Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

08/11/2012

HOSPITAL E SEUS PREPOSTOS I

Faltam médicos. Não os há no plantão. Faltam raios-X. Há desleixo visível. Há silêncio. Há uma guerra interna. Há crônicos problemas administrativos, gerenciais e financeiros. O que era bonito já se deteriora. É grave e já passou da hora. O ex-executivo de sucesso e atual empreendedor, Sérgio Roberto Waldrich, presidente do Conselho do Hospital de Gaspar, precisa dizer a que veio e se explicar. Ele não é muito disso, mas foi Sérgio quem escolheu esta missão pública e difícil, reconheço. Sérgio escolheu mal o seu preposto no Conselho, o atual presidente da Acig, Rogério Alves de Andrade ? então queridinho de Pedro Celso Zuchi, PT, mas que fez campanha aberta num desatino aos estatutos da Acig, para Kleber Edson Wan Dall, PMDB. E por isto tudo, Sérgio está colhendo o que plantou.

 

HOSPITAL E SEUS PREPOSTOS II

Acostumado a se reger por planejamento e se cercar de pessoas capazes, Sérgio está órfão. O primeiro erro foi forçar a abertura do Hospital sem sustentabilidade, apenas para agradar o prefeito de plantão achando que se livrava do problema. O segundo erro foi permitir que o genro do prefeito, o ortopedista Fernando César Buchen, se tornasse o diretor clínico sem investigar a capacidade gerencial, agregadora e de resultado do moço. O terceiro foi assumir o Conselho, não ser transparente e dialogar com a comunidade, mostrando que os políticos e incompetentes delapidavam as esperanças, o trabalho e o patrimônio de todos. Sérgio fez tudo isso para não brigar, novamente, com políticos matreiros. Eles já lhes tinham passado a perna e comemorado. Errou outra uma vez. Está mais do que na hora de rever o seu comportamento e em favor da comunidade. Sérgio está sendo usado para os interesses e jogos dos políticos descompromissados. Perdem os fracos, doentes e pobres. Está comprometendo a sua imagem e faz tempo. Acorda, Gaspar!

 

SINAL VERMELHO

Na coluna de terça-feira em ?Sinal Vermelho I, II, III e IV?, com exclusividade, eu lhes contei como a Prefeitura armou a licitação 149/2012 para a Fotossensores, que já trabalha aqui à base de aditamento da 139/2006, foi a única e ganhou a 149. Na segunda-feira (e a coluna já estava fechada), obrigado por uma cautelar do Tribunal de Contas do Estado, o prefeito petista suspendeu esta licitação. Lendo o edital e as impugnações que foram todas rechaçadas pela nossa Ditran ? e disponíveis no site da Prefeitura -, sabe-se que é coisa de doido, ignorância ou má fé. Contra os concorrentes? Que nada. Contra o próprio vencedor. Ou então, é uma armação contra o próprio prefeito para pegá-lo em mais uma improbidade administrativa. Não há outra explicação.As pegadinhas vão desde peso, medidas dos aparelhos, displays com exigências que só um fornecedor as possui e em completo desacordo com a legislação do Denatran. Isto sem falar na tal implantação de equipamentos para demonstração e testes. É coisa milionária. Pelo jeito é mais fácil construir supermuros. Ninguém pega. Acorda, Gaspar!

 

PSD SERÁ AVALISTA DO PT I?

Na edição de terça-feira lhes falei da obstinação do presidente do PSD de Gaspar, agora secretário de Administração e Finanças, em Ilhota, Fernando Neves, de juntar os trapos com o PT de Zuchi, Mariluci, Doraci, Lovídio, Rampelotti, Dalsóchio entre outros ?notáveis?. ?Não estou conversando e nem decidindo nada sozinho. Há uma comissão e a discussão será num grupo maior. Já conversamos com o PT e nesta semana já estão agendadas três conversas: PP, PMDB e DEM. Política se faz com diálogo, queremos conversar com todos?, esclareceu Fernando. E nos comentários superacessados da coluna na internet, o leitor Guilherme assim se posicionou: ?Não vejo problemas no PSD fazer negociação com o PT, visto que seus vereadores foram muito bem votados e merecem o reconhecimento. Ele (Fernando) e seu partido estão mais do que certos em tomar essa decisão. Se não fosse o PSD seria outro; a política funciona assim?.

 

PSD SERÁ AVALISTA DO PT II?

Apenas lembrar. O PSD ao se aproximar da futura administração do PT, está dizendo para seus eleitores e eleitoras que concorda com todas as dúvidas e lambanças de um governo que ele próprio condenou na campanha eleitoral. Ou era tudo fingimento? O PSD concorda que vai ser usado para melhorar a imagem e descartado em hora oportuna como fez o PT com outros ?sócios? morais do atual governo, entre eles Joel Reinert, Francisco Hostins Junior, Ednei de Souza, Evandro Assis Muller, Emerson Andrade... O que o PT quer? Maioria na Câmara. E não será de graça. Maioria para continuar a gerar dúvidas, lambanças e agora com aval do PSD que não se importará desde que receba uma paga para isto. Hum!

 

PSD SERÁ AVALISTA DO PT III?

Por que o PT já não se aliou ao PSD na campanha? Preferiu e apostou no PDT, PC do B, PRB aos quais manipula e dá sobras. Então, se apostou errado por que quer mudar o jogo comprando votos? E se o PT não assumir por conta dos processos que pedem a impugnação de Zuchi e Mariluci e que vão a julgamentos nas instâncias superiores? O PSD vai então ?negociar? com o PMDB esta parceria para se instalar no poder? O que o PSD, com um ano de existência, não está acostumado é se vir desnudado. Ou aquele papo de campanha, sempre negado, de que o PSD e sua candidata Teresa da Trindade já tinham se ?entregado? para o PT é verdadeiro? Ou ela foi vendida e não sabia? Cuidado! A mentira tem pernas curtas, já dizia a minha avó. Acorda, Gaspar!

 

SOBRE O TRAPICHE

O acidente de ontem, dos caminhões na Avenida das Comunidades, deixou Gaspar mais caótica e sem luz. Ele foi o retrato do aparelhamento político e desdém da administração para com a cidade, cidadãos e cidadãs. Se houvesse responsabilidade, pronta ação coordenada da Ditran e um mínimo de profissionalismo, o acidente que aconteceu às 6h30min não teria gerado outros uma hora depois e criado tanta confusão. Mais uma vez optamos pelo apagão, desculpas esfarrapadas, conivências e discursos. Acorda, Gaspar!

A melhor reportagem na semana de Finados, e de longe, foi produzida por Jota (João Luiz) Aguiar, da Rádio Sentinela do Vale. As fotos que ele fez do descaso do poder público e dos próprios parentes dos mortos nos nossos cemitérios municipais, valem muito mais do que palavras ditas ou escritas. Uma vergonha.  Parabéns Jota. Acorda, Gaspar!

A Prefeitura acaba de comprar os elevadores da Policlínica: R$269.500,00. Quem venceu? Boxtop do Brasil Elevadores Ltda. (03.726.402/0001-66). A concorrência foi FMS 5/2012.

A Câmara de Vereadores em Gaspar ao invés de construir a sua sede como promete há anos seus presidentes, vai alugar, reformar, gastar por isso e pagar mais por salas vazias no prédio onde ela está e que deixou de ser atraente, justamente por causa do viaduto que a Prefeitura construiu defronte. Acorda, Gaspar!

Com tantas bobagens feitas pelos administradores daqui, a demanda na procuradoria geral do município aumentou muito. Na edição de quarta-feira do Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet ? apareceu o decreto 5.235 com nomeação de Luciano dos Santos, aprovado em primeiro lugar no concurso 001/2012. Para recordar: depois do resultado do concurso, um projeto de lei abriu três vagas. O resto das nomeações virá a conta-gotas para não causar frisson. Acorda, Gaspar!

Interessante. Do leitor Vlad: o único que acredita na mudança dos políticos é o dono da transportadora.

Amarelados pelo Ministério Público e o Registro de Imóveis, os vereadores recuaram em pelo menos três ruas amarelas que eles denominaram irregularmente para darem status de regularidade. Apareceram e foram votados os pareceres das Comissões de Legislação e de Urbanismo ao Projeto de Lei nº 76/2012. Era uma emenda supressiva de autoria do líder do governo, José Amarildo Rampelotti, PT. E quais são as ruas que querem se livrar de terem agido contra a legislação e o bom senso para não serem pegos pela Justiça? Manoel Germano Franco, Guabiruba e Avenida Roma. Mas, tem mais. E eu estou aqui com a listinha da vergonha. Acorda, Gaspar!

Teresa da Trindade já deveria ter voltado a trabalhar na Secretaria de Saúde, onde é efetiva. Está de licença médica, segundo ela. Foi operada de hérnia.

 

Edição 1439

Comentários

Herculano
12/11/2012 20:23
"NÃO ME CALAREI E NÃO ME CONFORMO COM A INJUSTA SENTENÇA QUE ME FOI IMPOSTA", DIZ DIRCEU.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, PT, postou em seu blog nesta segunda-feira (12) comunicado dizendo que a sua condenação pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a mais de dez anos de prisão é "injusta".

"Não me calarei e não me conformo com a injusta sentença que me foi imposta. Vou lutar mesmo cumprindo pena. Devo isso a todos os que acreditaram e ao meu lado lutaram nos últimos 45 anos, me apoiaram e foram solidários nesses últimos duros anos na certeza de minha inocência e na comunhão dos mesmos ideais e sonhos", diz a nota postada em seu site.
jaisom Barreto
12/11/2012 16:36
É nunca antes nesse país

vai ver é por causa da mafia.


Gostaria muito de ver aqui o rufianato do PT, se posicionar aqui a respeito disso, são bem capaz de falarem que o Barbosa ta comprado.

Barbosa afirmou que a ação de Dirceu "colocou em risco a independência dos poderes".

? Restaram diminuídos e enxovalhados pilares importantíssimos de nossa sociedade ? afirmou o relator.
Herculano
12/11/2012 16:33
Sexta-feira, dia 16, será ponto facultativo em Gaspar para se perpetuar mais um feriadão?
Herculano
12/11/2012 16:21
EM DEFESA DE DIRCEU, LEWANDOWSKI ABANDONA O TRIBUNAL, por Reinaldo Azevedo.

O julgamento chegou à sua temperatura máxima. Ricardo Lewandowski acaba de deixar o tribunal. Exigiu uma retratação de Joaquim Barbosa e não obteve. Qual é o ponto?

Havia a expectativa, e não mais do que isso, de que Joaquim Barbosa faria a dosimetria hoje do núcleo banqueiro. Barbosa, no entanto, resolveu votar o núcleo político, e Lewandowski estrilou. Afirmou que estava havendo uma mudança da ordem de votação. E que argumento ele tinha a seu favor? O que a imprensa havia noticiado? É o fim da picada.

O tribunal já havia decidido que o relator decide a sequência. O óbice levantado por Lewandowski era descabido. Tentando conquistar o apoio dos pares, dizia: "O advogado do réu não está presente". Não estava. Mas fora convocado, lembraram todos os ministros.

O revisor exigiu a retratação porque o relator o acusou de atuar para obstruir o julgamento, o que, convenham, está aos olhos de todos.

Barbosa diz que não se retratava, e Lewadowski abandonou o plenário.

Melhor assim.
Herculano
12/11/2012 16:06
E AGORA JOSÉ?

Manchetes dos portais de notícias: José Dirceu é condenado a dez anos e 10 meses e cumprirá pena na prisão
leitor observador
12/11/2012 15:16
D. Maria da Penha...
Eu acredito mesmo q isso possa ter acontecido, sabe pq? medo de cassação e não poder assumir em janeiro!!! Qdo a água bate na bunda, é que vemos como a coisa funciona... e pode ter certeza de uma coisa, o embrólio não é tão simples como os petralhas estão pintando! vai por mim!! se a justiça for feita realmente, daí sim vcs vão ver a arrogancia e ignorância dos petralhas serem colocadas de goela abaixo, e esmagados como baratas ( como o próprio Tonho Dalsóquio falou dos seus oponentes)! EDUCAÇÃO É BOM, OBRIGADO! falta pouco pra esse povo acordar...
Maria da Penha
12/11/2012 13:15
Senhor Herculano.

Venho através deste espaço demonstrar a minha indignação pelo fatos ocorridos aqui no bela vista agora as 12 horas.

Agora há pouco aqui em nosso bairro, próximo do meio dia, recebemos a visita do prefeito de nosso município, ele mesmo, ao vivo e a cores.

Mais o que ele veio fazer aqui?

Visitar o bairro e ver suas carências?

Visitar as obras?

Visitar o Pedro, nosso presidente a fim de dar soluções as reivindicações da associação?

Infelizmente não.

Veio até o estabelecimento de um comerciante nosso daqui, gente honesta, trabalhadores, sim ele mesmo, fazer o quê?

Dizer que criaria leis de incentivos fiscais?

Agradecer por gerar empregos e rendas?

Não.

Veio intimidar, ironizar, ameaçar e falar mal dos adversários derrotados nas ultimas eleições.

Dizem aqueles que presenciaram a cena que não acreditavam naquilo que estavam vendo.

O motivo:

O comerciante (evangélico) e sua família haviam escolhido outros candidatos e não o prefeito e aqueles apoiados por ele.

Perturbador e triste, há pouco eles mesmos que hoie estão governando a cidade chamavam o outro prefeito de louco, desequilibrado e etc.

E agora o que ele fez, meu deus do céu, aonde vamos parar com isso tudo?

Onde está a democracia, não se pode mais votar em quem nós quisermos?

Olha sr. Herculano eu estou muito triste, eu votei no prefeito atual por acreditar que ele era a melhor opção para nosso município.

Agora fico sabendo disso tudo e tenho certeza que o bairro inteiro vai ficar sabendo.

Me desculpe se não uso meu nome verdadeiro, pois sou muito conhecida por aqui e depois disto que ocorreu com essa família aqui, tenho meus medos.

Se o senhor não quiser publicar eu entendo, mais é tudo a mais pura verdade.



Herculano
12/11/2012 13:07
José Eduardo de Souza, da Ampe e que aparelha a Acig, foi único o representante de Gaspar na reunião da apresentação da Consultoria Macrologística, esta manhã na Acib, de Blumenau. Reunião concorrida. Tema quente. A imprensa foi a culpada pela divulgação da notícia, assunto que voltarei mais tarde. Esclareceu-se as razões pelas quais a duplicação da BR-470 não é prioritária naquele estudo. Eduardo chegou tarde e saiu calado. Acorda, Gaspar!
telvio maba
12/11/2012 13:06
e meu fluminense só dá alegrias....
observador
12/11/2012 11:38
ESTA CONSULTORIA DA MACROLOGISTICA, É RIDÍCULA. QUERO SABER O QUE DISSE O " MARIA MOLE " DO ZUCHI..

FOI CONTRATADA SEM LICITAÇÃO ?

HÁ TRINTA ANOS ,SE DIZIA QUE O TRANSITO DEVERIA SER DESVIADO DO CENTRO DE GASPAR,MAS
Adilson Luis Schmitt
12/11/2012 10:12
Agora esta explicado porque os Petralhas , gostam de fechar ruas, aprenderam com o Marcos Valério:

http://www.claudiohumberto.com.br/principal/

/11/2012 | 09:52
Além do mensalão, Valério terá de explicar a construção de muro irregular



EMPRESÁRIO MARCOS VALÉRIO

O empresário Marcos Valério, condenado do processo do mensalão, terá de responder a mais um processo na Justiça. Trata-se de uma ação ativada pela prefeitura de Belo Horizonte para demolir um muro que fechou a Rua Golda Meir, no bairro Bandeirantes, na zona norte da cidade, ligando dois terrenos de Valério - um deles uma hípica onde sua filha tinha aulas de equitação. O caso só foi divulgado agora com o empresário já condenado pelo Supremo Tribunal Federal, após o Ministério Público Estadual cobrar explicações da prefeitura sobre a questão e de o prefeito reeleito na capital, Marcio Lacerda (PSB), ser questionado sobre o assunto durante a campanha eleitoral. O município já sabia do problema há mais de três anos.
Herculano
12/11/2012 08:27
A empresa de consultoria, a Macrologística, que disse não ser necessária a duplicação da BR 470 de Gaspar a BR 101, porque a nossa Jorge Lacerda daria conta do recado, vai tentar explicar isto daqui a pouco, as 10h, na Acib em Blumenau.

Outra bobagem desta consultoria que deverá passar pela primeira vez pela BR 470: ela não é prioridade no talprograma Sul Competitivo.
Herculano
12/11/2012 08:06
O CRIME ORGANIZADO EM SÃO PAULO

Reportagem da edição desta segunda-feira do jornal O Estado de S.Paulo, informa que número de ligados ao PCC quase triplica em 6 anos. Relatórios do Coaf mostram que em 2006 1.485 pessoas tinham relação com facção.

A repórter Alana Rizzo, da sucursal de Brasília escreve: documentos do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) mostram o envolvimento de cerca de 4 mil pessoas no Primeiro Comando da Capital (PCC). O órgão de inteligência financeira vinculado ao Ministério da Fazenda já tem mais de 60 relatórios prontos sobre a atuação da facção e, a partir desta semana, passa a compor a Agência Integrada de Inteligência, criada no dia 6 pelos governos federal e paulista para combater o crime organizado.

Os nove relatórios de inteligência financeira produzidos à época listaram 232 contas bancárias, em um total movimentado de R$ 37 milhões. Segundo os dados, 20% das movimentações nessas contas era superior a R$ 100 mil. Grande parte do fluxo financeiro estava diretamente ligado ao alto comando da facção.

Também foi identificada grande quantidade de débitos por meio de saques em espécie e recebimento de depósitos de outros Estados, como Bahia, Rio, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Mato Grosso. No Pará, o Coaf achou movimentação de cerca de R$ 10 milhões em três contas de pessoas físicas e jurídicas com relacionamentos em comum.
Herculano
12/11/2012 07:56
MAIS PRORROGAÇÕES

As portarias 2909, 2910 e 2911, todas de oito de novembro e publicadas hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - prorrogam por mais 60 dias o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar em relação ao Processo Administrativo Disciplinar que envolvem as servidoras Jocimara Kviatkovski de Oliveira, Mara Aparecida Uliano Buzzi e Juliana Wachs.

No mesmo Diário de hoje, fica-se sabendo pela portaria 2908 que a professora Jocimara foi colocada à disposição da secretaria de Desenvolvimento Social assim como a merendeira Rosires Dafrayn, na portaria 2907.
Herculano
12/11/2012 07:38
FARRA DE CARGOS DE ASSESSORES COMISSIONADOS NA CÂMARA DE BLUMENAU VAI ACABAR E PODE REFLETIR EM GASPAR

Está na Câmara de Vereadores da vizinha Blumenau o projeto de lei para revogar a lei que criou 124 cargos comissionados no Legislativo. A maior parte desta farra foi tramada pelo atual presidente e vice-prefeito eleito, Jovino Cardoso, DEM, e que durante a campanha, pregou o corte dos comissionados da prefeitura.

São 20 cargos de Supervisor Político, 40 cargos de Assessor Político, 30 de coordenador Político, 15 de assistente de coordenação política e 15 de auxiliar de coordenação política, todos lotados nos gabinetes dos parlamentares. Os outros cargos são de assessor da Mesa Diretora (2), chefe de redação e assessor legisltativo.

Os gabinetes dos vereadores terão no máximo 45 cargos em comissão, sendo três em cada gabinete. Hoje, há vereadores que possuem até oito. Quem acabou com esta farra? O Ministério Público e que deu prazo para até este dia 15 de novembro. E no que se baseou? Na proporcionalidade entre funcionários efetivos e os comissionados.

Em Gaspar, a situação não é diferente na Câmara. Proporcionalmente há mais comissionados do que se permite. A farra foi inventada pelo vereador José Hilário Melatto, PP, como o trem da alegria que deu um assessor político para cada parlamentar, além da assessoria de impensa e da presidência.

Os vereadores, entretanto, e incluindo os novos, não querem perder os seus assessores (alguns já com cargos prometidos). E por isso, estudam uma adequação para regularizar esta situação anômola? Qual? Aumentar os cargos efetivos. Como se vê, nada mudou no trato do nosso dinheiro.Acorda, Gaspar!
Herculano
11/11/2012 19:37
Ao que se identificou, ou se escondeu, como Jorge Arlindo.

A sua queixa não é totalmente procedente. Veja o que eu encontrei no blog do Tonet. Isto já foi postado na sexta-feira, dia 9, lá em Blumenau. Parece-me que ele deu uma opinião e ela contradiz a sua. Você que não a leu. A ironia e o humor dão um bom caldo.

O SÁDICO PRAZER DA GREVE
* Nos últimos quatro ou cinco anos Blumenau passou a ter a sua greve anual dos ônibus.
* O troço já entrou para o calendário turístico, desbancando o torneio de canastra da Vila Germânica como o principal evento da cidade depois da Oktober.
* A história é sempre a mesma.
* Assessores do sindicato, todos ligados a alguma corrente ideológica de esquerda, aproveitam os holofotes para protestar contra "a classe patronal" e a "burguesia" em geral.
* Os motoristas e cobradores dão entrevistas parecendo assustados, recitando um dadinho aqui, outro ali.
* E tem também os representantes das empresas, que, quanto mais falam, menos dizem.
* A grave dos ônibus em Blumenau virou um prazer sádico compartilhado por toda essa turminha: os assessores esquerdóides, os sindicalistas aparvalhados e os empresários escorregadios.
* Ontem parecia que quase tudo estaria resolvido, mas as partes deixaram alguns pontos de lado, só para ter a desculpa de fazer a greve.
* Como falta pouco pra chegar a um acordo, eles logo vão resolver a questão, logo estarão em atividade, como sem nada tivesse acontecido.
* Acho até que, depois de cada greve, as três partes se reúnem num churrasco pra relembrar os bons momentos de que desfrutaram juntos, em seu sadismo compartilhado.

E A JUSTIÇA?
* Interessante ver o papel da Justiças nas greves.
* São expedidas liminares que nunca são cumpridas.
* Ninguém vai preso, não acontece nada.
* As greves acabam e não se tem notícia de nenhuma punição para quem as desrespeitou.
* São decisões desmoralizantes para o Judiciário.
* Apenas um motivo a mais para que os cidadãos acreditem menos na Justiça.
Jorge Arlindo
11/11/2012 15:27
Aqui em Blumenau falta alguém parecido como você.

Aqui nós temos uma imprensa banana, "politicamente correta" que é a favor tudo inclusive desta greve idiota dos motoristas e cobradores de ônibus urbanos.

Seus colunistas e comentaristas nas rádios, televisões, blogs e jornais não possuem opinião.

São uns cagões, corporativos ideológicos ou uns fingidos colunistas sociais, que vivem promovendo a mediocridade. É a tal imparcialidade, mas que favorece sempre a esquerda.

Veja esta greve dos ônibus coletivos. É coisa de profissionais.

Virou moda desde que importaram de Florianópolis um"companheiro coordenador da greve" para fuder os trabalhadores, aposentados e estudantes que precisam de ônibus e o tal do Kleinbubing.

Vejam. Eles entram no estado de greve, que na verdade é um estado de terror. A greve não tem começou e nem fim. É uma greve surpresa.

Eles não colocam o mímino de ônibus em circulação como determina a Justiça. Não são punidos por esta própria Justiça. E quando acaba a greve fica por isto mesmo.

A imprensa? Registra. Mas, se fosse as empresas, que sustentam os veículos, que se recusassem a colocar ônibus para a população, pau nelas. Mas como é o sindicato feito de petistas e comunistas, fazem bem o papel deles.

O aumento que eles pleiteiam, somos nós usuários que vamos pagá-lo. Já está caro para o trabalhador e estudantes e querem que os trabalhadores e os pais dos estudantes paguem mais para uma categoria de privilegiados.

Agora inauguraram mais uma modalidade de greve.

"Suspendem" a greve no sábado, domingo e feriado, que é exatamente quando há pouca demanda de passageiros, o serviço é leve. Mas, por que? Para os motoristas e cobradores trabalharem e ganharem mais (dia de semana, dia em que os outros trabalhadores, estudantes e aposentados precisam dos ônibus, a remuneração é menor ou normal).

Amanhã cedo, vão bater o ponto da greve e rir de todos nós.

E a imprensa daqui e seus colunistas baba-ovos, que não andam de ônibus, que não precisam pagar as já caras passagens para si e seus filhos, todos caladinhos.

E por que este pessoal de Blumenau não faz greve nos ônibus de Gaspar e igualar o preço de Blumenau?

Porque o pessoal dai ainda não aprendeu a andar e depender do ônibus (parece que nem tem rua para isso, pois quando passo ai vejo tudo congestionado). Segundo porque o governo é do PT. O dia que for de outro partido, sai debaixo. A greve vai ser um só.

PS: vou entender se você não publicar, afinal este espaço é de Gaspar, mas eu vejo vc mesmo publicando tanta coisa sobre a hipocrisia nacional poderia, por isto, e em nome disto dar-me uma chance.
sidnei luis reinert
11/11/2012 13:32
#Vergonha De R$ 100 desviados por corrupção, governo federal só recupera R$ 2,34


Os dados sobre a corrupção brasileira impressionam! Dilma e sua faxina mal feita não tem mais tapetes para onde varrer esta montanha de sujeira. O governo do PT vai entrar para a história do Brasil como o mais corrupto. Isto está acendendo um movimento que já toma as ruas, as redes sociais e as páginas de noticiário. A copa do mundo está expondo para os outros países a arbitrariedade e falta de transparência de um grupo que se instalou no poder e utiliza o governo como extensão de seu partido político. As armas que o cidadão brasileiro tem para lutar contra isso são a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, a MOBILIZAÇÃO que influencie a OPINIÃO PÚBLICA. Ou os brasileiros melhoram sua cultura política ou iremos perder o trem da história e voltarmos a ser uma república de bananas, dominada, exportadora de matérias primas e sem credibilidade institucional.

De R$ 100 desviados por corrupção, governo federal só recupera R$ 2,34

BRASÍLIA ? Se a capacidade de liberar verbas por meio de convênios nunca foi tão grande quanto nos últimos oito anos, o governo federal está longe da mesma eficiência na recuperação do dinheiro desviado por maus gestores públicos e organizações não governamentais. Desde 2003, a União ajuizou ações para cobrar R$ 67,9 bilhões desviados ou mal empregados. A cada R$ 100 que escorreram pelo ralo da corrupção, conseguiu reaver, de 2003 a 2010, na Justiça R$ 2,34. Os dados são da Advocacia Geral da União (AGU), órgão responsável pelas ações de cobrança. Um desempenho medíocre, fruto da morosidade dos tribunais e da omissão dos ministérios na análise das prestações de contas de entidades, prefeituras e estados conveniados.

O grosso do dinheiro cobrado pela AGU é das chamadas transferências voluntárias, pactuadas por meio de convênios e instrumentos semelhantes. De lá para cá, sentenças judiciais garantiram devolução de R$ 1,5 bilhão, ou 2,34% do total. Desse montante, mais de 93% são de convênios.
Roberto Basei
11/11/2012 13:19
Sr. Herculano


Não é difícil a compreensão ideológica de alguns partido políticos tanto no nível nacional estadual e até mesmo municipal, basta rever poucos anos na história.
Vejamos a última eleição indireta no país, fora um acordo entre uma aliança democrática a qual elegeu Tancredo Neves, apoiado pelo seu amigo Ulisses Guimarães e tendo como vice José Sarney o qual viera assumir como interino e veio a efetivar-se após a morte de Tancredo, assim permanecendo na presidência um ano a mais do previsto no acordo que lhes dera a vitória.
Na época Tancredo obteve a vitória sobre o oponente que representava a ditadura, (Maluf) essa que amedrontava, assombrava o país a mais de 20 anos.
O falecimento do Líder que recebeu todas as esperanças do povo num Brasil mais livre e humano de deu inicio a um governo conturbado, mas que manteve o principio que era a transição da ditadura a uma democracia, uma eleição do presidente escolhido pelo povo.
Depois do primeiro passo dado, garantido a democracia, dava-se início a estabilidade econômica e ai vimos o que ocorreu com a inexperiência de um povo, que experimentava pela primeira vez a liberdade, eis que surge o caçador de marajás (Collor) que coincidentemente era o maior de todos, sempre esteve no poder indicado, nunca eleito pelo povo.
No entanto justiça seja feita, abriu o mercado brasileiro as tecnologias do mundo, incluindo nossa sociedade a globalização mundial, uma pena que de todos os candidatos ele era um representante também daquela ditadura disfarçado de salvador da pátria.
Ainda que fosse um governo das elites e por caminhos tortos, disse a que veio e a abertura do mercado se mostrou necessário antes da estabilidade, tanto que o seu sucessor (Itamar) preparou o caminho definitivo.
Assim sendo o governo que veio após do caçador de marajás (FHC) estabilizou a moeda e criou vários programas do bem estar social, muitas famílias de baixa renda podiam comprar casas próprias, não precisavam mais gastar o dinheiro do salario no inicio do mês com compras de mercado, aja visto que a inflação chegava a 100% mês.
Enquanto tudo isso acontecia, quem tentava lutar pelos trabalhadores viviam na clandestinidade, nada de efetivo acontecia, tanta fizeram que tem a oportunidade chegam ao poder e o que fazem, mantem os programas sociais, aumentam a corrupção e estão tentando devolver o poder a maluf, collor e todos os que faziam parte da ditadura.
Assim, no último trimestre os bancos Norte Americano tiveram um recorde no lucro com Boom Hipotecário quase 6 bilhões de lucro, e aqui não se questiona o "lucro real nos juros" o que os bancos pagam, na poupança e o que ganham no que cobram, nos empréstimos e o que é mais impressionante é a amizade que os países desenvolveram, para quem vivia gritando fora, fora, fora.
O PT está impondo ao Brasil na pratica a teoria de Lincoln e é tudo igual o PT, nacional, estadual e municipal, o seu grande Guru (Lula) nunca antes nesse país se fez tanto, em Gaspar o Napoleão só venceu em Blumenau porque teve o apoio da família Lima.
Para finalizar sei que é extenso, se não achar possível postar entenderei perfeitamente, na nossa cidade se faz tantas obras, que a cada dia precisa realocar dinheiro das mesmas para pagamento até de salários, já saiu dinheiro da policlínica que não tem médico, para a ponte e o hospital que vive num abre e fecha, com um problema intermitente,
A segurança pública é feita de heróis em outros países se ergueria bustos na praça, aqui mal e mal são lembrados, se vive com desculpa de que não é feito por culpa de alguma coisa, nunca pela falta de planejamento, então acordar já não é mais uma aclamação ao povo, se faz necessário antes de tornar-se desesperador, se já não o é.
Herculano
11/11/2012 12:20
VAI DAR ZEBRA POR AQUI. CAMARADAS COMUNISTAS DO PC DO B ROUBAM DE PROGRAMAS PARA CRIANÇAS CARENTES FAZER ESPORTES, O TAL SEGUNDO TEMPO. VERGONHOSO.

A denúncia foi feita numa reportagem exclusiva do jornal O Estado de S.Paulo

O dono de uma empresa subcontratada para fornecer alimentos a crianças atendidas por um programa de esportes do governo federal diz que cerca de 90% dos R$ 4,65 milhões que recebeu dos cofres públicos entre 2009 e 2010 foram desviados para políticos de Brasília, Santa Catarina e Rio.

"Era tudo roubo. Vi maços de dinheiro serem distribuídos", afirma o dono da JJ Logística Empresarial Ltda., João Batista Vieira Machado, em entrevista exclusiva ao Estado.

Machado diz que foi usado em um esquema montado para fraudar o Segundo Tempo, programa do Ministério do Esporte que atende crianças em atividades físicas em horário extraescolar.

A microempresa sediada no município de Tanguá, na região metropolitana do Rio, foi subcontratada pelo Instituto Contato, entidade sem fins lucrativos dirigida por integrantes do PC do B de Santa Catarina que mantinha dois convênios com o Ministério do Esporte. Machado tinha de fornecer lanches para as crianças.

O dono da JJ Logística, porém, afirmou ao Estado ter fornecido alimentos cujo valor atingiu apenas R$ 498 mil. Os outros R$ 4,15 milhões saídos dos cofres públicos federais que teriam de ser usados para o fornecimento de lanches para as crianças acabaram desviados "para fins políticos", segundo as palavras de Machado.

Irregularidades no Programa Segundo Tempo já custaram o cargo do então ministro do Esporte Orlando Silva, demitido pela presidente Dilma Rousseff em outubro do ano passado - a pasta hoje é comandada por Aldo Rebelo, também do PC do B. No último dia 7 de outubro, Orlando não conseguiu se eleger para o cargo de vereador de São Paulo.

O dono da JJ Logística aponta como responsáveis pelos desvios a ONG catarinense que a subcontratou e o empresário José Renato Fernandez Rocha, o Zeca, ex-assessor parlamentar do deputado federal Dr. Paulo Cesar (PSD-RJ).

"O dinheiro vinha do Ministério do Esporte para a ONG de Santa Catarina, que passava para cá. Daqui sacava o dinheiro e mandava de volta para Brasília e Santa Catarina. Retornava o dinheiro todo", afirma o empresário. "O José Renato (Fernandez Rocha) sacava o dinheiro, colocava numa sacola e levava tudo embora para Brasília e Santa Catarina", diz o dono da JJ Logística, que alega não saber exatamente para quais políticos o dinheiro era encaminhado.

Um terceiro personagem, identificado pelo denunciante como Wellington Monteiro, era o articulador entre as pontas do esquema no Rio, Brasília e Santa Catarina.
Herculano
11/11/2012 12:13
JOAQUIM BARBOSA CANDIDATO À PRESIDÊNCIA??? EIS UMA FORMA DE TENTAR DESACREDITAR O MINISTRO, por Reinaldo Azevedo, de Veja

O petismo sabe fazer duas coisas com destreza inigualável: manchar reputações e lavá-las. Por óbvio, mancha as que estão limpas, limpa as que estão sujas. Essa inversão moral sintetiza um jeito de fazer política. Os petistas, Lula e José Dirceu em especial, estão furiosos com Joaquim Barbosa. Não! As suas restrições não têm nenhuma relação com o temperamento eventualmente difícil do ministro, com a sua tolerância às vezes muito estreita com o contraditório, com seu estilo meio irado. Eu mesmo já chamei a atenção para certos aspectos de sua conduta que me parecem um pouco além da prudência. Não é isso que fere a sensibilidade dos companheiros.

Eles estão bravos com Joaquim Barbosa porque achavam e acham que ele é um devedor do petismo. Afinal, se foi o Apedeuta quem o indicou, como ousa agora o ministro - um negro!!! - se voltar contra os petistas? O detalhe nada irrelevante é que Barbosa não se voltou contra petista nenhum! Ele apenas se apegou à lei. Isso não é novidade. A nova onda contra Joaquim Barbosa, agora, é declará-lo um presidenciável; alguém que teria se deixado picar pela mosca azul e que está de olho na cadeira de Dilma Rousseff.

Trata-se de uma sandice, de uma bobagem, de uma especulação despropositada. Ainda que o ministro, por conta do mensalão, seja aplaudido em locais púbicos - enquanto um ou outro colegas seu são vaiados -, não há o menor indício, evidência ou sinal de que ambicione uma carreira política. Não que não pudesse. Está no pleno gozo de seus direitos políticos e pode, se quiser, renunciar à sua cadeira no Supremo e disputar um cargo político. Mas será que ele o fará?

Com quem anda falando Joaquim Barbosa? Quais são os seus interlocutores políticos? Que relação ele mantém com os partidos políticos? Como transita nos corredores do poder? Que partido lhe daria a vaga de candidato? O PT? Não! Já está ocupada. O PMDB? Não! Já está com Dilma Rousseff? O PSB? Se tiver candidato próprio (coisa de que duvido), será Eduardo Campos. O PSDB? A vaga está prometida para Aécio Neves. Quer dizer que Joaquim Barbosa, contra todo o establishment político, sem tempo na televisão - porque não teria - e sem articuladores no Congresso, poderia se lançar candidato à Presidência?

Trata-se, é evidente, de uma campanha de queimação de Barbosa. Que coisa espantosa! Essa gente não brinca mesmo em serviço. José Dirceu e seus amigos são insaciáveis. Lutaram para que não houvesse julgamento; quando ficou claro que haveria, lutaram para que se desse depois da eleição; quando ficou claro que ocorreria antes, lutaram para transformar o STF num tribunal de exceção. Agora que o Zé está condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa, lutam para desmoralizar Joaquim Barbosa - na reta final, na hora da dosimetria. A inferência é óbvia: como o ministro alimentaria eventuais ambições políticas, seus votos, então, teriam de ser vistos à luz dessa possibilidade.

Políticos costumam ficar satisfeitos quando seus respectivos nomes integram lista de presidenciáveis. Barbosa, que não é político, tem todo o direito de se zangar. Espalhar essa possibilidade, a esta altura do julgamento, é uma forma de desacreditá-lo, de sugerir que ele não tem isenção para julgar ninguém. A inferência é que se comporta como um juiz de exceção, de olho na própria carreira.

"Você garante, Reinaldo, que Barbosa não pensa nisso?" Eu??? Eu não garanto nada sobre ninguém! Não sou nem íntimo nem confessor de Joaquim Barbosa. O que posso assegurar é que, até agora, ele se comportou dentro dos limites legais na relatoria da, como é mesmo? "Ação Penal 470". Tratá-lo como presidenciável é só mais uma forma de tentar desmoralizar o seu trabalho. Ainda que venha ou viesse a ser candidato um dia, pergunto: isso mudaria a natureza dos crimes cometidos pelos mensaleiros?

Barbosa será, sim, presidente, mas do STF. O resto é especulação de quem está com a corda no pescoço
Herculano
11/11/2012 10:24
TODO CUIDADO É POUCO, por Dora Kramer

DORA KRAMER

A negociação entre investigadores e investigados para entrega de informações em troca dos benefícios judiciais não é algo simples nem imune a riscos.

Um caso ocorrido em 2004 e hoje longe da memória nacional vem bem a propósito nesse momento em que a defesa de Marcos Valério Fernandes de Souza tenta obter melhores condições para o cumprimento das penas decorrentes de todos os processos relativos ao mensalão.

O episódio encerrou a carreira do subprocurador da República José Roberto Santoro, atuante em casos de repercussão nacional como o desmonte de quadrilhas incrustadas no aparelho de Estado no Acre e no Espírito Santo.

Santoro trabalhava no escândalo Waldomiro Diniz, braço direito de José Dirceu na Casa Civil e conhecido do Brasil depois da divulgação de um vídeo em que tentava extorquir o bicheiro Carlos Cachoeira quando era presidente da loteria estadual do Rio de Janeiro (Loterj), no governo Anthony Garotinho de quem o PT era aliado.

O contraventor procurou o Ministério Público buscando benefícios em troca de informações sobre um alegado esquema de arrecadação de recursos para o PT, que receberia parte da propina pedida e cuja cúpula teria conhecimento das ações de Waldomiro.

José Roberto Santoro chamou Cachoeira ao seu gabinete numa madrugada para questioná-lo a respeito do que ele teria a oferecer à Procuradoria. Queria o vídeo original e completo do encontro de Waldomiro Diniz com o bicheiro.

No interrogatório, a certa altura o subprocurador pressionou Cachoeira a falar logo antes que o então procurador-geral Cláudio Fonteles chegasse e interpretasse a cena como uma tentativa de "ferrar" o ministro da Casa Civil, José Dirceu, "para derrubar o governo Lula".

O bicheiro estava gravando. O áudio foi entregue à TV Globo e usado pelo governo para politizar a história, dizendo que o diálogo era prova da "conspiração".

O escândalo, que até então era de corrupção, virou uma questão política com o subprocurador sendo acusado de usar o cargo para prestar serviço ao PSDB.

Estava negociando uma delação premiada que, distorcida, levou investigador e investigados a inverterem os papéis.

José Roberto Santoro deixou a procuradoria, abriu escritório de advocacia e hoje, oito anos depois, Carlos Cachoeira está na cadeia, Waldomiro Diniz condenado a 12 anos pela justiça do Rio e José Dirceu em vias de ser preso.
Herculano
11/11/2012 10:22
SEM IDEIAS ESTRUTURAIS COMO AS DO PLANO REAL QUE TANTO COMBATEU E SEM AÇÕES PARA VENCER A CRISE CONJUNTURAL, PT PREFERE A ARGENTINIZAÇÃO COM PELEATIVOS PONTUAIS E QUE ESTÁ ACABANDO COM AQUELE PAÍS.

Esta é a manchete deste domingo do jornal O Estado de S.Paulo. Empresas 'enquadradas' por Dilma perderam R$ 61 bilhões na Bolsa este ano

Os repórteres Raquel Landim e Naiana Oscar escrevem: as intervenções feitas pelo governo federal em alguns setores da economia, em nome do aumento da competitividade, já custaram R$ 61,6 bilhões para as empresas. A cifra corresponde ao valor de mercado perdido pelos setores elétrico, bancário e de telecomunicações na Bolsa.

Para especialistas, as incertezas geradas pelas mudanças de regras afugentam investimentos e prejudicam o ambiente de negócios no País. Para o governo, no entanto, essas medidas podem dar uma nova cara à economia brasileira.

Volto. Este é o mapa da sucata em pouco tempo.
Herculano
11/11/2012 09:32
DA SÉRIE, COMO FUNCIONA. SE PROCURAR, VÃO ACHAR MAIS. INCLUSIVE GENTE QUE EXISTE, MAS CUJOS RECURSOS ACABAM FICANDO NA MÃOS DE "AGÊNCIAS" INTERMEDIÁRIAS

Presidência destinou verba a jornais que não existem. Publicações fictícias de São Paulo receberam R$ 135,6 mil da cota de publicidade federal. Empresa de SP é a 11ª no ranking de pagamentos, mas seus títulos são ignorados por mercado e bancas.

A informação foi dada na edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo pelos repórteres Breno Costa e Leandro Colon, ambos da sucursal de Brasil e por Fábio Leite, de São Paulo

As publicações fictícias são vinculadas à Laujar Empresa Jornalística S/C Ltda, com sede registrada num imóvel fechado e vazio, em São Bernardo do Campo (SP).

Essa empresa aparece em 11º lugar num ranking de 1.132 empresas que, desde o início do governo Dilma Rousseff, receberam recursos públicos da Presidência para veicular propaganda do governo em diários impressos.

Embora esteja à frente de empresas responsáveis por publicações de ampla circulação e tradição no país, como o gaúcho "Zero Hora" e o carioca "O Dia", a Laujar não publica nenhum jornal.

Os cinco títulos da empresa beneficiados pela Presidência inexistem em bancas do ABC Paulista, onde supostamente são editados, não são cadastrados em nenhum sindicato de nenhuma categoria do universo editorial e são completamente desconhecidos de jornalistas e jornaleiros da região.

Também não aparecem em cadastros municipais de jornais aptos a fazer publicidade de prefeituras.
observador-mor
11/11/2012 08:47
O governo isenta automóveis de impostos e não isenta remédios. Isso é a corrupção das prioridades.

SE ACABAR COM 50% DA CORRUPÇÃO NO BRASIL,TEREMOS UM PAÍS BEM MELHOR,ACABAR DE VEZ : IMPOSSÍVEL,ELA JÁ ESTÁ INCORPORADA NO DNA DE MILHÕES DE BRASILEIROS.

ZUCHI ; HOJE É DOMINGO,DIA DE REFLEXÃO,A SAÚDE PARA UMA POPULAÇÃO,É MAIS IMPORTANTE,QUE UMA CASQUINHA DE ASFALTO,QUE SERVE SÓ PARA ENGANAR O ELEITOR.
FALTA GRANDEZA.TUDO VALE A PENA ;QUANDO A " ALMA NÃO É PEQUENA "
Herculano
11/11/2012 08:07
RECUO. ESTÁ FALTANDO DINHEIRO OU HÁ DISCERNIMENTO E MENOS FANTASIAS QUE AFOGAM AS ESPERANÇAS DIANTE DAS DÍVIDAS?

Esta é a principal manchete de capa deste domingo do jornal Folha de S. Paulo. Preço faz passageiro trocar avião por ônibus. Tendência de migração do transporte rodoviário para o aéreo se inverte após redução nas promoções de passagens. Empresas de ônibus já registram alta de até 20% no volume de passageiros em rotas interestaduais
Herculano
11/11/2012 07:52
UMA BOA PERCEPÇÃO

Esta é de Eliane Cantanhêde, no artigo "2014 já chegou". Pincei quatro parágrafos. O terceiro é a melhor percepção.

Lula, que agora só pensa nisso: dominar tudo, com Planalto, Estado e capital de São Paulo. E Dilma, que mal esperou fecharem as urnas para entrar em campanha desabalada pela reeleição.

Na mesma semana, jantou com PMDB e PT, recebeu a luz de velas Eduardo Campos (PE), almoçou com Cid Gomes (CE), participou de pajelança com os governadores do Nordeste em Salvador, fez a maior farra com representantes da área cultural no Alvorada e lançou programa de estímulo à alfabetização no tempo certo no Planalto. Ufa! Haja fôlego! E haja vontade!

O problema de Dilma, portanto, não é político. Com alta popularidade e aliados se estapeando pela sua companhia, ela precisa aquecer a economia, a infraestrutura e a eficiência na gestão, que não estão nenhuma maravilha.

Só não estão, ou não parecem, piores do que a guerra paulista.
Herculano
11/11/2012 07:42
IMPOSTOS DEMAIS. SERVIÇOS DE MENOS. CORRUPÇÃO GULOSA.

Nos 18 anos desde o Plano Real, a carga tributária cresceu continuamente, de 26% do PIB para cerca de 35% (ou R$ 1,45 trilhão em 2011). O nível da tributação brasileira é similar à média das nações desenvolvidas, mas contrasta com o de países emergentes, raramente superior a 20% do PIB, diz o editorial "Simplificar e desonerar", do jornal Folha de S. Paulo.
Denis
10/11/2012 16:21
Como é mentirosa as contas de candidatos eleitos de Gaspar!
E surpreende alguns que não se elegeram como seu ZUZA que gastou R$9.000 e alguns quebrados, gastando mais do que os que se elegeram!

Falta investigar isto, nenhum candidato do PMDB registrou as gasolinas doadas aos seus coligados, e uns que nem votaram!

acorda Gaspar!
Fura olho
10/11/2012 11:54
É tem pessoas que criticam os outros, se o mesmo tivesse conseguido ser advogado, quem sabe o mesmo não tinha assessorado um politico.
É a medicina é privativa do médico, a odontologia do dentista, a contabilidade do contador, e a advocacia do advogado devidamente aprovado da OAB. E ponto final.
Herculano
10/11/2012 11:21
O DINHEIRO DA PONTE

Você sabe quanto dinheiro a prefeitura de Gaspar já colocou na ponte do Vale? R$2,4 milhões. E até o fim do ano pretende colocar outro tanto, que somados dão quase R$5 milhões.

Você sabe quanto Brasília, que o nosso pessoal louva e tanto viaja, colocou na ponte do Vale até agora? R$15 mil.

Ao pessoal da Câmara que está "sem entender", porque não está acostumado à esta lição de casa nesta legislatura, eu explico um pouco deste assunto que permeia o Projeto de Lei 96/2012. Na coluna de terça-feira.
Herculano
10/11/2012 11:15
BOQUINHA. ELA É SEMPRE PROPORCIONAL AO RETORNO. AS DESCULPAS SÃO CLICHÊS E MANJADAS

Titulares das pastas municipal de Urbanismo e estadual de Governo pegaram um jatinho até o Caribe informa a repórter Elenilce Botari, do jornal O Globo

O secretário estadual de Governo, Wilson Carlos, e o secretário municipal de Urbanismo, Sergio Dias, voltaram a ser alvo de polêmica por terem viajado às custas de um empresário que tem obras públicas. Os dois foram ao Caribe em abril de 2011 a convite de Saulo Wanderley Filho, dono do grupo Cowan, que teria contratos com a prefeitura e o governo, conforme publicou ontem o jornalista Lauro Jardim na coluna Radar, da revista "Veja". Com as famílias, os dois viajaram em um jatinho Golfstream da empresa e ficaram numa casa alugada na Ilha de Saint Barths.

Carlos e Dias estavam no grupo do governador Sérgio Cabral fotografado em Paris, em setembro de 2009, dançando com guardanapos na cabeça, numa comemoração com o empresário Fernando Cavendish, ex-presidente da Construtora Delta. A empresa, na época, tinha vários contratos com o estado e com a prefeitura, além do governo federal.

Em nota, o Palácio Guanabara disse tratar-se de uma viagem particular de cinco dias a convite de Saulo e de sua mulher Erica: "Foi a única vez em que o secretário viajou a convite de Erica e Saulo Wanderley Filho. As relações pessoais do secretário não interferem em seu trabalho no governo".
Herculano
10/11/2012 11:08
CIDADANIA E CURIOSIDADE

Já estão disponíveis no Portal do TSE as prestações de contas finais de campanha dos candidatos que concorreram no primeiro turno das eleições municipais de 2012. As informações podem ser acessadas no caminho "Eleições > Eleições 2012 > Prestação de contas > Prestação de contas ? Eleições 2012 > Prestação de contas de campanha".
Aurelio Marcos de Souza
10/11/2012 10:35
Herculano Bom Dia, gostaria de transcrever a nota divulgada por um outro bom comentarista de nosso estado, publicado em 08 de novembro de 2012, que muito me preocupa, pois alguns juízes do Tribunal Barriga Verde estão expedindo portarias no âmbito de suas atuações, com o intuito de patronizar a ida do cidadão ao judiciário estadual, quando o assunto for a saúde.

Uma das máximas observadas a risca pelos operadores do direito, é aquela que diz " O ônus da prova é de quem alega", isto em síntese quer dizer que o cidadão que for reclamar a jurisdição tem por obrigação fazer a prova do direito que reclama. Existem exceções quando ao ônus da prova, a mais conhecida é a prova na relação de consumo.

Em epitome temos que o próprio judiciário está a criar um regra com o intuito de inviabilizar o acesso ao judiciário, pois muitos dos documentos exigidos pelas portarias para a propositura da ação, são fornecidos por quem esta negando o acesso do cidadão a saúde (Municipio, Estado, e União), estes que figuraram no polo passivo da demanda.

Assim Herculano tenho que o posicionamento adotado por alguns poucos magistrados em dificultar o acesso do cidadão que não encontra exito na rede publica de saúde, só beneficia o mau gestor da coisa pública que nega a saúde a seu povo.


"A judicialização da saúde

O Poder Judiciário de Santa Catarina está tomando diversas iniciativas para reduzir a judicialização da Saúde. Exemplo disso são as determinações da 3ª Vara Cível da Comarca de Palhoça e da Vara da Fazenda Pública de São José, ambas na Grande Florianópolis, que passaram a exigir diversos documentos àqueles que procurarem a Justiça para obter medicamentos junto ao poder público.

As duas portarias, assinadas pela juíza de Palhoça Lílian Telles de Sá Vieira e pelo juiz de São José Paulo Roberto Froes Toniazzo, entraram em vigor em novembro e obrigam o autor desse tipo de ação judicial a juntar à petição inicial uma série de comprovantes, exames e declarações médicas. Objetivo, segundo os juízes, é ?criar procedimentos uniformes no gerenciamento das demandas afetas à rede de saúde pública e seus destinatários? e também permitir, aos magistrados, a análise adequada dos pedidos.

Entre os documentos exigidos estão declaração médica atualizada indicando as doenças que acometem o paciente; atestado apontando o tratamento necessário ou medicamento indicado, o seu princípio ativo, posologia e modo de administração; exames médicos realizados acompanhados da ficha ou prontuário médico e também negativa formal do atendimento pelo poder público. ?Na hipótese de haver programa específico do Estado para fornecimento do tratamento necessário ou medicamento indicado, o autor deverá apresentar comprovação do ingresso ao mesmo, salvo justificada impossibilidade?, indicam as portarias.

Os juízes também determinaram o preenchimento de um questionário padrão por parte do médico responsável pela indicação do tratamento ou medicamento, contendo informações detalhadas que justifiquem o pedido.

São nove questões, entre elas, a indicação se o tratamento solicitado pode ser caracterizado como eletivo ou de urgência/emergência e qual o tempo máximo de espera para sua realização; também se o tratamento indicado está de acordo com os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde e se pode ser substituído por outras alternativas fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (confira, abaixo, o questionário completo).

O formulário com as perguntas será disponibilizado nos postos de Saúde de Palhoça e São José, na representação do Ministério Público nos municípios, entre os advogados e nos fóruns das duas cidades."

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/page/2/?topo=67%2C2%2C18%2C%2C%2C67
Adilson Luis Schmitt
10/11/2012 10:25
Realmente o povo brasileiro deve exigir dos Petralhas o uso diário de detector de mentiras, pois eles mentem descaradamente:

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/

Direto ao Ponto por Augusto Nunes

Alckmin perdeu a chance de sugerir a Dilma e ao ministro Cardozo que tentem reduzir a taxa de criminalidade no primeiro escalão.

A uma velocidade de 70 piscadas por minuto ? quem não está mentindo se mantém na média de 10 a 15 ?, o ex-jornalista Rui Falcão liberou a população de São Paulo para circular pelas ruas sem sobressaltos e dormir em paz. Como a presidente da República e o ministro da Justiça celebraram uma parceria com o governador em apuros, avisou o dirigente do PT, a onda de violência que assusta os paulistanos há algumas semanas está com os dias contados.

O PCC só andou matando policiais e a PM andou matando bandidos ? além de civis inocentes, registrou o campeão mundial de piscadas por minuto ? porque os xerifes tucanos demoraram demais para chamar o delegado federal. Na discurseira, Falcão ensinou que se o Palácio dos Bandeirantes abrigasse não Geraldo Alckmin, mas um militante do PT, o companheiro no poder pediria socorro a Dilma Rousseff assim que ouvisse um disparo. A chefe acionaria por telefone José Eduardo Cardozo, que entraria imediatamente em ação para deixar claro que com o PT ninguém pode.

Se lembrasse que foi eleito pela oposição, Alckmin poderia desmontar com três ou quatro constatações o palavrório cafajeste. Para começo de conversa, ressalvaria que o PCC talvez fosse desbancado do ranking das maiores organizações criminosas se a lista incluísse quadrilhas com representação no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Depois, recomendaria à presidente que cuidasse de vigiar as fronteiras, suprir as carências da Polícia Federal e reduzir a criminalidade no primeiro escalão.

Em menos de dois anos de governo, deveria sublinhar o alvo de Rui Falcão, Dilma foi obrigada a livrar-se de sete ministros envolvidos em assaltos a cofres públicos. Caso esteja efetivamente interessada em combater a bandidagem, a presidente deve antecipar-se a denúncias da imprensa e demitir mais quatro prontuários ainda infiltrados na equipe ministerial. E não custa nada aconselhar o padrinho a parar de aparecer em fotografias confraternizando com delinquentes procurados pela Interpol.

Se fosse oposicionista, enfim, o governador tucano recordaria que, a cada quatro anos, o PT não lança candidatos ao governo paulista; lança ameaças. Em 2002, por exemplo, ao vencer José Genoino, Alckmin impediu que São Paulo caísse nas mãos de um mensaleiro condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha. Repetiu o bom trabalho consumado por Mário Covas em 1994, quando impediu que José Dirceu fizesse no Palácio dos Bandeirantes o que fez na Casa Civil.

A lista de candidatos de alta periculosidade mistura condenados à cadeia e condenados ao naufrágio administrativo. Nessa segunda categoria o destaque é Aloizio Mercadante, que colocou os paulistas em perigo nas eleições de 2006 e 2010. Segundo o PT, Alckmin não controla o PCC nem a polícia. Pelo menos tem tentado. Caso Mercadante fosse o vitorioso, o gabinete do governador estaria provavelmente deserto. Antes que terminasse o primeiro tiroteio, o Herói da Rendição teria batido em retirada.
mario pera
10/11/2012 10:22
O caso do advogado que virou procurador da Usina que outrora criticara, nada mais é que mais um dentre tantos. Estão cheios de casos assim por aí. Advogado que entre com ação contra prefeito e depois vira seu assessor tem aos montes no Brasil. E a vida segue. Embora, que também concorde com a crítica à postura do doutor-OAB.
Os ensinamentos da Deontologia Jurídica nem sempre são levados a sério.
Herculano
10/11/2012 05:57
Na coluna sob o título "PSD será avalista do PT I e II", eu lhes relatei como o partido se conduz em Gaspar para estar no poder, preferencialmente com o PT, mas poderá estar com qualquer outro que assim estiver lá. É a regra do partido.

E se não for assim, compare com mais esta nota e que tem como título "Domando o PSD de Brasília". Ela foi escrita ontem por Lauro Jardim, da Veja. Qualquer semelhança não é mera coincidência. É uma prática.

Tão animado quanto Gilberto Kassab, que deve ganhar um ministério de Dilma Rousseff, está o presidente do PSD de Brasília, Rogério Rosso.

Com o alinhamento da sigla ao governo, Rosso vai pleitear uma secretaria no governo do DF, na gestão do petista Agnelo Queiroz.

O único problema de Rosso vai ser convencer sua bancada de deputados distritais. Dos quatro parlamentares, três são opositores ferrenhos de Agnelo.

Volto. O petista Agnelo Queiroz é outro que está envolvido até os olhos com dúvidas na sua administração.
Herculano
10/11/2012 05:41
OS DEVOTOS DA SEITA QUE ENGOLE TODOS OS JUDAS RESOLVERAM DISCRIMINAR O PCC, por Augusto Nunes, de Veja.

Para o homem dos postes, vale qualquer parceiro. Até o PCC.

Isso não!, reagiram os milicianos do PT que, homiziados na esgotosfera, patrulham a internet 24 horas por dia. Isso é demais!, indignou-se o rebanho que endossa com balidos submissos as mais repulsivas parcerias celebradas pelo Grande Pastor. O próprio Lula, em outubro de 2009, fez o resumo da Ópera dos Vigaristas: "Se Jesus Cristo viesse pra cá e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão", ensinou o mestre. Por que os devotos cismaram com o PCC?

O PT abriga, protege e louva corruptos ativos e passivos, quadrilheiros juramentados, lavadores de dinheiro, peculatários, comerciantes de divisas, falsários, fabricantes de dossiês criminosos, estupradores de sigilo bancário e fiscal, trombadinhas, punguistas, gestores fraudulentos, estelionatários, assaltantes de cofres públicos e dezenas de outras subespécies delinquentes. O elenco é mais que suficiente para um filme épico sobre a história universal da infâmia. Mas o chefe supremo acha pouco.

Tanto acha que decidiu vincular o PT ao que há de pior além das fronteiras do partido. Para governar sem sobressaltos, virou amigo de infância de José Sarney, Fernando Collor, Paulo Maluf, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Romero Jucá, Severino Cavalcanti, Edison Lobão e outros casos de polícia. Para ampliar a base alugada, fechou negócio com meliantes do PCdoB, do PDT, do PR, do PP e outras siglas permanentemente à venda - sem contar o PMDB, qualificado por Ciro Gomes de "ajuntamento de assaltantes".

Caprichando na pose de celebridade internacional, Lula ajoelhou-se no altar que junta liberticidas e tiranos psicopatas de distintos sotaques - gente como Muamar Kadafi, Mahmoud Ahmadinejad, Hugo Chávez, Hosni Mubarak ou os narcoterroristas colombianos das Farc . No coração do homem que se nomeou consultor de Deus, existe espaço para todos os judas. Se sempre foi assim, por que discriminar os companheiros do PCC?

Preconceito é isso aí, poderia queixar-se Marcos Camacho, o Marcola, chefão da sigla que controla os presídios paulistas. O PCC, é verdade, age em campos ainda não explorados pelo PT. Mas não há em seu quadro de associados os assaltantes de cofres públicos que sobram na seita lulopetista. E nenhum dos parceiros de Marcola é procurado pela Interpol.
Herculano
10/11/2012 05:16
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E a bomba da semana: "'Minha vagina era uma couve-flor', diz Geisy Arruda após cirurgia íntima". Virou repolho? Mas não era zona do agrião? Como diz um amigo: "Nunca mais conseguirei comer couve-flor como antes"! Rarará!

E o Palmeiras? A porcada quer matar os jogadores do Palmeiras. Duas coisas que eu não queria ser em São Paulo: jogador do Palmeiras e policial! Bagurança Pública!
Herculano
10/11/2012 05:09
COMO FUNCIONA. USINA CONTRATA ADVOGADO QUE A CRITICOU

Ex-presidente da OAB afirma não haver ilegalidade na contratação, mas que o atual titular deveria ter recusado oferta. Ophir Cavalcante, que preside a entidade, defende lisura do contrato e diz que recebeu 'valor justo'. A informação é de Rubens Valente, da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília.

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, foi contratado pelo consórcio de empreiteiras construtoras da usina hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingu (PA), no mesmo mês em que a obra foi alvo de uma audiência pública no OAB em Brasília.

Em 2011, Cavalcante fez críticas ao empreendimento, ao defender que as obras iniciais fossem paralisadas até cumprir "as condicionantes para a execução do projeto".

A audiência pública, com a presença de representantes de ONGs, Senado e Ministério Público, ocorreu na sede da ordem em Brasília, em 9 de abril. Quinze dias depois, o escritório de Ophir em Belém (PA) foi contratado pelo Consórcio Construtor Belo Monte, formado por nove empreiteiras, para ajuizar uma ação de declaração de ilegalidade de greve movida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada no Estado do Pará

Não há impedimento legal para a contratação. "[A contratação] é uma surpresa, não sabíamos. Eu fico chocada porque a OAB é uma instância em que a gente, de qualquer maneira, deposita uma confiança, uma esperança, por ter um papel na defesa da democracia, das leis", disse Antônia Melo, coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, um grupo de ONGs da região de Altamira (PA).

Antônia disse que as entidades aguardam "há muito tempo" um posicionamento oficial da OAB sobre a obra. "Por parte da OAB nos sentimos assim sem defesa, porque passam por cima das leis, tudo está acontecendo ao arrepio das leis, e nem sequer a OAB se posiciona nesse sentido, 'olha, está errado'."

Um ex-presidente da OAB, que falou sob condição de não ser identificado, concordou que não há ilegalidade na contratação de Cavalcante, mas disse que ele deveria ter se negado a trabalhar para um empreendimento que a própria OAB colocou em dúvida, ao organizar a audiência pública.

Ele comparou a situação a um procurador da República que começa a investigar uma acusação e acaba contratado pelo investigado.
Herculano
10/11/2012 05:00
Retrato. Dois terços dos indígenas recebem do Bolsa Família. Datafolha mostra que 94% plantam e 85% caçam; para 57%, falta terra. Maioria sabe ler, e 65%, escrever em português; 30% exercem trabalho remunerado, mas só 7% com carteira assinada.
Herculano
10/11/2012 04:56
DOAÇÕES OCULTAS REPRESENTAM 70% DA ARRECADAÇÃO DOS CANDIDATOS. SERÁ POR QUE NA ORIGEM OSPOLÍTICOS, DE TODOS OS PARTIDOS, JÁ ESCONDEM O QUE DEVERIA SER PÚBLICO E TRANSPARENTE PARA A SOCIEDADE?

O texto é de Felipe Bächtold, da sucursal portoalegrense da Folha de S.Paulode e de Valmar Hupsel Filho, de São Paulo e afirma que candidatos eleitos no primeiro turno nas principais cidades do país obtiveram quase 70% de sua arrecadação por meio de doações ocultas.

Ao todo 34 prefeitos eleitos em capitais e municípios com mais de 200 mil eleitores arrecadaram R$ 83 milhões (69% do total) com repasses de origem não identificada.

Os dados constam na prestação de contas divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As receitas e despesas dos cem candidatos que disputaram o 2º turno há duas semanas não terminaram de ser contabilizadas.

Na doação oculta, a candidatura recebe repasses das direções partidárias ou de comitês financeiros dos partidos. O método, que não é proibido, ajuda a desvincular a participação de empresas em campanhas eleitorais, já que a entidade privada faz a contribuição para o comitê.
Herculano
10/11/2012 04:46
DA SÉRIE: O POVO QUE ESCREVE PARA OS JORNAIS SOBRE O MENSALÃO QUE O PT DIZ NÃO EXISTIR

Estes são leitores da Folha de S.Paulo. O ex-presidente Lula, preocupado com o julgamento dos implicados no mensalão, várias vezes disse que já foi julgado pelas urnas. Certamente, ele não sabe que o eleitor não julga ninguém detentor de implicações ilícitas, como corrupção, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e compra de consciência de parlamentares, pois tal competência é exclusiva do Judiciário. Quem é inocente não perde a paz. Paulo Maia Costa Júnior (São José dos Campos, SP)

Os operadores do mensalão estão sendo condenados. E como fica o ex-presidente Lula, maior interessado e beneficiado pelo esquema de corrupção? Roberto Twiaschor (São Paulo, SP)

Sobre as conclusões do Supremo Tribunal Federal, acredito que todos tenhamos achado ótimo o enquadramento da turma do PT. Entretanto uma pergunta não nos foi respondida: até quando, Demóstenes, Maluf e caterva, abusareis da complacência da Justiça? Gladstone Honório de Almeida Filho (Rolândia, PR)
Herculano
10/11/2012 04:40
HISTORIADOR? SÓ COM DIPLOMA, por Fernando Rodrigues, para a Folha de S. Paulo.

BRASÍLIA - Poucos notaram, mas o Senado aprovou um projeto de lei estapafúrdio na última quarta-feira. Eis o essencial: "O exercício da profissão de historiador, em todo o território nacional, é privativo dos portadores de diploma de curso superior em história, expedido por instituição regular de ensino".

Em resumo, se vier a ser aprovada pela Câmara e depois sancionada pela presidente da República, a nova lei impedirá que pessoas sem diploma de história possam dar aulas dessa disciplina.

A proposta é de um maniqueísmo atroz. Ignora que médicos, sociólogos, economistas, engenheiros, juristas, jornalistas ou cidadãos sem diploma possam acumular conhecimentos históricos sobre suas áreas de atuação. Terão todos de guardar para si o que aprenderem.

Há sempre a esperança de alguém levantar a mão e interromper essa marcha da insensatez na Câmara. Mas mesmo que seja abortado, o episódio não perderá a sua gravidade. Trata-se de um alerta sobre a obsolescência e a falta de lógica do processo legislativo brasileiro.

A ideia nasceu em 2009. Era um projeto do senador Paulo Paim, do PT gaúcho. Em três meses, o senador Cristovam Buarque, do PDT de Brasília, deu um parecer favorável. Ouviu um chiste de José Sarney: "Você quer me impedir de escrever sobre a história do Maranhão".

Cristovam parece arrependido do seu protagonismo. Indica ter deixado tudo para assessores, sem supervisioná-los como deveria. Erros acontecem. Só que o senador defensor da educação não quis reconhecer o equívoco na quarta-feira. Preferiu se ausentar do plenário.

O Senado tem 81 integrantes. Só dois votaram contra o diploma obrigatório para historiadores: Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Pedro Taques (PDT-MT). É muito pouco para impedir que o país se transforme, de lambança em lambança, numa pátria das corporações.

Herculano
09/11/2012 21:31
Esta notícia correu o mundo hoje. Estranha para os nossos padrões.

O diretor da CIA (agência central de inteligência dos EUA), David Petraeus, um dos mais respeitados militares americanos, apresentou nesta sexta-feira, 9, sua carta de renúncia ao presidente Barack Obama, após reconhecer ter mantido uma relação extraconjugal.

Embora não tenha dado detalhes do caso, ele assinalou que sua infidelidade demonstra um critério "extremamente pobre" e um "comportamento inaceitável", tanto como marido quanto como líder de uma organização tão importante como a CIA. "Após ser casado por 37 anos, eu tive um caso extraconjugal. Esse tipo de comportamento é inaceitável tanto para um marido como para o líder de uma organização como a nossa", disse Petraeus.

Volto. Este senhor pediu o boné de um dos empregos mais cobiçados e poderosos no mundo porque pulou a cerca? Os nossos políticos, fazem desta "pulação", algo que os credenciam a ser alguém no mundo deles. Outra, aqui no Brasil os nossos políticos e administradores públicos não largam o cargo, por mais mixuruca que seja o desvio, a dúvida ou até mesmo o delito, mesmo diante de corrupção, caixa dois, roubo, improbidade e incapacidade administrativa...

Quem está errado? O ex-homem da Cia ou os nossos políticos e administradores públicos, suas famílias e agregados?
Herculano
09/11/2012 18:45
Condenados no mensalão, Dirceu e mais três entregam passaportes ao STF

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e mais três réus condenados no julgamento do mensalão já entregaram seus passaportes ao Supremo Tribunal Federal após determinação do ministro relator do processo, Joaquim Barbosa.

O documento de Dirceu foi protocolado, no início da tarde de hoje (9), por sua defesa no gabinete de Barbosa.

Além de Dirceu, os outros três réus que entregaram o passaporte foram o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), Rogério Tolentino e João Claudio Genu, ex-assessor do PP.

A defesa do empresário Marcos Valério, operador do mensalão, informou que o documento foi repassado ao Supremo já em 2005.
Herculano
09/11/2012 18:37
Impostômetro chegará a R$ 1,3 trilhão na próxima segunda-feira.
Na comparação com o ano passado, marca será atingida nove dias antes
Herculano
09/11/2012 15:15
A que se esconde como Rosane Maria.

1. Eu não publiquei foto nenhuma sobre este assunto.
2. Eu tratei este assunto de forma paralela
3. A queixa está endereçada errada. Deve ser ao editor e eu não respondo por ele. Outra quando se tem uma opinião, ela é válida quando se mostra a face, como fez o editor. Escondida, como você se apresentou em algo tão importante, mostra o caráter da queixa.
4. Este assunto pode ser visto da sua ótica e da ótica do editor. O que foi feito, foi feito com o consentimento do envolvido e seus familiares. As claras. É um drama da vida como ela é. Não houve exploração.
5. Esta notícia é semelhante a outra publicada na mesma edição onde amigos, se solidarizaram, e rasparam a cabeça. É um drama da vida como ela é. Também não houve exploração. Apenas registros.
6. O que você quer ver escondido? O drama da doença ou o drama da procura à cura, a incúria pública nos nos postos de saúde, que ajudou Ivo ao gesto radical?
Herculano
09/11/2012 15:05
PRIORIDADE

A assessoria de imprensa da prefeitura fez um press release informando que o prefeito Pedro Celso Zuchi recebeu alunos do terceiro ano da escola Marina Vieira Leal. Para eles, o prefeito explicou os futuros projetos do seu governo ainda ameaçado por processos que impugnaram a sua candidatura.

Para o povo, a assessoria de imprensa está em silêncio. O mesmo prefeito que recebeu as inocentes crianças hoje, foi o que foi a Brasília, na retomada das suas viagens mensais. Até agora não houve a prestação de contas do que disse que iria conseguir e eventualmente conseguiu, ou não, para Gaspar. Tudo é uma questão de prioridade. Acorda, Gaspar!
NOVELA HOSPITAL
09/11/2012 15:03
Até quando nosso prefeito irá tratar do Hospital como não fosse de sua cidade???????

O que dar entender é que esta torcendo contra,até quando ele vai preferir reformar,asfaltar,pintar,etc...... E a saúde como fica???

Não fica,pois ele sabe que tem Blumenau para nos salvar,mas até quando?????

Que governo é esse????

Alguém precisa fazer algo,e algo novo,dar a cara á tapa,falar a verdade,sem medo de represálias,chega de medo.

O que essa última administração municipal esta fazendo nesses últimos anos é uma vergonha sem precedentes.

Agora mesmo com dinheiro,esse Hospital vai ter que lutar muito,pois o marketing negativo que adquiriu,vai demorar anos para a comunidade ter confiança novamente.

Isso pra mim não é política.
Rosane Maria
09/11/2012 10:50
Antes de mais nada, gostaria de dizer que acompanho sempre o site do Jornal Cruzeiro do Vale e respeito o trabalho realizado por estes profissionais.

Mas, se as melhores fotos da semana foram as do Jota, as piores foram as que o Cruzeiro postou na primeira notícia sobre o salvamento de Ivo Clerici.

Quem já conviveu com algum caso de depressão sabe o quanto essa doença é perigosa e o quanto essas mentes são delicadas. E por isto, este é um assunto que deve ser tratado com extremo cuidado e respeito.

Uma única foto (DSC0092) bastaria para retratar com dignidade o heroico trabalho de salvamento realizado pelos bravos agente de trânsito e policiais militares; sem expor de maneira sensacionalista o pobre homem que chegou ao extremo descontentamento consigo mesmo e com a própria vida. Se ele já estava assim, imagina quando souber que foi exposto dessa maneira na internet, para o mundo todo.
Adilson Luis Schmitt
09/11/2012 10:28
Engraçado os critérios que os cumpanheiros usam para escolher ou definir a indicação para um cargo tão importante:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

09/11/2012
às 4:33
A nova indicação da presidente Dilma para o Supremo Tribunal Federal. Ou: ?Quem é esse Beto mesmo??


Ai, ai, ai? A presidente Dilma Rousseff já começou a receber as indicações da companheirada para preencher a nova vaga no Supremo Tribunal Federal, que se abre com a aposentadoria compulsória do ministro Ayres Britto, que faz 70 anos no dia 18 de novembro. Vai sair sem que se tenha concluído a dosimetria das penas dos condenados. A falta de método levou à confusão. Mas cuido disso em outro post, ao tratar da mais nova onda influente no noticiário: crimes em cascata, agora, viraram mera ?continuidade delitiva?? Não! Não sou advogado, não sou jurista, não sou operador do direito. Mas sei ler algumas coisinhas. Aliás, fiquei especialmente contente ao constatar vários jovens advogados na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, no lançamento de ?O País dos Petralhas II? na capital paranaense. Mas sigo para chegar ao meu título?

O nome do secretário-executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos, que tem 35 anos, voltou a circular como uma das alternativas. É mais um daqueles supostos jovens gênios do direito que aparecem no petismo de vez em quando ? outro é Pedro Abramovay. Não têm obra. Não têm pensamento que possa ser citado. Não têm contribuição ao direito. Não têm experiência. Mas são tratados como verdadeiros ?Mozarts? das artes jurídicas. Então tá. Cadê ?A Flauta Mágica? ao menos? Tudo indica que Beto Vasconcelos está de olho em outro cargo ? que também está bem acima da sua experiência e formação ?, mas nunca se sabe?

O que mais me intriga no jornalismo companheiro ? sim, refiro-me a amplos setores da grande imprensa que perderam o medo da felicidade e deixam seu petismo correr a céu aberto ? é omitir que Beto Vasconcelos, ainda que fosse um gênio, formado ali na estufa da burocracia, é filho de Gilberto Vasconcelos, que foi companheiro de Dilma nos grupos terroristas Colina e VAR-Palmares. Aliás, foram presos juntos. O ?Beto? não é uma síncope de Roberto, como se pode pensar. É nome mesmo. Tem a ver com a juventude dos militantes Dilma e Gilberto. Já chego lá.

A biografia oficial deste que dizem ser candidato a uma vaga no Supremo, o topo da carreira jurídica no país, o pináculo do Judiciário, é esta:
Beto Ferreira Martins Vasconcelos é bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e pós-graduado em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo e em Biossegurança pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como advogado em São Paulo de 2000 a 2003. No governo federal, ocupou os cargos de secretário substituto de Política de Informática e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (2003-2004), assessor do ministro de Estado da Justiça (2004-2005), subchefe adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (2005-2007), secretário-executivo do Conselho Nacional de Biossegurança (2006-julho/2010), subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e presidente do Centro de Estudos Jurídicos da Presidência (2007-dezembro/2010). Desde janeiro de 2011, é secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República.

Viram só? Ele tem uma larga experiência! Advogou por menos de quatro anos!!! Aí fez carreira meteórica no governo federal. O grande salto se deu de mero secretário substituto de uma pasta a subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil ao tempo em que a titular era a amiga de militância de seu pai: Dilma Rousseff. Enquanto cuidava de sua ascensão profissional, certamente teve tempo de estudar a fundo o direito brasileiro, filosofia do direito, direito comparado, jurisprudência, essas coisas? É o nosso Cesare Beccaria! Aquele, aos 26, já tinha escrito ?Dos Delitos e das Penas?. O Beto não precisa escrever nem lista de supermercado. É, literalmente, um fidalgo.

O ?Beto?
E por que ele chama ?Beto?? No dia 17 de junho, seu pai, Gilberto Vasconcelos, concedeu uma entrevista ao Estado de Minas. Reproduzo trecho:
Gilberto é conterrâneo de Dilma. Na época, ela tinha 22 anos e ele, 23; e ambos militavam no setor estudantil da organização de luta armada Colina, batizada assim em homenagem às montanhas de Minas. Mais tarde, na clandestinidade, os dois se tornariam ?amicíssimos? de Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto, de codinome Breno, que chegaria a ser dirigente nacional da VAR-Palmares. ?Não há melhor lugar para se esconder do que na praia. Ficávamos eu, ela e o Beto sentados na praia, cantando as músicas da revolução. Um dia chegou o Beto cantando Aquele abraço, do (Gilberto) Gil, que eu nunca tinha ouvido. Dilma cantou junto. Ela gosta de cantar e isso nos unia além das convicções ideológicas?, conta.
Em fevereiro de 1971, Beto seria assassinado com três tiros na Casa da Morte de Petrópolis, no Rio, segundo consta no livro A vida quer é coragem, lançado em janeiro por Ricardo Amaral, conhecido como Batata, ex-assessor de imprensa de Dilma e que trabalhou em BH como repórter do antigo Diário do Comércio. Em homenagem ao amigo de lutas, Gilberto batizou seus filhos de Beto e Breno, nome e codinome do militante morto em combate.
Aurélio Marcos de Souza
09/11/2012 09:12
Herculano, bom dia. Será que o único loteamento verdadeiramente regular no municipio de Gaspar, é aquele que tive que ir ao poder judiciário para evitar que doassem parte da área verde para fazer um centro administrativo a uma autarquia federal.

Aquele em que um secretário VERDE alterou o posicionamento da areá verde com a comunitária, alteração esta considerada criminosa pelo pleno do Tribunal de justiça de Santa Catarina.

Se este for o único loteamento regular no municipio, esta regular por causa da intervenção da população em sua defesa.
Herculano
09/11/2012 08:47
Manchete da edição de hoje do jornal O Globo

Para impedir fuga, STF manda incluir mensaleiros na lista de procurados. Depois de ordenar a entrega dos passaportes, o relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, emitou ordem à Polícia Federal para impedir os condenados de deixarem o país sem autorização.
Herculano
09/11/2012 08:44
NOSSOS VIZINHOS NÃO ESTÃO AGUENTANDO


Panelaço antigoverno mobiliza argentinos. Diversos setores da sociedade saíram às ruas em protesto contra a alta dos preços, corrupção e restrição ao dólar; apagão aumentou irritação.

Centenas de milhares de argentinos em todo o país foram às ruas na noite desta quinta-feira, 8, para realizar o maior panelaço dos últimos anos contra o governo da presidente Cristina Kirchner. Os manifestantes carregavam cartazes com os dizeres "liberdade", "imprensa livre", "respeito", "não à corrupção" e criticavam a política de confronto da presidente argentina.
Herculano
09/11/2012 08:35
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E adorei o novo patrocinador do Vasco: "Casarão do Lustre". Pra um time que vive pendurado, não existe melhor patrocinador que um lustre! E São Paulo X Universidad de Chile! O meu São Paulo deu de cinco nos universitários com direito a chuva de plumas e paetês! E o Rogério Ceni ainda zoou dos corintianos: "Dificuldade com universidade é coisa de corintiano". Rarará
Herculano
09/11/2012 08:31
ALERTA

Crescem fraudes com uso do CPF alheio. Pesquisa mostra que foi registrado 1,5 milhão de casos até setembro; setor de telefonia responde por 33% do total. Popularização da internet e das mídias sociais impulsiona a ação de criminosos, dizem especialistas

Herculano
09/11/2012 08:27
Se a moda pega, tem político que vai ficar pobre e outros desistindo da "carreira". Em qualquer país sério isto não seria uma discussão da corte suprema mas a aplicação de uma regra tácita entre estas sociedades desenvolvidas.

Ministros defendem indenização ao Estado. Dois membros do STF apoiam ideia de Celso de Mello de que deve haver valor mínimo a ser ressarcido pelos condenados pelos condenados do mensalão. Caso o tribunal aprove a medida, Ministério Público e AGU seriam os responsáveis por cobrar os pagamentos em juízo
Herculano
09/11/2012 08:23
DO QUE OS NOSSOS POLÍTICOS SÃO CAPAZES PARAA SE PERPETUAR OU GANHAR O PODER? ATÉ DE NOS ENTREGAR PARA OS BANDIDOS

É assim que Eliane Cantanhêde abre seu artigo na edição de hoje da Folha de S.Paulo, onde foi obrigada a comparar números.

A violência em São Paulo evoluiu de uma guerra entre bandidos e policiais para uma guerra de vaidades entre o governo federal e o estadual, descambou para mais uma guerra partidária entre PT e PSDB e desemboca numa guerra interminável de números. A eleição de 2014 já está começando.
Herculano
09/11/2012 08:17
ENSINO MEDÍOCRE

O editorial de hoje do jornal Folha de S. Paulo traz uma reflexão preocupante. Os três primeiro parágrafos que piço e republico aqui mostram um retrato assustador. Ele mostra a razão pela qual as pessoas são desinformadas, manipuladas, porque precisamos de cotas e a razão de tanta corrupção. Vivemos num mar de ignorantes que são usados (ou comprados) a cada eleição e estão conformados com isto.

Em mais um atestado de que o ensino médio brasileiro está em petição de miséria, o cientista social Simon Schwartzman, após analisar dados do Enem, revela que apenas 27,9% dos que fizeram a prova em 2010 obtiveram mais de 450 pontos em todas os testes (as notas máximas variam em torno dos 900).

Os 450 pontos, vale assinalar, são o novo limiar definido pelo Ministério da Educação para conferir diploma de nível médio a quem não concluiu essa etapa da educação básica numa escola. Ou seja, quase três quartos dos alunos ficam aquém do mínimo aceitável.

As variáveis socioeconômicas, como a escolaridade na família, pesam muito no desempenho. Entre os estudantes cujos pais não têm nenhuma instrução formal, apenas 12,1% alcançaram os 450 pontos. Já entre aqueles cujos genitores cursaram o ensino superior, a taxa vai a 49,6%, e chega à maioria (66,4%) só no caso dos filhos de pais com doutorado
Herculano
09/11/2012 08:06
ATRASADO

Só na edição de hoje, sexta-feira, do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - é que o prefeito Pedro Celso Zuchi publica a suspensão da licitação 149/2012 por suposta irregularidades

A suspensão é feita na marra e por decisão do Tribunal de Contas do Estado. Os leitores e leitoras desta coluna já sabiam quando leram-na na sexta-feira passada, que esta licitação estava suspensa pelo TCE, mas o município insistia em levá-la adiante.

"Fica SUSPENSO, o Processo Licitatório acima epigrafado, atendendo ao disposto no Ofício nº 21.675/2012 encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina - TCE/SC no dia 01/11/2012.
Intimem-se as partes interessadas.
Gaspar, 5 de novembro de 2012".

Para quem não está ligando a uma coisa coma outra. Eu explico acima na nota "Sinal Vermelho".
Herculano
09/11/2012 07:54
INVESTIGAÇÃO SOBRE NEGÓCIOS DE FILHO DE LULA É ARQUIVADA. UM INCENTIVO A NEGÓCIOS MAL EXPLICADOS PARA QUEM GIRA EM TORNO NO PODER. EM UM PAÍS SÉRIO ALGO ASSIM NÃO PROSPERARIA.

A reportagem que deve ser lida até o fim, apesar de longa, é de José Ernesto Credendio, de São Paulo e de Andreza Matais, de Brasília, para o jornal Folha de S. Paulo.

O Ministério Público e a Polícia Federal arquivaram investigações sobre suspeitas de tráfico de influência nos negócios do filho mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fabio Luis, sete anos depois de iniciadas.

Em 2005, a Gamecorp, uma pequena empresa criada um ano antes por Lulinha, como é conhecido Fabio Luis, recebeu um aporte de capital de R$ 5 milhões da antiga Telemar, a empresa de telefonia que depois se fundiu com a Brasil Telecom para criar a Oi.

Após o aporte, o governo Lula alterou as regras do setor de telecomunicações para viabilizar a fusão da Telemar com a Brasil Telecom, com o argumento de que era necessário criar uma grande empresa nacional no setor.

Como a empresa é concessionária pública e tem o BNDES como sócio, o Ministério Público Federal abriu um inquérito para apurar suspeitas de tráfico de influência e para averiguar se a transação deu prejuízo para os sócios da operadora de telefonia.

Nenhum depoimento foi tomado. O Ministério Público apenas enviou pedidos de informação à Gamecorp, à Telemar e ao BNDES, e perguntou à operadora e ao banco se eles sabiam que o filho de Lula era dono da Gamecorp.

Após receber as respostas, o Ministério Público concluiu que não houve nada irregular na transação. A investigação da Polícia Federal limitou-se a reunir reportagens jornalísticas publicadas sobre o caso. A decisão pelo arquivamento foi tomada pelo Ministério Público em agosto e ainda não foi publicada.

Ao explicar aos superiores por que o caso deveria ser arquivado, o procurador Marcus Goulart reconheceu que o investimento de uma empresa do porte da Telemar numa companhia desconhecida como a Gamecorp "pode causar espécie à primeira vista", e escreveu que "a estranheza toma proporções ainda maiores quando figura no quadro societário o filho do presidente da República".

"Soma-se a isso alteração da norma que permitiu a compra da Brasil Telecom pela Telemar e poder-se-ia concluir apressadamente que o investimento na Gamecorp seria apenas um pequeno agrado", prosseguiu Goulart. "Todas essas ilações podem convencer os leigos, mas são absolutamente insuficientes para levar o operador do direito a tomar uma decisão."

O advogado Roberto Teixeira, amigo pessoal do ex-presidente Lula, defendeu a Gamecorp no inquérito. Ao solicitar o arquivamento da investigação, Teixeira afirmou que "inexiste qualquer impedimento legal para que Fabio Luis possa participar de sociedade pelo fato de ser filho do atual presidente".

O pedido de informações enviado à Gamecorp foi respondido por Teixeira quatro anos após o início do inquérito, e só depois que um estagiário do Ministério Público fez um resumo da situação do processo e apontou essa "lacuna" para seus superiores.
Herculano
09/11/2012 07:40
EXEMPLO

Ontem na Câmara falou-se que em Gaspar só existe um loteamento verdadeiramente regular e não é o que a prefeitura montou como demonstra a reportagem de capa da edição de hoje do jornal Cruzeiro do Vale.

Aquele das casinhas de plásticos é uma ocupação que beira a um aglomerado urbano bem à mostra de todos que passam ali na BR 470. É o retrato de como funciona Gaspar e seus administradores públicos. Irresponsabilidade, desleixo e afronto as leis que o próprio município deveria cumprir e que diz obrigar outros, quando apenas são seus adversários políticos momentâneos. Falta Ministério Público para acabar esta farra. Acorda, Gaspar!
Dade
09/11/2012 03:37
Também, quem aguenta passar na ponte,talvez quase todo dia desempregado,depressivo e ir ao posto do centro para conseguir marcar uma consulta,depois de horas na fila que nunca anda.... e pelo visto nunca vai andar,porque é sempre aquele tumulto dos inferno naquele posto de saúde!!!,Vai pra lá ,vem pra cá. dá para enlouquecer mesmo....Ali tem que ser muito saudável para aturar e conseguir uma consulta, porque quem está doente com depressão e outras doenças mais grave não aguenta. Tem que pedir para outra pessoa conseguir uma consulta...E tem mais !!!Esse homem era para ser atendido lá no CAPS... que é próprio para esse tipo de doença...Paga-se uma fortuna em aluguel naquele local prá que? Nem sempre tem psiquiatra,que também é uma vergonha....,eles os funcionários mandam para o posto porque não tem outra solução E Eles fazem o que podem,mas tem hora que eles não pode fazer mais,pois são remédios controlados e os paciente precisam de receitas do médico psquiatra......Bom mudando de saco prá mala boa parte dos eleitores votaram neste prefeito,que aí está,até que merece ter ele como administrador,mas os que não votou nele ,não merece isso....Isso é loucura mesmo !!!Cuidado quem passar na ponte!!! Ela está ficando perigosa uí..uí..uí !!!!!GASPAR JÁ ESTAVA UMA UMA VERGONHA E CADA DIA PIORA.........BENZADEUS!!!!!!!!Um abraço de quem teve consciência na hora de votar......
Herculano
08/11/2012 22:25
Atenção. As obras de reforma da ponte Hercílio Deecke podem causar mal as pessoas e levarem a um erro fatal. Aquilo deixa qualquer um intrigado, doido, desorientado. O Ivo, que passa por lá com alguma frequência, declarou que foi mais uma vez ver a obra para espairecer de ir ao Posto de Saúde (onde esperou horas a fio e não aguentou). Depois do que viu (e passou), perdeu a noção da realidade e se jogou no Rio.

Eu sempre escrevi, esta reforma, sem perspectivas e laudos, é uma tortura para os gasparenses. Taí. Acorda, Gaspar!
Herculano
08/11/2012 22:15
Antônio Carlos

Enquanto não se responsabilizar civilmente (grana) e criminalmente (cadeia) os loteadores (alguns deles ricos, ilesos e protegidos), prefeitos, secretários de planejamento e jurídicos, bem como os vereadores, nada se resolverá e pior, tudo continuará do jetinho errado nesta cidade e o povo, como você, pagando o pato.
Herculano
08/11/2012 22:09
VOLTOU, MAS NÃO PRESTOU CONTAS À POPULAÇÃO

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, já estava em viagem na segunda-feira, quando informou por sua assessoria que estava viajando naquele dia para Brasília para buscar verbas.

Muito bem. Ele já voltou. E a mesma assessoria até agora nada informou. Estão estruturando uma notícia bombástica. Será? Acorda, Gaspar!
Carlos Antonio de Oliveira
08/11/2012 22:07
Herculano;

Qual seria a saida para estes loteamentos ditos irregulares, se tudo aconteceu à luz do dia, aos olhos dos estão vereadors, promotores e juízes, prefeitos? Qual motivo de não ter embargado no momento em que foram feitos? Qual motivo de não se denunciar naquele momento, inclusive você que sempre teve uma língua afiada, correta e certeira?

Eu sou uma vítima, que mora num dito loteamento clandestino, sem estrutura alguma. Os senhores vereadores e o prefeito, vão ter que achar uma saida para isso, ou será que querem que eu e meus vizinhos saiam, entreguem tudo aos antigos proprietários, ou ao município o que com muito sacrificio construímos??????

Vamos parar de hipocrisia, todos, inclusive o poder público, o judiciário, os advogados da cidade, a Promotoria, enfim todos sabiam desta situação. Querem o quê agora? Que entreguemos nossas casas, nossas propriedades?

Queremos uma solução para os ditos loteamentos irregulars.

Carlos Antonio
Herculano
08/11/2012 22:06
MAIS GRANA PARA OS MUNICÍPIOS

O Plenário do Senado aprovou ontem o Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/2012. A proposta acrescenta na lista do Imposto Sobre Serviços (ISS), que é arrecado pelas prefeituras, a veiculação de textos, desenhos e outros materiais de publicidade. O imposto vai atingir principalmente a propaganda na internet e em outdoors, já que o texto exclui da cobrança as inserções feitas em livro, jornal, periódico, rádio e televisão.

Propaganda em outdoors, displays e placas modulares, entre outros dispositivos, pagará ISS. O texto segue agora para sanção. O autor do projeto, deputado Mendes Thame (PSDB-SP), justifica a necessidade de tratar a veiculação de textos, desenhos e outros materiais correlatos como serviço de publicidade, corrigindo assim a confusão de interpretação que existe com serviços de comunicação
Herculano
08/11/2012 21:59
ROMBO DA RECORD PODE PASSAR DE R$ 200 MILHÕES

A revelação é de Flávio Ricco, colunista do Uol. A mudança da Record News, com a dispensa da maioria dos seus funcionários, foi apenas o primeiro passo de uma série de medidas de enxugamento, que a direção da Record será forçada a colocar em prática ao longo dos próximos tempos, para equalizar as finanças da emissora.

O rombo, segundo algumas fontes, passa de R$ 200 milhões - valor que a Record não confirma. A conta da Olimpíada passada, a subutilização do Recnov e os sucessivos erros de planejamento, além de altos salários pagos aos seus diretores e artistas estão entre as despesas que mais contribuíram para se chegar a um valor tão absurdo
Herculano
08/11/2012 21:52
O CORETO É DOS ANDARILHOS

Sabe-se agora o porquê do coreto ao lado da prefeitura ser um dos pontos de atração de andarilhos, mendigos e drogados. Não tem responsável, quem cuide por nós e para nós. A revelação foi feita na sessão de hoje da Câmara.

Os evangélicos vão fazer uma apresentação gospel nesta sexta-feira a noite no coreto. E foram no departamento de Cultura da Secretaria de Turismo para formalizar a ocupação. Não era com eles, mas com o Gabinete do prefeito (???), informaram. Então tocaram todos para lá; também não era, poderia ser com a recepção (?). Todos para lá em peregrinação. Também não era. Ao final, fala com um, fala com outro, a benção veio.

Quem andou atrás disso foi o vereador evangélico Kleber Edson Wan Dall, PMDB. Com tanto comissionado aparelhando entidades, associações de bairros, não tem um para ser responsável pelo menos na agenda do coreto? Ah, isto não dá voto? Hum! Acorda, Gaspar!
Herculano
08/11/2012 21:42
O vereador Rodrigo Boeing Althoff, PV, e que já foi parceiro do PT e por isto secretário de Planejamento, só agora ao encerrar o mandato se interessou por um tema legal: o projeto de reurbanização da Rua Luiz de Franzói, alí na Margem Esquerda.

Perguntar não ofende: mas só agora vereador? Outra.Não é válida a sua crítica a desorganização urbana da Luiz de Franzói. O vereador é um dos que defende a regularização do irregular e clandestino, então...
Herculano
08/11/2012 21:31
VERGONHOSA CONFISSÃO

O líder do governo, José Amarildo Rampelotti, PT, reconheceu na sessão de hoje a noite que Gaspar só possui um loteamento, exemplo e regular.

Também com um Executivo e uma Câmara que se empenharam em fazer projetos para regualizar o clandestino e o irregular, quem é que precisa fazer loteamento regular nesta cidade? Acorda, Gaspar!
Herculano
08/11/2012 21:28
Depois de bater um novo recorde de acessos, excepecionalmente a coluna da edição impressa de amanhã do Jornal Cruzeiro do Vale, foi disponibilizada mais cedo, na noite desta quinta-feira, na internet aos leitores e leitoras. Canja do editor e proprietário Gilberto Schmitt. Não se acostumem.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.