Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

28/08/2012


MÁQUINA PÚBLICA I
O assunto da coluna seria outro. Mas, um comentário feito pela internet e disponibilizado domingo na coluna, mudou o tema desta terça. A abordagem mostrou como a máquina pública ? com o dinheiro de todos nós ? funciona a favor de um candidato, quando ele continua no poder e a partir do poder ele tenta se reeleger. Isto não acontece só em Gaspar e não apenas com o PT, que já tão bem combateu esta situação ferrenhamente quando era oposição, fingia-se de diferente, anunciava-se puro e era nanico. O que passo a relatar, e está estampado na ilustração que fui atrás para comprovar, vem do advogado Aurélio Marcos de Souza, ex-procurador geral do município ? ou seja, conhece do riscado. E foi ao defender uma causa política própria, do seu PPS, que se deparou com mais esta anomalia de procedimento.

documento59MD.jpg

MÁQUINA PÚBLICA II
Escreveu Aurélio. ?Estou advogado mas deveria ter ficado na Engenharia. E do porque ter ficado na Engenharia? Porque lá 2 + 2 = 4, e qualquer criança alfabetizada, já sabe que o resultado é aquele e não muda. Isto é uma ciência exata. Já a carreira que abracei se encontra no campo das ciências humanas, onde o 2+2, talvez possa ser 4, também podendo ser 3, 5, 10, 33, 65, 71, 155, 157, 213, e etc....Então por isto, o resultado pode ser algo decepcionante ou até muitas vezes injusto?.

MÁQUINA PÚBLICA III
Continuou. ?Então com todas as dificuldades relatadas, estas são duplicadas quando a parte contrária é Governo ou quem é parte do Governo. Só que não consigo entender que tais dificuldades também sejam encontradas quando a parte é o próprio administrador. Cito um exemplo. Esta semana me manifestei em uma ?Alegações Finais da Ação?, onde a parte contrária jura de pés juntos não ter e nem estar usando a máquina pública em seu beneficio ou de seus pares. Até ai tudo bem; defesa é defesa. Só que a procuração que dá poderes ao advogado dos investigados está estampada em um documento público do município que é patrimônio público, timbres, endereços e etc...?

MÁQUINA PÚBLICA IV
Finalizou. ?Pergunto: isto não seria uma afronta ao cidadão e ao próprio Poder Judiciário, pois alegam não usar da máquina pública quando da defesa, só que a defesa é feita em cima da coisa pública, neste caso simples folha de papel, sendo que se a procuração não fosse assinada naquela folha de papel, não existiria defesa, e sem defesa, o resultado já seria sabido? E se dentro de um processo judicial já se utiliza a coisa pública em seu beneficio, imagine longe de um processo judicial?.

MÁQUINA PÚBLICA V
Quem fez isto é gente esclarecida. Sabe que é proibido, imoral, anti-ético e tipificado como crime. Conhece a lei tanto que a usa  a seu favor quando isto acontece com os adversários. Um simples papel, doutor Aurélio? Ali no mínimo foram usados mais agentes públicos para se produzir o documento, impressora, energia elétrica e tudo em ambiente de serviço a favor de uma causa particular. Perguntei e o doutor Aurélio Marcos me respondeu: já fez cópia do documento para que como num passe de mágica ele não seja substituído do processo, como acostuma acontecer com esse pessoal, que faz sumir provas da internet que não lhes interessa e registrar em cartório as que lhes interessa. Acorda, Gaspar!

SOBRE O TRAPICHE

Boa iniciativa. Os políticos sujos, mas que driblam a própria Justiça estão fulos. Tribunal Superior Eleitoral lançou campanha pelo voto limpo nas eleições municipais. Iniciativa ressalta a importância da liberdade de escolha do eleitor. A campanha diz: voto não tem preço. Voto tem consequência. Valorize seu voto. Vote pela sua cidade. Vote limpo.

Ouço o rádio. E um ?comercial? diz que o candidato se eleito quer governar como a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, governa: se livrando dos corruptos. Espera aí! Quem escolheu os corruptos para serem ministros dela, foi a própria Dilma ou o Lula. E Dilma só tirou uma parte deles porque houve denúncias sistemáticas e fundamentas da imprensa sobre este assunto. Se não fosse a imprensa, todos estariam lá, até porque a dita oposição foi enrolada, está mansa e nem se escandalizou, até porque tem rabo preso neste tipo de assunto.

Ouço no rádio. E um ?comercial?, de voz macia, bem diferente do que se comporta no palanque e nas tribunas, diz que é hora de aproveitar as muitas verbas federais que estão à disposição do município dele em Brasília para bons projetos. Verbas, é? Hum! Bons projetos? Entendi!

Até a hora em que fecho a coluna, o recurso pedindo a impugnação da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, ainda não havia sido julgado no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Ele não entrou no mutirão do final de semana onde 53 casos foram julgados. Isto mostra que o caso daqui não é tão simples assim como impugnadores e impugnados alardeavam. Acorda, Gaspar!

Tem candidato a vereador em Gaspar meio perdido no (ou sem) discurso. O bairro onde ele mora e quer arrumar votos, está entre os mais populosos e problemáticos da nossa cidade. O candidato se orgulha da Prefeitura ter ido lá uma vez nestes últimos anos limpar as bocas de lobo de algumas ruas. Será que haverá gente que ainda acredita ter sido esta a grande obra possível que os moradores do bairro mereciam de seus governantes nestes anos todos? Acorda, Gaspar!

Edição 1418

Comentários

Herculano
30/08/2012 21:10
Reeditando das 17.19

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Luiz Cézar Medeiros, convocou sessão judicial extraordinária para esta sexta-feira (31), a partir das 14h, para julgamento dos recursos em processos de registro de candidatura relativos às Eleições 2012.

A pauta estará disponível no site do TRESC até as 10h de sexta-feira, na seção Calendário de Sessões, e os julgamentos serão transmitidos ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

Outra. Aos leitores e leitoras que acompanham o caso de Gaspar.

A admissibilidade do recurso que noticiei abaixo quer dizer que ele preenche todos os requisitos formais, processuais e no que se alega, está abrigado na lei e e então pode ser pedido para ser analisado por uma corte de juízes especialistas.

Isto não quer dizer que está reconhecido como um ilícito ou improcedente o que se quer ver julgado em grau de recurso. Isto quem vai legitimar são os julgadores. Basta olhar o caso do mensalão. Mesmo diante de evidências e clarezas, teve ministro que entendeu diferente da maioria. Aqui mesmo na Comarca e épor causa disso que se fez o recurso ao TRE, neste caso específico do candidato Pedro Celso Zuchi, PT, tanto a promotoria como o juizo singular, sentenciaram que não viam motivos para a impuganação.

E mesmo depois do julgamento em Florianópolis, quem perder vai recorrer a Brasília no Tribunal Superior Eleitoral. Pode apostar. Então, vai longe.
Carlos
30/08/2012 15:14
Olha só quem estava julgando as impugnações cfe. Sessão abaixo.
Sessão plenária de 29 de agosto de 2012
A sessão foi presidida pelo desembargador Luiz Cézar Medeiros. Também participaram o desembargador Eládio Torret Rocha, os juízes Julio Guilherme Berezoski Schattschneider, Nelson Maia Peixoto e Luiz Henrique Martins Portelinha, além do procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol. ( o mesmo que Herculado citou abaixo ).
Constavam na pauta 18 processos e todos foram julgados, exceto o nº 1, que ficou adiado.
Aiaiaiai a coisa pode complicar.


Herculano
30/08/2012 14:39
PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL DIZ QUE É LEGÍTIMA O PEDIDO DE IMPUGAÇÃO DO PPS E DEM CONTRA A CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI, PT. A MESMA MANIFESTAÇÃO, TODAVIA, RETIRA A VICE MARILUCI DESCHAMPS ROSA DESTA QUESTÃO.

Este assunto estava demorando e agora com o parecer da promotoria, ganha contornos para ser julgado. A admissibilidade foi dada pelo Procurador André Stefani Bertuol na noite de ontem e disponibilizada hoje para conhecimento do relator do caso.


GASPARENSE HONESTO
30/08/2012 12:24
A rua São José, no Centro , no horário de entrada e saída das aulas,virou um tumulto com essa reurbanização mal projetada,os carros param no meio da rua para embarque e desembarque de alunos,causando emgarafamento.
Aqui em gaspar ao invés de alargar as ruas se estreitam as mesmas,e ao contrário acontecem com as calçadas que estão mais largas que as de BLUMENAU.
Mesa de Bar
30/08/2012 10:26
É interessante quando se trabalha em causa própria, o prefeito para beneficiar seu sobrinho colocou tres vagas na camara, pois o mesmo passou em terceiro no cargo de procurador, mas eu acho que pode ir tudo por água a baixo e logo vocês poderão ver o prefeito pedindo masi uma vaga. Pois um passarinho piou por este boteco, que um advogado que prestou a a prova para o concurso e também passou, não concordou com uma questão e esta entrando com recurso, com isso o que vai ocorrer é o seguinte se o mesmo ganhar, o sobrinhho do prefeito deixa de ficar classificado, ou eles correm para nomealo ou pode ficar fora, da terceira vaga caindo para quarto, ai vão pedir mais uma vaga na camara? Garçom mais uma na mesa 5
vlad
30/08/2012 08:05
?O mensalão nunca existiu.?
Lula, o maior cara-de-pau desse país, ao Jornal New York Times.

?Já que a corrupção virou cleptomania, que a justiça continua cega, surda e muda, que está efetivada a impunidade, que a saúde, a educação e a segurança inexistem, o melhor a fazer é devolver isso aqui pros índios, pedir desculpa pela lambança e mandar o Cabral ir descobrir a PQP!?
Herculano
30/08/2012 07:22
A HISTÓRIA DE UM MENSALEIRO, por Rogério Gentile, na edição de hoje da Folha de S.Paulo.

SÃO PAULO - João Paulo Cunha, no fim das contas, tinha uma certa razão ao se comparar a Getúlio Vargas. Assim como o presidente, ele também entrou para a história, ainda que pela porta dos fundos. É o primeiro brasileiro a ser condenado por corrupção pelo STF por crime cometido no exercício da presidência da Câmara dos Deputados.

Metalúrgico e líder sindical, João Paulo tem uma biografia que preenche umas três ou quatro páginas de um livro de bolso. Fundador do PT em Osasco (SP), foi vereador e deputado estadual, cargos nos quais, ironicamente, destacou-se pela fiscalização dos atos do Executivo, encaminhando à Justiça diversas acusações de mau uso do dinheiro público.

Na Câmara dos Deputados, muitos anos antes de o PT usar caixa dois como argumento de defesa no julgamento do mensalão, João Paulo cobrou uma fiscalização mais rigorosa, pela Justiça Eleitoral, do financiamento das campanhas políticas.

Com o "Lula-lá", virou presidente da Câmara e passou a ser saudado em Osasco como o "orgulho do PT". No auge da sua vida pública, fez críticas pontuais ao governo ("o Fome Zero é um programa bom, mas está sendo mal gerenciado. Precisamos tomar providências"), chegou a ocupar interinamente a Presidência da República e a anunciar sua disposição em disputar o governo paulista.

Quando seu nome foi envolvido no mensalão por ter recebido R$ 50 mil da conta do publicitário Marcos Valério, ele afirmou que o dinheiro era do PT e apresentou uma defesa bastante singular, afirmando ter "convicção" da sua "honestidade". Afinal, desde quando honestidade é uma questão de opinião?

Embora simbólica, a condenação de João Paulo Cunha não deve colaborar para a melhoria das práticas políticas no Brasil. A corrupção é a regra. Mas, ao menos, há um efeito educativo. Dificilmente algum político vai ter, como ele, a cara de pau de mandar a própria mulher ao banco para sacar uma propina.
Herculano
30/08/2012 07:16
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO CULPA SECRETARIA DE OBRAS NO CASO DO MURINHO DA FAMÍLIA SCHRAMM E MAL ERGUIDO NA RUA FREI SOLANO.

Não é piada, não. Obrigada a fornecer a ART (Anotação da Responsabilidade Técnica), a secretaria de Planejamento informou que ela elaborou o projeto, mas quem executou aquele deboche com dinheiro de todos nós, foi a secretaria de Obras, do engenheiro Soly Waltrick Antunes Filho, o protegido da atual administração.

Quem assinou neste 27 de agosto o documento informando isto à família Schramm, foi a própria secretária de Planejamento, Patrícia Scheitt. Com isso, ela tentou defender previamente o engenheiro Edmundo de Jesus Araújo Júnior. Ele assinou a ART, e por isso deveria acompanhar a obra e exigir que seu projeto fosse executado como ele projetou. E percebendo que isto não acontecia (a execução), devia, preventivamente, denunciar no CREA. Não fez.

O muro foi construído ainda no governo de Bernardo Leonardo Spengler, o Nadinho do PMDB. Na época, a família Schramm concordou em ceder parte do seu terreno para alargar e fazer a calçada em um trecho da Rua Frei Solano, no Gasparinho. Por não ter drenagem adequada, foi deteriorando aos pouco e muro, de concreto, caiu em 2010.

A prefeitura prometeu refazer o muro em 2009, ou seja, antes da sua efetiva queda. E um laudo, informava que além de uma boa estrutura, mais importante seria o sistema de drenagem. O projeto contemplava o que orientava o laudo. Mas, o muro que levou quase três anos para ser construído, foi feito com bloquinhos de concreto, possui estrutura de amarração aparentemente frágeis e não foi executado nele nenhum processo protetivo de drenagem. Então... Acorda, Gaspar!
Herculano
30/08/2012 06:55
CIRO ROZA, PSD, ESTÁ COM A VIDA COMPLICADA E FACILITA A ELEIÇÃO DE PAULO ECCEL, PT, EM BRUSQUE.

Procuradoria Regional Eleitoral em Santa Catarina emitiu parecer pela manutenção da impugnação do registro da candidatura do deputado Ciro Roza, candidato do PSD a Prefeitura de Brusque. Entendeu, como o juiz da 86ª. Zona Eleitoral que está enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter tido as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas, referentes aos anos de 2002 e 2008.
Herculano
30/08/2012 06:52
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DÁ INDICADORES NO JULGAMENTO DE CANDIDATO DO PT DE INDAIAL

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu nesta segunda-feira (27), por unanimidade, negar provimento ao recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a sentença da 15ª Zona Eleitoral que deferiu o registro do candidato a prefeito de Indaial Olímpio José Tomio (PT). Da decisão, disponível no Acórdão n° 27.143, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O MPE alegou que o candidato está inelegível segundo o artigo 1º, inciso I, alínea "l", da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei das Inelegibilidades), modificada pela Lei Complementar n° 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), por ter uma condenação não transitada em julgado, prevista no artigo 12 da Lei n° 8.429/1992.

Afirmou ainda que Tomio, eleito prefeito de Indaial em 2004, contratou irregularmente uma advogada durante sua gestão ao pagar o valor de R$ 7.800,00 com dinheiro do Fundo Municipal de Saúde.

Em seu voto, o juiz-relator, Julio Schattschneider, explicou que, para o candidato ficar inelegível, seria necessário que ele fosse condenado à suspensão dos direitos politicos, mas, no caso de Tomio, a única pena efetivamente aplicada foi a de multa de R$ 4 mil, mais o ressarcimento, aos cofres públicos, do valor pago para a advogada.

"A suspensão dos direitos políticos, por ser medida restritiva, deve constar expressamente da sentença, pois ela não decorre automaticamente da condenação", concluiu o magistrado.
Herculano
29/08/2012 17:56
Este não é apenas o último voto que dou nesta Casa, onde tive a honra de servir por quase 11 anos. Devo dizer que nenhum juiz ciente da sua vocação condena alguém por ódio. Nada mais constrange o magistrado em ter que condenar o réu em uma ação penal. E recorro a Santo Agostinho: 'Há uma misericórdia que pune'.

O magistrado condena, primeiro, por exigência de Justiça e, segundo, porque reverencia a Lei e a salvaguarda e a garantia da própria sociedade em que vivemos. E também em respeito aos próprios réus. Porque uma condenação é um chamado para que se reconcilie com a sociedade

Quem pronunciou isto? O ministro do STF, César Peluso, hoje a tarde.

Herculano
29/08/2012 17:51
DEPUTADO DA OPOSIÇÃO IRONIZA A DESGRAÇA DE IDELI SALVATTI NA CPI, por Lauro Jardim, de Veja.

A propósito do depoimento na CPI mista do Cachoeira, outra que sofreu na mão de Luiz Antonio Pagot, ontem, foi Ideli Salvatti. Depois de assistir às revelações do ex-comandante do Dnit, teve assessor petista no Planalto lamentando a falta de um julgamento do mensalão (o STF não se reuniu ontem) para dividir os holofotes com Ideli. Já no plenário da comissão, feliz da vida com a desgraça de Ideli estava a oposição. Veja Rubens Bueno:

? Do jeito que a coisa vai, a Ideli vai acabar no Ministério da Defesa. É que para arrumar dinheiro pra campanha ela ataca por terra, no Dnit, e pela água, nas lanchas da Pesca. Só falta agora arrecadar no ar.
Herculano
29/08/2012 17:42
A procuradoria geral do município de Gaspar terá mais três advogados concursados. O projeto 54/2012 passou ontem a noite na Câmara.
Herculano
29/08/2012 17:38
COMEÇOU DIFERENTE

Segundo o press release da prefeitura de Gaspar, a obra da Ponte do Vale prossegue neste momento com a cravação das camisas metálicas destinadas à execução dos pilares. Até agora, foram transportadas para o canteiro de obras 180 toneladas em camisas de aço carbono. Desse montante, 85 toneladas já foram cravadas e escavadas.

Pelo menos aqui em Gaspar a ponte começou pela ponte (os pilares dela) e não espertamente pelos acessos como em Ilhota (que também não ficaram prontos também - ou seja, nem ponte, nem acessos). Mas, se não se mexerem aqui em Gaspar, vai parar porque só tem verba para uma parte
Quem será?
29/08/2012 17:31
O conteúdo do comentário feito pelo Sr. ?Rodnei Hawle Schramm? me traz a lembrança de um certo ?Mesquito? que muito voou pela Procuradoria Geral. É fácil julgar o trabalho das pessoas quando não se fez/faz nada de produtivo... quem não te conhece é que te compra!
Herculano
29/08/2012 16:45
Manchete do Santa. Lombada eletrônica é danificada na BR-470, em Gaspar. Este é o quarto equipamento estragado na rodovia desde novembro de 2011.
Herculano
29/08/2012 16:30
MENSALÃO CONDENADO COMO UMA CAUSA OU BANDEIRA DE PODER

O julgamento do denominado mensalão, não se circunscreve a um caso ou um tipo de crime, mas à uma ideia, que nasceu no PSDB mineiro, mas foi abraçada, ampliada e de forma inconsequente e descarada pelo PT (até nisso resolveram seguir os outros).

É a ideia que vale tudo pelo poder, inclusive calar, humilhar e comprar pessoas, instituições, partidos e poderes, mas com dinheiro público, de todos nós. É a ideia de que vale corromper por que a causa é nobre: o poder, e ainda mais sendo ele exercido pela esquerda.

O mensalão foi o primeiro passo. Hoje, isto se sofistica de tal forma que há chamado poder paralelo como pode-se comprovar com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, que até tentáculos já teve em Gaspar. O mensalão se aperfeiçou e se alastrou na praga chamada verbas, num concluio sem tamanho de interesses e que envolve interesses privados.

O que está sendo condenado é isto, não exatamente o mensalão, mas a ideia de roubar, corromper, mentir, fazer os outros de tolos, e comemorar para se estar no poder se lambuzando e se enriquecendo, subjugando interesses coletivos, comunitários e o desenvolvimento sustentável.
Herculano
29/08/2012 15:59
ESTÁ AI A RAZÃO PELA QUAL A DEFESA DOS MENSALEIROS ESPERAVA ANSIOSAMENTE A APOSENTORIA DO MINISTRO PELUSO

Como o ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal não estará presente quando se discutir a dosimetria das penas, pois estará aposentado compulsoriamente a partir do dia três de setembro por ter completado 70anos, com ele já antecipou a sua posição.

- João Paulo Cunha ? 6 anos de prisão em regime semiaberto:
? Marcos Valério ? 16 anos de prisão em regime fechado;
? Ramon Hollerbach ? 10 anos e 8 meses em regime fechado;
? Cristiano Paz ? 10 anos e 8 meses em regime fechado;
? Henrique Pizzolato ? 8 anos em regime fechado
Herculano
29/08/2012 15:57
PELUSO DESMORALIZA OS DEFENSORES DE JOÃO PAULO CUNHA E ENCURTA A DISTÂNCIA QUE SEPARA O DEPUTADO MENSALEIRO DO CADAFALSO, por Augusto Nunes, de Veja.

Depois de implodir em poucos minutos a montanha de mentiras e invencionices recitada pelo advogado Alberto Toron, pelo revisor Ricardo Lewandowski e pelo companheiro Dias Toffoli, defensores de João Paulo Cunha, o ministro Cezar Peluso condenou o deputado federal do PT paulista por corrupção passiva e peculato.

Peluso encurtou a distância entre o mensaleiro de Osasco e o cadafalso. Falta apenas um voto para a condenação do delinquente que queria ser prefeito.
Herculano
29/08/2012 14:13
Da jornalista Dora Kramer, no Estado de S.Paulo

Barroco na forma, o ministro Luiz Fux foi de clássica simplicidade no conteúdo de seu voto notadamente ao abordar a questão do ônus da prova.

Em resumo e com outras palavras, considerou que o peso pró-réu do princípio da presunção da inocência é inquestionável, porém, não absoluto. Implica a existência de um grau razoável de coerência nos argumentos expostos pela defesa.

Ou seja, não basta a defesa apresentar uma história qualquer, é preciso que seja bem contada.
Herculano
29/08/2012 13:46
UMA OPINIÃO E OS FATOS

No dia em que o portal do Jornal Cruzeiro do Vale estampa esta manchete: "famílias abandonaram casas que ameaçavam desbarrancar", recebo um e.mail do Chalico, o Charlim Francisco.

Ele possui uma opinião interessente numa parte (o tratamento da água) e noutra, imprópria (a ocupação das barrancas), na minha visão; mas a respeito. O problema relatado pelo jornal é em Ilhota. São casas construídas em área não permitida, de risco e nas barrancas do Rio Itajaí Açú. O assunto, do Chalico, é na Noruega. Escreve ele.

Herculano, estive duas semanas andando de moto pela Noruega, e pude perceber uma coisa muito importante lá que os políticos e autoridades no Brasil, estão deixando de lado, na questão do Código Ambiental.

Pois percebo todos preocupados com as distâncias nos rios, ribeirões, etc...

Estão esquecendo que na Noruega, você pode construir nas margens de qualquer rio, lago, fiorde, pois eles estão preocupados com o que você solta nestes lugares, e não a distância que você está deles.

"Não é a distância que você fica de um rio, e sim o que você despeja nele"

Pois os órgãos ambientais estão mais preocupados em medir se você está a 28,29, 30 metros do rio, para poder embargar sua obra, do que realmente verificar se você tem sistemas de filtragem do que você solta no rio.

Estão mais preocupados em ver que distância o agricultor está do ribeirão, do que verificar que tipo de veneno ele usa na sua plantação.

Temos que olhar para como tratamos a água, e não a que distância estamos dela. Chalico.
Herculano
29/08/2012 12:46
EIS O HOMEM DE GILBERTO CARVALHO, A SUA "PÉROLA". SE ELE GANHAR, DIZ O MINISTRO, DILMA MANDA DINHEIRO; SE ELE PERDER, A PRESIDENTE VAI PUNIR O POVO!, por Reinaldo Azevedo, da Veja.

A presidente Dilma Rousseff tem investido na imagem da governante sóbria, que gosta de se portar como magistrada ? aliás, é esse o seu papel institucional, como chefe de um Poder ? e não se mete em rinhas eleitorais. Atuou para que o PT tivesse um candidato próprio à Prefeitura em Belo Horizonte e fez movimentos para garantir sustentação a Fernando Haddad em São Paulo. Até aí, vá lá. Entendi que são ações que se encaixam no perfil de quem é, também, filiada a um partido político. O que não pode é imitar seu antecessor nos defeitos e mobilizar o estado a serviço de interesses partidários. Por essa razão, deveria chamar o senhor Gilberto Carvalho, o braço operativo de Luiz Inácio Lula da Silva em seu governo, e lhe entregar a carta de demissão. Não o fará, sei disso. E, ao não fazê-lo, falseia a imagem que tenta plasmar de governante equidistante das disputas eleitorais.

Reportagem publicada ontem pela Folha demonstra por que o Brasil ainda está longe de ser uma república corriqueiramente democrática, dessas em que os cidadãos e, sobretudo, os homens públicos defendem e cumprem as leis. No último dia 19, informa o jornal, Carvalho participou do comício do candidato do PT à Prefeitura de Franco da Rocha, o Kiko.

O ministro parece ter por Kiko uma admiração irrestrita.
O ministro parece ter por Kiko um entusiasmo grande mesmo!
O ministro parece ter por Kiko frêmitos de devoção.
Se Kiko ganhar, Gilberto Carvalho promete fazer como o imperador Adriano (o romano, não o da Vila Cruzeiro?) e lhe erguer uma cidade! Quem sabe imite aquele governante e até lhe dedique alguns versos?

Mas o que disse Carvalho? Informa a Folha:
"Se hoje o investimento que a cidade consegue fazer é de R$ 5 milhões ao ano [R$ 20 milhões em quatro anos], eu quero garantir que, com Kiko prefeito, com a nossa parceria, faremos nestes quatro anos um investimento de pelo menos R$ 100 milhões".

E aí Carvalho ameaçou os eleitores da cidade:
"Se Kiko for eleito prefeito de Franco da Rocha, a presidenta Dilma terá confiança de enviar para cá todos os recursos que nós precisamos para transformar efetivamente esta cidade".

Entenderam? Se o Kiko não for eleito, deve-se entender que Dilma vai deixar a população chupando o dedo. Quem estava a dizer essa enormidade? Ora, aquele que é nada menos do que secretário-geral da Presidência da República e um dos dois homens verdadeiramente fortes no PT ? vocês sabem quem é o outro. NA HIERARQUIA INFORMAL DO PARTIDO, CARVALHO É QUE É CHEFE DE DILMA, NÃO O CONTRÁRIO.

O ministro citou a presidente três vezes no discurso: "Não adianta a gente ter uma presidenta tão forte, tão eficiente como a Dilma [Rousseff], e ter gestores fracos, corrompidos". E PENSAR QUE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL FAZ O MAIOR JULGAMENTO DA SUA HISTÓRIA E TEM COMO RÉUS JUSTAMENTE A CÚPULA DO PETISMO!

A fala de Carvalho é indecorosa. Se age desse modo para eleger o prefeito de Franco da Rocha, a gente pode imaginar do que não é capaz essa turma para fazer valer a sua vontade. A propósito: ninguém precisa imaginar nada! Sabemos, sim, até onde pode chegar, como provam os escândalos do mensalão, dos aloprados e da violação de sigilo e feitura de dossiês.

Nunca soube se comportar
Gilberto Carvalho nunca soube se comportar. Boa parte dos jornalistas o trata com lhaneza porque ele é mestre em produzir embargos e fofocas auriculares. Gosta de bater papinhos informais com colunistas, quando se comporta como eficaz hortelão. Invariavelmente, e todos sabem disso, é para atingir governos e figuras da oposição. Lembro que foi este senhor que tentou armar, lá de Brasília, a "resistência" à desocupação da área conhecida como Pinheirinho, em São Paulo. Um assessor seu chegou a se dizer atingido por uma bala de borracha, mas se negou a fazer exame de corpo de delito. Ações de policiais militares em estados governados por PT e aliados cegaram três pessoas naquele mesmo período. Carvalho não disse um "a". Não é um homem de estado. É um petista aparelhando o estado a serviço de seu partido ? e de sua corrente dentro desse partido.

Em Franco da Rocha, como resta claro, falou em nome de Dilma Rousseff. Para defender a sua "pérola", não hesitou em exercitar claramente a linguagem da chantagem. Imaginem se um enviado do governador Geraldo Alckmin repetisse discurso parecido em alguma cidade do interior de São Paulo: "Se Fulano ganhar, o governador manda mais dinheiro pra cá; se não ganhar?". O mundo viria abaixo.

Sim, senhores! A tarefa do Supremo Tribunal Federal é mesmo gigantesca. "O que tem uma coisa a ver com outra, Reinaldo?" Ou os ministros que têm vergonha na cara, e espero que seja a expressiva maioria, dizem que essa gente não pode fazer o que lhe dá na telha, ao arrepio da lei, ou o país vai mesmo à breca porque entenderá que a sujeira passa a ser admitida como parte do jogo. Se assim é lá em cima, por que não poderia ser cá embaixo?

Se Dilma não desmentir Gilberto Carvalho, então se deve entender que ele falou mesmo em nome dela. Então se deve entender que ela regulará os investimentos federais nas cidades a depender de quem seja o prefeito. Dada essa perspectiva, só petistas deveriam ser eleitos para o bem dos munícipes país afora. O mensalão demonstra o tamanho da competência e da honorabilidade dessa gente. E também prova a sua dedicação à causa do povo.
sidnei luis reinert
29/08/2012 11:03
Uma defesa civil que ensina as pessoas a remar?Não seria melhor cuidar da parte da prevenção do que ensinar as pessoas o que fazerem quando estiverem no desespero com a água no pescoço?.
Não é todo mundo que tem uma canoa em casa para se safar ou estão achando que carro,moto,bicicleta vira canoa num toque de mágica?
Uma coisa é certa:Se você jogar uma GALINHA na água,ela vai saber remar com as asas,e olha que o tamanho do cérebro dela não passa de uma clica,enquanto o nosso pesa aproximadamente 1.8 KG.

As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes!
Adelar Jose Arruda
29/08/2012 09:22
Bom dia a todos! Voltando ao debate dos politicos aparecerem em festas; O que mais lhes resta? Falta conteudo, participacao na comunidade, entendimento, conhecimento.
Elenir Vieira
29/08/2012 08:44
Notícia de hoje no Santa....Duplicação da BR470 não é prioridade para o desenvolvimento da região sul.

Aí eu pergunto...é assim que temos representatividade em Brasília??? Onde estão Ideli, Décio, Pizolatti, João Matos, Luis H. Silveira, Paulo Bauer???? Não importa o partido....no fim é tudo igual!!!!

Ahhh estão cuidando dos seus próprios interesses, e nós que dependemos da BR que se exploda né!!!
Herculano
29/08/2012 08:40
BOA NOTÍCIA

Conta de luz deve baratear também para consumidor. Expectativa é que tarifa de energia consumida nos domicílios caia 10%. Principal meta de plano do governo, porém, é baixar custo do setor industrial, que deve ter redução média de 20%.
Herculano
29/08/2012 08:32
Manchete política da edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. Voto de ministros indicados por Dilma frustra Lula e PT. Aliados dizem que ex-presidente está abatido com resultado parcial do julgamento. Petistas alimentavam expectativa de que Fux e Weber decidissem pela absolvição de réus como João Paulo Cunha.

Então o PT, Dilma e Lula possuem uma Justiça própria? Coitados de nós.
Herculano
29/08/2012 08:28
O GRANDE SOFISMA, por Fernando Rodrigues

BRASÍLIA - O julgamento do mensalão pode ajudar a sepultar a velha máxima maniqueísta sobre como funciona o poder: "Só existem dois tipos de políticos. Os que precisam da política para fazer dinheiro. E os que precisam de dinheiro para fazer política".

Esse sofisma reducionista é um truque. Pressupõe que é possível "roubar para o bem". Os políticos sempre apresentam uma causa nobre ao usar o dinheiro alheio. Desculpam-se dizendo ser necessário construir seus partidos.

O raciocínio é perverso. Está no DNA da tese de que o mensalão só foi caixa dois para pagar dívidas eleitorais. Afinal, roubar em nome do partido seria aceitável. Ninguém pegou dinheiro para passar um fim de semana nas ilhas Seychelles nem comprou um castelo no sul da França.

Alguns votos até agora proferidos no Supremo Tribunal Federal não aceitam essa argumentação. Corrupção política é uma coisa só. Não importa se foi para pagar uma pesquisa eleitoral ou esquiar no Chile. Também é irrelevante se o agente público recebe dinheiro e não pratica em seguida um ato de ofício a favor do corruptor. O ponto é: será que o deputado, senador, ministro ou outro ocupante de função dentro do Estado receberia o benefício se não estivesse na cadeira que ocupa?

Uma vez uma multinacional do petróleo me convidou para falar sobre conjuntura brasileira num encontro no qual estariam seus executivos de vários países. Pagavam bem. Respondi que não poderia cobrar. Haveria conflito de interesses. Mas aceitava o convite pela oportunidade de ter contato direto com os diretores da empresa. Ouvi então uma frase que jamais esquecerei: "Fernando, de graça eles não querem".

Políticos aceitam favores. Sabem que em algum momento terão de retribuir. Foi assim no mensalão. Se o STF considerar tal compadrio um crime, um passo decisivo terá sido dado para reduzir esse tipo de prática.
Carlos
29/08/2012 08:22
Dr. Aurélio Marcos, parabens pela sua insistência em querer mostrar para povo Gasparense, independente do partido político que você é, pelo jeito estou vendo que o Sr. esta sozinho nesta luta. Mas le pergunto? O Sr. não esta com medo que todos os outros adovogados Politicos Gasparense pessam sua cassação em vês caçar os caciques.?
Herculano
29/08/2012 08:10
TRANSPARÊNCIA E ALCANCE

Para facilitar o acesso do público em geral aos julgamentos da Corte, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina passou a disponibilizar desde ontemterça-feira, links do seu canal no YouTube nos quais será possível acompanhar as sessões plenárias ao vivo. As sessões começam sempre as 16h30min
cleber b. nicoletti
29/08/2012 07:54
Está critica a situação no inicio da rua frei solano e arnoldo schramm... as crateras e a lama tomaram conta....
Herculano
29/08/2012 07:51
Falsear a aparência para se parecer mais bonito, atraente é um indicador (e perigoso) de como dissimulado é um político. Se usa destes artifícios e faz isto quando candidato, imagina-se com o poder e a caneta na mão. Este é o Vale Tudo da Avenida Brasil. E nós expectadores.
Herculano
29/08/2012 07:46
BRASIL ATINGE HOJE A TARDE MARCA DE R$ 1 TRILHÃO DE IMPOSTOS PAGOS

Esta manchete dá a dimensão do nosso sacrifício para os políticos jogarem o nosso dinheiro fora, na corrupção e na má distribuição.

O Brasil deve atingir, por volta das 16h30 desta quarta-feira (29), a marca de R$ 1 trilhão de impostos federais, estaduais e municipais pagos desde o primeiro dia deste ano, revelam dados do Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Neste ano, a marca será atingida 15 dia antes do que no ano passado, o que comprova o crescimento da arrecadação tributária, mesmo com incentivos e reduções de IPI que foram feitas para aumentar o consumo e o endividamento dos brasileiros.
Herculano
29/08/2012 07:31
VEM UM DESATRE AI

Se valer as várias intervenções dos vereadores na sessão de ontem a noite, setembro será um mês daqueles para quem está esm situação ou área de risco. A chuva, segundo eles e muito bem informados pela excelente Defesa Civil, será a cântaros.

Estão esperando o pior, porque não houve prevenção e preparo. Nem sabemos as cotas das áreas sujeitas a enchente em Gaspar. Nem a régua. Estão ensinando as pessoas a remarem. Um grande avanço.

Veja a diferença de atitude.E estou comparando um município governado pelo PT, ex-assessor do atual prefeito de Gaspar. Veja esta chamada da Rádio Sentinela do Vale sobre este assunto.

O município de Brusque, no Vale do Itajaí tem um sistema de telemetria. Este sistema vai auxiliar a Defesa Civil para a obtenção de dados, sobre ás chuvas que ocorrerem nos bairros do município e do Rio Itajaí Mirim. O diretor da Defesa Civil de Brusque Sgt. Evandro de Melo do Amaral conversou com o repórter Leandro Martins.
Rodnei Hawle Schramm
28/08/2012 23:37
INCOMPETÊNCIA JURÍDICA OU MÁ FÉ?

Sr. Herculano e eleitores Gasparenses .. essa Procuração com o timbre da Prefeitura de Gaspar, mas com Blumenau na data foi digitada pelo Sr. LEANDRO MENEGAZZO (SERVIDOR DE CONFIANÇA DO PREFEITO), muito bem pago com os nossos impostos, ocupante do cargo de Assessor Administrativo e, que depois da saída do ex-Procurador Geral Mário Mesquita e antes da entrada do novo Procurador Geral José Carlos Schramm, esteve nomeado algum tempo como PROCURADOR GERAL DE GASPAR. Esse é o PT que governa nosso Município atualmente. Acham-se os "donos" da cidade. E são!

Ele escreveu Blumenau, porque lá possui apartamento (conforme se lê da própria Procuração, porque lá é amigo pessoal de Décio e Ana Paula Lima (Pais de Daniela Lima sua ex-sócia de escritório de Advocacia), porque é lá que vota, e vota em Ana Paula Lima.

Aqui em Gaspar, trabalha durante o expediente na Procuradoria fazendo os trabalhos administrativos para o Procurador Geral (como por exemplo redigindo os projetos de lei que são encaminhados à Câmara de Vereadores e publicando os Decretos, Atos Administrativos e Licitações no Diário Oficial dos Municípios). E atualmente, durante esse período eleitoral conseguiu fazer essa bela prova contra si mesmo, contra o Prefeito Celso Zuchi, a Vice-Prefeita Mariluci e o chefe-mor e Coordenador de Campanha do PT e da Coligação DORACI VANZ (que também é Advogado). Resta provado que durante o horário de expediente também usa do computador, da sala da Procuradoria Geral, do papel de expediente, da impressora, do nosso precioso tempo e dinheiro para "fazer esse serviço sujo".

De fato não sei se isso representa o senso de impunidade dessas pessoas acima nominadas, porque ninguém fiscaliza e aplica uma severa punição exemplar ... ou, se realmente tá tudo dominado porque parece que as autoridades constituidas, de certa forma, também não cumprem suas obrigações.

Parabéns Dr. Aurélio Marcos por sua coragem e determinação.
Espero que os cidadãos sérios, honestos e de bem dessa cidade, e as autoridades que representam a Polícia Civil (que deveria apurar o uso de documento público para alcançar vantagens particulares), o Ministério Público (que deveria apurar o crime eleitoral e de improbidade administrativa), a OAB (que deveria apurar o atentado contra a dignidade da Advocacia e falta de Ética profissional), a imprensa (esse assunto deverá ser levado aos veículos de comunicação da RBS e da RIC RECORD, por ser uma Aberração, um verdadeiro insulto ao cidadão e eleitor que somos) e entidades de classe ...

Perguntar não ofende: SERÁ QUE O PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI VAI INSTAURAR PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTRA SEU ESCUDEIRO - Dr. LEANDRO MENEGAZZO?
Se não mandar instaurar praticará outro ato criminoso, chamado no Código Penal de PREVARICAÇÃO (que siginifica Omissão ...).
Roberto Sombrio
28/08/2012 20:15
É isso Juju do gasparinho. chega a ser ridículo. O pior é que tem quem vai acreditar. Essa turma não se emenda mesmo e pelo jeito não tem solução.
Vem na tv com lentes de contato azuis ou verdes que seja, para que os tolos acreditem que é alguém nativo da cidade. Ainda tem a cara de pau de dizer que não aceita as coisas erradas e eu me pergunto: "como esta pessoa faz parte desse partido"? Se a contituição fosse cumprida a risca faltaria espaço nas cadeias.
Ainda fala que tem dinheiro sobrando no governo federal e que os que não recebem é porque não apresentam um bom projeto.
Daí fico pensando naquele "viaduto" aqui em Gaspar, aquele caixote de concreto que mais parece um grande vaso de flores com um furo no meio. Quem foi o inteligente que bolou aquilo? Não podia mesmo receber daquele dinheiro que está sobrando em Brasília, por isso mandaram o valor do Bolsa Família.
RUBSON
28/08/2012 20:03
JORNAL DA BAND AGORA (28/08/12) CPI DO DNIT : PAGOT FOI PROCURADO PELA CIDADÃ HONORARIA PARA PEDIR AJUDA FINANCEIRA PARA EMPREITEIRAS PARA SUA CAMPANHA A GOVERNADORA EM 2010 ! ERA ESSA QUE PERTENCE AQUELE PARTIDO QUE SE DIZIA DIFERENTE ? GASPAR MERECIA UMA CIDADÃ HONORARIA DE MELHOR QUALIDADE !
Herculano
28/08/2012 18:57
Ano de eleição é uma beleza ouvir algumas coisas na Câmara de Gaspar. O governo diz que os alagamentos são por conta da falta de infraestrutura do passado. Os vereadores da dita oposição e que estão em busca dos votos, mostram e provam só agora, que tudo o que acontece é por conta da falta de manutenção. Pois é. Acorda, Gaspar!
Herculano
28/08/2012 16:52
DILMA VENCE QUEDA DE BRAÇO. SERVIDORES FEDERAIS DE 18 CATEGORIAS DECIDEM ENCERRAR A GREVE.

Dezoito categorias de servidores ligados à Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Publico Federal) decidiram nesta terça-feira (28) aceitar a proposta de reposição de 15,8% escalonada em três anos, feita pelo governo, e encerrar a greve que já durava cerca de dois meses em todo o país.

De acordo com o coordenador-geral da entidade, Josemilton da Costa, a decisão foi tomada em uma plenária nacional realizada em Brasília e vale para as 18 categorias ligadas à entidade e que negociaram de forma unificada. O retorno ao trabalho deve acontecer na próxima segunda-feira (3).
oberservador de plantão
28/08/2012 15:34
agora compreendo o porque da saida do dr. mario mesquita e do dr. danilo visconti.

meu deus... que aberração!
Herculano
28/08/2012 14:57
Esta é de Ferreira Gullar (pseudônimo de José Ribamar Ferreira -São Luís, 10 de setembro de 1930)- poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo.

Sabe a razão pela qual a empresa estatal dificilmente alcança alto rendimento? Porque o dono dela ?que é o povo ? está ausente, não manda nela, não decide nada. Claro que não pode dar certo.

Já a empresa privada, não. Quem manda nela é o dono, quem decide o que deve ser feito ?quais salários pagar, que preço dar pela matéria-prima, por quanto vender o que produz?, tudo é decidido pelo dono.


E mais que isso: é a grana dele que está investida ali. Se a empresa der lucro, ele ganha, fica mais rico e a amplia; se der prejuízo, ele perde, pode até ir à falência.

Por tudo isso e por muitas outras razões mais, a empresa privada tem muito maior chance de dar certo do que uma empresa dirigida por alguém que nada (ou quase nada) ganhará se ela der lucro, e nada (ou quase nada) perderá se ela der prejuízo
Herculano
28/08/2012 13:43
NÃO FOI POR FALTA DE AVISO (E TÉCNICOS...)

Na coluna passada discurri sobre a farra das chamadas ruas amarelas, inexistentes ou irregulares e que num passe de mágica por porposição do prefeito ou dos vereadores, mas por conivência de ambos, se tornar ruas com placas azuis, ou seja, legais, regulares.

Falei da preocupação do Ministério Público com esta situação.

Na pauta da sessão da Câmara está um ofício interessante. É o ofício 03/2012, subscrito pelo Sr. Norival Comandolli - Sócio Gerente da ST Empreendimentos Imobiliários Ltda, em resposta a anterior Ofício nº 01/2012, esta Casa respondeu que "existe um acordo entre a Câmara de Vereadores e a prefeitura municipal de Gaspar, em 2010, onde restou pactuado que não seriam nominadas ruas, nem de prolongamentos, em virtude dos trabalhos feitos por empresa especializada vencedora de licitação que estuda o novo Plano Diretor, bem como representação do Ministério Público da Comarca, visando coibir estes procedimentos. Por conta de tais documentos, entende-se a importância de tais, pelo que requer a V. Exa. Cópia do referido Contrato e cópia da Representação do Ministério Público, ou a indicação do número de protocolo/processo."

Destino: o Ofício 03/2012, subscrito pelo Sr. Norival Comandolli, vai aos Arquivos da Casa, à disposição dos Senhores Vereadores, com encaminhamento de cópia à Mesa Diretora (dia 22/08/2012), para as providências que achar convenientes. Cópia também aos demais Vereadores.

Entenderam? Acorda, Gaspar!
Herculano
28/08/2012 13:37
ASSUNTO INCÔMODO

Aportou uma correspondência na Câmara de Gaspar de Roque Agenor Schmitt. Do que o cidadão gasparense tratou? "Vereadores, que tal desvincular a categoria vereador de remuneração?". Nela Roque fez considerações sobre os gastos públicos e os custos para o povo.
Herculano
28/08/2012 13:35
VEREADORES LAVAM AS MÃOS NO AUMENTO DO QUADRO DA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO.

Olha só o que está na pauta da sessão desta noite na Câmara de Vereadores? O projeto de Lei 54/2012, de autoria do Executivo e amplia a quantidade de vagas junto ao quadro de pessoal da administração direta do município de Gaspar.

Mais precisamente onde? Na procuradoria geral do município. São três novas vagas de gente que passou no recente concurso 001/2012. E por que este assunto se tornou uma polêmica seguida de um sepulcral silêncio? Primeiro porque o número de vagas só foi anunciado depois do concurso ter sido realizado. Segundo, por uma coincidência daquelas que não se explica (e só complica), o terceiro advogado da lista é aparentado e trabalhou para parentes do poder.

Aqui este assunto, na época em que se editou o projeto de lei gerou controvérsias. Mas, o que está na pauta de hoje? A seguinte observação:Instrução da Procuradoria Jurídica exarada em 06/07/2012. Destino: Nos termos do artigo 53, parágrafo 2º, da Lei Orgânica e do artigo 114 do RI, o Projeto de Lei nº 54/2012 vai à Ordem do Dia da presente sessão.

E que diz o tal artigo 53 da Lei Orgânica do Município? "No caso do parágrafo 1º, se a Câmara Municipal não se manifestar em até quarenta e cinco dias sobre a proposição, será esta incluída na ordem do dia, suspendendo-se a deliberação quanto aos demais assuntos, para que se ultime a votação." Art. 114 do RI: "Na hipótese do Art. 53, páragrafo 2º, da Lei Orgânica, o projeto será incluído na Ordem do Dia independente de parecer da Comissão."

Resumindo. Como os nossos vereadores ficaram quietos, não se posicionaram contra ou a favor, muito pelo contrário, o projeto vai na marra a plenário, mesmo sem o parecer das comissões. Ou seja, vai para a votação. E ai, não há jeito: será rejeitado ou aprovado. Como todos estão em campanha, dificilmente alguém vai ter coragem de colocar uma azeitona nesta empada. Acorda,Gaspar!

JUJU do Gasparinho
28/08/2012 13:18
Prezado Herculano.

Também notei "De voz macia, bem diferente do que se comporta no palanque e nas tribunas". Eu vi na tv, e num primeiro momento achei que essa pessoa estava com algum problema.
É visível a dissimulação.
E o que são aqueles olhos claros?
sidnei luis reinert
28/08/2012 12:17
Qual será a desculpa agora para tal documento?Vão dizer Que é falsificado?Ou que não sabia de nada como o LULA?
VAMOS VER QUEM DA CÂMARA VAI SE MANIFESTAR E PEDIR SUA CASSAÇÃO?
Afinal de contas tem um contingente se dizendo OPOSIÇÃO.É VER PRA CRER.
Herculano
28/08/2012 12:13
Como tem político de consciência pesada. Escreve-se sobre um assunto e eles se sentem personagem dos assuntos relatados. E ai ficam rodeando para oferecer justificativas ou desmentir aquilo que nunca lhes foi imputado. Ai, ai, ai. Acorda, Gaspar!
Herculano
28/08/2012 11:19
SEGUNDA VIA DO BILHETE ELETRÔNICO VAI CUSTAR MAIS

Há um ano era editado o decreto 4.407, de 07 de julho de 2011 deu as regras para a criação e a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivos de Gaspar. Legal.

Mas, o negócio só começou para valer no dia 18 de abril deste ano. Legal.

E o que está hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? O decreto 5.143, de 23 de agosto e que vale a partir de hoje, data da publicação. E o que ele diz? que modifica as regras do 4.407 e para atender o interesse da empresa que tem a permissão do transporte aqui.

E que mudanças são estas que penalizaram o usuário do sistema, regras que poderiam estar no primeiro decreto, pois este sistema é conhecido e implantado em várias cidades.

No caso de extravio, perda, furto, roubo ou danificação por mau uso do usuário, será cobrado uma taxa para a emissão da segunda via no valor equivalente a 05 (cinco) tarifas integrais;

A segunda via do cartão custará 05 (cinco) tarifas integrais para os estudantes e 10 (dez) tarifas integrais para os demais.

Na eventual necessidade de reposição do cartão, um novo será fornecido mediante pagamento do valor correspondente a 10 (dez) vezes o valor da tarifa vigente na data de emissão, sendo reduzido para 05 (cinco) vezes em caso de cartão-estudante.

Tá bom.Agora falta um novo decreto ou um manual explicando estas confusas mudanças para cobrar os usuários. Acorda, Gaspar!


Herculano
28/08/2012 11:00
MAIS TEMPO

A portaria 2.863, de 23 de agosto e publicada hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - prorrogar por mais 60 dias, a partir de 30 deagosto de 2012, o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar em relação à Sindicância 07/2011, instaurada para apurar as informações contidas no Ofício 2ªPJ/nº. 92/2011, remetido pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar, em virtude da instauração do Inquérito Civil nº 06.2010.003580-6
Gasparense Acordado
28/08/2012 10:50
Engraçado... eu andando pelo centro de Gaspar e observando os carros com as propagandas dos candidatos, e me surpreendi em reparar que muitos carros com propagandas de candidatos do PT de Gaspar tem placas de Blumenau... fiquei tentando entender a lógica disso.

Agora vejo essa procuração com o timbre da prefeitura de Gaspar, mas com Blumenau na data... será que depois de tanto tempo eles ainda não sabem em que cidade estão?
João
28/08/2012 10:32
Referente ao documento com timbre da PMG já é uma vergonha o mais ridiculo disso é que o documento é mo municipio de Gaspar e na data informa Blumenau, tambem esta assinado pelo coordenador de campanha do PT, isso é um baita de um crime.
Estamos de Olho!!
28/08/2012 08:24
Olha só o que houvi, que os guardas da Ditran não podem multar por determinação do Diretor e aquele que multa ele esta mandando para aonde não a fluxo como: Gasparinho alto, Gaspar Alto etc...

Isso só acontece em Gaspar!
Acorda Gaspar!!!
Carlos
28/08/2012 08:17
A procuração acima estampada é para o povo Gasparense refletir melhor e ver quem é quem.
Sou Gasparense a 49 anos e sempre gostei de politica, mas nunca quiz ser um, para não passar por isso.
Mas esta matéria é um afronto ao povo Gasparense.
Na procuração alem do timbre da Prefeitura o SR. DORACI VANZ nem testemunha ele é, e sim Cordenador da Coligação " Pra Gaspar seguir em frente ".
Prefeito gosto muito do senhor, mas com assessoria do senhor, acha que Gaspar não vai a lugar nenhum.
Herculano
28/08/2012 07:18
MENSALÃO NO HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Rodada do mensalão! Acredito na inocência do Marcos Valério. Já viu mineiro distribuir dinheiro? Rarará! E diz que o Marcos Valério foi o único careca que derrubou um monte de barbudo! E sabe por que só tem 38 mensaleiros? Porque o resto saiu correndo! Rarará! E os tiozinhos fatiaram alguém hoje? Eu quero sexo, sangue e petista fatiado!

E a charge com o Joaquim Barbosa: "Eu fatiei o julgamento, se der empate é só fatiar o ministro Peluso". Vão fatiar o Peluso. E eu entendi Peludo. Vão fatiar o peludo! E esse Barbosa com esse Lewandowski? A briga das capinhas! "A sua capa tá com a bainha desfiada." "E a sua tá cheirando naftalina." "E a minha tem mais gominhos que a sua". Rarará! Ai, ai, viu
Herculano
28/08/2012 07:15
COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

A partir desta terça-feira, os julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina,poderão ser acompanhados ao vivo pela internet
Herculano
28/08/2012 07:00
FESTIVAL DE CONDENAÇÕES, por Eliane Cantanhêde, na edição desta terça-feira do jornal Folha de S.Paulo.

BRASÍLIA - Não houve surpresa em relação à coincidência de votos do ministro Dias Toffoli e do revisor Ricardo Lewandowski, mas os dos novatos Rosa Weber e Luiz Fux desenham um novo horizonte para o julgamento do mensalão pelo Supremo. A previsão passa a ser a de um festival de condenações.

Toffoli e Lewandowski condenam Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil, mas absolvem João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados. Os dois réus são acusados de praticamente a mesma coisa: favorecer os negócios do publicitário Marcos Valério e, simultaneamente, receber boladas de dinheiro não justificadas.

Já Rosa Weber e Luiz Fux, tidos até ontem como incógnitas, condenam tanto Pizzolato quanto João Paulo - deputado federal do PT e único candidato às eleições de outubro entre os 38 réus-, induzindo à impressão de uma condenação generalizada. Os "neutros" pesaram para o lado da condenação na balança do Supremo.

Cármen Lúcia também votou pela condenação, mas isso era previsível. Ela não era listada como "neutra" nem como "interrogação". Apesar de muito discreta, a ministra é considerada técnica, concisa e dura. Foi exatamente assim que ela votou ontem.

Além de Cármen Lúcia, de Rosa Weber e de Luiz Fux, imagina-se, entre quem acompanha tudo de perto, que seguirão na mesma linha os ministros mais antigos, como Celso de Mello, Gilmar Mendes e Marco Aurélio, o presidente, Ayres Britto, e o seu antecessor, Cezar Peluso (que só vota até a próxima sexta-feira).

Com Joaquim Barbosa, são 9 dos 11 votos, e a própria declaração do advogado Márcio Thomaz Bastos -de que prisões, se houver, só no próximo ano- já foi compreendida como reconhecimento prévio de derrota.

A grande dúvida é se essa tendência será ou não mantida até o capítulo mais crucial: o julgamento do "núcleo político", que ficará por último. Pelas manifestações de ontem, ninguém ali vai escapar.

LUCIANO DA CUNHA
28/08/2012 06:37
OLHA A SITUAÇÃO

CAI E MACHUQUEI O JOELHO E FUI NO POSTO DE DE SAÚDE PROCURAR UMA CONSULTA P/ ORTOPEDISTA E ADIVINHEM,

MARCARAM MEU NOME NUMA FOLHA DE PAPEL QUALQUER E ME DISSERAM QUEM VÃO ME LIGAR QUANDO A CONSULTA FOR MARCADA QUE NÃO NÃO TEM DATA PRA MARCAR,

SE O ZUCHI PERDER A ELEIÇÃO SERÁ QUE VÃO ME LIGAR, E AI COMO EU FICO, TÁ DOENDO PRA CARAMBA.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.