Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

31/08/2012

QUEM SUSTENTA A CORRUPÇÃO I
A coluna de hoje trabalha um tema difícil de ser compreendido. Ele questiona o princípio Federativo e a justiça distributiva dos nossos pesados tributos. Mais. Mostra a esperteza dos políticos nos seus discursos eleitorais. Quem olha este quadro que estampa esta coluna fica sabendo como poucos estados sustentam a maioria. Os impostos federais vão para Brasília. E eles não retornam na mesma proporção para quem os gera. A discussão é longa, acadêmica, econômica, sociológica e política. É certo, que estados tidos como mais pobres, precisam de ajuda. É certo que estados menos estruturados, precisam de incentivos e benefícios fiscais para ganhar competitividade. Mas não o tempo todo. Também é certo que os casos de corrupção se acentuam justamente em estados mais beneficiados e por quem ?intermedia? verbas.

tabelaMD.jpg

QUEM SUSTENTA A CORRUPÇÃO II
Santa Catarina é o oitavo arrecadador de tributos federais. Todavia, do governo Federal o nosso estado recebe migalhas. O Vale do Itajaí é representativo. Falta-nos as duplicações de rodovias, como a nossa BR-470 exatamente para promover o desenvolvimento (e que Brasília acaba de dizer que não é prioritário na manchete de quarta-feira do Jornal de Santa Catarina), curiosamente, geraria mais tributos para a União. Os impostos que não retornam aqui, também não geram mais qualidade de vida como saúde, hospitais, segurança, presídios, mobilidade urbana, pontes, habitação, saneamento básico, rodovias, acessos, trevos, viadutos, equipamentos de lazer , proteção contra as catástrofes, mais casas populares, reurbanização de aglomerados urbanos etc. Nesta eleição, este tema deve estar presente. Há um sistema no governo central que desprotege claramente, e há muito, Santa Catarina, o Vale do Itajai...

QUEM SUSTENTA A CORRUPÇÃO III
Por outro lado, este sistema num governo centralizar, os nossos impostos é mais perverso do que se imagina. Os políticos em campanha, sem plataforma, sem conteúdo e comprometimento, mas sabedores da ignorância, da alienação e desinformação, informam que é bom votar neles, pois possuem ?amigos? e ?caminhos? em Brasília para trazer as verbas para cá. Primeiro é mentira. Segundo, se é verdade, é um crime com todos nós. Isto mostra como políticos agem em forma organizada. Exemplo? O mensalão que está sendo julgado. Se somos um dos maiores arrecadadores, por Justiça deveríamos receber na mesma proporção, sem depender da mendicância, do jogo de poder e principalmente, da repartição de parte da verba para sustentar partidos e a corrupção. Será por que esta gente fala tanto em verba ao invés de projetos, soluções? Será que estão fazendo contas do caixa dois?

SOBRE O TRAPICHE

O PT já acusou a direita, os conservadores e os então neoliberais de abuso do poder econômico nas eleições. Era o conluio dos ricos, dos empresários, dos coronéis e do abuso do uso da máquina pública contra os partidos nanicos, ideológicos como então o antigo PT e os que se negavam a esta prática por princípios éticos. Mas, alguma coisa mudou, até o discurso. Quem tem mais placas, mais ação organizada, os melhores e mais caros advogados, comunicação mais organizada e ostentando riqueza, senão o PT?

Indignação do leitor e eleitor Elenir Vieira nos comentários da coluna na internet. Notícia no Santa....?Duplicação da BR470 não é prioridade para o desenvolvimento da região? sul. Aí eu pergunto: é assim que temos representatividade em Brasília? Onde está Ideli, Décio, Pizolatti, João Matos, Luiz Henrique da Silveira, Paulo Bauer? Não importa o partido. No fim é tudo igual! Ah, estão cuidando dos seus próprios interesses, e nós que dependemos da BR, que se explodam né!

Voto não tem preço. Voto tem consequência. Valorize seu voto. Vote pela sua cidade. Vote limpo.

Edição 1419

Comentários

Sidnei
03/09/2012 19:20
Estou com minha mae no h ospital de gaspar todos revoltados a atendente
Disse que nao tem medico
Juarez Silva
03/09/2012 17:36
Discussão no PT.

Eu quero dizer ao manda brasa e para Ju Ju do Gasparinho que além do que vocês falaram e tem suas razões, também aconteceu um bate boca no final da reunião do PT ontem a noite.

A discussão foi entre o Tonho Dalsóquio e um candidato do PRB ex Secretário (por causa de "curral" para colocar suas Placas de Propaganda).

Tão brigando até por espaço. Sinal de quem todos acham que o Zuchi vai levar a eleição e cada um quer ser seu Vereador.
O clima tá tenso. Hoje de manhã a Mariluci se trancou com o Doraci e o Leandro Menegazo na sua sala ao lado do gabinete, e ela após a reunião tava muito nervosa.
A burrada dos dois foi do tamanho de sua arrogância!
Joel Reinert - 89FM
03/09/2012 15:13
Cabe-nos informar, na condição de emissora geradora do Programa Eleitoral Gratuito, que realmente houve um erro operacional no nosso sistema, fazendo com que às 7:00 desta segunda feira, entrasse o programa do último dia 30, reservado para os vereadores. O mesmo foi ao ar por aproximadamente 2 minutos. Detectada a falha, imediatamente ela foi sanada e o programa correto restabelecido, não restando qualquer prejuízo às coligações, uma vez que o programa foi exibido na íntegra.
O fato já foi devidamente comunicado a Juíza Eleitoral da 64ª Zona.

89FM
Joel Reinert/Diretor
Herculano
03/09/2012 13:19
Manchete de hoje e que se repeta a cada semana. A crise que se esconde e contada a conta gotas.

Mercado diminui previsão de crescimento da economia no ano para 1,64%
Herculano
03/09/2012 11:40
Hoje é dia de propaganda eleitoral gratuíta das chapas a prefeito nas rádios de Gaspar. E pela manhã, o programa foi gerado com falhas. Começou pelos vereadores. A falha foi percebida, mas o PMDB acabou sendo prejudicado.
OBSERVADOR-MOR
03/09/2012 11:19
QUALQUER SEMELHANÇA É UMA MERA COINCIDENCIA :

Prefeito é condenado por promoção pessoal

O ex-prefeito de Mantena, na região do Vale do Rio Doce, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) por ter utilizado um folder publicitário pago com recursos públicos para sua promoção pessoal, o que se caracteriza como improbidade administrativa.

Para o juiz Cláudio Alves de Souza, da 2ª Vara da comarca de Mantena, ?a conduta do réu está estritamente relacionada à violação do princípio da impessoalidade, já que sob a pecha de realizar propagandas institucionais acabou realmente promovendo a sua imagem pessoal e vinculando o seu nome e foto às obras e serviços realizados?. O juiz entendeu que o folder visava ?explicitamente ao enaltecimento da imagem do prefeito municipal?.

Em seu recurso ao Tribunal, o ex-prefeito V.P.M. alegou que o panfleto distribuído tinha o intuito exclusivo de informar a população sobre as obras realizadas nas áreas de urbanismo, saúde e educação, e que sua imagem e nome na peça não poderiam ser encaradas como promoção pessoal.

A 4ª Câmara Cível do TJMG negou provimento ao recurso e manteve inalterada a sentença de 1ª Instância, condenando V.P.M. a ressarcir o valor gasto (R$ 4 mil) e pagar multa civil correspondente a 20 vezes o valor de sua remuneração quando prefeito. V.P.M. teve ainda seus direitos políticos suspensos por 4 anos e está proibido de contratar com o Poder Público por 3 anos.

?É inegável que a conduta do apelante, quando estava no exercício de cargo público, afrontou os princípios constitucionais regentes da atividade pública?, afirmou o relator do recurso, desembargador Dárcio Lopardi Mendes. ?Verifica-se a promoção pessoal ao veicular o noticiário, restando, pois, nítida a ilegalidade das propagandas?, concluiu.

Para o revisor do recurso, desembargador Almeida Melo, o uso do nome do ex-prefeito ?foi reiterado, não foi ocasional, eventual, e, portanto, parece claro que com a finalidade inequívoca de fazer promoção pessoal à custa do dinheiro público?.

Como o político ?vive da publicidade, da promoção pessoal com a finalidade de obter votos?, explicou o revisor, o indicado seria usar o nome do órgão público, sem o nome do titular. ?No caso do agente político do Poder Executivo, é necessário que esteja mais atento à dupla finalidade que pode ter a publicidade e adotar o princípio da impessoalidade com mais rigor.?
Manda Brasa
03/09/2012 08:39
Ao que se denomina como "Ju Ju do Gasparinho".

Tomo as suas palavras como motivação para minha caminhada de ver o velho MDB de guerra ganhando essas eleições. Ninguém precisa me dizer que a eleição, desde o início está muito bem encaminhada para o atual prefeito, porém, vou listar abaixo alguns fatos que me motivam.

1- Possibilidade de impugnação (não importando a decisão, desgasta a candidatura do PT).
2- O povo está começando a enxergar a arrogância e prepotência da atual administração e sua candidatura, em todos os aspectos.
3- Se o povo parar, nem que for por 30 segundos, e refletir sobre a cidade em que vivem, irão perceber que nada vai bem, os únicos trunfos de Celso Zuchi são as obras, das quais não sei se posso considerar como trunfos para Gaspar, como o viaduto da discórda, a São José mal feita, a reforma da ponte que não acaba e a metade do dinheiro da ponte do vale. A educação que achei que caminhava razoavelmente bem, está abaixo da média estadual (vergonha).
4- Saber que o clima é tenso dentro do PT, é muito bom.
5- O quinto e último principal fator de motivação para tirar os "trabalhadores" da prefeitura, foi ver meus amigos de longa data, aqueles que perdiam emprego pelo MDB, que se doavam a troco de nada pelo MDB, estão agora confiantes nos "guris". Após o desastre de 2004 confeso que nunca vi um sentimento tão forte de renovação dentro do cenário municipal.

Minha conclusão é a seguinte: ou o PT bota a sua máquina para trabalhar ou vão ter que ouvir a apuração dos votos roendo as unhas, porque os "guris" tão chegando.
Ju Ju do Gasparinho
02/09/2012 21:27
Reunião de Domingo no PT - PARTIDO DO MENSALÃO.

Como sempre, hoje ao final da tarde tivemos mais uma reunião de avaliação do que foi feito no Sábado e planejamento para as ações que devemos realizar no município durante essa semana da pátria, especialmente no dia 7 de Setembro, feriado da Independência.

Antes mesmo de começar a reunião, antes de chegar o Doraci, o Zuchi e a Mariluci, tinha um grupo de 5 pessoas cobrando da Presidenta Julita explicações sobre a burrada que o Doraci e o tal de Leandro (que dificilemente aparece nas reuniões) fizeram com os nossos candidatos; foi quando para minha surpresa ela disse pra ninguém perguntar sobre essa questão da Procuração e do Processo porque não podia fazer nada porque quem comanda o planejamento e as ações da campanha, inclusive os contatos com os advogados daqui e de Floripa é somente o Doraci (com carta branca da Majoritária), e que por isso ninguém deve questionar nada, muito menos agora porque ele tá estressado com isso tudo.

É brincadeira ...o melhor e maior partido dessa cidade tem um Presidente que não manda nada. O pior é que o Zuchi e a Mariluci são igualzinhos, ai daquele que questionar o seu Doraci (companheiro arrogante e centralizador) que quando usa aquele chapéu panamá parece até que tá comandando gado no seu sítio com o Erlindo.

Nós éramos mais companheiros e unidos, lutavamos de mãos dadas, conversavamos mais entre nós e éramos mais humildes e simples quando nós tinhamos o Lovídio de Presidente. Esse sabe de política, faz política, brinca na hora de contar piada, briga na hora certa prá chamar o pessoal na responsabilidade, tem liderança ...
Esse careca realmente é o companheiro que precisamos.
Em novembro o PED vem aí. Tô contigo Lovídio - Presidente sempre.

Infelizmente hoje, após a reunião, mesmo sabendo que ninguém tira de nós essas eleições, o comportamento no grupo tá pesado. Estranho, é só fazer uma pergunta e todo mundo fica te olhando com cara de descontente e atravessado... Será que alguma coisa ruim aconteceu ou vai acontecer?

ACORDA.......ACORDA....... ZUCHI.
Paola Cezario Zonta
02/09/2012 20:39
Sr Colunista, pensei que nunca iria ver isto dentro do governo do Municipio, parece que algo de muito grande esta para acontecer, pois tem muita gente ocupante de cargo em confiança com a cara inchada de tanto chorar, e olha que isto nunca aconteceu antes, mesmos com os tsunamis que por lá passaram.
Herculano parece que os comandantes já sabem que o navio vai afundar, mais não podem comunicar o desastre, sob pena de se criar uma grande confusão abordo.
Acho que a situação existente dentro da prefeitura é similar a do transatlântico Costa Concordia que naufragou, onde o comandante Francesco Schettino presenciava tudo do lado de fora da embarcação.
E quem não se lembra da passagem de quando o capitão da capitania dos portos italiana mandava Schettino voltar para dentro Costa Concordia, e auxiliar o restante da tripulação a salvar a maior quantidade passageiros possíveis, pois naquele momento outra coisa não poderia ser feita.
Então volta Schettino, volta para auxiliar a salvar alguma coisa ainda, não deixe quem esteve contigo até agora afudarem, enquanto vc ve tudo de fora.
Herculano
02/09/2012 18:08
Mais um morreu na BR 470, em Gaspar. Ivan Carlos Lemonie, de 28 anos, morreu sábado, por volta das 17h30min, em um acidente no Km 42,5 da BR-470. Era um motociclista. ele foi tocado por uma Hilux, de Gaspar, foi ao solo e atropelado por um Pálio de Blumenau.
Herculano
02/09/2012 16:13
COMO FUNCIONAM AS QUADRILHA ORGANIZADAS LIDERADAS POR POLÍTICOS. PARA ESCONDER SEUS CRIMES FALSEIAM OS FATOS E AS PROVAS. INTIMIDAM, INVERTEM O ÔNUS, DESMORALIZAM, PERSEGUEM, MEDRAM E TENTAM CALAR TESTEMUNHAS. É UMA PRÁTICA.

Está no jornal O Globo deste domingo e sob o título: Réus do Banco Rural coagiram principal testemunha de acusação. Eles recorreram a pedidos de indenização e mandados de busca para encurralá-lo.

BRASÍLIA e BELO HORIZONTE - Réus do mensalão, em julgamento no Supremo Tribunal Federal, os ex-dirigentes do Banco Rural fizeram de tudo para encurralar a principal testemunha da acusação, Carlos Roberto Sanches Godinho, ex-superintendente da área de Compliance do Banco Rural. De ações de indenização a mandados de busca e ordem judicial para vetar entrevistas, o Rural recorreu aos mais variados instrumentos para evitar que Godinho pusesse ainda mais em risco a imagem da instituição.

Desde que saiu do banco, em setembro de 2005, ele não conseguiu mais emprego na área financeira. Hoje, divide seu tempo entre temporadas nas casas da filha, em Belo Horizonte, e do filho Sérgio, em Natal, Rio Grande do Norte.

- Você vê como são as coisas: meu pai resolveu ajudar e foi como se a moeda virasse para o outro lado. Ele só fez o que achava certo. O ex-ministro da Justiça precisava saber disso, né? - diz Sérgio, criticando Márcio Thomaz Bastos, defensor de José Roberto Salgado, ex-diretor do Rural.

Na sustentação oral no STF, Bastos tratou Godinho como "um ex-funcionário posto para fora" e "um falsário", mencionando perícia particular feita pelo próprio Rural em documento relacionado a um processo trabalhista de Godinho contra o banco, que nada tem a ver com o mensalão...
Herculano
02/09/2012 15:57
Quem faleceu nesta tarde deste domingo foi Irma Gaertner, viúva do Hilberto Gaertner, popular Tiriva. Foi as duas no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, Ela tinha 87 anos e a morte foi em decorrência da falência multipla dos orgãos. Deixa dois filhos, uma filha (Nilva, mãe de Jacqueline Sofia Schneider), duas noras, nove netos e oito bisnetos.

Irma era natural de Brusque, casou e veio morar em Gaspar. Aqui por muitos anos o Açouque Gaertner. Sempre participou na Comunidade Evangélica Luterana de Gaspar, especialmente a OASE. O velório está sendo realizado na residência da família, na Rua Nereu Ramos, 1020, na Coloninha.
Cedenir Sansão
02/09/2012 14:07
Punição histórica na política gasparense. Justiça exemplar...

Aproveito esse momento porque a tal Procuração com o timbre da Prefeitura de Gaspar, conforme você já disse Herculano, é realmente o assunto das rodas de bate papo e de fofoca do final de semana em nossa cidade. Ontem ao meio dia, durante a confraternização de uma famosa Feijoada na margem esquerda o assunto era esse, inclusive com a presença do ator principal Celso Zuchi e seu cunhado Tonho; os quais paracem os irmãos "cara de pau" ao pedir o Voto do eleitor.

Essa Procuração com o timbre da Prefeitura de Gaspar, conforme o Dr. Aurélio já explicou muito bem quando entrou com a denúncia na Justiça Eleitoral é um Absurdo sem igual; só falta o Mauricio Kubrusly do Fantástico ser informado ...Ou, quem sabe o pessoal do CQC!

Nunca na história política de Gaspar um candidato a reeleição como Prefeito, seu Vice e seu chefe de gabinete (digo Coordenador de campanha) na ansia de defender-se da Justiça Eleitoral fizeram um ato de improbidade que se caracteriza como CRIME ELEITORAL. Tenho certeza que vão colocar a culpa toda no coitado e pacato assessor LEANDRO MENEGAZZO (SERVIDOR DE CONFIANÇA DO PREFEITO), muito bem pago com os nossos impostos, ocupante do cargo de Assessor Administrativo e, que depois da saída do ex-Procurador Geral Mário Mesquita e antes da entrada do novo Procurador Geral José Carlos Schramm, esteve nomeado algum tempo como PROCURADOR GERAL DE GASPAR. Esse é o PT que governa nosso Município.

Essa fraude praticada com a PROCURAÇÃO representa o senso de impunidade dessas pessoas (Leandro, Doraci, Mariluci e Zuchi) porque ninguém fiscaliza, aponta as irrgularidades, denuncia aos órgãos competentes e aplica uma severa punição exemplar .

Espero que os cidadãos sérios, honestos e de bem dessa cidade, e as autoridades que representam a Polícia Civil (que deveria apurar o uso de documento público), o Ministério Público (que deveria apurar o crime eleitoral e de improbidade administrativa no "uso da máquina pública"), a OAB (que deveria apurar o atentado contra a dignidade da Advocacia e falta de Ética profissional), a imprensa (por ser a situação criada uma Aberração, um verdadeiro insulto ao cidadão) e entidades de classe e de serviços ...

Perguntar não ofende: SERÁ QUE O PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO - DR. JOSÉ CARLOS SCHRAMM - VAI INSTAURAR PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTRA LEANDRO MENEGAZZO, DORACI VANZ, MARILUCI DESCHAMP ROSA E PEDRO CELSO ZUCHI ?
Se não mandar instaurar praticará outro ato criminoso, chamado no Código Penal de PREVARICAÇÃO (que siginifica Omissão, deixar de fazer cumprir a legislação ...).

Soube que os Procuradores efetivos do município já se insurgiram contra esse abuso de poder que os envergonha enquanto servidores públicos; como também que jornalistas da RBS e da RIC/RECORD vão explorar esse assunto na mídia durante a semana da Pátria.
OBSERVADOR-MOR
02/09/2012 13:26
A AÇÀO PENAL 470 ,VAI DE VENTO EM POPA.

MAS A BR- 470 É UM VERGONHA!!!!!!

FALA IDELI ....FALA FAMILIA LIMA...
OBSERVADOR-MOR
02/09/2012 13:09
PT - PARTIDO DO MENSALÃO.

O PT , o já falecido partido da ética,vive agora as agruras de quem é corrupto.
o outrora detetive da moralidade Eduardo Suplicy, sumiu....sumiu..

O joão paulo cunha....condenado a pena de reclusão (CADEIA)

O ZÉ DIRCEU ,ESTÁ NO CAMINHO DA CONDENAÇÃO.

O carlito mer@@@@@ acusado de improbidade,candidatura impugnada..

o Tomio de Indaial ,impugnado por improbidade,recorreu,agora vai para o T.S.E ,pode lá ser cassado.

o Zuchi ,na mesma toada,condenado a ressarcir dinheiro aos cofres publico.

os 3 podem ser eleitos.......MAS PODEM NÃO ASSUMIR..

ACORDA.......ACORDA....... GASPAR.
Herculano
02/09/2012 11:47
Tem candidato que já disse para todos nós a que veio e teimamos em não enxergá-lo assim. Burla a lei e se acha esperto. Faz o que é condenável e se acha esperto. Coloca placa e propaganda onde não é permitido (outro município, faixa de domínio de rodovias, áreas públicas ou áreas particulares sem autorização dos proprietários) e se acha esperto. Em conversas, na qual pede para não ser gravado e filmado (celular) com medo de processo por difamação, calúnia e injúria, diz que todos os adversários possuem defeitos, mas não os prova, apenas semeia a dúvida e a discórdia, e por isso se acha esperto. E está atrás de vantangens para o seu jogo e sua eleição. Se for eleito, esperto vai mandar uma banana para todos os eleitores e eleitoras que acreitaram nele e cuidar de si, dos amigos, da família, com a esperteza de sempre. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/09/2012 11:27
Hoje é domingo. E o exemplo é de outros domingos também (ou finais de semana nas comunidades católicas). Candidato evangélico não se mistura para se apresentar, se comprometer e pedir apoio, apesar do discurso plural. Sempre possui uma desculpapara a ausência e é representado por seu vice. É um sinal para ser avaliado. Afinal é candidato de um rebanho ou da sociedade com a sua diversidade e pluralidade que se estabelece numa democracia representativa? Acorda, Gaspar!
Herculano
02/09/2012 11:23
O candidato Pedro Celso Zuchi, PT, esteve ausente dos compromissos públicos na cidade durante este sábado. Foi representado pela sua vice Mariluci Deschamps Rosa, no papel de pedir votos.
ESTAMOS DE OLHO
02/09/2012 11:05
Referente a procuração com papel timbrado será que vai ser aberto um processo administrativo para o Doraci, Mariluci e Zuchi ou só funciona para servidores de baixo escalão?
Mario
02/09/2012 10:54
Eu acho um grande equívoco de quem fala nesse absurdo de voto limpo. Não passa de outra faceta dos políticos sujos. "Como o eleitor consegue voto limpo, se só tem lixo para votar. Primeiro me mostra quem é limpo.
Só conheço um, candidato de registro 99.
Herculano
02/09/2012 08:13
OS BOM MENINOS, por Eliane Cantanhêde, para a edição dominical do jornal Folha de S. Paulo. Qualquer semelhança com casos parecidos por aqui, é mera coincidência (ou não?).

BRASÍLIA - João Paulo Cunha nasceu em Caraguatatuba (SP), de uma família como milhões de outras neste país afora, e foi um menino como milhões de outros neste país afora. Mas embicou na vida pública como muito poucos.

Já em Osasco, para onde foi com a família ainda criança, tornou-se metalúrgico e participou ativamente da Pastoral da Juventude, da mobilização de operários, da fundação do PT. Brandia a ética e a igualdade. Bom menino, bom rapaz.

Tudo mudou quando Lula subiu a rampa do Planalto, o PT deixou de ser oposição e se atirou de corpo e alma aos prazeres e às chances do poder. Sem lastro político nacional, sem verniz intelectual, sem liderança parlamentar, João Paulo deu um salto maior que as pernas: assumiu a presidência da Câmara dos Deputados já no primeiro ano de Lula.

O início do fim. Trocou o passado de lutas e o futuro promissor por um vício: a embriaguez do poder, em que "os fins justificam os meios". Quis ser tudo, virou nada. Ontem, o Wikipédia já dizia que João Paulo Cunha "foi" um político brasileiro.

Sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal, por contundentes 9 a 2, entra para a história como o fim de uma era. Vai-se a impunidade, vem a responsabilidade. A Câmara dos Deputados, o Banco do Brasil, a Petrobras, a Presidência da

República -as instituições, enfim- não têm donos, ou dono. São do Estado e servem à nação.

Isso vale para o Supremo, até mais do que para todas as demais. Lê-se que Lula está triste, acabrunhado, por sentir-se "traído". Dos 11 ministros (incluindo Peluso), 8 foram colocados ali nos governos petistas e só 2 votaram pela absolvição de João Paulo -por extensão, do PT.

A corte suprema não vota mais com os poderosos, pelos poderosos. Julga com a lei, pela justiça. Inaugura, assim, um novo Brasil.

Bons meninos terão de se comportar sempre como bons cidadãos.
Herculano
02/09/2012 08:10
DO HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E o slogan da traveca: "Votem em mim, senão eu conto tudo!". E o slogan do gay: "Não sou diferente, os outros é que são iguais". E o slogan do candidato sincero: "Votem em mim! Não aguento mais comer mortadela". Rarará
Herculano
02/09/2012 07:59
OS DIFARCES INTENCIONAIS. É ASSIM QUE SE ENGANA PARA CHEGAR AO PODER. VALEM-SE DE TUDO: PLÁSTICA, LENTES DE CONTATOS, SORRISOS, DISCURSOS MANSOS...

Esta notícia assinada pelo repórter da Folha de S.Paulo, em Porto Alegre, Felipe Bächtold, neste domingo, é reveladora por si só. Atentem para os três primeiros parágrafos dela.

A candidata do PC do B, Manuela D'Ávila, 31, se afastou dos embates ideológicos que marcaram eleições em Porto Alegre e investe em motes como "gestão", "inovação" e "tecnologia".

A deputada federal licenciada empatou tecnicamente na liderança com o prefeito José Fortunati (PDT), segundo o Datafolha. Reduziu pela metade os oito pontos de dianteira que o rival tinha.

O vermelho, a foice e o martelo do PC do B não aparecem na campanha de Manuela. Suas críticas ao prefeito abordam a suposta ineficiência da administração burocrática. Num dos debates com Fortunati, citou seis vezes o lema de "menos papel e mais tecnologia" no governo.

Volto. Por que isto? O Partido Comunista, por princípio, ideário e vida sempre defendeu um estado forte, proletário, autoritário e burocrático. Agora defende gestão, menos burocracia e mais tecnologia? E tem gente que acredita nisto? É por isto que os piores índices de alfabetização e pobres ignorantes são os nosso. E a maioria dessa massa ignara, alienada e manobráve é o alvo predileto desta gente má intencionada para se legitimar no poder, com os nossos votos.

Mas, quem cria propostidadamente e guia esta esperteza? Uma minoria esclarecida, intelectualizada que quando no poder usufrui de um estado corrupto, desorganizado e que ignora os fracos e desasistidos. Mas, por que mesmo o ex-ministro e estrela do PC do B, Olando Silva, foi defenestrado do governo de Dilma Vana Rousseff, PT? O que mesmo aconteceu com aquele programa denominado de "Segundo Tempo", tão bem tocado pelo aparelho do PC do B em todo o Brasil?
Herculano
02/09/2012 07:42
O octagenário jornalista investigativo (e já foi premiado por isto) Jânio de Freitas, colunista da Folha de S. Paulo, sempre defendeu de que o mensalão se tratava de uma bem tramada farsa criada por grupos políticos e de interesses para desmoralizar o puro (assim ele entendia) PT. Jânio, nos seus muitos e insistentes artigos, sempre tentou desqualificar os autos, o processo, os fatos e a própria mídia no que noticiava. Era uma opinião. E de respeito.

O tempo e o julgamento foram desmontando muitas das suas " fundadas" teses. Neste domingo, em "Amanhã tal como ontem", Jânio ensaia uma mudança. Radical. Os autos e as provas não deixam margem e dúvida ao velho e bom jornalista que Jânio sempre foi. Mas, demorou. E muito.

"O que vai mudar com o julgamento do mensalão são alguns dos métodos agora desvendados, não os políticos". Ao traçar o roubo organizado em quadrilha por Paulo César Farias para Fernando Collor de Mello, passando pelo mensalão do PSDB mineiro até desembocar no crime do PT, Jânio, um esquerdista, adepto da causa, entrega-se.

"O Brasil, os políticos e suas práticas não vão mudar coisa alguma por efeito do chamado julgamento do mensalão, sejam quais e quantas forem as condenações. É o que indica o indesmentido fluxo histórico brasileiro e o que comprova a experiência mais ou menos recente."
Herculano
02/09/2012 07:28
Do professor de Direito Constitucional da FGV do Rio de Janeiro, Joaquim Falcao, em "Apesar de obstáculos, encontro do STF com a opinião pública veio para ficar". Para ele, "muitos ministros do Supremo adotam a objetividade e deixam de lado a cansativa erudição". Extraio dois parágrafos do artigo dele para reflexão dos meus leitores e leitoras.

A opinião pública busca um Supremo não protelatório, que se recusa a ser manipulado por qualquer das partes. Hoje, cerca de 80% das decisões são sobre agravos de instrumentos que, em nome do necessário direito de defesa e do devido processo legal, prejudicam a ambos.

E está cada vez mais atenta quando ministros pedem vistas paralisantes - e desaparecem com os processos, por motivo político ou por receio de seu ponto de vista perder.
Herculano
02/09/2012 07:19
A INCOMPREENSÍVEL DESUMANIDADE, SENSIBILIDADE E MENTE DOS COM "NOTÁVEIS SABER JURÍDICO"

Uma comissão de juristas notáveis fez algumas sugestões para se ter um novo Código Penal. Há inegáveis avanços para algo que é da década de 1940. Entretanto, há também coisas incompreensíveis para os dias de hoje.

Quem registra bem esta anomalia é Christiano Jorge dos Santos, um professor doutor de direito penal na PUC-SP e promotor de Justiça, de 45 anos, no artigo "Código Penal: entre baleias e seres humanos". Escreve ele em três parágrafos, o quais sintetizam a observação do bizarro.

Pune-se no projeto a omissão de socorro a animais em perigo, com prisão de um a quatro anos. Em contrapartida, a omissão de socorro a um ser humano em idêntica situação gera prisão de apenas um a seis meses, ou multa. Portanto, entre se omitir no socorro a um cão atropelado ou uma criança, é mais vantajoso deixar a criança para trás.

O ato de promover uma "rinha de galos" é punido com dois a seis anos de prisão, pena bem superior ao ato de provocar intencionalmente uma lesão em um humano, que incorre em prisão de seis meses a um ano.

Molestar baleias e golfinhos gera pena de prisão de dois a cinco anos. Molestar sexualmente um adolescente, sem grave ameaça ou violência, deixa o criminoso no máximo dois anos preso. A comissão deixa claro que a proteção penal aos seres humanos é inferior à fauna.
Roberto Sombrio
01/09/2012 21:23
Achar que se é dono do mundo da nisso e estas atitudes são bem coisa do PT. Mas tem um ditado que não deve ser esquecido: "A raposa tanto vai ao ninho que um dia deixa o focinho".
Usam tudo que é dos outros; até um simples papel timbrado e que na verdade pertence ao povo do município. A coisa é tão infantil, quanto infantil é o PT. Aprenderam com quem sempre fez obras com a mão dos outros; o (segundo eles), fabuloso Lula.
Como você Herculano, sempre diz: "acorda Gaspar". E se não acordar a coisa nunca vai mudar.
Herculano
01/09/2012 21:21
Deu zebra.Ele já estava mal nas pesquisas. Em cidade de esclarecidos é difícil enganar por muito tempo. O jornalista Moacir Pereira acaba de postar: O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) suspendeu a cassação do registro da candidatura do prefeito Carlito Merss (PT de Joinville). A decisão, tomada neste sábado (01/09), é do juiz Henrique Portelinha, acolhendo medida cautelar impetrada pelo advogado Mauro Prezotto.
JUJU do Gasparinho
01/09/2012 20:36
Prezado Herculano.
Não é só Doraci Vanz que está fora da sala de aula. Tem um professor da escola Frei Policarpo atendendo no Procon como aprendiz de advogado.
Herculano
01/09/2012 19:31
POR QUE CANDIDATOS GOVERNISTAS AO INVÉS DE DEFENDER PROPOSTAS, ELES INSISTEM SEREM AMIGOS DA PRESIDENTE E MINISTROS OS QUAIS LIBERARIAM POR CONTA DISTO E SE ELEITOS, VERBAS PARA OS MUNICÍPIOS ONDE DISPUTAM VOTOS?

A resposta mais adequada é de que posicionamento serve para ludibriar os desinformados, ignorantes, fanáticos e alimentar o discurso vazio da militância. No fundo, a verdade, é que as verbas federais se tornaram um "alimento" que irriga a máquina partidária e da corrupção institucionalizada, organizada e criminosa para a perpetuação no poder e a destruição das instituições democráticas.

O site do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, traz uma notícia bem esclarecedora sobre este assunto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, foi a Minas Gerais e provocou bem ao seu estilo bravateiro, populista, irresponsável e dissimulador os adversários. Recebeu o troco do calado e nem tanto oposicionista assim, o senador Aécio Neves, PSDB, partido que inventou o mensalão, desvio que ao invés de combater e extirpar da cena política brasileira, o PT copiou, aperfeiçou, multiplicou e potencializou num efeito de quadrilha, segundo a Procuradoria Geral da República.

Percebam o que estampa o site do jornal O Globo. Entendam e concluam.

O senador Aécio Neves (PSDB) rebateu, na manhã deste sábado, as críticas feitas ontem pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comício, em Belo Horizonte. Ao responder sobre recursos do governo federal ? Lula havia dito que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) não enviava dinheiro aos municípios -, Aécio disse que o PT se apropria das empresas públicas, citando o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

- O PT tem um viés equivocado ao analisar a questão dos investimentos porque ele trata os recursos públicos como se fossem seus. Dinheiro federal ou estadual (para fazer obras) é o menos importante. É dinheiro do povo. É imposto que todos nós aqui pagamos. Mas o PT se apropria das empresas públicas, como fez agora, comprovado pelo STF em relação ao Banco do Brasil. Uma vergonha. Uma instituição secular. Utilizada, como foi provado pelo STF, para atender a interesses do partido.

Aécio respondeu ainda à provocação de Lula ao governador Antonio Anastasia (PSDB), que, segundo o ex-mandatário, "se pudesse falar, diria que o estado de Minas está quebrado".

- Fico muito feliz de ver que o presidente se recuperou. Está bem de saúde. O povo brasileiro, como seu amigo, eu quero registrar a nossa alegria. Mas ele talvez por ter estado ausente do processo político em Minas durante muito tempo mostrou que está muito desinformado. Minas vai muito bem. Poderia estar melhor talvez se o governo federal tivesse cumprido as promessa" disse, citando bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e obras do governo federal que não saíram do papel, como a expansão do metrô de BH.
Herculano
01/09/2012 17:36
MANCHETE DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO

Mensalão: somadas, penas de políticos podem atingir 100 anos. De acordo com cálculo de advogados, soma se aplica aos 12 réus que receberam dinheiro do valerioduto.

Volto. Por que uma condenção tão alta para algo que "não existiu"?
Herculano
01/09/2012 17:17
ESTE ERRO SIMPLES E PRIMÁRIO, OU DEBOCHE COM A LEI, ESTÁ TIRANDO O SONO DA CAMPANHA DO CANDIDATO DO PT DE GASPAR: UMA PROCURAÇÃO EM PAPEL COM TIMBRE DA PREFEITURA PARA UM FUNCIONÁRIO COMISSIONADO DEFENDER CANDIDATO NA JUSTIÇA.

Este é o teor da Ação na Justiça eleitoral questionando este ato. Já há despacho para a coleta de provas. No início da semana virá a sentença.

DOS FATOS:

A Coligação requerente, em 14 de agosto de 2012, propôs perante este juízo eleitoral a competente e necessária Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que tramita sob o n° 44965.2012.624.0064, cujo objetivo era a apuração e verificação de ABUSO DO PODER ECONÔMICO, ABUSO DE AUTORIDADE E USO INDEVIDO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, por parte dos investigados.

Ocorre quando da apresentação das alegações finais nos autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral, contatou-se que os investigados usaram da máquina pública em seu benefício, posto que a procuração que outorga poderes ao defensor dos investigados, foi confeccionada em papel timbrado do Município de Gaspar, papel este de uso restrito do Poder Executivo Municipal, senão vejamos:

Excelência, não fosse o visível ato criminoso realizado pelos investigados que usam da coisa pública em seu beneficio, neste caso em beneficio eleitoral, posto que o bem público foi utilizado dentro de uma ação eleitoral e também assinada pelo coordenador da Coligação "Pra Gaspar Seguir em Frente", o sr Doraci Vans, este também servidor efetivo do Município de Gaspar, ainda temos que o patrono da causa, o Dr. Leandro Menegazzo, é servidor ocupante do cargo em confiança de ASSESSOR ADMINISTRATIVO da Procuradoria Geral no Município de Gaspar, este que foi nomeado pelo decreto n° 01 de junho de 2012, conforme decreto em anexo.

Aproveita-se para salientar que o referido Dr Leandro Menegazzo também restou nomeado interinamente para ocupar o cargo de Procurador Geral do Município de Gaspar entre 06 de junho de 2012 a 28 de junho de 2012, conforme decretos que seguem em anexo.

Também notório é que a procuração dos investigados é idêntica à procuração utilizada pela Procuradoria Geral do Município de Gaspar nas ações em que é parte.

A propósito, vejamos a total igualdade do conteúdo (fonte, tamanho, espaçamento, conteúdo, etc..), especialmente quando da outorga de Poderes, senão vejamos.

Procuração outorgada pelos investigados nos autos da AIJE n° 449-65.2012.6.24.0064.

Procuração outorgada pelo investigado Pedro Celso Zuchi na qualidade de prefeito do Município de Gaspar, em 12 de junho de 2012, nos autos da Ação Popular n° 025.12.002138-7:

Excelência forçoso é não concluir no caso in comento que os investigados estão usando material dos serviços dos servidores públicos municipais, do material de expediente do município, tais como papel, computador, impressora, energia elétrica, em detrimento dos demais outros tantos candidatos, diga-se tudo de forma consciente.

No caso in concreto temos que à violação aos incisos II e III do art. 73 da lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, sendo que somente a sua prática já estabelece a presunção objetiva de desigualdade, o que autoriza a imediata cassação dos registros dos investigados nos moldes do §5° do art. 73 da lei n° 9.504, de setembro de 1997, conforme jurisprudência do TSE, senão vejamos:

"[...] Representação. Conduta vedada. Caracterização. Incidência do § 5o do art. 73 da Lei no 9.504/97. Para a caracterização de violação ao art. 73 da Lei no 9.504/97, não se cogita de potencialidade para influir no resultado do pleito. A só prática da conduta vedada estabelece presunção objetiva da desigualdade. Leva à cassação do registro ou do diploma. Pode ser executada imediatamente. [...]"NE: Utilização de assessor jurídico do município, ocupante de cargo em comissão, em prol de campanha eleitoral e de equipamento de fax da Prefeitura para remessa ao juiz eleitoral da comarca de resultado de pesquisa eleitoral. (Ac. no 24.862, de 9.6.2005, rel. Min. Humberto Gomes de Barros, red. designado Min. Luiz Carlos Madeira.)

REQUERIMENTOS
Diante do exposto requer:

1. A instalação de investigação Judicial, na forma prevista no art. 22 da Lei Complementar nº 64/90, para apurar o abuso de poder político / administrativo pela prática das condutas contidas nos incisos II e III do art. 73 da lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, patrocinadas pelos candidatos enquanto gestores públicos municipais;

2) Seja requisitado junto ao Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal de Gaspar o cartão ponto ou documento similar dos servidores públicos municipais DORACI VANS e LEANDRO MENEGAZZO referente tão somente ao ponto do mês de julho e agosto de 2012;

3. A notificação dos investigados, na forma prevista no art. 22, inc. I, letra "a", da Lei Complementar nº 64/90, para que, se desejarem, ofereçam a defesa;

4. Seja esta julgada procedente para condenar o candidato a prefeito Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, às penas previstas no art. 22, inciso, XIV, da Lei Complementar nº 64/90, ao art. 36, art. 73, incisos II e IV, e art. 74, todos da Lei nº 9.504/97, além da condenação no §5° do artigo 273 e art. 237 do Código Eleitoral;

5. Que digne-se em determinar a remessa de cópia dos autos a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar, uma vez que também resta configurado crime de improbidade administrativa;

6. Protesta-se pela produção de todo o gênero de provas em direito admitidos, especialmente, documental e testemunhal cujo rol seguem em anexo.

Nestes Termos
Pede Deferimento.

Gaspar, 30 de agosto de 2012.
Aurélio Marcos de Souza e Enio César Muller
Herculano
01/09/2012 15:35
ESTÁ NA COLUNA DE MÔNICA BÉRGAMO, NA FOLHA DE SÃO PAULO. JOÃO PAULO CUNHA RESISTE EM RENUNCIAR A SEU MANDATO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

João Paulo Cunha resiste à ideia de renunciar a seu mandato na Câmara dos Deputados. Ainda que condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), ele quer ficar mais um tempo no parlamento para reestruturar a vida de sua família (mulher e uma filha de 20 anos) antes de cumprir as penas. É quase certo que o petista será preso.

RODA 2

Ministros do STF, no entanto, julgam que, se a corte indicar, a Câmara será obrigada a afastá-lo. A questão deve gerar polêmica.

RODA 3

De acordo com interlocutor que esteve com João Paulo nos últimos dias, ele "está consciente e preparado para o pior", ou seja, a prisão em regime fechado. Ainda assim, chora o tempo todo e "não prega os olhos há quatro dias, sem um minuto de tranquilidade".

RODA 4

E o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, estuda se licenciar do cargo para coordenar a campanha do PT na cidade. Com o julgamento do mensalão, a preferência dos eleitores pelo partido, de acordo com suas próprias pesquisas internas, caiu de 30% para 20%. João Paulo, que renunciou anteontem à candidatura, não chegava a 15%.

RODA 5

De acordo com dirigente do PT, com a renúncia de João Paulo, "saímos de uma eleição impossível em Osasco para uma situação 'apenas' muito difícil".
João José
01/09/2012 15:25
Irmão de peixe...peixinho é!

Soube ao meio dia numa confraternização em Blumenau (Churrasco regado a boa cerveja) que o candidato a Vereador pelo PSDB de lá, Luis Carlos Menegazzo, que faz hoje 36 anos, jovem empresário e sócio da Bella Arte Cortinas no Bela Vista é irmão de LEANDRO MENEGAZZO, servidor comissionado da Procuradoria do Município de Gaspar e Advogado do PT de Zuchi. Olha, o mundo é muito pequeno.

Enquanto o pessoal da militancia e os simpatizantes estavam fazendo sua caminhada, de casa em casa, com santinho numa mão e a bandeira na outra, tinha secretário do governo do PT de Gaspar e alguns outros cargos de confiança degustando uma boa picanha e costela, ao sabor de cerveja bem gelada, ao tom do pagode bem bolado pelo PSDB de Blumenau. O mundo é dos espertos, rsrsrsrs...
Valeu pessoal. Há, o leandro obviamente estava lá com seu irmão.
Herculano
01/09/2012 06:34
SE A MODA PEGA, VAI FALTAR DINHEIRO NAS PREFEITURAS. GANHARÁ O CIDADÃO

Para Justiça, acidente em calçada é com a prefeitura. Município tem sido condenado a indenizar em casos de acidentes. Judiciário não aceita argumento de que a conservação do passeio é de responsabilidade do dono do imóvel

A reportagem é de Ricardo Gallo para o jornal Folha de S.Paulo.

Ivonildes de Jesus Silva caiu em um buraco na calçada da avenida Pedroso de Moraes, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo), e teve ferimentos leves. Esburacada e malconservada, a calçada é de responsabilidade do proprietário da casa, mas a Justiça mandou a prefeitura indenizar Ivonildes em R$ 4.000.

A decisão é de junho, da segunda instância da Justiça paulista. A prefeitura já havia sido condenada em primeira instância em 2009. Ainda cabe recurso à decisão.

Casos assim são comuns em São Paulo: a Folha identificou ao menos dez casos entre 2010 e 2012, julgados pela segunda instância no Tribunal de Justiça paulista.

Para o município, o proprietário é o responsável pelas calçadas. Só que esse argumento não tem convencido o Judiciário, para quem a atribuição é da prefeitura.

Pela lei que entrou em vigor neste ano, além de multa de R$ 300 por metro linear de calçada, o proprietário pode ter de refazer um passeio se ele estiver em desacordo com os padrões municipais.

TROPEÇO

Já Tereza Gazzillo tropeçou em uma tampa da Eletropaulo em uma calçada em obras na avenida Nove de Julho, nos Jardins (zona oeste), e fraturou o ombro. Pediu R$ 50 mil à Justiça, que culpou a prefeitura mas não deu tudo o que ela pedia. Em junho, a indenização foi fixada: R$ 4.000.

Comprovada com fotos do local, a falta de manutenção, diz o desembargador Aroldo Viotti, fez com que Tereza tropeçasse. A queda foi em 2008.

Defensor público que atua em causas do tipo, Rafael Vernaschi afirma que os pagamentos demoram a ocorrer.

As ações levam em média três anos e as indenizações, ainda mais, disse. O pagamento ocorre apenas quando se esgotam as possibilidades de recurso pela prefeitura.

A Defensoria Pública atende casos de cidadãos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866).

"Se tivesse quebrado algo, processaria", diz o jornalista Alex Sander Âlcantara, 38, analista de comunicação. Em junho, ele tropeçou em uma calçada com piso escorregadio na Bela Vista (centro). O proprietário do imóvel foi multado.

REFORMAS

A prefeitura não comentou os processos e disse que reformou mais de 400 mil metros quadrados de calçadas entre 2009 e 2012, de modo a padronizá-las. Outros 33 mil metros quadrados de calçadas serão entregues até o final deste ano, ainda segundo a prefeitura.



Herculano
01/09/2012 06:30
No painel de leitores do jornal Folha de S. Paulo de hoje.
Bilhete de Dilma
O que mais me surpreendeu no bilhete da presidente Dilma Rousseff às suas ministras Izabella Teixeira e Ideli Salvatti ("Poder", ontem), além da bonita letra e do tom de madre superiora repreendendo as noviças infratoras, foi saber que a informática parece ainda não ter chegado ao gabinete presidencial. Victor Germano Pereira (São Paulo, SP)
Herculano
01/09/2012 06:25
O BRASIL SEM GERÊNCIA

Manchete de jornal. Apesar de estímulos do governo, PIB completa 2 anos de ritmo lento. Resultado do segundo trimestre, divulgado ontem, mostra piora da indústria e dos investimentos.

Há 8 trimestres Brasil cresce menos de 1%. Apesar das medidas de estímulo, economia ainda não superou os efeitos da crise internacional sobre o setor industrial. Resultado do segundo trimestre aponta para taxa de 1,5% no ano, chamada de "piada" por Mantega há 2 meses
Herculano
31/08/2012 22:29
Uma pergunta que não quer calar: por que o Doraci Vanz, ex-Chefe de Gabinete, colocou o nome dele naquela procuração que foi parar na Justiça?

Uma procuração transfere poderes a terceiro. Doraci Vanz nem concedeu e nem os recebeu. Então ele inaugurou um documento chamado procuração com testemunha, só para dizer que ele é um coordenador de campanha. Pior, testemunhou contra ele próprio.

Outra. Se ele não é mais servidor comissionado, Doraci Vanz não deveria estar professor e na sala de aula da Zenaide Schmitt Costa? Ou vai se arrumar um novo truque? Acorda,Gaspar!
OBSERVADOR-MOR
31/08/2012 19:52
ZUCHI x FICHA LIMPA

DECISÃO DO MINISTRO VERSIANI DO TSE

No recurso ao TSE, a defesa de Valdir de Souza alegou que a simples emissão de empenhos em valor superior às dotações orçamentárias não poderia ser considerada irregularidade insanável a ponto de configurar ato doloso de improbidade administrativa para efeito da inelegibilidade.

O argumento foi acolhido pelo relator do recurso, ministro Arnaldo Versiani, e pelos demais ministros da Corte eleitoral. Segundo Versiani, a decisão do Tribunal de Contas do Paraná não imputou ao candidato a devolução de recursos ao erário, não lhe impôs multas nem fez menção a prejuízos à Administração Pública em decorrência dos empenhos sem dotação orçamentária.

ZUCHI X TCE

A decisão irrecorrível do TCE/SC que rejeitou as contas do
candidato a Prefeito apelado é relativa ao exercício de 2009, ocasião em que era
Prefeito do Município de Gaspar, a qual foi proferida no processo TCE/SC n.
09/00564342, sendo devidamente processada, com direito à regular defesa por
parte do citado candidato recorrido, além de ser irrecorrível, sem que fosse
suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, decorrente de irregularidade insanável
que configuram ato doloso de improbidade administrativa, nos termos do art. 1º,
I, ?g?, da LC n. 64/1990, acima transcrito.

Portanto a diferença é que o Zuchi foi condenado a devolver recursos ao erário,que segundo o Ministro,configura ato doloso de improbidade administrativa enquadrado no " ficha limpa" .
Herculano
31/08/2012 19:46
EFEITOS DA MAROLINHA

Manchete de uma notícia da revista Veja. PIB fraco faz Brasil perder posto de 6ª economia do mundo. Segundo dados da Economist Intelligence Unit, PIB acumulado dos últimos doze meses mostra queda do Brasil e volta do Reino Unido ao posto.
Herculano
31/08/2012 18:56
Olha só quem apareceu! Na falta de notícia atualizada, o menino Sansão traz algo que já foi notícia aqui e sem meias palavras.

A corrupção dos outros, para ele, é sempre pior do que a do seu PT. corrupção é corrupção. Bandido é bandido. Gang é gang. Quadrilha é quadrilha. Todas montadas para nos esfolar nos nossos impostos, na nossa liberdade, para desmoralizar os que se opõem à esta prática nefasta. Na falta de notícia atualizada para contrapor ao mensalão, por exemplo (que nasceu no PSDB mineiro e foi adotado, aperfeiçoado e multimplicado pelo PT que um dia jurou combater tudo isto), o menino Sansão replicou aqui uma notícia do Portal Terra do dia 21 de maio deste ano.

Eu não combato o PT, PMDB, PSDB, PP, DEM, PC do B... Combato a corrupção. Esteja onde ela estiver, ainda mais quando ela tem sintomas de crime organizado e que fere a liberdade de imprensa, de opinar e se expressar. Acorda, Gaspar!
João Pedro Sansão
31/08/2012 18:31
Essa é do PSDB, não comentar?

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5775543-EI7896,00-SC+justica+acata+denuncia+de+corrupcao+contra+exgovernador.html
ABRÍCIO ESCANDIUZZI
Direto de Florianópolis
O Tribunal de Justiça (TJ) de Santa Catarina acatou a denúncia de corrupção ativa e passiva e tráfico de influência contra o ex-governador do Estado Leonel Pavan (PSDB). A decisão da 2ª Câmara Criminal do TJ foi unânime e engloba, além do líder tucano, outras seis pessoas - quatro servidores estaduais e dois empresários - envolvidas na "Operação Transparência", realizada pela Polícia Federal em 2009.
Nas investigações, Pavan foi acusado de buscar vantagens para a empresa Arrows Petróleo do Brasil. O grupo conseguiu manter o cadastro junto à Secretaria da Fazenda, mesmo possuindo dívidas que ultrapassavam os R$ 13 milhões.
Na decisão do TJ, o desembargador Volnei Celso Tomazini anotou que existem "indícios" que justificam a ação contra o ex-governador. A denúncia chegou a ser rejeitada e só foi acatada depois que o Ministério Público recorreu.
Pavan se pronunciou sobre o caso apenas através de sua conta no Twitter: "Agora, quem vai recorrer sou eu, e se não der, vou preparar minha defesa e provar minha inocência", afirmou.
Herculano
31/08/2012 18:01
UMA MINA DE DINHEIRO. OLHE SÓ ESTA MANCHETE DO UOL.

Chevrolet Camaro custa nos EUA menos que Palio Weekend no Brasil. O preço de um Chevrolet Camaro nos Estados Unidos é menor que o do Palio Weekend Adventure no Brasil. Em concessionárias americanas, o musculoso carro da GM pode ser encontrado por a partir de US$ 23.280 na versão mais simples. Já o carro da Fiat sai por R$ 51.500, segundo a tabela da consultoria Molicar, o que equivale a US$ 25.121,95 pelo câmbio atual.

Com o valor cobrado pela versão do Palio no Brasil, seria possível, portanto, comprar um Camaro nos Estados Unidos e ainda garantir um troco de US$ 1.841,95.
Herculano
31/08/2012 17:55
Manchete do jornal de Santa Catarina, de Blumenau. Dezesseis famílias atingidas pela tragédia de 2008 recebem apartamentos em Blumenau. Residencial Mãos Dadas foi construído na Rua Pedro Krauss Sênior.

Neste domingo, 16 famílias de Blumenau, atingidas pela tragédia de novembro de 2008, recebem apartamentos no Residencial Mãos Dadas, construído na Rua Pedro Krauss Sênior, no Bairro Vorstadt.

E qual seria uma manchete apropriada em Gaspar? Dezenas de famílias atingidas pelas enchentes de 2008 em Gaspar moraram sem infraestrutura e saneamento nas casinhas de plástico doadas pela Arábia Saudita à beira da rodovia da morte.
Herculano
31/08/2012 17:49
REINCIDÊNCIA, por Dora Kramer, no Estado de S. Paulo, desta sexta-feira. É bom le-la e refletir sobre o texto simples. Percebe-se que há uma prática de não se estar nem ai para os fatos, as evidências e o crime. Vale a causa. Dane-se a sociedade.

Foi preciso o Supremo Tribunal Federal pregar à testa de João Paulo Cunha o carimbo de corrupto para o PT se dar conta da inadequação de ter como candidato a prefeito um réu em processo criminal.

Foram necessários nove contundentes votos de condenação por corrupção passiva e peculato para que o deputado pensasse em desistir de buscar absolvição "de fato" junto ao eleitorado de Osasco.

Antes disso estava tudo normal. Três ministros gravaram manifestações de apoio para o horário eleitoral. Míriam Belchior, do Planejamento, lugar tenente da presidente da República, emprestou seu aval considerando "muito importante eleger João Paulo" para dar continuidade ao "modo petista de governar".

Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, ligou o futuro da cidade à eleição do réu: "Com o governo Lula e agora com a presidente Dilma estamos transformando o Brasil. Com uma prefeitura aliada ao governo federal podemos fazer ainda mais. Por isso, em Osasco, vote em João Paulo Cunha".

Aldo Rebelo, do Esporte, externou seu apoio ao "companheiro e amigo" com "muita honra e orgulho" pela trajetória de "serviços prestados aos interesses de Osasco e do Brasil como vereador, deputado estadual, deputado federal e presidente da Câmara".

Pois foi preciso o Supremo demonstrar com todos os efes e erres que antes dos interesses nacionais e regionais João Paulo defendia a causa própria para que o PT passasse a considerá-lo um peso em cima do palanque.

Agora aparecem os engenheiros de obra pronta dizendo o quanto haviam alertado para a impropriedade da candidatura, atribuindo o gesto temerário à vontade de João Paulo que tinha a "máquina" na mão.

Ora, sobre vontades no PT dão notícias mais precisas as candidaturas de Dilma e Fernando Haddad. Quem tem "querer" ali é Lula, que, se alguma preocupação com as aparências tivesse, teria feito João Paulo se recolher.

Mas, não viu nada demais em seu partido concorrer com um réu munido de desculpas esfarrapadas e da certeza na impunidade. Diga-se em sua defesa, porém, que o ex-presidente não chegou a essa conclusão sozinho, baseado em coisa alguma.

A sustentar-lhe a impressão de que votos podem perfeitamente transitar numa esfera à parte do mérito, inclusive no tocante aos bons costumes, há o pouco caso do eleitorado quanto à ficha dos candidatos.

Lula mesmo foi reeleito no calor do escândalo do mensalão e do caso dos "aloprados", pegos em flagrante de compra de dossiê contra seu principal adversário.

Severino Cavalcanti elegeu-se prefeito no interior de Pernambuco depois de sair da presidência da Câmara por corrupção (como sucessor de João Paulo), José Roberto Arruda recebeu mandatos de deputado e governador carregando pesadas acusações às costas e vários mensaleiros denunciados em 2005 voltaram à atividade pelo voto em 2006.
Herculano
31/08/2012 17:22
SABE DAQUELA PROCURAÇÃO PARA DEFESA PARTICULAR DE CANDIDATO MAS COM TIMBRE DA PREFEITURA E PARA FUNCIONÁRIO COMISSIONADO? FOI PARAR NA JUSTIÇA.

O assunto foi exaustivamente tratado na coluna passada. A denúncia foi feita ontem pelo PPS e o DEM na Justiça Eleitoral de Gaspar. Ontem mesmo a juiza eleitoral Ana Paulo Amaro da Silveira deu o despacho. Ela quer saber da prefeitura em 48 horas ser o coordenador de campanha de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, Doraci Vanz, é funcionário municipal. Da mesma forma sobre o advogado Leandro Menegazo, que foi nomeado procurador para defender Zuchi e Mariluci num questionamento de campanha.

Eis o teor do despacho

Despacho em 30/08/2012 - RP Nº 45912 Juíza ANA PAULA AMARO DA SILVEIRA
Vistos para despacho.

Recebo a inicial, devendo ser autuada como Representação, adotando-se o rito processual do art. 22 da Lei Complementar n. 64/1990, com as peculiaridades dispostas na Resolução TSE n. 23.367/2011, e determino:

Seja oficiada a Prefeitura Municipal de Gaspar (SC) para que preste informações, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, à respeito de Doraci Vans e Leandro Menegazzo, esclarecendo se ocupam cargo público, na condição de servidores efetivos ou designados em comissão, anexando cópia de portaria de eventual nomeação ou exoneração de cargo no Poder Executivo municipal, autárquico ou fundacional, bem como junte aos autos cópia da publicação da(s) respectiva(s) portaria(s) em diário oficial.

Remessa de cópia dos autos à 2º Promotoria de Justiça da comarca de Gaspar (SC).

Remessa de cópia da Inicial ao Ministério Público Eleitoral.

Transcorrido o prazo para apresentação de resposta pelo Poder Executivo Municipal, venham os autos conclusos.

Cartão ponto dos respectivos servidores.

Intime-se. Publique-se.

Gaspar (SC), 30 de agosto de 2012.

Ana Paula Amaro da Silveira
Juíza Eleitoral
Adelar Jose Arruda
31/08/2012 16:05
Obrigado pelo esclarecimento senhor Herculano.
Aurélio Marcos de Souza
31/08/2012 15:57
Herculano para tentar acalmar o Guilherme e sua justa preocupação, estou deixando endereço eletrônico da Corregedoria Geral de Justiça de Santa Catarina, onde estabelece um rol exaustivo de quais as ações que devem correr em segredo de justiça no Estado de Santa Catarina. Sendo que se não fizerem parte do rol contido na circular n° 03/2010 CGJ, são de livre divulgação.

O endereço eletrônico para acessar-se a circular é: http://cgj.tj.sc.gov.br/consultas/provcirc/circular/a2010/c20100003.pdf.

E para finalizar replico a frase citada por Prisco Paraíso em 20 de agosto de 2012. Que serve como uma luva as preocupações do amigo Guilherme, senão vejamos:

-"Só conto comigo". Frase de Olacyr de Moraes, empresário brasileiro, conhecido como ?rei da soja?.
Pedro
31/08/2012 15:34

Boa Tarde !!

Sr. Herculano, permita-me utilizar este espaço, haja visto a sua ampla capacidade de informação aos Gasparenses.
Gostaria somente de fazer uma sugestão ao depto de trânsito do Município, é que tenho me deparado várias veses com uma situação incomoda e perigosa, é que utilizo o acesso do Hospital, via rua Itajaí, para " tentar fugir do centro", mas sempre tem algum veículo estacionado no acostamento, bem na cabeceira da velha ponte do alvorada, impedindo assim que o veículo que venha da rua itajaí e queira entrar naquele "beco" que dá acesso a Rua 7 de setembro, possa fazer a manobra correta, sendo assim cada vez que entro ali estou comentendo uma " infração de Transito", não por vontade, mas por obrigação.
Primeiro gostaria de lembrar que acostamento não é estacionamento, então a cada veículo que ali está estacionado cabe uma autuação.
Segundo, sugiro ao orgão competente que sinalize aquele local com uma placa de Proibido estacionar, já que está faltando bom senso e conhecimeto dos motoristas.

Herculano
31/08/2012 15:28
O ex-procurador geral do município de Gaspar, Aurelio Marcos de Souza, postou abaixo uma queixa de que servidores municipais estavam sendo constrangidos na opção política que podem e devem ter como cidadãos.

Bom, quatro fatos que eu gostaria de registrar:

1. Isto não é novo por aqui
2. Aurélio Marcos está advogando em causa própria, o seu PPS e então deve-se o desconto.
3. Mesmo assim, é grave. Gravíssimo
4. Como não é novo, a atual Câmara e o próprio Sintraspug já poderia ter constituído legislação, como sugere Aurélio, para proteger os nossos servidores na pluralidade que tem direito. Nem a Câmara, nem o Sindicato tomaram a iniciativa. Mas, todos os vereadores estão na busca de reeleição e até o presidente do sindicato é candidato. Então... Acorda, Gaspar!
Herculano
31/08/2012 15:21
Acabo de escutar no rádio, o jingle de um candidato da região pedindo votos. Por que os eleitores deveriam votar nele para prefeito segundo ele próprio afirma? Porque é amigo da presidente Dilma Vana Rousseff, PT. Hum! Será que falta proposta, capacidade. Os eleitores deste município deviam olhar para Gaspar. Aqui teve gente que ganhou a eleição dizendo que era amigo de presidente, de senadora, e até contratou uma empresa especialista em verbas e lobby na Capial Federal. E ai está tudo pela metade apesar dos recursos abundantes fruto da amizade. Ou estou enganado?
CAPS LOCK
31/08/2012 15:17
Guilherme,

No lado da sua mão esquerda no seu teclado tem uma tecla escrita "Caps Lock", aperte-a para que as letras não fiquem todas em maiúsculo, pois isso causa uma péssima impressão para quem lê, parece que está gritando.
Guilherme
31/08/2012 13:54
HERCULANO,

VOCÊ NÃO ENTENDEU.

NÃO ESTOU ME ESCONDENDO NÃO....ESSE É O MEU NOME E NÃO TEM PORQUE SE ESCONDER,NÃO ESTOU AMEAÇANDO E NÃO ESTOU ACUSANDO,BASTA INTERPRETAR O QUE POSTEI ANTERIORMENTE.

O QUE EUPOSTEI NÃO FOI PARA O MARIO MESQUITA, FORAM PARA TODOS AQUELES INTERNAUTAS PROFISSIONAIS QUE UTILIZAM ESSE MECANISMO DE COMUNICAÇÃO PARA ENVIAR O QUE A JUSTIÇA TERIA QUE CUIDAR.

PESSOAS DE PAVIU CURTO ADORAM UM PÉ-DE GALINHA PORQUE ACHAM QUE VAI DAR SOPA.

ELES ESTÃO DANDO A CARA PARA BATER, E OS ESTRATEGISTAS ESTÃO POR TRAZ DELES.

E SE A COISA APERTAR QUEM LEVA A CULPA?

OU VOCÊ ACHA QUE TODOS OS FILIADOS ESTÃO TRABALHANDO PARA O SEU CANDIDATO?
SERÁ QUE NÃO TEM ALGUÉM DA OPOSIÇÃO TRABALHANDO PARA O PRÓPRIO?

TEM PESSOAS QUE INSISTEM EM FAZER BARULHO ACHANDO QUE ESTÃO FAZENDO O CERTO.

MAS NÃO ESTÃO FAZENDO O CERTO NÃO, ELES ESTÃO SENDO USADOS POR AQUELES QUE COMANDAM.

ASSIM FUNCIONA A POLÍTICA NO BRASIL, LOBOS EM PELE DE CORDEIRO E CORDEIROS EM PELE DE LOBOS.

ACHO QUE AGORA TODOS ENTENDERAM
HELENA
31/08/2012 11:41
Gostaria de deixar minha insatisfação sobre a passagem de pedestre na rua Avenida das Comunidades - proximo a Igreja da Graça em frente ao jornal metas ( do outro lado da rua) Carros ficam estacionados e sobre as calçadas e temos que ir para a pista de carros
QUE PERIGO HEMMM - QUANDO VÃO RESOLVER????
Herculano
31/08/2012 11:29
Ao que se idenficou como Marcos Antônio Soares

O Procurador apenas manifestou um ponto de vista que será olhado pelo juiz relator e deste novo ângulo e entendimento - e que poderá ser diferente do Procurador - haverá a apreciação da materia jurídca e repito, complexa. Só então haverá o julamento colegiado.

Ao que se escondeu sob Guilherme.

A mesma presumivel anomalia que você tão bem combate, a exerce ao se esconder para mandar recados e ameaçar outrem. Quem está com medo de Mário Wilson da Cruz Mesquita. Diante das reações, começo a pensar que ele está com a razão. Acorda, Gaspar!
Antonio Marcos Soares
31/08/2012 11:07
Herculano o tal do PELUSO do STF disse que não existe um só juiz que condena por ódio, imagino que isto tambem prevaleça para os Procuradores Eleitorais, pois eles tambem não tão pareceres por odio ou raiva.

Então não agindo com odio ou raiva, o Procurador Regional Eleitoral, que é chefe dos demais promotores eleitorais, disse em seu parecer que "Restou, assim, configurada a inelegibilidade por oito anos, a
partir da decisão irrecorrível de 8.06.2011, do candidato recorrido decorrente da rejeição de suas contas relativas ao exercício de 2009 pelo TCE/SC, quando era Prefeito de Gaspar, nos termos acima assinalados, e conforme previsão do art. 1º, I, ?g?, da LC n. 64/1990, a qual irá perdurar até 8.06.2019 e, portanto, torna-o inelegível para ser candidato no pleito municipal de 2012."

Pergunto para o senhor, teria o Procurador Regional Eleitoral algum motivo pessoal contra o prefeito, para enquadra-lo como ficha suja e tira-lo da vida politica até 8/06/2019?
GUILHERME
31/08/2012 11:07
Herculano,

Acompanho sempre que posso os seus comentários e também dos internautas de plantão.

Aprecio muitas críticas, mas também discordo de outras sendo normal para qualquer ser humano.

O que me chama a atenção nesse canal de comunicação é a coragem que muitos profissionais expõem publicamente seus pensamentos e suas informações, muitas dessas sigilosas que a justiça deveria investigar e não os internautas.

ACHO QUE ESSAS PESSOAS ACREDITAM QUEM TEM PEITO DE AÇO.
JÁ PRESENCIEI ALGUMAS ACUSAÇÕES FEITAS POR PROFISSIONAIS QUE GEROU PROCESSO CONTRA O ACUSADO E ESSE ACABOU FICANDO SEM EMPREGO.

ISSO ACONTECE NO NOSSO PAÍS-BRASIL.

VOCÊ SÓ PODE DISPUTAR UMA QUEDA DE BRAÇO SE REALMENTE TIVER A CHANCE DE PODER VENCER SEU ADVERSÁRIO, CASO CONTRÁRIO PODERÁ PERDER E TER QUE TRABALHAR EM OUTRA PROFISSÃO.

(ISSO ACONTECE QUANDO PESSOAS DO PRÓRPIO PARTIDO JOGAM ISCAS PARA OS PEQUENOS MORDEREM,NO FINAL QUEM MORDEU LEVA O PREJUIZO)

O CORDEIRO NÃO PODE LUTAR CONTRA UMA MATILHA DE LOBOS.
UM DITADO MUITO UTILIZADO É O CÃO QUE MUITO LATE NÃO MORDE, BASTA ENFRENTÁ-LO DE IGUAL PARA IGUAL QUE ELE COLOCA SEU RABO ENTRE AS PERNAS E VOLTA DE ONDE VEIO.

VOCÊ ACHA QUE ESTOU ERRADO?
Herculano
31/08/2012 10:13
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E atenção! Ereções 2012! O Pleito Caído! A manchete do Sensacionalista: "Rejeição a Serra cresce e pode vencer no primeiro turno". E a rejeição do Serra é tão grande que ele chegou em casa e o cachorro mordeu ele!

Mas agora vai! O Serra vai ganhar mais cinco minutos de TV: vai apresentar o fantasmagoria do "Fantástico"! E o Serra é como rabo de cavalo: só cresce pra baixo.

Análise! O Serra tá perdendo porque ainda não apresentou o mais importante, o vice! Rarará!
sidnei luis reinert
31/08/2012 10:13
DR.HERCULANO,vai uma sugestão de para aonde possa ir o crédito de 200 milhões de dólares de Brasília ao suposto programa alimentar de Cuba.Primeiro,é lógico para cuba, e depois de algumas divisões , o resto poderia ia para ANGOLA,país afogado na pobreza e na ditadura,ajudar o CUMPANHEIRO de lá se reeleger.
Herculano
31/08/2012 09:40
VEJA COMO FUNCIONA O CRIME ORGANIZADO. ELE MUDA DESCARADAMENTE AS LEIS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO. NÃO SATISFEITO, INTERFERE NAS PRÓPRIAS INSTITUIÇÕES. É POR ISSO, QUE ODEIAM A IMPRENSA LIVRE, QUE JÁ LOUVARAM QUANDO NÃO ESTAVAM NO PODER.

Quem assistiu o julgamento do mensalão, soube em detalhes. Este relato sob o título "Lei foi alterada para proteger réus, diz presidente do STF" está no jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira. É longo, mas vale a pena ler e refletir, principalmente neste momento pré-eleitoral. O texto foi escrito por Rubens Valente, Nádia Guerlenda, Leandro Colon, Felipe Sligman, Flávio Ferreira e Márcio Falcão

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, afirmou ontem em plenário que um projeto de lei foi alterado propositalmente para influenciar o julgamento do mensalão e beneficiar alguns dos réus.

Para o ministro, a manobra "é um atentado veemente, desabrido, escancarado" à Constituição. A declaração refere-se à lei 12.232, sancionada pelo então presidente Lula em 2010.

O texto trata da contratação de publicidade por órgãos públicos e durante sua tramitação na Câmara foi alterado por deputados do PT e do PR, partidos que têm membros entre os réus.

Britto diz que a redação "foi intencionalmente maquinada" para legitimar ação pela qual réus eram acusados.

O episódio citado começou em 2008, quando o ex-deputado e hoje ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), apresentou o projeto.

Ele regulava, entre outras coisas, os repasses do "bônus-volume", que são comissões que as agências recebem das empresas de comunicação como incentivo pelos anúncios veiculados.

No processo do mensalão, o Ministério Público acusou empresa de Marcos Valério Fernandes de Souza de ficar com R$ 2,9 milhões de bônus que deveriam ser devolvidos para o Banco do Brasil, contratante da empresa.

A acusação diz que o dinheiro foi desviado para abastecer o esquema de compra de votos no Congresso.

A proposta de Cardoso permitia que as agências ficassem com o bônus, mas só em contratos futuros.

Uma mudança feita na Comissão de Trabalho em 2008, porém, estendeu a regra a contratos já finalizados.

O relator na comissão foi o deputado Milton Monti (SP), do PR, partido envolvido no mensalão e que tem um dos seus dirigentes, Valdemar da Costa Neto, como réu.

Durante a discussão, o então deputado Paulo Rocha (PT-PA), também réu no caso do mensalão, pediu uma semana para analisar o texto.

Logo depois, Monti abriu prazo para emenda. O deputado petista Cláudio Vignatti (SC) apresentou sugestões, entre elas a que estendia a aplicação da lei a licitações abertas e contratos em execução. Monti não só acatou a sugestão como incluiu os contratos encerrados.

O texto seguiu a tramitação e virou lei, que foi usada em julho pelo Tribunal de Contas da União para validar a ação de Valério. A decisão, porém, está suspensa.

Ontem Ayres Britto disse que a mudança no projeto é "desconcertante". "Um trampo, me permita a coloquialidade, à função legislativa."

A questão do Bônus já foi decidida pelo STF, que por unanimidade condenou quatro réus, entre eles Valério.
Aurélio Marcos de Souza
31/08/2012 09:16
Herculano Bom Dia.

Quem não nos últimos dias não teve contato com algum servidor efetivo do municipio de Gaspar, que esta com medo de exercer seu direito democrático de votar, são muito os acuados dentro do paço municipal, o medo impera.

Muitos tem medo, porque podem ser remanejados em seus postos de serviços, sair do centro para um bairro distante, ou do bairro próximo a sua residencia para o centro, posto que a falta de lotação em um lugar especifico causa esta insegurança.

Então vai a sugestão aos candidatos a vereadores, muitos que não possuem qualquer proposta. Para apresentarem a proposta de que se eleito irá apresentar projeto de lei para a criação de lotação especifica, evitando que os servidores efetivos venha a ser perseguidos por sua ideologia partidária.

Esta é a democracia do medo, antigamente tão combatida pelos candidatos a reeleição, especialmente aquela que um dia ocupou uma cadeira no legislativo.
LUCIANO DA CUNHA
31/08/2012 09:06
NADA DE NOVO

JOGARÃO AGORA PELA MANHÃ DE BAIXO DA MINHA PORTA UM PANFLETO DO PT E COM 18 CONTINUAÇÕES DE OBRAS E NÃO TEM NENHUMA OBRA NOVA. ACORDA GASPAR.

Herculano
31/08/2012 09:06
DUAS FACES, A MESMA MOEDA, por Eliane Cantanhêde, para o jornal Folha de S. Paulo.

BRASÍLIA - Enquanto o STF condena os réus do mensalão com "gosto de jiló, de mandioca roxa, de berinjela crua", segundo o presidente Ayres Britto, a CPI do Cachoeira dá o que falar - ou o que escrever.

Há dois tipos de depoentes: o que não abre a boca e o que fala, mas não convence. Os dois mais promissores não ficaram calados, mas não disseram tudo. Apenas usaram o palco da CPI e os seus dez minutos de fama para mandar recados aos "patrões".

Num dia, o ex-diretor do Dnit Luiz Antonio Pagot contou, com a cara limpa, como se fosse a coisa mais normal do mundo, que usou o cargo para passar o chapéu para a campanha de Dilma Rousseff à Presidência entre empreiteiras que tinham contrato com o órgão.

Em português bem claro, Pagot acumulava duas funções: dirigia o órgão que acertava contratos milionários com construtoras ao mesmo tempo em que arrecadava dinheiro de campanha entre elas. Como frisou, não é ilegal, mas foi uma "bobagem" e era "antiético".

Foi muito autocondescendente, mas acendeu um sinal amarelo no Planalto e na cúpula do PT, já acossada pela condenação do ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha por 9 a 2 no Supremo.

No dia seguinte, foi a vez de o ex-diretor de engenharia da estatal paulista Dersa, Paulo Vieira de Souza - o Paulo Preto -, mandar seus recados nada truncados, mas para um outro destinatário: o PSDB.

Como Pagot, ele também dirigia uma estatal e era arrecadador de campanhas. Acusado por tucanos de desviar R$ 4 milhões doados por empreiteiras para a campanha de José Serra à Presidência em 2010, reagiu na CPI: "São uns ingratos".

Pagot e Paulo Preto têm mais um detalhe em comum: ambos foram demitidos de seus cargos. Um é uma ameaça ambulante para Dilma e o PT; o outro, para Serra e o PSDB. Por ora, só ameaçam. Alguma coisa eles negociam para não ir às vias de fato.
Herculano
31/08/2012 08:57
EFEITO TV, LULA, DILMA E MARTA.

Manchete do jornal O Estado de S.Paulo desta sexta-feira. Haddad encosta em Serra no 2º lugar. Segundo pesquisa Ibope, tucano tem 20% das intenções, tecnicamente ao lado de petista, que tem 16%; Russomanno lidera, com 31%
Herculano
31/08/2012 08:46
AJUDA. BRASIL CONCEDE CRÉDITO DE 200 MILHÕES DE DÓLARES A CUBA

O presidente cubano, Raúl Castro, e o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, acertaram nesta quinta-feira (30) um crédito de 200 milhões de dólares de Brasília ao programa alimentar de Cuba, informou a TV estatal em Havana.

Raúl Castro e Fernando Pimentel conversaram "sobre o desenvolvimento ascendente das relações bilaterais e reafirmaram o propósito de trabalhar por seu contínuo fortalecimento", destacou a TV cubana.

Volto. Desenvolvimento ascendente? Como Cuba vai nos pagar? emprestamos a Cuba e a duplicação da BR 470 que gera a riqueza para este tipo de "empréstimo ideológico e sem volta" não é prioritário para o desenvolvimento nacional e regional. E os nossos parlamentares, as nossas lideranças caladas, tímidas ou esperando um milagre.
Adelar Jose Arruda
31/08/2012 08:37
Bom dia! Cão que muito ladra nao morde. E o Mesquita nao foge a regra. Nao tem NADA, ah, tem sim. Falta-lhe vergonha na cara. Se diz fazer parte de uma instituição iniciática e de bons costumes, mal sabe ele o quanto envergonha esses homens de bem. Herculano, o senhor acha realmente que Mario Mesquita tem algo a dizer ou a denunciar? E tendo, o senhor acredita que vai entregar o material as autoridades, ele pode estar também envolvido nao acha? Fico no aguardo pois aprecio seus comentários!
Herculano
31/08/2012 08:30
TRE VAI ANALISAR 75 PROCESSOS HOJE. O DO CANDIDATO ZUCHI AINDA NÃO ESTARÁ NA PAUTA

A sessão judicial extraordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina desta sexta-feira já tem a sua pauta disponível, com 75 processos e a possibilidade de ainda sofrer alterações até as 10h.

Só na quarta e publicado ontem, quinta, o Ministério Público Eleitoral deu parecer pela procedência e admissibilidade do recurso proposto pelo PPS e o DEM contra a candidatura de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT a releição em Gaspar. O PPS e o DEM propuseram a impugnação de Zuchi e Mariluci aqui na Comarca e perderam. O Ministério Público neste caso específico livrou Mariluci, mas decidiu vai levar o caso adiante contra Zuchi.

Este caso não é simples. Tanto não é, que vai ficando para o final da fila pela complexidade e pela atuação da defesa do PT em protelar o julgamento. Quando da decisão feita aqui na Comarca, de forma rápida, escrevi como palpite, que o juizo sabia da complexidade e na sentença que deferiu a candidatura, lavou as mãos, para deixar a discussão em outras esferas e evitar a todo custo ao público gasparense conotação partidária, revanchista e assim esquentar o clima pré-eleitoral. Mais, posso adiantar: qualquer que seja o resultado, o perdedor em Florianópolis irá ao Tribunal Superior Eleitoral.

SETE VIDAS

Bem assessorado juridicamente e articulado no âmbito estadual, o PT de Gaspar parece ter sete vidas na mesma proporção que vive envolvido em problemas procedimentais. Lembram da vice, Mariluci Deschamps Rosa quando candidata a deputada estadual também demorou para ser confirmada como tal? Ela não "tinha" registro partidário (ao menos não aparecia no sistema nacional) e faltava prestação de contas. Demorou, mas tudo se resolveu e ela se tornou candidata.

Daquela campanha, Mariluci está enrolada até hoje na prestação de contas. Todavia, está livre. E por que? Porque há um entendimento nas cortes de que isto não é um fato impeditivo para ser candidato hoje. Outro exemplo. O próprio Zuchi esteve enrolado por quase todo o seu mandato com uma denúncia, feita fora do prazo, por suposta compra de votos. Se livrou há pouco e no TRE. Ninguém recorreu.

Já Mauro José Gubber, gerente do tal Orçamento Participativo, na campanha de 2010 foi denunciado por enviar propaganda eleitoral (com pesquisa falsa a favor de Ideli Salvatti) do local de trabalho na prefeitura de Gaspar. A Polícia Federal ainda está investigando. Em caso assemelhado acontecido em Lages, mas envolvendo outro partido, o funcionário público municipal foi enquadrado pela Justiça em seis meses. Acorda, Gaspar!
sidnei luis reinert
31/08/2012 08:21
Marqueteiro de Dilma e Lula faz propaganda do governo angolano

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/marqueteiro-de-dilma-lula-faz-propaganda-do-governo-angolano-5958886#ixzz257bsqdnf


SÃO PAULO ? A eleição em Angola tem por trás um nome brasileiro que trabalha para manter no poder o homem que governa o país há quase 33 anos. O presidente José Eduardo dos Santos contratou para fazer a sua propaganda o marqueteiro João Santana, que levou para lá programas muito semelhantes aos que se tornaram vitrines nos governos de Dilma Rousseff e de Luiz Inácio Lula da Silva, para quem trabalhou.
Na TV, a propaganda de Santos apresenta projetos que parecem ultrapassar a barreira da coincidência: para empréstimos populares a juros baixos, o angolano pode contar com o ?Meu Negócio Minha Vida?; para alavancar o desenvolvimento de Angola, o país agora tem o Programa Integrado de Crescimento (PIC); e, para combater a miséria, o caminho é ajudar as famílias por meio do ?Rendimento Mínimo?.
Além do partido de Santos (MPLA), oito legendas de oposição disputam um eleitorado de 9 milhões. A principal é a Unita, que não tem conseguido levar às ruas uma campanha similar à de Santos.
A estrutura de que o atual presidente dispõe é, de fato, superior às dos adversários. Nem todos os partidos têm site oficial. Enquanto isso, Santos tem não só uma página superproduzida com vídeos, fotos e jingles, como se utiliza das ferramentas mais modernas para aumentar sua popularidade, como as redes sociais.
Santana vem de campanhas vitoriosas também na República Dominicana, no Peru e em El Salvador. Tem se tornado uma espécie de grife do marketing eleitoral e parte desse sucesso ele deve à popularidade e aos bons contatos de Lula, que o vem indicando para campanhas de colegas em outros países. Isso e as vitórias recentes na América Latina levaram o brasileiro a Angola.
Na incursão inédita por solo africano, o maior desafio é dar a um candidato que está há 33 anos no poder uma nova roupagem. A saída foi replicar em Angola a receita das campanhas que elegeram Lula e Dilma. E, para o horário eleitoral, Santana levou as superproduções das eleições brasileiras. Em vez da miséria, imagens cinematográficas de obras de hidrelétricas, estradas de ferro, escolas e hospitais. Tudo muito bem combinado com trilha sonora animada, angolanos sorridentes e depoimentos de pessoas emocionados que atribuem a Santos uma mudança de vida.
Orçamento é mantido em segredo
Santana costuma cobrar caro. Em São Paulo, ele deverá embolsar cerca de R$ 20 milhões pela campanha a prefeito de Fernando Haddad (PT). Em Angola, o orçamento é mantido em segredo. Embora parte das campanhas sejam custeadas por recursos públicos, as regras de prestação de contas são bem menos transparentes e rigorosas do que no Brasil, o que pode levar a nunca serem conhecidas as cifras reais.
Num país marcado pela guerra civil, os angolanos temem se posicionar politicamente, diz o presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos, Carlos Manhanelli.
- É uma dificuldade fazer pesquisa eleitoral lá. A população tem medo de declarar voto, principalmente num candidato da oposição.
Santana cuida também da campanha à reeleição do presidente Hugo Chávez, na Venezuela. A irmã do marqueteiro, Balila, ficou responsável por tocar o dia a dia na África.

É A TECNOLOGIA DE PONTA DO PT.
sidnei luis reinert
31/08/2012 08:12
Pelo quadro acima nota-se que o estado do maranhão é o maior devedor de todos,terra de grandes políticos como o SARNEY e não muito atrás alagoas ,terra de COLLOR.Em geral os devedores são os estados do norte-nordeste do país e quem os sustenta somos nós do sul e sudeste.
Quando estudava no colégio FREI POLICARPO(IDEB 6,1) os professores passavam a informação que que as pessoas do nordeste passavam necessidades e quando chegava as eleições eles vendiam o voto até por um prato de comida.
Passaram-se 20 anos e a situação parece ser a mesma,o povo necessitado,o dinheiro vai para o nordeste e some nas mãos de coronéis que fazem de BRASÍLIA SEU SARCÓFAGO,estão morrendo de velhos e não tão nem aí para o capeta que vai levá-los ao PARAÍSO após sua morte.
É por isso que eu digo que eles não estão nem aí se sua família vai morrer na fila do hospital,ou numa BR mal conservada,se seu filho é traficante ou usuário,o que interessa à eles,são eles,se acham deus na terra e que o mundo deve girar ao redor deles,mas para eles uma coisa também é certa:
VÃO FEDER E VIRAR COMIDA DE MINHOCA COMO QUALQUER UM!!
Herculano
31/08/2012 07:50
O ex-procurador geral do município e arrependido ex-petista, Mário Wilson da Cruz Mesquita, ensaia colocar a boca no trombone publicamente. Por enquanto, só ensaio. Quemm teve acesso ao ensaio diz que é nitroglecerina pura. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.