

Olha esta manchete da Agência Nacional de Saúde (ANS) que regula e fiscaliza os Planos de Saúde. Governo suspende a venda de 225 planos de saúde de 28 operadoras. É a terceira vez que a agência pune planos com esses tipos de problema. A primeira foi em julho do ano passado, e atingiu 268 planos de 37 operadoras. A segunda foi em outubro, e incluiu 301 planos de 38 operadoras. Nenhuma das operadoras é de Santa Catarina. O que chama a atenção são as Unimeds sendo arroladas como problema para seus pacientes.
Herculano
10/01/2013 11:39
A VOLTA NO JORNAL IMPRESSO

Amanhã tem edição impressa do jornal Cruzeiro do Vale. Haverá a coluna exclusiva e com observações e notícias em primeira mão. A coluna está pronta há dias, mas, impressionante não está desatualizada. As observações e notícias estavam disponíveis este tempo todo para todos. Então...
Herculano
10/01/2013 11:32
NÃO TEM JEITO. UM PARTIDO FEITO DE DISCURSOS, TEORIAS E CONSPIRAÇÃO QUE COBRA OS OUTROS. QUANDO ESTÁ NO PODER É UM EXEMPLO DE DESASTRES ANUNCIADOS NA GESTÃO, ADMINISTRAÇÃO, CONTROLE E RESULTADOS.

Manchete do jornal A Notícia, de Joinville. Governo de Udo Döhler, PMDB e empresário bem sucedido, vai negociar forma de pagar dívida de R$ 120 milhões deixada pela antiga administração (Carlitos Mers, PT, cria de Ideli Salvatti, e que pelo desastre nem chegou no segundo turno). Da quantia, R$ 26 milhões correspondiam à folha de pagamento dos 11 mil servidores municipais.

E Gaspar? Como estão as nossas contas? Se Kleber Edson Wan Dall, PMDB vai ter coragem e principalmente capacidade (e equipe) para auditá-las, enfrentar o problema e propor soluções? Acorda, Gaspar!
vlad
10/01/2013 09:01
Só para descontrair.
Após ser VICE DE NOVO no prêmio de melhor jogador, Cristiano Ronaldo está sendo sondado pelo Vasco.
Eu sou vascaíno.
Herculano
10/01/2013 07:22
QUADRILHA OU ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DOMINA AMBIENTE POLÍTICO, INSTITUCIONAL E GOVERNOS.

Esta é a principal manchete da edição desta quinta-feira do jornal Folha de S.Paulo. Esquema do mensalão é muito mais amplo, diz procurador-gera, Roberto Gurgel. Chefe do Ministério Público afirma que denúncia feita ao Supremo Tribunal Federal incluiu apenas aquilo que era possível provar. Trago dois itens desta reportagem

Para Gurgel, a fala em que Valério acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de envolvimento no caso foi uma tentativa de 'melar' o julgamento

"Estávamos diante de algo muito grande e muito maior do que aquilo que acabou sendo objeto da denúncia", diz ele, para quem o autor da denúncia, o antecessor Antonio Fernando Souza, fez uma opção "corretíssima".

"Quando nos defrontamos em qualquer investigação com um esquema criminoso muito amplo, você tem que optar, em determinado momento, por limitar essa investigação. Quando é ampla demais, a investigação não tem fim. Ao final, ninguém vai ser responsabilizado", diz.

Gurgel segue: "Haveria muito mais, esse esquema seria ainda muito mais amplo do que aquilo que constou da denúncia. Mas o que constou da denúncia foi o que foi possível provar, com elementos razoáveis. (...) Eu diria que aquilo que foi julgado representa apenas uma parte de algo que era muito maior".

Valério

Gurgel diz que Valério queria obter benefícios, como a redução de penas, com o depoimento prestado em setembro em que acusa Lula de ter sido beneficiado pessoalmente com recursos do esquema.

"Percebi claramente que se fôssemos admitir qualquer tipo de elemento de prova adicional, teríamos que anular o início do julgamento e reabrir a instrução criminal. Aquilo significava em português claríssimo melar o julgamento. Eles queriam melar o julgamento. Eu vi essa tentativa não como dele, mas como uma tentativa que favoreceria todo mundo", diz.

"A primeira coisa que disse a ele: nada nesse novo depoimento seria utilizado e nenhum benefício ele teria na ação 470. Na verdade, acho que ele pensava mais em embolar o julgamento."

O procurador afirma ainda que Valério pediu sigilo, pois "não teria 24 horas de vida", caso o depoimento viesse a público. "Ele prestou um depoimento de duas horas e a primeira impressão foi a de que o depoimento trazia elementos novos, mas nada de bombástico. É um depoimento que robustece algumas teses do Ministério Público em relação a todo o esquema criminoso e da participação do núcleo politico", diz Gurgel.

Ele lembra uma outra história de Valério: "É uma pessoa extremamente hábil. Houve um momento que ele apareceu aqui, quando Antonio Fernando era o procurador, para também prestar um depoimento que derrubaria a República. Não tinha absolutamente.
Herculano
10/01/2013 07:08
EXEMPLO

Aprovada reforma administrativa e redução dos salários do prefeito e do vice de Manaus, no Amazonas. As votações ocorreram pela manhã e tarde desta ontem, na Câmara Municipal de Manaus. O prefeito que propôs foi o ex-senador Artur Virgílio Neto, PSDB.

Os subsídios do prefeito e vice passaram de R$ 24 mil para 18 mil e de R$ 23 mil para R$ 17 mil, respectivamente. Secretários, que iriam ganhar R$ 18 mil, passarão a receber R$ 15 mil e subsecretários tiveram os salários reduzidos de R$ 17 mil para R$ 14 mil.

Os reajustes haviam sido aprovados em dezembro, pelos vereadores da legislatura anterior, os quais aumentaram, ainda, os salários dos atuais parlamentares, que passaram de R$ 9,2 mil para R$ 15 mil.

Ao todo, haverá redução de oito unidades gestoras com status de secretarias, reduzindo de 33 para 25 órgãos da administração direta e indireta. As subsecretarias cairão de 42 para 35, informou a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). O número de subsecretarias é superior ao de secretarias porque há órgão que possui até três outros vinculados
Herculano
10/01/2013 07:01
MAQUIAGEM E DEMAGOGIA PARA ESCONDER A GESTÃO TEMERÁRIA

Manchete de jornal. "Dilma estuda tirar da tarifa parte do custo das térmicas. Governo fala em gasto extra de 3% com usinas ligadas por um ano. Depois de reunião do setor para discutir crise elétrica, ministro diz garantir redução média de 20% no próximo mês".

Volto. Vai tirar uma despesa do custo? Como assim. Alguém vai pagar porque a despesa existe? Algum contator, gestor ou administrador poderia explicar isto?
Herculano
10/01/2013 06:56
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

IPTU é Imposto Para Tetos Úmidos! Janeiro é o mês da árvore símbolo do Brasil: o ipê. Ipêva, Ipêtu, Ipêi e Ipêrtensão. VIVA O IPÊ! Rarará! Tô com hipertensão de tanto ipê pra pagar.
Herculano
10/01/2013 06:52
ENERGIA

Sob o meu ponto de vista, a falta de energia elétrica é consequência dos vícios que herdamos ao longo de séculos: o do poder, o da compra de votos, o do "toma lá, dá cá", o dos impostos embutidos em todos os produtos, o dos cabides de emprego, o das soluções de curto prazo, o da destruição ambiental, o da favelização crescendo em progressão geométrica, o da falta de educação, o da falta de zelo com a cultura e, sobretudo, o vício da falta de visão de longo prazo.
A presidente Dilma é uma vítima da história. Vamos ver se ela tem competência para "descascar esse abacaxi". Mário Negrão Borgonovi (Rio de Janeiro, RJ)
Herculano
10/01/2013 06:50
UM GOVERNO AVESTRUZ PARA A SUA INCOMPETÊNCIA E INCAPACIDADE PARA GESTÃO E RESULTADOS. INVEJA OS EMPRESÁRIOS E POR ISTO COMO PUNIÇÃO QUER QUE ELES NÃO LUCREM. TODOS PERDEM, INCLUSIVE O GOVERNO

É a psicologia, estúpido!, escreveu rubem Novaes, 67 anos, economista, doutor pela Universidade de Chicago, e ex-presidente do Sebrae e diretor do BNDES

Na ânsia de culpar as elites, governantes tratam empresários como mal necessário; assim, caem investimento e produção

A verdade é que há, no governo atual, um ativismo descoordenado, que, ao impor mudanças bruscas nas regras do jogo, assusta e inibe o empresariado privado.

Em manifestações culturais, cada vez mais influenciadas por dinheiros públicos, empresários são sempre mostrados como vilões, picaretas malvados. A sociedade, com isso, perde a noção da importância que os empreendedores têm como geradores de progresso e bem-estar e de que, de seu esforço produtivo, em última análise, é que são pagas as gordas contas governamentais.

Para completar o quadro, jovens, deslocando-se em multidões atrás de concursos públicos, parecem antever futuro promissor apenas na burocracia estatal, desprezando o risco empresarial.

Nesse clima de insegurança e rejeição, o empresário se retrai. E caem o investimento e a produção. Podemos e devemos ter um ano melhor em 2013. Mas, nada de espetacular será visto, enquanto permanecer o ambiente hostil para quem, ao investir e inovar, correndo riscos, é o verdadeiro motor do desenvolvimento.
Herculano
10/01/2013 06:39
A BANCADA DA CORRUPÇÃO, por Rogério Gentile para a Folha de S.Paulo

É normal ocorrer no Congresso a formação de bancadas suprapartidárias por parlamentares que, a despeito de suas legendas, se unem para defender causas comuns. A bancada "ruralista" representa o agronegócio. A "da bola", os clubes de futebol. Já a bancada "da bala" quer leis mais duras para a segurança pública.

Ao retornar das férias, em fevereiro, a Câmara terá pela primeira vez, de forma pública, uma "bancada da corrupção", a ser integrada pelos deputados condenados no julgamento do mensalão: José Genoino (PT), João Paulo (PT), Valdemar Costa Neto (PR) e Pedro Henry (PP).

Seu objetivo é claro: defender a tese de que o STF não tem o direito de cassar os seus mandatos. Na visão dessa turma, só o próprio Legislativo pode tomar tal decisão. Ao STF caberia apenas a tarefa de pedir à Câmara a análise dessa possibilidade.

O grupo ainda não explicou como um deputado condenado à prisão poderia, na prática, exercer suas prerrogativas. Voto à distância? Discurso por meio de conferência eletrônica? Não se sabe. Mas, mesmo assim, já obteve apoios. O atual presidente da Câmara, Marco Maia (PT), que chegou a bater boca com ministros do STF, declarou cogitar a hipótese de dar abrigo aos parlamentares para impedir suas prisões.

O seu provável sucessor, Henrique Alves (PMDB), também é simpatizante da causa dos condenados. Há 42 anos na Câmara, tem afinidades políticas com o grupo, integrando a base de Dilma. Na época em que era aliado de FHC, vale lembrar, chegou a ser indicado como vice-presidente na chapa de Serra (PSDB), mas desistiu após a notícia de que sua ex-mulher afirmara à Justiça que ele tinha US$ 15 milhões em paraísos fiscais.

A fim de divulgar sua causa, a "bancada da corrupção" poderia emprestar, ou melhor, se apropriar de um grito de guerra difundido na redemocratização. Com uma pequena alteração, evidentemente: "Mensaleiro unido jamais será vencido".
Herculano
09/01/2013 22:25
A SORTE E A LEGITIMIDADE DO PODER DE ZUCHI E KLEBER JÁ ESTÁ LANÇADA. SERÁ A PARTIR DIA 14

Após o recessso, as atividades do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina reiniciaram ontem.E já tem decisão para os julgamentos conforme se comunicou hoje.

Com o fim do período eleitoral, o TRESC voltará a ter oito sessões plenárias mensais, sendo a primeira delas na próxima segunda-feira (14), com início marcado para às 17h, quando se dará, portanto, o retorno dos julgamentos pelos Juízes do Pleno. As demais sessões de janeiro ocorrerão nos dias 16, 21, 22, 23, 28, 29 e 30.

Agora começa a formação das pautas. Com elas vamos saber quando ocorrerá o julgamento das pendências e impugnações que pairam sobre a candidatura (e já empossados por liminar) de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. O PMDB acaba de escalar a jovem advogada Katherine Schneider, de Florianópolis, para os memoriais e defesa oral no processo originado aqui na Comarca pelo PPS e o DEM, quando do julgamento no TRESC.

Seja qual for o resultado, ambos já confirmaram que vão ao TSE
JUJU DO GASPARINHO
09/01/2013 20:29
Prezado Herculano:

Pelo twitter o global José de Abreu assume a bissexualidade .
" Tem dias que prefiro homens, tem dias que prefiro mulheres."
Acho-o tão asqueroso quanto Lulla.
Herculano
09/01/2013 20:10

Que fase, por Lauro Jardim, de Veja.

Ideli Salvatti tiraria duas semanas de férias, até o dia 14, explorando as trilhas da Chapada Diamantina. Deu azar. Numa caminhada, torceu o tornozelo e teve de imobilizar o pé. Resultado: suspendeu o retiro e já voltou ao trabalho.

Deve ter sido praga vinda do Congresso.
Herculano
09/01/2013 17:47
O ainda chefe de gabinete do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e ex-coordenador da campanha vencedora, Doravi Vans, está de férias. Ontem ele foi a Florianópolis. Foi em causa própria. Foi discutir a melhor defesa dos processos onde se meteu e deixou exposto o seu próprio chefe.

Ontem a tarde, a pedido do advogado Mauro Antonio Prezotto de um dos recursos que rola no Tribunal Regional Eleitoral em que Doraci é parte na impugnação contra o candidato Zuchi, os autos foram retirados em carga por Gustavo Martins Pereira, com autorização do advogado. Acorda, Gaspar!
Herculano
09/01/2013 17:38
TIROTEIO. MESQUITA E VISCONTI NÃO DÃO TRÉGUA A ECCEL. DIFERENTE DO PMDB, PPS E DEM COM ZUCHI

Olhe só o que aconteceu. Está no Moacir Pereira. O presidente do TRE/SC, Luiz Cesar Medeiros, concedeu liminar em medida cautelar impetrada pelo advogado Rafael Maia, garantindo a permanência no cargo do prefeito Paulo Eccel (PT), de Brusque. Ele recorre ao TSE contra cassação do diploma.

Agora veja a resposta rápida dos Advogados Mário Wilson da Cruz Mesquita, ex-petista de carteirinha e seu inseparável assessor, Danilo Visconti:

Advogados afirmam que situação de Paulo Eccel não mudou

"Prezado Moacir Pereira,
Acerca da decisão liminar que concedeu efeito suspensivo ao Recurso Especial Eleitoral interposto por Paulo Roberto Eccel e Evandro de Farias nos autos do Recurso Eleitoral n. 33645, devem ser apontadas cinco observações:

1. A referida decisão não merece ser comemorada, haja vista que o mesmos cidadãos foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina por malversação do dinheiro público, justamente no que diz respeito ao gasto excessivo com publicidade e utilização da máquina pública para fins de autopromoção;

2. A citada decisão tão-somente os garantem no cargo até que haja posicionamento em contrário e/ou julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral, não possui condão de afastar a inelegebilidade dos mesmos para os próximos 08 anos, isto é, estão enquadrados na Lei da Ficha Limpa;

3. Frisamos o fato de que os mesmos foram também condenados pela utilização irregular de material de publicidade institucional, utilizando-se da máquina pública para fins eleitoreiros. Situação essa diferente daquela de Joinville, em que o candidato Carlito Merss fora condenado unicamente em virtude do gasto excessivo com publicidade institucional (art. 73, VII da Lei Federal 9.504/97);

4. Faremos uso dos instrumentos legais cabíveis, com a finalidade de ver efetivamente aplicado as disposições do artigo 15 da Lei Complementar Federal 64/90, o qual foi alterado pela Lei da Ficha Limpa, no sentido de cumprir imediamente a decisão proferida pelo TRE/SC;

5. A situação jurídica de Paulo Eccel, Evandro de Farias e José Genoíno (condenado pela AP 470 no STF - Caso do "Mensalão") são análogas, haja vista que todos tiveram suspensos seus direitos políticos passivos, sendo que permanecem no cargo até que, no caso dos dois primeiros, haja uma decisão definitiva no TSE e, no caso do último, haja o trânsito em julgado da decisão pela Suprema Corte.

Assim, estamos tranquilos com a decisão proferida na data hoje, a qual, salvo melhor juízo, não influência em nada o andamento do processo, bem como não altera a situação jurídica das pessoas envolvidas.
Herculano
09/01/2013 16:07
Registro na coluna de Cláudio Humberto, publicada em vários jornais brasileiros.

Senadores passeiam na Suíça por nossa conta
De repente, a Suíça adquiriu importância relevantíssima para o Senado Federal. Três senadores ? Paulo Bauer (PMDB-SC), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Inácio Arruda (PCdoB-CE) - vão gazetear o trabalho nos primeiros onze dias de março em uma "missão oficial" organizada pela embaixada da Suíça e o Grupo Parlamentar Suíça América-Latina. O turismo parlamentar será pago, claro, pelos otários de sempre: nós.
Herculano
09/01/2013 15:49
Registro. Faleceu em decorrência de um câncer, o empresário Ricardo Fontes Schramm. Ele tinha 55 anos e com seus irmãos Rodrigo e Marcelo tinha a Bel Contabilidade aqui em Gaspar. O velório está sendo realizado no Cemitério Santa Terezinha. Amanhã de manhã cedo seu corpo será levado a Balneário Camboriu para ser cremado
LIMDOMAR
09/01/2013 13:59
DIZEM QUE O PREMIO DE CONSOLAÇÃO É A SECRETARIA DE AGRICULTURA DO MUNICÍPIO. JÁ O PRIMEIRO PREMIO É O CARGO DE PREFEITO.
Herculano
09/01/2013 13:10
EM DEFESA DA QUADRILHA E DOS AMIGOS ÍNTIMOS

Marco Maia diz que não é necessário criar CPI da Rosemary, segundo o portal Terra

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta terça-feira que não há necessidade de criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as denúncias contra integrantes do governo citados pela operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

"Nós temos todas as instituições de investigação sobre o uso indevido do patrimônio público investigando o caso", afirmou. Além disso, segundo Maia, não haveria tempo hábil para a instalação da CPI neste ano. As informações são da Agência Câmara.

O PPS começou a recolher assinaturas nesta terça-feira para a criação da chamada CPI da Rosemary, em referência a Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo. Ela é acusada de participar de um esquema de troca de favores dentro do governo, investigado pela operação Porto Seguro.

Volto. Que hsitória éesta do Marco Maia, PT RS, agora por interesses pouco claros afirmar que "nós temos todas as instituições de investigação sobre o uso indevido do patrimônio público investigando o caso".

Não foi ele e o PT que afirmaram que a imprensa é golpista? Não foi ele e o PT que desqualificaram a PF, o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal no caso do mensalão? Não é Marco maia que diz que vai desobedecer a Justiça e não cassar os condenados do mensalão. Ventrílogo da incoerência. Entendam esta confusão agora. Gente sem rumo e palavra. Ai, Ai, Ai...
jaisom barreto
09/01/2013 12:34
Sr. Herculano


Gaspar é uma roda da fortuna, vai concorrer é apenas R$ 2,00, o bilhete! E o que vale? Um cargo comissionado.

Nunca se vendeu tanto e por tão pouco, ou então é uma rifa aquela ação ação entre amigos por bem menos que R$2,00 o primeiro premio é uma secretaria, segundo premio uma diretoria terceiro premio uma vaga de motorista que não precisa de concurso é vaga emergencial quarto premio uma vaga de servente e quinto premio em dinheiro mesmo ninguem fiscaliza.
Herculano
09/01/2013 12:00
DEFESA DO CAOS

Na segunda-feira, uma reportagem da colunista Eliane Cantanhêde, da Folha de S.Paulo, dava conta de que a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, convocara uma reunião de emergência para esta semana com os seus assessores do setor elétrico. Pauta? Debater a baixa dos reservatórios das hirelétricas e o sinal amarelo no abastecimento de energia no país. Nada se desmentiu.

Na verdade, a convocação tinha uma pauta oculta.

Avisada com antecedência da reportagem do Fantástico que abordaria o tema e os desperdícios gerenciais do governo para o setor, a presidente ficou possessa. Primeiro pela exposição dela e do governo; segundo porque o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, PMDB MA e afilhado do esquema de José Sarney, se negara a atender a Globo para dar explicações achando que com isso eliminaria o problema de falta de energia e desperdício de dinheiro público; e terceiro e mais importante, Dilma está fula, quer saber por que o governo não a defendeu, não defendeu o próprio governo (errático e incompetente perante a mídia que não é ingênua, investiga realidades e números)?

Respostas: não a defendeu porque não dá para defender propaganda enganosa diante de realidades e números; porque a política do setor é errática e temerosa. Se houvesse crescimento do PIB ao que foi projetado de 4% estaríamos no escuro; terceiro porque a própria Dilma centralizadora no governo e por isto não é gerente (gerente delega e cobra resultados), solta os cachorros quando alguém dá entrevistas em temas delicados, ainda mais neste de energia, que ela diz entender.

Todos uns cagões, defendendo o seu reinado e benesses, mesmo que o povo se exploda e pague caro por tudo isto com os pesados impostos cobrados.
Herculano
09/01/2013 11:48
O verdadeiro ministro das Minas e Energia no Brasil ainda é São Pedro (Reinaldo Azevedo, Veja).
Herculano
09/01/2013 11:40
FOCO NA DEFESA

Enquanto aqui o PPS, DEM e PMDB perdem o foco com disputa pelo espólio para retirar o prefeito Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, do poder, o PT de Gaspar, se une e acampa em Florianópolis focado no lobby e defesa de Zuchi e os cargos, municiando um time de primeira de caros advogadospara o julgamento do recurso no Tribunal Regional Eleitoral. Acorda, Gaspar!
Herculano
09/01/2013 11:36
TRABALHADOR

Na segunda-feira, o presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, José Hilário Melato, PP, foi o primeiro a vir a público depois que se cobrava trabalho dos políticos de Gaspar a exemplo do que fazem os nossos vizinhos que estão arrumando a casa. Ele criou uma notícia para dizer que estava trabalhando. Estava arrumando os lugares para os três novos vereadores trabalharem a partir de primeiro de Fevereiro (eram dez agora são 13).

Uma coisa ele ainda não disse como fez: a recontratação ou contratação dos tais assessores parlamentares.

1. Foram exonerados no dia 31 de Dezembro
a) Andréia Cristina Cividini Amorim Morello;
b) Elcio Carlos de Oliveira;
c) Ernesto Hostin;
d) Luiz Carlos Teixeira;
e) Luiz José Rossini;
f) Monique Margô Serafim;
g) Rosalena Wanzuitt da Costa; e
h) Thaísa Lanznaster de Quadros Pessanha.

2. Quanto destes foram recontratados? Quais são os novos assessores? Tudo é possível a partir do dia Primeiro de Janeiro. Mas, até agora, as resoluções, se foram feitas e editadas, não se tornaram públicas.

3. E não há vagas de assessores paralmentares comissionados para todos os vereadores, pois houve o aumento no número deles. E mesmo assim, se houvesse, a proporcionalidade está irregular. Como está sendo resolvido isto? Vão abrir concurso para efetivos, para dar legalidade a contratação de comissionados. Acorda, Gaspar!
Herculano
09/01/2013 11:23
O PREFEITO ESTÁ TRABALHANDO. MAS PELA CANDIDATURA À FECAM. A PREFEITURA ESTÁ DE FÉRIAS

O site da prefeitura de Gaspar estava inativo desde o dia 21 de janeiro. Nem sobre a posse retratou ou reportou alguma coisa a assessoria de imprensa.

Depois de ser cobrado pela imprensa das férias prolongadas, o prefeito resolveu aparecer e foi notícia. E qual o destaque? Zuchi concorre com chapa única à presidência da Fecam. Ou seja, na falta do que fazer e noticiar a assessoria preferiu mostrar aos gasparenses que Zuchi está em campanha para cuidar de outro assunto que não a cidade de Gaspar. Enquanto isto, a prefeitura continua de férias.
Herculano
09/01/2013 10:09
O PT EM SEU LABIRINTO. Este é o título do editorial de ontem do jornal O Estado de S. Paulo. Ontem escrevi que o PT dava sinais do mea culpa (leia abaixo MEA CULPA À MEIA BOCA. MAS É UM BOM COMEÇO PARA QUEM NEGAVA TUDO). O editorial contesta esta tese. Interessante.

Agita-se o Partido dos Trabalhadores (PT). Após a agressiva mobilização em defesa dos condenados no processo do mensalão, a vanguarda petista começa a propor, a seu modo, uma reflexão sobre os rumos do partido, aquele que se orgulhava de ser modelo de correção radical e que hoje é pilhado em sucessivos escândalos.

Ingênuos podem ver nisso um mea culpa, um esforço para retornar às origens "puras" do partido, mas, em se tratando de PT, não cabe nenhuma ingenuidade: digladiam-se forças para a ocupação dos espaços perdidos pelas lideranças mensaleiras e, principalmente, para salvar as aparências do lulismo, emparedado por denúncias de cama e mesa.

A mais recente manifestação da cúpula petista, a carta convocatória para o 5.º Congresso Nacional do PT, a ser realizado em 2014, dá uma ideia dessa crise.

O documento reafirma as linhas gerais da defesa do legado de Lula e diz que o ex-presidente, assim como o partido, é vítima de uma campanha de difamação "insidiosa", semelhante à que sofreram os presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

O primeiro suicidou-se, em 1954, denunciando "as forças e os interesses contra o povo" que o pressionavam. "Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes", escreveu Getúlio, quando se descobriu que os porões do Palácio do Catete haviam se transformado num mar de lama em que chafurdavam Gregorio Fortunato e a sua quadrilha.

Lula não parece inclinado a gesto tão dramático, mas o discurso é o mesmo, como mostra o documento petista: "A verdade é que os donos do poder não aceitam essa irrupção de pobres na vida social e política do País".

O texto afirma que, graças às "distorções do sistema político", Lula teve de aliar-se ao que há de pior na política brasileira, como Sarney, Collor e Maluf, para "dar sustentação parlamentar ao governo".
vlad
09/01/2013 09:47
O Brasil, além de campeão mundial de impostos, ainda apresenta isso: Pra quem vai mandar seu totó de avião, 8,65 %. Pra quem vai comprar remédio, 36 %.
Herculano
09/01/2013 08:30
ACIDENTE DEIXA UM MORTO NA BR 470 EM GASPAR AGORA PELA MANHÃ. RETIFICAÇÃO

O acidente ocorreu no quilômetro 23. correto. O que foi informado incorretamente é ele que fica em Gaspar. Não. Fica em Ilhota, próximo ao acesso da ponte. O acidente envolveu um caminhão e um automóvel Gol.
sidnei luis reinert
09/01/2013 08:22
LEIAM ATÉ O FINAL
Esta carta foi enviada ao Banco Itaú, porém, devido à criatividade com que foi redigida, deveria ser direcionada a todas as instituições financeiras. Tenho que prestar reverência ao brasileiro(a) que, apesar de ser altamente explorado(a), ainda consegue manter o bom humor.

Senhores Diretores do Banco Itaú,
Gostaria de saber se os senhores aceitariam pagar uma taxa, uma pequena taxa mensal, pela existência da padaria na esquina de sua rua, ou pela existência do posto de gasolina ou da farmácia ou da feira, ou de qualquer outro desses serviços indispensáveis ao nosso dia-a-dia.
Funcionaria assim: todo mês os senhores, e todos os usuários, pagariam uma pequena taxa para a manutenção dos serviços (padaria, feira, mecânico, costureira, farmácia etc).. Uma taxa que não garantiria nenhum direito extraordinário ao pagante.
Existente apenas para enriquecer os proprietários sob a alegação de que serviria para manter um serviço de alta qualidade.
Por qualquer produto adquirido (um pãozinho, um remédio, uns litros de combustível etc) o usuário pagaria os preços de mercado ou, dependendo do produto, até um pouquinho acima. Que tal?
Pois, ontem saí de seu Banco com a certeza que os senhores concordariam com tais taxas. Por uma questão de equidade e de honestidade.
Minha certeza deriva de um raciocínio simples. Vamos imaginar a seguinte cena: eu vou à padaria para comprar um pãozinho. O padeiro me atende muito gentilmente. Vende o pãozinho. Cobra o embrulhar do pão, assim como, todo e qualquer serviço..
Além disso, me impõe taxas. Uma "taxa de acesso ao pãozinho", outra "taxa por guardar pão quentinho" e ainda uma "taxa de abertura da padaria". Tudo com muita cordialidade e muito profissionalismo, claro.
Fazendo uma comparação que talvez os padeiros não concordem, foi o que ocorreu comigo em seu Banco.
Financiei um carro. Ou seja, comprei um produto de seu negócio. Os senhores me cobraram preços de mercado. Assim como o padeiro me cobra o preço de mercado pelo pãozinho.
Entretanto, diferentemente do padeiro, os senhores não se satisfazem me cobrando apenas pelo produto que adquiri.
Para ter acesso ao produto de seu negócio, os senhores me cobraram uma "taxa de abertura de crédito'"- equivalente àquela hipotética "taxa de acesso ao pãozinho", que os senhores certamente achariam um absurdo e se negariam a pagar.
Não satisfeitos, para ter acesso ao pãozinho, digo, ao financiamento, fui obrigado a abrir uma conta corrente em seu Banco.
Para que isso fosse possível, os senhores me cobraram uma "taxa de abertura de conta".
Como só é possível fazer negócios com os senhores depois de abrir uma conta, essa "taxa de abertura de conta" se assemelharia a uma "taxa de abertura da padaria", pois, só é possível fazer negócios com o padeiro depois de abrir a padaria.
Antigamente, os empréstimos bancários eram popularmente conhecidos como "papagaios". Para liberar o "papagaio", alguns Gerentes inescrupulosos cobravam um "por fora", que era devidamente embolsado.
Fiquei com a impressão que o Banco resolveu se antecipar aos
gerentes inescrupulosos.
Agora ao invés de um "por fora" temos muitos "por dentro".
- Tirei um extrato de minha conta - um único extrato no mês - os senhores me cobraram uma taxa de R$ 5,00.
- Olhando o extrato, descobri uma outra taxa de R$ 7,90 "para a manutenção da conta" semelhante àquela "taxa pela existência da padaria na esquina da rua".
- A surpresa não acabou: descobri outra taxa de R$ 22,00 a cada trimestre - uma taxa para manter um limite especial que não me dá nenhum direito. Se eu utilizar o limite especial vou pagar os juros (preços) mais altos do mundo.
- Semelhante àquela "taxa por guardar o pão quentinho".
- Mas, os senhores são insaciáveis. A gentil funcionária que me atendeu, me entregou um caderninho onde sou informado que me cobrarão taxas por toda e qualquer movimentação que eu fizer.
Cordialmente, retribuindo tanta gentileza, gostaria de alertar que os senhores esqueceram de me cobrar o ar que respirei enquanto estive nas instalações de seu Banco.
Por favor, me esclareçam uma dúvida: até agora não sei se comprei um financiamento ou se vendi a alma!
Depois que eu pagar as taxas correspondentes, talvez os senhores me respondam informando, muito cordial e profissionalmente, que um serviço bancário é muito diferente de uma padaria. Que sua responsabilidade é muito grande, que existem inúmeras exigências governamentais, que os riscos do negócio são muito elevados etc e tal. E, ademais, tudo o que estão cobrando está devidamente coberto por lei, regulamentado e autorizado pelo Banco Central.
Sei disso. Como sei, também, que existem seguros e garantias legais que protegem seu negócio de todo e qualquer risco.
Presumo que os riscos de uma padaria, que não conta com o poder de influência dos senhores, talvez sejam muito mais elevados..
Sei que são legais. Mas, também sei que são imorais. Por mais que estejam garantidas em lei, vocês concordam o quanto são abusivas.!?!
ENTÃO ENVIEM A QUANTOS CONTATOS PUDEREM.
VAMOS VER SE MEXE COM A CABEÇA DE QUEM FEZ ESSAS LEIS PARA PENSAREM O QUANTO ESTÃO ERRADOS!!!
Já fiz minha parte enviando para vocês.
Herculano
09/01/2013 08:05
ACIDENTE DEIXA UM MORTO NA BR 470 EM GASPAR AGORA PELA MANHÃ

O acidente foi no quilômetro 23, as 7h da manhã. O trânsito está complicado.
Herculano
09/01/2013 08:03
PREFEITURA DE GASPAR PUBLICA AGORA PACOTAÇO DE DECRETOS DO ANO PASSADO COM ADITIVOS EM CONTRATOS E COMPRAS EM REGIME POR DISPENSA DE LICITAÇÃO ALEGANDO EMERGÊNCIAS
Parte 1

As publicações estavam na edição de ontem no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.

Foram dispensados de licitação a compra de fraldas geriátricas, alimentação inantil especial e o aluguel de imóvel destinado as instalações do CAPSI- Centro de Atendimento Psico-Social Infantil com Antônio Carlos Schneider no valor total R$ 18.000,00.

Foram aditivados os contratos:
a) A vigilência e o monitoramento da Fundação Municipal de Esportes pela Gasvig (R$ 125.838,36);
b) Pela sexta vez o Fundo Municipal de Saúde renova os serviços de locação de equipamentos multifuncionais e impressoras laser para a Secretaria Municipal de Saúde com a Reinkjet Tintas Toners e Informática (R$ 9.240,00)
c) O Fundo Municipal de Assistência Social renovou o contrato feito na modalidade de dispensa para a locação de bem imóvel tipo sala comercial com 248,52m² e 2 vagas de garagem coberta situadas no Edifício Alfredo Crescêncio Schneider, 1º andar, na Avenida das Comunidades, nº 133, destinado às instalações do Conselho Tutelar e do SINE.O imóvel da Gaspar Administradora de Bens foi alugado pelo valor total de R$ 24.339,84.
d) Ainda o Fundo Municipal de Assistência Social credenciou por inexigibilidade o Mercado e Açougue Tudo de Bom para fornecimento de gêneros alimentícios em atendimento ao Serviço de Atenção à Família em Situação de Risco Social através do "Auxílio Cidadão".
e) Foi aditivado o contrato do município para melhorias e ampliação da quadra de esportes da E.E.B. Ferandino Dagnoni, com cobertura da quadra com a AL Certa Construtora e Incorporadora. Sobre valores ou prazos, nada se explicitou.
f) Aditivou-se o contrato para a concessão de licença de uso de software de gestão educacional bem como implantação, migração de dados, conversão, treinamento, testes e serviços de manutenção, atendimento e suporte técnico com a Edusoft Tecnologia (R$ 24.794,64)
g) Na modalidade dispensa, aditivou-se contrato para a locação de imóvel tipo galpão térreo de madeira de 420m² num terreno plano com área de 1036m² localizado na Rua Bonifácio Haendchen, Bairro Belchior, para "fins de implantação" da Superintendência. A Daniel Pamplona vão pagar R$ 15.000,00.
h) Foi aditivado o contrato para a instalação, manutenção, treinamento e licença de uso de software para as bibliotecas da rede municipal com a Associação Paranaense de Cultura (R$ 3.600,00)
i) Atrasado. Foi dilatado o prazo para as obras da ampliação e reforma da E.E.B. Vitório Anacleto Cardoso com a Construtora GLF Ltda.
j) Atrasado. Foi dilatado o prazo prorrogação da vigência e do prazo de execução da construção do pórtico e fechamento da quadra poliesportiva do complexo esportivo Vila Isabel. Mais uma vez com GLF.
k) Atrasado e advinha de quem? GLF. Desta vez é para a conclusão da quadra de esportes da E.E.B. Vitório Anacleto Cardoso.
l) Foi prorrogada a locação de imóvel pertencente a Rose Mary da Silveira e destinado ao estacionamento dos ônibus escolares da SEMED. (R$ 9.600,00).
m) Mais dinheiro. O aditivo contratual desta vez foi para a ampliação e reforma do CDI Francisco Mastella com a Empreiteira de Mão de Obra VB (R$ 22.032,34). Ela está fazendo a obra na modalidade Convite.
n) Renovado pela segunda vez a locação de espaço físico destinado à instalação da Secretaria Municipal de Educação com a Imobiliária Tropical (R$24.000,00).
Herculano
09/01/2013 08:02
PREFEITURA DE GASPAR PUBLICA AGORA PACOTAÇO DE DECRETOS DO ANO PASSADO COM ADITIVOS EM CONTRATOS E COMPRAS EM REGIME POR DISPENSA DE LICITAÇÃO ALEGANDO EMERGÊNCIAS
Parte 2

o) Atrasado. O segundo aditivo no contrato com a Ilhominas Mão de Obra prorroga o prazo de vigência da ampliação e reforma do CDI Cachinhos de Ouro.
p) A prefeitura renova com a Gasvig Catarinense de Segurança e Vigilância pela segunda vez, os serviços de vigilância patrimonial com monitoramento eletrônico de imagens para segurança predial. (R$370.011,36).
q) Também pela segunda vez a prefeitura renova por aditivo contratual com a Lince Segurança Patrimonial para a prestação de serviços de limpeza e vigilância patrimonial do terminal urbano Norberto Willy Schossland (R$ 145.787,52 ).
r) Aditivado o contrato para os serviços de transporte escolar aos alunos do Ensino Fundamental com a GS Fretamentos (R$ 17.160,00).
s) Renovado pela segunda vez o aluguel de imóvel tipo salas comerciais com vagas de garagem aberta na Avenida das Comunidades nº 133, Centro, Gaspar/SC, para as instalações das sedes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Defesa Civil e do Procon com a Gaspar Administradora de Bens (R$ 47.617,44).
t) OLHA ESTA. ATÉ JULHO A PONTE HERCÍLIO DEECKE NÃO ESTARÁ PRONTA. Lá no meio das publicações, aparece o segundo, repito, o segundo aditivo feito com a Arcos Engenharia e Construções no contrato SAF-59/2011. Ela faz a morosa recuperação da Ponte Hercílio Deecke, aqui no Centro. O aditivo não explicita do que se trata o aditivo e nem traz valores, mas se deduz que é para a prorrogação do prazo. E não se assuste, pelo que diz no vencimento do aditivo, a obra vai, no mínimo, até 18 de julho deste ano. Então a prefeitura sabe que até lá a obra não estará pronta Então não vale enrolarà cidade nas entrevistas das rádios. Acorda, Gaspar!
u) Foi renovada pela segunda vez a locação de espaço físico para instalação da SEFOPPE (Serviço de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Psicologia Escolar) com José Bernardo Wieser (R$ 17.394,00).
v) Outra da enrolação. O contrato 124/2011 feito com a Iguatemi Consultoria e Srviços de engenharia para a consultoria especializada para a revisão e complementação do plano diretor de desenvolvimento urbano de Gaspar foi aditivado pela segunda vez. Foi prorrogado até 30 de abril deste ano.

w) MAIS UM EXEMPLO DAS COISAS QUE NÃO ANDAM E SE ENROLAM POR AQUI NA PROPAGANDA OFICIAL E NAS ENTREVISTAS INTECIONAIS NAS RÁDIOS. O segundo aditivo ao contrato 90/2011 mostra a prorrogação do contrato para contratação de empresa para executar obras de reurbanização do Centro - Ruas São José, São Pedro e Industrial José Beduschi com a Viapav. Resumindo: isto prova que o serviço ainda não está pronto e entregue, até porque a prorrogação vai até 28 de fevereiro. Aliás, sobre este assunto várias perguntas esstão sem respostas. Uma delas é: a prefeitura cobrou a parte que ela disse que iria cobrar dos moradores e comerciantes?
x) Foi renovada a locação de imóvel de Norival José Cordeiro situado na Avenida Deputado Francisco Mastella nº 410, Centro, Gaspar/SC, o qual dá em locação destinada às instalações da sede do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Gaspar. Contratado (R$ 51.600,00) (cinquenta e
um mil, seiscentos reais).
y) Foi renovad com a Tomio Imóveis a locação de bem imóvel, contendo área total de 4.151,10m², o qual dá em locação para abrigar veículos com fins de estacionamento (área de 2.215,10m²) e para usufruto da quadra poliesportiva Otávio Luiz Schmitt (área de 1.936,00m²): R$ 37.404,00.
z) Foi renovado pela terceira vez os com a Digitro Tecnologia, os serviços técnicos especializados e suporte em hardware e software para solução de telefonia (R$ 9.642,96 ).

Terminou o alfabeto. Não terminou o que se publicou. Volto mais tarde para não cnsar sobre este assunto. Acorda, Gaspar!
Herculano
09/01/2013 06:14
SERÁ QUE CHEGOU FINALMENTE A VEZ DE UM DOS PRINCIPAIS PAIS DO MENSALÃO?

Caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, relacionado com o mensalão irá para 1ª instância, disse o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. Ele reafirmou que essa é a provável medida a ser tomada em relação às acusações feitas em sigilo e depois de ser condenado pelo publicitário Marcos Valério. Em depoimento, o operador do mensalão diz que esquema bancou despesas pessoais do petista.

Isto pode não dar em nada devido a superproteção que PT e instituições dão ao ex-presidente. Mas, é uma sinalização de que ela poderá ser testada e de que Lula terá que partir para a defesa, mais do que já está acostumado e está fazendo neste caso.

Como ex-presidente, o petista não têm mais o chamado foro privilegiado, que restringe investigações e processos contra autoridades a instâncias superiores da Justiça. Gurgel passará agora à fase de exame do depoimento e deverá encaminhar o documento para o primeiro grau após voltar de férias, ainda neste mês, como revelou o jornal Folha de S.Paulo na edição desta quarta-feira.
Herculano
09/01/2013 05:59
VERGONHA E HUMILHAÇÃO

Manchete de jornal revela que Brasil prefere os ignorantes, os desinformados aos com conhecimento, instruídos, capazes de ter opiniões e tomar decisões.

Governo atrasa pagamento de bolsistas em Londres. Universidade britânica está oferecendo empréstimo de emergência a brasileiros.
Estudantes participam do programa Ciência sem Fronteiras; governo diz que vai regularizar pagamento.
Herculano
09/01/2013 05:56
PMDB DE GASPAR GANHA O SUBESTABELECIMENTO PARA PARTICIPAR DOS PROCESSOS DAS IMPUGNAÇÕES CONTRA ZUCHI, MAS COM RESERVAS.

O próprio candidato derrotado nas eleições de outubro por Pedro Celso Zuchi, PT, mas com chances de assumir o governo de Gaspar, Kleber Edson Wan Dall, PMDB, foi ontem no final da tarde buscar o documento assinado pelo advogado das causas para o PPS e DEM, Aurélio Marcos de Souza. Agora, o PMDB pode atuar no processo e buscar por si próprio na Justiça o que outrem viu e ele preferiu fechar o olho como fiscal da administração que queria derrotar no voto.

Foi uma longa e tensa negociação em vários sentidos. Ao final, prevaleceu o que queria Aurélio Marcos (veja aqui comentário anterior sobre este assunto) contra o que desejava o PMDB. Ele queria o subestabelecimento sem qualquer reserva.

O documento que Kleber levou para anexar aos autos diz textualmente. O "substabelecimento COM RESERVA DE PODERES. Excluem-se expressamente deste instrumento os poderes especiais para confessar, desistir, transigir, firmar compromissos ou acordos, renunciar ao direito sobre que se funda a ação, e por fim substabelecer esta a outrem".

O PMDB acha que é um exagero de Aurélio Marcos e isso dá pouca autonomia e flexibilidade para atuar no processo. A cada passo terá que comunicar e negociar com Aurélio Marcos. Entretanto, o próprio PMDB avalia que houve avanços dentro dos limites impostos para a negociação. Aurélio Marcos, todavia, pensa diferente: "Com este subestabelecimento ainda continuamos no processo, e se houver a necessidade o que não acho que haverá, poderemos intervir no feito". Aguardem novos passos. Acorda, Gaspar!
Herculano
09/01/2013 05:30
DIPLOMACIA DESMASCARADA, por Élio Gaspari em O globo e Folha de S.Paulo.

As simpatias chavistas do comissariado expuseram a estudantada imposta ao Paraguai no ano passado

EM JUNHO passado a diplomacia do comissariado meteu-se numa estudantada expulsando o Paraguai do Mercosul porque seu congresso removera o companheiro Fernando Lugo da presidência do país.

Tudo sob a liderança de Hugo Chávez e em nome da defesa do que seria uma "claúsula democrática" da instituição.

O impedimento de Lugo deu-se dentro de um quadro de respeito à Constituição do país. Um respeito meio girafa, pois ele foi submetido a um rito legal, porém sumário. Ao contrário do que sucedeu em 2009 em Honduras, quando o presidente Manuel Zelaya foi mandado a força para o exílio, Lugo continuou morando na mesma casa. Desde então o Paraguai vai bem, obrigado.

Agora, com a incerteza sobre o estado do presidente Chávez, os constitucionalistas da diplomacia brasileira aceitaram a interpretação dos seguidores do "comandante" de que uma nova eleição pode ser realizada em até 180 dias. Tudo bem, mas muitos venezuelanos acreditam que, segundo a Constituição, o novo pleito deveria ocorrer em 30 dias. Por que o Brasil tinha que se meter nesse barraco?

O vice-presidente Nicolás Maduro diz que a presença de Chávez em Caracas é apenas uma formalidade. Há quatro anos o presidente da Corte Suprema americana embaralhou as palavras do juramento do companheiro Obama na sua posse e, no dia seguinte, foi à Casa Branca para refazer a cena. Admita-se que se tratava de uma firula.

Se Chávez estivesse gripado, o vice-presidente teria toda razão. Se passasse por uma complicação resultante de uma extração da vesícula, teria alguma. Chavez luta desde 2011 contra um câncer e já passou por quatro cirurgias.

Desde que chegou a Havana os venezuelanos não veem sua imagem ou ouvem sua voz.

Os brasileiros têm uma vaga lembrança do que é isso. Em 1969 o marechal Costa e Silva teve uma isquemia cerebral e os generais declararam a incapacidade do vice-presidente Pedro Aleixo, que estava bem de saúde. Assumiu uma junta militar, "os três patetas", segundo Ulysses Guimarães.

Durante algumas semanas propagaram que o inválido, com um lado do corpo paralisado e sem voz, estava melhorando. Na segunda metade do século passado essas coisas eram possíveis nas ditaduras.

Num prognóstico otimista Chávez poderia estar no caso do vice-presidente José Alencar, que lutou durante 13 anos e 17 cirurgias, mas nunca se escondeu. Não se sabe qual é o estado de saúde de Chávez, sabe-se apenas que amanhã ele não estará em Caracas para assumir o cargo para o qual foi reeleito.

Se não houver chavismo sem Chávez, o problema será outro, mais grave e insolúvel sem a legitimação do voto. A ideia segundo a qual a Venezuela pode ter um presidente num hospital de Havana é uma extravagância muito maior que o rito sumário do impedimento de Lugo.

O endosso imediato do ritual chavista assemelha-se ao reconhecimento do novo governo brasileiro em 1964, quando João Goulart ainda estava no país.

Chávez não está na Venezuela e ganha uma viagem de ida a Damasco quem tiver a coragem de dizer quando sairá do hospital.

Esse tipo de diplomacia leva os companheiros a replicar a parolagem dos generais brasileiros de 1969. Os "três patetas" também diziam que escolheriam o novo presidente para defender a democracia. Como fariam isso, nem eles sabiam.
Herculano
08/01/2013 22:24
PEGO NO CONTRAPÉ POR USAR A VERBA DE PROPAGANDA ALÉM DA CONTA, PREFEITO REELEITO DE BRUSQUE CONSEGUE LIMINAR PARA SE MANTER NO CARGO

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, TRE, desembargador Luiz Cesar Medeiros, concedeu liminar em medida cautelar impetrada pelo advogado Rafael Maia, garantindo a permanência no cargo do prefeito Paulo Roberto Eccel, PT, de Brusque. Ele teve o diploma cassado pelo TRE, por abuso de poder politico e numa ação que teve como advogado o ex-procurador geral do município de Gaspar, e ex-petista roxo, Mário Wilson da Cruz Mesquita. Eccel está recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral. Enquanto não houver decisão definitiva em Brasilia, o mandato está assegurado
observador-mor
08/01/2013 18:13
O Olívio Dutra ,sabe e sabe muito bem, que o Genoíno e o Zé Dirceu são ladrões do dinheiro público,não me venha ele com esta conversa mole,não duvido que nas campanhas do Olívio tbém não entrou esta grana " suja" o Olívio ,não fez o correto ,sabia da sujeira ,e ficou dentro dela,Por que não fez que nem a Heloísa Helena, que quando percebeu a Vigarice do Lula e da sua turma do PT , saiu fora. O resto que ficou,gostaram da boquinha, até a Marina Silva.
Herculano
08/01/2013 18:05
EMPREENDEDORES DA ÁREA DO TURISMO DO LITORAL ACORDAM TARDE

Empresários da área de turismo estão fulos contra as Casans, Emasas, Samaes e Semasas da vida. Falta-lhes água nos seus empreendimentos, em plena (e para muitos, a úncia) temporada de negócios.

Os burocratas de plantão possuem uma resposta na ponta da língua: a população flutuante das cidades aumentou muito. Bingo. Ou seja, os culpados são os veranistas, os turistas, os visitantes, atraídos pelos empresários e os próprios burocratas na propaganda que fazem com este propósito.

Na minha avalição, os culpados são dois, principalmente. Primeiro o político, o agente público ou o governante que não planejou adequadamente a estrutura da sua cidade para atender ou reprimir a demanda (não aprovando loteamentos, empreendimentos turísticos...). O segundo culpado, é o próprio empresário que resolveu protestar com o drama já instalado e causando problemas em seus negócios.

Antes disso, na maioria dos casos, os que reclamam agora estavam lá, paparicando e até promovendo candidaturas em troca de favores, que feitas as contas hoje, não servem para nada, não solucionam, não dão a sustentabilidade para o presente, imagina-se para o futuro.

Eu conheci um secretário de Turismo de Balneário Camboriú e proprietário de um hotel num trecho poluído da Praia Central. Ao invés de interferir - porque podia pelo cargo e fama - e buscar a soluções para o problema, culpava a imprensa que denunciava o grave fato. Para ele, era a imprensa que manchava a imagem da cidade e espantava os clientes do seu negócio e dos amigos. Achava ele que seus clientes não tinham nariz, olhos e ouvidos. Ou seja, o empresário culpava o carteiro pela má notícia.

Turismo se faz com acessibilidade, mobilidade, segurança, conforto (água) e saúde (zero de poluição) além das paisagens diferenciais. Por enquanto estamos tentando vender, e depredar, as paisagens. Quando a mentalidade dos empresários e empreendedores mudar, os políticos vão se enquadrar e vão construir soluções não para os empresários, mas para a sociedade. Todos vão ganhar, inclusive os empreendedores.
Herculano
08/01/2013 17:30
Segundo Augusto Nunes, de Veja, "mais que a carência de heróis, foi a fartura de ladrões que transformou um juiz do Supremo em campeão de popularidade".




Herculano
08/01/2013 17:19
ECONOMIA SOB DOSE TÓXICA DE ARTIFÍCIOS CONTÁBEIS, por Miriam Leitão, em O Globo

Os números das contas públicas e dos desequilíbrios que aparecem espantam por serem enormes. Hoje, 55% do passivo do BNDES é empréstimo do Tesouro. Ontem, o governo anulou empenhos e reduziu o item "resto a pagar" de R$ 200 bi para R$ 178 bi.

O economista Mansueto de Almeida, do Ipea, mostra o quanto aumentou o uso do recurso do Tesouro de emprestar para os bancos públicos:

- A posição, no final de 2007, do estoque de empréstimos do Tesouro para os bancos públicos era de R$ 13,9 bilhões - R$ 5,66 bilhões como instrumentos híbridos de capital e dívida e R$ 8,24 bilhões de créditos junto ao BNDES. Agora, a dívida total dos bancos públicos junto ao Tesouro Nacional foi para R$ 392,4 bilhões, segundo a Nota de novembro de Política Fiscal do Banco Central.
Herculano
08/01/2013 17:15
GOLPE CONTRA AMIGO, NÃO PODE. A FAVOR DE AMIGO, PODE. Por Ricardo Noblat, de O Globo.

Quer dizer: golpe aplicado por nossos amigos, pode. Aplicado contra nossos amigos, não.

É o que parece claro a se levar em conta o que aconteceu no Paraguai em 2012 e o que se prepara para acontecer na Venezuela, esta semana.

Fernando Lugo, ex-bispo, presidente do Paraguai, era amigo do Brasil. Melhor dizendo: do PT que governa o Brasil há 10 anos.

Todas as forças políticas paraguaias - entre elas o partido do próprio Lugo - se juntaram para derrubá-lo.

Na Câmara dos Deputados, Lugo perdeu por 73 votos contra 1. No Senado, 39 a 4.

A Corte Suprema do Paraguai avalizou a derrubada de Lugo. Foi um "golpe legal".

Lugo teve menos de 48 horas para se defender. Eram pífias as provas reunidas para tirá-lo do poder.

Os países que formam o Mercosul, Brasil à frente, saíram em defesa da "ordem democrática". Apoiaram Lugo. E expulsaram o Paraguai do Mercosul.

A Venezuela entrou no Mercosul aproveitando a vaga que fora do Paraguai. Não entrara antes porque o Paraguai via com restrições a democracia praticada na Venezuela.

Irônico, não?

Em dezembro passado, Dilma despachou seu assessor especial Marco Aurélio Garcia para ir ver o que estava se passando na Venezuela às vésperas da posse de Chávez para seu quarto mandato presidencial consecutivo de seis anos.

E Marco Aurélio voltou de Cuba, onde Chávez se trata de um câncer na pélvis, fingindo não ver o golpe que está pronto para ser servido na Venezuela.

A Constituição venezuelana manda que o presidente eleito assuma o cargo no dia 10 de janeiro do primeiro ano do seu mandato diante da Assembléia Nacional ou do Tribunal Superior de Justiça. Do contrário sua vaga será ocupada pelo presidente da Assembléia, que convocará nova eleição num prazo de 30 dias.

Chávez está em Cuba desde dezembro quando foi operado pela quarta vez. Para isso a Assembléia Nacional, onde conta com folgada maioria de votos, concedeu-lhe licença de 90 dias. Licença que poderá ser renovada por mais 90 dias.

Eis a essência do golpe: dá-se Chavez por licenciado do cargo durante 90 dias. Seu vice governa no lugar dele. Se Chávez não morrer antes do fim da licença em curso, ganhará outra.

Se não morrer, mas se não puder assumir o cargo ao cabo do segundo período de licença, aí, sim, haverá nova eleição.

A Constituição não prevê prorrogação do mandato anterior de um presidente reeleito. Nem por doença nem por nenhum outro motivo. E é de prorrogação que na verdade se trata.

Se não está na Constituição o que se planeja fazer, é golpe. E mais escandaloso do que o golpe que despachou Lugo.

Marco Aurélio é um um político experimentado. Não lhe recomenda bem sugerir a Dilma avalizar o que até um simples estagiário de Direito classificaria de "golpe de mão".

Há menos de um mês, ao perceber que haveria resistência ao golpe dentro do Superior Tribunal de Justiça, Chavez demitiu de uma só vez seis ministros.

Sim, Chávez nomeia e demite ministros da mais alta instância da Justiça. A Constituição reformada em 2008 lhe concedeu tal poder. Assim como demite e pode nomear seu vice a qualquer momento.

A Igreja Católica venezuelana distribuiu, hoje, comunicado onde diz considerar "moralmente inconcebível" a manobra esboçada pelos "chavistas" para driblar o que determina a Constituição.

Caso deseje ser minimamente coerente, o governo brasileiro está obrigado a tomar posição pública contra o golpe. E se mesmo assim ele prevalecer, a batalhar para que a Venezuela seja expulsa do Mercosul. Como o Paraguai foi.
Herculano
08/01/2013 15:59
MEA CULPA À MEIA BOCA. MAS É UM BOM COMEÇO PARA QUEM NEGAVA TUDO

Olívio Dutra, ex-bancário, sindicalista, deputado federal, prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul. Fundador do PT no estado gaúcho. Afirmou hoje pela manhã na Rádio Gaúcha, de Porto Alegre.

"Nem (José) Genoino nem (José) Dirceu tiraram dinheiro pra si, mas possibilitaram que outras figuras usassem o dinheiro público para negociatas e outras práticas que mancham a atividade política. O PT está tendo que se explicar sobre práticas que os inimigos costumavam se explicar."

"Eu avisei em uma ocasião que íamos sofrer com as más companhias. Más companhias que não são somente aquelas de fora para dentro, mas também de dentro do partido à medida que vão chegando pessoas. Na medida que tu tens cargos para oferecer, há pessoas no partido que não conhecem nada da história nem da razão de ser. O PT falha nisso e deixa de ser uma escola política e passa a agregar pessoas por conta dos cargos."
Herculano
08/01/2013 15:38
VASSOURA NOVA

O setor da construção civil tem sido o vilão, em qualquer ambiente organizado, dos Planos Diretores das cidades. Não é raro o Ministério Público e polícia descobrirem fatos além dos avanços sobre a lei, como a corrupção, e as mudanças, feitas, nas surdinas, nas Câmaras de vereadores que ao serem analisadas favorecem determinados empreendimentos.

Florianópolis não é diferente. O novo prefeito, o ex-deputado César Souza Filho, PSD, resolveu endurecer o discurso e a prática contra o Sinduscon - o Sindicato da Construção Civil de lá. O discurso e a ação são praxes da maioria dos novos prefeitos. Depois tudo se ajusta e volta como antes.
Alfredo
08/01/2013 12:18
Dr.Herculano

Os novos vereadores estão de férias até fevereiro? Mas eles estão ganhando com se trabalhando estivessem. Então primeiro eles ganham e depois trabalham duro, uma vez por semana, por duas horas e meia.

Qual a empresa que dá isto para quem precisa de emprego?

Ah! Tem as comissões temáticas? Sim, mas tudo é feito pelas assessorias da Câmara. Eles apenas fecham ou desfecham acordos. Tinha vereador na legislação passada que nem sabia o que estava acordando ou discordando. Outros que até decidiram por telefone e nem foram nas reuniões, quase sempre bem curtas.

Ah! Tem o atendimento ao povo. Espera ai? Não foi esta a razão de pedir os votos do povo, dizendo que iriam representá-los?
Herculano
08/01/2013 08:39
OS ADVOGADOS DO PMDB NOS PROCESSOS CONTRA ZUCHI FORAM DEFINIDOS

O PMDB de Gaspar já indicou os advogados para continuar as duas ações que tratam das impugnações da candidatura do prefeito eleito e empossado em Gaspar, Pedro Celso Zuchi, PT. Um é o próprio presidente do partido Carlos Roberto Pereira e a outra, é Katherine Schneider, de Florianópolis.

A formalização do pedido foi feita pelo próprio candidato derrotado, e com chances de assumir, Kleber Edson Wan Dall por ser o segundo colocado, ao sócio do escritório de Aurélio Marcos de Souza, Ênio Muller. A comunicação entre o presidente do PMDB de Gaspar, Carlos Roberto Pereira e Aurélio Marcos de Souza não andam boas e faz tempo.

O pedido de Kleber foi para o substabelecimento sem reservas. Aurélio defende que este substabelecimento para os processos: 459.12.2012.6.24.0064 e 461-79.2012.6.24.0064 sejam dados, mas com reservas, ou seja, mais restrito. ele quer controlar os passos e os que tem acesso a ele. Todavia, esta diferença no decorrer do dia será resolvida.

Para lembrar. Estes dois processos deram entrada aqui na Comarca antes das eleições e foram aceitos pela Justiça Eleitoral, em sentença proferida pela juiza Ana Paula Amaro da Silveira. Ela já não está mais aqui. Os processos tratam da distribuição de verbas irregulares para entidades; aumentos de de vencimentos funcionários fora da lei; o uso de material e funcionário da prefeitura para a defesa de pessoal de candidato em processo na Justiça Eleitoral; bem como a concessão de licença prêmio a funcionário sem a devida legalidade (quinquênio) e publicidade.

Devido ao recurso feito contra estas impugnações, o candidato Pedro Celso Zuchi, mesmo impugnado concorreu ao pleito. Eleito, foi diplomado à base de uma liminar, fato que possibilidou a sua posseno dia primeiro.

O julgamento dos recursos no Tribunal Regional Eleitoral estavam previstos para o dia 19 de dezembro, mas o advogado Aurélio Marcos de Souza, que a priori não possui mais interesse no assunto, pois o seu PPS e DEM não têm mais interesse na causa, pois perderam a corrida eleitoral, alegando doença, pediu o adiamento do julgamento. O PMDB sentindo-se prejudicado, iniciou a negociação para se substabelecer no processo.

Este e outros fatos também criaram outra saia justa: no PPS e no DEM. Nos comitês, julga-se que o advogado Aurélio Marcos estrapolou o mandato de representação para a causa dado por ambos partidos. Aurélio Marcos discorda. Segundo ele, é filiado ao PPS e é o delegado da coligação que englobava os dois partidos, por isto tinha e tem autonomia para agir e decidir não só pela representação como advogado. Acorda, Gaspar!
Herculano
08/01/2013 07:25
UM COVERNO CONFUSO, CENTRALIZADOR E SEM PLANEJAMENTO

Se não bastasse a falta de chuva (do qual o governo não tem culpa, mas pode antecipar alternativas para mitigar os problemas decorrentes com políticas, prevenção e planejamento);se não bastasse a falta de planejamento (tem usina eólicas implantadas, mas não há linhas para integrar a energia gerada ao sistema); se não bastasse decretar a diminuição do preço da energia por decreto, anulando investimentos exatamente para superar dificuldades, há mais outro problema.

Térmicas geram menos energia elétrica por falta de gás natural. Produção dessas usinas tem que suprir redução na geração das hidrelétricas, causada pela seca. Relatório do ONS aponta unidades com produção menor; indústria teme que gás passe a ser racionado.

Resumindo a opera da incompetência que domina o governo brasileiro e é uma marca do PT no país onde é poder. Ficamos estagnados em 2012 e devido a isto não houve apações. O governo então prometeu crescer em 2013. Não pode. Não há energia para isto. Meu deus.
Herculano
08/01/2013 07:08
A HISTÓRIA SE REPETE. INDIVIDUALISTA E TEIMOSO. JOSÉ SERRA NÃO QUER LARGAR O OSSO E NÃO QUER PERMITIR A RENOVAÇÃO AO PSDB

O balão de ensaio está nos jornais de hoje. Serra avalia deixar o PSDB para disputar a Presidência. Tucano reclama de isolamento, mas deve esperar eleição da nova direção em maio. Alguns aliados, porém, o aconselham a ficar e disputar a indicação com o senador Aécio Neves, hoje favorito.
Herculano
08/01/2013 07:05
DA SÉRIE O QUE LEITORES ESCLARECIDOS DE JORNAIS EXPRESSAM, MAS SÃO MINORIA. E OS NOSSOS POLÍTICOS SABEM DISSO

As cartas que se publicam a seguir, são do jornal Folha de S.Paulo

Energia
O Brasil começa a pagar o preço da ocupação política de cargos técnicos. Diante do iminente risco de apagão, a presidente Dilma convocou uma reunião de emergência com o setor elétrico ("Primeira Página" e "Mercado", ontem). A presidente terá que se reunir com o terceiro ou o quarto escalão do setor se quiser falar com alguém que saiba alguma coisa sobre energia, uma vez que os primeiros escalões do Ministério de Minas e Energia e das estatais do setor estão dominados por nomeações políticas. Mário Barilá Filho (São Paulo, SP)

Enchentes
O Brasil apresenta duas sombrias realidades que se repetem ano após ano: ou as chuvas caem em abundância, ocasionando alagamentos, deslizamentos, desmoronamentos e mortes, ou as chuvas são insuficientes, enchendo apenas parcialmente os reservatórios das usinas hidrelétricas, vislumbrando-se possibilidades de racionamentos e apagões. São Pedro continua determinando essas constrangedoras situações no país cujos governantes fazem de conta que investem e o povo finge que acredita. Maurilio Polizello Junior (Ribeirão Preto, SP)

Corrupção
Que tipo de exemplo nossas crianças e jovens estão recebendo das autoridades e da Justiça ao verem pessoas julgadas e condenadas assumindo importantíssimas funções públicas, como é o caso de José Genoino? Como se não bastasse isso, o notório contraventor Carlinhos Cachoeira apareceu nos principais jornais do país gozando suas férias num exclusivíssimo resort no maravilhoso litoral baiano, como se fosse um ministro de Estado. Uma total inversão de valores, fazendo com que nossas crianças e jovens passem a acreditar que o errado é que seria o certo. José Marques (São Paulo, SP)

As fotos de Cachoeira e de sua mulher num resort na Bahia não deixam dúvidas: o Brasil não é para ser levado a sério! Já o ato de Genoino [ao assumir mandato como deputado] embute um perigoso recado à classe política, principalmente à de oposição: "Seja amigo do rei, e nada de ruim lhes acontecerá". Marco Antonio L. Barsotti (Santos, SP)

É interessante o barulho relativo à posse do deputado Genoino quando, ao mesmo tempo, um ex-delegado de Alagoas, acusado de homicídio, também assumiu mandato como deputado federal. A fúria anticorrupção de vários eleitores, ressaltada na charge de Angeli ("Opinião", ontem), deveria ser menos seletiva, e não somente anti-PT.
Carlos Brisola Marcondes (Florianópolis, SC)

Para ser candidato em uma eleição, é necessário que o indivíduo seja "ficha-limpa". Como é possível que José Genoino, réu condenado pelo STF e, portanto, "ficha-suja", assuma mandato de deputado federal? Olavio Rodrigues Dias (São Paulo, SP)
Herculano
08/01/2013 06:52
NÃO TEM JEITO. MAIS UMA VEZ O BRASIL DO PT FLERTA COM A DITADURAS. E DEPOIS RECLAMA QUE NÃO LHE DÃO ESPAÇOS NA ONU. TAMBÉM...

Manchetes nos jornais brasileiros esclarecem, o que não é claro. Nos da Venezuela soam como uma garantia ao golpe. E no mundo estarrecem e nos expõem como democracia que queremos ser.

Brasil defende que posse de Hugo Chávez, gravemente adoentado em Cuba devido ao câncer na região abdominal, seja adiada por até 6 meses. Para Marco Aurélio Garcia, assessor do Palácio do Planalto e de Dilma Vana Rousseff, PT, não há 'descontinuidade' se presidente, doente, não assumir novo mandato quinta. Constituição do país prevê posse em 10 de janeiro mas agora ela possui interpretação pessoal do poder para não ser cumprida, inclusive pelo Brasil, do mesmo modo que se fez com o Paraguai quando da destituição de Lugo; igreja católica de lá critica manobra e diz ser moralmente inaceitável. Vergonhoso.



Lélo
07/01/2013 23:07
É somente autoridades de Gaspar cobrar, temos e devemos fazer isto
Autoridades do vale do itajaí neste ano!

2013
- Dalírio Beber (PSDB), presidente da Casan
- Eduardo Deschamps (PSDB), secretário de Educação
- João Matos (PMDB), secretário de Articulação Nacional
- João Paulo Kleinübing (PSD), presidente do Badesc
- Milton Hobus (PSD), secretário de Defesa Civil
- Nelson Santiago (PSD), secretário de Comunicação
Deni
07/01/2013 22:25
Seu Lovidio bertoldi,

Já trabalhei em mais de 3 empresas, tendo como ferramenta principal o computador, toda vez que precisa ser trocado o servidor era feito aos sábados e domingos!

Só que você deu mais uma folguinha aos azulzinhos que trabalham demais durante o ano, pra acabar! Somente transitam de carro, ajudando a ceder as "glacês" de asfalto para perfurarem o cano e ter o que fazer é fato, pois os própios funcionários afirmam isto!
Herculano
07/01/2013 21:30
APRENDIZES TRAPALHÕES

Ollha mais esta. O presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi, foi à rádio se gabar de que vai parar a parte administrativa do órgão que dirige na quinta e sexta-feira, prejudicando a população. A normalidade só na terça-feira. Segunda-feira que vem, apenas parcialmente.

Motivo? A instalação de um novo servidor que custou a bagatela de R$80 mil e que comandará outros computadores e impressoras da autarquia.

A pergunta óbvia de quem possui o senso mínimo de planejamento, rerenciamento, responsabilidade administrativa, respeito pelos clientes e a população. Por que isto não foi feito nas férias do Samae ou exclusivamente num final de semana? Esta sim seria a informação relevante. Acorda, Gaspar!
Herculano
07/01/2013 20:20
FÉRIAS E TRABALHO

Os políticos eleitos e seus comissionados da prefeitura de Gaspar estão de férias. Há até quem intisica e diz que a cidade está melhor com a prefeitura fechada.

A Câmara de Gaspar resolveu disfarçar. Isto coube ao experimentado e matreiro presidente eleito no dia primeiro de Janeiro, José Hilário Mellato, PP. Ele pediu à assessoria de imprensa trombetear a propaganda e assim ocupar espaços e afastar a zica. Ele está trabalhando. E para que? Para arrumar espaço para mais três vereadores (saimos de dez e fomos para 13). Mais despesas.

A prefeitura está de férias formais desde o dia 24 de dezembro de 2012 e vai ficar até o dia 15 de janeiro.

A Câmara está formalmente de férias desde o dia 15 de dezembro e assim vai ficar até o dia primeiro de fevereiro (até o ano passado era 15 de fevereiro). E tem mais: no dia primeiro até o dia 31 de julho ela entra em recesso. Ou seja, somando tudo, são 75 dias de férias para os nossos vereadores, se nenhum dia de sessão coincidir com algum feriado ou o tal ponto facultativo. Antes eram 90 dias de papo pro ar, mas recebendo. Acorda, Gaspar!
Herculano
07/01/2013 19:40
METENDO A MÃO NA CUMBUCA

PPS pede ao Ministério Público a quebra dos sigilos de Rosemary Póvoa Noronha, a amiga íntima do ex-presidente Luiz Inácio Lula da silva, chefe de gabinete da presidência em São Paulo e lobista para assuntos pouco claros e republicanos. Para a sigla, a medida é importante para aprofundar a investigação sobre a influência da ex-chefe de gabinete
Herculano
07/01/2013 19:11
DA SÉRIE BRASIL SEM RUMO E TRANSPARÊNCIA

O texto é de Reinaldo Azevedo, de Veja. PSDB quer que Mantega e Miriam Belchior expliquem maquiagem nas contas.

Se o governo fosse uma empresa privada, estaria sem crédito no mercado. Motivo: maquiagem no balanço. Não é a primeira vez que os petistas tentam esconder a realidade manipulando a contabilidade. Desta feita, no entanto, Guido Mantega, ministro da Fazenda, foi menos sutil.

O PSDB decidiu cumprir seu papel e cobrar explicações. É o mínimo que se espera de um partido eleito para vigiar o poder. Sim, meus caros, nas democracias, é esse o papel das oposições. Como, por vontade da maioria, não podem ser governo, tornam-se fiscais de quem governa por decisão de todos os eleitores - inclusive e muito especialmente daqueles que se alinharam com os vitoriosos.
sidnei luis reinert
07/01/2013 13:14
Prefeitura de férias remuneradas?Aproveitem cumpanheiros,deve ser a última!A próxima féria deve ser definitiva,quem sabe 8 anos, fora da política!kkkkkkkkkkkkk
OBSERVADOR-M0R
07/01/2013 12:52
Gaspar still STOP. Onde está CELSO ZUCHI ????
Politica Gaspar
07/01/2013 10:40
Até o presente momento nada de novidades, até o site de www.gaspar.sc.gov.br esta parado. A última noticia é referente às férias coletivas, mas, perguntar não ofende cadê as noticias do novo secretariado? Ou noticias sobre a ?disputa? da cadeisra de presidente da FECAM?
Herculano
07/01/2013 09:30
UM LÍNGUA SOLTA QUE PODERÁ FAZER ESTRAGOS AO GOVERNO DO PT, DO EX-PRESIDENTE LULA E DILMA

É isto o que revela a reportagem da edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo e assinada por Fausto Macedo e por Bruno Boghossian. Diário de prisão detalha ligações de Vieira com Rose e ex-adjunto da AGU. Anotações obtidas pelo 'Estado' mostram como acusado de integrar esquema que negociava pareceres de órgãos federais pretende rebater acusações na Justiça.

Isolado no cárcere, Paulo Vieira escreveu seu diário. Em letras miúdas, rabiscou os primeiros passos de sua defesa. As anotações descrevem minuciosamente situações e relacionamentos com personagens como Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, e José Weber Holanda, ex-advogado-geral adjunto da União. Elas revelam um homem angustiado, que quer ir à Justiça apresentar seus argumentos e rebater ponto a ponto a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que lhe confere papel decisivo na suposta trama para compra de pareceres técnicos de órgãos públicos.

O acusado preencheu metodicamente16 folhas, frente e verso, quatro delas destacadas de um bloco, e 12 de papel sulfite com canetas de tintas preta, azul e vermelha - suas únicas companhias na prisão, além da memória.
vlad
07/01/2013 08:25
CURIOSIDADE
Você sabia que Napoleão Bonaparte durante suas batalhas, sempre usava uma capa de cor vermelha?
Para ele era importante, porque se fosse ferido, com sua capa vermelha não se notaria seu sangue, e seus soldados não se preocupariam e também não deixariam de lutar.
Seguindo o exemplo do imperador francês, Lula, neste período de julgamento no STF e escãndalos com Rosemary, só tem usado cuecas e calças marrons.
Herculano
07/01/2013 06:41
Alto lá! Mais respeito com a primeira-amiga íntima de Lula! Embora os eventuais aspectos fesceninos da história possam provocar um desvio de atenção, Rose (Rosemary Póvoa de Noronha) era uma poderosa lobista.

Sua agenda revela, por exemplo, que, entre, entre 2007 e 2010, ela manteve ao menos 39 reuniões com representantes da cúpula do Banco do Brasil ? 28 delas com vice-presidentes! Ela também influía nas escolhas para cargos de direção. Nem é preciso agenda para demonstrar seu poder. Leia isto: "A Rose levava as demandas institucionais do banco para o presidente. Esse contato direto foi muito positivo".

De quem é essa fala? De Ricardo Oliveira, um dos vice-presidentes do banco até o ano passado e um dos mais fiéis aliados do atual presidente da instituição, Aldemir Bendine, cuja indicação contou com uma forcinha a primeira-amiga íntima. Por Reinaldo Azevedo, de Veja.
Herculano
07/01/2013 06:35
FÉRIAS EM GASPAR

Só para lembrar. A prefeitura de Gaspar estará de férias até o dia 15, terça-feira da semana que vem. Acorda, Gaspar!
Herculano
07/01/2013 06:19
AFINAL ERA OU NÃO COISA DA IMPRENSA GOLPISTA OU DA OPOSIÇÃO IRRESPONSÁVEL?

Aos poucos o governo da petista Dilma Vana Rousseff vai se dando conta que não dá para esconder a realidade, maquiar números e disfarçar na propaganda enganosa. A coisa está preta. E por falta de prevenção, previsão, planejamento, políticas estruturais, investimentos ou competência dos agentes públicos que escolheu para gerir e produzir resultados. Aliás a fama de gerente de Dilma está indo pelo ralo. Está ficando a fama de berrona, apenas.

Esta é a manchete que Eliane Cantanhêde produz para a principal chamada de capa do jornal Folha de S.Paulo. Racionamento de luz acende sinal amarelo. Pouco depois de descartar problema, Dilma chama reunião de emergência por causa de nível baixo dos reservatórios. Participantes tiveram que cancelar agendas; técnicos criticam governo e veem risco 'acima do prudencial'.

Dez dias depois de dizer que é "ridículo" falar em racionamento de energia, a presidente Dilma Rousseff convocou reunião de emergência sobre os baixos níveis dos reservatórios, para depois de amanhã, em Brasília.

A reunião foi acertada entre Dilma, durante suas férias no Nordeste, e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, que a presidirá. Balanço e propostas serão levadas diretamente à presidente.

Dirigentes de órgãos do setor tiveram de cancelar compromissos para comparecer.

Na avaliação do governo, os níveis dos reservatórios estão até 62% abaixo dos registrados no ano passado e a situação tem piorado por causa do intenso calor, sobretudo no Sudeste.

Com temperaturas que chegam a 40 graus em cidades como o Rio de Janeiro, o consumo de energia com ar condicionado, ventilador e refrigerador tem disparado.

Técnicos do setor acusam Dilma de estar centralizando as decisões e dizem que, se o racionamento não é uma certeza, também não pode ser simplesmente descartado. Um deles diz que o risco "está acima do prudencial".

Mesmo antes da reunião, já vinham sendo tomadas medidas extras para garantir a produção de energia, como a reativação da usina de Uruguaiana, parada desde 2009, e o acionamento a plena capacidade das usinas térmicas, muito mais caras do que as hidrelétricas.

Há duas ironias, conforme análise dos órgãos do setor.

Uma é que a situação só não fugiu ao controle porque o crescimento econômico de 2012 foi pífio, na ordem de 1%. Se tivesse sido de 4,5%, como previra o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o consumo da indústria estaria bem maior e haveria risco imediato de faltar energia.

A segunda ironia é que a reunião governamental e o sinal amarelo pela falta de chuvas ocorrem justamente quando enchentes assolam o Rio de Janeiro, deixando milhares de desabrigados.

Além da preocupação pontual, com o momento presente, o governo teme que a situação se mantenha ao longo deste ano, pressionando todo o setor no último trimestre e no início de 2014.

Quanto à Copa, há certa tranquilidade, porque os estádios, preventivamente, estão sendo equipados com modernos e potentes geradores.

Oficialmente, estarão presentes ao encontro de quarta-feira os integrantes do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), que é presidido pelo ministro das Minas e Energia e é convocado, por exemplo, quando há apagões de grandes proporções, como ocorreu mais de uma vez em 2012.
Herculano
07/01/2013 06:10
LUCIDEZ

Do ex-ministro Rubens Recúpero ao abordar que as obras faraônicas que demoram para começar, nunca terminam e tragam grandes volumes do nosso dinheiro para coisas básicas e necessárias.

"Do trem-bala, cujo custo poderia alimentar a construção de incontáveis trens metropolitanos e metrôs, nem é preciso falar, tal sua evidente desnecessidade".

Não é à toa que o título do artigo dele é sugestivo. "Pior que a Guerra do Paraguai. Somemos o custo de projetos faraônicos no Brasil e chegaremos a um atraso superior a 50 anos de guerra"
Herculano
07/01/2013 06:00
O QUE OS LEITORES DE JORNAIS ESCREVEM SOBRE O MENSALÃO. ELES AINDA SÃO A MINORIA E OS POLÍTICOS SABEM DISSO.

Estas cartas foram publicadas na edição somente hoje. Ocuparam a quase totalidade do espaço.

A sensação de impunidade ao ver um condenado, como José Genoino, assumir o posto de deputado federal é imensa.

Enquanto um trabalhador que perde seu emprego e deixa de pagar um financiamento é tratado como bandido, tem o nome negativado, é ameaçado por empresas de cobrança, não consegue trabalho nem crédito, um homem que lesa milhões de brasileiros assume o cargo de deputado federal e ainda se acha no direito de responder e de agredir a repórteres e ao povo.

Quando teremos leis justas que defendam o povo e o trabalhador honesto e punam os criminosos com todo o rigor da lei? Luiz Claudio Zabatiero (São Paulo, SP)


Pode-se não estar satisfeito com o ritmo, mas não há como negar que Executivo e Judiciário, com a volta da democracia ao Brasil, vêm, paulatinamente, aprimorando suas formas de gestão, controle e impessoalidade.

Já o Legislativo, com seus conchavos e CPIs fajutas, persevera num caminho que nos leva a questionar para que serve esta malta de congressistas senão para drenar, em proveito próprio, recursos tão necessários à nação. Sérgio Penha Ferreira (São Paulo, SP)


Revendo páginas de jornais, reparando no retrospecto político brasileiro e na quantidade absurda de escândalos abafados, levantando a ficha dos réus do mensalão, percebemos que não temos motivos para comemorar.

Afinal, quem são os que continuam mandando no país, quantos condenados tomarão posse, quantos estão há 40 anos no poder, quantos foram presos, quantos ressarciram o erário? Os velhos caciques continuam aí, e a velha política é o que existe de mais novo no Brasil. Ricardo C. Siqueira (Niterói, RJ)


No mês passado, o presidente da Câmara, Marco Maia, sugeriu a bizarra alternativa de abrigar parlamentares sob o teto da Casa para impedir suas prisões, caso fossem decretadas pelo STF.

Agora, Genoino aparece no Parlamento para assumir sua vaga, desafiando o parecer do STF de que condenados no mensalão devem perder seus mandatos.

Ou seja, que exemplo de democracia é esse em que integrantes do Legislativo desrespeitam acintosamente o Judiciário, um dos pilares da República? Luciano Harary (São Paulo, SP)
Herculano
07/01/2013 05:50
QUEM É O GOLPISTA? A IMPRENSA OU O PARTIDO?

Este é o título tema do editorial do jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira.

Saia justa no PT. Depois de negar repetidas vezes o mensalão, partido esboça discreta reformulação de discurso após o fim do julgamento no STF.
sidnei luis reinert
06/01/2013 20:20
POLÊMICA!!!

Aluna de 22 anos afirma: "NÃO PAGO PEDÁGIO EM LUGAR NENHUM ". O texto está correndo o Brasil! LEIA:

06/06/2011
"A Inconstitucionalidade dos Pedágios", desenvolvido pela aluna do 9º semestre de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Márcia dos Santos Silva choca, impressiona e orienta os interessados.

A jovem de 22 anos apresentou o "Direito fundamental de ir e vir" nas estradas do Brasil. Ela, que mora em Pelotas, conta que, para vir a Rio Grande apresentar seu trabalho no congresso, não pagou pedágio e, na volta, faria o mesmo. Causando surpresa nos participantes, ela fundamentou seus atos durante a apresentação.
Márcia explica que na Constituição Federal de 1988, Título II, dos "Direitos e Garantias Fundamentais", o artigo 5 diz o seguinte:

"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade " E no inciso XV do artigo: "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens".

A jovem acrescenta que "o direito de ir e vir é cláusula pétrea na Constituição Federal, o que significa dizer que não é possível violar esse direito. E ainda que todo o brasileiro tem livre acesso em todo o território nacional O que também quer dizer que o pedágio vai contra a constituição".

Segundo Márcia, as estradas não são vendáveis. E o que acontece é que concessionárias de pedágios realiza contratos com o governo Estadual de investir no melhoramento dessas rodovias e cobram o pedágio para ressarcir os gastos. No entanto, no valor da gasolina é incluído o imposto de Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide), e parte dele é destinado às estradas.

"No momento que abasteço meu carro, estou pagando o pedágio. Não é necessário eu pagar novamente Só quero exercer meu direito, a estrada é um bem público e não é justo eu pagar por um bem que já é meu também", enfatiza.

A estudante explicou maneiras e mostrou um vídeo que ensinava a passar nos pedágio sem precisar pagar. "Ou você pode passar atrás de algum carro que tenha parado. Ou ainda passa direto. A cancela, que barra os carros é de plástico, não quebra, e quando o carro passa por ali ela abre.

Não tem perigo algum e não arranha o carro", conta ela, que diz fazer isso sempre que viaja. Após a apresentação, questionamentos não faltaram. Quem assistia ficava curioso em saber se o ato não estaria infringindo alguma lei, se poderia gerar multa, ou ainda se quem fizesse isso não estaria destruindo o patrimônio alheio. As respostas foram claras. Segundo Márcia, juridicamente não há lei que permita a utilização de pedágios em estradas brasileiras.

Quanto a ser um patrimônio alheio, o fato, explica ela, é que o pedágio e a cancela estão no meio do caminho onde os carros precisam passar e, até então, ela nunca viu cancelas ou pedágios ficarem danificados. Márcia também conta que uma vez foi parada pela Polícia Rodoviária, e um guarda disse que iria acompanhá-la para pagar o pedágio. "Eu perguntei ao policial se ele prestava algum serviço para a concessionária ou ao Estado.

Afinal, um policial rodoviário trabalha para o Estado ou para o governo Federal e deve cuidar da segurança nas estradas. Já a empresa de pedágios, é privada, ou seja, não tem nada a ver uma coisa com a outra", acrescenta.
Ela defende ainda que os preços são iguais para pessoas de baixa renda, que possuem carros menores, e para quem tem um poder aquisitivo maior e automóveis melhores, alegando que muita gente não possui condições para gastar tanto com pedágios. Ela garante também que o Estado está negando um direito da sociedade. "Não há o que defender ou explicar. A constituição é clara quando diz que todos nós temos o direito de ir e vir em todas as estradas do território nacional", conclui. A estudante apresenta o trabalho de conclusão de curso e formou-se em agosto de 2008.

Ela não sabia que área do Direito pretende seguir, mas garante que vai continuar trabalhando e defendendo a causa dos pedágios.

E AGORA?

VAMOS COMPARTILHAR E VER NO QUE ISSO VAI DAR...

FONTE: JORNAL AGORA
luciano da cunha
06/01/2013 18:34
FIM DE CARREIRA

um passarinho me contou que a secretária de planejamento patricia scheidt pediu a conta da prefeitura pois não aguentava mais a pressão e cobrança sob as realizações feitas pelo PT em gaspar, poucas e mal planejadas por sinal,

ou será que ta abandonando o barco por incompetência,um abraço.
Herculano
06/01/2013 17:49
NOSSO VOTO NO RALO E PARA O RIDÍCULO NACIONAL

Parlamentar catarinense conseguiu amarrar uma melancia no pescoço e na falta do que fazer pelo estado, aparecer na coluna de Lauro Jardim, de Veja. O título irônico para a ideia de porção mínima dado pelo jornalista, é sugestivo "De suma importância". Diz a nota mordaz.

Alguns deputados são, de fato, incansáveis na tentativa de resolver os males que afligem o país. O ilustre Onofre Agostini (PSD-SC), por exemplo, apresentou um projeto de lei para obrigar todos os bares e restaurantes do país a incluir no cardápio porções reduzidas para quem passou por cirurgia de redução de estômago.
Gabiroba sim tolo não
06/01/2013 17:08
Alfredo primeiro o MDB tem que ganhar o mandato na justiça, como não ganharam nada até agora sozinho vai ser muito difícil.
Até sexta feira achei que Celso ia embora pois o advogado Aurélio ganhou tudo o que propôs contra ele. Tanto é verdade que tão tando o prato ponto para eles. Se eles conseguirem se queimar ou lambuçar-se com o prato, os mesmos podem colocar a viola no saco, que pra eles nunca mais. É Cleber não querem mesmo tú no poder.
Herculano
06/01/2013 16:18
A BAGUNÇA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DA POLÍTICA ECONÔMICA, por Miriam Leitão, para O Globo

Pode levar anos para consertar o que a bagunça da atual administração da política econômica do Brasil tem feito. Aos poucos, está sendo dilapidado o patrimônio de solidez fiscal do país.

Com truques contábeis, jeitinhos, mudanças de regras, invenções, o ministro Guido Mantega está minando o que o Brasil levou duas décadas para construir: a base da estabilização.

De todos os erros do ministro, esse é o pior. Mantega está tirando a credibilidade dos números das contas públicas. Mesmo quem acompanha o assunto já não sabe mais o valor de cada número que é divulgado.

O governo autorizou o resgate antecipado de R$ 12,4 bilhões do Fundo Soberano. Isso é 81% de um dos fundos do FSB. Além disso, o BNDES pagou R$ 2,3 bilhões e a Caixa R$ 4,7 bilhões, definindo esse dinheiro como dividendo antecipado para o Tesouro.

Está fabricando dinheiro. O Tesouro se endivida, manda o dinheiro para os bancos públicos, depois extrai deles recursos antecipados, alegando serem dividendos de balanços ainda nem fechados. Os recursos são registrados como arrecadação no fechamento das contas do ano. É estelionato fiscal.

Foram tantos truques em que dívida do Tesouro virou receita do governo para fingir o cumprimento de metas fiscais que hoje ninguém sabe dizer qual parte é confiável dos números que o governo divulga.

Só com truques, diferimentos, transformismos e abracadabras, o Ministério da Fazenda conseguiu chegar à meta do ano.
Alfredo
06/01/2013 12:13
Dr. Herculano

O engenheiro Maurílio vai voltar a Gaspar? O artigo é um pré-anúncio da equipe do Kleber? Maurílio virá na cota do Paca?
Politica Gaspar
06/01/2013 09:33
Cartões Corporativos (Nada Mudou)!
Depois do Escândalo de 2008 com gastos acessivos e abusivos com os chamados cartões corporativos, criou-se uma lei para regulamentar os gastos. Mesmo assim, como na grande maioria das leis deixaram algumas brechas. Alguns gastos são considerados ?sigilosos? e não podem ser divulgados. ?Estratégia?, este foi o argumento usado para defender os gastos secretos, conforme reportagem da veja:
Governo cerca de sigilo os gastos com cartões corporativos
Quase metade das despesas com os cartões entre janeiro e setembro de 2012 foi mantida em sigilo. Isso significa que R$ 21 mi foram gastos de forma secreta
Em 2012, ano em que a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor, quase metade dos gastos com cartões corporativos do governo federal foi mantida em segredo. O argumento é que são informações estratégicas para a segurança da sociedade e do estado brasileiro.
Entre janeiro e setembro, 46,2% das despesas via cartão foram classificadas como sigilosas - as informações referentes aos meses finais de 2012 ainda não foram enviadas pelo Banco do Brasil à Controladoria-Geral da União (CGU) para divulgação no Portal da Transparência do governo.
Ao todo, na administração pública, os portadores dos mais de 13.000 cartões de pagamento do governo espalhados pelo país gastaram, de forma secreta, 21,3 milhões de reais dos 46,1 milhões de reais pagos pelo chamado suprimento de fundos. A maioria é de compras e saques da Presidência da República, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal. Na Presidência, 95% das despesas com cartões são sigilosas.
Pela legislação, o uso do chamado suprimento de fundos - ou seja, os cartões - não é regra e deve ser usado como exceção e em casos de despesas excepcionais ou de pequeno vulto, como compra de material de consumo e contratação de serviços.
A Abin diz que utiliza o cartão de forma "ostensiva" para atender às demandas administrativas de 26 superintendências estaduais vinculadas. O Gabinete de Segurança Institucional, a quem a Abin é subordinada, afirma que os cartões de pagamento são usados em ações de caráter sigiloso em conformidade com a lei.
Escândalo - No início de 2008, vieram a público revelações de que o primeiro escalão do governo Lula usava seus cartões de crédito corporativos para fins recreativos. Descobriu-se primeiro que alguns ministros - Matilde Ribeiro, da Igualdade Racial, Orlando Silva, do Esporte, e Altemir Gregolin, da Pesca - haviam se habituado a usar o cartão para pagar desde tapioca até temporadas com a família em hotéis de luxo. Em seguida, soube-se que o abuso de 11 510 cartões nas mãos de 7 145 funcionários públicos era fato corriqueiro.
Os ministros se defenderam dizendo que haviam sido mal orientados, e o Planalto decidiu apoiar a criação de uma CPI - desde que englobasse os gastos dos cartões na gestão do FHC. Foi a senha para que uma equipe da Casa Civil revirasse os arquivos da pasta atrás de informações desabonadoras para constranger os tucanos, de que resultaria um escandaloso dossiê, que o governo insistiu em chamar de 'banco de dados', mas pelo qual se desculpou com o ex-casal presidencial, Fernando Henrique e Ruth Cardoso. Ao fim do escândalo, foram editadas novas normas para disciplinar o uso dos cartões, e Matilde deixou o governo.
(Com Estadão Conteúdo)
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/sigilo-cerca-despesa-oficial-com-cartoes-corporativos?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed&
Herculano
06/01/2013 08:49
UM GOVERNO DE MUITO MARKETING, MUITA PROPAGANDA ENGANOSA E POUCO RESULTADOS. COM AS CONTAS de 2012 FECHANDO E SE TORNANDO PÚBLICAS, O DESASTRE ADMINISTATIVO VAI SE REVELANDO. E QUEM VAI PAGAR ESTA CONTA DA INCOMPETÊNCIA DOS GOVERNANTES? NÓS COM MAIS IMPOSTOS, INCERTEZAS, INFLAÇÃO, DESEMPREGO E MENOS INVESTIMENTOS E ATIVIDADE ECONÔMICA.

Depois da Folha, do Valor, do Estado de S.Paulo, da Veja, neste domingo foi a vez do jornal O Globo fazer a sua manchete:

Maquiagem de R$ 200 bilhões garante meta de superávit do governo. Sem artifícios contábeis, despesas primárias poderiam chegar a R$ 1 trilhão em 2012. Malabarismo fiscal preocupa mercado financeiro e investidores.
Herculano
06/01/2013 08:15
PARA CONFERIR

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, naquela entrevista que concedeu na semana passada na Ric Record, de Blumenau, disse que no loteamento das casinhas de plástico, na BR-470, para ficar pronto, só falta o calçamento das ruas. Tai uma boa pauta para o jornalismo conferir a afirmação do político.
Herculano
06/01/2013 07:42
50 ANOS SEM PARLAMENTARISMO NO BRASIL

Hoje, faz 50 anos que o país rejeitou o parlamentarismo e voltou a ter regime presidencialista. Após uma curta experiência, de menos de um ano e quatro meses, João Goulart passou a ter, na Presidência da República, maiores poderes.

O retorno ao modelo só pôde ser anunciado após o resultado de um plebiscito. Cerca de 79% dos eleitores votaram "não" à continuidade do parlamentarismo. No período, só houve três primeiros-ministros: Tancredo Neves, Brochado da Rocha - por dois meses - e Hermes Lima.
Herculano
06/01/2013 07:30
CAIXA PRETA. FALTA DE TRANSPARÊNCIA FAZ GOVERNO SUGAR OS NOSSOS IMPOSTOS E NÃO PRESTAR CONTA À SOCIEDADE

Esta é a principal manchete do jornal O Estado de S. Paulo deste domingo. 46% dos gastos via cartão corporativo do governo são mantidos em segredo. Presidência da República e órgãos oficiais de investigação, como Abin e Polícia Federal, são os que mais recorrem ao sigilo de despesas.

O repórter Alana Rizzo revela que em 2012, ano em que a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor, quase metade dos gastos com cartões corporativos do governo federal foi mantida em segredo. O argumento é que são informações estratégicas para a segurança da sociedade e do Estado brasileiro.

Ao todo, na administração pública, os portadores dos mais de 13 mil cartões de pagamento do governo espalhados pelo País gastaram, de forma secreta, R$ 21,3 milhões dos R$ 46,1 milhões pagos pelo chamado suprimento de fundos. A maioria é de compras e saques da Presidência da República, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal. Na Presidência, 95% das despesas com cartões são sigilosas.
Herculano
06/01/2013 07:17
ESTÃO COM MEDO DO QUE?

Uma discreta nota na coluna deste domingo na coluna de Claudio Humberto e que ele publicou em vários jornais brasileiros, revela: Invisível. O grão-petismo prepara operação de guerra de "despistamento" para o primeiro comparecimento obrigatório de Rosemary Noronha à Justiça, nos próximos dias, em São Paulo. "Rose" vive à base de calmantes.
Herculano
06/01/2013 07:08
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E em janeiro só tem dois lugares movimentados: quiosque de coco e pedágio. A PM diz que vão diminuir os assaltos na estrada. Já sei, aboliram os pedágios.

E um amigo foi pro interior e fez cem novos amigos. Noventa e nove eram cobradores do pedágio! E quando você encontrar uma placa na estrada que diz "homens trabalhando" é que estão construindo mais uma praça de pedágio!
Herculano
06/01/2013 07:01
O BRASIL DO CABIDE DE EMPREGO PARA COMPANHEIROS, DE COISAS QUE COMEM OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS E NÃO GERAM RIQUEZAS, INOVAÇÃO, COMPETIÇÃO OU RESULTADOS PARA A SOCIEDADE

Está é a manchete de capa da edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo. Governo acelera a criação de estatais que não geram receita. Das dez empresas concebidas desde Lula, só uma já tem perspectiva de operar de forma independente. Empresa que nunca funcionou e incluída em plano de desestatização gastou R$ 110 mil para remunerar conselheiros.

Trens da alegria. Diretorias são ocupadas por indicação política. As novas estatais surgidas nos últimos dez anos herdaram ao menos um gene de outras empresas públicas controladas pela União: são usadas para a acomodação de interesses políticos. Vergonha.
Herculano
06/01/2013 06:40
O ENDIVIDAMENTO BRASILEIRO AUMENTA. OS CONTROLES AFROUXAM-SE. A DESESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA É EVIDENTE

Em "Disciplina ou abismo fiscal", o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ensina:

A lição é simples: no momento em que a dívida começa a crescer de forma a sinalizar insustentabilidade no médio prazo, todas as soluções são ruins.

A melhor solução para todos, e especialmente para o Brasil, é preservar a disciplina fiscal duramente conquistada e manter a dívida pública controlada para que não tenhamos de enfrentar esse dilema de Sofia diante de muitos países.
Herculano
05/01/2013 22:40
Para leitura deste domingo em que as notícias sobre a ruina que o governo promove na economia tomam conta do noticiário e preocupam analistas, investidores e brasileiros. Para comparação e reflexão.

AS FANTASIAS DO REAL, pelo economista do PT, Guido Mântega e publicado no jornal Folha de S. Paulo, no dia 12 de julho de 1994, sete dias depois do anúncio do Plano Real pelo ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco,PMDB, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, PSDB.

Diga-se o que quiser do Plano Real, pelo menos num aspecto ele foi bem sucedido. Conseguiu excitar a imaginação popular e passar a impressão de algo novo e diferente dos planos anteriores.

Os arquitetos do real não pouparam sua imaginação para lançar velhas ideias com aparência de novas, como o Comitê da Moeda, Banco Central independente, ou a dolarização com conversibilidade, mesmo que nada disso tenha sido utilizado.Chegaram ao ponto de reinventar os reis ou reais, uma nova moeda fantasiada do dólar e garantida por um lastro que não exerce nenhum papel prático, uma vez que o real não é conversível, a não ser o de dar a impressão de que o real vale tanto quanto a moeda norte-americana.

E todo esse barulho para quê? Para vestir com roupagens sofisticadas e muitos truques de ilusão, mais um ajuste tradicional, calcado no corte de gastos sociais, numa contração dos salários, num congelamento do câmbio e outros ativos e, sobretudo, num forte aperto monetário com taxas de juros estratosféricas.

A parte mais imaginativa do plano, que foi a superindexação da economia pela URV, revelou-se a mais perversa, porque passou a ideia de que os salários estavam sendo perfeitamente indexados e resguardados da inflação. Quando, na verdade, foram colocados em desvantagem na conversão para a URV em relação a preços, tarifas e vários outros custos e ainda perderam os reajustes automáticos que a lei salarial lhes garantia.

De primeiro de julho em diante os salários serão pagos em real, que tem a aparência de ser uma moeda indexada, como se tivesse herdado as virtudes da URV, porém é uma moeda desindexada e totalmente vulnerável a corrosão inflacionária do real.A regra de conversão dos salários pela média e dos preços, tarifas e outros custos pelo pico, matou dois coelhos de uma só cajadada. Reduziu preventivamente a demanda dos assalariados, que poderia aumentar com a queda brusca da inflação e comprimiu os custos salariais, dando uma folga para os preços.

Com esses artifícios, os preços têm chance de apresentar alguma estabilidade por algum tempo, porque desfrutarão de um conjunto de custos estáveis, como salários, tarifas, matérias-primas importadas, aluguéis e tudo o mais que foi congelado por até 12 meses, sem a aparência de estar congelado.E aqui também a ilusão funcionou, porque vendeu-se a ideia de que o plano não utilizou o congelamento, quando, na verdade, congelou o câmbio, tarifas, aluguéis e contratos.

Só não congelou mesmo os preços e deixou os salários no limbo de um semicongelamento, com o ônus de correr atrás do prejuízo que será causado pela inflação do real.Portanto, mais do que um plano eficiente e bem concebido, o real é um jogo de aparências, que pode durar enquanto não ficar evidente que as contas do governo não vão fechar por causa dos juros altos, que o mercado sozinho não é capaz de conter os preços dos oligopólios sem uma coordenação das expectativas por parte do governo, que os salários não manterão o poder aquisitivo por muito tempo, que o real não vale tanto quanto o dólar.Mas não se deve subestimar a eficiência das aparências e dos jogos de prestidigitação nas artimanhas eleitorais.

As remarcações preventivas dos preços, junto com os congelamentos, permitirão uma inflação moderada em julho e, talvez, uma ainda menor em agosto, numa repetição da trajetória dos preços por ocasião da implantação da URV, que subiram muito em fevereiro, na véspera da fase dois, elevando os índices de inflação de março, e depois caíram em abril e só voltaram a subir em maio e junho.

A questão é saber em quanto tempo o grosso da população irá perceber que uma inflação moderada por si só, acompanhada por um aperto monetário e recessão, não melhora sua situação, não cria empregos e, na ausência de uma lei salarial e correções automáticas, pode ser tão deletéria quanto uma inflação de 30% a 40% com indexação.

Volto. Guido Mântega é agora o ministro da Fazenda do Brasil e trabalha, arduamente, por falta de ideias, responsabilidade e capacidade para destruir o Real e a economia brasileira, para validar o seu artigo
Maicon Rosa
05/01/2013 21:02
Carlos Roberto Pereira

Não conheço você! Mas voce é o cara! Caso não fosse assim, o bem informado jornalista dessa coluna não falaria tanto de vc! Não se me preocupe com os invejosos e os mal intencionados! Parabéns! Ainda mais com essas duas ótimas qualidade que o articulista usa para citar você, jovem e advogado!
Aurelio Marcos de Xouza
05/01/2013 20:38
Gaspar é forte e sobrevirerá a mais este tsunami.
Deni
05/01/2013 20:03
A hora é de providências

Nos Perguntamos mais até quando vamos deixar, o Sr. Celso Zuchi falar aos 4 cantos e para todos!Qual é suas prioridades Sr.Prefeito? é o término da ponte do vale até final de 2013, cravou isto para Ric Record está gravado, é o anel de contorno a policlinica e etc.

Sempre corre do assunto da ponte em reforma!

Mas do que adianta policlinica, se nem o hospital funciona, os postos de sáude abandonados, nossa educação esta péssima, nossas crianças nas ruas sem projetos sociais.
Até quando vão jogar asfalto para que o povo burro fique alegre,eles não enxergar que dias depois vão levar seus filhos nos PS e não terão atendimentos!
Em vez de fazer as coisas certas fica trazendo favelas para nossa cidade sem estrutura nenhuma!

Vamos protestar meu povo, se precisar vou até a prefeitura protestar.Ah me esqueci que está fechada, vamos então até a Bateias na casa do prefeito, mas ele não está no AP de Blumenau? Ou está de férias?

Gaspar está abandonado, até quando senhor!
Herculano
05/01/2013 19:52
A INTIMIDADE E PRIVILÉGIOS PARA POUCOS FEITOS COM O NOSSO DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS E DESVIADOS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, INFRAESTRUTURA...

A Revista Veja,deste final de semana desnuda como a amante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, era muito mais do que isso. Agenda revela influência de Rose no BB e na Previ. A amiga íntima de Lula participou das negociações que definiram o comando do banco e do fundo de pensão de seus funcionários, defendeu pleitos de caciques do PT e atuou como lobista de luxo.

Não era bem o que parecia. Quando o nome de Rosemary Nóvoa de Noronha veio a público com a deflagração da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, a amiga íntima do ex-presidente Lula e então chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo não passava de uma "petequeira". A expressão, cunhada pelo ex-deputado Roberto Jefferson para designar funcionários públicos que se deixam corromper em troca de ninharia, parecia feita para ela. Rose, como é conhecida, foi acusada de integrar uma quadrilha especializada em fraudar pareceres oficiais para beneficiar empresários trambiqueiros. Defendia os interesses dos criminosos no governo e, em contrapartida, tinha despesas pagas por eles - de cirurgia plástica a prestações de carro. A versão da petequeira foi providencialmente adotada pelo PT. Rose, ventilou o partido, agiria apenas na arraia-miúda do governo e sem nenhuma relação com a sigla. Eis uma tese que os fatos vêm insistindo em derrubar.

No mês passado, VEJA revelou que a amiga de Lula usava o cargo para agendar reuniões com ministros de estado: abria as portas, inclusive de gabinetes no Palácio do Planalto, a interesses privados. Agora, descobre-se que sua área de atuação abrangia também setores de orçamentos bilionários, como o Banco do Brasil (BB) e o fundo de pensão de seus funcionários, a Previ. Rose, a petequeira, participou ativamente das negociações de bastidores que definiram a sucessão no comando tanto do BB quanto no da Previ, defendeu pleitos de caciques do PT junto à cúpula do banco e atuou como lobista de luxo de empresários interessados em ter acesso à direção e ao caixa da instituição. Sua agenda de compromissos como chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, obtida por VEJA, mostra que, graças à intimidade com o então presidente, a mulher que num passado não muito remoto era uma simples secretária se transformou numa poderosa personagem do governo Lula.
Herculano
05/01/2013 19:28
DE BARRIGA CHEIA?

A nota abaixo está no blog de Carlos Tonet (e que já apareceu aqui outras vezes). O título e a conclusão irônica, traço pessoal de Tonet, respondem tudo.

O que é que Blumenau tem
* O pessoal diz que Blumenau não tem força política.
* Mas:
* Blumenau tem o presidente do Badesc.
* Blumenau tem o secretário de Comunicação.
* Blumenau tem o presidente da Casan.
* Blumenau tem o secretário de Educação.
* Blumenau tem dois deputados federais.
* Blumenau tem três deputados estaduais.
* Nenhuma cidade de Santa Catarina tem isso tudo.
* Quantidade não nos falta.
* Qualidade? Bem, qualidade é outro departamento, não tem nada a ver comigo.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.