Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

28/09/2012

FALTAM OITO DIAS I
Estamos na hora da definição. No próximo final de semana sairão duas pesquisas. Uma do jornal Cruzeiro do Vale e a outra, a da eleição. E desta última não haverá qualquer contestação, apenas explicações, mágoas, cinismo e pouco aprendizado - tanto para eleitores e eleitoras, como para candidatos ? como sempre. Vencerá as eleições municipais deste ano quem tiver sorte ou quem estiver mais ?organizado? entre o visível improviso e principalmente falta de propostas de todos.

FALTAM OITO DIAS II
Este texto estava pronto há dois meses. Mas, o embate factual foi fazendo com que ele não perdesse atualidade e pudesse ser postergado para publicação. Agora, não mais. Perderá a razão de ser. O PT é hoje, de longe, o mais organizado dos partidos políticos na nossa cidade. Em 2004 ele perdeu por pura prepotência, arrogância e descuidos bobos. Pelo visto, não aprendeu. É que se ensaiou desta vez na mesma toada. E com os sinais de alerta das recentes pesquisas, o PT daqui resolveu rever e não repetir o mesmo desdém do passado, achando que apenas a máquina, a militância, a pressão, a propaganda e obras inacabadas ou mal explicadas resolvem tudo. Pelas pesquisas publicadas até agora, continua favorito. Todavia,...

FALTAM OITO DIAS III
No texto que estava em arquivo eu ia mais além. O PT de Gaspar, convenientemente, apostou tudo para a reeleição de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa e se negou à alternativas. Mais. Foi perigosamente teimoso ao insistir na dupla pura, que se sabe, pode estar vulnerável a questionamentos técnicos pelos erros da mesma equipe que tirou todos os entraves para que esta candidatura se tornasse única no partido e até fora dele.

FALTAM OITO DIAS IV
Quando ganhou em 2008, o PT fingiu-se coligado. Quem coliga com o PT na cabeça ? em qualquer lugar - sabe que faz um mau negócio. Foi assim com o PV ? que o PT quis dominar e torná-lo melancia, ou seja, verde por fora e vermelho por dentro. Não deu certo. E o secretário de Planejamento, Rodrigo Boeing Althoff, teve que voltar para a Câmara onde ensaiou uma oposição que se esmaeceu logo, logo. Na esteira veio Ednei de Souza, catapultado da Secretaria de Desenvolvimento Social. Fritou-se o engenheiro e radialista Joel Reinert para facilitar a entrada de um amigo do poder, Soly Waltrick Antunes Filho. O bom técnico Evandro Assis Muller, também fez as malas. Mas, o PT também cortou na própria carne. E com alguém de luta: o Rodrigo Fontes Schramm. Cortou porque estava exposto com a ExpoGaspar. E não poupou o advogado Francisco Hostins Júnior, PP/PDT secretário da Saúde. Ele fez barbeiragens naquilo que foi orientado a fazer. Sobrou ainda Roberto Procópio de Souza, PDT, que vacilou. Isto sem falar no até então melhor feroz cão de guarda deste novo processo de poder por aqui, o ex-petista e ex-procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita. Se olharmos a foto da posse, ela está toda desfigurada. E isto por si só revela o jogo, a malícia e a fragilidade que se criou e que agora pode fazer a diferença.

FALTAM OITO DIAS V
E é por Hostins que encerro este comentário. O PT ganhou com aliados em 2004 e operou cirurgicamente a saída deles para que marcados não voltassem a incomodar o verdadeiro núcleo de poder. E por que fez isto? Para que não houvesse a mínima chance de surgir concorrentes fora do velho núcleo de poder controlado por Blumenau. Não permitiu que Hostins, PDT, Althoff, PV, e Reinert (sem partido) se tornassem almas vivas de uma possível renovação. Cuidou de anular a ala dissidente do próprio partido não dando chance. Também controlou o apetite interno de José Amarildo Rampelotti e o externo de Hilário José Melato, PP, o melhor operador na Câmara para o PT. 

FALTAM OITO DIAS VI
E se a renovação de nomes, ou uma administração inovadora para Gaspar, ou o novo fossem o que aspiravam alguns núcleos vivos da cidade, eles foram desde logo aparelhados e por isso não vingaram nomes como Vilmar (Vile) da Costa, Sérgio Roberto Waldrich, Samir Buhatem, Hamilton Krauss, entre outros. A conspiração foi tamanha, que até eu fui acusado de me promover para se atirar a esta aventura de candidato. E pelo sim, pelo não, não tiveram dúvidas em me processar na tentativa de me intimidar, desmoralizar, humilhar, condenar e calar. O que fiz? Apenas relatei, corajosamente, as bobagens que os assessores Zuchi fizeram e que agora se arrastam na Justiça. Foi Zuchi quem os escolheu. Foram eles que se desviaram do foco e o deixaram desprotegido nos momentos mais importantes da sua vida política. Perderam tempo articulando vinganças. Outra lição para um novo mandato, se ele vier e se mantiver. Acorda, Gaspar!

SOBRE O TRAPICHE

Título de um comentário meu na coluna de terça-feira na internet: o candidato Pedro Celso Zuchi, PT, é condenado na Comarca a pagar R$53 mil como multa por infração eleitoral. A assessoria estuda recorrer da multa. Já o PPS e o DEM vão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral. Eles acham a multa insuficiente diante da gravidade do que se denunciou, analisou e julgou. Agora é esperar para ver o que vai acontecer.

O que incomodou tanto o ex-presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi, PT, quando ele ouviu um depoimento gravado em um CD?

Veja o que publicou o colunista Cláudio Humberto em vários jornais do Brasil no domingo. É de assustar.

Polícia de olho em candidatos ligados ao crime. Setores de Inteligência das polícias identificam no Nordeste vários candidatos com fortes vinculações ao tráfico de drogas, ao roubo de cargas de caminhões e a até a um crime comum na região, o furto de senha de cartões de créditos, os ?cartõeseiros?. Bem sucedidos em suas atividades criminosas, esses bandidos acumularam fortunas e entenderam que agora precisam buscar poder político, nas eleições.

Formação de quadrilha. Antes de ?conquistar? espaço no poder político, os bandidos também se organizam para se infiltrar em órgãos públicos que os combatem.

Crime organizado. Descoberta recente da PF indica que a gangue que controla presídios paulistas financia os estudos de jovens para servir ao crime, no futuro.

Pelas regras do jogo. Jovens com estudos pagos pela organização ?PCC? teriam a tarefa de ingressar por concurso em polícias, ministério público e na Justiça.

Campanha política. Propaganda enganosa. Vão inaugurar de novo o IF-SC (o Instituto Federal) ali no Bela Vista. Logo após campanha de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, inaugurou-o via internet, com outras dezenas no país. Não estava pronto e alguma coisa teve ainda que ser refeita. Agora com ele funcionando há quase dois anos, será ?inaugurado? hoje à noite. Pode? Aqui pode. Parece coisa dos grotões, lá da década de 1950. Pensam que todos nós somos uns tolos, esquecidos... Acorda, Gaspar!

Meu nome e esta coluna estão populares. Principalmente nas hostes petistas. Quase abafei as atenções de um aniversariante pedetista da semana, e em sua própria festa. Só não entendi uma coisa: se eu sou lido por menos de meia dúzia, qual a razão de tanto comentário e preocupação? Era só o que estava faltando. Vou virar herói?

Em 2000, uma onda amarela, que espertamente escondia dos conservadores o temido vermelho, invadiu Blumenau e Gaspar. Surpreendeu e mudou. Era necessário para comparar. Pesquisa que saiu lá na quarta-feira em Blumenau ascendeu a luz amarela de que a coisa está ficando preta (ou vermelha).

Voto não tem preço. Voto tem consequência. Vote pela sua cidade. Vote limpo.

Edição 1427

Comentários

CARLOS EURICO FONTES
02/10/2012 14:04
Sr. HERCULANO
Quanto ao comentário do Sr. OSVALDO ORLI RITZ, que se esconde na internet, tenho a dizer:
1) Em 1997, eu não residia em Gaspar pois era executivo de uma Empresa em Curitiba-PR;
2) No último pleito eleitoral, de 2008, foi candidato a vereador, pela coligação PP/PSDB e PDT;
3) Hoje o PDT mantém coligação com o PT, portanto, mantenho-me fiel aos compromissos assumidos pelo meu partido;
4) "conveniência pessoal" para o quê? Nunca exerci cargo político ou administrativo em qualquer governo municipal;
5) "fontes seguras", isso me remete a posição de um conceituado Editor do Jornal Cruzeiro do Vale;
6) falar de poder e querer me forçar a relembrar dos 20 anos passados fora de minha terra natal;
7) a única verdade escrita pelo takl de Sr Ortiz é a de que eu não preciso disso mas, infelizmente, o sangue político pulsa em minhas veias. Será que o Sr. Ortiz conhece a história de um ilustre político gasparense chamado Carlos Bardosa Fontes? Vereador eleito por duas legislaturas seguidas. Penha que tenha partido muito jovem. Mas.....
são esse sos motivos que me levam a não aceitar comentários perniciosos feitoas por pessoa que nem tentam fazer alguma coisa pelo crescimento de nossa cidade.
Atentamente
Zuza Fontes







luciano da cunha
01/10/2012 17:44
PAíS DEMOCRÁTICO

vivemos num país democrático onde a maioria não apoia a lei da homofobia e o kit gay, porque querem enfiar de quela a baixo essa lei,

a parte principal da lei onde se um pastor ou padre não realizar o casamento de homosexual poderá ser preso, porque é homofobia, pergunto e os direito do padre e do pastor, vai ter que ir contra o que ensina, ai não é preconceito e democrático obrigar o pastor e o padre a fazer o casamento?

pense é direito deles casar, sim, mas não obrigar quem não quer fazer o casamento.

esta lei é falha.
Herculano
01/10/2012 17:23
Manchete do portal do Cruzeiro do Vale: caminhão colide contra poste no Gaspar Grande.

Duas observações.

A primeira como não havia plano diretor na época, as ruas daqui foram permitadas estreitas e sem calçadas, em muitos casos.

Agora temos Plano Diretor, mas ele pouco adianta. Na Câmara e na prefeitura vale o que se quer das pessoas ao interesse diverso da comunidade e não o que se pede no limite legal.

A segunda: por que não sinalizar que determinados veículos nãopossam trafegar em determinadas ruas de nossa cidade? Acorda, Gaspar!
Alfonso Bernardo Santana
01/10/2012 17:21
Boa tarde Herculano,


Gostaria de saber se estao percebendo que o candidato do PT, Celso Zuchi, continua enganando o povo Gasparense?

A saude nesta cidade esta uma vergonha, nao possui remedios, medicos. E para agender uma consulta, pode esquecer.

Alem de nao prestar assistencia com o basico, afirma que esta construindo posto de saude, POLICLINICA e agora manda para camara de vereadores para tirar toda verba da construcao da policlinica???

É muito triste saber que saude nao é prioridade pra esse prefeito, porque ele provavelmente tem plano de saude e nao depende do SUS, e nos que precisamos???

Como diz o amigo

Acorda Gaspar, porque daqui a poco pega no sono e nao acorda mais!
Herculano
01/10/2012 16:40
RELIGIÃO E POLÍTICA

Pastor da Assembleia de Deus declara apoio a Serra. Líder evangélico atacou Haddad por elaboração de 'kit gay' como material didático

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, declarou apoio ao candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra. Ele justificou sua posição com críticas ao petista Fernando Haddad, que é atacado por grupos evangélicos pela criação do 'kit gay' - material didático de combate à homofobia elaborado a pedido do Ministério da Educação durante a gestão de Haddad.

"Povo de São Paulo! Gostaria de me omitir nesta eleição, mas não podemos deixar q Haddad, autor do kit gay, vá p/ o 2º turno. Vote em Serra!", escreveu o pastor, no Twitter.
Herculano
01/10/2012 13:53
RELIGIÃO E POLÍTICA. MAIS UM EXEMPLO DE BRIGA ENTRE IGREJAS E BUSCA DE PODER

Esta informação é de Lauro Jardim, na Veja.

O pastor Silas Malafaia mudou de ideia e vai anunciar ainda hoje o apoio a José Serra nas eleições para a prefeitura de São Paulo. Malafaia fora convidado por Walter Feldman em agosto para integrar a coligação do PSDB, mas recusou a proposta

No segundo turno, Silas teria dificuldades em apoiar tanto Fernando Haddad por causa do kit gay quanto Celso Russomano devido à ligação com a Igreja Universal. Hoje, Malafaia gravará um vídeo em que vai descer a borduna em Haddad e Lula.
Herculano
01/10/2012 13:07
Pensando bem. Ou é pé frio ou é o peso do poder.

A Venezuela terá também eleições neste domingo, dia sete.O ditador que se intetula esquerdista, Hugo Chaves, tenta a "reeleição" (ditador mantido no poder por eleições?). É o terceiro mandato se Chaves conseguir. Mas, as coisas parecem não estar tão garantidas assim, segundo pesquisas mais sérias.

Chaves é apoiado ostensivamente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até o marqueteiro é do PT, João Santana. Por aqui (Brasil) o PT, segundo as pesquisas do Datafolha e Ibope, as mais acreditadas, vai mal, inclusive em capitais importantes poderá ficar de fora do segundo turno. Então...
Herculano
01/10/2012 12:48
'NO CASO DO MENSALÃO, JÁ NÃO HÁ NADA SUPOSTO. HÁ FATOS COMPROVADOS', por Reynaldo Rocha, sob a chancela de Augusto Nunes, de Veja.

Vamos combinar?

Que tal agora, após o pronunciamento da Justiça que transitará em julgado (sem apelações), por ter sido proferido pela mais alta corte do Brasil, passarmos a chamar as coisas pelo nome?

Sai o deputado João Paulo e entra o corrupto condenado João Paulo.

Sai o empresário Marcos Valério e entra o bandido Marcos Valério.

Onde se lê "recursos não contabilizados", leia-se simplesmente roubo!

Mas, antes de mais nada, deletemos o uso da palavra "suposto" para qualificar o que é a mais absoluta verdade.

É cansativo ler que existia um suposto esquema de compra de votos. Nada disso: existiu um esquema criminoso de compra de votos!

Boa parte da imprensa parece buscar, em nome de uma pretensa imparcialidade, o que seria um distanciamento dos fatos. Isso é saudável até que se comece a agredir os fatos em nome desta falsificação ausente de todos os manuais de redação.

Excesso de cautela também pode ser sinônimo de discordância. Ou mesmo de covardia.

Nós, leitores, exigimos que os meios de comunicação sejam informativos. Pedir que jornalistas relatem fatos é estranho. Mas, infelizmente, necessário.

Sei que os "blogueiros progressistas" e os membros do PIG (Partido da Imprensa Governamental) jamais deixarão de usar o "suposto". É o que resta a quem compactuou e protegeu uma camarilha de bandidos que sempre soubemos existir.

Mas a imprensa séria que, provavelmente por excesso de zelo, insiste em expressões como "suposto mensalão", "suposto participante" ou "suposto desvio de verbas públicas" está obrigada - pelos fatos! - a revogar o termo que inspira dúvidas.

Não há nada suposto! Há fatos comprovados. E julgados como tal.

Espero que aprendamos, na esteira de tantas lições, a usar as palavras na exata dimensão que possuem.

Assim teremos uma imprensa sem meios-termos. E sem medo de expor o que é simplesmente verdadeiro.

Por supuesto!

(Que, em espanhol, quer dizer claro, óbvio, certamente.)
Manda Brasa
01/10/2012 12:28
Herculano, sinceramente, gostaria de saber quem lhe deu o dado de mais de 500 carros na carreata do PT? Contei 187 no bairro sete de setembro. E por que você não fala da caminhada do Kleber no bairro Bela Vista ontem, com mais de 400 pessoas (se duvidam, olhem as fotos no facebook).
Herculano
01/10/2012 09:59
ARMAÇÃO. ALGUÉM TINHA ALGUMA DÚVIDA DE QUE ISTO IRIA ACONTECER? EM PLENA CRISE NÓS PAGANDO ESTA CARA CONTA DA ESPERTEZA, DA IRRESPONSABILIDADE E DA FALTA DE PLANEJAMENTO

Iata - Associação Internacional dos Transportadores Aéreos. Conta das obras em aeroportos no Brasil pode ficar "horrivelmente cara" diante dos atrasos, informa Jamil Chade, da Europa.

A IATA alerta que, por conta dos atrasos nas obras de aeroportos para a Copa de 2014, a ampliação de terminais corre o risco de custar "horrivelmente caro" ao País. O alerta foi feito pelo CEO da Associação Internacional de Transporte Aéreo, Tony Tyler, em uma coletiva com jornalistas de todo o mundo, na manhã de hoje.

Tyler alerta que as reformas e ampliações em aeroportos são "absolutamente necessárias" para que o Brasil possa receber torcedores e turistas durante o Mundial. Mas, faltando menos de dois anos para o evento, a Fifa não esconde sua preocupação em relação às obras.

"Ainda há tempo para realizar as ampliações necessárias. Isso é possível, como vimos isso na Índia onde fizeram reformas em 36 meses. Mas o problema é que podem custar horrivelmente caro", disse Tyler. "Os aeroportos brasileiros estão sob enorme pressão", declarou.

O executivo ainda voltou a criticar o modelo de licitação lançado pelo governo na privatização dos aeroportos nacionais. Para ele, o volume de dinheiro pago na primeira rodada de vendas se transformará em um aumento de preços nas passagens e quem sofrerá será o consumidor. "Isso é um problema esperando para ocorrer", concluiu.
Herculano
01/10/2012 09:42
Está no DNA. Candidatos a prefeito exibem seus sites na internet. Neles, a maioria exclue a agenda. Será por que? Falta de planejamento ou um indício de segredos entre poucos?
vlad
01/10/2012 09:09
Olhando com cuidado as alterações de impostos, diminuição do IPI dos carros e compensando com o aumento nos impostos da cerveja, vemos que esse governo é um Hobin Hood ao contrário.
Semana de enganos
01/10/2012 08:39
Semana de votação, domingo ta quase aí, semana de caminhões trabalhando, de maquiar os bairros, de colocar os Guardinhas na nereu ramos, em frente a circulo e mostrar que o viaduto funcionou. Precisamos enganar o povo que ainda ta em duvida quanto ao seu candidato, e não deixar escapar os votos que já temos. Todos embuidos para reeleição. Vamos conseguir!!..

ACORDA GASPAR!!
Herculano
01/10/2012 08:06
ASSUSTADOR. NÃO BASTASSE O CRIME ORGANIZADO FEITO POR PARTIDOS POLÍTICOS PARA CORROMPER E EMBOLSAR PARTE DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS, FACÇÕES CRIMINOSAS MOSTRAM QUE ESTÃO MAIS ATIVAS DO QUE ANTES APESAR DA REPRESESSÃO CONTÍNUA DAS POLÍCIAS

Veja o retrato que traz hoje num ampla reportagem sobre o assunto o jornal Folha de S.Paulo.

LIVRO-CAIXA DO CRIME

Arquivos de facção (Primeiro Comando da Capital) revelam atuação em 123 cidades de SP

PCC TEM NAS RUAS 1.343 HOMENS EM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO, QUASE O DOBRO DO DE UM BATALHÃO DA PM; INTEGRANTES PAGAM MENSALIDADE DE R$ 600

ARQUIVOS DO CRIME

Série de 400 documentos apreendidos em operações policiais demonstram o tamanho do PCC no Estado, seu patrimônio e quanto obtém com a venda drogas e outros crimes

PATRIMÔNIO

Planilhas mostram o patrimônio do PCC. "Pé de borracha" são os veículos. "Ferramentas", as armas. "Tijolos", os imóveis

123
cidades do Estado

1.343
homens em liberdade

VENDA DE DROGAS

Documento detalha parte da droga vendida na cidade de São Paulo. A facção usa nomes de frutas para identificar as drogas

R$ 6 milhões
é o valor médio arrecadado por mês pelo PCC
Herculano
01/10/2012 08:00
Mensalão tirou 10% dos votos dos paulistanos que iriam para Haddad, é o que revela Fernando Rodrigues, de Brasília, na reportagem que assinou para a edição de hoje d jornal Folha de S. Paulo.

Como o Datafolha descobriu que 81% dos paulistanos não mudaram seus votos para prefeito de São Paulo por causa do mensalão, muitos petistas se sentiram aliviados. Mas a notícia não foi tão boa assim para o PT quando são analisados os 19% que se incomodaram com o caso agora sendo julgado no Supremo Tribunal Federal.

Segundo a pesquisa, 10% dos eleitores paulistanos deixaram de votar em Haddad por causa do mensalão.

Outros 4% abandonaram José Serra (PSDB) pelo mesmo motivo e 2% desertaram Celso Russomanno (PRB).

Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT) perderam 1% cada um. E 1% não souberam responder.
Herculano
01/10/2012 07:55
Condenado, ex-diretor do BB está na Europa. Defesa diz que Henrique Pizzolato viajou para resolver 'problemas familiares' e que volta para o Brasil nesta semana. Advogado nega que seu cliente vá fugir do país; ele foi condenado por facilitar repasse de recursos para Valério.
Aurélio Marcos de Souza
30/09/2012 20:49
Boa Noite Herculano.

Todo Homem é sim igual a outro homem, tanto para a morte quanto para a Urna Eletrônica de Votação, fora isto tenho lá minhas duvidas.

A morte chega para todos, o fim da vida não ira fazer distinção quanto raça, ao credo, ao sexo, a idade, quanto a quantidade de dinheiro no banco ou mesmos quanto as inúmeras dividas, se é erudito ou mesmo sem cultura.

Já a Urna Eletrônica também não faz qualquer distinção, quanto raça, ao credo, ao sexo, a idade, quanto a quantidade de dinheiro no banco ou mesmos quanto as inúmeras dividas, quanto ao eruditismo ou mesmo por sua falta, daquele que se apresente a sua frente, ela somente irá registra o voto uma unica vez, não possibilitando a ninguém mesmo, votar pela segunda vez.

Assim o voto daquele que chegará à sua seção eleitoral de ônibus terá o mesmo peso e será igual a àquele que chegar de limusine. E eu tenho certeza que poucos são os que chegam de limusine para votar.


Herculano
30/09/2012 19:05
Começou a polêmica e por pouco. Leitor, com interesses diverso, telefona para mim. No Bela Vista ele contou 213 carros na carretada do PT. No final no Santa Terezinha, havia 194. Em todos eles, só o motorista.

Bom. Continuo com os meus números que dei na nota abaixo. O certo é que nenhum outro partido fez uma carreata nesta campanha com tatos carros. Agora, uma observação que deixei de assinalar na nota anterior. Nos tempos antigos, as carreatas do PT por aqui, além de minguadas eram feitas de paus velhos. Na de hoje o destaque foram Land Rovers, Tucsons, Mitsubishis e outros carrões, novos e caros (muitos deles importados) nas mãos de comissionados e empresários. Alguma coisa mudou. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/09/2012 16:51
A hora da saideira, por João Ubaldo Ribeiro, em O Globo

Na semana passada, li um artigo do professor Marco Antonio Villa, que não conheço pessoalmente, mostrando, em última análise, como a era Lula está passando, ou até já passou quase inteiramente, o que talvez venha a ser sublinhado pelos resultados das eleições. Achei-o muito oportuno e necessário, porque mostra algo que muita gente, inclusive os políticos não comprometidos diretamente com o ex-presidente, já está observando há algum tempo, mas ainda não juntou todos os indícios, nem traçou o panorama completo.

O PT que nós conhecíamos, de princípios bem definidos e inabaláveis e de uma postura ética quase santimonial, constituindo uma identidade clara, acabou de desaparecer depois da primeira posse do ex-presidente. Hoje sua identidade é a mesma de qualquer dos outros partidos brasileiros, todos peças da mesma máquina pervertida, sem perfil ideológico ou programático, declamando objetivos vagos e fáceis, tais como "vamos cuidar da população carente", "investiremos em saneamento básico e saúde", "levaremos educação a todos os brasileiros" e outras banalidades genéricas, com as quais todo mundo concorda sem nem pensar.

No terreno prático, a luta não é pelo bem público, nem para efetivamente mudar coisa alguma, mas para chegar ao poder pelo poder, não importando se com isso se incorre em traição a ideais antes apregoados com fervor e se celebram acordos interesseiros e indecentes.

A famosa governabilidade levou o PT, capitaneado por seu líder, a alianças, acordos e práticas veementemente condenadas e denunciadas por ele, antes de chegar ao poder. O "todo mundo faz" passou a ser explicação e justificativa para atos ilegítimos, ilegais ou indecorosos.

O presidente, à testa de uma votação consagradora, não trouxe consigo a vontade de verdadeiramente realizar as reformas de que todos sabemos que o Brasil precisa - e o PT ostentava saber mais do que ninguém.

No entanto, cadê reforma tributária, reforma política, reforma administrativa, cadê as antigas reformas de base, enfim? O ex-presidente não foi levado ao poder por uma revolução, mas num contexto democrático e teria de vencer sérios obstáculos para a consecução dessas reformas.
Herculano
30/09/2012 16:39
O PT de Gaspar resolveu impressionar e afastar o buxixo de que pode estar fraco o encolhido diante de tantas trapalhadas de seus gurus.

Fez uma carreata. Ela começou no Bela Vista (um reduto indignado com o abandono da atual administração). Mais de 500 carros saudaram, assustaram os que acreditam em virada e até atrapalharam a vida de alguns no trânsito fácil do domingo.

Para quem possui militância unida apesar das desavenças, maioria e prinpalmente a máquina administrativa e dinheiro, a lição de casa foi bem feita. Acorda, Gaspar!
JUJU do Gasparinho
30/09/2012 14:47
Prezado Herculano.

Lulla mandou Serra "se aposentar".
Como é feio a pessoa ser ignorante. A Constituição em seu artigo 14 parágrafo 3º elenca as condições de elegibilidade, nada sobre idade limite... pobre Lulla.
Quem nasceu para ser Arruaceiro, jamais será um Estadista.
Osvaldo Orli Ritz
30/09/2012 12:00
O PDT de Zuza está com o PT, mas quem manda no PDT é JR. HOSTINS? Certo ou errado! Leiam isso ... e reflitam.

O Sr. Carlos Eurico Fontes, que nunca foi bobo nem nada, era Nadinho (PMDB), depois foi Adilson (PSB) e agora é Zuchi (PT), sempre por conveniência pessoal, porque todos sabem que seu sonho sempre foi e será ser Vereador, porém é traído por seus "falsos amigos, agora chamados de companheiros". Pior, é pé frio e levou o Geada junto!

Fontes seguras dizem nos bastidores que JR. HOSTINS (Esse sim é que deveria ser candidato a Prefeito) é quem comanda o PDT ... os outros são 2 ou 3 como Zuza e Roberto Procópio (agora "nomeado" por Zuchi para ser o advogado de defesa do processo do PT e das trapalhadas de Leandro Menegazzo e Doraci Vanz), quem nem mesmo conseguiu explicar como pôde deixar os alimentos das cestas básicas vencerem de prazo e apodrecer quando era o Secretario de Assistência Social; além do Inquérito Policial aberto por ordem da Justiça por desobediência a ordem judicial. É isso mesmo, é samba do crioulo doido mesmo.

É a busca incansável do poder pelo poder; por isso, como diz o dito popular, o inferno não tem votos mas está cheio de boas intenções.

Depois da fala na Rádio (programa político) onde a comunidade ouviu o Professor e ex Prefeito Chico Hostins e seu filho Júnior declararem abertamente que confiam em KLEBER WAN DALL e votam no 15 ...
Esta parecendo com partida de futebol e o jogo tá virando !

Por isso, ZUZA não estressa ... faz a mesma coisa e vai curtir a vida companheiro, você não precisa disso! Amigo é pra sempre, companheiro não, e você já teve várias lições em sua vida.
Mario
30/09/2012 08:31
A Justiça Eleitoral, para fins de decidir o resultado de uma eleição, considera apenas os votos válidos. Nas eleições presidenciais, estaduais e para municípios com mais de 200 mil eleitores, a disputa irá para o segundo turno se nenhum candidato atingir 50% + 1 de votos válidos.
E onde não tem segundo turno? E se os 50% + 1 forem os em Brancos e Nulos? A Lei é clara no que diz "ONDE A MAIORIA ABSOLUTA (50%+1) VENCE, anula-se e deverá haver mudanças.
Herculano
30/09/2012 08:26
Na vizinha Blumenau, a deputada estadual Ana Paula, candidata pelo PT descobriu que o ex-prefeito, hoje deputado Federal e seu marido, Décio Neri de Lima, é um peso contra a sua campanha.

Ele numa tentativa de voltar a cadeira que esteve por oito anos, há quatro anos, trouxe promessas mirabolantes e elas, desmascaradas com outras dúvidas, derrubaram-no meteoricamente. Esquecendo a lição, orientada por alguém sem memória (ou que desafia a memória dos outros), Ana Paula se embrenhou na construções de UPAs.

Não consegue explicar a sustentabilidade econômica da promessa diante de questionamentos dos opositores (que seria normal) e da imprensa livre (que ela detesta metida neste assunto). E ai tudo se contamina...

Décio e Ana Paula são os padrinhos da administração petista de Gaspar. E muitos blumenauenses já perceberam isto. Então...
Herculano
30/09/2012 08:08
No jornal o Estado de S.Paulo deste domingo. Ciente do risco de condenação, Dirceu revive agora incertezas dos anos 1960. Preso há 44 anos em congresso da UNE, ex-ministro se angustia com julgamento no Supremo e reafirma a pessoas próximas que é inocente. O texto é de Fausto Macedo e Felipe Recondo

SÃO PAULO/ BRASÍLIA - Quarenta e quatro anos depois que o regime de exceção o capturou e ele foi obrigado a deixar o País, José Dirceu de Oliveira e Silva está na iminência de ser condenado e corre o risco de voltar à prisão, agora na vigência de democracia, onde instituições como o Supremo Tribunal Federal funcionam sem a tutela do governo.

Daquela vez, em 1968, líder estudantil, foi aprisionado em Ibiúna, nos arredores de São Paulo, e seguiu para o exílio no México, depois para Cuba - trocado, ele e mais 13 companheiros da luta armada, pelo embaixador americano Charles Burke Elbrick.

Aos 66 anos, Dirceu está no banco dos réus. Não é mais Carlos Henrique Gouveia de Mello, nome que adotou na clandestinidade, e a articulação que lhe atribuem agora é outra, a de mentor do mensalão, maior escândalo do governo Lula.

Nos autos da ação penal 470, é acusado de formação de quadrilha e corrupção ativa. Seu julgamento deve ter início na quarta-feira, com o voto do relator, ministro Joaquim Barbosa.


Herculano
30/09/2012 08:00
E por mais que se possa criticar o cerco midiático ao STF no processo do "mensalão", por mais que se possa discordar da avaliação das provas, da inovação de teses para proporcionar condenações, da "politização" excessiva do processo, ninguém pode dizer que os ministros da nossa corte suprema estão julgando contra as suas convicções ou insuflados por pressões insuportáveis.

Tarso Genro, PT, governador do Rio Grande do Sul, ex-ministro da Justiça de Lula, em Utopia Congelada.

Herculano
30/09/2012 07:52
Maioria rejeita influência de igrejas na eleição em SP

70% não votariam em candidato apoiado pela Igreja Universal, diz Datafolha. Número de eleitores que admite votar em alguém com apoio de igreja é pequeno, mas pode fazer diferença
Herculano
30/09/2012 07:49
Aos que ainda acham que o tal do mensalão do PT é uma invenção, coisa menor ou um ato de sabotagem oposicionista (oposição organizada ou com real papel de fiscalização e enfrentamento). Esta é a manchete principal do jornal Folha de S. Paulo.

STF autoriza abertura de nova fase nas investigações. Objetivo é examinar repasses descobertos pela PF após início da ação principal. Pessoas ligadas ao ministro Fernando Pimentel e a outros políticos petistas receberam recursos.

O repórter Flávio Ferreira informa. O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de um inquérito para investigar repasses feitos pelo esquema para pessoas ligadas ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e a outros políticos petistas.

O novo inquérito, a ser instaurado na Justiça Federal em Belo Horizonte, também vai investigar repasses a pessoas que trabalharam com os deputados Benedita da Silva (PT-RJ) e Vicentinho (PT-SP), além de dezenas de outras pessoas e empresas que receberam dinheiro do esquema.

Essas pessoas não são parte do processo que está em julgamento no Supremo desde o início de agosto, porque os repasses só foram descobertos pela Polícia Federal quando a ação principal já estava em andamento no STF.

A nova fase do caso foi inaugurada há pouco mais de um mês, após pedido da Procuradoria-Geral da República para que fossem aprofundadas as investigações sobre o destino do dinheiro distribuído pelo PT com a colaboração do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.
Herculano
30/09/2012 07:45
Um dia o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, PT, reclamou dos aprtidos tradicionais e das elites políticas e com razão. Pediu para que houvesse menos baixaria nas campanhas em que ele disputava a presidência.

Olha só a manchete dos jornais de hoje.

Lula recomenda que Serra 'se aposente'. Ex-presidente disse que o tucano deve estar desesperado porque não tem mais idade para disputar a Presidência. No comício de Haddad, petista afirmou que o candidato do PSDB usa São Paulo como um 'cabide de emprego'
sidnei luis reinert
30/09/2012 07:42
Políticos ou Hienas?

É difícil acreditar
Que existe honestidade
Quando os abutres
Fazem sua digestão
Mordidas mordem
Os próprios dentes
Uma ganancia estridente
Bocas vomitando
O que plantou na eleição
Mentiras indigestas
Promessas azedas e pútridas
Lábios formigados
Pelo veneno destilado
Lançado pelo próprio coração
As hienas espreitam
Atacam suas presas
Sorridentes dilaceram
Sorridente vão embora
Como se fizesse sua obrigação
Assim como os políticos
Num largo sorriso ao povo
Pregam a enganação
Dilacerando teus direitos
Sem se importar com a ética
E não fazendo nada
Ainda assim se acham
No direito de uma nova reeleição
Como que o nada que fizeste fosse uma glória
Tratando o povo com espora
Lhes roubando o dinheiro do pão
Numa cidade que não tem nada
Veem vestígio de progresso
Na verdade o mais merecido
Pra eles seria um processo
Por tantas inaugurações forjadas
Numa inocente civilização
Autoridade vira ladrão
Quando si é honesto
Vira alvo da população
O povo vira mercê de si mesmo
Novos e velhos corruptos
Na cadeira da câmara
Todos na mesma intenção
Optar pelo voto secreto
Para perpetuar a corrupção
Nas eleições são cordeirinhos
Após a posse são hienas
Com sorriso nos dentes e pedras na mão
Gargalhadas de um povo carente
Que os confiaram na eleição
Viram nesses políticos a salvação
O pior é que politico larápio
Nasce e se reproduz rápido
Quando morre um ladrão
Toma posse logo um outro irmão
Só peço que Deus nos defenda
Seja desses políticos ou das Hienas
Herculano
30/09/2012 07:38
Ao ser questionado por um jornalista, o candidato José Serra (PSDB) se irritou, chamando-o de "sem-vergonha" ("Tucano chama jornalista de 'sem-vergonha'", "Poder", ontem). Independentemente de onde o profissional trabalha, não pode ser chamada de isenta a postura de Serra na coletiva de imprensa. É nesses momentos que certos candidatos são surpreendidos sem o manto protetor dos marqueteiros e de suas perfumarias. Do leitor Roberto Gonçalves Siqueira (São Paulo, SP) para o Painel do Leitor, na Folha de S. Paulo.

Volto. Isto aconteceu esta semana numa entrevista coletiva, daquelas feitas por candidatos para gerar fatos e notícias numa campanha. Sempre há riscos. E todos que estão em campanha política sabem disso, principalmente para dar ares de pluralidade, isenção e liberdade ao ato marqueteiro. Segundo o próprio Serra: "O PT enviou um repórter da Rede Brasil Atual, grupo de comunicação mantido por sindicatos filiados à CUT, para tumultuar a coletiva de imprensa de Serra." E dai? Qual a razão para não esclarecer e insistir no ponto de vista do candidato, do partido ou da campanha frente a uma pergunta inoportuna ou difícil de ser respondida? Estes políticos são todos iguais. Imprensa (ou jornalistas) só aquela que lhes bajula ou não incomoda, quando não morre de fome.
Herculano
30/09/2012 07:26
Dilma, na chuva, por Valdo Cruz para a Folha de S. Paulo, neste domingo.

BRASÍLIA - Quem está na chuva é para se molhar. Em outras palavras, não resta à presidente Dilma outra opção a essa altura do campeonato. Vai entrar de corpo, e não só de alma, na campanha do petista Fernando Haddad em São Paulo.

O fato é que, a uma semana do primeiro turno das eleições, Dilma se envolveu no pleito mais do que gostaria. Resultado: uma derrota petista no próximo domingo será debitada não só na conta do ex-presidente Lula mas na dela também.

O retrato do momento indica riscos de derrota aguda para seu partido. O PT pode perder a eleição nas principais capitais. É o caso de Belo Horizonte, campanha na qual ela interferiu e atuou diretamente.

Ali, se tudo seguir no rumo atual, será uma derrota pessoal dela. Revés que fortalece os planos de seu potencial adversário em 2014, o tucano Aécio Neves.

Além de reeleger o atual prefeito do PSB, Márcio Lacerda, o tucano planeja fazê-lo governador mineiro. Lance estratégico no seu xadrez presidencial.

Aécio sonha em atrair para sua campanha o governador Eduardo Campos (PSB-PE), principal líder do partido que pinta como um dos grandes vitoriosos da eleição. De preferência como seu vice. Seria uma chapa forte para 2014.

Daí que, para Dilma, eleger Fernando Haddad torna-se estratégico para compensar as demais derrotas do PT país afora. Ganhando em São Paulo, enfraquece os tucanos e abre espaço para eleger um petista governador do Estado.

As eleições municipais, contudo, são um ensaio para a presidencial. Têm influência, mas não decisiva. A chave de 2014 está nas mãos de Dilma: fazer a economia acelerar. Nos dois primeiros anos de mandato, não conseguiu. Se conseguir nos dois últimos, com inflação sob controle, esqueçam. Só uma tempestade internacional lhe tira a reeleição. Ainda mais com Lula chamuscado pelo mensalão.
Herculano
29/09/2012 19:14
QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA. É POR ISSO, QUE AS BARBAS ESTÃO DE MOLHO POR AQUI. COMPARE NOTÍCIAS, FATOS E RESULTADOS.


Juiz determina cassação de candidata por abuso de poder político (
18/09/2012)

Os juízes eleitorais estão atentos para coibir as práticas de abuso de poder econômico nestas eleições. Prova disso foi a sentença proferida na última quarta-feira (12), pelo juiz Glender Malheiros Guimarães, da 99ª Zona Eleitoral, que determinou a cassação do registro de candidatura da atual prefeita de Amarante do Maranhão, Adriana Luriko Kamada Ribeiro, e do seu vice, Jonatas Gonçalves de Lima, por abuso de poder político.

A prefeita é candidata à reeleição pela chapa "Conquistando com o trabalho". O juiz determinou, ainda, a sanção de inelegibilidade de Adriana Ribeiro pelos próximos oito anos.

A sentença foi proferida pelo juiz Glender Malheiros ao analisar os autos do Processo Nº 251.10.2012, de Investigação Judicial Eleitoral, que tem como requerente a Coligação "Unidos por Amarante". Os requerentes acusam a atual prefeita de Amarante do Maranhão de ter concedido, no dia 16 de maio de 2012, no exercício de sua função, um aumento na remuneração dos servidores públicos que excedeu a recomposição da perda do poder aquisitivo ao longo do ano da eleição, praticando, desta forma, a conduta vedada prevista no art. 73, VIII da Lei nº 9.504/97.

Alegam os requerentes que tal conduta configura abuso do poder político e conduta vedada aos agentes em campanha, na medida em que a prefeita Adriana, na condição de agente público, estaria usando a máquina administrativa com o fito de angariar votos, beneficiando a sua candidatura.
Herculano
29/09/2012 18:58
Olha só esta. É de Lauro Jardim, de Veja. Se a moda pega. Será que alguém vai dar asilo político por perseguição, como aqui esse pessoal conseguiu para o italiano Battiti?

Cadê o Pizzolato? Registros da PF mostram que réu do mensalão está fora do país. Juíza não consegue citar Pizzolato em processo

Condenado pelo STF por corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro, o mensaleiro Henrique Pizzolato está em local ignorado - e, mais grave, pode estar fora do Brasil. Os computadores da PF registram que Pizzolato deixou o país em julho, pouco antes, portanto, do início do julgamento do mensalão, que começou no dia 2 de agosto. Não consta registro de retorno do ex-diretor do Banco do Brasil.

Outra evidência de que Pizzolato pode ter se mandado é que no dia 13 de setembro a juíza do TRF Simone Schreiber assinou um despacho determinando sua citação por edital em um processo a que o mensaleiro responde por "crime contra o sistema financeiro". Motivo: o oficial de Justiça designado para a missão nunca conseguiu encontrá-lo.

José Dirceu continuava firme e forte em São Paulo, na sexta-feira passada.
Gabiroba sim, tolo não!
29/09/2012 17:50
Esse PT em Gaspar ... não tem jeito.

Vejam mais essa. Nesse sábado, ficou claro porque Lovídio Bertoldi foi chamadao por Celso Zuchi prá movimentar a campanha do PT e colocar os comissionados na rua pra pedir votos. Não tem prá ninguém, em matéria de planejamento, organização e comando o Lovídio dá aula no Doraci Desastrado Vanz. Hoje foi a Prova, rsrsrsr...

Pela 1a. vez foram vistos fazendo caminhada e bandeiraço, Peterson Correa, Maicon Zimmermann, Solly, José Carlos Schramm, Leandro Menegazzo, e literalmente todos os cargos Comissionados que são efetivos na Prefeitura. A ordem dada 6a. feira foi clara, ou vai fazer campanha ou adeus ao benefício do cargo. Esse é o Lovídio de luta!

O PT é hoje, de longe, o mais organizado dos partidos políticos na nossa cidade, mas continua sendo a vitrine da prepotência, arrogância e trairagem. Explico, a máquina, a militância, a pressão, a propaganda e as obras ... mesmo mal feitas e inacabadas ou mal explicadas resolvem tudo. Só não resolve a "briga interna" pelo apadrinhamento dos candidatos abençoados para serem os reais escolhidos para Vereadores, veja só, o nome do Padrinho e o afilhado:
Celso Zuchi e a mulher (pede voto para TONHO), Mariluci, Doraci e Lovídio (pedem voto para RAMPELOTTI), Secretários Marlene e Neivaldo (pedem voto para CLÈIA), Secretários Patricia Scheidt, Solly e Diretor Mauro Gubert (pedem voto para DANIEL PADEIRO), os outros ..., bem os outros é um salve-se quem puder!

Tem até orientação do Prefeito aos Presidentes das associações de moradores de bairro, como por exemplo, para Jean da "Figueira" pedir voto para o JORGE CHURRASCARIA, do Bela Vista, só pra confortar o homem de bigode fala mansa, mas que patrocina carne, favores e outras coisas mais para os "Cumpanheiros do Paço".

Só pra terminar, quero dizer que na hora do almoço a pessoa que mais parecia o candidato a Prefeito era o Lovídio, eta cara bem visto pelos petistas e pelo povo da comunidade, davam mais abraço nele do que no Prefeito e na Vice. Muita gente comentava por que ele é que não foi escolhido o Vice do Celso, com certeza haveria uma folga bem maior de porcentagem de votos do que a Mariluci. Coisas do PT...ou coisa do Professor desastrado Doraci Vanz.

Após essas eleições, final do ano tem as Eleições internas do PT, aí tenho certeza que a "cobra vai fumar" pra cima do Doraci. Dá-lhe Careca cumpanheiro... tú é o cara. Até a oposição gosta de ti mano!!!
Roberto Sombrio
29/09/2012 13:53
Pois é Herculano!

Pedro Celso Zuchi e outros prefeitos do PT sempre afirmam ter passagem livre em Brasília, porque são como unha e carne com o governo federal, etc...,etc...,etc.

Na verdade a tal parceria com o governo federal e seus companheiros é como aquele quadro do primo pobre e o primo rico. O primo pobre vai pedir humildemente ajuda e o primo rico sempre promete, mas na hora H tira o prato da mesa.

E eles continuam acreditando, empinam a cabeça soberbamente como se fossem importantes. São importantes para o governo federal enquanto servem de estaca, mas quando começam a apodrecer são substituídos.

Não falam do que tratam nessas reuniões em Brasília. Sempre voltam dizendo que está tudo uma maravilha e por ser assim só pode ser algum tipo de lavagem cerebral. E é tão forte que Lula agora afirma que a militância deve se orgulhar do MENSALÂO, do fato de o governo do PT estar combatendo a corrupção. O mentiroso sempre acredita na própria mentira e não muda nunca assim como o viciado sempre diz que para com a droga quando quer. Lula e o PT sempre quizeram ser lembrados como o partido que mudou a história do Brasil. E a história mudou. Vai ser diferente, com uma mancha, um abismo no seu curso e grafada com as palavras MENSALÂO e CORRUPÇÃO que não serão esquecidas como o holocausto da Segunda Guerra mundial.

Agora já é orgulho ser corrupto. Daqui a pouco assassino vai ser herói.
Falando em herói, não temos Batman nem Capitão América que são ficção, mas temos Joaquim Barbosa.
nessa
29/09/2012 12:16
na inauguracao do cefet,ifet,if,faltou a comunidade do bela vista,o sr.Samir,Sr Celso de oliveira,SR. Ricardo,e inumeras pessoas que por merecimento,pela participacao desta obra ter sido em gaspar.e demais o prefeito so fez o que na verdade cabia ao poder publico,e as pessoas acima citadas trabalharam para o engrandecimento de gaspar e do bela vista.mais um fato chamou atencao candidato a vereador esta presente, na inauguracao, pode....
Herulano
29/09/2012 09:36
Manchete de hoje do jornal O Estado de S. Paulo: Relator do mensalão prepara penas duras para Dirceu e Delúbio

Barbosa analisa na semana que vem o caso dos réus apontados pela Procuradoria-Geral como corruptores
Herculano
29/09/2012 09:33
Dois comentários.

Hoje é o último final de semana para candidatos e militância (inclusive a paga e falsa) mostrar força e convencimento. Gaspar, está em festa.

O outro é a sintomática ausência da comunidade do Bairro Bela Vista na falsa ou montata, ou eleitoreira inauguração do IF-SC. Parece que a comunidade está acordada e as pesquisas mostra isso claramente para os donos do poder.

Aliás, a comunidade está esperando a drenagem e a verba de um milhão de reais que o deputado Federal Décio Neri de Lima, PT, mandou o seu assessor Isaltino Pedron enrolar o presidente da Associação de Moradores, Pedro José Garcia. E ele acreditou, depois de ser recebido com tapete vermelho e outras conversas fiadas nos gabinetes da prefeitura. E faz tempo. E a imprensa registrou tudo. O que era propaganda favorável naquela época, hoje trabalha contra. Acorda, Gaspar!
Herculano
29/09/2012 09:24
VISÃO PETISTA NA RETA DE CHEGADA

O comentário é para São Paulo especificamente, mas guardadas as proporções, ele serve para a reflexão por aqui e até Blumenau. O artigo que levou o título de "Visão petista na reta final" é singular e está disponível neste sábado no jornal Folha de S. Paulo. Ele foi escrito por Fernando Rodrigues.

BRASÍLIA - Não são as melhores as informações da campanha de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo pelo PT. O petista corre o risco de ser o primeiro do partido a não ir ao segundo turno na cidade.

Já o marqueteiro João Santana, responsável pela propaganda de Haddad, tem uma visão mais edulcorada para o candidato: "Haddad está no segundo turno. Resta saber com quem. Alguns analistas deveriam parar de construir teses apressadas".

Santana já perdeu uma vez na cidade de São Paulo, em 2008, com Marta Suplicy. Mas ganhou as eleições presidenciais de 2006 e 2010, com Lula e Dilma Rousseff.

Nas avaliações petistas, Celso Russomanno iniciou uma "queda constante e consistente". No Datafolha, só agora ficou detectado esse solavanco para o candidato do PRB.

O otimismo de Santana se dá porque Haddad começou a incorporar votos entre simpatizantes do PT. Segundo o Datafolha, ele já encaçapou cerca de metade desses votos.

Pela lupa de Santana, a reta final da disputa paulistana tende a ser semelhante ao cenário descrito na Folha ontem por Mauro Paulino e Alessandro Janoni, diretores do Datafolha: podem ficar embolados Russomanno, Haddad e José Serra (PSDB).

No caso do petista, a ideia é tirar proveito da fama de "partido de chegada" que o PT incorpora em algumas disputas, inflamando a militância de rua. Mas se é assim, por que Haddad continua tão mal se comparado a outros petistas que disputaram esse cargo? Para Santana, o petista era mais desconhecido que os demais. Também é raro haver um candidato de extração e acumulação populista como Russomanno.

Fala Santana: "Erra quem disser que há fadiga de material com Lula e mensalão. Não há fenômeno de despetização. Quem apostar nisso errará feio". O melhor, diz, é "aguardar o resultado final destas eleições e, em especial, a presidencial e as estaduais de 2014". Aguardar e noticiar.
Geovane de Souza
28/09/2012 23:00
IFSC

Na inauguracai di IFSC quase ninguem da comunidade aparaceu, só os mesmos de sempre (6 duzia) O Abnegado Pedro Garcia e sua diretoria e demais autoridades no demais alunos do proprio IFSC, Sr. Herculano sera que isso representa a revolta dos moradores?, pois todos sabem que o prefeito encheu de aterro la e colocou mais agua na casa das pessoas? e ate hoje os moradores estao esperando a drenagem, Teve um deputado que falou na associacao que tinha 1 Milhao liberado pra rua amazonas, Sera que foi pra campanha? ou sera que so vao fazer a obra depois se ganharem? Tem morador da rua amazonas esperenado eles, mais nao apareceram
Herculano
28/09/2012 21:29
ÚLTIMA CARTADA

Ex-presidente Lula pressiona. E para socorrer o candidato Haddad, a presidente Dilma se expõe e participa de comício na segunda-feira. Presidente acompanhará candidato petista à Prefeitura de SP em ato programado para ocorrer na zona leste.
Roberto Sombrio
28/09/2012 21:25
Herculano.

O comentário que você não publicou não foi só eu que percebi e que digo ser favorável ao candidato Adilson Schmitt (PPS).

O leitor ou leitora juju do gasparinho também comenta que se na enquete sobre o debate dos candidatos, pela porcentagem, Adilson Schmitt (PPS) foi quem se saiu melhor.
Significa que para salvar Gaspar seria ele o mais preparado pelo conhecimento dos problemas da cidade e pela experiência em gestão pública? Sem contar que é Ficha Limpa. É isso ou estou ficando maluco.
Herculano
28/09/2012 21:21
PARA QUEM ACREDITA QUE HÁ PERSEGUIÇÃO DE UMA OPOSIÇÃO QUE NÃO EXISTE, QUE ISTO FAZ PARE DA HISTÓRIA DA CAROCHINHA OU QUE SE TRATA DE EQUÍVOCOS DA MAGISTRADA.

A notícia da multa de R$53 mil aplicada ao candidato Pedro Celso Zuchi, PT, esta semana aqui em Gaspar, foi parar no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Vocês acham que se fosse uma sentença bem fundamentada ela se tornaria notícia assim fácil no próprio site da Justiça? Hum! O que estampa o site?

Prefeito e vice de Gaspar são multados por abuso de autoridade

27.09.2012 às 22h10

A juíza da 64ª Zona Eleitoral, Ana Paula Amaro da Silveira, condenou o prefeito de Gaspar e candidato à reeleição, Pedro Celso Zuchi (PT), e a vice-prefeita e também candidata à reeleição, Mariluci Deschamps Rosa (PT), ao pagamento de multas individuais de R$ 53.205,00 por abuso de autoridade, com o uso da máquina pública em benefício próprio na disputa eleitoral. Da sentença, publicada entre as páginas 29 e 34 do Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina desta quarta-feira (26), cabe recurso ao TRESC.
JUJU do Gasparinho
28/09/2012 21:09
Prezado Herculano.

Adoro quando leio as tuas tiradas tipo :"... o pessoal do paço municipal diz ter acesso direto via a nossa gasparense ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti." É hilário !
Será que o pessoal do paço municipal é conhecido do paço federal?
luciano da cunha
28/09/2012 19:39
SOLUÇÃO

as pessoas que me criticaram por eu só criticar achei uma solução para o transito em frente a linhas circulo,

é fácil, é só construir um túnel onde hoje tem a lombada eletronica,

um túnel igual que tem em frente ao shopping neumarkt em blumenau,

ah eu não esqueci a segurança umas cameras controladas pela linhas circulo e pelo circuito de cameras da cidade.um abraço.

Julia
28/09/2012 18:20
Sr. Herculano

Engracado, hj pelo centro de Gaspar um garoto com menos de 16 anos (bem conhecido por aqui) fanatico por um partido abordava as pessoas pedindo voto para o seu candidato. Mas nao era soh isso, se o entrevistado falasse que nao votaria no seu atual/candidato a prefeito sugerido por ele, o menino o ameacava de forma frenetica, tentando de uma maneira desesperadora mudar sua opiniao, falando calunias a respeito do Kleber. Segue duas perguntas... primeiro: eh permitido um menor ficar nas ruas pedindo voto e falando mal dos outros?? segundo: o desespero bateu de verdade no PT???

Nair
28/09/2012 18:09
Sr. herculano, pq a prefeitura quer cancelar a obra da casa da 3 idade no coloninha e da policlinica. veja o projeto de lei que esta na camara e o requerimento que os vereadores do pmdb fizeram:

Requerimento 89 ao Executivo Municipal, solicitando digne-se remeter a esta Casa de Leis, dentro dos prazos legais e regimentais, informações detalhadas dos motivos pelos quais o município pretende anular as dotações destinadas à construção do Centro de Convivência do Idoso - Terceira Idade, no bairro Coloninha, no valor de R$ 500.972,58 e da Construção da Policlínica, no valor de R$ 700.000,00, conforme consta no Projeto de Lei nº 86/2012, o qual deu entrada nesta Casa de Leis na sessão ordinária de 25/09/2012.
Herculano
28/09/2012 14:10
Pois é dr Aurélio Marcos, depois eu sou um palpiteiro. Há quantos anos eu escrevo aqui que o que complica o trânsito é aquela pardal e a travessia das linhas Círculo combinadas com semáfaros demais e sem sincornia na avenida das Comunidades?

Aliás, em Gaspar todos sabem. E é todos, que na semana que antecedem a eleição a própria prefeitura resolveu reconhecer o assunto deslocar gente para administrar aquela passagem. Ali devia ter primeiro uma passarela elevada, ou então, como fizeram os guardas hoje, alguém para disciplinar aquela travessia na entrada e saída dos empregados da Círculo. Aliás, cidadania seria a empresa tomar esta iniciativa para contribuir com a cidade. Acorda, Gaspar!
Alfredo Silva
28/09/2012 14:09
Hoje pela manha vi que a sinaleira entre a avenida das comunidades e a rua Doralicio Garcia (esquina da farmacia São Cristóvão), estava desativada (piscando no amarelo).
Será que foi de propósito só para mostrar que o elevado "resolveu o problema"?
Herculano
28/09/2012 14:02
Como as coisas mudaram. Não faz muito tempo, talvez pouco mais de dez anos, que o PT bradava - e com razão - contra a máquina e o dinheiro que o deixava em desvantagem nas eleições.

Olha só a manchete do portal Uol. Alguma coisa mudou.O jogo dos poderosos e do poder continua o mesmo. O jogador é que mudou de lado e agora reclama que o fiscalizam, e até o punem pela deslealdade.

TRE-SC confirma cassação de candidatura do PT em Joinville por gasto excessivo em publicidade.

Aurélio Marcos de Souza
28/09/2012 13:43
Herculano ao retornar do almoço, sai do bairro Santa Terezinha em sentido a Coloninha, onde tenho meu escritório.

E sinceramente me espantei pela rapidez com que cheguei, o transito estava fruindo tão bem, o que demostraria efetivamente que todo o transtorno teria sido solucionado com a liberação da parte inferior do elevado.

Mais minha sensação de alivio terminou quando estacionei o carro, logo pude ver que na saída do Gaspar Grande e bem em frente a Linhas Circulo, a silhueta de 2 Agentes de Transito estes acompanhados do próprio Diretor do Ditran com os apitos tando fluidez, evitando que os veículos parassem, e assim fazendo com que não houve filas dos dois sentidos.

Sinceramente pergunto para o senhor se os agentes de transito iram ficar 365 dias por ano, tando fluidez ao transito, ou somente até a eleição, para enganar a comunidade, para que a mesma pense que o problema terminou?


Roberto Sombrio
28/09/2012 13:41
"Caxirola" pra animar a Copa do Mundo ??? ou seria caixola vazia. Sei não! Me parece que vamos acabar como a Espanha onde o povo está procurando comida no lixo para viver ou enfrentando horas em filas nos locais que o governo fornece um prato de comida.

O governo da Dilma é como sempre o besteirol e a enganação do PT. Quando a seis meses atrás um banco particular suíço afirmava que o PIB do Brasil em 2012, seria de 1,6%; Guido Mantega (que está sempre viajando na manteiga) disse que a afirmação era fantasia. Ontem ficou confirmado 1,6% e os empresários brasileiros acreditam em apenas 1,2%.

Agora que o Pt está vendo que vai tomar paulada nas eleições vieram correndo com a licitação da BR 470. Um trêcho de 13KM, o mais fácil pois não tem morros pra recortar e é só alargar. O restante vai ficar, se é que vão fazer os 13KM. No próximo ano não tem mais eleições e o PIB é tão pequeno que nem sai da gaveta. Iniciaram as obras da Ponte do Vale que após as eleições vai parar, vão reinaugurar o IF-SC no Bela Vista e que já havia sido inaugurado, fizeram um "viaduto" (caixote de concreto) para as lesmas passarem, já que por cima não se trafega em velocidade normal a não ser a passos de lesma e por baixo é tão baixo que só lesma mesmo. Celso Zuchi diz que vai abrir ruas. ótimo! Que começe abrindo aquela que ele fechou. Estão jogando asfalto na cidade sobre barro e pasto e por aí vai.

Isso é apenas conversa eleitoreira, a famosa enganação. O povo não acorda e quando acordar vai encontrar só farinha pra comer.
Herculano
28/09/2012 12:57
Ao Roberto Sombrio que reclama a não publicação de um comentário favorável ao candidato Adilson Luiz Schmitt, PPS.

1. A legislação eleitoral é clara. A imprensa não pode publicar qualquer indicação de pesquisa que não seja a registrada e autorizada perante ao TRE. Se fizer, há punições.
2. Quanto a possível favorecimento desta coluna ou do jornal a candidato diverso ao seu, apesar de não concordar por motivos e exemplos claros a todos os leitores e leitoras, respeito muito a sua opinião. Faz parte da dialética, da democracia e da liberdade de expressão plural, da qual não podemos nos perder mesmo nas divergências.
3. Obrigado por se expressar
JUJU DO GASPARINHO
28/09/2012 12:27
Prezado Herculano.

Dá série perguntar não ofende: Porquê na enquete sobre a melhor avaliação no debate entre candidatos, Adilson obteve 37,93%?
Isso quer dizer que os outros candidatos não são competentes?
Ou os outros candidatos não estão a altura de Adilson?
CARLOS EURICO FONTES
28/09/2012 11:12
SR. HERCULANO,
Conversei com meu amigo Sr. Gilberto Schmitt sobre meu comentário de ontem. Para dirimir qualquer dúvida ratifico meu descontentamento, com a primeira nota de sua coluna pela falta de cumprimentos pela data festiva.
Quanto ao seu comentário de hoje quero informar-lhe que sou anunciante e assinante do Jornal Cruzeiro do Vale (outra assinatura para minha mãe que reside em Floripa) e que, mais uma vez, seu comentário é malicioso omitindo o real motivo de minha comemoração. O senhor não foi convidado porque não faz parte do rol de minhas amizades portanto é presunção de sua parte querer ofuscar a festividade.
Para seu conhecimento informo que grande maioria dos participantes do evento eram pessoas que residem e votam em Blumenau pois meu ciclo de amizades é formado por pessoas que frequentam no clube de campo BVCC.
Atentamente
Zuza Fontes
Herculano
28/09/2012 10:57
O editor chefe e proprietário do jornal, Gilberto Schmitt, na sua coluna Chumbo de hoje relata como eu, a sanha dos políticos de promoverem "inaugurações" de coisas projetadas, inacabadas e acabadas. Criam notícias. Criam espuma. Criam solenidades de assintura e discursos. Criam comemorações. Criam propaganda (e confusão como se fossem fatos novos para dar volume e impressionar). Coisa do Brasil Colônia como se não tivessemos o senso do ridículo que são estas coisas.

Quando não há planejamento, administração e resultado, o político prefere fogos e marketing. E todos nós pagando este tipo de festa.

Vamos ao fato. Começaram as obras da Ponte do Vale. Legal. Esta obra necessária e com muitos anos de atraso está orçada em mais de R$40 milhões. Mas, apenas a metade (R$19.541.800,00) , está prometida em convênio já assinado com Brasília. Mas a liberação está se tornando um problema para mineira, a Construtora Artepa M. Martins SA que ganhou a licitação e que já deve estar calejada com este tipo de jogo.

E tudo o que o PT de Gaspar, escaldado com um outro final de eleição em 2004 não quer agora é que o assunto venha a baila antes do próximo final de semana.

O que aconteceu até agora? Dos R$19.541.800,00 alocados no Ministério das Cidades, apenas R$15.633,44 foram liberados no dia 13 de setembro. Vou repetir a merreca liberada por Brasília e plo governo de Dilma Vana Rousseff com quem o pessoal do paço diz ter acesso direto via a nossa gasparense honorária, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti: R$15.633,44.

Mas a Artepa já recebeu mais do que esta mixaria, temos que reconhecer. Foi da contrapartida da prefeitura de Gaspar neste convênio (R$1.699.287,00) para com a obra. É isso o que revela o empenho 3827. Ele mostra que R$ 595.300,92 já foram pagos pela prefeitura para a empreiteira. Um outro empenho, o 3824 nos mostra que foi empenhado R$ 1.020.000,00 e que deste total, já foram pagos pouco mais da metade R$ 587.457,06.

E o restante? Teráque vir de Brasília. E Brasília? Até agora compareceu com R$15 mil.Como oano que vem não é ano de eleição... Acorda, Gaspar!
sidnei luis reinert
28/09/2012 10:16
A ida da FAMÍLIA HOSTINS PARA O APOIO DO PMDB e a outra parte que apóia o PT,mostra que os PDTs não tem "AMOR A CAMISA",são apenas BLOCOS DE INTERESSES onde o povo não coube na lista deles, e sim uma boca em uma das secretarias, coisa que já fizeram, se encrencaram e foram envergonhados por eles mesmos por sua própria falta de capacidade.
São VELHOS-NOVOS misturados com NOVOS-VELHOS que não deixaram boas marcas em um passado distante e nem no passado recente.
Herculano
28/09/2012 09:36
Uma pergunta ainda sem resposta. Afinal, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, foi ou não num bate e volta a Brasíllia na sexta-feira passada?
Herculano
28/09/2012 09:17
Opinião de um leitor e possivelmente eleitor na edição de hoje do Painel do Leitor do jornal da Folha de S. Paulo.

A mistura entre política e religião atingiu um nível nunca antes visto, fato esse muito perigoso para os paulistas. As alianças entre candidatos e igrejas de maneira alguma refletem afinidades ideológicas. São, na realidade, acordos. Corremos o risco de presenciar um novo "mensalão", em que o lugar dos políticos será tomado por piedosos pregadores da palavra de Deus. Dino Franco Rabioglio (São Paulo, SP)
Herculano
28/09/2012 09:08
SINAIS DOS TEMPOS, INTERESSES E DAS MÁGOAS. A FAMÍLIA HOSTINS TROCA DE LADO NOS RETA FINAL DE CAMPANHA

Como antecipei ontem aqui com exclusividade, o ex-prefeito Francisco Hostins, católico fervoroso, e seu filho, ex-secretário de Saúde de Pedro Celso Zuchi, PT, o advogado Francisco Hostins Júnior, PDT, partido que está coligado com Zuchi, foram hoje a rádio. E no programa eleitoral gratuito do PMDB declaram voto no evangélico Kleber Edson Wan Dall.

Na posse de Zuchi em janeiro de 2009 a família Hostins vestia a camisa que afirmava que reconstruiriam Gaspar. Pelo jeito não deu muito certo. Acorda, Gaspar!

Herculano
28/09/2012 08:39
DIANTE DAS EVIDÊNCIAS, PROVAS E ESTRAGOS CAUSADOS PELO MENSALÃO E O JULGAMENTO, LULA MUDA O DISCURSO NA RETA FINAL DA CAMPANHA

Esta notícia é do jornal O Estado de S. Paulo. E quem assina são Vera Rosa, Bruno Lupion e Daiene Cardoso. Julgamento do mensalão não é vergonha, diz Lula. Pela primeira vez na campanha, ex-presidente menciona processo no STF e diz ter 'orgulho' de combate à corrupção no seu governo.

Em ato de campanha de Fernando Haddad (PT) com estudantes, na noite de quinta-feira, 27, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou os tucanos e disse que ninguém deve ter vergonha do julgamento do mensalão. Para Lula, a população deve ter "orgulho" do combate à corrupção nos seus dois mandatos. Foi a primeira vez que Lula se referiu ao mensalão na atual campanha.

"No nosso governo as pessoas são julgadas e as coisas são apuradas. No deles, tripudiam", afirmou o ex-presidente, que acusou o PSDB de engavetar escândalos. "Na nossa casa, quando nosso filho é suspeito de cometer um erro, nós investigamos e não culpamos os vizinhos, como eles costumam fazer." A reação de Lula foi provocada pela manifestação de um estudante, que causou constrangimento, no início da cerimônia com bolsistas do ProUni, ao levantar uma faixa com a inscrição "Renovação com Mensalão? PT do Lula tem o mensalão, PT do Haddad tem paralização (sic) na educação".

"A gente não pode deixar de esquecer que o procurador-geral da República no tempo deles era chamado de engavetador. Vocês não podem esquecer da compra de votos para aprovar a reeleição neste País", afirmou. "Se juntarem todos os presidentes da história do Brasil, vocês verão que eles não criaram instituições para combater a corrupção como nós em oito anos. Sintam orgulho porque, se tem uma coisa que fizemos, foi criar instrumentos para combater a corrupção."
Herculano
28/09/2012 08:29
CONDENAÇÕES DO MENSALÃO SINALIZAM MELHOR GOVERNANÇA NO BRASIL, DIZ JORNAL BRITÂNICO

Uma reportagem do jornal britânico "Financial Times" nesta sexta-feira (28) afirma que as primeiras condenações do julgamento do mensalão podem indicar que o Brasil está no rumo de uma "governança melhor", com combate mais eficiente à impunidade.

"Quando o julgamento começou no mês passado, havia preocupações de que ele se tornaria apenas mais um exemplo de como a elite brasileira rotineiramente consegue escapar de punições sérias por seus crimes", afirma o texto assinado pelo correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy.

"Mas um número crescente de condenações está transformando [o julgamento] em um potencial marco - ou, ao menos, em um sinal - sobre o caminho tortuoso do Brasil rumo a uma governança melhor, com implicações políticas para o partido governista PT."

A reportagem intitulada "Carnaval acrescenta dramaticidade à julgamento de corrupção no Brasil" fala da popularidade que o Judiciário está ganhando no país com o julgamento do mensalão, com máscaras do relator do caso no STF, Joaquim Barbosa, sendo produzidas para o carnaval carioca.

"Graças ao julgamento, o Brasil tem a chance de reconquistar um pouco da sua confiança perdida em termos de sua governança."

"O julgamento deve atingir seu clímax com o veredicto sobre Dirceu, que poderia sair pouco antes das eleições municipais em outubro. Se ele for condenado, Lula - que está voltando à política após um período em que combateu um câncer na garganta - poderia ser o principal perdedor."

O jornal afirma que, apesar do empenho de Lula nas candidaturas petistas em algumas cidades - como São Paulo e Recife -, alguns candidatos estão tendo dificuldades para lidar com o mensalão, quando o assunto é citado em debates. Isso seria um sinal de que Lula já não é tão influente entre os eleitores - um dos efeitos do julgamento do mensalão.

No entanto, o jornal ressalta que, para alguns analistas políticos, outros presidentes e ex-presidentes brasileiros - por mais populares que fossem - nunca conseguiam eleger os prefeitos de sua escolha.
Herculano
28/09/2012 08:22
É AZAR, PERSEGUIÇÃO, DESCUIDO, PREPOTÊNCIA OU ASSESSORAMENTO A MEIA BOCA

Veja esta manchete do jornal A Notícia, Joinville. Carlito sofre derrota no TRE

Três juízes votaram pela manutenção da cassação do prefeito Carlito Meers, PT, que tenta a reeleição e anda mal das pernas nas pesquisas (e faz tempo) e três foram contra. Como houve empate, prevaleceu resolução do TRE que leva em conta decisão da primeira instância. Defesa vai recorrer
Herculano
28/09/2012 08:18
EM FAMIGLIA

O advogado Roberto Procópio de Souza, ex-secretário de Desenvolvimento Social na cota do PDT é quem agora está defendendo o PT naquela pendenga em que foram condenados em R$53 mil. Ele substitui o funcionário público comissionado e lotado na procuradoria geral do município, Leandro Menegazzo um dos pivôs desta questão que rola na Justiça e tanto desgasta o PT nesta reta final de campanha.
vlad
28/09/2012 08:16
??Caxirola?, a vuvuzela brasileira, ganha apoio e vira projeto do governo federal. Mas da educação e da saúde eles nem lembram.?
Herculano
28/09/2012 08:07
MAIS RÁPIDO, IMPOSSÍVEL.

Já está desde ontem as 15.39 no gabinete do ministro relator Arnaldo Versiani, no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, os autos conclusos sobre os recursos especiais do Ministério Público eleitoral de Santa Catarina e do PPS e DEM de Gaspar contra o deferimento da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT.

A qualquer hora virá a sentença que confirmará ou não a candidatura. Tecnicamente ela foi validada em Gaspar e em Florianópolis. Este caso chegou em Brasília no dia 14 de setembro.
Herculano
28/09/2012 07:52
DÍVIDAS DO HOSPITAL

A Olitest Serviços de Radiologia Ltda., empresa terceirizada que presta serviços para o Hospital de Gaspar com raio X e imagens, entrou na Justiça. Por meio de uma liminar ela queria receber em 24 horas R$ 163.229,58 segundo a ação 025.12.004446-8. Não conseguiu de uma hora para a outra, mas a cobrança e a divída continuam.
Herculano
28/09/2012 07:38
JOGO POLÍTICO

Se a farinha é pouca, o meu pirão primeiro. No programa eleitoral gratuito de rádio de hoje, a candidata Tereza da Trindade, PSD, disse que o Hospital foi fechado pelo ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS e também candidato.

Tereza, em uma época do governo Adilson foi a secretária de Saúde. Por isso, ela é cobrada por alguns. Mas, em nome da transparência ela devia ser objetiva com a história da qual eu participei. Primeiro, quem pediu na Justiça para o Pronto Atendimento fechar foram os médicos. E foi acatado. Quem decidiu fechar o velho Hospital para torná-lo moderno foi o Conselho.

E para não me alongar e que já detalhei por vários anos e artigo aqui: nenhum prefeito de Gaspar fechou e abriu o Hospital de Gaspar. Mas todos contribuiram, inclusive o atual para as crises, o sucateamento e o atendimento parcial à comunidade. E a Tereza sabe muito bem disso. O resto é conversa para boi dormir. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.