Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

25/09/2012

UFA! HÁ OPOSIÇÃO? I
Em campanha política, interesses de um; desconfianças de outros. Assim é o processo dialético na democracia. Veja o que aconteceu na semana passada. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, mandou para a Câmara o projeto de lei 75/2012. O que ele queria? Permitir o uso gratuito da Arena Multiuso e da Praça da Juventude ali na Margem Esquerda cuja posse é do Município, para a realização de eventos culturais, recreativos e de lazer pelo nosso CTG Coração do Vale.

UFA! HÁ OPOSIÇÃO? II
Não é que o tal projeto de lei foi rejeitado por seis a três. Poucas vezes, seis ou sete votos, valeram mais que três na Câmara. Quase sempre, três ? que são os vereadores do PT - tiveram mais valor do que os demais. Voltando. O que pegou? Primeiro foi que a permissão cheirava coisa do candidato e não do prefeito. E a dita oposição enxergou privilégios a amigos do candidato numa época de disputa de espaços, votos e financiamentos. Então ai os vereadores defendendo interesses partidários e não da cidade, disfarçaram e acertadamente, por vias tortas, resolveram legislar em favor do Município, coisa que praticamente não fizeram durante todo o mandato deles.

UFA! HÁ OPOSIÇÃO? III
O segundo foi a desculpa que se usou para agir, com legitimidade, contra algo que possa criar ?certo privilégio?, digamos: uma cláusula do contrato que integrava o projeto de lei. Nela se permitia a instalação dos equipamentos necessários tais como mangueiras e cercas, mas dava a possibilidade de se utilizar aquela grande área como pastagem e abrigo dos animais que ?seriam utilizados no treinamento de tiro de laço?. Concluindo: matreiramente isto dava margem para ocupar a área pública para engorda de gado de particulares como já acontece hoje, sem vantagem para o Município. E desta vez, os vereadores não quiseram pactuar deste risco que já acontece no caso das ruas nominadas em áreas consideradas clandestinas ou irregulares. Mais. Por tabela fizeram um favor tanto para o candidato como para o prefeito: livram-no de mais um e certo questionamento judicial.

UFA! HÁ OPOSIÇÃO? IV
Na tribuna, os vereadores que votaram contra o referido projeto de lei, justificaram os seus posicionamentos argumentando a falta de documentação. Alegaram ainda que a autorização de utilização daquele espaço não dependia do crivo deles ou da Câmara como poder chancelador. Hum? Dependia de quem? Do Zé das Couves? E se não for da Câmara, fica evidente que ela não precisa existir ou até, aumentar o número de vereadores, como acontecerá em outubro. O líder do governo na Câmara sentiu o golpe. Feita as contas, teve que se contentar: desta vez valia a aritmética onde seis valem mais que três. Todavia, perguntar não ofende: já não existe um contrato do Município que ampara a pastagem do gado naquela área? Houve licitação para tal ocupação? Edital? Publicação do Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet?

UFA! HÁ OPOSIÇÃO? V 
Outra coisa estranha no contrato que integrava o projeto de lei. ?O autorizado (que neste caso é o CTG) obriga-se ainda a: ...III - resguardar o imóvel contra atos de terceiros e, ainda, utilizar-se de medidas judiciais cabíveis para a defesa da posse e da propriedade?. Ué! Mas não é o município de Gaspar que detém a imissão de posse daquela área que é ou era da família de Gert Fritisch? Então quem tem que defender aquela área contra qualquer esbulho não é o detentor legítimo da posse, neste caso o Município e que no projeto disse ser proprietário? Acorda, Gaspar!

EDUCAÇÃO MEIA SOLA I
A RBS de Santa Catarina e Rio Grande do Sul está no ar com uma interessante campanha. É em favor de uma educação de melhor qualidade, ou efetiva para resultados na transformação da sociedade produtiva, competitiva e de inclusão social: a Educação Precisa de Respostas. Parabéns. Num dos questionamentos, a campanha pede para que se reflita para a razão pela qual gente que estuda, estuda, estuda e não sabe ler (não falo nem dos analfabetos funcionais) ou não sabe fazer contas (raciocinar).

EDUCAÇÃO MEIA SOLA II
Faria bem a RBS se mostrasse também as respostas que estão às claras para todos nós deste desatino, mas que resistimos. Por quê? Ao ?comprar? uma boa briga a favor da sociedade, da cidadania e do futuro, evita a hipocrisia que sobra, inclusive no jornalismo, para escamotear a realidade e ?atender? o politicamente correto? Educação de verdade não pode ser feita por políticos, sindicalistas, corporativistas e ideólogos (no curto prazo). Eles insistem em substituir a pluralidade, dialética e assertividade dos técnicos para uma política de Educação, na qual se inclui, obrigatoriamente, a premiação por resultados diferenciais feitos por verdadeiros profissionais da educação (no longo prazo).

EDUCAÇÃO MEIA SOLA III
No mundo ideal do faz de conta e dos discursos, pressões e greves ? algumas delas que se aparelham nas redações ? se premiam apenas os títulos, vencimentos e à falsa carreira. Ignoram-se substancialmente o produto ensino, o mercado, a evolução e a qualidade dos egressos diante do mínimo exigível, de um novo mundo e da competitividade. Num sistema em que se defende a implantação da promoção automática de séries para não chocar emocionalmente quem possui uma dificuldade para ser superada e se conclui que a avaliação de desempenho é um ato ofensivo à dignidade humana do docente e do discente, meia sola é o que resta para todos nós, além da manipulação pela alienação. Solução? Nenhuma, enquanto houver discursos e campanhas institucionais.

SOBRE O TRAPICHE

Perguntar não ofende. Qual a razão do sepulcral silêncio do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar ? Sintraspug ? a respeito do servidor que conseguiu uma licença prêmio justificando apenas três anos de serviço na portaria ? ao invés dos obrigatórios cinco anos que é exigido para todos. Acorda, Gaspar!

Segundo a diretoria de RH do Município de Gaspar, Raquel Rose da Cunha Quadros, as portarias que concedem licença prêmio e que se escondiam na burocracia a bel-prazer do administrador público, só começaram a ser publicadas depois que a AMMVI ? Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí ? assim recomendou. Hum! Iniciativa e transparência do governante, então, nestes casos eram zero? Por quê? Acorda, Gaspar!

Um frio arrepia alguns dirigentes. Outros apostam que não vai dar em nada, pois tecnicamente já foi julgado como improcedente na Comarca e em Florianópolis. E se prevalecer o entendimento técnico que se julgou até aqui... Os recursos especiais ? do Ministério Público e do PPS e DEM ? contra o deferimento da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, ganhou no final da semana passada andamento formal no Superior Tribunal Eleitoral.

O humor do leitor da coluna com a pitada de realidade. Windows. Não foi possível abrir o seguinte arquivo: político-gov.exe. O arquivo é corrupto.

O editor e proprietário do jornal, Gilberto Schmitt, relatou na sua coluna Chumbo, o caso de um senhor de 75 anos que viu o túmulo da ?família? desaparecer do cemitério. Procurou as ?otoridades? e nada. Resolveu procurar o jornal. E quando chegou em casa, as ?otoridades? já tinham a solução ao seu caso. Isto mostra quem são, como agem e que tipo de respeito dão aos cidadãos e cidadãs, as nossas ?otoridades?. Isto mostra para que serve uma imprensa livre e com credibilidade, ainda mais em época de campanha eleitoral. Isto mostra como sem credibilidade está a CPI, a Câmara e os vereadores. Não era para lá que este senhor deveria ter ido depois que foi ignorado na Prefeitura? Acorda, Gaspar!

De uma leitora da coluna. Não aguento mais todos os dias os candidatos batendo na porta para pedir. Pedir votos? Não. Eles estão pedindo na cara dura R$. Acham que os empresários têm que bancar suas campanhas, como se já não tivéssemos coisas suficiente para pagar!

Hospital e a Prefeitura estão as turras. Não estranhem se o pronto atendimento fechar antes das eleições. Acorda, Gaspar!

Voto não tem preço. Voto tem consequência. Vote pela sua cidade. Vote limpo.

Edição 1426

Comentários

Mario
28/09/2012 06:51
Achei que não tinha mais comentário de tantos que tem.
Gostaria de saber por que o Prefeito não deu para o Hospital, os direitos de exploração do uso da Arena multiuso, em vez de querer privilegiar uma meia dúzia de colas cheias. Estaria contribuindo e muito, para ajudar o Hospital e os cidadãos Gasparenses.
Roberto Sombrio
27/09/2012 22:32
Sabe Herculano!

Espero que você não seja como aqueles guris donos da bola, que quando o jogo não está a seu favor tiram a bola e acabam com o jogo.
observador-mor
27/09/2012 19:54
ALÔ.........ALÔ O PREFEITO ZUCHI TEM SALÁRIO MAIOR QUE DO PREFEITO DE RIO DE JANEIRO...

O SALÁRIO DO ZUCHI É MAIOR QUE O DO EDUARDO PAES(RJ)

PODE ISSO !!!!!!
luciano da cunha
27/09/2012 19:00
AO GUILHERME

cara vc tá é muito errado,

ou vc acha que todos os carros que vem de itajaí, brusque e outros que retornam a blumenau vão parar pra comprar pão e remédio neste transito e deixar de comprar perto de suas casas,

do que se esperar de um cara que asiste desenho de criança, é melhor tudo tumultuado cheio de pessoas stressadas ,

quero ver em dezembro num domingo as pessoas voltando da praia?
ROGERIO ROCHA
27/09/2012 18:16
EU GOSTARIA DE VER UMA CARRETA VINDO DE BLUMENAU ENTRA PARA GASPARINHO E OUTRA SAINDO BEM EM FRENTE A DL COR,NAO SO ENGENHEIRO MAIS ACHO QUE NAO VAI DAR,
CARLOS EURICO FONTES
27/09/2012 18:02

Sr. Herculano,
Congratulations pela lembrança da data de meu aniversário. Na nota faltou o cumprimento mas vindo do senhor nada me espanta.
Grato mais uma vez pelo registro.
Zuza Fontes
Guilherme
27/09/2012 17:52
È minha gente, parece que muitas pessoas querem uma solução para o nosso transito aqui de Gaspar!

O tão sonhado anel viário.

Quero fazer uma pergunta:

Será que os empresários e comerciantes gostariam que Gaspar realizasse essa grande obra?

O que seria dos empresários proprietários de postos de gasolina do Bela Vista até o Santa Terezinha?

Da padaria pão de mel e das farmácias?

O que seria dos comerciantes por ali localizados?

Os terrenos e os imóveis teriam uma grande desvalorização.

Tem bastante gente que gostaria de uma solução para o nosso transito, mas também tem muita gente que torce contra essa fantástica obra.

CASO GASPAR CONSIGA ESSA GRANDE OBRA PODERÍAMOS MUDAR O NOME DA CIDADE DE GASPAR PARA RADIATOR SPRINGS, COMO O FILME DO MCQUEEN.

NÃO ESTARIAMOS MAIS NO MAPA.

ACHO QUE O VIADUTO ESTÁ ÓTIMO E VAI AJUDAR BASTANTE NOSSA CIDADE.

O que precisa ser realizado é fechar a sinaleira que vai para o centro da cidade e aqueles que desejarem entrar para o centro precisa fazer o contorno no zoni mais.

Assim as duas vias não paravam.

Na Circulo o que precisa ser realizado é um túnel subterrâneo.

Muitas pessoas torceram contra esse viaduto e comentaram que não ficaria pronto nunca,poi é deram um tiro no pé e está ficando perfeito.

Um abraço a todos e saudações Flamenguistas!
Herculano
27/09/2012 17:31
A coluna da edição impressa do Jornal Cruzeiro do Vale desta sexta-feira está editada. A página está recheada de santinhos, todos pagos, de gente que quer ser vista lá.

Voltando. Falo da contagem regressiva e da grande pesquisa que se fará daqui a nove dias. Falo de como se manobrou para que nenhum nome de tino administrativo, renovador e transformador se tornasse candidato por aqui. Aliás, este tema, estava na gaveta fazia tempo e só agora resolvi aproveitá-lo. Acorda,Gaspar!
Herculano
27/09/2012 17:24
Manchete da Infomoney

Classe média é a que mais possui consumidores com o nome sujo, diz pesquisa

No Brasil, a classe C é a que mais possui consumidores com o nome sujo. Ao todo, 23% dos representantes desta classe têm alguma restrição ao crédito. No Brasil, 19% dos consumidores disseram que estão com o nome sujo.

Os dados fazem parte do estudo "Mercados - Endividamento e Inadimplência - Mitos e Verdades 2012", divulgado nesta quinta-feira (27) pela Boa Vista Serviços. A empresa administra o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), banco de dados com informações sobre pessoas e empresas devedoras.

Depois da classe C, aparecem as classes D e E, com 21% dos seus representantes com o nome sujo. Já nas classes A e B essa realidade aparece em menor percentual, sendo 5% e 13%, respectivamente
Herculano
27/09/2012 16:56
Respondam-me: podem dois caminhões, na largura, encontrarem-se naquele buraco debaixo do elevado da Avenida das Comunidades? Das duas uma: ou os motoristas são barbeiros e medrosos, ou então o engenheiro que "projetou" aquela obra não sabe qual a largura de dois caminhões. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/09/2012 16:33
COISAS DE CAMPANHA

A prefeitura está asfaltando a Rua Frei Solano, no Gasparinho. O próprio secretário de Obras, Soly Waltrick Antunes Filho foi lá comandar o trabalho que se estende até o final da rua. Ele passou pelo muro da família Schramm, aquele muro da vergonha que ele próprio mandou construir para desabar. Passou por lá e fingiu que não o viu. Preferiu o asfalto nega maluca lá no fim da Frei Solano. Será por que? Acorda, Gaspar!
joao
27/09/2012 13:35
posto de saude do braço do bau as argentes de saude que trabalhao no posto nao sabem me informar o nome do medico que trabalha na unidade de saude do braço do bau direto de florianopolis estou informando o nome do medico felipe faria saldanha se as argente ler o jornal cruzeiro do vale poderao infomar o nome do medico a comunidade do braço do bau com mais competencia
Herculano
27/09/2012 13:31
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E adorei a manchete da Folha: "Dilma ataca os Estados Unidos". Atentado de novo? Rarará! A Dilma deu uma voadora no Obama! E o discurso da Dilma na ONU: "MAAAAANTEGA! AAAAAQUI! AAAAAGOORA!". Rarará!

sidnei luis reinert
27/09/2012 13:29
DR. HERCULANO,PEÇO QUE POR GENTILEZA PUBLIQUE
Para VIVIAN:
Não é só seus comentários que são barrados neste espaço,ontem mesmo dois comentários meus não foram publicados,e isto acontece de vez em quando,mas eu não reclamo.
E quanto a denigrir a atual administração,vejo que eles se baseiam em FATOS e que se estes FATOS expõem a atual administração,a culpa não é destas pessoas e sim de quem se submete ao"erro" no caso a administração.
Se a administração mudar e houver a persistência de "erros",as denuncias continuarão independente de partido,e se não for por estas pessoas mas será por outras.
Estamos no séc. 21,acontece uma coisa no japão,no mesmo instante sabemos aqui pela internet,acontece o mesmo a curta distância,por exemplo, pelo facebook,ou por este canal,onde pessoas "próximas" acabam trocando informações sobre algum determinado assunto.
Concordo com você que os dois candidatos prefeito/vice se intitulam de renovação, mas foram/são vereadores a 4 anos e pouca representatividade tiveram e que sempre abraçaram as causas ptistas,ficando assim sem moral para reclamar do PT.
Herculano
27/09/2012 13:18

Para Marco Aurélio, compra de votos já está caracterizada, por Jailton de Carvalho e André Souza, no Globo.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira que está, sim, caracterizada a compra de votos pelo PT, conforme denunciou a Procuradoria-Geral da República na origem do processo do mensalão. Para o ministro, as transferências de dinheiro de Marcos Valério, apontado como operador do mensalão, ao PL, PP, PTB e PMDB, a mando de ex-dirigentes petistas, são indicações claras do comércio de apoio político. A ajuda financeira não seria altruísmo. O ministro Luiz Fux também deixou claro que não acredita na tese de que os pagamentos eram simples movimentação de caixa dois entre aliados.

"A disputa por caixa é muito grande, e um partido não fortalece o outro, viabilizando, portando, uma melhor campanha eleitoral. A natureza em si, o antagonismo, afasta totalmente a possibilidade de um partido cobrir o caixa um do outro", disse Marco Aurélio ao ser perguntado sobre o trecho do processo relacionado à compra de votos, pouco antes do início da sessão.
Herculano
27/09/2012 12:50
Manchete e maquiagem para campanha eleitoral. Está nos noticiários dos portais, rádios e tevês desta manhã.

Banco Central reduz a 1,6% crescimento do PIB em 2012

Estimativa se aproxima do patamar de 1,5%, que já foi considerado ?uma piada? pelo ministro da Fazenda; BC também aumentou projeção de inflação de 4,7% para 5,2%

Volto: 1,6%? Pois é. O ministro Guido Mantega, da Fazenda, quando soube há meses que instituições e institutos projetavam o PIB para este ano abaixo de 1,5%, ele considerou estes estudos sérios como se fossem piada. Piada, foi aquela que o ministro anunciou que o nosso PIB seria neste 2012 de 4,5%.
Herculano
27/09/2012 12:09
Os partidos que disputam a ponta em Gaspar fazem os ajustes e se valem de pesquisas rápidas. Hoje, havia um instituto fazendo uma, que se chama de "tracking".
Imparcial
27/09/2012 11:32
É sr. Herculano !
Você mais uma vez, preciona e distorçe e veste a cara leitora, Vivian como pessoa de má indole ou má intencionada, já olhou pra você, olhou para ler a sua coluna e os comentarios que você aqui posta, já foi critico consigo mesmo pra ver as barbaries sem fundamentos que você expõe.
Faz o seguinte, já que é tão entendido de politica e se diz contra corrupição, pleiteia uma vaga seja na camara ou prefeitura ! Vamos ver o que o SR. consegue fazer em 4 anos de poder sobre a administração de um municipio !
Só é a minha posição em relação a você.
Porque sua coluna pra mim não tem credito nenhum, e o pior vai passar mais 4 anos falando, falando, falando.......
Ou escondidinhooo... caso o seu favorito Wan-Dall por seja eleito com as coisas que diz que fazer mas, não tem competencia e conhecimento pra tal.
Ai eu vou novamente postar aqui.

Eai Herculo ?
Já está reclamando do viaduto passei pelo centro hoje, parecia um feriado, deserto o movimento de veiculos.

Passa você tambem por lá. Antes de falar bla, bla, bla....
O SR não tem entendimento sucifiente para entender que o centro da cidade não é feito para transito de caminhões de grande porte ? kkkk
O SR é um COMÉDIA, como se diz por ai.

Vai fazer melhor se diz que está tudo ruim.
Paçoquinha
27/09/2012 11:27
é muito facil um dos Coalas ficar dando palpite sentado na cadeira esperando para ocupar o cargo de procurador do municipio, ao invés de denunciar o atual governo como outros fizeram... Por isso não se deixe iludir por um rostinho bonito,ele esta cheio de rugas por tras da mascara!!
RUDINEI !
27/09/2012 11:02
Ao que se esconde como SICERO !

Foram os sangues azuis que construiram, desenvolveram, elevaram Gaspar ao que ela é hoje, as familias tradicionais não necessariamente de sangue azuis mas trabalhadioras sim e com T maiusculo, diferente de um partido que tem o T mais so parasitou o que os outros construiram que diga o FHC criador do plano real ( os Schimitz, os Zimmermann, os Santos, os Schramm, os Polis, os Spengler, os Krauss, os Aguiar e me perdoem pois com certeza deve ter esquecido muitas) e que eram do povo sim ! Esse partido do MENSALÃO que se auto rotulava de diferente é o partido mais mentiroso que esse pais ja teve , era fora isso, fora aquilo, fora acola ! hoje é Maluf, Sarney, Collor, e seus aceclas ! Esquece SICERO o povo tem boa memoria !
Tu deves ser um mensalinho do partido mais parasita e vadio que esse país ja teve !
Herculano
27/09/2012 10:21
EX-PREFEITO FRANCISCO HOSTINS PODE DECLARAR APOIO A KLEBER WAN-DALL

O ex-prefeito Francisco Hostins (1989 a 1992), na época PDC e hoje sem partido, poderá declarar apoio ao candidato Kleber Edson Wan Dall, PMDB.

Ele já gravou este apoio nos estúdios da Rádio Vila Nova, onde foi acompanhado do seu filho e ex-secretário de Saúde de Gaspar no governo de Pedro Celso Zuchi, PT, o advogado Francisco Hostins Júnior.

Hostins, na outra campanha apoiou Zuchi e chegou vestir a camisa "Reconstruir Gaspar" no dia da posse do vencedor. A declaração deve ir ao ar amanhã no horário eleitoral de rádio.
Vivian
27/09/2012 09:38
Desqualificar?? eu só comentei que os dois candidatos prefeito/vice se intitulam de renovação, mas foram/são vereadores a 4 anos e pouca representatividade tiveram.
Se tudo foi feito de forma tão errada nestes 4 anos, pq eles não foram mais incisivos mostrando para população o que estava errado, e como deveria ser feito.
E quanto ao anonimato: 1º não tenho padrinhos políticos, pq não sou filiada a nenhum partido, muito menos trabalho em órgãos públicos. 2º todos os que denigrem a atual administração se identificam de forma correta né, tais como Juju do gasparinho, vlad, mesa de bar, anonimo, manda brasa, joão, enquanto isso no facebook!
Nada contra eles...mas eles podem se expressar atrás de codinomes né!!!
Herculano
27/09/2012 09:35
Revelações. Circula no Facebook fotos de gente de joelho pedindo proteção eestabelecendo subserviência.
Herculano
27/09/2012 09:30
No dia 11 de outubro a prefeitura de Gaspar vai fazer o pregão presencial para quem quiser fornecer combustíveis para a frota municipal. O edital 147/2012 foi publicado hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.
Herculano
27/09/2012 09:27
Na reta final. A edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - traz a lei 3.467 que doa dois Pálios Weekend para a Polícia Militar de Gaspar; a lei 3.468 que dois Fiat Way para o Corpo de Bombeiros de Gaspar
Dias
27/09/2012 09:18
Bom dia

Herculano,

Com relação a sua justificativa para não postar o comentário da "Vivian"..
"mesa de bar", "anonimo", "manda brasa", "indignada" vejo todos como anônimos também, e na questão de detrimento, na sua coluna isso acontece para TODOS os candidatos.

Abraço
Herculano
27/09/2012 09:05
Vivian

Por dois aspectos. O primeiro é que você desqualifica um candidato em detrimento de qualificar outros, usando para isto ainda, nomes de terceiros (seus possíveis padrinhos). Segundo, porque você faz isto no anonimato. Então...
Vivian
27/09/2012 08:54
Porque meus dois comentários não foram divulgados?

Esta é a imparcialidade do blog??
Coincidências de um Governo honesto
27/09/2012 08:50
Viaduto eleitoral terminado sem acabamentos, faltando 10 dias pra eleição, coincidência.
Sr. Doraci ganhar licença 2 dias após a procuração ser assinada, coincidência.
Sr. Lovídio pedir pra sair do SAMAE logo após a pesquisa com o crescimento do PMDB ser divulgada, coincidência.
Tantos asfaltos 1 mês antes da eleição, coincidência.
Os inúmeros asfaltos feito até em pastos no Barracão, e ser o reduto do Prefeito, coincidência.
As várias carreatas e caminhadas serem feitas por comissionados e seus familiares e esposas, coincidência. Todos possuem ideologia política.

Fico triste que a nossa Gaspar seja a terra das coincidências.
Que chegue logo 7 de outubro e as coincidências sejam desmascaradas.

ACORDA GASPAR!!
Herculano
27/09/2012 08:28
UMA BOA IDEIA. SE NA PRÁTICA VAI FUNCIONAR AI É OUTRA HISTÓRIA

Está no Diário Catarinense: Governo de SC adota sistema para prevenir corrupção

A Secretaria de Estado da Fazenda colocou em operação uma unidade de produção de informações estratégicas, chamada de Observatório da Despesa Pública.A intenção é aprimorar o trabalho de controle interno na utilização de recursos públicos. O foco é identificar possíveis fraudes, como fracionamento de licitação para caracterizar a dispensa do procedimento e outros problemas, como vendas viciadas.

O Observatório da Despesa Pública foi entregue pelo secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União (CGU), Mario Vinícius Spinelli, ao secretário da Fazenda, Nelson Serpa, por meio de um acordo de cooperação técnica entre a União e o Estado. Como contrapartida ao projeto, será produzido um case na área de compras, replicando o modelo de auditoria utilizado pela controladoria federal.
Herculano
27/09/2012 08:19
Manchete do site na internet da prefeitura e do portal do Jornal Cruzeiro do Vale. "Trânsito na parte inferior do Viaduto será liberado".

Manchete de campanha. De algo que se arrasta e desgasta. De algo que ainda vai dar problemas porque não possui a medida para passar determinados veículos e cargas. De algo que prometeu ser a solução do trânsito e da mobilidade, e até agora não se mostrou eficaz. E que não era eficaz, segundo os políticos que o projetaram, porque estava incompleto. Agora, está completo.
vlad
27/09/2012 08:06
?Eu gosto de fazer isso eu mesmo. Eu nasci assim, gosto de fazer essas coisas, sou filho de pobre.?

***
José Sarney , Presidente do Senado, que foi ao serviço médico da Casa no começo da tarde desta quarta-feira (26), acompanhado de seguranças e assessores, para buscar um curativo para colocar na boca.
Urso Panda
26/09/2012 21:56
A HORA DA VIRADA TÁ CHEGANDO

Deixo uma sugestão aos tripulantes do barco que está prestes a estar em deriva, a virada já se iniciou a tempo e e está pendendo a bombordo (esquerda), como disse o deputado depois que pende é difícil segurar, ainda mais qando se tira a água de canequinha. Resta aos tripulantes se afogar com o capitão ou pular fora do barco, já que os mesmos serão náufragos no dia 07/10, quem sabe levar alguns dos bambús na embarcação salve suas vidas fazendo uma jangada ou sirva de sinalizador às embarcações bem preparadas para mar bravo.
Claricio Sopa
26/09/2012 21:36
Em Blumenau e Joinville o PT já começou a colocar a viola no saco, vai faltar vaga de comissionado em Gaspar e Brusque para absorver tanto gente inútil.

Blumenau: intenção de votos no Ibope 26 de setembro de 2012

Veja os números Ibope da Estimulada em Blumenau:

Ana Paula Lima (PT) ? 32%

Jean Kuhlmann (PSD) ? 31%

Napoleão Bernardes (PSDB) ? 22%

Osni Wagner (PSOL) ? 1%

Postado por Moacir Pereira, às 19:08

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2012/09/26/blumenau-intencao-de-votos-no-ibope/?topo=67,2,18,,,67#comments
nessa
26/09/2012 20:36
Confirmado,madame mentira nao ganha no primeiro turno, a mascara caiu,
Renato Luiz Nicoletti
26/09/2012 17:57
Algumas divagações. Bomba no facebook a preocupação com o bambu. Alguns preocupados com a alimentaçao dos coalas, outros com o seu uso para os mais diversos fins, alguns inclusive probitivos neste espaço. Tento levar para o lado descontraído esse assunto, pois o que me preocupa é a tentativa de desfocar os acontecimentos recentes que interessam na hora de nossa escolha. As recentes decisões tanto judiciais como administrativas (do executivo), demonstram que a tinta da caneta tá sendo gasta a vontade. Fico pensando com meus botões; será que um empresário contrataria e confiaria um cargo no mais alto escalão de sua empresa a alguém que decide ao arrepio das regras de sua empresa? Óbvio que não, a não ser que seja louco e queira falir. Por qual razão então, nós patrões efetivos, daqueles que decidirão o rumo de nossa cidade e de nosso dia a dia nos próximos 4 anos, não agimos da mesma maneira que um empresário diligente, quando contrata alguém para gerir o seu negócio? Ele contrataria alguém não recomendado?
Cicero o sincero trabalhador
26/09/2012 16:02
Só faltam 10 dias para termos o primeiro prefeito reeleito em Gaspar. E olha que o mesmo não tem sangue azul, ele é do povo.
Ele é:
Homem honesto;
Homem trabalhador;
Homem de virtudes;
Poderia eu passar o dia inteiro falando das virtudes deste homem, mais creio que não preciso, pois ele é a soma de tudo o que ha de bom em um administrador publico.
Herculano
26/09/2012 15:43
Amanhã é dia de sessão na Câmara de Gaspar. Daquelas vat-vupt. E o que está na pauta? O registro do Ofício Gabinete do prefeito nº 284/2012, remetendo o VETO PARCIAL ao Projeto de Lei nº 59/2012, que DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2013 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Esta história é conhecida e vai se repetir?Acorda, Gaspar!
Herculano
26/09/2012 15:40
O presidente da Câmara, Antônio Carlos Dalsochio, PT, foi na sessão de ontem a noite à Tribuna. Ele retificou uma afirmação feita em sessões anteriores: a de que o loteamento do Paca não tinha drenagem pluvial. Dalsóchio foi lá e viu que o tal loteamento possui a tal drenagem pluvial.

Dalsóchio, todavia, para não perder a viagem, fez uma ressalva. A de que o loteamento é antigo, então a tubulação não está demensionada para a atual realidade e segundo ele, pode estar assoreada.Hum!


Carlos Theiss
26/09/2012 15:39
Ola!

Ei Jaison Renato Pereira, explica ae, que estou confuso.

Como o Kleber e o Rodrigo estão criticando e malhando o Celso agora se em 4 anos não fizeram oposição nenhuma a ele?

O Rodrigo Althof até participou do governo do PT e agora se auto proclama a renovação?

Abç
Guilherme
26/09/2012 15:17
Infelizmente alguns internautas não entenderam ou acabaram lendo meu comentário pela metade.

Esse canal é aberto para todos os tipos de internautas e nele você encontra pessoas partidárias, agressivas, sonhadoras, inteligentes etc.

Propostas existem na campanha de todos os candidatos, o que as propostas não informam é de como vão conseguir colocar essas propostas em práticas. (de onde vem o dinheiro o mais importante)

Renovação se faz com atitude, trabalho e força de vontade.

Se você foi eleito como vereador, trabalhou para o município de forma transparente, fiscalizou e acompanhou as obras da cidade, buscou melhorias e acima de tudo fez o seu papel de vereador, denunciando dando cara para bater, esse merece ser um prefeito.

Mas não temos um vereador com esse currículo, faltou vontade de trabalhar e não fizeram seu trabalho de vereador.

Voto em ficha limpa, por enquanto o Celso Zuchi continua candidato e se ele não for ficha limpa não pode ser candidato.

O maior partido de Gaspar perdeu suas forças, precisam de candidatos á altura da concorrência.

Em Ilhota eles estão ficando cada vez mais fortes.

Escolheram as pessoas erradas!
Herculano
26/09/2012 14:41
Ainda bem que a gramínia bambú é uma planta exótica e por isto está fora dos olhos dos ambientalistas. O que estão plantando de bambus na cidade para demarcar território, não é coisa normal.
Herculano
26/09/2012 14:25
RECOMENDAÇÃO

Não falo com ele. Faz quase dois anos. Nem troca de e.mails houve. Mas, leio e o invejo (e muito). Primeiro porque ele faz bem (e eu não). Segundo, porque é ofício ( não é o meu, por enquanto). Terceiro, a insuperável ironia ou humor que tornam mais ácidas e ao mesmo tempo, mais "aceitável" as suas críticas.

Falo de Carlos Tonet. Quem for meu leitor e leitora, e reclama da minha intencional ausência nos meus pitacos da vidinha de lá, por favor, acessem http://carlostonet.wordpress.com/
Jaison Renato Pereira
26/09/2012 14:24
Boa tarde Herculano,

Ao Guilherme,


Gostaria de esclarecer ao amigo Guilherme que a renovação existe sim, e uma renovação muito além da idade, renovação de pensamentos e idéias, renovação na forma de fazer política e de administração pública eficiente e mais humana.

Tanto é verdade isto, que os nossos candidatos a prefeito e vice são exemplos na forma de atuar na câmara de vereadores, estando entre os mais ativos desta legislatura, com a maior quantidade de projetos de lei, indicações e requerimentos.

E o Sr. tem sim alternativa, pois eles tem as melhores propostas, e meios para realizar. Caso o Sr. realmente não tenha vínculo partidário com nenhum candidato, procure-os para conversar, tente conhecer para poder julga-los e definir seu voto.

Obrigado e Grande Abraço.
nessa
26/09/2012 13:46
tem algo errado<por nao esta mais se falando em PT<nas propagandas de rua ,o carro de som so fala vote 13,em blumenau a madame mentirosa so fala dilma, cade o pt,cade O LULA O CARA..
Herculano
26/09/2012 12:23
Quem Gilmar José Ternus pensa não possuir credibilidade perante a comunidade? O denunciante, que teve a denúncia aceita? O julgador que prolatou a sentença? Ou quem não se intimidou e divulgou o resultado do julgamento?
Carlos Theiss
26/09/2012 12:21
Ola!

Boa Gasparense acordado!

O mais importante na hora de votar é olhar a ficha de cada candidato, o que já fez, se fez bem feito e se tem apoio para fazer mais. Também se estiver indeciso pense se o candidato representa uma renovação de verdade ou é uma maquiagem do velho.

E sem dúvida o mais importante, vote limpo. Toda forma de "ajuda" que os candidatos propõem por apoio político é corrupta. E deve ser rechaçada. Acredito que se o político lhe oferece dinheiro ou outra coisa em troca de seu voto, aceite mas faça nas urnas o contrário do que prometeu para esse candidato. VOTE LIMPO.
anjo
26/09/2012 12:20
Desabafo e concordo , quando servidor efetivo pede ferias, tem que negociar e esperar, comissionado ou quem esta num cargo em comissão consegue quando quer e neste periodo tenso de pleito eleitoral saem procurando votos, então quer dizer que os funcionarios que ficam dão conta do serviço e não precisam de mais ninguem??? Competencia nos temos mas as vezes temos que fazer o que a administração nos permite e não o que é mais adequado.
Herculano
26/09/2012 12:16
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E uma coisa que me deixa cismado: já imaginou o estado daquelas poltronas velhas do Supremo? Os tiozinhos ficam sentados ali o dia inteiro de capa preta e suando sem parar. Cheiro de mofo com cê-cê!

Pena pros mensaleiros: lavar as cadeiras do Supremo! Pena do Zé Dirceu: lavar a cadeira do Joaquim Barbosa! Aliás, o Joaquim Barbosa parece piloto de F-1. Tá sempre semideitado. Pena pro Valdemar Costa Neto: cheirar a cadeira do Lewandowski! Rarará!
Herculano
26/09/2012 12:08
PT DISCUTIRÁ REGULAÇÃO DA MÍDIA, DIZ IRMÃO DE GENOINO

A reportagem é de Daniel Carvalho, para a edição de hoje da Folha de S.Paulo.

Em vídeo publicado no site do PT, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), irmão do réu do mensalão José Genoino, disse que depois das eleições o partido retomará o debate sobre a regulamentação da mídia, "quer queiram, quer não queiram".

Segundo o congressista, o partido está sendo alvo de uma "ação orquestrada" dos meios de comunicação.

"Passadas as eleições, nós do PT vamos tomar uma medida quer queiram, quer não queiram. É a regulamentação da questão da comunicação no país. Vamos ter que enfrentar esse debate porque foi além do limite", declarou.

Publicado no sábado, o vídeo é uma resposta à reportagem da revista "Veja" que atribuiu ao empresário Marcos Valério afirmações sobre a atuação de Lula no mensalão.

Guimarães ganhou destaque nacional em 2005, quando seu então assessor foi detido no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com R$ 200 mil numa mala e US$ 100 mil escondidos na cueca.

O caso, no auge da crise da mensalão, foi o estopim da saída de Genoino da presidência nacional do PT.

No vídeo Guimarães faz um apelo aos militantes: "Temos que mobilizar a militância, fazer um apelo ao democratas deste país porque a mídia não pode ser partido político".

"Temos que reagir à altura a essa ação da elite brasileira, de setores da mídia brasileira que querem interditar o projeto vitorioso do PT." Na semana passada, Genoino também se queixou da mídia.
Herculano
26/09/2012 12:03
UM CHEIRO DE 1974 EM 2014, por Fernando Rodrigues para edição de hoje da Folha de S.Paulo.

BRASÍLIA - O Brasil viveu seu milagre econômico no início dos anos 70. O PIB cresceu 14% em 1973. No ano seguinte, a taxa foi de 8,2%. Ainda assim, 1974 está marcado nos livros de história como a época em que os brasileiros começaram a emitir sinais de insatisfação em direção aos generais no comando do país.

O MDB, oposição consentida, obteve vitórias importantes para vagas no Congresso em 1974. Era difícil de entender. A economia crescia num ritmo chinês, como se diz agora. Havia emprego farto e sensação de bem-estar. Mas, em meio à essa bonança, abriu-se uma fissura na ditadura.

Há similaridades entre 1974 e o atual momento, guardadas todas as devidas proporções - sobretudo o fato de o Brasil, hoje, viver em democracia.

Assim como em 1974, agora os eleitores começam a emitir mensagens diferentes em alguns centros urbanos. São Paulo é o caso mais saliente. Mas há também Recife, Belém e outras cidades grandes nas quais nomes tradicionais da política estão fracassando.

Pode-se argumentar, com certa dose de razão, que em todas as eleições ocorrem esses pontos fora da curva. É verdade. Mas aí entra São Paulo, a maior cidade do país e com uma história de exceções "dentro da normalidade".

Quando se olha o voto paulistano em retrospecto, nunca, no atual período de eleições diretas, o vencedor pertenceu a um grupo minoritário na política - caso do atual líder nas pesquisas, Celso Russomanno, do minúsculo PRB. Até a mais catastrófica administração recente, de Celso Pitta, havia saído de dentro do establishment.

Ou seja, a fadiga de material que pune tucanos e petistas, mesmo com a economia nos eixos, pode tomar corpo e se alastrar pelo país em 2014. Isso vai acontecer? Impossível prever. Mas que há placas tectônicas se movendo na política brasileira, não resta a menor dúvida.
Herculano
26/09/2012 11:45
AVALIAÇÃO DO GOVERNO DILMA BATE NOVO RECORDE E SOBRE DE 59% PARA 62%, APONTA CNI/Ibope


O governo de Dilma Rousseff teve a aprovação de 62% dos brasileiros, índice três pontos percentuais maior que o registrado na última pesquisa, divulgada em junho deste ano. O levantamento foi apresentado nesta quarta-feira (26 ) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope, em Brasília.O resultado foi divulgado esta manhã e estampa as manchetes dos noticiários dos portais, rádios e tevês.
Gasparense Acordado
26/09/2012 11:38
Ao Guilherme...

Você tem opção sim, além do Zuchi tem mais três, cada um com suas caracteristicas. Se você quer o Aurelio, vota no Adilson, eles estão juntos nessa, o Adilson é brigão, mas tem palavra.

Agora, falando das suas comparações sobre os canditatos atual prefeito e atual vereador. Se for contratar alguem para trabalhar para você, administrando o seu dinheiro, você vai escolher alguem que está começando agora, ainda com pouco currículo mas com o passado limpo, e com um nome a fazer, ou alguem com um curriculo extenso, mas duvidoso, que faz parte de uma organização suspeita de corrupção?

Ainda se nenhuma dessas outras opções lhe agradarem, temos mais uma candidata, não posso falar dela pois não conheço, mas é mais uma alternativa para quem está em duvida. Agora, o mais importante, vote limpo.
Enquanto isso no Facebook
26/09/2012 10:58
Atentar-se a última linha.

Gilmar Jose Ternus: Descisão de 1º grau é dificil de ser comentada pois se refere a decisão da parte documental inpetrada por uma parte a qual óbviamente cabe defesa juntada a documentação do contraditório. A Eminete Juíza cabe o dever de prolatar sentença pois assim exigem os prazos. Históricamente todos tem sido absolvidos em outras instãncias e transformada em açao pecuniaria devendo o infrator sim cumprir alguma pena alternativa, como prestação de serviços á comunidade ou outros. Nessa condição temos ex prefeitos em tds as siglas partidárias e que as vezes tem condenação por um subordinado ter feito algo controverso . Sendo assim, e em a sentença de segundo ou terceiro grau absolver, fica o denunciante em não sendo o 1º interessado, sujeito as penas da lei por ter feito manifestação imprópria e ser alcançado a prestar parte se seu ato. E vc é e nos somos sabedores que a fonte não tem crédito nenhum perante a comunidade Gasparense..
há ± 1 hora · Curtir
Mesa de Bar
26/09/2012 10:38
Interessante sera que contra Doraci vai ser organizado um processo administrativo? E contra o advogado que usou a máquina pública também vai existir, se fosse outro funcionário que usasse para seu candidato ja tinham estaurado. Gaspar passou a ser a vergonha municipal, parece que eles teimam em fazer errado, mas isso são pequenas coisas, imaginem ass grandes como as obras que ainda não foram pagas como é o caso do morro do SAMAE, ou a ponte que ainda não veio o dinheiro. No facebook, esta uma guerra, nas ruas tb, tem gente ja tentando identificar quem são os pesquisadores para correrem atras para serem entrevistados, e comendo pelas beradas sem alarde vai o PPS ganhando ação em cima de ação. E eu aqui no meu boteco olhando tudo de camarote. garçom mais uma na mesa 5
Guilherme
26/09/2012 10:37
Gaspar teve um ótimo prefeito durante esses últimos quatro anos.

Estávamos acostumados a ver a cidade parada sem barulho e com o transito bem lento como sempre esteve.

Com os olhos de fora vejo que faltou um dos trabalhamos mais importantes no nosso município:

faltou o trabalho/papel dos vereadores!

Eles não fizeram o seu papel, todo esse tempo sem fazer praticamente nada?

Temos dois atuais vereadores que estão tentando a administração do nosso município.

Falam em renovação, mas nesse período não fizeram o seu trabalho de vereadores.

Se tiver irregularidades na atual administração a culpa é também desses dois cidadãos que não realizaram os trabalhos e que foram bem remunerados para não fazer nada.

O Aurélio que não é um vereador que vêm fiscalizando por fora.

DESCULPE-ME, SE TEM UMA PESSOA QUE PODERIA COMPETIR COM O CELSO ZUCHI ESSA PESSOA É O AURÉLIO MARCOS DE SOUZA.

OS CANDIDATOS QUE ESTÃO A DISPOSIÇÃO NO DIA 07 DE OUTUBRO NÃO ESTÃO COM AS DEVIDAS CAPACIDADES PARA ADMINISTRAR O NOSSO MUNICÍPIO.

COMO VAMOS ELEGER DUAS PESSOAS QUE NÃO FIZERAM O MÍNIMO DE SUAS FUNÇÕES?

NÃO FISCALIZARAM E SOMENTE UTILIZARAM A CANETA.

ELES NÃO PODEM RECLAMAR DO SEU PRINCIPAL ADVERSÁRIO JÁ QUE ELES FIZERAM PARTE DESSA ADMINISTRAÇÃO.

VAMOS TENTAR CONVERCER O AURÉLIO MARCOS DE SOUZA PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO SER CANDIDATO A PREFEITO DA NOSSA CIDADE, NELE EU VOTO E TORÇO PARA VENCER.

ESSE ANO EU SOU CELSO ZUCHI, PORQUE NÃO TENHO OUTRA OPÇÃO!
Herculano
26/09/2012 09:58
PT TENTOU IMPEDIR LIMINARMENTE A REPRODUÇÃO DA FALA DE DESEMBARGADOR NO PROGRAMA DE RÁDIO DO PMDB, MAS NÃO OBTEVE ÊXITO AQUI NA COMARCA DE GASPAR

O que o candidato Pedro Celso Zuchi alegou? Que havia trucagem na inserção no horário eleitoral gratuito na rádio de trecho do voto proferido pelo Desembargador Eládio Torret Rocha no recente julgamento do Recurso Eleitoral n. 267-79.2012.6.24.0064.

O PMDB alegou? Que apenas veiculou em seus programas fatos públicos e notórios. O Promotor Eleitoral apresentou parecer ponderando que "a reprodução das falas do Desembargador Eládio não foram ofensivas ou tiveram o caráter de degradar ou ridicularizar o candidato Pedro Celso Zuchi, mas de criticá-lo dentro dos limites tolerados em nosso regime democrático, como forma de manifestação do pensamento".

A juíza eleitoral da Comarca, Ana Paula Amaro da Silveira, fundamentou a sua decisão no mesmo sentido da promotoria e negou a retirada do ar, a fala do Desembargador no programa do PMDB. O que está sendo veiculado?

"Ouça agora o que diz o Juiz Relator do TRE, Eládio Rocha, sobre Celso Zuchi - 'Eu penso que nós estamos diante de uma situação, de um administrador público, que deveria ser banido, banido da administração pública, porque quem submete o Município a um escândalo desse não pode absolutamente vir de novo a se candidatar' - Coligação Um Novo Caminho para o Futuro - PMDB, PV, PSDB, PSC e PTB"

O desembargador Eládio Torret Rocha disse isto ao mencionar o caso do caminhão pipa, que tecnicamente não poderia ser usado - como queria PPS e DEM - para indeferir a candidatura de Zuchi e assim confirmá-la, por unanimidade, candidato, no Tribunal Regional em Santa Catarina como candidato. Este assunto - do deferimento da candidatura - agora está em Brasília.
Souza Jr.
26/09/2012 08:16
INVEJA DA OPOSIÇÃO... O PT SERÁ O GRANDE VITORIOSO!

Essa era a frase ouvida ontem por todos os cantos que o professor Doraci Vanz dizia quando alguém lhe questionava sobre a condenação do Prefeito e da Vice Prefeita, para pagar R$ 53.000,00 cada um, por causa da denúncia do Aurélio Marcos.

Prá ele (Doraci) não tem prá ninguém, o PT sabe fazer política e tem muita militância, chova ou faça sol, Celso Zuchi já ganhou ....

Vamos esperar prá ver, sei não!
Herculano
26/09/2012 07:48
A edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - no que tange a Gaspar, é toda ela dedicada ao Samae. Traz a já amplamente divulgada saída do ex-presidente da autarquia, Lovídio Carlos Bertoldi, a saída da advogada Mara Lucy Fabrin Áscoli da procuradoria do Samae e a sua nomeação para a presidência do órgão no lugar de Lovídio.

E para completar a ocupação do DOM, o Samae ainda publicou o edital 43/2012 para Aquisição de equipamentos de informática para informatização adequada, constante e gradual da Autarquia.Foi o último ato legal de Lovídio. O pregão presencial vai ocorrer no dia dez de outubro.
luciano da cunha
26/09/2012 07:37
JÁ CHEGOU A CRISE

pra um cargo comissionado com presidencia pedir a conta e ir pra rua pedir voto, é porque ta feia a coisa na atual administração,

será que os que se achavam eleito já não acham e acordaram e estão indo a luta.
joão
25/09/2012 21:57
Uma cena que deveria ser registrada. Comissionado de férias pedindo voto no centro, começa chover, adivinhem pra onde ele se abrigou e continuou a pedir voto durante a chuva junto com seu boneco? No antigo coreto municipal. Depois dizem que é intriga da oposição.
joão
25/09/2012 21:51
Olha só. Deu a doida na barrosa. O prefeito resolveu dar férias pros comissionados. Adivinhem quem está trabalhando de verdade na prefeitura? Os funcionários efetivos que foram esquecidos neste governo. E ainda dizem que os funcionários efetivos são um bando de vadios.
Indignada
25/09/2012 21:19
Parabens Antonia Schniber,faço de suas palavras as minhas palavras,esse Luciano da Cunha é muito chato, e parece que não faz nada na vida.Se não gostas de Gaspar vai embora cara,é um favor que tu fazes .Pelo amor de Deus,vai ser chato assim lá na casa do capeta.AFFFF..........
JUJU do Gasparinho
25/09/2012 20:24
Prezado Herculano.

Não sei porque, mas para mim MST lembra GREVE.
GREVE, me lembra SINDICATO.
SINDICATO, me lembra LULLA.
LULLA, me lembra PT.
PT, me lembra MENSALÃO.
Nossa, quanta coisa horrível!
Ah! Herculano, li em algum lugar e achei ótimo.
" O diabo não tem um par de chifres, o diabo tem nove dedos."


luciano da cunha
25/09/2012 18:55
DIREITO DE RESPOSTA A ANTONIA

não sou alienado trabalho sim apenas estou encostado por acidente de trabalho e quem me conhece sabe que não sou fanático pois não saiu enfiando a biblia nos outros,

como vc mesmo disse, vê se concorda comigo se tiro foto e reclamo muito é por que tem muita coisa errada em gaspar,e não sou acomodado como boa parte, luto pra melhorar a cidade,

e pra encerrar se vc se em comodou é porque provavelmente já reclamou de alguma igreja e já em comodou os outros na madrugada,
um abraço.
Herculano
25/09/2012 17:59
Pois é. Como são as coisas. O Sintraspug desde que surgiu o problema está em silêncio. Hoje mesmo, apesar da pergunta na coluna, finfiu que não leu. Mas, instado a se manifestar, o juizo eleitoral disse que o caso está fora dos padrões legais.E agora? Acorda, Gaspar!
Antonia schniber
25/09/2012 17:53
sempre leio todos o posts de sua coluna e queria fazer uma pergunta... esse Luciano Cunha é mto alienado passa o dia inteiro batendo fotos de coisa q ele não acha legal na cidade, vive criticando tudo, nada está bom... Em primiro lugar: vc não deve fazer nada da vida pra ter tempo de ficar apurrinhando todo mundo por aí! e segundo, fanático pra reclamação vc ja mostrou se... agora um alíenado por religião não dá né??? Vai trabalhar Sr luciano Cunha! affff...
desculpe o desabafo... mas esse cara é CHATO AO EXTREMO!!!!
Herculano
25/09/2012 17:08
CAMPANHA POLÍTICA.PROPAGANDA ENGANOSA

Vão inaugurar de novo o IF-SC (o Instituto Federal) ali no Bela Vista. Na campanha de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, inaugurou-o via internet, com outras dezenas no país.

Agora com ele funcionando há quase três anos, vão "inaugurá-lo" na sexta-feira a noite. Pode? Aqui pode. Parece coisa dos grotões, lá da década de 1950. Pensam que todos nós somos uns tolos, esquecidos... Acorda, Gaspar!
Anonimo
25/09/2012 16:55
Herculano, isso é o cumulo, acabei de sair de salão beleza e cruzei com uma funcionária da Biblioteca, até então não é problema ir ao salão, o problema é ir ao salão no horário de trabalho.
Herculano
25/09/2012 16:20
AO INVÉS DE PROTEGER, OS ASSESSORES MAIS CHEGADOS DO PREFEITO O DEIXAM EXPOSTOS NA SUA ELEGIBILIDADE

Primeiro foi Rodrigo Fontes Schramm (Revista da Ampe, ExpoGaspar...). Agora, foi o seu braço direito, Doraci Vanz. Benza Deus.com assessores afoitos assim, não se precisa de adversários políticos.

Olha só o que diz a juíza eleitoral Ana Paula Amaro da Silveira na sentença de ontem (leia a reportagem abaixo)e publicada hoje.

Nessa esteira, entendo que o acréscimo legal promovido pela festejada Lei da Ficha Limpa objetiva eliminar da concorrência eleitoral os candidatos, agentes públicos ou não, que se utilizem de abuso de autoridade, de poder político ou econômico para alcançar ilegitimamente seus fins pessoais, em desrespeito aos preceitos maiores da coletividade, aos seus princípios, positivados ou não.
Neste contexto, se observa que o servidor público Doraci Vanz se apresentou como chefe da Coligação "Pra Gaspar Seguir em Frente" perante a Justiça Eleitoral na data de 05/07/2012, quando ainda estava em exercício, pois sua licença-prêmio foi concedida no período de 09/07/2012 à 07/09/2012. Ato seguinte, o servidor foi agraciado com férias de 30 (trinta) dias, segundo depoimento da Diretora de RH do Município de Gaspar.
Herculano
25/09/2012 16:04
O CANDIDATO PEDRO CELSO ZUCHI, PT É CONDENADO NA COMARCA A PAGAR R$53 MIL COMO MULTA POR INFRAÇÃO ELEITORAL. A ASSESSORIA ESTUDA RECORRER DA MULTA. JÁ O PPS E DEM VÃO RECORRER AO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL POIS ACHAM ELA INSUFICIENTE DIANTE DA GRAVIDADE DO QUE SE DENUNCIOU, ANALISOU E JULGOU.

Em tese, o ex-chefe de Gabinete, Doraci Vanz terá que deixar a coordnação da campanha e voltar para a sala de aula. Dai a licença de Lovídio Carlos Bertoldi da presidência do Samae como noticia hoje o jornal Cruzeiro do Vale, para se juntar a campanha do PT na reta final, algo semelhante que fez em 2008. Ele se torna, pelo menos oficialmente o novo coordenador.

O que a coligação "Mais por Gaspar" pediu conforme relata a sentença da juiza eleitoral da comarca, Ana Paula Amaro da Silveira.

INVESTIGAÇÃO JUDICIAL por abuso de poder político/administrativo e de autoridade, com fundamento no art. 22 da Lei n. 64/90 c/c art. 73 e 74 da Lei n. 9.504/97, em desfavor dos candidatos à reeleição em Gaspar: Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, da coligação majoritária "Pra Gaspar Seguir em Frente" , pelos fatos e fundamentos que, em síntese, passo a discorrer.

Argumentou que os requeridos, quando da apresentação das razões finais em um outro procedimento eleitoral, juntaram ao feito uma procuração em papel timbrado de uso restrito do Poder Executivo do Município de Gaspar. Asseverou, ainda, que o mandatário no referido instrumento, Sr. Leandro Menegazzo, é servidor ocupante de cargo em comissão de Assessor Administrativo da Procuradoria Geral do Município de Gaspar, tendo sido nomeado pelo Decreto n. 5021, de 1 de junho de 2012. Reclamou que a procuração outorgada também foi firmada pelo Sr. Doraci Vanz, servidor efetivo do Município de Gaspar, na qualidade de Coordenador da Coligação "Pra Gaspar seguir em frente"

Após longo arrazoado que mostrou as incoerências e infrações, observados em documentos, depoimentos e testemunhos, a juíza concluiu.

De todo o exposto, concluo que o candidato se utilizou da máquina pública em seu benefício para que o servidor pudesse trabalhar em sua campanha politica recebendo do erário.

Todos estes fatos denotam condutas reprováveis do agente público.
A proposta da lei é justamente coibir condutas que lamentavelmente tem se tornado comuns no meio político e que afrontam o senso de correção que deve gerir os atos públicos.

Não obstante a reprovação dos atos narrados, cuja sanção legal prevê a aplicação de multa fixada em sintonia com a proporcionalidade da infração cometida, há também a previsão de cassação do registro de candidatura do beneficiado, verificada a relevância dos atos.

Por certo que a aplicação da penalidade de cassação do registro é a medida mais gravosa que se possa impingir ao candidato, de tal forma que a lei disciplina em valor de multa de R$ 5.320,50 a R$ 106.410,00, já estipulando um critério subjetivo de valoração até a condenação maior. Tem-se assim que todos os atos previstos no art. 73 da Lei de Eleições e no art. 22 da Lei Complementar n. 64/90 são reprováveis, mas nem todas levam a condenação mais gravosa.

Nestes autos foram constatadas três irregularidades, sendo que as duas primeiras, para levar a cassação do registro do candidato, precisariam da prova de que a conduta poderia levar a alteração do resultado das eleições, fato que não se mostra crível. Tanto no segundo ato, quanto no terceiro, há demonstração do abuso de autoridade, com o uso da máquina pública em benefício do candidato-prefeito. Contudo, entendo que a gravidade não chega ao ponto de levar a cassação, sendo a fixação de multa em valor razoável e a suspensão imediata dos atos suficientes para repreensão das condutas do agente.

Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE a representação ofertada pela Coligação "Mais por Gaspar" em desfavor dos candidatos representados Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa e, em consequência, determino que os representados se ASBTENHAM da prática das condutas vedadas impugnadas nestes autos, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais) e, ainda, os condeno individualmente a pena de MULTA (art. 11, § 8º, II, da Lei 9.504/97), no valor de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil duzentos e cinco reais), em observância ao princípio da proporcionalidade.

Determino, ainda, a remessa de cópia destes autos à Procuradoria do Estado de Santa Catarina, à Promotoria afeta a Moralidade Administrativa e, ainda, à OAB/SC.
Sem custas (art. 373 do CE).
Publique-se, registre-se e intime-se.
Transitada em julgado, arquive-se.
Gaspar (SC), 24 de setembro de 2012.
Ana Paula Amaro da Silveira
Juíza Eleitoral
luciano da cunha
25/09/2012 15:23
AO HERCULANO

peço uma chance de defesa ao seu post,pois,

temos sim que lançar e apoiar candidatos da igreja pra defender nossos interesses,
compare um cidadão monta um baile ou uma danceteria muitas pessoas bebem demais e depois saem causando transtornos por ai e ninguém reclama, um exemplo bater o carro, mas,

quando um cidadão abre uma igreja meia duzia de pessoas reclamam do barulho de 2 horas de culto, enquanto as festas noturnas duram 5 horas cade a justiça, um abraço.
Herculano
25/09/2012 15:09
O CANDIDATO PEDRO CELSO ZUCHI, PT, FOI MULTADO EM R$ 53 mil.

A juiza eleitoral da Comarca de Gaspar, Ana Paula Amaro da Silveira, acaba de sentenciar o candidato Pedro Celso Zuchi para pagar uma multa de R$53 mil. Ela refere-se ao uso de documento da prefeitura para defesa dele, particularmente, em contestação Ação no mesmo juízo.
Marlon Benassi
25/09/2012 14:34
Boa tarde Herculano,

Sobre a matéria do frentão que você postou, é realmente um descaso com o povo de Gaspar. Os candidatos e candidatas estão na disputa, e o final desse processo é no dia 07/10, onde vencerá o candidato que a maioria da população escolher. Até lá, é necessário muito trabalho. Porém, há partidos políticos, que em um passado não muito distante, já usaram do poder, e que agora, querem de qualquer jeito e forma voltar, não medem atos e consequências. O pior de tudo é que se denominam de "o novo". Só mudaram a maquiagem, o interior é o mesmo, e é ai que mora o perigo. Acredito nas pessoas. Nas conversas que estamos fazendo, sinto que a maioria das pessoas de bem já perceberam o joguinho sujo que estão fazendo. O Povo tem o direito de escolher, vivemos em um estado de democracia. Abraços
Herculano
25/09/2012 13:35
A CLASSE MÉDIA BRASILEIRA, SEGUNDO OS ESTATÍSTICOS, ECONOMISTAS E CIENTISTAS POLÍTICOS DO GOVERNO

Coisa da propaganda enganosa, do deboche, do ridículo. E isto foi bem sintetizado, em linguagem por Carlos Brickmann, em "Sorria, aqui tudo é alegria".

Se o caro leitor não puder almoçar seu arroz com feijão, salada, bife e sobremesa, resolva o problema com uma folha de alface, duas ervilhas e um grão de milho. Pode não ser satisfatório, mas o caro leitor não deixou de almoçar. Se o caro leitor ganha muito pouco e está abaixo da linha da pobreza, resolva o problema com as estatísticas do Governo Federal: de acordo com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da presidente Dilma Rousseff, quem ganha mais de R$ 291 mensais integra a classe média. Assim foi possível fazer com que 35 milhões de brasileiros se alçassem à classe média nos dez anos de Governo petista.

É simples assim: uma pessoa não precisa ganhar mais de dez reais por dia para entrar na classe média. Um casal que ganhe, em conjunto, R$ 582 mensais será também de classe média.

Pronto: no Brasil, só é pobre quem quer.

Mas há limites para ser de classe média. Quem ganhar a partir de R$ 1.019,10 por mês será de classe alta. A história de achar que classe alta é coisa para Eike Batista está errada: neste país em que se plantando tudo dá (especialmente notícias), até professor, mesmo ganhando o que ganha, pertence à classe alta. O pessoal que tem recursos para comprar deputado mensaleiro, dar carona de jatinho a quem toma decisões sobre concorrências, fotografar a esposa usando sapatos de sola vermelha, esse nem chega a ter classificação. Político corrupto, dos que trocam apoios por Ministérios, está tão alto que a verdade se restabelece sozinha: este não tem classe, nem categoria.

A classe média (de verdade) paga a conta.
Herculano
25/09/2012 13:20
Como a sra vê a influência dos debates religiosos nas últimas eleições?

Acho péssimo. No Brasil, é muito clara a separação do Estado da Igreja, mas quando chega as eleições a separação desaparece. E aí começam discussões sobre assuntos que as igrejas atacam, como aborto, união homoafetiva, e os candidatos são compelidos a adotarem posições que nem sempre são a deles para conseguirem se eleger. Você vê, por exemplo, a situação do candidato que está em primeiro lugar em São Paulo, apoiado pelas igrejas evangélicas, mas não há um partido político. As igrejas não têm partido político e nem podem ter. Só que na prática os candidatos são financiados por elas, as igrejas fazem campanha com verba própria por determinado candidato ou por determinada tese e atacam outros candidatos. As igrejas estão se envolvendo num debate político e que não é delas. Para resolver, é só com a maturidade do país. Essas manifestações e pressões não podem ser consideradas na hora de escolher um prefeito ou um vereador. Quando a religião toma conta do debate eleitoral, as propostas acabam indo para um plano secundário, o que é péssimo.

E de quem é esta afirmação publicada hoje no jornal O Estado de S.Paulo? Da vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau,
DENER
25/09/2012 12:56
É uma vergonha do presidente da camara indicar a pavimentação da rua Santa Catarina no bairro Sta.Terezinha, como vai ficar a tubulação da rua?continuar alagando! Será qual o nome do amigo dele que mora ali?

E mais um fato a rua Luiz Alves de 14 casas esta com uma camada de 3 cm de pó de asfalto, como vai ficar as bocas de lobo?
é uma vergonha asfaltar essa rua!

Acorda Gaspar!
Herculano
25/09/2012 12:05
TRANSPORTE COLETIVO

Olha só o que está na pauta da sessão de hoje a noite da Câmara de Vereadores. O requerimento 88/2012 do suplente de vereador Celso de Oliveira, PMDB.

O que ele quer? Saber do prefeito "informações sobre atitudes tomadas, ou não, por esse Executivo, referente ao item 6.2 da Ata nº 58/2012, sessão de 27/08/2012, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, no Processo nº RPA 07/00528083, em que o TCE-SC Determina à Prefeitura Municipal de Gaspar que exija da Concessionária o cumprimento do disposto nos itens 4.2.7 e 4.2.8 do edital de licitação referente à Concorrência nº 47/2002 e respectivo contrato".

Este assunto já foi abordado aqui. O edital fazia exigências ao vencedor, que foi a Viação do Vale. E a vencedora não cumpriu uma parte das exigências. Por isso, na Justiça há uma sentença mandando anular a tal concorrência. A prefeitura recorreu ao Tribunal de Justiça.

Agora, só agora foi feita uma consulta ao Tribunal de Contas. Ele também considerou irregular a implementação do serviço diante das exigências que continha o edital. Todavia, determinou o saneamento num claro prejuízo aos concorrentes ou possíveis concorrentes da época, que exatamente perderam ou não participaram por não concordar com os termos do edital ou por não poder competir na condição exigida
Herculano
25/09/2012 11:53
Hoje é dia de sessão da Câmara de Vereadores. Nela, mais uma vez um projeto de lei, uma emenda modificativa deste mesmo projeto e um decreto do executivo para ajustar o orçamento, que anula e suplementa saldos de dotações.
Herculano
25/09/2012 10:52
PSD, PPS e DEM COMBATEM BOATOS DE QUE TERIAM FEITO UM FRENTÃO INFORMAL COM O PMDB EM GASPAR PARA A RETA FINAL DE CAMPANHA

Depois que apareceu a segunda pesquisa do jornal Cruzeiro do Vale, alguns grupos políticos lançaram notícias nas reuniões política a caça de votos de que estava se formando, por negociação, um frentão para vencer o PT.

Primeiro, não houve esta negociação. Ninguém confirma. Segundo, tanto o PSD que tem como candidata Tereza da Trindade, bem como o PPS e DEM que tem Adilson Luiz Schmitt, negam e estão, segundo eles, indignados com esses boatos e com os agentes desta falsa notícia.

Estes candidatos, Tereza e Adilson, na verdade, além de concorrerem ao cargo de prefeito, também fazem outro serviço: o de divulgarem seus partidos: novos, ou pequenos ou enfraquecidos. E a pesquisa mostra também, que os candidatos da dita oposição, separados, podem, agora, tirar mais votos do PT do que juntos e desorganizados para tal tarefa, exatamente pela identificação que criaram e possuem com determinados tipos de eleitores.
Manda Brasa
25/09/2012 10:31
Para refletir:

Fernando Henrique Cardoso: pai do real
Lula: pai do mensalão
sidnei luis reinert
25/09/2012 10:25
Roda no belchior um panfleto do candidato PTista chamado MAIS PERTO DO BELCHIOR,onde ele coloca obras entregues no Belchior como,limpeza de valos e ribeirões,as 5 PONTES QUE CAÍRAM no Belchior como obras entregues aqui nos bairros.
Mas,tenho em mãos uma matéria do JORNAL CRUZEIRO DO VALE sobre os 30 milhões que Gaspar recebeu após a trajédia de 2008,onde a SECRETARIA DE ESTADO DE DESEMVOLVIMENTO REGIONAL DE BLUMENAU PRESTA CONTAS DOS RECURSOS DA RECONSTRUÇÃO DE GASPAR e advinhem...lá se encontram as obras das 5 pontes (1.991.718,00)que constam nos panfletos, e também obra de desassoreamento de rios(Belchior,cascanéia arraial 2.973.144,00).
Pergunta que não quer calar no BELCHIOR:Por que colocar as obras das pontes no panfleto ptista?
Perguntar não ofende:POR QUE A PONTE DA MINHA RUA QUE FOI CONSTRUÍDA PELA PREFEITURA NÃO SE ENCONTRA NO PANFLETO?Não tiveram coragem de tirar a foto porque ela está caindo,a assim ficaram com vergonha?Muitos belchiorenses já sacaram!
ACORDA GASPAR
vlad
25/09/2012 08:33
?O horário eleitoral gratuito é mesmo muito legal. Todo mundo é honesto, bonito, jovem, pensa nos outros, gosta de crianças, gosta de animais, cuida do meio ambiente. Parece que estou no Facebook.?
vlad
25/09/2012 08:27
?Todo político que diz ?meu povo? deveria ser preso por apropriação indébita.?
Herculano
25/09/2012 07:33
A percepção de um leitor

Pelo que depreendi até agora do julgamento, dá para entender o seguinte: "O episódio do mensalão constituiu uma expropriação imoral de recursos públicos e privados, que foram utilizados na compra de votos de deputados corruptos para a aprovação de projetos de grande interesse do país". Ao menos, como diriam os italianos, "se non è vero, è molto bene trovato". Álvaro R. Santos (São Paulo, SP) no Painel do Leitor do jornal Folha de S.Paulo.
Herculano
25/09/2012 07:30
De Nelson Sá, para a Folha de S. Paulo. "É a classe média, estúpido!" Como nos EUA, PT tenta agora aprender a ser o partido da classe média, não da classe trabalhadora.
Herculano
25/09/2012 07:26
Manchete de jornal.

Oposição ameaça barrar nome de ministro. Senadores vão atrasar aprovação de Teori ao STF se ele disser que entrará no julgamento do mensalão. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça está marcada para hoje; se aprovado, nome vai ao plenário
Herculano
25/09/2012 07:23
A saída, temporária como ele próprio sublinha, de Lovídio Carlos Bertoldi da presidência do Samae de Gaspar sinaliza dois fatos importantes. A primeira de que o PT retomou nos últimos dias a força total na busca de votos, superando inclusive as desavenças internas. A segunda é de que o PT gasparense fez isto porque se sentiu pressionado pelo humor do eleitorado revelado nas pesquisas que ele próprio possui para o trabalho. E por isso, decidiu não correr mais risco nenhum. O fantasma da arrogância de 2004 é a senha para esta mudança.

E por falar em Lovídio, ele nunca deixou de fazer campanha eleitoral nestes quatro anos á frente do Samae. Agora, Lovídio apenas está se liberando formalmente de alguma coisa que acumulando - campanha e presidência - poderá trazer algum incômodo formal na Justiça, pois os adversários estão de olho nesta dupla jornada. Também neste quesito o PT de Gaspar parece que começou a ficar mais cuidadoso, depois de tantos erros e afrontas que podem deixá-lo exposto mesmo depois do resultado de sete de outubro.
Herculano
25/09/2012 07:13
Uma conta que poucos fazem, a não ser nas células de campanha. Se a margem de erro é de 5%, como a do Ipac publicada pelo jornal Cruzeiro do Vale sobre a corrida de Gaspar, em vários quadros possíveis de análise, um deles diz que a diferença entre os ponteiros pode estar em três por cento. Num outro cenário extremo, mais de 20 por cento. Mas, é este dos três por cento o que mais preocupa. Acorda, Gaspar!
Herculano
25/09/2012 07:06
Os recursos especiais feitos pelo Ministério Público Eleitoral de Santa Catarina e o PPS e DEM contra o deferimento da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, já tem relator sorteado no Tribunal Superior Eleitoral. É Arnaldo Versiani Leite Soares. O caso já está para a vista e parecer do Ministério Público Eleitoral, em Brasília.
Herculano
25/09/2012 07:02
Estas pesquisas publicadas pelos partidos sobre a corrida a prefeitura de Ilhota há coisas que não batem. Não é possível serem tão díspares entre elas e em tão poucos dias de diferença.

Outra. Quem afirma que o Jornal Cruzeiro do Vale não quer publicar pesquisa erra ou mente. Trata-se de comercial. Quem proibe qualquer coisa na área da propaganda eleitoral é a Justiça e não o balcão do jornal.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.