14/09/2012
PROPAGANDA E MENTIRAS I
O prédio da Escola Angélica Costa aqui em Gaspar foi destruído em 2008 na catástrofe ambiental que se abateu tragicamente na nossa região. Até hoje ele não foi reconstruído. É só escombros. Confira na foto feita esta semana pelo Gilberto Schmitt que testemunhou outras coisas. Os alunos da Angélica Costa se aglomeram no improviso na Escola Norma Mônica Sabel (detalhe). Mas para o site?Escola Pública?, hospedado no Uol, a Angélica Costa é uma ?Escola Renascida?, como diz o título e um exemplo nacional de sustentabilidade, na reportagem assinada por Filipe Jahn. ?Depois de deslizamento, escola de Gaspar (SC) ressurge em novo local?, afirma ele. Propaganda, mentira, uma orgia ética-ideológica e que até agora não foi combatida, desmascarada ou esclarecida. Vergonha. Acorda, Gaspar! Confira em http://revistaescolapublica.uol.com.br/textos/22/escola-renascida-246447-1.asp
PROPAGANDA E MENTIRAS II
Vamos ao que escreveu como se verdadeiro fosse, o çábio ficcionista Filipe. ?Em Gaspar, Santa Catarina, a escola Angélica Costa sofreu com as chuvas que atingiram a região do Vale do Itajaí em 2008. Sua antiga estrutura ocupava um terreno acidentado próximo a uma encosta. Depois da obra e das intervenções necessárias para adequá-lo, ficou ainda mais sujeito a deslizamentos em caso de chuva. Com o índice pluviométrico atingindo níveis críticos, a unidade foi completamente destruída por um grande deslizamento de terra?. Verdadeiro. Nada a contestar.
PROPAGANDA E MENTIRAS III
?A prefeitura local buscou, então, parceiros para reconstruir a escola. Com o auxílio da Fundação Bunge, elaborou um novo projeto?, meia verdade. A Fundação Bunge é quem tomou a iniciativa e fez um mote institucional propagandístico disto. ?A primeira mudança foi criar uma unidade completamente diferente, em um novo local, com topografia plana?, meia verdade. Ela foi projetada para onde estão as casinhas de plástico num projeto modelo de comunidade sustentável, que virou um princípio de aglomerado urbano e caos social. ?Renan Lindner, engenheiro que trabalhou na reconstrução da escola, explica que a principal mudança para deixar a nova construção mais segura foi passar a utilizar estruturas e materiais mais leves. Para tanto, foi utilizada uma técnica que conjuga estruturas em aço e fechamentos com painéis de madeira?. Delírio. Mentira. Este Renan é um humorista, para não dizer que é cínico ou um maluco. Ele nunca trabalhou na reconstrução da escola, porque ela nunca foi reconstruída. No máximo isto tudo ficou na imaginação e exposição ou na projeção do papel e para a propaganda à imprensa para a Prefeitura e a Bunge.
PROPAGANDA E MENTIRAS IV
?Outra grande diferença é que a escola também passou a ser um projeto de edificação sustentável. De acordo com o engenheiro, foram realizados diversos estudos de arquitetura, todos submetidos à análise de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), tanto para a construção quanto para a utilização dos edifícios. ?Isto permitiu uma leitura bastante precisa da solução mais adequada?, explica. Além disso, a parte de madeira dos conjugados é renovável?. Pode ser verdadeiro, mas na intenção dos engenheiros. Propaganda falsa daquilo que pensou, todavia nunca se realizou, ao menos aqui em Gaspar, onde está uma unidade fabril da Bunge Alimentos.
PROPAGANDA E MENTIRAS V
?Durante a fase de planejamento, a maior dificuldade para encontrar essas soluções foi a necessidade de manter um debate contínuo e multidisciplinar para que o projeto pudesse evoluir com consenso. Por se tratar de uma cultura nova, muitas pessoas não têm conhecimentos sobre o assunto e era preciso explicar e debater sobre o melhor caminho a ser tomado. O esforço, no entanto, acabou valendo a pena. Quando foi reinaugurada em 2010, a escola passou a ter fossa séptica, telhado verde, aproveitamento de energia solar e reaproveitamento da água da chuva. Além disso, muitos dos materiais utilizados na construção podem ser reintegrados na natureza?. Mentira, mentira, mentira. Inaugurado quando? 2010? Onde? Vergonha. Fossa séptica? Telhado Verde? Energia solar? Reaproveitamento de água da chuva? E chamam isto de jornalismo?
PROPAGANDA E MENTIRAS VI
?Foi utilizado também um desenho arquitetônico que busca a minimização do consumo de energia, a maximização do uso da ventilação e iluminação natural, o conforto térmico a partir de soluções naturais e a integração do tratamento dos efluentes sanitários ao paisagismo. Com tudo isso, apesar de o orçamento não estar finalizado, a expectativa ainda é de que o custo da nova Angélica Costa seja semelhante ao de uma escola construída no modelo tradicional?. Como assim? Foi inaugurada, e um engenheiro bem como a Fundação Bunge que patrocinou o projeto para a comunidade não sabe qual foi afinal o custo desta obra? Não sabem porque não a fizeram, não participaram. Não sabem porque a Prefeitura de Gaspar mandou uma banana para este projeto.
PROPAGANDA E MENTIRAS VII
Sustentabilidade? Só em seminários políticos caça votos por aqui. Quanto pior, melhor para obter votos dos ignorantes, dos desinformados, dos manipulados por notícias como estas. Onde seria construída a escola, estão casinhas de plásticos, doadas pela Arábia Saudita, num terreno que precisou ser aterrado. Ele tinha problemas de instabilidade, possui apenas imissão de posse que se disputa na Justiça. As casinhas estão ocupadas provisoriamente, sem arruamentos, sem calçadas, sem coleta de águas das chuvas e de esgotos, sem infraestrutura, a beira da rodovia da morte e de um explosivo ramal de gás. E as pessoas que lá moram sendo usadas neste ano de eleições por quem busca votos de cabresto. Melhor título seria ?Escola enterrada em fantasias intelectuais e políticos?. Acorda, Gaspar !
SOBRE O TRAPICHE
Sujos. Um ?dirigente político? da nossa cidade me ?repreendeu? na semana passada. ?Você está fazendo propaganda política?, sugeriu. ?Como assim??, retruquei. ?Você está pedindo para votar limpo?, esclareceu-me. Fiquei em silêncio. Não posso gastar neurônios, tempo e saliva com alguém deste tipo. Esta campanha e ideia do voto limpo não são minhas. É do Superior Tribunal Eleitoral. Acho-as corretas e estou copiando-as. E este tipo de questionamento é recorrente por aqui. Numa sessão da Câmara, os nossos vereadores tentaram a mesma balela, hipocrisia e mordaça contra os agentes da Justiça Eleitoral no trabalho de motivação que faziam nas nossas escolas. Está tudo dominado. Acorda, Gaspar!
Duplicação da BR-470. Por que se anunciou na segunda-feira um edital que só vai ser lançado dia 21 para uma obra que vai começar, se começar, no ano que vem? Palanque de espertos para a campanha eleitoral do Vale do Itajaí. Deviam anunciar que esta obra não, repito, não foi incluída nas prioridades do Desenvolvimento da Região Sul. Isto, todos escondem.
Voto não tem preço. Voto tem consequência. Valorize seu voto. Vote pela sua cidade. Vote limpo.
Edição 1423
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).