Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

30/10/2012

ENROLAÇÃO I
Últimos dias de campanha ao Governo do Estado. Setembro de 2010. A candidata e gasparense honorária Ideli Salvatti, PT, despencava nas pesquisas. Todos sabiam. Mas, aqui, o companheiro Mauro José Gubert, comissionado que aparelha o Orçamento Participativo até hoje, resolveu, ao modo partidário e pela mentira, dar uma mãozinha contra a realidade. Distribuiu propaganda a partir do seu local de trabalho, via internet. Era uma pesquisa falsa colocando Ideli no segundo turno. Informei com farta documentação no meu blog. Horas depois o blog estava invadido, fora do ar e o tal material entre outros, ?desaparecidos? até hoje magicamente do blog.

ENROLAÇÃO II
Gubert foi denunciado pelo Ministério Público. A Ação 566 que apura atos vedados a funcionários públicos virou inquérito e na semana passada voltou para a Polícia Federal, em Itajaí. Ela pediu mais prazo para apurar este dificílimo mistério que intriga muita gente. Faz quase dois anos que o inquérito vai e volta na PF. Nada de conclusão. No dia 31 de janeiro de 2010, o então juiz Sandro Pierri que não está mais na Comarca, atendeu a primeira solicitação de prorrogação de prazo da PF para concluir o caso. Na semana passada, foi a vez de Ana Paula Amaro da Silveira. Foi o oitavo pedido neste sentido atendido pelo Judiciário gasparense. Em Lages, em caso assemelhado, mas não envolvendo o PT, o inquérito e a sentença se resolveram em seis meses.

CHANTAGEM I
O vereador José Amarildo Rampelotti, PT, líder do prefeito na Câmara, partiu para o ataque. Afirmou com todas as letras na última sessão que vão faltar verbas para Lar das Meninas e outras ações assistenciais obrigatórias em nosso município. É o recado frontal contra a juíza Ana Paula Amaro da Silveira. Chantagem. Ameaça. Revanche. Talião. Esta é a linguagem e o discurso dos nossos políticos que não dialogam, que não buscam saídas e soluções. Ela é juíza da primeira Vara da Comarca, a qual cuida dos direitos da família, da criança e da adolescência, assunto que não é prioritário em muitas administrações municipais daqui, não só a do PT. Faz tempo. Ana Paula também é cumulativamente, e no rodízio, juíza eleitoral. E como tal sentenciou recentemente em uma representação feita por adversários, a cassação do registro da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT. Pronto. Virou mais inimiga do que já era desse pessoal político de leis próprias.

CHANTAGEM II
E por que a juíza tomou tal decisão? Porque como prefeito ? que ainda é ? Zuchi distribuiu com aval da própria Câmara - que não fiscalizou ou propositadamente se ausentou para a lei e assim obter também vantagens eleitorais - recursos a entidades locais. Não podia. Era época imprópria. A ação é vedada pela legislação eleitoral. Pior. O Município fez isto sem a devida dotação no Orçamento, um orçamento que é manipulado e mexido a toda hora e também com aval pela alienação e desconhecimento do assunto pela maioria dos vereadores de Gaspar. Só agora, eles resolveram acordar para esta excrecência administrativa contábil, tantas vezes denunciada aqui.

CHANTAGEM III
O PT de Gaspar está dodói. Quer que prevaleça ? como sempre - a lei dos interesses da hora do partido e do prefeito, onde só ambos podem ter vantagens. Se isto não acontecer, retalha, vinga, empareda mesmo que seja contra o Judiciário onde há caminhos próprios para o contraditório, à defesa e os recursos em outros graus e que neste caso já está no Tribunal Regional Eleitoral para análise. Ana Paula foi chamada a sentenciar. Fez sob fundamento técnico da lei e da convicção. E como a sentença monocrática de primeiro grau não favoreceu o candidato, ao invés de promover a defesa de suas teses no próprio Judiciário, prefere criar fatos fora do devido processo legal para a galera propositadamente desinformada ou manipulada por meias informações.

CHANTAGEM IV
E quem o candidato, o prefeito e o PT querem agora que pague esta conta? Os fracos, os desassistidos, os que estão prestes a se tornarem párias da sociedade, os menores e adolescentes que já vivem à margem de qualquer política municipal de inclusão. Vergonha. Crime. Este é o estado de ânimo dos nossos políticos e administradores. Quer um exemplo entre muitos? Para construir (ou comprar, como foi o caso) um ?abrigo lar? tiveram que ser obrigados por decisão judicial. Depois, na maior cara de pau, queriam promover festiva ?entrega? do prédio para constar no rol de obras de sua visão e iniciativa administrativas. Embusteiros.

CHANTAGEM V
Sobre esta ameaça de que vão faltar verbas para os programas sociais, é bom ressaltar esta decisão interlocutória da juíza Ana Paula. ?Considerando pertinente a questão debatida nestes autos, junto ao feito, cópia de quatro Projetos de Lei do Município de Gaspar (três já aprovados e o último em tramite), os quais dão conta da retirada de recursos de serviços públicos essenciais (saúde, educação e assistência social) e obras importantes para complementar a folha de pagamento dos servidores da Câmara Municipal e do Município de Gaspar?. Ou seja, a Câmara e os vereadores possuem culpa solidária neste cartório. E como! Acorda, Gaspar!

SOBRE O TRAPICHE


O que é aquela queixa sobre ?exigências? do meio ambiente e que Arnaldo Muller relatou na gravação que o ex-petista e ex-procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita fez com ele? Arnaldo deu a entender que o doutor Mesquita conhecia tal exigência extraordinária. Hum!

Moradores do bairro mais populoso, o Santa Terezinha, queixam-se: não podem ser atendidos no posto saúde do mesmo bairro. É isto que acontece para quem mora d?outro lado da Avenida Frei Godofredo, perto da garagem da Prefeitura. Os moradores dali devem ir ao Centro. Como assim? Mais longe? E olha que este é o governo do povo. Imagina se não fosse.  Acorda, Gaspar!

O Beco Inês Baron, na Coloninha, feito de gente humilde que até bem pouco tempo comia pó e se lambuzava na lama devido à falta de calçamento, virou rua estreita para os ricos se desviarem do trânsito congestionado na Rua Nereu Ramos em direção a Gaspar. E a Rua Cecilia Joanna Schneider virou, logo no início deste governo, beco para o privilégio de alguns ricos, amigos dos poderosos.

Era só o que estava faltando. Veja esta. Estão querendo implantar um trevo para facilitar a vida dos moradores e dos que se utilizam da Rua Inês Baron. Legal. O Governo do Estado prometeu custeá-lo. Mas o município de Gaspar (leia-se prefeitura, Secretaria de Obras, Secretaria de Planejamento, procuradoria) não fez o projeto. Então se alega agora, que a verba prevista para tal obra foi parar em outro município. Quem contou isto foi o vereador Kleber Edson Wan Dall, PMDB, na última sessão da Câmara e requenta na de hoje com um requerimento. Será que estamos jogando obras fora quando necessárias para a mobilidade e para os pobres? Acorda, Gaspar!

Ingratos. O vereador José Hilário Mellato é PP. Sempre fez jogo duplo. Ele manobrou o quanto pode para o PT fazer da Câmara uma marionete à administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. Por isso, quase sempre sete votos valeram menos do que três na Câmara. Uma vergonha. Na última sessão, Mellato desabafou ao líder do prefeito: seus pedidos não estavam sendo atendidos. O líder do prefeito, de viva voz, na tribuna, disse que entendeu o recado. Hum! Vem manobra por aí. Será que é no tal projeto 96/2012, o que remaneja em regime de urgência verbas do Orçamento e que alguns vereadores resolveram discutir um assunto que não discutiam e que não estão habituados a lidar? Acorda, Gaspar!

A Justiça Eleitoral acaba de intimar e deu prazo de 30 dias para a Rádio 89,7FM pagar a multa de R$ 21.282,00. Refere-se àquela entrevista que o chefe de campanha de Pedro Celso Zuchi, PT, Doraci Vans, deu à rádio. Ela foi condenada e não conseguiu se defender a tempo conforme alegou o engenheiro, radialista e proprietário da rádio, Joel Reinert. Uma parte desta pena a rádio já cumpriu durante a campanha. Ficou 24 horas fora do ar.

Piada que só políticos sabem contar e rir dela mesma, fazer manchete nos veículos de comunicação, apesar da nossa incredulidade. ?Após vários meses parados, as obras da Ponte da Saudade, em Ilhota, foram retomadas neste mês?.

Edição 1436

Comentários

Herculano
01/11/2012 18:07
O ENTERRO DA CPI DO CAHOEIRA CONFIRMA QUE QUEM ESCONDE BANDIDOS EM CASA NÃO DEVE PROCURÁ-LOS NO PORÃO DO VIZINHO, por Augusto Nunes, de Veja.

No peito de assassinos da verdade e da gramática também bate um coração, comprovou o SMS enviado ao governador Sérgio Cabral, em 17 de maio deste ano, pelo deputado federal Cândido Vaccarezza. "Você é nosso e nós somos teu", derramou-se o fecho do recado cafajeste. Como as investigações da CPI do Cachoeira haviam topado com as ligações criminosas entre o quadrilheiro goiano e o empreiteiro Fernando Cavendish, dono da construtora Delta e o mais perdulário amigo de Sérgio Cabral, o deputado do PT paulista acionou o celular para livrar da insônia o governador do PMDB.

Virtualmente encerrada nesta quarta-feira, a comissão de pilantras e idiotas só serviu para confirmar uma advertência formulada pela coluna em maio passado: quem esconde bandidos em casa não deve procurá-los no porão do vizinho. Foi o que fez o ex-presidente Lula ao conceber a CPI que serviria de armadilha para a captura dos inimigos Demóstenes Torres e Marconi Perillo. De quebra, imaginou o estrategista trapalhão, o berreiro no Congresso evitaria que os holofotes se concentrassem no julgamento do mensalão.

Deu tudo errado: em parceria com José Dirceu, Lula acabou armando uma arapuca onde se enfiaram, além do senador do DEM e do governador do PSDB, também os companheiros Sérgio Cabral e Agnelo Queiroz, o empreiteiro Fernando Cavendish e outros fregueses da Delta. Ao seguir o caminho traçado pelo estrategista trapalhão para alcançar o coração do poder em Goiás, a CPI desembocou na trilha que margeia o penhasco. A solução encontrada pelos comandantes da tropa lulopetista foi enterrar o aleijão em cova rasa, declarar vitória e bater em retirada.

Advertência: este comentário não tem nada a ver com o que aconteceu e os personagens da CPI dos Cemitérios Públicos de Gaspar, que foi enterrada no Dia das Bruxas. Ele apenas mostra uma prática corriqueira dos políticos que tentam esconder do público, da mídia e da comunidade as suas mazelas
Herculano
01/11/2012 18:02
VEREADORES ELEITOS SÓ PENSAM COMO SE ANINHAR AO NOVO PODER

A coluna da edição impressa de amanhã do jornal Cruzeiro do Vale já está pronta e editada.Daqui a pouco ela vai para o parque gráfico. Vou lhes falar dos movimentos que se dão intensamente nos bastidores para a composição de forças na próxima legislatura. Os velhos interesses estão novamente comandando os processos. Acorda, Gaspar!
Herculano
01/11/2012 16:27
Semana que anteceu as eleições no primeiro turno e na primeira semana de outubro. Guardas de trânsito orientavam a fluidez nas Linhas Círculo, no elevado e nos semáfaros da Avenida das Comunidades e Duque de Caxias.

Hoje, véspera de um feriado prolongado. Eles sumiram e o congestionamento na área central apareceu. Antes das eleições fazia parte da propaganda enganosa. Agora, da realidade que teremos por mais quatro anos. Acorda, Gaspar
Herculano
01/11/2012 16:24
Olha só esta manchete da Folha de S. Paulo. Se a moda pega. O texto é de Gabriela Guerreiro, de Brasília.

RELATOR DO ORÇAMENTO DE 2013 DESCARTA CONCEDER REAJUSTES AO FUNCIONALISMO

Relator do Orçamento Geral da União de 2013, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) descartou na proposta orçamentária preliminar apresentada nesta quinta-feira (1º) ao Congresso conceder novos reajustes para categorias do funcionalismo público federal.

Apesar de considerar "legítimo" que os servidores busquem aumentos de salários, Jucá disse que o Orçamento de 2013 está mais "enxuto" e qualquer reajuste do funcionalismo será definido pelo Executivo.

"Não adianta colocar na rubrica do Orçamento se não houver entendimento com o Executivo para dar aumento a qualquer categoria. Todo aumento deve ser feito em consonância com o governo", afirmou.

Mesmo com a onda de greves do funcionalismo que marcou o governo Dilma Rousseff este ano, Jucá disse que o relator da proposta orçamentária não tem poderes para decidir "unilateralmente" sobre os reajustes.

Jucá manteve o mesmo valor previsto no Orçamento deste ano para as emendas parlamentares individuais: R$ 15 milhões para cada deputado ou senador. Desse total, pelo menos R$ 2 milhões devem ser reservados para a área da saúde.
Herculano
01/11/2012 15:51
VIDA DE CÃO

Quem assistiu na última terça-feira o discurso da tribuna da Câmara de Gaspar sobre a defesa dos animais e a condenção de quem defende outras prioridades para o município, vê repetidas as palavras de quem postou escondido aqui como Maurício Silveira, inclusive nas desqualificações.

Liberdade de expressão pressupõe em primeiro lugar, respeito a opinião de quem se discorda, por mais ridícula que ela seja (e não é). Outra. Liberdade de expressão é feita de cara limpa, sem pseudônimos
jaisom Barreto
01/11/2012 15:28
Sr. Herculano


Lendo uns e outros comentários eis que surge volta e meia, alguem pedindo, o que vc fez pela cidade, olha só pelo fato de comprar a alimentação ou um lanche numa confeitaria já estou fazendo muito pela cidade e posso opinar a qualquer assunto, pois se fala em democracia e a liberdade de expressão.
Já foi falado nesse seu blog e com muita propriedade sobre mobilidade urbana de que forma se não se sabe onde ficam os 23 bairros de nossa cidade, não temos um acervo histórico e as placas de informação são recheadas de erros e grotescos, tipo a vila gaviroba, ou gabiroba, é isso se chama fazer algo pela cidade.
Se o Sr. observar o Guad heil do elevado fica uma ponta oferencendo perigo a quem passe por ali e isso se chama fazer pela cidade.
Cobrar de familias carentes o sepultamento de entes queridos isso se chama fazer ao povo carente, nem sempre a votação expressiva significa estar escolhendo o que a de melhor para o municipio.
Para finalizar não quero defender aqui o Sergio Almeida, mas ele deve de estar dando graças por não ter conseguido, pois seria alvo constante e o desgaste seria muito maior se fosse oposição nesse governo. Acorda Gaspar
Sérgio L. Batista de Almeida
01/11/2012 15:12
Ao que se esconde como Maurício da Siveira.

Quando falo e ou escrevo, não me escondo, assino meu nome pois tenho convicções das posições que defendo e o mais importante, coragem e isso não é para qualquer um.

Ao contrário de alguns covardes, assim como vc, que atacam, intimidam e procuram silenciar a queles que não comungam com a maneira alienada do vosso pensar. (Se é que você pensa).

Em relação ao sindicato, fui eleito e reeleito pela categoria da qual faço parte como servidor do quadro efetivo e quando deixar a presidência, saio de cabeça erguida, pois jamais deixei de me posicionar em favor de meus pares, nunca me acovardei diante do poder de plantão, que usa a maquina justamente para fazer aquilo que vc está a fazer, intimidar, amedrontar e calar como aqui já dito.


Em relação as eleições, é um processo democrático e a mim cabe respeitar o resultado.

Ficar quieto?

Este é o sonho daqueles que vivem a mamar nas tetas da barrosa e isso eu te garanto, é muito difícil.

Maurício da Siveira
01/11/2012 13:29
Ao Sr. Sérgio Almeida...

Liberdade de expressão???? quem é vc pra falar nisso... Deu uma declaração ridícula em um meio de comunicação da cidade, e agora quer q as pessoas que ouviram isso, não comentem??? quer dizer q vc fala as bobagens e ninguem questiona? isso é liberdade de expressão? Vc nunca fez nada pelo município! Sua administração do sindicado não ajudou em nada os funcionarios da prefeitura! tentou sair como candidato... e (pelo menos isso) o povo te deu uma boa resposta! É melhor ficar quietinho e colocar a viola no saco e não tentar mais a vida politica caro colega.... falta de preparo e declarações inconsequentes é inadmissível para uma pessoa q se propõe a trabalhar com pessoas, como vc, Humildade já!!
Herculano
01/11/2012 12:38
Eu não ainda fiz a coluna da edição impressa de amanhã do dias dos mortos, das covas, coveiros e cemitérios. Estou sem assunto que não seja a cara de pau de muitos dos nossos políticos. Alguém possui uma sugestão diferente?
Herculano
01/11/2012 12:36
COISAS E PRIORIDADES ASSEMELHADAS? O QUE OS POLITICOS E O PT FIZERAM DA POLÍTICA BRASILEIRA!

Uma leitora da Folha de S. Paulo questiona e jornal no espaço reservado aos leitores, publica.

Mensalão
Ousadia do PT! Rui Falcão anunciou: José Genoino irá assumir cadeira no Congresso Nacional ("Poder", 30/10). Com sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal e pelo povo brasileiro, Genoino fará um rodízio entre a cadeia e o Congresso? Aida Scharf (São Paulo, SP)
Herculano
01/11/2012 12:29
AO PESSOAL DA BOQUINHA LIVRE PARA A SONEGAÇÃO ATENTE-SE. VAI CHEGAR POR AQUI

GESAC inicia operação contra sonegação de restaurantes em todo o Estado. Foram realizados acompanhamentos prévios em estabelecimentos que, após a vistoria, foram constatados casos de sonegação de até 200%.

O Grupo Especialista de Automação Comercial (GESAC) da Secretaria da Fazenda iniciou, nesta terça-feira (30), a primeira parte da operação de vistorias em restaurantes de todo o Estado. Na etapa inicial, denominada de Operação "São Miguel", na orla de Biguaçu, próximo às margens da BR-101, foram visitados cinco restaurantes e constatadas irregularidades em todos eles.
CARLOS
01/11/2012 09:59
Coloquei esta matéria aqui neste espaço porque acredito que é a mais lida do jornal. Me desculpa o autor da coluna Chumbo mas aqui vai. Isto não lamentável, isso é uma falta de vergonha na cara.
Onde se viu um vereador em uma sessão ordinária ( Tempo em que uma assembléia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo e resolvendo questões.
ou também pode ser ( Reunião para a prática do espiritismo: sessão espírita) qual das duas definições só eles quem sabem, pedir para que seja realizada a limpeza de dois bueiros.
Meu amigo vai fiscalizar o executivo, para eles não fazerem as cagada e depois sobrar para vocês. Palavra feia mais é o que merecem.
Porque você não coloca um projeto de lei para termos zeladores nas nossas ruas diariamente e eles sim fazerem esta limpeza.
Porque que não colocar um projeto de lei para comprar tinta para sinalizar a placa na entrada da Rua do Posto de Saúde do Bairro Santa Terezinha, aproveitar também e colocar na mesma que poderá correr o risco de não ser atendido.
Engraçado só que vejo é que depois que sai no jornal ou alguém comenta por muito tempo alguma coisa é que aparece na câmara municipal.
Vocês foram eleitos e reeletos para fiscalizar o dinheiro que o povo coloca ai dentro da autarquia pública, portanto mensalmente peça para o executivo demonstrar o que entrou e saiu do dinheiro do município. Ai sim você estará fazendo alguma coisa paro nosso município.
Um exemplo muito grande foi o dinheiro desviado para calçar a ruas da Cohab do Gaspar Mirim. Só os maus informados que votaram nos vereadores eleitos do Bairro e que não sabem disso. O Décio e Edeli, vieram de Brasilia fazer palanque com um dinheiro que já estava aqui e que poderia ser asfaltada a Barão do Rio Branco. Dinheiro este que era do projeto de Saneamento Básico do Bairro Santa Terezinha.
E ai vai o meu recado tivemos uma nova eleição dentro de Gaspar a pouco tempo, vou torcer que o Governo que estiver no paço Municipal tenha oposição, porque se não vai ficar tudo como estava.
Minha opinião, tomara que eu não esteja errado mas a Ponte do Vale só será concluída final de 2015.
Tenho 49 anos de vivência dentro deste município.
Indignado com esta atitude.
EDUARDO
01/11/2012 09:18
Aos que escrevem nessa coluna;

Quando começarem a digitar seus comentários,e se tiverem dúvidas da grafia correta,vossa internet esta cheio de ferramentas para auxiliar...........pois CEMITÉRIO com S é fogo.
Adilson Luis Schmitt
01/11/2012 09:09
Agora os Petralhas querem convencer a imprensa inernacional que nunca houve o Mensalão, será porque então OSTF esta a mais de 3 meses julgando os envolvidos????

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
Política
Presidente do PT: vamos provar que nunca houve mensalão


Em entrevista coletiva a correspondentes estrangeiros em São Paulo, o presidente do PT, Rui Falcão (foto abaixo), negou nesta quarta-feira que tenha havido compra de votos de parlamentares no caso do mensalão. "Continuamos negando e vamos mostrar que nunca houve compra de votos", disse Falcão.

O dirigente político declarou que não há "demonstração material" da compra de votos e acrescentou que o partido mostrará sua postura oficial sobre o processo judicial quando este estiver concluído, mas antecipou que a avaliação é "crítica". Falcão disse ainda que houve uma "tentativa" de processar a legenda por completo, quando na realidade se trata de um processo contra réus específicos.

Cicero o sincero trabalhador
01/11/2012 09:07
Herculano no dia seguinte as eleições pedi aqui em sua coluna, que o doutor Aurelio Marcos deixasse nós seguirmos a vida, e dar continuidade ao nosso bom trabalho pela cidade de Gaspar. Acho que o glorioso senhor demostrou e tocou o coração daquele homem que nós somos o melhor pela cidade. Estamos orando ao misericordiense para que toque o coração dele, pois sabemos ser ele o DAVI.
vlad
01/11/2012 08:33
O STF condenou 25, de 37 réus no mensalão, e, dentre eles, vários deputados. Aí os deputados inventaram uma PEC, pra diminuir o poder do MP sobre eles. Claro, quem tem cu tem medo.
Vlad
01/11/2012 08:32
BOMBA!!!!! URNA ELETRÔNICA - SÓ VENDO PARA ACREDITAR...

...E AGORA JOSÉ???? VAMOS ENGOLIR MAIS ESTA????? ONDE HÁ FUMAÇA......



Sempre estranhei que em paises desenvolvidos como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Suiça, etc. não adotaram a urna eletronica.



FOI DITO NO PLENÁRIO DA CÂMARA! E AGORA?



Clique no assistir e veja a vergonha.

http://youtu.be/dzodI_X9iMY
luciano da cunha
01/11/2012 07:40
AOS LEITORES

não sei porque tanto se fala em cpi do cemitério e a cassação da candidatura do pedro zuchi,

pois, todos sabemos que não vai dar em nada é só pra dizer pro povo que fizeram alguma coisa, infelizmente vamos ter que esperar 4 anos, é a democracia são 16.188 votos, infelizmente pedro zuchi mais 4 anos, um abraço.
Herculano
01/11/2012 07:13

Enquanto na CPI dos cemitérios de Gaspar ficou claro que a Câmara de Vereadores é manobradapela prefeitura e o PT, apesar de se ter supostos sete votos de oposição, em Brasília, este tipo de aliança está se desmanchando. Abandonado e condenado um dos membros ativos da quadrilha do mensalão resolveu abrir a boca, e colocar luz sobre as manobras do chefe, exemplo para os petistas, e que se finge o mais ético de todos e por isso vive enquadrando os adversários.

Esta é a manchete de hoje do jornal O Estado de S.Paulo

Valério cita Lula e Palocci em novo depoimento ao MPF sobre o mensalão. Empresário formaliza pedido para sua inclusão no programa de testemunhas enviando fax ao STF.

O texto é de Ricardo Brito e Fausto Macedo. Empresário condenado como o operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza prestou depoimento ao Ministério Público Federal no fim de setembro. Espontaneamente, marcou uma audiência com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Fez relatos novos e afirmou que, se for incluído no programa de proteção à testemunha - o que o livraria da cadeia -, poderá dar mais detalhes das acusações.
Dias depois do novo depoimento, Valério formalizou o pedido para sua inclusão no programa de testemunhas enviando um fax ao Supremo Tribunal Federal. O depoimento é mantido sob sigilo. Segundo investigadores, há menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ex-ministro Antonio Palocci e a outras remessas de recursos para o exterior além da julgada pelo Supremo no mensalão - o tribunal analisou o caso do dinheiro enviado a Duda Mendonça em Miami e acabou absolvendo o publicitário.

Ainda no recente depoimento à Procuradoria, Valério disse já ter sido ameaçado de morte e falou sobre um assunto com o qual parecia não ter intimidade: o assassinato em 2002 do então prefeito de Santo André, Celso Daniel.

A "troca" proposta pelo empresário mineiro, se concretizada, poderá livrá-lo da prisão porque as testemunhas incluídas no programa de proteção acabam mudando de nome e passam a viver em local sigiloso tentando ter uma vida normal. No caso da condenação do mensalão, Valério será punido com regime fechado de detenção. A pena ultrapassou 40 anos - o tempo da punição ainda poderá sofrer alterações no processo de dosimetria. O empresário ainda responde a pelo menos outras dez ações criminais, entre elas a do mensalão mineiro.

Ressalvas. Os detalhes do depoimento, assinado por Valério e pelo criminalista Marcelo Leonardo, seu advogado, são tratados com reserva pelo Ministério Público. O empresário sempre foi visto por procuradores da República como um "jogador". Anteriormente, chegou a propor um acordo de delação perante o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza - autor da denúncia contra o mensalão -, mas, sem apresentar novidades, o pedido foi recusado.

O novo depoimento pode ser, na avaliação de procuradores, mais uma manobra estratégica a fim de ele tentar se livrar da severa punição imposta pelo STF.

Por isso, as informações e novas acusações estão sob segredo.

O Ministério Público analisará se abre ou não novo processo para investigar a veracidade dos dados. Gurgel ainda avalia se aceita ou não incluir Valério no programa de proteção a testemunhas.

O advogado de Valério não quis comentar o assunto num primeiro momento. Depois, disse: "Se essa matéria for publicada e o meu cliente for assassinado terei que dizer que ele foi assassinado por causa dessa matéria. Não tenho outra opção".



Ovelha Negra
01/11/2012 07:02
A dias venho observando na adiministração da Capela Mortuaria do Semitério Municipal, onde passo por ali todos os dias por causa do nosso trânsito caotico, DOIS Vereadores Eleitos para o pleito Municipal de 2013 ambos do (PT) com o Administrador que tb é da mesma CUPULA fazendo reuniões em pleno espaço público. Agora pergunto seá que o local das seções do legislativo vai mudar de lugar??? Ou estão tramando algo...
ACORDA GAPAR!!!
Raul Gil
01/11/2012 01:06
Corporativismo por parte da Comissão! Coincidências ...

Interessante esse pessoal da CPI dos Cemitérios, além de fazer um relatório "água com açucar" ou como dizem lá em Minas Gerais "Café com leite", sequer enquadrou ou mesmo responsabilizou por PREVARICAÇÃO o vereador Amarildo "fidel castro" Rampelotti.

Sim, além do cara se reunir com a alta cúpula do Prefeito em gabinete fechado com o Dono da Concessionária licitada SAY MULLER, para fazer um papo legal de poucos minutos como ele mesmo reconheceu e confirmou para a Imprensa, sequer se deu como impedido de integrar a comissão da CPI.

Pior, aproveitou as informações privilegiadas do Poder Legislativo investigativo e levou para os cumpanheiros do sempre esperto e ligado Poder Executivo. Só vendo, nem vai responder processo administrativo!

Por fim, o LARANJA do seu Luiz Orival de Souza (Dono da empresa Expansão), COVEIRO pessoal do Arnaldo da Say Muller, ainda foi promovido ... O homem foi nomeado COVEIRO DE CONFIANÇA do Prefeito Celso Zuchi, como funcionário Público no cargo de ENCARREGADO. Por essas e outras nem apareceu na Câmara para falar com o Prefeito Zuchi, que nem deu bola e coincidentemente não apareceu para ver os ex cumpanheiros de todas as horas difícis, o Mesquita e o Visconti; pois disse na TV GASPAR que não sabia de nada. Tá igual ao LULA lá, não sabe, não viu e não fez nada ...

É tanta mentira, tanta enganação, tanta sacanagem ... que nem mesmo o personagem PINÓQUIO conseguiria identificar o certo do errado e o errado do certo. Por essa e por outras o Gêpeto criador do pinóquio diria prá bruxa do espelho da branca de neve: "ESPELHO ESPELHO MEU (,,,zuchi zuchi zuchi) quem mente mais do que eu $.
Deni
31/10/2012 23:22
Parabéns e Obrigado Herculano, pela publicação sobre o assunto do descaso e sendo até vergonhoso, de pessoas do bairro não poderem ser atendidas no Posto do Saúde! Mas cadê o vereador do Bairro? , cadê o prefeito do povo?



Mais peço a todos que andem 100 mts para atrás do posto e vejam as ruas de 20 a 50 mts de extensão, com as "natas" de asfalto que chegam a escorrer e melecar as casas do povo tornado-se verdadeiras calçadas, e o povo feliz da vida! cadê as canchas com as calçadas exatas?

Fazer o que o povo só olha pro chão, ai quando olha pra frente e não é atendido no Posto de Saúde,muitos que votaram no mesmo não pode nem pensar em reclamar!!! E será por que as "natas" de asfalto que correm para todo lado em época de eleição, para eleger Amarildo e Daniel da P.?E Será por que ninguem fala que o dinheiro que era para finalizar a reubarnização da importante rua Barão do Rio Branco, foi para calçar as ruas da Cohab no Gaspar mirim, ah sei por que lá tem mais votos que na barão do rio branco?!



Obrigado Herculano!
Herculano
31/10/2012 23:20
reeditando das 19.07

INDEFERIMENTO DA CANDIDATURA DE ZUCHI E MARILUCI JÁ TEM RELATOR NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL

Uma das representações que cassou aqui na Comarca (são duas e feitas pelo PPS e DEM) a candidatura de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, já tem juiz relator no Tribunal Regional Eleitoral.

Neste dia 31, Dia das Bruxas, foi porcesso foi recebido, distribuído e designado automaticamente para a relatoria do juiz Marcelo Ramos Peregrino Ferreira.

Este processo é aquele das verbas de subvenções e do aumento para os funcionários acima da inflação.

.
Herculano
31/10/2012 22:03
A PROCURADORIA ELEITORAL EM BRASÍLIA NÃO DESISTIU DA TENTATIVA DE IMPUGNAR A CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI.

Estranha notícia de agora no início da noite. Lembram daquela representação que o Adilson Luiz Schmitt, o PPS e o DEM, por meio do advogado Aurélio Marcos de Souza tentaram para impugar a candidatura de Pedro Celso Zuchi?

Só para lembrar. Foi a primeira tentativa. Era sobre a promoção pessoal do prefeito numa revista do braço aparelhado do governo chamada de Ampe e o caso do caminhão pipa. Tentava-se enquadrar no instituto da Lei da Ficha Limpa. Não deu em nada aqui na Comarca. Aurélio recorreu. Não deu em nada em Florianópolis, apesar daquele espanto do juiz relator, o desembargador Eládio Torret Rocha no caso do caminhão pipa e que percorreu a campanha.

Persistente, Aurélio Marcos recorreu e para surpresa o próprio Ministério Público que havia recomendado no seu parecer ao TRE para não dar em nada, também recorreu. Em Brasília não deu em nada. E eu próprio escrevi aqui várias vezes, que consultando gente que entende deste assunto, dificilmente este questionamento daria em algum lugar. É complexo, é técnico.

Esta primeira tentativa de impugnar a candidatura de Zuchi tinha dificuldades nos tribunais, mas as outras duas que foram feitas depois e pelo próprio Aurélio Marcos, foram julgadas procedentes aqui na Comarca (e que estão agora em Florianópolis). Estas sim, podem dar em algum lugar.

E qual a notícia da noite? Que foi interposto um Agravo Regimental (Protocolo: 36.591/2012 de 31/10/2012 12:34:27) pelo Ministério Público Eleitoral. Desta vez, o Aurélio Marcos tinha desistido de qualquer recurso, apesar de ter me dito que faria e eu ter informado aos meus leitores e leitoras. Vai assistir de camarote.

O que parecia superado para o PT de Gaspar e seu candidato eleito, ficou ainda um fio de suspense. É! Zuchi e sua turma insistiram, abusaram e brincaram com fogo. Agora, podem sair chamuscados. Foi falta de oposição, foi falta de zelo, foi desdém às leis em vigor. Acorda, Gaspar!



Herculano
31/10/2012 21:42
Ao Antônio Carlos de Oliveira

O churrasqueiro Jorge Luiz Wiltuschning, que ganhou a sorte grande para ser vereador do nada pelo PT e o Bela Vista, deve ir a Brasília mostrar os seus dotes com carnes, sala e carvão. Só pode ser. Ou já começaram as romarias das viagens a Brasília que se esconde de todos por aqui? Acorda, Gaspar!
Carlos Antonio de Oliveira
31/10/2012 21:07
Sr. Herculano;

Fiquei sabendo hoje que o vereador Jorge vai à Brasilia. Eu pergunto o que esse cara vai fazer lá? Gastar nosso dinheiro? Sim pois já foi outras vezes e nada. Certamente, quer esgotar os escassos recursos publico.

Parece que Gaspar avançou nestas eleições em ter rejeitado candidatos assim como sr. Jorge, muito ruim de discurso, não fez nada aos seus eleitores e também não apresentou projetos que possam ter ajudado o municipio a se destacar, ah sim, moções ele foi campeão.
Herculano
31/10/2012 16:53
Fernando Haddad, PT, ganhou a prefeitura de São Paulo. Entre as muitas promessas estavam o bilhete único no transporte coletivo, o término da taxa de inspeção veícular.

Agora, questionado, que tudo vai depender de lei e da aprovação da Câmara. Hum! De certo, apenas anunciou a mudança para o aumento da cobrança do IPTU, que também vai depender da aprovação da Câmara.

Como se vê. Campanha é uma coisa. Realidade é outra. Os discursos são diferentes.
Herculano
31/10/2012 16:48
MAIS UM CAPITULO DA NOVELA DAS AUTO-ESCOLAS QUE NÃO PODIAM FUNCIONAR SEGUNDO A JUSTIÇA CATARINENSE. AGORA PODEM

Tribunal de Justiça de SC autoriza o funcionamento das CFCs no estado. Uma delas fica qui em Gaspar. é a Paraíso, no bairro Bela Vista.

Na manhã desta quarta feira (31) o desembargador Newton Trisotto autorizou o funcionamento dos CFCs do estado de SC, através da prorrogação do Termo de ajuste de conduta que regulamenta a atividade. Trisotto foi notificado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e os parlamentares pediram a agilidade para voltar o funcionamento das 93 escola de formação.

O projeto retira a exigência de licitação para os CFCs fazendo com que esta regulamentação volte a ser feita pela resolução 358,do Contran, e o credenciamento pelo Detran, a exemplo de todo o pais.

Com a desistência desta lei complementar, todos os CFCs no estado volta a trabalhar, a lei continua em vigor, e a Secretaria de Segurança e o Detran podem cumprir as exigências para a licitação e ficam todos resguardados dentro da lei.
Sérgio Luís B. de Almeida
31/10/2012 16:23


Caro Herculano

Este é um tema bastante interessante nos dias atuais.

Nós que vivemos na ditadura e lutamos pela democracia, jamais imaginaríamos que um dia (talvez no futuro seja bem pior) precisássemos gritar por ela; Liberdade de expressão.


Liberdade de expressão.

Para os que desconhecem ou fingem que não conhecem e procuram calar aqueles que tem a coragem de expor suas ideias e ou opiniões em relação a todos os temas polêmicos ou não de nossa ou em nossa sociedade.

A carta magna de nossa Republica Federativa do Brasil, traz;

Art. 5º. V - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Infelizmente, vivemos em uma época em os pseudodemocratas, que na verdade não passam de déspotas, ditadores, dissimulados, etc. tendo ares de defensores dos mais necessitados, mas na verdade isso não passa de engodo a fim de afastar aqueles que pensam e falam o que pensam e instigam os que não querem pensar a buscar na dúvida o melhor saber para si e para o outro.

A liberdade de expressão é o principio básico da real democracia e dela eu jamais abrirei mão.

Podem e devem discordar de minha forma de expressar minha opinião, porém não queiram me intimidar, isso não passa de perda de tempo.

Animalizar-me?

Tornar-me irracional?

O homem (Humanidade) jamais deve perder o senso critico, isto é, ter sempre a capacidade de indagar, pesar, medir e calcular.

Desta forma, com certeza, estaremos indo ao encontro do melhor desenvolvimento, quer politico, social e ou religioso do homem, para o homem.
Fernado
31/10/2012 15:59
Varrendo o chão!
Nem precisamos ir muito longe para ver a sujeirada que esses políticos do PT fazem. Ainda bem que os juízes e promotores estão de olhos bem abertos!!
A propósito, além do prefeito de Gaspar estar caçado, o do município de Brusque também será! Pra quem quiser conferir podem acessar o site http://www.tjsc.jus.br e verificar o processo do Prefeito Paulo Eccel (Brusque) n° 011.12.009285-0.
O povo precisa se ligar, é com o nosso dinheiro que estão mexendo! É por isso que o Brasil não vai pra frente!
Xô Petistas, chega de maracutaias, ladroagem...
jaisom Barreto
31/10/2012 14:52

ao Bateias

Ser prefeito, ganhar ou perder uma eleição é muito fácil, o dificil é cobrar de família carente para sepultar um ente familiar, desviar sexta básica de quem realmente foi atingido para companheiros que ajudaram na campanha, ganhar ou perder dependendo do jogo de interesse é mais fácil ainda, faça uma leitura sobre os interesses do Adilson, toda familia contra, o Deputado que ele ajudou,contra, pq ele deveria persistir.
Nem por isso ele deve desistir pois tenha certeza ele é muito melhor na estratégia que governando e pode ter certeza ele tem uma carta na manga.
Mas voltando a família Lima deveria desistir da politica, pois já perderam 3 vezes em Blumenau e a ultima só ficaram a frente do PSOL, o próprio Lula quantos votos fez para presidente na primeira eleição acorda.
Ainda da série ser prefeito é fácil, plantar grama num barranco por 3milhões é muito fácil, ser cassado e administrar através de recursos é muito fácil, abrir e fechar um hospital e ver sua população sofrer deve de ser divertido, coisas que Adilson não fez, mas ter mais 50% da população que não gosta do poder público isso não deve ser facil, ou deve ser falta de vergonha.
Herculano
31/10/2012 14:46
Dirceu e Genoino pagam por Lula, diz primeira mulher de ex-ministro.
Clara Becker afirma que petista, com quem viveu por quatro anos no Paraná, 'não é ladrão'

Quem escreveu este texto foi Débora Bergamasco, de O Estado de S.Paulo. A família do ex-ministro José Dirceu (Casal Civil) já se prepara para o pior: sua condenação em regime fechado por envolvimento com o mensalão. Enquanto o Supremo Tribunal Federal não decide a pena, parentes já planejam como serão as visitas na cadeia. A refeição da penitenciária é uma das preocupações, pois ele é reconhecido como um sujeito bom de garfo. "Meu medo é que ele se mate na prisão", chora Clara Becker, 71 anos, sua primeira mulher e mãe de seu filho mais velho, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR).
Casados por apenas quatro anos na época da ditadura militar, ela é amiga próxima do ex-marido há mais de três décadas e tem certeza de que "Dirceu não é ladrão". "Se ele fez algum pecado, foi pagar para vagabundo que não aceita mudar o País sem ganhar um dinheiro (...) Se ele pagou, foi pelos projetos do Lula, que mudou o Brasil em 12 anos", afirma, referindo-se ao pagamento a parlamentares da base aliada que receberam dinheiro para votar a favor de propostas do governo do ex-presidente Lula, segundo a denúncia do Ministério Público.

Para ela, militantes do PT como Dirceu e José Genoino, ex-presidente do partido, estão sendo sacrificados. "Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada? Eles assumiram os compromissos e estão se sacrificando", indigna-se.

"Sabe, é muito sofrimento. Uma vez peguei meu filho chorando de preocupação com o pai. E minha neta, Camila, também sente muito."

Volto. Vale tudo. Agora, só histórias comoventes e pessoais como a de qualquer covarde para livrar a pele daquilo que parece ser inevitável, a prisão. Esse pessoal entende do riscado e do disfarce. Desaparece o herói.
Ovelha Negra
31/10/2012 14:45
Pelo visto a pessoa que retificou meu comentario sobre a ESCAVADEIRA HIDRAULICA sabe mais do que deve, porque você não fala o motivo que foi o porque fio queimada a central da máquina???
Quem não deve nao teme!!!
Marcio
31/10/2012 13:39
Sobre o comentário:
"O QUE ESCONDER, SE NÃO HÁ NADA OU POUCO A OFERECER".

Essa atitude do pessoal do PMDB em divulgar durante a campanha o seu colegado, não deveria ser um diferencial de um candidato, e sim sua OBRIGAÇãO.

Quando isso for lei, o Brasil com certeza vai melhorar.
Ovelha Negra
31/10/2012 13:30
Ao Sr. q nem se identifica, ao invez de explicar o porque da maquina estar nesta situação, o Sr. só esta preocupado com o ano da mesma deveria se preocupar com o patrimonio público(lembrando) que é nos contribuintes que pagamos os impostos!!! ou o nosso dinheiro é ... o que realmente aconteceu com a dita ESCAVADEIRA HIDRAULICA retificando não é New holland e sim VOLVO !!!
Isso é uma vergonha!!!
Herculano
31/10/2012 12:53
O QUE ESCONDER, SE NÃO HÁ NADA OU POUCO A OFERECER?
Na sessão de ontem a noite da Câmara de Vereadores de Gaspar, O PT condenou os eventuais anúncios do PMDB durante a campanha eleitoral acirrada aqui em Gaspar da futura equipe de governo,sem o PMDB ganhasse a disputa.

Se eu fosse candidato, eu anunciaria quem seria os meus auxiliares durante a campanha. Seria julgado pelas minhas escolhas explícitas e não pela minha surpresa a amigos, parentes e um monte de mamamdores da teta do dinheiro público e protegido pelopoder de plantão. Um político se faz pela companhia de quem o auxiliará naquilo que ele não possui o mínimo conhecimento ou naquilo que ele precisa empreender como resultado,mas precisa se auxiliar.

Fez bem o PMDB no primeiro instante. E acho que foi julgado por isto, pois anunciou gente sem competência para áreas técnicas. Faz mal o PT em condenar o PMDB. Pelo menos o PMDB foi corajoso. O PT até agora, é dissimulador e colocou em cargos chaves, reconhecidos incapazes, despreparados e incompetentes. Qual o mérit? Estar filiado, desempregado em algo sério e babando pessoas do poder do partido. Dai o sofrimento da comunidade até agora e pormais quatro anos.

Há alguma dúvida do que escrevo? Desafio. Apontem-me os competentes, além dos espertos e que manipulam o governo, a massa e as informações, da atual equipe de governo. Acorda, Gaspar!
Sr Ovelha Negra
31/10/2012 11:35
Sr. Ovelha Negra. Pelo visto o SR esta muito mal informado primeiro pq a Escavadeira Hidráulica no qual se refere foi adquirida em 2010. Mais para que o Sr possa ficar mais atualizado as informações de todas as revisões feitas desde o ano que foi adquirida a referida escavadeira, o Sr pode ir a qualquer hora na Secretaria de Agricultura para tirar todas as duvidas que na qual o tormenta.
Herculano
31/10/2012 11:21
Lenta rotina. A portaria 2.900 publicada na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet -, manda prorrogar o prazo para a conclusão dos trabalhos da comissão permanente de sindicância e processo administrativo. E que ela não conseguiu concluir ainda a sindicância 02/2012. Ela foi instaurada para apurar a responsabilidade por multas de trânsito. É realmente algo muito difícil de se apurar. Acorda, Gaspar!
Herculano
31/10/2012 11:12
Fim da linha. O ex-deputado estadual Décio Góes, PT, por caso parecido não pode assumir Criciuma, agora não pode ser prefeito de Balneário Rincao, no sul do estado. E aqui perto a mesma coisa aconteceu com o deputado estadual Ciro Roza, PSD, que perdeu para Paulo Eccel, PT, em Brusque, mas queria ver os votos reconhecidos. O Tribunal Superior Eleitoral confirmou ontem que são inelegíveis. Foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
Ovelha Negra
31/10/2012 10:30
Herculano
Gostaria de saber se alguem da Secretaria de Agricultura poderia explicar o q aconteceu com a Escavadeira (New Holland NOVA adiquirida esse ano) esta fazendo parada no patio de uma oficina em Blumenau, sendo que o profissional que trabalha com ela informou que precisaria de uma revisão de rotina, contudo como é de costume a a Adiministraçao em sua teimosia não ouvir tal funcionario e foi queimada a central onde o custo pra concerto é de 15.000 reias, quem pagará por esse erro? E agora ela se encontra la no meio de varias maquinas em estado de ferro velho...
ACORDA GASPAR!!!
Perguntar não ofende, quem pagará pelo erro???
JESSICA
31/10/2012 09:07
Somente em Gaspar para um envolvido no esquema fazer parte de uma CPI para julta e punir a si próprio.
É por estas e por outras que Gaspar assiste PARADA, o desenvolvimento rápido e ordenado de outras cidades como Itajai, Navegantes, Brusque e Blumenau.
Herculano
31/10/2012 07:40
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E o Serra ganhou! Mais uma derrota! Manchete do sensacionalista: "Santinhos de Serra que sobraram serão usados na decoração de Halloween". E diz que agora ele vai ser piloto de trem fantasma!

E o Haddad: "Sou o segundo poste do Lula". E qual o primeiro cachorro que vai inaugurar o poste? Rarará! O Lula vai abrir uma fábrica de poste, é isso?
Herculano
31/10/2012 07:34
AOS CARREIRISTAS E QUE SE AGARRAM AO PODER UM ALERTA PARA UMA TENDÊNCIA

Candidatos de oposição aos atuais prefeitos foram eleitos em 50 das 85 cidades mais importantes do país nas eleições deste ano.

O número representa um aumento de 56% em relação ao desempenho das oposições municipais na campanha anterior, em 2008.

Naquele ano, o panorama foi o inverso: os situacionistas ganharam em 53 cidades, e os oposicionistas, em 32.
luciano da cunha
31/10/2012 07:31
AO GRITANTE ANTONIO DALÇOQUIO

GOSTARIA DE SABER SE JÁ RESOLVEU O PROBLEMA DE FALTA DE ÁGUA NO CEMITÉRIO?,

SE O PEDRO ZUCHI FOR REALMENTE CASSADO ( QUE ACHO QUE NÃO VAI, NO BRASIL NADA ACONTECE) VAIS TER CARATER PRA PARAR DE APOIALO?UM ABRAÇO.

Herculano
31/10/2012 07:16
Assim como são as pessoas, são as criaturas.

Na falta de assunto sério e principalmente de coerência, o PT de Gaspar por meio dos vereadores José Amarildo Rampelotti, líder do governo e Antônio Carlos Dalsóchio, presidente da Câmara e cunhado de Pedro Celso Zuchi, saudaram a eleição de Napoleão Bernardes, PSDB, em Blumenau.

"O povo quis mudança. E a mudança foi feita", estufou o peito Tonho, para logo em seguida ver que se contradizia e ressaltar: "aqui o povo quis a continuidade". Quando não há assunto e coerência, até o PSDB que julgam ser de centro direita (coisa de doido), vira algo bom em Blumenau e excelente para Gaspar. Eu não morro e não vejo tudo. Acorda, Gaspar!
Herculano
31/10/2012 07:08
Dos leitores do jornal Folha de S.Paulo, na edição de hoje sobre o tal mensalão do PT e seus aliados corrompidos.

A hipótese de José Genoino assumir o cargo de deputado federal ("Condenado, Genoino quer assumir vaga de deputado", "Poder", ontem) só faz sentido para confirmar o dito de que o culpado sempre volta ao local do crime. André Pedroso (São Paulo, SP)

Tenho lido alguns colunistas da Folha criticarem as decisões dos juízes do STF com respeito às penas impostas aos envolvidos no mensalão, considerando-as excessivas, por não serem punição a crimes violentos. Não li, por parte desses colunistas, nenhuma menção às penas impostas ao ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, condenado pelos mesmos crimes. Será que eles consideram um banqueiro mais perigoso que um político? José Roberto Evangelista Marques (Santos, SP)
Adilson Luis Schmitt
30/10/2012 22:23
Só mesmo no Brasil, agora estes Petralhas querem posar de honestos,paladinos da honra e acham que estão acima da justiça.

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/pt-nao-vai-expulsar-condenados-pelo-mensalao/

PT não vai expulsar condenados pelo mensalão

Apesar de o estatuto do partido determinar a desfiliação de quem for condenado ?por crime infamante?, presidente do partido diz que isso não se aplica aos condenados na Ação Penal 470.

Segundo Rui Falcão, a restrição prevista no estatuto do PT não se aplica no caso da condenação no mensalão
O presidente do PT, o deputado estadual por São Paulo Rui Falcão, disse que os membros do partido condenados pelo mensalão não serão expulsos do partido, apesar de o estatuto prever essa punição em caso de ?condenação por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado?. ?Não houve nenhum desvio administrativo?, disse ele no lançamento de exposição para comemorar as 5 mil edições do informativo da liderança do PT na Câmara, na tarde desta terça-feira (30). ?O Estatuto não se aplica a eles?, afirmou Rui Falcão durante o evento, que teve a presença dos ministros Aloízio Mercadante (Educação) e Míriam Belchior (Planejamento).

Entre os petistas condenados pelo Supremo Tribunal Federal por um esquema de compra de votos de parlamentares com dinheiro público e privado operado pelo publicitário Marcos Valério, estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-deputado José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares. Foram absolvidos os ex-deputados Professor Luizinho e Paulo Rocha.

Genoino pode voltar à Câmara por ser suplente de Carlinhos Almeida (PT-SP), que foi eleito prefeito de São José dos Campos (SP). Rui Falcão e o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (PT-SP), defenderam a volta de Genoino ao Congresso. ?Se ele quiser, é um direito dele. Imagino que ele queira?, afirmou o presidente da legenda.

Pela Constituição, nenhum parlamentar com sentença criminal pode exercer mandato político. Entretanto, é preciso esperar o fim do processo do STF até seu ?trânsito em julgado?, aquele momento em que não cabem mais recursos. Além disso, depois desse prazo, a Câmara determina ainda um processo interno sobre o caso, o que pode dar uma sobrevida ao político. Rui Falcão lembrou que, tecnicamente, o julgamento sobre Genoino não terminou e, assim, ele poderia assumir o mandato até que todos esses procedimentos sejam concluídos.

Há dois anos, o STF condenou o deputado Natan Donadon (PMDB-RO) a 13 anos de cadeia e ele continua exercendo o mandato justamente por causa desse processo.

Honra

Absolvido pelo Supremo, o ex-líder do PT Professor Luizinho disse que nunca será totalmente reparado pelos prejuízos ao ter sido arrolado como réu no processo do mensalão. ?Isso nunca será ressarcido. Isso já está dado. Já estou punido. Pelo menos recuperei o que mais queria, que era a demonstração clara de minha honra?, afirmou ele. ?Eu nunca tive qualquer culpa.?

Luizinho defendeu Genoino porque entende que ele foi condenado sem provas. Ele também criticou os atores dos programas humorísticos que acompanhavam a imprensa durante o momento em que Genoino foi votar em São Paulo no último domingo. Segundo relatos e vídeos publicados no jornal O Globo e no portal UOL, os militantes do PT fizeram um cordão de isolamento ao redor do ex-deputado e agrediram um ator do programa CQC. O humorista e radialista de outro programa, o Pânico, tentava entregar a Genoino um maço de cigarros já que ele poderia ir para a cadeia.

Luizinho disse que Genoino não pode sofrer ?perseguição pessoal?. ?Ninguém tem o direito de tripudiar das pessoas. Não tá preso ainda!?, protestou o ex-deputado. ?Na hora de fazer o programa, é humorista. Na hora de tripudiar das pessoas, é jornalista??. Luizinho não quis comentar a violência praticada pelos militantes.

Paulo Rocha não quis conceder entrevistas apesar de ter sido absolvido. ?Não vou falar nada?, resumiu.

Em seu discurso no lançamento da exposição, Rui Falcão, jornalista de formação, defendeu a liberdade de expressão. ?Que a informação não seja privilégio de poucos?, disse o presidente do PT. Ao terminar o discurso, ele afirmou aos jornalistas que o partido sai vitorioso das eleições municipais, pois vai comandar cidades onde moram 27 milhões de pessoas e administrar um orçamento de R$ 76 bilhões.

Eleições na Câmara

O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, destacou que o partido cumprirá o acordo de apoiar o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para presidir a Câmara em 2013. O PT quer indicar o vice-presidente da Mesa: até agora procuraram Tatto com essa pretensão os deputados Paulo Teixeira (SP), André Vargas (PR) e Décio Lima (SC).
Herculano
30/10/2012 22:15
COM QUEM VOCÊ ACHA QUE O PSD VAI FICAR? VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM SÃO PAULO

Os oito vereadores eleitos do PSD, sob a liderança do ainda prefeito Gilberto Kassab (que apoiava José Serra, PSDB, e que pode virar ministro de Dilma Vana Rousseff) já emitiram uma nota, em parecia com o PSB, de apoio ao futuro prefeito, Fernando Haddad, PT.

Ainda vou lhes escrever sobre isto. Acorda, Gaspar!
Arlindo
30/10/2012 22:14
Dizem que Cleber quando estiver prefeito vai encaminhar projeto de lei para a câmara de vereadores, para obrigar o uso de bafômetro a todos os agentes políticos no municipio de Gaspar, vai ter bebum sem vencimento no final do mês, pq nunca da sóbrio. Este camarada fere o decoro não só o parlamentar mais o de toda a sociedade gasparense.
Herculano
30/10/2012 22:00
É DOENTIO E FAZ PARTE DO GENE DO PT SER ASSIM. ENQUANTO EM BLUMENAU VENCIDOS (PSD) E VENCEDORES (PSDB) PENSAM NA CIDADE E FAZEM A TRANSIÇÃO, EM GASPAR, O PT MESMO GANHANDO CONTINUA EM CAMPANHA CONTRA O PMDB QUE QUASE OS ALCANÇOU. JURA QUE TUDO FOI À BASE DE SACANAGEM E NÃO DA VONTADE DOS ELEITORES E ELEITORAS E QUE TEVE AJUDA ATÉ DO JUDICIÁRIO. INCRÍVEL E PERIGOSO. ENQUANTO ISSO, PERDEM OS CIDADÃOS, AS CIDADÃS E A CIDADE. O QUE ESCONDEM? AS DÚVIDAS, AS REALIZAÇÕES, A FALTA DE PLANOS E OBJETIVOS. NADA MAIS.

Sessão da Câmara de vereadores de Gaspar de hoje a noite. José Amarildo Rampelotti, líder do governo, e Antônio Carlos Dalsóchio, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, todos do PT, ainda não engoliram, não esqueceram o embate de um mês atrás. Vira e mexe eles lembram que tiveram um adversário que quase os derrubou, mas sempre o desqualificam.

E hoje, mais uma vez, o tiro foi rasteiro.

Da tribuna, o Tonho pediu que os vereadores que "sumiram" com o projeto de lei que declarava de utilidade público o CTG Coração do Vale, que o devolvessem. Segundo ele, o documento sumiu a partir do dia 17 de maio quando foi remetido para a Comissão de Legislação.

Disse isto olhando para o vereador Kleber Edson Wan Dall, PMDB, que tem sido o alvo da fúria petista. O fato mostra o quanto será dura a convivência se por acaso Kleber vier assumir a prefeitura com o impedimento de Pedro Celso Zuchi nas representações que cassaram a candidatura dele aqui na Comarca e que se julga no Tribunal Regional Eleitoral.

Registro um: a presidencia da Câmara é do Tonho e o interesse deste projeto era do PT. Se sumiu, mostra que ele como presidente está sem organização e comando dentro do Legislativo gasparense para esclarecer algo banal, simples de se resolver administrativamente.

Registro dois: se sumiu na Comissão, é fácil identificar quem possa ter feito isto. Se não fez ou não faz a identificação, é porque não possui provas de tal fato. Apenas discursa, acusa ou quer criar factóides, como criou. Baboseiras.

Registro três: se sumiu no dia 17 de maio, por que só agora cobrar e em público, algo que é interno da Câmara e administrativo? O objetivo é flagelar, humilhar, chantagear ou calar alguém? Como disse o vereador Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú, PP, sobre o assunto:isto só deixa exposta a imagem da Câmara e dos vereadores. E deixou.

Registro quatro: é possível que tal projeto tenha sumido intencionalmente ou até por falta de controle e desorganização. Em qualquer dos casos, é possível restaurá-lo, imediatamente. Coisa de minutos ou segundos. É só determinar à assessoria da presidência ou as da Casa. Por que o Tonho não fez isto há muito ou agora?

Registro cinco: Kleber em aparte e na tribuna "pulou no pescoço" do Tonho. Tonho recuou. Disse que não acusou ninguém e que não tinha provas para acusar alguém. Vergonhoso. Brincadeira. Preferiu acusar todos os vereadores, então? Falta de assunto sério. Acorda, Gaspar!
Cris
30/10/2012 21:51
Leis Gasparenses...

Lei nº 3473/2012

Anulação de Despesa - R$ 700.000,00

Justificativa - A obra da Policlínica será concluída apenas em 2013, razão pela qual este valor será deslocado para a folha de pagamento dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Lei nº 3457/2012

Anula a dotação, no valor de R$ 430.000,00, constante do orçamento para o exercício financeiro de 2012 da Câmara Municipal de Gaspar para a contratação e execução da sede própria - os recursos foram destinados à remuneração de pessoal (decorrente do aumento dos salários) e obrigações acessórias, bem como referente material e serviços de terceiro em geral.

Lei nº 3461/2012

Anulação, dentre outras, das verbas para:

Manutenção da Educação Infantil (creches) - R$ 76.220,00

Merenda Escolar- R$ 120.000,00

Manutenção da Educação Fundamental - R$ 454.180,00

Manutenção do Centro Cultural, Museu e Biblioteca - R$ 33.912,00

Destinadas a cobrir a folha de pagamento do prefeito, vice-prefeita, vereadores e funcionalismo público, além das gratificações instituídas, realizada sem a preocupação de comprometer os direitos fundamentais da população gasparense!!



RUDINEI !
30/10/2012 21:34
Um povo altamente despolitizado, troca os pes pelas mãos, se equivoca
quando acha que renovação se da via idade, renovação se da sim pela capacidade de um gestor publico equacionar soluções duradouras pelo menos por um longo periodo, renovação significa ter como ponto de partida o IDH de um municipio em em cima desses dados projetar a comunicadade para medio e longo prazos. Renovação e fixar politicas permanentes, banindo as improvisações, renovar e constituir uma equipe de trabalho de profissionais altamente tecnicos e não politico, renovar é ter a capacidade de olhar para um futuro que esta ali na frente ! Isso é renovar ! sendo inerente a idade ! alias a experiência de um gestor publico deve ser considerada ! pra esses que pensam que renovar é simplesmente colocar o mais novo em idade eu pergunto: ele se necessitasse de um transplante de coração ele preferia um cirurgião que fez 500 transplantes ou um que fez 50 transplantes ! todos merecem oportunidades, mas so considerar a idade ?
Herculano
30/10/2012 21:24
MARCOS VALÉRIO CONDENADO HÁ MAIS DE 40 ANOS PELO SUPREMO POR SER UM DOS ARTICULADORES OPERACIONAIS DO MENSALÃO, QUER FALAR. SE FALAR, A FARSA DO PT E DE LULA PODE SER DESMASCARADA. PEDIDO DE VALÉRIO PODE SER UMA ESTRATÉGIA PARA TIRÁ-LO DA CADEIA, DIZEM MINISTROS.

A informação é de Felipe Seligman e Márcio Falcão da sucursal de Brasília, para a Folha de S. Paulo.

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliaram nesta terça-feira (30), em caráter reservado, que o fax com pedido de delação premiada enviado por Marcos Valério à Corte pode fazer parte de uma nova estratégia do empresário que, se bem sucedida, o deixaria fora da cadeia.

Valério foi condenado pelo Supremo, após ser considerado o operador do esquema do mensalão. Na semana passada, os ministros definiram a ele uma pena superior a 40 anos de prisão, que ainda poderá ser revista até o final do julgamento. O caso será retomado pelo tribunal no dia 7 de novembro.
luciano da cunha
30/10/2012 20:26
AOS LEITORES

ai vlad gostei, super muro,reforma da ponte, o viaduto,a nova ponte e pra finalizar tão vendo o anel de contorno, a 3 ponte,

ai bateias 1 vc é cara de pau, nem se identifica é sem moral , 2 vc e o dalçoquio deveriam ser preso, 3 vc não tem valor nenhum, lembre-se quando precisar da prefeitura use as latinhas que sobraram,

a secretaria de desenvolvimento social mora em blumenau não ta nem ai pra gaspar,

viva a democracia vamos esperar passar 4 anos, um abraço.

Herculano
30/10/2012 18:06
O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, PSD, foi o grande derrotado nas eleições de domingo, apesar do vencedor ser da mesma base de governo por oito anos: Napoleão Bernardes, PSDB.

Manchete do Santa, de Blumenau. Carta branca a Napoleão

João Paulo Kleinübing se coloca à disposição para encaminhar ao Legislativo ainda neste ano a reforma administrativa do tucano.

O grupo foi recebido de maneira alegre. Kleinübing cumprimentou o prefeito eleito com um abraço. Domingo, havia feito por telefone.

Volto. Lá a cidade está em primeiro lugar para alguns grupos de políticos e que não envolvem alguns rançosos de partidos nanicos, PT e PMDB. É por isto que lá avança. Aqui, ficamos parados discutindo quem azucrinou mais o outro num discurso de bar qualquer. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/10/2012 17:55
Como esão as duas representações feitas pelo PPS e DEM que cassaram aqui na Comarca, mo registro da candidatura de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT.

Aquela do uso de papel timbrado e funcionários comissionados, está parada desde do dia 17 de Outubro Procuradoria Geral Eleitoral, em Florianópolis. Aguarda a manifestação para ser encaminhada ao juiz relator do Tribunal Regional Eleitoral Júnio Guilherme Berezoski Schttschneider. Não é normal esta demora.

O outro que também cassou aqui na Comarca a candidatura, hoje foi protocolado no TRE a interposição do Recurso.

Herculano
30/10/2012 17:36
CEMITÉRIOS E SEUS COVEIROS

E a tal audiência para a regulamentação do uso dos cemitérios municipais e as capelas mortuárias realizada ontem?

Respondo: um velório. Um sinal de como será o sepultamento da tal CPI dos Cemitérios, a qual teve até vereador envolvido no caso - José Amarildo Rampelotti, PT, líder do governo de Pedro Celso Zuchi - como membro da comissão.

É. Ele fez questão de se escalar para tal missão de defesa da imparcialidade. E por que? Porque sabia de tudo. O Rampelotti, fingiu-se de morto. Participou de reunião na qual se tramou para esconder os problemas e livrar a cara dos envolvidos, como revelou Arnaldo Muller, no telefonema gravado e tornado público pelo ex-petista e ex-procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita.

Como se vê, essa gente cobra ética e coereência dos outros apenas para disfarce e para desviar a atenção. E por que? Porque o rabo deles é muito grande. Vergonha. Tomara que sofram com os espíritos dos mortos, por enganarem e esfolarem a famílias dos vivos na hora da dor, as quais pagam a pesada conta da esperteza. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/10/2012 17:24
Manchete da Rádio Sentinela do Vale: Andarilhos no Centro da cidade trazem problemas. Resposta da tal aparelhada secretaria de Desenvolmento Social, que não enxergou até agora o problema continuado na Praça Getúlio Vargas, na entrada do prédio da Prefeitura e no Coreto Municipal, onde há farra, fedor (fezes e urina), bebidas, drogas e cenas de atentado ao pudor.

Vai mandar para lá uma assistente e um educador para tentar convencer os andarilhos de que eles precisam ter mais educação.

Isto é para rir ou para chorar? E a tal casa de passagem? Estava lá nos discursos de campanha como solução. Como a campanha terminou, agora ficamos com o problema. Acorda, Gaspar!
Mesa de Bar
30/10/2012 15:47
Olha só o que ocorreu no hospital o ultimo fim de semana, acabou a luz o gerador não funcionou, e o médico ligou o carro e custurou o paciente com o farol do carro benza deus. Garçom mais um na mesa 5
Adilson Luis Schmitt
30/10/2012 15:02
Os Petralhas aprontaram, foram descobertos, condenados e agora:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pt-vai-atacar-politizacao-de-julgamento-no-stf

Mensalão

Terminadas as eleições, PT prepara ataques ao Supremo
Partido só esperava a definição nos pleitos municipais para lançar manifesto em que defende mensaleiros condenados e acusa ministros de politizar julgamento.
Terminada a campanha do segundo turno das eleições municipais, o PT organiza um manifesto com ataques ao Supremo Tribunal Federal. Nesta quinta-feira, o partido vai divulgar um documento em que endurece sua artilharia verbal contra os ministros da corte - e os acusa de abandonarem a cultura do direito penal, que garante as liberdades individuais. O motivo, é claro, são as condenações de petistas estrelados pelo Supremo, por envolvimento no maior escândalo de corrupção da República, o mensalão. Para o PT, o julgamento que condenou 25 réus no processo foi politizado pela corte. Como de praxe no partido, sobraram acusações para a imprensa: o manifesto afirma, ainda, que os ministros do STF julgaram os mensaleiros "sob pressão da mídia".

Vale lembrar que foram justamente os petistas, liderados por Lula, que tentaram controlar os rumos do julgamento no Supremo. A estratégia incluiu, até mesmo, uma clara chantagem ao ministro Gilmar Mendes, que denunciou a ação de Lula. A mais alta corte do país, contudo, resistiu às pressões, numa clara demonstração de que instituições republicanas não se curvam às vontades imperiais de políticos recordistas de popularidade.

O PT só esperava o fim das eleições para sair em defesa dos réus do partido. O STF condenou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares por corrupção ativa e formação de quadrilha, mas ainda não fixou as penas. Além deles, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara, foi condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro e teve de desistir da candidatura a prefeito de Osasco.

"A minha expectativa é que eles não sejam condenados a penas privativas de liberdade", afirmou nesta segunda-feira o deputado Rui Falcão, presidente do PT. "Todos eles têm serviços prestados ao país." Falcão negou que a nota a ser divulgada pelo PT contenha a defesa da regulação da mídia. "Não vamos tomar esse debate como revanche", afirmou ele. "Isso seria tolice". Não é, contudo, o que afirmam outros petistas. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo há duas semanas, o secretário de Comunicação do Partido, deputado André Vargas, afirmou que o debate sobre a regulação do setor de comunicação no país ? termo utilizado pelos petistas para mascarar uma intenção bastante clara: controlar o que é veiculado pela imprensa brasileira ? seria retomado após o segundo turno dos pleitos municipais.

Embora o estatuto do partido determine a expulsão de filiados condenados pela Justiça, o PT vai descumprir sua própria regra interna e não aplicará a norma no caso dos réus do mensalão. Dirigentes do partido alegam que Dirceu, Genoino, Delúbio e João Paulo são "prisioneiros políticos" de um "tribunal de exceção".

Cassimiro Oliveira
30/10/2012 14:15
Caro Observador Mor, também acho que UDO DOHLER no age dos seus 70 anos, será a renovação politica em Santa Catarina. Pois tem muito novinho por aqui com larga experiencia em mamar nas tetas do governo, querendo dizer que é renovação.

Udo Dohler será sim a maior renovação politica no estado de Santa Catarina. Fica o recado para os marreteiros de plantão que renovação não é a pouca a idade do candidato, mas sim seu modo de ver a administração pública.

Herculano e Observado, agora ira ficar fácil saber se a pouca idade é renovação, ou renovação é o modo de administrar, pois Napoleão eleito em Blumenau tem pouca idade e Udo eleito em Joinville já esta na terceira idade.

Alfredo Casas
30/10/2012 12:38
Herculano a câmara de vereadores não se mantem com o dinheiro publico, então por que a comunidade não fiscaliza com mais critérios a Câmara de Vereadores. Acho que iriam achar muitas ilegalidades. Vai a sugestão, porque o prefeito da câmara de vereadores é seu presidente.
Herculano
30/10/2012 12:31
JUSTIÇA QUE FARDA, FALHA, por Carlos Brickmann

Na última sexta-feira, 19 de outubro de 2012, um torcedor inglês invadiu o campo e deu um soco no goleiro do time adversário. Foi flagrado pelas câmeras de segurança, identificado, preso em flagrante e julgado. Na segunda-feira, 22 de outubro de 2012, foi condenado a quatro meses de prisão, em regime fechado. Como pena adicional, o tribunal o proibiu de entrar em estádios por cinco anos.

Corta para o Brasil. O processo do Mensalão levou sete anos para ser julgado. Realizaram-se até agora, data máxima vênia, 40 sessões do Supremo Tribunal Federal, com direito a arrazoados cuja leitura chegou a levar mais de um dia. Houve réus condenados; mas ainda não se sabe a quais penas.

Sem dúvida são casos diferentes: o Mensalão envolvia 38 réus, discussões doutrinárias, debate de questões jurídicas. Não se poderia esperar que o Mensalão fosse julgado em poucos dias. Mas também não foi bom esperar que o julgamento levasse tantos anos. Vejamos o próprio efeito da sentença: na Inglaterra, torcedores violentos sabem que serão punidos exemplar e rapidamente. No Brasil, há quem tenha a audácia de ameaçar recorrer a cortes internacionais, como se essas cortes tivessem jurisdição sobre crimes de roubalheira em nosso território.

Conta-se que, nos velhos tempos, um condenado à morte conseguiu adiar a execução por cinco anos, prometendo, em troca do perdão, ensinar o cavalo do rei a falar. Disse aos amigos, que o consideraram maluco: em cinco anos, morre o rei, morre o cavalo ou morro eu.

Justiça lenta é assim.

JUS ESPERNEANDI

O direito de espernear é sagrado. Mas, como todo direito, tem limites. Acusar o Supremo Tribunal Federal de sentenciar com objetivos políticos sem dúvida extrapola esses limites. Dos dez ministros do Supremo, só um, Gilmar Mendes, não foi nomeado por presidentes que integram a base de apoio ao Governo petista: foi escolhido por Fernando Henrique. O ministro Celso de Mello foi escolhido por José Sarney; o ministro Marco Aurélio, por Fernando Collor ? ambos, Sarney e Collor, esteios da bancada governista no Senado. Os outros sete foram nomeados pelo presidente Lula e pela presidente Dilma.

Cadê o tal golpe?
Bateias S2 Dalsoquio
30/10/2012 10:54
Axo esse blog uma palhaçada, e enquanto o Dalsóquio pagar cerveja e outras coisas pra nos aqui da bateias, eu vou votar no PT. Kleber nunca nos ajudou, então não vou votar num cara que não paga nada pra gente.
Manda Brasa
30/10/2012 10:50
Incrível! As regiões mais pobres das grandes cidades que o PT disputou o segundo turno, votaram em massa no mesmo. Ou seja, quem não tem acesso a educação e é alienado, em sua grande maioria vota no PT. Não há nada quem mude isso, infelizmente.
LUIS CESAR HENING
30/10/2012 10:21
Para quem diz que o Hospital de Gaspar se encontra uma maravilha, analizem a situação. O hospital começa com o problema ja na sua fachada, pois a logo do Hospital, esta prestes a cair. Continuando o problema, esta a pediatria que fica próximo ao centro cirúrgico, ela esta totalmente desativada, alem do que esta suja e com um odor insuportável, bem diferente daquela pediatria linda e decorada da reabertura do Hospital, passando para o segundo andar, o Laboratório esta desativado, fazendo com que se necessário um exame de urgência, tenha que ser disponibilizado um motoboy, para levar o material coletado em Blumenau no laboratório Santa Catarina, no período da noite, ou os próprios pacientes terem que levar nos laboratórios de Gaspar. Bom diante do exposto vemos que nós estamos com um hospital a beira da falência, esta mais do que na hora da população Gasparense, exigir o seu direito que é um atendimento digno e humanizado.
cade as empresa que iriam resolver o problema do hospital?? desde já quero deixar claro que meu desabafo não é político e sim de um cidadão que tem familia e que pode necessitar de um atendimento e tem o direito constitucional a saúde de qualidade.
OBSERVADOR-MOR
30/10/2012 10:10
NÃO SOU ADIVINHO,MAS A MINHA APOSTA É QUE O MELHOR PREFEITO DESSA NOVA SAFRA,SERÁ : UDO DOHLER DE JOINVILLE.
observador-mor
30/10/2012 10:07
HAVIA UM PREFEITO, QUE TINHA GRANDE APEGO A CEMITÉRIO ,SEU NOME ERA :
ODORICO PARAGUASSU, PREFEITO DE SUCUPIRA,COM UMA GRANDE DIFERENÇA ;NÃO COBRAVA UM CENTAVO PARA ENTERRAR UM DEFUNTO.
sidnei luis reinert
30/10/2012 09:29
Boa Vlad.
vlad
30/10/2012 08:43
Cine Brasil.
Em cartaz..O mensalão.
Gênero do filme.
Há controvérsias, para muitos é sacanagem, para outros é policial e para o PT é de ficção.
vlad
30/10/2012 08:35
Os petistas sempre souberam chacoalhar as árvores para apanhar no chão os frutos. O que não sabem é plantá-las.
vlad
30/10/2012 08:30
Ao mesmo tempo em que Lewandowski é vaiado e xingado de bandido, José Dirceu é aclamado por petistas e militantes.
Vlad
30/10/2012 08:28
Para descontrair..

Em Lisboa
Ministro brasileiro em visita oficial a ministro português. Concluída a
parte formal, o português convidou o brasileiro para jantar em sua residência.. O ministro daqui espantou-se com a bela vivenda do de lá, em bairro chiquérrimo, com piscina, vasto jardim e garagem repleta de
carrões.
- Com um ordenado que não chega a cinco mil euros, como é que você
conseguiu tudo isto? Já eras rico antes de entrar para o governo? O
ministro português sorriu, chamou o brasileiro para uma janela:
- Estás a ver aquela auto-estrada?
- Sim.
- Pois ela foi construída por 100 milhões, mas, na verdade, só custou
90?, entendeu?
- SIM
***
Em Brasília
Semanas depois, o brasileiro retribuiu a cortesia e convidou-o para jantar em sua residência: um palacete com 3000 m2, varandas voltadas para o poente, jardins orientais, piscinas em cascata, quadra de tênis, campo de futebol- society, heliporto e um corpo de 55 empregados. Pasmado, o português não acreditava no que viam seus olhos e gaguejou:
- Como é possível um homem público manter uma mansão assim?
O brasileiro levou-o à janela:
- Está vendo aquela rodovia?
- Não.
Herculano
30/10/2012 07:34
ÉTICA? VERGONHA NA CARA? AOS OUTROS. A DECISÃO É DE QUEM FOI INCLUÍDO COMO MEMBRO DE QUADRILHA

Manchete da editoria de política da Folha de S.Paulo. Condenado no mensalão, José Genoino quer assumir vaga de deputado. "Ele é suplente e vai assumir", afirma Rui Falcão, presidente do partido. Advogado diz não ver impedimento à posse de ex-presidente do PT na vaga do prefeito eleito de São José dos Campos, SP.
Herculano
30/10/2012 07:29
O PORQUÊ DE GASPAR NÃO AVANÇAR E NÃO ESTAR ENTRE AS MAIORES

Esta é a manchete conclusiva e o texto cartola da capa da edição desta terça-feira do jornal Folha de S. Paulo. ONDA DE MUDANÇAS MARCAS AS ELEIÇÕES NAS GRANDES CIDADES

Uma onda oposicionista mudou a cara do poder nas maiores cidades do Brasil. Governistas perderam as eleições de anteontem na maioria das 85 cidades mais importantes, onde estão 37% dos eleitores do país. Nesse grupo de cidades, composto por capitais e municípios com mais de 200 mil eleitores, partidos oposicionistas venceram em 50.

Gaspar preferiu o mesmo, sob sérias dúvidas e sem projetos. Em Blumenau, até mesmo um governo considerado excelente pela maioria dos eleitores e eleitoras, não conseguiu emplacar o sucessor que não tinha o mesmo perfil do prefeito realizador. Então...
Herculano
30/10/2012 07:21
As últimas sessões da Câmara de Gaspar estavam sem assunto para decisão, digamos. O presidente, Antônio Carlos Dalsóchio, PT, reclamou de que as comissões estavam retendo os pareceres.

Pois é. Para a sessão de hoje apareceram quatro pareceres.
Herculano
30/10/2012 07:12
Hoje as quatro horas da tarde acontece a audiência pública sobre o projeto de lei 89/2012. Ele estima a receita e fixa a despesa do município de Gaspar para o exercício financeiro de 2013.

É uma audiência surreal pois nada se mexe. É praticamente comunicativa. É técnica. É para poucos entenderem. Todavia, é bom o PMDB ficar de olho nela e depois não chorar ou reclamar. Vai que o PT não assuma e tenha que governar com um orçamento engessado? Ainda há tempo e caminhos técnicos para "desengessar". Acorda, Gaspar!
luciano da cunha
30/10/2012 07:06
AO HERCULANO

gosto desta coluna,o que não entendo e não concordo é quando vc se refere que os vereadores( a oposição) não fizeram e não fiscalizaram nada,
agora que tem denuncias (que sabemos que vai acabar em nada) é por que foi descobertos, e antes por que não se sabia, como vc mesmo escreveu o poder e o dinheiro intimida,

a respeito de tudo não adianta fazer nada, a democracia 16.188 votos o escolheu agora é só pagar e esperar 4 anos se passar,

mais denuncias, mais acusações vão vir, mas nada acontece e o pt nunca é culpado,

quem afirmou sobre a verba que kleber mencionou foi o deputado ismael eu estava presente no seu comicio e postei aqui um comentário sobre isto, um abraço.
Herculano
30/10/2012 07:05
Lei que desobriga licitação de autoescolas será votada nesta terça-feira na Assembleia. Se aprovada, as 93 autoescolas que foram proibidas de realizar matrículas, entre elas a Paraíso, no Bela Vista aqui em Gaspar, poderão receber novos alunos.

Mas, se era tão simples, por que este assunto se enrolou na Justiça por tantos anos, gerando desgastes, custos e insegurança? Ai tem.
Herculano
30/10/2012 06:59
NELSON RODRIGUES E O MENSALÃO, por Arnaldo Jabor, hoje em "O Estado de S.Paulo"

Depois de muito tempo, falei ontem com Nelson Rodrigues no velho telefone preto que ele atende lá no céu, entre nuvens de algodão e estrelas de purpurina. Ele riu ao telefone:

- Você só me liga quando está em crise? A crise é tua ou do País?

- Nelson, eu sou parte dos detritos da nação...

- Não faz frase, rapaz, olha a pose... Este momento do País é maravilhoso: o Brasil está assumindo a própria miséria, a própria lepra... Os brasileiros deviam se agachar no meio-fio e beber dessa sagrada lama que apareceu, com o 'negão' bisneto de escravos abolindo a corrupção... Ali está a salvação. Finalmente, os marxistas de galinheiro estão aparecendo no relatório do STF. É impressionante ver as trapalhadas que fizeram; achavam que ninguém estava vendo. Eles são parte dos cretinos fundamentais que infestam o País e se escondem sob a capa da 'revolução'. Antigamente, o cretino se escondia pelos cantos, envergonhado da própria sombra; hoje, se você subir num caixotinho de querosene "Jacaré" e falar "meu povo", eles formam uma multidão de Fla x Flus. Você pegue o Prestes, por exemplo; ele só fez errar na vida. Tudo que ele quis deu zebra, de 1935 até o fim... No entanto, quem falar mal do Prestes leva um dedo na cara: "Não admito, ouviu?!" Durante 30 anos organizaram um partido e chamaram os intelectuais, que fizeram um carnaval danado, transformando o Lula num "Padim Ciço". Mas, quando chegaram ao poder, debaixo de papel picado, resolveram se suicidar como as virgens do meu tempo: ateando fogo às vestes. Daí, a verdade inapelável: os comunistas odeiam governar; só querem 'tomar' o poder para entrar nas boquinhas, com a mentira de serem 'socialistas'. Eles acham a democracia uma vigarice burguesa para enganar as massas.

- Mas... Nelson... o proletariado sob o capitalismo...

- Para com isso, rapaz; o Homem é capitalista... Existe mercado desde o tempo dos macacos disputando minhocas no buraco... Só os cegos acreditam na "utopia" e só os profetas enxergam o óbvio. O óbvio é um Pão de Açúcar que ninguém vê. E o óbvio é que os petistas queriam fazer a "revolução" com o mensalão, ali na cara do Lula. Mas, foram mexer com a única coisa proibida: com o canalha brasileiro. O canalha é um patrimônio da nacionalidade. Desde Tomé de Souza que roubam sem parar. Pois os canalhas estavam quietos, metendo as mãos nas cumbucas do Estado, quando de repente apareceu o Zé Dirceu, achando que ia passar-lhes a perna. Os canalhas olharam maravilhados aquela burrice dos petistas e sacaram na hora: "Esses comunas acham que a gente é babaca? É tudo mané!..." Dirceu prometia grana, mas não pagava na hora, humilhando a gangue aliada. Eles piscavam cinicamente uns para os outros, contendo o riso e preparando o bote: "Perfeitamente, camarada Dirceu..."

- Você acha o que do Dirceu?

- Ele me fascina. Eu o conheci em 67, por aí... Ele vivia atracado em postes, como vira-latas... Explico: o Dirceu não podia ver um poste que ele trepava em cima e escrachava o capitalismo. Você sabe que os comunas tratam o capitalismo como uma pessoa: "Hoje o capitalismo acordou de mau humor, o capitalismo tem de morrer!!!" Eles falam no tal do "neoliberalismo" como se os grandes empresários de cartola tivessem resolvido: "Vamos fundar este neoliberalismo para acabar com aqueles trouxas!" Acham que a IBM, a Coca-Cola e a GM estão dando gargalhadas de bruxa de peça infantil. A velha esquerda não entendeu até hoje a grande lição de Marx: quem manda são as mercadorias, quem manda é a salsicha. Ninguém controla o Mercado. Aliás, o Marx está ali numa nuvem, exalando cava depressão.

Bem, como eu ia dizendo, o Dirceu vivia trepado em postes, falando da "utopia", que ninguém sabia o que era. Alguns sujeitos rosnavam: "Quem é essa tal de Utopia? É a mulher dele?" Pois um dia o nosso Dirceu encontrou o Lula. Foi uma festa. O Lula era o "robô" perfeito para os petistas intelectuais: operário, foice e martelo, barba e sem dedo - tinha tudo para se tornar um símbolo de santidade, um messias da USP, onde as professoras se estapeavam para pegar um autógrafo do "proletário". Os bolchevistas, desempregados desde 68, se deram bem quando Lula chegou ao poder: "Vamos desapropriar a grana desse Estado burguês para conquistar nossos objetivos populares". Aí, apareceu o Dirceu esfregando as mãos: "Oba!... Deixa comigo, Lula!" E virou 'primeiro-ministro'. O Lula achou ótimo porque estava em fremente lua de mel consigo mesmo, segredando para dona Marisa: "Ei, mãezinha, quem diria nós aqui, hein...?" E nem ligava: "Deixa que o Dirceu resolve!" E ia beijar rainhas e reis, lambido pelos grã-finos internacionais.

Foi aí que surgiu o Jefferson, denunciando o comandante da "revolução corrupta". Jefferson saiu da mentira para a verdade e o Dirceu da "verdade" para a mentira. Um é o espelho invertido do outro. O Jefferson e Dirceu são a essência do Teatro: protagonista e antagonista. A maior peça do teatro brasileiro foi o duelo dos dois na Câmara. O País parou como no Brasil x Uruguai.

Os dois juntos levantaram a cortina do erro brasileiro. O Jefferson, que tinha passado a vida escondido na própria gordura, se esgueirando por estatais e fundos de pensão, descobriu a deliciosa alegria do sucesso. Ninguém foi mais feliz que o Jefferson naqueles dias, espojando-se na verdade, regozijando-se no papel de herói ao avesso, abrindo o alçapão de ratos...

E Dirceu se deu bem também, apesar da condenação no STF. Ele ficou livre de sua 'revolução' fracassada, finalmente no ansiado martírio, o único sossego dos paranoicos.

Jefferson fez o maior tratado de sociologia política da vida nacional e Dirceu fez uma revolução inesperada - queria um socialismo stalinista e acabou fortalecendo a democracia.

- Mas, Nelson, qual será o futuro disso tudo?

- Não há mais futuro, rapaz... Mas, garanto que um dia Jeff e Zé terão uma estátua em bronze - os dois sob os braços de uma grande deusa nua: a República celebrando seus heróis. Rapaz, isso é o óbvio: Dirceu e Jefferson salvaram o Brasil!

E desligou.
Herculano
30/10/2012 06:49
Interessante esta observação de Carlos Tonet. A conclusão serve lá e aqui, principalmente.

CONJECTURAS POLÍTICAS X CAPIM NO MEIO-FIO

* Mal acabaram as eleições e os líderes políticos começam as conjecturas para 2014.
* Quem vai apoiar quem para federal, estadual e como estarão os candidatos ao Governo do Estado.
* Para onde irá o João Paulo?
* Qual o futuro do Jean Kuhlmann?
* Quem o PSDB apoiará para governador?
* Enquanto isso nós, eleitores, agradeceríamos se os eleitos de todos os municípios começassem a pensar em algumas coisas básicas, como roçar o capim do meio-fio, recolher o lixo no dia certo, evitar a falta de água no verão e consertar goteiras de escolas.
* O resto tudo pode esperar.
Herculano
30/10/2012 06:45
Errei.
Na nota "Enrolação II", onde escrevi janeiro de 2010 é janeiro de 2011. Ninguém podia pedir prorrogação de algo que nem existia.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.