por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

por Herculano Domício

02/01/2013

EXTRA
Esta é a terceira coluna extra (a primeira de 2013) e que está sendo postada nas férias do jornal impresso Cruzeira do Vale. Ele não circulará até o dia 11 de janeiro, mas estará atualizado na internet.


MAIS QUATRO I
Gaspar já tem novo prefeito. Na posse do primeiro prefeito reeleito da história de Gaspar e de terceiro mandato, há outro fato inédito. Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, só foram empossados porque uma medida liminar, ou seja, provisória, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, TRESC, assim determinou. Há duas impugnações das candidaturas feitas pelo PPS e o DEM e concedidas aqui na Comarca, as quais estão para serem julgadas no Tribunal. Coisa braba e largamente já comentadas aqui.


MAIS QUATRO II
Zuchi e Mariluci tomaram posse para mais quatro anos, mas não sabem quanto tempo ficarão no governo por conta desta e outras pendengas judiciais e que se acumulam por pura barbeiragem e até enfrentamento. Kleber Edson Wan Dall, PMDB e o vice Rodrigo Boeing Althoff, PV, segundo colocados nas eleições de outubro, aguardam o desfecho desta história que está nas mãos, manhas e brigas de advogados os quais finge não se entender. É que um dos patrocinadores da causa, o delegado do PPS e ex-procurador geral do município, Aurélio Marcos de Souza, não tem mais interesse partidário no assunto. Agora, o seu interesse é o profissional. E foi ele, tão combativo ao governo de Zuchi, Mariluci e às mazelas do PT, que deu uma ajuda para a posse de ontem: pediu o adiamento do julgamento das impugnações previsto para a semana passada, alegando estar adoentado para a defesa oral no Tribunal.


MAIS QUATRO III
Por isto e outras que quem foi ontem na Sociedade Canarinhos sentiu um clima de velório.  Primeiro não havia renovação, mudança, embate. Não havia o que comemorar. Segundo, sabia-se que estava ali a instalação de um governo que poderá ser zumbi. Vai estar sempre na defesa, se explicando ao invés de governar e realizar, que já não era o seu foco e forte em tempo de calmaria. Imagina-se agora. Quem perde? A cidade, as cidadãs e os cidadãos. Avizinham-se como sendo mais quatro anos perdidos e que podem ser salvos pela Ponte do Vale. Ela pode ser erguida se saírem às verbas Federais, estas todas enroladas naquilo que já foi aprovado. A prefeitura tem um compromisso de contrapartida de mais de R$20 milhões e que depende da aprovação do Orçamento da União, e que só sai em Fevereiro após as férias dos deputados e senadores. Depois ainda vai depender da caneta da presidente Dilma Vana Rousseff para não vetar às emendas de bancada de onde esta nova verba se origina. Acorda, Gaspar!


RETRATOS E FÉRIAS
Em 2001, Pedro Celso Zuchi e Albertina dos Santos Deschamps, na posse, posaram para um retrato com os seus secretários. A mesma coisa aconteceu no dia primeiro de janeiro de 2009 onde Zuchi e sua vice Mariluci fizeram o mesmo. E ontem? Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa preferiram posar com os 13 vereadores. O prefeito saiu de férias para a praia, pois ninguém é de ferro. Amanhã, vai a Florianópolis tratar da sua eleição para a presidência da Fecam ? Federação Catarinense de Municípios ? mesmo sabendo-se que ele poderá não continuar prefeito. Gaspar está mais uma vez em segundo plano. Primeiro os planos de poder do PT que quer esta presidência. O outro escalado pelo partido para a presidência da Fecam é Paulo Roberto Eccel, de Brusque, mas também está enrolado Acorda, Gaspar!


NA CÂMARA I
Confirmou-se aquilo que esta coluna antecipou com exclusividade em 30 dias. O PT nos bastidores fez barba, cabelo e bigode na composição da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Fez do jeito como queria. O PMDB assistiu e perdeu. Foi uma amostra de como o PMDB gasparense precisa urgentemente rever os seus métodos para construir acordos, soluções e resultados para si e a governabilidade. Uma lição ao presidente do PMDB gasparense, o jovem advogado Carlos Roberto Pereira. A maior vítima deste sonho de verão foi o vereador Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú, PP, que viu o seu sonho de ser presidente da Câmara lhe escapar por falta de habilidade do PDMB e para quem é presidente do seu partido, mas não trabalha por ele e há muito.


NA CÂMARA II
O melhor trabalhador do PT, o vereador José Hilário Mellato, PP, vai se repetir na presidência neste ano (ele foi o mago das manobras em favor do PT no primeiro ano do mandato anterior de Zuchi). Marcelo Brick de Souza, PSD, ficou com a vice e na proporcionalidade, Antônio Carlos Dalsóchio, PT (como também antecipei) ficou com a primeira secretaria e Marli Iracema Sontag, PMDB com a segunda secretaria (como queria o PT). Ela até que resistiu, mas ao final aceitou, por aval do próprio PMDB, e tomou posse na mesa diretora. Andreia Symone Zimmermann Nagel ficou de fora. Ela será a vice no ano que vem nos acordos fechados nos bastidores. Foram oito votos contra cinco (Lu e os quatro do PMDB). Só Dalsóchio recebeu sete votos, ao invés dos oito dos demais. O voto que faltou foi o de Marcelo Brick de Souza que não concordou com as mudanças de última hora.


CONSPIRANDO
O advogado Aurélio Marcos de Souza já está ?recuperado na saúde? que ?motivou? o pedido de adiamento do julgamento dos recursos no Tribunal Regional Eleitoral contra as impugnações das candidaturas de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. Alegou que doente não podia fazer a sustentação oral. Ontem, ?recuperado? Aurélio estava trabalhando na Câmara de Ilhota durante a posse dos vereadores. Aurélio também discorda que seja somente ele que esteja ajudando o PT no fôlego para posse e governo em Gaspar. ?O PMDB, o Kleber e o Althoff deram também uma mãozinha, quando pediram para ser assistentes nas minhas ações?, afirma. ?O juiz relator Ivorí Luís da Silva Scheffer concedeu e dilatou o prazo em três dias ao PT e Zuchi para manifestações sobre este pedido. E isto aconteceu exatamente no dia 19 de dezembro quando seria o julgamento dos recursos?, exemplifica.


SOBRE O TRAPICHE
A mãe de Luiz Carlos Spengler Filho, Rose, foi a que mais sentiu a rasteira que seu filho levou na inabilidade do PMDB. A ex-professora, esposa de Luiz Carlos Spengler, o Cuca, ex-vice-prefeito e ex-vereador que chegou a presidência da Casa, não se conteve. Interpelou Marcelo Brick de Souza, PSD. Esperava dele o voto para o filho ser presidente. Esperava este voto também da professora Andreia, DEM. Rose se esqueceu de interpelar sobre a traição partidária do presidente do PP de Gaspar, José Hilário Mellato, amigo da família de Cuca e Lú, que preferiu o PT a dar chances a um membro do PP, que não ele próprio, ser o presidente da Câmara.


Rose Spengler não concordou com as ponderações e a tese de fidelidade partidária invocada por Marcelo. ?Aqui em Gaspar não existe isto?, retrucou Rose. Ela sabia do que estava falando, tanto nos exemplos do passado como no presente do seu partido.


O PMDB tentou o último suspiro. Ao final da tarde de ontem espalhou que tinha acertado com o presidente do DEM de Gaspar, Luiz Nagel, para ser Andreia o sexto voto na chapa que o PMDB lideraria. A bolha especulativa tinha nítida a intenção de atrair Marcelo Brick de Souza para ser o sétimo voto, o de desempate. Na cerimônia, tudo se desmanchou, quando Nagel negou tal acerto de viva voz. ?O que está acertado, está acertado?, afiançou.


Você já ouviu falar em vereador que toma posse ser vaiado e que esta vai não houvesse nenhuma dúvida? Pois Paulo Roberto Drun, PSDB, de Ilhota, conseguiu esta façanha.


Daniel Bossi, PSD, de Ilhota, prestigiou a posse em Gaspar.


O presidente José Hilário Mellato, PP, afirmou que vai aparelhar a Câmara para os vereadores trabalharem. O que ele quer dizer com isto? Que vem coisa por ai. Da outra vez vieram os assessores e cujo número está acima do permitido por lei. O que ele não disse que por fidelidade e interesses, ele vai ser o operador do PT para o trâmite das matérias nas pautas, votações e comissões.

O ex-procurador geral do governo de Pedro Celso Zuchi, o ex-petista de carteirinha, Mário Wilson da Cruz Mesquita está cada vez mais próximo das ações de impugnações contra Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. Mesquita é quem toca e conseguiu encurralar na Justiça por gasto excessivo em propaganda institucional, o prefeito reeleito de Brusque, o ex-deputado estadual e ex-assessor de Zuchi no seu primeiro mandato, Paulo Roberto Eccel, PT.


Gaspar está sem secretário de Administração e Finanças. Se não tem ninguém nomeado, mesmo que provisoriamente, isto significa que o caixa está fechado. Uma boa desculpa. Acorda, Gaspar!


O PMDB não engoliu ainda o posicionamento de Marcelo Brick de Souza, PSD e Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Já o PSD, de Fernando Neves, que negociou com o PT de Lovídio Carlos Bertoldi e obrigou Marcelo à decisão, o PMDB ?perdoa?. O mesmo acontece com Andreia. A mira do PMDB contra Marcelo tem outra explicação: anular desde já um possível concorrente de 2016. Mas quem vai fortalecer ou enfraquecer o PMDB em 2016 e anular os concorrentes? É próprio PMDB ao assumir eventualmente a prefeitura e nela realizar um bom ou um péssimo governo. Pelo jeito não estão preocupados com a possibilidade de assumir num eventual impedimento de Zuchi. Acorda, Gaspar!


Fora. Todos os dias publicam-se na imprensa que Santa Catarina possui 12 prefeitos com problemas na Justiça Eleitoral e que seus mandatos ainda precisam ser confirmados. Gaspar nunca está nesta relação. Mas, se não há problemas, porque é que o prefeito Pedro Celso Zuchi e vice Mariluci Deschamps Rosa só tomaram posse à base de uma liminar? Quem está errado: a Justiça ou a imprensa?


João Luiz Aguiar, o Jota Aguiar, da nossa Rádio Sentinela do Vale experimentou ontem a falta de educação de familiares do poder. Normal.


Todos negam. Mas, o acordo feito com o PT para a mesa diretora da Câmara vai render cinco cargo em diretoria para José Hilário Mellato, PP; até duas secretarias e 12 diretorias para o PSD. O DEM também terá uma fatia menor nos cargos de comissionados.

Virá outra rodada de negociações. Tudo devagar e ao seu tempo. Será quando da composição das comissões na Câmara. E obedecerá a proporcionalidade. O PMDB já se preparou para esta rodada de negociações ou vai ser engolido pelo PT mais uma vez? Só para lembrar, há menos comissões e mais importantes com as mudanças no Regimento Interno, o qual teve o próprio PMDB como relator. Acorda, Gaspar!

O PSD está dividido. O presidente de Gaspar, Fernando Neves, e o prefeito de Ilhota Daniel Bossi são alinhados com o ex-prefeito de Chapecó e atual secretário de Agricultura de Santa Catarina, João Rodrigues. Já a ex-candidata a prefeita de Gaspar, Tereza da Trindade, é alinhada com Paulinho Bornhausen, secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina. No centro da disputa, está a corrida à Câmara Federal em 2014.

 

Comentários

Torres
05/01/2013 19:05
Se olhar os vídeos de gravação das sessões nos últimos anos, não noto a presença de nenhum Rui, nem mesmo da comunidade.

Portanto, na era digital, pouco importa o horário, até porque em outras cidades também é assim. O importante é que coloquem a comunidade em primeiro lugar. Fato este que não devemos ver novamente, pois ja na primeira oportunidade, poucos que davam a nós esperança colocaram seus partidos na frente, seus acordos, suas metas pessoais.

E assim o discurso vai pelo ralo.

Pouco me importa o horário.

Torres
Herculano
05/01/2013 16:36
Ao Rui

Esta mudança foi aprovada entre os vereadores ao fechar da Câmara no ano passado. Está no novo Regimento Interno. É o presente que os vereadores deram à sociedade. Sobre o diminuir as longas férias deles, nada falaram e fizeram. Acorda, Gaspar!
Rui
05/01/2013 15:06
Herculano,

Fica aqui meu desabafo e de muitos trabalhadores, aonde já se viu as seções as 15:30, se quase 80% dos trabalhadores ou mais trabalham das 7:00 as 17:00 ou das 8:00 as 18:00!

Como vamos acompanhar as seções?Querem terminar as seções até as 16:00 para fugir mais ainda do povo?

Regimento aprovado em 2012, sem fazer muitas ou nenhuma pergunta para a população!
Diz o novo presidente que é para melhorar a vida dos servidores públicos, não entendi!

Fica meu protesto para que as seções sejam as 18:00 ou até as 19:00!
Herculando peço seu apoio!
Herculano
05/01/2013 11:30
IMPRESSIONANTE

Mais do que amante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, Rosemary Nóvoa de Noronha era uma operacional de facilidades, dúvidas e malfeitos do PT e seus tentáculos. Tudo na Revista Veja. É de assustar. Esta gente perdeu a noção da ética e do respeito ao dinheiro público.
Herculano
05/01/2013 11:26
MAIS POLÍTICA

Amanhã é dia dos Reis Magos. Então é dia de presentes. O meu será mais uma coluna inédita aos leitores e leitoras, falando ainda mais de política para a delícia recorde de audiência e esclarecimento nas férias, onde se queria urdir contra a cidade, cidadãs e cidadãos. Acorda, Gaspar!
Quebra Tigela
05/01/2013 09:42
Gaspar Desabafa.

DEU PARA TI.

Gaspar agradece se vc não falar mais em politica.
Herculano
05/01/2013 07:14
SEMPRE PARA OS MESMOS

Ex-chefe de agência favoreceu grupo ligado a Sarney, segundo informa os repórteres Fábio Fabrini e Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo.

Apadrinhado político do presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), e atual secretário do governo Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão, o ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Fernando Fialho favoreceu um empresário ligado ao senador com a extensão, por um ano e meio, de um contrato de exploração do Porto de Santos.
Herculano
05/01/2013 06:16
DIFERENÇA

Manchete do Santa. Em Balneário Camboriú, diretor da Emasa Eduardo Régua, foi exonerado quinta-feira em decreto assinado pelo prefeito Edson Piriquito,PMDB. A saída dele do governo coincide com uma crise no abastecimento de água na cidade, que apresenta problemas desde 30 de dezembro.

Em outro lado. A Casan é responsável pela falta de água em vários balneários importantes do litoral, incluindo a Capital. O presidente da Casan Dalírio José Beber, PSDB, continua prestigiado pelo governador e fora da linha de exposição, tiro e cobranças.
Herculano
05/01/2013 05:56
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E adorei o Zeca Pagodinho na enchente em Caxias. Com seu possante quadriciclo. O Zeca devia ser prefeito de Caxias! Tira o Zito e bota o Zeca! Não deixa a enchente me levar! E ele tomou quantos engradados de água de enchente?!

E a manchete do Piauí Herald: "Zeca Pagodinho multado pela Lei Seca". Diz que ele estava salvando 12 engradados de cerveja das enchentes
Herculano
05/01/2013 05:47
ECONOMIA SEM RUMO

Esta é a principal manchete de economia da edição deste sábado do jornal Folha de São Paulo e de outros jornais brasileiros. No exterior a manobra contábil repercute e tira crédito.

Manobras fiscais aumentam aposta de inflação elevada. Uso de artifícios para tentar cumprir a meta fiscal também pressiona custo de empréstimo para o governo. Segundo analistas, contabilidade criativa pode levar investidor a duvidar da saúde das contas do governo

Para Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central e colunista da Folha, a manobra não esconde que o governo gastou demais. Até novembro, as despesas cresceram quase o dobro das receitas (12,4% e 6,4%).

Apesar do aval da presidente Dilma Vana Rousseff, PT, a estratégia, que começou a ser colocada em prática nos últimos dias do ano e foi concluída nesta semana, criou constrangimento na equipe econômica a ponto de ninguém ir a público explicar as medidas. Nem o Tesouro, que tecnicamente é o responsável pela manobra.

Essa estratégia de fabricação de esforços primários ganhou força no bojo de uma política macroeconômica mais intervencionista, que já vem sendo adotada desde o segundo governo Lula.

A maquiagem contábil é promovida por meio de um conjunto de instrumentos adotados com o único objetivo de fazer parecer que o pilar da responsabilidade fiscal, nos mesmos padrões que foram delineados ao final dos anos 1990, continua em pé.
Herculano
05/01/2013 05:16
DESCRÉDITO

Maquiagem da poupança fiscal no fim do ano mina ainda mais a confiança na política econômica da presidente Dilma Rousseff. Editorial deste sábado do jornal Folha de S.Paulo.
Herculano
04/01/2013 22:21
ADILSON DESABAFA

Recebi agora a noite no meu e.mail e repasso.

Herculano, boa noite.

Diz um ditado popular que as duas maiores virtudes de um homem são: a honestidade e a autenticidade.
-A primeira fala, que o homem deve cumprir tudo o que promete.
-A segunda prega, que o homem só deve prometer o que pode cumprir.

Desta forma lendo hoje a sua coluna, cheguei a conclusão que todo homem tem seu preço ou melhor faz seu preço. Pois quando prega ser o paladino da justiça, ser bem intencionado, defender a população, mas ao final de tudo o que deseja realmente, é fazer um leilão de si mesmo. Pobre ser, de alma pequena e pior qual o legado que deixa para os seus, fraco e vendido.
Att
P. S. se desejar publicar, fique autorizado. Por fim sempre que participei das quatro campanhas que fiz, iniciei e terminei pedindo voto para o Adilson Schmit. Em nenhum momento mudei ou me vendi como querem insinuar. A minha conciência continua tranquila, durmo muito bem todas as noites.
Roberto Basei
04/01/2013 21:23
Sr. Herculano


Antonio Gavazzoni (PSD) o novo secretário da fazenda é segundo suplente do Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e cunhado do Presidente da Assembléia Legislativa o Deputado Gelson Merisio (PSD).

Um advogado e ex Professor da Unoesc, (campus de Xanxerê) muito competente e capacitado para o cargo, deve saber do que está falando, mas precisamos tratar de outra situação primeiro.

O problema é arrecadar mais dos empresários que se já não pagaram enfrentam algum tipo de sanção, ano passado veiculou na imprensa por exemplo que Gaspar figurava entre os 14ºs em retorno do ICMS caiu para mais de 20ºs e com a redução da alíquota do ICMS, iremos passar da casa dos 30ºs, se for assim!

Subsidiar nem pensar, incentivar a concorrência desenvolver tecnologia muito menos, capacitar mão de obra investir na população isso é coisa de outro mundo, novas fontes de energia isso deve ser grego.

Reduzir de 36 SDRs para no máximo 12 é loucura, Santa Catarina é dividida 6 Macro Regiões era no máximo 20 Micro Regiões e com o Governo LHS deu um salto para mais de 30 o que foi necessário a criação dessas SDRs que não passam de um cabide de emprego.

Então é extremamente necessário usar toda tecnologia possível para arrecadar mais e urgente do contrário a poli aliança estará com sérios problemas para se manter no poder.
Herculano
04/01/2013 21:23
Morreu na tarde desta sexta-feira (4), Maria Lúcia Matos, esposa do ex-deputado Federal João Matos e mãe do secretário da Educação de Navegantes, Joãozinho Matos. O corpo será velado neste sábado (5), no Cemitério Parque Jardim da Paz, em Florianópolis. O enterro está marcado para as 17 horas
Claudio de Lima
04/01/2013 20:52
Herculano este tal de Aurélio deve ser jogador de chadrez e dos muitos bons, acabou de dar mais um cheque mate neste jogo, o cara é um verdadeiro gênio.

É o único vitorioso como bem disse, deixa tudo nas mãos do PMDB, agora é saber se o PMDB vai fazer como vez até agora para conquistar o poder, ou seja nada.

Sinceramente Herculano, o cara é muito bem articulado e inteligente.


Herculano
04/01/2013 20:07
PMDB E AURÉLIO MARCOS ENTRAM NUM ACORDO. OS ADVOGADOS DO PMDB VÃO TOCAR OS PROCESSOS DAS IMPUGANAÇÕES CONTRA AS CANDIDATURAS DE ZUCHI E MARILUCI AMBAS SENTENCIADAS PROCEDENTES AQUI NA COMARCA

O advogado do PPS e do DEM, Aurélio Marcos de Souza, acaba de anunciar que concordou com o substalecimento aos advogados que o PMDB de Gaspar indicar para tocar daqui para frente os processos que cuidam das impugnações das candidaturas do já empossado no segundo mandato, o prefeito de Gaspar Pedro Celso Zuchi e a sua vice Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT.

A formalização deste acordo acontecerá na semana que vem. "Na próxima semana estaremos substabelecendo aos advogados que Kleber nos indicar, para que eles possam cuidar da causa, uma vez que nada mais justo, posto que os mesmos são os maiores interessados", assegurou Aurélio com exclusividade à coluna. Mas o acordo é cercado de algumas restrições.

"O substalececimento concedido a eles não possibilitará que os mesmos subtabeleçam a terceiros para evitar prejuízos processuais. Sinceramente, tenho não ser necessário a intervenção de outros advogados, posto o recurso deve ser procedente para nós e improcedente para eles. Espero que os mesmos não troquem os pés pelas mãos, pois hoje Kleber tem 90 por cento de chance de assumir a prefeitura", observou Aurélio Marcos. "Até aqui fui vitorioso, e espero que meus sucessores façam prevalecer a sentença de primeiro grau".

Só para lembrar o caso. Há duas impugnações que impediam Zuchi e Mariluci de serem candidados. Elas já estão em grau de recurso no Tribunal Regional Eleitoral. Estes recursos deveriam ter sidor julgados no dia 19 de dezembro, mas o próprio Aurélio Marcos pediu o adiamento, alegando estar doente e assim não tinha condições para defesa oral. Não tinha mais itneresse na causa e se sentia incomodado com as ações e à falta de diálogo com o PMDB. Zuchi, com base numa liminar já tinha sido diplomado e não julgado como aconteceu, foi empossado no dia primeiro de janeiro.

Os processos cuidam da distribuição de verbas a entidades fora dos parâmetros legais, aumento diferenciados a funcionários também sem estar contemplado na lei, bem como o uso de funcionário público e material da prefeitura durante a campanha, sem falar na concessão de licença prêmio, sem publicidade e sem a comprovação do quinquênio.

O PT ficou preocupado com a notícia. Teme que Mário Wilson da Cruz Mesquita, ex-petista de carterinha, ex-procurador geral do município e que encurralou o prefeito de Brsuque, Paulo Roberto Eccel, PT, ameaçado agora de cassação, seja o advogado do PMDB nesta causa. Acorda, Gaspar!
observador-mor
04/01/2013 19:58
Esquentai os Tamborins:

NO FIM DO ANO ..NA VIRADA EM COPA.......FICAM COMO OTARIOS VENDO 15 MINUTOS DE QUEIMA DE FOGOS (( LEIA-SE QUEIMA DE DINHEIRO PUBLICO)........NO MEIO DO LIXO, CHEIRANDO URINA E MERDA.......E AGRADECENDO A DEUS .....PARA UM POVO IDIOTA UM GOVERNO LADRÃO.



sidnei luis reinert
04/01/2013 19:38
FRASE DO DIA:
É um descaso. Isso dá nojo. Nojo dos políticos.
Zeca Pagodinho, sobre as enchentes que se repetem todo ano no Rio
Carlos
04/01/2013 18:48
Adilson Schmitt,

Do q vc tah reclamando? Vc próprio pediu voto pro Pedro Zuchi no final! Porque vc não trocou de advogado na ação de cassação? Porque deixa o Aurelio fazer u q quer?

Adilson, devias ficar quietinho e agradecer a teta que o PMDB te arranjou em Floripa!
Herculano
04/01/2013 18:15
Na ditadura é assim. Notícia é aquela que o poder quer e da forma e quando quer. Governo da Venezuela abre processo contra TV e rádios que não veicularam discurso sobre saúde de Chávez
Herculano
04/01/2013 18:09
O ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, manda-me um e.mail com o título de uma notícia no Santa e compara com a nossa Gaspar:"Em Blumenau, Napoleão Bernardes faz primeira reunião de colegiado". E completa com o seguinte comentário: "Já em Gaspar estão todos de férias. Mas que férias? Os secetários, prefeito e a vice são agentes públicos" ?Hum! Em tempo. Adilson está em Florianópolis, trabalhando e no serviço público. Acorda, Gaspar!
Herculano
04/01/2013 16:39
TIRO NO PRÓPRIO PÉ

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, estava com a candidatura impugnada e poucos sabiam e divulgavam.Tanto que até semana passada o Jornal de Santa Catarina nada mencionava. Com a insistência dele ser presidente da Fecam - Federação Catarinense dos Municípios -, o jornalismo do estado descobriu que Zuchi está empossado à base de uma liminar e que pode deixar de ser prefeito a qualquer momento.
Herculano
04/01/2013 16:32
GOVERNO QUER CRESCER A ARRECADAÇÃO DE 7,8% PARA 15% E VAI ATRÁS DOS SONEGADORES

"Sabemos que manter um negócio é complicado e temos consciência de que os empresários não são nossos adversários, pois são eles que aquecem a economia. Nosso adversário é o sonegador, e contra ele reuniremos todas as nossas armas. Inteligência, criatividade e tecnologia vão fazer a diferença".

Quem disse isto? O o recém-empossado secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni
Herculano
04/01/2013 16:29
O PT EM JOINVILLE DEIXOU O CAIXA SEM DINHEIRO

O novo prefeito de Joinville, Udo Döhler (PMDB), vai pagar em duas vezes o salário de janeiro dos servidores municipais. A prefeitura anunciou hoje que a administração anterior, Carlito Mers, PT não deixou recursos suficientes para o pagamento integral dos salários no dia 7 de janeiro, como estava previsto. Quarenta por cento será pago no dia sete e o outros 60 por cento no dia dez, com o IPTU
Herculano
04/01/2013 16:18
RESUMO DA ÓPERA

PT e Lula avalizaram decisão de Genoino de assumir o mandato, título de um artigo de Gérson Camaroti.

E ele bem conclui, aquilo que é recorrente alvo por aqui, o óbvio que se quer negar.

"Política não tem lugar para pessoas decentes e bem-intencionadas - a não ser umas poucas. E quase sempre elas não vão muito longe. Ou se tornam indecentes ou abandonam a política."
Marcos Vinicius
04/01/2013 13:48
Quem é rui o Hospital ou o PMDB?

O PMDB de Gaspar ficou a campanha toda falando mal do Hospital de nossa cidade, mas agora a tradicional PMDBista família do dono da sociedade alvorada, quer que Tonho seja internado em Gaspar.

Mais como assim? o hospital de Gaspar não é uma porcaria?

Bom se a família inclusive sua irmã vereadora Ivete, quer ele em Gaspar, o nosso hospital não tão ruim assim com o PMDB tenta mostrar....
Lélo
04/01/2013 13:02
Exemplo que deve ser seguido por todos prefeitos,foi ontem!

Atitude

Depois de conferir as obras paradas da UPA de Forquilhinhas, a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD), de São José, resolveu dar uma passada no posto de saúde do bairro. Surpreendeu-se com um aviso afixado na entrada informando que só seriam marcadas consultas médicas a partir de janeiro. Ao lado do secretário de Saúde, Luis Antônio Silva, a prefeita arrancou o cartaz e determinou:

? Podem começar a agendar.
Alfredo Raizer
04/01/2013 12:27
Ao leitor Pagando Bravo, para Celso Zuchi ser candidato a deputado nas próximas eleições ele tem que escapar sem qualquer arranhão das ações que tramitam na justiça eleitoral. Se o posicionamento do tribunal for pela não cassação por achar que a penalização é demasiada, mais manter a condenação pela pratica de abuso politico como foi dito pela juiza eleitoral aqui em Gaspar. Celso Zuchi e Mariluci estarão forá por oito anos, pois a lei diz que estão inelegíveis os que " tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes; (Redação dada pela Lei Complementar nº 135, de 2010)"
Celso e Mariluci não só mais lutam por seus mandatos, mais sim pela continuidade na vida politica.
Então caro Pagando Bravo se Marcelo Brick estiver apostando desta maneira, já esta errado e não ira longe
Herculano
04/01/2013 12:26
DEUS É FIEL. INFIÉIS SÃO OS SEUS SERVOS

Segundo Mirelle Irene, do portal Terra, o pastor evangélico Victor Hugo Queiroz, 52 anos, da Igreja Nova Vida, de Anápolis (GO), foi convidado pelo casal Carlos Augusto Ramos e Andressa para dar uma benção a eles no dia do casamento, no dia 28 de dezembro.

Porém, Victor Hugo, pastor há 25 anos - e que é amigo pessoal de Cachoeira há pelo menos 30 -, já tem comparecido à residência do contraventor há algum tempo, "pelo menos uma vez por semana", para orar com ele e Andressa. Segundo o pastor, o contraventor está "mais próximo de Deus".
Herculano
04/01/2013 12:00
UM GOVERNO SEM DINHEIRO NÃO TEME EM INCHAR A MÁQUINA PARA ATENDER SEUS CLIENTES

O advogado Felipe Melo, filho do deputado Federal Jorginho Mello, que acaba de deixar o PSDB para tocar o PR, de vai ocupar a Secretaria de Estado de Governo, pasta a ser criada no projeto de reforma administrativa que o governador Raimundo Colombo, PSD vai enviar à Assembleia Legislativa na reabertura dos trabalhos legislativos, em fevereiro. Pode? Se houve uma queda de arrecadação de R$800 milhões de ICMS, o sensato era cortar o cabide de empregos da máquina e contratar mais médicos, enfermeiros, professores... todos os políticos são iguais nos meios para os resultados que não sabem se alcançarão.
Pagando Brabo
04/01/2013 11:24
Voltando a um assunto interessante e que foi divulgado aqui, quando a mãe de um certo candidato interpelou o vereador galasinho de folhetim de propaganda de loja de roupa sobre a votação para presidencia da câmara, o mesmo disse que teria que ser fiel a seu partido e coisa e tal, com a desculpa de que se não votasse como o partido queria poderia ser expulso de seu partido e perder seu cargo, de duas uma ou o meso não conhece do direito político, ou estava apenas tentando enrolar, pois é certo que se expulso do partido, não se perde o cargo, pois só perderia se o mesmo deixasse o partido por live expontania vontade e tem mais não seria esta atitude que o faria expulso, as coisa não são tão simples assim. mas o que mais admira é que o mesmo foi sempre o cara que alardeava em todo município que odiava o PT e inclusive em sua campanha pediu voto para o Cleber e não para a candidata de seu partido, talvez isso sim seria motivo para uma expulsão. Vamos esperar para ver qual a atitude o mesmo vai ter na câmara se acaso os PTralias cairem é esperar para ver. Além disso sabe-se que o mesmo é um fiel escudeiro de Gean Kulmann e o ano que vem tem eleição e Tereza é fiel escudeira de Paulinho Bornhausem e Celso Zuchi é provável candidato a deputado ano que vem, será que vamos ter um racha no partido ou será que em pról dos cargos a qual o PSD ganhará em Gaspar veremos eles com a bandeira de Celso tremular na praça municipal, na política é tudo jogo de interesse e a população esperando, esperando, esperando......
Herculano
04/01/2013 10:46
DA SÉRIE COMO FUNCIONA

Uma nota com o título "Rosalba versus médicos", Lauro Jardim, de Veja, mostra bem como funciona o corporativismo médico no setor público. Isto não é segredo em lugar nenhum do Brasil, nem em Gaspar, onde o Ministério Público apura o caso mais recente das horas extras.

Aqui em Santa Catarina o governo do estado descobriu leitos vazios e doentes nas filas. Descobriu que precisava contratar gente especializada para atender os doentes. Fez isto. E a decisão virou numa greve de meses e infernal. Por que? Com a contratação de mais gente não seria preciso pagar mais horas extras e sobreavisos, dinheiro que deveria ir para os novos contratados. O sindicado disse não. As horas extras deveriam ser incorporadas e pagas (inclusive para os novos e que estavam sendo contratados), mesmo elas não sendo feitas. Mas isto é outra de muitas histórias...

"Rosalba Ciarlini está levando os médicos concursados do Rio Grande do Norte à loucura. A razão: adotou uma medida simples que os obriga a trabalhar o período para o qual foram contratados, implementar o sistema de ponto nos hospitais do estado.

Rosalba é médica e admite que, defendendo a categoria, também já atirou muito pedra, mas nem por isso pensa em voltar atrás na decisão. A interlocutores, Rosalba justifica:

- No hospital particular onde trabalham, duvido que eles reclamem"
Herculano
04/01/2013 10:36
Genoino - Condenado por desobedecer leis, agora apto a escrever leis, título de um artigo do jornalista Sandro Vaia
Herculano
04/01/2013 10:35
Genoíno sairá pela porta dos fundos da História direto para a cadeia, titulo de um artigo de Merval Pereira, de O Globo
Herculano
04/01/2013 10:20
TEIMOSIA E JOGO DE CENA DOS POLÍTICOS

Esta nota está na coluna de Cláudio Prisco Paraíso, no jornal A Notícia, de Joinville.

Prefeitos das mais diversas regiões do Estado estão sendo aconselhados a não eleger Celso Zuchi (PT), como presidente da Fecam, agora em janeiro. O petista foi reeleito em Gaspar, mas foi cassado por abuso de poder econômico pela juíza eleitoral. Só foi diplomado por força de medida liminar concedida pelo TRE. Seria temerário chancelar Zuchi no comando da entidade que representa os municípios catarinenses, podendo deixar de ser prefeito a qualquer momento, o que criaria um profundo mal estar na Fecam, que teria de se reunir para eleger um novo presidente.

Volto. Os prefeitos não conhecem nem o prefeito Pedro Celso Zuchi e sua gente, nem a metade da missa de dúvidas por aqui. Os prefeitos não conhecem a sua teimosia, muito menos a teimosia do PT. Veja o caso do mensalão. Os culpados não são eles depois da abundante provas e comprovação durante o julgamento do caso no Supremo. É a oposição (?), a mídia golpista, o ministério Público e o Judiciário a quem tentaram aparelhar, infiltrar, comprar (como fizeram no mensalão com o Congresso) e não conseguiram. Quer mais outro exemplo de teimosia do PT? A posse ontem de José Genoíno. Se Genoino ou Zuchi fossem do PPS, DEM ou PSDB não tomariam posse, mas como é do PT.

Outra. Os prefeitos estão sendo aconselhados? Como assim? Não vão eleger algo que está em chapa única e que foi de consenso dos próprios prefeitos? Ai tem coisa mal explicada.Tem muita cara de pau (coisa de políticos), muitos Pilatos e pouca água para lavar estas mãos...
Herculano
04/01/2013 10:10
A INCÚRIA E A IRRESPONSABILIDADE DOS POLÍTICOS E DO GOVERNO

A cada tragédia ambiental (desta vez a da Baixada Fluminense, no Rio), os números e atitudes do governo e dos políticos se revelam na imprensa.

Primeiro, permitem que pobres (e ricos) tomem as áreas de riscos ou de proteção ambiental.

Depois negociam com promessas na solução e trocas votos. Empregam parentes, desqualificados ou descompromissados nas áreas cruciais como a Defesa Civil. E por fim, não cumprem nada. E tudo fica por isto mesmo com a conivência do Ministério Público. Veja o que Rosanne D'Agostino nos revela no portal G1.

Verba para evitar tragédia bate recorde, mas governo só usa 13%. Já para remediar catástrofes, 87% da verba disponível (ou seja, destes apenas 13%) em 2012 foi usada. Ministérios afirmam que há investimentos e liberação depende de projetos.
Herculano
04/01/2013 08:29
Propaganda enganosa .As Lojas MM anunciam grande liquidação para a madrugada. Mas, a madrugada da loja começa as sete horas da manhã. Nem para o funcionalismo público, sete horas da manhã é madrugada.
Herculano
04/01/2013 08:21
GOVERNO DO PT PERDEU O CONTROLE DA ECONOMIA ESTÁVEL E SUSTENTÁVEL I

Manchete do jornal Folha de S. Paulo. Governo usa o Fundo Soberano para engordar superavit de 2012. Manobra contábil articulada no fim do ano permite usar R$ 12 bilhões de reservas públicas. Operação usou o BNDES, que, quitando títulos do Tesouro Nacional, comprou ações da Petrobras do fundo. Perigoso.Vergonhoso. Feito na surdina para não chamar a atenção, principalmente da imprensa livre. É o que revela a reportagem de Sheila D'Amorim e Mariana Schreiber da sucursal de Brasília.

Nos últimos dias de dezembro, o governo federal usou um artifício inédito para aumentar sua economia para pagar juros da dívida (o superavit fiscal) de 2012.

Pela primeira vez, será usado recurso do Fundo Soberano do Brasil (FSB), poupança criada em 2008 para investir em projetos de interesse estratégico e socorrer o país em momentos de turbulência.

Uma manobra contábil da equipe econômica, oficializada por meio de portarias publicadas separadamente e sem anúncio no "Diário Oficial da União", permite ao governo dispor de cerca de R$ 19 bilhões.

As últimas portarias só foram divulgadas na edição de ontem do jornal oficial, com data retroativa a dezembro.

Além dessa manobra, o governo vai recorrer ao pagamento antecipado de dividendos pela Caixa Econômica Federal e pelo BNDES ao Tesouro Nacional.

Da Caixa, o Tesouro anunciou que irá buscar mais R$ 4,7 bilhões em dividendos.

O banco recebeu na última semana do ano R$ 12,4 bilhões para conseguir continuar fazendo empréstimos, como quer o governo.
Herculano
04/01/2013 08:16
GOVERNO DO PT PERDEU O CONTROLE DA ECONOMIA ESTÁVEL E SUSTENTÁVEL II

Fuga de dólares pode ser a maior desde 2008, manchateia o jornal "Valor"

O Brasil registrou entrada líquida de dólares na semana passada, o que ajudou a reduzir o saldo negativo no acumulado de dezembro até o dia 28.

Entre os dias 24 e 28 do mês passado, os ingressos de recursos superaram as saídas em US$ 312 milhões, de acordo com o Banco Central.

No mês, no entanto, o deficit ainda soma US$ 6,755 bilhões.

Nesse ritmo, dezembro caminha para ser o mês com a maior saída de dólares em mais de quatro anos.

Apenas a fuga de capitais ocorrida em novembro de 2008, no meio da crise financeira internacional, supera essa marca.

Naquele mês, o país havia perdido, em termos líquidos, US$ 7,159 bilhões.
Herculano
04/01/2013 08:13
GOVERNO DO PT PERDEU O CONTROLE DA ECONOMIA ESTÁVEL E SUSTENTÁVEL III

Assessores da presidente DilmaVana Rousseff, PT, defendem mudanças na equipe econômica. Avaliação é que presidente deveria devolver ao Ministério do Planejamento a função de formular políticas, com Nelson Barbosa no comando.

1. Fica claro que a revista The Economist estava certa.
2. De que a "imprensa golpista" estava certa.
3. De que o PT é bom de discurso, bravata e propaganda enganosa, mas não entende nada de economia de governar realidades. Tanto não entende, que votou contra o Plano Real, assegurou na época de que se tratava de um plano eleitoral do PSDB, mas quando no poder, o PT espertamente ou na falta de ideia melhor (ou nenhuma ideia) usou o Plano Real para se manter nele via a estabilidade econômica, e agora não consegue nem mantê-lo, quanto mais aperfeiçoá-lo. Está destruindo-o com o sacrifício das conquistas e do bem estar da população.
Herculano
04/01/2013 07:48
"A economia não aceita desaforo e medidas cosméticas. Para não cair para a segunda divisão, é preciso investimento e reformas." Quem disse isto? O deputado Federal Pauderney Avelino, do DEM amazonense, sobre o desempenho médio do PIB brasileiro, que deve ficar na vice-lanterna entre os emergentes no triênio.
Herculano
04/01/2013 07:43
MANCHETE DA CAMPANHA POR VOTOS NA CASA DA MÃE JOANA

Está na edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo. Favorito para chefiar Câmara diz que desobedecerá ao STF. Decisão sobre mandato de réus do mensalão é do Legislativo, afirma peemedebista. Para o deputado Henrique Eduardo Alves (RN), prerrogativa é 'inequívoca', apesar de o Supremo ter definido por 5 a 4 que a cassação deve ser automática.

Favorito para comandar a Câmara dos Deputados a partir de fevereiro, o líder da bancada do PMDB, Alves, disse ontem que, se eleito, não pretende cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal pela cassação automática do mandato dos condenados no julgamento do mensalão. Duas coisas: a primeira pode ser bravata para se eleger; segundo, ele deveria descumprir o que determina o Supremo só para ver o que acontece com políticos que estão acima da lei e das decisões judiciais.
Herculano
04/01/2013 07:37
CULPA DA IMPRENSA
É insensata por demais afirmação de José Genoino, que chamou um jornalista de "torturador moderno". Genoino foi condenado pelo STF. É fato, foi julgado e condenado pela maioria do Supremo. Talvez, possivelmente em função de doença persecutória, ele acredite que a mídia é a culpada por seu desvio de conduta. Paulo Rogério P. da Costa (São Paulo, SP)
Herculano
04/01/2013 07:34
A MANCHETE DA AGONIA, DA ESCOLHA E DA MORTE ANUNCIADA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez sofre de insuficiência respiratória, afirma governo. Quadro é de 'severa' infecção pulmonar, diz comunicado, sem mais detalhes. 'Guerra psicológica' na 'mídia transacional' é criticada; chefe do Legislativo, que pode assumir a Presidência, será escolhido amanhã.

Hugo Cháves, quando diagnosticado com câncer na região do abdomem (até hoje não se sabe exatamente onde), preferiu fazer tratamento em Cuba (onde se sabe não ser o melhor centro médico nas Américas para estas doenças) do que Brasil ou Estados Unidos. E por que? Porque, como ditador, não queria ele que a imprensa local, do seu país e internacional tivesse acesso ao diganóstico e a verdadeira extensão da doença. Preferiu a morte.
Herculano
04/01/2013 07:27
CHUVAS E TROVOADAS, por eliane Cantanhêde

As manchetes dos jornais de ontem, terceiro dia do novo ano, não foram nada animadoras, muito pelo contrário.

Folha: "Triênio de Dilma deverá ser o pior da América do Sul". "O Globo": "Balança comercial tem o pior resultado em dez anos". "O Estado de S. Paulo": "Reservatórios do NE estão abaixo do nível de segurança". E, para completar, ou arrematar, "Correio Braziliense": "Aumentos em série abrem o novo ano".

Pode-se ler com uma visão míope e persecutória: é a imprensa golpista atacando o pobre e indefeso governo. Ou pode-se ler com um olhar realista, como alerta, para reflexão e análise. Números não mentem, ou melhor, raramente mentem.

No caso do PIB, é fato que o Brasil cresceu em 2012 menos do que a média da América do Sul e do que os países emergentes (entre eles, os Brics), e a perspectiva para 2013 não é para soltar fogos. A ver.

No caso da balança comercial, os dados são oficiais, do próprio governo. No dos reservatórios, o alerta nem chega a ser novidade. E os aumentos em série no DF atingem escolas, material escolar, aluguéis, viagens, seguro de carro, DPVAT, taxas de limpeza urbana e de água. Que atirem a primeira pedra os Estados que estão em situação muito melhor.

Afinal, se o crescimento da economia é pífio, o da inflação não é tanto assim. Como a gente vem dizendo há algum tempo, prevalece no Planalto um certo desdém pelo centro da meta inflacionária. O que vale, agora, na prática, é o teto.

Tudo parece ser compensado com a - justa, aliá -- comemoração pelos índices invejáveis de emprego, na contramão do desemprego recorde da Europa, por exemplo. Mas esse não é o único indicador relevante e, no contexto de redução de investimentos, da balança comercial e do fluxo cambial, também pode não se manter sólido como uma rocha.

E as chuvas e deslizamentos nossos de cada ano estão só começando.
Herculano
03/01/2013 21:51
O ATESTADO DE UM CRENTE PARA VALIDAR O SEU POLÍTICO

Luciano Cunha acaba de dar o melhor atestado de como é perigoso misturar religião e política partidária (e políticos corruptos, interesseiros ou não). É uma discussão sem nexo, sem fim, que mistura paixão e ignorância.

Primeiro, ninguém aqui comparou Igrejas (evangélicas com católicas e ele. sem argumento neste assunto, sim). Segundo, não sou católico, já escrevi sobre isto aqui e não repetir a ladainha. Terceiro, não mudo um milímetro: se o estado é laico, o governo e as teses políticas também as são. Política partidária é coisa do diabo; religião é coisa de Deus (de cada um ou de todos...)
luciano da cunha
03/01/2013 21:23
AO HERCULANO

se vc generaliza que todos os pastores são corruptos e ladrões vc deve também generalizar que todo padre catolico é pedofilo, é o que vc pensa mas não é o que é a realidade,

abrir um salão pra fazer barulho até as 4 da madrugada pode, agora abrir uma igreja que tem um som alto por 2 a 3 horas é crime,

cadê a coerência e dignidade, todos defendem seus ponto de vistas e no que creem, e outra todas as igrejas são contra a putaria, um abraço.
LUIS CESAR HENING
03/01/2013 21:22
Não entrando no mérito da questão, entre politica e religiao, mas quero deixar aqui meu comentário, para pontuar uma coisa importante. respeito muito Cleber Wandall na questão de religião, se ele sera bom administrador público não sei, mas em relação a religião é uma grande pessoa nasceu na igreja evangélica, e ali esta desde sempre, o que não admito é alguns que ja fizeram de tudo e em todos as religioes estiveram, ou eram avesso a religião hoje por serem evangélicos querer pregar de bom moço e dizer que seu Deus e mélhor que o dos outros, ou querer se passar por anjos. Sou um cidadão que não sigo uma religião especifica tenho minhas crenças, certas ou erradas não sei, mas é um direito meu.
Agora se Cleber Wandall ser o prefeito da cidade com certeza, vai tentar governar para a população gasparense independente de seu credo.
Lindacir Morais
03/01/2013 20:58
Herculano então porque o vice presidente não assumiu a Fecam hoje, quem assumiu foi a presidência interina foi o prefeito que assumiu o cargo de prefeito em Siderópolis. Então como o senhor explica isto.

http://www.fecam.org.br/noticias/index.php?cod_noticia=5604

"Prefeito eleito de Siderópolis assume a presidência da FECAM interinamente

Na tarde desta quinta-feira (03), o presidente da Federação Catarinense de Municípios - FECAM e ex-prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, transmitiu a presidência da entidade para o prefeito eleito do mesmo município, Hélio Roberto Cesa. Como a vaga na presidência na Federação é do município, e não do prefeito, Cesa assume a instituição interinamente até o dia 18 de janeiro quando ocorre a Assembleia Geral Ordinária para a eleição e posse dos prefeitos que comporão o Conselho Executivo e Fiscal da FECAM no período de 2013/2014.

O ato de transmissão ocorreu na sede da Federação e contou ainda com a presença do vice-prefeito eleito de Siderópolis, Roni Remor; o presidente da Câmara de Vereadores do município, Romildo Soares, o secretário de Finanças, Vilson Scaine e os vereadores eleitos, Maicon Henrique Alésio e Tiago Albônico, além do prefeito de Gaspar, Celso Zuchi; do prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori e do prefeito de Taió, Hugo Lembeck. Participaram ainda o secretário executivo da GRANFPOLIS, Miguel Faraco, os diretores da FECAM, Celso Vedana e Alexandre Alves, o diretor do CIGA, Gilsoni Albino e o diretor da Aris, Marcos Fey Probst.

Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9613.5073
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC"

Eita Cleber será o homem mais sortudo de Gaspar em 2013, e viva ele.
gasparense honesto
03/01/2013 20:47
Política e religião juntos=idade média-1.000 anos os avanços tecnológicos parados,inquisições,mortes,tirania dos PAPAS DO PODER.
Se voltar, será um desastre sem precedentes.
Herculano
03/01/2013 20:26
Ao que se escondeu como Lindacir Moaris.

Kleber Edson Wan Dall, PMDB, realmente é um jovem de sorte, mas brinca com ela em demasia. A última eleição provou isto. Não é apenas de sorte que pode viver um político que quer ocupar cargos públicos pelos votos da sorte. É preciso se expor e trabalhar duro também. Kleber patinou no caso da composição da Câmara, ou seja, achou que teria mesma sorte da eleição quando outros lhe ajudaram e ele nem agradeceu por isto. E agora está patinando no caso de buscar o que a sorte já lhe ofereceu para ser prefeito de Gaspar. Não terá a segunda chance. E quanto mais tarde buscar a outra parte da sorte, pior será.

Quanto a Fecam, nada de sorte grande. É uma questão de regulamento. No eventual impedimento de Pedro Celso Zuchi, assumirá o prefeito de Taió, Hugo Lembeck.
Herculano
03/01/2013 20:15
TENHO NOJO DE POLÍTICOS

Esta frase não é minha (mas poderia ser). É de do cantor e compositor Zeca Pagodinho, hoje, após a enxurrada, ao ver a sua Xerem, na Baixada Fluminense, tomada pelo descaso, lixo, lama e incúria dos políticos.
Herculano
03/01/2013 20:12
Luciano

Lamento que você seja mais um daqueles enganados e embrulhados por interesses das igrejas. Para ser curto e grosso e você (e outros) entenderem. Política é putaria, é disputa de ideias e poder; religião é algo do que acredita ser sagrado. Então uma coisa não combina com a outra. A religião atrasa, agride, corrompe e vira ditadura quando acha-se portadora do bem divino (que só está na imaginação) para e no poder.
Herculano
03/01/2013 20:05
A FORÇA DA FECAM E SEUS POLÍTICOS MANCOS QUE VIVEM DE VIAGENS E DISCURSOS. O PREFEITO DE GASPAR MESMO SOB AMEAÇA DE SER CASSADO, SERÁ O PRESIDENTE EM CHAPA ÚNICA

A confirmação foi dada agora a tarde pela própria Federação Catarinense dos Municípios, a Fecam. Pedro Celso Zuchi, PT, de Gaspar, será o seu próximo presidente. Zuchi, reeleito, só foi empossado como prefeito por uma liminar. Duas impugnações na Comarca de Gaspar o tiraram da disputa. Todas estão no Tribunal Regional Eleitoral para ser apreciadas em grau de recurso, cujo julgamento se daria no dia 19 e foi adiado.

Esta é a chapa da Fecam. Só gente e município importante. Conselho executivo:
Presidente - Prefeito de Gaspar, Celso Zuchi
1º Vice-presidente - Prefeito de Taió, Hugo Lembeck
2º Vice-presidente - Prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori
3º Vice-presidente - Prefeito de Biguaçú, José Castelo Deschamps
1ª Secretária - Prefeita de Maravilha, Rosimar Maldaner
2ª Secretária - Prefeita de Seara, Laci Grigolo

Conselho Fiscal - Titulares:
Prefeito de Massaranduba, Mário Fernando Reinke
Prefeito de Rio das Antas, Alcir José Bodanese
Prefeito de Três Barras, Elói José Quege
Prefeito de Correia Pinto, Vânio Foster
Prefeito de Gravatal, Jorge Leonardo Nesi
Prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem
Prefeito de São Domingos, Alcimar de oliveira
Prefeito de Lacerdópolis, Hilário Chiamolera

Conselho Fiscal - Suplentes:
Prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette
Prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes
Prefeito de São Cristovão do Sul, Sisi Blind
Prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmória
Prefeito de Orleans, Marco Antônio Bertoncini Cascaes
Prefeito de Mondaí, Lenoir da Rocha
Prefeito de Novo Horizonte, Eli Mariott
luciano da cunha
03/01/2013 20:04
AO HERCULANO

SOU a favor do comentário do observador mor, respeito o que pensas mas, se vc ler a biblia o livro de romanos capitulo 13 e versiculo 1, vc verá que estamos com a razão,

todo politico defende o que pensa e crer o mesmo acontece com os politicos evangelicos,um abraço.
Lindacir Moaris
03/01/2013 19:43
Eita Cleber é mesmo um homem de sorte, se Celso Zuchi for eleito presidente da Fecam, e tiver que deixar o cargo de Prefeito de prefeito de Gaspar por determinação da Justiça Eleitoral, Cleber assumirá alem da prefeitura a presiência da Fecam.

Pois a presidência da Fecam não é do prefeito mais sim do município, isto aconteceu com Douglas Warmling que deixou o cargo de prefeito de Siderópolis e também da Fecam, onde passou a presidência da Fecam no dia de hoje ao Prefeito Eleito também de Sideropolis.

É Cleber pode ser o homem de mais sorte de Santa Catarina em 2013.


Seu Jorge
03/01/2013 19:30
QUANTA DIFERENÇA ENTRE A FORMA DE ADMINISTRAR BRUSQUE E GASPAR - MESMO SENDO COMANDADAS PELO PT!

Brusque: Prefeito Paulo Roberto Eccel (PT), já cassado por decisão do TRE/SC

Notícia da rádio cidade de Brusque: Mesmo durante as férias coletivas e antes das 8h de quarta-feira (02/01), um dia após sua posse, o prefeito Paulo Eccel já estava na prefeitura despachando com alguns secretários as primeiras definições para a gestão 2013-2016.

Na pauta, além da organização do início dos trabalhos públicos municipais, também estava a recepção aos servidores municipais que acontece na próxima segunda-feira (7), às 8h, no Pavilhão da Fenarreco, onde um café será oferecido aos colaboradores do Executivo.

Na oportunidade, serão apresentados os secretários municipais e as principais metas do governo para este ano. Todos os 15 vereadores eleitos também foram convidados.

Gaspar: Prefeito Pedro Celso Zuchi (PT), em processo de cassação e amparado por uma "Liminar" do TRE/SC

Notícia da rádio sentinela do Vale: Mesmo durante as férias coletivas e logo após sua posse, o prefeito Celso Zuchi já está em Florianópolis inscrevendo seu nome para pleitear a Presidência da FECAM (Federação Catarinense dos Municípios). Nesse momento sua preocupação é ser escolhido como representante dos Prefeitos de Santa Catarina.

Dr. Herculano e cidadãos gasparenses, esse nosso Prefeito só pensa nele e no seu currículo pessoal!

Não está nem aí para apresentar os novos secretários e os novos projetos de governo para a população (primeiras definições para a gestão 2013-2016).

Não está nem aí para os servidores (maltratados por ele e pelos Srs. Doraci Vanz e Maicon Zimmermann), com aquele projeto horrível e sem vergonha do Plano de Cargos e Salários; bem como, pelo comportamento de Jadson (Meio Ambiente), Maristela (Desenvolvimento Social), Afonso Hostert (Agricultura) e Lovídio (SAMAE), que exigiam que além dos comissionados, os servidores de carreira fossem para as ruas com bandeirinhas e santinhos pedir votos e fazer campanha durante o período eleitoral, ou então passavam a ser persguidos direta e indiretamente com ações de seus chefes.

Imaginem só ... se não fossem os ptralhas iluminados acima, se o Zuchi iria ter a humildade e a grandeza de recepcionar os servidores dia 15 próximo com um café da manhã e a apresentação dos secretários municipais, inclusive com os vereadores ...

Perguntar não ofende: Será que Zuchi já convidou Paulo Roberto Eccel para ser seu Secretário $$$
Herculano
03/01/2013 17:48
QUANDO O JORNALISMO É IDEOLÓGICO, OU A REDAÇÃO É APARELHADA, OU O VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO É SUSTENTADO COMERCIALMENTE QUASE QUE EXCLUSIVIDADE PELO ESTADO

Carta Capital acusada de forjar documento sobre mensalão tucano, da
redação do site Comunique-se

A revista Carta Capital é acusada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) de forjar documento reproduzido em reportagens relacionadas ao chamado "mensalão mineiro", conhecido também como "valerioduto tucano", "mensalão tucano" e "tucanoduto".

O caso teria acontecido durante a campanha de tentativa de reeleição do então governador mineiro, Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998.

Em nota, a Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais informa que, "em 3 de dezembro de 2012, encaminhou à redação da Carta Capital o ofício nº 108/2012-SCI-PGJ, pelo qual esclarece à Chefia de Redação da revista quanto à improcedência da informação veiculada na matéria 'De volta à origem', da edição de 14 de novembro".

O texto referido é assinado por Leandro Fortes e aponta que o ex-governador e atual deputado federal, Eduardo Azeredo, teria sacado mais de R$ 100 milhões de estatais mineiras e repassado o montante a políticos e personalidades do judiciário, ligados principalmente ao PSDB, além de empresas de comunicação.

Na lista, estariam o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Segundo a matéria, os desvios praticados pelos peessedebistas são piores que os dos petistas no caso do mensalão. "Para quem assistiu ao julgamento do caso do PT no Supremo Tribunal Federal, ninho de inovadoras teses de domínio de fato e a condenações baseadas em percepções sensoriais, o 'mensalão tucano' será ainda mais surpreendente por ter em abundância aquilo que muita falta fez no caso de agora: provas contundentes".

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim), Joaquim José Miranda Júnior, requisitou instauração de inquérito policial à Delegacia do Departamento de Falsificações e Defraudações de Belo Horizonte, para apurar eventual estelionato jornalístico.

Segundo o Ministério Público mineiro, a matéria traria uma assinatura falsificada do promotor de justiça Adriano Estrela, sugerindo que o alicerce da notícia é "absolutamente inidôneo" e "forjado".

Em férias, o jornalista Leandro Fortes disse ao Comunique-se não ter conhecimento da acusação por parte do MP-MG.
Herculano
03/01/2013 17:16
O TORTURADOR DA ÉTICA

José Genoino, ex-presidente do PT, condenado a prisão por envolvimento no mensalão, toumou posse agora a tarde como deputado Federal. A Câmara está de férias, então ele já começa trabalhando sem ganhar. Hoje aos jornalistas que ele classificou ontem como torturadores por fazerem perguntas óbvias, José Genoino, foi econômico

"Quero dizer que tenho a consciência serena dos inocentes e espero que mais cedo ou mais tarde a verdade aparecerá. Estou aqui cumprindo um dever legal, correto e justo".

Se a verdade não é a que desnudou a Polícia Federal, uma CPI, o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal, Genoino está devendo explicações. E sérias. Talvez o seu silêncio seja para não comprometer ainda mais o PT, José Dirceu e Luiz Inácio Lula da Silva.
Herculano
03/01/2013 17:11
Reeditando das 15.14

TAMANHO DO BURACO

O governo de Santa Catarina arrecadou em 2012, R$ 800 milhões a menos do que projetou para o ICMS. E já espera arrecadar menos R$300 milhões este ano. E se já faz esta previsão negativa, é porque a coisa está feia e vai piorar. Por que? Político só enxerga otimismo e não compreende realidades.
Herculano
03/01/2013 15:09
Era só o que faltava. Para compensar a falta de votos próprios, estrutura e militância, PSDB quer lançar o apresentador e empresário do entretenimento Luciano Huck como governador do Rio de Janeiro em 2014.
luciano da cunha
03/01/2013 15:00
COMEÇOU O EMBOLSO

em gaspar a área azul pra quem não comprou cartão é de r$ 5,00 e pra quem comprou é r$ 1,00,

blumenau pra quem não comprou o cartão quando for pagar paga r$ 15,00 mas te dão mais 10 cartões, em gaspar te dão um muito obrigado,e pra quem tem cartão em blumenau custa r$1,50,

mais uma coisa depois de pagar hoje dia 03/01/13 as 14:20 passei de bicicleta pelo centro nas 6 ruas principais e não vi um só carro estacionado com o cartão e não vi um agente fiscalizando,

em blumenau quando for pagar é computado eletronicamente, já em gaspar é a caneta e com carimbo, numa escala de 0 á 10 pra falsificar eu dou 11,essa é a administração petista, um abraço.
Herculano
03/01/2013 14:58
Ao que se esconde como Observador Mor.

Todos sabem do meu posicionamento contrário à mistura de religião e política partidária com o objetivo de poder. Jovino Cardoso, DEM, como outros, faz da religião uma plataforma para cabala de votos, e isto precisa sempre ficar bem claro. Política lida com ideias e compromissos. Religião lida com fé, crença e manipulação de esclarecidos sobre ignorantes.
Observador Mohr
03/01/2013 14:09
Herculano,

Por que quando há um político católico, o senhor não qualifica ele assim por exemplo: João da Silva, PSD, católico. Ja qdo fala de um político evangélico o senhor sempre ressalta isso, como fez com o Jovino! Pq o senhor tem preconceito aos evangélicos? Tem algo contra?
Jean Carlos Grimm
03/01/2013 13:53
È de dar Inveja em qualquer cidadão.

Por isso sempre falo que renovação é saudável a Democracia.

Em Joinville o empresário Udo Dohler em seu primeiro ato revoga o aumento da passagem autorizada por Carlito Mers, Carlito tinha autorizado 9% Udo aceitou somente a inflação de R$ 3,00 retornou pra R$ 2,90, Em sua primeira visita ao Hospital São José mandou Reforçar a Climatização, Exonera 297 Comissionados e apesar de nenhuma obrigação legal mantem 9 Mulheres que estão gravidas em seu cargos.

Florianópolis: Cesar Souza Jr, Suspende todas as licenças de construção por 3 meses inclusive o projeto Polêmico da ponta do Coral, Nomeia como secretário da Educação Rodolfo Pinto da Luz que foi vice de Gean Loreiro num ato de grandeza.

Blumenau: Napoleão Bernades, Coloca em pratica a reforma administrativa exonerando 86 Cargos comissionados gerando uma econimia 4,4 Milhões aos cofres Publicos, Cumprido assim sua principal promessa de Campanha.

Como diz o velho ditado toda vassoura nova varre bem, agora é esperar pra ver se todos continuaram nesse rítimo, enquanto isso só temos é que Parabenizar por esses atos de verdadeiros administradores Públicos.
Roberto Basei
03/01/2013 13:22
Sr. Herculano


Antes de qualquer outra coisa, quero aqui desejar um feliz ano novo ao Sr. familiares e seguidores.

Sobre a educação no Brasil, ela é decidida e estudada em planos de 10 em 10 anos e cobrada por quem financia, já está sendo finalizada a implantação da educação de 9 anos.

Ou seja, o que era pré, alunos de 06 (seis) anos e de responsabilidade do município, virou o primeiro ano, da rede estadual e com uma nova cara, antes na primeira série o aluno era, letrado e alfabetizado e passivo de reprovação, hoje não é mais necessário alfabetiza-lo, no primeiro ano e sim no segundo e terceiro anos, passou a ser passivo de retenção e sim nos três anos!

Isso na Rede Estadual de Ensino, que tem uma diferença de um ano para com a Rede Municipal.

Educação essa que deve se municipalizada, tornar se de responsabilidade dos municípios e quem não tem por eventualidade caixa para atender essa demanda, existe dinheiro no Ministério da Educação para que isso seja feito progressivamente.

Esse processo de municipalização tem um tempo de começo e fim e não tem retorno. Se pode ser adiado? Aqui tudo pode! mas precisa começar e o tempo de começo já passou.

Não quero fazer uma critica, mas é de interesse da sociedade quando começa em Gaspar e se estou desinformado alguém poderia me informar, pois o Professor que se achar efetivo no estado será disponibilizado para trabalhar na rede municipal até que o município se encontre em condições de assumir esse profissional.

Para finalizar porque a pergunta no seu espaço, pois aqui ocorre um fenômeno muito engraçado, é o lugar que ninguém lê, mas todos sabem o que foi postado
Herculano
03/01/2013 11:52
Aqui, os ilhotenses e gasparenses souberam que a Ilhota estava sem balsa para a margem esquerda aos Baús e o Centro.

Ilhota discute uma balsa e que se diz foi sabotada. Triste sina. Ilhota deveria estar discutindo (ou usando) a Ponte da Saudade, que Ademar Felisky e Paulo França, ambos do PMDB, anunciaram no Jornal de Santa Catarina em fevereiro do ano passado, como pronta em Dezembro de 2012. Quem sabotou esta promessa?
Herculano
03/01/2013 11:45
GENOINO, DEPUTADO. LEGAL, É. IMORAL, TAMBÉM!, por Ricardo Noblat

O PT sente-se em dívida com seu ex-presidente José Genoino - aquele que estava à frente do partido quando Roberto Jefferson deflagrou o escândalo do mensalão.

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Genoino a seis anos e 11 meses de cadeia em regime semiaberto.

Durante parte da pena ele ficará preso em colônia penal agrícola. Ou industrial. Ou em estabelecimento similar.

Há consenso dentro do PT: Genoino foi um inocente. Assinou sem ler ou sem medir as consequências papéis que Delúbio Soares, então tesoureiro do PT, pediu que assinasse.

Eram papéis relativos a falsos empréstimos bancários arranjados por Delúbio e o publicitário mineiro Marcos Valério - os dois condenados a muitos anos atrás das grades.

Abriu-se uma vaga de deputado federal do PT com a saída do seu titular para assumir o cargo de prefeito. Na condição de primeiro suplente, Genoino ocupará a vaga a partir de hoje.


É a homenagem que o PT lhe prestará. Quer dizer: homenagem por ter sido um bobão - na versão edulcorada do PT.

A condenação dos réus do mensalão ainda não transitou em julgado - o que só deverá ocorrer em meados deste ano.

Nada impede, portanto, que Genoino atravesse os próximos meses na condição de deputado. Nada impede, mas...

Em país onde a política é levada a sério um fato como esse seria considerado impensável.

Onde já se viu um condenado pela Justiça exercer função de representação popular? E o pudor? E o respeito à sacralidade do mandato eletivo? E a deferência ao eleitor?

Por meio do seu advogado, Genoino explicou que assumirá o mandato justamente em deferência aos mais de 90 mil paulistanos que votaram nele.

Quantos votaram em Genoino na eleição de 2002? O mensalão data de 2005.

Por que ele faltou com o respeito aos eleitores daquela época se metendo com o que não devia se meter?

Tem mais: Genoíno tomará posse durante o recesso da Câmara dos Deputados. Assim embolsará salário, verba de representação e outros benefícios referentes a 30 dias de férias.

É legal proceder assim? É. É moralmente defensável? Não, não é.

Até meados do primeiro semestre do ano passado, o PT imaginou que a maioria dos réus do processo do mensalão acabaria inocentada pelo STF.

Pouco antes do julgamento começar em agosto, contava com sua condenação - mas sem cadeia.

Quando a cadeia pareceu certa, facções do PT, quase todas influenciadas pelo ex-ministro José Dirceu, passaram a defender a tese de que o partido estava obrigado a reagir ao que viesse.

Dirceu pregou a ida para as ruas dos chamados movimentos sociais em protesto contra a previsível condenação dos mensaleiros. Uma vez condenado, bradou:

- Precisamos julgar o julgamento.

O Diretório Nacional do PT recusou a proposta de Dirceu. Menos por prudência, mais por realismo político.

Não viu ninguém disposto a ir para as ruas. De resto, concluiu que nada teria a ganhar desafiando o STF.

Rui Falcão, presidente do PT, insistiu ontem, em São Paulo, em dizer que o erro mais grave cometido pelo PT foi ter cedido à práticas de outros partidos apelando para o Caixa 2 como meio de financiar campanhas.

Negou o mensalão, pois.

Mas o que Rui poderia ter dito sem correr o risco de colidir com a maioria do PT? Jamais o partido admitirá que o mensalão existiu.

Mensalão teve a ver com desvio de dinheiro público. Caixa 2, com dinheiro privado escondido da Justiça.

Lula chamou o mensalão de farsa nos últimos sete anos. À luz da decisão do STF, mentiu.

Era só o que faltava o PT dar de barato que Lula, de fato, mentiu.
Herculano
03/01/2013 11:19
JOVINO NO PSDB?

O vice prefeito de Blumenau, ex-presidente da Câmara, o evangélico Jovino Cardoso e que estava no DEM, está de malas prontas para o PSDB. Quer ser deputado Federal na tentativa que fez com quase sucesso, Napoleão Bernardes em 2010 e o alavancou para a vitória na campanha a prefeito de lá.

A equipe dele já fez contatos em Gaspar e Brusque, mas não foi no PSDB
Herculano
03/01/2013 11:08
Tribunal de Contas do Estado aprovou as contas de 2011 do prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, PMDB. Mas, com ressalvas. As restrições estão na falta de relatórios do Fundeb, as irregularidades encontradas no Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como à falta na disponibilização em meios eletrônicos de informações pormenorizadas sobre execução orçamentária e financeira.
Herculano
03/01/2013 10:52
Está na coluna de Moacir Pereira, da RBS.

Termina hoje o prazo para registro de chapas dos prefeitos que desejam disputar a presidência da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). A eleição será no dia 18 de janeiro. A possível candidatura de Celso Zuchi, prefeito reeleito de Gaspar, está sendo contestada. Teve impugnação e tomou posse protegido por liminar.

Volto. Moacir Pereira não conhece Gaspar e nem o que não se faz por aqui na administração petista. Como Zuchi é do PT, o impedimento moral e ético, pode ser um fato menor. É só olhar o que acontece com José Genoíno. Zuchi também se acha torturado quando alguém na imprensa revela estas coisas incômodas.
Herculano
03/01/2013 10:52
Está na coluna de Moacir Pereira, da RBS.

Termina hoje o prazo para registro de chapas dos prefeitos que desejam disputar a presidência da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). A eleição será no dia 18 de janeiro. A possível candidatura de Celso Zuchi, prefeito reeleito de Gaspar, está sendo contestada. Teve impugnação e tomou posse protegido por liminar.

Volto. Moacir Pereira não conhece Gaspar e nem o que não se faz por aqui na administração petista. Como Zuchi é do PT, o impedimento moral e ético, pode ser um fato menor. É só olhar o que acontece com José Genoíno. Zuchi também se acha torturado quando alguém na imprensa revela estas coisas incômodas.
Herculano
03/01/2013 10:44
JORNALISMO I

Ontem o prefeito Pedro Celso zuchi, PT, foi entrevistado no Jornal do Meio Dia, da Ric Record, em Blumenau. Sobre o loteamento (que mais parece uma ocupação) das casinhas de plástico na BR 470 aos desabrigados da catástrofe de 2008, disfarçou, enrolou e arimou que que só falta o calçamento das ruas.

Então desafio o jornalismo da Ric Record confirmar isto. ao que minha vista alcança faltam além do calçamento (e a preparação para tal), calçadas, saneamento, rede para escoamento pluvial, nomes das ruas, números das casas, documentação e outras coisas mais. O terreno ainda é uma imissão de posse que se discute na Justiça.

Sobre a falta da escola e da creche, Pedro Celso Zuchi foi claro, curto e direto: é um problema da Fundação Bunge que prometeu e não entregou nada até agora. Então com a palavra a Fundação Bunge. E não custa a Ric checar esta história. O tanto que se sabe, a Fundação ofereceu um projeto de assentamento sustentável, humano e modelo. Tudo foi descatado sem qualquer aviso ou negociação. A prefeitura de Gaspar preferiu o improviso, a briga na Justiça, as casinhas de plástico e a manipulação de pobres e vulneráveis. Acorda, Gaspar!
Rui
03/01/2013 10:39
A vereadora do PT de Ponta Grossa simulou um sequestro para fugir das obrigações, já deu uma amostra do que podem fazer os politicos condenados no mensalão e seu maior chefe LULA,que merece até merece chegar aonde chegou vendo seu filme, mais depois que chegou não mostrou a que veio!

Acorda Brasil, SC e Gaspar!
Herculano
03/01/2013 10:34
JORNALISMO II

'Você está me provocando, seu torturador moderno', diz Genoino para jornalista

O então quase deputado federal José Genoino, PT, chamou um jornalista de "torturador moderno" na tarde de ontem, quarta-feira.

Mesmo condenado no julgamento do mensalão, Genoino tomará posse hoje, quinta-feira como deputado e, quando esteve na Câmara para entregar a documentação necessária na Secretaria da Mesa, foi abordado por jornalistas.

Ao ser questionado sobre sua condenação de seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Genoino se irritou: "Eu falo amanhã depois da posse. Você está me provocando, seu torturador moderno [...] Você não é repórter, você é um provocador", disse. Genoino assumirá a vaga deixada por Carlinhos Almeida (PT-SP), que foi eleito prefeito de São José dos Campos e tomou posse ontem (1º).
Deni
03/01/2013 10:33
Herculano além de desejar um feliz ano novo para você e sua familia,
e lhe dar o parabéns por adiantar a cara de pau dos vereadores eleitos que não foram capaz de mudar um pouquinho as faucatruas!

Voltei de ferias e as noticias são as mesmas , Melato o Pastor do PT da camara.

E a noticia que para muitos é surpreendente, mas pra mim não é não, Marcelo Brick de Souza se vendendo para o PT, queremo mais de 1.400 respostas igual ao os votos que lhe foi concedido, por que está fazendo isto, pra conseguir algo pra comunidade tem que apoiar ao prefeito?
Onde estamos?
Marcelo Brick de Souza você estudou tanto e não sabe esta regra fácil, eu faria assim, se o prefeito não fazer o que você pediu, não precisa apoia-lo, e sim ir até os meio de comunicação ou então cobrar com o povo na porta da prefeitura. Isto tens que fazer, faça e cobre pois o PT nos ensinou a fazer manifestações e agora temos que faze-los sentir do própio veneno!
Não é uma critica, é apenas um conselho de uma pessoa que votou em você!

E no Brasil sentimos pororoca nosso caixa fechou o mais baixo nos ultimos 10 anos, e a dona Dilma guerrilheira o que vai falar sobre que a marolinha da crise mundial não iria chegar no Brasil!

Acorda Povo!
Herculano
03/01/2013 10:31
VEREADORA SEGUE A CARTILHA DO PARTIDO NA ESPERTEZA E SE DÁ MAL. ÉTICA E MORAL SÓ PARA OS OUTROS

Vereadora de Ponta Grossa (PR) forjou sequestro, diz polícia. A reportagem Luis Lomba, para o jornal O Globo, dá mais detalhes desta miséria política que assola e nos envergonha.

A vereadora de Ponta Grossa Ana Maria Branco de Holleben,PT, que desapareceu no dia 1º de janeiro, forjou o próprio sequestro, segundo a Polícia Civil do Paraná. Ana Maria recebeu ordem de prisão depois que se apresentou na Santa Casa de Misericórdia da cidade na tarde desta quarta-feira e será detida assim que receber alta médica.

Segundo o delegado Luiz Alberto Cartaxo, a falsa comunicação de sequestro teve motivação política, para que ela evitasse votar na eleição para a presidência da Câmara Municipal de Ponta Grossa. - O que se conclui nesse momento é que não houve sequestro, mas uma simulação - disse o delegado
Herculano
03/01/2013 10:07
O MELHOR RETRATO DO GOVERNO DILMA NAS MANCHETES DE HOJE DOS JORNAIS E PORTAIS. É POR ISTO QUE ELES SÃO CONTRA A IMPRENSA LIVRE. PRECISAM ESCONDER A INCOMPETÊNCIA COM PROPAGANGA E MARKETING UFANISTA DO QUE NÃO EXISTE

PIB dos três primeiros anos de Dilma será o menor da região.O Brasil deverá ser o país com menor crescimento na América do Sul no primeiro triênio da gestão Rousseff
sidnei luis reinert
03/01/2013 09:47
Quem sabe a primeira grande obra do governo PTista aqui em gaspar seja uma grande reforma no paço e depois a pintura da frota municipal com as cores da bandeira de gaspar!
vlad
03/01/2013 09:25
É inacreditável, mau começou 2013.................
E a primeira cagada de 2013 em Brasília já saíu: José Genoíno, condenado a quase 7 anos de prisão, assume como deputado federal.
Herculano
03/01/2013 07:42
ALGUÉM TINHA ALGUMA DÚVIDA QUE NO MÉDIO PRAZO O GOVERNO PETISTA CONSTRUIA UM DESASTRE ECONÔMICO PARA TODOS NÓS E QUE SE ESCONDIA NAS BRAVATAS, DISCURSOS, PALANQUES E MUITA PROPAGANDA ENGANOSA?

Esta é a principal manchete desta quinta-feira do jornal Folha de S.Paulo. Triênio de Dilma deverá ser. O pior da América do Sul
Expansão esperada de 2011 a 2013 é de 2,4%; é a 1ª vez desde
Collor que país pode crescer menos que vizinhos.

Quer mais? País é vice-lanterna entre os emergentes.Só Hungria deve crescer menos que o Brasil entre 2011 e 2013; baixa taxa de investimento explica expansão fraca.

Pior. México tira do Brasil posto de 'queridinho' da região. O México parece ter recuperado do Brasil o posto de "queridinho" dos investidores na América Latina.

Existe a percepção de que tanto o pessimismo com a economia mexicana pós-crise quanto o otimismo com a brasileira foram exagerados.

Segundo a consultoria Consensus Forecast, as projeções de expansão do México no longo prazo aumentaram de 3,6% para 3,8% entre abril de 2010 e outubro de 2012. Já as do Brasil murcharam de 4,5% para 3,9%.

"Entre 2004 e 2010, o Brasil roubou a atenção dos investidores. Existia a percepção de que o país iria se desenvolver em um ambiente de economia de mercado", diz Marcelo Kayath, chefe de renda fixa e variável do Credit Suisse para a América Latina.
Herculano
03/01/2013 07:21
PT AFIRMA HAVER CAMPANHA PARA TACHAR LULA DE CORRUPTO, diz a manchete de política da edição desta quinta-feira do jornal Folha de S. Paulo. Na reportagem assinada por Diógenes Campanha e Daniela Lima, o PT compara ex-presidente a Vargas e se diz vítima de desmoralização. Em convocação para congresso, sigla fala que é preciso construir narrativa própria sobre seus anos no poder. Ou seja, querem cobrir fatos incontestáveis, que se escondiam e que vieram a tona com o mensalão, com uma cortina de fumaça

Num documento em que prega a necessidade de produzir uma narrativa histórica própria sobre os dez anos em que comanda o governo federal, o PT se diz vítima de uma campanha de desmoralização e compara o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Getúlio Vargas e João Goulart.

Chamado de "carta convocatória" para seu quinto congresso nacional -que é o fórum máximo para decisões sobre o rumo do partido-, o texto é assinado pela direção do PT e aponta temas que deverão ser debatidos.

Na carta, o PT afirma que Vargas e Goulart foram vítimas de uma "insidiosa campanha de forças políticas" que visavam desestabilizar seus governos, mesmo processo que estaria sendo orquestrado, desde 2003, para desconstruir a era Lula.

O presidente Vargas se suicidou em 1954. Em sua carta-testamento, tratou o gesto como uma resposta a "forças e interesses contra o povo". Jango foi deposto em 1964, o que deu início à ditadura militar no país.

"A partir de 2003, de forma intermitente, tratou-se de anular os notórios êxitos do governo, com campanhas que procuravam ou desconstruir as realizações do governo Lula ou tachá-lo de 'incapaz' e 'corrupto'", diz o documento petista.

"Sabe-se que denúncias de corrupção sempre foram utilizadas pelos conservadores no Brasil para desestabilizar governos populares, como os já citados casos de Vargas e Goulart", conclui.

O texto não cita o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, que condenou ex-dirigentes e homens fortes do PT pela compra de apoio político no Congresso Nacional.

No entanto, deixa implícita uma menção ao caso ao afirmar que "grandes episódios de corrupção" dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Fernando Collor (1990-1992) "nunca mereceram investigação que levasse seus responsáveis à punição pela Justiça".

O congresso do PT está marcado para para fevereiro do ano que vem, mas antes a sigla realiza eleições internas. Em 2014, acontece a eleição presidencial que definirá a sucessão de Dilma Rousseff.

VERSÃO PETISTA

O texto de convocação ataca a mídia e "grupos incrustados em setores do aparelho de Estado" como substitutos dos partidos da oposição em uma suposta tentativa de desqualificar o PT.

Diz ainda que o partido precisa "construir" uma "narrativa" própria sobre os últimos dez anos.

"O PT não foi capaz, até agora, de construir plenamente uma narrativa sobre o período histórico que se iniciou em 2003. [...] A ausência de um balanço aprofundado de nossa experiência de governo e de nossa presença na sociedade dificulta a construção e a continuidade do nosso projeto político", justifica a sigla no documento.

A carta petista contém algumas autocríticas. Afirma que o partido deixou de lado o debate interno e que perdeu a capacidade de mobilização sobre setores que tradicionalmente o apoiam.

"O debate interno está rarefeito. Sofremos um processo de burocratização e assistimos a um debilitamento de nossas instâncias coletivas de direção", afirma.

O texto diz ainda que é preciso atualizar a agenda estratégica petista e empreender um esforço para decifrar os anseios de "novas classes" sob pena de o partido não ser reconhecido por eles como seu principal benfeitor.

Além disso, a convocação fala que é preciso formular uma proposta para acelerar o crescimento econômico e prega o desenvolvimento de uma estratégia para promover a "internacionalização do PT" como representante de um novo ideário socialista.
Herculano
03/01/2013 07:10
O QUE NOS ESPERA.

Em "Vacina política", Rogério Gentile, resume o que se lê em todos os jornais após a posse dos prefeitos no Brasil:

Ano Novo, falação nova. Prefeitos das principais cidades do país tomaram posse anteontem com discursos bem diferentes daqueles que os elegeram. No lugar do otimismo contagiante das campanhas, preocupação com a situação econômica. Em vez da metralhadora giratória de promessas, pedidos de ajuda e cortes de gastos.

Volto. E em Gaspar. Um silêncio só. Até agora nada se falou sobre as contas. Nada sobre o que se vai fazer neste novo mandato. E na contramão do que todos (novos prefeitos e os reeleitos) estão fazendo, aqui está se gestando um novo trem da alegria com mais comissionados para agradar os admiradores ou calar a boca dos críticos. Ao invés de se focar em Gaspar, seus problemas e suas necessárias soluções, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, ainda vai gastar tempo para se manter no cargo o qual está sendo questionado na Justiça e de sobra, quer ser presidente da Fecam - Federação Catarinense dos Municípios. Acorda, Gaspar!
Aurelio Marcos de SOUZA
02/01/2013 21:51
Herculano estes 4 próximos anos nosso prefeito como os demais prefeitos do Brasil terão de dar acesso a pré-escola a todas as crianças. Em Gaspar tem ação civil pública que determinou a criação de vagas para 606 crianças sob pesada pena de multa. Mais mesmo assim ainda tem crianças necessitando propor ações individuais para garantir seu seu direito a educação.

O portal UOl tras esta material, assinada Amanda Cieglinski do Portal EBC, em Brasília 02/01/201319h54

Novos prefeitos devem universalizar acesso à pré-escola até fim do mandato

"Os prefeitos empossados na terça-feira (1°) terão uma tarefa especial a cumprir até o fim dos seus mandatos, em 2016. Não é promessa de campanha, é lei. É nesta data que terminará o prazo para a universalização da pré-escola, medida prevista em uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional em 2009.

A pré-escola é a etapa anterior ao ensino fundamental e compreende a faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade. Antes da mudança na Constituição, o ensino fundamental era a única fase escolar obrigatória no Brasil. Depois da emenda, o ensino passa a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio. É dever dos pais matricular seus filhos a partir dos 4 anos e obrigação das redes de ensino garantir a vaga para todos as crianças a partir da mesma idade. O prazo de adaptação à nova regra termina em 2016, por isso os novos prefeitos deverão ter como prioridade em seus mandatos ampliar o número de escolas e vagas na pré-escola.

Os dados mais recentes do IBGE indicam que 1.154.572 crianças de 4 e 5 anos ainda estavam fora da escola em 2010. Apesar do enorme contingente ainda excluído, a matrícula na pré-escola avançou significativamente na última década. Em 2000, apenas 51,4% tinham acesso a educação nesta faixa etária, patamar que saltou para 80,1% em 2010.

"Em qualquer lugar do mundo, ter mais de 1 milhão de crianças fora da escola é muito. E se olharmos quem são essas crianças, é motivo para se preocupar ainda mais. Elas são as mais pobres, com algum tipo de deficiência e moradoras do campo. Esses são grupos que historicamente não têm acesso à escola", explica Cleuza Repulho, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e também secretária de educação de São Bernardo do Campo (SP).

Gastos municipais
O custo para as redes municipais garantirem o cumprimento da lei não é baixo. Será preciso construir mais escolas e contratar mais profissionais, além dos gastos necessários para manter as estruturas em funcionamento. Cleuza aponta que alguns municípios avançaram mais na cobertura da pré-escola porque se planejaram e organizaram a ampliação da oferta. Mas boa parte deles precisarão de mais recursos para conseguir cumprir a lei.

"Se a gente reconhece que 80% dos municípios brasileiros não têm arrecadação própria e vivem de repasse dos governos federal e estadual, a gente tem a clareza de que sem novos recursos não é possível ampliar a oferta", destaca.

A creche é a etapa escolar responsável por atender crianças com até 3 anos de idade ? na sequência elas são encaminhadas à pré-escola. Entretanto, ela não é obrigatória. Por isso, o acesso das crianças à creche é ainda menor: apenas 23% da população nesta faixa etária frequentava a escola em 2010."

http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/01/02/novos-prefeitos-precisam-universalizar-acesso-a-pre-escola-ate-fim-do-mandato.htm
sidnei luis reinert
02/01/2013 19:34
Prefeitura fechada?Não faz diferença!
Herculano
02/01/2013 18:31
A CARA DE PAU DOS POLÍTICOS QUE ELEGEMOS PARA CRIAR SOLUÇÕES PARA AS NOSSAS COMUNIDADES

Prefeitos afetados pela falta de água neste verão, tem na ponta da língua a justificativa: a culpa é dos turistas. Ou seja, gastamos em propaganda, convidamos e precisamos deles para gerar riqueza, impostos, fama e desenvolvimento, mas não nos preparamos para atendê-los e lhes dar o mínimo essencial e para os que ficam aqui para atendê-los. Inacreditável.
Herculano
02/01/2013 18:20
Com a cidade meio deserta e a prefeitura fechada, teve gente que ao invés de cochilar no coreto, na Praça Getúlio Vargas ou a porta de entrada da prefeitura, preferiu a calçada da Rua São José. Ou seja, Gaspar virou definitivamente uma cidade dormitório.
Herculano
02/01/2013 18:17
UMA DEFINIÇÃO POR QUEM ENTENDE DO JOGO DE APARÊNCIAS E É COMPANHEIRA

Estava na coluna de Ancelmo Góis, no O Globo:PAC é marketing político

A economista marxista Leda Paulani, 58 anos, cooptada pelo velho amigo Fernando Haddad, para ser Secretária do Planejamento, foi crítica de Lula.

Em 2007, em entrevista ao ?IHU On-Line", disse que o Brasil crescia por causa da economia mundial e não por mérito próprio, que o PAC é marketing político e criticou o governo "por ser muito amigo do capital produtivo e financeiro".
Herculano
02/01/2013 18:12
MENOS NA EDUCAÇÃO E NO FUTURO

Repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb- é menor em 90% dos Municípios, indica a Confederação Nacional dos Municípios - CNM
Herculano
02/01/2013 18:09
R$136 mil por mês: o preço da falta de pudor do ex-presidente do PT e suplente de deputado Federal eleito por São Paulo, José Genoino

Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, petista assumirá mandato na Câmara. Até que o Supremo Tribunal Federal o retire de lá, vai gerar mais prejuízo ao país
Herculano
02/01/2013 18:07
E a balsa de Ilhota que faz a travessia do Rio Itajaí, por que parou?
Herculano
02/01/2013 16:08
UM GOVERNO SEM PLANOS E SOLUÇÕES

Balança comercial registra em 2012 pior desempenho em 10 anos. Em ano de crise internacional, superávit da balança somou US$ 19,43 bi. Analistas põem em dúvida resultado de 2012, que teve mudança de regras, segundo revela de Brasília, Alexandro Martello, do G1.

A balança comercial brasileira registrou um superávit (exportações menos importações) de US$ 19,43 bilhões em todo ano de 2012, informou nesta quinta-feira (2) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Frente ao ano de 2011, quando o saldo positivo somou US$ 29,79 bilhões, foi registrada uma queda de 34,75%. O saldo positivo do ano passado também representou o menor superávit da balança comercial brasileira desde 2002 - quando as exportações superaram as importações em US$ 13,19 bilhões.

A queda do saldo comercial brasileiro aconteceu em meio à crise financeira internacional. Com crescimento menor da economia mundial, as exportações para outros países diminuíram. A crise financeira também gerou acirramento da competição internacional por mercados compradores, como o Brasil, e também dificultou as vendas externas brasileiras em outras nações.
Herculano
02/01/2013 16:04
O negócio já não andava. O discurso não se concretizava na prática. Agora vai ficar pior. Caixa Econômica barra novos contratos com MRV por trabalho escravo. As operações da companhia já contratadas junto à Caixa não serão suspensas.A MRV Construtora é uma das maiores parceiras do programa Minha Casa, Minha Vida
Herculano
02/01/2013 16:00
INFORMAÇÕES DO BOLSA FAMÍLIA

As prefeituras têm até o dia 11 de janeiro para informar o cumprimento das condicionalidades de saúde de cerca de 4,3 milhões de famílias que recebem o benefício do Bolsa Família e se enquadram no grupo monitorado. A prefeitura de Gaspar só volta das férias no dia 14.
Herculano
02/01/2013 14:35
QUANTA DIFERENÇA!

Sabe o que o prefeito reeleito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, PT, fez ontem depois da sua posse. Empossou o seu novo secretariado, posou com eles e disse que hoje era dia de trabalho. Eccel também foi empossado sob o efeito de uma liminar, mas enquanto não for apeado do cargo pela Justiça, vai trabalhar pelos brusquenses com equipe renovada para o novo projeto de governo e resultados.

Enquanto isso aqui só propaganda e entrevistas. Antigamente era assinaturas de contratos, convênios e muitos outros papéis , lembram e que se desmascarou com o tempo. E como Zuchi está em campanha para deputado estadual, as rádios daqui não serrvem mais, começou pela Ric Record, em Blumenau, para ampliar a audiência. Amanhã ele tenta a Fecam para ficar mais visível (?). O tiro poderá sair pela culatra. Vai ter que explicar porque está impugnado por aqui. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/01/2013 14:26
CAINDO A FICHA. PT AMEAÇA FAZER A SUA AUTOCRÍTICA. UM BOM COMEÇO

Depois que circulou na internet um vídeo, estarrecedor e contundente do jurista Hélio Bicudo, 90 anos, lúcido, um dos ex-intelectuais e ilibado do PT. Ele aponta o covil da bandidagem ética. é uma condenação pior a imposta pelo Supremo aos mensaleiros. Aringe a essência de um partido que se dizia puro. Assim, parece que o PT resolveu acordar do seu voo hipócrita e bandido.

Na edição de hoje, está pela primeira vez, no jornal Folha de São Paulo, um discurso petista, aparentemente diferente, do seu presidente, Rui Falcao. Ele, também jornalista, sempre tentou por a culpa numa imprensa golpista (?), na oposição inconformada (oposição? Onde?), na elite de direita (qual mesmo?) e num Judiciário e Ministério Públicos comprometidos (?), retrocede parcialmente. Leia.

PT adotou práticas equivocadas, diz Falcão. Sem citar diretamente mensalão, presidente da sigla afirma ter havido erro na adoção de ações 'comuns a outros partidos' A reportagem deJosé Ernesto Credendio e Daniela Lima nos diz que isto é referência ao caixa dois, apesar de o STF ter condenado os réus do mensalão por compra de apoio no Congresso

Sem citar diretamente o caso do mensalão, o presidente do PT, Rui Falcão, disse ontem que em alguns momentos dos últimos dez anos o partido adotou práticas que não deveria ter adotado.

Falcão, que é deputado estadual em São Paulo, participou da posse de Fernando Haddad (PT) na prefeitura da capital paulista.

A declaração foi dada em resposta à pergunta sobre quais foram os erros e acertos do PT após 10 anos no comando do Executivo federal.

"O principal [erro] foi, em alguns momentos, termos enveredado por práticas comuns a outros partidos, mas que o PT não deveria ter se enveredado por elas", disse.

Em seguida, acrescentou que o maior desafio do partido é acabar com o financiamento privado da campanha, o que, no discurso de petistas, teria levado ao escândalo do mensalão.

"Vamos fazer uma iniciativa forte, quem sabe até com a coleta de assinaturas nas ruas, para realizarmos a reforma política, principalmente com o financiamento público exclusivo das campanhas [eleitorais]", afirmou.

Essas questões, de acordo com o dirigente petista, estarão no centro dos debates do 5º congresso do PT, que vai ocorrer no segundo semestre.

O PT argumenta que o escândalo do mensalão se resumiu à movimentação de recursos eleitorais não declarados à Justiça, o chamado caixa dois.

Já o Supremo Tribunal Federal condenou 25 réus, entre eles a ex-cúpula do PT, sob o argumento de que eles participaram de esquema de desvio de recursos públicos para a compra de apoio legislativo ao governo Lula.

REVISÃO

Ainda fazendo um balanço dos anos no poder, quando, segundo ele, houve mais acertos do que erros, o presidente do PT afirmou que o partido "demorou" em fazer alianças com outras siglas.

No encontro partidário, a legenda fará uma revisão programática e também vai avaliar as mudanças ocorridas no país desde 2003, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o primeiro mandato.

Segundo ele, é necessário verificar quais são os novos estratos sociais do país e de onde partem as camadas que apoiam o projeto petista, além de identificar quais são os adversários do PT.

Hoje, na avaliação do deputado, mesmo os grandes grupos empresariais que vêm ganhando incentivos maciços do governo federal não se veem dentro do mesmo espectro petista.

"Ideologicamente, eles não se se sentem representados. Por isso precisamos conhecer melhor a estrutura de classes da sociedade. Vamos atualizar todo o programas desses 33 anos [que o partido completa neste ano] e abrir caminhos para o futuro."

O dirigente petista voltou a criticar o Judiciário, que estaria extrapolando seus poderes, mas não citou o Supremo Tribunal Federal
Herculano
02/01/2013 14:11
Este não é apenas para o que se diz dr. Adão, mas para os que mandam bananas para os pobres, doentes e desassistidos daqui...

Elio Gaspari

A LIÇÃO DE ANTÔNIO RIBEIRO NETTO, por Hélio Gasperi, que sabe onde fica em Gaspar porque aqui um dia veio na então Ceval, publicado hoje no O globo e na Folha de S. Paulo.

O neurocirurgião que matou o plantão e deixou a menina com a bala na cabeça pode aprender o que é ser médico.

O neurocirurgião Adão Crespo, do Hospital Salgado Filho, do Rio, faltou ao serviço no dia de Natal. Por isso, a menina Adrielly dos Santos, de 10 anos, ficou oito horas esperando por atendimento adequado. Tinha uma bala na cabeça.

Chamado à polícia, informou que faltava aos plantões há um mês, porque discordava da escala de serviço. Segundo o doutor, uma determinação do Conselho Regional de Medicina manda que haja nos hospitais públicos dois neurocirurgiões por plantão. Como escalavam-no sozinho, não ia. Lindo. O Cremerj determina que os plantonistas sejam dois, e o neurocirurgião decide que é dois ou nada, passa o dia de Natal em casa e Adrielly fica com a bala na cabeça. Vale registrar que é uma temeridade botar um caso como o da menina nas mãos de um só neurocirurgião. Seria necessário que no plantão houvesse pelo menos um residente para assisti-lo. Bingo: o sistema público do Rio não tem mão de obra para respeitar essa necessidade.

Se o doutor Crespo, ou qualquer outro, quer se rebelar contra a má qualidade dos serviços públicos de saúde, tem dois caminhos: pede as contas ou usa o seu tempo disponível para infernizar a vida do prefeito Eduardo Paes, do governador Sérgio Cabral, do ministro Alexandre Padilha e da doutora Dilma. Pode até protestar contra o papa, mas não pode faltar ao serviço, nem se defender na polícia com o manto branco do corporativismo médico.

Crespo e todos os seus similares deveriam ser convidados a preparar uma biografia de um colega: Antonio Ribeiro Netto. Durante mais de 40 anos, até sua morte, nos anos 90, foi cirurgião de tórax do Hospital Souza Aguiar. Lá, o CTI da neurocirurgia chamava-se "Coreia". Não sabia quanto ganhava. Quando se aborrecia com as questões do cotidiano, ia para o hospital adiantar procedimentos cirúrgicos. Em 1993, vendo a medicina pública do Rio assolada por "escolhas de Sofia", nas quais os médicos eram obrigados a decidir quem morreria por falta de atendimento, ele olhava para o descalabro e dizia: "A culpa é minha. Fui míope. Talvez se eu tivesse ido para os jornais atacar o governador, talvez se eu tivesse entrado aos gritos no gabinete do secretário, não sei. A verdade é que deixei a peteca cair". Dizia isso sabendo que nunca faltara a plantão. Hoje Ribeiro Netto é nome de policlínica, mas seu exemplo perdeu-se na poeira do descaso.

As guildas médicas são incapazes de diagnosticar as patologias individuais de seus profissionais. Algo como se um doutor, diante de um caso de pneumonia (o neurocirurgião que falta ao serviço), quisesse discutir o aspecto epidemiológico do problema (a falta de dois profissionais no plantão). Nisso, Adrielly ficou com a bala na cabeça. O Conselho Regional de Medicina faz bonito quando pede dois neurocirurgiões, mas fica numa posição troncha quando um deles se justifica usando sua recomendação para deixar o plantão sem neurocirurgião algum.

Já os presidentes, ministros, governadores e prefeitos dedicam-se a uma espetacularização da ruína. Sérgio Cabral chegou ao governo dizendo que a medicina pública do Rio praticava um "genocídio", e o prefeito Eduardo Paes disse que Adão Crespo é "um delinquente". E o chefe do doutor, a quem ele diz ter comunicado que não iria aos plantões?
Rui
02/01/2013 13:53
Entrevista do Sr. Pedro Celso Zuchi a RIC

Fugiu do assunto da ponte hercilio deeke, por que senhor prefeito?
Por que vai ficar pronto somente depois da ponte do vale?

Jornalista pergunta : Sr. Celso Zuchi o que falta para as casas de plástico não virarem uma favela a beira da BR470?

Nosso Prefeito até o momento responde: Apenas falta pavimentação!

Jornalista rebate inteligentemente: e creche,escola e saúde?

Nosso Prefeito até o momento responde: Enrola e não sai do lugar , é Gaspar, é SC, é Brasil! E o Povo acha bonito!

Gaspar é uma mentira, os vereadores eleitos, elegeram a mesa diretora para favorecer o prefeito de Gaspar, que é um boneco de presépio!
Em Gaspar o ano todo é natal, Lovidio, Doraci e Melato são os 3 reis magos!

Acorda Gaspar
luciano da cunha
02/01/2013 12:51
ESTOU INDIGNADO

estava eu assistindo o jornal do meio dia na ric record quando o pedro zuchi PT prefeito reeleito mas impugnado entra no ar para dar sua entrevista,

quantas mentiras ele fala e ninguém questiona e não processam, gaspar não aquenta mais com tantas promessas e mentiras, um abraço.

Herculano
02/01/2013 12:14
CONTRAMÃO

Manchete do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira. Sem dinheiro, novos prefeitos querem reduzir gastos e buscar novas receitas. Empossados ontem dizem que irão atrás de recursos privados e dos governos federal e estadual. Entre as medidas estão cortes de secretarias e de cargos de confiança, aumento de imposto e revisão de contratos.

Bom, aqui em Gaspar na contramão, a prefeitura está de férias, nem secretário de Administração e Finanças possui, nada foi anunciado e um trem da alegria para a contratação de mais comissionados, está preparado para ser apresentado na Câmara, e para acomodar os acertos entre os politicos daqui com o PT.

Outra. Na linguagem de alguns políticos, corte de gastos não significa gastos, mas investimentos. Os gastos, a festa entre eles, são preservadas. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/01/2013 12:00
A AMMVI - Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí - é a madrinha da indicação de Pedro Celso Zuchi, PT, para a presidência da Fecam - Federação Catarinense dos Municípios. A indicação foi feita no dia 21 de Dezembro. A Assembleia de amanhã é mera formalidade. Mesmo sob ameaça de perder o mandato, Zuchi será confirmado. Se ele ficar impedido aqui na prefeitura em Gaspar, assume o vice da Fecam.
Herculano
02/01/2013 11:57
A edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - nada traz sobre Gaspar. A prefeitura continua de férias.
Herculano
02/01/2013 11:54
DISCURSOS

O baiano Rui Barbosa, jurista e exemplo, inspirou o vereador mais votado de Gaspar, Marcelo Brick de Souza, PSD, no discurso que fez ontem em nome dos eleitos. Legal.

"Mãos a obra da reivindicação de nossa perdida autonomia; mãos a obra da nossa reconstituição interior; mãos a obra de reconciliarmos a vida nacional com as instituições nacionais; mãos a obra de substituir pela verdade o simulacro político da nossa existência entre as nações. Trabalhai por essa que há de ser a salvação nossa".

Marcelo, todavia, não fez referência a decepção do mesmo Rui Barbosa com a política e os políticos especialmente, fato que o fez abandonar a causa. Tentou mudar. Pressentiu que era mais fácil os políticos mudarem ele. E dai a sua celebre frase:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agiganta-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a desanima-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".

A eleição de Marcdelo Brick de Souza, puro e paladino, deu apenas um ingresso a um baile. O baile é de putas (políticos), fantasiados de freiras (para disfarçar e nos enganarem). É bom ele perceber isto, o mais rápido possível. Brick já teve o primeiro teste: obrigou-se a fazer uma escolha goela abaixo acertada pelo partido. E o presidente, Fernando Neves, não contou a história toda do acordo ao Brick.

Na última hora, a chapa da mesa da Câmara era outra. Brick foi o último a ser informado, porque entre o PSD e o PT tudo já tinha sido alinhavado. Já não podia reagir. Ou seja, Brick estava desatento no baile. Ele acreditou que eram freiras mesmo as que se divertiam nele. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/01/2013 11:15
A BR-101 no sentido norte desde a ponte do Rio Itajaí, em Itajaí e Tijucas, onde as vistas alcançam, toda paradinha nesta manhã. O pedágio em Porto Belo na direção Sul, também não dava conta da demanda e fazia a retenção no sentido sul. Mesmo pagando, paciência é a moeda do momento. E ainda atraem turistas, mas não avisam que falta água, tem praia poluída e falta acessebilidade e mobilidade
luciano da cunha
02/01/2013 11:06
AOS LEITORES E O COLUNISTA

desejo um feliz ano novo muita prosperidade e muita mas muita saúde mesmo pois não temos com o que contar nessa área,

ano novo vida nova, o mesmo prefeito os mesmos mentirosos e corruptos na administração publica de gaspar com algumas pessoas novas,que infelizmente que pt tem a maior força em cima deles,

as mesmas obras inacabadas a pergunta é será que acaba antes das próximas eleições ou vão usar essas pra angariar votos nas eleições de 2016?

ai pedro zuchi, porque não faz uma virada de ano como blumenau já que se consideras um realizador de obras?um abraço.
Jaisom Barreto
02/01/2013 10:00
Sr. Herculano

Bom dia, um feliz início de ano ao Sr. Sua Família e seus leitores.

Sobre o alinhamento e divisão do PSD, João Rodrigues é ex prefeito de Chapecó onde tem sua base eleitoral a mesma do Presidente da Assembléia o Merisio, que no período das eleições andou por aqui com Fernando Neves e o Prefeito eleito de Ilhota.

O que não se compreende é como o Marcelo apóia a presidência do Melato, trabalhador do PT, sendo ele afiliado de Jean Kulman, concorrente direto a cadeira estadual de Ana Paula Lima, não estou aqui criticando o Vereador, mas sim tentando entender qual frustração nas negociações com o PMDB.

Será que é um pronuncio da aproximação do PSD, PMDB e PT na poli aliança para 2014.

"Rose Spengler não concordou com as ponderações e a tese de fidelidade partidária invocada por Marcelo. ?Aqui em Gaspar não existe isto?, retrucou Rose. Ela sabia do que estava falando, tanto nos exemplos do passado como no presente do seu partido".

Isso é mais ou menos se corre o bicho pega se ficar o bicho come Dna. Rose entre um, oposição e nada de cargos e outro poder e cargos que se pode acertar internamente, se cair a proteção judicial voltamos a conversar e ai o Lú assume no segundo ano e os cargos permanecerão os mesmos, ou seja porque se incomodar com isso agora, ta tudo dominado, é nóis entendeu mana.
Herculano
02/01/2013 09:07
PELA PRIMEIRA VEZ

Somente na edição de hoje, ao relatar a cemimônia de posse de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, é que o Jornal de Santa Catarina citam que ambos tiveram a posse por proteção judicial especial.

"Zuchi e a vice tiveram a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, por abuso de autoridade, mas recorreram ao TRE e foram diplomados em dezembro..." relata o jornal. Ele como os demais veículos da RBS que ignoravam esta informação...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.