Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

07/08/2012

QUADRILHA E A CORRUPÇÃO I
Solene coincidência. Aos leitores e leitoras, hoje vou me dedicar a um tema nacional.  Peço desculpas. Todavia, advirtuo-os: Gaspar e Ilhota fazem parte deste Brasil. Vamos lá. Assim encerrou, de forma serena, mas contundente, o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, na sexta-feira à noite pedindo a condenação dos 36 réus do mensalão: ?Dormia a nossa pátria mãe tão distraída / sem perceber que era subtraída/ Em tenebrosas transações?. Música ?Vai passar? de Francis Hime e letra de Chico Buarque de Hollanda, este declarado amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e defensor incondicional do PT. A irmã de Chico, Ana Maria Buarque de Hollanda, por exemplo, é a sumida e impotente ministra da Cultura de Dilma Vana Rousseff, PT.

QUADRILHA E A CORRUPÇÃO II
Estes três versos, feitos com endereço diferente pelos autores, foram usados agora para declarar e pedir a condenção de gente indiciada por roubo e graves esvios éticos. Nunca antes na ?históriadestepaíz?, se viu tamanha audácia organizada contra a coisa pública, a democracia e a independência dos poderes. A República foi ferida, e de morte. Impressionante foi ouvir a peça acusatória. Mais impressionante é ouvir a lenga-lenga de desculpas dos militantes, parceiros de oportunidade e dirigentes do PT. Assustador é saber que o PT quer ir a Justiça para proibir ela e a imprensa usarem a expressão mensalão. Tenebroso é constatar que o presidente da Câmara, o petista gaúcho Marco Maia censurou o próprio jornal da Casa. Nada se publicou sobre o assunto abordado pelos deputados no plenário. Resumindo: a síntese no fencerramento da acusação foi precisa, mesmo emprestando uma afirmação poética de outrem e para outra circunstância e época. Atualíssima.

QUADRILHA E A CORRUPÇÃO III
Quem frequenta a minha coluna na internet, já leu parte deste conteúdo. Estabeleceram-se clara e contundente durante a longa, simples e didática exposição do Procurador Geral da República, o porquê e como políticos se apropriam do poder: para roubar, manipular e se manter nele à custa dos nossos pesados impostos, com a legitimidade dos nossos votos e da falência das nossas esperanças. Quanto mais se ouvia a fala pausada e serena do Procurador mais assustador se tornava o enredo. Mafioso, criminoso, brutalmente ilegal e injusto com a sociedade e os nossos sonhos, com a nossa prerrogativa cidadã, constitucional e democrática. Vexatório. Vergonhoso. Incompreensível. Este pessoal é capaz de tudo.

QUADRILHA E A CORRUPÇÃO IV
Perverso foi constatar que isto se deu com o partido que para chegar ao Poder, apresentou-se como diferente, limpo e ético. Terrível. Jurou a todos nós que combateria esta nefasta prática que atrasa o país, nos envergonha, ridiculariza-nos e até exclui perante os outros. O PT, ao contrário, dissimulou, mentiu, fingiu, encobriu, ocultou e traiu a confiança da maioria ? a não ser que somos todos ladrões, bandidos e comparsas dos nossos próprios impostos. A não ser que somos todos anárquicos ou clandestinos que fingimos ter leis, Constituição e Judiciário, os quais só funcionam aos nossos próprios interesses ou do bando que pertencemos.

QUADRILHA E A CORRUPÇÃO V
Com o tempo, o PT se mostrou como o pior de todos os partidos, exatamente pela contradição intencional entre o discurso, o ideário, o sonho e a verdadeira prática, que cobra inclusive sacrifícios. Apropriou-se de um mau exemplo, do PSDB mineiro, do qual denunciou, acertadamente.  Agora, todavia, se revela bandido, apenas para levar vantagens na propaganda enganosa. Mais. Ampliou a falcatrua e o potencializou e quer ainda a imunidade jurídica e popular. Quer a absolvição formal e informal como se entidade satânica, diabólica, fascista, mafiosa, clandestina, terrorista, paraestatal ou santificada suprema fosse e que em nome de uma causa, o poder pelo poder, estaria isenta ou livre de qualquer comentário, julgamentos e punições formais pelos tribunais e principalmente da análise do povo pelo voto.

QUADRILHA E A CORRUPÇÃO VI
A opinião que expresso e esclareço não é minha não. Está no relatório lido pelo Procurador Geral da República. Contra ele, antes de defender no contraditório, a quadrilha tentou e tenta pressionar, desmoralizar, ridicularizar, intimidar, expor, desqualificar etc. Esta é tida como melhor e eficaz arma deste tipo de bando, gang, ou quadrilha. As mais de cinco horas de Gurgel na sexta-feira no STF foram suficientes para ratificar o que o nós esclarecidos já sabemos há muito. Está no poder uma quadrilha que não hesita em criar, usar e ter meios ilícitos, marginais e condenáveis para se apropriar de vantagens de todos os tipos, inclusive de recursos públicos, e distribuir entre poucos para unicamente se manter no Poder. E mais do que isto: continuar roubando em nome de uma causa, o poder vitalício.

QUADRILHA E A CORRUPÇÃO VII
E esta prática nefasta e criminosa não parou com a descoberta do que se convenciou chamar e se conhece como mensalão, não. Ao contrário ela se aperfeiçoou, fortaleceu-se e se estabeleceu como uma verdadeira rede nos estados, nos municípios e nos poderes constituídos. São as tais polpudas verbas federais ? de que tanto se orgulham e dizem serem donos ou consegui-las - para projetos e obras. Elas, de verdade, não se completam, não se sustentam em retorno nos resultados para a população, os cidadãos, as cidadãs e as cidades. A quadrilha é maior que o mensalão. Espalha-se pelo Brasil, com seus testas-de-ferro, de fala mansa, fingindo ser um do povo comum, de lábia e discursos convincentes. Esta rede se auto sustenta e se auto alimenta. Compra consciência, apoios e votos. Inclusive nas eleições municipais.

QUADRILHA E A CORRUPÇÃO VIII
Uma compra com dinheiro público (o nosso) do Legislativo (vereadores e deputados) para impedir a fiscalização das falcatruas ou para fazer leis de interesse da quadrilha (e não da população), as quais permitam corromper e se roubar ainda mais com o nosso suado dinheiro e que pagamos aos governos por meio dos nossos pesados impostos. E quem pode deter, enfraquecer ou interromper este estado lastimável e degradante contra os nossos direitos de cidadãos e cidadãs? Não é o Judiciário ou o parlamento. E sim, nós mesmos, por meio do voto. E em outubro haverá eleições. E talvez nelas possamos dar as primeiras respostas para depurar, quebrar a rede de delinquentes e diminuir o poder dos bandidos, os quais usam a política e cargos em comissão para nos enfraquecer, humilhar e subjugar.

QUADRILHA E A CORRUPÇÃO IX
E por que desta preocupação? Como se vê no julgamento do mensalão, esse pessoal, sem qualquer puder ético é capaz de aparelhar o Judiciário como se fosse o seu quintal de seus interesses. Não vamos longe. E exemplo? A alta corte do país onde há um ministro que foi advogado do PT, assessor do chefe da quadrilha, exatamente na época do roubo, que teve a namorada defendendo acusados da quadrilha. Vem só: ele não se sente impedido e vai julgar com ?isenção? em causa própria ou da quadrilha. Quer mais? Um sub-relator, o qual trabalha deliberadamente para procrastinar e dificultar o julgamento, tanto que tinha escondida na manga, uma laudatória e bem constuída defesa (70 páginas) para o desmembramento do processo. Pasmem. Apenas para atender ao estrelado advogado, ex-ministro do partido, defensor de um dos réus. Ou seja, é algo sério para uma República, se ela não for de bananas e bandidos.

QUADRILHA E A CORRUPÇÃO X
Concluindo: uma vergonha que só se atenuará com a nossa consciência, análise cuidadosa, interferência e os nossos votos nas urnas. Os membros desta rede criminosa que destrói a nossa democracia, independência dos poderes, as liberdades individuais e de expressão estão todos ai, mansos, pedindo votos de nós (mas preferencialmente para pobres, desassistidos, desinformados, manipulados, ignorantes além dos fanáticos que vivem de vantagens como os empregos públicos do aparelho de poder). E para que? Para continuar a usurpar as nossas esperanças de uma cidade, um estado e um país melhor. Se vencerem, vão tornar ainda mais forte esta quadrilha. Vão roubar, ameaçar, humilhar, chantagear, intimidar como qualquer outro bandido quando demarca o seu território e nos deixa acuado.  Em outubro haverá eleições. A depuração depende de cada um de nós e de forma silenciosa, atendendo a um julgamento muito particular da nossa consciência. Não podemos dormir e sermos subtraídos, em tenebrosas transações.

Edição 1412

Comentários

Herculano
09/08/2012 18:03
Por que os candidatos em Gaspar estão fugindo do debate? Este é o tema na coluna Olhando a Maré na edição impressa do Jornal Cruzeiro do Vale.O jornal já está editado e daqui a pouco vai para a gráfica.
Chico Falcão
09/08/2012 14:59
FAÇO O QUE EU DIGO.
MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO!!!

Essa frade cai como um chapéu panamá na cabeça do todo poderoso, centralizador e arquiteto da campanha de Pedro Celso Zuchi, o ex-chefe de gabinete e agora coordenador de campanha DORACI VANZ.
Esse cidadão fala grosso e exige a participação de todos os filiados, fala com toda a cautela com os comissionados, fala manso e finge aos empresários e apoiadores de campanha que coloquem em seus terrenos, casas e estabelecimentos comerciais as PLACAS de PUBLICIDADE DOS SEUS ETERNOS CANDIDATOS, porém na sua casa ele não colocou até hoje. Nós fizemos a prova com fotografias datadas de ontem e com documento público, só pra registrar porque as eleições do PT (PED) serão no final do ano também, e n? não queremos hipocrizia e demagogia dentro do Partidão.

Querem ver a prova de que não existe placa nenhuma? Passem pela bela rua Paulo Bernardo Schmitt, 256, Santa Teresinha, Gaspar/SC. Que fidelidade né seu Duraci Vai-vai.
Herculano
09/08/2012 12:46
ESPERTOS E ALIENADOS, por Ricardo Noblat

Será desproporcional o espaço oferecido pelos meios de comunicação à cobertura do julgamento do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal?

Muita gente do PT acha que sim. Muita gente apenas simpática ao PT também acha. O espaço deveria ser menor, sim senhor.

Por que?

Porque a maioria dos brasileiros não está interessada no julgamento.

Então por que se gasta tanto espaço com o assunto?

Ora, porque os meios de comunicação são contra o PT. E querem prejudicá-lo.

Em resumo, é assim que pensam filiados e adeptos do PT.

Sinto muito, mas estão errados.

É verdade que a maioria dos brasileiros não está nem aí para o julgamento do mensalão. Mas ela costuma não se ligar em fatos políticos.

Temos eleições de dois em dois anos, por exemplo. E a maioria só começa a prestar atenção na campanha e nos candidatos em cima da hora, faltando poucas semanas para votar.

Isso é bom ou ruim? É ruim. Muito ruim.

Não se constrói uma democracia sólida desprezando-se a política.

São políticos bandidos, empenhados em enriquecer, os que mais ganham com o desprezo dos brasileiros à política.

Os meios de comunicação servem bem à democracia quando oferecem generoso espaço para tudo o que tenha a ver com o exercício da política. Para tudo o que tenha a ver com a vida. E a política tem.

O escândalo do mensalão decorreu do modo como o PT imaginou garantir a governabilidade.

Lula se elegeu em 2002 sem dispor de ampla sustentação no Congresso.

De princípio não quis ceder à idéia de lotear o governo, entregando aos partidos grandes quantidades de cargos.

Então o PT teve a brilhante idéia de pagar mesadas a deputados para que votassem com o governo.

No seu segundo mandato, uma vez que o mensalão fôra sepultado, Lula loteou o governo com 17 partidos.

Saber o que foi o mensalão, saber como funcionava, saber quem participou dele, acompanhar o julgamento no Supremo Tribunal Federal, tudo isso ajudará, certamente, para que o caso não se repita. Ou para dificultar a repetição do caso.

Noutro dia, o presidente do Paraguai foi deposto em menos de 48 horas.

Nossos meios de comunicação passaram semanas falando sobre o episódio. Alguns chamaram de golpe o que aconteceu no Paraguai. Outros não viram nada demais.

Se os brasileiros dão as costas para fatos políticos eminentemente locais, imaginem se deram bola para o que se passou no Paraguai...

Portanto, a queda do presidente paraguaio não deveria ter ocupado espaço nos nossos meios de comunicação. Certo?

Não vi ninguém do PT ou próximo dele reclamar da cobertura.

Como antes não vira ninguém do PT ou próximo dele reclamar da cobertura do escândalo do partido Democratas, em Brasília.

Nunca antes na história um escândalo foi tão bem documentado. O governador de Brasília acabou preso. E depois renunciou ao mandato.

E a situação do governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB, enrolado com o bicheiro Carlinhos Cachoeira? Hein?

Como brasileiro não gosta de política, os meios de comunicação deveriam deixar Perillo em paz. É ou não é?

Hein, petistas? Faço a pergunta a vocês.

A alienação só favorece os espertos, uma minoria ativa, mas uma minoria.

Quando os espertos se dão bem, vocês sabem para quem sobra.
Herculano
09/08/2012 11:36
Manchete do Jornal de Santa Catarina. Justiça proíbe propaganda eleitoral no Centro de Blumenau. Portaria impede cadidatos de colocar placas, cavaletes e bonecos nas ruas XV de Novembro, 7 de Setembro e Avenida Beira-Rio.

Uma medida sensata. Em Gaspar seria ainda melhor, num Centro congestionado, em obras e sujo. Mais, a Justiça eleitoral deveria proibir e multar candidatos de outros municípios que expõem propaganda eleitoral por aqui. Acorda, Gaspar!
Herculano
09/08/2012 11:24
PT VAI REPRESENTAR CONTRA GURGEL NO CONSELHO DO MÍNISTÉRIO PÚBLICO

Integrantes do PT vão apresentar hoje representação contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no Conselho Nacional do Ministério Público Federal, em razão da cartilha produzida pelo Ministério Público para explicar o escândalo do mensalão a crianças.

A petição afirma que na página oficial da Procuradoria, "custeada com recursos do erário, colhe-se propaganda pronta e acabada sobre os fatos em julgamento". O PT questiona os gastos com a cartilha e argumenta que a Procuradoria não fez o mesmo com o mensalão mineiro nem com o caso Carlinhos Cachoeira.
Herculano
09/08/2012 11:18
Veja esta. Está na edição de hoje do Jornal Folha de S.Paulo

HOSPITAL 'IMPORTA' GESTOR PARA MELHORAR EFICIÊNCIA

Instituições privadas adotam executivos e modelos de outras áreas para crescer. Receita bruta do setor hospitalar privado cresceu 20% no Brasil no ano passado, segundo associação. Transcrevo alguns parágrafos da reportagem de Marianna Aragão. Uma lição aos médicos, aos curiosos e principalmente políticos metidos a administradores de hospitais e outros assemelhados e que apenas causam mais prejuízos do que resultados práticos na gestão da saúde privada e pública.

Tradicionalmente administrados por médicos e pouco profissionalizados, os hospitais privados brasileiros começam a buscar modelos de práticas de diferentes setores da economia para melhorar sua eficiência.

Entre as iniciativas "importadas" de outras indústrias estão a criação de metas de desempenho para médicos e enfermeiros, maior controle de custos e o uso de metodologias de otimização de processos como o Lean, tradicional na indústria automotiva.

Também se tornou comum a contratação de executivos de mercado, com experiência fora da área médica, para administrar os hospitais.

O resultado é a melhora da saúde financeira e o aumento do investimento dessas instituições.

Em 2011, a receita bruta dos hospitais privados somou R$ 9,4 bilhões, um crescimento de 20% sobre o ano anterior, segundo dados da Anahp (associação nacional de hospitais privados, com ou sem fins lucrativos).

O investimento de instituições privadas estimado para este ano é de R$ 1 bilhão...

Mesa de Bar
09/08/2012 09:22
uando é que as coisa vão ser levadas a serio neste município? por que prorrogar por mais 60 dias o processo administrativo, claro não querem apontar os culpados que nada mais é que o ex secretário de assistencia social antes das eleições. Outra cade o debate Blumenau e Itajai ja fizeram, o que falta para gaspar ter o seu? Vamos la nós quereos ouvir as propostas dos prefeitos. Garçom mais uma na mesa 5
maria vinoti
09/08/2012 09:12
HERCULANO quem pensava que Dr mesquita e Dr danilo tinham se afastado de gaspar se enganaram olha eles de volta com escritorio de advocacia bem mais perto e mais forte do que nunca; eles estao atuando com mais carinho pelo povo de gaspar......O povo de gaspar e inteligente vao sacar ja
Herculano
09/08/2012 08:55
Eu já dei estas duas informações aqui. O pedido de licença do vereador Edson Kleber Wan Dall, PMDB, da Câmara, para concorrer a prefeito. Ele não precisava fazer isto. Fez e afirmei que isto é ético. E continuo com a posição.

Noticiei a posse do suplente Celso de Oliveira, PMDB, no lugar de Kleber. Agora, esta posse, na verdade é uma troca de favores e salários. Celso é um dos coordenadores políticos da campanha de Kleber.

O adequadamente ético seria dar chance a outros que inclusive não estão em campanha.
Herculano
09/08/2012 08:14
FORA DA SALA DE AULA

A portaria 2848, publicada hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - coloca a servidora JOCIMARA KVIATKOVSKI DE OLIVEIRA, ocupante do cargo efetivo de Professora, lotada com 40 horas semanais na EEB Zenaide S. da Costa, à disposição, com 40 horas semanais, para atuar no período de 06/08/2012 a 17/10/2012, no Conselho Tutelar - Secretaria de Desenvolvimento Social.
Herculano
09/08/2012 08:12
A PREFEITURA DE GASPAR AINDA NÃO CONSEGUIU APURAR AS RESPONSABILIDADES NA DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS FEITAS DE ALIMENTOS COM DATAS VENCIDAS E DENUNCIADAS COM EXCLUSIVIDADE PELO CRUZEIRO DO VALE

Está hoje na edição do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na Internet - a portaria 2849 do prefeito de Gaspar para mais uma prorrogação de prazo a comissões de sindicâncias internas. O que diz a tal portaria?

Prorrogar por mais 60 dias, a partir de 09 de agosto de 2012, o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar em relação à Sindicância nº. 10/2011, instaurada para apurar a responsabilidade na distribuição de cestas básicas com alimentos com datas de validade vencidas.

Acorda, Gaspar!
Herculano
09/08/2012 08:06
AS CONTAS DO PREFEITO FORAM APROVADAS

O presidente da Câmara de Gaspar, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, ambos do PT, mandou publicar na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - o decreto legislativo 03/2012. E o que ele diz?

Ficam aprovadas as contas do Prefeito Municipal de Gaspar relativas ao exercício financeiro de 2010, acolhendo-se o Parecer Prévio nº. 107/2011 do Tribunal de Contas do Estado de San ta Catarina, exarado em 12 de dezembro de 2011, no processo nº. PCP-11/00125261, observadas as recomendações do Parecer Prévio, as restrições apontadas no Relatório DMU nº. 5.397/2011 emitido pela Diretoria de Controle de Municípios do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e as justificativas apresentadas pelo Poder Executivo Municipal nos termos do Ofício nº. 179/2012-GAB.
Herculano
09/08/2012 08:02
UM GOVERNO PERDIDO. CADÊ A GERENTE?

A Petrobrás acaba de amargar um prejuízo bilionário, reflexo da má gestão e planejamento. Isto não acontecia há 13 anos e muitos anos mais, nesta estrondosa proporção.

As ações da estatal aparelhada e mal gerida, cairam. Um baque na imagem e no bolso. A presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, técnica, linha dura, veio a público explicar o que aconteceu e afirmou que o Planalto havia sinalizado o realinhamento dos preços dos combustíveis, para diminuir os impactos negativos que afetam as contas da estatal. O mercado acreditou.

Ontem, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, PMDB, onde está afeta a Petrobrás confirmou que os preços dos combustíveis vão aumentar. Pouco tempo depois, o ministro da Fazenda, Guido Mântega, PT, o mesmo que escreveu que o Plano Real era uma peça de ficção e eleitoreiro, mas como ministro de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff, se sustenta nele, afirmou que não enxerga no horizonte aumento dos combustíveis.

O mercado já começou a reagir. O que o ministro quer dizer em época de eleições é o seguinte: vamos segurar o aumento até outubro ou novembro se pudermos, para enganar os eleitores e eleitoras, evitarmos repercussão negativa na imprensa.Depois realinhamos os preços imbutindo todos os custos desta irresponsabilidadena busca de votos e poder entre companheiros e aliados para os brasileiros e brasileiras pagarem.
Herculano
09/08/2012 07:46
O PT NÃO EXITA QUANDO ESTÁ EM DESVANTAGEM. EM SÃO PAULO APELOU DELINQUETEMENTE PARA DESQUALIFICAR O ADVERSÁRIO

A tática é antiga e foi abandonada por Lula, propositadamente para chegar a presidência. A própria senadora Marta Suplicy, quando candidata a prefeita e com reais chances, pôs dúvidas ao concorrente Gilberto Kassab, quando estava no DEM, pelo simples fato dele nunca ter sido casado ou ter filhos. Logo o PT que se diz defensor da diversidade e dos que se identificam como minoria, oprimidos e perseguidos.

Agora, a cena volta, e com uma intensidade criminosa e preconceituosa nunca vistas antes. Esta é a notícia de Bernardo Mello Franco para a edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. Vídeo em site de Haddad liga Serra a Adolf Hitler.

O site da campanha de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo levou ao ar um vídeo em que um rapper faz gesto obsceno para José Serra (PSDB) e liga o tucano a Adolf Hitler (1889-1945).

O videoclipe, intitulado "E agora, José?", foi reproduzido com destaque na capa do portal petista, a cargo do publicitário João Santana.

Em algumas imagens, Serra é retratado como vampiro, profeta do apocalipse e sósia do sr. Burns, o empresário ganancioso da série "Os Simpsons". Uma sequência de fotos o compara a Hitler e ironiza o episódio da campanha de 2010 em que o tucano disse ter sido atingido por um objeto atirado por petistas.

O rapper MC Mamuti 011 ergue o dedo médio ao ouvir o nome do candidato do PSDB e canta: "Cê [sic] tem nojo do nosso povo, num finge que não/Fácil querer ser bom moço perto da eleição".

Mamuti, 22, disse à reportagem que compôs e gravou o rap por conta própria. "Não tenho vínculo com nenhum partido."

A assessoria de Haddad disse inicialmente que o candidato não tem responsabilidade pelo vídeo. Isso também é dito, em letras pequenas, na página do portal.

Em um segundo contato, porém, a assessoria afirmou que o vídeo foi publicado sem autorização dos coordenadores da campanha e que o responsável seria demitido.
Herculano
09/08/2012 07:35
UM PAÍS SEM CONTROLE. O PT APARELHOU O GOVERNO COM OS SEUS SINDICALISTAS. PROPOSITADAMENTE NÃO REGULAMENTOU A LEI DE GREVE PARA SETORES ESSENCIAIS. NÃO DISCUTIU E ESTABELECEU PLANOS DE CARREIRAS. AGORA É REFÉM DELES E DA FALTA DE GESTÃO NO SERVIÇO PÚBLICO. QUEM VAI PAGAR A CONTA? NÓS E TALVEZ ATÉ COM DESEMPREGO NA INICIATIVA PRIVADA.

As fotos da tomada da rampa do Palácio do Planalto dão a dimensão do descontrole, da falta de negociação, da falta de gerenciamento, da falta de limites. Manchete dos jornais de hoje. Onda de greves se alastra e desafia governo Dilma

A greve dos servidores federais ganhou ontem a adesão de policiais rodoviários e ameaça se tornar a paralisação mais ampla do funcionalismo desde o começo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva(2003-2010), desafiando a gestão da presidente Dilma Vana Rousseff, PT.

Os números oficiais e do movimento não batem. Nas contas sindicais, ao menos 27 órgãos federais foram diretamente afetados, entre greves, suspensão temporária de trabalho ou operações-padrão.

As paralisações já prejudicam o cotidiano da população. Ontem, pelo menos oito estradas ficaram congestionadas por causa de uma fiscalização intensa de veículos. Aeroportos e até a área da saúde, com a retenção de remédios importados em depósitos, estão sendo afetados. Universidades federais estão paradas há quase três meses.

Ontem, em Brasília, grevistas tentaram subir a rampa do Palácio do Planalto, mas foram contidos por policiais.

Até agora, o governo negocia apenas com funcionários de universidades federais.



ALCEU TORRES
08/08/2012 21:08
Concordo com quem mencionou que deveriam tirar primeiro o capim que interfere na pintura de meios fios, porém, nunca tive problemas, já que, nos quinze anos que moro no Bairro Bela Vista, presenciei situações semelhantes e bem piores. Sempre comento com os responsáveis, que são quem realmente podem resolver este equívoco. Mas, independentemente, históricamente, sempre limpei, capinei e pintei os passeios e meios fios a frente de minha casa, e até de terrenos vagos próximos, pois gosto de colaborar da melhor maneira possível.
Cedenir Sansão
08/08/2012 20:40
CIDADÃO ENVERGONHADO, palhaço não.

Eu estou de acordo com o Sr. Sinval, essa reurbanização do centro foi uma vergonha que só se atenuará com a nossa consciência, análise cuidadosa, interferência e os nossos votos nas urnas.

Além da promessa das faixas elevadas que não foram feitas, não há sinalização naquela via pública, quando chove é só observar que não houve o devido nivelamento da pista com a única camada de asfalto colocado (e era prá colocar duas camadas, foi o prometido), pois a água fica toda empossada e outras coisas. Certamente o que o contrato previa entre a Prefeitura e a Via Pav não foi cumprido, pois ficou um serviço meia boca, de segunda categoria. É só conferir.

Por fim, o pior não é tudo isso, é saber que essa é uma de várias obras que nem sequer possui ordem de serviço e outros documentos exigidos pelo tribunal de contas em se tratando de obras públicas.
Por isso e por outras é que cada secretaria deveria morar na cidade, simplesmente para dar uma satisfação e com humildade ouvir as orientações e a fiscalização de seu chefe, o Povo Trabalhador.
Como você diz Herculano, ACORDA GASPAR.
Herculano
08/08/2012 19:03
Leitores e leitoras da coluna.Vocês entenderam para que serve esta coluna. Para fazer os políticos e seus assessores, bem pagos, trabalharem a favor do povo, da cidade.

Bastou esta coluna questionar neste espaço o que se passava com a licitação do Jardim Primavera feita na sexta-feira, que tempos depois a própria prefeitura se encarregou de colocar no seu site a informação que se escondia.

A gasparense Pacopedra Pavimentadora e Comércio de Pedras Ltda foi a empresa vencedora da licitação para execução da obra de urbanização do assentamento precário Jardim Primavera, no Bela Vista, apresentando o valor total de R$4.063.274,38. Agora, o próximo passo é a assinatura do contrato da prestação de serviços da obra. Posteriormente será definida a data da ordem de serviço.

A ata, todavia, da licitação, ainda não foi disponibilizada. Ou seja, transparência só aparente.Acorda, Gaspar!


SINVAL SILVA
08/08/2012 19:00
PAGADOR DE IMPOSTOS REVOLTADO.

Sou morador e proprietário de imóvel situado na rua São José, no Centro da Cidade, trabalho o dia inteiro e a noite ainda tenho que fazer bico prá pagar as despesas familiares. Ontem a noite fui no aniversário de um afilhado na rua Kennedy, perto da rua Teodolina da Cruz, na comunidade Vila Isabel do bairro Barracão, lá percebi que o Prefeito Celso Zuchi fez o seu papel (até porque aquele povo merece), executaram o asfaltamento de todas aquelas ruas transversais da principal que é a Kennedy, e nessa via principal colocaram uma FAIXA ELEVADA, mesmo não havendo muito fluxo de trânsito.

Pergunto: Por que nós moradores da rua São José - Centro - com o novo asfaltamento feito e que trouxe muito mais movimentação no fluxo de carros leves e pesados por causa das obras da Ponte e do Viaduto, e que após as 21 horas vira uma verdadeira "pista de corrida" não recebemos as 3 FAIXAS ELEVADAS que nos foram apresentadas no projeto de Urbanização? Eu me lembro bem do que foi prometido no audiotório da Prefeitura pela dona Patrícia e pelo Sr. Prefeito.

Eu quero saber por que nos vamos pagar todo aquele valor que será lançado no IPTU 2013 ano que vem (justamente depois das eleições) com as ditas melhorias feitas e não foram colocadas as as tais FAIXAS ELEVADAS na São José; enquanto que com o dinheiro do Orçamento Participativo, os moradores que não vão pagar nada do seu bolso na rua Kennedy, já receberam uma FAIXA ELEVADA naquela rua que pouco movimento tem.

Prefeito, Prefeitinho...nós da rua São José estamos de olho e vamos cobrar, se até dia 07 de outubro as faixas elevadas não forem colocadas (e nós temos a cópia dos documentos do Projeto por que o ex-Advogado da Prefeitura, Dr. Mário, fazia e faz parte do grupo de moradores), por essa e por outras promessas não cumpridas o meu voto não vai ganhar.
Nunca mais PT
08/08/2012 18:35
Sobre o que disse quem se itentifica por Mayra...
Na verdade a administração municipal trabalha por prioridades sim, mas isso é uma questão de ponto de vista... na maioria dos casos, do deles. Infelismente tudo é feito pensando-se em votos. A incomPTente administração atual quer visibilidade, e não vai encontrar isso no Macuco. A mesma coisa acontece na região onde resido, que, apesar de ser uma via de ligação entre duas rodovias, lá uma vez ou outra recebe a visita da tal patrola, e do carnê do IPTU (esse nunca falha).
Enquanto isso serão gastos mais de 4 milhões na reurbanização do Jardim Primavera... não que não precise, ou que seus moradores não mereçam, mas pra nós que pagamos caro pra morar legalmente numa região que quase não recebe assistencia ... é decepcionante.
OSNY ROCHEMBARG
08/08/2012 17:54
COMISSIONADOS DE ARAQUE

Numa época recente tinham secretários que ficavam até mais tarde trabalhando na Prefeitura e andavam sempre ao lado do Prefeito e com os carros adesivados, exemplo disso era o Sr. Doraci Vanz, o Sr. Rodrigo Schramm e o Sr. Mário Mesquita. Hoje ao final da tarde, mais ou menos 17h10min., eu estava saindo da Secretária de Planejamento com um engenheiro pelos fundos que dá acesso ao estacionamento e vi com os meus olhos os Secretários saindo rapidinho com os seus carros, são eles: Neivaldo da Silva, José Carlos Schramm e o Michael Maicon Zimmermann (esse último com o carro Peugeot 206, cor prata, emplacado em Itajaí), sem nenhum adesivo do seu Chefe Mor e candidato a reeleição nos seus belos veículos. Isso é ser cumpanheiro e fiel na função de cumissionado. Tá falado e provo com fotos.

Observação: Esses aí ganham R$ 8.500,00 dos nossos impostos, não batem cartão ponto, viajam com diárias pagas por nós eleitores touxas e ainda ficam brabos quando questionamos e cobramos nossos direitos.

Isso é uma vergonha! Ó Povo bota a boca no trobone ...
Não esqueçam que o MENSALÃO de lá é o favorzinho da época de eleição aqui. Isso é pra não seguir em frente, é rabo preso viu.
Mayra
08/08/2012 17:01
A Administração atual do município é engraçada no que diz respeito a prioridades e ao respeito da comunidade.
Um exemplo disso é a Comunidade da Rua Leonardo Pedro Schmitt mais conhecida como estrada geral do Macuco, no acesso a esta rua e nas proximidades da rodovia Ivo Silveira existe um deslizamento de terra causado pela chuvas de 2008 que estreita a rua e torna a passagem perigosa, mas nada é feito pela Prefeitura.

Enquanto isso mais adiante foi visto a máquina e caminhões da Prefeitura trabalhando em terrenos particulares retirando barrancos e fazendo aterro de um terreno que futuramente será um conjunto de kitinetes.

Fica a pergunta: e o resto da comunidade ? É mais importante retirar um barranco e aterrar um terreno que não apresentam riscos do que resolver o problema de acesso a comunidade ?
Marlon Benassi
08/08/2012 14:32

Sou morador do bairro Bela Vista, e também fiquei surpreso quando vi funcionários da prefeitura pintando os meio fio de branco. Tá certo que dá um visual mais bonito, porém, esquereceram que antes deveriam limpar e cortar o capim que cresce na lateral da referida rua. Ainda dá tempo de apreender, faltam ainda 4 meses de governo.
Herculano
08/08/2012 14:10
DA SÉRIE ESQUEÇAM OU APAGUEM O QUE EU DISSE

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça: 'Teve pagamento ilegal de recursos para políticos aliados? Teve. É ilegal? É. Temos de punir quem praticou esses atos', por Augusto Nunes, de Veja


Pendurado com o cliente Marcos Valério no quarto andor da procissão dos perjuros, o advogado Marcelo Leonarto repetiu no Supremo Tribunal Federal a ladainha que Márcio Thomaz Bastos ? podem chamar de God que ele atende ? ensinou aos bacharéis do mensalão: "Ninguém dá notícia de compra ou pedido de compra de voto de deputado, apesar das 300 testemunhas ouvidas na instrução criminal".

Serve o atual ministro da Justiça? Então, vamos lá. Em 16 de fevereiro de 2008, às vésperas da posse no cargo de secretário-geral do PT, o então deputado federal José Eduardo Cardozo foi entrevistado pelo jornalista Otávio Cabral para as páginas amarelas de VEJA. Sobre o mensalão, disse o seguinte:

"Vou ser claro: teve pagamento ilegal de recursos para políticos aliados? Teve. Ponto final. É ilegal? É. É indiscutível? É. Nós não podemos esconder esse fato da sociedade e temos de punir quem praticou esses atos."

Cardozo é ministro da Justiça desde janeiro de 2011. Nunca desmentiu o que disse. Nem poderia, a menos que resolvesse discutir com um gravador.
Herculano
08/08/2012 14:01
REURBANIZAÇÃO DO JARDIM PRIMAVERA

Afinal o que aconteceu com a 84/2012? Ela foi realizada na sexta-feira pela manhã e era para a urbanização do assentamento precário Jardim Primavera. O valor estimado? R$ 4.098.972,33, bem abaixo do que foi anunciado pela propaganda de governo quando se pensou em fazer a tal reurbanização por lá.

Na primeira licitação, não houve interessados. Agora estão todos quietos. No site da licitações, não há nenhuma ata sobre o que aconteceu. Acorda, Gaspar!
Bela Vista
08/08/2012 12:18
Cheguei ontem em casa e percebi que o meio fio esta pintado de branco, até ai tudo bem, não encontrei no Código de Trânsito, nenhum artigo sobre pintura de meio fio.
Gastar dinheiro com tinta para pintar meio fio, em quanto a o Bairro Bela Vista esta precisando de drenagem, comporta, esgoto, etc...

Pintar somente em época de eleições para conseguir votos?
isso é o pt que quer ficar mais 4 anos no poder!!!

Acorda Gaspar?
Herculano
08/08/2012 12:03
QUEM PAGA A CONTA DA MÁ GESTÃO OU IRRESPONSABILIDADE DOS POLÍTICOS? NÓS. NO BRASIL, NOS ESTADOS E NOS MUNICÍPIOS

Olha só a manchete dos principais portais, das principais rádios e que farão as principais notícias de hoje da televisão e dos jornais de amanhã. Ela vinha sendo anunciada por gente séria, técnica porque faz parte da lógica ecômica e de mercado. Entretanto era negada no governo do PT.

Ministro diz que há possibilidade de aumento da gasolina neste ano.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, PMDB, disse nesta quarta-feira (8) que há possibilidade de aumento no preço da gasolina neste ano, mas que a decisão ainda não está tomada.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, defendeu na última segunda-feira (6) novo reajuste no preço da gasolina e do diesel no mercado interno. Como a estatal compra combustível com preço mais alto do que o de revenda, a defasagem de preços é um dos fatores responsáveis pelo prejuízo de R$ 1,3 bilhão da companhia no segundo trimestre em 2012.

Volto. Eles fazem má gestão e arrombam a estatal modelo com a incapacidade administrativa dos apaniguados e companheiros nomeados, e nós pagamos a conta.

Eles fazem uma política errática para enganar o povo em época de eleições, a de 2010 que elegeu a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, e nós pagamos a conta (Lá devia ter sido reajustado os combustíveis).

Percebe-se então que não foi marolinha como diza Lula, que indicou Sérgio Gabriele na Petrobrás para ele se preparar e ser candidato ao governo da Bahia. Agora, tentam esconder o problema para passar mais uma eleição, mas estão dificuldade. Mais estão escondendo a conta que virá em Novembro para não prejudicar as eleições.

Os combustíveis já tiveram aumento faz poucas semanas, mas isto não apareceu no nosso bolso. O governo resolveu tirar um imposto regulador, a Cide e ele perder (?).

Agora, o que escond? Que a presidente da Petrobrás, pediu e sinalizou que é preciso aumentar em 20 por cento os combustíveis. Vai aumentar o preço, vai diminuir o consumo;vai aumentar a inflação, vai diminuir a venda de veículos, vai diminuir a arrecadação de tributos, vai dar zebra em época de PIB zero.

Fizeram de tudo para aumentar o dólar. Quem fez isto? PT, Dilma, Guido Mântega. Agora, culpam o aumento do dólar pelos prejuízos na Petrobras? E por que? Porque não investiram em refinarias e poços de petróleo e são obrigados a importar o combustível.

Ou seja, porque planejaram mal, sucatearam projetos, colocaram dinheiro bom em coisa podre para atender uma promessa do maluco e ditador da Venezuela, o companheiro Hugo Chaves, na refinaria de Pernambuco. Ela está atrasada e dimensionada para um óleo que não virá. Coisa de doido. Coisa de gente irresponsável. Coisa de gente que faz de tudo para não largar o osso, porque dele faz filé mignon para a turma que num lugar competitivo não tem onde cair morto.

É uma história longa, triste, de aparelhamento político, ideológico, partidário, de empreguismo para gente sem capacidade, sem visão e sem resultados em algo estratégico para o país e os brasileiros. Ainda bem que a Vale foi privatizada.

E quem vai pagar mais esta conta do falta de gestão que é a marca deste governo, além da corrupção (que não é este o caso)? Nós.
Herculano
08/08/2012 10:29
As páginas de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - foram tomadas por notificações de multas de trânsito. Cumpriram a lei. Mas, publicidade que é bom para os infratores, quase zero. Acorda, Gaspar!
Herculano
08/08/2012 08:42
Humor. Do José Simão, na coluna desta quarta-feira.

O Zé Dirceu é um finado vivo! Sabe aqueles filmes de 007? Você dá um tiro, o cara cai, você pensa que ele tá morto, vira as costas e ele te puxa a perna! Rarará! E eu já disse que o grande culpado do mensalão é o Gabeira. Quem mandou ele trocar o embaixador americano pelo Zé Dirceu? Agora não pode reclamar! Rarará!

E o grande injustiçado do mensalão: Professor Luizinho. Que só pegou R$ 20 mil. Professor ganha mal em qualquer área. Até no mensalão! Professor só se ferra! Pior, diz que o mensalão ainda tá na fase oral! Freud explica!
Herculano
08/08/2012 08:39
UMA RECADO QUE PODE SE CONFIRMAR NAS URNAS. ELEIÇÕES: EM 17 CAPITAIS, PT SÓ PROTAGONISA EM DUAS. EM SANTA CATARINA AGONIZA EM JOINVILLE ONDE FOI A ESTRELA DA ÚLTIMA ELEIÇÃO. O PARTIDO REFORÇA NOS GROTÕES ONDE A INFORMAÇÃO É CONTROLADA.


A reportagem de Gustavo Uribe e Silvia Amorim, em O Globo neste final de semana trouxe o seguinte.

Após um mês de campanha eleitoral, as candidaturas do PT não decolaram na maioria das capitais do país. Das 17 onde tem candidatura própria, o partido só é líder, por enquanto, em Recife e Goiânia, e mostra-se competitivo em Belo Horizonte, Rio Branco e Salvador, onde está na segunda colocação nas pesquisas eleitorais.

Nas demais capitais brasileiras, os petistas aparecem, até agora, como coadjuvantes, na terceira, quarta ou até quinta posições. Apesar do cenário desfavorável, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal cabo eleitoral destas eleições, não tem manifestado disposição ou saúde para socorrer a maioria desses candidatos, o que tem frustrado muitos petistas que apostam na sua participação para virar o jogo. Lula tem se queixado de um inchaço na região da garganta e do retorno da bursite.
Herculano
08/08/2012 08:33
SE A MODA PEGA E OS DIREITOS PREVALECEREM... MUNICÍPIO NEGLIGENTE COM A VIA PÚBLICA DEVE RESSARCIR DANOS DAS VÍTIMAS

Uma mulher pilotava sua moto por uma rua escura, sem sinais indicativos, quando foi colhida por um buraco que interrompeu sua trajetória, com danos materiais e morais. Indignada, entrou na Justiça e recebeu R$1,2 por danos materiais e outros R$7 mil pelos morais, devidamente corrigidos.

A municipalidade, inconformada com a sentença, recorreu para requerer a análise da causa sob o prisma da responsabilidade subjetiva já que a culpa pelo acidente de trânsito seria exclusivamente da autora, pois, mesmo que a rua fosse esburacada, não contivesse sinalização, nem iluminação, ainda assim, ela seria a culpada pelo infortúnio porque estava em velocidade acima da permitida para o local.

A Segunda Câmara de Direito Público manteve as condenações da comarca, pois, conforme entenderam os magistrados, por ser uma via sem iluminação - as lâmpadas dos postes estavam queimadas - a motociclista não tinha condições de visualizar o buraco na pista de rolamento, causador da queda, até porque não sinalizado.

O desembargador que relatou o recurso, João Henrique Blasi, afirmou que "constatado que o acidente somente ocorreu por culpa do Município, que foi negligente ao deixar de conservar e sinalizar via pública, resta configurado o nexo de causalidade entre sua omissão e o dano sofrido pelo munícipe e o dever de ressarcir os danos daí advindos". (AC 2012.023240-8)
Herculano
08/08/2012 08:28
ATÉ QUILOMBO SAI NA FRENTE.

O município de Quilombo, no oeste do estado, é o primeiro a utilizar o portal da Lei de Acesso à Informação - LAI, disponibilizado pela Federação Catarinense de Municípios - FECAM. Trata-se de um ambiente que centraliza as informações denominadas transparência ativa. São dados de interesse público já disponíveis na internet, sem a necessidade do processo de solicitação, como atas, estatutos, editais, balancetes, entre outros.

Há ainda no portal um espaço para o preenchimento de formulário destinado ao envio de solicitação de informações, caso a pessoa não consiga encontrar o que procura no próprio Portal. O sistema controla o recebimento e encaminha as solicitações aos órgãos públicos, que têm 20 dias para dar uma resposta
Herculano
08/08/2012 08:24
Manchete de jornal. Julgamento não desgasta projeto do PT, diz ministro. Para Gilberto Carvalho, quem apostar no uso eleitoral do caso se decepcionará. Declaração é amparada em pesquisas eleitorais; recomendação dentro do partido e no Planalto é para manter a discrição.

Se esta é a certeza, então qual a razão pela qual que o PT lutou para não ter julgamento neste momento? Estranhamente alegava que isto o prejudicaria na campanha. Então o PT mais uma vez mentiu, jogou, dissimulou para protelar e não ver nada julgado?
Herculano
08/08/2012 07:46
RETRATO DE UM BRASIL SEM RUMO ADMINISTRATIVO. E DIZEM QUE A PRESIDENTE É UMA GERENTE

Depois da Petrobrás amargar um prejuízo bilionários em mais de 13 anos de lucros bilionários por culpa de políticas confessadas como erráticas, agora é a vez do Produto Interno Bruto minguar a cada dia. Ele que já foi anunciado para 4,5% este ano, oficialmente já se aceita, 1,5%.E quando se aceita este minguado oficialmente, é menos.

Olha só o título e a cartola do editorial da edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. A expectativa com 2013. Mesmo com certa reação da indústria, já visível no setor automotivo, PIB deve crescer 1,5% em 2012; dúvida agora ronda os 4% do ano que vem.
Herculano
07/08/2012 19:01
ATO DE COMPRA, por Dora Kramer, do jornal O Estado de S.Paulo.

Os advogados começaram ontem suas defesas no processo do mensalão insistindo na tese de que para todos os efeitos seus clientes não cometeram crime algum à luz do Código Penal. São meros infratores eleitorais.

Não obstante a exigência de conduta legalmente correta, transparente, impessoal e moralmente aceitável na vida pública, expressa no artigo 37 da maior de todas as leis, convencionou-se que o transgressor da legislação eleitoral é, ao fim e ao cabo, uma vítima do sistema.

Cheio de falhas, brechas, irrealista, hipócrita e obsoleto, não deixaria aos usuários (vale dizer, partidos e políticos) outra opção a não ser a transgressão.De onde, por ocasião de escândalos defende-se a reforma política. Evidentemente, e não por acaso, com ânimo inversamente proporcional à falta de entusiasmo desses mesmos personagens ante a oportunidade concreta de alterar as malfadadas normas que os levam a viver muito a contragosto na ilegalidade.No decorrer do julgamento o argumento que atribui poderes saneadores à reforma política ressurgirá na boca dos que pretendem amoldar os réus ao perfil de vítimas do sistema.

Ainda que se tome como verdadeira a versão de que o dinheiro que correu do PT aos partidos aliados via valerioduto foi empregado na quitação de dívidas eleitorais, é de se perguntar o que mesmo o sistema tem a ver com as escolhas de cada um.

Está demonstrado, e a defesa dos réus não nega, que o PT ao chegar ao poder escolheu assegurar maioria no Congresso distribuindo dinheiro a partidos até então militantes no outro lado do balcão como base de apoio dos governos anteriores, todos adversários do PT.

Conforme ressaltou a Procuradoria-Geral da República em peça que os advogados não conseguiram desconstruir - ao menos não em suas sustentações orais - pouco importa o destino do dinheiro.

O problema não é o gasto. É a deterioração legal e moral contida no ato da compra.
Herculano
07/08/2012 18:55

Segundo o portal do jornal O Estado de S. Paulo, grupos de ativistas que acompanham o julgamento do mensalão começaram a se mobilizar e já planejam atos para discutir o processo e pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelo caso. O Movimento 31 de Julho organiza na quinta-feira, 9, um encontro com outras organizações sociais do Distrito Federal, Rio de Janeiro, de São Paulo e de Santa Catarina para avaliar o andamento do julgamento, que teve início na última quinta-feira, 2. O evento ocorre em Brasília, na sede do IFC.


Em São Paulo, os movimentos Nas Ruas e Revoltados Online promovem nesta terça-feira, 7, uma vigília ?pedido celeridade? ao STF. Os grupos acenderão mais de 500 velas no Museu de Arte de São Paulo (MASP) a partir das 18h30
Herculano
07/08/2012 18:46
Teve sessão da Câmara agora a noite. O suplente Celso Oliveira, PMDB, que representa o bairro Bela Vista e adjacências tomou posse. A vaga foi cedida pelo Kleber Edson Wan Dall.
Herculano
07/08/2012 18:37
Em época de campanha, a prefeitura revolveu reforçar a sua área de comunicação, que trabalha com restrições por conta da legislação do período eleitoral. Graciely Gesser foi nomeada diretora adjunta de comunicação.
Herculano
07/08/2012 18:21
Você sabe quanto custa o aluguel para instalar a secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, alí no congestionado trânsito do início da Rua Nereu Ramos? O Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet responde.

Estrato do contrato SAF 55/2012. Vigência: 13/07/2012 Vencto.: 31/12/2012 Dispensa nº.: 125/2012. Contratante: PREFEITURA MUNICIPAL DE GASPAR (83.102.244/0001-02). Objeto: locação de imóvel tipo terreno com área de 1.190,24m² com edificação em alvenaria de 2 pavimentos contendo área de 496,30m² sito a Rua Dr. Nereu Ramos, nº 122, Bairro Coloninha, Gaspar/SC; para as instalações da Sec. de Turismo, Ind. e Comércio e o Depto. de Cultura. Contratado: Rosemary Monnerat. Valor total: R$ 49.200,00

Herculano
07/08/2012 18:14
Estranho. A prefeitura mandou publicar no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - algo inusual:termo de início de fiscalização contra a FCB Processamento de Dados e Publicidade Ltda ME.Está intimando o responsável para apresentar uma relação de documentação no prazo de dez dias.
Herculano
07/08/2012 18:10
COISA DE GASPAR. EQUIPAMENTOS VENDIDOS POR EMPRESA DE ALIMENTAÇÃO

Olha só o que está hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. O Extrato do Contrato Nº SAF-59/2012 diz que a prefeitura de Gaspar gastou R$ 18.755,27 para a aquisição de materiais e equipamentos para a manutenção da sala que abrigará o Centro de Operações da Polícia Militar. Mas repare só no detalhe. Quem forneceu os tais equipamentos? A TC Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda ME (09.352.693/0001-56). Hum! Acorda, Gaspar!
sidnei luis reinert
07/08/2012 18:04
E os ptralhas se esconderam de vergonha do MENSALÃO?Pelo jeito é melhor ficarem quietos.
É bom não levantar muito o pó aqui por Gaspar né!
Herculano
07/08/2012 17:58
Maria Elizabeth dos Santos Correa foi nomeada para o cargo em comissão na prefeitura pelo decreto 5130/2012 de dois de agosto. Ela vai ser a coordenadora de Vigilância em Saúde. O decreto saiu publicado hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.
Herculano
07/08/2012 16:57
Você sabe quanto vai custar a climatização (sistema de ar condicionado, no popular) do CREAS de Gaspar? Vão pagar com o dinheiro do Fundo de Assistência Social R$ 50.374,76. Quem vendeu? Superar Ltda (13.482.516/0001-61
Herculano
07/08/2012 16:52
A PREFEITURA JÁ ESTÁ PRORROGANDO CONTRATO SEM VALOR

Está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios o aditivo número 1 do Contrato SAF 99/2011.

Vigência: 01/07/2012. Vencto.: 31/12/2012. Tomada de Preços nº.: 154/2011. Órgão contratante: Objeto: prorrogação na construção de abrigos de ônibus. Contratado: SBM SINALIZAÇÕES E SERVIÇOS LTDA EPP (02.376.670/0001-32). Sem Valor.

Como assim. Venceram a concorrência e não entregaram os abrigos nos prazos comprometidos? E não vão ser penalizados? Acorda, Gaspar!
Herculano
07/08/2012 15:21
Ao ler a boa entrevista de Vera Magalhães com o advogado de José Dirceu, reparei no interessante destaque dos seus principais clientes: Salvatore Cacciola, Daniel Dantas, Roger Abdelmassih e a construtora Delta. Todos condenados ou foragidos (um recuperado, Cacciola; o outro, Abdelmassih, ainda solto). Cuidado, Dirceu: parece que seu defensor não ganha uma. Edgard Soares (São Paulo, SP, leitor da Folha de S.Paulo na seção de cartas)


Herculano
07/08/2012 15:03
O crível e o incrível, Eliane Cantanhênde, na edição de hoje da Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - Perfeito que o advogado José Luis Oliveira Lima repila veementemente a acusação da Procuradoria-Geral da República de que seu cliente, José Dirceu, era "chefe da quadrilha" ou "chefe da organização criminosa".

Mas... só no admirável mundo dos advogados seria possível dizer, com toda a teatralidade cabível, que Dirceu, como chefe da Casa Civil, não mandava nada no PT, não articulava nada, não interferia sequer nas nomeações para cargos públicos.

Sinceramente, essa não dá para engolir, a não ser numa história romanceada do mensalão, em contraponto à que a Procuradoria criou para crianças e que irrita os petistas.

Quanto às audiências de Dirceu com banqueiros e empresários no Palácio do Planalto ("entre quatro paredes"...), Oliveira Lima disse que eram parte do trabalho do então ministro. Mas não explicou onde Delúbio Soares, Sílvio Pereira e Marcos Valério se encaixavam.

Chefes da Casa Civil, de fato, recebem em palácio representantes de bancos e de empresas, mas ao lado do tesoureiro do partido e do presidente? Com o secretário-geral desse partido? E o que fazia Marcos Valério no Planalto com as cúpulas de dois bancos diferentes?! É juntar alhos com bugalhos ou... ah, deixa prá lá.

Já o advogado de José Genoíno, Luiz Fernando Pacheco, lembrou, com propriedade, que seu cliente está longe de ser um homem rico e, ao contrário, tem uma vida até modesta. Mas caiu numa contradição: disse, primeiro, que o mensalão é "inventado e fantasioso" e, ao final, que Genoíno foi "arrastado pela irresponsabilidade de alguns". "Irresponsabilidade" é tradução para mensalão?

Os quatro advogados de ontem contaram uma mesma história, com um mesmo enredo, variando apenas quanto à importância dos personagens -ou clientes. No fim, todos induziram à mesma conclusão: foi tudo caixa dois. E a culpa é do Delúbio? Os 11 ministros podem ou não acreditar.
Herculano
07/08/2012 13:22
Tem gente lotada em Gaspar, dedicando-se a campanha eleitoral em Blumenau e no horário de trabalho.Vale a pena conferir.
Herculano
07/08/2012 13:12
O CONTRADITÓRIO PARA "QUADRILHA E A CORRUPÇÃO".

O texto é de Augusto Nunes, de Veja. Foi escrito e postado ontem, depois dele ouvir os advogados defendendo seus clientes no Supremo Tribunal Federal.

Se os cinco bacharéis não mentiram, o Brasil precisa pedir perdão aos mensaleiros e exigir a prisão do procurador-geral da República

O advogado José Luiz Oliveira Lima, defensor de José Dirceu, ficou irritado com Roberto Gurgel, procurador-geral da República. Garantiu que seu cliente, desde que assumiu a chefia da Casa Civil, ficou ocupado demais para se meter em assuntos do PT. A trabalheira no Planalto era tanta que, mesmo que existisse a quadrilha inventada pelos inimigos de Dirceu, ele nem teria tempo para chefiá-la. Dirceu é inocente, jura o doutor Oliveira Lima.

O advogado Luis Fernando Pacheco, defensor de José Genoíno, ficou bravo com Roberto Gurgel. Depois de lembrar que seu cliente nem foi eleito presidente do PT - teve de assumir o cargo que Dirceu trocou pela Casa Civil -, garantiu que o réu se limitou a lidar com questões políticas. Como é ruim de conta, só assinou papéis e recibos que Delúbio Soares ou Marcos Valério lhe apresentaram. Genoíno é inocente, jura o doutor Pacheco.

O advogado Arnaldo Malheiros Filho, defensor de Delúbio Soares, ficou aborrecido com o procurador-geral da República. Garantiu que seu cliente, concentrado nas funções de tesoureiro nacional do PT, nunca lidou com questões políticas, muito menos com barganhas envolvendo aliados. Forçado pelas circunstâncias a abastecer o caixa dois do partido, precisou recorrer a recursos não contabilizados. Delúbio é inocente, jura o doutor Malheiros.

O advogado Marcelo Leonardo, defensor de Marcos Valério, ficou indignado com Roberto Gurgel. Garantiu que seu cliente jamais participou de assaltos a cofres públicos, não armou maracutaias bancárias, não descumpriu contratos e nunca viu sequer a cor de malas de dinheiro. Limitou-se a tirar dinheiro do próprio bolso para ajudar o PT a pagar despesas de campanha. Marcos Valério é inocente, jura o doutor Leonardo.

O advogado Hermes Guerrero, defensor de Ramon Hollerbach, ficou magoado com o procurador-geral. Garantiu que seu cliente, embora fosse sócio de Marcos Valério, jamais soube direito que tipo de negócio o parceiro de negócios andou fazendo. Argumentou que o publicitário sempre aparece acompanhado nos episódios mencionados pela acusação, insinuando que os culpados são os outros. Hollerbach é inocente, jura o doutor Guerrero.

Se os bacharéis do mensalão não mentiram, absolver os réus será pouco. Além de pedir desculpas a Lula, o Brasil inteiro precisa também pedir perdão aos patriotas injustiçados. E exigir que o procurador-geral Roberto Gurgel seja sumariamente condenado por injúria, calúnia e difamação. Fora o resto.
LUCIANO DA CUNHA
07/08/2012 11:56
PORQUE OS VEREADORES,

É FACIL OS VEREADORES FAZER UMA LEI MUNICIPAL ONDE SE CONDENA E COLOCA PRESO O POLITICO QUE ROUBA E É CORRUPTO E DEPOIS LEVA ESSA LEI PRO GOVERNO ESTADUAL E DEPOIS PRO GOVERNO FEDERAL O BRASIL EM 4 ANOS SEM CORRUPÇÃO E ROUBO,

POR ISSO VC ELEITOR VOTE EM QUEM VC CONHECE E É CAPAZ DE REALIZAR ESSA LEI, AI SOBRA DINHEIRO PRO RESTO.
CARLOS
07/08/2012 11:42
Bom dia Herculano,
Quero saber se concordas com minha opinião.
O viaduto não é o responsavel deste transito Infernal em Gaspar.
A responsabilidade é dos semafaros, eles abrem e fecham o sinal na hora que querem.
Portanto minha gente vamos acabar com eles.
Elimine os dois semafaros e fassam a rotatoria na frente da Parole.
Onde os veiculos que vem para o Centro, fassa o contorno nequele trevo e quem vai para Rua Sete passe pela Policia Militar.
Pra quem vem de Brusque em direção a Francisco Mastella, que passa pelo acostamento a até o trevo, poderia ter uma via cortada após a Cravil.
Aquela rotario na frente do Zoni é um afronto a população Gasparense.
É inacreditavel que um municipio que tem duas Ruas para cuidar não tenha um departamento de transito adequado.
Ui,Ui,Ui. Dia 07 outubro esta chegando e se alguem quer continuar tomem cuidado.
ADEMAR ANTONIO DAGNONI
07/08/2012 10:04
Meus parabéns Herculano.
Sua análise foi brilhante e perfeita.
Ainda nos resta esperanças de ver um Brasil melhor, temos que fazer a nossa parte.
Não podemos desanimar nem esmorecer nos caminhos do bem.
Esperamos que surjam no horizonte novos tempos para esta pátria abençoada por Deus, mas tão aviltada por seu povo.
Desejo que nunca esmoreças em sua luta pela ética e moralidade desta Nação.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.