08/11/2012
HOSPITAL E SEUS PREPOSTOS I
Faltam médicos. Não os há no plantão. Faltam raios-X. Há desleixo visível. Há silêncio. Há uma guerra interna. Há crônicos problemas administrativos, gerenciais e financeiros. O que era bonito já se deteriora. É grave e já passou da hora. O ex-executivo de sucesso e atual empreendedor, Sérgio Roberto Waldrich, presidente do Conselho do Hospital de Gaspar, precisa dizer a que veio e se explicar. Ele não é muito disso, mas foi Sérgio quem escolheu esta missão pública e difícil, reconheço. Sérgio escolheu mal o seu preposto no Conselho, o atual presidente da Acig, Rogério Alves de Andrade ? então queridinho de Pedro Celso Zuchi, PT, mas que fez campanha aberta num desatino aos estatutos da Acig, para Kleber Edson Wan Dall, PMDB. E por isto tudo, Sérgio está colhendo o que plantou.
HOSPITAL E SEUS PREPOSTOS II
Acostumado a se reger por planejamento e se cercar de pessoas capazes, Sérgio está órfão. O primeiro erro foi forçar a abertura do Hospital sem sustentabilidade, apenas para agradar o prefeito de plantão achando que se livrava do problema. O segundo erro foi permitir que o genro do prefeito, o ortopedista Fernando César Buchen, se tornasse o diretor clínico sem investigar a capacidade gerencial, agregadora e de resultado do moço. O terceiro foi assumir o Conselho, não ser transparente e dialogar com a comunidade, mostrando que os políticos e incompetentes delapidavam as esperanças, o trabalho e o patrimônio de todos. Sérgio fez tudo isso para não brigar, novamente, com políticos matreiros. Eles já lhes tinham passado a perna e comemorado. Errou outra uma vez. Está mais do que na hora de rever o seu comportamento e em favor da comunidade. Sérgio está sendo usado para os interesses e jogos dos políticos descompromissados. Perdem os fracos, doentes e pobres. Está comprometendo a sua imagem e faz tempo. Acorda, Gaspar!
SINAL VERMELHO
Na coluna de terça-feira em ?Sinal Vermelho I, II, III e IV?, com exclusividade, eu lhes contei como a Prefeitura armou a licitação 149/2012 para a Fotossensores, que já trabalha aqui à base de aditamento da 139/2006, foi a única e ganhou a 149. Na segunda-feira (e a coluna já estava fechada), obrigado por uma cautelar do Tribunal de Contas do Estado, o prefeito petista suspendeu esta licitação. Lendo o edital e as impugnações que foram todas rechaçadas pela nossa Ditran ? e disponíveis no site da Prefeitura -, sabe-se que é coisa de doido, ignorância ou má fé. Contra os concorrentes? Que nada. Contra o próprio vencedor. Ou então, é uma armação contra o próprio prefeito para pegá-lo em mais uma improbidade administrativa. Não há outra explicação.As pegadinhas vão desde peso, medidas dos aparelhos, displays com exigências que só um fornecedor as possui e em completo desacordo com a legislação do Denatran. Isto sem falar na tal implantação de equipamentos para demonstração e testes. É coisa milionária. Pelo jeito é mais fácil construir supermuros. Ninguém pega. Acorda, Gaspar!
PSD SERÁ AVALISTA DO PT I?
Na edição de terça-feira lhes falei da obstinação do presidente do PSD de Gaspar, agora secretário de Administração e Finanças, em Ilhota, Fernando Neves, de juntar os trapos com o PT de Zuchi, Mariluci, Doraci, Lovídio, Rampelotti, Dalsóchio entre outros ?notáveis?. ?Não estou conversando e nem decidindo nada sozinho. Há uma comissão e a discussão será num grupo maior. Já conversamos com o PT e nesta semana já estão agendadas três conversas: PP, PMDB e DEM. Política se faz com diálogo, queremos conversar com todos?, esclareceu Fernando. E nos comentários superacessados da coluna na internet, o leitor Guilherme assim se posicionou: ?Não vejo problemas no PSD fazer negociação com o PT, visto que seus vereadores foram muito bem votados e merecem o reconhecimento. Ele (Fernando) e seu partido estão mais do que certos em tomar essa decisão. Se não fosse o PSD seria outro; a política funciona assim?.
PSD SERÁ AVALISTA DO PT II?
Apenas lembrar. O PSD ao se aproximar da futura administração do PT, está dizendo para seus eleitores e eleitoras que concorda com todas as dúvidas e lambanças de um governo que ele próprio condenou na campanha eleitoral. Ou era tudo fingimento? O PSD concorda que vai ser usado para melhorar a imagem e descartado em hora oportuna como fez o PT com outros ?sócios? morais do atual governo, entre eles Joel Reinert, Francisco Hostins Junior, Ednei de Souza, Evandro Assis Muller, Emerson Andrade... O que o PT quer? Maioria na Câmara. E não será de graça. Maioria para continuar a gerar dúvidas, lambanças e agora com aval do PSD que não se importará desde que receba uma paga para isto. Hum!
PSD SERÁ AVALISTA DO PT III?
Por que o PT já não se aliou ao PSD na campanha? Preferiu e apostou no PDT, PC do B, PRB aos quais manipula e dá sobras. Então, se apostou errado por que quer mudar o jogo comprando votos? E se o PT não assumir por conta dos processos que pedem a impugnação de Zuchi e Mariluci e que vão a julgamentos nas instâncias superiores? O PSD vai então ?negociar? com o PMDB esta parceria para se instalar no poder? O que o PSD, com um ano de existência, não está acostumado é se vir desnudado. Ou aquele papo de campanha, sempre negado, de que o PSD e sua candidata Teresa da Trindade já tinham se ?entregado? para o PT é verdadeiro? Ou ela foi vendida e não sabia? Cuidado! A mentira tem pernas curtas, já dizia a minha avó. Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
O acidente de ontem, dos caminhões na Avenida das Comunidades, deixou Gaspar mais caótica e sem luz. Ele foi o retrato do aparelhamento político e desdém da administração para com a cidade, cidadãos e cidadãs. Se houvesse responsabilidade, pronta ação coordenada da Ditran e um mínimo de profissionalismo, o acidente que aconteceu às 6h30min não teria gerado outros uma hora depois e criado tanta confusão. Mais uma vez optamos pelo apagão, desculpas esfarrapadas, conivências e discursos. Acorda, Gaspar!
A melhor reportagem na semana de Finados, e de longe, foi produzida por Jota (João Luiz) Aguiar, da Rádio Sentinela do Vale. As fotos que ele fez do descaso do poder público e dos próprios parentes dos mortos nos nossos cemitérios municipais, valem muito mais do que palavras ditas ou escritas. Uma vergonha. Parabéns Jota. Acorda, Gaspar!
A Prefeitura acaba de comprar os elevadores da Policlínica: R$269.500,00. Quem venceu? Boxtop do Brasil Elevadores Ltda. (03.726.402/0001-66). A concorrência foi FMS 5/2012.
A Câmara de Vereadores em Gaspar ao invés de construir a sua sede como promete há anos seus presidentes, vai alugar, reformar, gastar por isso e pagar mais por salas vazias no prédio onde ela está e que deixou de ser atraente, justamente por causa do viaduto que a Prefeitura construiu defronte. Acorda, Gaspar!
Com tantas bobagens feitas pelos administradores daqui, a demanda na procuradoria geral do município aumentou muito. Na edição de quarta-feira do Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet ? apareceu o decreto 5.235 com nomeação de Luciano dos Santos, aprovado em primeiro lugar no concurso 001/2012. Para recordar: depois do resultado do concurso, um projeto de lei abriu três vagas. O resto das nomeações virá a conta-gotas para não causar frisson. Acorda, Gaspar!
Interessante. Do leitor Vlad: o único que acredita na mudança dos políticos é o dono da transportadora.
Amarelados pelo Ministério Público e o Registro de Imóveis, os vereadores recuaram em pelo menos três ruas amarelas que eles denominaram irregularmente para darem status de regularidade. Apareceram e foram votados os pareceres das Comissões de Legislação e de Urbanismo ao Projeto de Lei nº 76/2012. Era uma emenda supressiva de autoria do líder do governo, José Amarildo Rampelotti, PT. E quais são as ruas que querem se livrar de terem agido contra a legislação e o bom senso para não serem pegos pela Justiça? Manoel Germano Franco, Guabiruba e Avenida Roma. Mas, tem mais. E eu estou aqui com a listinha da vergonha. Acorda, Gaspar!
Teresa da Trindade já deveria ter voltado a trabalhar na Secretaria de Saúde, onde é efetiva. Está de licença médica, segundo ela. Foi operada de hérnia.
Edição 1439
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).