28/09/2012
FALTAM OITO DIAS I
Estamos na hora da definição. No próximo final de semana sairão duas pesquisas. Uma do jornal Cruzeiro do Vale e a outra, a da eleição. E desta última não haverá qualquer contestação, apenas explicações, mágoas, cinismo e pouco aprendizado - tanto para eleitores e eleitoras, como para candidatos ? como sempre. Vencerá as eleições municipais deste ano quem tiver sorte ou quem estiver mais ?organizado? entre o visível improviso e principalmente falta de propostas de todos.
FALTAM OITO DIAS II
Este texto estava pronto há dois meses. Mas, o embate factual foi fazendo com que ele não perdesse atualidade e pudesse ser postergado para publicação. Agora, não mais. Perderá a razão de ser. O PT é hoje, de longe, o mais organizado dos partidos políticos na nossa cidade. Em 2004 ele perdeu por pura prepotência, arrogância e descuidos bobos. Pelo visto, não aprendeu. É que se ensaiou desta vez na mesma toada. E com os sinais de alerta das recentes pesquisas, o PT daqui resolveu rever e não repetir o mesmo desdém do passado, achando que apenas a máquina, a militância, a pressão, a propaganda e obras inacabadas ou mal explicadas resolvem tudo. Pelas pesquisas publicadas até agora, continua favorito. Todavia,...
FALTAM OITO DIAS III
No texto que estava em arquivo eu ia mais além. O PT de Gaspar, convenientemente, apostou tudo para a reeleição de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa e se negou à alternativas. Mais. Foi perigosamente teimoso ao insistir na dupla pura, que se sabe, pode estar vulnerável a questionamentos técnicos pelos erros da mesma equipe que tirou todos os entraves para que esta candidatura se tornasse única no partido e até fora dele.
FALTAM OITO DIAS IV
Quando ganhou em 2008, o PT fingiu-se coligado. Quem coliga com o PT na cabeça ? em qualquer lugar - sabe que faz um mau negócio. Foi assim com o PV ? que o PT quis dominar e torná-lo melancia, ou seja, verde por fora e vermelho por dentro. Não deu certo. E o secretário de Planejamento, Rodrigo Boeing Althoff, teve que voltar para a Câmara onde ensaiou uma oposição que se esmaeceu logo, logo. Na esteira veio Ednei de Souza, catapultado da Secretaria de Desenvolvimento Social. Fritou-se o engenheiro e radialista Joel Reinert para facilitar a entrada de um amigo do poder, Soly Waltrick Antunes Filho. O bom técnico Evandro Assis Muller, também fez as malas. Mas, o PT também cortou na própria carne. E com alguém de luta: o Rodrigo Fontes Schramm. Cortou porque estava exposto com a ExpoGaspar. E não poupou o advogado Francisco Hostins Júnior, PP/PDT secretário da Saúde. Ele fez barbeiragens naquilo que foi orientado a fazer. Sobrou ainda Roberto Procópio de Souza, PDT, que vacilou. Isto sem falar no até então melhor feroz cão de guarda deste novo processo de poder por aqui, o ex-petista e ex-procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita. Se olharmos a foto da posse, ela está toda desfigurada. E isto por si só revela o jogo, a malícia e a fragilidade que se criou e que agora pode fazer a diferença.
FALTAM OITO DIAS V
E é por Hostins que encerro este comentário. O PT ganhou com aliados em 2004 e operou cirurgicamente a saída deles para que marcados não voltassem a incomodar o verdadeiro núcleo de poder. E por que fez isto? Para que não houvesse a mínima chance de surgir concorrentes fora do velho núcleo de poder controlado por Blumenau. Não permitiu que Hostins, PDT, Althoff, PV, e Reinert (sem partido) se tornassem almas vivas de uma possível renovação. Cuidou de anular a ala dissidente do próprio partido não dando chance. Também controlou o apetite interno de José Amarildo Rampelotti e o externo de Hilário José Melato, PP, o melhor operador na Câmara para o PT.
FALTAM OITO DIAS VI
E se a renovação de nomes, ou uma administração inovadora para Gaspar, ou o novo fossem o que aspiravam alguns núcleos vivos da cidade, eles foram desde logo aparelhados e por isso não vingaram nomes como Vilmar (Vile) da Costa, Sérgio Roberto Waldrich, Samir Buhatem, Hamilton Krauss, entre outros. A conspiração foi tamanha, que até eu fui acusado de me promover para se atirar a esta aventura de candidato. E pelo sim, pelo não, não tiveram dúvidas em me processar na tentativa de me intimidar, desmoralizar, humilhar, condenar e calar. O que fiz? Apenas relatei, corajosamente, as bobagens que os assessores Zuchi fizeram e que agora se arrastam na Justiça. Foi Zuchi quem os escolheu. Foram eles que se desviaram do foco e o deixaram desprotegido nos momentos mais importantes da sua vida política. Perderam tempo articulando vinganças. Outra lição para um novo mandato, se ele vier e se mantiver. Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
Título de um comentário meu na coluna de terça-feira na internet: o candidato Pedro Celso Zuchi, PT, é condenado na Comarca a pagar R$53 mil como multa por infração eleitoral. A assessoria estuda recorrer da multa. Já o PPS e o DEM vão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral. Eles acham a multa insuficiente diante da gravidade do que se denunciou, analisou e julgou. Agora é esperar para ver o que vai acontecer.
O que incomodou tanto o ex-presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi, PT, quando ele ouviu um depoimento gravado em um CD?
Veja o que publicou o colunista Cláudio Humberto em vários jornais do Brasil no domingo. É de assustar.
Polícia de olho em candidatos ligados ao crime. Setores de Inteligência das polícias identificam no Nordeste vários candidatos com fortes vinculações ao tráfico de drogas, ao roubo de cargas de caminhões e a até a um crime comum na região, o furto de senha de cartões de créditos, os ?cartõeseiros?. Bem sucedidos em suas atividades criminosas, esses bandidos acumularam fortunas e entenderam que agora precisam buscar poder político, nas eleições.
Formação de quadrilha. Antes de ?conquistar? espaço no poder político, os bandidos também se organizam para se infiltrar em órgãos públicos que os combatem.
Crime organizado. Descoberta recente da PF indica que a gangue que controla presídios paulistas financia os estudos de jovens para servir ao crime, no futuro.
Pelas regras do jogo. Jovens com estudos pagos pela organização ?PCC? teriam a tarefa de ingressar por concurso em polícias, ministério público e na Justiça.
Campanha política. Propaganda enganosa. Vão inaugurar de novo o IF-SC (o Instituto Federal) ali no Bela Vista. Logo após campanha de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, inaugurou-o via internet, com outras dezenas no país. Não estava pronto e alguma coisa teve ainda que ser refeita. Agora com ele funcionando há quase dois anos, será ?inaugurado? hoje à noite. Pode? Aqui pode. Parece coisa dos grotões, lá da década de 1950. Pensam que todos nós somos uns tolos, esquecidos... Acorda, Gaspar!
Meu nome e esta coluna estão populares. Principalmente nas hostes petistas. Quase abafei as atenções de um aniversariante pedetista da semana, e em sua própria festa. Só não entendi uma coisa: se eu sou lido por menos de meia dúzia, qual a razão de tanto comentário e preocupação? Era só o que estava faltando. Vou virar herói?
Em 2000, uma onda amarela, que espertamente escondia dos conservadores o temido vermelho, invadiu Blumenau e Gaspar. Surpreendeu e mudou. Era necessário para comparar. Pesquisa que saiu lá na quarta-feira em Blumenau ascendeu a luz amarela de que a coisa está ficando preta (ou vermelha).
Voto não tem preço. Voto tem consequência. Vote pela sua cidade. Vote limpo.
Edição 1427
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).