14/08/2012
QUEM TEM MEDO DA PESQUISA? I
Hoje a coleta de dados já está praticamente encerrada. Sexta-feira é dia da revelação com exclusividade aqui no Jornal Cruzeiro do Vale. A pesquisa eleitoral daqui já se tornou uma marca de credibilidade. Independe do Instituto sério (e que preza o nome no mercado onde não faz somente pesquisas eleitorais) que a realize. E é exatamente esta credibilidade e a independência que está dando calafrios em candidatos, apoiadores e mentirosos. Sim, mentirosos. Será desmascarada, para alguns, as pesquisas fajutas, montadas e que são usadas para enganar o eleitor e eleitora desinformados. As pesquisas que dizem existir por aí, mas que foram criadas apenas para alavancar determinados candidatos, diminuir diferenças (pois há um favorito) e desqualificar outros. Bobagens.
QUEM TEM MEDO DA PESQUISA? II
Esta pesquisa ? a primeira de uma série bancada pelo Jornal - nesta eleição está registrada na Justiça Eleitoral de Gaspar. Possui metodologia conhecida e por isto, será pública e transparente. Duas entidades estarão com os seus nomes à prova nesta pesquisa: o instituto que a fez e o jornal que vai propagá-la. O jornal, até agora, não errou quando contratou tais pesquisas e as divulgou, mesmo sob severas ameaças, pressões (de todos os tipos, sou testemunha disso) e o jogo sujo de desqualificados que fizeram, fazem e ainda vão fazer chantagem ou lançar dúvidas para proteger os candidatos contrariados pela voz livre dos gasparenses nesta pesquisa. Este é o jogo. E manjado.
QUEM TEM MEDO DA PESQUISA? III
Uma pesquisa não é um resultado. É apenas um retrato momentâneo da opinião dos eleitores e eleitoras no instante em que ela é feita. Pode mudar e muito. Todavia, é um indicador forte do que poderá acontecer nas urnas. Ainda mais quando se sabe que a campanha tem menos de 60 dias. É um sinalizador de estratégia, trabalho e mudanças, também. É uma oportunidade para reflexões de candidatos e votantes. Pesquisa não é propaganda, é uma ferramenta de medição para quem é sério como o jornal Cruzeiro do Vale. E é por isto que o jornal é respeitado. Infelizmente, temido por políticos no período eleitoral. E por que? Porque o jornal não se dobra ao canto fácil dos interesseiros, de sempre. Aos que se acham donos da cidade, da vontade dos cidadãos e cidadãs livres.
QUEM TEM MEDO DA PESQUISA? IV
Quem tem medo da pesquisa do Cruzeiro do Vale, em Gaspar? Os que querem a imprensa mansa, acuada e como capacho dos seus joguinhos de poder (não me refiro apenas ao instalado, mas aos que planejam ocupá-lo também). Querem não uma imprensa livre, mas submissa para as suas satisfações momentâneas. Aguardem sexta-feira. Vamos ver quem possui intenção de votos nesta cidade. Vamos conhecer as desculpas (ou acusações) dos indignados. Acorda, Gaspar
SOBRE O TRAPICHE
Palpite de um leitor da coluna. ?Quero saber se concordas com minha opinião. O viaduto não é o responsável deste trânsito infernal em Gaspar. A responsabilidade é dos semáforos. Eles abrem e fecham o sinal na hora que querem. Portanto minha gente, vamos acabar com eles. Elimine os dois semáforos e façam a rotatória na frente da Parolli. Lá, os veículos que vêm para o Centro, contornam aquele trevo e quem vai para Rua Sete, passe pela Policia Militar. Para quem vem de Brusque em direção à Avenida Francisco Mastella e que passa pelo acostamento até o trevo, poderia ter uma via cortada após a Cravil. Aquela rotatória na frente do Zoni é um afronta à população gasparense. É inacreditável que um município que possui duas ruas para cuidar, não tenha um departamento de trânsito adequado?.
Ao leitor: bom palpite. Mas, você é um engenheiro de tráfego? Isto foi estudado? Há fundamento técnico? Lembro que este negócio começou mal no início do atual governo petista. Lembram-se daquela história da sinaleira de três tempos que resolveria tudo por ali? Lembram-se de que a tal sinaleira de três tempos foi instalada lá antes da concorrência e que depois de denunciado o ato aqui, tudo se acertou para não se complicar no Tribunal de Contas? A única coisa que não se acertou até agora foi o fim do congestionamento naquela área. Depois do elevado virá o buraco da madame, depois... Acorda, Gaspar!
Pois é. Há gente que se diz de fino trato, de sobrenome na cidade, com dinheiro e que faz negócios com o poder, mas, estranhamente, quer ver os tratos, amizades, compromissos e contratos escondidos. De preferência até do Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet. Quando se descobre e se publica aqui ou na internet, esse pessoal fica uma arara. Teima que o errado é o jornal, esta coluna ou eu. E se eu estiver certo, deveria ficar calado. Hum! Qual a razão disso se tudo isto deveria ser público e transparente? O que se quer ver escondido? É preciso ir mais a fundo neste assunto. Ai tem! E eu vou. Acorda, Gaspar!
Coisas do Samae de Gaspar. No dia 20, o todo poderoso presidente da autarquia, Lovídio Carlos Bertoldi assinou o ?termo de homologação? do Pregão Presencial nº. 25/2012. E o que ele afirmava? ?Afigurando-me que a licitação acima epigrafada encontra-se regularmente desenvolvida e, restando ainda presente o interesse na contratação que deu ensejo à instauração do processo, adjudico o objeto do certame supramencionado em favor das empresas vencedoras: Freitag Laboratórios Ltda. (10.743.183/0001-99). Valor total julgado: R$ 39.300,00. Em consequência homologo o procedimento de que se cogita. Sigam-se os ulteriores termos.?
Coisas do Samae de Gaspar. O que estava na sexta-feira no Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet? O extrato de rescisão de Contrato Nº 25/2009. Número do Aditivo: seis, o da rescisão em três de agosto deste ano. Ele se refere a licitação 34/2009 com o Laboratório Beckhauser Barros ? ME (81.322.141/0001-22). E para que? Para os serviços de análises laboratoriais de água para as ETA´s de Gaspar. O valor rescindido? R$ 12.631,04.
Da série, perguntar não ofende. Quando é mesmo que a Área Azul vai funcionar para valer no Centro de Gaspar? Até agora, nada. Acorda, Gaspar!
Agora poderá ser oficial. Depois de quatro meses do uso do terreno vem a autorização oficial para isto. Está na Câmara o projeto de lei 75/2012 e que diz: ?fica o Chefe do Poder Executivo autorizado a conceder autorização de uso gratuito e precário da Arena Multiuso e da Praça da Juventude, situada nesta cidade, na Rua Hercílio Fides Zimmermann, esquina com a rodovia BR-470, bairro margem esquerda, de propriedade do Município, exclusivamente, para a realização de reuniões e treinamentos de tiro de laço, em dias alternados da semana, nos termos da minuta anexa?.
Redação imperfeita pode trazer interpretação perfeita. E depois se queixam. Vou fazer mais este favor aos advogados do paço e os interessados no assunto. Aquela área toda que seria uma Arena Multiuso e Praça da Juventude virou uma área exclusiva de laço em dias alternados? Hum! A cláusula terceira da minuta anexa, que está na Câmara para os vereadores aprovarem, diz: o autorizado, que é o CTG Coração do Vale, poderá instalar os equipamentos necessários, tais como mangueiras e cercas, bem como utilizar a área com pastagem para colocação e abrigo dos animais que serão utilizados no treinamento de tiro de laço. Mas, lá estão cerca 200 cabeças de gado engordando. É em algo público pois há imissão de posse, na briga judicial. Todo este gado está sendo preparado para tiro de laço no próximo rodeio? Acorda, Gaspar!
Será que sai o debate? Dependendo do resultado da pesquisa, tem gente que vai tentar melar e há gente disposta ao serviço. Será? Acorda, Gaspar!
Edição 1414
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).