Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

20/11/2012

CARTA DOS PMs I

As associações de Praças e a de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina se uniram. Mostraram do ponto de vista delas as razões para a atual crise na Segurança catarinense. Respeito, mas não concordo inteiramente. Citam baixos soldos. É evidente. Antes, todavia, precisa-se discutir inteligência, preparo operacional, profissionalismo, promoção por mérito e comando. Quando um PM busca a promoção nas patentes, ou nas locações para tarefas burocráticas ao invés das ruas, ou para ser guarda de patrimônio e motorista na Assembleia Legislativa, Agronômica ou Centro Administrativo, ou então quer ser deslocado para cidades onde lhe é mais conveniente tudo isto por influências políticas, ele está contribuindo para o enfraquecimento da corporação, para se criar diferenças entre os iguais e aumentar a insatisfação na corporação, na carreira e na sociedade, a razão da PM existir.

 

CARTA DOS PMs II

Escreveu-se no documento sobre o sucateamento dos equipamentos e da falta de verba. É verdade. E se dependêssemos apenas do Estado, a situação seria pior e lastimável. Mas, há exceções neste caso. Das boas. E nem vou falar da vizinha Blumenau que nos inspira nesse assunto, vou falar de Gaspar e do governo do PT daqui. Nunca se repassaram tantos recursos dos gasparenses para a segurança, recursos que poderiam estar na saúde, por exemplo. Nunca se doou tantos equipamentos e veículos para a Polícia Militar, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. E o que aconteceu na semana passada?

 

CARTA DOS PMs III

Equipamentos são vitais para a ação, não discordo um milímetro. Agora, segurança se faz antes de tudo com homens (e mulheres) capazes, comprometidos, treinados, atualizados, liderados e muita integração, inteligência, prevenção e expurgo antes da contenção física, reação e aparelhagem. Para começar a Polícia Militar e Civil não se bicam. Aí não dá! De quem é a culpa? Do governo, frouxo. Ele não consegue controlar as corporações, seus líderes, seus interesses, vaidades e seus partidos. A população que se lixe. O que adiantou a Prefeitura de Gaspar ter feito, com o nosso dinheiro, o seu papel se o governo do estado não fez o dele?  A guarnição daqui tem culpa? Não. Está sob orientação maior. E nós? Desorientados, pagando a conta de tudo isto. 

 

UM TIPO DE GRITO

Saudades? Este texto é de um leitor da coluna na internet. Triste. Exato. Uma realidade. Culpa dos políticos e governantes de hoje? Não. A culpa é nossa. Somos nós que escolhemos os nossos governantes pelo voto livre e democrático. Escreve ele. ?Um dia eu vi Gaspar. A banda tocava no coreto; festa do padroeiro São Pedro; as pessoas alegres e contentes; ia correr a ?Tômbola?; todos na expectativa de ganhar o prêmio. Aquele churrasco de Igreja, bem temperado, uma delícia. As pessoas desfilavam na maior segurança. As famílias que construíram esta cidade, todas elas presentes. Parecia uma só família. Mas isto não existe mais. Tomaram de assalto a nossa Gaspar. E agora o que sobrou é choro e ranger de dentes. Na Prefeitura só gente de fora. O Rio é um esgoto só. O Jardim Primavera, ou Molotov, tomado pelo crack. Roubaram as nossas flores; pisotearam o nosso jardim; roubaram a nossa árvore de natal e incendiaram a nossa casa. Acabaram com Gaspar. Quem? As pessoas que tinham raízes aqui? Quem acertar recebe o prêmio da ?Tômbola?.

 

INCÊNDIOS POR ANJOS

Espalha-se na cidade, na tentativa de minimizar ou até abafar o caso que ganhou repercussão estadual, a versão de que o incêndio a duas kombis na Marinha, no bairro Bela Vista, e um fusca no Belchior Central, não foram atos criminosos, ou vandalismo de gangues, ou ações deliberadas de bandidos. Pior. Parte da imprensa, quando não em silêncio, está comprando tal versão. A quem interessa isto? Se não foram criminosos, então está valendo a teoria de que colocar fogo na propriedade dos outros é normal? Qual a diferença serem carros velhos ou novos? Valem a atitude dos que ordenaram e praticaram bem como o resultado da ação. E há tipificação clara na lei penal. Ou isto também já mudou? Acorda, Gaspar!

 

INVEJA

Já lasquei aqui. Invejo quem escreve as coisas sérias com humor ou fina ironia. Invejo mesmo! Tentei e nunca consegui. E sei que nunca vou conseguir, mesmo que tente. E tem gente que faz com a maior naturalidade. Um deles é Carlos Tonet, de Blumenau. Repare em ´tecnologia. ´ ?Presos da Capital coordenam ações no presídio de Blumenau e mandam incendiar ônibus na cidade. Precisamos saber quais os aparelhos de celular eles usam. Devem ser minúsculos, pois a revista dos presídios não os encontra. A bateria deve durar semanas, já que conseguem recarregar sem que sejam notados. Precisamos também saber quais as operadoras preferidas desse pessoal. Pelo jeito, elas funcionam muito melhor que as nossas: nunca ficam fora do ar e funcionam perfeitamente à longa distância?. 

 

SOBRE O TRAPICHE

 

A professora e agora vereadora eleita pelo DEM, Andreia Symone Zimmermann Nagel já avisou. Negociar participação na mesa da Câmara de Gaspar não significa apoio para quatro anos a um bloco de situação ou oposição. O pensamento dela é de apoio para aquilo que ela julga ser bom para Gaspar e os gasparenses, e de rejeição ao que ela julga não ser adequado para a cidade, os cidadãos e as cidadãs. Tem gente que queria enquadrá-la. E por isto já torceu o nariz para independência da moça.

 

Vamos refletir juntos. Uma cidade que demora anos para implantar um simples sistema de câmeras no Centro da cidade, coisa muito comum em outras, pensa em segurança? Uma cidade cuja principal praça do Centro e a porta frontal da Prefeitura são abrigos de andarilhos e sua miséria humana, pensa em Desenvolvimento Social? Degradação aos olhos de todos nós e dos bandidos. E eles percebem e agem melhor, mais eficazmente do que nós. Por enquanto estão queimando ônibus, kombis e fuscas com os seus Molotovs.

 

O ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, colocou as barbas de molho. A presidente do PPS em Santa Catarina, a deputada federal Carmem Zanotto, de Lages, não descarta a possibilidade de trocar de partido e ir para o PMDB.

 

Tem tudo para vereador eleito por Blumenau, Ivan Naatz, coordenar o PDT da região. Se isto acontecer vão haver mudanças, enquadramento e ?limpeza? em Gaspar. E nos planos de Naatz a parceria com o PT vai acabar. Tem gente nervosa com isso.

 

A Caibi vai virar duas empresas. Cada irmão e aparentados afins vão seguir o seu próprio caminho.

 

Em 1988 Santa Catarina tinha 13 mil policiais militares. Hoje, quase 25 anos depois, eles são 11.5 mil. Vergonha. Descaso. Irresponsabilidade dos governantes, dos políticos.

 

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, está inconformado com a acachapante derrota no Bela Vista. Culpa os outros pelo mau resultado nas urnas e não ele próprio que prometeu e abandonou o bairro em quatro anos de governo. Pessoalmente, Zuchi fez incursões no bairro depois das eleições para peitar jovens adversários. Que coisa! Acorda, Gaspar! 

 

Está enterrada e impossível de ser alcançada por qualquer recurso a primeira tentativa de impugnar a candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, e feita pelo PPS e DEM. Foi negada aqui, no TRE-SC e no TSE. As duas outras, que impugnaram aqui, estão em banho-maria no TRE-SC. A desavença promovida pelo PMDB entre Adilson Luiz Schmitt e o seu, até então seu fiel advogado Aurélio Marcos de Souza, dá fôlego ao PT e deixa órfão o PMDB.

 

A diferença entre o Brasil e o Velho Oeste americano é que lá quem usava estrela no peito era o mocinho (Carlos Brickmann).

 

Você acha São Paulo violenta? Engana-se. O Brasil é um país perigoso. Foram assassinadas, em 2011, perto de 50.000 pessoas. Se a taxa nacional fosse igual à de São Paulo, 30.000 pessoas teriam escapado da morte. Fonte? Revista Veja desta semana.

 

O índice de mortes violentas do Brasil como um todo era de 23,6 por 100 000 habitantes. Em Alagoas, esse indicador alcançava 76,3. Espantoso. Em São Paulo, era de 10,77, Rio de Janeiro 24,9 e em Santa Catarina 11,9. No caso de Santa Catarina, o próprio Anuário Brasileiro de Segurança Pública adverte que o número não é confiável. Ou seja, pode ser mais.

 

Edição 1442

Comentários

Herculano
22/11/2012 21:01
A coluna da edição impressa desta sexta-feira do jornal Cruzeiro do Vale já está editada e no parque gráfico.

Nela vou lhes contar como um edital foi publicado por "equívoco" no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. Não estava totalmente pronto, segundo se alegou no dia seguinte no mesmo Diário quando oficialmente se cancelou o edital.

Detalhe: este edital está sendo "feito" há mais de três anos na prefeitura. Por ai, pode-se ver o jogo, o disfarce, a dúvida e a incompetência. Acorda, Gaspar!
AMMVI
22/11/2012 20:22
Caro Herculano, a questão não é se esconder atras de codinomes, sempre postei aqui e nunca fui cobrada sob qual nome me " escondia" alias como a maioria faz.
Sou eu suquidora assídua e varios de meus assundos foram destaque em seu blog.
Me surpreende a sua postura, pois sempre acreditei em sua imparcialidade. trabalho na saude sim, mas nunca me envolvi em tais falcatruas, só me deixa furiosa observar pessoas sem condiço~es sendo exploradas por um sistema podre. Nomes? todos secretarios de saúde do medio vale do Itajai, com anuencia dos seus respectivos prefeitos, mais nomes? todas empresas e profissionais credenciados pela tal ASSESSIL. PRNCIPAL BANDIDO? Sr. Carlos. investigação? imagino que sendo vizinho da prefeitura não precise ir tão longe. espero que façam sua parte. por consideração a comunidade.
Herculano
22/11/2012 16:34
COMO FUNCIONA. QUANDO NÃO É DO NOSSO BANDO, INVESTIGAÇÃO NELES PARA INTIMIDAR E DESMORALIZÁ-LOS PUBLICAMENTE

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse no início da tarde desta quinta-feira, 22, que considera "retaliação" o pedido de indiciamento de seu nome no relatório final da CPI do Cachoeira. Ele avalia que essa solicitação é uma resposta de petistas à sua atuação frente às denúncias do mensalão, em julgamento no Supremo Tribunal Federal. "Caso se concretize (o indiciamento), eu considero, sim, isso uma retaliação", afirmou Gurgel ele a Débora Bergamasco, da Agência Estado.
Herculano
22/11/2012 16:07
Cachoeira recebe visitas e faz churrasco em 1º dia de liberdade em Goiás. O que seria um dia de folga terminou bem movimentado. Carlos Cachoeira, o contraventor, encerrou ontem seu primeiro dia de liberdade com um churrasco em sua casa no condomínio Alphaville Cruzeiro do Sul, em Goiânia....
Adilson Luis Schmitt
22/11/2012 15:28
Esta morte ainda cheira mau, passados mais de 10 anos:

http://www.claudiohumberto.com.br/principal/
22/11/2012 | 12:55
Acusado pelo assassinato de Celso
Daniel é julgado em São Paulo


Folha


Será julgado nesta quinta (22), no Fórum de Itapecerica da Serra, São Paulo, Itamar Messias dos Santos, que é um dos acusados do assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel. O político foi sequestrado e morto em 2002, segundo a Promotoria, a mando do empresário e amigo Sérgio Gomes da Silva, o Sombra. De acordo com o promotor público Márcio Augusto Friggi de Carvalho, a morte de Daniel está relacionada com um suposto esquema de corrupção no transporte público de Santo André. A previsão é de que o julgamento termine ainda hoje.
Herculano
22/11/2012 12:04
TRÂNSITO PARADO NO CENTRO DE GASPAR. CULPA? FALTA DE PLANEJAMENTO

Mais uma vez o caos está instalado no Centro de Gaspar. Culpa? Segundo o discurso da prefeitura nos press releases e nas entrevistas montadas nas rádios, é do "progresso". Piada. E tem gente, principalmente os políticos no poder e seus puxa-sacos que gosta delas.

A culpa? Na verdade é da falta de respeito e planejamento da prefeitura de Gaspar para com a cidade, seus cidadãos e cidadãs. Nem mais nem menos.

Para que a letárgica obra de recuperação da ponte Hercílio Deecke continue no outro lado (ufa!), obra prometida para se terminar totalmente há muito e não se sabe dizer quando ela acabará, os cabos telefônicos estão sendo mudados de lado. Pior, ninguém sabe quando a SC Gás fará o mesmo com o seu duto. Será outra bagunça. Mais tempo perdido. mas desculpas. Mais piadas. Mais entrevistas. Mais press releases...

Agora, por que não exigir (ou negociar) que este tipo de serviço seja feito a noite, ou nos finais de semana para prejudicar ao mínimo a população e o comércio e seus compromissos? Por que em outras cidades é assim. Vergonha. Acorda, Gaspar!
Herculano
22/11/2012 09:32
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E esta piada pronta? Manchete da Folha: "Justiça condena, mas decide soltar Cachoeira". Entendi, o Cachoeira foi condenado a ficar solto! Rarará!

E já imaginou se o Cachoeira provoca um efeito cascata? Todos os condenados serão soltos. E todos os absolvidos serão presos! E adorei porque a mesma juíza assinou a condenação e o alvará de soltura! Ou seja, bate escanteio e corre pra fazer gol contra! Rarará!

Mas um amigo no Twiter disse que o Cachoeira acaba de pedir pra voltar pra prisão. Aqui fora o celular não dá sinal! Rarará!

E como disse uma amiga: "Condenação seria ficar solto vivendo com um salário mínimo por mês!". E pegando metrô às seis da tarde na Estação Sé! E voltar pra casa e dar de cara com a sogra de chinelo e calcanhar rachado!
Herculano
22/11/2012 09:27
COMO FUNCIONA. UNE - ATÉ ENTÃO UM ÍNCONE DA REBELDIA DEMOCRÁTICA - MAS QUE FOI COMPRADA NO GOVERNO LULA, GANHOU POLPUDAS VERBAS, NÃO CONSTRUIU SUA SEDE E DEVE EXPLICAÇÕES SOBRE GRAVES DESVIOS, AGORA APÓIA DIRCEU

UNE e réus condenados farão atos para discutir mensalão. Dirceu e Genoino irão a encontro promovido por João Paulo. É isto o que informa os repórteres José Ernesto Credêndio e Diógenes Campanha do jornal Folha de S. Paulo.

A UNE (União Nacional dos Estudantes) e políticos envolvidos no mensalão preparam atos para avaliar as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) e manifestar apoio aos condenados no julgamento.

O presidente da UNE, Daniel Iliescu, que esteve anteontem com o ex-ministro José Dirceu em Brasília, afirma que a ideia é reunir artistas, advogados e jornalistas para fazer uma "reflexão crítica" sobre as sentenças.

Iliescu fez ontem comparação entre as penas aplicadas aos condenados e a sentença de cinco anos de reclusão, em regime semiaberto, dada ao empresário Carlinhos Cachoeira. Há, de acordo com ele, uma desproporção entre os casos.

Antes reticente em confrontar o STF, a UNE agora fala em "sanha condenatória" e que o julgamento foi "negligente" em relação aos "princípios democráticos".

"É evidente que, politicamente, os atos vão ganhar uma conotação de apoio e solidariedade", diz Iliescu, que é ligado ao PC do B.

Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino confirmaram presença em um encontro que o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), também condenado, fará amanhã para debater o mensalão.

Na reunião, em Osasco (SP), o parlamentar deverá falar durante 20 minutos sobre o julgamento. "Ele quer mais apresentar sua versão dos fatos do que questionar o papel de setores da mídia e dos ministros", diz um aliado de João Paulo.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o estadual, Edinho Silva, também irão discursar, mas, segundo os organizadores do ato, seus pronunciamentos serão sobre "análise das eleições".

Na semana passada, quando o PT divulgou texto atacando o STF pelo julgamento, Falcão disse que manifestações de desagravo aos condenados seriam iniciativas pessoais, não do partido
Herculano
22/11/2012 09:14
Você sabe o que quer o requerimento número 100 deste ano da Câmara de vereadores de Gaspar?

Ele requer ao presidente da Câmara, Antônio Carlos Dalsóchio, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, ambos do PT, que providencie um levantamento dos requerimentos enviados ao Executivo Municipal que não foram respondidos até o presente momento, excedendo o prazo legal, e interceda junto ao Prefeito para que a situação seja regularizada.

Quem fez o requerimento? O vereador Rodrigo Boeing Althoff, PV. Adivinha o que vai acontecer? Será mais uma sem resposta como tantos outros, mais importantes para a comunidade e que o Executivo mandou bananas para o Legislativo e os vereadores estão conformados. Acorda, Gaspar!
Herculano
22/11/2012 09:09
EMENDAS DOS VEREADORES AO ORÇAMENTO É APRECIADA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Se não mudar a pauta, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina aprecia no mérito a medida cautelar que o juiz relator, desembargador Gaspar Rubick, concedeu contra as emendas dos vereadores propondo e incluindo obras no Orçamento do ano que vem.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, tinha vetado esta matéria. A Câmara rejeitou o veto e o vice-presidente, Raul Schiller, PMDB, e um dos principais autores das emendas sancionou a lei. É bom lembrar, que no ano passado os vereadores tentaram semelhantes emendas. Também perderam na Justiça via uma Ação Direta de Inconstitucionalidade - Adin - o mesmo instrumento que se vale hoje o prefeito para se livrar das propostas dos vereadores.

Como curiosidade. O procurador geral do município é José Carlos Schramm. O da Câmara e que defende os vereadores é o seu irmão Pedro Paulo Schramm. Então...
Herculano
22/11/2012 09:02
Hoje haverá mais uma sessão da Câmara. É para cumprir o Regimento. Três vereadores faltarão pois estão em Brasília num tour para segundo dizem, trazerem milhões de verbas para a comunidade. E para que não haja surpresa, a pauta da sessão foi feita prposidadamente fraquinha.

Os vereadores ficarão sabendo que o prefeito mais uma vez mandou mudar o orçamento por decreto e que antes isto teve o aval da própria Câmara. E de votação importante? De algo já sacramentado, ou seja, apenas para dar forma. Trata-se da redação final do projeto 89/2012 que fixa a s receitas e despesas de 2012.
Herculano
22/11/2012 08:55
TRAGÉDIA

O dia 22 de novembro de 2008 é trágico para a história de Gaspar e de muitos gasparenses (e moradores do Vale do Itaja, incluindo o Baú, na Ilhotaí)

Chuvas intensas por dias seguidos, poucas vezes registradas antes, determinaram a pior catástrofe ambiental severa na área urbana e rural do nosso município e vizinhos.Vidas e patrimônios se sucumbiram. Até agora, as autoridades e políticos palanqueiros na discurseira de rádios fizeram muito pouco para mitigar e melhor proteger os cidadãos e cidadãs. Aprendemos pouco. O choro e a comoção ppuco adiantaram. Nem Defesa Civil com planejamento e profissionalismo temos. Acorda, Gaspar!
Herculano
22/11/2012 07:28
TRISTE PASTELÃO, por Eliane Cantanhêde.

BRASÍLIA - Não é séria uma CPI que começou para investigar o esquema suprapartidário e suprarregional do Cachoeira e chega ao fim preservando todos os amigos do rei e atingindo três alvos: o procurador-geral da República, a revista "Veja" e um único governador -de oposição. Quem fez, de fato, esse parecer?

Os três objetivos originais eram analisar documentos da Polícia Federal e do Ministério Público sobre os negócios de Cachoeira, investigar as ligações perigosas do então senador Demóstenes Torres com o esquema e escarafunchar as relações da empreiteira Delta com autoridades de todos os Poderes e vários Estados.

Mas a CPI não avançou um pingo no caso Cachoeira; Demóstenes foi cassado à parte, pelo Conselho de Ética do Senado, e nada foi apurado sobre a Delta, verdadeiro banco de lavagem de dinheiro público, federal e estadual.

O dinheiro saía do Dnit (responsável pelas estradas) e de órgãos de diferentes Estados, entrava no saco sem fundo da Delta e saía para dezenas de empresas-fantasmas. E daí em diante? Para quais contas e bolsos a dinheirama lavada escorria?

"Aí está o ouro", grita Pedro Taques (PDT), ex-procurador e atual senador em primeiro mandato e primeira CPI. Sem rastrear os recursos e saber quem eram os destinatários finais, a CPI não cumpre seu papel, os culpados se livram, tudo vira um lamentável pastelão.

Taques e outros deputados e senadores que se autointitulam independentes tentam um atalho, enviando um relatório informal e paralelo à Procuradoria-Geral da República. Isso, porém, só tem um efeito moral e político, mostrando que ainda há quem leve as coisas a sério no Congresso. Aliás, quem se leve a sério.

Na prática, porém, não muda o destino - e o vexame- da CPI, que tem um erro de origem: CPIs são instrumentos da minoria, nunca deveriam ser alvo de acordões nem manipuladas pelo poder de plantão.
Herculano
22/11/2012 07:26
UMA ESTÁTUA PARA DIRCEU, por Rogério Gentile

SÃO PAULO - José Dirceu passou o feriadão na Bahia, onde, num dia, curtiu o sol e a praia com uma belíssima bermuda estampada e, no outro, foi homenageado por companheiros petistas com uma paella e uma saborosa costela de bode.

Em seu merecido descanso, teve tempo de sobra para refletir sobre o julgamento do mensalão e a argumentação do ministro Toffoli contra o emprego de pena de prisão para crimes contra o patrimônio público. Segundo Toffoli, que, por mera coincidência, foi assessor de Dirceu, multas e a recuperação de valores desviados surtem mais efeito "pedagógico" do que prender o responsável.

De fato, é um absurdo obrigar uma pessoa como Dirceu, que "dedicou sua vida ao Brasil e à luta pela democracia", como ele mesmo se descreve, a trocar os prazeres da Bahia pelo sol quadrado de uma penitenciária.

Afinal, coitado, ele não é o primeiro político a desviar recursos públicos e a comprar apoio parlamentar. E, definitivamente, mandar político para a cadeia não faz parte da tradição brasileira. Uma multinha seria mais do que suficiente para servir de exemplo aos demais, não seria?

Até porque não existem tantas provas contra Dirceu. É só uma grande coincidência, por exemplo, ele ter se reunido com Valério e dirigentes do BMG num dia e o banco ter liberado recursos para o mensalão dias depois. Também é só uma casualidade o fato de sua ex-mulher ter recebido favores do operador do esquema.

O problema é que o julgamento, em um tribunal formado em sua maioria por ministros indicados por Lula e Dilma, foi "político", como diz o PT, e permeado pela "paixão", como insinuou a presidente. Convenhamos, os ministros tinham motivos de sobra para castigar o PT, que lhes impingiu um emprego estafante, atulhado de processos e com sessões sonolentas. E o pior, como reclamou Ayres Britto na sua despedida do STF, com salários defasados. Vingança pura, claro. Pensando bem, Dirceu merece ganhar uma estátua.
Herculano
22/11/2012 07:19
COMO FUNCIONA

O editorial (CPI da insensatez) mostra como funciona o rolo compressor do PT para incriminar quem ele julga ser adversário e livrar os seus ou alinhados. Este pessoal possui uma visão tirânica toda própria de democracia, ética e justiça, tanto que, no caso do mensalão, tentam desqualificar a todo custo, a todo momento, até agora, o Supremo Tribunal Federal. Justiça para esta gente, só ao seu modo e para os outros.

Isto é uma prática. Aqui em Gaspar, no início do governo de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, montou-se uma CPI para provar um suposto desvio contra o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, na contratação da empresa itajaiense Salseiros. Tentaram forçar um relatório sobre o que não aconteceu. E para isto, até documento público falsificaram, como se provou.

Os meios justificam o fim

Na recente CPI dos cemitérios, onde a administração municipal está envolvida até o pescoço, lutou-se para que chegar a pizza total. Conseguiram parcialmente. Os vereadores lavaram as mãos. Apuraram as graves irregularidades, como consta do relatório, mas eles próprios (e olha que a dita oposição é maioria) resolveram não julgar e punir o prefeito do PT ordenador, ou responsável administrativo de tais desmandos.

O editorial do jornal Folha de S. Paulo é revelador. Coisa de bando, de quadrilha. Intimidam e vingam em nome dos seus próprios interesses políticos, ideologicos, maracutaias, poder, do chefe e inexplicáveis. Percebam.

Quando nada mais se esperava da CPI do caso Cachoeira, o deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da comissão, encontrou um modo canhestro de surpreender a todos.

No relatório final que começou a ler ontem, Cunha conferiu a essa CPI duas características inusitadas: as conclusões atestam que os parlamentares foram incapazes de avançar em relação às apurações da Polícia Federal; e seu relator lhe dá o arremate insensato de pedir o indiciamento de pessoas que nem sequer foram investigadas.

Esse é o caso de Policarpo Junior, redator-chefe e diretor da sucursal brasiliense da revista "Veja". Cunha alegou que as "investigações" sobre Junior teriam permitido estabelecer que a relação entre ele e Carlos Cachoeira (condenado anteontem, em primeira instância, por formação de quadrilha e tráfico de influência) não era apenas a de um jornalista com sua fonte.

Como o deputado chegou a essa conclusão é difícil dizer, já que Policarpo Junior, repita-se, não foi investigado nem chamado a depor no Congresso -o que seria uma inaceitável tentativa de intimidação.

O mais provável é que o petista estivesse fazendo uma mesura à ala liderada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ávida por fustigar opositores e imprensa.

Se essa razão explica o desatino, em nada contribui para melhorar a imagem de Cunha. O deputado aceitou desmoralizar de vez a CPI, rebaixando um poderoso instrumento de investigação a mecanismo de vingança política.

Não é por outro motivo que o relatório final pede o indiciamento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), mas poupa o do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).

A mesma lógica decerto presidiu a inclusão, no documento, do procurador-geral da República, Roberto Gurgel - ele redigiu as alegações finais da denúncia do mensalão.

Com tanto desequilíbrio, não surpreende que diversos parlamentares tenham pedido a interrupção da leitura do relatório. Diante das discordâncias, Cunha admitiu alterar alguns pontos de sua peça.

É bom que o faça. Seria ingenuidade, porém, esperar que o documento afinal venha a espelhar o propósito oficial dessa CPI: averiguar as ligações de Carlinhos Cachoeira com políticos de várias legendas - algo que não interessa a quase ninguém no Congresso.

O que não interessa à sociedade, contudo, é ver a desfaçatez institucionalizada: a irrelevância já é um final lamentável para a CPI, mas seu completo desvirtuamento será um desserviço ainda maior.





luciano da cunha
22/11/2012 06:50
SIMBOLO DE INCOMPETÊNCIA

pela quinta vez este ano ( tenho fotos) a prefeitura administrada por pedro zuchi PT tampou os buracos da rua HONORATO MULLER a rua do terminal,

é ta chegando o natal tem que estar tudo bem bonito, com o aumento de fluxo de ônibus nesta rua em fevereiro de 2013 novamente vão ter que tampar os mesmos buracos,

porque não colocar um asfalto de qualidade, o pior é que ficam brabos quando falam que é asfalto nega maluca, um abraço
Herculano
22/11/2012 06:49
DIAGNÓSTICO DE SÃO PAULO. O PROBLEMA DAS POLÍCIAS SÃO SEMELHANTES EM TODO O BRASIL.

Em "Pacificação Paulista", o editorial do jornal da Folha de S. Paulo afirma:

Mantido na Segurança Pública por Geraldo Alckmin depois de comandar a pasta na gestão de José Serra, ambos do PSDB, Ferreira Pinto viu o merecido conceito de inimigo da corrupção policial converter-se num calcanhar de aquiles. Ao eleger como alvo setores da Polícia Civil, acabou por criar arestas com boa parte da corporação.

Sem poder contar com ela, concentrou na Polícia Militar os esforços para derrotar a facção. A PM, no entanto, é uma organização mais talhada para o confronto armado do que para a investigação. O combate, mais que necessário, perdeu em eficiência.
Herculano
21/11/2012 19:10
Ao que se esconde sob a entidade AMMVI.

Na sua denúncia cheira a um aviso ou chantagem para se arrumar no erro. Faltam fonte, identificação, envolvidos e objetos, inclusive para ser apurado no jornalismo investigativo.
Herculano
21/11/2012 19:03
OS POLÍTICOS APARELHAM COM SEUS INCOMPETENTES A SEGURANÇA PÚBLICA. E NÓS FICAMOS REFÉNS DELES E À DISPOSIÇÃO DOS BANDIDOS.

Este artigo é do jornalista Sérgio Rubim que já trabalhou em vários veículos. Artigo como este você não mais encontra na nossa mídia. Os políticos se sentem aliviados. É um jogo. E a mídia daqui, providencialmente, expurgou todos como Rubim. A sociedade está mais fraca. Os veículos de comunicação cada vez mais distante da sociedade, da comunidade. Preferem noticiar resultados desta omissão e alienação.Vende mais.

...existe incompetência, corrupção, políticos fazendo negócios e usando a estrutura estatal como trampolim político para futuros vôos eleitorais

As cenas de entrevistas das "autoridades" da segurança pública estadual, durante coletiva à imprensa, mostram bem o nível dos profissionais encarregados da nossa segurança e, em certa parte, explicam o descontrole e a precariedade da polícia catarinense para enfrentar o Primeiro Grupo Catarinense (PGC), organização criminosa que domina, dos presídios, a bandidagem que age, principalmente, na grande Florianópolis.

O que estamos assistindo neste momento em Santa Catarina é fruto de uma década de domínio e descaso do PMDB de Luiz Henrique da Silveira com a segurança, saúde e educação no estado.

A partidarização seguida da corrupção das cúpulas da segurança e de outras áreas estratégicas nos deixa hoje este triste saldo de desmonte de uma estrutura política administrativa que Santa Catarina havia construido ao longo dos anos.

A secretária da Justiça e Cidadania, Ada de Lucca, presente à coletiva de imprensa é o ícone que representa o nível dessa gente que hoje está no comando da segurança do estado. Desinformada, com vocabulário curto e uma falta de postura e comportamento mínimo que se exigiria de uma secetária de estado, mostra o baixo nível dessas nomeações política herdadas dos governos de Luiz Henrique da Silveira. Não existe nem mesmo um plano para o sistema prisional. Quando questionada sobre o antigo Centro Educacional São Lucas, Ada se limita a culpar o BNDS por não liberar verba para a construção. De verba Ada de Lucca entende bem, se elegeu deputada federal em uma das campanhas eleitorais mais caras da história de Santa Catarina, com apoio, é claro, do ínclito Luiz Henrique da Silveira.

De outro lado temos um secretário de segurança - com uma nomeção nebulosa que passaria pela sua atuação no famoso escândalo Marlene Rica, em Joinville - que vem a público dizer que tudo isso que está acontecendo é coisa do Fantástico, programa dominical da TV Globo. A cada resposta às perguntas dos jornalistas se socorria de declarações do comandante da PM, mostrando claramente que havia chegado "agora" no assunto. Está lá para fazer política e não para pensar segurança.Sem falar de outro escândalo, o da ?sucata?, que jaz devidamente amoitado...

A vemência e a firmeza do comandante da PM nas suas declarações, caem por terra quando mostra que não enxergar o que todos veem e sabem: a presença e atuação de uma organização criminosa, se não tão organizada, ainda assim em melhores condições de articulações que a polícia de Santa Catarina. Os bandidos tem o profissionalismo que falta à nossa segurança. Eivada de políticos estranhos ao meio, não lhes sobra tempo para pensar a segurança dos cidadãos. Os bandidos só pensam nisso!

A corrupção e a presença de elementos com ficha corrida na cúpula da segurança de Santa Catarina, além da forte presença da maçonaria a comandar transferências, proteções e perseguições dentro do organismo estatal, levam a tudo isso que hoje estamos assistindo. O desmonte da estrutura social e econômica do Estado.

Os oito anos que o, hoje deputado federal, Ronaldo Benedet brincou de chefe da segurança estadual deram nisso que estamos vivenciando agora. Coletivas à imprensa com óculos escuros a lá capo da máfia italiana, foi o estilo empregado por Benedet para usar a segurança como trampolim político.

De outro lado temos a precariedade do sistema de saúde também infestado de chefetes políticos indicados por LHS e que lá somente fazem negócios. O maior deles foi denunciado por este blog: o escândalo do SC Saúde.

Na educação o estado enfrenta o mesmo problema. As cúpulas só fazem política. Santa Catarina talve seja o estado da federação onde mais se fecham escolas. Aqui as escolas desabam, caem, e são fechadas.

Enquanto isso, o vice governado Eduardo Pinho Moreira (PMDB), aproveita viagem de Raimundo Colombo ao exterior e desautoriza o governador entregando de mão beijada, R$ 1 milhão dos cofres públicos para os seus financiadores de campanhas política. O empresariado de Criciúma!

Se Raimundo Colombo pudesse fazer alguma coisa de bom para este povo, seria varrer essa corja de políticos mercantilistas que se entranhou na estrutura do estado de Santa Catarina.

Como diria o tio Bruda, Santa Catarina é o estado da fartura.

Farta educação, farta saúde, farta justiça!!!!!
AMMVI
21/11/2012 17:52
Ammvi,
Onde está a denuncia contra a ammvi? não vão publicar ou estão fazendo uma investigação mais séria. Sempre postei aqui e espero imparcialidade por parte de vcs.
felipe Pawlowsky da Costa
21/11/2012 16:39
Aumento no valor do transporte público de Gaspar. R$ 3,00 valor da passagem (andar de carro pode ser mais barato). Se você concorda que isso é um absurdo, assine o Abaixo-Assinado on line, para podermos requerer junto ao poder público mudanças e melhorias para todos os gasparenses.
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/10235
Herculano
21/11/2012 15:41
Este pessoal da saúde estadual está radical. O manifesto que se lê nas rádios é próprio da época e embate eleitoral. E estamos fora dele. Imagina-se quando chegarmos lá.

Iso mostra que é mais eficaz para a população comprar serviços e atendimento de prestadores de serviços, não apenas em época de greve. Aqui, a prefeitura se nega a isto com o Hospital daqui. Quer aparelhar, estatizar e drenar recursos.
Herculano
21/11/2012 15:37
DILMA E O SENADOR LUIZ HENRIQUE

A presidente Dilma Rousseff, vai a Rússia. O PMDB arma uma traição (justa, até). Quer melar a eleiçãoquase certa do paraense Jader Barbalho. E dentro do PMDB o blumenauense Luiz Henrique da Silveira aparece como azarão. Pelo sim, pelo não e como entende de traição, o PT e Dilma também se coçam.

Dilma convidou o senador Luiz Henrique para acompanhá-la na viagem a Rússia, que fará a partir de 10 de dezembro. O roteiro oficial terá a duração de cinco dias. E qual a justificativa? O ex-governador, que há décadas mantém estreitas relações diplomáticas com o governo russo e instalou na Joinville que governou e governa, a única filial da Escola Bolshoi, de Moscou. Tem o caso das carnes suínas em que sempre partiipou.

Luiz Henrique confirmou a sua presença na comitiva presidencial. Vai que...
Herculano
21/11/2012 12:58
NÃO ADIANTA. ESTE PESSOAL ENTENDE DE COMO GANHAR MUITO DINHEIRO, DE PEDIR ÉTICA PARA OS OUTROS E NÓS DE PAGAR A CONTA DOS INSACIÁVEIS.

Uma empresa investigada por participar do esquema de Carlos Cachoeira pagou R$ 5 milhões para sua defesa. A MCLG Empreendimentos e Participações fez dois pagamentos - um de R$ 3,3 milhões para o escritório Márcio Thomaz Bastos Advogados e outro de cerca de R$ 1,6 milhão para Cavalcanti e Arruda Botelho Advogados, que dividiu o caso com Bastos.

A revelação é de reportagem de Andreza Matais para a Folha de S. Paulo. Thomaz Bastos disse ter recebido "honorários legítimos". Ex-ministro da Justiça no governo Lula (2003 a 2007), ele advogou de março até julho deste ano para Cachoeira.
Herculano
21/11/2012 12:54
Agora a tarde município de Gaspar está sediando mais uma vez o Fórum dos Conselhos Municipais de Educação das cidades pertencentes à Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).

Será que irão tratar da mágica para dar menos de 200 dias de aulas por ano com no mínimo 800 horas/aula como se tivesse cumprido esta exigência?
Herculano
21/11/2012 12:44
MAIS ASFALTO. MENOS SAÚDE. O QUE É PRIORITÁRIO PARA O CIDADÃO, A CIDADÃ E A CIDADE?

Enquanto o atendimento público de saúde nos postos da prefeitura e no ambulatório do Hospital de Gaspar e na parte que é obrigação do município, é precário, a prefeitura lança mais um edital para comprar asfalto. Estima gastar R$ 1.987.500,00

A licitação 152/2012 para o tal registro de preços de asfalto CAUQ vai acontecer no dia 29 deste novembro. Os detalhes já estão disponíveis no site da prefeitura de Gaspar.
Herculano
21/11/2012 12:38
Pois é Charles. Estou colecionando discursos, promessas, entrevistas e pasmem, press releases (informação oficial) da atual administração municipal com mentiras como esta que você reporta.

São centenas. É impressionante.Ainda vou publicá-las A população se acostumou e nem reclama mais. Os políticos estão rindo, gozando e apaludindo. Acorda, Gaspar!
Charles de Souza
21/11/2012 09:54
ClikRBS 29/08/2012 "A recuperação da ponte começou dia 10 de setembro do ano passado e um aditivo de tempo foi solicitado ao contrato, que estende o prazo de conclusão para janeiro de 2013. Mestre de obras da Arcos Engenharia, Fábio Amaral garante que até o final do ano tudo estará pronto e o trânsito totalmente liberado." Acorda Gaspar...
luciano da cunha
21/11/2012 07:37
AOS LEITORES

carlinhos cachoeira esta livre saiu do presidio e volta a ativa,

perguntar não ofende,

será que o pedro zuchi do pt vai comprar mais um caminhão pipa pra gaspar e por quanto, 251 mil reais ou 59 mil reais? um abraço.
Herculano
21/11/2012 07:31
LUZ E SOMBRA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo.

No edifício central da Praça dos Três Poderes, a apresentação das conclusões de uma CPI criada por motivos tortos e extinta por razões torpes.

No prédio ao lado, a ascensão à presidência do Supremo Tribunal Federal do relator de um processo que, se não muda o País, faz subir de patamar a confiança das pessoas na Justiça.

Uma coincidência de calendário muito oportuna para a análise do contraste entre os papéis cumpridos pelos Poderes Legislativo e Judiciário em trajetórias crescentemente opostas.

Ao mesmo tempo em que o Supremo afirma sua autonomia, o Congresso se afunda na submissão aos ditames do Executivo e das infames conveniências partidárias.

Enquanto a Corte Suprema investe na punição dos crimes contra a administração pública, o Parlamento dá abrigo à impunidade.

Está prevista para hoje ou amanhã a leitura do relatório final da comissão de inquérito criada para apurar as ramificações do esquema e as ligações do operador de jogos clandestinos Carlos Augusto Ramos, o Cachoeira, com políticos, empresários e governos.

Hoje o julgamento do mensalão é retomado sob a presidência interina de Joaquim Barbosa, que amanhã é investido oficialmente no cargo.

Quis o acaso que os dois episódios ocorressem na mesma semana, abrindo espaço para o cotejo na atuação dos dois Poderes que às vezes se confrontam.

Sobre o Judiciário têm falado os fatos, cuja relevância fica ainda mais explícita no momento da ascensão de Joaquim Barbosa devido a todo o simbolismo que encerra.

Sobre o Legislativo falou a subserviência da maioria governista aos propósitos do ex-presidente Lula de instalar uma CPI para tentar promover uma desmoralização geral com o objetivo de levar a oposição, a imprensa, o Ministério Público e os ministros do Supremo a dividir o banco dos réus com os acusados no processo do mensalão.

Foram os motivos tortos de seu nascimento, referidos no início do texto.

As razões torpes do encerramento da CPI antes de concluídas as investigações sobre o alcance da contaminação do esquema Cachoeira na administração pública têm a ver com a rede de proteção construída em torno da construtora Delta para evitar a descoberta de ilegalidades relacionadas aos contratos da empreiteira com governos estaduais aliados ao Palácio do Planalto.

Enterro cuja indigência se confirma na sugestão do relator Odair Cunha de se criar uma nova comissão de inquérito para investigar fraudes nos contratos da Delta em todo o Brasil.

Quais? Exatamente aqueles que a CPI por ele relatada decidiu não investigar para poupar uma empresa que, embora tenha sido declarada inidônea para a Controladoria-Geral da União, segue sendo a vice-campeã nacional do setor em volume de verbas recebidas do governo federal.

Não foi a primeira comissão de inquérito a padecer de inanição induzida e não será a última. Mas é mais uma para atestar o antagonismo entre o ativismo benfazejo do Judiciário e a passividade malsã do Legislativo.
Herculano
21/11/2012 07:27
COMO FUNCIONA. O IMPOSTO DE RENDA DOS POLÍTICOS SOMOS NÓS QUE PAGAMOS PARA ELES. VERGONHA. MAS, ACEITAMOS E AINDA VOTAMOS NELES.

Senado confirma decisão de bancar IR não recolhido por senadores. Casa custeará imposto devido pelos parlamentares sobre os 14º e 15º salários recebidos entre 2007 e 2011.

Num primeiro momento, José Sarney afirmou que cada senador arcaria com sua dívida, mesmo admitindo que a direção do Senado tenha falhado ao não recolher o IR dos últimos cinco anos.

Contudo, senadores pressionaram e conseguiram um mês depois que a Casa assumisse a despesa.E quem banca a "casa"? Nós, com os nossos pesados impostos. A cobrança do período chega a R$ 64 mil para cada senador, excluído juros, multa e correção monetária, mas a conta pode ser maior para quem é parlamentar nos últimos cinco anos.

Então quem vai pagar? Eu e você. E os senadores rindo de todos nós, os trouxas, seus eleitores e eleitoras.






Herculano
21/11/2012 07:20
UMA PRÉVIA E UM TESTE PARA O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma hoje o julgamento do mensalão com o ministro Joaquim Barbosa exercendo a dupla função de presidente da corte e relator do processo.

Apesar de sua posse estar marcada para amanhã, ele ocupa a presidência do Supremo interinamente desde segunda.
Herculano
21/11/2012 07:10
CHOQUE DE REALIDADE, por Fernando Rodrigues

O primeiro choque de realidade sobre os efeitos não tão profiláticos do julgamento do mensalão virá quando o STF decidir sobre quem deve cassar os mandatos de alguns dos políticos condenados. Há grande controvérsia a respeito.

A prevalecer decisões anteriores de cinco dos atuais ministros do Supremo, caberá apenas à Câmara dos Deputados tomar a decisão final de expulsar políticos condenados. Se assim o for, a demora será enorme.

Ocorre que o artigo 55 da Constituição determina que o deputado que "sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado" só perde o mandato se assim desejar a Câmara -cuja deliberação terá de ser por "maioria absoluta" e com sistema de "voto secreto".

Há aí vários problemas e anomalias. Primeiro, a expressão "transitado em julgado". Essa é a condição de um processo para o qual não cabe nenhum tipo de recurso. É consenso aqui em Brasília que a ação penal 470, o mensalão, atingirá esse estágio, com sorte, no segundo semestre de 2013. Até lá, a Câmara ficará com quatro deputados condenados.

Quando o caso, de fato, estiver encerrado na Justiça, transitado em julgado, a situação se torna mais surrealista. A Câmara terá então condenados em definitivo que poderão continuar a votar leis e a fazer discursos. Isso vai acontecer porque o processo de cassação de mandato demora meses antes de ser consumado.

O realismo fantástico não termina aí. Com o mensalão transitado em julgado, serão imediatamente expedidos mandados de prisão. Mas a Câmara não conseguirá cassar a jato os seus condenados. Alguns estarão na cadeia, ainda que só dormindo na prisão, e, ao mesmo tempo, aptos a aprovar novas leis durante o dia.

É claro que o julgamento do mensalão representou um avanço institucional. Só que há um exagero na euforia do tipo "o Brasil mudou". O Brasil ainda não mudou. Está em processo de mudança. E falta muito.
Herculano
21/11/2012 07:06
A INCOMPETÊNCIA CLARA DE UM GOVERNO QUE MAQUIA TUDO E FAZ MUITA PROPAGANDA DO NADA E PARA OS IGNORANTES SE ORGULHAREM

A regra do atraso, é o título do editorial da edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo.

Obras do PAC recebem dotações crescentes no Orçamento, mas governo federal só consegue melhorar desempenho com maquiagem

A candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República se assentou sobre seu papel de gerente-geral do Programa de Aceleração do Crescimento -ou "mãe do PAC", na expressão célebre cunhada em 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, arquiteto e mentor.

Eleita há dois anos, a presidente viu o programa tropeçar de atraso em atraso, desde então. E, pior, lançar em dúvida a capacidade gerencial de seu governo.

Como está se tornando moda na Esplanada dos Ministérios, ao menos já se reconhece o óbvio. "Atraso é da regra do jogo", disse a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, atual tutora do PAC.
Herculano
21/11/2012 07:02
Manchete de hoje dos portais.

"Tranquilo e feliz", Carlinhos Cachoeira sai de presídio no Distrito Federal. O PT está preocupado com esta tranquilidade e felicidade.
Herculano
21/11/2012 06:53
Você sabe quantas páginas o município de Gaspar comprou e gastou na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? Nada mais, nada menos do que 73. Ulalalá!

Três para mais um dos dezenas de decretos que anulam saldos de dotações constantes do orçamento da administração direta e indireta;

Vinte e nove páginas para a exposição de placas de veículos infratores multados pela Ditran e Polícia Militar em Gaspar.

Dezenove páginas para o registro da ata de preços 27/2012 de material médico ambulatorial, para uso diário nas Unidades de Saúde, Programas DST/AIDS, Secretaria da Saúde, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica MAC e CAPS. Ou seja, tudo bem engessadinho para a próxima administração.

Dezessete paginas para o registro da ata de preços 39/2012 para dietas enterais, suplementos nutricionais, módulos e fórmulas infantis, ou seja, tudo bem alimentadinho para a próxima administração.

Ainda foram registradas nas poucas páginas restantes as atas para a compra de combustíveis; de serviços de escavação, assentamento de tubos, recobrimento das tubulações, confecção de caixas coletoras pluviais, com fornecimento de mão de obra, máquinas, caminhões
e ferramentas; e para a contratação de empresas especializadas na prestação,de forma contínua, dos serviços de manutenção preventiva e corretiva dos veículos oficiais (leves e pesados). Acorda, Gaspar!

Herculano
20/11/2012 21:37
MINHA CELA, MINHA VIDA, do trovador gaúcho Almir Longo

O Supremo deu um basta
na majestosa pandilha
que andava em matilha
se achando acima da lei.
Protegida pelo "rei ",
ficava tudo em família!

Mas desabou o castelo
desses bandidos safados.
Falo dos atolados
na lama do mensalão,
saqueadores da Nação
da vergonha deserdados!

Subestimaram a força
dos homens de capa preta,
que não usam baioneta
mas não temem camarilha,
pois desmontaram a quadrilha
somente usando caneta.

Brilhante Joaquim Barbosa!
Ministro de fundamento,
homem de conhecimento
e do mais notável saber,
não precisa nem dizer
que é o grande herói do momento.

Liderou toda uma equipe
com firmeza e maestria,
nessa nobre cirurgia
feita na quadrilha inteira,
pra estancar a roubalheira
que há muito se promovia.

Mas parte da nossa imprensa,
covarde, não fala nada? ,
pois vem de longe comprada
por verbas publicitárias,
propagandas milionárias
para se manter calada.

O que me tapa de nojo
nesse covil de falsários
é ouvir os comentários
de bandidos condenados
se dizendo "injustiçados":
mas que bando de ordinários!!!

Que a máfia não se preocupe
com a chuva, sol ou com vento,
pois não vai ficar ao relento,
sem casa, cama e comida,
pois ela será incluída
num eficiente programa
que oficialmente se chama:
MINHA CELA, MINHA VIDA!
Roberto Sombrio
20/11/2012 21:08
Respondo ao Zé Pedreiro.

No caso da separação da Caibi, não tem problema não. Sempre se dá um jeito.
Pra cidade é diferente, nunca se dá um jeito, nunca tem solução.

Para eleger Dilma Roussef, Lula gastou R$136 bilhões. Quando Dilma assumiu veio à mídia anunciar que o governo economizaria em 2011 R$ 50 bilhões ( primeira parcela). Em 2012 anunciou que economizaria novamente R$ 50 bilhões (segunda parcela) e agora em 2013 vai anunciar mais R$ 50 bilhões de economia (parte da terceira parcela já que restante destes 50 bi ?????).

Aqui decidiram aumentar a passagem de onibus. Deve ser porque teve aumento na inflação, e não como no caso acima pelos gastos de campanha. Tu ficas com dois e eu com um.
Herculano
20/11/2012 20:10
Quando a comunidade, políticos e lideranças empresariais se unem dá nisto e é o que falta para o caso da BR-470 no trecho do Vale do Itajaí.

A nota a seguir, foi postada no blog no jornalista Moacir Pereira

Decisão consensual tomada hoje em Brasilia na sede do Ibama: a Auto Pista Litoral terá prazo até abril de 2013 para apresentar projeto de licença ambiental de todo o trecho original do Contorno de Florianópolis da BR-101. O Ibama entendeu que adotar o traçado mais curto proposto pela Auto Pista, com a cumplicidade imoral da ANTT, poderia gerar recurso na Justiça Federal.

O Ibama assumiu o compromisso de realizar as novas audiencias públicas em Santa Catarina no mes de julho de 2013.
Herculano
20/11/2012 20:04
UMA BOMBA RELÓGIO ESTÁ SOLTA. O PT QUE A ARMOU PODERÁ EXPERIMENTAR DO EFEITO RETARDO COMO ACONTECEU COM O MENSALÃO DO STF

Justiça manda soltar Carlinhos Cachoeira após nove meses, informa o repórter da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo, Fernando Mello.

A Justiça do Distrito Federal condenou o empresário Carlos Augusto Ramos, o Cachoeira, a cinco anos de prisão em regime semi-aberto. Com a condenação, a Justiça determinou a soltura de Cachoeira, que está preso há 266 dias.

Cachoeira permanecia preso no complexo penitenciário da Papuda devido ao processo decorrente da Operação Saint-Michel, deflagrada pelo Ministério Público do Distrito Federal e que investigou tentativas de fraudes no sistema de bilhetagem do transporte público do Distrito Federal.

Essa operação foi um desdobramento da Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal em fevereiro e que o levou à cadeia no dia 29 daquele mês. As investigações da Monte Carlos acabaram gerando a rumorosa CPI do Cachoeira, que deverá ser encerrada nesta semana com a leitura de seu relatório final.
Estudante
20/11/2012 17:24
Passe livre a estudantes.
Incansalvelmente solicitei isto no jornal da cidade, parece mesmo que os vereadores só tem idéias após a população reenvindicar. Vereadoreszinhos. Agora que tão fora querem mostrar serviço para dar palanque mais tarde.
Quantos deixaram de estudar por que não tinham dinheiro para pagar o onibus e cairam nas drogas. Agora façam um projeto para acabar com as drogas pra ver onde vocês vão parar.
O qual se identificou como LÉLO esta mais é certo 25% do salário que se paga ao Onibus, hoje consegue-se pagar uma Motocicleta 0 quilometro.
Zé Pedreiro
20/11/2012 17:06
Sobre a notinha da separação da caibi:

como será que vai ficar a dupla Soly e Quintino nesta história???? pois é sabido que a empresa é grande "amiga" da dupla né...
Herculano
20/11/2012 15:37
O QUE ESTA GENTE NÃO FAZ PARA SE INOCENTAR, ALIMENTAR OS IGNORANTES E CULPAR OS OUTROS

Jurista alemão afirma que jornal manipulou declarações e fabricou notícia que favoreceram os mensaleiros condenados, escreve Augusto Nunes, de Veja. Impressionante

Na edição de 11 de novembro, a Folha de S. Paulo amparou-se em declarações atribuídas ao jurista alemão Claus Roxin, um especialista na teoria do domínio do fato, para socorrer na página 5 os condenados no julgamento do mensalão. Participação no comando do esquema tem de ser provada, diz o título da reportagem que promoveu um desfile de frases muito animadoras para os companheiros punidos pelo Supremo Tribunal Federal. Por exemplo: "Roxin diz que essa decisão precisa ser provada, não basta que haja indícios de que ela possa ter ocorrido",

Neste domingo, um esclarecimento público redigido por alunos de Roxin a pedido do professor, publicado no site Consultor Jurídico, atestou que a reportagem assinada por Cristina Grillo e Denise Menchen é tão verdadeira quanto um depoimento de Paulo Maluf sobre contas em paraísos fiscais. Durante a conversa ocorrida no Rio no fim de outubro, informa o texto, em nenhum momento o jurista associou perguntas e respostas ao julgamento em curso no STF, que não tem acompanhado e cujo conteúdo mal conhece.

O esclarecimento público resgata a verdade: "A Folha já havia terminado suas perguntas quando um dos participantes (da mesa-redonda na Universidade Gama Filho), em razão de uma palestra em uma escola para juízes (a EMERJ) que Roxin proferiria, indagou se havia alguma mensagem para futuros juízes, que, muitas vezes, sofrem sob a pressão da opinião pública. O professor respondeu a obviedade de que o dever do juiz é com a lei e o direito, não com a opinião pública"

Além de demolir a reportagem, o texto desmonta uma invencionice: Roxin se espantou "ao ler, no dia 18 de novembro de 2012, notícia do mesmo jornal em que consta que ele teria manifestado 'interesse em assessorar defesa de Dirceu'. O professor afirma tratar-se de uma inverdade. O professor declara tampouco ter interesse em participar na defesa de qualquer dos réus. Segundo ele, não só não houve, até o presente momento, nenhum contato de nenhum dos réus ou de qualquer pessoa a eles próxima; ainda que houvesse, o professor comunica que se recusaria a emitir parecer sobre o caso, que desconhece quase por completo".

Em resumo: Claus Roxin não acompanha o julgamento do mensalão, não está interessado no assunto, não fez comentários sobre o caso, não analisou o desempenho dos ministros do STF, não foi convidado para assessorar advogados de defesa de qualquer condenado e, se for convidado, recusará. Os leitores do jornal aguardam explicações. Se é que existem.
vlad
20/11/2012 15:36
Acreditem, é
o mesmo Magistrado, amigo da mulher do Lula e do filhinho Lulinha, que "ajeitaram" sua escolha para o STF.

Sim é o mesmo
Lewandowski que inocentou João Paulo Cunha. Demonstrando a dureza de
seus votos quando não se trata dos Petralhas, negou, como relator do caso,
um Habeas Corpus a um pescador condenado a um ano e
dois meses de prisão por pescar 12 camarões em época de defeso.


Vejam abaixo a diferença de
tratamento:


Tudo por causa de uma dúzia de
camarões!


Chega ao STF um "crime ambiental"
contra catarinense que pescou durante a "época do defeso".

Nem só de
mensalão vive o STF. Anteontem (21) à tarde, os ministros participaram de
julgamentos das turmas do Tribunal, examinando casos prosaicos. Na 2ª Turma
do STF, coube ao ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do
mensalão, proferir "votos duros".

Na pauta estava o caso de um homem
condenado por ter pescado 12 camarões com uma rede irregular, em época de
defeso, na Baía de Babitonga, em Santa Catarina. O pedido de habeas corpus
foi feito pela Defensoria Pública da União, em Joinville.

Relator do
caso, Lewandowski admitiu que, possivelmente, seria vencido pelos colegas,
mas quis expor seu ponto de vista. "A rede tinha
uma malha finíssima, a pena é razoável, e há antecedentes" - disse o
ministro, ressaltando a importância das leis ambientais para a vida no
planeta e defendendo que o pescador cumprisse a pena.

A sentença
estabeleceu um ano e dois meses de detenção; depois, ela foi reduzida pelo
TJ-SC para uma pena restritiva de direitos.

O ministro Cezar Peluso
enrugou a testa, fez um sinal negativo com a cabeça, e proclamou
seu voto em
seguida. "Ah, não, com 12 camarões, não" - disse ele, favorável ao
pedido de
habeas corpus.

Gilmar Mendes concordou com Peluso, e, assim, o
pescador será solto. No pedido, o defensor público diz que é despropositada
a afirmação de que a retirada de uma dúzia de camarões seja suficiente para
desestabilizar o ecossistema.

E vencido ficou
o Lewandowski, grande amigo dos Petralhas, que absolve um político
corrupto mas condena um
pescador por doze
camarões.
Herculano
20/11/2012 13:58
Hoje haverá sessão da Câmara. Pauta fraquinha e ausência certa de três vereadores que estão em Brasília "trazendo" recursos para Gaspar.

Sabe-se pela pauta que o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, pediu de volta o projeto de lei 58/2012. É aquele que, regulamenta a instalação, normas e procedimentos a serem seguidos nos cemitérios públicos e nas capelas morturárias de Gaspar.

Como a prefeitura pode ditar normas se ela própria as descumpre em favor de gente protegida sua como demonstrou claramente a CPI dos Cemitérios? Como ela pode ditar normas se tudo está mal conduzido como demonstrou a audiência pública e que foi feita para ouvir a população?

Como se vê, vai demorar e a prefeitura não tem interesse em regularizar esta situação a curto prazo.Quando mais bangunçado, melhor. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/11/2012 13:50
O nome da empresa com a melhor proposta para construir o primeiro lote da duplicação da BR-470 entre Gaspar e Indaial será conhecido na sexta-feira.

A abertura dos envelopes do edital está previsto para às 9h na superintendência catarinense do Dnit em Florianópolis. O governo federal mantém a proposta de iniciar as obras no começo de 2013, liberando a ordem de serviço até o final de dezembro
Herculano
20/11/2012 13:36
AMMVI conclui curso de aperfeiçoamento em licitações e contratos

Com o objetivo de capacitar servidores da administração pública municipal que atuam na área de processos licitatórios, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) promoveu o curso de aperfeiçoamento em licitações públicas e contratos administrativos. As aulas foram realizadas de março a novembro, totalizando 180 horas/aula de capacitação.

Perguntar, não ofende. Será que o pessoal de Gaspar foi lá ensinar os seus segredos. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/11/2012 12:57
Estopim. Os agentes prisionais resolveram dar a contribuição deles para a trégua dos bandidos. Para dizer que as condições dos presídios e de trabalho são ruins, o que todos sabem de cor e salteado, há muito, estão numa operaçãoq ue impede a entrada de advogados e parentes nos presídios.

O conselho da bandidagem está reunido para avaliar se se trata de uma nova provocação (a primeira foi o endurecimento em São Pedro de Alcântara). Aguardem um "salve". E se vier, colocará mais uma vez de cócoras o governo, a segurança pública e a sociedade.
CARLOS ALBERTO
20/11/2012 11:50
CARLOS ALBERTO
Vou colocar aqui para o Leitor refletir e ver se tenho ou não razão de colocar estas 2 materias anteriores a respeito de os Vereadores reenvindicarem projetos ja informados no jornal.
CARLOS
01/11/2012 às 09:59
Coloquei esta matéria aqui neste espaço porque acredito que é a mais lida do jornal. Me desculpa o autor da coluna Chumbo mas aqui vai. Isto não lamentável, isso é uma falta de vergonha na cara.
Onde se viu um vereador em uma sessão ordinária ( Tempo em que uma assembléia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo e resolvendo questões.
ou também pode ser ( Reunião para a prática do espiritismo: sessão espírita) qual das duas definições só eles quem sabem, pedir para que seja realizada a limpeza de dois bueiros.
Meu amigo vai fiscalizar o executivo, para eles não fazerem as cagada e depois sobrar para vocês. Palavra feia mais é o que merecem.
Porque você não coloca um projeto de lei para termos zeladores nas nossas ruas diariamente e eles sim fazerem esta limpeza.
Porque que não colocar um projeto de lei para comprar tinta para sinalizar a placa na entrada da Rua do Posto de Saúde do Bairro Santa Terezinha, aproveitar também e colocar na mesma que poderá correr o risco de não ser atendido.
Em destaque ao referido !!!!!!!!!!!! Engraçado só que vejo é que depois que sai no jornal ou alguém comenta por muito tempo alguma coisa é que aparece na câmara municipal.!!!!!!!!!!!
Vocês foram eleitos e reeletos para fiscalizar o dinheiro que o povo coloca ai dentro da autarquia pública, portanto mensalmente peça para o executivo demonstrar o que entrou e saiu do dinheiro do município. Ai sim você estará fazendo alguma coisa paro nosso município.
Um exemplo muito grande foi o dinheiro desviado para calçar a ruas da Cohab do Gaspar Mirim. Só os maus informados que votaram nos vereadores eleitos do Bairro e que não sabem disso. O Décio e Edeli, vieram de Brasilia fazer palanque com um dinheiro que já estava aqui e que poderia ser asfaltada a Barão do Rio Branco. Dinheiro este que era do projeto de Saneamento Básico do Bairro Santa Terezinha.
E ai vai o meu recado tivemos uma nova eleição dentro de Gaspar a pouco tempo, vou torcer que o Governo que estiver no paço Municipal tenha oposição, porque se não vai ficar tudo como estava.
Minha opinião, tomara que eu não esteja errado mas a Ponte do Vale só será concluída final de 2015. Tenho 49 anos de vivência dentro deste município. Indignado com esta atitude.

Alberto
08/11/2012 às 09:52
Ao que se apresenta como João C.

O Dr. Adilson pode não ter tido a majoritária, mas um cara que trás um partido para dentro de Gaspar e em quatro meses forma uma coligação com 2 partidos PPS E DEM e ainda consegue uma legislatura. Pra mim ele é vitorioso!
E quanto a veriadora da coligação aceitar ou não a proposta do PT ou PMDB somente desrespeita a ela. O PPS tem o Sr. Vitório como um grande politico dentro de Gaspar e nada mais justo que ele tambem ganhe uma cadeira no legislativo. E quanto ao segunto suplente Lélo Piava que surpreendeu a todos, tambem merece porque é um jovem promissor para a politica de Gaspar, nada mais justo termos uma renovação.
Em destaque ao referido !!!!!!!!!!!! O PPS é unido e se precisar eles vão fazer este revezamento na camara municipal para levar projétos inovadores para este municipio e principalmente aos nossos jovens gasparense que nem onibus gratuito para se deslocar a uma entidade de ensino tem. !!!!!!!!!!!!

Herculano
20/11/2012 11:24
COMO FUNCIONA. INVENTARAM A COPA E AS OLIMPÍADAS PARA SER FARTAREM NA EMERGÊNCIA, NA URGÊNCIA E NA FALTA DE FISCALIZAÇÃO

Em 50 dias, governo aumenta em 400% previsão de gasto com segurança de eventos da Copa

O custo previsto no plano do governo federal de segurança para os eventos da Copa do Mundo de 2014 com equipamentos e treinamento de pessoal será de R$ 230 milhões, de acordo com informações divulgadas na última segunda-feira pelo Ministério da Justiça. A quantia é 400% superior à anunciada pelas autoridades federais há 50 dias, no dia 1º de outubro.

O valor servirá exclusivamente para a aquisição de equipamentos e sistemas de segurança e para a capacitação e fiscalização do efetivo das instituições de segurança que atuarão durante o Mundial de futebol. Esta é apenas uma rubrica do plano de segurança federal para a Copa, atualmente orçado em R$ 1,879 bilhão, e que também inclui investimentos nas Forças Armadas e no controle dos pontos de entrada no país
Ovelha Negra
20/11/2012 10:56
Bom dia pessoal!
Gostaria de informar que esta por vir uma futura empresa de Transporte Coletivo em Gaspar o DITRAN as primeiras linhas são:
( Gasparinho, Bateias e Rua 7 ), pra quem não entendeu o recado são funcinánarios do Ditran COMISSIONADOS que moram nestas localidades que estão se deslocando com carros oficiais, aproveitando a situação gostaria de pedir aos vereadores dignos q façam uma auditoria nesta pasta da prefeitura pois nao sei como existe veiculos que rodam 40km e gasta 20 litros de gasolina!!!
Perguntar não ofende, ( onde esta indo esse combustivel )???
ACORDA GASPAR!!!
Adilson Luis Schmitt
20/11/2012 10:51
Para refrescar a memória dos Petralhas, que ainda acham que o MENSALÃO foi inventado:

http://www.claudiohumberto.com.br/artigos/?id=337969

Crônica de um mensalão anunciado

Por Pedro Luiz Rodrigues


Quando as coisas começam erradas, não podem acabar bem, reza o bom-senso e a sabedoria popular.



E que as coisas começaram erradas para os responsáveis pela campanha do PT, percebi muito cedo, nos primeiros dias de dezembro de 2002, um mês antes de Lula assumir a Presidência da República.



Integrante da área de comunicação social do Governo Federal, havia sido designado a servir de enlace com a equipe do Presidente-eleito, para as providências da cobertura pela Imprensa das cerimônias da posse presidencial.



No que se referiu à preparação para as coberturas dos eventos oficiais, Congresso e Planalto principalmente, tudo correu sem problemas. Eram as questões habituais: credenciamento, formação de pools, deslocamentos e sala de imprensa, e coisas do gênero.



Mas uma novidade surgiu, apresentada pela assessoria de Lula: as festas de rua e sua cobertura.



Com base na experiência de organização de cerimônias de posse anteriores, tratadas como cerimônias de Estado, observei que os festejos de rua não costumavam constar da programação oficial.



Tiveram grande paciência os 'campanheiros' e cerimonialistas do PT. Explicaram-me que com o PT tudo era diferente e seria ainda mais diferente para o futuro.



Eu que fizesse meu trabalho e que não me incomodasse, e nem os incomodasse. Eles não precisavam de ajuda de ninguém para as comemorações populares. Tudo, aliás, já estava organizado.



Para Lula, disseram-me, tão ou mais importante do que as cerimonias formais, formal a festa popular do povo, para o povo, com o povo.



Aquela seria a maneira de agradecer os 53 milhões de votos recebidos.



Ainda impregnado da formalidade a meu ver indispensável dos procedimentos públicos, ainda arrisquei o comentário de que não achava possível que fosse encontrada forma legal que permitisse o desembolso de recursos do Governo para o pagamento de festas dessa natureza.



Sabem, esse negócio de licitação, etc., tudo toma muito tempo.



Com sorrisos nos lábios, os assessores de Lula encerram a conversa: não se preocupe, não vai ser o Governo que vai bancar o custo do festejo popular.



O PT pagará a conta.



Se os recursos do carnaval eleitoral não viriam do Orçamento Federal, então o problema não era meu.



Não era da minha conta, mas maginei que certamente tudo estaria legal e que já teriam consultado sobre isso o setor jurídico do partido na campanha presidencial. Só muito mais tarde vim a saber que tal posto era comandado pelo advogado Sr. José Antonio Dias Toffoli.



Hoje o advogado se tornou muito mais conhecido. Tem um assento no STF.


E eu que fosse para casa tranquilo.


- Deixe as coisas com o Duda Mendonça, que ele cuidará de tudo.


O Mendonça, recordemos, era o coordenador da campanha eleitoral do Presidente-eleito.


E assim foi feito.


1º de janeiro de 2003 foi um dia quente em Brasília, o que contribuiu para que a festa do Mendonça fosse um sucesso estrondoso, a Esplanada dos Ministérios coberta de vermelho e branco.


Os shows começaram às dez da manhã, bem antes do início da programação oficial da Posse.


Quem se apresentou, então, nem falar, todos top de linha em suas respectivas áreas musicais: Gilberto Gil, Zezé di Camargo & Luciano, Fernanda Abreu, baterias de escolas de Samba.


O cientista político Leonardo Petronilha, que anos depois escreveria sobre os festejos, chegou a lembrar que Gilberto Gil então cantou, ?em perfeita consonância com a ocasião?:

?Quando eu vim do sertão seu moço / Do meu bodocó / Meu malote era um saco / E o cadeado era um nó / Só trazia a coragem e a cara / Viajando num pau-de-arara / Eu penei, mas aqui cheguei?.


Quem pagou os muitos milhões que tudo isso custou para dar a alegria do povo foi o PT.

O dinheiro rolava com facilidade.

O que talvez explicasse a vinda de Marcos Valério para Brasilia, no mesmo ano de 2003.

O último capítulo da história que parece ter tido início naqueles folguedos de verão está aí, na etapa final do julgamento pelo STF.
Herculano
20/11/2012 10:18
Os vereadores que querem a passagem grauita para estudantes universitários de Gaspar estão quietinhos e nada fizeram até agora para contestar ou até barrar, o aumento dos coletivos urbanos daqui. Acorda, Gaspar!
Lélo
20/11/2012 10:17
Vale deixar registrado novamente,

Grande alerta a população do Jornal Cruzeiro , R$ 3,00 a passagem de Ônibus! Preço mais caro que várias capitais do País é justo ao povo de Gaspar?

Fazendo uma conta rápida levando em conta 26 dias de trabalho ida e volta, o trabalhador gastará R$6X26=R$156,00!

Gastando aproximadamente 25% do salário mínimo, e o governo nos aconselha não financiarmos mais de 30% da renda, e ai como fica o restante?

Preço que se financia uma mota 100cc, levando em conta o investimento, agilidade e podendo utilizar para qualquer necessidade fora o trabalho!
Herculano
20/11/2012 10:15
Se prevalecer a vontade dos bandidos de não realizar mais nenhum ataque a ônibus, o Sindicado dos Motoristas e Cobradores sem concorrentes a altura, volta a articular a greve em Blumenau para os próximos dias, ou horas, pois estão ainda em permanente estado de greve.
EDUARDO
20/11/2012 10:13
Ao que se identificou Hospital;

A prefeitura não tem mais de onde tirar,até porque o dinheiro que tem agora é para não parar as obras da nova ponte,que vc há de convir comigo,são muito mais importantes.......vergonha de administração,os exemplos ou melhor os maus exemplos que nos dão,é que as pessoas que comandam nossa cidade,não devem nem conseguir administrar a própria casa.......
Herculano
20/11/2012 10:07
ENTIDADES AMEAÇAM IR A JUSTIÇA POR VERBAS. PREFEITURA RECUA E LIBERA O QUE QUERIA BARRAR NA CÂMARA

Foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - as leis que liberam verbas mensais de R$ 55.316,99 e mais R$2.363,96 por menor de Gaspar abrigado em excesso no Grupo de Apoio à Infância e Adolescência Abrigada; de R$ 24.679,70 e mais R$1.168,70 por execedente, no caso das abrigadas femininos e de R$ 29.765,78, no caso dos abrigados masculinos, à Ação Social Cidadã.

Instruído, o líder do governo na Câmara, José Amarildo Rampelotti, PT, ensaiou nos discursos exaltados para a plateia, retaliação e boicote à aprovação do projeto de lei quando tramitou por lá. Cantou de galo, achando que assustaria a juíza ana Paulo Amaro da Silveira que cuida da vara da Infância e Juventude.

Ana Paula durante as eleições atuou cumulativamente como juiza eleitoral e decidiu duas vezes pela impugnação da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, assunto que está no TRE. Cansadas, necessitando dos recursos e pressentindo os desgastes dos quais não são partes, as entidades resolveram entrar na Justiça com um mandado de segurança.

Onde ele foi parar para julgamento? Nas mãos da juíza Ana Paula. Antes disso, Amarildo sossegou na chantagem e a Câmara aprovou os recursos. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/11/2012 09:47
A DANÇA DOS NÚMEROS NO ORÇAMENTO DE GASPAR

Mais uma vez, o Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - publica várias páginas de uma lei que "autoriza o município de Gaspar a anular e suplementar saldos de dotações orçamentárias no Orçamento vigente da Administração Direta e Indireta de Gaspar e dá outras providências". É a lei 3.482, de 14 de novembro de 2012.

Como se vê, o Orçamento de Gaspar é uma peça de ficção do executivo que usa o legislativo para validar as mágicas contáveis nesta colcha. Ao mesmo tempo impede os próprios vereadores de emendá-la para assim ver concretizadas obras a favor da comunidade. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/11/2012 09:38
NOVOS PROCURADORES

O decreto 5.244 publicado hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - publicou a nomeação de dois novos procuradores aprovados no concurso 001/2012: Isadora Isis do Carmo Cabral e Luiz Roberto Schmitt Júnior, que passaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Luiz Roberto é sobrinho do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, que já foi cliente. E este fato não é impeditivo legal e nem ético para a nomeação, pois se trata de concurso público que não foi contestado na sua lisura.

Na época no concurso não havia a definição do números de vagas para a procuradoria. Isto só aconteceu depois da classificação.
Hospital
20/11/2012 09:29
HOSPITAL
A nova secretária de Saúde ja começou mal, já passou da metade do mês e ainda não pagou o salario dos médicos do Hospital. As desculpas são exdruxulas, e desse jeito se depender dos médicos, ou o pagamento saí amanha ou o hospital PARA!!! E daí Dona Marcia vai encarar o compromisso de ter nas costas o fechamento do hospital?
E bem sabes como está a pressão, e o detonador está nas tuas mãos!!!
Porque se depender do Conselho o Hospital fecha amanhã mesmo, só esta aberto pois existem algumas pessoas de coragem e palavra como bem sabes. Agora é só escolher de que lado vai jogar.
Herculano
20/11/2012 09:29
NA ADMINISTRAÇÃO DO PT, FALAR A VERDADE E SER UM SERVIDOR PROFISSIONAL CUSTA O EMPREGO. MESMO QUE ISTO SEJA PARA DEFENDER A SAÚDE DAS PESSOAS

Pelo menos é isto que informa o repórter Evandro Éboli, de O Globo. Segundo ele, a direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) demitiu semana passada o gerente-geral de Toxicologia do órgão, o engenheiro agrônomo Luiz Cláudio Meirelles, que havia denunciado casos de suspeita de corrupção e irregularidades na liberação de agrotóxicos. Em carta postada numa rede social, após sua demissão, Meirelles detalhou o episódio e contou que seis produtos foram aprovados mesmo sem avaliação toxicológica.

O ex-gerente afirmou que sua assinatura foi falsificada em documentos da Anvisa, e ainda sustentou que desapareceram os processos com suspeita de irregularidade. Ele relatou o caso à direção da agência em setembro. Nesta segunda-feira, depois de ser procurada pelo GLOBO, a Anvisa anunciou em nota que estava enviando as denúncias para serem investigadas pela Polícia Federal.

No início de agosto, após descobrir as fraudes, o próprio Meirelles suspendeu a tramitação dos processos de alguns produtos na Anvisa e proibiu a comercialização de dois deles, largamente usados como agrotóxicos em grandes plantações. Meirelles estava na Anvisa desde a sua fundação, em 1999, e organizou a gerência de Toxicologia. É funcionário de carreira da Fiocruz, para onde retornará, no Rio.

Segundo Meirelles, os problemas estavam relacionados à Gerência de Avaliação de Risco, subordinada a ele. O ex-gerente-geral solicitou à direção da Anvisa o afastamento do gerente dessa área, Ricardo Augusto Velloso. "Houve rompimento da relação de confiança exigida para o cargo", contou Meirelles na sua carta. Mas, segundo o ex-gerente-geral, a direção da Anvisa demorou a tomar uma decisão.

"Graças a uma equipe que atua com firmeza, descobrimos o que ocorreu. O episódio está todo bem documentado, enviei para investigação interna para que a apuração siga seu curso. Pedi providências e cancelamos os documentos falsos que liberaram agrotóxicos. Mas não recebi qualquer orientação adicional da direção", disse Meirelles ontem.

A exoneração de Ricardo Velloso só ocorreu este mês, depois que o Ministério Público Federal entrou no caso e pediu explicações à Anvisa. No dia 14, a Anvisa demitiu também Meirelles. A demissão foi aprovada por dois diretores. Outro se absteve. O ex-gerente afirma que o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, o informou de sua demissão depois de elogiar sua atuação.
Herculano
20/11/2012 09:17
PIADA DO DIA. TUDO SEM DISFARCES. ACORDA, GASPAR!

Parlamentares viajam a Brasília em busca de recursos para Gaspar, assegura um press release da Câmara de Gaspar.

E quais os vereadores que vão a Brasília hoje e só voltam na terça-feira grantindo-se no turismo político e gordas diárias? A trinca do PT formada por José Hilário Melato (que é filiado ao PP), Antônio Carlos Dalsóchio, presidente do Legislativo e o churrasqueiro e líder do PT, Jorge Luiz Wiltuschining e que não se reelegeu pelo Bela Vista.

E o que dizem que eles vão fazer na Capital Federal, além de tirar fotos nos gabinetes e pedir ofícios de comprovação de presença? Vão buscar recursos para execução de algumas obras no município de Gaspar.

Algumas obras? Quais? Pois é. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, esteve há 10 dias lá com a mesma finalidade. E nada. segundo ele, nas rádios (e sempre nelas) disse que deixou tudo bem encaminhado (já disse isto outras vezes).

A prefeitura tem e paga bem uma empresa de companheiros de Itajaí, a Logos, para a busca de verbas, e nada. Há a gasparense honorária, a ministra Ideli Salvatti, e nada. Há ainda o padrinho da administração de Gaspar, o deputado Décio Neri de Lima, e nada. Há ainda os deputados João Pizzollatti Júnior, PP e o Rogério Peninha Mendonça, PMDB, e nada. Será que o prefeito quando afirmou que deixou tudo bem encaminhado em Brasília se referia para a viagem dos três vereadores e não propriamente a liberação das verbas, principalmente da ponte do Vale?


Herculano
20/11/2012 09:00
Nunca antes na história destepaiz um corruptor e formador de quadrilha teve tantos porta-vozes. Ou: "Mídia" faz assessoria de imprensa de graça para José Dirceu, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Nunca antes na história destepaiz alguém condenado pela Justiça por corrupção ativa e formação de quadrilha deu tanta opinião como José Dirceu. Basta que se forme um borborigmo em alguma área de seu pensamento, e lá está a imprensa: "Dirceu disse isso, Dirceu disse aquilo?"

O homem opina sobre tudo. Tem o que dizer, claro!, sobre Joaquim Barbosa, o Poder Judiciário, a reforma política, a América Latina (talvez sobre a crise no Oriente Médio etc.

Agora, informam os portais, ele decidiu se posicionar sobre o suposto processo de "renovação" do PSDB? O condenado opina, e aquilo que os petistas chamam "mídia" se encarrega de anunciar para o mundo.

Jamais se viu um corruptor e formador de quadrilha com tantos porta-vozes. O Zé deve ficar contente. Não precisa de assessoria de imprensa. Por alguma razão, considera-se que aquilo que ele pensa é notícia.

Daqui a pouco vai opinar sobre unha encravada, espinhela caída e o mico da mais velha novela de Glória Perez?
Herculano
20/11/2012 08:53
PERGUNTAR NÃO OFENDE

Alguém poderia responder por que a Polícia Militar agora faz Boletim de Ocorrência Policial? Isto não é tarefa mais da Polícial Civil?
Herculano
20/11/2012 08:52
JUSTIÇA LIVRA LULA DE AÇÃO QUE PEDIA R$ 9,5 MILHÕES DE VOLTA

Segundo os repórteres Flávio Ferreira, Matheus Leitão e Andreia Sadi, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo, a Justiça do Distrito Federal livrou ontem o ex-presidente Lula e o ex-ministro da Previdência Amir Lando de uma ação de improbidade administrativa que pedia a devolução de R$ 9,5 milhões para os cofres públicos.

O juiz Paulo Cesar Lopes, da 13ª Vara da Justiça Federal do DF, extinguiu a ação proposta pelo Ministério Público Federal em 2011 por entender que houve erro técnico.

Segundo o magistrado, o Ministério Público somente poderia ter processado Lula durante o mandato -e por meio de outra ação, a de crime de responsabilidade.

O juiz diz que o Ministério Público Federal poderia ter usado ações civis comuns para ressarcimento dos danos, mas não a de improbidade administrativa, que pode acarretar na suspensão dos direitos políticos.

A Procuradoria da República no DF acusava Lula e o ex-ministro de uso da máquina pública para realizar promoção pessoal e favorecer o banco BMG, envolvido no esquema do mensalão, pelo envio de 10,6 milhões de cartas a segurados do INSS de outubro a dezembro de 2004.

Segundo a Procuradoria, as cartas assinadas por Lula e Lando informavam sobre empréstimos consignados com taxas de juros reduzidas.

À época, o BMG era o único banco privado que oferecia esse empréstimo, segundo a acusação.

O BMG vendeu em 2004 parte da carteira de crédito consignado à Caixa Econômica Federal por R$ 1 bilhão.

No caso do mensalão, o BMG foi acusado de abastecer o esquema de compra de votos de parlamentares com mais de R$ 30 milhões.

A Procuradoria-Geral da República, responsável pelo processo do mensalão, preferiu desmembrar as acusações sobre a atuação do BMG no escândalo, e a parte relativa à instituição foi para a Justiça Federal de Minas Gerais.

Lula não foi encontrado para comentar a decisão. Lando afirmou que "não havia nenhum indício de ato ilícito ou proveito pessoal nas cartas". O Ministério Público não se manifestou até a conclusão desta edição.
Herculano
20/11/2012 08:43
VERSÃO DESMENTIDA

Manchete do jornal RBS TV estadual de ontem. O comando da Polícia Militar informa que as manifestações violentas das facções criminosas à sociedade catarinense FORAM CONTIDAS

O próprio jornal provou ao mostrar uma gravação telefônica entre presos que nada foi contido. Os bandidos é que tiveram piedade de todos nós e resolveram informar num "salve" entre eles, que estavam dando uma trégua.

Ou seja: se as coisas não andarem como e no tempo que eles quiserem, vai recomeçar tudo de novo. Como eles próprios dizem: "é nóis na fita, irmão. Tá tudo dominado".
Herculano
20/11/2012 08:30
NO VERMELHO, por Eliane Cantanhêde.

Se os ministros têm rasgos de sinceridade e são os primeiros a reconhecer que as coisas não andam como deveriam, quem somos nós para discordar?

Miriam Belchior, do Planejamento, admitiu que atrasos são "a regra do jogo", enquanto apresentava um cronograma de obras prioritárias cheio de sinais verdes duvidosos. E José Eduardo Cardozo, da Justiça, já disse que as prisões são medievais -prefere morrer a ficar preso.

O Planejamento cuida do PAC, programa que mereceu incontáveis apresentações midiáticas e alavancou a candidatura Dilma Rousseff à Presidência. Já o Ministério da Justiça é responsável pelo sistema penitenciário e pela guarda de presos em condições humanas e dignas. E Belchior e Cardozo são do partido que completa dez anos no poder.

Suas falas não caíram no vazio. Neste mesmo espaço, pela ordem, Valdo Cruz, eu, Melchiades Filho e Fernando Rodrigues apontamos o descompasso entre a imagem de eficiência e a eficiência real do governo.

Exemplos: as vencedoras das licitações dos aeroportos tinham experiência, sei lá, no Butão e na Conchinchina; as novas concessões subiram no telhado; o programa dos portos encalhou; o mercado reclama de "quebra de contrato" na energia elétrica; o setor aéreo pinta e borda; os apagões são rotineiros; a Petrobras só dá más notícias.

Mas, apesar dessas e outras, o governo é muito bem avaliado desde o início e Dilma continua concorrendo com Lula em popularidade.

Para Gustavo Patu, um dos autores da reportagem de hoje sobre PAC e atrasos, há duas explicações para o descompasso entre imagem e realidade: o marketing excelente, herdado de Lula, e os dados de emprego, que são, de fato, muito bons.

A "gerentona" Dilma não deve se contentar só com isso. Tem de descobrir o que está errado. Um bom começo seria ouvir ou demitir os seus ministros -e não só gritar com eles.
Herculano
20/11/2012 08:28
A prefeitura, mais uma vez e como sempre vem acontecendo, ainda não repassou a verba do Hospital. Temos capa de asfalto eleitoreiro - e vem mais uma concorrência por ai -, temos cabide de empregos públicos, mas ao pobre, fraco e doente não há acesso a saúde e tratamento públicos e no hospital, na parte que cabe a prefeitura. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/11/2012 08:24
AUMENTO DÔS ÔNIBUS EM GASPAR

Ontem a prefeitura fez o agrado a Viação do Vale, com um aumento por canetaço. Fez depois das eleições. Nada transparente. Nenhuma planilha apareceu para justificar tal aumento onde até o troco se facilitou para a empresa contra o bolso do passageiro.

Só hoje, a prefeitura publicou o decreto 5.245. Olha só a gracinha de justificativa. A empresa pede. A prefeitura concede nos considerandos. O povo paga para andar e mofar o trânsito engarrafado.

Considerando o pedido formulado pela concessionária do serviço público de Transporte Coletivo Municipal, buscando o aumento do valor da tarifa, em decorrência do aumento verificado em insumos utilizados na prestação do serviço de transporte coletivo, tais como óleo diesel, pneus, lubrificantes, entre outros;

Considerando, ainda, a necessidade de manter o equilíbrio econômico- financeiro do contrato de concessão estabelecido com a empresa Auto Viação do Vale, entre outras.

DECRETA:
Art. 1º Fica fixada a tarifa para o transporte coletivo no Município de Gaspar, no valor de R$ 3,00 (três reais), a partir da 00:00 hora do dia 21 de novembro de 2012.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Gaspar, 14 de novembro de 2012.
PEDRO CELSO ZUCHI
Prefeito do Município de Gaspar


Herculano
20/11/2012 08:14
DOAÇÕES OBSCURAS

Este é o título de um dos editoriais de hoje do jornal Folha de S. Paulo.

Nada há de errado quando uma pessoa ou uma empresa procura influenciar a política. Existe um problema, contudo, quando isso é feito nas sombras da democracia.

Quando falta transparência ao financiamento eleitoral, o cidadão não tem como saber quais interesses estão por trás de cada candidatura; tampouco pode verificar se os atos do eleito se pautam obscuramente pelas doações que recebeu.

Desse mal padecem as eleições brasileiras.
luciano da cunha
20/11/2012 07:53
AOS LEITORES

alguém me questionou aqui por eu ter dito que quem pagaria a culpa era o povo pelo aumento das passagens de ônibus,

dito e feito, e agora, a auto viação do vale quer logo ressarcir seus danos,

é logico que vão falar que já estava previsto o aumento, como diz o ditado;a desculpa do alejado é a muleta,

tá mais caro andar dentro de gaspar do que ir a blumenau ou brusque,

isto significa que quem tem carro vai compensar tirar o carro da garagem, ei mais filas em gaspar haja paciencia,um abraço.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.