Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

26/11/2012

OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO I

O PMDB de Gaspar foi um dos vencedores da última eleição municipal. Ganhou a possibilidade de ser governo e demão beijada: esforço, sorte, competência e exposição ao risco partilhado com outros. Não se preparou.  Não sabe, agora, se será oposição ou situação. Está desorientado. Pior. O PMDB de Gaspar não possui planos, nomes, estratégia, qualificação e competência para ser governo. Basta lembrar que isto é um legado. Quando foi governo (com Bernardo Leonardo Spengler, o Nadinho, e Adilson Luiz Schmitt) também foi um assim. Querem exemplos?

 

OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO II

Nunca o partido ? a exceção se faz ao edital Mandrake da Ponte do Vale, mas que logo se recuou ? questionou as dúvidas do governo de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. E olha que tinha dois vereadores e um deles até foi o presidente da Câmara, justamente o que ainda pode ser prefeito, Kleber Edson Wan Dall. Os dois vereadores foram os tais, que deram na maioria das vezes, vantagem para o PT, onde com três votos, valeram mais do que sete numa Câmara de dez. Algumas das dúvidas do Executivo possuem o claro DNA dos vereadores. Não fiscalizaram, não questionaram e não as impediram.

 

OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO III

O próprio Wan Dall andou de lado no partido. Chegou a conversar com o PSD para trocar de banda quando a oportunidade lhe surgiu. E quando as eleições de 2010 para deputado estadual chegaram, ele preferiu ser cabo eleitoral dos interesses da sua Igreja e de um pastor candidato, do que lutar por um do PMDB, fortalecer a representação do partido e dele próprio para ser a opção viável a prefeito pelo partido.

 

OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO IV

Se a sorte, por vias tortas, erros, rejeição e falta de alternativas de renovação dos outros bafejou mais uma vez o PMDB, qual a razão para ele desdenhá-la? Por que está desorientado? Falta-lhe liderança e quadros de qualidade (e renovação) para pensar e tocar a cidade diferente do que o próprio PMDB fez e do que é feito atualmente pelo PT. Está com medo e olhando o empreguismo e dos mesmos. Nada mais. Outro partido, estruturado, interessado em mudanças como ele pregou, na situação dele, já teria montado um governo paralelo, forte, institucional para duas coisas: para fazer oposição consistente enquanto e no tempo em que o PT for governo e para se tornar viável e capaz quando a chance de assumir de verdade, se  ela vier, construir algo mais consistente no médio prazo para ser julgada nas urnas.

 

OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO  V

E o que o PMDB faz? Nada. Ou quase nada. Acha que a cidade e as pessoas vão se ajoelhar aos seus pés. O PT, com todas as dúvidas administrativas, pecados imperdoáveis e ameaças de perder o próximo mandato por seus próprios erros de conduta, está trabalhando (e muito), compondo (e muito) para ser governo e até se preparando (e muito) para ser oposição. Vai triturar o PMDB se ele vier a ser governo. E vai ser fácil pelo jeito. Ainda mais com um PMDB desarticulado e juvenil. Acorda, Gaspar!

 

OLHO GRANDE I

O PSD de Gaspar está com dois dilemas. A princípio bons, Mas está se tornando um grande problema para a direção e alguns membros. Falta-lhe liderança e risco. Falta-lhe decisão. Quem quer agradar a Deus e ao diabo, ficará no purgatório. O PT quer o PSD no governo. A oferta agrada. Alguns como o presidente Fernando Neves, estão dispostos a perdoarem os pecados mortais da atual administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. E assim irem para o altar. O PT dá para o PSD escolher as Secretarias de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Social, a Fundação Municipal de Esporte, a de Indústria, Comércio e Turismo e a de Agricultura. O recém eleito suplente de vereador, Evandro Carlos (Wando) Andrietti é o maior entusiasta (o PP e o PSD estavam coligados para a vereança). Sem emprego, Wando assumiria a Câmara no lugar de Hilário José Melato, PP, prometido pelo PT para a presidência do Samae neste esquema. 

 

OLHO GRANDE II

O PT quer no casamento, a fidelidade total do PSD, inclusive na Câmara, onde seria maioria tanto na situação quanto numa eventual oposição. E isto pega. Nem todos do PSD concordam com este pacote fechado, como o vereador mais votado de Gaspar, Marcelo Brick de Souza. E por isso, as reuniões terminam sem acordo. Na Câmara além do PT, o PSD (dois vereadores) conversa com o PMDB (quatro) que com o DEM(um) e o vereador Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu, PP, e que não se alinha com o presidente Mellato nos planos incondicionais dele com PT, querem formar um bloco. Mas está difícil. O PMDB não tem planos, liderança e oferta. Engana e pensa no seu umbigo. Assim, a tentativa de dar a presidência a Lú no primeiro ano, a Marcelo Brick de Souza, no segundo; a Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, no terceiro; e a Ivete Mafra Hammes, PMDB, no quarto ano da próxima legislatura, está indo embora. 

 

OLHO GRANDE III

O PMDB quer compor, mas é ganancioso. Quer tudo para ele. Migalhas para os outros e principalmente para a cidade. Quer indicar o procurador (novo cabide comissionado para o presidente Roberto Pereira de Souza). Quer indica-lo como o diretor geral da Câmara (novo cabide comissionado para Celso Oliveira, coordenador da campanha, que como executivo deixou o Hospital mal das pernas para a população). Quer indicar a coordenação do programa de Vereadores Mirins (cabide já existente para o assessor de Wan Dall, Ernesto Hostin, PTB). Quer indicar o assessor de imprensa... Falta ao PMDB apetite para ver uma Gaspar diferente. Renovação das práticas? Renovação de ideias e nomes? Zero. Acorda, Gaspar! 

 

 

SOBRE O TRAPICHE

Ingratos. A diretoria do IF-SC do Bela Vista, que está lá, graças a doação de parte do terreno da Associação de Moradores, agora quer o silêncio dos frequentadores da Associação para não atrapalhar as atividades do Instituto. Pode?

As impugnações das candidaturas de Pedro Celso Zuchi, PT, estão paradas na Procuradoria Regional Eleitoral. E se aproxima a data da diplomação. Elas foram aceitas aqui na Comarca e em tese, impede a diplomação dos vencedores Zuchi e Mariluci. E quem é o presidente interino do Tribunal Regional Eleitoral? Desembargador Eládio Torret Rocha ? aquele que disse que político como o prefeito de Gaspar devia ser banido da vida pública.

Razão do atraso. Nos números do Enem, Gaspar nem apareceu. São Bento do Sul, por exemplo, colocou três entre as 20 melhores de Santa Catarina, Mafra uma e assim vai. 

Na terça-feira a nomeação de Luiz Roberto Schmitt. Na sexta, o mesmo Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - o decreto 5.252 que tornou sem efeito a nomeação dele para o cargo de procurador do município. Luiz Roberto, sobrinho de Pedro Celso Zuchi, PT, e que já atuou em causas a favor do tio, passou no concurso 001/2012. Nada errado. Na época, a Prefeitura não havia designado o número de vagas para este cargo. Só depois da realização do concurso as fixou em três. Coincidentemente ele foi o terceiro classificado.  Outra coincidência da semana passada. A Promotora da Moralidade Pública da Comarca de Gaspar, Chimelly Louise de Resenes Marcon, decidiu converter o um procedimento preparatório em inquérito civil. E para quê? Para ?apurar a regularidade do concurso público da Prefeitura de Gaspar regido pelo Edital n. 01/2012?. 

Coisa gorda, continuada e fedida.  O presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi, mandou aditivar pela quinta vez, o contrato 22/2010. Você sabe quanto o Samae vai pagar no ano que vem para a Recicle receber o lixo recolhido pela Say Muller, empresa inventada pela administração petista como se revelou na CPI dos Cemitérios?                       R$ 1.790.740,00.

Perguntar não ofende. Qual a razão que faz um grupo de vereadores eleitos, buscar um procurador ou assessor jurídico comissionado e de confiança para ajudá-los na próxima legislatura? Não confiam no efetivo? Ele não dá conta do recado? Ou estão querendo empregar desempregado? Acorda, Gaspar

O show de abertura do ?Gaspar Natal em Festa, 16 anos de magia?, na escadaria da Matriz foi dez. Parabéns.

 

Edição 1444

Comentários

Aurelio Marcos de Souza
29/11/2012 20:54
Herculano, gostaria de usar este espaço, repassar uma mensagem que entendo de utilidade pública, para evitar dores de cabeça para que vai realizar compras pela internet neste final de ano.

Porque a Fundação Procon-SP divulgou na quarta-feira (28) uma lista com mais de 200 sites que devem ser evitados pelo consumidor em compras pela internet. As páginas não são recomendadas porque o órgão recebeu reclamações por irregularidades na prática de comércio eletrônico.

A lista está disponível no site da Fundação Procon, com endereço http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf, eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF. Os sites ainda foram classificados pelo órgão de defesa do consumidor com as condições "fora do ar" ou "no ar".

Mais fica aqui a sugestão, que a melhor compra para este final de ano ainda continua sendo junto ao comércio de nossa querida cidade de Gaspar.
Herculano
29/11/2012 19:46
ANA PAULA AMARO DA SILVEIRA

Depois de onze anos em Gaspar, a juíza Ana Paula Amaro da Silveira, da Primeira Vara - a que cuidava entre outros dos assuntos da Infância e Juventude - na Comarca, pediu e está voltando para a sua Florianópolis.Escrevo sobre isto na coluna impressa de amanhã, sexta-feira do Jornal Cruzeiro do Vale e que já está editado.
Herculano
29/11/2012 17:56
Falta definir o que o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, PSD, fará no governo de Raimundo Colombo. O prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, PSD, já está mapeado e vai para a Secretaria da Defesa Civil do governo do Estado, nolugar do ex-senador Geraldo Althoff, PSB.
Herculano
29/11/2012 16:50
A BANCADA CATARINENSE RUBRICOU UMA EMENDA PARLAMENTAR DE R$20 MILHÕES PARA A PONTE DO VALE NO ORÇAMENTO DA UNIÃO DE 2013.

A notícia é da própria prefeitura. E é boa. Ela se livra de um fardo, mas não totalmente. Primeiro é preciso esperar que a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, não a vete total ou parcialmente (como fez o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, com as emendas dos vereadores). Segundo, está faltando no mínimo mais R$3 milhões, se não houver qualquer aditivo no contrato. Mas, reconhece-se é muito menos do que R$22 que estavam empenhados como obrigação do município de Gaspar.

Agora, falta liberar a verba de R$19 milhões - também uma emenda parlamentar da bancada catarinense - que já estava rubricada no orçamento deste ano. Até agora só foram liberados R$15 mil. A diferença vem a prefeitura vem bancando os empenhos e o remanejamento de verbas aprovados pela Câmara.Acorda, Gaspar!
Herculano
29/11/2012 16:09
MAIS UM ENSAIO. REFORMA POLÍTICA GANHA CHANCE DE SER VOTADA. SERÁ?

Segundo o site Congresso em Foco, os deputados articulam a possibilidade de analisar quatro temas, entre eles, o financiamento público de campanha e o fim das coligações proporcionais

Fora das discussões dos líderes da Câmara desde o fim do semestre passado, a proposta de reforma política viu crescer as chances de, afinal, ser colocada em votação na próxima semana. No entanto, para isso acontecer, precisa superar uma alta rejeição entre os deputados por mexer em temas polêmicos, como a forma com que as campanhas políticas são financiadas e alterações no sistema eleitoral. A definição sairá na terça-feira (4), quando os líderes se reúnem
Herculano
29/11/2012 16:04
A prefeitura anuncia em press release: Educação realiza último encontro de formação continuada com diretores e coordenadores.

Excelente.Isto é preciso. Entretanto, perguntar não ofende: este encontro contou como dia de aula dado aos alunos? Afinal, quantas horas e dias de aulas foram ministrados de verdade na rede municipal neste ano? Está na hora do ministério Público se interessar pelo assunto. O mínimo, segundo a legislação em vigor, é de 800 horas ano letivo. Acorda, Gaspar!
Hércules
29/11/2012 14:20
Herculano,

Fique tranquilo, vc e mais alguns puxa-sacos não se conformam porque o seu candidato foi tão mau nas urnas! Agora, ficam torcendo para que o vencedor nas urnas não assuma! Ridículo!

Herculano
29/11/2012 12:50
AVALISTA DO SILÊNCIO, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo.

Nessa altura pouco importa se o ex-presidente Lula sabia ou não sabia se a amiga Rosemary Noronha fazia e acontecia nos escaninhos da administração pública.

A versão de que se sente "apunhalado pelas costas", repetindo a fórmula de escape - "fui traído" - adotada no caso do mensalão, fala por si em matéria de descrédito.

O importante é que se saiba como, quando, onde, por que, qual a extensão e a dimensão das ligações, sob a proteção de quem atuava a quadrilha da venda de pareceres descoberta pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro.

Demissões, pentes-finos em contratos, extinção de cargos, tudo isso é bom e necessário. Mas é insuficiente e ainda soa algo artificial quando se vê o governo preocupado com o estado de nervos da ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo.

Ela perdeu o emprego, as sinecuras da família, tem a vida devassada, não recebeu das autoridades companheiras a atenção que considerava devida depois de mais de 20 anos de convivência e, por isso, seria um perigo ambulante.

Fala-se isso com naturalidade no PT como se fosse argumento aceitável para evitar que Rosemary vá ao Congresso explicar suas atividades.

Admite-se a convocação do ministro da Justiça, do advogado-geral da União, mas aquela que fazia a ponte de negócios em troca de pequenos (ao que se saiba) favores e esteve na comitiva presidencial em 17 viagens internacionais de Lula, não pode ir. Teme-se o "despreparo" e o "destempero da moça".

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, não vê motivo para tal convocação e o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, considera uma "aberração" se pensar em chamar o padrinho de Rosemary. É de se perguntar por quê. A condição de ex-presidente não faz de ninguém intocável. O Congresso não é uma masmorra, é Casa de representação popular, foro ideal para esse tipo de questionamento.

Esquisita a preocupação do Planalto em interditar testemunhas. Se a ideia da presidente é mesmo apurar e punir, em tese seria a maior interessada em acabar com essa história de blindagem e se postar de ouvidos bem abertos no aguardo de revelações úteis.

O incentivo ao silêncio de quaisquer pessoas que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos subtrai confiabilidade dos propósitos saneadores do Palácio do Planalto.

Espanta a sem-cerimônia com que se mobilizam as forças governistas no Parlamento em prol das bocas fechadas. Surpreende a indiferença com que os sinais de que algo anda errado. Por exemplo: segunda-feira o ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc deu uma entrevista ao jornal O Globo dizendo que na época da indicação de Paulo Vieira (agora preso) para a Agência Nacional de Águas, ouvira dos funcionários que ele "navegava em águas turvas, não era flor que se cheire".

Pois bem, na ocasião não se buscou saber as razões de os servidores serem contra a nomeação e agora ninguém no governo teve a curiosidade de perguntar a Minc mais detalhes. Quando fica tudo por isso mesmo, não dá outra: a história se repete.
Herculano
29/11/2012 12:37
Se o PMDB não se cuidar com os seus números duvidosos, a Tereza da Trindade, PSD, ainda terá chances de assumir.
Herculano
29/11/2012 12:35
FALTA DE CONTROLE, PROTEÇÃO E COMPETÊNCIA

Olhando o Diário da Justiça Eleitoral percebe-se que números e contabilidade não é o forte do PMDB de Gaspar. Quem coordenou a campanha? Quem contratou a contabilidade da campanha? Quem assessorou os candidatos? Ai, ai, ai. É este pessoal que está atrás de uma boquinha? E depois sou em quem o metido. Mas, dão chances... Acorda, Gaspar!
alfredo silva
29/11/2012 10:20
Reza a lenda que uma empresa que jogou a toalha.

Faltando pouco para concluir a obra
Herculano
29/11/2012 09:39
COMO FUNCIONA QUANDO OS BANDIDOS E NEGOCIANTES ESTÃO E FAZEM PARTE DO PODER E SE DISFARÇAM COMO ÉTICOS

Consultor-geral diz que foi enganado pela cúpula da AGU. É o que revela o texto da repórter Andreza Matais, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo.

O consultor-geral da União, Arnaldo Sampaio de Godoy, disse à Folha que foi "enganado" pela cúpula da AGU (Advocacia-Geral da União) e "usado" pelo esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal.

"Estou com ódio, raiva. Eu fiz um parecer sem saber do que estava acontecendo", disse. E criticou José Weber Holanda, que perdeu o cargo de advogado-geral-adjunto após ser indiciado: "Ele era um amigo. Fui enganado."

Godoy revelou como o esquema atuou na AGU, órgão que defende a União em causas na Justiça, por meio de Weber. Godoy encaminhou os processos à corregedoria do órgão para análise e pediu a suspensão deles.

Segundo a PF, Weber, que atuava como braço direito do advogado-geral, Luís Inácio Adams, recebeu dinheiro para alterar na AGU decisões em favor da quadrilha.

Godoy afirmou que em processo relativo ao uso de uma ilha no litoral paulista, a Caneu, Weber assinou despacho extrapolando sua função ao reverter decisão da AGU em São Paulo que havia impedido o ex-senador Gilberto Miranda de ocupar o local.

Weber mudou o entendimento da AGU de São Paulo sem que ninguém tivesse recorrido. Esse tipo de caso teria de ser analisado pelos consultores da AGU.

Segundo Godoy, só após a PF revelar o esquema, a AGU descobriu a existência do parecer que permitiu a ocupação da ilha pelo ex-senador.
Herculano
29/11/2012 09:31
AVISO AO POVO POBRE, DESINFORMADO, MALTRATADO E SOFRIDO DE GASPAR E QUE DEPENDE DE ATENDIMENTO PÚBLICO DE SAÚDE: NÃO FIQUEM DOENTES NO DIA 24 E 25 DE DEZEMBRO E NO DIA PRIMEIRO DE JANEIRO

É isto que revela a Instrução Normativa SMS - N° 002/2012 publicada pela secretaria de Saúde na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.

O que diz o artigo quarto da normativa, assinada pela secretária Márcia Adriana Cansiani? "Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2012 não haverá funcionamento/atendimento na Unidade Central de Saúde e no Ambulatório de Saúde Central".

E artigo primeiro?
"Art. 1° Fica estabelecido o horário de funcionamento e de atendimento a população da Unidade Central de Saúde e do Ambulatório de Saúde Central, compreendido das 07h00 às 19h00 de segunda a sexta.

§ 1º As Unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) estarão fechadas no período das férias coletivas e o serviço de atendimento estratégico a esta população será realizado na Unidade Central de Saúde, contemplando os atendimentos domiciliares necessários previstos na ESF".
Herculano
29/11/2012 09:21
Na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - duas constatações.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, acaba de desistir do pregão presencial nº 152/2012. E para que ele estava sendo feito no apagar do atual mandato? Para registrar de preços de asfalto. E por que foi suspensao "sine die". O próprio aviso oficial esclarece que foi publicado esclarece: "diante da constatação de omissões na descrição do objeto do pregão..."

Hum! Outra vez? O que faz uma imprensa vigilante e um Ministério Público atuante, apesar de uma Câmara frouxa. É esta uma das razões do nervosismo de gente do paço durante as entrevistas das rádios durante as falações sem perguntas incômodas.

No mesmo Diário, está o Aviso do Pregão Presencial 168/2012.E para que? Para registro de preços objetivando a contratação de empresa para prestação de serviços terceirizados de horas de máquina com operador. Quando vai acontecer? No dia 11 de dezembro.Será que estes foi feito direitinho? Acorda, Gaspar!
Guilherme
29/11/2012 08:28
Luciano,

Não preciso voltar no tempo porque me lembro dos seus comentários e não retiro o que comentei.

Desinformado eu não sou porque estou sempre me atualizando, inclusive sobre todos os assuntos gerais e não estou focado somente em notícias do meu município.

Ignorante eu também não sou porque só falo o que tenho certeza e não o que penso e também tenho graduação e experiência.

Em meu comentário referente à religião ele tocou em uma ferida que para muitos dói bastante e esse não foi exclusivamente para você, mas sei que entendeu quem eram os mais interessados que o Kleber Wan Dall fosse eleito.

Nas religiões os fiéis colocam o dedo no olho das outras religiões e não querem que coloquem no seu.

Não falei do partido PMDB, partido que eu admiro, mas infelizmente em nosso município tem algumas carnes seca que acreditam que ainda fazem um feijão.

Vivemos em um país democrático e acho interessante você filiar-se a um partido.

Eu ainda não achei um partido que atenda as minhas expectativas, quem sabe um dia.

vlad
29/11/2012 08:15
No Brasil, uma multa é um imposto que se paga por fazer algo errado. Um imposto é uma multa que se paga por fazer algo direito.
Poucas palavras bastam para um bom e.......
Herculano
29/11/2012 07:26
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E escândalo no PT é como caixa de lenços de papel: você puxa um e vêm logo três. Você nunca consegue puxar um só!

E a manchete do Piauí Herald: "Lula afirma que foi traído por Luís Inácio". E o Lula levou outra punhalada pelas costas? Vai virar uma peneira! O Lula já levou tanta punhalada pelas costas que vai virar uma peneira! Queremos a volta do "Teste de Fidelidade" do João Kléber!

E o PT vai mudar de sigla pra PC, Partidos dos Cornos, todo mundo traindo todo mundo! Rarará! E o Lula não pode mais dizer "Fui traído". Tem que dizer "Fui distraído!". Pega bem melhor!
Herculano
29/11/2012 07:21
É HORA DE NOVOS JEFFERSON, por Eliane Cantanhêde

Fim da dosimetria do mensalão, enredo de gato e rato no Senado e surgimento de novos personagens do escândalo Rose a cada dia. Uma fartura de temas.

No derradeiro dia da dosimetria, inverteram-se as posições, com o duro presidente/relator Joaquim Barbosa amenizando a pena do delator Roberto Jefferson em um terço e o flexível revisor Ricardo Lewandowski acusando o réu de "colaboração zero". Venceu Joaquim mais uma vez.

No Senado, o relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT), recua para retirar o procurador-geral Roberto Gurgel e o jornalista da revista "Veja" de um alvo onde não deveriam estar. Não satisfeitos, o PSDB pressiona para aliviar a barra do governador Marconi Perillo, e o PMDB, a do dono da Delta. Quanto antes esse espetáculo tétrico terminar, melhor.

E a turma da Rose, ou Rosemary Noronha, a poderosa ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo, tem ramificações na Anac (aviação civil), na ANA (águas), na Antaq (transportes aquaviários), na Secretaria de Portos e na Advocacia-Geral da União. Por enquanto...

Se as lideranças governistas no Senado deram um jeitinho de aprovar o duplamente reprovado Paulo Vieira para a ANA, agora move montanhas para evitar convocar Paulo, o irmão dele da Anac, Rubens Vieira, o segundo da AGU, José Weber Holanda, e a própria pivô Rose.

Ué?! Por quê? Se Dilma afastou todo mundo e preza a transparência, que deixe que eles falem. Quem sabe um deles não venha a ter redução de um terço da pena, como Roberto Jefferson? Isso, sim, é uma faxina, passando tudo a limpo e garantindo que não continue nem se repita.

É interessante, aliás, como a história de Rose entrelaça novos personagens e outros de velhos carnavais, como o ex-senador Gilberto Miranda e o eterno presidente do PL/PR, Valdemar Costa Neto, réu do mensalão.

Isso só comprova: se é para moralizar, não basta demitir pessoas, é preciso explodir os esquemas.
Herculano
29/11/2012 07:17
O ESTRAGO ELEITORAL EM SÃO PAULO FOI CIRURGICAMENTE EVITADO A FAVOR DO PT

Éisto que se depreende da informação contida na coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Timing policial

A Operação Porto Seguro deveria ter sido deflagrada entre o primeiro e o segundo turnos das eleições municipais, mas foi atrasada por recuo da Polícia Federal. Após acertar com a Justiça Federal e o Ministério Público Federal as primeiras prisões e apreensões de documentos da investigação sobre tráfico de influência em ministérios e agências federais, a PF alegou "falta de contingente policial" para postergar as medidas para depois do pleito, frustrando as demais instituições.
Herculano
29/11/2012 07:13
O QUE O POVO ALFABETIZADO QUE ACESSA E ESCREVE PARA JORNAIS PENSA

Está na edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo.

Se a servidora Rosemary de Noronha foi exonerada da chefia do escritório da Presidência da República em SP, por que não deixá-la ir ao Congresso para prestar os esclarecimentos necessários? Nada justifica a pressão do governo em evitar a convocação de Rosemary e de outros envolvidos. O veto apenas insinua a participação de gente graúda na Operação Porto Seguro. Habib Saguiah Neto (Marataízes, ES)

Aparentemente, o governo Lula será lembrado por um bom tempo. "Nunca antes na história deste país" a imprensa relatou tantas ações e delações ocorridas em uma gestão. Carlos Gaspar (São Paulo, SP)

Quer dizer que os deputados condenados pelo STF poderão continuar ocupando seus cargos no Congresso? Então podemos concluir que Fernandinho Beira-Mar pode concorrer a deputado na próxima eleição legislativa. Luis Fernando P. dos Santos (São Paulo, SP)
Herculano
29/11/2012 06:56
O PODER DE ROSEMARY, por Rogério Gentile para o jornal Folha de S. Paulo

Não é da tradição do jornalismo brasileiro tratar da vida privada dos políticos. Diferentemente do que ocorre nos EUA e em outros países, opção sexual, amantes, bebedeiras e uso de drogas não são normalmente considerados como assuntos para reportagens.

O entendimento muda se o sujeito mistura sua vida particular com a profissional. Um prefeito, por exemplo, que nomeie a sobrinha para um cargo público pode acabar virando notícia. O mesmo ocorre com um secretário de Segurança que frequente a casa de um chefe de quadrilha.

Na sexta passada, a PF indiciou, por suspeita de corrupção e tráfico de influência, a assessora Rosemary Noronha. Ex-secretária do PT, foi nomeada no governo Lula para o cargo de chefe de gabinete do escritório da Presidência em SP e rodou o mundo a serviço do Planalto, viajando com o então presidente para 23 países.

Acumulou tanto poder que conseguiu, inclusive, emplacar diretores em agências reguladoras mesmo quando havia resistência no Congresso. Em situação incomum, o Senado aprovou um nome indicado por Rose que vetara quatro meses antes.

Há anos especula-se nos corredores do governo sobre a origem do seu poder, zum-zum-zum que cresceu agora com a ação da PF. Em editorial, o jornal "O Estado de S. Paulo" disse que sua influência "derivava diretamente de sua intimidade com Lula".

Diante da gravidade das acusações da PF, Lula deveria dar explicações sobre sua antiga assessora. Ela tem qualificações para o cargo que ocupava? Quais eram suas atribuições nas viagens e por que ganhou passaporte diplomático? E como conseguiu dobrar o Senado?

Dilma, que a deixou no cargo até sábado, também deveria prestar esclarecimentos. Se a função de Rose era tão importante, por qual razão a presidente simplesmente extinguiu o seu cargo após as revelações da PF?

Sem explicações convincentes, resta uma questão: Lula misturou sua vida privada com a pública?
Herculano
29/11/2012 06:52
MORRE O JORNALISTA JOELMIR BETING

Jornalista, comentarista de economia e política do Grupo Bandeirantes, Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) à 0h55, em São Paulo. Ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no domingo, considerado "irreversível".

O jornalista de 75 anos estava internado desde 22 de outubro por causa de complicações renais, resultantes de uma doença autoimune. O quadro se agravou após o acidente vascular hemorrágico, que o deixou em coma e respirando com ajuda de aparelhos.
luciano da cunha
28/11/2012 21:29
AO HERCULANO E GUILHERME

HERCULANO NA SUA COLUNA DE 2 DE OUTUBRO VC SE CONTRADIZ COM A DE 27 NOVEMBRO,

E AO DESINFORMADO E IGNORANTE GUILHERME PRIMEIRO VOLTE NO TEMPO E OLHE OS MEUS COMENTÁRIOS NENHUM DELES FALA EM RELIGIÃO, E ,

SEGUNDO O POVO TEM O PREFEITO , GOVERNADOR E PRESIDENTE QUE MERECE PORTANTO NÃO COLOQUE LINHAS ESCRITAS ONDE EU NÃO ESCREVI NÃO HAJA COMO OS PETISTAS MENTINDO, PORQUE VC FALANDO O QUE ESCREVEU VC TA É MENTINDO A MEU RESPEITO, QUEM NÃO TEM MORAL PRA FALAR É VC,

DE TANTO VCS FALAREM NO PMDB ME FILIEI AO PMD ESTA SEMANA,UM ABRAÇO.
Herculano
28/11/2012 19:54
Quem assistiu hoje a derradeira sessão do Supremo Tribunal Federal na dosimetria das penas dos condenados do mensalão, viu algo deprimente: o ministro Ricardo Lewandowki atuar claramente pelo PT.

Lutou hoje e em outras sessões para abrandar as penas dos petistas.Lícito. Havia um argumento. Quando chegou a vez de Roberto Jefferson, PTB, o deletor, Lewandowski preferiu (ou intencionalmente este era o jogo) colocar no lixo o seu argumento de dias e semanas.

Doentiamente quis punir a mais Jefferson. Vingança ao que quebrou a hegemonia da quadrilha? Espantoso numa corte independente, num país republicano e democrático.
Quebra Tijela
28/11/2012 19:47
Sr. Herculano


3 perguntinhas basicas.

Ressalte-se, ademais, a gravidade da falha apontada no item 2.2 do relatório preliminar que informa arrecadação de recursos, para adimplemento de despesa, sem o devido trânsito em conta bancária aberta especificamente para tal fim, conduzindo isoladamente, nos termos do art. 17 da Resolução TSE n. 23.376/2012, à desaprovação
das contas.


Como vai fazer para recorrer, ou como faz para fazer passar essa receita na conta corrente do candidato agora, como é o milagre, ta errado?

Como 3 advogados, mais Celso de Oliveira e assessor do Kleber o Ernesto, deixaram isso passar, inviaram a prestação de contas com essa falha de um vereador eleito?

E a última, a mais cruel das duvidas, isso não foi intencional não?

E ainda querem cargos na camara, pelo amor de Deus assim deixem o Zuchi continuar governando que dos males o menor.
Herculano
28/11/2012 19:42
NÃO ESTÃO FAZENDO NENHUM FAVOR. TODOS OS CIDADÃOS PAGAM DO PRÓPRIO BOLSO, OS TRIBUTOS QUE O PAÍS LHES COBRA

Olha só esta. Parecem que são vítimas.Vítimas somos nós que votamos neles , pagamos vencimentos e mordomias e ainda queriam que pagássemos o impostos dos altos salários deles.

Os senadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner, ambos do PMDB, além de Paulo Bauer, PSDB, decidiram que vão pagar do próprio bolso a parte do Imposto de Renda que a Receita Federal fez incidir sobre o 14o. e o 15o. salario dos senadores.

A Mesa do Senado publicou ato sobre os senadores que decidiram recolher o tributo. Sobre os senadores entre 2007 e 2010, Ideli Salvati, PT e Raimundo Colombo,PSD, ela ministra e ele governador hoje, nada se registrou. Será que vamos pagar os impostos deles?
Herculano
28/11/2012 19:30
COMO FUNCIONA

Irmãos Vieira não paravam de cometer crimes, diz procuradora. Segundo Suzana Fairbenks, modus operandi de Paulo, Rubens e Marcelo está "na vida deles"

O modus operandi (modo de operação, maneira de agir) dos irmãos Vieira ? Paulo, Rubens e Marcelo, acusados de comandar um esquema criminoso infiltrado dentro de órgãos federais, alvo da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal (PF) ? chamou a atenção da procuradora da República Suzana Fairbenks, que coordenou a investigação no Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, em conjunto com a PF.
Herculano
28/11/2012 19:26
O VEREADOR ELEITO CIRO QUINTINO, PMDB, TEVE AS CONTAS DE CAMPANHA REPROVADAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL.CABE RECURSO. E ELE É NECESSÁRIO PARA PEDIR A DIPLOMAÇÃO

Está publicado no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Autos n. 677-40.2012.6.24.0064
Espécie: Prestação de Contas de Campanha - Eleições Municipais 2012

Candidato(a): Ciro Andre Quintino - PMDB - Gaspar (SC)
Advogado(s): Edson Rodrigues da Cruz - OAB: 21316/SC
Advogado(s): Carlos Roberto Pereira - OAB: 29179/SC
Advogado(s): Wilson Guilherme Nizer - OAB: 28950/SC

Vistos em sentença.

I. Relatório
Cuida-se de Processo de Prestação de Contas de Campanha apresentado por Ciro Andre Quintino candidato(a) a vereador(a) pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, relativo à Eleição Municipal de 2012, no Município de Gaspar (SC).

Os documentos apresentados foram analisados pela equipe técnica que, após exame detalhado, solicitou diligências a fim de obter esclarecimentos a respeito das falhas apresentadas, nos moldes do art. 47 da Resolução TSE n. 23.376/2012.

Após ser devidamente notificado, o(a) candidato(a) trouxe aos autos as informações adicionais. Submetida à apreciação técnica, o analista de prestação de contas entendeu que os documentos e as informações apresentadas foram insuficientes para sanear as irregularidades e/ou impropriedades anteriormente detectadas, emitindo-se, portanto, relatório final pela desaprovação das contas, considerando que as falhas apontadas comprometem a regularidade das contas apresentadas.

Instado, o Ministério Público Eleitoral consignou parecer, manifestando-se pela desaprovação das contas.

Vieram conclusos os autos.
É o relatório necessário. Decido.

II. Fundamentação

Compulsando os autos, verifica-se que o(a) candidato(a) apresentou sua prestação de contas nos moldes ditados pela Resolução TSE n. 23.376/2012, porém com irregularidades consideradas insanáveis pela analista de prestação de contas, relatadas nos itens 1.1 e 2.2 do relatório preliminar de fls. 86/89.

Deveras, registrou-se:
"...Inconsistências no confronto entre as doações declaradas na prestação de contas em exame e as informações prestadas pelos doadores (outro(s) candidato(s), comitê(s) financeiro(s) e/ou partido(s) político(s))" - item 1.1."Despesa e receita (ambas estimáveis)referente ao uso de veículo na campanha eleitoral, sem registro de gastos com combustível." - item 2.2.

Ressalte-se, ademais, a gravidade da falha apontada no item 2.2 do relatório preliminar que informa arrecadação de recursos, para adimplemento de despesa, sem o devido trânsito em conta bancária aberta especificamente para tal fim, conduzindo isoladamente, nos termos do art. 17 da Resolução TSE n. 23.376/2012, à desaprovação
das contas.

Portanto, verificadas falhas que comprometem as contas presentadas, considerando ainda, a alteração de dados na prestação de contas retificadora que não condizem com a real movimentação financeira, desaprovam-se as contas de campanha nos termos do art. 51, inciso III, da Resolução TSE n. 23.376/2012.

III.Dispositivo

Diante do exposto, DESAPROVAM-SE as contas apresentadas por Ciro André Quintino, candidato(a) a vereador(a) pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, do Município de Gaspar (SC), com fulcro no art. 30, inciso III, da Lei n. 9.504/1997 e no art.51, inciso III, da Resolução TSE n. 23.376/2012.

Sem custas.

Publique-se. Registre-se. Intime-se.
Diante do disposto no art. 17 da Resolução TSE n. 23.376/2012, encaminhe-se cópia dos autos ao Ministério Público Eleitoral.
Após o trânsito em julgado, arquivem-se.
Gaspar (SC), 27 de novembro de 2012.
Ana Paula Amaro da Silveira
Juíza Eleitoral
Herculano
28/11/2012 17:03
Político é igual no passado e no presente, seja ele novo ou antigo, jovem ou experimentado.

Ontem, o prefeito eleito de Blumenau, Napoleão Bernardes, PSDB, criou expectativas e anunciou parte do seu secretariado: caras novas e técnicas.

E por que separou em dois tempos os anúncios?

Porque hoje listou os demais e que contraria o seu discurso de campanha. Ajeitou e anunciou os nomes carimbados e políticos. Afinal, ninguém éde ferro.
Herculano
28/11/2012 17:00
Não tem jeito. Vira e mexe esse negócio de transporte público urbano, recolha de lixo, varrição e esgoto fede. É de Blumenau a dúvida sobre o contrato da Foz do Brasil com a prefeitura de lá. E o ministério público não tem dado moleza.
Herculano
28/11/2012 16:57
É TUDO QUE LULA E SEU GRUPO NÃO QUER NESTE E EM OUTROS MOMENTOS

Ministério Público Federal cogita pedir prisão de Rose de Noronha, aquela que trabalhava para José Dirceu e Luiz Inácio Lula da Silva no gabinete da presidência, em São Paulo. Ela foi pega em atos de corrupção.

Procuradora Suzana Fairbanks afirma que ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo era peça importante no esquema e tinha trânsito livre no governo federal. Em Brasília o esquema do abafa é grande. E porque com gente que dizem ser miúda?
Herculano
28/11/2012 16:53
MAIS UM EXEMPLO DO DESASTRE DA SAÚDE PÚBLICA EM GASPAR

Este tipo de assunto só aparece aqui na coluna, nos jornais e praticamente desaparece das rádios, a não ser quando se trata de um caso extremo, de um amigo ou uma reclamação ao vivo que se contorna.

Veja o exemplo de Fabian Leal, funcionário da Rádio 89,7 FM. Ele precisou de uma consulta na área de ortopedia. Foi ao Posto de Saúde. Sabe quando Fabian vai ser atendido? Daqui a três semanas. O engenheiro, radialista e dono da rádio, Joel Reinert, ex-integrante do governo de Pedro Celso Zuchi não se conteve pediu agilidade do pessoal da secretaria de saúde.

E os demais que não tem um padrinho como Joel? Falta política. Falta gerenciamento. Falta prioridade. Falta o prefeito determinar o fim deste descaso com doentes, pobres, mal informados e usados em época de campanha eleitoral. Tudo ainda pode ficar pior. Acorda, Gaspar!
Herculano
28/11/2012 16:45
APTO

Tem gente informando que candidato Pedro Celso Zuchi, PT, por não ter sido julgado ainda no recurso das duas impuganações aqui na Comarca, estaria apto a assumir.

Até pode. Mas, a "aptidão" para um político assumir um cargo eletiva se dá com a diplomação. E isto não aconteceu. Há uma data mágica no ar: dia 18 de dezembro.
Herculano
28/11/2012 16:41
SÓ EM GASPAR QUE VEREADOR NÃO PODE PROPOR EMENDA AO ORÇAMENTO DA CÂMARA. O PT NÃO DEIXA E A PROCURADORIA NÃO CONSEGUE BARRAR JURIDICAMENTE ESTE DESATINO

Vamos ao primeiro exemplo. Os primeiros R$ 19 milhões da Ponte do Vale são fruto de uma emenda parlamentar ao Orçamento da União. Agora, para salvar o seu orçamento e o compromisso empenhado, o prefeito de Gaspar estáem Brasília querendo outra emenda de R$22 milhões para a ponte.

Se for como Zuchi agiu aqui vetando as emendas dos vereadores em favor da população no Orçamento Municipal, a presidente Dilma poderá imitá-lo e a prefeitura vai ter que arcar com os custos da ponte ou então pedir para parar as obras.

Vamos ao segundo exemplo. Orçamento estadual para 2013 recebe 332 emendas parlamentares. Só o PT apresentou 65. Se for pelo que ensina o PT daqui, o governador Raimundo Colombo, PSD, terá que vetá-la todas. Acorda, Gaspar!
Herculano
28/11/2012 16:18
Luiz Felipe Scolari e Carlos alberto Parreira serão os técnicos da seleção brasileira. Romário, ex-craque de bola e atual deputado federal, crítico de Mano Menezes e da CBF disparou no twitter.

"Graças a Deus esses incompetentes da CBF acertaram pelo menos uma vez. Desejo muita sorte ao meu amigo Parreira e ao Felipão",
Adilson Luis Schmitt
28/11/2012 16:00
Assim funciona o poder paralelo no submundo do Poder em Brasília:

http://www.claudiohumberto.com.br/artigos/carloschagas.php
A REPÚBLICA DOS AGRADOS

Por Carlos Chagas



Paulo Rodrigues Vieira, por sugestão de Rosemary Noronha, foi indicado pelo então presidente Lula para diretor da Agência Nacional de Águas. Por duas vezes, o plenário do Senado rejeitou a indicação. Coube ao senador José Sarney promover uma terceira votação, algo inusitado, quando se deu a aprovação.

Qual a leitura desse episódio que até hoje era desconhecido até de muitos senadores?

Que Rosemary Noronha, chefe do Gabinete da Presidência da República em São Paulo, tinha excepcional influência sobre o Lula, presidente da República. E que o Lula influía como ninguém sobre José Sarney, presidente do Senado, que por sua vez influía no governo indicando gente para diretorias de empresas estatais e penduricalhos.

Agora que Paulo Rodrigues Vieira foi preso pela Polícia Federal, acusado de corrupção, além de ser demitido por Dilma da diretoria da ANA, qual a conclusão a tirar? Claro que nem o Lula nem Sarney terão responsabilidade direta nas falcatruas do apadrinhado de Rosemary Noronha, mas que vai barro para todo lado, atirado sobre o ventilador do poder, isso vai.

Revela a História tratarem-se as influências de fenômeno corriqueiro no Brasil, desde Pedro Álvares Cabral, mas nem por isso de vez em quando deixa de haver curto circuito entre fios tão interligados. Rose agradou Lula, que retribuiu o agrado deixando Rose agradar Vieira, que foi agradado por Sarney, que agradou Lula para ser por ele agradado. É a República dos Agrados.
observador-mor
28/11/2012 14:02
EU JÁ SABIA
28 milhões de brasileiros sairam da pobreza ganhando 90 reais por mes????
Em 3 de setembro de 2003, numa entrevista às páginas amarelas da revista Veja,MAURICIO CORREA,MINISTRO DO STF, fez um diagnóstico contundente do governo Lula, antecipando muito do que estava por vir. No cair da tarde de terça-feira, 22, em seu escritório de advocacia em Brasília, ele atualizou esse diagnóstico. Numa entrevista exclusiva ao Jornal Opção, Maurício Corrêa ironizou: ?O tempo mostrará que quem tem caixa-preta é o governo Lula?
JUJU do Gasparinho
28/11/2012 13:29
Prezado Herculano:

Quero comentar contigo sobre duas fotos do Sr. Juca Schimitt.
Numa delas é esta em que ele aparece no jornal num evento em família, um sr. altivo com o olhar transbordando de felicidade.
Na outra (também na casa da família), com o prefeito e cia.,que circulou na internet é nítida a sua postura acanhada e seu olhar é de cortar o coração. Não é necessário ter "olhos de lince" para perceber que tem algo em desacordo.
Herculano
28/11/2012 12:16
A EMENDA PARA A PONTE É CERTA, GARANTEM PARLAMENTARES

Já é praticamente certa que a bancada catarinense no Congresso Nacional, venha consagrar os R$22 milhões que faltam para a ponte do Vale, em Gaspar, como uma emenda suprapartidária para o Vale do Itajaí.

A ida de representantes de entidades empresarias a Brasília com o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, é um gesto de necessidade, de força, prestígio, retira o caráter político partidário e amplia os interesses sociais e de desenvolvimento regional e local. Foi uma das poucas vezes que o prefeito, orientado, ampliou na sua caravana além do seu partido. E foi uma das raras vezes, que prestou conta em plena viagem, como aconteceu nas ligações com as rádios.

A consagração desta verba no Orçamento da União depende posteriormente de sansão presidencial, que tem o poder de veto (como aconteceu com as emendas do vereadores no Orçamento de Gaspar em 2013).

Sancionado, vai a rubrica. Fica disponível. A primeira parcela de R$19 milhões já está no Orçamento de da União de 2012, mas até agora, deste montante, apesar das medições já estarem em Brasília, só R$15 mil chegaram.

Esta emenda parlamentar de R$22 milhões, se consagrada, alivia a obriagção que a prefeitura assumiu na obra e que nem Orçamento Municipal consta.
Quero-quero
28/11/2012 08:39
Como é? Jose Amarildo Rampelotti 2016.
Um Quero-quero " a título de exemplo de sua popularidade, aludindo ao seu papel de sentinela dos campos - pelo que é muito estimado pelos estancieiros e fazendeiros chamada de ave de "o chanceler dos potreiros".
O mesmo que pósa nos campos do Marcelo Poffo aos sabado de manhã me contou que ele reuniu os companheiros de futebol dos sabatinos e disse alto e em bom tom que nunca mais iria ser candidato a vereador e sim se surgi-se uma oportunidade iria a majóritária.
Portanto se não o fez nada em 2008 a 2011, enquanto era vereador e tinha entensão de ser nesta eleição passada "2012". Imagina o que vai fazer nestes quatro anos. Acorda gente que o quero quero esta voando em todo Gaspar.
Guilherme
28/11/2012 08:24
Aos que reclamaram com razão e aos chatos de plantão!

Como eu havia digitado á alguns dias antes das eleições em um dos meus comentários:

O transito de Gaspar está prestes a ser solucionado com o MICRO-VIADUTO MAL PLANEJADO, E OLHA QUE A REFORMA DA PONTE NEM ESTÁ PRONTA.

Vai ficar melhor quando a ponte ficar pronta, quem sabe daqui á 24 meses pelo andar da carruagem.

Está melhorando e isso que dificilmente tem agentes de transito nas sinaleiras da avenida.

O transito estava caótico para uma população que não estava acostumada com o vai e vem constante de veículos, mas essas filas nem se comparavam com as filas de Florianópolis, São José e a própria Blumenau.

Nessas cidades você tem trânsito, aqui eram filas de quinze ou vinte minutos, mas para quem estava acostumado com uma cidade sem obras ficou apavorado.

Vamos ter algumas filas nos dias que antecedem os finais de semana , onde as pessoas passam pela rota 66 (Rua Dr Nereu Ramos) para se deslocarem para o litoral.

Outra coisa

Acabou o assunto para o nosso amigo Luciano da Cunha, chato de plantão que estava de antena ligada 24horas na coluna Olhando a Maré as vésperas das eleições.

Você ficou um tempo em OFF o que aconteceu?

Agora acabou o seu assunto e está MALHANDO O SR. HERCULANO?

Você fala tanto no Kleber e na sua igreja evangélica que eu tento entender o que seus superiores colocaram na sua cabeça ou pingaram na água que você bebe.

Os eleitores como eu já sabíamos quem era o maior interessado que o Kleber assumisse a cadeira do município.

Depois falam que o Padre do Belchior (Igreja Católica) é quem estava fazendo campanha!

Defenda a sua tese sem ofender as religiões!
vlad
28/11/2012 08:17
A xodó Do Lula, Rosemary Noronha, foi indiciada pela Polícia Federal em razão da operação Porto Seguro, que apura um esquema de fraudes em pareceres técnicos de órgãos públicos com a finalidade de beneficiar empresas privadas. E claro, ele não sabia de nada.
Herculano
28/11/2012 07:59
O município de Gaspar está com um mico de R$22 milhões e não previsto no seu orçamento do ano que vem. Se refere a contrapartida que assumiu da Ponte do Vale. ela está confiando no taco do deputado Décio Neri de Lima para convencer a bancada e incluir a emenda parlamentar no Orçamento da União. Se fosse isto em Gaspar, não seria possível. O executivo não permite emendas do legislativo no seu Orçamento.Acorda, Gaspar!
Herculano
28/11/2012 07:52
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E o último que sair da CBF apaga a luz! E pra quem não sabe o que é pré-sal. Definição de pré-sal: primeiro vem o oceano, depois a camada de sal, depois o pré-sal. E aí vem o Palmeiras! Rarará!

Mas diz que a Dilma vai criar mais três prés: o pré-primário, o pré-varicação e o pré-claro! Pré-primário: alfabetização para todos! Pré-varicação: vaca para todos! Pré-claro: celular para todos! E pré-rereca! Para todos! Rarará! É mole? É mole, mas sobe!
Herculano
28/11/2012 07:48
VEM POLÊMICA AI.

O presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal de Justiça Joaquim Barbosa indicou ontem que deve apoiar a tese de que o conselho tem poder para quebrar dados sigilosos de juízes e desembargadores em sindicâncias, sem autorização prévia da Justiça.

Essa foi uma das principais polêmicas da gestão da ex-corregedora de Justiça Eliana Calmon, acusada por entidades de classe de quebrar irregularmente dados dos magistrados para fazer investigações.
Herculano
28/11/2012 07:40
COMO FUNCIONA

Isto é assim obras da copa, das olimpíadas, com ferrovias, rodovias, aeroportos, transposição do Rio São Francisco, pontes, muros, creches. É uma marca de um governo.

Repare nesta informação dos repórteres Daniel Carvalho e Fábio Guibu, para a edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. Refinaria da Petrobras fica 643% mais cara em 7 anos. Obra em Ipojuca (PE) deve ser inaugurada em 2014, 4 anos após a data prevista. Estatal venezuelana PDVSA tem até sexta para definir se vai entrar como sócia da Petrobras na refinaria.

Vergonha.

Palco de greves e de atrasos, a refinaria Abreu e Lima, que a Petrobras está construindo em Ipojuca (PE), já ficou US$ 14,8 bilhões mais cara desde que foi anunciada, em 2005. A obra só deve ser inaugurada em 2014, quatro anos após a data prevista.

De acordo com a Petrobras, nesse período o preço da obra saltou de US$ 2,3 bilhões para US$ 17,1 bilhões -um avanço de 643% no orçamento, atualizado no início da semana pelo governo federal.

Só entre julho e novembro o crescimento foi de 14%.


Herculano
28/11/2012 07:34
MANCHETE EQUIVOCADA

Senado pagou R$ 5 milhões por IR não recolhido

O Senado pagou R$ 5 milhões à Receita Federal para quitar a dívida do Imposto de Renda não recolhido sobre o 14º e 15º salários dos senadores nos últimos cinco anos.

O gasto é referente ao débito de 119 senadores e ex-senadores que não recolheram o imposto entre 2007 e 2011

A manchete correta deste mau exemplo e má notícia seria a seguinte.

PESADOS IMPOSTOS DO POVO PAGAM IMPOSTOS DOS SENADORES CALOTEIROS (E ESPERTOS) QUE JÁ POSSUEM MORDOMIAS DEMAIS COM O NOSSO VOTO, DINHEIRO E FALTA DE FISCALIZAÇÃO

Herculano
28/11/2012 07:28
COMO FUNCIONA. ESTÁ TUDO DOMINADO. É AQUI. É ALI. É ACOLÁ

Grupo ajudou ex-senador a liberar projeto de R$ 2 bi. Membro da Advocacia Geral da União auxiliou o ex-senador Gilberto Miranda na licença para obra em ilha em São Paulo. Localizado em área de proteção permanente, o empreendimento é o maior negócio flagrado na operação da Polícia Federal.

Todos estes espantosos detalhes foram relatados pelos repórteres Mário César Carvalho e José Ernesto Credendio para a edição de hoje do jornal Folha de São Paulo.

No cargo de advogado-geral-adjunto da União, José Weber Holanda ajudou o ex-senador Gilberto Miranda na aprovação do projeto de um complexo portuário de R$ 2 bilhões na ilha de Bagres, área de proteção permanente ao lado do porto de Santos.

A obra, que ocuparia 1,2 milhão de m² - área similar à do parque Ibirapuera -, dependia de autorização do Ibama, da Secretaria de Portos e da Secretaria de Patrimônio da União. Todos aprovaram.

Weber atuava com Paulo Rodrigues Vieira, preso na última sexta pela Operação Porto Seguro da Polícia Federal sob acusação de comandar um grupo que fazia tráfico de influência em órgãos federais.

O empreendimento na ilha de Bagres, cuja construção começaria em 2013, é o maior negócio flagrado na ação.

Weber era o braço direito do ministro Luís Inácio Adams na AGU (Advocacia-Geral da União), órgão que defende os interesses do governo. Indiciado pela PF, ele foi afastado do cargo.

A procuradora que atua no caso, Suzana Fairbanks, escreveu que uma das conversas telefônicas entre Vieira e Weber, em abril, sugere o pagamento de propina a Weber.
Herculano
28/11/2012 07:19
TIRO NO PÉ. CREDIBILIDADE ZERO. A PRÓPRIA QUADRILHA SE RETIROU DE MANSINHO

Relator da CPI do Cachoeira admite tirar recomendações contra 'Veja' e o pocurador geral Roberto Gurgel.Odair Cunha reclama que PT não saiu em seu apoio e negocia mudanças no relatório com PSB, PDT e PMDB. Parlamentar acha que partido não o defendeu das críticas quando ele pediu indiciamento do redator-chefe da revista. Apenas, o amalucado senador por Alagoas, e ex-presidente Fernando Collor de Mello, PTB.
luciano da cunha
28/11/2012 07:10
AO HERCULANO

REALMENTE VC É PETISTA, QUANDO O FOGO PEGA E O POVO TEM DIREITO DE SABER VC VETA MEUS COMENTÁRIOS CONTRA O PT,

MESMO SABENDO QUE VC NÃO VAI DIVULGAR MAIS VC LEU AI JÁ VALEU COM O PT O BURACO É MUITO MAIS LÁ EM BAIXO, AS NOTICIAS SAIRAM NA TV APENAS REPASSEI,UM ABRAÇO.
Herculano
28/11/2012 06:48
PEÇA ORÇAMENTÁRIA DE FICÇÃO DE 2013

O que está publicado hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? A lei 3.484, de 24 de Novembro de 2012, que estima as receitas e despesas do município de Gaspar para o ano que vem.

O orçamento do Município de Gaspar, compreendendo os
Poderes Legislativo e Executivo, a Fundação Municipal de Esportes
e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE, estima
a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro do ano
de 2013 em R$ 283.466.000,00. Só para comparar, Ilhota será de R$ 31.479.775,96.

A Câmara de Gaspar, que aprovou tal Orçamento e que neste últimos quatro anos o tornou uma peça anual de ficção com as sucessivas sumplentações e remanejamentos de dotações orçamentárias, vai ficar com R$4.800.000,00 que é o duodécimo constitucional. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/11/2012 22:05
O TREM DA CÂMARA.

Ao que se esconde como Pablo Borges,do PMDB, e que acha que fatos relevantes devem ser escondidos, camuflados, enrolados para a comunidade, ou que transparência na coisa e atos públicos, com o dinheiro de todos, são bons, mas apenas para os adversários.

Aqui não é a rádia, não. E esta coluna não é contra o PT (como o PMDB, PSDB, PPS, DEM, PSD e outros podem avaliar), mas contra as dúvidas, a corrupção, a hipocrisia, as coisas mal explicadas estejam onde elas estiverem. É a favor de Gaspar.

1. Consultei várias fontes de vários partidos, inclusive no PMDB, fontes que gravitam em torno da ideia e do mando no diretório; faz tempo;

2. O PMDB não negou, não vai negar, nem pode negar o que afirmei e que você me questiona. Seria desmoralizador eu ter que voltar ao assunto; aliás, a primeira providência do PMDB, pela manhã, foi fugir aos questionamentos já agendados; quem não possui argumentos precisa se esconder;

3. Em tese sei o que faz um diretor geral de uma Câmara de vereadores. Mas, em tese. Pode-se dar outra finalidad;

3. Sim. Eu critiquei o vai-e-vem do procurador da Câmara em vários casos, principalmente os das Adin, incluindo esta última. Entretanto, há vereadores que defenderam-no, e muito, contra a minha crítica ou observação. Pior: a maioria ficou calada. Sintomático. Mudou?

4. Eu acho plausível que o vereador cumpra o que prometeu, em primeiro lugar; segundo que cumpra a sua obrigação de fiscalizar o Executivo, coisa que faltou e muito na atual legislatura e não foi por falta de assessoramento, mas por falta iniciativa ou simples acomodação no jogo político; quarto, é importante que o vereador tenha assessoramento e que pague por isto. Afinal, quem tomou a iniciativa de ser verereador, se não o próprio vereador, sabedor de todas as limitações, inclusive as dele?

5. Finalmente. Já falei. Já escrevi. Não custa e vou repetir. Se há político que defende o indefensável, o que não é ético e até a improbidade na maior cara de pau, qual é o impedimento ao PMDB e outros, que defendem a instrumentalização da Câmara de Gaspar por um "melhor resultado" irem à luta por suas ideias e espaços? Estão com medo do que? Estão escondendo o que?

6. Os vereadores reclamam que os efetivos da Câmara não estão nem ai para eles; de que o motorista e a mulher do cafezinho mandam mais do que o presidente. Mas, todos, repito, todos os vereadores, não assinam embaixo o que falam nas reuniões e no contato com os eleitores e eleitoras. Ao contrário, até negam que um dia tenham compartilhado tal opinião e que eu mesmo já ouvi de alguns deles em épocas e momentos diferentes. E esta seria uma das razões (ou desculpas) de se montar um quadro de comissionados para tornar a Câmara mais efetiva, mais dinâmica, mais independente, mais produtiva, mais profissional etc e tal.

7. Mas, montar um quadro de ditos profissionais com os amigos? Ai também não dá. Sou mais os efetivos, com os defeitos, se eles tiverem. Acorda, Gaspar!
Quebra Tijela
27/11/2012 20:05
Ta Dificil



De qualquer forma, vai ficar tudo do mesmo jeito de sempre!


Se assumir o PMDB, o Lú se aproxima e ai ele ou o pai assumem o Samai, se ficar o PT o Melatto assume, tanto faz como tanto fez, mas do PP sempre foi assim.
Triste será o toco que o PSD leva, pagou caro pelo tempo do PP que continuou apoiando o PT e fazendo sena que apoiava o PMDB.
O Adilson que realmente era a esperança, como diz o ditato mijou pra traz, retirou a candidatura para manter os R$83.000,00 de aluguel do cunhado e diz que estão brigados.
Uma vez alguem falou aqui, que onde o PÉ frio do Pêpê Chimitt andava nem grama crescia.
Agora mediucre mesmo é esse tal de Roberto Pereira, de um projeto para a cidade descer ao ponto de se contentar um carguinho de procurador ficticio da camara, vai criar ou aprender hombridade se isso é possivel, está fazendo naufragar um futuro, um projeto para 2016 ou até quem sabe para 2014, por migalhas momentaneas, fala serio.
Pablo Borges
27/11/2012 20:02
HERCULANO,

Perguntar não ofende, as regras do jornalismo dizem ser salutar consultar as fontes das informações. Diante disso, pergunto: o senhor consultou o PMDB sobre essas informações que o senhor noticiou?

Sobre as suas informações, gostaria de perguntar: o senhor sabe o que faz um Diretor Geral de uma Câmara? O senhor por diversas vezes criticou a atuação do atual procurador, principalmente o fato dele ser irmão do procurador da prefeitura. O senhor não acha que seja plausível que o Presidente da Câmara tenha um advogado de sua confiança?

Herculano
27/11/2012 19:09
O DIABO TEME A DEUS. E OS MORTAIS TEMEM O DIABO

O vereador José Amarildo Rampelotti, PT, líder do governo de Pedro Celso Zuchi,PT, disse na Cãmara que está incomodado com Deus. Reclamou que Deus tudo sabe, tudo vê. Mas o que Amarildo e o pessoal da atual administração estão incomodados mesmo, é que o Diabo possui o rabo grande, que ele tenta esconder isto de alguns incautos, cegos, desinformados. O Diabo está incomodado, que alguns estão apontando para estes cegos, incautos e desinformados, o tamanho do rabo do Diabo. Algo real, existente e grande. Só isto. Nada mais.

Voltando. Ele soube por Deus e outros até, que confirmaram a observação divina, estão querendo arrumar cargos comissionados para Diretor Geral e Procurador na Câmara.

José Amarildo ficou tiririca. Alterou a voz (como sempre). E disse ser contra, mas não explicou o porquê (como sempre). E já ergueu o palanque demagógico. Não porque é verdadeiramente contra tal ideia, mas porque a ideia e a manobra não são do PT para um dos seus ou sob a sua tutela. Só isto.

Mais. Disse que um projeto de iniciativa popular vai acabar com os cargos de assessores parlamentares na Câmara e com a remuneração dos vereadores. Mais. Disse que só voltaria a ser candidato em 2016 se estas duas questões fossem aprovadas. Amarildo tem que tomar cuidado, pois se bobear, ele nem assume na próxima legislatura. A sua prestação de contas da campanha eleitoral está com problemas na Justiça. Ou seja, cobra dos outros e deixa o seu próprio rabo à mostra.

Voltando. O caso dos assessores parlamentares, justiça seja feita, Amarildo sempre foi contra. Mas, por que ele é contra. Porque o PT tem uma máquina de assessoramento e leva vantagem sobre os demais partidos e vereadores. Quanto a remuneração, parece demagógica e tenta colocar os demais vereadores em situação de constrangimento.

E para arrematar a fúria do Diabo com Deus e parte do rebanho que monitora a estrepolias do inferno gasparense, o vereador Kleber Edson Wan Dall, PMDB. bem lembrou a atitude hipócrita de Rampelotti e do PT, quando esbravejou, gritou e até foi a Justiça para fazer valer o projeto de lei 10/2010, aquele do Trem da Alegria, que criou 17 cargos comissionados para os companheiros na prefeitura, retirando dinheiro da Saúde, Educação, Assistência Social, Obras etc.

Wan Dall bem cobrou coerência e a devolução destes cargos também por parte do Executivo, do PT. Mas Wan Dall pecou, ou fraquejou diante do Diabo. E por que? Fingiu, mentiu, dissimulou. Ele deixou transparecer que não conhece o projeto do seu partido, o PMDB, que quer criar cargos comissionados para procurador e diretor geral. Hum! E logo ele que queria e pode ser prefeito? Que se dizia o homem da mudança, da renovação e da transparência? Ai, ai, ai.

Velhos vícios em políticos novos. O jovem Wan Dall deveria defender a ideia com unhas, inteligência e dentes. Ou então condená-la. Mas fingir que não sabe de nada? Ele deveria aprender com a raposa política Hilário José Melatto, quando criou os cargos comissionados da Câmara e do qual Wan Dall usufrui (Amarildo, não). Melatto não deu bola para a população, para a imprensa. Arriscou e levou o projeto adiante, mesmo sob as críticas de José Amarildo Rampelotti e fingidas do PT, a quem sempre serviu disfarçado no seu PP. Acorda, Gaspar!

Ulissis Tamandaré de Souza
27/11/2012 18:39
Menos 20% de Cargos eu Prometo!

Engraçado

Todos os políticos são iguais mesmo, aqui em Gaspar o Partido que se colocava como " Renovação" Tinha como uma das principais propostas de reduzir os cargos comissionados em 20%, agora eles aparecem com a proposta que criarem mais cargos na Câmara Municipal, e por que? por que na cidade vizinha Blumenau eles também perderam e para poderem acomodar seus caciques irão criar o Cargo de Procurador Geral da Câmara para encostar o Roberto Pereira" Taiazinho" e também o sempre pendurado em uma teta Celço de Oliveira, para essa turma que fica aqui defendendo esse ou aquele, está ai são todos iguais, o Taiazinho em que eu me inspirava como jovem renovador se mostrou igual a todos os demais, enquanto isso a vida continua.
Herculano
27/11/2012 18:36
A sessão da Câmara de Gaspar hoje foi curta. Durou exatos 36 minutos.
Herculano
27/11/2012 18:14
NUNCA ANTES NESTE PAÍS, A CORRUPÇÃO ESTEVE TÃO EXPLÍCITAS NOS PALÁCIOS E NUNCA UM PRESIDENTE FOI TÃO ENVOLVIDO E "TRAÍDO".

Este trecho é do editorial do jornal O Estado de S. Paulo, referindo-se a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o caso Rose, sua chefe de gabinete em São Paulo e pega com a mão lambuzada das dúvidas, tráfico de influência e corrupção.

Ao se declarar "apunhalado pelas costas", Lula faz como fez quando o mensalão veio à tona, e ele, fingindo ignorar a lambança, se disse "traído". Resta saber se, desta vez, tornará a repetir mais adiante que tudo não passou de uma "farsa" - quem sabe, uma conspiração da Polícia Federal com a mídia conservadora, a que a sua sucessora no Planalto afinal sucumbiu. "
eleitor de plantão
27/11/2012 17:16
Sobre a nota explicativa acima, no trapiche, para conhecimento de todos:

Lei Complementar 64/90

Art. 26-C. O órgão colegiado do tribunal ao qual couber a apreciação do recurso contra as decisões colegiadas a que se referem as alíneas d, e, h, j, l e n do inciso I do art. 1o poderá, em caráter cautelar, suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida, sob pena de preclusão, por ocasião da interposição do recurso.

§ 1o Conferido efeito suspensivo, o julgamento do recurso terá prioridade sobre todos os demais, à exceção dos de mandado de segurança e de habeas corpus.

Sr. Herculano e a quem tiver interesse. É ou não é clara a legislação?
Helena
27/11/2012 16:41
Para o/a "Deni"

"O medíocre discute pessoas. O comum discute fatos. O sábio discute idéias."
Almir
27/11/2012 16:37
Deni, vc deveria ficar de molho, pois o dever de FAZER é da prefeitura, executivo, e não de nenhum vereador.
Para sua informação o Kleber e o Rodrigo são muito bem quistos, vide a sua votação, mais de 15 mil votos.
Quanto ao Rodrigo estar no governo, é bom voce refrescar a memório, pois se ele quisesse ficar na teta, não teria pedido para sair com 6 meses de governo.
isto mostra sua reputação ao não concordar com a inoperância do prefeito frente aos desafios da cidade. Isto é fato, veja que os secretarios que passaram e outros que ainda estão, são puramente dependentes do salário, e isto os leva e serem PUXA SACOS, CABOS ELEITORAIS, e BOIS DE PIRANHA.

E para finalizar, quem este respondendo vários processos e parece que não aprendeu nada em 8 anos?
Além, é ficha suja??
CARLOS
27/11/2012 16:14
Ao Sr. Deni e Luciano.
O povo não gosta do justo, o Adilson Schmitt com sua assessoria mostrou a todos quem o PT era e o povo mandou 700 e poucos votos a ele.
E quem era dele e não queria perder a eleições para o PT, votaram no PMDB.
Portanto Gaspar vai ser sempre a mesma coisa, a Justiça aqui é só para portadores de drogas quimicas e não para drogas de Politicos intereseiros.
Acorda meu povo.
Deni
27/11/2012 13:58
Ao Luciano Cunha,
Concordo quando você critica o PT nas várias sujeiras administrativas que fez nestes 12 anos que esteve em Gaspar, que todos os cargos de confiança são petistas "DOENTES" que não enxerga nada,como faz e fazia o SR. 4 dedos "LULA", que Gaspar está na hora de renovar!!!E ninguem fala que os novos empresários estão comandando Gaspar!

Mais pelo amor de Deus , para de falar que Kléber e Rodrigo são superiores!!! Não são , não apresentaram nada nestes 4 anos, falar que videomonitoramento foi o que fez, ta de sacanagem, não desmascarou nada do atual governo, somente depois que se lançou candidato!!! Muita gente na própria religião dele, desconfia de algumas atitudes e da competência do mesmo!

E o Sr. Rodrigo o que fez o menino do Partido Verde, qual ação que fez para demonstrar a legenda do partido, se vendeu para o PT na primeira boquinha que teve, a Margem esquerda ainda aguarda as várias promessas do que se julga tão inteligente , Sr. Rodrigo Altoff!

Luciano , nada contra sua pessoa, até mesmo por que seria incoerente pois não lhe conheço! Mais fica de molho um pouco vai, vai estudar politica e gestão para ver o que uma cidade consegue fazer, da uma passada por Rio do Sul e Pomerode até mesmo Luiz Alves, e analisa a competência do que governam lá!!! Diferentemente de partido A ou B!

Gaspar merece mais!
cleber
27/11/2012 13:49
Quando vão finalizar a obra do asfalto na rua frei solano depois da sociedade cruzeiro até a entrada da rua da mata nativa????
Antes da eleição até em dia de chuva estavam fazendo a base e colocando asfalto... agora pra fazer o meio fio e pintura oque precisa?? tempo bom?? Já esta dormindo a muito tempo Gaspar!!!!!
Herculano
27/11/2012 13:02
POLÍTICA ECONÔMICA ERRÁTICA, CORRUPÇÃO E APARELHAMENTO

Brasil terá pior taxa de crescimento dos Brics em 2012, segundo OCDE, como informa Jamil Chade, para o jornal O Estado de S. Paulo.

Dados revelados hoje pela OCDE apontam que a economia brasileira derminará 2012 com um crescimento de apenas 1,5%, abaixo da previsão do governo de uma expansão de 2%, inferior à média mundial e bem inferior aos demais países emergentes dos Brics.
Segundo as projeções, a economia mundial terá uma recuperação desigual nos próximos anos, com uma expansão em 2012 de apenas 2,9%. Mesmo assim, ela é quase duas vezes maior que a taxa registrada pelo Brasil no ano.

No caso dos emergentes, a desaceleração também é sentida. Mas as taxas são superiores às registradas no Brasil. Na China, o crescimento do PIB será de 7,5%, contra 4,5% na Índia e 3,4% na Rússia. No caso da África do Sul, a expansão será de 2,6%.

Mesmo a economia americana terá um ano mais positivo que o Brasil, com um crescimento de mais de 2%.
Herculano
27/11/2012 12:48
MAIS UMA.

O que está na pauta da sessão de hoje a noite da Câmara de Gaspar?

Ofício Gab. nº 341/2012, remetendo a essa egrégia Casa de Leis, para apreciação, análise e aprovação, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 99/2012, que AUTORIZA O MUNICÍPIO DE GASPAR A ANULAR E SUPLEMENTAR SALDOS DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS NO ORÇAMENTO VIGENTE DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Destino: o Ofício Gab. nº 341/2012 vai aos Arquivos da Casa, à disposição dos Senhores Vereadores, e o Projeto de Lei nº 99/2012 é encaminhado à Procuradoria Jurídica e Comissões de Legislação e de Economia.
Herculano
27/11/2012 12:45
COLOCARAM AREIA DEMAIS NA ARGAMASSA DAS DÚVIDAS. O TRIBUNAL DE CONTAS JÁ PERCEBEU. E QUER PUNIR OS PEDREIROS EXPERIENTES.

O que está na pauta da sessão de hoje a noite da Câmara? Uma correspondência do Tribunal Contas do Estado. Aliás mais uma.

E o que ela diz?

Recurso de Embargos de Declaração contra decisão exarada no Processo n. TCE - 04/06364702 - Representação de Agente Público acerca de irregularidades praticas no exercício de 2004 - Origem: Prefeitura Municipal de Gaspar, exarou decisão cuja cópia remeto-lhe em anexo, juntamente com cópia do Parecer COG n. 700/2012 e Relatório e Voto do Relator?. Tudo vai ao arquivo da Casa.

E do que se trata este processo e cujo relator é Luiz Roberto Herbst? O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT e Jacó Francisco Goedert, à época na secretaria de Obras, foram condenados pelo Tribunal na Representação de Agente Público acerca de irregularidades praticadas no exercício de 2004 (uso em demasia de areia sem que justificassem esta demanda).

A decisão saiu só em maio do ano passado. Zuchi e Jacó recorreram no tal Embargos de Declaração para ver modificada a conclusão condenatória. Aceito o recurso, agora ele foi negado e é isto que está sendo comunicado à Câmara. E por que? Porque a denúncia foi feita pelo então vereador Luiz Carlos Spengler, o Cuca, PP.

Recordar:

6.2.1.1. Aquisição de areia sem a demonstração da efetiva utilização em obras e/ou serviços municipais, no montante de R$ 122.184,50 (cento e vinte e dois mil, cento e oitenta e quatro reais e cinquenta centavos), contrariando o disposto nos arts. 37, caput, da Constituição Federal e 62 a 64, 75, I, e 77 da Lei n. 4.320/64 (item 3.4 do Relatório DMU).

6.3. Definir a RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL, nos termos do art. 15, I, da Lei Complementar n. 202/00, do Sr. PEDRO CELSO ZUCHI ? anteriormente qualificado, por irregularidades verificadas nas presentes contas.

6.3.1. Determinar a CITAÇÃO do Responsável nominado no item anterior, nos termos do art. 15, II, da Lei Complementar n. 202, de 15 de dezembro de 2000, para, no prazo de 30 dias, a contar do recebimento desta deliberação, com fulcro no art. 46, I, alínea b, do mesmo diploma legal c/c o art. 124 do Regimento Interno (Resolução n. TC-06, de 28 de dezembro de 2001), apresentar alegações de defesa acerca das irregularidades abaixo relacionadas, ensejadoras de imputação de multas, com fundamento nos arts. 69 ou 70 da Lei Complementar n. 202/2000:

6.3.1.1. anulação de empenhos, caracterizando a ausência do devido planejamento das ações da Prefeitura, contrariando o disposto nos arts. 4º e 8º da Lei Complementar n. 101/2000 (item 3.1.1 do Relatório DMU);

6.3.1.2. Contratação desnecessária de materiais nos quantitativos licitados, contrariando o disposto nos arts. 2º e 54 a 59 da Lei n. 8.666/93 (item 3.1.1 do Relatório DMU);

6.3.1.3. Falta de motivação dos procedimentos administrativos, contrariando o disposto nos arts. 2º da Lei (federal) n. 9.784/99 e 16, § 5º, da Constituição Estadual (item 3.1.1 do Relatório DMU);

6.3.1.4. Frustração ao caráter competitivo do certame licitatório, contrariando o disposto nos arts. 37, caput, da Constituição Federal, 3º, caput, e 23, § 1º, da Lei n. 8.666/93 (item 3.1.2 do Relatório DMU);

6.3.1.5. Redução de percentuais de itens licitados superior ao limite legal de 25%, contrariando o disposto no art. 65, § 1º, da Lei n. 8.666/93 (item 3.1.2 do Relatório DMU);

6.3.1.6. Não encaminhamento do certame para proponentes cadastrados junto à municipalidade, contrariando o disposto nos arts. 3º, 22, § 2º, e 23, § 1º, da Lei n. 8.666/93 (item 3.2.1 do Relatório DMU);

6.3.1.7. Não elaboração dos projetos básico e executivo, bem como do relatório de execução de obras e serviços para os quais foram adquiridos os bens licitados, contrariando o disposto no art. 7º da Lei n. 8.666/93 (item 3.3 do Relatório DMU);

6.3.1.8. Ausência de rubrica dos membros da comissão de licitação nos atos constitutivos dos processos licitatórios, contrariando o disposto nos arts. 38 e 43, § 2º, da Lei n. 8.666/93 (item 3.5.1 do Relatório DMU);

6.3.1.9. Não apresentação de documento original como protocolo de recebimento de proposta, contrariando o disposto nos arts. 32 e 38 da Lei n. 8.666/93 (item 3.5.3 do Relatório DMU);

6.3.1.10. Ausência do competente parecer da assessoria jurídica quanto à regularidade do processo licitatório, contrariando o disposto no art. 38, VI, da Lei n. 8.666/93 (item 3.5.4 do Relatório DMU);

6.3.1.11. Emissão de notas de subempenho posteriores à edição dos documentos comprobatórios de despesa, contrariando o disposto no art. 60, caput, da Lei n. 4.320/64 (item 3.5.7 do Relatório DMU);

6.3.1.12. Fornecimento de bens por empresa cujo depósito de armazenamento ficava localizado em distância superior ao limite pré-estabelecido, implicando no desrespeito à regra licitatória e contratual, contrariando o disposto nos arts. 3º, caput, 40, VII, 41, 43, IV e V, 44 e 45 da Lei n. 8.666/93 (item 4.1 do Relatório DMU);

6.3.1.13. Aquisição de bem após o exaurimento de contrato administrativo, importando em despesa sem a devida instauração de processo licitatório, contrariando o disposto nos arts. 37, XXI, da Constituição Federal, 17, caput, da Constituição Estadual, 80, XIX, da Lei Orgânica do Município de Gaspar, 2º, 23, II, a, 24, II, e 55, IV, da Lei n. 8.666/93 (item 5.1 do Relatório DMU);
Herculano
27/11/2012 12:22
QUALQUER SEMELHANÇA, É MERA COINCIDÊNCIA

Votos das eleições proporcionais em Saudades serão retotalizados

26.11.2012 às 18h30



A juíza da 66ª Zona Eleitoral (Pinhalzinho), Heloisa Beirith, publicou nesta segunda-feira (26), nas páginas 33 e 34 do Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina, um edital de convocação para um audiência pública de reprocessamento e retotalização dos votos da eleição proporcional de 2012 no município de Saudades.

Foram convocados todos os candidatos, representantes, membros dos diretórios municipais, o representante da OAB, o promotor eleitoral e os demais interessados para a audiência, que acontecerá na quinta-feira (29), às 18h, nas dependências do Cartório Eleitoral de Pinhalzinho.

Segundo a assessoria do Tribunal Regional eleitoral, o motivo para a audiência pública foi a cassação do registro de candidatura do vereador eleito de Saudades, Clério Antônio dos Santos (PMDB), o segundo mais votado do município. A juíza eleitoral julgou procedente a representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e condenou o vereador também ao pagamento de multa de R$ 1 mil Ufir.
Herculano
27/11/2012 12:04
EXEMPLO

O prefeito eleito de Blumenau, Napoleão Bernardes, PSDB, anunciou hoje pela manhã parte do seu secretariado. Critério técnico e busca de resultados. Tem gente sem partido e de outros partidos que não estavam na coligação vencedora. Preservou quem está no atual governo derrotado nas urnas, mas produzia para a cidade. Na Procuradoria Geral, um desembargador aposentado, o indaialense Newton Janke, que foi antes de seguir a carreira magistratura jornalista. Atuou como repórter na sucursal do extinto jornal O Estado, em Blumenau.

Ontem reportei o exemplo de Pomerode, onde o próprio PMDB de lá preferiu criar uma equipe profissional. Dos 13 indicados, sete nãopossuem filiação partidária. É por isto que lá a cidade avança.Aqui...

Enquanto aqui, estão todos pensando em si. E acham que não devem satisfação à sociedade. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/11/2012 11:57
SINAL VERMELHO, INCLUSIVE AQUI

70% das prefeituras catarinenses devem encerrar o ano endividadas.
Um dos motivos é a diminuição no repasse do FPM pelo governo federal. Municípios correm o risco de não terem os gastos aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado.
Herculano
27/11/2012 11:54
COMO FUNCIONA

O delator do esquema de tráfico de influência e comércio de pareceres em órgãos federais desarticulado pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, afirmou que o ex-ministro José Dirceu, PT,condenado pelo Supremo Tribunal Federal por chefiar a quadrilha do mensalão, teria interesse em processo do Tribunal de Contas da União (TCU) fraudado para favorecer a empresa Tecondi.

m depoimento à PF, o ex-auditor Cyonil da Cunha Borges de Faria Júnior disse que o esquema investigado na Operação Porto Seguro pode envolver mais funcionários do TCU.
Herculano
27/11/2012 11:52
HÁ POUCOS DIAS O PREFEITO FOI A BRASÍLIA. FOI BUSCAR VERBAS. VEIO SEM NADA. AGORA ELE VAI DE NOVO. NA SEMANA FORAM PARA LÁ TRÊS VEREADORES. FORAM BUSCAR VERBAS. VIERAM COM PROTOCOLOS.

O press release da prefeitura afirma: Zuchi viaja a Brasília acompanhado de empresários gasparenses. Mas, nele não nomina nenhum.



Pablo
27/11/2012 11:45
Só sei que se a PREFEITURA assumir o HOSPITAL,haverá uma debandada de funcionários...........
Carlos Antonio de Oliveira
27/11/2012 10:59

Olha ai Herculano, o que os mascarados do PMDB, que se escondem atras de pagina faltas, falataram deste ilustre articulista, veja em "http://www.facebook.com/#!/politica.degaspar?fref=ts"

Querem criar cabide de emprego pro Roberto Pereira e pro Celso Oliveira, o desastroso administrador, veja o que fez com o nosso hospital. Imagino o PMDB de Gaspar no Governo. Seria uma lastima. Gaspar é mesmo uma azarão, não deu certo com Nadinho, Andreone, poli, Zuchi e seria muito pior com o kleber. O Kleber, demagogo, que agora vive nas Igrejas Católicas, pedindo votos para Deputado e prefeito para 2014 e 2016, que vergonha. Vamos dar um basta nessa gente. Nem sei por que Kleber seria o diretor dos vereadors Mirins, se é financiado por velhas rapousas do MDB...

"

Politica de Gaspar

há 4 horas.




Mudança de postura - I

A bola da vez é o PMDB de Gaspar, depois de quatro anos de fortes criticas, afirmações e ate acusações, a coluna olhando a maré desta terça - feira chegou a casa dos leitores do jornal cruzeiro do vale fortes criticas e ate previsões sobre o PMDB de Gaspar.

Mudança de postura (criticas) - II

O colunista sempre demonstrou ser critico, seu alvo sempre foi a atual administr
ação, e o PT a nível nacional.

Mudança de postura (Previsões) - III

O mesmo colunista em suas previsões afirmava que Adilson Schmitt era o único que poderia fazer frente nas eleições de 2012 contra Zuchi. Fez menos de 800 votos.

Presente de Natal

Sera que alguém ganhou presente de natal antecipado?· "

Vão criar vergonha na cara, são todos iguais, mentirosos.
Com certeza os demais vereadores, nao vão apoiar esta semvergonhise, inclusive alguns do PMDB. Não vão ter coragem de levar esta idéia pra frente. Mas a vontade é essa, todos já sabem. Diretor Geral da Câmara" Procurador JUrídico" Prá quê, pra pedir orientãção aos efetivos? Cambada.










Ver 1 comentário..












Sirlene
27/11/2012 10:27
Pq o Pedro Zuchi não abre sindicância para apurar os motivos da demora das obras inacabadas e eleitoreiras, superfaturadas.
Muro da avenida, reforma da ponte, asfalto do gasparinho. Tudo obra meia boca.

Ou deveria abrir sindicância conforme a denuncia da dona do terreno no muro da vergonha no gasparinho. Ali é os seus que vão pra ....
Herculano
27/11/2012 09:35
SE A SITUAÇÃO DO HOSPITAL E DA SAÚDE EM GASPAR JÁ ESTAVA RUIM, IMAGINE AGORA.

Não adianta.A atual administração petista enquanto não aparelhar e tomar o Hospital não sossega. Estes dias ensaiou nas rádios entrevistas dizendo que havia colocado mais verbas em 2013 para pagar o que contrata no Hospital para a populaçãopobre, doente, fraca, desinformada e desassistida.

Propaganda.

O dinheiro pode estar lá no Orçamento. O difícil é liberá-lo. Vira e mexe, sempre arruma-se impedimentos e culpados para não repassá-los.

A verdadeira notícia está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. Leia e conclua. Acorda,Gaspar!

A portaria 2917 atinge em cheio o ex-presidente do Conselho do Hospital, Celso Oliveira, suplente de vereador e ex-coordenador da campanha de Kleber Edson Wan Dall, PMDB.

O que diz a portaria? E não é pouca coisa.

Fica instaurada sindicância para apurar o cometimento de possíveis irregularidades nos repasses financeiros em benefício do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que totalizam R$ 7.000.000,00, conforme noticiado no Ofício nº 288, da Secretaria Municipal de Saúde.

Art. 2º. A sindicância deve ser conduzida pela Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar, composta pelos servidores Michel Marcelo Longo, ocupante do cargo em provimento efetivo de Auxiliar Administrativo, Mariana de Souza da Luz, ocupante do cargo em provimento efetivo de Agente Administrativo, e Elke Cristine Schramm Moser, ocupante do cargo em provimento efetivo de Professora - IV-8, sob a presidência do


?
Herculano
27/11/2012 09:22
ERREI

O nome do presidente do PMDB de Gaspar é Carlos Roberto Pereira, e não Roberto Pereira de Souza, como mencionei na nota Olho Grande III.
Herculano
27/11/2012 09:19
O que está estampado mais uma vez na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios- aquele que se esconde na internet? Um decreto que suplementa e remaneja saldo de dotações orçamentárias do Orçamento de Gaspar.
Herculano
27/11/2012 07:49
A CORRUPÇÃO EXPLODE, por Jânio de Freitas.

As agências reguladoras, uma a uma, deviam ser todas revistas em cada gaveta e em cada servidor

Nas 72 horas entre a manhã de sexta e a de ontem, houve uma espécie de explosão de esquemas de corrupção, óbvia em parte dos casos e provável nos demais. Dois desses casos distinguem-se pela gravidade peculiar. Não que os outros sejam menos graves -para usos políticos, até se prestam muito mais aos escândalos-, mas como formas de corrupção já estão mais para o vulgar.

Ainda menos realçado do que merece, o primeiro dos dois esquemas associa juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio a advogados incumbidos, por aqueles, de "administrar" o destino de graúdas massas falidas. É uma ocorrência antiga e sabida no Rio, mas de comprovação problemática não só por dificuldades documentais, como por aspectos do exercício da advocacia...

...O segundo caso que se distingue é o envolvimento de um servidor do posto, do conceito técnico e da confiança tidos pelo segundo na hierarquia da própria Advocacia-Geral da União. José Weber Holanda Alves, com o ato corrupto de que é acusado, repõe no noticiário da corrupção uma figura esquecida. É Gilberto Miranda, integrante do grupo central no governo de Collor, à época senador pelo Amazonas e então já reconhecido como uma das grandes fortunas do país...
Herculano
27/11/2012 07:44
COMO FUNCIONA E SE APARELHA O BANDO, QUADRILHA, GANG... SOB A PROTEÇÃO DO PODER E DO ESTADO SUSTENTADO PELOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS

Então acompanhe as manchetes de hoje apenas num só jornal sobre o caso, a Folha de S.Paulo.

1.
Grupo investigado usou senha do MEC para alterar dados. Gravação mostra Paulo Vieira, ex-diretor de agência, recebendo dados privativos de um servidor do ministério. Família do indiciado comanda faculdade em SP; manipulação de dados pode, em tese, ter favorecido instituição.

2.
Ex-assessora de Lula indiciada pela PF teve passaporte especial. Rose Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência em SP, viajou para pelo menos 23 países com o ex-presidente. Documento diplomático, que permite acesso a fila separada e torna o visto dispensável, esteve válido até o fim de 2010.

3.
Rosemary emplacou aliado na Nossa Caixa e na diretoria da ANA.No conselho do banco, Vieira fiscalizava se havia desvios de dinheiro na empresa

4.
Governistas vão blindar ex-servidora. Líderes do governo querem evitar que Rosemary de Noronha seja chamada para falar sobre o esquema investigado pela PF. A estratégia do Planalto será aprovar convites aos ministros José Eduardo Cardozo e Luís Inácio Adams para que só os dois comentem o caso.
Herculano
27/11/2012 07:37
EXCESSO DE DESENVOLTURA, por Eliane Cantanhêde.

BRASÍLIA - Há três possibilidades no escândalo Rosemary Noronha, a Rose: ou Dilma não sabia da operação da PF, ou sabia e não falou para Lula, ou sabia, falou para Lula e ambos combinaram lavar as mãos.

Se a presidente não foi informada, ponto para o Ministério da Justiça e para a PF, que agiram profissionalmente e serviram ao país, não a um governo de plantão.

Se foi informada e não interveio no trabalho da PF, ponto para Dilma, mas o clima não deve estar nada bom entre ela e Lula, que prestigiava tanto a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo que sempre a levava em viagens internacionais.

Se Dilma autorizou a operação e avisou Lula, ponto para ambos, mas a própria Rose, com tanto poder nos dois mandatos de Lula, deve estar se sentindo traída. Uma arara.

Afora o tal cruzeiro do Bruno e Marrone, parece que Rose não é nada modesta. Além de empregar na Anac e na ANA os companheiros agora presos, também arranjou três (três!) vagas gordas para o marido e boquinhas para a filha, para o genro e sabe-se lá mais para quem. Boa mãe...

Afinal, ela se autoinvestiu desse poder ou recebeu delegação de quem mandava de fato e de direito? Caberia ao presidente do Senado, José Sarney, e ao líder do governo Lula na Casa, Romero Jucá, contar por que -e por quem- inverteram as regras, a tradição e o bom-senso para aprovar em plenário um cidadão que tinha sido rejeitado duas vezes para uma agência reguladora. E que acabou preso pela PF pela venda de pareceres para empresas privadas.

Será que os dois ilustres senadores fizeram das tripas coração para aprovar o sujeito por um cândido pedido de Rose? Ou ela tinha tanta desenvoltura que usava e abusava do nome do então presidente Lula? E ele não tinha ideia de que isso ocorria?

Dilma volta à fase da "faxina" e Lula espalha que não viu, não ouviu, não sabia, mal conhecia a moça. Os dois se dizem indignados. Deveriam ficar também muito preocupados.
luciano da cunha
27/11/2012 07:28
AOS LEITORES

O QUE É R$ 2.000,00 REAIS DE MULTA PRA QUEM GANHA R$22.100,00 POR MÊS E MAIS O LUCRO DE SUA EMPRESA,

TÃO DE SACANAGEM COM O POVO, É O MESMO QUE DAR UMA MULTA DE TRANSITO PRA QUEM POSSUI UM FUSCA,

TA TUDO DOMINADO, UM ABRAÇO.
luciano da cunha
26/11/2012 23:31
AO HERCULANO

vc como petista ,mas dos 4 que disputaram a eleição só kleber e rodrigo tinha e tem as melhores propostas, como vc mesmo escreveu aqui que o PT tem uma listinha de mercado incompleta e absurda,

quem realmente quer acabar com os cabides de emprego é kleber e rodrigo, e o PSD é uma marionete e esta em cima do muro pra não perder a teta, todos os ex prefeitos fizeram algo pra gaspar pouco mas fizeram, e o seu pt,( perca total) envolvido em esquema de corrupção e escandalos todo mês, obras mal planejadas e há quem diga que são superfaturadas como vc mesmo tirou um sarro o supermuro da samae, as casinhas de plastico,

já se passou quase 2 meses da eleição e nada do viaduto estar pronto, nem vou falar da ponte,

já tem gente que se arrependeu de votar no pedro zuchi,

e pra finalizar o kleber é integro não tem 2 carater como o atual prefeito que fala um monte de mentira e é desmascarado pela mídia e não tá nem ai, ilude o povo e depois que se laske, ele assume e defende os interesses da igreja, já o pedro zuchi se diz evangelico mas qual igreja ele congrega ou frequenta ninguém sabe e não vê, um abraço.
Herculano
26/11/2012 22:52
COMO FUNCIONA

O Jornal Nacional, da Globo, mostrou nesta segunda que prometidas, as obras de transposição do Rio São Francisco, no Nordeste, só estão atrasadas (por falta de projeto adequado, competência, fiscalização e por sobra de malandragem), mas já estão simplesmente custando o dobro para todos nós do que se previa.

Em 2005 foi prometida para 2010 ao preço de R$4,5 bilhões. Em 2010 na campanha de Dilma, com a maior cara de pau, Luiz Inácio Lula da Silva foi lá e disse que as obras estavam quase prontas e que em 2012 tudo estaria resolvido.

Hoje, todos continuam passando sede. E nem a metade do projeto foi executado, mas o dinheiro previsto já se foi tudinho. Agora estão prometendo para 2015 e a previsão é que o custo que era de R$4,5 passe fácil para R$8,9 bilhões.
Herculano
26/11/2012 22:46
O PMDB de Pomerode venceu anunciando mudanças. E confirmou isto no anúncio do secretariado que o prefeito eleito Rolff Nicolodelli fez nesta segunda. Se o PMDB de Gaspar vier a ser um dia governo, poderia seguir o exemplo. Mas, pelo jeito, além da falta de nomes, prefere imitar o PT e seus resultados.

De 13 nomes anunciados em Pomerode, sete não possuem filiação partidária. O prefeito de lá preferiu gente competente e que trabalha. Deixou de fora gente que gosta, faz política e se filia em partido pela teta. O novo prefeito de Pomerode olhou a cidade, os cidadãos e as cidadãs. Acorda, Gaspar!
Herculano
26/11/2012 22:22
UMA BOA NOTÍCIA QUE ESTIMULA A MIGRAÇÃO

Santa Catarina pretende ser o primeiro Estado do Brasil a erradicar a extrema pobreza até 2014. Isso será possível com o investimento de R$ 139,2 milhões em 15 ações diferentes que integram o Pacto pela Proteção Social. O lançamento do Pacto foi nesta segunda-feira, no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis.

Espera-se que não seja mais uma encenação. O local é apropriado.
Herculano
26/11/2012 22:19
AGORA É PARA VALER. O IPVA DOS VEÍCULOS EMPLACADOS EM SANTA CATARINA SERÁ MENOR NO ANO QUE VEM. UFA!

O valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) para 2013 deve ficar em média 10,5% mais barato para os proprietários de veículos em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Fazenda publicou portaria 315/2012 com os valores a serem pagos pelos contribuintes, calculados com base na tabela divulgada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e que passam a valer a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

"A base de cálculo do imposto é o valor de mercado do veículo. Com a redução do IPI, o preço dos veículos zero quilômetro caiu, o que automaticamente proporcionou uma queda no valor dos veículos usados", justificou o secretário da Fazenda, Nelson Serpa.
Herculano
26/11/2012 22:15
MAIS CEDO

Como perceberam, o editor do jornal Cruzeiro do Vale, Gilberto Schmitt, deu uma nova canja aos internautas do portal. Outra vez liberou mais cedo a coluna que sai publicada na edição de amanhã do jornal impresso e que acaba de rodar no parque gráfico contratado.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.