Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

04/09/2012

AGENDA I
A semana começa como terminou. No Supremo Tribunal Federal continua o julgamento da Ação Penal 470, mais conhecida pela alcunha de ?mensalão?, a qual o PT um dia, ousou pensar ir à Justiça para impedir a imprensa de assim referir ao caso. Está se provando que o caso existiu; que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, dissimulou, mentiu e escapou. Melhor. Os políticos corruptos os quais torciam para fazer da nossa mais alta Corte de Justiça uma extensão das suas diabruras e um quintal para suas manobras, estão se decepcionando. Parece que o estafeta do partido, o ministro José Antônio Dias Tóffoli, é quem está exposto e ridicularizado pelo seu fanatismo, parcialidade e mínima capacidade ética para julgar tal contenda.

AGENDA II
Aqui em Santa Catarina a expectativa fica com o julgamento do pedido de impugnação da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, no Tribunal Regional Eleitoral e pedida pelo PPS e DEM. Ela se arrasta há mais de um mês no TRE. Mariluci já se livrou deste caso no parecer do Procurador Geral Eleitoral. Em outro lance aqui em Gaspar, mais um aparente caso de improbidade administrativa. A matéria exclusiva desta coluna rendeu. Mostrei uma procuração para a defesa pessoal do candidato Zuchi. Ela tinha timbre oficial do município e foi outorgada a um advogado, funcionário comissionado, sob a chancela de outro que é coordenador de campanha. O caso foi parar na Justiça e pode render. A sentença está no forno. Até o encerramento desta coluna nada havia sido despachado ou sentenciado.

AGENDA III
Uma pergunta que não quer calar: por que o Doraci Vanz, ex-Chefe de Gabinete e agora investido de coordenador da campanha do candidato Pedro Celso Zuchi, colocou o nome dele naquela procuração que foi parar na Justiça? Uma procuração transfere poderes a terceiros. Doraci Vanz nem concedeu e nem os recebeu. Então ele inaugurou um documento chamado procuração com testemunha, só para dizer que ele é um coordenador de campanha. Pior, testemunhou contra ele próprio. Outra. Se ele não é mais servidor comissionado, Doraci Vanz não deveria estar professor e na sala de aula da Zenaide Schmitt Costa? Ou vai se arrumar num novo truque?

AGENDA IV
Outra pergunta. O prefeito Pedro Celso Zuchi vai ou não abrir um daqueles intermináveis processos administrativos para apurar as responsabilidades de seus funcionários comissionados neste caso da procuração em que ele próprio outorgou poderes para um comissionado? Se não mandar instaurar o tal inquérito, o prefeito praticará outro ato criminoso, chamado de Prevaricação no Código Penal e que significa omissão, deixar de fazer cumprir a legislação. Se isto acontecer, complica-se ainda mais o candidato Pedro Celso Zuchi. Um dilema e tanto. É o que dá brincar com a sorte e mandar bananas frequentemente para a lei. Um dia essa gente ainda vai encontrar uma casca delas no caminho. E ai... Acorda, Gaspar!

AGENDA V
Esta gente não tem jeito. Acha que está acima da lei. A lista é longa e antiga. Mas de tanto comer melado, está se lambuzando e deixando marcas, pistas e certezas. A última ministra a entrar para o Supremo Tribunal Federal, Rosa Maria Weber, foi precisa no julgamento das manobras especializadas dos mensaleiros para desmontar inquéritos, provas e teses. ?Nos delitos de poder, quanto maior o poder ostentado pelo criminoso, maior a facilidade de esconder o ilícito. Esquemas velados, distribuição de documentos, aliciamento de testemunhas. Disso decorre a maior elasticidade na admissão da prova de acusação?.

SOBRE O TRAPICHE

O ex-procurador geral do município de Gaspar, Aurélio Marcos de Souza, postou na semana passada um comentário da coluna na internet. Era uma queixa. Segundo ele, os servidores municipais estavam sendo constrangidos na opção política que podem e devem ter como cidadãos. Ele sugeria aos candidatos a vereadores nas suas propostas de campanha, um compromisso para criar uma legislação própria para se evitar esta situação criminosa e constrangedora.

Sobre isto é bom se registrar quatro fatos: 1) Isto não é novo por aqui; 2) Aurélio Marcos está advogando em causa própria, o seu PPS e então se deve o desconto; 3) Mesmo assim, é grave. Gravíssimo; 4) Como este tipo de pressão partidária não é novidade, a atual Câmara e o próprio Sintraspug já poderiam ter constituído legislação protetiva, como sugere Aurélio, para os nossos servidores na pluralidade a que têm direito. Nem a Câmara, nem o Sindicato tiveram esta iniciativa cidadã. Mas, todos os vereadores que se omitiram estão na busca de reeleição (ou são candidatos a prefeito e vice). Até o presidente do Sindicato se lançou a uma vaga. Conclusão: tudo ficará na mesma. Acorda, Gaspar!

Finais de semana ou domingos são de tortura para alguns candidatos. Candidato evangélico não se mistura nas comunidades católicas (festas comunitárias) para se apresentar, se comprometer e pedir apoio, apesar do discurso plural. Sempre possui uma desculpa para a ausência e é representado. É um sinal para ser avaliado. Afinal é candidato de um rebanho ou da sociedade com a sua diversidade e pluralidade que se estabelece numa democracia representativa? Acorda, Gaspar!

A quem a Bunge de Gaspar quer enganar? No Centro Administrativo Renato Manoel Peixoto, que já foi a sede da Ceval, Seara e da Bunge Alimentos, e que está vazio no Poço Grande, há uma placa enorme de vende-se. Quando houve a inauguração da fábrica de margarinas há poucos dias, esta placa de vende-se sumiu. Maquiagem para esconder de autoridades (governador Raimundo Colombo, PSD que aportou pesados incentivos), convidados e imprensa. Passada a festa, a placa voltou à frente do prédio. É inacreditável que uma empresa multinacional de mais 200 anos, que lida com alimentos e precisa passar confiança ao consumidor, recorra a este expediente condenável. Ela ainda tem a coragem de divulgar os seus princípios éticos e valores como razão da sua existência. Divulga, mas não os pratica. Então...

Muros da vergonha. O caso daquele murinho da família Schramm, mal feito e fora do projeto, sem drenagem e marcado para cair novamente, enrola-se na Prefeitura. Veja a última. A secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheitt, a contragosto, informou o nome do engenheiro Edmundo de Jesus Araújo Júnior, como o responsável o pela ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). No mesmo documento, a secretária tenta livrar a sua Secretaria e o engenheiro da responsabilidade pelos resultados daquele escárnio técnico. ?Esclarecemos que coube à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento a elaboração do projeto básico e a execução dos serviços foi de responsabilidade da Secretaria de Transportes e Obras?. Primeiro, o engenheiro precisa acompanhar a execução e exigir o que foi projetado. Se não acompanha, a responsabilidade continua dele. Segundo: como se vê, onde está o Soly Waltrick Antunes Filho tem problemas. Entretanto, há muito em Gaspar se sabe disso e nada muda. Então... Acorda, Gaspar!

O ex-petista e ex-procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita, voltou atrás. Não vai colocar fogo na fogueira, pelo menos por enquanto. Medo ou acerto? Acorda, Gaspar!

Voto não tem preço. Voto tem consequência. Valorize seu voto. Vote pela sua cidade. Vote limpo.

Edição 1420

Comentários

Paulo Flores
06/09/2012 19:39
Ao luciano da cunha,
Não estou comentando a OBRA DA CASA DO IDOSO e sim a praça que fica ao lado e que é usada pelas crianças do nosso bairro,e os brinquedos que la estão como voce mesmo disse foram comprados atraves de um x-salada organizado pela nossa associação,com o apoio do seu Beto,cicero amaro do Samae,e outros enfim gente honesta.
As 23hs todas as praças de Gaspar estão sujeitas a serem pontos de consumo de drogas.
Se voce quer jogar bola va até ao Gasparense,ou ao Tupy la as estruturas são otimas.
E lembre-se o "meu Prefeito" como vc mesmo diz é igual ao seu.
não confunda defender nossa comunidade com politicagem,porque eu não sou filiado e nem tenho simpatia partidária.

Mais uma vez eu repito aquela praça é muito importante para nossa comunidade onde as crianças que não são poucas utilizam e hoje podem ter um momento de lazer,e tudo isso com trabalho firme de gente séria e honesta da associação de moradores do nosso bairro.
Herculano
06/09/2012 19:24
A coluna da edição impressa desta sexta-feira, Dia da Independência, do jornal Cruzeiro do Vale, já está pronta e editada.

Vocês acham que eu vou falar sobre o julgamento de ontem ocorrido no Tribunal Regional Eleitoral e que deferiu a candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT? Vou apenas registrar. Nada mais autêntico e espantoso do que as palavras do juiz relator daquele caso naquele vídeo que está se tornando um hit nacional.

Amanhã, eu vou contar um outro caso, que virou rotina: a forma como os políticos no poder, fichas sujas, corruptos ou denunciados, usam o Judiciário para se esconder da lei e do julgamento. aliás, vou contar e nem escrever uma vírgula, vou emprestar a história escabrosa e o texto de outrem. Acorda, Gaspar!
Magda
06/09/2012 15:16
Sr Herculano, a respeito da matéria de 04/09/2012 MUROS DA VERGONHA. Lamentável a situação dessa família que educadamente vem solicitando que alguém que tenha autoridade e competência faça alguma coisa ali. Há muito tempo essa situação vem se arrastando. São pessoas de bem, queridas e acreditam que ainda seja feito algo. Apenas buscam seus direitos. Só digo que estão momentaneamente indefesas, mas outubro está chegando. Sim, FINALMENTE ESTAMOS ACORDANDO!
Herculano
06/09/2012 14:00
Manchete de hoje do "Uol pelo Brasil": Histórico de corrupção e afastamentos cria tensão eleitoral 'intolerável' em cidade alagoana.

O município de Rio Largo é um dos mais importantes da região metropolitana de Maceió e possui empreendimentos importantes, como o aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Mas a cidade também é um dos calos políticos de Alagoas por conta das sucessivas denúncias de corrupção e afastamentos de chefes do governo municipal
Herculano
06/09/2012 13:57
A RIC Record, de Blumenau, acaba de apresentar a entrevista do candidato a prefeito de Gaspar Pedro Celso Zuchi, PT.

Uma maravilha. O editor Alexandre Gonçalves levantou a bola, e Pedro chutou. E qual a razão para ser eleito desta vez? Porque há muitos projetos para novas vias para desafogar o nosso trânsito. Será? E tem gente que acredita.

Se até agora, a atual administração municipal não deu conta de acabar a tal reurbanização, de arrumar a velha ponte (obrigado pelo Ministério Público), de dar utilidade ao tal propalado milagreiro elevado; de sequer construir uma passarela na Círculo, de regularizar a Área Azul, para não me alongar como o fechamento da Rua Cecília Joanna Krauss Schneider ou a permissão para construção de galpões no acesso projetado da ponte do Bela Vista, terá ela projetos para criar novas vias? Hum!
Carlos
06/09/2012 13:23
Que vergonha que estou sentindo de ser Gasparense, depois que escutei a reportagem sobre a impugnação do Prefeito.
Será que alguem ainda vai votar nestes vereadores que estão querendo se reeleger. Este caso era de ter caçado o Prefeito.
Mas não teve nenhum vereador de pulso ou um advogado que toma-se as dores de nosso povo.
E tem gente que ainda diz que deveria ser ganho na urna e não atraves de processo. Mas se a justiça não consegue condena-los.
No dia 7 de outubro vamos mostrar a nossa força como eleitores.
Eu estava em duvida em quem votar, mas agora não a tenho mais.
Vamos meter o pé na !!!!!!!!!! e manda-los embora deste municipio.
Acorda meu povo.
Guilherme
06/09/2012 11:54
Acabei de assistir o julgamento e o que me chamou a atenção foi o valor venal do caminhão pipa:

Naquela época você conseguia comprar um caminhão pipa praticamente novo, por um valor aproximado de R$59 mil reais?

Eu acho que comprar 10 caminhão por R$500,000,00 é um crime!

A empresa que comprou os 10 caminhões comprou com a metade da nota!
Ou estou enganado?
Sinara
06/09/2012 10:35
é muito triste como cidadã gasparense ter que ler e ouvir mais uma vez que por questões técnicas a Justiça não se realizou, fico com a esperança de que no pleito deste anos nós gasparenses saibamos julgar melhor, porque não estamos atrelados a legislação e meros prazos, mas sim a nossa consciência e um futuro melhor para a nossa cidade.
luciano da cunha
06/09/2012 10:20
AO PAULO FLORES

AGORA NO ULTIMO MÊS QUE A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES FEZ UM X SALADA E COM ARRECADAÇÃO FOI COMPRADO O PARQUINHO E ANTES QUEM USAVA? TODO NOITE É SÓ´VC IR LA POR VOLTA DAS 23:00 SÓ TEM MACONHEIRO É PRA ISSO QUE SERVE A PRAÇA ,EU MESMO JÁ CHAMEI VARIAS VEZES A POLICIA MAS NÃO ADIANTA E OUTRA FAZ 5 MESES QUE NÃO JOGO BOLA PORQUE TIRARAM O CAMPO E HOJE QUINTA FEIRA NÃO TEM NINGUÉM TRABALHANDO NA QUELA OBRA SE VC NÃO JOGA FUTEBOL PODERIA PEDIR PRO TEU QUERIDO PREFEITO JOGAR UNS CAMINHÃO DE AREIA QUE A GALERA QUE JOGA FUTEBOL ESPALHA E EU TE GARANTO MAS O PREFEITO NÃO TA NEM AI PRA NÓS E AGORA EU ESTOU MENTINDO.
REVOLTADO !
06/09/2012 10:20
NESSE REPUBLIQUETA DE QUINTA CATEGORIA A JUSTIÇA É PRATICADA COM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS ! ESSES NOSSOS DITOS JUIZES , DESEMBARGADORES, MINISTROS DO TRIBUNAL PARECEM QUE JULGAM CONFORME SEU ASTRAL DIARIO, É POR ISSO QUE CONTINUAREMOS POR LONGO TEMPO SENDO UMA REPUBLICA DAS BANANAS ! OU MELHOR REPUBLIQUETA ! NUM ESTADO O MESMO CASO É CONDENADO NO OUTRO ABSOLVIDO ! E VIVA A REPUBLIQUETA QUE AMANHÃ COMEMORA SUA "INDEPENDENCIA"
Manda Brasa
06/09/2012 09:50
Na edição 1236 do dia 8/10/2010, Herculano escreveu assim:

Futuro
"Está na hora de Gaspar inventar o seu futuro. Ideias. Coragem. Transparência. Cidadãos e cidadãs com capacidade e determinação. Hoje a previsão é sombria. Acorda, Gaspar."

Herculano já previra que algo grande, escandaloso e sombrio como ele menciona, iria acontecer. Bota a mão na consciência e ACOOOOOOOOOORDA GASPAAAAAAAAAAAAAAAAAAR!!!
Lucas
06/09/2012 09:32
Esse assunto "cabeludo" nem precisaria chegar ao TRE se o povo soubesse votar. O voto é um direito nosso, e serve para escolhermos as pessoas mais qualificadas para administrar a NOSSA cidade. A cidade é nossa, não deles, nós somos os patrões deles. Numa empresa privada, um administrador como esse já teria sido demitido a tempo, e teria muita dificuldade em encontrar emprego novamente. Então porque o povo insiste em manter essas pessoas no poder?
O conceito de democracia está ultrapassado, nem sempre é a maioria que tem razão, principalmente quando essa maioria é composta de pessoas alienadas e desinformadas. Título de eleitor é um documento muito sério, deveria ser exigido um mínimo de instrução para obte-lo.
Manda Brasa
06/09/2012 09:18
Quando ouvi o juiz relator Eládio Torret Rocha mencionar palavras do tipo: cabeludo; escandaloso; monstruosidade; escabroso, me assustei, pensava que os fatos não chegavam a este ponto. A pergunta que fica é a seguinte: vamos conseguir fazer com que o povo gasparense veja esta declaração? E se tiver acesso, irão entender o quão grave tudo isto pode ser?

Lamento mas creio que apenas 10% da população (e olhe lá) entenderá o que realmente está acontecendo.
Aurelio MArcos de Souza
06/09/2012 08:01
É Rafael, sinceramente você não deve ter visto um desembargador de carreira do Tribunal de Justiça Barriga Verde em verdadeiro ato de desespero, em querer enquadrar um cidadão para tira-lo da vida pública. O endereço para assistir é julgamento na integra é.

http://www.youtube.com/watch?v=1FxKGNyanrk&feature=plcp

O incio apartir de 1:52:26 do video e o final é 2:10:20.

Tem-se sorte que este caso ocorreu no Estado de Santa Catarina, cujo o entendimento é um, mais se fosse em outro estado da federação, o resultado seria diferente.

Rafael primeiro veja o julgamento e depois tire suas conclusões, a respeito do que viras, é lamentável para Gaspar.Nem no julgamento do mensalão ouvi qualquer ministro tão desesperado, quanto ao Desembargador Eladio, que asseverou que mudaria seu voto se algum dos outros Juízes Eleitorais encontrassem um meio de enquadrar o cidadão na lei.

Só quero dizer ao Desembargador Eladio que o TSE vai tomar conhecimento de seu desespero quando do Recurso, e provavelmente saberá o que fazer.

Paulo Flores
06/09/2012 07:56
Ao luciano da cunha.

Inverdade.
Sou morador da rua frei canisio,e sei o quanto este povo lutou por aquela praça,os brinquedos que la estão foram comprados com dinheiro de um evento realizado pela nossa associação de moradores apartidária,e posso garantir que esta praça é muito bem utilizada pelas crianças do bairro,ponto final.
Rafael
06/09/2012 00:27
Ao Sr. Aurélio Marcos "Picuinha" de Souza:

Pois é, nobre amigo, parece que novamente "bateu na trave".
Como está esse nosso Brasil, não é mesmo?
Não se consegue mais nada no "tapetão", e querem deixar tudo para o eleitor decidir.
Mas vamos em frente, "O TSE é o limite", ou algo assim que ouvi certa vez nesse espaço.
(duvido que publique isso nesse espaço democrático, Sr. Herculano...caso publique, mordi a língua)
Roberto
05/09/2012 23:14
As palavras do nobre magistrado é um tapa forte em nossa cara! Tomara que sirva para que todos acordem!
Jaisom Barreto
05/09/2012 22:51
Sr. Devido as novas tecnologias, já não tenho mais idade para tanta censsibilidade nos teclados de um noot book, ou lep top, como queira alugum entendido e venha me criticar, digitando antes me escorrega os dedo e mandei o comentario pela metade.

Então como ia dizendo, não resta outra alternativa a não ser surgir entre os candidatos a vereador uma liderança que de inicio a mudança que Gaspar procura, e ao da Cunha, vc dever ser PETISTA, nunca falei que o povo gasparense é ignorante, falei sim dos políticos que estão disputando belezas, leia sim todos os comentários e ai entendera o contexto, pois quem disputa administra uma cidade, é eleito é sim o representante legitimo da mesma, e se os candidatos que o pleiteiam se comportam como tal, o titulo procede sim, e essa história de o que vc fez pela cidade já era, a 15 anos Gaspar tinha 25 000 habitantes só com a população gasparense não chegaria nunca a 60000 de hoje, então pessoas de fora é uma realidade do lugar, a mais de 15 anos e agora precisa sim faze,r tudo de novo, para atender todos do contrario meu amigo todos sofrem e por igual, não podemos jogar fora o que foi feito, mas não da mais para viver só com o que foi feito, isso é discurso de quem não quer se comprometer com a cidade que hoje figura no senário catarinense com um bolsão de pobreza. ACORDA GASPAR.
Herculano
05/09/2012 21:18
LAMENTOS E REALIDADES

Quem ouviu (e viu pela internet em tempo real) o julgamento do recurso que tentava indeferir no Tribunal Regional Eleitoral a candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, à reeleição em Gaspar, no início da noite desta quarta-feira, viu um juiz relator inconformado diante do caso. Lá pelas tantas, um puxão de orelha no Ministério Público de primeiro grau, que poderia perceber, denunciar e instruir melhor estes casos reiterados de práticas contra a boa administração pública.

Os juízes no Tribunal Eleitoral, neste caso, e no de Justiça por extensão, vêm de Comarcas, por isso mesmo não desconhecem e sabem, muito bem, como eu sei, quanto é difícil atuar e agir.

Primeiro há pressão social e política local; há até dependências de servidores municipais para se tocar serviços mínimos nos fóruns. Segundo, as promotorias estão sobrecarregada; falta gente especialista, com tempo, para apurar e combater este tipo de crime é praticado por especialistas e bem assessorados, mal intencionados, o quais sabem os limites da lei, como a que impediu de enquadrar o que aparentemente parecia evidente para o juiz relator, mas que ele teve que se ater à letra da lei, uma letra que é feita para todos serem iguais perante ela. E tem que ser assim, pois do contrário seria algo particular, autoritário, parcial e anti-democrático.
Herculano
05/09/2012 20:40
Este éo acórdão do julgamento de hoje a noite no Tribunal Regional Eleitoral e que deferiu a candidatura de Pedro Celso Zuchi a prefeito de Gaspar pelo PT

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
ACÓRDÃO N.2 7 3 3 3
RECURSO ELEITORAL (RE) N. 267-79.2012.6.24.0064 - REGISTRO DE
CANDIDATURA - PREFEITO - 64a ZONA ELEITORAL - GASPAR
Relator: Juiz Eládio Torret Rocha
Recorrentes: Coligação "Mais Por Gaspar" (PPS/DEM), Democratas (DEM), Partido Popular Socialista (PPS) e Adilson Luis Schmitt
Recorridos: Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa
- ELEIÇÕES 2012 - RECURSO - DEFERIMENTO - REGISTRO DE CANDIDATURA - PREFEITO - PRELIMINARES DE ILEGITIMIDADE ATIVA E DE EXISTÊNCIA DE LISTISCONSÓRIO PASSIVO NECESSÁRIO - REJEIÇÃO - DECISÃO DE REJEIÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROFERIDA EM PROCEDIMENTO DE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL - ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA JULGANDO PROCEDENTE AÇÃO POPULAR - ALEGADA OCORRÊNCIA DE HIPÓTESES DE INELEGIBILIDADE (LEI COMPLEMENTAR N. 64/1990, ART. 1o, I, "G" E "H") - AUSÊNCIA DE ÓBICE À ELEGIBILIDADE - COMPETÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES PARA JULGAR AS
CONTAS PRESTADAS PELO PREFEITO - INEXISTÊNCIA DE CONDUTA ADMINISTRATIVA ABUSIVA COM FINALIDADE ELEITORAL - DESPROVIMENTO.

1. A decisão de rejeição do Tribunal de Contas do Estado proferida em procedimento de tomada de contas especial não tem o condão de gerar inelegibilidade quando referente ao exercício do cargo de prefeito, salvo no que diz respeito a irregularidades apuradas em convênio firmado pelo município no qual há repasse de verba estadual ou federal (Precedente: TSE, AgR-RO n. 462.727, de 08.02.2011, Min. Marcelo Ribeiro).

2. A condenação em ação popular não implica na ocorrência da inelegilibilidade descrita na alínea "g" do inciso i do art. 1o da Lei Complementar n. 64/1990 quando a decisão não reconhece a ocorrência de "abuso do poder econômico ou político" com finalidade eleitoral (Precedente: AgR-REspe n. 30.441, de 13.11.2008, Min. Joaquim Barbosa).

A C O R D A M os Juizes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, à unanimidade, em conhecer do recurso, rejeitar as reliminares suscitadas e a ele negar provimento, nos termos do voto do Relator, que fica fazendo parte integrante da decisão.
Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral.
Florianópolis, 05 de setembro de 2012.
Juiz ELADIO TORRET ROCHA
Relator
OBSERVADOR-MOR
05/09/2012 20:32
CONFERIU ...EU JÁ SABIA.

PREZZOTO .......PRESSÃO .

Dá vergonha ter o tribunal destes..se vcs soubessem ?????

Só para constar, e ver a diferença ":
Depois de avaliar a decisão do juiz eleitoral que lhe negou o registro de candidatura a vereador, porque em 2004, quando participou de uma inauguração pública, Jair Foscarini não recorreu e desistiu da candidatura.
Patricia
05/09/2012 20:22
Pois bem, fico me perguntando...Porque os juízes não impugnaram a candidatura de Pedro Celso Zuchi? Falaram tanto na sessão que foi até ridículo em assistir pelo you tube...Falam em ficha limpa??????Será que eles vão se enquadrar também na ficha limpa??? Perguntar não ofende: Se fôssemos nós, uns míseros cidadãos que fizéssemos uma calamidade desta o que aconteceria???? XILINDRÓ !!!!! ACORDA GASPAR!!!! VAI TER CORAGEM EM VOTAR EM UMA PESSOA DESTA CAPACIDADE???
Aurélio Marcos de Souza
05/09/2012 19:18
Caro Colunista, se as sessões do Tribunal de Justiça tivessem sido gravadas quando do julgamento naquele órgão colegiado , não haveria espanto algum de vossa parte, posto que já teria ouvido isto já.

Amo Gaspar, mais chego a ficar com vergonha quando ouço o que acabei de ouvir do Desembargador Eladio.
Herculano
05/09/2012 19:01
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CONFIRMA A CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI A REELEIÇÃO A PREFEITURA DE GASPAR

As preliminares foram rejeitadas. O candidato teve presente a defesa oral. O PPS e o DEM estavam ausentes. No mérito, o relator afastou a promoção pessoal alegada na revista da Ampe na Expogaspar.

Já o caso do caminhão pipa, o relator considerou o assunto "cabeludo". Foi esta palavra usada pelo juiz relator Eládio Torret Rocha contra Pedro Celso Zuchi. Pagaria-se R$251 mil por algo que valia em torno de apenas R$50 mil. O relator se valeu do acórdão do Tribunal de Justiça que analisou este assunto.

"Apesar desta monstruosidade e algo escandaloso, não encontrei alternativa para enquadrar o prefeito na inelegibilidade. Penso estamos diante de um administrador público que devia ser banido, mas também estamos diante de uma circunstância não tem como enquadrá-lo na ficha limpa. Meu voto, lamentando, é por deferir uma candidatura deste quilate". A promotoria considerou o caso escabroso.

Sugiro, que os oponentes do atual candidato, no programa eleitoral gratuito, usem a palavra do relator para que pela rádio e a internet, todos conheçam o que se pensa e se sabe da atual administração de Gaspare que se esconde muito na mídia local. Foi uma discussão de dar vergonha. Acorda, Gaspar!
Herculano
05/09/2012 18:34
Ao Luciano e outros.

Não se deve discutir se as pessoas, administradores ou políticos são ou não gasparenses, mas o que podem fazer por Gaspar e os gasparenses. O resto é preconceito inaceitável.
luciano da cunha
05/09/2012 17:53
AO JAISON BARRETO

CARA ME DIGA UM QUE VEIO DE FORA E FEZ MELHOR DO QUE OS GASPARENSES TEMOS PESSOAS COMPETENTES AQUI EM GASPAR, MAS SÓ ACONTECE ISSO PORQUE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO É PT,

E NÃO SOMOS IGNORANTES APENAS TEM PESSOAS QUE NÃO TÃO NEM AI PRA GASPAR SÓ TÃO ENTERESADOS NOS SALÁRIOS.
Herculano
05/09/2012 17:09
Ao Alfredo Raizer e ao que se esconde homonimamente sob a marca do lendário democrata Jaison Barreto que descansa, e alfineta, em Balneário Camboriú.

Mudanças com os vereadores? Hum! O que fizeram os atuais vereadores em favor das mudanças na cidade? O pior do mesmo. Ou foram omissos, no mínimo. Não fiscalizaram. Não quiseram se incomodar pela cidade. Preferiram a festa que atrasa.

Aprovaram o trem da alegria e para isto se ajoelharam para o Executivo; aprovaram ruas que não eram ruas, contra a lei e o Plano Diretor; assistiram durante quatro anos a enrolação na implantação de uma simples Área Azul. Vergonha.

Vivem entalados no trânsito caóticoda nossa cidade e preferem andar a pé para não ficarem nervosos, ao mesmo tempo que figem que não estão enxergando os prejuízos no comércio e aos comerciantes. E as câmeras no Centro para nos proteger melhor? E a recuperação da ponte Hercílio Deecke que só veio pela voz de um promotor e uma juíza em favor dos cidadãos e cidadãs? E aquele elevado fora da medida, do propósito técnico e que não resolveu nada por enquanto?

E o supermuro do Samae? E a urbanização do Centro que dela não se sabe quando terminará e quem a pagará? E as leis que aprovaram e bateram no Tribunal de Contas? E a prestação de contas da Expogaspar? E as casinhas de plástico? E a arena multiuso e que virou de uso exclusivo de particulares? E a rua fechada que um estranho até a falseou em interesse particular contra o que se aprovou na Câmara, ou seja, quem fez isto mandou uma banana para o legislativo e legisladores e todos estão quietos até hoje?

E a autorização para se construir em área destinada para acesso a ponte do Bela Vista? E o caso do cemitério que a Câmara foi a última a conhecer e a se manifestar?

E... A lista é enorme da omissão ou conivência intencional dos vereadores com tudo que está ai. Então vocês acham, mesmo, que estes vereadores tem capacidade, coragem e tenacidade para mudar alguma coisa no cenário políticos e administrativo de nossa cidade? Por derradeiro lembro: só aqui em Gaspar três vereadores de situação valeram sempre, ou quase sempre, mais que sete que se diziam de Oposição. Acorda, Gaspar!
Herculano
05/09/2012 16:47
O PSDB como partido e liderança de oposição estava mortinho. O sociólogo, estadista e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 80 anos, escreveu um artigo neste domingo criticando o governo e principalmente o legado de incoerências do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a atual presidente, Dilma Vana Rousseff, ambos do PT.

Pronto. Virou assunto de debate alimentado pela presidente e o PT. O PSDB que não se sabia se ainda existia como um ator do cenário político, está agradecendo. O PT arrumou palco e luzes para ele se manifestar. O que parecia ultrapassado e incompetente, voltou a respirar e se manifestar como se tivesse alguma autoridade. Até nisto o PT é um erro.
Alfredo Raizer
05/09/2012 16:32
Caro Jaison Barreto só falta esta para Gaspar, passar a ser conhecida com a Irlanda do Brasil. Não falta mais nada para Gaspar.
Jaison Barreto
05/09/2012 12:25
Sr.Herculano



O titulo de um artigo, que cairia muito bem nesse caso, Gaspar terra dos preconceitos, ou TERRA DA IGNORANCIA.

Os tradicionais da cidade falam mal de quem vem de fora, os católicos estão em conflitos com os evangelicos e vice e versa, uma cidade com serios problemas, começamos com catastrofes naturais, não tem saneamento basico, não tem infraestrutura para oferecer mobilidade urbana, hospital que fecha itermitentemente, a educação com o pior ideb dos ultimos tempos, transito caotico e sem segurança publica, e os politicos estã se engalfinhando para saber qual é mais bonitinho.
Um novo lema para a cidade deve surgir, o povo precisa se mobilizar, se não der com os prefeitos pois só tem esses 4 ai e ganhe quem ganhar não vai mudar nada, precisa surgir entre os vereadores alguém com a possibilidade para se tornar uma liderança e para a próxima ter outras alternativas, pois assim ta sofrido é só picuinha e fofoca.

Herculano
05/09/2012 12:10
Novamente. A secretária de Saúde de Gaspar, Honorina da Silva, está com um pé fora da secretaria. Volta para Blumenau.
Herculano
05/09/2012 12:09
anchete dos jornais mostram o descontrole da economia e a falta de planos estruturais. Inflação pelo IPCA fica em 0,41% em agosto, a maior para o mês em 5 anos. Índice acumula alta de 5,24% nos últimos 12 meses; alimentos e bebidas voltaram a pressionar.
Herculano
05/09/2012 12:03
Manchete desta quarta-feira do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau. Pesquisa Ibope aponta Ana Paula, PT, na frente em Blumenau. Candidata lidera com 35% das intenções de voto, seguida por Jean Kuhlmann, PSD e apoiada pelo prefeito João Paulo Kleinubing com 27%. Napoleão Bernardes, PSDB, está com 19%. Todos os números são da pesquisa estimulada.
OBSERVADOR-MOR
05/09/2012 09:31
Sei que vc não irá publicar ,mas para vc ficar sabendo.

Lá em Floripa tá tudo dominado ,pressão fortíssima.

O Zuchi ,escapa aqui ,vai para o TSE. É só conferir.
OBSERVADOR-MOR
05/09/2012 09:20
ESPERANTINA É BEM AQUI PERTO !!!!! ITAPEMA

A decisão recente do Tribunal (STF), negou provi­mento aos sucessivos e protelatórios recursos do prefeito ?cassado? Sabino Bussanello, inclusive, fixando multa por abusividade.
Segundo os defensores do prefei­to Sabino, a condenação que ele rece­beu do Tribunal, teria vencido em outu­bro, deste ano, e que no Acórdão sentenciado pelo TRESC teria perdido os seus efeitos.
Para a ONG Olho Vivo, que deve­rá de publicar um parecer jurídico fun­dado na Lei Eleitoral, a interpretação é simples, como o prefeito entrou com embargo, suspendeu a decisão do Tri­bunal Regional Eleitoral, congelou os efeitos da Decisão até que fosse julga­do e, esgotado todos os recursos no TSE, e no STF.
Desta feita, o prefeito Sabino Bus­sanello, permaneceu no cargo, garanti­do sobre LIMINAR, até o Transitado em Julgado da Última Instância do Judiciá­rio Brasileiro (STF).
luciano da cunha
05/09/2012 09:17
SÓ AGORA

A PREFEITURA FOI ONTEM ENTREGAR NO LOTEAMENTO SOCIAL AQUELE QUE O PT APELIDOU DE CASINHAS DE PLASTICO LÁ NA BR470 O KIT QUE VEM CHUVEIROS, PIAS E ETÇ ,QUE JÁ ERA PRA SER ENTREGUE FAZ MUITO TEMPO O MAIS CURIOSO É QUE OS KITS VINHAM JUNTO PANFLETOS E SANTINHOS DO PT, QUE NEM O MEU AMIGO HERCULANO DIZ;

ACORDA GASPAR.
Herculano
05/09/2012 09:10
JULGAMENTO DO RECURSO CONTRA O DEFERIMENTO DA CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI SERÁ HOJE EM FLORIANÓPOLIS.

Diferente do que informei ontem a noite, o julgamento do Recurso no Tribunal Regional Eleitoral será hoje a partir das 14h30min e pode ser assistido pela internet.

Onde está isto? Na pauta de julgamento que foi dispibilizada pelo tribunal. Onde está a informação de que será no dia nove, domingo? No espelho de movimentação do processo e liberado ontem a noite.

Veja (até o momento em que posto este esclarecimento nada havia sido modificado no site do TRE).
Andamento/ COSE/ 04/09/2012 19:18/ Para Julgamento. Sessão do dia 9 de setembro de 2012.
COSE/ 04/09/2012 19:16/ Recebido/
GABJ/ 04/09/2012 18:15/Enviado para COSE. Para julgamento. Inclusão na lista disponibilizada 12h antes da sessão.
GABJ /30/08/2012 14:17/ Recebido...
Manda Brasa
05/09/2012 08:30
Sr. Adilson Luiz Schmitt, fiquei sabendo que em um dos seus discursos pelo município, você citou: "política não é concurso de beleza e não é renovação, é para quem tem experiência e quem sabe fazer". Esta afirmação é bem preconceituosa ex-prefeito. Quer dizer então que para ser um bom político tem que ser feio e velho? Em relação a parte em que você menciona: "tem que saber fazer", eu concordo, porém o Sr. quando foi prefeito tinha 5 vereadores do seu partido mais 2 vereadores da sua coligação, o governador do seu partido, 2 senadores da sua coligação, "deputados para dar e vender", e mesmo assim voce conseguiu o incrível feito de obter 28% dos votos com a máquina na mão (votação ridícula e que foi reflexo de seu governo). Vou parar por aqui se não vou ficar nervoso....
luciano da cunha
05/09/2012 08:05
PORQUE PAROU

NOVIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DO PEDRO CELSO ZUCHI ( PT ),

A OBRA DA CASA DE IDOSOS QUE COMEÇARAM A 1 MÊS NA COLONINHA NA RUA FREI CANÍSIO,AO LADO DA PRAÇINHA QUE NINGUÉM USA,

JÁ FAZ 3 DIAS QUE NÃO SE VÊ NENHUMA MAQUINA E HOMENS TRABALHANDO, E PIOR TINHA UM CAMPO DE FUTEBOL DE AREIA QUE ERA USADO TODOS OS DIAS QUE DISSERAM QUE SERIA RECOLOCADO MAIS PARA TRAZ, NEM SINAL DE COMEÇAR A ARRUMAR O CAMPO,

É MAIS UMA OBRA QUE VAI FICAR PRO ANO QUE VEM,

E AGORA QUEM NOS PODERÁ AJUDAR?
Herculano
05/09/2012 08:04
POR INTERESSES ELEITORAIS, VINO VOLTOU A SER DIRETOR DA SUPERINTENDÊNCIA DO BELCHIOR

Está na edição desta quarta-feira do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - o decreto 5.149, de 04 de setembro de 2012. E do que ele trata? Nomeia o recém demitido líder do Belchior Baixo Etelvino Teobaldo Schmidt, o Vino, para exercer o cargo de diretor junto a superintendência do Belchior, em Gaspar.

Recuperando. Vino foi vereador e está filiado ao PSDB. A atual administração do PT surpreendeu nomeando Vino diretor na então recém criada superintendência do Belchior, pelo decreto 4.265 de 25 de março de 2011. Há um mês ele foi destituído, por incompatibilidade partidária e porque nas horas vagas, tornou-se um cabo eleitoral, principalmente para a mulher do atual superintendente e que é candidata a vereador pelo PT.
Herculano
05/09/2012 07:34
Nova pesquisa Datafolha em São Paulo, mostra Celsorussomano, PRB, crescendo, com 35%, José Serrá, PSDB, caindo com 21% das intenções dos votos e Fernando Haddad, PT, crescendo com 16%. Num eventual segundo turno, hoje Russomano bateria ambos por larga maioria.
sidnei luis reinert
05/09/2012 06:07
Sucesso da Lei da Ficha Limpa depende da atuação dos TREs, avalia ONG


O sucesso da Lei da Ficha Limpa vai depender que os tribunais regionais eleitorais (TREs) façam a sua parte, disse à Agência Brasil a diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, após participar, nesta segunda-feira, 03, do seminário Entre o Formal e o Real: Desafios na Implementação das Leis Que Tornam o Brasil mais Transparente. O evento foi promovido pelo Instituto Millenium, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Jovita comentou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ?deu um voto a favor da Ficha Limpa?, na medida em que colocou as contas de campanha em questão. ?De modo geral, hoje, a Lei da Ficha Limpa está nas mãos dos TREs para que eles façam valer?. Ela ressaltou que os demais atores envolvidos ? sociedade, Congresso Nacional, Presidência da República e Supremo Tribunal Federal ? fizeram a sua parte. ?Agora, a gente precisa de uma ação concreta dos tribunais regionais. Neste momento, a bola está com eles?, disse.

A diretora da ONG está confiante que a grande maioria dos TREs vai ser pela aplicação da nova lei. ?É lógico que vai haver exceções, infelizmente?, disse. Alertou, contudo, que muitos candidatos considerados ?ficha suja? já deixaram de participar da eleição deste ano, por causa da lei que está valendo. ?A gente tem muito que comemorar?.

Jovita acredita, inclusive, que a eleição deste ano será um marco no país. Ela destacou a grande mobilização da sociedade, iniciada por ocasião da campanha pelo voto direto no país, em 1984, que ganhou vulto em torno da Lei da Ficha Limpa e ?aprimora agora a democracia?. ?A sociedade brasileira está no caminho certo e, consequentemente, o Brasil também vai para o caminho certo?, disse.

A questão agora, segundo a diretora, é melhorar a qualidade dos partidos políticos, partindo do pressuposto que ?candidato bom vem de partido bom, de partido forte, e que candidato ficha limpa vem de partido ficha limpa?. É preciso também . dar maior transparência à questão das doações para as campanhas. Avaliou que as doações de campanhas são essenciais para que os cidadãos possam escolher em quem vão votar, ?porque sabendo quem está financiando, a gente vai saber qual será a postura dele [candidato] lá na frente?, declarou.
Herculano
04/09/2012 21:57
A IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI E MARILUCI DESCHAMPS ROSA, AMBOS DO PT, A PREFEITURA DE GASPAR, IRÁ A JULGAMENTO DOMINGO, DIA 9, A TARDE, NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. ELE PODERÁ SER ACOMPANHADO PELA INTERNET

O TRE-SC acaba de divulgar a movimentação do processo.E nele está o caso em que o PPS e o DEM em grau de recurso, pedem a impugnação ao registro da candidatura de Pedro Celso Zuchi e sua vice Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. Eles disputam a reeleição à prefeitura de Gaspar. A inelegibilidade decorre do presumível alcance da Lei da Ficha Limpa. Quem perder, como anunciam impugnados e impugnadores, irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Isto significa que um desfecho só poderá ocorrer depois das eleições e antes da diplomação, se o vencedor for Zuchi.

A matéria é técnica, controversa e dificil compreensão. Aqui na Comarca o pedido de impugnação não prosperou. O Ministério Público foi quem descaracterizou o pedido do PPS e DEM e assim recomendou ao juizo eleitoral deferir o resgistro das candidaturas. e o juizo deferiu. O PPS e DEM recorreram e o caso está no Tribunal desde o dia 27 de julho. Vai ser um dos últimos a serem julgados entre quase 800 que foram ou estão sendo apreciados pelo Tribunal.

Há pouco mais de uma semana, a procuradoria do TRE se pronunciou pela admissibilidade do recurso do PPS e DEM, mas não aceitou solidariamente Mariluci Deschamps Rosa estivesse na mesma situação de Zuchi. E é isto que vai ser julgado e sentenciado no domingo: se Pedro Celso Zuchi está mesmo enquadrado nas alegações do PPS e DEM e se Mariluci está fora do que se imputa e era de responsabilidade de Zuchi quando no exercício da titularidade do seu mandato.

O julgamento poder ser acompanhado na internet pelo site do TRE. A sessão deverá começar às 14h30min. A pauta dojulgamento ainda ainda confirmada com no mínimo 12 horas de antecedência do julgamento.
Herculano
04/09/2012 17:02
DATA VENIA, por Ricardo Noblat.

Leiam com atenção. Reflitam. Nada é mera coincidência lá, aqui e alhures. Vamos ao texto longo, mas simples. Apesar de repugnante, é esclarecedor. É assim a vida dos poderosos e espertos pelo poder.

É com gosto de jiló no céu da boca, de mandioca-roxa e de beringela crua que passo a contar a história nada edificante de um prefeito do PT cassado pela Justiça Eleitoral do seu Estado.

E de dois ministros do Supremo Tribunal Federal que por omissão, palavras e obras contribuíram até aqui para que o prefeito permanecesse no cargo, dando-se até ao luxo de concorrer a novo mandato em outubro próximo.

O prefeito atende pelo nome de Francisco Antônio de Souza Filho, o Chico do PT. E a cidade que ele governa se chama Esperantina.

Com menos de 40 mil habitantes, ela existe há 90 anos e fica no norte do Piauí, a 174 quilômetros de Teresina. Seu orçamento anual é de quase R$ 56 milhões, sendo que R$ 36,5 milhões são repassados pelo governo federal.

Quando o atual senador Wellington Dias (PT) se reelegeu governador do Piauí em 2006, Chico foi nomeado Secretário de Articulação e Gestão.

De longe era o secretário mais poderoso. Ambicionava governar Esperantina a partir de 2008. E para facilitar sua eleição, arrancou de Dias dinheiro e obras para a cidade.

Esperantina ganhou pontes, poços artesianos e ruas asfaltadas.

Os programas de assistência social do governo estadual foram ampliados ali para atender ao maior número possível de pessoas ? de preferência eleitores.

Chico derrotou meia dúzia de adversários ? entre eles o prefeito da época, candidato à reeleição.

A porta do inferno se abriu para Chico assim que ele tomou posse.

O Ministério Público Eleitoral pediu sua cassação por "abuso do poder político" e de "prática de conduta vedada". As obras feitas às pressas na cidade configuraram "abuso de poder político". E o fato de Chico ter alardeado que era o pai das obras, "prática de conduta vedada".

No dia 28 de fevereiro de 2011, por quatro votos contra três, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí cassou os diplomas de Chico e do seu vice.

Afastado do cargo de imediato, Chico entrou com ação cautelar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pediu a concessão de liminar para reocupar o cargo enquanto recorresse da decisão do TRE.

A liminar foi concedida pela ministra Nancy Andrighi no dia 30 de junho daquele ano. Quase seis meses depois, o TSE começou a julgar o recurso especial impetrado por Chico contra a decisão do TRE.

Nancy "proveu" o recurso. Em linguagem de leigo, acatou-o. Um a zero para Chico. O ministro Gilson Dipp, não. Um a um. O ministro Marcelo Ribeiro pediu vista do processo.

Em 28 de fevereiro deste ano, ao devolver o processo, Marcelo acatou o recurso. Os ministros Carmem Lúcia e Arnaldo Versiani, não.

Placar no fim da sessão daquele dia: três votos contra a pretensão de Chico de reaver o mandato cassado um ano antes pelo TRE do Piauí; dois votos a favor.

Aí foi a vez do ministro Marco Aurélio Mello pedir vista do processo.

São sete os ministros titulares do TSE. Com quatro votos se decide qualquer parada.

Um mês depois, Marco Aurélio devolveu o processo e ?desproveu? (rejeitou) o recurso, cassando Chico.

O voto que faltava ser dado não faria a menor diferença. O placar final seria 5 x 2 ou 4 x 3.

O dono do voto que faltava, ministro Ricardo Lewandowski, era o então presidente do TSE.

O que ele fez?

Pediu vista do processo no dia em que Marco Aurélio o devolveu ? 29 de março.

No dia 18 de abril esgotou-se o mandato de Lewandowski à frente do TSE. Ele passou o cargo para a ministra Carmem Lúcia. E foi embora sem votar o recurso de Chico. O julgamento ficou inconcluso.

Reunido no dia oito de maio, o TSE despachou o recurso para o ministro que ocuparia a vaga de Lewandowski.

Quem mesmo?

José Antonio Dias Toffoli, ministro substituto no TSE, que costumava votar na ausência de algum titular.

Toffoli estava familiarizado com os assuntos tratados ali. O recurso de Chico lhe foi entregue no dia 11 de maio. E esquecido por Toffoli até hoje no fundo de alguma gaveta.

É o que os advogados chamam, por gozação, de "embargo de gaveta".

Enquanto isso?

Enquanto isso Chico lidera as pesquisas de intenção de voto para prefeito. Garante a seus eleitores que vencerá a batalha no TSE.

Só haveria uma chance de isso acontecer: se algum ministro que rejeitou o recurso mudasse de lado ? difícil. E se Toffoli acatasse o recurso. Bem?
Herculano
04/09/2012 16:51
CONTRASTES

Na edição desta terça-feira do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - estampa-se uma rotina, uma triste: a publicação de portaria para prorrogar por mais 60 dias, o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar instaurado para apurar a responsabilidade de servidores. Uma agonia corporativa ou de implicância política.

No mesmo Diário o início de mais uma enrolação: a instauração de processo administrativo disciplinar para apurar a responsabilidade do servidor municipal pelo fato de que, em tese, teria comparecido ao trabalho em estado de embriaguês. Detalhe: o servidor que vai ser investigado numa Comissão que provavelmente vai prorrogar por meses para apurar os fatos, é motorista. Acorda, Gaspar!
AdelarJose Arruda
04/09/2012 16:44
Pode um funcionário contratado para uma função e exercer outra? Tem um funcionário na Secretaria de Obras contratado como encarregado de serviços e esta na função de COVEIRO dos Cemitérios Municipais (Santa Teresinha e Barracão). Se nao tem sepultamento passa o dia todo apreciando o movimento (credo). Esta função nao existe mais no quadro de funcionários da prefeitura. Tem coisa errada... E merece ser investigado... Ainda sobrando lambança do Mario Mesquita...
Herculano
04/09/2012 16:41
LICENÇA PRÊMIO NO SAMAE

José Pedro Tanholi e Márcio Pereira pediram e ganharam 60 dias de licença prêmio a quem tem direito.
Herculano
04/09/2012 16:38
Em ritmo de campanha. A saúde tem sido um dos calcanhares de cobrança contra a atual administração, a qual tenta se releger. Hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - , há nomeação de cinco auxiliares de enfermagem, as quais passaram no concurso 008/2012. A portaria 2.857 é de 16 de Agosto de 2012.
Herculano
04/09/2012 16:31
MAIS ADVOGADOS NA PREFEITURA

Está na edição desta terça-feira do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - a publicação da Lei Nº 3.458, de 29 de Agosto de 2012. O que ela trata? Da ampliação do quadro de procuradores do município: de quatro vai para sete. Tudo rapidinho. Também depois de tanta besteira... Acorda, Gaspar!
Herculano
04/09/2012 15:47
ÁREA AZUL EM GASPAR. MAIS ENROLAÇÃO. ATÉ HOJE A LEGISLAÇÃO PARA A REGULARIZAÇÃO E PUNIÇÃO DOS INFRATORES ESTÁ INCOMPLETA

Olha só esta qu retrata a falta de planejamento, organização e gestão da atual administração municipal. Hoje a noite aporta na Câmara de Gaspar o ofício 262/2012 do gabinete do prefeito, remetendo para apreciação, análise e aprovação, em regime de urgência, o projeto de Lei nº 83/2012.

Adivinha o que mais este projeto quer? Alterar e incluir dispositivos na lei 3.328, de junho de 2011, que dispõe sobre a autorização para se implantar a tal Área Azul em Gaspar, e que já estava aprovada desde 2008.

O projeto de Lei 83/2012 será encaminhado à Procuradoria Jurídica, sendo que, posteriormente, para depois ir Comissões de Legislação, Economia e de Urbanismo. Todos quietos. Vergonha. Acorda, Gaspar!
Herculano
04/09/2012 15:32
MUROS DA VERGONHA

Entre as correspondências que estão na pauta e para conhecimento dos vereadores hoje a noite, está a de Arleide Schramm, aquela que luta para que o muro de arrimo da casa da mãe, viúva e enganada pelos políticos. O muro fica na Rua Frei Solano e ele já foi assunto de uma coluna. O fato mostra como a atual administração pouco respeita projetos, evidências e cidadãos.

Está lá: requerimento, subscrito pela cidadã gasparense Arleide Schramm, residente e domiciliada na Rua Frei Solano, 1203, bairro Gasparinho: "(...) requerendo urgentemente a elaboração de um laudo técnico sobre a técnica construtiva adotada e as condições de estabilidade e segurança de um muro construído em imóvel de minha propriedade, executado pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Gaspar em total desacordo com os projetos apresentados pela Secretaria de Planejamento, em atendimento à lei municipal nº 3.094 de 13/03/2009. Requerem-se, também, das autoridades competentes, os devidos encaminhamentos legais para averiguação das informações detalhadas a seguir, a respeito da inércia e negligência por parte das pessoas investidas na função pública".

Arleide, na busca de seus direitos foi na verdade, na última semana, ofendida e constrangida pelo valente secretário de Obras, Soly Waltrick Antunes Filho e o assessor Gilberto. É assim que funciona. Não fazem. E quando fazem, fazem em desacordo com o projeto, com as normas e com as evidências. E para piorar, humilham mulheres e idosas indefesas, num direito que o próprio município assumiu adimplir. Vergonha. Acorda, Gaspar!
Herculano
04/09/2012 15:19
DEU ZEBRA?

Está na pauta da sessão de hoje a noite da Câmara de Gaspar o offício nº 264/2012 do gabinete do prefeito, solicitando a retirada e pedindo a devolução da documentação do Projeto de Lei nº 61/201. Ele tratava da autorização para o Centro Gasparense de Educação e Cultura regularizar as suas edificações onde arrenda para um colégio aqui no Centro.
Herculano
04/09/2012 14:43
REINCIDÊNCIA? O QUE FAZ A TOLERÂNCIA NO JUDICIÁRIO COM POLÍTICOS E SUAS MANHAS

Gaspar está próximo a mais um escândalo e se configurar a tal compra de votos. O fato aconteceu esta manhã, há testemunhas e provas. Está sendo "esclarecido" e há grandes chances de ser tipificado como crime eleitoral. Como um outro fato assemelhado não deu em nada, os políticos não estão nem ai para a legislação, a forma, a ética, a discalização e a eventual punição. Voltarei com detalhes. Acorda, Gaspar!
Herculano
04/09/2012 14:31
MESQUITA DIZ QUE NÃO ESTÁ COM MEDO E NEM NEGOCIOU NADA

O ex-petista de carteirinha e ex-procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita escreveu-me às 10:39 desta terça para a coluna pelo e.mail mwcmesquita@gmail.com

Expressou ele:

"Dr. Herculano ...a narrativa é longa, mas esclarecedora. Não sou homem de ter medo e muito menos de fazer acertos!

Estamos vivendo o sentimento da semana da Pátria e a liberdade de expressão é a maior herança que herdamos de nossos heróis do passado ..."

Volto. O texto eu já conhecia desde a semana passada. É nitroclecerina pura.E mesquita está com a razão, razão que um dia ele já me tirou, por confiar cegamente numa causa que o expeliu de forma constrangedora.

Eu gostaria muito de reproduzir este texto. Mas,não posso fazê-lo, exatamente pelas restrições que impõe a Legislação Eleitoral, e que o doutor Mesquita tão bem conhece. Estas denúncias, devem compor um comercial, num jornal impresso e a pedido, para que numa arguição na jurisdição dos afetados, fique caracterizado a responsabilidade de quem o produziu e de solidariedade nada reste a quem o publicou. O Doutor Mesquita já tinha ido ao comercial do jornal Cruzeiro do Vale e negociado o referido texto, mas desistiu.

Doutor Mesquita: este espaço é plural, mas até sete de outubro há regras da lei sobre esta tal pluralidade. Desculpe-me.
A Deusa da Minha Rua
04/09/2012 10:14
Estava ontem no Comtur para reunião dos candidatos a prefeito de Gaspar, e o que se viu me deixou preocupado. O candidato Kleber Wandall que se diz renovação não tem o mínimo conhecimento do turismo de Gaspar, pois suas propostas foram vagas e de projeto especifico da area não apresentou quase nada, levando em contas os projetos que apresentou em quatro anos na camara ja era de se esperar, mas o que me assusta é que de renovação pouco existe, pois continua ao seu lado as velhas raposas do PMDB, a senhora Tereza nunca ouviu falar na palavra turismo, pois se vinculou apenas ao Belchior, sendo que Gaspar é muito ampla, o senhor Adilson mostrou conhecimento do riscado com propostas e foi o único que apresentou seu plano de governo documentado para área, mas poderia ter aproveitado muito mais, mas apesar de tudo tem algo escrito para ser cobrado futuramente, agora caro leitor não é querer ser contra, mas o atual prefeito foi uma vergonha tota l além de não apresentar propostas claras, ainda ficou querendo colocar a culpa na catastrofe de 2008, eu acho que se ganhar vai torcer por mais uma, leu e muito mal todo o tempo, mesmo com tudo escrito e ao que parece não foi o próprio que escreveu, o mesmo não fez o dever de casa e não estudou o testo, por que mesmo com o papel na mão varias vezes se perdia no texto e não sabia onde estava lendo, foi um despreparo total é pelo andar da carruagem nosso turismo vai se resumir aos botecos mesmo e quem vai ficar feliz é o Mesa de Bar
Manda Brasa
04/09/2012 09:10
Sr. Herculano, não posso dizer se seria ético da sua parte fazer o que vou-lhe pedir, mas gostaria de saber sua opinião pessoal em uma resposta bem prática a uma pergunta que não quer calar. Celso Zuchi tem reais chances de ser impugnado?
Sei que são muitas as váriáveis do caso e talvez profissionalmente você não faz idéia do que possa acontecer, mas volto a repetir, gostaria de saber sua opinião pessoal, pela sua intuíção e pela sua experiência em política. Celso cai ou não cai?
Pedro
04/09/2012 08:17

O pior não é saber que são uns INCOMPETENTES, pior ainda, é saber que o dinheiro púiblico, que é na verdade o retorno dos impostos que pagamos, está indo parar todo na mão de Advogados. Ou alguém acredita que essa gente tenha grana para bancar a sua própria defesa ???? Não é por nada que o FÓRUM de Gaspar precise ser ampliado, com esse monte de INCOMPETENTES haja lugar para tanto processo!!!
No mínimo já estão cogitando mais uma sede da OAB aqui também...
hehehehe.
romario
04/09/2012 08:14
Bom dia Herculano,
Tem muita gente de cabeça inchada, com o show que o ex-prefeito e candidato a prefeitura deu ontem a noite no COMTUR!

Agora vimos quem está preparado!
Herculano
04/09/2012 06:55
JUDICIÁRIO APERTA O CERCO PARA ESCLARECER A PROCURAÇÃO FEITA COM TIMBRE OFICIAL DO MUNICÍPIO DE GASPAR A UM SERVIDOR COMISSIONADO PARA DEFENDER CANDIDATO DO PT NA JUSTIÇA.

Alguns militantes e dirigentes estão muitos preocupados. Não entendem como os coordenadores de campanha a reeleição de Pedro Celso Zuchi, PT, puderam ser tão negligentes, descuidados e amadores. O coordenador Doraci Vanz, ex-chefe de Gabinete, advogado e professor, ou seja, com experiência e conhecimento, prefere culpar a imprensa que divulgou um fato equivocado e contra a lei. A imprensa só divulgou o que viu e constatou: uma interpelação judicial sobre o fato. Não foi ela quem inventou ou patrocinou o processo.

Admirável é ver que a maioria ficou calada sobre este assunto. Insatisfeito, Doraci queria unanimemente a imprensa calada para seus próprios erros, bem como o judiciário alienado à provocação de um representante da sociedade para decisão. Agora, o PT e os que fizeram esta bela lambança, armam à costumeira chicana.

Na quinta-feira, dia 30 de agosto, a juiza eleitoral, Ana Paulo Amaro da Silveira pediu a prefeitura as nomeações e destituições dos servidores implicados no ato em questão(procuração) para verificar se há irregularidades. Ontem, dia três de setembro, um novo passo para não errar e permitir a ampla defesa e o contraditório.

Vistos para despacho.
Determino a notificação dos réus para, querendo, apresentar defesa no prazo de 05 (cinco) dias (art. 22, inciso I, alínea "a" , da Lei Complementar n.º 64/1990), advertindo-os da juntada de documentos e apresentação de rol de testemunhas, se houver.
Após o decurso do prazo, venham os autos conclusos.
Intimem-se.
Gaspar (SC), 03 de setembro de 2012.
Ana Paula Amaro da Silveira
Juíza Eleitoral
Herculano
04/09/2012 06:42
TRISTE CONSTATAÇÃO

Ontem a Folha de S. Paulo, por critérios que não questiono, divulgou o Ranking Universitário Folha - o RUF. Quem aparece em primeiro? Uma universidade estadual, a USP. Quem aparece nos primeiros lugares da lista geral no Brasil? As federais? Entre as privadas, mas longe das públlicas, aparecem em destaque as confessionais. Vergonhoso é constatar que onde a maior parte dos brasileiros se forma e paga caro para isto, a qualidade por este ranking é baixíssima.

Vamos comparar. A USP teve por este ranking a nota 98,78. A melhor de Santa Catarina foi a Federal, de Florianópolis, em nono lugar no geral com 77,95. A melhor estadual catarinense foi a Udesc em 63o. lugar com uma nota de 40,95. E a melhor privada? A Furb, de Blumenau em 66o. lugar com 38,93. Pior do que este retrato indecoroso, é que tem gente comemorando ao invés de se envergonhar e reagir, propor, encontrar caminhos para sair deste buraco intelectual.

Desastroso mesmo é se constatar que todas as outras universiades particulares ou funadacionais catarinenses estão em pior situação e esfolando seus alunos numa máquina de produzir diplomas sem conteúdos.
Herculano
04/09/2012 06:28
PEGOS NO ROUBO, AGORA PARA O PT A MÍDIA E O JUDICIÁRIO SÃO SUJOS.

Condenação de João Paulo é golpe, diz presidente do PT. Ex-candidato do PT à prefeitura de Osasco foi condenado no julgamento do mensalão. E tem mais como relata o repórter Felipe Frazão, na edição desta terça-feira do jornal O Estado de S.Paulo.

O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, disse nesta segunda-feira, 3, que houve um golpe da oposição "conservadora, suja e reacionária" pela mídia e pelo poder Judiciário para destruir o partido na condenação do deputado federal João Paulo Cunha (PT) no julgamento do mensalão. Falcão discursou em Osasco, no ato de lançamento do substituto de João Paulo na disputa pela prefeitura da cidade - o ex-secretário municipal de Governo Jorge Lapas (PT). E avisou: "Não mexam com o PT, porque quando o PT é provocado, ele cresce, reage."

Falcão também afirmou que os opositores não aceitam as políticas dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff; e que, por isso, "lançam mão de instrumentos de poder que ainda dispõem: a mídia conservadora e o judiciário". "Essa elite suja, reacionária não tolera que um operário tenha mudado o País, que uma mulher dê continuidade a esse projeto, mostrando que o preconceito que atingia as mulheres não sobrevive mais", bradou o dirigente petista.
Herculano
04/09/2012 06:22
FARPAS E MANCHETES

A presidente Dilma Vana Roussef defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, e diz que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, PSDB tenta reescrever história. Dilma afirma ter recebido 'herança bendita', não país sob ameaça de apagão ao contrapor um artigo escrito neste final de semana por FHC. Nele, o ex-presidente avaliou que Dilma recebeu de Lula uma carga pesada para administrar. Na declaração, que rompe clima amistoso, Dilma também critica alteração que permitiu 2º mandato a tucano, mas que Lula tão bem usou e até ensaiou um terceiro. E o segundo mandato já faz parte dos planos da própria Dilma.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.