Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

12/10/2012

OS OMISSOS I
Não vou falar de quem correu da parada e que por isto, evitou o vexame porque o pressentiu. Vou escrever sobre os que estavam surdos, mudos, cegos, coniventes, alienados e passageiros durante quatro anos na Câmara e assim mesmo, distante do povo, insistiu no milagre do reconhecimento para a recondução ao ócio da fiscalização. Acha-se agora, diante dos resultados, injustiçado. Como assim? E a reeleição não veio. Justa. Justíssima. Não merecia. O bom combate ? que sempre evitou - pode ser fatal como temiam. Entretanto, o conchavo entre quatro paredes e a omissão são ainda piores quando desmascarados aos eleitores e eleitoras.

OS OMISSOS II
Ao vereador Raul Schiller, PMDB, funcionário da Celesc, faltou-lhe o choque de oposicionista. Caminhou sobre o fio da navalha envolvido naquela compra de votos que ainda agoniza no Judiciário e o ?prende? ao PT. Deu no que deu. Teve 554 votos, ou seja, bateu na trave. Jorge Luiz Wiltuschining, PT, especialista em assar carnes para os companheiros, passou quatro anos na Câmara sem descobrir que lá não era a sua churrascaria e que precisava temperar o seu mandato para defender ou encontrar saídas ao seu abandonado bairro Bela Vista, o qual jurou defender. Teve míseros 299 votos, aliás como todos da atual administração petista, os quais se diziam representantes do bairro e não enxergaram a sacanagem que se fez propositadamente com o Bela Vista na atual administração. Jorge diz de boca cheia que vai abrir uma fábrica de ração. Seus adversários querem saber quem será o provador de tal iguaria.

OS OMISSOS III
E Joceli Campos Lucinda, PSD? Piada. O barbeiro de aposentados do interior preferiu passar a mão na cabeça dos enrolados em maracutaias a fazer um corte radical nas dúvidas dos administradores, como àquela da oficina onde se arrumou o trator antes do edital para o serviço. Joceli evitou se posicionar como uma voz forte e atuante para o seu esquecido Belchior.  O próprio partido, quando cobrado, defendia-se alegando que não tinha controle sobre Joceli. Ele nunca foi um rebelde, mas do time do ?deixa para lá?. Desde o primeiro mês de mandato, Joceli tinha provas contra a atual administração petista. Contudo as aposentou em alguma gaveta do seu salão de barba. Os eleitores e eleitoras, nas urnas, fizeram o mesmo com ele para os próximos quatro anos. Joceli teve apenas 128 votos. Belo troco.

ABANDONO I
O bairro Bela Vista foi o patinho feio do atual mandato de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. E o reflexo está na pífia votação de Jorge Luiz Wiltuschning, PT, 299 votos; do ex-secretário da Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert, com 379 votos e Alceu Torres com 137 votos. Hostert e Torres estão no PR. Eram PV melancia ? verde por fora e vermelho do PT por dentro. Aliás, o bairro virou ?celeiro? de candidatos. Ao todo, são 12, um recorde.

ABANDONO II
Foram candidatos no Bela Vista; o dono de lanchonete Geovano Borges, PSD, com 929 votos (eleito), a professora Marli Sontag, PMDB, com 682 votos (eleita). Ficaram pela estrada, além do Jorge Luiz, Alfonso e Alceu, já citados aqui, também  Cassinho, PPS, com 198;Mário Delabeneta, PSD, com 130 votos; bem como a chuva de representantes da administração petista que tanto massacrou o bairro: Luiz Casemiro, PDT, com 116 votos; Luiz Otávio, PT, com 215 votos; Joel Vieira, PRB, 90 votos; Diva do PC do B, 57 votos, e Otocar Albanaes, PT, com  139 votos. Uma lição para todos. Ainda chegará a vez do Santa Terezinha.

BELCHIOR
Terrorismo. Os que pediam votos para o PT no Belchior alertavam aos moradores de lá que se o partido não fosse o vencedor na cidade ? como foi -, a superintendência aberta recentemente, seria fechada. Das duas uma: ou a superintendência era um proposital escritório eleitoral partidário ou continua a falta de respeito às necessidades administrativas e o quase isolamento daquela região por parte de sucessivas administrações ? não só a do PT ? e que só se lembram de lá no tempo de pedir votos. Em tempo: Márcia Deschamps, PT e mulher do superintendente do Belchior, Rui Deschamps, com a máquina na mão, fez 383 decepcionantes votos em toda a cidade. Outro recado.

SOBRE O TRAPICHE

Como se viu, as eleições não são feitas apenas de orações, rezas, promessas e milagres. É preciso propostas e trabalho sério antes de ser candidato. E quem se veste de santo, dá o tapa e esconde a mão, ou pede para outro fazer o serviço e não cumpre o acordo, começa errado. Terá o mesmo destino de todos, inclusive o que ele próprio finge combater no palanque.

Doraci Vanz voltou a ser chefe de Gabinete de Pedro Celso Zuchi. Uai! Ele não estava em gozo de ?licença prêmio?, aquela editada por portaria secreta e que para tal precisou apenas de três anos de trabalho no serviço público ao invés dos regulares cinco anos? O Sintraspug continua num sepulcral e incompreensível silêncio sobre o assunto. Acorda, Gaspar!

O caso do deferimento da impugnação da candidatura de Pedro Celso Zuchi caminhava bem até chegar ao Superior Tribunal Eleitoral. O PPS e DEM pediram a impugnação. O Ministério Público daqui se manifestou contra; o juiz da Comarca acatou. No Tribunal Regional Eleitoral a mesma coisa, apesar das ressalvas do relator, o desembargador Eládio Torret Rocha é que abalou a campanha por aqui.

A primeira surpresa. O mesmo Ministério Público de Santa Catarina que pediu para esquecer o pedido de impugnação do PPS e DEM, resolveu se juntar a ambos. Subiu com um recurso especial ao TSE. Tudo ia bem até esta semana. Mas a Procuradoria Geral do TSE em Brasília fez a segunda surpresa. Pediu a impugnação da candidatura de Zuchi. E numa emergência, a terceira surpresa: o relator foi trocado. Saiu o ministro Arnaldo Versiani Leite Soares e entrou José Antônio Dias Toffoli, ex-advogado do PT, ex-assessor do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. É uma teia. E esse pessoal não dorme de touca.

Diz um ditado que há males que vêm para o bem. Uma pesquisa se publicada no final de semana abalaria a credibilidade de um veículo de comunicação. Uma liminar o salvou do vexame. Os números já são públicos.

O PSDB virou cinzas em Gaspar. Não há um representante na Câmara. E agora?

O empresário Carlos Eurico Fontes, o Zuza, com o seu influente PDT que vive de migalhas do PT, testou a sua popularidade: 223 votos. Sem comentários.

Laércio José Pelé Krauss, agora do DEM, quando suplente surpreendeu.  Ele trabalhou mais de que muitos vereadores desde então. Nas urnas, Pelé, genro do ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca do PMDB, conseguiu apenas e tão somente 233 votos, muito menos do que em 2008.

Em tempo. O candidato a vereador apoiado pelo Paca foi o dentista que se apresentou como Dr. Júnior, PMDB. Ele obteve 519 votos. Não se elegeu.

Joel da Costa, um dos coordenadores da campanha de Kleber Edson Wan Dall e o vereador Claudionor da Cruz Souza, apostaram em Beto Schmitz, PSDB e ex-Ceval.  Os 497 votos dele não o levaram à Câmara.

O presidente do Sintraspug, Sérgio Almeida, PSDB, apostou em dois segmentos: servidores e evangélicos. Sérgio continua no Sindicato se Kleber não ganhar no tapetão a prefeitura e fizer composições na Câmara. Os 647 votos que conseguiu o deixaram de fora do Legislativo.

Marcelo Fontes Schramm, PT, tinha a máquina partidária à sua disposição, um legado muito bom na área esportiva (basquete) e um irmão aguerrido e influente, Rodrigo Fontes Schramm. Não adiantou: obteve exatos 250 votos.

Teve grupo empresarial local, depois de anos, que ficou sem voz na Câmara.

Recorde: Aline Samira Tonson, obteve apenas dois votos. A família é muito pequena ou ingrata. Sufrágio ou naufrágio?

Roberto Basei, presidente do PSC, esteve à frente na composição das alianças. Sempre vendeu densidade para valorizar os acordos. Foi candidato. Recebeu 49 novos. Hum!

Alguém ouviu falar nestas eleições do ex-prefeito eleito por duas vezes (MDB e PFL), Luiz Fernando Poli? Acorda, Gaspar!

Edição 1431

Comentários

Herculano
15/10/2012 22:11
O QUE? O PT VAI APOIAR O PSDB EM BLUMENAU? EU VEJO TUDO E NÃO MORRO

Este é o trecho da nota do Diretório do PT estadual de hoje e referente ao apoio em Blumenau.

"...Com relação ao diretório Municipal de Blumenau trata-se como exceção a indicação de voto ao PSDB, levando em consideração, todavia a autônoma vontade dos filiados/as, que as decisões sejam vinculadas com compromissos políticos de Programa de Governo e Projeto Estadual para 2014".
Herculano
15/10/2012 18:40
COMO O PT GANHOU MENTES E CORAÇÕES?

Com uma mentira. Um comercial de um minuto criado por Duda Mendonça que foi julgado hoje dizia: "Xô, corrupção? Ou a gente acaba com eles, ou eles acabam com o Brasil", numa referência ao monte de ratos, famintos e que comiam e surripiavam para a toca, no comercial, a bandeira do Brasil.

Espera ai? Mas, que são estes ratos hoje se não o próprio PT e sua base de aliados julgados no Supremo Tribunal Federal no caso do mensalão?
belchior
15/10/2012 18:31
Mais um dia de comer pó no belchior,onde estão os caminhões pipas das empreiteiras?Será que estão castigando os belchiorenses por causa da LAVADA que o PT levou no belchior,já era de esperar.
Herculano
15/10/2012 17:51
SEA MODA PEGA. GASPAR TAMBÉM ENTRARÁ NA FACA. A LEI É PARA TODOS

A 14ª Promotoria de Justiça de Blumenau encaminhou ofício ao Presidente da Câmara Municipal de Vereadores recomendando que seja reduzido o número de cargos comissionados de forma a manter a proporção com o número de cargos efetivos. O Promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz explica na recomendação que decisão do Supremo Tribunal Federal que convalidou sentença em ação direta de inconstitucionalidade - ajuizada pelo MPSC contra decreto e resolução do Legislativo de Blumenau, dos anos de 1997 e 1998, que criavam cargos comissionados -, determina que deve ser guardada correlação entre os cargos efetivos e em comissão.

No entanto, foi apurado que tal decisão não vem sendo cumprida. Segundo Ruiz Diaz, com atuação na área da moralidade administrativa em Blumenau, a Câmara Municipal de Vereadores possui, atualmente, 143 cargos comissionados contra apenas 48 cargos efetivos, em virtude de resolução do ano passado que criou sete cargos comissionados para cada gabinete de Vereador. Blumenau conta com 15 Vereadores na atual legislatura.
Roberto Basei
15/10/2012 17:40
Sr. Herculano

Dia do Professor, o que comemorar?


Os outros eu não sei, mas eu comemoro o Sr. lê e escreve, precisou de um alfabetizador que transferisse no Sr. o que seus pais lhe ensinaram, pois os primeiros Professores são nossos pais.
Eu comemoro a cada aluno meu que entra na Universidade, pois meu trabalho é de longa duração o resultado não é imediato, comemoro a cada criança que descobre o nascer do Sol ao Leste e o por do Sol ao Oeste, haja visto que sou Professor de Geografia, comemoro todos os dias, minha filha é Bióloga e é desse salário de professor que saiu boa parte da educação dela, comemoro a cada dia a minha filha mais nova cursa direito e graças a área já consegue pagar seus próprios estudos.
Vou finalizar, já que a lista é infindável, eu faço o melhor que posso, se o sistema ou o governo prefere não fazer sua parte é ele que me deve, a ferramenta que o Estado tem para a inclusão social é o professor e eu estou cumprindo com a minha parte.
Eu comemoro.
Em tempo, gostaria de lembra-lo que o leio todos os dias e o admiro, pela coragem de postar aqui muitas coisas, boas e ruins da nossa cidade.
Herculano
15/10/2012 17:36
Ao que se esconde como sendo "ilhotense".

Você sabe por que o prefeito Ademar Felisky, PMDB, é capaz deste tipo de atrocidade contra o povo, principalmente os mais pobres, fracos e doentes?

1. Porque há pessoas como você que não o enfrenta de cara limpa, cidadã.

2. Porque faltam políticos, na oposição, capazes de fiscalizar e desmascarar este tipo de crime que sufoca e anula os mais fracos. Onde estão os vereadores numa hora destas? O primeiro sinal já partiu da população há duas semanas:desaprovando o mandato de Ademar e mostrando que não confia em que ele indicou, exatamente o seu secretário de Saúde, o Dr. Lucas, que como um profissional da área, deveria ser o primeiro a impedir tal atrocidade contra a população.

3. Porque falta imprensa, isenta.

4. Porque falta uma Câmara comprometida com a comunidade e gente da comunidade capaz de denunciar com provas, tudo isto ao ministério Público e deixar este tipo de gente fora da política por uns oito anos como orienta a lei.
Herculano
15/10/2012 17:26
A coluna Olhando a Maré de amanhã da edição impressa do jornal Cruzeiro dojá está pronta e editada. Aliás, já estava pronta antes das eleições. Só a não divulguei para que ninguém dissesse que eu estava protegendo o candidato do PT, Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, cada vez enroladas nas tramas de seus próprios assessores.

Vou lhes mostrar quais foram as propostas inovadoras, consistentes e cidadãs que Zuchi e Mariluci propuseram para sensibilizar a maioria dos eleitores e eleitoras e assim calar a dita oposição. É algo espetacular que precisa ir ao mundo da ciência para ser estudado e servir de exemplo. Uma maravilha. Acorda, Gaspar!
Ilhotense
15/10/2012 17:04
Boa tarde Sr. Herculano.

Gostaria novamente de perguntar sua opinião em relação às demissões em massa realizadas pelo Sr. Prefeito Municipal de Ilhota, Ademar Athanasio Feliski, na área da saúde, fechando 6 postos de saúde e mantendo somente o posto de saúde central, com 02 clínicos geral, para dar conta de toda a população de Ilhota. O senhor acha isto correto?
Além disto, cortou os medicamentos de distribuição gratuita do SUS.
A população tem que pagar o pato por a situação não ter vencido as eleições?
Peço que manifeste-se sobre o assunto, pois simplesmente isto virou um CAOS na saúde de Ilhota, sem contar que é crime o que vem ocorrendo.

Obrigado,

Cidadão Ilhotense
Eduardo Garcia
15/10/2012 17:00
Esse Luciano da Cunha além de não saber escrever é chato pra caramba,dá um tempo,pois assim fica difícil continuar ser assíduo desta coluna.
luciano da cunha
15/10/2012 13:00
AO PREFEITO


VOU POSTAR TODO DIA UM COMENTÁRIO SE O SENHOR NÃO MOLHAR A ESTRADA FREI CANISIO NA COLONINHA, POIS ANTES DA ELEIÇÃO DE 3 A 4 VEZES POR DIA O CAMINHÃO PASSAVA MOLHANDO A ESTRADA E HOJE DE MANHÃ NÃO PASSOU,

AH, OU ATÉ ASFALTAR,VAMOS TRABALHAR MÃO NA MASSA. UM ABRAÇO.
luciano da cunha
15/10/2012 12:56
IMPRUDENCIA

dois jovem cairão de moto na rua frei canisio em frente a pracinha, por estarem andando em alta velocidade e se perderam, foi chamado o corpo de bombeiros e conduzidos ao hospital de gaspar com ferimentos leves.
Mariazinha
15/10/2012 12:30
Herculano!
Uma pergunta a todos os gasparenses que votaram no PT, porque será que depois das eleições não se viu mais ninguém trabalhando nas obras?
Está um vergonha a entrada do viaduto...e as filas agora é contrário, antes era sentido Blumenau, agora sentido centro.....coisas de um Partido Trapalhão (PT)...
luciano da cunha
15/10/2012 12:23
AOS VEREADORES ELEITOS

hoje é dia dos professores, se não fizerem uma lei onde os alunos que ofendem e batem em professores sejam severamente punidos,daqui alguns anos a profissão de professor vai ser extinto igual aos dinossauros,

hoje já faltam professores, e os netos e bisnetos do povo não serão alfabetizados, começa em casa e se estende na escola a educação, se não tem em casa vai ter na escola, mas se tiver uma lei de punição a coisa muda. um abraço.
Herculano
15/10/2012 11:30
O JULGAMENTO DO MENSALÃO E O PT, por Mário Machado, professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro.

A cúpula do PT durante o primeiro governo Lula foi condenada por corrupção pelo STF. Que conclusões políticas podemos tirar disso?

Primeira: se a condenação tivesse sido decidida por apertada maioria de votos, seria inevitável que afirmassem tratar-se de julgamento de exceção, como se isso pudesse ocorrer impunemente em um estado democrático de direito e, ainda por cima, de maneira tão transparente. Mas a condenação resultou de ampla maioria e até unanimidade.

Segunda: o STF deixou claro que a corrupção pública encontrou um sério adversário no tribunal. Não mais poderão os partidos políticos usar e abusar do caixa dois. Doadores e receptores deverão agora pensar antes de se envolver nesse tipo de negociata porque os riscos de punição aumentaram muito.

E se outros casos similares existem, como o mensalão mineiro, que sejam igualmente julgados e punidos. Agora e sempre.

Terceira: o ex-presidente Lula não mais poderá alegar que o mensalão nunca existiu, que tudo não passou de uma tentativa de golpe das elites contra seu governo. O STF reconheceu que partidos foram comprados e inchados com recursos financeiros do valerioduto, tudo decidido pela direção do PT, para construir a base parlamentar do governo.

Pode o ex-presidente continuar a dizer que só admite que sua biografia seja julgada pelo povo, como se pairasse acima das leis? Perigosa, mas inútil arrogância.

Quarta: o PT passou a ter uma ficha suja em seu patrimônio político, e vários de seus dirigentes já começaram a se afastar, mas só agora, dos companheiros condenados. Pois se o julgamento do Supremo é complexo, a ideia de ficha suja é fácil de entender. Todo mundo sabe o que é.

Assim, embora esse julgamento não tenha tido maior impacto no primeiro turno da eleição municipal, diferente será daqui para a frente, à medida que um número crescente de cidadãos tome consciência do que se passou. Bem distintas poderão ser as eleições presidenciais de 2014.
Manda Brasa
15/10/2012 09:43
Em relação a CPI dos cemitérios.

Em vez de ficarmos fazendo chacotas dos vereadores, e dizendo que a CPi vai dar em pizza, porque não lotamos a câmara e exigimos que as respostas sejam reveladas? Somos acomodados e conformados com a cidade que temos. Os cidadãos de Gaspar estão acostumados a receber desculpas e se contentar com elas. O que é dito na rádio é verdade, nada é apurado e o resto é fofoca.

Herculano
15/10/2012 08:26
Hoje é Dia do Professor. O que comemorar?
Herculano
15/10/2012 08:21
O governo desmonta as instituições fiscais, segundo o ex-ministro Maílson da Nóbrega e o economista Felipe Salto

Com o apoio entusiasmado do ministro da Fazenda, o governo tenta camuflar gastos para, no momento de calcular a meta fiscal, fingir que ela foi atingida
Herculano
15/10/2012 08:18
A taxa de reeleição de prefeitos caiu de 66%, em 2008, para 55%, neste ano. Menos prefeitos aptos quiseram se lançar (75%, contra 79%), o que elevou a renovação política de 60% para 72%.

Captada pela Confederação Nacional de Municípios, a tendência mudancista deve se acentuar uma vez resolvidas todas as pendências da Lei da Ficha Limpa e computados os votos do segundo turno.

A observação é de Melchíades Filho, em "Taxa de insucesso"
Herculano
15/10/2012 08:16
PARA QUE REDUZIR IMPOSTOS E A BUROCRACIA PARA COBRÁ-LOS SE A CORRUPÇÃO AUMENTA, CADA VEZ MAIS INSACIÁVEL E PRECISA DELES PARA AS MALANDRAGENS DE AGENTES PÚBLICOS E POLÍTICOS?

Interessante o editorial do jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira.

Inferno fiscal

Brasil prossegue firme na liderança dos países que mais atazanam empresas com tributos; aqui, despendem-se 2.600 horas por ano com eles

Desde que o Banco Mundial iniciou, em 2005, uma comparação internacional do tempo gasto em cada país com o pagamento de impostos, o Brasil permanece cristalizado na pior colocação.

Uma empresa de médio porte, aqui, leva 2.600 horas por ano - ou o equivalente a mais de 108 dias - para reunir dados, calcular valores devidos e preencher documentos relativos aos principais tributos.

Não há nada semelhante nos 183 países listados pelo Banco Mundial. Penúltima colocada sete anos atrás, a Ucrânia já reduziu, desde então, de 2.185 para 657 as horas dedicadas às obrigações com o fisco. Entre os países mais desenvolvidos, a média é de 186.

Um novo levantamento será divulgado nos próximos dias pelo banco multilateral. Mas a longevidade dessa e doutras anomalias já custou à economia brasileira mais uma classificação vexatória.

Pela segunda vez consecutiva, o sistema tributário nacional foi considerado o mais hostil aos negócios na América Latina -região já tradicionalmente pródiga em burocracia e taxações exóticas.
Herculano
15/10/2012 08:08
CONVIDADO

Está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - o extrato do contrato 27/2012 do Samae de Gaspar e assinado pelo presidente Lovídio Carlos Bertoldi.

O contrato é para a execução de ampliação e reforma do laboratório da ETA V. O valor? R$ 19.073,22. Quem vai fazer a convite do Samae ganha na licitação 42/2012? A empreiteira Ilhominas Mão de Obra Ltda, 03.087.273/0001-03.
Herculano
14/10/2012 21:30
OLHA SÓ ESTA

Ibope admite erro em Salvador, Curitiba e Manaus. Em entrevista ao Congresso em Foco, a diretora-executiva do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, reconhece erro na amostragem de eleitores nas capitais baiana e amazonense e promete olhar mais crítico nessas duas cidades no segundo turno.

Hum! Entendi tudo. Sobre o brutal erro de Blumenau, nem um pio.

Outra. O jornal Cruzeiro do Vale, que não é nenhuma RBS em poder e grana, tinha uma pesquisa contraprova para se proteger de eventual discrepâncias e assim garantir a sua credibilidade, seu maior patrimônio. E por isto acertou o resultado de Gaspar. Sabia o que estava publicando em favor dos leitores e não de um instituto, de um partido ou de um candidato.
LUCIO
14/10/2012 20:11
No gaspar grande o samae começou a tubulação de água, mexeu na rua não acabou,ta tudo cheio de buraco. Se fosse no domingo pasado que era ELEIÇÂO não tinha BURACO. AAACOORDA GASPAR.
belchior
14/10/2012 19:18
Aqui no belchior o povo comeu pó o dia inteiro,belchior ficou longe de novo,até os comissionados da superintendencia entupiram seus pulmões com poeira,tem PTista roxo desconfiado,agora aguenta.
Herculano
14/10/2012 14:56
UMA OPINIÃO QUE VEM DA CIDADE VIZINHA. PRIMEIRO ELA REJEITOU O CANDIDATO QUE ESPIRRAVA: CHEGA DE BLUMENAU PARA OS RICOS. A MAIORIA ESMAGADORA SONHA SER E ESTAR NUMA CIDADE RICA, ORGANIZADA, COM GENTE CAPAZ, QUE FALA E FAZ COISAS DECENTES. JÁ AQUI...

* Blumenau se saiu muito bem na eleição.
* Primeiro, porque o PT não vai voltar.
* Segundo, porque os dois candidatos que ficaram são rigorosamente a mesma coisa.
* São gêmeos políticos.
see at http://carlostonet.wordpress.com/
luciano da cunha
14/10/2012 14:10
GASPAR PARADO POR 4 ANOS

eu já tinha dito aqui, hoje domingo os moradores da coloninha voltaram a comer poeira, pois antes da eleição até em dia de chuva o caminhão pipa que custou 251 mil reais passava, e até agora nada do caminhão apagar a poeira,

e alguém tem duvida que a partir de agora vai ser assim, só a conclusão da ponte do vale e a reforma e nada mais sem nem apagar a poeira vai fazer, ha o zuchi não foi exaltado como asfaltador,

cadê o asfalto da coloninha,na rua frei canisio ou acha que só porque concluiu a drenagem o povo não precisa de mais nada,

nós não nos contentamos com migalhas, mão na massa prefeito vai trabalhar. um abraço.
Manda Brasa
14/10/2012 11:59
Sr. Herculano, sua coluna está muito "light", está publicando poucos assuntos da política local, e nada muito polêmico. Gaspar está em chamas , nos ajude a ficar bem informados e deixe a poeira levantar. Veja o que eu ouvi de um político eleito da cidade: Isso aqui ta muito certinho, ai não tem graça!
Jorge Nei
14/10/2012 11:22
QUE ASSESSORIA CONTÁBIL, FINANCEIRA E JURÍDICA É ESSA PEDRO CELSO ZUCHI? Isso é mensalão, mensalinho ou "Caixa dois ..."?

VEJA: Acompanhamento processual no TRE/SC

Em Gaspar, o Governo Celso Zuchi também criou um método para cobrar um ?MENSALINHO? dos Comissionados, fossem eles: Secretários, Diretores, Assessores, Encarregados, etc ... escolhidos em confiança pelo Prefeito e PT!

Os ?Cabeças Iluminadas? ou também conhecidos ?Luas Pretas? da administração Zuchi e do PT de Gaspar, desde o início de fevereiro de 2009 começaram a fazer a cobrança mensal dos servidores comissionados em favor do Partido Político; isso mesmo, você não está enganado não, não é parecido com o mensalão de Brasília, era um ?MENSALINHO? exigido pelo PT de Gaspar para que os abençoados servidores escolhidos em confiança fizessem obrigatoriamente o desconto em seus salários de uma fração (que variava de R$ 40,00 até mesmo R$ 250,00) para fins de ?DOAÇÃO? ao Partido dos Trabalhadores!

Em mais um capítulo dos problemas criados por Pedro Celso Zuchi e o PT de Gaspar, a desaprovação e a rejeição na prestação das contas referentes ao exercício financeiro de 2010 e 2011, ainda vai dar muita ?dor de cabeça?. Alguém pode me dizer que foi o responsável pela contabilidade e a parte financeira desse rolo todo mal feito?

Olhem só o que se lê do site do TER/SC, acompanhamento processual: Protocolo 33.003/2011, RE Nº 5410 - Recurso Eleitoral, 64ª ZONA ELEITORAL, Recorrente PARTIDO DOS TRABALHADORES DE GASPAR, Advogado: ANDERSON SCHRAMM e outro. Situação atual: encaminhado ao TSE-TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, onde atualmente se aguarda uma manifestação acerca da questão jurídica, vejamos:

Decisão do TER/SC: "(...) manter a desaprovação das contas e determinar o recolhimento ao Fundo Partidário do valor de R$ 93.141,35, referente à arrecadação de recursos oriundos de fonte vedada [doações feitas por pessoas físicas investidas em cargos de direção e chefia na municipalidade, exoneráveis ad nutum], e, por maioria [...] reduzir, de ofício, o período de suspensão de novas cotas do Fundo Partidário para 8 (oito) meses a partir do trânsito em julgado" (fl. 238). RECURSO ELEITORAL - PRESTAÇÃO DE CONTAS - DE EXERCÍCIO FINANCEIRO - (2010) - DESAPROVAÇÃO / REJEIÇÃO DAS CONTAS.

Por fim, ainda tem o julgamento a ser encaminhado para o TSE sobre a prestação de contas do exercício financeiro de 2011. SERÁ MESMO QUE PEDRO CELSO ZUCHI E MARILUCI VÃO TERMINAR ESSE NOVO MANDATO ???

É ruim heim! É só probrema ... A coisa tá fedendo e há muito tempo.




Aurélio Marcos de Souza
14/10/2012 10:54
Herculano porque ser vereador de oposição muitas vezes não compensa, é por que em quanto candidato o mesmo realiza um monte de promessas que nunca poderá realizar. Tenho que tais promessas muitas vezes são realizadas não por má fé, mais sim por desconhecimento das atribuições inerentes ao cargo.

Assim sendo eleito e assumindo seu cargo, o mesmo vendo que não poderá realizar um décimo de suas promessas feitas, o mesmo deixa de ser oposição para tornar-se pseudo-situação, uma vez que entre conseguir realizar algumas promessas a seus eleitores com ajuda do executivo e ser oposição, o mesmo não duvidas a não ser de se submeter muitas vezes a pressão do executivo, aprovando leis a contra gosto e fazendo vistas grossas a irregularidades.

Assim a culpa da não existência de oposição é do próprio eleitor, pois elege um vereador que realiza inúmeras promessas que nunca poderá cumprir, sendo que para cumprir tais promessas precisará se submeter aos comandos do executivo, e não verdadeiro propósito a que foi eleito.

Então os candidatos a vereador durante a campanha eleitoral, deveriam a se ater as suas futuras atribuições, estas que podem ser visualizadas nos artigos 19 e 20 da lei Orgânica do Município de Gaspar, cujo texto segue abaixo.

?DA COMPETÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL

Art. 19. Compete à Câmara Municipal deliberar, sob forma de projetos de lei, sujeitos à sanção do Prefeito, sobre as matérias de competência do Município, especialmente sobre:

I - matéria financeira, tributária e orçamentária: Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual; abertura de créditos especiais e suplementares, remissão de dívidas, concessão de isenções e anistias fiscais, auxílios e subvenções;

II - matéria Urbanística, especialmente o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, matéria relativa ao uso e ocupação do solo, parcelamento, edificações, denominação de logradouros públicos e estabelecimento do perímetro urbano e dos bairros;

III - regime jurídico dos servidores municipais, criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, planos de carreira, fixação e aumento de remuneração dos servidores municipais, da administração direta e indireta;

IV - organização dos serviços municipais e sua forma de prestação;

V - bens públicos, aquisição e alienação de bens imóveis, outorga de direito real, concessão e permissão administrativa de uso;

VI - criação, estruturação e atribuições dos órgãos da administração direta e das entidades da administração indireta.

Art. 20. Compete privativamente à Câmara Municipal:

I - eleger sua Mesa e destituí-la;

II - votar o seu Regimento Interno;

III - tomar o compromisso e dar posse ao Prefeito e ao Vice-Prefeito;

IV - representar contra o Prefeito;

V - fixar o subsídio dos Vereadores para a legislatura subsequente até seis meses antes do término da legislatura vigente, e do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários municipais, observada a legislação; (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 8/2011)

VI - julgar os Vereadores nos casos especificados nesta Lei Orgânica; (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 8/2011)

VII - conceder licença ao Prefeito, ao Vice-Prefeito e aos Vereadores;

VIII - criar comissões de inquérito sobre fatos determinados e por prazo certo, mediante requerimento de um terço dos seus membros;

IX - solicitar informações ao Prefeito sobre assuntos referentes à Administração;

X - apreciar vetos;

XI - conceder honrarias a pessoas que, reconhecida e comprovadamente, tenham prestado serviços relevantes ao Município;

XII - julgar as contas do Prefeito, incluídas as da administração indireta;

XIII - convocar os titulares dos órgãos e entidades da administração direta e indireta para prestarem informações sobre matéria da sua competência;

XIV - julgar o Prefeito e os Secretários municipais nas infrações político-administrativas;

XV - conhecer da renúncia do Prefeito e do Vice-Prefeito;

XVI - destituir do cargo o Prefeito e o Vice-Prefeito após condenação por crime comum ou de responsabilidade;

XVII - convocar plebiscito e autorizar referendo;

XVIII - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar;

XIX - fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta;

XX - zelar pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa do Prefeito.

Parágrafo Único - As deliberações da Câmara sobre matéria de sua competência privativa tomarão forma de resolução, quando se tratar de matéria de sua economia interna, e de decreto legislativo, nos demais casos.?


Então lhe pergunto meu caro colunista, será que um vereador que foi eleito em um partido que não faz parte do executivo, será oposição, ou se alinhará ao executivo, para poder cumprir algumas com suas promessas.Tenho que tal situação não passa de um estelionato político, pois o mesmo em síntese busca o seu próprio beneficio, eis que as promessas incabíveis e despropositadas são suas e não abrangem a coletividade, mais sim uma pequena parcela da coletividade, que muitas vezes são seus eleitores.

Será que em Gaspar isto acontece? É só ver o número de indicações realizadas pelos vereadores, e devidamente realizadas pelo executivo.
Herculano
14/10/2012 10:23
O MENSALÃO DE CAMPANHA. COMO FUNCIONA A MÁQUINA DO GOVERNO EM FAVOR DOS SEUS PELO PODER, DA CORRUPÇÃO MAS COM O NOSSO DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS

Está na coluna de Cláudio Humberto publicada em vários jornais brasileiros. Crime.Vergonha.

Cartões: governo eleva gastos nas campanhas
Durante os quatro meses das campanhas municipais, de junho a setembro, o governo federal gastou R$ 14,5 milhões com cartões corporativos, R$, 3,5 milhões a mais que os cinco primeiros meses de 2012. Total do ano: R$ 25,5 milhões. A conta da Presidência da República ultrapassa os R$ 7 milhões, gastos que são protegidos por "sigilo" sob a justificativa de "segurança da sociedade e do Estado".
Herculano
14/10/2012 08:19
COISA DO AUTORITARISMO SOCIALISTA E DO DESGOVERNO SEM PLANOS. OLHA SÓ ESTA CONSTATAÇÃO E MANCHETE. QUEM VAI PAGAR? O POVO.

Intervenções de Dilma e PIB fraco afastam investidores estrangeiros. Aplicação em ações e papéis de dívida cai 80% desde o início do atual governo, em janeiro de 2011. Executivo do Morgan Stanley compara medidas recentes de Dilma a ações de Chávez e Cristina Kirchner
Herculano
14/10/2012 08:13
O DESCONFORTO DA NAÇÃO PETISTA, por Elio Gasperi (que não é nenhum jornalista conservador ou a serviço da oposição ou das elites) nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo deste domingo.

Se STF foi tribunal de exceção, com que roupa os comissários tratarão os mensaleiros de outros partidos?

Os argumentos do desconforto de comissários, intelectuais e políticos da nação petista diante das sentenças do Supremo Tribunal Federal colocam-nos na situação do sujeito que usa livre-arbítrio para acreditar que a rua Barata Ribeiro é uma transversal da avenida Atlântica. Pode acreditar nisso, mas nunca mais será capaz de achar um endereço em Copacabana.

Oito dos 11 ministros da corte foram nomeados por Lula e Dilma Rousseff. Ao sustentar que esses juízes formaram um tribunal de exceção, os companheiros deslustram o mérito das indicações dos governantes petistas.

Salvo os doutores Toffoli e Lewandowski, a corte teria cedido a uma pressão dos meios de comunicação. Se essa influência fosse infalível, como explicar que a mesma corte, por unanimidade, reconheceu a constitucionalidade das cotas para as vagas nas universidades públicas? Contra elas estava a unanimidade dos grandes meios de comunicação, ressalvada a autonomia assegurada a alguns articulistas.

Dois condenados (José Dirceu e José Genoino), ergueram em suas defesas passados de militância durante a ditadura. Tanto um como outro defenderam projetos políticos que transformariam o Brasil num Cubão (Dirceu) ou numa Albaniona (Genoino).

Felizmente, a luta de políticos como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e Paulo Brossard trouxe esses militantes perseguidos para a convivência democrática, e não o contrário. Se tivessem prevalecido as plataformas do PC do B ou do Molipo, Ulysses, Tancredo e Brossard teriam vida difícil.

A teoria da conspiração contra guerrilheiros heroicos estimula construções antidemocráticas de denúncia da justiça e da imprensa a serviço de uma elite. Nos anos 60, muita gente achou que a luta contra a "democracia burguesa" passava pela radicalização e até pelos trabucos. Deu no que deu.

Ficaria tudo mais fácil se os companheiros entendessem que fizeram o que não deviam e foram condenados. Endossaram a teoria da impunidade do caixa dois eleitoral porque acharam que ela os protegeria. O melhor a fazer seria reerguer a bandeira abandonada da moralidade. Assim poderão batalhar pela condenação de mensaleiros de outros partidos e apresentar-se aos eleitores com um projeto livre de capilés.
Herculano
14/10/2012 08:00
O QUE LEVA ALGUÉM A PENSAR ASSIM? O BANDIDO, O BANDISTISMO E A SUA ETERNIDADE POR INTERESSES DE POUCOS OU A ACOMODAÇÃO DE MUITOS.

Está publicado no Painel do Leitor da Folha de S. Paulo, deste domingo.

Há quantos séculos existe corrupção e impunidade? Por que justamente agora se faz a condenação deste grupo político? Nunca houve corrupção no loteamento de ministérios? Nunca houve desvio de verbas através das emendas parlamentares? Nunca houve ligações entre políticos e interesses pouco legítimos? Sinto dizer que a corrupção não nasceu com o PT e não acabará com este julgamento.
Rodrigo Arruda Sanchez (Curitiba, PR)

Herculano
14/10/2012 07:45
PODE ESTAR COM OS DIAS CONTADOS A FARRA DOS GOVERNANTES CONTRA O BEM ALHEIO, OS PRECATÓRIOS.

O julgamento do mensalão está na pauta do Supremo Tribunal Federal e da mídia. Enquanto isso, a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4357 contra a última moratória dos precatórios teve o seu início de julgamento com voto histórico favorável do presidente ministro Ayres Britto. Em seguida, teve pedido de vista do ministro Luiz Fux, devendo retornar a qualquer momento. Aguarda-se uma decisão a favor dos credores por larga maioria.

Será que o Brasil está chegando perto de uma virada histórica contra a insegurança jurídica, o descumprimento rotineiro da Constituição e suas cláusulas pétreas (respeito à coisa julgada, direitos humanos, duração razoável dos processos, igualdade de todos, moralidade e impessoalidade na administração pública etc.)?

Esperamos que sim. Quem escreveu isto? Ophir Cavalcanti, presidente nacional da OAB em artigo para edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo.
Herculano
14/10/2012 07:38
Dilma vai criar cota para negro no serviço público

Plano, que deve ser lançado em novembro, incluirá cargos comissionados. Governo também prevê criar incentivos fiscais para empresas privadas fixarem cotas de vagas de trabalho para negros.
juarez rezende araujo
13/10/2012 20:53
o Partido dos "trabalhadores" ganhou em gaspar?! Sinto pelos cidadãos da cidade,mais 4 anos de muito papo e pouca ação,meus pesames...já podem mudar o nome da cidade de gaspar para gasparzinho ,o fantasminha companheiro!
Herculano
13/10/2012 19:39
COMO FUNCIONA A MANIPULAÇÃO DOS ESTRANGEIROS SOBRE OS NOSSOS ÍNDIOS, TERRAS E ANALFABETOS DOS GROTÕES. NÃO BASTAM OS NOSSOS POLÍTICOS ESPERTOS

Está na coluna de Cláudio Humberto, publicada neste sábado em vários jornais brasileiros.

Índios e ONGs querem apito: 10%de Belo Monte
A questão, afinal, não é ambiental, é grana: representante da Amazon Watch, ONG sediada em São Francisco (EUA), Maira Irigaray informou à rede de notícias Bloomberg que índios "ribeirinhos" e outros setores contrários à conclusão da obra da usina de Belo Monte ficarão muito satisfeitos se receberem 10% dos lucros com a venda da energia a ser gerada. Além disso, também pedem uma mesada de R$ 3 mil.

Eles têm um preço
Entre as muitas exigências para deixar em paz as obras de Belo Monte, índios ribeirinhos e pescadores pedem barcos "mais potentes" .

Ecopicaretagem
O detalhe, na da usina de Belo Monte, é que na região não há "índios ribeirinhos" a serem prejudicados num raio de dezenas de quilômetros.
Herculano
13/10/2012 18:53
Do historiador Marco Antonio Villa, no artigo "Os marginais do poder" que publicou neste sábado em O Estado de S.Paulo. Ele mostra como políticos bandidos julgam bandidos as instituições que os questionam, instituições que se utilizaram, aplaudiram e serviram para punir seus adversários em outros momentos.Vergonha.

O ministro Celso de Mello, decano do STF, foi muito feliz quando considerou os mensaleiros marginais do poder. São marginais do poder, sim. Como disse o mesmo ministro, "estamos tratando de macrodelinquência governamental, da utilização abusiva, criminosa, do aparato governamental ou do aparato partidário por seus próprios dirigentes". E foi completado pelo presidente Carlos Ayres Brito, que definiu a ação do PT como "um projeto de poder quadrienalmente quadruplicado. Projeto de poder de continuísmo seco, raso. Golpe, portanto". Foram palavras duras, mas precisas. Apontaram com crueza o significado destrutivo da estratégia de um partido que desejava tomar para si o aparelho de Estado de forma golpista, não pelas armas, mas usando o Tesouro como instrumento de convencimento, trocando as balas assassinas pelo dinheiro sujo.

A condenação por corrupção ativa da liderança petista - e por nove vezes - representaria, em qualquer país democrático, uma espécie de dobre de finados. Não há no Ocidente, na História recente, nenhum partido que tenha sido atingido tão duramente como foi o PT. O núcleo do partido foi considerado golpista, líder de "uma grande organização criminosa que se posiciona à sombra do poder", nas palavras do decano. E foi severamente condenado pelos ministros.

Mas, como se nada tivesse acontecido, como se o PT tivesse sido absolvido de todas as imputações, a presidente Dilma Rousseff, na quarta-feira, deslocou-se de Brasília a São Paulo, no horário do expediente, para, durante quatro horas, se reunir com Luiz Inácio Lula da Silva, simples cidadão e sem nenhum cargo partidário, tratando das eleições municipais. O leitor não leu mal. É isso mesmo: durante o horário de trabalho, com toda a estrutura da Presidência da República, ela veio a São Paulo ouvir piedosamente o oráculo de São Bernardo do Campo. É inacreditável, além de uma cruel ironia, diante das condenações pelo STF do núcleo duro do partido da presidente. Foi uma gigantesca demonstração de desprezo pela decisão da Suprema Corte. E ainda dizem que Dilma é mais "institucional" que Lula?

Com o tempo vão ficando mais nítidas as razões do ex-presidente para pressionar o STF a fim de que não corresse o julgamento. Afinal, ele sabia de todas as tratativas, conhecia detalhadamente o processo de mais de 50 mil páginas sem ter lido uma sequer. Conhecia porque foi o principal beneficiário de todas aquelas ações. E isso é rotineiramente esquecido. Afinal, o projeto continuísta de poder era para quem permanecer à frente do governo? A "sofisticada organização criminosa", nas palavras de Roberto Gurgel, o procurador-geral da República, foi criada para beneficiar qual presidente? Na reunião realizada em Brasília, em 2002, que levou à "compra" do Partido Liberal por R$ 10 milhões, Lula não estava presente? Estava. E quando disse - especialmente quando saiu da Presidência - que não existiu o mensalão, que tudo era uma farsa? E agora, com as decisões e condenações do STF, quem está mentindo? Lula considera o STF farsante? Quem é o farsante, ele ou os ministros da Suprema Corte?
Herculano
13/10/2012 18:43
De Lauro Jardim, na Veja.


Saiba quanto o Ibope e o Datafolha faturaram com as pesquisas nas eleições.

A chiadeira contra as pesquisas foi grande no primeiro turno, mas o faturamento dos institutos deixou-os sorrindo de orelha a orelha. Desde janeiro, o Ibope fez 412 pesquisas eleitorais e faturou 13,6 milhões de reais.

Essas são, ressalte-se, somente as pesquisas registradas no TSE . Pelo menos outras 400 foram feitas sem registro.

Já o Datafolha fez 51 sondagens e arrecadou 3,7 milhões de reais.

Agora eu. Será que o Ibope devolveu o dinheiro que cobrou da RBS para aquela pesquisa furadíssima sobre a eleição de primeiro turno em Blumenau?
Herculano
13/10/2012 18:31
TRAIÇÃO, SUJEIRA, TRAPAÇAS, SACANAGEM EM FAMÍLIA E COM A COMUNIDADE. QUAL A DIFERENÇA ENTRE A FICÇÃO DA NOVELA E A REALIDADE VIVIDA PELOS POLÍTICOS?

Este texto é longo, mas apropriado. Para a reflexão.

Por que o Brasil ama Tufão

Reportagem de VEJA desta semana explica a popularidade do marido traído e bovinamente passivo de 'Avenida Brasil' - e que virou esteio moral da nação.


(Adriana Esteves): "Me conta uma história para eu não te matar, sua vadia" (Divulgação/TV Globo)

"Me conta uma história para eu não te matar, sua vadia." Repetindo a frase com o semblante fechado de um touro doido para cravar os cornos na mulher que o ludibriou, o ex-jogador Tufão - personagem do ator Murilo Benício na novela Avenida Brasil - enfim reagiu. No capítulo de segunda-feira passada, a apenas duas semanas do final da trama das 9 da Globo, ele revidou todas as bolas pelas costas que levou da mulher, a vilã Carminha (Adriana Esteves). Conforme o Brasil inteiro se cansou de saber ao longo de quase 170 capítulos, Carminha manteve por doze anos um affair com seu amante e cúmplice Max (Marcello Novaes) debaixo do teto da mansão de Tufão. Nesse meio-tempo, fez o ex-craque assumir a paternidade dos dois filhos que teve com Max. Armou o próprio sequestro para extorquir dinheiro do marido. Além de, é claro, esconder dele sua profissão de fato - ela era prostituta. Sempre que cacos dessas verdades ameaçavam vir à luz, Carminha inventava uma desculpa esfarrapada, fazia cara de santa e Tufão acreditava. A mansão só desabou por obra do próprio Max, que deixou de presente para a família as fotos em que surgia aos amassos com Carminha. No momento em que Tufão finalmente abriu os olhos, a comoção foi estrondosa: a novela bateu seu recorde de audiência até agora, atingindo 49 pontos na Grande São Paulo. Foi o programa mais visto da TV brasileira neste ano - mais até que o jogo em que o Corinthians conquistou a Taça Libertadores da América, em julho. Eis um atestado da popularidade de um herói incomum: o homem traído, passivo e bovinamente crédulo - mas que, com sua mansidão e honestidade, se impôs como uma espécie de esteio moral da nação. Assim como os chifres dos alces e outros bichos, a galhada de Tufão demonstrou ser um adorno valioso na guerra darwinista pelo ibope.

"Por demorar tanto a descobrir as coisas, o Tufão tinha tudo para ser um sujeito irritante. Não foi uma peça simples de ajustar dentro da trama", diz o noveleiro João Emanuel Carneiro. Mas o autor recorreu a uma boa fonte: buscou na literatura o pai de todos os Tufões. Trata-se do príncipe Michkin, protagonista do romance O Idiota, do russo Fiodor Dostoievski (1821-1881). A semelhança entre os personagens, aliás, foi escancarada em uma daquelas indiretas absolutamente diretas dadas pela heroína Nina/Rita (Débora Falabella) por meio de suas sugestões de leitura ao patrão. O personagem é um jovem dotado de uma bondade sem tamanho. Revela-se tão superior em sua pureza que as pessoas corrompidas e pavorosas que o cercam o julgam um desajustado.

Ao transportar O Idiota para o subúrbio do Divino, Carneiro criou - Carminha que não nos ouça - o personagem que resume o espírito da novela. "Ele não tem as atitudes de um herói. Carece de iniciativa e fica a reboque dos outros", afirma o autor. Ele usou certos truques para evitar que Tufão não fosse visto como um paspalho pela audiência. O personagem exercita o que o noveleiro chama de "amor de renúncia": ama mais a família que a si próprio. "Essa coisa toca demais a alma do brasileiro", diz. Bem ou mal, Tufão também nunca deixou de buscar a verdade. Por fim, um dado essencial: apesar de ele levar um golpe de Carminha, sua vida de alcova com a vilã, até onde se saiba, era satisfatória. "Ser enganado, tudo bem. Mas, se ele não fosse para a cama com ninguém, o espectador iria achá-lo um completo banana", diz Carneiro. Amor de verdade, no entanto, Tufão só iria fazer neste fim de semana, ao deitar e rolar com sua antiga amada, a cabeleireira Monalisa (Heloísa Perissé). Por fim, como ensina a psicologia evolutiva, a fantasia das mulheres é atiçada pela grandeza de Tufão em assumir a prole alheia.

É óbvio que Murilo Benício teve parte fundamental em conferir credibilidade a esse homem bom tão difícil de encontrar nas novelas. O ator fluminense de 41 anos emprestou a Tufão tiques que, aparentemente, comunga com ele - como o hábito de coçar a nuca. Em uma entrevista, Benício já contou que aquele jeito de olhar por baixo foi surripiado de um personagem vivido no cinema pelo americano Robert De Niro. Com seu abdômen meio fora de forma, o ator dota Tufão, ainda, de uma semelhança providencial com os heterossexuais de verdade disponíveis no mercado - e, como sabe qualquer mulher que já tenha vivido um bocadinho a vida, muito mais vale uma barriga afetuosa que um tanquinho indiferente.

Para tentar manter segredo sobre o final de Avenida Brasil, no dia 19, Carneiro preparou cinco versões do desfecho - apenas uma, claro, é a que vale. Não se sabe o que vai ser de Carminha. "Só posso adiantar que ela terá um fim nada convencional", diz. Ele declara, contudo, que em dado momento Carminha vai implorar para ter Tufão de volta. Em vão. Ele pode ser um macho meio bovino. Mas não é nenhum burro.
Jorge Nei
13/10/2012 18:09
QUE ASSESSORIA JURÍDICA É ESSA PEDRO CELSO ZUCHI?

Mais uma vez o Prefeito Zuchi é prejudicado justamente por aqueles que possuem o dever de defende-lo em juízo. Só pode haver uma perseguição política ou mesmo uma conspiração do universo contra si e seus companheiros. Vejam mais uma falha grosseira ...

Acessem o portal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina: (www.tj.sc.gov.br) e digitem consulta de processos de 2. grau, nr. 2010.002926-9 Apelação Cível, da Licitação 13/2003, da compra do caminhão pipa - "Aquele processo em que o Des. Eládio Rocha disse que o nosso Prefeito deveria ser banido da Administração Pública."

Olhem só, os recursos de Pedro Celso Zuchi, Maurício Antônio
Junkes e Maria de Lurdes Piseta, não foram recebidos e aceitos pois desacompanhados do indispensável preparo (no bom português, não efetuaram o pagamento das custas dos recursos). É brincadeira ???

Sr. Herculano, das duas uma, ou seus advogados esqueceram e não lhes informaram da importância e da obrigatoriedade, ou então, realmente os réus não quiseram mesmo foi pagar as custas!

Em resumo: Cumpria aos Réus/Recorrentes comprovarem o respectivo preparo (pagamento), no ato de interposição do recurso, sob pena de deserção; ou seja, o recurso não foi conhecido e vai ser julgado extinto. Cada dia que passa Celso Zuchi se afunda mais na lama e nos podres do passado não tão limpo assim!!

A vida segue, mas virão outros revezes por teimosias suas, falta de habilidade e capacidade de sua "leal" equipe, e as conhecidas trapalhadas do seu fogo amigo.
Herculano
13/10/2012 16:04
Ano que se identifica como Antenor Nicollodi

Vamos por partes, como diria Jack, o Estripador.

Primeiro, não pedi nenhum agradecimento para ninguém. Isto você deve perguntar ao próprio doutor Mesquita. Mas, sendo sincero, não rejeito. Educadamente recebo e interno.

Segundo, por que ele não agradeceu aos vereadores de Gaspar? Não sei, mas presumo. No lugar dele, faria o mesmo. Repito: esta Câmara foi um desastre para Gaspar. Basta analisar: sete vereadores ditos de oposição, quase sempre valeram menos, mas bem menos do que três do PT que fizeram do Legislativo e sua assessoria, gato e sapato para Pedro Celso Zuchi, Mariluci Deschamps e a turma que governa Gaspar sem planejamento e transparência alguma.

Muito do que se questiona na Justiça contra Pedro Celso Zuchi ou no Tribunal de Contas tem o aval da Câmara, tanto pela omissão quanto pela validação. Solidariamente, ela, no meu entender, deveria estar sentada também no banco dos réus com o Executivo. A lista é grande. E não foi uma urdida, secreta e estratégica vingança.

Quanto aos dois vereadores que você diz estar na boca, é muita presunção parabenizá-los. Primeiro porque não conseguiram ganhar no voto. Segundo porque ficaram escondidos o tempo todo nas denúncias. Terceiro, por isto, depende dos outros para assumirem. Quarto, como vereadores foram nota zero em coerência, cidadania e defesa do Plano Diretor. E quem tem este histórico, em partidos acostumados em conchavos entre paredes, a chance de verdadeira mudança é praticamente nula, mas devo reconhecer que ela existe.

Por último, e para encerrar. Quem afinal, na sua opinião, está defendendo o munícipio e sendo marginalizado? Quem são os omissos, excluindo os atuais vereadores, que estão fazendo a festa? Sem estes nomes, que sempre quando eu os tive apontei, a sua queixa também não procede, pois até para fazer as observações que faz, se esconde (como a maioria). Resumindo, gostam de ver e se deliciar com o circo em chamas, mas nem coragem para atear o fogo nele possui. Acorda, Gaspar!
Antenor Nicollodi
13/10/2012 12:35
Herculano pq do Dr Mario Mesquita ter parabenizado só o senhor e o advogado Aurelio?
Porque ele não parabenizou os vereadores de Gaspar, em especial os dois vereadores que se escalam para assumir o governo?
Porque quem esta defendendo o municipio esta sendo marginalizado, e os omissos estão fazendo a festa?
Será que defensores não iram se cansar, e deixar o municipio nas mãos dos maus e incompetentes?
Herculano
13/10/2012 12:03
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E o mensalão? Adorei que o professor Luizinho foi absolvido. Professor só se ferra! Sabe quanto ele era suspeito de ter pego? Vinte mil! Tá vendo? Professor ganha mal até na hora da suspeita! Rarará! É mole? É mole, mas sobe!

Cresce a bancada do PGN, o meu Partido da Genitália Nacional! Em Siqueira Campos, elegeram duas capivaras: Ronaldo e Dirceu Capivara. O Brasil inteiro elegeu capivara. Rarará! Maria Carabina: não foi eleita. O tiro falhou! E diz que em Campanha, Minas, foi eleito o Cuzinho! Ganhou apertado. Nóis sofre, mas nóis goza! Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
Herculano
13/10/2012 11:54
Só falta a vitória do PT para 'lavar a alma', diz absolvido. Professor Luizinho (PT) afirma que êxito eleitoral é resposta à 'elite rancorosa'. Para o ex-líder do governo, processo não afetou o partido porque 'o povo percebeu que tinha coisas estranhas'

Herculano
13/10/2012 11:44
UM GOVERNO DE PALAVRAS, CONFUSÃO E POUCA AÇÃO EM FAVOR DOS MAIS MAIS POBRES PARA QUEM A INFLAÇÃO PENALIZA MAIS QUE OUTROS

Manchete do jornal O Estado de S. Paulo. Inflação de 12 meses pode ir a 6% em junho, indica previsão de economistas. Alta pode se acelerar até o primeiro semestre de 2013; até setembro deste ano, o indicador aumentou 5,28%
Herculano
13/10/2012 11:38
O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO

O relato abaixo do ex-petista e ex-procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita mostra que só o tempo é capaz de provar o certo e o errado.

Fui e ainda sou acusado de enxergar apenas o lado podre da nossa cidade. O podre fede, mesmo que se esconda dos nossos olhos. E este fedor é a raiz de tudo que está errado ou impede Gaspar de ser tão pujante, democrática, justa, transparente, igualitária, pensar grande e esperançosa para os nossos jovens. É preciso eliminá-lo. Afinal, a quem interessa manter Garpar nesta escuridão, atrasada e marcada pela vergonha?

O relato de Mário Wilson da Cruz Mesquita, mostrou que valeu e valerá a pena o meu espaço, os meus escritos, os meus questionamentos (nem sempre adequados ou assertivos), mas provocadores, estimuladores da dialética e um alerta para os jovens que podem mudar esta cidade. Afinal quem suporta fedores onde há algo podre que corrompe ou prejudica toda uma comunidade? Acorda, Gaspar!

Carlos Antonio de Oliveira
13/10/2012 11:15
Sr. Herculano;

Quem te vê, quem te viu sr. Mesquita, doutor como gosta que seja chamado. Digo isto, tendo em vista que ví por mais d euma vez chamar este colunista, o qual sempre defendi de bandido, de safado, quando estava no poder e a serviço do poder de quem exerce o poder.

O real motivo de sua saida do governo, ainda não se sabe, nota-se que o sr. aparenta um certo oportunista, creio que seu espaço foi sendo engolido em virtude de suas amarras juridicas.

Não adianta sr. Mesquita, agora querer ser santo, se há muito tempo conviveu no inferno e a 'priori' o sr. sabia de tudo. Quem te vê, quem te viu.

Até não há como entender sua militancia politica, primeiro foi pra esquerda, depois foi pra a direita com Ciro Rosa, e dispensado por este pelos péssimos serviços prestados.

Que personalidade. Realmente o sr. deveria ter continuado no pt, pois é com que se parece, o pt dos rolos de gaspar, o pt do mensalão.
Herculano
13/10/2012 10:12
UMA VERSÃO INCÔMODA AOS PETISTAS DE GASPAR E DA FAMÍLIA LIMA, ESCRITA POR QUEM FOI EXAGERADAMENTE FIEL, TRAMOU PELO PODER E SE ARREPENDEU OU FOI TRAÍDO

PARTE I

Era a manhã do dia quatro de setembro quando recebi o texto que passo a estampar abaixo. Ele é de autoria do ex-petista, ex- procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita. Parte do conteúdo já o conhecia, pois por pouco não se transformou numa mpeça publicitária no jornal Cruzeiro do Vale. O doutor Mesquita à metade da negociação recuou. E até gerou uma nota de dúvidas aqui.

O doutor Mesquita foi o meu ferrenho adversário. Ele no papel dele e eu no meu, de defender a liberdade de imprensa, expressão e de apontar os sistemáticos erros e até sacanagens da atual administração petista e que finalmente ele reconehce.Estou de alma lava, mais uma vez.

O doutor Mesquita me processou. Perdeu. Era óbvia a sentença. Não tripudiei. Nunca deixei de cumprimentá-lo. Nem mesmo o patrão dele, o prefeito Pedro Celso Zuchi que por várias vezes, em particular e em público se negou a isto. Discordamos e lutamos por ideias ou causas diferentes. É o que basta. O respeito e a educação, quando civilizados, não se deve perder, mesmo nestas ocasiões.

Nunca falei com o doutor Mesquita depois que nos depedimos no Fórum e aguardamos a sentença. ele não me pediu nada. Nem eu a ele. Nenhum intermediário me procurou. Mas, ele sabe que esta coluna, este espaço, este jornal e eu temos credibilidade. É o que me basta. Não publiquei este relato, porque estávamos em época de campanha. E a Lei Eleitoral assim proibe. Não censurei porque minha própria iniciativa de consciência, mas por determinação legal.

E depois devê-lo depor naquela CPI do Cemitério, armada para não dar em nada porque os vereadores não querem se comprometer, resolvi resgatar este texto de Mário Wilson da Cruz Mesquita.

Ele expõe a miséria de um poder, das entranhas que ele conehce bem, tramou, arquitetou e participou. O doutor Mesquita fez bem em abrir as portas destes porões imundos e que se escondem de todos nós.É por isto que Gaspar se atrasa se comparda aos outros municípios ao redor de nós. Não se pensa na cidade, mas nas pessoas, no poder, nas vantagens e em como calar quem tem coragem e insenção. Acorda, Gaspar!
Mário Wilson da Cruz Mesquita
13/10/2012 09:59
UMA VERSÃO INCÔMODA AOS PETISTAS DE GASPAR E DA FAMÍLIA LIMA, ESCRITA POR QUEM FOI EXAGERADAMENTE FIEL, TRAMOU PELO PODER E SE ARREPENDEU OU FOI TRAÍDO

PARTE II


Dr. Herculano ...a narrativa é longa, mas esclarecedora. Não sou homem de ter medo e muito menos de fazer acertos!

Estamos vivendo o sentimento da semana da Pátria e a liberdade de expressão é a maior herança que herdamos de nossos heróis do passado ...

Aproveito este momento ímpar e o espaço plural e democrático que a imprensa e as mídias sociais nos concedem para esclarecer aos cidadãos gasparenses, especialmente aos servidores públicos municipais, advogados e autoridades constituídas em nosso Município... que esse episódio oficial do abuso na utilização da máquina pública (no que se refere a Procuração feita com timbre oficial do Município de Gaspar a um servidor comissionado para defender candidato do PT na Justiça) não me surpreende mais; muito menos as pessoas nela envolvidas, que desejam a qualquer custo, a bem dos interesses pessoais, financeiros e do poder pelo Poder se perpetuarem por longos anos na impunidade. Infelizmente atos como esse da Procuração e de outros tantos documentos devem ser investigados e punidos.

Sinceramente, os artífices que fazem parte da Procuração (tanto os outorgantes, quanto o outorgado, bem como a testemunha anuente) sabem muito bem que o ato é proibido, imoral, anti-ético e tipificado como crime.

Esse comportamento dissimulado de algumas pessoas da administração atual em procurar "solucionar problemas" com a vontade pessoal e política, mas sem querer respeitar o devido procedimento legal e jurídico, dentre outras, foi também uma das motivações que me fizeram pedir a exoneração no último dia 11 de maio. Registro que fomos eu e o Dr. Danilo Visconti que perdemos a confiança nessas pessoas e no dito "Projeto", que infelizmente é pessoal.

Exemplo comprovado do uso da máquina pública para querer calar as pessoas e a verdade, foi a expedição do Decreto que contratou em ?cargo de confiança? o proprietário da empresa Expansão, aquela envolvida no escândalo das cobranças ilegais nos cemitérios públicos de Gaspar. EXPLICO: no dia 15 de maio de 2012 (04 dias após a minha saída do cargo público que ocupava de Procurador-Geral do Município, conforme se lê do Decreto Municipal 4.982/2012) o Sr. Prefeito Municipal Pedro Celso Zuchi nomeou Luiz Orival de Souza para o cargo de Encarregado (conforme se lê do Decreto Municipal 4.980/2012). Sabem por que?

Porque o Sr. Luiz Orival de Souza era justamente o dono da empresa Expansão (denunciada por fazer cobranças ilegais e abusivas), cujo endereço é o mesmo da residência do Sr. Arnaldo Muller, seu procurador na concorrência da manutenção dos cemitérios municipais (a qual foi ganha pela empresa Say Muller Serviços, de Arnaldo Muller Filho).O resto todos já sabem.

Esta foi sem dúvida uma grande lambança, agora armam à costumeira chicana para que a CPI acabe em "Pizza".
Mário Wilson da Cruz Mesquita
13/10/2012 09:54
UMA VERSÃO INCÔMODA AOS PETISTAS DE GASPAR E DA FAMÍLIA LIMA, ESCRITA POR QUEM FOI EXAGERADAMENTE FIEL, TRAMOU PELO PODER E SE ARREPENDEU OU FOI TRAÍDO

PARTE III

Reitero, eu estive no cargo de Procurador-Geral durante exatos 03 anos e 04 meses, tempo pelo qual sempre procurei orientar corretamente o Prefeito a administrar a coisa pública com zelo e responsabilidade; no entanto, chegou o momento que não era mais ouvido e respeitado, pois as decisões finais quanto ao cumprimento dos atos administrativos eram tomadas exclusivamente pelo chefe de gabinete e pelo chefe do poder executivo.

Lamentavelmente, quando essas pessoas perceberam que nossa orientação não servia mais aos seus interesses, passaram a nos tratar como se advogados de "oposição" fossemos; motivo pelo que tentaram ainda constranger, humilhar e ameaçar a minha pessoa e o colega de trabalho Danilo Visconti, mas como nunca fomos "garotos de recados?"e nem "vaquinhas de presépio", percebemos que não haviam mais condições de trabalhar com essas pessoas e tratamos logo de sair e informar a quem de direito. Acreditamos diariamente que logo será feita Justiça.

Volto. Pelo exposto, em relação a dita Procuração, conforme se lê da matéria registrada no documento está comprovado que a Procuração que dá poderes ao advogado (Leandro Menegazzo) dos investigados (Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa) está estampada em um documento com timbre e brasão público do Município que é patrimônio público,para o fim pessoal de autorizar o advogado particular a apresentar defesa à Ação de Investigação Judicial Eleitoral n 449-65-40.2011.6.24-0064, em benefício exclusivo das pessoas físicas e candidatos Srs. Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, com a anuência e aprovação do coordenador da Coligação "Pra Gaspar Seguir em Frente?" Sr. Doraci Vanz (Advogado militante, Vice-Presidente do PT de Gaspar e Chefe de Gabinete "Licenciado" do Governo). Esse fato, sem dúvida, além de anti-ético é enquadrado como sendo crime!

Não sou o dono da verdade, sei de minha responsabilidade e assumo publicamente; mas estou de "alma lavad", haja vista que após a minha saída, em 11 de maio último, fiz voto de silêncio em respeito ao trabalho de investigação e apuração dos fatos narrados por mim e pelo Dr. Danilo Visconti às Autoridades constituídas (Delegado de Polícia e Promotora de Justiça); as quais continuam a dar andamento a seus procedimentos legais...

Não obstante, permanecer inerte nunca foi o meu perfil, tanto que ao não concordar ser cúmplice ou marionete dos atos falhos praticados pelo gestor e outros secretários da administração atual decidi "abrir mão" de um bom salário, cujo valor aproximado é de R$ 8.300,00 (oito mil e trezentos reais) e pedir a exoneração do Governo e a desfiliação do PT. Não há dinheiro que pague a tranquilidade de espírito e consciência do dever cumprido com seriedade (próprio de um cidadão que ocupava um cargo político, mas sempre agiu com lealdade e responsabilidade técnica) para desconforto, contrariedade e raivinha de algumas pessoas que ocupam temporariamente o "Poder de plantão".
Mário Wilson da Cruz Mesquita
13/10/2012 09:47
UMA VERSÃO INCÔMODA AOS PETISTAS DE GASPAR E DA FAMÍLIA LIMA, ESCRITA POR QUEM FOI EXAGERADAMENTE FIEL, TRAMOU PELO PODER E SE ARREPENDEU OU FOI TRAÍDO

PARTE IV

Por essa razão, a partir do lamentável episódio criado pelas figuras públicas citadas acima, parabenizo o advogado Aurélio Marcos e o colunista político Herculano Domício Martins. Os princípios da moral e da razão nos tornam mais fortes de espírito para combater o mal, a ignorância, os preconceitos e os erros; para valorizar ainda mais o Direito, a Justiça e a Verdade.

Tenho certeza que as autoridades constituídas não vão deixar de apurar cautelosamente os fatos lastreados nessa prova robusta, bem como de tomar a decisão mais justa e perfeita, a exemplo do que vem sendo imparcialmente feito pelo notável saber jurídico dos ministros do STF no caso do escândalo e crime do Mensalão.

Pergunto: E aqui em Gaspar ...? Será que a sociedade civil organizada vai se omitir de tomar a atitude de indignação e seguir a orientação do Tribunal Superior Eleitoral, ao enfatizar que seu voto não tem preço, tem consequência!

Sabemos que a Justiça tarda, mas não falha; não podemos enquanto cidadãos de bem aceitar esses desmandos e comportamentos quietos, isso é grave, vez que nossos direitos enquanto cidadãos estão sendo violentados há algum tempo. Eu já fiz e estou fazendo a minha parte, haja vista que a angustia do tempo não me preocupa mais! E você está fazendo a sua parte como cidadão livre e de bons costumes?

Depois...não adianta mais reclamar do passado e do presente. Saia já de sua "zona de conforto" pessoal e assuma o seu verdadeiro papel de cidadão crítico e ativo, use dos meios legais necessários; porém com provas, conhecimento e consciência de que podemos mudar o que está errado.

Por fim, ao caminharmos na direção do bem, sinto-me com absoluta serenidade pela atitude que estou tomando justamente na semana da Pátria, cuja liberdade de expressão é a maior herança que herdamos de nossos heróis do passado ...; razão pela qual, para que sirva de reflexão e motivação a todos, cito o ensinamento do Monsenhor Gaspar Sadoc:

"A História não reserva espaço para os omissos e covardes, nem heróis são apenas os vencedores; heróis são também os capazes."
Herculano
13/10/2012 08:09
Para o PT refletir

Há dois anos os catarinenses rejeitaram de lavada Ideli Salvatti. Plástica, regime, promessas do nada e farta distribuição de pesquisas falsas.

Grandes municípios grandes que já tiveram administrações do PT como Blumenau, Joinville e Chapecó rejeitaram o PT mais uma vez. Florianópolis via o PC do B e Criciuma também. O PT só consegue ganhar em grotões onde não há imprensa ou quando há, ela é deliberadamente dirigida economicamente, onde não há oposição na Câmara, onde o constrangimento rola solto....
Herculano
13/10/2012 07:52
MAIS UMA. AGORA É MINISTÉRIO PÚBLICO DE GASPAR. ELE ABRIU UM PROCEDIMENTO CONTRA PEDRO CELSO ZUCHI E MARILUCI DESCHAMPS ROSA

Onde está isto? No Extrato de Instauração de Procedimento Preparatório N. 06.2012.00007666-0 da Terceira Vara da comarca de Gaspar. Nela o títular é o promotor Cristiano José Gomes, que durante a campanha atuou como Promotor Eleitoral de Justiça por aqui. Quando isto começou o olho oficial da promotoria? No dia 25 de setembro e a portaria que deu legalidade foi a 0010/2012/03PJ/GAS

E o que o promotor que apurar? Supostos atos configuradores de abuso de poder econômico e político, coisas que o PPS e o DEM já haviam denunciado em procedimento próprio.

Esta iniciativa do doutor Cristiano é um reflexo da própria ação eleitoral, pois a lei 9.504/97, assevera que além dos efeitos eleitorais já conseguidos, haverá repercusão civil posto que muitos atos configuram atos de improbidade administrativa como uso de material da prefeitura para defesa de candidato na Justiça; funcionário comissionado que se torna advogado em causa particular do prefeito; funcionário público que obtém licença premio sem ter os cinco anos exigidos de trabalho...

Se no decorrer do procedimento o Ministério Público entender que há improbidade administrativa irá propor Ação Civil Pública. E ai tudo que já está complicado, complica-se ainda mais. Acorda, Gaspar!
JOAO
12/10/2012 23:25
ESTOU INFORMANDO PARA TODOS OS MORADORES DE ILHOTA O TELEFONE DA OUVIDORIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DA SAUDE 0800482800 SE SUA COMUNIDADE NAO TEM MEDICO NAS UNIDADE DE SAUDE FALTA DE MEDICAMENTOS LIGUE NO 0800482800 VOCE ESTA AJUDANDO A FISCALISAR O MUNICIPIO A SECRETARIA DO ESTADO AGRADESE
Herculano
12/10/2012 22:11
REGISTRO: 20 ANOS SEM ULYSSES GUIMARÃES

Completou-se nesta sexta-feira, os 20 anos do desaparecimento do deputado Ulysses Silveira Guimarães (6.10.1916 a 12.10.1992), o "Senhor Diretas". Ele presidiu o PMDB e a Constituinte de 1988. Morreu em um acidente de helicóptero em Angra dos Reis, RJ, em meio a uma tempestade.
Herculano
12/10/2012 21:49
A FACE SINISTRA E ABJETA DO PRESIDENTE DO PT, por Alberto Goldman

Seria natural que o presidente de um partido o defendesse quando se vê acuado por acusações. No caso do processo do mensalão, diante das evidências de crimes cometidos, confirmados pelo STF, que atingem altos dirigentes do PT e do governo Lula, e da sua condenação, não se poderia esperar que o presidente do partido, deputado Rui Falcão, não procurasse amenizar o grave episódio que o atinge.

O que não se pode aceitar é que, no afã de fazer a defesa, ele ataque virulentamente o PSDB e figuras respeitáveis como Fernando Henrique, Mario Covas e José Serra, que não têm sobre si nenhum processo criminal, muito menos como aquele que os atuais condenados pelo STF vêm sofrendo.

Na entrevista que concedeu, Rui Falcão, presidente do PT, mostrando a sua face mais sinistra e abjeta, chega a refazer as acusações que em 1998 foram feitas no chamado Dossiê Cayman, uma farsa montada por criminosos, já desvendada pela Polícia Federal, que os levou à condenação, mostrando que esses líderes do PSDB eram vítimas de uma ação criminosa. Não eram, nem nunca foram réus.

O desespero do PT diante das condenações de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares por corrupção ativa não justifica que quaisquer outros políticos, pertençam a que partido pertencerem, sejam caluniados.

Transformar vítimas em réus é um crime com que o nazismo já enlutou o mundo.

Alberto Goldmann, judeu, engenheiro, é PSDB. Foi PCB, MDB e PMDB. Foi deputado Estadual e Federal, secretário de estado em São Paulo, onde foi vice e governador.
JUJU do Gasparinho
12/10/2012 21:38
Prezado Herculano.

Só quero entender:
A obra de drenagem do bairro Bela Vista foi uma promessa de campanha do Zucki em 2008.
Isso quer dizer que foram 4 anos de enrolação? de enganação?
Mas não é ele do ParTido que trabalha para o povo?

A secretária Patrícia, mesmo reconhecendo que a obra é necessária encaminhou o projeto à Caixa agora, (mês passado).
Isso quer dizer que foram 4 anos de displicência? de negligência?

Se o bairro ao invés de patinho feio fosse um bairro cisne, seria tratado com tanto engodo?

Herculano
12/10/2012 21:33
O BRASIL MARAVILHA QUE LULA CRIOU QUER SER VENEZUELA QUANDO CRESCER, por Augusto Nunes, de Veja.

A mais recente nota oficial da direção do PT informa que a reeleição de Hugo Chávez e o crescimento do partido nos grotões compensaram amplamente o suado segundo lugar em São Paulo, o fiasco em Belo Horizonte, o naufrágio no Recife e outros desastres entalados na garganta de Lula. Por exemplo, a vergonhosa performance em São Luiz do Maranhão do bando que juntou a Famiglia Sarney ao que há de pior na seitalulopetista. Ou a derrota do companheiro Claudinho da Geladeira em Rio Grande da Serra, cujo eleitorado resolveu ignorar as ordens do palanque ambulante.

Confiram um trecho do palavrório: "O desempenho do PT no primeiro turno das eleições municipais brasileiras, assim como a vitória do Grande Polo Patriótico nas eleições presidenciais venezuelanas igualmente realizadas no dia 7 de outubro, confirmam a força da esquerda democrática, popular e socialista latinoamericana e caribenha". Os eleitores podem votar em qualquer um, desde que se chame Hugo Chávez.

Os devotos de Lula já sabiam que o mestre criou o Brasil em 2003 e que, aos 10 anos de idade, é uma maravilha. Agora sabem que a criatura quer ser Venezuela quando crescer.
Herculano
12/10/2012 21:27
O VALE TUDO DA CAMPANHA E DOS POLÍTICOS EM BUSCA DO VOTO PELA ENGANAÇÃO E A APARÊNCIA

O relato é de Reinaldo Azevedo, de Veja. O colunista de Veja é declaradamente católico e há muito tempo.

Haddad toma comunhão na boca da urna e acusa adversário de explorar a religião. Ou: É lícito a um não-católico participar da Eucaristia? Respondo


É sempre assim? Chegam as eleições, e petistas que nunca deram a menor bola para a religião tornam-se católicos, quase carolas. Chegou a vez de Fernando Haddad. Mais um pouco, essa turma do PT disputa um papel nas novelas que não se cansam de fazer caricatura do catolicismo.

Como não se tem notícia de qualquer vínculo anterior de Haddad com o catolicismo, agora se dá destaque à sua ?formação ortodoxa?. Ninguém vai investigar seus vínculos reais com a Igreja Ortodoxa, e fica tudo por isso mesmo? Digamos que ortodoxo fosse, ele poderia ter comungado?

A Igreja Católica não é a festa da uva, a que basta chegar para ir se enturmando. O Direito Canônico trata do assunto no Cânone 844, a saber:
"Os ministros católicos podem legalmente administrar os sacramentos apenas aos membros católicos fiéis a Cristo; estes só podem receber os sacramentos de ministros católicos". Mas se abre, sim, uma exceção específica para a Igreja Oriental (à qual pertenceria - ??? - Haddad). No parágrafo terceiro desse cânone:
"Os ministros católicos podem legalmente administrar os sacramentos da penitência, Eucaristia e unção dos enfermos aos membros das Igrejas orientais que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica se, espontaneamente, lhes perguntar se estão devidamente preparados (?)"

Não sei se a pergunta foi feita. Parece que não! Se fosse, até imagino qual seria a resposta - e certamente estaria em desacordo com os fatos.

Antes da missa, vejam vocês, esse Haddad que descobriu agora o seu amor pelo catolicismo acusou o adversário José Serra de explorar temas religiosos? Como a gente nota, ele não faz isso, certo? Ele só comunga na boca da urna, mas não explora a religião?

Não por acaso, o seu cicerone na Igreja é este católico exemplar chamado Gabriel Chalita.
Leopoldo Souza
12/10/2012 21:24
Herculano justiça seja feita, o único candidato que teve respeito para o eleitor foi Adilson Luis Schmitt que apresentou um plano de governo, e plano é plano, já compromisso é cumprido se possível.

Agora pergunto ao senhor, como a comunidade pode cobrar alguma coisa de Pedro Celso Zuchi, já que sequer sabemos quais são sua diretrizes para os próximos 4 anos.

Eita povinho trouxa.

Antenor Nicollodi
12/10/2012 21:13
A conversa hoje em algumas rodas de amigos, giraram em torno do conteúdo do testemunho do doutor Mesquita, que o senhor fará publicar. Estamos esperando grandes revelações por parte deste homem, em relação aos bastidores do poder em Gaspar. Saber quais são os personagem desta novela, quem é quem, quais e quem são os vilões que não devem ser poucos e se há algum mocinho nesta estória toda.
Deni
12/10/2012 20:17
Herculano,
Uma dica vá até o DivulgaCand e visualiza as Propostas do PT, esta lista de 18 compromissos parece uma lista de Mercado, digitada a máquina datilográfica!

uma vergonha para Gaspar, e uma verogonha para o Brasil que nossa presidenta nem vereadora nunca foi, e ainda foi assaltante de banco e matou pessoas!

Mais o povo ta feliz tudo se financia em 360 meses!
Herculano
12/10/2012 19:57
DEBOCHE

Quem tiver tempo e for curioso, recomendo visitar o site http://www.celsoprefeito.com.br/ antes que providencialmente ele seja retirado do ar

Lá clicando em compromissos, você descobrirá as promessas dos candidatos Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. A lista tem 18 itens.

Um amontoados de palavras. E ninguém questionou: desde os adversários que só por isto não mereciam ganhar as eleições, até os eleitores e eleitoras conformados com uma listinha de bobagens que chamaram de compromissos. Deboche sem qualquer requinte. Incrível. É por isto que Gaspar se atrasa. Acorda, Gaspar!
Ilhotense
12/10/2012 19:13
Boa noite Herculano!

Você poderia investigar o que houve esta semana em Ilhota, que o prefeito Feliski mandou TODOS os médicos, enfermeiros e técnico de enfermagem pra rua?? Isto pode??
Fechou 6 postos de saúde!
Tem somente um medico para toda a cidade, no posto do centro!
Ministério publico não ira investigar??
E que eu saiba não pode demitir sem justa causa em período pre e pos eleitoral!

Com a palavra o senhor!!
Herculano
12/10/2012 17:36
PT e PSDB DÃO O TOM DA BAIXARIA NO SEGUNDO TURNO PARA A ELEIÇÃO DE PREFEITO NA CIDADE DE SÃO PAULO

É só comparar estas três manchetes dos jornal O Estado de S. Paulo.

1.
Fernando Haddad tem 48% e José Serra 37% em SP, aponta Ibope. Essa é a primeira pesquisa do instituto para a disputa do segundo turno à Prefeitura da capital paulista

2.
Haddad eleva o tom e diz que Serra vai 'mobilizar as trevas' para vencer. Candidato do PT à Prefeitura de São Paulo diz que adversário tucano 'está completamente fora de si'

3.
Serra: 'Dirceu é fundador de esquema pega-ladrão e Haddad é seu camarada'. Candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo ataca adversário petista e evita comentar pesquisa do Ibope


luciano da cunha
12/10/2012 17:21
AOS LEITORES

brasilia tem uma mulher como furacão da cpi,

e em gaspar quem vai ser a mulher da cpi dos cemitérios?
Herculano
12/10/2012 17:17
CONCORRÊNCIA DESLEAL

Marisa, rede de lojas de roupas, foi suspensa do Pacto Nacional pela Erradicação de Trabalho Escravo, criado em 2005 com 292 empresas signatárias.

O comitê que administra o pacto decidiu pela suspensão diante da ação da empresa na Justiça contra os 43 autos de infração emitidos por fiscais do Ministério do Trabalho, depois que fornecedores da rede foram flagrados usando mão de obra escrava em março de 2010.

Foram encontrados em condições análogas à de escravos 16 bolivianos, sendo um menor e um peruano trabalhando em confecções na zona norte de São Paulo. Há um mês, a rede Zara de roupas também foi suspensa do pacto. Fornecedores da rede foram flagrados usando mão de obra escrava.
luciano da cunha
12/10/2012 16:41
AOS LEITORES

porque será que o pedro zuchi não foi prestar depoimento na cpi quem não deve não teme ou comparece,

pelos resultados da eleição o jornal que fez uma pesquisa que a juiza embargou (com razão) as pesquisa realmente era furada os resultados passaram longe e os quem defendia pergunto porque ninguém mais comentou ou defendeu?

e sobre a cassação ta e virando é pizza. um abraço.
luciano da cunha
12/10/2012 16:31
AO HERCULANO

é uma afronta e absurdo colocar este material ( kit gay) em todas as escolas agora vão ter aula de homosexualismo,

quem quizer ser homosexual que seja e não obrigar quem não quer a ser,

em falar que DEUS criou todas as criaturas e fez macho e femea, salvo os sapos e o peixe palhaço que nascem todos macho e para acasalar se tornam femea,

em falar que querem obrigar padres e pastores a ir contra o que ensinam,

opa, não vivemos numa democracia e agora quem vence a minoria ou a maioria. favor publicar, um abraço.

Carlos Antonio de Oliveira
12/10/2012 16:31
Sr. Herculano;

O dificil de entender é a posição do sr. Mesquita, primeiro odiava o PMDB e seus defensores, quando estava junto do governo de Celso Zuchi, ativara pedras, fazia vigilia na campanha de 2008, sempre acompnhado de Lovidio e Vanz. O tempo passou, muitas coisas aconteceram com o aval dele próprio, porém o que não se entende é o tempo que levou para ver o que de errado aconteceu no governo no qual ele sempre esteve a par de tudo que aconteceu. Na CPI da Camara agora diz que vai apontar irregularidades no bendito Morro do Samae e na reforma do centro (aquela que ganhou de graça). Perguntou: por que nao apontou estes desvios (se e que aconteceu) quanto estava no Governo? Qual motivo de se rebelar só agora? Ai tem. Vereador Rampeloti, o questionou se ganhou algum trocado, pelo fato de querer romper com a say muller; Mesquita ficou vermelho e fulo da vida. Disse ter suas contas bancarias e telefonicas abertas desde maio ou abril. Se caso fosse mesmo desonesto, será que seria tão ingenuo assim de depositar algum beneficio em nome? Talvez seria melhor ter um laranja. Mas creio que Mesquita, seja uma pessoa honesta. Mas vale lembrar do jargão: ´todos são honestos, até prova em contrário´. Acorda Gaspar.
Herculano
12/10/2012 13:03
O PMDB e o prefeito de Ilhota, Ademir Felisky, choram pelos cantos. Estão inconformados com a vitória de Daniel Bossi, PSD.

A RBS Blumenau, no Jornal do Almoço, desta sexta-feira, tratou de esclarecer a razão pela qual, secretário Doutor Lucas, candidato do PMDB e do prefeito Felisky perdeu. Não há médicos e gente nos postos, na secretaria e na prefeitura para atender ou dar explicações para a falta de atendimento de saúde nos postos, como o da Pedra de Amolar.



Deni
12/10/2012 12:26
Herculano , concordo com toda sua coluna,
único fato que não concordo é da Aline Samira Tonson, (filha do Babá Tonson) ela foi apenas para cumprir o numero de mulheres no partido, nem material dela não foi feito, apenas ela e o noivo , votaram!
Como voto de indignação da politica gasparense!

abraço!
Herculano
12/10/2012 12:20
HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E diz que o Adriano tá com o peso de uma vaca premiada! E o Rogério Senil tá com artrite. De tanta bola que pegou ontem. Defendeu tudo! E adorei Corinthians x Flamengo! Gambá com Urubu! O jogo foi no lixão?! É mole? É mole, mas sobe!

Herculano
12/10/2012 12:12
UM FANTASMA QUE ASSOMBRA A TODO MOMENTO O EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E O PSDB. DE PRÓPRIO PUNHO ELE SE EXPLICA MAIS UMA VEZ, HOJE, NA FOLHA DE S.PAULO. INUTIL.

Emenda da reeleição
Em meio à ampla reportagem sobre a condenação de dirigentes do PT pelo STF, a edição de da Folha de quarta-feira fez referência à suposta compra de votos em benefício da emenda da reeleição. Sobre o assunto, gostaria, mais uma vez, de fazer os seguintes esclarecimentos:
1) A sustentação parlamentar a matérias apoiadas por meu governo obedeceu única e exclusivamente a acordos político-partidários, sem jamais envolver pagamento em dinheiro;
2) Fui favorável à emenda da reeleição porque, a meu ver, ela aperfeiçoava -como, de fato, aperfeiçoou- o nosso sistema político, ao ampliar o horizonte do mandato presidencial e assim permitir a aprovação de medidas nem sempre populares a curto prazo, mas necessárias ao desenvolvimento do país;
3) A aprovação da emenda da reeleição introduziu a possibilidade de um segundo mandato consecutivo não apenas para o presidente mas também para governadores e prefeitos;
4) A mudança contava com amplo apoio da opinião pública e dos partidos políticos, com exceção das forças que se organizavam em torno das candidaturas de Lula e Maluf, e foi aprovada por ampla margem nas duas Casas do Congresso.

Baseada em gravação de conversas entre dois deputados do Acre, posteriormente cassados, em que se fazia menção a um tal Sergio, a acusação, de tão frágil, não produziu denúncia do Ministério Público. Chamado a prestar esclarecimentos na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o ministro Sergio Motta negou com veemência e clareza a participação do governo na suposta compra de votos.
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República (São Paulo, SP)

Herculano
12/10/2012 12:07
Opinião de um leitor do jornal Folha de S. Paulo, na edição do Painel do Leitor desta sexta-feira.

José Dirceu saiu como herói da ditadura; está bandido na democracia. Já no Supremo Tribunal Federal, os ministros Ricardo Lewandowski e José Antonio Dias Toffoli saem pessoalmente maculados; a instituição se consagra. Antonio Cesar A. Maximiano (São Paulo, SP)
Herculano
12/10/2012 11:13
QUANDO IGREJA E RELIGIÃO SE MISTURAM À POLÍTICA PARTIDÁRIA OU A CAMPANHA ELEITORAL.

Pastor Malafaia volta a atacar petista por 'kit gay'

Aliado de José Serra (PSDB) na eleição paulistana, o pastor evangélico Silas Malafaia, da igreja Asssembleia de Deus Vitória em Cristo, divulgou vídeo ontem com críticas a Fernando Haddad (PT).

Ele voltou a ligar o candidato ao chamado "kit gay", feito para o Ministério da Educação na gestão do petista a título de combate à homofobia nas escolas. Por decisão da presidente Dilma Rousseff, o material não foi distribuído.

"O senhor até hoje não abriu a boca para se explicar sobre o 'kit gay'. Ali é para ensinar homossexualismo nas escolas", disse Malafaia. "O senhor deu grana para ativistas gays fazerem esse lixo moral para ensinar homossexualismo."

Malafaia reclamou das críticas do ex-ministro à participação de líderes evangélicos na campanha de Serra. "Quando algum líder evangélico ou católico apoia vocês, é opinião. Quando é do outro lado, é fundamentalista religioso. O povo não é otário, Haddad", disse.
Herculano
12/10/2012 11:08
CREDIBILIDADE DA CÂMARA E DOS VEREADORES DE GASPAR

Tem gente que achou dura a minha análise de hoje sobre a Câmara, vereadores e candidatos descartados ou eleitos.

Duro é perceber que eles não percebem isto ou querem nos enganar.

Quer outro exemplo? Está no portal do jornal Cruzeiro do Vale a seguinte enquete: Você acredita que a CPI dos Cemitérios vai conseguir identificar e punir os envolvidos nas cobranças irregulares?

Dos que participaram até aqui, mais de 60 por cento diz que não vai dar em nada. E depois sou eu quem sou critico e estou fora da casinha. Eu apenas me nego ser compadre deste mal que acaba com a cidade de Gaspar, feita para poucos e espertos. Acorda, Gaspar!
Herculano
12/10/2012 11:03
Ao que se identifica como observador mor:

A dúvida persite. De fato, o espelho apresenta o antigo relator sorteado, mas o parecer da Procuradoria Geral é dirigido a outro ministro relator, neste caso, o Tofolli. Então, a confusão não é deste colunista.
observador-mor
12/10/2012 09:53
NO ESPELHO DO PROCESSO DO ZUCHI ,NO TSE, CONSTA COMO RELATOR O MINISTRO ARNALDO VERSIANI,CASO ESTEJA EQUIVOCADO,POR FAVOR ME ESCLAREÇA .

OBRIGADO.
vlad
12/10/2012 09:36
O Brasil progride à noite, enquanto os políticos estão dormindo.
Herculano
12/10/2012 08:42
MESQUITA DISPARA CONTRA A ADMINISTRAÇÃO

Este é o título do jornal Cruzeiro do Vale. Ele reflete o depoimento do ex-procurador do município e ex-petista de carteirinha, Mário Wilson da Cruz Mesquita. Este depoimento foi dado à CPI dos Cemitérios na Câmara de Vereadores e que "providencialmente" foi adiada para depois das eleições numa outra prova de que sete vereadores da dita oposição, valem menos do que três do PT.

Neste final de semana vou publicar aqui o testemunho do doutor Mesquita e que eu "censurei". Isto ocorreu no início de setembro. Ele tentou publicar como matéria paga no jornal Cruzeiro, mas desistiu no meio da negociação. Postou aqui o texto que já conhecia, mas não autorizei. Por que? Feria a legislação eleitoral. Expliquei isto. Agora, como o doutor Mesquita reafirmou na CPI parte do que escreveu, pela transparência, foi dispô-lo integralmente aos leitores e leitores. Aguardem. Acorda, Gaspar!
Herculano
12/10/2012 08:12
ZUCHI ENTRA COM EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NA SENTENÇA QUE CASSOU O SEU REGISTRO DE CANDIDATO AQUI NA COMARCA E GANHA MAIS UMA LIÇÃO DA JUÍZA ANA PAULA

Lembram daquela representação feita pelo PPS e o DEM que cassou o registro do candidato Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT aqui na Comarca?

Aos esquecidos: trata-se de atos e fatos proibidos na lei como o uso de material da prefeitura para defesa de candidato (papel timbrado); do uso indevido de funcionário público comissionado municipal em algo particular, o Leandro Menegazzo - que continua como advogado na lide desafiando a decisão judicial -; e do ex-coordenador de campanha licenciado irregularmente para esta tarefa, pois ganhou licença prêmio sem ter direito, em portaria secreta, o Doraci Vanz, atual chefe de Gabinete da prefeitura.

Menegazzo e o ex-secretário de Desenvolvimento Social, o advogado Roberto Procópio de Souza, entraram com Embargos de Delcaração. Eles alegaram não entender bem a sentença da juiza eleitoral Ana Paula Amaro da Silveira. Por que fizeram isto? Por que é um direito legítimo. Segundo para empurar o caso com a barriga e não vê-lo subir e julgado imediatamente no Tribunal Regional Eleitoral. Quem não deve não teme. Terceiro, para experiementar a juíza e vê-la cair em alguma contradição que possa facilitar a defesa e a vida no Tribunal.

A juíza Ana Paula, foi mais clara e o negócio se complicou muito mais. A decisão interlocutória aconteceu ontem. E já está publicada no espelho do processo no Tribunal Regional Eleitoral. Veja-a na íntegra e perceba a enrrascada em que está metida os candidatos eleitos do PT e por culpa de sua gente que se acha esperta. Sempre escrevi aqui, que este assunto sim, é cabeludo, muito mais do que aquele que está no Supremo Tribunal Federal para decisão. Aquele tecnicamente passou ileso aqui na Comarca e no TRE. E só agora colocaram uma peninha nele, mas que não é de toda poderosa para derrubá-los.

Vistos etc.
I - Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, por procurador constituído, opuseram embargos de declaração, aduzindo obscuridade e contradição na sentença prolatada às fls. 377-392.

Para tanto, asseveram que a introital está calcada em três causas de pedir distintas e autônomas, sendo que uma delas, a segunda (fundada na utilização indevida do site do Município), não foi acolhida pelo juízo, porquanto a representação deveria ter sido julgada parcialmente procedente. De outro modo, afirmam que apenas a segunda tese poderia dar ensejo à aplicação da sanção prevista no art. 22 da LC 64/90.

Pugnam, ao final, pelo acolhimento dos embargos e modificação da sentença.
Vieram os autos conclusos.
É o relatório. Decido.

II - Com relação à questão de fundo dos embargos de declaração, não evidencio a sustentada obscuridade ou contradição.
Faço ressaltar esta premissa pois as causas de pedir descritas na exordial, apesar de analisadas na sentença em tópicos específicos, calcavam um único pedido, qual seja, a condenação dos representados "às penas previstas no art. 22, inciso XIV, da Lei Complementar n.º 64/90, §5.º do art. 73 e art. 74 da Lei 9504/97, além da condenação no §5.º do artigo 273 e art. 237 do Código Eleitoral, também lhe aplicando a pena de multa" ; (item 7 dos pedidos formulados na exordial - fl. 32).

Nessa trilha, o fato de uma das teses não ter sido acolhida não torna o pedido parcialmente procedente, pois a pena cuja aplicação se almejava com a petição inicial foi imposta. Assim, exsurge que o pedido formulado na peça vestibular foi integralmente acolhido na sentença.

Outrossim, no que tange à alegação de que apenas o acolhimento da segunda causa de pedir (utilização indevida do site do Município) poderia gerar a aplicação das sanções previstas no art. 22 da LC 64/90, ressalto que referida alegação é matéria de mérito, sendo que restaram adredemente especificadas as razões de convencimento do juízo na elencada sentença, pelo que denoto que os embargantes buscam, na verdade, com os presentes embargos, a modificação do decisum prolatado.

Dessa forma, manifesto revela-se o desejo dos embargantes em rediscutir a matéria pela estreita via dos embargos declaratórios, o que, terminantemente, escapa aos fins a que é colimado.

III - Ante o exposto, inexistindo contradição, obscuridade ou omissão na sentença de fls. 377-392, REJEITO os embargos de declaração, com fulcro no art. 535 do CPC. Consequentemente, mantenho a sentença nos seus termos.

Reabro prazo para a interposição de recurso, consoante a exegese do art. 538 do mesmo diploma legal.
Publique-se. Intime-se.
Gaspar (SC), 11 de outubro de 2012.
Ana Paula Amaro da Silveira
Juíza Eleitoral
Afonso Silveira
12/10/2012 08:09
A pesquisa do outro meio de comunicação, somente tinha um objetivo, e nada mais, fazer com que o candidato do PT tivesse 50% + 1 dos votos validos, para forçarem um nova eleição. Pois ali já se encontrava em pratica o plano B do PT, pois em se mantendo a cassação de Pedro Celso Zuchi, o PT em novas eleições poderia substituir Pedro Celso por outro, e assim o PT ser eleito.

Já agora não haverá nova eleição, o PT perderá Celso e Mariluci e a maquina.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.