Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

08/10/2012

CELSO VENCEU I

Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, venceram. E por uma margem razoável para que não haja a mínima contestação: 890 votos. É o primeiro prefeito (e a vice também) reeleito na história de Gaspar. Marcado por dúvidas, a militância e a máquina fizeram a diferença. O PT é o partido mais estruturado de Gaspar. Já escrevi isto aqui várias vezes. O nome de Pedro Celso Zuchi e Mariluci tem peso, mas o PT é mais forte do que ele. E muito desta vitória deve ser creditado a Doraci Vans, como expliquei na coluna de sexta-feira.

CELSO VENCEU II

Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa venceram e convenceram, mas podem não levar esta eleição. Da última vez, silenciosamente, lutou contra a suspeita de compra de votos. A denúncia foi feita fora de hora e a Justiça demorou três anos para inocentá-lo diante das manobras processuais que fez. Desta vez, a coisa é pior. Do indeferimento que está em Brasília, na minha avaliação e de muitos técnicos que consultei, ele se livra e será diplomado. Mas de outras, que transitam aqui e em Florianópolis, a coisa pode pegar (e feio) e deixa-lo exposto e agonia permanente.

CELSO VENCEU III

Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa venceram. É hora de comemorar. Mas, também de refletir e se preparar para a defesa nos tribunais. E agora, mais do que nunca, o advogado (que o PT classifica para o deboche, como sendo porta de cadeia, mas vem infligindo sucessivas derrotas ao PT) Aurélio Marcos de Souza, será peça fundamental neste jogo de caça às dúvidas. E o PMDB de Kleber Edson Wan Dall que polarizou a disputa, tornando Tereza da Trindade, PSD e o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS meros coadjuvantes, vai precisar de Aurélio Marcos para ter chances no tapetão, se assim quiser.

CELSO VENCEU IV

Kleber tornou-se um adversário de peso, mas pouco fez para isto. Era o novo, apenas e sob todos os aspectos. O serviço de desnudar as dúvidas da atual administração petista foi de Adilson e Aurélio; como vereador, ele o seu vice Rodrigo Boeing Althoff, PV, foram omissos na fiscalização do Executivo; como um peemedebista preferiu o pastor Ismael de Souza, do PSD, que mandou uma banana para a correligionária Tereza da Trindade; e como candidato, avalizou táticas pouco recomendáveis do seu grupo que espalharam  na cidade e principalmente na rede, que Adilson e Tereza tinham se rendido. Acorda, Gaspar!

SOBRE O TRAPICHE

?Bom dia, Gaspar City. Parece que aqui ainda se vive na época dos coronéis: nada muda. É um puxando o tapete do outro?, da minha leitora Sandra Morastoni de Campos, nos comentários na internet nesta coluna.

"Este ano vamos matar a Oposição e ainda pisar na cabeça e dar uma mexidinha, para ter certeza de que estão mortos". A democrática e indecorosa afirmação é do vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT, cunhado de Pedro Celso Zuchi, PT, antes das eleições.

Não convidem para a mesma mesa o advogado e presidente do diretório do PMDB de Gaspar, Carlos Roberto Pereira e o proprietário da rádio 89,7FM, Joel Reinert.

E agora? O elevado da Avenida das Comunidades está pronto: por cima e por baixo. E ele não passou nos testes para a solução mágica prometida aos engarrafamentos. Pior está claro que o que atrapalha o trânsito são as sinaleiras da Avenida das Comunidades e da Duque de Caxias, bem como o pardal na travessia das Linhas Círculo. Como a solução é baratíssima e óbvia, preferiram uma obra duvidosa e cara. Acorda, Gaspar!

Está lá no Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet ? de sexta-feira, mais de duas páginas de remanejamentos de verbas. Entre elas, as que tiram R$700 mil da policlínica. Todos bem quietinhos, inclusive os vereadores candidatos. Acorda, Gaspar!

O ex-prefeito e candidato Adilson Luiz Schmitt, PP, e seu vice Luiz Nagel, DEM, juram que não pediram, não combinaram, não tinham interesse e não assinaram nada para impugnar na Justiça a pesquisa do Jornal Metas. Ela seria publicada no sábado. Dizem que foi um ato isolado do delegado do PPS, o competente advogado Aurélio Marcos de Souza. A coisa esquentou.

Adilson Luiz Schmitt, PPS e Teresa da Trindade, PSD, sofreram nas últimas três semanas, e especialmente na última, pesadas campanhas nas redes sociais. Elas davam conta que ambos tinham feito acertos com os que disputavam a vitória: o PT ou o PMDB. Jogo baixo, mas que ambos não foram competentes para reverter. Faltou equipe da contra-informação cibernética. O mundo mudou. Os candidatos, não.

Um retrato do atraso de Gaspar. Na era do Ipod, Ipad, das ideias, criatividade, inovação e do politicamente correto, preferimos bambus. Trocamos o estético pela caverna, pelo ultrapassado, pelo lixo. Pergunta que não quer calar: alguém com esta atitude possui credibilidade para governar? Acorda, Gaspar!

?Não estamos preocupados, porque tudo o que fizemos foi rigorosamente dentro da lei. O repasse para as entidades sempre foi feito, assim como os reajustes para os servidores. Isso é uma questão política?, do candidato Pedro Celso Zuchi, PT, ao refutar a cassação do seu registro aqui na Comarca por repasses considerados indevidos a entidades locais.

?Gaspar está em chamas. Infelizmente. E as pessoas emocionalmente opinando?. Esta era a minha opinião expressa na coluna Olhando a Maré na internet, na sexta-feira quando estourou o caso que colocou dúvidas sobre a candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT.

"O povo é mais corrupto que os políticos, afinal os que estão no poder são uma amostra do povo. Será? É para refletir?, frase da leitora da coluna Clara Antunes.

A juíza Ana Paula Amaro da Silveira quando sair de Gaspar deixará duas marcas exemplares de coragem por muito bom tempo para todos nós. Enfrentou como poucos homens os poderosos e insensíveis. Poderosos no campo político do poder (não apenas deste governo). E os insensíveis na causa da inclusão dos menores desprotegidos, expurgados de lares incompletos, degenerados e irresponsáveis.

Do leitor José Roberto Demmer, nos comentários na coluna na internet. ?Parece que os eleitos acham que ganhando uma campanha, passam a ser donos do poder, decidindo à bel prazer os destinos do município. Empregam pessoas usando os critérios partidários, fazem projetos negociados nos bastidores com empreiteiras, e enfiam goela baixo; para o cidadão, e ainda fazem campanhas, se promovendo politicamente, no sentido de continuar no poder?.

O ex-petista de carterinha e ex-procurador do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita, passou os últimos dias em êxtase com os azares e acontecimentos. Sentiu-se necessário e vingado. Tem gente que acha que ele fez falta. Hum!

A campanha contra o PT e seu candidato foi pelos adversários de certa forma "limpa". Todos que tinham de dúvidas foram à Justiça pedir a intervenção e decisão dela. Ninguém ficou por ai nos cantos e nos comícios relembrando episódios pessoais como o caso do genro médico ou dos fios apreendidos com parentes.

Do leitor Luiz Orlando Poli num comentário da coluna na internet: ?Os gasparenses não podem mais permitir que seu único Hospital fique indefinidamente na UTI?.

?De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se o poder na mão dos corruptos, o homem chega a desanimar-se da virtude, e rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto", Ruy Barbosa.

Do leitor Odir Barni, fundador do Sintraspug, aposentado e morador de Camboriú. ?Fico triste em saber que um povo que uma história política tão linda, chega às vésperas de uma eleição municipal sem saber pra que votar e em quem votar. Gostaria de ver os candidatos pedindo votos com a certeza de ser eleito e, caso concretizasse seu sonho, tivesse o direito de assumir?.

Estava na edição de sexta-feira do Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet: o e extrato do contrato Nº SAF-70/2012 na modalidade Dispensa de Licitação. E para que? Aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Rural, priorizando-se os alimentos orgânicos e ou agroecológicos, para o atendimen­to à alimentação escolar das Unidades de Ensino do Município de Gaspar. E quem vai fornecer? Cooperativa de Produção Agrope­cuária de Jaraguá do Sul - Copajas (06.171.996/0001-84). Por quanto? R$ 100.067,08. Acorda, Gaspar! 

Comentários

Herculano
11/10/2012 20:33
A coluna Olhando a Maré de amanhã, já está pronta, editada e acaba de ir para o parque gráfico onde será impresso a edição de amanhã, Dia das Crianças, do Jornal Cruzeiro do Vale.

Vou mostrar como uma cidade onde os vencedores se preocupam mais em matar bois e comemorar derrotas dos outros, está transformando em sucata sonhos, projetos e futuro. Vergonha. Não se sabe o que é pior: o presente ou quem quer se aboletar anunciando mudanças, apenas no jeito de comemorar e demandar bananas para a comunidade. Salve-nos de velhos e jovens sem projeto e com apenas sede de vingança. Acorda, Gaspar!
luciano da cunha
11/10/2012 19:33
AOS LEITORES

pois é o povo escolheu o zuchi sabendo que tava envolvido no caso do caminhão pipa,cpi dos cemitérios, varias denuncias de irregulariedades mais a cassação isto significa que,

o povo não ta nem ai pra o que vão fazer nos próximos anos, os que achavam que tava ganho tomaram um baita cagaço, mas é a democracia,

por isso se acontacer que, quando for anunciado que o zuchi não mais vai assumir a prefeitura vou pessoalmente soltar foguetes na frente da prefeitura e comer o boi que o bertolino anunciou e viva a democracia e a justiça.
Bertolino
11/10/2012 19:00
Para a engorda dos Bois!

Com a expectativa de Kleber assumir em Janeiro, tem muita gente colocando os bois na engorda, e oque não vai faltar é comida pois bambu tem a vontade! Com os que sobraram das pipas que o PMDB irão dar para as crianças amanha estima-se que da para engordar mais de 20 bois por toda a cidade.
Mario da Silva
11/10/2012 15:32
Mario



Engraçado as suas considerações com o Francisco, ambos ficam discutindo se dará PT ou PMDB e se esquecem, do principal a cidade vejam, nossa cidade não anda, pois o transito é precário, a saúde é uma calamidade, a defesa civil não tem ninguém capacitado para gerenciar, a assistência social trocou de companheiros o tempo todo, era o Ednei passou para o Roberto Procopio e agora quem está responsável pela pasta, o projeto de drenagem no Coloninha começou pela cabeça, quando chove encalha tudo na parte baixa.
A escola do sertão verde esta em outro local, mas só no papel, o esgoto das casinhas sociais em céu aberto, e o Orçamento Participativo uma piada, se investirem nos presidentes das associaçoes de moradores não precisa da secretaria do OP, pois cada presidente sabe das reais necessidades dos Bairros, é só respeita-los.
A segurança pública com 40 policiais, quando se é aconselhado pela ONU 1 a cad a 400 habitantes nos temos 1 a cada quase 2000, isso não é possivel, o Sr. fala muito em não haver oposição em Gaspar, espero que ceda esse espaço para esse comentário e que algum entendido me prove o contrario em numeros não em discurso. Muito obrigado.
Marlene Vanz Zuchi
11/10/2012 15:21
Infelizmente com a democracia instalada , temos que engolir muita besteira, esse tal de Bertolino acha que o PT por ter ganho as eleições, ganhou também a posse do município, falta pouco para escolherem quem vai residir em Gaspar. Mais uma vez está provado que são um bando de ignorantes mesmo......
observador-mor
11/10/2012 15:03
PARA O FRANCISCO BERTOLINO.

CASO O ZUCHI SEJA CASSADO,PODE ACONTECER :

"art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias. "

OS VOTOS ANULADOS DO ZUCHI : 48,06 + 2,93(NULOS) =50,99

ISTO SIGNIFICA ;NOVA ELEIÇÃO COM ZUCHI/MARILUCE , FORA.

Herculano
11/10/2012 14:51
Pois é Francisco Bertolino Cardoso, parece-me que além da comemoração fora de época de algo que não fez por merecer por meio do voto, você e os que o acompanham, não sabem ler, apesar de darem audiência - que não é pouca - e usarem este espaçopara recados.

Eu não dei pau algum, em momento algum, no PT por ele ser PT. Eu apenas desnudei as incoerências éticas e as dúvidas administrativas de quem lidera o processo administrativo e político no nosso município. E pelo jeito que você impõe e se acha, vou ter muito assunto, se o PMDB for beneficiado com os erros que o PT vier a ser chamado a pagá-los, apesar de toda a impáfia dos petistas e dos meus alertas.

Assim é a vida. Muitos não aprendem com os erros dos outros. E para suprema humilhação, ainda festejam à possibilidade de se lambuzarem na mesma lama. Acorda, Gaspar!
Francisco Bertolino Cardoso
11/10/2012 13:08
Como o senhor pode falar isto, nos somos o segundo mais votado. O comando do municipio de Gaspar é nosso por direito a partir de 2013. Cleber e Alhoff comandaram Gaspar para um novo caminho. Caminho de prosperidade e de honestidade. Então o senhor que nada fez a não ser malhar o pau no PT, agora vai ter que passar a falar bem de nois, porque não terá o porque de falar mal de nóis.

Falta 81 dias para iniciar um novo caminho para gaspar.
Herculano
11/10/2012 12:54
Ao que se identificou como sendo Francisco Bertolino Cardoso

Festa? Engordando Bois?

O PMDB de Gaspar, Francisco, deveria se preocupar, na minha opinião e da maioria dos eleitores desta cidade, em mostrar os planos de governo e seus compromissos se vier a assumir a prefeitura (até agora, nada). Como bem frisou você, o PMDB não ganhou no voto, ou seja não possui a legitimidade para o cargo e a festa - como não a possui também quem usou de subterfúgios fora da lei para alcançar os resultados. O PMDB também não foi a luta para mostrar os subterfúfios dos outros, ficou caladinho esperando o serviço dos outros e o trono cair de graça nas suas mãos.

Quem disputa um cargo público como o de prefeito não é para humilhar os outro. Gaspar precisa acordar e mudar, Quem é eleito em primeiro ou ganha de mão beijada em segundo lugar algo que era do primeiro, é para tirar a cidade do buraco em que se encontra.

Fazer festas, engordar bois? É preferível rezar, pois a via crucis vai ser difícil e começa pela falta de equipe capaz de fazer verdadeiras mudanças. Basta olhar o histórico do PMDB com Nadinho, Adilson... Acorda, Gaspar!
Francisco Bertolino Cardoso
11/10/2012 09:36
Já tem gente engordando alguns bois, para a comemoração que o PMDB vai fazer quando assumir o cargo de prefeito de Gaspar. O PT de Celso Zuchi foi o primeiro partido reeleito em Gaspar, e também será o primeiro reeleito que não ira assumir. Já o PMDB será o primeiro partido a ser o segundo colocado que ira administrar. Neste caso ser o segundo é ser o primeiro. A festa vai ser grande, e já tem gente com experiencia em assar carne em comemorações anterior, que irá assar a carne para nós.

E viva o manda brasa.
Indignação de todos
11/10/2012 08:50
João

Ninguém denuncia o PT ou o candidato a vereador do mesmo partido por usar pessoas encostadas pelo INSS ou Previdência, por problemas na clavicula e no braço, que nas comemorações mexe as bandeiras como se fosse torcida organizada! se tivesse esse problema ficaria em casa e não colocando placas e com bandeiras festejando na cidade!

http://www.youtube.com/watch?v=3o7Ytm-OXZI
Procurem Nilson de Oliveira, camisa do Grêmio pulando neste video no debate, com problemas na clavicula!

Continuando o seu raciocinio Sr. João, as pessoas que são de outros partidos não aguentam mais este rapaz dentro do pátia da Escola todos os dias, enchendo o saco delas e só o que sabe falar é de politica e criticar quem era contra o PT. Sera que a direção não ve que a escola para se educar e não dar mal exemplo.
Pelo que sei só quem pode ir e vir dentro da escola é o Presidente da APP quando em reunião ou os Pais quando são chamados ou vem converçar com a direção. Portanto se o Secretário de Educação não tomar providências, as pessoas que esta sendo critadas por ele vão tomar providência.
Herculano
11/10/2012 08:21
Três portarias na edição de hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. A primeira revoga a licença sem vencimentos do professor de educação física Jan Paulo Weickert. A segunda o coloca à disposição da Fundação Municipal de Esportes.

A terceira concede licença sem vencimentos para a professora de educação f´sicia, da escola Zenaide Costa, Cecília Signorelli. Ela ficará em licença por dois anos, segundo a portaria 2.890.
Herculano
11/10/2012 08:14
DORACI VANZ VOLTA SER O CHEFE DE GABINETE DE PEDRO CELSO ZUCHI, PT. MAS ELE NÃO ESTAVA EM GOZO DA SUA "LICENÇA PRÊMIO"?

Vários decretos publicados na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - dão conta que Doraci Vanz, que estava coordenando - primeiro oficialmente e depois do caso questionado na Justiça, oficiosamente - a campanha que reelegeu Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, voltou a ser o Chefe de Gabinte.

Como consequência, Neivaldo da Silva que estava Chefe de Gabinete neste período, voltou a ser secretário da Educação e Marlene Almeida, que substituia Neivaldo, retornou ao cargo comissionado de assessora administativa na secretaria de Educação.

Para coordenar a campanha de Pedro Celso Zuchi, Doraci Vanz pediu uma "licença prêmio. Ela foi editada secretamente, ou seja, sem que a portaria fosse publicada no Diário Oficial dos Municípios. A licença prêmio só é possível depois de cinco anos de serviço do funcionário. A portaria que concedeu a licença se baseou em três anos de serviço. Isto foi parar na Justiça.

E o caso está complicado: para o Doraci, mas principalmente para o eleito Pedro Celso Zuchi. Ele vai responder por ato de improbidade administrativa do prefeito Pedro Celso Zuchi, pois foi ele, orientado, quem assinou a tal licença que se questiona. Quem questionou o caso foi o PPS e o DEM. Os vereadores, estão até agora em silêncio. Pior mesmo é o silêncio do Sintraspug. Acorda, Gaspar!
Herculano
10/10/2012 20:17
COINCIDÊNCIAS?

Ontem, nove de outubro, foi dia em que o argentino nascido em Rosário (14 de maio de 1928), Ernesto "Che" Guevara, foi assinado em La Higuera, no Departamento de Vallegrande, na Bolívia. O médico, escritor, líder guerilheiro e "teórico" militar tombou aos 39 anos em 1967.

Ontem, dia novem de outubro, José Dirceu, que sempre se disse se identificar com as lutas, ideais e o martírio de "Che", conheceu a sua condenação no Supremo Tribunal Federal.
Herculano
10/10/2012 20:04
ELES NÃO SABE MAIS O QUE FAZEM, LEÊM OU ESCREVEM? OU ESTÃO ASSUMINDO DISCARADAMENTE O CRIME? Ai, Ai, Ai...

Com o título "300 Picaretas", Lauro Jardim, postou agora a tarde em Veja.

A condenação não está fazendo nada bem para a cabeça de José Dirceu. Num texto postado hoje, em seu blog, parafraseou a música Luís Inácio (300 Picaretas) e disse que ela era do Titãs, e não dos Paralamas do Sucesso.

Alertado do erro, corrigiu o texto. Até aí beleza. Mas será que Dirceu não leu a letra da música? Deve ter se esquecido de versos como:

"São trezentos picaretas com anel de doutor
É lobby, é conchavo, é propina e jeton
Mas a minha burrice faz aniversário
Ao permitir que num país como o Brasil
Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado
Papai, quando eu crescer, eu quero ser anão
Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição"

Como se vê, cabem como uma luva para os mensaleiros
Julio
10/10/2012 20:00
Dentre tantos outros fatos polêmicos nesta eleição, um deles me chamou a atenção.
Quando somos injustiçados, naturalmente tomamos ações para reverter a situação e mostrar a verdade.

No sábado, dia 06, um certo Jornal apimentado (vermelho) teve a divulgação de uma pesquisa eleitoral bloqueada pela justiça sobre a acusação de que a mesma não condizia com a verdade e estaria "viciada", mostrando números distorcidos com a intenção de privilegiar um dos candidatos.

O que aconteceu? Esta mesma edição foi um verdadeiro santinho, tendenciosa e com palavras duras direcionadas a quem seria contra a verdade.

Sabendo que a partir desta segunda a tal pesquisa poderia ser divulgada, pergunto:
Porque não mostram a pesquisa agora?
Ela não diria toda a verdade?

Minha facilidade com números me permitiu confrontar os resultados e validar a pesquisa do IPAC.
Esperei o mesmo do outro jornal, mas até agora nada.

Lamentável.
Herculano
10/10/2012 19:47
ESTA É A TEMPERATURA

Fernando Haddad, PT tem 47% e José Serra, PSDB, 37% na corrida à prefeitura de São Paulo, aponta pesquisa. Essa é a primeira pesquisa do instituto Datafolha para a disputa do 2º turno naquela cidade.

Perguntar não ofende. O Ibope vai ter coragem de fazer e pedir para publicar alguma pesquisa em Blumenau, onde depois de errar feio disse que os eleitores de Blumenau são volúveis e os "enganou"?
luciano da cunha
10/10/2012 19:02
SERÁ QUE VAI TER SOLUÇÃO

da serie perguntar não ofende,

porque hoje as 18:30 teve filas de carros pra tudo que é lado em gaspar?
Herculano
10/10/2012 19:01
E AGORA, QUAL É A TEORIA CONSPIRATÓRIA DO PT PARA O QUE FICOU CLARO NO JULGAMENTO DO MENSALÃO?

Após condenar petistas, Ayres Britto diz que projeto de poder do PT era "golpe"

A reportagem é de Fábio Rodrigues Pozzebom, de Brasília, para o portal do Universo On Line, do jornal Folha de S. Paulo.

Supremo condena cúpula petista e conclui que José Dirceu chefiou o mensalão O ministro Ayres Britto, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), votou nesta quarta-feira (10) por condenar os réus do núcleo petista por corrupção ativa no mensalão ? o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente da sigla, José Genoino, e o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares. Em um voto duro, ele chegou a afirmar que o projeto de poder do PT era "golpe". "[O objetivo do esquema era] um projeto de poder quadrienalmente quadruplicado. Projeto de poder de continuísmo seco, raso. Golpe, portanto", afirmou Ayres Britto após condenar oito réus.

Além da cúpula petista, Britto condenou os réus do chamado núcleo publicitário. Foram condenados por corrupção ativa o chamado núcleo publicitário, formado por Marcos Valério - apontado como o operador do mensalão -, seus ex-sócios Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e Rogério Tolentino, e a ex-funcionária da agência de publicidade SMP&B Simone Vasconcelos. Foram inocentados pelo Supremo Geiza Dias, ex-funcionária da SMP&B, e o ex-ministro dos Transportes e atual prefeito de Uberaba (MG), Anderson Adauto.

Ayres Britto também concordou com a tese de que Dirceu era o mandante do esquema. "[Dirceu] era de fato o primeiro-ministro do primeiro governo, instalado a partir de 2003", afirmou o magistrado, citando trechos do depoimento à Justiça do ex-ministro da Casa Civil . "Ele deixa claro que tudo passava pelas mãos dele. [Dirceu] era plenipotenciário". Ainda no debate sobre o papel de Dirceu no mensalão, o ministro Ayres Britto cita depoimento dele sobre a sua atuação como articulador político.
Roberto Basei
10/10/2012 15:44
Sr. Herculano


O participar de uma coligação vitoriosa, que saiu de 5%, e nos posicionarmos como verdadeiros concorrentes chegamos acima dos 35, eu particularmente considero uma vitória, pois onde o oponente não considerava se quer ter adversário, teve uma vitória apertada, terá que repensar seus atos e suas palavras daqui para frente, pois nem tudo está dominado como pensam.
Isso mostra também que o povo está divido e uma boa parte da sociedade está insatisfeita de tal forma a acreditar na proposta nova de Kleber Wan-Dall, e a coligação um novo caminho para o futuro, nós do PSC pelo primeiro pleito nos sentimos orgulhosos de fazer parte desta organização, eramos 28 filiados, participamos do pleito com 5 candidatos.
Ficamos órfãos de presidente, já que o mesmo viu ser necessário candidatar-se, mesmo assim fomos a luta, nunca pensamos em momento algum em esmorecer, houve sim poucos momentos que igualamos, emparelhamos a parceria e noutros encontramos nossa verdadeira limitação de partido iniciante. Pela nossa experiência saímos do pleito com um misto de dever cumprido misturado com, será que poderíamos ter feito mais?
Mas se um partido que está em crescimento, de quase 30 filiados chegamos a mais de 700 votos, nos restou uma certeza estamos no caminho que queremos e certos para o crescimento, se faríamos tudo de novo? Se necessário for, com certeza! Pois a família PSC é 20, mas votamos todos 15, nosso muito obrigado aos mais de 700 eleitores que acreditaram que criar um novo partido é possível e que juntos construiremos a Gaspar que Queremos, só nos resta agora agradecer. Muito obrigado.

Roberto Basei
Presidente Municipal do PSC
O único Partido que tem como Slogan
O Ser Humano em Primeiro Lugar
João
10/10/2012 15:07
É só ver a pagina da CPI dos cemintérios e em todas as seções o despreso do vereador Amarildo Rampelotti, com os outros

Toda vida estarrado na cadeira, com se tivesse em casa!

Acorda Gaspar!
Daniel Fernando Cardoso
10/10/2012 14:07
Agora já passou!

Decidi me manifestar após as eleições para agradecer a todos que mesmo que por um minuto me ouviram no centro da cidade pedir voto ao prefeito reeleito Celso, aos que manifestaram aprovação e aos que pacientemente apesar da desaprovação me ouviram.
Parabenizo também aos concorrentes (citando os do centro) que trabalharam de forma tranquila, principalmente ao pessoal do 23 onde fiz novos amigos e aos do 55 que me respeitaram desde o início, aos do 15 apesar do início um tanto áspero, conseguimos conviver bem. Essa é a democracia, não sou dono da razão e respeito a opinião do outro e a recíproca foi alcançada.

Falando sobre a campanha e também a respeito de alguns comentários sobre que teria que entregar currículo na segunda, esclareço.

Sou funcionário concursado desde 2006 como leiturista e em certa coluna do Sr. Herculano o mesmo fez pouco caso de minha nomeação e menosprezou minha ida à São Paulo em um curso de Resíduos Sólidos, ironizando, pelo fato de ser Leiturista.

Pois bem, até hoje respondo pelo setor como Gerente de Resíduos Sólidos e o tempo passou...

Desenvolvi com o apoio da equipe do SAMAE dois programas um chamado Roda da Reciclagem que faz brinquedos em parques escolares do município com os pneus utilizados na frota da Prefeitura e outro chamado Criação que é um teatro que já foi apresentado para mais de 2000 crianças do município levanto o tema da reutilização e reciclagem.

Três anos se passaram e vejo que meu pedido para mudar de setor resultou na minha total satisfação profissional, pois se a cada dia eu conseguir plantar apenas uma semente de sustentabilidade terei alcançado meu objetivo principal, o bem comum.

Mesclando os fatos só tenho a agradecer a você Herculano que com seu desdém, seu menosprezo me impulsionou a buscar qualificação.

Hoje sou formado em Gestão Ambiental pela Uniasselvi, termino minha Pós Graduação em Gestão e Educação Ambiental em Dezembro e sou aluno do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UNIVALI.

Aos que reclamam sem saber deixo uma tarefa, qual o percentual de cargos comissionados ocupados por servidores efetivos da Prefeitura?
Tem quem queira diminuir, mas ao meu ver a proporção engrandece o servidor de carreira.

Terminando deixo meu abraço ao Silvão do 23 ao Guilherme filho da Teresa e a todos que conviveram comigo nessa semana e pouca de campanha.


sandra paiz
10/10/2012 13:54
O PT está destruindo aos poucos.
Até que enfim começaram a fazer justiça, e começa logo com os 3 "fortões" do PT Genoino, José Dirceu e Delubio.

Deni,

Enquanto em Gaspar o povo eleger politicos com capacidade de publicar algo do tipo: "Este ano vamos matar a Oposição e ainda pisar na cabeça e dar uma mexidinha, para ter certeza de que estão mortos" a probalidade de continuarmos sentindo envergonha será grande. Sinto muito por Gaspar e pelos seus habitantes.
JUJU do Gasparinho
10/10/2012 13:18
Prezado Herculano:

Da série perguntar não ofende:

- A coluna CHUMBO derreteu e só o Gilberto não percebeu?
- Com a reeleição do PT teremos nas escolas o "KIT GAY", e no jornal a coluna ESPOLETINHA ?
Herculano
10/10/2012 12:34
Manchete da hora: Genoino entrega o cargo de assessor especial do Ministério da Defesa

O ex-presidente do PT José Genoino entregou o cargo de assessor especial do Ministério da Defesa nesta quarta-feira (10). Ele participou nesta manhã de reunião do Diretório Nacional do PT.

O Palácio do Planalto já havia avisado ao Ministério da Defesa que Genoino que teria de pedir demissão do cargo no governo quando terminar o julgamento de sua participação no mensalão,
Herculano
10/10/2012 12:02
Ao que se esconde como Manda Brasa. A sua observação depressiva deve ter um ar de perda pessoal, partidária e da batalha feita em terreno pantanoso.

A nossa evolução foi medida na última eleição pela quantidade de bambus que ficamos e nos vangloriamos. Esta é a modernização que partidos e candidatos querem para Gaspar. E nós - não eu, é claro que me espantei desde o início com a favelização da comunicação e do marketing que se anunciava como moderno, novo e da mudança - achamos aquilo até bonito. Lixo. Sujeira. Ultrapassado.

Na Idade Média pelos relatos, pinturas e filmes imaginários, até as bandeiras dos cavaleiros da guerra tinham mastros mais imponentes, cores, símbolos e brasões marcantes (até hoje) de impressionar aliados e inimigos. Por favor: acorda, Gaspar!
Deni
10/10/2012 12:01
Seção de ontem da Câmara, igual a todas, parece discussão de "buteco"
e mais 4 anos assim vai continuar , cadê o discussão para o bem da comunidade e para evolução de Gaspar!

É vergonhoso os que se acham politicos em Gaspar!
Herculano
10/10/2012 11:53
CARLOS TONET E UMA BOA LEITURA, NA MINHA OPINIÃO, DO PT EM BLUMENAU. GASPAR É A RÉPLICA DA FAMÍLIA LIMA E QUE SOBREVIVE GRAÇAS A INCOMPETÊNCIA DE IDÉIAS E REALIZAÇÃO DOS QUE SE DIZEM OPOSIÇÃO POR AQUI


O PT de Blumenau morreu faz tempo
09/10/2012 http://carlostonet.wordpress.com/

* Depois da terceira derrota em disputas para a prefeitura, Décio Lima disse ao Santa que o PT precisa focar na classe média pra crescer em Blumenau.
* Falou besteira.
* Primeiro porque desdenha o trabalho junto às classes mais pobres.
* Segundo, porque não é bem assim.
* O PT de Blumenau não vai mal por causa de uma atuação exagerada junto à população carente.
* O PT de Blumenau vai mal porque há muito tempo deixou de existir na cidade.
* O que existe é o partido do Décio Lima e da Ana Paula.
* Nada cresce em torno deles.
* Nenhuma liderança prospera.
* Tudo está sob o controle deles, do aluguel da sede aos funcionários.
* A única coisa que floresce são as carreiras políticas familiares.

* Há muito tempo o PT de Blumenau virou propriedade particular do Décio, que introduziu a Ana Paula na atividade política, passando por cima de lideranças históricas, e agora faz o mesmo com o genro.
* Note-se que o PT de Blumenau vai mal, mas Décio e Ana Paula vão muito bem, obrigado. Não lhe faltam votos em suas carreiras legislativas.
* O PT de Blumenau não precisa mudar de foco.
* Precisa ser criado de novo.
* Alguém precisa chamar o Zé Garcia de volta e arrumar uma caneta e um livro de atas pra ele criar novamente o diretório municipal do PT, do jeito que deve ser.
Manda Brasa
10/10/2012 11:37
Não quero parecer radical, mas existe alguma coisa do município de Gaspar que é melhor que seus vizinhos? Ontem estive em Blumenau, Pomerode, Indaial e Timbó. Estas cidades estão muito a frente da nossa, sinceramente, me da vontade de ir embora daqui. Quando a gente para um pouco e refleti sobre a nossa cidade, ve que não estamos evoluindo, e esta evolução não passa por uma simples ponte e um anel de contorno, temos que trabalhar muito para chegarmos no nível do Vale do Itajaí, porque não parece que estamos nele.
vlad
10/10/2012 08:24
Aliás neste país, nos últimos anos, virou algo comum NINGUÉM saber de nada ou não ver nada.

Ministro Marco Aurélio Mello do STF
Herculano
10/10/2012 07:49
Pensando bem. Ilhota em termos administrativos e políticos, justifica o nome que tem.
Herculano
10/10/2012 07:47
O PSDB é um bicho político estranho em Santa Catarina.

Em Gaspar não conseguiu fazer um vereador. Está a míngua, mas comemora (exatamente o que não se sabe). Em Blumenau, disputa a prefeitura mas seus membros insistem na teta com o PSD como se não fossem adversários na busca de quem vai mandar por lá.
Herculano
10/10/2012 07:41
De Elio Gasperi na coluna de hoje ao comentar a ida de Fernando Haddad, cria de Luiz Inácio Lula da Silva, ao segundo turno da disputa da prefeitura paulistana.

Lula carregou seu segundo poste

Se Nosso Guia acender a lâmpada de Haddad, terá ganho mais uma, se não, a derrota será sua.

O primeiro poste foi Dilma Vana Rousseff
sidnei luis reinert
10/10/2012 07:39
" Politicos se destroem em nome do povo, quando são eles, que destroem o próprio povo. Não falem por mim, eu tenho a minha própria voz" !
Herculano
10/10/2012 07:38
NO CONTRA-ATAQUE

Dirceu diz ter sido 'linchado' e vítima de prejulgamento

José Genoino se afirma 'revoltado' e promete lutar contra condenação no Supremo

Ex-ministro critica FHC; segundo Dirceu, tucano 'não diz palavra' sobre 'a compra de votos para a reeleição'
Herculano
10/10/2012 07:36
CAIXA DOIS EM CAMPANHA É CRIME, MAS POLÍTICOS OLHAM ISTO COM NORMALIDADE

Veja esta. No noto que proferiu ontem, a ministra Cármen Lúcia disse ter sentido "profundo desconforto" quando Delúbio assumiu diante do STF a prática de caixa dois. "Acho estranho e grave que uma pessoa diga 'houve caixa dois'. Ora, caixa dois é crime, é uma agressão à sociedade brasileira", afirmou

"E isso [admitir caixa dois] não é pouco. Me parece grave, porque parece que ilícito no Brasil pode ser realizado e tudo bem", afirmou a ministra, indicada ao STF por Lula.
sidnei luis reinert
10/10/2012 07:33
Será que TOFFOLI será indicado para absolver todos os PTistas?

Será que teremos mais uma viagem à brasília ou IDELI E FAMÍLIA LIMA darão conta do recado?

Porque o relator escolhido não foi o JOAQUIM BARBOSA?
SERÁ PORQUE DARIA PT---Perda Total?

"UFA.ESSA TÁ NO PAPO"!
Herculano
10/10/2012 07:31
APOIO, MAS NEM TANTO. AINDA MAIS NA SEARA DOS MILITARES

O Palácio do Planalto avisou ao Ministério da Defesa que o atual assessor especial da pasta e ex-presidente do PT José Genoino terá que pedir demissão do cargo no governo quando terminar o julgamento de sua participação no mensalão.
Herculano
10/10/2012 07:28
Sem argumentos e agora defendendo a corrupção, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e também presidente de honra do PT, faz a seguinte manchete na edição de hoje da Folha de S.Paulo

Lula convoca candidatos do PT para 'guerra'

Ex-presidente estimula aliados a citar escândalos do governo FHC; dirigente diz que partido não apanhará calado

Ataques não podem ficar 'sem resposta', diz Lula; sigla estuda emitir nota em apoio a Dirceu e Genoino

Vamos discutir problemas das cidades. Mas, se formos chamados de mensaleiros, não podemos deixar sem resposta. Vamos debater de cabeça erguida", afirmou.

O secretário de Organização do PT, Paulo Frateschi, acusou adversários de montar um script, "inclusive com as Redações dos grandes jornais", para prejudicar a sigla.

"Vamos responder. Aceitar que o PT apanhe desse jeito não é do nosso DNA. Não podemos permitir que nos coloquem na defensiva. Isso é totalmente absurdo", afirmou.
sidnei luis reinert
10/10/2012 07:26
QUEM É JOSÉ ANTONIO DIAS TOFFOLI:

Um breve histórico, para entender a "coisa"

*Currículo: "um passado não muito distante"...
- Formado pela USP
- Pos Graduação: nunca fez

- Mestrado: nunca fez
- Doutorado: também não fez
- Concursos: 1994 e 1995 foi reprovado em concursos para juiz estadual em São Paulo
(é estadual e não Federal; não và se confundir).
- Depois disso, abriu um escritório e começou a atuar em movimentos populares. Nessa militância,
aproximou-se do deputado federal Arlindo Chinaglia e deu o grande salto na carreira ao unir-se ao PT.
* Em Brasília:
- Aproximou-se de Lula e José Dirceu, que o escolheram para ser o advogado das campanhas 1998, 2002 e 2006;
- Com a vitória de Lula foi nomeado
Subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, então comandada por José Dirceu;
- Com a queda do chefe, pediu demissão e voltou à banca privada;
- Longe do governo, trabalhou na campanha para a reeleição de Lula, serviço que lhe rendeu 1 milhão de reais em honorários.
- No segundo mandato, voltou ao governo como chefe da Advocacia-Geral da União;
- Toffoli é duas vezes réu.
Ele foi condenado pela Justiça em dois processos que correm em primeira instância no estado do Amapá.
Em termos solenemente pesados,a sentença mais recente manda Toffoli devolver aos cofres públicos a quantia de 700.000 reais dinheiro recebido "indevidamente e imoralmente" por contratos "absolutamente ilegais" celebrados entre seu escritório e o governo do Amapá.
- Um dos empecilhos mais incontornáveis para ele é sua visceral ligação com o PT,
especialmente com o ex-ministro José Dirceu, o chefe da quadrilha do mensalão.
De todos os ministros indicados por Lula para o Supremo,
Toffoli é o que tem mais proximidade política e ideológica com o presidente e o partido.
Sua carreira confunde-se com a trajetória de militante petista, essa simbiose é, ao fundo e ao cabo, a única justificativa para encaminhá-lo ao Supremo.
POSSE: Cadeira dos sonhos
No dia 23/10/2009 ocorreu a posse de Dias Toffoli como ministro do STF ( indicado pelo Presidente Lula)
Algumas atividades como Ministro do STF.
Ao longo de oito meses no STF ele participou de julgamentos polêmicos e adotou posturas isoladas.
- Em março, foi o único entre dez ministros que votou favoravelmente ao pedido de habeas corpus para libertar
José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal.
- Em maio, votou pela absolvição do deputado federal Zé Gerardo (PMDB-CE),
primeiro parlamentar condenado pelo Supremo desde a Constituição de 1988
(o julgamento acabou em 7 a 3).
- Duas semanas depois, indeferiu um pedido de liminar em habeas corpus em favor do jornalista Diogo Mainardi,
em processo no qual foi condenado por calúnia e difamação.
Mainardi é crítico da gestão petista e de Lula.
Toffoli, que também é ministro-substituto do Tribunal Superior
Eleitoral, pediu vista de um dos processos por propaganda eleitoral antecipada contra Lula
e a pré-candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff.
O julgamento avaliava um recurso contra uma decisão que multou os dois, nos valores de R$ 10 mil e R$ 5 mil,
respectivamente, e que foi determinada pelo ministro Henrique Neves no dia 21 de maio.
Não podemos esquecer que ele foi ao casamento de um advogado, do casal Nardoni, lembram? Os que mataram a filha e enteada,
casamento na ilha de Capri, com hotel pago pelo advogado, ah!! o nome do causidico?
Roberto Podval que tem dois processos no supremo cujo relator é:
quem? quem? quem? O Ministro indicado pelo Lula
Herculano
10/10/2012 07:21
Segundo título da reportagem da Folha de. São Paulo na edição de hoje.

Toffoli inocenta Dirceu, mas reconhece que PT corrompeu

Ex-assessor do então ministro na Casa Civil diz que não há provas contra ele

Ministro do Supremo, que também advogou para o PT, condenou Delúbio Soares e José Genoino por corrupção

E quem é José Dias Toffoli e por que o mais novo ministro do Supremo provoca tantas desconfianças no Judiciário e na imprensa?

Toffoli advogou para o PT nas eleições de 2002 (quando Dirceu era o coordenador da campanha de Lula), foi assessor jurídico da liderança do PT na Câmara entre 1995 e 2000 e ocupou o cargo de subchefe jurídico da Casa Civil até julho de 2005, logo após a queda de Dirceu.

Além disso, o ministro namora a advogada Roberta Rangel, que participou da defesa de um dos réus petistas no processo em julgamento.
Herculano
10/10/2012 07:07
Manchete do jornal Folha de S. Paulo: CULPADOS.

A principal foto da capa é de José Dirceu, cabeça baixa, cabelos em desalinho e face clareada pelas luzes dos flashes. Ainda integram a galeria de fotos dos culpados:, mas em menor destaque, José Genoino, Delúbio Soares e Marcos Valério os quais completam a quadrilha descrita pelo Procurador Geral da República na peça acusatória que serve de referência para o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal.
Herculano
10/10/2012 06:54
FABULAÇÕES DO MENSALÃO, por Hélio Schwartzmann, para a edição desta quarta-feira da Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Para os petistas, o julgamento do mensalão representa um golpe da direita contra uma administração popular que, pela primeira vez na história deste país, promoveu mudanças de verdade.

Para seus adversários, se há uma revolução em curso, ela virá com a condenação dos principais réus, que romperá o ciclo da impunidade de políticos e lançará o Brasil numa nova era de moralidade administrativa.

Ambas as versões, em especial a primeira, não passam de fabulações com fins políticos. Urdi-las faz parte do jogo democrático, que não bane a tentativa de influenciar magistrados e eleitores, mas reconhecer isso não implica que devamos acreditar nelas.

Se há algo notável e até certo ponto inesperado nessa história é que as instituições estão funcionando. A PF, subordinada a um ministro petista, investigou o caso, colheu provas e as levou ao Ministério Público. O procurador-geral, nomeado pelo próprio Lula, viu uma série de crimes e apresentou a denúncia. E o STF, de cujos 11 integrantes originais 8 chegaram ao cargo por indicação de presidentes petistas, vem, após análise individualizada de cada caso, condenando a maior parte dos acusados. Se, diante desse histórico, o PT ainda insiste na tese do golpe, em vez de acusar a direita, deveria procurar um sabotador em suas próprias fileiras.

Isso significa que o Brasil mudou, como quer o devaneio tucano? É claro que não. As instituições funcionaram aqui porque a situação era atípica, explosiva demais para ser ignorada. Só que boas instituições funcionam sempre, independentemente de quem sejam os envolvidos. E, nesse quesito, nossa Justiça é muito ruim, como o prova o caso do mensalão mineiro, cronologicamente anterior ao do PT, mas ainda não julgado.

Nesse contexto, os petistas poderiam queixar-se de estar pagando por ter agido como todos os outros. Pode ser, mas o mundo é muitas vezes cruel e, por definição, só podemos punir os que se deixam apanhar.
Herculano
10/10/2012 06:48
COMO SÃO AS COISAS

Aqui na Comarca e no Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público, eles próprios foram a favor do deferimento da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, no pedido de impugnação que fez o PPS e o DEM.

Questões técnicas processuais complicadas, alegavam. O relator no TRE, desembargador Eládio Torret da Rocha, até reclamou, mas não viu outra alternativa a não ser recomendar o deferimento da candidatura de Zuchi que já tinha livrado a vice Mariluci Deschamps Rosa, também do PT, desse rolo. E assim foi por unanimidade.

Perdido nas pretensões aqui em Santa Catarina de cassar a candidatura de Zuchi, teimoso o PPS e o DEM representados pelo advogado Aurélio Marcos de Souza, resolveu ir a Brasília para ver o caso analisado num recurso especial. E ai começou a primeira surpresa: o mesmo Ministério Público que pediu o deferimento, também resolveu apelar no seu próprio recurso especial, motivado pelo debate esclarecedor e de indignação durante a sessão que justamente acolheu o deferimento e rejeitou a impuganação da candidatura de Zuchi.

E agora a segunda surpresa. Olha só o que aconteceu em Brasília .O que era para ser uma mera formalidade e ratificar o que já vinha se decidindo em instâncias inferiores, parece que deu outro rumo.Ou pelo menos acendeu uma luz amarela. Contrariando os pareceres da Comarca de Gaspar e do TRE, a Procuradoria Geral Eleitoral em Brasília, resolveu pedir a impugnação da candidatura de Pedro Celso Zuchi (está públicado, abaixo, na íntegra). Hum!

E a terceira surpresa. O ministro relator do caso, o mineiro Arnaldo Versiani Leite Soares foi substituído. Coincidências, mas aconteceu exatamente quando um caso aparentemente simples, o de Gaspar, do PT, começou a complicar. E o relator que tomou o caso é nada mais, nada menos o paulista José Antonio Dias Toffoli, ex-advogado do PT, ex-assessor de do ex-ministro da Casa Cicil, José Dirceu. Toffoli acaba de absolver Dirceu, como fez o ministro revisor do mensalão no Superior Tribunal Federal, Ricardo Lewandoswki.
Herculano
10/10/2012 06:24
MULTAS NO TRÂNSITO EM GASPAR

Mais uma vez, a prefeitura de Gaspar gasta páginas e páginas no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet -para notificar os proprietários de veículos que foram notificados por aqui. Na edição de hoje precisou-se de 15 páginas.
Herculano
09/10/2012 22:51
BOMBA. PROCURADORIA GERAL ELEITORAL EM BRASÍLIA PEDE O INDEFERIMENTO DA CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI, PT.
PARTE I

Na coluna que escrevi na segunda-feira, na nota "Celso Vence IV" eu afirmo não acreditar muito nos recursos especiais feitos pela Procuradoria Eleitoral de Santa Catarina, bem como o PPS e o DEM de Gaspar, por meio do seu advogado, Aurélio Marcos de Souza, contra o deferimento da candidatura de Pedro Celso Zuchi aqui na Comarca e no TRE. Intuição técnica após ouvir entendidos.

Hoje não tenho a mesma certeza ao ler os argumentos da Procuradoria Geral Eleitoral e que vai para o relator da matéria no Tribunal Superior Eleitoral, láem Brasília. Ela é sinalizadora de que o julgamento está próximo. Mostra que a indignação do desembargador Eladio Torret Rocha ecoou. E que o caminhão pipa poderá molhar o chope da comemoração do PT por aqui em plena Oktoberfest que não a realizamos ainda por pura incapacidade. Olhem só o parecer na íntegra. O que salvará? O relator, petista de cateirinha. Mesmo assim é para pensar.

N° 21.113/2012 -SC
N° 84.799/PGE
Recurso Especial Eleitoral n° 267-79.2012.6.24.0064
Procedência : Gaspar - SC
Recorrente : Ministério Público Eleitoral
Recorrente : Coligação Mais Por Gaspar e Outros
Recorrido : Pedro Celso Zuchi
Relator : MINISTRO DIAS TOFFOLI
Classe: 32

ELEIÇÕES 2012. RECURSOS ESPECIAIS ELEITORAIS. REGISTRO DE CANDIDATURA. PREFEITO. I - A COMPETÊNCIA PARA JULGAR AS CONTAS DE GESTÃO DE PREFEITOS QUE ATUEM COMO ORDENADORES DE DESPESAS É DO TRIBUNAL DE CONTAS. ART. 72, II, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. II - A HIPÓTESE DE INELEGIBILIDADE DA ALÍNEA ?H" DO INCISO 1 DO ART. 1º DA LC 64/9U OBJETIVA RESGUARDAR A MORALIDADE E A PROBIDADE ADMINISTRATIVA PARA O EXERCÍCIO DO MANDATO, FAZENDO VERBERAR O DISPOSTO NO § 9o DO ART. 14 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, RAZÃO PELA QUAL DESCABE A FINALIDADE ELEITOREIRA DO ATO ABUSIVO - MORMENTE PORQUE, A EXIGIR- SE TAL FINALIDADE, A HIPÓTESE DA ALÍNEA ?H? RESTARÁ INÓCUA, POR SUPERPOSIÇÃO DA INELEGIBILIDADE PREVISTA NA ALÍNEA "D" DO INCISO 1 DO ART. 1° DA LC 64/90. III ? PARECER PELO PROVIMENTO DOS RECURSOS.

Excelentíssimo Senhor Ministro Relator,

Trata-se de recursos especiais eleitorais, interpostos pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação Mais Por Gaspar e Outros, respectivamente, contra acórdão regional que deferiu o registro de candidatura do pretenso candidato ao cargo de prefeito, sob os seguintes fundamentos: a) compete à Câmara de Vereadores proceder ao julgamentos das contas de prefeito; e b) a condenação em ação popular não implica na ocorrência da inelegibilidade descrita na alínea h do inciso I do art. Io da LC 64/90.

Irresignado, o Ministério Público Eleitoral, em seu apelo nobre, alega ofensa aos artigos Iº, I, g, da LC 64/90 e 71, II, da Constituição Federal, bem como dissídio jurisprudencial, na medida em que a nova disposição legal impõe como órgão competente para julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos o Tribunal de Contas.

Prossegue sustentando a violação do art. 1º, I, h, da LC 64/90, porquanto o recorrido foi condenado em ação popular por abuso de poder político e econômico, pelo que incide a inelegibilidade ali prevista.

A coligação e outros, em seu recurso especial, sustentam as mesmas razões apontadas no apelo nobre do Ministério Público Eleitoral.

Contrarrazões às fls. 527/535.
Herculano
09/10/2012 22:50
BOMBA. PROCURADORIA GERAL ELEITORAL EM BRASÍLIA PEDE O INDEFERIMENTO DA CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI, PT.
PARTE II

É o relatório. Passo a opinar.

Com razão os recorrentes quanto à alegada ofensa do artigo Iº, I, g, da IjC 64/90, pois a competência para o julgamento das contas de gestão do prefeito, prestadas na condição de ordenador de despesas, é do Tribunal de Contas.

Na linha do que esta Procuradoria-Geral Eleitoral vem sustentando, o entendimento de que cabe apenas ao Poder Legislativo Municipal julgar quaisquer contas de Prefeitos não c o que melhor se coaduna da disciplina constitucional da matéria.

Depreende-se do tratamento constitucional dessa questão que há dois regimes de contas públicas dos prefeitos: a) o das contas de governo, sobre as quais será realizado julgamento político, levado a efeito pela Casa legislativa, com o auxílio do Tribunal de Contas (art. 71, I, c/c art. 49, IX, da Constituição da República); e b) o das contas de gestão, prestadas ou tomadas dos Administradores Públicos, o qual ocorre por meio de julgamento técnico realizado pelo Tribunal de Contas (art. 71, II, da Constituição da República ? cuja decisão terá eficácia de título executivo, quando imputar débito ou aplicar multa (art. 71, § 3o da Constituição da República).

Essa diferenciação justifica-se pelo fato de que os prefeitos, ao ordenarem pagamentos e praticarem atos concretos de gestão administrativa, não atuam como agentes políticos, mas como técnicos, administradores de despesas públicas. Não haveria razão para que, por tais atos, fossem apenas julgados politicamente pelo Poder Legislativo.

A esse respeito, válido ressaltar excerto do voto proferido pelo eminente Ministro Ayres Britto quando do julgamento do RESPE 29.535, perante esse e. TSE: ?'quisesse o Texto Constitucional, no seu inciso II do art. 71 excepcionar da competência da Corte de Contas para o julgamento das contas de gestão do Chefe do Poder Executivo, agindo este como ordenador de despesas, bastaria uma objetiva ressalva quanto aos sujeitos mencionados no inciso I. Mas não o fez. Não o fez porque o real critério para a fixação da competência dos Tribunais de Contas nestes incisos é o conteúdo em si das contas em análise, e não o cargo ocupado pelo agente político (...)?

Nessa esteira, com a devida vênia ao entendimento que vem sendo firmado por esse Tribunal, o órgão competente para julgar as contas do prefeito, na qualidade de ordenador de despesas, é o Tribuna) de Contas. Não há como sustentar entendimento em sentido diverso, até porque, seguindo-se tal raciocínio, restaria inviabilizada a imputação de débito ou multa, prevista no § 3º ao art. 71 da Constituição da República - o que, inclusive, ensejaria a impunidade de Chefes de Executivos Municipais que causarem danos ao Erário.

Também merece prosperar a alegada ofensa ao artigo 1º, I, h, da LC 64/90, ao argumento que o candidato foi condenado em ação popular.

Com efeito, para a incidência da aludida hipótese de inelegibilidade, o agente público deverá ter sido condenado pela prática de abuso de poder, realizada em afronta ao estatuído no § 9o do art. 14 da Constituição da República, pouco relevando a finalidade eleitoreira da conduta.

Afinal, o objetivo da hipótese de inelegibilidade da alínea "h" do inciso I do art. Io da LC 64/90 consiste, justamente, em resguardar a moralidade e a probidade administrativa para o exercício do mandato, fazendo verberar o texto constitucional, razão pela qual descabe a finalidade eleitoreira do ato abusivo - mormente porque, a exigir-se tal finalidade, a hipótese da alínea ?h" restará inócua, por superposição da inelegibilidade prevista na alínea "d" do inciso I do art. Io da LC 64/90.

Confirma o anteriormente exposto a doutrina de Rodrigo Lopez Zilio:

Em um primeiro momento, a jurisprudência entendia suficiente a procedência de ação popular ou ação civil pública, com sentença transitada em julgado, para a incidência da inelegibilidade. Atualmente, porém, aduz necessário haver prova de que o ato de abuso esteja vinculado à finalidade eleitoral (TSE - Recurso Especial Eleitoral n° 23,347 - Rei Caputo Rastos -/ 22.09.2004).
No entanto, não há como compartilhar com o entendimento do TSE, pois a posição sinalizada - estranhamente modificada após a edição da ECR n° 04/94, que deu nova redação ao § 9o do art 14 da CF - vai de encontro a opção do constituinte derivado e não alberga a mens legis estatuída pela LC n* 64/90, já que a própria Carta Política estatui que os casos de inelegibilidade serão previstos "a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício do mandato". Por consectário, se as hipóteses de inelegibilidade têm um desiderato seletivo - servindo como um joeiramento dos cidadãos, em tese, mais aptos ao exercício de mandato eletivo-, a opção do TSE revela-se até certo ponto pueril, eis que a vinculação a uma finalidade eleitoral para a hipótese da alínea h implica, por via transversa, tornar inócua ? pela superposição normativa - a previsão consubstanciada na alínea d, a qual trata das ações eleitorais. Necessita-se de uma mudança interpretativa no conteúdo da alínea h, afastando a vinculação do ato de abuso a ama finalidade eleitoral conforme, aliás, defende a doutrina.

(...)

Destarte, constatada a autonomia das alíneas d e h do inciso 1 do art. I da LC 64/90, deve-se verificar se existe pertinência com o estatuído no § 9o do art. 14 da Carta Magna. Assim, em sede de ações eleitorais (alínea d), por evidente, cogita-se dos abusos ocorridos no processo eleitoral; em sede de processo cível (alínea h), perquire-se os abusos ocorridos no âmbito da Administração Pública, mas especificamente aqueles que atentem a improbidade administrativa, a moralidade para o exercício do mandato art. 14, § 9o, CF). Desta feita, se o objetivo do constituinte, ao prever a edição de lei complementar estatuindo causas de inelegibilidade, é salvaguardar a probidade e a moralidade para o exercício do mandato, inequívoco que condutas que se caracterizem como abuso do poder (lato sensu) e sejam consideradas ímprobas ou imorais devem atrair a incidência do conteúdo da alínea h, sem que seja exigido prova da "finalidade eleitoral".
Herculano
09/10/2012 22:49
BOMBA. PROCURADORIA GERAL ELEITORAL EM BRASÍLIA PEDE O INDEFERIMENTO DA CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI, PT.
PARTE III

Diante de tal quadro, e a partir da moldura fática delineada pelo próprio acórdão regional, tem-se que o candidato recorrido foi condenado em ação popular, em virtude de ter celebrado contrato de locação de caminhão- pipa, no valor total de R$ 251.669,40, sendo constatado que tal montante extrapolou, e muito, o valor venal do veículo, de RS 57.358,00, ainda que somados o valor do reservatório de água, do seguro e de outras despesas imputáveis ao proprietário (fls. 406/407).

Dessa forma, tal ato é claramente abusivo, na medida em que perpetrado em afronta ao § 9o do art. 14 da Constituição da República, de modo que está sujeito à inelegibilidade da alínea "h" do inciso 1 do art. Io da LC 64/90.

Ante o exposto, o Ministério Público Eleitoral opina pelo provimento dos recursos.

Brasília, 26 de setembro de 2012.

Sandra Curea
Vice-Procuradora-Geral Eleitoral
Mesa de Bar
09/10/2012 21:47
Ao Gasparense Acordado
Caro gasparense acordado ao ler seu comentário acho que voce deu uma cochilada em seu voto, pois como você disse, seu critério para seu voto em vereador, um deles era em quem não votou no trem da alegria ou em quem não votou par o aumento do numero de vereadores, para acontecer isso voce afirma que votou em quem foi a releição, com isso concluo o seguinte ou você cochilou. Pois veja bem se voce fosse votar apenas em que não votou no trem da alegria teria que ter votado em Raul Schiler, ou Joceli campos Lucinda, pois foram os únicos que foram a releição e foram contra o trem da Alegria, bom mas se voce fosse usar o critério do aumento de cadeiras voce teria que votar em Lu, pois dos que foram a reeleição foi o único que foi contra, mas o mesmo foi a favor do trem da alegria. E agora? Agora Garçom manda mais uma na mesa 5
Rosane Maria
09/10/2012 21:24
A meu ver, o resultado das eleições deste ano não foi mérito da competência petista, mas sim, da arrogância e prepotência do PMDB.
Já diz o dito popular que o orgulho vem antes da queda. E a arrogância e prepotência nada mais são que filhos dele. Por sinal, a arrogância é uma característica bastante comum nos jovens, e a prepotência, nas raposas velhas. Curiosa combinação na coligação Um "novo Caminho" para o futuro.
Pela arrogância e prepotência, que não permitiram alianças mais inteligentes entre os partidos da "oposição", é que faltaram 891 votos, apenas, para Kleber vencer (890 + 1 para o desempate). O mesmo orgulho levou o PMDB a estratégias rasteiras e trapaças, que mais afastaram possíveis fortes aliados, do que ajudaram a conseguir os votos que faltavam. E as urnas mostraram que não se vence um adversário se igualando a ele.
O PT pouco cresceu em termos de eleitores nestas eleições. Basicamente, votou no PT quem sempre vota no PT. O crescimento de Zuchi em termos de votos foi pífio, se comparado ao crescimento de Kleber. Isso mostra que o PT venceu muito mais pela incompetência da turma que estava por trás do Kleber, do que pela excelência de seus dirigentes de campanha. Como acontece em muitos jogos de futebol...

Quanto ao Adilson... infelizmente ou felizmente, o plantio é optativo, mas a colheita é obrigatória. E chegou a hora dele de colher o que plantou. Quando assumiu a prefeitura, afastou algumas pessoas rasteiras, sim, mas afastou também bons amigos e, no lugar deles, colocou muita gente traiçoeira. E foi dessa gente - os rasteiros que afastou e os traiçoeiros de que se cercou - que sofreu o último golpe dias antes do pleito. Os amigos... bem, tem mágoas que nem a maior das amizades supera. Aqueles que conseguiram superar, devem ter estado entre os 721 votos que ele ganhou.

Que sirva de lição... faltou a humildade que só os sábios possuem, ou a sabedoria que só os humildades têm, para que o resultado desta eleição pudesse ser outro...
Manda Brasa
09/10/2012 20:34
Um pouco de humor faz bem.

A sessão de hoje da camara de vereadores, o vereador Tonho Dalsóchio classificou a coligação "Um novo caminho para o futuro" como a turma do bambuzeiro, vale ressaltar ao nobre vereador que não existem bambuzeiros e sim bambuzais. Obrigado.
Herculano
09/10/2012 19:34
STF julga mensalão, 33º dia; Dirceu, Genoino e Delúbio são condenados pela maioria dos ministros

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisou nesta terça, 9, a conduta do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT na época, José Genoino e do ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares. A maioria dos ministros entendeu que os três são culpados. Ainda faltam os votos de Celso de Mello e do presidente do STF, Carlos Ayres Britto. Eles vão proferir o voto na sessão desta quarta-feira, 10. No entanto, o placar atual confirma o que o Ministério Público apontava: o mensalão foi gerenciado pelo então ministro entre "as quatro paredes da Casa Civil". A versão é negada pelo ex-ministro.

Dirceu é apontado pela acusação como mentor do esquema de compra de apoio político durante o governo Lula. Votaram pela sua condenação seis dos atuais dez ministros do STF: Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. O revisor do processo, Ricardo Lewandowski, o absolveu. Dias Toffoli acompanhou o revisor.
observador-mor
09/10/2012 18:41
PROCURADOR ELEITORAL DO TSE

DÁ SEU PARECER FAVORÁVEL AO DR. AURÉLIO,PEDINDO PROVIMENTO DE SEU RECURSO, E ASSIM CASSANDO O REGISTRO DE CANDIDATURA DE CELSO ZUCHI,PELO FICHA LIMPA.

RESpe nº 267.79.2012.6.24.0064

ANTE AO EXPOSTO,O MINISTÉRIO PUBLICO ELEITORAL,OPINA PELO PROVIMENTO DO RECURSO.

BRASILIA 26 DE SETEMBRO 2012.

SANDRA CUREAU
PROCURADORA ELEITORAL.
Raquel
09/10/2012 17:30
AO GUILHERME-
PARABENS PELA REFLEXÃO.
ATÉ QUE ENFIM UMA PESSOA SENSATA,NESSA COLUNA.
NUNCA LI TANTA BOBAGEM ,PRINCIPALMENTE DE CERTAS PESSOAS IGNORANTES,QUE NÃO FAZEM MAIS NADA NA VIDA ,ALEM DE CRITICAR O PEDRO CELSO ZUCHI.
MAIS UMA VEZ:PARABENS GUILHERME.
luciano da cunha
09/10/2012 17:28
AO GUILHERME

concordo e sei que o zuchi fez obras em gaspar, embora algumas mal planejadas,

agora vc vai ter que concordar que na gestão do adilson foi comprado os terrenos onde ta sendo construida a ponte do vale, terminal,rede feminina, policlinica,

não estou defendendo ele mas o que é certo e justo tem que ser dito, o governo dele não foi totalmente vazio como os petistas dizem.um abraço
luciano da cunha
09/10/2012 17:22
AO JOÃO

não sou pmdbista, não sou filiado a partido nenhum,

apenas apoio a pessoa do kleber por seu carater e por conhece-lo.
observador-mor
09/10/2012 17:09
LULA CONDENADO A DEVOLVER R$ 9.526.070,64 POR IMPROBIDADE-JUSTIÇA FEDERAL-DF

AUTOR MINISTERIO PUBLICO FEDERAL

REU LUIS INACIO LULA DA SILVA

REU AMIR FRANCISCO LANDO

Procurador LUCIANA LOUREIRO OLIVEIRA



PROCESSO: 0007807-08.2011.4.01.3400
0007807-08.2011.4.01.3400

Classe: 65 - AÇÃO CIVIL PÚBLICA
Vara: 13ª VARA FEDERAL
Juiz: PAULO CESAR LOPES

Data de Autuação: 31/01/2011
Distribuição: 2 - DISTRIBUICAO AUTOMATICA (31/01/2011)
Nº de volumes:
Assunto da Petição: 1030801 - DANO AO ERÁRIO - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - ATOS ADMINISTRATIVOS - ADMINISTRATIVO

Observação: ASSEGURAR O RESSARCIMENTO DOS DANOS

CAUSADOS AO ERARIO NO

MONTANTE DE R$ 9.526.070,64

SERÁ QUE O MENSALÃO;;;VAI PAGAR PARA O LULLA.
Eduardo
09/10/2012 16:29
Ao Alfonso;
Acho que não precisa ler muito a constituição para saber ou tentar entender porque tantos vereadores(13) em nossa pequena cidade,sendo que uma cidade(Blumenau) com seis vezes o número de habitantes possui quase o mesmo número........FALTA DE VERGONHA NA CARA E INSEGURANÇA DE VEREADORES QUE VOTARAM Á FAVOR DO AUMENTO,POIS PODIAM PERDER SEUS LUGARES CATIVOS.
Ovelha Negra
09/10/2012 16:14
Depois das eleições do dia 07/10 a prefeitura não tem mais combustivel sendo qua na semana passada trabalhava a todo vapor colocando asfalto ate debaixo de chuva agora como esta ganha as "eleições" estao pouco se importando com a população
ACORDA GASPAR
Gasparense Acordado
09/10/2012 15:37
Sobre os comentarios referente a câmara de vereadores...
Colocar o Dalsoquio e o Rampelotti denovo lá é pra acabar... a unica coisa que fizeram nesses quatro anos foi ficar exaltando o PT, e tratando a "oposição" como se fosse algo que atrapalhasse a tal "democracia petista". Gente desse tipo não pode formar a equipe que deveria fiscalizar o executivo.
Sobre o Melato, como o nome diz, é "hilario" que ele tenha sido reeleito. É o tipico politico que está do lado que mais convem no momento.
Agora, sobre o aumento de 10 pra 13 vereadores, um criterio que tive para a escolha do meu candidato foi de ser alguem que não votou a favor dessa sacanagem. Mesma coisa para o trem da alegria. Infelizmente, esses caras foram reeleitos, pelo jeito o povo não lembrou ou não se importa com isso.
Alfonso Bernardo Santana
09/10/2012 15:33
Ao Eduardo,

Quanto ao seu comentario sobre numero de vereadores, sugiro ler a constiuição federal no art. 29, IV, d.


Aos demais,

Lembro a todos, que nas grandes cidades, aonde se tem acesso a educação, as pessoas sentem-se humilhadas com escandalo do mensalao, e em praticamente todas as cidades a Quadrilha dos Trabalhadores praticamente nao consiguiram chegar ao segundo turno, tao pouco eleger prefeitos.
Já nas cidades grotoes, como Gaspar, povo assina embaixo nos roubos contra si mesmos.

Hiberna Gaspar, só daqui a 4 anos para acordar.
Herculano
09/10/2012 15:33
Médicos de todo o País suspendem atendimento a planos de saúde
Suspensão será por período de até 15 dias. Em Santa Catarina: Agemed, planos de saúde regionais e todos os planos do grupo Unidas, de 15 a 19 de outubro
Canrobert Marcolino
09/10/2012 15:01
Sobre as reeleições dos atuais vereadores, algumas pequenas observações.

José Amarildo Rampelotti - verdadeiro mastim do governo municipal. Ladra como um cão hidrofóbico. Ladra, mas como bom canídeo, nada faz. O bairro Santa Terezinha, seu reduto e aquele com maior número de eleitores, ainda aguarda alguma ação concreta de sua parte. Vive falando da tal drenagem, que sequer foi concluída. Faz as vezes de "Ideli Salvatti" na Câmara de Vereadores.

José Hilário Melato - é o "José Sarney" local. Está sempre de corpo entrelaçado a quem está no governo, independente de quem seja o prefeito. Causa-me espécie que 976 almas tenham depositado nele seu voto. Don Vito Corleone sentiria inveja.

Tonho Dalsóchio - um apedeuta, no mais clássico grau que o termo merece. Sem mais.

Lu - como vereador é um bom guarda de trânsito. O menos pior dos reeleitos.

Duvido que a Câmara de Vereadores mude o seu posto de porta voz do governo. Os cinco votos garantidos (quatro dos vereadores eleitos do PT e mais o do Melato) estão aí para quem quer ver.
João
09/10/2012 13:58
Herculano,
Não concordo muitas vezes com as besteiras que o Luciano PMDB da Cunha, mais desta vez me obriguei a defendelo contra o guilherme que eu sei quem é!

Ninguém denuncia o PT ou o candidato a vereador do mesmo partido por usar pessoas encostadas pelo INSS ou Previdência, por problemas na clavicula e no braço, que nas comemorações mexe as bandeiras como se fosse torcida organizada! se tivesse esse problema ficaria em casa e não colocando placas e com bandeiras festejando na cidade!

http://www.youtube.com/watch?v=3o7Ytm-OXZI
Procurem Nilson de Oliveira, camisa do Grêmio pulando neste video no debate, com problemas na clavicula!
Guilherme
09/10/2012 13:37
Herculano,

Respeito sua observação, e além do mais a população da coloninha bateu o pé por direito e foi atendida.

Cobrou através de muitas reuniões realizadas na escola Ivo d? Aquino, eu sei porque acompanhei e tenho minha residência aqui no bairro coloninha.

Luciano,

Gostei da sua resposta.

É assim que você precisa se posicionar seus comentários aqui nesse canal.

Só discordo que você mencionou que sou PT, você se engana porque não tenho partido.

Quanto às sugestões de melhorias, primeiro você precisa saber adquirir respeito depois a atenção das pessoas, porque caso contrário você não terá sombra e se passando por despercebido.

Quanto a drenagem quem fez o projeto foi o funcionário da prefeitura Rodrigo Althoff,período esse que estava sendo remunerado pelos serviços prestados.

Então devemos admitir que foi a atual administração que realizou a drenagem do nosso bairro.

Obrigado!


gasparense honesto
09/10/2012 12:21
Para Debora Santos:

Discordo com vc em um ponto:"Incetivar fanfarras"
Nunca se teve tantas fanfarras e fanfarões como nesta administração.Pelas CPIs das pizzas correm alguns exemplos dos mesmos...!
luciano da cunha
09/10/2012 12:13
AO GUILHERME

1 quem fez o projeto e a altoria da drenagem na coloninha foi rodrigo althoff,
2 porque temos que nos contentar com migalhas,concordo resolveu,mas,

3 se tinha guardas era de tarde porque até as 11 horas da manhã não tinha porque eu estava no centro eu não preciso mentir já vcs,

4 não sou petista pra burlar a lei e não estou trabalhando, infantis são as tentativas de vcs de tampar o sol com a peneira, se vc realmente lê todos os meus comentários viu que coloquei varias opiniões sobre melhorias pra gaspar, o problema é que não sou do pt , nunca vão avaliar quem não é do pt .um abraço.
Dias
09/10/2012 11:24
Bom dia!

Ao Guilherme

Parabéns! perfeito seu comentário.

de nada adianta fazer só reclamações nesse espaço, reclamar é fácil, como foi falado, o Sr. Luciano Cunha e outros apenas reclamam, porque não dão idéias para melhorar a cidade.

Abraço
Deni
09/10/2012 10:41
Câmara de Vereadores vai ficar 4 anos ao meu ver sem conseguir fiscalizar nada, Assisto a quase todas via internet!

Marcelo Brick, um cara de boa indole , mais( Se Jean Kulman vencer em Blumenau, vai ser um forte candidato a deputado estadual e terá apoio do mesmo) Será que fica como vereador?ai vai assumir quem Vando Andrieti?????

Ivete Mafra Hames, é da oposição mais será que vai ser mesmo, será que não vai pegar uma secretaria?

Amarildo , não mostrou a que veio nestes ultimos 4 anos , no bairro Santa Terezinha não trouxe nada! Só fica bajulando seu prefeito nas seções!Como lider do governo, não fez nada!poderia, mas não quis!

LU, não mostrou a que veio nos ultimos 4 anos, não fez oposição, não fiscalizou e não trouxe nada de surpreendente para o bairro sete, se elegeu pelo seu pai!Que foi um grande politico

Melato, pode até ajudar algumas pessoas, com seu poder aquisitivo! E na Câmara ??além do vereador mirim! mais o que trouxe??????????

Tonho , Uma pessoa que não tenho comentários, doente por seu partido , não trás nada para comunidade, banco SICREDI para o barracão ??ta de brincadeira, se orgulhar disto!com o cunhado no poder era pra ter muito mais coisa!

Mitinho e Daniel Da Padaria,Geovano da Lanchonete somente geovano tenho boas informações, não conheço!Pão, X-Salada,Bocha e cachaça não vai faltar, cuidado com as confusões!

Dir. Jaime e Professora Marli são capacitados!

Ciro, como diretor do transito não mostrou a que veio, e investimento?P
Debora Santos
09/10/2012 10:28
Pelo que se observa o prefeito Celso Zuchi não realizou nem 30% do que prometeu em sua campanha de 2008. Vejam esse vídeo na internet :

http://www.youtube.com/watch?v=wChhjPYhR64

Entres muitas promessas demagógicas selecionei algumas:

-Construir terminal urbano no bairro Bela Vísta.
(Gostaria de saber onde está esse terminal?)

-Construir passarela de pedestre na Av. das Comunidades.
(Poderiam ter construído essa passarela em frente a fábrica de linha, mas preferiram fazer o viaduto de 2 milhões de reais, porquê?
Acredito eu, por ser uma obra maior dependendo da maneira que foi negociada essa "obra" certamente alguém teve um grande retorno!
E esse alguém não foi o trânsito, muitos menos os comerciantes da região.)

Na área da cultura que a mentira foi grande mesmo vejam só:

-Retomar o projeto cinema nos bairros;
-Criar o conselho municipal de cultura;
-Garantir prédio próprio para biblioteca pública, teatro, oficinas culturais e arquivo histórico;

-Incetivar fanfarras
-Reativar o projeto artesão de Gaspar, criando espaços próprios para suas atividades e comercialização de produtos;
(Onde foi construído esse espaço?)

-Criar a lei municipal de incentivo à cultura e a preservação do patrimônio;

(O único patrimônio de interesse desses politicos, são os próprios que possuem, observem pelos carros e motos, sem falar nos que não vê.
Essa lei de incetivo à cultura não existe em Gaspar.)

Mais uma:

-Criar o parque da cidade, integrado ao centro Multiuso;
(Gaspar é uma cidade sem parques, sem nenhuma opção de lazer para os jovens e idosos, ou estou enganado? Alguém sabe de alguma?
Se não fosse o clube Alvorada do Tonho, aí seria um marasmo total.
Por isso essa cidade, parece um deserto quando chega a temporada, aí sim o trânsito flui livremente, pelo menos pouco antes e depois do meio dia. Pois na hora de voltar para casa... É um Deus nos acuda!!!)

Mas é isso mesmo o povo tem meméria curta, não tem acesso à cultura, a boa música.Quem quiser isso que vá embora de Gaspar.





Herculano
09/10/2012 10:27
Ao Guilherme, apenas uma observação para que não se paire dúvidas.

A drenagem da Rua Frei Canísio, citada por você como uma solução da atual administração, e é verdade, só saiu porque as pessoas de lá se uniram na crítica e na busca de uma solução óbvia para um problema de anos que os administradores fingiam, repito, fingiam enxergar.

A proposta era fazer uma pista de caminhada, como se lá fosse o melhor dos mundos, via o tal propagandístico Orçamento Participativo.

De participativo, não tinha nada. Vinha de goela abaixo e a pista não seria de caminhada, mas de nado. O pessoal bateu o pé e ai saiu a drenagem, que agora se vangloria como uma solução dos que administram a cidade. Então, Guilherme: concordo que há exageros - mas de ambos os lados como este de não enxergar o óbvio - entretanto, se não é a voz das pessoas, insistentemente aos meios que tem ao seu alcance, nada muda, nada se faz, nada se avança. Ainda mais aqui. Acorda, Gaspar!
vlad
09/10/2012 10:10
Pesquisas erram em vários municípos do país. Não que não acredite nelas, mas acho que não influenciam. Quem elege mesmo, não lê jornais.

Por que tanta sujeira? Tantos ?santinhos? jogados ao chão? O TRE deveria proibir esse tipo de propaganda.

Carreata. Putz? Quanto dinheiro jogado fora. Gasto excessivo de combustível, poluição sonora, visual e do ar. E, quem não tem nada a ver com isso, tem seu direito de ir e vir tolhido por um imenso engarrafamento. E é uma coisa tão inócua. Também deveria ser proibido.

Por que a nossa legislação é tão frouxa, condescendente? Não é só aqui. São milhares de recursos pelo país afora. E a população vota num cara que pode jamais assumir. Vergonha.
Gasparense Acordado
09/10/2012 09:46
Sobre o que vou falar, não deveria pensar assim, pois isso só atrasa nossa cidade, mas por um lado, verdade seja dita...
É até bom que tenha havido a reeleição, pois a atual administração deixou a cidade numa bagunça, que vai ser dificil colocar tudo em ordem. São tantas obras encaminhadas, tanta despesa já programada, sem ter ao certo de onde virão os recursos. Contam com o governo federal para suprir esses gastos eleitoreiros, mas sabemos que na União o orçamento tambem está comprometido, justamente pela má administração de recursos. Então, consequentemente e infelizmente (sinceramente espero que eu esteja errado), ou as obras vão parar, ou serão tirados recursos da saude, educação, entre outros. É por essa e outras que Gaspar não vai pra frente, e ainda atrapalha o desenvolvimento das cidades vizinhas.
Guilherme
09/10/2012 09:37
Reflexão

Vejo muitos comentários de pessoas que pelo visto estão muito desesperadas!

Até parece que a reeleição de Pedro Celso Zuchi é o fim do mundo.

Já estava bem pior.

Acho que todos nós estamos muito ansiosos e não deveríamos ficar assim, as obras estão acontecendo e vamos aguardar e deixar as conclusões para o final.

Em todos os comentários que aqui vejo estão cantando a bola antes da hora, temos que ter cuidados para não morder a língua.

O nosso transito sempre foi ruim e com esse micro viaduto já melhorou um pouco, antes existia filas gigantescas desde as 07 horas da manhã e agora somente em horários de pico.

Podemos ser críticos, mas a reclamação é sempre dos mesmos, vejam que somente reclamar nesse canal não vai adiantar nada, os eleitores tem as suas opiniões e não é com ofensas e reclamações postadas por alguns que os eleitores vão mudar de opinião.

Um ser humano identificado como RUBSON postou aqui que mais de 19 mil eleitores,tem o cérebro do tamanho de uma ervilha.

Você precisa ter respeito com mais da metade dos eleitores de sua cidade.

Outro exemplo é o Luciano da Cunha que segundo ele mora na Rua Frei Canisio onde qualquer chuva de 15 minutos entrava água dentro das casas e agora com essa drenagem realizada pela atual administração resolveu o problema.

Você deveria agradecer.

Ontem ele postou que não havia agentes de transito nas vias da cidade, tinha sim porque eu presenciei.

Você deve estar em casa correto?

Sei disso porque você postou em outra data que não está trabalhando e que está recebendo auxilio da Previdência Social!

Só espero que não esteja recebendo da previdência e trabalhando em outro serviço,porque se tiver precisa ser denunciado.

Se você pode caminhar vai até as ruas citadas por sua pessoa e verifica com os seus próprios olhos.

Meu amigo estamos cansados de suas ironias e reclamações infantis, encaminhe aqui assuntos que realmente são importantes para o crescimento de nossa cidade.

Gostaria muito de contribuir idéias opiniões de fatos e assuntos importantes para o crescimento de nossa cidade, mas só vejo os mesmos assuntos.
Eduardo
09/10/2012 09:30
Blumenau 320.000 habitantes = 15 VEREADORES
Gaspar 60.000 habitantes = 13 VEREADORES????????

Que conta é essa, não era prudente ter uma lei federal e não o próprio municipio decidir quantos vereadores terão,que exemplo de Blumenau,perante á Gaspar,só tenho que me envergonhar em morar aqui!!!!!
Herculano
09/10/2012 08:36
A tentativa de homicídio registrada ontem em Ilhota, reflete bem a condição de grotão e de se fazer política do século 20. Valem as vontades de alguns e não a da maioria, pelo voto democrático e livre conquistado com argumentos e propostas. Coisas de quem está isolado, de quem manda e obedece quem tem juízo (ou medo ou é comprado por que se deixa vender, é claro). Coisa de quem está numa ilhota.
Cristina
09/10/2012 08:29
Bom dia

O fato que ensejou a cassação do atual e reeleito Prefeito Municipal foi a irresponsabilidade com que efetuou o aumento dos salários do funcionalismo público de Gaspar, assim como o seu próprio salário, da Vice e dos Vereadores (lei flagrantemente inconstitucional).
Sem observar a Lei de Responsabilidade Fiscal e de dizer de onde sairia o dinheiro necessário para a execução das 4 leis sancionadas, o Sr. Pedro Celso Zuchi aumentou a despesa com pessoal no Município de Gaspar, só no ano de 2012, em mais de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais)...
Nesse mês, o dinheiro necessário para cobrir a folha de pagamento saiu da obra da Policlínica no bairro Sete de Setembro: R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) e da Assistência Social: R$ 100.000,00...
E no mês que vem???
Não se esqueçam que a folha de pagamentoé mensal... será que vai sair das creches??? da obra da Ponte do Vale?? Ou do Gabinete do Prefeito???
Cego é quem não vê... Surdo, quem insiste em não escutar...
Não defendo aqui um ou outro partido político, mas a moralidade pública..
Política não deve ser encarada como religião.. não é fanatismo...
Devemos ser críticos, saber ouvir, pensar.. e depois formar nosso convencimento...
Defendo aqui a juíza, que durante mais de dez anos defendeu os interesses dessa Comarca, em especial de Gaspar, e hoje é insultada por alguns ignorantes (na acepção da palavra - pois não sabem o que dizem)...
Mas Gaspar não a merece... infelizmente nosso povo, assim como os "patos".. se alegra com pouco milho...
Só lamento...
Herculano
09/10/2012 08:28
Eu respondo ao Luciano

Até poderia, mas dificilmente isto acontecerá. Por que? Pela nota que dei abaixo, pelo comportamento dos vereadores durante quatro anos onde sete de oposição em 98% casos valeram menos do três do PT, porque alguns erros que se questionam na Justiça tiveram o aval ou a omissão da Câmara, e nela incluem implícita e explicitamente Kleber Edson Wan Dall e Rodrigo Boeing Althoff. Acorda, Gaspar!

Pedro
09/10/2012 08:25
Bom dia!!!

Fazendo um balanço das eleições e do pleito concorrido a vereador,vi que o povo sofre porque quer, se vendem por alguns litro de gasolina, pela amizade, parentesco e etc... Sem pensar que os 13 vereadores serão seus representantes no legislativo e se votar pelo que cito acima não teremos bons representante trabalhando pelo coletivo e sim pessoas trabalhando pelo individual para conseguir o retorno de seus gastos na campanha.
exemplo: o trânsito esta caótico, porque todos reclamam, mas na hora de fazer sua parte ele não o fazem.
Deixo aqui meus parabéns aos candidatos que disputarão o pleito eleitora de forma honesta e justa, vocês colocarão seus nomes a disposição para uma mudança, seja para uma Gaspar melhor, mas a maioria do povo, prefere deixar Gaspar como está.

Um grande abraço a todos.
Pedro
Herculano
09/10/2012 08:22
Hoje é dia de sessão na Câmara. Pauta? Daquelas da ressaca para nada se discutir e decidir. Afinal é dia de velório.

Raul Schiller (PMDB), Jorge Luiz Wiltuschining (PT) e Joceli Campos Lucinda (PSD) perderam feio no voto e reflete o trabalho que fizeram; Kleber Edson Wan Dall (PMDB) e Rodrigo Boeing Althoff (PV) estes com reais chances de reeleição, perderam para prefeito e vice e Claudionor da Cruz Souza (PSDB) correu do vexame a tal ponto que seu partido perdeu a vaga que ainda possui na Câmara que só tinha dez vagas e agora está com 13.

Só se garantiram por mais quatro anos, José Hilário Melato e Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú, ambos do PP; bem como Amarildo José Rampelotti e Antônio Carlos Dalsóchio, os dois do PT.
Herculano
09/10/2012 08:12
PAVIOS CURTOS

E dizem que o ex-prefeito pelo PMDB e ex-candidato a prefeito agora pelo PPS e derrotado, Adilson Luiz Schmitt tem pavio curto. Para quem pensa asim, eli esta abaixo de Lauro Lardim,em Veja. Em tempo: só para lembrar que Adilson já esteve no PSB e Ciro Gomes esteve aqui num almoço concorrido no Bunge Natureza para avalisar esta escolha.

As brigas de Ciro no Ceará. Ciro: ele continua o mesmo

Se alguém acha o estilo de Ciro Gomes na política agressivo demais, é por que não viu os embates em que ele se mete no Ceará.

No final da campanha deste ano, Ciro esteve em Maracanaú (CE) para um comício de apoio ao seu candidato a prefeito. No discurso, desceu a borduna no prefeito local, Roberto Pessoa.

A resposta de Pessoa, por meio de uma carta aberta, superou qualquer medida. Depois de chamar Ciro de "mentiroso", "desocupado", "boquirroto", "destemperado" e "desequilibrado", Pessoa manda:

- O que se escuta nas rodas sociais e políticas é que esse seu comportamento de destempero, arrogância, com olhar esbugalhado e incisivo, acusações desmedidas e mentiras ao léu, sempre ocorrem sob efeito alucinógeno de substância em forma de pó branco, que se sabe não ser sal, maisena nem goma. Isso tem sido dito inclusive por profissionais e estudiosos da psicologia e psiquiatria.
luciano da cunha
09/10/2012 08:02
PERGUNTO ?

alguém pode me responder se o julgamento da CPI DO CIMETÉRIO pode influenciar na cassação do zuchi e sua vice?

Herculano
09/10/2012 07:33
A TAXA DE REELEIÇÃO DE PREFEITOS É A MENOR DA HISTÓRIA, REVELA O ESTADÃO DADOS.

A taxa de reeleição dos prefeitos caiu para o nível mais baixo desde 2000, quando a disputa por um segundo mandato passou a valer pela primeira vez. Em 2012, 55% dos prefeitos que tentaram se reeleger conseguiram se manter no cargo, abaixo da taxa de 2008, de 65%. Em 2004 e 2000, as taxas foram de 58%. No total, são 1510 reeleitos e 14 prefeitos classificados para o segundo turno em 2012.

O percentual de renovação no comando das cidades também foi mais alto que nas últimas eleições municipais. Em 73% dos municípios, os eleitos não ocupam o cargo atualmente. Em 2008, a renovação foi de 60%. O levantamento foi feito pelo Estadão Dados comparando o resultado do primeiro turno com informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre os candidatos à reeleição.
Herculano
09/10/2012 07:27
UM BELO EXEMPLO DO VIZINHO QUE ESTÁ TÃO PERTO E QUE POR AQUI O REJEITAMOS. ISTO MOSTRA A RAZÃO PELA QUAL, DELIBERADAMENTE, CADA VEZ MAIS, TORNAMO-NOS O GARGALO DO VALE, INCLUIVE NA CIDADANIA.

Esta é uma carta publicada na edição de hoje do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau.

Com mais este belo exemplo para o Estado e para o Brasil, demonstramos que somos politizados e que amamos nossa cidade. Mantivemos as ruas limpas, sem santinhos espalhados nas seções eleitorais. E na hora de comemorar, o exemplo se repetiu. Presenciei na Rua XV carros dos dois vitoriosos sem discórdia festejando sua classificação para o segundo turno. Essas imagens deveriam ser compartilhadas com todo país. Marcelo Fouquet Rosembrock, Administrador - Blumenau
Herculano
09/10/2012 07:20
JULGAMENTO DO MENSALÃO CHEGA HOJE AO MOMENTO DECISIVO PARA O NÚCLEO DA QUADRILHA

O Supremo Tribunal Federal pode decidir hoje primeira condenação de do ex-ministro José Dirceu e do ex-presidente nacional do PT, José Genoino. Quatro ministros já votaram, e três deles consideraram ex-ministro e ex-presidente do PT culpados por corrupção.

A sessão deverá começar com o voto do ministro Dias Toffoli, ex-assessor de Dirceu na Casa Civil e ex-advogado do PT e que se diz sem impedimentos éticos e funcionais para proferir este voto isento. Meu Deus. Se José Dirceu fosse de um outro partido e seu ex-assessor insinuasse que participaria do julgamento, o PT - e com toda razão - faria uma execração do julgador. Mas, como o caso é com o PT, rasga-se a ética, a vergonha, o discurso...
Herculano
09/10/2012 07:10
Uma observação interessante de um leitor do jornal Folha de S.Paulo. Político é quase todos eles, igual.

Como moro numa cidade pequena, com só nove vereadores, tenho a oportunidade de "esbarrar" nesse ou naquele candidato. Antes de receber aquele abraço acalorado, tão comum nessa época, pergunto: "O senhor candidato vive do quê?". As respostas são variadas: engenharia, medicina, comércio etc. Aí atiro: "Então o senhor não precisa do salário de vereador para sobreviver, certo?". A conversa e o abraço são imediatamente cortados, e as eleições continuam. Marcelo Lanzara (Bertioga, SP)
Herculano
09/10/2012 07:05
A "MÁQUINA" PRECISA FUNCIONAR. LOVÍDIO VOLTA A SER PRESIDENTE DO SAMAE DE GASPAR. DORACI VANZ CONTINUA NA GELADEIRA

A edição desta terça-feira do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - traz três decretos: os 5.184, 5.185 e o 5.186 de três de outubro, ou seja coisa pensada. O que eles dizem? No dia sete, ontem, portanto, a advogada Mara Lucy Fabrin Áscoli, que não pediu para ser nomeada, a "seu pedido" era exonerada de presidente do Samae e era nomeada, onde já estava, para a procuradoria da autarquia no dia de hoje.

E para o lugar da Mara? Volta hoje o que já era presidente, Lovídio Carlos Bertoldi. Ele saiu para coordenar as duas últimas semanas da campanha vitoriosa de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. Lovídio foi para lá emergencialmente, devido aos contratempos na Justiça do ex-chefe de Gabinete, Doraci Vanz e que era o coordenador até então da campanha petista.

Até agora, nenhum sinal do paço para o retorno formal de Doraci Vanz à Chefia de Gabinete de Pedro Celso Zuchi. Acorda, Gaspar!
Herculano
09/10/2012 06:40
COMO FUNCIONA O MUNDO DE INTERESSES, ACORDOS E BANDIDO DOS POLÍTICOS. E NÓS PAGANDO A CONTA.

Esta é a manchete de hoje do jornal Folha de S. Paulo: acordo encerra CPI do Cachoeira sem investigar políticos. Ela se baseia no relato da repórter Andrezza Matais, de Brasília.

O PT e o PMDB fizeram um acordo para encerrar a CPI do Cachoeira sem levar à frente investigações que poderiam elucidar o envolvimento de políticos no esquema do empresário Carlinhos Cachoeira.

Os dois partidos, que comandam a comissão, temem ser atingidos pela continuidade das apurações da CPI - cujo trabalho será retomado hoje, após um mês paralisado por causa das eleições.

A Folha apurou que o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), já avisou ao partido que apresentará seu relatório final em duas semanas, como estipulado pelo calendário da comissão, mesmo que haja pedidos de prorrogação das apurações.

O relatório não trará novidades ao que já foi investigado pela Polícia Federal nas operações Monte Carlo e Vegas, que focaram os negócios de Cachoeira, e não nos beneficiários de seus recursos, os quais a CPI se propôs inicialmente a identificar.

O esquema, segundo a apuração dos parlamentares da comissão, movimentou cerca de R$ 36 bilhões.
Roberto Sombrio
08/10/2012 23:51
Respondo tua pergunta Herculano!

O PT não se deu bem nas grandes cidades de Santa Catarina porque lá acordaram logo e viram que o PT é a mais pura enganação. Já falei aqui no Olhando a Maré que os cientistas políticos afirmavam que o PT só ganharia nos grotões. Falta à cidade de Gaspar evolução política. Estamos tão distantes que em pleno século XXI vivemos a era das barbáries.
Quer exemplos? Diz o Gilberto na coluna chumbo: "Comemoração bonita do centro de Gaspar". O que tem de bonito na festa daquele que pautou sua gestão em irregularidades e crimes eleitorais? Já devia estar preso, ou não? Diz ainda que: "Não vai faltar pão, cachaça e bocha no novo mandato de vereadores". Depois querem reclamar que a câmara é conivente ou não resolve nada. Tudo é sempre bricadeira!
O pior é afirmar o sepultamento político de Adilson Schmitt. Afirmavam o mesmo do ex-presidente Fernado Collor de Mello e voltou com fôrça e poder.
Depois do que falou o vereador Antonio Carlos Dalsochio sobre os adversários, do que colocou Gilberto em sua coluna e do que fizeram durante as campanhas, é a prova das cabeças pequenas dessa cidade.

Gaspar vai ficar sempre à sombra. Também! Não conheço nenhum grotão que não fique na sombra.
Mesa de Bar
08/10/2012 22:04
Olha pelo meus calculos sao 6 vereadores com nivel superior, Andreia, antonio dalçoquio, marli,jaime, mmelato e marcelo. garçom mais uma na mesa 5
Herculano
08/10/2012 22:03
Por que os votos rejeitaram o PT em grandes cidades como Joinville, Blumenau, Criciuma, Florianópolis e Chapecó? Por que o PT, a exceção de Tubarão, só se deu bem em poucas cidades pequenas de Santa Catarina?
Herculano
08/10/2012 21:52
Uma pergunta que não quer calar. Quantos dos 13 vereadores em Gaspar possuem o superior completo? Acorda, Gaspar!
Herculano
08/10/2012 21:51
COMEÇOU QUENTE A DISPUTA DE SEGUNDO TURNO EM SÃO PAULO. SERRA LIGA MENSALÃO AO PT. ELE IRONIZA MARKETING DE HADDAD E DIZ QUE NOVO, NO BRASIL, É MANDAR CORRUPTO PARA A CADEIA.

O texto é de Bruno Boghossian para o jornal O Estado de S.Paulo: No primeiro dia de campanha do 2º turno da eleição municipal de São Paulo, o candidato do PSDB, José Serra, manteve seu foco sobre o julgamento do mensalão e tentou derrubar o slogan de seu adversário na disputa, Fernando Haddad (PT). Em referência indireta ao mote do "novo" adotado pela campanha petista, Serra disse em entrevista à rádio Jovem Pan que a "grande novidade" do País é a punição aos políticos acusados de corrupção.

"Fala-se muito de novidade no Brasil. A grande inovação hoje em dia é a corrupção levando gente à cadeia, é a impunidade que começa a acabar. Não tem (novidade) maior pra quem está atrás de novidade na vida pública brasileira", disse o tucano. "É evidente que na questão nacional há um mal que não pode ser ignorado, que é a questão da ética, da verdade, da corrupção? É tratar governo como se fosse propriedade privada."

Na disputa entre PSDB e PT no 2º turno, Serra vai adotar um discurso baseado na ética, com o objetivo de ligar os petistas a casos de corrupção."?Quem fala do mensalão é a imprensa, é a opinião pública, são as pessoas que eu encontro na rua. A campanha não é realizada fora do planeta Terra e fora do nosso País, então é um assunto que naturalmente aparece", afirmou.
Herculano
08/10/2012 21:39
Político é tudo igual. Veja esta da vizinha Blumenau. O PSD demite o marqueteiro para disfarçar a sua própria incompetência na busca de votos. Já o PSDB que estava empuleirado na administração municipal de lá até agora, com reais chances de vencer, disfarçou e resolveu pular fora da teta.
luciano da cunha
08/10/2012 21:06
PRA CALAR A BOCA DE ALGUNS

Antonio Pinheiro Neto é daquelas pessoas que desde pequeno já sabe o que vai querer fazer da vida. Nascido em uma família de políticos, ele, aos 21 anos, acaba de ser eleito prefeito da cidade de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. ?Meu pai foi prefeito três vezes. Nasci no primeiro mandato. Cresci no meio político. Já fui secretário de Planejamento e tenho um contato muito forte com a população?, disse. Ele é o prefeito eleito mais novo de Minas Gerais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE).

Pinheirinho, como ele é conhecido, ainda não terminou a faculdade de direito e diz que esse é um dos objetivos daqui para frente. ?Quero honrar os meus quatro anos de mandato e fazer valer à pena a confiança do povo em mim. A saúde é o maior desafio?, falou.
JUJU do Gasparinho
08/10/2012 20:36
Prezado Herculano:

Adoro seu blog, pena que nem todos os comentários são postados para nós leitores darmos boas risadas. Falando em risadas, os petistas dizem que a vice Mariluci é uma barbi, mas que mal lhe pergunte:
Barbi de que planeta? Ah! e falando em despropósito, qual é a do seu patrão de profetizar o futuro do Adilson?
Donizete
08/10/2012 20:32
PT

Lovidio e Doraci Já estão arquitetando como controlar a ala da minoria dentro do partido, pois eles elegeram dois dos quatro Vereadores, Daniel da Padaria e Mitinho, o grupinho como eles sempre desdenharam mostrou sua força, e com os desastres cometidos por Doraci e Lovidio o grupo pode fazer a maioria na proxima eleição interna, e para isso terão discurso facil, pois com a pequena diferença nas urnas Zuchi vai ter que repensar e não mais menosprezar o grupinho que agora tem dois Vereadores eleitos e sem ajuda nenhuma do grupo de Zuchi! Uiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiui
RUBSON
08/10/2012 19:27
Herculano !

QUER DIZER QUE OS GASPARENSES QUE ELEGERAM AQUELE QUE COLOCOU UM TOCO DE SUSTENTAÇÃO NA PONTE GOSTAM DE EMPREGAR OS PTISTAS DERROTADOS DE BLUMENAU ? É JÁ É UM ELEITORADO INTELIGENTE ESSE DE GASPAR ? É POR ESSAS E OUTRAS QUE SE JUSTIFICA A SITUAÇÃO DO UNICO HOSPITAL DE GASPAR ! TEM GENTE QUE TEM UM CEREBRO DE ERVILHA E MERECE CORRER PROS OS HOSPITAIS DE BLU QUANDO ESTÃO ENFARTANDO MESMO , SO QUE AQUI O TEMPO É NOSSO ADVERSÁRIO, OU MELHOR, OS QUE ELEGERAM ESSE PTISTA QUE PERTENCE AO PARTIDO DO MENSALÃO ! COMO EU DIGO TEM POVO QUE MERECE SOFRER ! E TER PENA PQ ?
Colaborador decepcionado
08/10/2012 17:57
Além do susto com a vitória apertada de Celso sobre Wan-Dall, foi decepcionante a votação de Tonho Dalsóchio.
Seu volume de campanha, investimentos financeiros e seu parentesco com Celso (que renderam privilégios da majoritária) foram suficientes para alcançar apenas 904 votos, sendo que o esperado era quase o dobro.
Mitinho, por exemplo, com uma estrutura bem menor e dependendo do bairro 7 de Setembro, onde concorria com Lu, fez 868 votos, apenas 36 a menos que Tonho.
A meu ver, Tonho perdeu a chance de despontar como nome forte a sucessão. Candidato pesado de carregar custa muito caro e desgasta o partido.
Aurélio Marcos de Souza
08/10/2012 16:20
Herculano como dia o velho e querido pai o seu ZÉ CAMPINA.

A diferença entre o HOMEM e o MOLEQUE é facilmente percebido, pois um usa CALÇA e o outro SHORTS.

Já o Aurélio Marcos de Souza usa CALÇA, já outros usam Shorts.
luciano da cunha
08/10/2012 15:09
AO HERCULANO

agora lendo seus comentários e sua matéria observei que vc sempre foi petista, mas o que ninguém divulgou até agora eu falo,

o pedro celso zuchi ( PT) + sua vice foram cassados por dar aumento de salário aos funcionários da prefeitura em ano eleitoral, caracterizando crime eleitoral,

vai aguardar julgamento e o kleber wandal pode ainda ser prefeito.

favor anunciar este comentário, um abraço.
luciano da cunha
08/10/2012 15:00
Á VERDADE

aos que me criticaram eis a verdade, todo dia por volta das 8 da manhã o caminhão pípa passava na rua frei canisio para apagar o pó e + 2 a 3 vezes por dia,

e ai o caminhão quebrou porque hoje ainda não passou, ou ta confirmado o que eu falei que nos 4 anos o zuchi não fará nada,

e cade os guardas que ficavam na frente da linhas circulo e no semaforo da doralicio garcia,

é o que eu vinha falando, ganharam agora não precisa mais trabalhar,

e os culpados são os 16.188 pessoas que deixaram ele na administração, fazer o que é a democracia quizeram deixar gaspar parado por mais 4 anos.um abraço.
GASPARENSE HONESTO
08/10/2012 13:46
VEJAM ESTA DO MENINO JOÃO PEDRO SANSÃO NO FACEBOOK

VOTE 13, reafirme isso pra quem vc conhece!
- 24h rádio fechada / justificativa privilegiar o PT
- última pesquisa eleitoral proibida de circular / justificativa privilegiar o PT.
Não podemos permitir que mentiras se propaguem e enganem a população, os caras montaram uma rede de fofocas e intrigas para enfraquecer o PT e isso é inadmíssivel. A juíza deveria ter boa parte de suas decisões investigadas pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Corregedoria. É hilário a forma como ela manifesta suas paixões políticas em decisões que deveriam ser isentas de posicionamento político, e o mais triste é ver as pessoas reproduzindo essas bizarrices como papagaios treinados. Ela contrariou o parecer do MP, ignorou completamente o contraditório e as consequências que uma decisão de tal magnitude representa no processo eleitoral. Também é muito estranho ver pessoas divulgando a decisão antes mesmo dela sair, isso nos faz imaginar relações de poder ultramente bizarras e totalmente nocivas a democracia. Enfim, é a luta que segue, é 13 no Brasil inteiro!"
Isso tudo é raiva por conta de um governo que trabalha sem privilegiar os vícios corruptos da política brasileira nesta cidade?!
ESSA CIDADE NÃO TEM DONO! TEM A FORÇA DO POVO
Herculano
08/10/2012 13:22
E o que está hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconden na internet? A portaria Nº 2.887, de 03 de Outubro de 2012. E o que ela determina?

Prorroga por mais 60 dias, a partir de oito de outubro de 2012, ou seja, hoje o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar em relação à Sindicância nº 10/2011, instaurada para apurar a responsabilidade na distribuição de cestas básicas com alimentos com datas de validade vencidas.

Lembram-se deste assunto denunciado pelo jornal Cruzeiro do Vale e que levou o advogado roberto Procópio de Souza, PDT, a pedir exoneração da secretaria de Desenvolvimento Social de Gaspar? Pois é, mais um sinal de enrolação e proteção entre amigos e companheiros.

Quem sofre? Os pobres, os necessitados que podem comer produtos cuja validade de consumo estava vencida e repassada por fonecedores da secretaria, sem qualquer tipo de fiscalização, se isto não for algum tipo de conivência. Acorda, Gaspar!
Carlos Eduardo Gonçalves Bornhausen
08/10/2012 13:12
É melhor ficar de olho no Hospital, diz a lenda que agora pagamos por exames assinados e autorizados pelo SUS. Toda a documentação timbrada do SUS, o paciente assina e ainda tem que pagar pelos exames. Fiquem espertos.
Herculano
08/10/2012 13:00
Algumas observações sobre a vizinha Blumenau

1. Há sinalização de mudanças. Mas a população disse que não quer esta mudança com o PT.

2. Lá o PT estacionou nos 30% do eleitorado, faz tempo.

3. Qual a razão para esconder o ex-prefeito, o deputado federal, o itajaiense e marido de Ana Paula, Décio Neri de Lima? Na última semana isto já não era mais possível, e ai...

4. Jefferson Forest, genro de Décio, foi eleito vereador por lá. Um a menos a pedir emprego por aqui, como aconteceu em 2009. foi nomeado e não assumiu. No seu lugar veio João David de Borba. ele saiu numa queda de braço com Aurélio Marcos de Souza, devido a cessão irregular para trabalhar em Blumenau ganhando por aqui.
Aurélio Marcos de Souza
08/10/2012 12:56
Herculano, gostaria de parabenizar os homens e mulher que colocaram o seu nome para concorrer a uma vaga no legislativo municipal pela coligação MAIS POR GASPAR, pois independente da quantidade de votos, foram todos vitoriosos. Agradecer a toda equipe de colaboradores que esteve nos bastidores da Coligação Mais Por Gaspar.
E dizer a todos que 2016, está logo ali.

Por fim Parabenizar o Sr Pedro Celso Zuchi e a Sra Mariluci Rosa Deschamps, e os vereadores eleitos no municipio de Gaspar.

A também não poderia deixar de Parabenizar, o amigo Daniel pela vitoria no municipio de Ilhota, e o colega de turma Napoleão por sua persistência e perseverança na cidade de Blumenau.

Herculano
08/10/2012 12:41
ERRATA

Por um erro de arquivo na edição, a nota "Celso vence I" traz a diferença entre o vencedor e o segundo colocado de 422 votos. Na verdade foi de 890. Ao erro da redação, corrijo e peço desculpas.
Herculano
08/10/2012 12:37
A BARRIGA DO IBOPE E DO SANTA EM BLUMENAU. PIOR MESMO É A DESCULPA DE AMBOS.

Poucas horas antes da eleição, o Ibope fez e o Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, publicou uma pesquisa de opinião pública.

Nela, o vereador Napoleão Bernardes, PSDB, estava fora. Com alguma sorte, a deputada estadual, Ana Paula Lima, PT, poderia até levar no primeiro turno ou então disputá-lo com o também deputado estadual, Jean Jackson Kuhlmann, PSD.

Abertas as urnas, quem estava fora era Ana Paula e quem era o líder? Napoleão. O Ipobe, por meio de alguém que se diz diretora Márcia Cavallari Nunes, afirmou que a eleição municipal é muito difícil, pois muda-se rápida e bruscamente. E o Santa teve a coragem de publicar esta piada.

Qual o fato novo para a mudança em poucas horas? Os entrevistados mentiram? Ou a pesquisa não tomou os cuidados nos cortes amostrais e não fez a checagem de segurança ao perceber desvios acentuados? Uma pesquisa anterior do próprio Ibope, já mostrava a tendência de subida de Napoleão e a queda de Ana Paula. Outra: se é difícil, por que faz? Se muda brusca e rapidamente o humor, porque isto não é consideradoe refeito amostras para se ter mais segurança?

Olha eu lido com isto desde os anos de 1970. E o Ibope é algo confiável. Mas, errou. E o erro não é intencional. É de competência, inclusive de se conhecer as peculiaridades do município, de quem cuidou deste assunto por aqui.

O Ibope errou. Comprometeu a credibilidade de um veículo comunicação. Isto sim, é grave. Falta explicar e se desculpar.
Herculano
08/10/2012 11:48
DESCULPAS

Aos que telefonaram desde cedo reclamando da coluna na internet, as desculpas. Um erro de programação impediu que ela estivesse desde o início da manhã, como é costume, aos leitores e leitoras do porgal do Cruzeiro do Vale. Os assinantes e os que comrparam em banca, já a leram. Hoje é dia de folga no jornal (amanhã não haverá edição, como é tradicional) e tudo se atrapalhou ainda mais. A Idianara Schmitt, prestativa, e a meu pedido corrigiu.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.