Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

21/12/2012

ZUCHI E AURÉLIO I

Gaspar é uma cidade incomum. Na terça-feira, dia de diplomação dos eleitos na Comarca e véspera do julgamento decisivo contra o prefeito eleito, publiquei em primeira mão, na internet, esta manchete: candidato Pedro Celso Zuchi, PT, é um político de sorte. Foi diplomado à base de uma liminar. E para completar, as impugnações contra ele não vão ser mais julgadas no Tribunal Regional Eleitoral. O advogado Aurélio Marcos de Souza deu uma mãozinha.

 

ZUCHI E AURÉLIO II

E continuei. O juiz relator do processo que trata dos recursos contras as impugnações do candidato Zuchi no Tribunal Regional Eleitoral, Marcelo Ramos Peregrino Ferreira, deferiu o pedido da ?Coligação Mais por Gaspar? e adiou ?sine die? o julgamento. E quem pediu isto? O próprio delegado e advogado da Coligação representada pelo PPS e DEM, autora das impugnações. Isto mesmo: Aurélio Marcos de Souza até então um implacável algoz do PT, das dúvidas administrativas e de gestão de Zuchi e seus companheiros, aliviou. Foi pragmático. Abandonou a causa ideológica depois de ver os planos de poder ir embora com a derrota da Coligação.

 

ZUCHI E AURÉLIO III

O adiamento é resultado do desinteresse da Coligação ?Mais por Gaspar? após ficar em último lugar e da qual Aurélio foi um dos mentores dela; da divergência do PPS (no qual Aurélio está filiado) e o DEM com os advogados da causa; bem como do ?interesse? que o PMDB demonstrou no processo para ser assistente, acelerar e tirar vantagens dele. É que se houver a cassação de Zuchi, Kleber Edson Wan Dall será o prefeito. Nos últimos dias, Aurélio Marcos de Souza se sentia incomodado com esta situação e resolveu ?deixar o barco correr?. Mas como o PMDB estava manobrando forte nos bastidores sem negociar com ele os honorários, o Dr. Aurélio resolveu ?parar? o processo.

 

ZUCHI E AURÉLIO IV

Para isto, o Dr. Aurélio simplesmente alegou estar adoentado. Não podia fazer a sustentação oral. Pediu o ?adiamento? do julgamento no Tribunal. Era tudo o que o PT e a defesa e Zuchi queriam neste caso difícil e que é uma ameaça real a um novo mandato. O juiz relator, de pronto, aceitou o pedido. O estranho é que Aurélio Marcos não costuma fazer defesas orais no Tribunal. Aliás, ela não obrigatória e o outro advogado de escritório, Ênio César Muller, é conhecedor profundo dos fatos e do processo. Ou seja, poderia substituí-lo.

 

ZUCHI E AURÉLIO V

Luiz Nagel, presidente do DEM e Vitório Marquetti, do PPS, interessados diretos no assunto continuam em silêncio. O próprio Aurélio Marcos também. O DEM não tem interesse em polemizar, pois já se acertou com o PT. Adilson Luiz Schmitt está quieto. O deputado Aldo Schneider, PMDB, tentou conversar com Aurélio Marcos antes de terça-feira, mas Aurélio não o atendeu. As conversas de Aurélio Marcos com o presidente do PMDB de Gaspar, Carlos Roberto Pereira, quando aconteceram foram tensas, inconclusas e com escaramuças de ambos os lados, principalmente depois que o PMDB emplacou no processo um advogado assistente e fez um processo assemelhado em paralelo e que está prestes a ter sentença aqui na Comarca. Kleber apenas assiste. Às vezes dá a impressão que nem quer ser prefeito. Para finalizar. O PT ganhou o melhor presente deste Natal. E quem sempre considerou seu pior inimigo: Aurélio Marcos de Souza. Quem diria? Acorda, Gaspar!

 

HORA DE CONFERIR

herculanoMD.jpgEsta é a manchete do Jornal de Santa Catarina do dia 13 de fevereiro (reprodução da capa). ?Conclusão da Ponte de Ilhota fica para dezembro de 2012. Secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Paulo França, garante que falta pouco para a obra recomeçar?. Fiz um longo artigo na época mostrando a barriga jornalística ou a pauta direcionada por políticos matreiros e mentirosos. Era impossível do ponto de vista técnico fazer aquela obra em dez meses. E de ponte, o Santa entende. Acompanha, e bem, a do Badenfurt. Como o dezembro terminou, está na hora do Santa explicar a afirmação desconectada da realidade que fez aos seus leitores e leitoras. 

 

 

 

SOBRE O TRAPICHE

Como antecipei há 15 dias, José Hilário Melato, PP, deverá ser próximo presidente da Câmara. Quem quer e articulou tudo isto? O PT de Lovídio Carlos Bertoldi, presidente do Samae. Qual a razão disso? Isolar e enfraquecer o PMDB, seja ele oposição ou situação. Vingança e prevenção. Controle do Legislativo no primeiro ano. Já está tudo conversado com PSD e DEM. Marcelo Brick será o vice para aprender. Vai ser presidente no segundo ano.  Andréia Nagel, DEM, no terceiro ano e o PSD indica o último. Duas perguntas: o que faz a presidente Julita Schramm no PT? E por que Mellato não se filia ao PT de uma vez? 

A reunião que definiu tudo isto aconteceu ontem pela manhã na Prefeitura. O PSD e o DEM disseram que não vão votar pacotes fechados do PT. A conferir. O acordo feito há quase um mês demorou devido à resistência de Marcelo Brick, PSD, o mais votado. Outra. O PMDB que não soube compor, também jogou (e traía quem ele atraía para o seu grupo). O presidente Carlos Roberto Pereira há semanas telefonou para Lovídio Carlos Bertoldi propondo uma chapa pura do PMDB com o PT. Qual a razão? Sabe quem o PT escalou agora para conversar com o PMDB e propor um acordão? O PSD e o DEM. Rir é pouco. Acorda, Gaspar!

Sobre o inquérito que apura se o companheiro comissionado Mauro José Gubbert, gerente do Orçamento Participativo, enviou a propaganda política com pesquisa falsa a favor da candidata Ideli Salvatti, PT, em 2010, do seu computador da Prefeitura: ele voltou para a Polícia Federal, em Itajaí. O juiz Clayton Cesar Wandscheer deu mais 90 dias à PF para apurar este caso ?tão complicado? feito para prescrever. É a oitava vez que o Inquérito volta à PF. Em caso assemelhado, em Lages, o assunto foi resolvido em menos de seis meses.

Acácio Schmitt, que sempre andou colado política e administrativamente com o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, a ponto de assinar várias ações contra a administração petista foi embora de Gaspar. Foi para Balneário Rincão, no sul do estado. Disse que estava cansado da falta de perspectiva e das companhias.

Dia de diplomação. Parecia velório. Dia de discursos e outras bobagens. O prefeito reeleito Pedro Celso Zuchi, PT, e que foi diplomado com base numa liminar, exaltou o Orçamento Participativo. Segundo Zuchi, o seu sucesso administrativo e eleitoral nas urnas se devia ao fato dele ouvir o povo no tal Orçamento. Primeiro é uma enganação, pois os recursos são mínimos. Segundo, porque é direcionado pelo aparelho. Então me lembrei de pelo menos dois episódios em que o povo pediu uma coisa e fizeram outra. Um era aquela pista de caminhada na Coloninha e a outra era o asfaltamento de uma rua e que saiu em outra, lá na Lagoa.

Jefferson Forrest, vereador eleito agora pelo PT de Blumenau, que declarou voto ao PSDB de lá, genro do deputado Federal Décio Neri de Lima, quase trabalhou em Gaspar. Ele foi nomeado no decreto 3.204 de 14.01.2009 e publicado no Diário Oficial no dia 16 daquele mês, Diretor do Núcleo de Associação de Moradores de Gaspar a partir do dia 12 de janeiro daquele ano. Jefferson não veio. Aportou por aqui no seu lugar João David de Borba e que o Aurélio Marcos de Souza provou ter sido disponibilizado indevidamente por Pedro Celso Zuchi para trabalhar em Blumenau. Comissionado tem que trabalhar onde foi nomeado. Também foi embora. Acorda, Gaspar!


Edição 1451

Comentários

Herculano
23/12/2012 22:01
Na TV, Dilma faz 'chamamento' para empresários investirem no País.
Presidente disse que seu governo respeita contratos e pediu que empresários confiem na economia nacional.

1. Respeitar contratos? Hum! O que foi mesmo que aconteceu com as empresas geradoras e distribuidoras do setor elétrico? A repercussão no exterior é grande.

2. Empresários confiar? Hum! A confiança não vem por decreto, mas pela estabilidade, consistência e uma política econômica de médio e longo prazos, clara. Cada dia uma surpresa, então...

3. Pediu pinico, mas por enquanto no discurso para desinformados.
Herculano
23/12/2012 21:49
Mais de 3 mil inquéritos da PF apuram desvio de verba pública em prefeituras.Investigações da Polícia Federal envolvem quase 500 prefeitos e ex-prefeitos sob suspeita

Segundo o repórter Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo, a Polícia Federal conduz 3.167 inquéritos sobre desvios de recursos e corrupção envolvendo prefeituras em todo o País. Estão sob investigação 484 prefeitos e ex-prefeitos por violação ao Decreto Lei 201/67, que define os ilícitos de responsabilidade de administradores municipais.

Os dados constam de levantamento realizado pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) ? braço da PF que aloja setores estratégicos da instituição, inclusive o serviço de análise de dados de inteligência e a divisão de repressão a crimes financeiros.

O Maranhão é o Estado onde a PF mais trabalha, com um acervo de 644 inquéritos relativos a fraudes em gestões municipais. A Bahia está em segundo lugar, com 490 inquéritos, seguida de Ceará (296), Piauí (285), Pará (196) e Pernambuco (194).
observador-mor
23/12/2012 12:08
AO PRONUNCIAMENTO :

Em primeiro lugar ,tenho a dizer que a forma canhestra,que este Aurélio está tentando se comportar no processo do Zuchi é deplorável.
Fez " leilão" ,se sua atitude era para moralizar, e penalizar as várias ilicitudes do " CONTRAVENTOR ZUCHI" ,jamais se pediria o adiamento da " sustentação oral ".
O ministério público ,pode solicitar para a sua responsabiliade a condução do processo, e acho bem provável que será aceito pelo Des. Eládio.
Quanto ao prazo,sabe muito o Aurélio, que procrastinar ou acelerar,depende muito dos magistrados e não dele. se o Aurélio não cumprir os prazos: PRECLUSO,mas o magistrado pode usar de várias manobras para alongar o processo e aí o Aurélio fica impotente,e só lhe resta ter paciência.
Cartas na Manga, é um blefe, da Justiça, tudo pode se esperar, inclusive, esperar ; NADA.
Mas podem até pedir o impedimento do Aurélio ,no Processo.
O Brasil que o " bravateiro de garanhuns" que está definhando moralmente dia a dia, a máscara está caindo.
Quanto ao Marcelo vereador,digo ,que fez a campanha,falando em moralidade pública, e abominando a corrupção.
E agora vai se "SUJAR" com esta quadrilha do PT ? o Althof fez o mesmo discurso, e " ELLES" , acabaram com o Rodrigo.
Te liga Marcelo ?
Herculano
23/12/2012 09:34
COMO BRASÍLIA (GOVERNO E BUROCRACIA) NOS TRATAM. COM MENTIRAS NOS DEIXAM EXPOSTOS NA VIDA E PATRIMÔNIO A DESASTRES NATURAIS.

Governo maquia orçamento de prevenção a desastres. Ministro afirma que R$ 7,7 bilhões foram destinados para a área em 2012, sendo metade paga. Levantamento exclusivo de Veja mostra: recursos somam, na verdade, R$ 5,1 bilhões e só um terço do prometido para o ano foi desembolsado.

A revista Veja depois de analisar os dados enviados de forma propositadamente errados e para a propaganda enganosa, concluiu que "o governo usa cálculo maroto para inflar valor investido na prevenção e combate de desastres naturais. A fórmula: somar aos dados verdadeiros as cifras bilionárias do 'Minha Casa, minha Vida'".
Pronunciamento
23/12/2012 08:54
Caso PT e Dr. Aurélio.
O Dr Aurélio. já tinha dito em reunião do PPS que ia dar caminho ao PT para que eles assumisem de janeiro de 2013 até novembro de 2013.
Segundo o DR. Aurélio ele tem cartas nas mangas para derrubar o PT no mes de novembro de 2013.
Porque ai PMDB assumiria em janeiro de 2014 e não teria tempo de se reistrutura nos anos seguintes, deixando assim uma brecha para o PPS ficar mas forte nas eleiões de 2016, por causa de sua vitória nos tribunais. Realmente não acredito neste manobra, mas como ele é perito neste tipo de negócio, vamos esperar pra ver.
Obrigado.
Um feliz Natal e Próspero ano novo.
Herculano
23/12/2012 08:25
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Pensamento de Natal: "Você não é rico como o Messi, o PIB desce, a barriga cresce, o pinto amolece e vai parar na fila do INSS! Feliz Natal!" Rarará!

E essa placa: "Aluga-se casa para revelião". REVELIÃO? Réveillon de corintiano! Rarará! E eu tenho uma amiga tão insegura, mas tão insegura, que escreveu na calcinha que comprou pro Ano-Novo: "Você me ama ou só quer me comer?".
Herculano
23/12/2012 08:13
Número de monjas é o maior desde o século 18. Religiosas vivem enclausuradas, atrás das grades e longe de seus familiares. Ordem das Carmelitas Descalças, por exemplo, possui hoje no país mil integrantes, 300 a mais que há dez anos.
Herculano
23/12/2012 08:05
Está na seção Painel deste domingo do jornal Folha de S. Paulo. O PMDB que se cuide.

Pompa
O PSD programa fazer um grande evento para anunciar o apoio a Dilma entre abril e maio, após a rodada de consultas aos Estados.

Pioneiros
O primeiro Estado a entregar à direção nacional do partido uma resposta à enquete interna foi Roraima. A seção, comandada pelo deputado ruralista Moreira Mendes, disse "sim" à adesão à presidente.
Herculano
23/12/2012 08:02
PF desvenda nova forma de fraude em pareceres da União. Laudo irregular feito pela Secretaria de Patrimônio da União provocaria um prejuízo de R$ 380 mi ao erário. Polícia descobriu que os técnicos federais mediram a terra pelo lado errado, para elevar o prejuízo da União.

Relatório de outra investigação da Polícia Federal, a Perímetro, mostra que uma área de 344 hectares, cujo valor foi avaliado em R$ 380 milhões, seria liberada pela União para uma empresa privada após fraude em documentação. O terreno seria repassado a uma construtora.

Os peritos da PF descobriram que os laudos técnicos elaborados pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União) eram irregulares. Por exemplo, a medição do terreno deveria ter sido feita para o lado esquerdo do terreno, mas os técnicos da União foram para o lado direito, aumentando o tamanho da terra e, com isso, o prejuízo.
Herculano
23/12/2012 07:49
A RECEITA DE VENENO DO COMISSARIADO, por Élio Gasperi hoje em O globo e na Folha de Sâo Paulo.

Lula acha que pode botar o povo na rua para defender delinquentes; Collor teve a mesma ideia, deu no que deu.

LULA E José Dirceu, bem como os comissários Gilberto Carvalho e Rui Falcão, mostraram-se dispostos a botar povo na rua para defender o que chamam de "nosso projeto". A ideia é tirar a nação petista do inferno astral em que se meteu com o ronco das praças.

Deveriam pensar duas vezes. Talvez três, consultando-se com o senador Fernando Collor de Mello. Em agosto de 1992, ainda na Presidência, acossado por denúncias de roubalheiras, ele foi à televisão e pediu ao povo que o defendesse, vestindo verde e amarelo no dia Sete de Setembro. A garotada o ouviu e saiu por aí vestindo luto, com as caras pintadas. Em dezembro, Collor renunciou à Presidência.

O que vem a ser o "nosso projeto" em cuja defesa o comissariado quer gente na rua? O pedaço dos dez anos de mandarinato petista que garantem popularidade a Lula e à doutora Dilma nada tem a ver com o infortúnio dos mensaleiros e dos jardins de Rose Noronha.

Há gente disposta a sair às ruas para defender muitas iniciativas realizadas pelo PT desde 2003, mas se o comissariado acredita que conseguirá uma mobilização popular para proteger delinquentes condenados pelo Supremo Tribunal ou apanhados pela Polícia Federal, pode estar apostando numa radicalização suicida.

O repórter José Casado acompanhou três comícios de Lula durante a última campanha eleitoral. Viu-o nas praças de São Bernardo, Santo André e Diadema. Em cada uma delas havia algo em torno de 2.000 pessoas. Dois terços da audiência eram compostos por uma plateia que havia chegado em ônibus fretados por comissários. Casado tirou uma prova perguntando a vendedores de água como ia a féria. Muito mal.

Se a ideia é botar povo na rua sem ônibus de prefeituras, dispensando a infraestrutura da Viúva, tudo bem. Se acreditam que podem usar esses recursos sem que ninguém perceba, enganam-se. Produzirão apenas mais situações escandalosas.

Quando Collor teve sua péssima ideia, já existia mobilização popular contra ele. Potencializou-a. Há pessoas indignadas com a postura petista de defesa de delinquentes condenados. Elas ainda estão em casa, quietas. Se o negócio é ir para a rua, elas também podem ir, sem ônibus das prefeituras.
Herculano
23/12/2012 07:38
PIB
O governo brasileiro quer que o PIB cresça. Isso seria o normal. Nos Estados Unidos, de acordo com o estudioso Paul Krugman, sempre que o PIB cresce, na mesma proporção cresce a arrecadação fiscal; se abaixa, idem para a arrecadação. Neste país, sempre que o PIB diminui, a arrecadação fiscal sobe às nuvens. Que tipo de economia é esta? Richard Zajaczkowski (Francisco Beltrão, PR)
Herculano
23/12/2012 07:27
ESQUIZOFRENIA DOS SEM DIÁLOGO E RUMO

O PMDB e o PSDB de Gaspar, depois que perderam por culpa deles próprios a gestão da Câmara, acham agora que ser maçon é uma nódoa, uma vergonha que compromete quem até ontem era idôneo e parceiros para eles, mesmo na condição conhecida de maçon.

São pontuais nesta descriminação de ódio. Isto mostra bem o caráter desta gente que propaga tal assertiva. Ela revela o quanto perigosos são. Pior. Fazem isto se escondendo em pseudônimos. Pois bem, olhando a lista de maçons de Gaspar, nela está muita gente do PMDB e do PSDB. E nomes surpreendentes. Estranha esta doentia obcecação de encontrar culpa das suas incompetências nos outros, mesmo dentro do próprio grupo de convívio. Imperfeitos. E nada absorveram, provam mais uma vez.

Ajuda para quem não sabe o que esquizofrenia
Termo que engloba várias e graves afecções mentais crônicas, de etiologia desconhecida, caracterizadas por uma dissociação entre o pensamento e a ação, e que provocam a perda do contato com a realidade e a desagregação da personalidade

e obcecação
cegar-se, ofuscamento da consciência, da razão; fixação numa mesma ideia; pertinácia no erro
Herculano
23/12/2012 06:55
PT SEM VOZ

A presidente Dilma termina 2012 anunciando a privatização, ops, o PT odeia essa palavrinha, vamos falar na linguagem dele, a concessão ao setor privado de mais dois aeroportos, Galeão (Rio) e Confins (Grande BH).

Mais um passo na direção, correta, de repassar a empresários investimentos e operação de áreas vitais para o desenvolvimento do país.

Neste ano, Dilma deu uma guinada: privatizou três aeroportos, anunciou programa de concessão de rodovias e ferrovias, lançou plano abrindo ao setor privado a exploração de portos e, agora, chegou a vez dos aeroportos do Rio e de Minas.

Movimento pragmático da petista, ao constatar que os investimentos estão patinando e o Estado não dá conta do recado nem tem vocação para cuidar dessas áreas.

Medidas sempre bombardeadas pelo PT, crítico histórico das privatizações, tema usado para atacar os tucanos na campanha da reeleição de Lula e na eleição de Dilma.

Só que o petismo está literalmente nas cordas nos últimos meses por causa do julgamento do mensalão. Gasta boa parte de sua energia na defesa de seus filiados condenados pelo STF e do ex-presidente Lula, às voltas com ameaças do operador do esquema, Marcos Valério.

Nas palavras de um assessor, a fraqueza momentânea do PT deu à presidente liberdade para tomar decisões que, em outros tempos, sofreriam oposição do seu partido. Sem falar que, no governo Dilma, o PT é pouco ou quase nada ouvido na formulação de programas.

Realidade que gera frustração na cúpula da legenda, que vislumbrava ter mais influência na era Dilma. Não teve no primeiro nem no segundo ano de mandato, despertando saudosismo num grupo de petistas, que sonha com a volta de Lula ao Planalto.

Por sinal, tem gente animada com os últimos movimentos do petista, que insinua nova candidatura para sair da defensiva. Por enquanto, porém, é só jogo de cena.
jaisom barreto
23/12/2012 01:15
Sr. Herculano


O PMDB de Gaspar é um partido grande, como um frango de granja, grande e molenga.

Marcelo Brick a decepção, pédia voto por ter estudo é a faculdade onde se formou cara de pau.

Lú é um baitas guarda de de transito

O giovano é melhor entregando lanche

O petralhas não tem nem o que falar uma vergonha
Edgar Dalpiva
22/12/2012 21:11
Herculano;

Não, nao acrediuto, fiquei sabendo que se Celso /zuchi e Mariluci, assumirem o poder, estarão cotado para assumir a secretaria da agricultura, primeiro: àquele que tem o rabo preso com os seus superiores, Afonso, que é nao sabe diferenciar um pé de cebola de um tomate, mas que sabe muito bem defender seu chefe na tramnoia da compra de votos e segundo: sejam só o ex-cartorario elcio de oliveira,, outa que nao sabe diferenciar grama de capim, por isso que gaspar nao segue à frente. Gaspar, esta fadado ao insucesso, primeiro se celso for o prefeito, segundo se o garoto propaganda assumir no tapetão, um crente que já destriu imagem de Nossa Senhora Aarecida e que agora se faz presente em missas católicas, que beija mão de mortos católicos, tudo isso pra chegar ao gabinete do prefeito. Gaspar, precisa de sangue novo e nao de gente igual a Kleber, mandado por picas da vida, melor pacas da vida. Herculao tu mais do que ninguem conhece esta gente.
José Eduardo da Silva
22/12/2012 20:27
Carissimo Herculano;

O tal de Lovidio te odeia,pelo fato de vc falar a verdade; Lovidio, antigo ARENISTA, como o ver. Rampelotti, pensa que é o cara, alias só o prefa Celso, ignorante, nao encherga isso. è uma pena, Vidio, ou Lovidio, arrecadador, trairão no passado e no futuro e os idiotas do pt seguem chegamente. Loividio é para Gaspar um cancer, uma nódoa, uma pessoa que macucala imagem do prefeito Celso, mas assim ele quer, por idiotice, e assim seguem os otários de plantão e gaspar paga por isso. Parabéns Herculano, por mostrar as maracutais de batidores. Mas esta é a verdade, eles nao em a coragem de contrapor , nao argumentam, calam consentem.
Herculano
22/12/2012 20:16
COMO FUNCIONA O CORPORATIVISMO MÉDICO E NA SAÚDE. EM GASPAR NÃO É DIFERENTE

Diário Catarinense - A greve da saúde revelou uma situação dramática para os médicos, até calamitosa nos hospitais públicos aqui do Estado. O senhor conhecia essa realidade de dezenas de leitos fechados?

Raimundo Colombo - A greve decolou em cima dessa nossa constatação. Pegamos a auditoria do governo e mandamos ir para dentro dos hospitais. Fazer levantamento para ver porque o leito estava fechado, porque os funcionários recebiam muitas horas-plantão e não faziam, sobreaviso. E aí nós contratamos mais funcionários para reativar os leitos, e aí é evidente que se contratou mais funcionários, não precisa mais pagar a hora-plantão e o sobreaviso. E aí eles disseram que teriam diminuição de salário, o que não era. E por isso fizeram a greve. A origem da greve é a ação do governo para resolver o problema.

Diário Ccatarinense - O presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Aguinel José Bastian Junior, diz que Santa Catarina não precisa de mais hospitais, precisa é de gente para trabalhar nos que já existem. Os leitos estão fechados porque falta gente?

Raimundo Colombo - Com todo o respeito, vou discordar dele. Precisamos de novos hospitais, sim. É um equívoco. Vai em Itajaí ver como está. Em Lages. Ele está totalmente desinformado. Essa informação é populista, feita com base em alguns médicos que convivem e se beneficiam dessa realidade e que não têm a responsabilidade pública de proteger o paciente.

Diário Catarinense - Quando o senhor fala que quer que as pessoas trabalhem, o senhor acredita que tem gente que bate o ponto e vai para a clínica, vai consultar particular?

Raimundo Colombo - Temos 600 médicos em licença médica. O médico dá um atestado de licença e é isso. Isso é muito grave no serviço público do Brasil inteiro. Pode ser que vocês não saibam disso. E outro aspecto é que tem que fazer o plantão, cumprir o horário. Fizemos um acordo com o Ministério Público e vamos acompanhar de forma muito profissional esse processo da presença. Não é só contratar gente, tem que fazer o resultado aparecer. Se contratar gente resolvesse o problema, se contratava mais cinco, 10 mil. E não é esse o caminho.
Enio Custódio
22/12/2012 19:42
Olha SÓ, esse tal de Robeto Pereira, é um igual aos que estao no poder, oportuista, mal intencionado, só encherga seu próprio umbigo, assim como fez seu guru, exatamente, àquele que loteou banhados para pobres e recebe até hoje, quando prefeito, contratos de gaveta, se for mentira veja as provas da sapolandia, que ainda tem mais 14 anos pra receber 3 salários minimos....´e uma vegonha. de um lado o pt que todos sabem que nao tem nada de sério e outro a rapousas que só pensam em ssí próprios... mas um dia vão morrer e tudo acaba como um piscar de olhos, ainda bem..
Herculano
22/12/2012 19:39
NA INCOMPETÊNCIA DOS OUTROS, AGORA EU SOU CULPADO DO BLOCO DIRETIVO QUE SE FORMOU PARA A FUTURA CÂMARA. MELHOR SOU ATÉ UM NEO-PETISTA E REGIAMENTE PAGO COM RECURSOS DA CORRUPÇÃO. COMO O MUNDO NÃO ACABOU ONTEM ELE CONTINUA DIFÍCIL PARA OS APRENDIZES DE FEITICEIROS E GIGOLÔS DO TRABALHO ALHEIO...

Recebo este comentário neste espaço e que registro parcialmente. Delírios ou resmungos de um perdedor? É de alguém que se escondeu como Hércules (mas sem força alguma neste momento por culpa própria do autor do comentário). Entretanto, lendo o comentário ele é totalmente idenficável.

"Sabes quem foi o maior responsável pela aliança do PT, PSD e DEM? Você, que prolatou mentiras sobre a outra composição que seria feita! Dessa maneira, vc alimentou o discurso do falso Fernando Neves!

Quero ver a atuação desse bloco na votação dos 7 cargos comissionados, Marcelo em público já disse que era contra! Será que vai voltar atrás mais uma vez?

Herculano, no próximo procure ser mais prudente e consultar melhor suas fontes, pq da forma q tens agido, só tens ajudado o PT, ou quem sabe vc tmb esta na folha de pagamento deles!"

1. Então eu fui o articulador do bloco? Fui melhor do que quem costurou tudo isto como Doravi Vans, Lovídio Carlos Bertoldi, José Hilário Mellato, Mariluci Deschamps Rosa, Pedro Celso Zuchi, seu cunhado Antônio Carlos Dalsóchio, Odilon Áscoli, Ivo Carlos Duarte, Fernando Neves, Tereza da Trindade, Luiz Nagel, Wando Andrietti, Giovano Borges... entre muitos, mas muitos outros?

2. Eu prolatei mentiras? Quais por exemplo? Não sou juiz de nada para prolatar. Sou observador de cenas e fatos. E tudo que relatei está configurado. Algumas coisas sem volta. Ou o PMDB acha que eu sou surdo, mudo e cego ou comprável? O PMDB já jogou fora o poder ganho legitimamente quando Bernardo Leonardo Spengler, o Nadinho, bem como Adilson Luiz Schmitt, foram prefeitos. E caminha para o mesmo destino com Kleber Edson Wan Dall.

3. O PMDB de Gaspar devia, primeiro, cuidar dos seus vereadores eleitos como Ciro André Quintino, por exemplo. Ao invés disso, tenta enlamear Marcelo Brick de Souza. Por que? Porque sabe do valor dele no futuro. Quer atraí-lo, deixá-lo na geladeira e manchá-lo para ele não ser uma ameaça de poder ao próprio PMDB no futuro. Nada mais. E por isso, promove a campanha de descontituição nas redes sociais. Outra jogada que piorou tudo.

4. O PMDB de Gaspar perdeu nas urnas. Mas, poderá ganhar o poder naquilo que não trabalhou para tal. Vai ganhar com as denúncias feitas por Adilson Luiz Schmitt contra o PT e a atual administração e como respeito vinga e o desqualifica; vai ganhar com o processo de Aurélio Marcos de Souza, a quem tenta passar a perna processualmente; vai ganhar e com a divulgação corajosa de todos estes trambiques nesta coluna (a que tenta agora constranger e calar), contra o silêncio de quase toda a mídia gasparense.

5. Resumindo e de forma chula para que se entenda claramente o que está acontecendo: o PMDB de Gaspar quer e vai gozar com o pau dos outros. Nem mais. Nem menos. E acha isto lindo.

6. Eu não estou ajudando nem o PT, nem o PMDB, nem o PP, nem o PSDB, nem o PSD, nem a mãe de ninguém. Eu estou mostrando o que querem que se esconda da cidade, dos cidaãos, das cidadãs, como se fazia até então. E isto incomoda aos articuladores proxenetas e que se escondem em pseudônimos. Como se vê, a verdade dói.

5. Quanto a afirmação de eu estar na folha de pagamento do PT, é a melhor conclusão para quem está desesperado e sem argumentos na articulação que fez com arrogância e produziu um desastre retumbante para o partido e a cidade. Acorda, Gaspar!
Aldo Peregrino
22/12/2012 19:37
Lovidio,

Um trairão, iniciou numa carreira promissora, depois de ter passado a perna naquele que lhe deu uma oporunidade, falo do sr.
Claudir Schramm, que lhe deu oprtunidade e Lovidio o traiu, vendendo toalhas de plasico no oeste, onde era o reduto de clientes.

Lovidio, mais tarde se junta ao sr. moreira, que só tinha intereses emfaturar e passar a perna em amigos, fez um acerto com o arnoldo muller, sim pois esta questão do lixo foi uma armação... olha vou dizer, o celso é um cara honesto, porém cheio de pilantras em sua volta, ai reside o problema..
Adilson Luis Schmitt
22/12/2012 19:13
A Mulher do ano, com certeza vai receber uma grande homenagem dos Petistas aloprados ou melhor dizendo será mais uma a ser protegida. Pois se abrir a boca muitos destes aloprados cairam ou serão desmascarados:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
Política
Rosemary, a mulher do ano, por Guilherme Fiúza

Guilherme Fiuza, O Globo

Nesses tempos de devoção às minorias, não é justo deixar de destacar a contribuição de Rosemary Noronha para a causa feminina.

O Brasil progressista explode de orgulho por ser governado por uma mulher ? que aliás deu a Rosemary sua chance de brilhar ? e não pode agora se esquecer de reverenciar mais uma expoente do gênero.

Assim como Dilma, Rose chegou lá. O fato de estar enrolada com a polícia é um detalhe.

Rose e Dilma escreveram seus nomes na história do Brasil por serem, ambas, utensílios de Lula. A finalidade de cada uma para o ex-presidente não vem ao caso. O que importa é que ambas funcionaram muito bem.

Como se nota pelo ufanismo nacional em torno de Dilma, não se espera mais da mulher moderna opinião própria, autonomia e iniciativa. Basta botar um tailleur vermelho, um colar de pérolas e decorar suas falas.

E muito importante: falar o mínimo, para errar pouco. Até outro dia isso era piada entre Miguel Falabella e Marisa Orth (?cala a boca, Magda!?). Hoje é sinal de poder.

O grande símbolo feminino brasileiro da atualidade, que desperta a admiração de Jane Fonda ? que tempos! ? não tinha feito nada de extraordinário na vida até ser levada pela mão do padrinho ao topo. O feminismo realmente mudou muito.

Lá chegando, seu maior mérito foi usar vestido e não ser o Lula (para os que não suportavam mais o ogro bravateiro), ou ser o Lula de vestido (para os que seguem venerando o filho do Brasil).

Sem nenhum plano de governo, com um ministério fisiológico de cabo a rabo, sem um mísero ato de estadista em dois anos de mandato, Dilma se destaca por ser ou não ser Lula, dependendo do ponto de vista.

É a apoteose da nulidade, que o Brasil progressista e feminista consagra com aprovação recorde.
Herculano
22/12/2012 17:58
DILMA TENTA ESCONDER O CAOS QUE NÃO ADMINISTRA

Dilma pede 'taxa de câmbio mais real' e destaca geração de empregos no País. Em discurso no RS, presidente rechaçou críticas à economia e destacou importância de investimentos
Herculano
22/12/2012 17:22
O EFEITO MARCELO BRICK

O vereador eleito e mais votado Marcelo Brick de Souza, PSD, está passando pelo sua primeira prova de fogo. Cheio de sonhos e puro, achou que modificaria a política. Ingênuo. Esqueceu-se de que ela é anterior a ele e que é ela que move os políticos, principalmente os sonhadores e neófitos.

Antes dele, o partido, o PSD, que não é de direita, de esquerda, de centro, a favor ou contra, fez a escolha. Marcelo, ainda sem a malícia ou interesses como um José Hilário Mellato, PP, foi levado ao cadafalso pelo própio presidente do PSD de Gaspar, empresário aqui e futuro secretário de finanças em Ilhota, Fernando Neves. Foi ele quem fez os acordos com o PT e Lovídio Carlos Bertoldi. foi elequem vendeu e coligou o PSD. E usou Marcelo como moeda de troca.

Fernando pensou nas vantagens de ser poder num bloco forte ou estar numa oposição com quem o PMDB terá que negociar. Ele também foi pressionado por gente como Wando Andrietti (que não se elegeu vereador e ameaçava ir para o PT ou iria para o PMDB), por simplemente estar sem emprego e precisar de uma teta (aliás como Gaspar tem gente precisando de tetas, apesar do pleno emprego na região).

Fernando, pressionado pelo vereador Giovano Borges, sem atuação política partidária anterior, sem noção ética, dono de lanchonete no Bela Vista e que depois de eleito nem sabia onde ficava a Câmara de Gaspar, o qual matreiramenten teve a cabeça feita pelo Mellato e pelo PT, Fernando Neves não teve chances a muitas escolhas depois da arrogância e jogadas do PMDB com o qual queria forma o bloco de oposição e situação. E com esta escolha, levou Marcelo Brick.

Marcelo resistiu o quanto pode. O acordo já estava pronto há 30 dias e esperava por Marcelo. Sair do PSD, fato que passou por sua cabeça durante os dias de angústia, como confessou a alguns interlocutores próximos, significava começar mal perder o mandato ganho nas urnas. Além disso, o cenário em Gaspar é o mais incerto possível e que inclui a provável cassação do prefeito eleito Pedro Celso Zuchi, PT. E foi diante deste quadro imposto pelo partido que Marcelo decidiu acompanhar a decisão partidária. Mas deixou recado e que podem provocar reviravoltas no futuro.

"Sozinho, independente, eu não posso responder com resultados aos que me elegeram. Eu preciso fazer escolhas. E fiz. Não fugi. Escolhi a fidelidade ao meu partido. Mas isto vai estar sendo avaliado permanentemente.Vou ser avaliado pelas escolhas que estou fazendo em favor de Gaspar. Não hesitarei em tomar medidas radicais e diferentes já avisei a todos. E por que? Porque esta minha decisão está cercada de compromissos comunitários. E Gaspar estará sempre em primeiro lugar. Não faço acordos com os quais não posso cumpri-los ou que possam envergonhar quem votou em mim".

Então é esperar para conferir. Na verdade, o PT, o PMDB, o PP e o próprio PSD estão tentando controlar o Marcelo Brick de Souza. Hoje, ele representa uma possivel inovação e isto pode estar comprometendo o projeto de poder desta gente acostumada a mandar na política de Gaspar. Na verdade colocaram-no numa cilada. Caberá ao Marcelo, bem orientado, e com planejamento controlar esta situação que é nova e um aprendizado com lições duras para um novato. Acorda, Gaspar!
Wilson da Costa
22/12/2012 12:29
Será que 2013 será apenas um novo ciclo ou um ano cabalístico a ser esquecido pelos petistas da região ...

Custe ($$$) o que custar ($$$$$$$) essa certamente não é a questão !

Ser ou não ser ... esse é o dilema dos Fichas Sujas - Celso Zuchi (Cassado em Gaspar pela Justiça Eleitoral local) e Paulo Eccel (Cassado em Brusque pelo Tribunal Regional Elitoral) para se sustentarem no Poder em 2013.

CELSO ZUCHI toma posse dia 01 de janeiro amparado por uma liminar, e se mantém após o dia 15 até o julgamento final do TRE/SC (onde sofrerá a implacável avaliação do Des. Eládio Torret Rocha, o mesmo que relatou e julgou Zuchi no famoso escândalo do Caminhão Pipa).

PAULO ECCEL, (por não haver sido publicada a decisão de sua Cassação no Diário Oficial) toma posse dia 01 de janeiro, e se mantém até o dia 07 de janeiro (quando publicada a decisão), sendo que após estará oficialmente cassado pelo TRE/SC. Em seguida assume o Presidente da Câmara de Vereadores de Brusque até a data das novas eleições. Vale lembrar:

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu, na última terça-feira (18/12), por maioria de votos, cassar os diplomas dos reeleitos ao cargo de Prefeito e vice de Brusque, respectivamente, Paulo Roberto Eccel (PT) e Evandro Farias (PP), aplicando-lhes, também, a multa individual no valor de R$ 20 mil e a sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes ao pleito de 2012, com fundamento no parágrafo 4º do artigo 73, da Lei nº 9.504/1997 e inciso XIV da Lei Complementar nº 64/1990.

Além disso, a Corte condenou a coligação ?Tenho Brusque no Coração? (PP, PDT, PT, PMDB, PR, PPS, PHS, PTC e PC do B) ao pagamento de multa no valor de R$ 30 mil, com base no parágrafo 8º do artigo 73 da referida Lei. Mesmo assim, da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ação de investigação judicial eleitoral foi proposta pela coligação ?A Força do Povo? (PSD, PTB, PRTB, DEM, PV, PRB, PSC, PSB, PSL, PTN e PT do B), que imputou à coligação adversária e aos seus candidatos a prática de abuso do poder político e econômico em virtude da suposta realização de excessivos gastos com publicidade institucional por parte da Prefeitura de Brusque no primeiro semestre de 2012, em desconformidade com o inciso VII, do artigo 73, da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).


Ao proferir seu voto, o relator Eládio Torret Rocha enfatizou o parecer do Procurador Regional Eleitoral, André Stefany Bertuol, ao afirmar que ?permitir ao administrador utilizar, nos primeiros seis meses do ano eleitoral, montante de recursos para liquidação de despesas com publicidade correspondente à média dos valores aplicados em anos anteriores, significaria, em verdade, autorizá-lo a gastar, proporcionalmente, no ano da eleição, exatamente dobro, incremento que, por intuitivo, contraria frontalmente a austeridade buscada pela norma, implicando em evidente incentivo ao uso desmedido de verbas públicas em favor de partidos e candidatos em detrimento da isonomia da disputa eleitoral?.

O relator analisou ainda a questão de abuso do político, por entender que o conteúdo das peças publicitárias trazidas aos autos configuram a conduta vedada pela legislação eleitoral, no artigo 74, da Lei nº 9.504/1997, ao utilizar de publicidade custeada pelo governo municipal brusquense com inescondível violação ao princípio da impessoalidade previsto no artigo 37, parágrafo 1º, da Constituição da República).

Além disso, ao examinar detidamente o teor das peças publicitárias enfocadas ? especialmente os folhetos distribuídos nos meses de fevereiro e abril ?, sob a luz do disposto no artigo 22, da Lei Complementar nº 64/1990, o relator afirmou que ?não há como negar que as informações institucionais foram introduzidas com o uso de frases de efeito, similares às manchetes utilizadas nos meios de comunicação sociais, bem como declarações de moradores locais, aos quais buscam, a toda evidência exaltar a atuação da atual gestão municipal, de molde a personificar a publicidade institucional do Município de Brusque?.

Por fim, reconhecendo a responsabilidade dos então candidatos à reeleição do cargo majoritário, o relator fixou as penas cabíveis, já mencionadas, de acordo com a capacidade econômica dos recorridos, cumulada ainda com as sanções de cassação de diploma e de inelegibilidade pelo período de 08 (oito anos).

Em resumo, qualquer semelhança entre a forma de governar de Paulo Eccel (BRUSQUE) e Celso Zuchi (GASPAR), ambos PTralhas, ao patrocinar os abusos na administração pública e gerenciar a "falta de transparência" é mera coincidência para os mesmos e seus seguidores, mas não para nós, sociedade civil organizada e pensante ... só precisamos agir, ao denunciar esses desmandos de corrupção.

Estar sempre alertas e vigilantes, esse é o nosso dever!
João
22/12/2012 11:00
http://www.youtube.com/watch?v=AJEkwsGYzA4

Não da um ano para esse discurso lido, seja esquecido!

Ah desculpa já está sendo esquecido nas reuniões com o "tio Chico" Lovidio Bertoldi, né nosso nobres vereadores!

Seu Lu e seu Jaime, se manifestem, falem a verdade! Pois "até agora" os únicos que não ouvi nada de mal!
Rui
22/12/2012 10:48
É Gaspar ta feio e o povo nem ai!

Marcelo Brick, o Garoto propaganda aprendiz de Melato isso já estava certo, mais o menino é estudado demos um voto de confiança , já decepcionou!

Lovidio Bertoldi que manda em Gaspar#Fato! Pode contar que terá muita gente do DEM , PSD, PP e até PMDB, com uma vaguinha na prefeitura ou no SAMAE, nunca vi tanta gente trabalhando de azul em Gaspar, Os Smurfs!

Ninguém vai aparecer e falar a verdade para a população, e pode deixar que organizarei uma manifestação começo do ano em Gaspar!

Acorda Gaspar!
Herculano
22/12/2012 10:33
VOCÊ SABE QUANTO EM DIÁRIAS FOI PAGO AO PREFEITO ESTE ANO?

As viagens do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, na região, em Santa Catarina e especialmente a Brasília, renderam-lhe até o dia 23 de novembro, R$12.095,00. Deve vir mais. Os dados estão disponíveis no portal da transparência.

Herculano
22/12/2012 10:20
SEM FÉRIAS

Para o sabor de uns; para o desespero de outros. Enquanto a coluna do jornal impresso acompanha as férias de circulação até 11 de janeiro, aqui na internet esta coluna continuará ativa, com edições extras e permanentes comentários.
Alfredo
22/12/2012 09:59
Dr. Herculano

Sobre a manchete da Ponte de Ilhota no Santa e que o senhor com boa memória e propriedade mencionou. Acabo de passar por lá. sugiro apenas uma foto com o seguinte título. "Dezembro de 2012 a ponte de Ilhota que não saiu do papel e dos discursos dos políticos. De concreto, talvez em dezembro de 2014"
Herculano
22/12/2012 09:45
ALERTA MÁXIMO

Cerca de 1.100 presos de Santa Catarina deixarão presídios para indulto de final de ano. Presos podem ficar sete dias fora e são obrigados a retornar após prazo. Pode sair quem cumpre regime semi-aberto e tem bom comportamento.
Herculano
22/12/2012 09:43
VOCÊ SABE DE QUANTO SERÁ O AUMENTO DO IPTU NO ANO QUE VEM EM GASPAR? PROVAVELMENTE 6,95%

Provavelmente? Sim por aqui tudo é possível. E qual a certeza de que o mínimo será 6,95%. Porque o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, acaba de determinar o valor da UFM - Unidade Fiscal do Município -, a partir
de primeiro de janeiro de 2013 em R$78,40. O reajuste desta vez foi pelo IGP-M à base de 6,95%. O decreto 5.287 foi publicado na quinta-feira no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.
Adilson Luis Schmitt
22/12/2012 09:31
Os Petistas são conhecidos como aloprados, pior cada dia estão mais atrapalhados pois acabaram criando uma CPI a mando do Comanadante Mor o LULA, só para perseguir. Logo eles que sempre tem um discurso de coitadinhos que representam a classe menos favorecida, pura balela:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/cpi-do-cachoeira-como-desmoronou-a-farsa-petista
Política
CPI do Cachoeira: como desmoronou a farsa petista
Reportagem de VEJA desta semana mostra que PT tentou usar comissão para perseguir adversários. Deu tudo errado. E Congresso protagoniza novo vexame
Robson Bonin

SIMBIOSE - O vale-tudo dos petistas na comissão incluiu parcerias inimagináveis em outros tempos, mas compreensíveis nos dias de hoje (Ivaldo Cavalcante/Hoje Em Dia/Folhapress & Cristiano Mariz)
A maneira como foi idealizada, a CPI do Cachoeira não poderia mesmo ter um epílogo menos indecente. Criada pelos radicais do PT para atacar desafetos do ex-presidente Lula na oposição e na imprensa e desqualificar o trabalho do Ministério Público e do Supremo Tribunal Federal, a comissão encerrou seus trabalhos na semana passada exatamente como começou: resumida a uma farsa cujas conclusões não chegaram a preencher duas páginas de papel.

No início do ano, Lula mandou o PT criar a CPI com o pretexto de investigar as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos e empresas públicas e privadas. As nobres intenções ocultavam uma ousada conspirata. Em vez de esquadrinharem os tentáculos da organização criminosa desbaratada pela Polícia Federal, os petistas usariam a comissão para tumultuar o julgamento dos mensaleiros. Durante oito meses, os tarefeiros do partido tentaram constranger ministros do Supremo, distribuíram ataques infundados ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e miraram jornalistas e órgãos de imprensa responsáveis pela revelação do maior escândalo de corrupção da história.

O plano de ataque do PT, porém, começou a desmoronar já nas primeiras semanas de funcionamento da CPI, quando surgiram documentos que revelaram a ponta do que prometia ser um novo escândalo envolvendo política e corrupção. Descobriu-se que a construtora Delta operava um milionário caixa clandestino através de um rol de empresas-fantasma. Até então, a empreiteira chamava atenção apenas pelo meteórico sucesso na obtenção de contratos durante a gestão do ex-presidente Lula. De uma empresa de porte médio, em 2001, ela se transformou na maior e principal prestadora de serviços ao governo federal, chegando a faturar 1 bilhão de reais por ano. Algumas pistas para elucidar o mistério desse incrível sucesso começaram a surgir. A Delta, não por coincidência, mantinha um contrato de consultoria com o ex-ministro José Dirceu, condenado a dez anos de prisão por chefiar a quadrilha do mensalão. A Delta, não por coincidência, fez chegar à CPI informações de que aqueles repasses-fantasma tinham como destino funcionários públicos e campanhas políticas. Ou seja: parte do dinheiro que a empresa faturava do governo era revertido em milionários pagamentos de propina. A insistência em apurar os negócios da Delta fatalmente levaria o PT e o governo ao centro das investigações.
Adilson Luis Schmitt
22/12/2012 09:13
Esta é a maneira Petista de Governar, sempre pensando em ter vantagens:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

Política
Um obscuro contrato do governo de Brasília (Editorial)

O Globo

Não há justificativa aceitável, sob todos os aspectos envolvidos na questão, para a decisão do governo de Brasília de entregar, sem concorrência pública, a uma empresa de arquitetura de Cingapura o planejamento estratégico da capital federal nos próximos 50 anos.

Anunciada em outubro e já consolidada pelo governador Agnelo Queiroz (PT), com a contratação do escritório Jurong Consultants, a iniciativa foi recebida com indignação por associações de arquitetos brasileiras e internacionais. E não por razões corporativistas.

Não passa despercebida a ironia de Brasília ? Patrimônio da Humanidade há 25 anos, por decisão da Unesco ? ser um símbolo da excelência da arquitetura nacional, um legado, celebrado internacionalmente, da obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

O Brasil tem excelentes arquitetos e urbanistas, escritórios altamente capacitados ? e certamente mais identificados culturalmente com a cidade ? para planejar o futuro da capital.

Mas, se a opção por uma empresa estrangeira tivesse o propósito de marcar uma posição não xenófoba do governo ? postura saudável ?, a reserva de mercado poderia ser confrontada pelo crivo da competência, com a abertura de uma concorrência internacional que recebesse propostas de candidatos de todo o mundo, inclusive, se o desejasse, do escritório de Cingapura.

Estaria, assim, preservada a transparência do processo, em vez de se consagrar um caminho opaco, delineado entre quatro paredes.

Também pelo ângulo financeiro inexiste explicação convincente para a dispensa de licitação em negócio de tal vulto. O governo brasiliense decidiu, sem buscar a saudável competição do mercado, desembolsar o equivalente a quase R$ 9 milhões para o chamado ?Brasília by Cingapura?, o projeto pelo qual o escritório contemplado planejará uma cidade aeroportuária, um polo logístico, um centro financeiro e a ampliação do polo industrial JK.

O empreendimento, que consumirá 18 meses de trabalho, terá implicações até 2060 na vida de uma cidade cuja população atual é de 2,5 milhões de pessoas.

Não é empreitada que uma cidade contrate sem abrir o leque de opções, tanto para se definir por um projeto que mais se adeque às suas necessidades urbanísticas, quanto pela crucial obrigação de o poder público, dentro de suas responsabilidades, buscar o melhor preço na praça.

Por princípio, deve-se sempre ver com reservas operações milionárias fechadas com dispensa de licitação, instrumento eficaz contra dolos no âmbito da gestão pública.

Mas o governador Agnelo Queiroz, personagem citado nas investigações em torno de Carlinhos Cachoeira, optou pela negociação obscura, mal explicada e de duvidosa valia para o futuro de Brasília e os cofres públicos.

Herculano
22/12/2012 08:45
HORA DA SENSATEZ, por Miriam Leitão para O Globo

A acertada decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal desanuviou o clima. Bom momento para pensar sobre os eventos dos últimos dias.

O PT enfraquece a democracia quando a compara a um regime de exceção, o presidente da Câmara dos Deputados afronta princípios constitucionais, e o Senado esteve a um passo de desmoralizar o processo legislativo.

Joaquim Barbosa se debruçou sobre um caso em que não havia jurisprudência. O Supremo, como o nome diz, é a última instância, mas existem caminhos para recorrer a ele mesmo na finalização do processo. Os recursos não são manobras protelatórias, são direitos.

Os condenados têm endereço certo, responderam em liberdade e tiveram passaportes recolhidos. O melhor é que o momento da prisão seja decidido quando estiverem esgotados os recursos e pelo voto do colegiado.

Certamente, não foram as frequentes ameaças do Partido dos Trabalhadores, e de vários dos seus dirigentes, que sedimentaram a decisão tomada pelo presidente do STF. Foi a decisão acertada.

Superada a tensão em relação ao risco de prisão imediata dos condenados, é bom refletir sobre o espetáculo dos últimos dias que mostrou o quanto o ambiente tem se degradado por ação ou omissão de líderes políticos e governantes.

As declarações do presidente da Câmara, Marco Maia, são sempre tão inadequadas que só resta o consolo de que o seu mandato na presidência está acabando. A ideia de usar a instituição que preside como refúgio de criminosos é espantosa. Pelo menos um dos deputados tem sido presença constante em escândalos.

O que o deputado Marco Maia faz é para seguir o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, que deu a seguinte ordem à sua facção partidária: "O importante agora é reforçar Marco Maia e depois é a hora de ir para a rua."

Maia dispõe da Câmara como se ela fosse uma trincheira de José Dirceu.
Herculano
22/12/2012 07:09
De Cláudio Humberto, na coluna que publicou neste sábado em vários jornais brasileiros.

Planalto só teme a derrubada de 28 dos 3 mil vetos

O Planalto listou 28 dos 3 mil vetos cuja possibilidade de serem derrubados no Congresso tira o sono da presidenta Dilma. Dessa lista, mantida a sete chaves, preocupam mais o governo a lei que acaba o fator previdenciário, para o cálculo de aposentadorias superiores a um salário mínimo, a lei do Código Florestal, em razão de acordos com ambientalistas, e redistribuição de royalties da exploração de petróleo.

Fim do mundo

Para Dilma, "fim do mundo" seria derrubar vetos do fator previdenciário, que provocaria suposto rombo de R$ 40 bilhões no Tesouro Nacional
Herculano
22/12/2012 06:46
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E eu disse que tinha medo dos maias vivos: Marco Maia e Cesar Maia. E Agripino Maia. E pastor Maiafaia. Por isso a gente maia eles!

E atenção! Acabo de receber o cartão de Natal do Mantega: "Feliz Natal ou Próspero Ano Novo. Os dois não dá". E o cartão de Natal do Kassab: "Feliz Natal e Próspero IPTU". E como todo ano eu mando uma cartão de Natal pro Bolsonaro: "Meus votos são para que você nunca mais tenha votos". Rarará! E sabe como o Papai Noel dá risada em Brasilia? HÔ HÔ HÔUBAMOS MUITO! Rarará! É mole? É mole, mas sobe
Herculano
22/12/2012 06:38
SAÚDE DESFOCADA

Preocupada, Dilma Rousseff encarregou Marco Aurélio Garcia (Relações Internacionais) de acompanhar o estado de saúde de Hugo Chávez neste fim de ano. A presidente quer informações diárias sobre o presidente da Venezuela, que se trata de um câncer.

Igual ou melhor preocupação a presidente teria se soubesse diariamente sobre o precário funcionamento do SUS e que deixa sem assistência os doentes pobres e desasistidos do Brasil, mais suscetíveis à doenças e mortes.
Herculano
22/12/2012 06:33
O QUE PENSAM OS QUE LEEM JORNAIS

Aqui três cartas mineiras do Painel de Leitores deste sábado da Folha de S. Paulo sobre o Mensalão de Lula e do PT

Ao negar o pedido de prisão imediata de condenados no processo do mensalão, Joaquim Barbosa coroou sua participação como um verdadeiro juiz, e não como um mero justiceiro a satisfazer a grita popular por "cadeia já!". Discordo dos que defendem prisão apenas para os ditos "criminosos de sangue"; porém discordo com mais vigor dos que confundem o poder da Justiça com o poder da vingança.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de fora, MG)

Marco Maia cogitou usar a Câmara dos Deputados como abrigo para os mensaleiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal. A Câmara já deixou de ser a Casa do Povo e se tornou, há muito tempo, a casa dos corruptos, dos quadrilheiros, dos mensaleiros, das mutretas, dos acordos inconfessáveis, enfim, de todos as formas e práticas de desvios de dinheiro público, com raras exceções. Portanto não me causou nenhum espanto essa intenção do presidente da Casa. O único problema é os condenados continuarem a praticar os mesmos crimes impunemente. Carlos Alberto Fraiha (Belo Horizonte, MG)

É lamentável a conduta do ex-presidente Lula diante das graves denúncias feitas a ele pelo operador do mensalão. Se elas são improcedentes e levianas, então o ex-presidente deveria ser o maior interessado em exigir provas e, não sendo apresentadas, processar o denunciante. Desqualificar o acusador ou culpar a mídia e a elite não são suficientes. A sua grande popularidade é um motivo a mais para se sentir na obrigação de esclarecer os fatos perante a nação brasileira. Fernando Pinheiro Reis (Viçosa, MG)
Herculano
22/12/2012 06:20
"PIBÃO GRANDÃO", editorial deste sábado do jornal Folha de S. Paulo. Ele mostra claramente que esta gente do governo não tem planos ou não entende de economia estrutural e estão levando o Brasil a um buraco perigoso para todos nós e as conquistas do Real (que eles não aprovaram e o classificaram na época como uma ideia eleitoreira.como foi o caso do atual ministro da Fazenda, Guido Mântega)

Presidente Dilma quer que o PIB cresça pelo menos 4% em 2013, mas sua política econômica dificilmente trará expansão acima de 3%
A presidente Dilma Rousseff quer um "pibão grandão" em 2013. Sua expectativa de um crescimento de 4% no PIB foi manifestada no mesmo dia em que o Banco Central reduziu mais uma vez sua projeção para este ano, de 1,6% a 1%.

A se confirmar o prognóstico, o primeiro biênio do governo Dilma terá um crescimento médio de 1,8%. Um óbvio "pibinho".

Na tentativa de garantir os 4%, o Planalto recorre à sua receita preferida - até aqui ineficaz. O enésimo pacote de incentivos anunciado, com desonerações de R$ 6,8 bilhões, nada tem de inovador.

Prorrogou-se a redução do IPI para incentivar o consumo de bens duráveis. Estendeu-se ao comércio varejista a desoneração da folha de pagamento. O governo deixará de arrecadar R$ 40 bilhões.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou para breve a simplificação do PIS/Cofins e a reforma do ICMS, esta para pôr termo à guerra fiscal entre unidades da Federação com o nivelamento paulatino das alíquotas interestaduais, até chegar a 4% em 2025.

Em troca, o governo federal reduzirá os juros das dívidas dos Estados e formará um fundo para compensar os que tiverem perdas. Mas a transição de 12 anos é longa demais, um indicador da dificuldade política de mudar o status quo entre os governos estaduais.

Mantega insiste que está em curso a construção de uma nova matriz econômica, ancorada em juros menores, desvalorização do real e, com menor ênfase, uso de certa folga nas contas públicas - propiciada pela redução da taxa básica de juros - para bancar desonerações de impostos.

Na falta de uma estratégia de longo alcance, instala-se a dúvida quanto ao fôlego dessas medidas para de fato mudar o padrão de crescimento, como pretendem Dilma e Mantega, e não só impulsioná-lo temporariamente. Os juros mais baixos acabarão por incentivar o investimento e a tomada de risco empresarial, um dia, mas persistem as restrições.

Uma delas é a dificuldade do governo em admitir sem meias palavras que depende do setor privado para alavancar investimentos. Outra é a inflação, que persiste acima de 5,5% e pode subir em 2013 se, como é provável, o PIB se acelerar.

No último relatório trimestral de inflação, o Banco Central reafirma o propósito de manter os juros baixos, mas alerta que os gastos governamentais em expansão e a moeda desvalorizada podem pressionar os preços.

É dado como provável que o PIB cresça cerca de 3% em 2013, mas o investimento seguirá abaixo de 20% do PIB, quando o necessário seria 25%. O "pibão" de Dilma não virá tão cedo.
Herculano
22/12/2012 06:11
CONVIDADA ATRASADA

O Samae de Gaspar convidou a empreiteira de Mão de Obra VB 08.628.996/0001-96 para fornecer e montar a estrutura pré-fabricada em concreto para alocação de reservatório de água na Rua Piracicaba.

Isto aconteceu na licitação 44/2012. Agora o contrato 32/2012 está sendo esticado no prazo de entrega da obra em mais um mês, num aditivo, que o presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi, mandou publicar na edição de ontem do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.
Herculano
22/12/2012 06:03
ESTRANHO

A edição de ontem do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - trouxe seis portarias de RH do município de Gaspar numeradas exatamente de 01/2013 a 06/2013, todas assinadas por Pedro Celso Zuchi, PT, atual prefeito.

Está certo que ele foi eleito e conseguiu a diplomação numa liminar, e a edição das portarias possuem as datas de agora, mas pode-se avançar sobre o período do outro mandato?

Do que se trata? De concessão de licenças-prêmio a funcionários públicos municipais. Nada de errado com elas. Ao contrário. A publicação de tais portarias só reforça que esta é uma prática e obrigação e que foi suprida pontualmente no caso do professor e chefe de gabinete Doraci Vans, para ele trabalhar remunerado no município como coordenador de campanha de Zuchi.

Outra. Todas as licenças concedidas agora são de três meses e decorrentes diretamente de cinco anos de trabalho no serviço público, fato que também não aconteceu no caso de Doraci. E é isto que entornar o caldo contra o candidato Zuchi em uma das impugnações e que balança o próximo mandato. Acorda, Gaspar!
ODIR BARNI
21/12/2012 20:42
Arno Schmitt, que todos conhecemos.

Por problemas na internet, a minha matéria de hoje pela manhã (abaixo) ficou incompleta e quero agora, completá-la.

Conheci Arno Schmitt, o homem do charuto, em Brusque, Itajaí, Blumenau e Gaspar, nas rinhas de galo nos anos 65-69. Arno era um apostador compulsivo, quando não tinha uma aposta boa, apostava no azarão, e muitas vezes levantou muito dinheiro.

Quando cheguei em Gaspar, na prefeitura trabalhava seu irmão Celso Júlio Schmitt. Foi onde comecei a conhecer mais sua família, seu Sílvio, e mais tarde o Juca. Arno, casado com a Maria Schramm, irmã de Afonso, Lico, Guido, Jaime, Panga, Marquinhos e Jaime.

Em todas as festas da família eu me encontrava. Arno poucas vezes estava present. Seu ponto era o Bar de Antônio e Dilma Reinert e a cancha do Nino Wieser e dona Lurdes.

Na cancha era meu parceiro de canastra juntamente com Zeca Schmit, Lico Wemuth, Bruno Wemuth, Naldo Spengler, Agostinho Muller, Hilário Deggau, Henrique Kistner, Tridapalli, entre os mais presentes.

Arno era conhecido como o "homem do churrasco" nas festas de São Pedro, auxiliado por Martim Mondini, Coti Scharamm, Antônio Costa, Renato Beduschi, Bebeto e outros que no momento não lembro.

Até hoje escuto o seu Tuti Gomes, meu parceiro de tranca, aqui em Camboriú, dizer que gostava de ir à Festa de São Pedro prá comer o churrasco preparado pelo turma do Arno, que muitos vezes trazia um amigo seu de Curitibanos, chamado Túlio Paza.

Entre os caminhoneiros era sempre comentad. Teve grande participação nesta área. Amigo pessoal de Nadinho (Bernardo Leonardo Spengler), tinham juntos a Transpaguá, que mais tarde foi dissolvida.

Arno foi nosso torcedor nas partidas de bocha nas canchas do Mário Schramm. Quando ganhamos em 31 de março de 1981, um Fusca zero; eu, Sílvio Pereira, Arno Dagnoni e Osvaldo Barbieri (Azambuja), Arno apostou mais de 50 mil cruzeiros e ganhou. Prá ter uma ideia o Fusca zero valia Cr$112 mil e Arno apostou mais de 50 mil.

No campo esportivo foi muito respeitado, para evitar o quebra pau nos tempos de Tupy, Palmeiras, Olímpico, União de Timbó, Arno dava uns tiros pro alto e afastava os metidos. Por último a parte politica.

Ele era do antigo MDB, inclusive foi candidato, se não me engano com Juca Bernz de vice, quando perderam para Paulo Wehmuth; essa parte soube através de outras pessoas. Era um peemedebista histórico. Não dava tapinha nas costas para agradar, mas sempre que foi solicitado, nunca deixou de dar sua participação, principalmente, nas festas comunitárias.

Conheci seus filhos no jardim de infância: Adriana, Serginho e Isabel (Bebeo). Se esqueci algo, é porque os anos nos distanciaram, mas os bons momentos e as boas iniciativas devem ser sempre lembradas. Vai em frente Maria! Vai visitar seus filhos, netos e irmãos. Daqui prá frente outra página de sua vida vai começar. Nossas condolências!
Adilson Luis Schmitt
21/12/2012 20:33
Os Petistas sempre tentam levar uma vantagem, nem que seja nos termos usados para explicação situações inusitadas:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

21/12/2012
às 17:49
O Zé não é lobista, mas ?consultor; não tem empregados, mas ?assessores?; não dorme com uma mulher, mas com uma ?companheira?


Acabo de ler um texto que tem a sua graça.

Vamos lá. Qual é a atividade hoje em dia de José Dirceu? Além de petista (sem cargo de direção), ele é ?consultor de empresas privadas?. É um dos eufemismos com que as pessoas se referem a ele. Outros de sua espécie são chamados de ?lobistas?. Eu até acho que se pode debater a legalização do lobby, a exemplo do que ocorre nos EUA (ainda não é uma avaliação de mérito). O que não dá é para chamar ?lobista? de ?consultor?. Este último é um especialista numa área específica, presta assessoria técnica. O outro facilita contatos com órgãos estatais. No Brasil, a atividade não é legalizada.

Assim, Dirceu é hoje um homem da iniciativa privada, certo? E homens da iniciativa privada têm empregados ou funcionários. Não José Dirceu! Leio que o ?consultor de empresa privada? tem ?assessores?. Sim, parece mesmo um homem de estado. Ele estava, sou informado, acompanhado desses ?assessores? quando ficou sabendo da decisão de Joaquim Barbosa.

Não é só isso. Os outros homens têm mulher ou namorada. Além dos ?assessores?, sabem quem estava ao lado do ?consultor? quando ele ficou sabendo da decisão? A sua ?companheira?. Perfeito! Outros vão pra cama com a mulher, a namorada, a amante, até com a ?amiga íntima?? O nosso herói comete atos políticos: leva a ?companheira?.

Não pensem que o Zé e os ?assessores? estavam cuidando, sei lá, dos assuntos de sua empresa privada. No momento em que ele tomou conhecimento da decisão de Barbosa, estava ?ouvindo MPB?, que é para deixar claro o seu apego à cultura nacional. Abriu, então, um vinho e comemorou.

O Zé tem, sim, ao menos uma assessoria eficiente: a de imprensa.
Por Reinaldo Azevedo
Herculano
21/12/2012 20:12
DOIS PÉSSIMOS EXEMPLOS FORA DO GOVERNO QUE NÃO PLANEJA E ESBANJA COM RECURSOS DOS OUTROS

Eles estão retratados por Lauro Jardim, de Veja.

Em "OAB quebrada", ele revela: a OAB de Brasília está com dificuldade para pagar o décimo-terceiro salário de seus funcionários. A atual gestão gastou mais do que podia, ficou sem caixa e não conseguiu viabilizar um auxílio-financeiro de dois milhões de reais com o Conselho Federal da Ordem.

Em "Comemorar o quê?", Lauro escreve:

O ano da indústria não foi dos melhores - muito ao contrário - mas não é por causa de uma besteira dessas que a CNI deixaria de comemorar 2012. Na segunda-feira, no Unique Palace, em Brasília, a CNI bancou uma festa de confraternização de 2 milhões de reais para os seus funcionários com direito a show de Ivete Sangalo.
JUJU DO GASPARINHO
21/12/2012 20:06
Prezado Herculano:

Sabes que eu até admiro esse tal de Luciano Cunha?
Só porque ele consegue tumultuar.
Herculano
21/12/2012 19:58
AMANTE DE LULA OU AMANTE DO PT?

O colunista Flávio Ricco publicou no Uol, da Folha de São Paulo, a seguinte nota:

Há alguns anos, em 2005 se não me engano, assistindo a um show do Chico Anysio e Tom Cavalcante, "Chico.Tom", no extinto Olympia, testemunhei um caso que me trouxe ao noticiário de agora.

Na ocasião, o Chico, voltando meio que no sacrifício, fez uma piada do PT, com os protestos de alguém num camarote. Depois de uma ligeira olhada, ele contou outra do Zé Dirceu e a reclamação, do mesmo lugar, cresceu de tamanho. A troca de palavrões de lado a lado foi imediata. O espetáculo parou por alguns minutos, com o humorista bastante irritado no palco e um filho dele, André Lucas, se dirigindo ao tal camarote para botar ordem na casa.

O tempo passou. O Chico lamentavelmente se foi. E foi antes de saber que aquela pessoa, com quem ele se pegou durante o show, era ninguém menos que a Rose. Rosemary Nóvoa Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência da República, em São Paulo.
Herculano
21/12/2012 19:54
CONVIVENDO COM O PERIGO E FINGINDO QUE NÃO VÊ

O prefeito reeleito de Gaspar Pedro Celso Zuchi, PT, acaba de nos dizer que não consegue entender por que a oposição trabalha tanto contra ele e a atual administração municipal. Zuchi se considera um homem realizador, um homem de obras...

1. Qual é mesmo a oposição em Gaspar que enfrenta Zuchi e o PT? Não se cabe nos dedos de uma só palma da mão.
2. Realizador? O que é mesmo que começou no atual mandato e está pronto? Realizador de discursos, de cerimônias de assinaturas, de entrevistas montadas nas rádios em programas pontuais? Realizador de viagens a Brasília?
3. Um homem de obras? É ai que mora o perigo e e é nelas que estão os mais consistentes questionamentos.
Herculano
21/12/2012 19:38
Trabalhadores da saúde aceitam proposta do governo e terminam greve de 59 dias. O preço disto? O governo tirou as calças. Os doentes, pobres e desinformados continuam menores nesta disputa corporativa dos sindicalistas e insensível do governo estadual.

Além de aumento equivalendo a 50% do salários dos ativos e inativos, o governo se comprometeu em desbloquer na semana que vem dos salários dos grevistas que estavam bloquedos, aceitar a reposição das faltas, manter as escalas de férias e licenças prêmios.

Garantido, ainda, que servidores não serão transferidos por terem aderido ao movimento e instalação imediata de uma comissão para tratar de questões sobre a greve, inclusive sobre questões judiciais.
observador-mor
21/12/2012 19:18
E AGORA MONSIEUR LULLÁ

Agora surgem os documentos, Marcos Valério, braço executivo da quadrilha entregou à procuradoria o número de três contas no exterior nas quais diz ter feito depósitos para pagamento serviços de artistas e publicitários para campanhas eleitorais do PT.

Anexou também às declarações feitas ao MP cópia do cheque no valor de R$ 98.500, emitido pela já notória SMPB à empresa Caso, de propriedade de Freud Godoy, amigo, guarda-costas-chefe de Lula.

A ofensiva de protestos contra a inclusão do nome do ex-presidente na história do mensalão parece ter o intuito de intimidar o candidato a delator.

Só ptistas xiitas , que mamam dos cofres públicos ,acreditam que o MONSIEUR LULLABABÁ ,NÃO TEM CONTA NAS CAYMAN ISLANDS.
Herculano
21/12/2012 19:11
E o mundo não acabou. Devia acabar para estes imbecís que acreditavam nisto contra toda a ciência é informação disponível. E olha que tinha gente que se esperava acima de qualquer suspeita de paranóia que se lançou a espera de tal catástrofe. Se gente assim é capaz de tamanha demonstração de burrice, imagino os desinformados, analfabetos de todos os tipos e níveis, e principalmente os seguidores. É por isto que tem gente roubando tanto nos nossos governos.
Herculano
21/12/2012 19:05
Balanço do dia: o PMDB de Gaspar está com a zica. O PT com a tica. PSD e o DEM na bica. E o Mellato no comando da dita. Acorda, Gaspar!
Herculano
21/12/2012 18:57
Barbosa faz a coisa certa e não cai no truque de Dirceu e sua turma; o condenado não consegue, de novo!, o papel de herói. Por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Pronto! O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão e presidente do Supremo Tribunal Federal, negou nesta sexta o pedido do Ministério Público para prender imediatamente os condenados do mensalão. Chega ao fim, assim, uma das Batalhas de Itararé desse processo. Falha mais uma das crises artificiais com que José Dirceu e sua turma tentavam turvar o ambiente político. Em post publicado ontem às 17h44, no conselho que NÃO dei ao ministro, afirmei que ele deveria resistir à provação, NÃO MANDANDO prender a turma. Desde a semana passada, nos debates da VEJA.com, sustento que eram reduzidíssimas as possibilidades de ele acatar o pedido de prisão.

Reitero este aspecto: foram os mensaleiros e seus braços financiados com dinheiro público naquele troço que parece jornalismo que inventaram essa crise. Fica parecendo agora que Barbosa recusou a prisão porque ficou com receio da pressão deste ou daquele. Não! Ele recusou porque o STF já tem entendimento firmado de que não se começa a cumprir a pena antes do trânsito em julgado, a menos que haja motivos para decretar a prisão preventiva.

Com seu joguinho vigarista, a turma queria transformar uma decisão óbvia de Barbosa numa "vitória política". Não que Dirceu não esteja se esforçando para ser preso, reitero (trato de novo do assunto no próximo post).

A campanha que o petista condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha move contra o Supremo é, sim, punível, mas não com prisão preventiva. A menos que ele convoque os seus militantes para desordens de rua. Gilberto Carvalho disse que o "bicho vai pega", mas só no ano que vem. Como? Haverá uma "Noite dos Cristais" contra a "direita", os "reacionários", o STF, o Ministério Público e a "imprensa golpista"?

Nesse caso, mal posso esperar para ver patriotas como José Sarney, Fernando Collor e Paulo Maluf a protestar contra o que Rui Falcão, presidente do PT, já chamou "essa gente suja e reacionária". Os petistas, como a gente percebe, só se sentem em seu habitat natural com essas pessoas limpas e progressistas.

Barbosa tomou a decisão correta, ainda que muito se tenha conspirado nas sombras, de modo meio canhestro, para que tomasse a decisão errada.
Herculano
21/12/2012 14:02
UMA HISTÓRIA QUE NÃO FECHA

Aos que participaram da reunião na prefeitura que bateu o martelo na composição da Câmara, o negociador do PT Lovídio Carlos Bertoldi garantiu e tranquilizou que não haverá pacotões via goela abaixo ao grupo.

Por outro lado, reafirmou que quem rompeu os tratos feitos com o PT foram os parceiros como Rodrigo Boeing Althoff, Ednei de Souza e Francisco Hostins Júnior. Hum! Ou seja, não rezaram na cartilha de Doraci Vanz, Zuchi e Bertoldi e outros. Então qualquer coisa poderá ser motivo para rompimento... Acorda, Gaspar!
Herculano
21/12/2012 13:57
EM GASPAR O TAPETE SERVE PARA ESCONDER AS DÚVIDAS DO PT. EM BLUMENAU O TAPETE É MOTIVO PARA ACLARAR O QUE ESTÁ PRETO

Olha só esta. Vereador eleito sugere criação da CPI Tapete Negro.
O vereador eleito Jefferson Forest,PT, genro do deputado Federal Décio Neri de Lima, cuja esposa, a deputada estadual Ana Paula nem chegou ao segundo turno, já mantou ver antes mesmo de assumir o primenrio mandato em1º de janeiro.

Acaba de emitir um nota na manhã desta sexta-feira informando a pretensão de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades e denúncias envolvendo o atual prefeito João Paulo Kleinübing, PSD e sua gestão de 2004 à 2012. O pedido, segundo ele, tem respaldo do diretório municipal do PT.

Mandou bem Jefferson. Fez o certo.Eu aprovo e aplaudo. Uma lição para os sete vereadores que se diziam de oposição em Gaspar e que perderam quase todas para três do PT durante quatro anos. E por causa disto ou das composições de interesses pouco foi questionado e nada foi apurado. Quanta diferença de comportamentos. Acorda, Gaspar!
Herculano
21/12/2012 13:45
O MÁGICO DAS CONTAS DA PREFEITURA DE GASPAR VAI EMBORA o

É isto mesmo. O secretário de Administração e Finanças de Gaspar, Michael Zimmermann, o Maicon, e homem de confiança do grupo do deputado Décio Neri de Lima, PT, foi exonerado desta função pelo prefeito Pedro Celso Zuchi. A partir do dia Primeiro de janeiro ele não exerce mais esta função, segundo o decreto nº 5.295, de 19 de Dezembro de 2012, conforme publicou o Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.

O decreto diz que foi Maicon que pediu para sair. Será? Acorda, Gaspar!
Herculano
21/12/2012 13:39
HOSPITAL

Agora é lei. Está publicada no Diário Oficial dos Municípios - aquele se esconde na internet - a lei nº 3.501, de 19 de Dezembro de 2012. Ela autoriza a prefeitura pagar até R$ 2.940.000,00 pelos serviços contratados com o Hospital de Gaspar no ano que vem.
Herculano
21/12/2012 13:32
NATAL EM CASA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, acaba de negar o pedido de prisão imediata aos réus do mensalão. O pedido foi feito pelo Procurador Geral da República.
Herculano
21/12/2012 12:27
Manchete do jornal Cruzeiro do Vale esconde um drama e um medo real: Obras na Ponte Hercílio Deeke ficarão paradas por 13 dias.

Manchete de verdade deveria ser esta: As torturantes obras da ponte poderão parar por longo tempo para a displicência de uns e a irresponsabilidade de outros com a comunidade.
jaisom barreto
21/12/2012 12:17
Sr. Herculano

Com esses questionamentos, seus e do presidente do PMDB fica escancarado a postura adotada pela coligação um novo caminho que de novo não tinha nada, haja visto que um dos coordenadores de campanha era o Celso de Oliveira que namorou ser vice do Zuchi, não conseguindo faliu o Hospital e mesmo assim elegeu sua candidata pelo Bela Vista.

Para finalizar assim como o PMDB está queimando o nome do Kleber para 2016, pois na composição com o Sr. Jaime do Belchior sairia muito fortalecido e a decepção dessa eleição se continuar por esse caminho chama-se Marcelo Brick, pois o mesmo esta demonstrando não ter escrupulos, como seu mestre MELATTO, esse que se contenta por migalhas e não se arrisca nunca ama majoritária, se juntando ao par e passo com o PT, esse menino despontava como uma promessa para 2016 e terá o meu apoio, basta corrigir o Leme enquanto pode.

Herculano
21/12/2012 12:16
MAIS CONTROLES NAS CONTAS DAS PREFEITURAS CATARINENSES. MAS SÓ A PARTIR DE 2014

O Tribunal de Contas acaba de enviar um comunicado oficializando que o atual plano de contas permanecerá vigente em 2013 sendo exigidas as atualizações referentes ao controle das destinações por fontes de recursos e a alteração específica para os consórcios.

Assim, o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público só será efetivado pelos municípios em 2014. O ano de 2013 fica para a implantação piloto e envio das informações para o Tribunal de forma experimental.
Herculano
21/12/2012 12:11
POSSE DOS ELEITOS DE GASPAR NA CÂMARA NO DIA PRIMEIRO DE JANEIRO.

Primeiro registro. Olha só a gracinha deste título do press release da Câmara de Gaspar: "posse dos eleitos ocorre no dia 1° de janeiro, evento será aberta ao público". Um leitor da coluna não aguentou e emendou. "Ué queriam tomar posse as escondidas, longe do povo que os elegeu?"

Segundo resgistro. O protocolo já está pronto e disponível para quem quiser conhecê-lo. Nele sabe-se que a instalação dos eleitos será feito pelo vereador mais idoso, Jaime Kirchner, PMDB, o professor Jaime e com raizes no Belchior. Sabe-se que quem vai discursar oficialmente em nome dos eleitos, é um dos mais novos: Marcelo Brick de Souza, PSD. Por que? Porque foi o vereador que mais recebeu votos dos gasparenses nas últimas eleições.
luciano da cunha
21/12/2012 11:55
AO ALFREDO

para um bom entendedor meia palavra basta, mas vou te explicar,

meu cometário se referia ao corrupto e inocentado pedro zuchi sobre sua impugnação, um abraço.
Odir Barni
21/12/2012 11:41
Agostinho Muller, entre os tradicionais jogadores. Era gostoso ver as provocações políticas. Seu Sílvio Schmitt, um homem sério em seus negócios mas, muito gozador dos adversários politicos. Nossas apostas ficavam sempre em seu cofre. Na eleição da Ângela contra Paulo Afonso, Arno votou na sobrinha, disto nungué de dúvidas, Mas, em outras eleições sempre deffendeu a bandeira do MDB e PMDB. Torcedor do Tupy, ficava quieto quando seus cunhados, Panga e Marquinhos defendiam o Gasparense. Fica aqui nossos profundos votos de pesar à família do Arno Schmitt, em especial a Maria e seus filhos, irmãos e cunhados,que tivemos por muitos anos, um contato pessoal. Vai com Deus Arno Schmitt, vc fez hitória!

Herculano
21/12/2012 11:40
MAU JOGADOR

O presidente do PMDB de Gaspar, Carlos Roberto Pereira, ao tentar me desmentir (abaixo), lança também um correto questionamento. Cadê a proporcionalidade na mesa da Câmara?

Pois eu lhe respondo: o PT articulador também pensou nisto e mandou oferecer a segunda secretaria. Por piedade, os que fizeram a composição vão oferecer a primeira secretaria. É pegar e largar.

Por outro lado. O que é mesmo que o PMDB pensava em fazer com o PT na tal proporcionalidade se tivesse tido sorte e competência na articulação que bolou com o DEM e PSD, junto com Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú do PP e que agora ficou órfão? Acorda, Gaspar!
jaisom barreto
21/12/2012 10:55
Sr. Herculano

Meu comentário será pontuado em conformidade aos atores e nomes citados nesse meio e no mesma edição e olha falo por conhecimento e acompanhamento de muitos desses que aqui se manifestam, evidentemente que o codinome Jaisom Barreto, em lembrança ao Senador por Santa Catarina é uma forma de não me expor, pois ao contrario aconteceria o mesmo que ocorre com muitos, ser desqualificado por coisas que considero insignificante.

Particularmente não acredito em um acordo entre Zuchi e Aurélio e sim numa retirada estratégica, haja visto que se ele levar, não é ele quem leva, e até por quem na época de campanha que o Roberto desdenhou do PPS e do DEM, é uma pessoa que fala como o Adilson preferia perder do que se aproximar, pura vaidade.

É mais provável a tentativa de acordo do Roberto com o Pt, pois o Deputado Peninha que é da ala da vereadora eleita Ivete Hammes Mafra, teve varias investidas para que houvesse essa coligação e o PMDB é histórico não cumpre com acordos, pois assim que ocorreu a coligação isolou os partidos coligados a exemplo do vice Rodrigo Althof e o PSC que desapareceu, havia um prestigio ao PSDB porque o Joel financiava a campanha e tem interesse para a estadual de 2014, o PTB era presidido pelo assessor do Kleber.

Agora resta ver se realmente haverá a rotatividade para prestigiar a coligação, com Petri e Sergio Almeida ambos suplentes, se houvesse a vitória do Kleber o pastor Ozeias quem governaria e já havia acordo com Marcelo Brick na composição do PMDB, pois os comentarios é que são da mesma loja; Serafim, Joel, Marcelo, Jean Kulmann e companhia.

Herculano
21/12/2012 10:15
Querem tudo?, algo esclarecedor do óbvio escrito em pouquíssimas linhas Carlos Alberto Sardengerg

Dilma consegue aprovar a MP que garante uma queda na conta de luz. O Operador Nacional do Sistema Elétrico diz que haverá mais apagões porque não há como evitá-los sem investimentos que exigiriam tarifas mais caras.

Ou seja, a conta será mais barata, em compensação vai faltar luz.
Herculano
21/12/2012 10:00
ARNO SCHMITT

Complementando. Ele está sendo velado na Capela Mortuária do Cemitério Municipal de Gaspar. As 17h, seu corpo vai ao crematório do Hospital São José, em Blumenau.

Para os saudosistas. Arno Schmitt era PSD e Paulinho Wehmuth, UDN
Herculano
21/12/2012 09:58
Ao Carlos Roberto Pereira.

Mantenho integralmente a informação que você diz não existir. Se há alguém que deve desmentí-la, é Lovídio Carlos Bertoldi, o articulador que conta esta história em Gaspar.

Outra. O PMDB vai ficar de fora desta composição, porque mesmo com quatro (ou três) vereadores foi inábil até agora.
Herculano
21/12/2012 09:48
ROUBAR PELO POVO, por Carlos Alberto Sardenberg para O Globo de ontem.

Intelectuais ligados ao PT estão flertando com uma nova tese para lidar com o mensalão e outros episódios do tipo: seria inevitável, e até mesmo necessário, roubar para fazer um bom governo popular.

Trata-se de uma clara resposta ao peso dos fatos. Tirante os condenados, seus amigos dedicados e os xiitas, ninguém com um mínimo de tirocínio sente-se confortável com aquela história da "farsa da mídia e do Judiciário".

Se, ao contrário, está provado que o dinheiro público foi roubado e que apoios políticos foram comprados, com dinheiro público, restam duas opções: ou desembarcar de um projeto heroico que virou bandidagem ou, bem, aderir à tese de que todo governo rouba, mas os de esquerda roubam menos e o fazem para incluir os pobres.

Vimos duas manifestações recentes dessa suposta nova teoria. Na Folha, Fernanda Torres, em defesa de José Dirceu, buscou inspiração em Shakespeare para especular: talvez seja impossível governar sem violar a lei.

No Valor, Renato Janine Ribeiro escreveu duas colunas para concluir: comunistas revolucionários não roubam; esquerdistas reformistas roubam quando chegam ao governo, mas "talvez" tenham de fazer isso para garantir as políticas de inclusão social.

Tirante a falsa sofisticação teórica, trata-se da atualização de coisa muito velha. Sim, o leitor adivinhou: o pessoal está recuperando o "rouba mas faz", criado pelos ademaristas nos anos 50. Agora é o "rouba mas distribui".

Nem é tão surpreendente assim. Ainda no período eleitoral recente, Marilena Chauí havia colocado Maluf no rol dos prefeitos paulistanos realizadores de obras, no grupo de Faria Lima, e fora da turma dos ladrões.

Fica assim, pois: José Dirceu não é corrupto, nem quadrilheiro - mas participou da corrupção e da quadrilha porque, se não o fizesse, não haveria como aplicar o programa popular do PT.

Como se chega a esse incrível quebra-galho teórico? Fernanda Torres oferece uma pista quando comenta que o PT se toma como o partido do povo brasileiro. Ora, segue-se, se as elites são um bando de ladrões agindo contra o povo, qual o problema de roubar "a favor do povo"?

Renato Janine Ribeiro trabalha na mesma tese, acrescentando casos de governos de esquerda bem sucedidos, e corruptos. Não fica claro se são bem sucedidos "apesar" de corruptos ou, ao contrário, por serem corruptos. Mas é para esta ultima tese que o autor se inclina.

Não faz sentido, claro. Começa que não é verdade que todo governo conservador é contra o povo e corrupto. Thatcher e Reagan, exemplos máximos da direita, não roubavam e trouxeram grande prosperidade e bem estar a seus povos. Aqui entre nós, e para ir fundo, Castello Branco e Médici também não roubavam e suas administrações trouxeram crescimento e renda.

Por outro lado, o PT não é o povo. Representa parte do povo, a majoritária nas últimas três eleições presidenciais. Mas, atenção, nunca ganhou no primeiro turno e os adversários sempre fizeram ao menos 40%. E no primeiro turno de 2010, Serra e Marina fizeram 53% dos votos.

Por isso, nas democracias o governo não pode tudo, tem que respeitar a minoria e isso se faz pelo respeito às leis, que incluem a proibição de roubar. E pelo respeito à opinião pública, expressa, entre outros meios, pela imprensa livre.

Por não tolerar essas limitações, os partidos autoritários, à direita e à esquerda, impõem ou tentam impor ditaduras, explícitas ou disfarçadas. Acham que, por serem a expressão legítima do povo, podem tudo.

Assim, caímos de novo em velha tese: os fins justificam os meios, roubar e assassinar.

Renato Janine Ribeiro diz que os regimes comunistas cometeram o pecado da extrema violência física, eliminando milhões de pessoas. Mas eram eticamente puros, sustenta: gostavam de limusines e dachas, mas não colocavam dinheiro público no bolso. (A propósito, anotem aí: isto é uma prévia para uma eventual defesa de Lula, quando começam a aparecer sinais de que o ex-presidente e sua família abusaram de mordomias mais do que se sabe).

Quanto aos comunistas, dizemos nós, não eram "puros" por virtude, mas por impossibilidade. Não havia propriedade privada, de maneira que os corruptos não tinham como construir patrimônios pessoais. Roubavam dinheiro de bolso e se reservavam parte do aparelho do estado, enquanto o povo que representavam passava fome. Puros?

Reparem: na China, misto de comunismo e capitalismo, os líderes e suas famílias amealharam, sim, grandes fortunas pessoais.

Voltando ao nosso caso brasileiro, vamos falar francamente: ninguém precisa ser ladrão de dinheiro público para distribuir Bolsa Família e aumentar o salário mínimo.
Carlos Roberto Pereira
21/12/2012 09:47
Prezado Herculano,

Quero deixar claro ao senhor e seus assíduos leitores, que jamais propus uma chapa pura do PMDB com o PT, quem lhe informou isso, mentiu! Ao contrário de outros, seremos oposição e não trocaremos nossa liberdade de atuação na Câmara por favores do executivo municipal.

De outra ponta, lendo sua coluna, percebo que estão montando uma peça, sem convidar um dos atores principais, obrigatoriamente o PMDB irá participar da mesa diretora, por determinação regimental e constitucional!

Gostaria que essa resposta fosse publicada na edição impressa, como direito de resposta.

Forte abraço,

Roberto Pereira
Presidente do PMDB Gaspar

Herculano
21/12/2012 09:43
ARNO SCHMITT MORREU

Arno Schmitt morreu ontem em Gaspar e seu enterro será hoje. Tinha 82 anos. Foi o primeiro candidato a prefeito pelo MDB. Concorreu contra Paulinho Wehmuth, que venceu na época
Alfredo
21/12/2012 09:35
Dr. Herculano

Este Luciano Cunha é, no mínimo, um sem palavra. Ele escreveu há poucos dias de que seria a última vez que comentaria alguma coisa aqui. Pelo jeito...
luciano da cunha
21/12/2012 09:08
AOS LEITORES

gostaria de saber qual foi o acerto entre o aurelio marcos e o pedro zuchi,pois é só assim que o pt ganha,

e sobre a ponte de ilhota são as futuras manchetes da ponte de gaspar, quem viver verá,um abraço.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.