Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

31/07/2012

COISAS DE POLÍTICOS I
Em Gaspar, prefeito e vereadores, oficializam ruas que não existem. Na busca do voto e do desordenamento urbano, criam direitos e obrigam o poder público naquilo que não estava obrigado. A Promotoria Pública já estuda vários casos e isto pode respingar em breve para os autores, aprovadores e sancionador. Olha só um caso de Xanxerê, no Oeste do estado, para comparar e pensar.

COISAS DE POLÍTICOS II
A construção irregular de uma residência em Xanxarê garantiu à Casan o direito de recusar a ligação dos serviços de água e esgotamento sanitário. Esta foi a decisão da comarca mantida pelo Tribunal de Justiça após apelação do autor que adquiriu uma casa em um loteamento clandestino. O autor garantiu que adquiriu o imóvel e construiu sua casa com a fiscalização da Prefeitura.

COISAS DE POLÍTICOS III
Contudo, ao solicitar à Casan os serviços de água, teve seu pleito negado sob o argumento de que necessitava, além do contrato de compra e venda do imóvel, da regulamentação legal. Alegou, por fim, que terrenos vizinhos ao seu já tiveram o serviço regularizado. A Casan explicou que as outras residências, embora igualmente edificadas em área irregular, foram beneficiadas por ligações de água sob a vigência de uma norma hoje já revogada. Para a 4ª Câmara de Direito Público, as alegações do autor carecem de provas, já que ele reconhece que o loteamento onde está a casa é irregular e não anexou o competente alvará.

COISAS DE POLÍTICOS IV
Os desembargadores utilizaram as palavras da magistrada Nádia Inês Schmidt, de Xanxerê, para justificar a manutenção da decisão: ?o fato de os vizinhos do autor terem água encanada em suas casas, mesmo estando em situação irregular, é irrelevante e não traz o direito postulado, pois um erro não justifica o outro. Por óbvio, o ilícito não gera direito adquirido e os abusos e as violações das leis devem ser coibidos e nunca imitados. Não se deve julgar de acordo com os exemplos e, sim, de acordo com as leis?, asseverou a juíza na sentença. A votação no Tribunal foi unânime.

PPS E DEM RECORREM I
Como adiantado aqui sejam qual fossem os resultados, o perdedor na Comarca de Gaspar recorreria do resultado no Tribunal. O PPS e o DEM perderam na tentativa de impugnar a candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT. O recurso no Tribunal Regional Eleitoral foi protocolado na tarde deste sábado pelo advogado dos partidos nesta causa, Aurélio Marcos de Souza. Esta coluna deu em primeira mão na internet a informação.

PPS E DEM RECORREM II
E o que o advogado alega para no recurso, longo e técnico? Em primeiro, tenta desqualificar a tese da defesa de que o prefeito de Gaspar teve julgamentos políticos e não técnicos no Tribunal de Contas nos fatos alegados contra a intenção de impugnar. Ou seja, prevaleceu os argumentos de que a afronta à legislação administrativa em vigor e alegados pelo PPS e DEM, não devem ser considerados porque o órgão julgador, apesar de ser técnico, emite decisões políticas, segundo sustentou e sensibilizou a defesa de Zuchi.

PPS E DEM RECORREM III
O advogado Aurélio Marcos além de tentar uma sobrevida na pretensão dele e dos partidos que representa, com o recurso leva matéria controvertida e complexa aos tribunais para ser mais bem discutida no embalo do julgamento e decisões do mensalão. ?Esta eleição é um divisor de águas no que tange a aplicabilidade da lei 135/2010 (a Lei da Ficha Limpa)?, alega. Entende ainda Aurélio Marcos que, esta matéria ainda não foi alvo de discussão após a entrada em vigor e o posicionamento do Supremo Tribunal Federal. ?Quem sabe não seja a Ação que estaria se precisando para que os tribunais superiores se manifestassem??, indaga Aurélio, sonhando alto. Ou seja, vai longe, muito longe. Enquanto isto, a eleição será em dois meses. E quem não trabalhar com a realidade de quatro candidatos e um favorito, vai perder tempo.

PPS E DEM RECORREM IV
A sentença contra a impugnação foi um alívio para o PT. Mais: o teor da decisão foi uma carta de alforria. Nos bastidores houve um misto de comemorações diferentes dos adversários. O PT botou a campanha na rua, uma campanha que já dura quatro anos. O PMDB e o PSD misturaram desprezo, angústia, temor e comemoração. Temiam pelo sucesso da impugnação e os possíveis reflexos aos autores. Por isso, a não aceitação foi comemorada. Mas por outro lado, sabem agora, que o jogo será muito, mas mais difícil mesmo, com o PT no páreo.

SOBRE O TRAPICHE

Do leitor Roberto Sombrio, nos comentários postados na coluna na internet.  ?Calma gente! Agora me dei conta do que escrevi. Na verdade falta à Prefeitura divulgar, ou acredito é uma surpresa que estão guardando a sete chaves para ser apresentada após as eleições. De novo o povo está errado e como sempre, são apressadinhos e estão usando o viaduto para transitar com carros. O que o governo municipal está construindo em Gaspar e vai inaugurar até o final de 2012 é nada mais nada menos do que a mais completa e histórica pista de moto trial da ?América Latrina??.

?A largada será em frente das Linhas Círculo, seguindo em direção da Avenida das Comunidades e como primeira dificuldade, o grande salto sobre o viaduto. Segunda dificuldade: subir a tela de contenção do morro do Sama; descer, contornando a prefeitura em direção à ponte Hercílio Deecke. Ali se enfrentará a terceira dificuldade que é a de saltar lateralmente de uma barra de trilho para a outra que estão na pista, equilibrando-se sobre a moto. As barrinhas de ferro que estão em pé no centro da ponte serão para fixar bandeirinhas coloridas alegrando mais a prova. Quem souber de outras etapas de dificuldade deste impressionante campeonato me conte que não os conheço todos?.

Falta coragem aos partidos que se dizem de oposição. Deviam eles fazer placas e mostrar em cada obra o custo delas, os aditivos, o prazo prometido e o tempo que demorou, com um carimbo: atrasado, enrolado.

Vem ai uma pesquisa pública, registrada, técnica e com credibilidade. Todos estão receosos deste tipo de transparência. Acorda, Gaspar!

Alguém acredita na tal CPI dos cemitérios de Gaspar? O velório está sendo realizado na Câmara de vereadores Gaspar.  A partir de amanhã a tal CPI vai receber documentos que comprovem cobranças irregulares nos cemitérios públicos. Isto mostra a vontade dos vereadores em descobrirem e comprovarem alguma coisa. Espero que eles tenham anexado, a minha coluna que estampou documentos cabeludos e que comprovam a cobrança indevida da Say Muller Serviços, esfolando familiares de gasparenses mortos enquanto a administração municipal (e os vereadores) fingiam nada ver na cidade sobre este assunto, que rolava fazia muito tempo. Acorda, Gaspar!

Vergonha. O governador Raimundo Colombo, PSD, vem hoje fazer política e promessas de campanha. Vem dizer que as obras da Ponte da Saudade, em Ilhota, vão recomeçar. Até a eleição, movimentação de caminhões e barro para facilitar a impressão de que alguma coisa está sendo feita para facilitar discursos e votos. Já gastaram a metade milionária da verba fazendo acessos para se levar à barranca do rio. Só faltará o Jornal de Santa Catarina repetir para os políticos, a capa que fez em fevereiro afirmando que a ponte estaria pronta em dezembro deste ano.

Edição 1410

Comentários

Calçamento?
03/08/2012 00:24
Ao De novo isso?

Claro amigo ou amiga. Não tenho o habito de comentar neste blog, não tenho vinculo com nenhum partido. Ainda aguardo as propostas dos candidatos chegar em minhas mãos para que assim eu possa definir meu voto.
Você comentou: " Vamos lá pessoal, o calçamento não chegou na frente da casa de ninguém? Mais de 100 ruas pavimentadas nesta gestão. E ninguém entra nesse blog? "
Lamentável comentário. Venha até aqui na rua Amazonas bairro Bela Vista. Os moradores estão a mais de 20 anos cheirando M.... tendo suas casas invadidas por pequenas enxurradas, comendo pó. Realmente em 20 anos já se passaram vários prefeitos de diversos partidos políticos na administração de Gaspar. Porém Celso e sua turminha já estão a 8 anos mamando na teta e nada fez por esse povo.
Há mais o Décio Nery de Lima liberou uma verba para a drenagem do bairro Bela Vista. Senhora Patricia, cadê o projeto. Senhor Prefeito cadê as máquinas nas ruas? Ministério Público, cadê você? e ainda questiono....
Será que algo tem haver com as eleições em Blumenau na qual sua esposa Ana Paula Lima concorre a prefeitura? A obra já vem sendo anunciada pelos fanáticos e pelo o pobre enganado, empolgado, aguerrido, batalhador ... e também intimado (hum) Pedro Garcia que assim como o mediador desse blog mesmo citou ( Pedro Garcia um dos poucos que ainda confia em políticos). hum lembrando que o Bela Vista tem muitos eleitores que tem votos em Blumenau. Então veja o que vc falou. " Vamos deixar Blumenau para os blumenauenses". hum, pense nisso.


Roberto Sombrio
02/08/2012 22:07
Quanta discussão por causa de um viaduto. O jornal Cruzeiro do Vale noticiou sobre a altura irregular do elevado e outras tantas vezes se troxe a tona, como estava sendo feito e o que estava sendo feito. Alguém interditou? Ninguém interditou! Então o que acontece é que Gaspar vai ficar com o resto dos seus dias convivendo com uma obra mal planejada. Uma passagem elevada , um simples caixote de concreto que mais parece uma grande lombada física. Como ao governo é permitido decidir e executar sem sofrer interdições, já virou rotina fazer sempre em ano de eleições, para que aquele que aceita como presente um espelhinho, não esqueça de votar de novo naquele que apresentou qualquer coisa ainda que esteja de cabeça para baixo, ou atravessado, ou empinado, ou inacabado, ou inseguro, ou...ou...ou... A cada ano de eleições teremos mais porcarias e menos verbas. A unica coisa que lhes dou certeza, não vai faltar, serão espelhinhos. Sendo assim eleitor... não esqueça de buscar o seu e mirar-se para ver o seu grande nariz de palhaço.
Raquel
02/08/2012 21:56
Ao Luciano;

Pela primeira vez vejo o Luciano, escrever algo que tem fundamento: O Problema do transito em Gaspar, só vai se resolver quando tivermos o anel de contorno feito, quaundo o governo do Estado, junto com o governo Federal, e um governo municipal competente, pra buscar estas verbas.

Eu acrescento: O transito em Gaspar só Vai melhorar e em muito, quando a ponte Hercilio Deeck estiver pronta, quando a ponte do vale, estiver pronta, junto com o anél de contorno. Caso contrário, vai continuar igual a Blumenau, um caos.
Herculano
02/08/2012 19:09
Ao que se esconde "de novo isto"

Você escreve, de novo.
Quero lhe esclarecer que não em nenhum lugar no site a obrigação de colocar o nome próprio, cpf qualquer coisa assim, aliás na net poucos usam o nome a maioria apelidos. Não colocarei meu nome aqui pois tenho família, pessoas que prezo muito e não quero ser alvo de fanáticos sem nada pra fazer que tem como passa tempo a perseguição.

Respondo. Realmente não há nenhuma obrigação de se identifcar neste espaço, principalmente para os que não possuem, conhecem ou respeitam os preceitos éticos, pluralidade, dialética. Mas, é covarde. Eu por exemplo, também tenho família e estou aqui, sendo alvo, de fanáticos, anônimos e que tem como passatempo o alvo da perseguição, como você bem esclarece. E por que você esclarece? Então você entende desse esquema ditatorial, feitos por poucos, para viver, mamar e se manter no poder e que denuncio sempre aqui. Um desses esquemas está neste momento sendo julgado no Supremo e os fanáticos tem até um ministro declaramente defensor desses esquemas. Está tudo dominado. Acorda, Gaspar!

E você ainda diz que o Luciano é fanático. E por que? Porque ele tem uma opinião que não é coincidente com sua. Então, quem é o fanático nesta parada? Eu? Acorda, Gaspar!
De novo isso?
02/08/2012 18:54
Nossa! Isso que é resposta rápida.

Quero lhe esclarecer que não em nenhum lugar no site a obrigação de colocar o nome próprio, cpf qualquer coisa assim, aliás na net poucos usam o nome a maioria apelidos. Não colocarei meu nome aqui pois tenho família, pessoas que prezo muito e não quero ser alvo de fanáticos sem nada pra fazer que tem como passa tempo a perseguição.

Acho que o grande valor deste espaço tá nisso eu falo o que penso, o Sr.se defende e assim vamos expondo nossas opiniões. Vc muito bem levantou a hipótese de candidatos terem escondido alguns bens ou uns que arrotam grosso mas são pé rapado, esse assunto é realmente interessante.

Vamos deixar Blumenau para os blumenauenses.

E aqui em Gaspar só acontece coisas ruins? As obras não ajudam em nada? Afinal o que o Sr. poderia dizer que o atual prefeito fez certo?
Não pode que tudo ta sendo feito errado. Aqui no blog parece que só participa gente que quer reclamar e as vezes é até ridículo como esse Luciano que só fala asneiras e é um fanático.

Vamos lá pessoal, o calçamento não chegou na frente da casa de ninguém? Mais de 100 ruas pavimentadas nesta gestão. E ninguém entra nesse blog?

Amanhã teremos novos assuntos segundo o Sr.

LUCIANO DA CUNHA
02/08/2012 18:34
AOS QUE DEFENDEM O VIADUTO

CONVIDO VCS A SAIREM 17:15 DO ZONI DA SANTA TEREZINHA E CHEGAR NO ARCHER AS 17:45 VISTO QUE SÃO 5 KM A PERCORRER EM 30 MINUTOS,

DUVIDO QUE VCS CHEGUEM LÁ EM 30 MINUTOS,

AINDA NÃO RESOLVEU E NÃO VAI RESOLVER O VIADUTO SOZINHO PRECISA DO ANEL DE CONTORNO AI SIM SE RESOLOVE.
Herculano
02/08/2012 18:24
Ao que se esconde, por vergonha ou falta de coragem sob a denominação "De novo isso?"

Você escreve. Herculano, vc não tem mais nada pra falar que insistentemente malha o pau no viaduto?

Respondo:tenho. Tanto que seguindo o seu conselho amanhã eu vou abordar outra vergonha chamada "casinhas de plásticos". Mas tem outras.

Você escreve. Não sei se seus incríveis informantes lhe disseram que ainda não está pronta a obra. Foi aberto o tráfego por cima do elevado para desafogar um pouco nosso trânsito, que é tão caótico quanto a cidade onde o Sr. mora, já que saí as 17 horas daqui da figueira e cheguei na FURB às 19 horas na segunda -feira chuvosa. E lá em Blumenau qual é o problema do trânsito? Já que o Sr. anda muito mais por lá do que por aqui gostaria de ler mais sobre sua terrinha.

Respondo. Não tenho informantes. Tenho olhos e discernimento. Tenho fontes. Não está concluído, você alega e está certa. E naquilo que foi concluído, não atendeu a expectativa, o discurso e a propaganda enganosa, porque foi feito sem qualquer planejamento e por gente que não entende do assunto. Tai o resultado e talvez lhe irrita porque foi um dos que propôs isto.

Sobre a minha terrinha, pau nela. Lá está cheio de veículos de comunicação fazendo( e bem) o serviço (são oito rádios plurais, pelo menos dois jornais grandes plurais - sem falar os ditos nanicos -, quatro emissoras de televisão), vários blogs independentes, vários colunistas nos portais e jornais). Há verdadeira oposição estruturada como o PT que está fazendo um belo papel, repito, belo papel, e colocando o Executivo de lá para rebolar. E tem mais. Um atuante ministério público que já parou obras (como o saneamento básico), já tirou pardais, e outros quetais. E sabe o que eu acho disso tudo? Ótimo. Há fiscalização, há cobrança, há transparência pública, tem serviço para a população. E o governo de lá não parou, não se queixou, trabalhou e produziu resultados para a cidade, os cidadãos e cidadãs. Aqui, enrolação, queixa, pouco trabalho planejado e resultado pela metade como este do elevado, isto sem falar que não há oposição organizada e nem efetiva, tanto que a CPI dos cemitérios parece que foi sepultada. Ninguém fala. Ninguém percebe.

Você escreve. O que deixa claro o quanto o Sr. é tendencioso é sua implicância em assuntos relacionados ao governo, enquanto outros assuntos tão cabeludos quanto o candidato Adilson dizer que tem 400 e poucos reais em posses o Sr. deu só uma pincelada. Pq será uma pessoa transfere todos seus bens à familiares para parecer um zé ninguém?

Com a palavra o Srs advogados.

Respondo: com a palavra o próprio Adilson e não eu. Não sou procurador dele, nem advogado dele, não sou organizador da campanha, não vou ter vantagem nenhuma com ele. Ele é crescidinho e como você bem diz, eu informei este caso aos meus leitores e leitoras, enquanto os outros meios nada deram. Então eu implico com todos. Outra, neste caso particular, não impliquei com quem escondeu o que diz possuir por ai, mas não relacionou na declaração. E por que? Não tive as provas que procuro. Porque quando as tiver, vou dá-las. Tendencio seria eu se me omitisse e vende este desatino (comparando a promessa e o resultado) e ficasse quieto como muitos estão, incluindo muitos comerciantes que são os mais prejudicados de tudo isto como a reurbanização do Centro, a "recuperação" da ponte Hercílio Deecke...

Voce escreve. Vc deveria ser candidato a Prefeito pq parece conhecer as soluções para todas as problemáticas de Gaspar, duvido que conseguiria se eleger e se não quer ser candidato fica apenas como mais um desses do ponto de taxi que ficaram observando e falando mal das administrações e de nada contribuíram para a construção do município.

Respondo. Eu não quero ser candidato a prefeito de lugar nenhum. Se quisesse já teria feito isto há muito. Capacidade eu tenho. Já provei. Já fui testado em coisas maiores e mais sérias. E para o seu desespero, vou continuar a olhar a maré, e estes desatinos como este elevado, projetado por políticos e não por gente que tem conhecimento para tal. Resultado? Desastre para a comunidade. Acorda, Gaspar!
De novo isso?
02/08/2012 17:37
Herculano, vc não tem mais nada pra falar que insistentemente malha o pau no viaduto?
Não sei se seus incríveis informantes lhe disseram que ainda não está pronta a obra. Foi aberto o tráfego por cima do elevado para desafogar um pouco nosso trânsito, que é tão caótico quanto a cidade onde o Sr. mora, já que saí as 17 horas daqui da figueira e cheguei na FURB às 19 horas na segunda -feira chuvosa. E lá em Blumenau qual é o problema do trânsito? Já que o Sr. anda muito mais por lá do que por aqui gostaria de ler mais sobre sua terrinha.

O que deixa claro o quanto o Sr. é tendencioso é sua implicância em assuntos relacionados ao governo, enquanto outros assuntos tão cabeludos quanto o candidato Adilson dizer que tem 400 e poucos reais em posses o Sr. deu só uma pincelada. Pq será uma pessoa transfere todos seus bens à familiares para parecer um zé ninguém?

Com a palavra o Srs advogados.

Vc deveria ser candidato a Prefeito pq parece conhecer as soluções para todas as problemáticas de Gaspar, duvido que conseguiria se eleger e se não quer ser candidato fica apenas como mais um desses do ponto de taxi que ficaram observando e falando mal das administrações e de nada contribuíram para a construção do município.



Herculano
02/08/2012 15:16
Afinal, de qual engenheiro de tráfego, especialista no assunto, que a Ditran, a secretaria de Planejamento, a de Obras constrataram ou consultaram foi a ideia de se construir este elevado da Avenida das Comunidades em Gaspar?

Este elevado faz parte de qual projeto de mobilidade urbana? Ele se integra com quais outras obras e melhorias? Onde estão os responsáveis para nos apontar o que deu errado naquilo que pensaram, projetaram e simularam, baseado em outras experiências semelhantes? Acorda, Gaspar!
Herculano
02/08/2012 15:10
'Tenho mais coisas para fazer', diz Lula, sobre mensalão, informa Daiene Cardoso, da Agência Estado.

Após ser homenageado nesta quinta-feira por empresários do setor do biodiesel em São Paulo, horas antes do início do julgamento do maior escândalo de sua administração, o mensalão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou não ter interesse em acompanhar o início deste julgamento. "Tenho mais coisas para fazer do que isso, quem tem de assistir são os advogados", disse, ao ser questionado se acompanharia o julgamento do processo 470 no Supremo Tribunal Federal (STF) e que será transmitido pela TV
Herculano
02/08/2012 14:56
COMEÇOU O HISTÓRICO JULGAMENTO DO MENSALÃO. UM DOS MINISTROS JULGADORES É DECLARADAMENTE PT E ESTÁ A SERVIÇO DELE NESTE CASO NO SUPREMO. INACREDITÁVEL.

Transcrevo o comentário de Reinaldo Azevedo, da Veja, publicado a pouco. Ele por si só, é auto-explicativo deste ato insano e vergonhoso, tanto quanto o mensalão em si.

Toffoli pede socorro! Sr. procurador-geral, demais ministros do Supremo, protejam o ministro da ação do PT e de si mesmo! Protejam a imagem do Supremo!

Faço um pedido ao sr. procurador-geral da República, Roberto Gurgel: encaminhe o pedido para o impedimento de Dias Toffoli. Acredite! O senhor estará fazendo um favor ao ministro. Faço outro pedido, agora aos outros 10 ministros: votem a favor do impedimento. Vocês estarão concedendo uma espécie de alforria a um de seus pares.

Não é possível! Toffoli não é louco! Ao contrário. Pode ser a prudência a empurrá-lo para o abismo. Já lhes passou pela cabeça que ele pode estar decidido a participar desse julgamento porque simplesmente não pode se recusar? Vale dizer: já lhes ocorreu que sua escolha, na verdade, escolha não é? Ela pode decorrer do fato de não ser um homem livre?

Nunca nos esqueçamos das palavras de Luiz Marinho (PT), prefeito de São Bernardo e hoje o porta-voz mais fidedigno de Lula: "TOFFOLI NÃO TEM O DIREITO DE NÃO PARTICIPAR". Petistas não brincam em serviço. Se fazem o que fazem com a reputação de adversários, podem ser especialmente cruéis com aqueles que consideram "traidores". O ministro sabe que, se escolher cair fora do julgamento de moto próprio, vai se transformar num alvo.

Vai se transformar no alvo de fúrias incontroláveis.
Vai se transformar no alvo dos que não hesitam em recorrer a armações de um estelionatário para tentar atingir a honra de um ministro do Supremo.

Vai se transformar na caça daqueles que não hesitaram, nesse processo, em tentar mandar para a lama a reputação de ministros da Corte, do procurador-geral e da imprensa.

Libertem Toffoli da máfia que trafica reputações.

Não bastasse ter sido subordinado de Dirceu; não bastasse ter sido sócio do escritório que advogou para três mensaleiros; não bastasse manter uma união estável com a advogada de um dos réus, agora se sabe, como mostra Folha de hoje, que atuou, na condição de advogado, numa franja ligada ao processo.

É um acinte ao bom senso. É um escárnio com a história do tribunal.

Ele tem é a obrigação funcional, moral e legal de não participar. É o que está escrito nos Artigos 134 e 135 do Código de Processo Civil.

Façam este favor ao país. Façam este favor a Toffoli! Alguém tem de fazer por Toffoli o que ele não tem coragem de fazer sozinho. Ou o PT o liquida com sua máquina de moer reputações. Como disse o poeta, nesse partido, o beijo é a véspera do escarro. Mas o escarro também pode ser a véspera do beijo, como sabem Collor, Sarney, Maluf? É bom quem se subordina; é mau quem decide ser independente.

Libertem Toffoli!
Herculano
02/08/2012 14:10
Como se viu toda a manhã, o viaduto não resolveu o problema dos congestionamentos na cidade como se anunciou e prometeu.

E por que? Porque faltou planejamento, porque faltou ele faz parte de um conjunto de ações especializadas, incluindo os semáfaros. Bastou um deles pipocar nesta manhã e com a proibição dos caminhões passarem pelo morro da igreja para que tudo piorasse mais do que estava antes. Sobra verbas. Sobra obras, mas os problemas de mobilidade urbana continuam. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/08/2012 11:01
ÉTICA. O PT APARELHA O JUDICIÁRIO E NA MAIS ALTA CORTE DO PAÍS. E SEU REPRESENTANTE OU PREPOSTO, DIZ QUE É ISENTO PARA JULGAR SEUS PARES DE PARTIDO METIDOS EM CORRUPÇÃO. ATÉ NISSO, HÁ CORRUPÇÃO: A DE VALORES. E O PT ACHA NORMAL PARA ELE, MAS COM ACERTO, CONDENA NOS OUTROS, NOS ADVERSÁRIOS.

Olha só o que escreveu Catia Seabra e Breno Costa, no jornal Folha de S. Paulo:

O ministro do Supremo Tribunal Federal José Antônio Dias Toffoli já chegou a escrever em um documento entregue à Justiça Eleitoral que o esquema do mensalão "jamais" foi comprovado.

A afirmação está em duas representações encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro de 2006, quando advogava na campanha pela reeleição do então presidente Lula. As representações, ambas contra o PSDB, foram apresentadas seis meses depois de a Procuradoria-Geral da República ter oferecido a denúncia que hoje serve de alicerce para o processo no STF.

À época, a CPI instalada no Congresso para apurar o escândalo também já tinha se encerrado.

No pedido ao TSE, Toffoli reivindicava direito de resposta contra propagandas do PSDB que associavam o mensalão à afirmação de Lula de que se orgulhava de ser petista. Na peça, coassinada pela atual namorada do ministro, Roberta Rangel, Toffoli argumenta que o adversário, "através de engenhosa associação de imagens", queria confrontar Lula "com acusações que jamais ficaram comprovadas, tais como o chamado mensalão".

Numa outra representação, de 2 de setembro, Toffoli afirma que, apesar dos esforços da oposição para provar o contrário, o governo Lula "foi o que mais combateu a corrupção no país".

Volto.Até a hora em que edito esta notícia da Folha, o ministro se dizia em condições de julgar aquilo que acredita, por dever de advogado do PT que foi, não existir e pela indicação de Lula para ser ministro do Supremo, tem o dever para com o chefe de absolver qualquer um do PT, seja qual culpa provada houver. É assim que funciona.E isto precisa de um basta para não ferir a democracia, a independência dos poderes e garantir a liberdade de todos nós na busca das verdades.

Herculano
02/08/2012 10:47
SOBRE O MENSALÃO, O JORNALISMO E OS JORNALISTAS

O Supremo começa a decidir qual será a fisionomia moral do Brasil do século 21, por Augusto Nuves, de Veja


Mais que o destino dos 38 réus, o julgamento do processo do mensalão vai decidir qual será a fisionomia moral do Brasil do século 21. Se for indulgente com réus comprovadamente culpados, o Supremo Tribunal Federal estará chancelando a institucionalização da corrupção impune. Só haverá esperança de salvação se oos ministros deixarem claro que todos são iguais perante a lei ? e que ninguém é mais igual que os outros. Não há uma terceira opção. Nunca existem mais de duas quando se trata de escolher entre o certo e o errado, a verdade e a mentira.

Os jornalistas que se fantasiam de apóstolos da imparcialidade para lamentar o que qualificam de "clima de Fla-Flu" são apenas pusilânimes. Fingem enxergar uma encruzilhada no que é bifurcação. Sete anos depois da descoberta do pântano, a pergunta essencial - existem crimes a punir? - só comporta duas respostas. Quem vê as coisas como as coisas são diz que sim. Os muito espertos e os dóceis demais dizem que não. A turma do olhar neutro murmura um impossível talvez.

Quem foge da escolha está admitindo que pode ter ocorrido uma conspiração, concebida para derrubar o governo, de tal forma abrangente que acabou juntando no mesmo balaio golpista partidos de oposição, a imprensa independente, dois chefes da Procuradoria Geral da República, ministros do Supremo, dirigentes do PT (que andaram punindo pecadores sem pecados a purgar) e até o presidente Lula, que fez um pronunciamento em rede nacional para pedir desculpas por nada. Haja cinismo.

Nas próximas semanas, a plateia colossal verá o suficiente para descobrir quem é quem, quem fez o quê, quem merece castigo, quem merece o benefício da dúvida, quem foi alvo de suspeitas impertinentes, o que faz ou pensa cada ministro e para que serve o Supremo. O desfecho da história dirá o que foi exatamente esse programa transmitido ao vivo que monopolizou durante quase dois meses a atenção de milhões de brasileiros.

Também aqui as hipóteses são duas. Na primeira, a nação testemunhará seu reencontro com valores morais hoje em frangalhos. Na segunda, vai assistir ao primeiro Big Brother Brasil da Bandidagem. É um reality show sem heróis que zomba de gente honesta e premia quem tem culpa no cartório.
Herculano
02/08/2012 09:30
COMEÇA HOJE O JULGAMENTO DO MENSALÃO. É O RETRATO DO DISCURSO FALSO E ENGANOSO. O PT SEMPRE PREGOU A ÉTICA E COMBATEU ACERTADAMENTE ESTA PRÁTICA. QUANDO CHEGOU AO PODER FEZ EXATAMENTE O CONTRÁRIO. E AINDA QUER SER ABSOLVIDO POR ELE SER PT.

Este comentário é de Eliane Cantanhêde, na edição de hoje da Folha de S.Paulo. Há centenas deles, de outros autores de diversas origens, incrédulos com as manobras para não julgar e no contraditório, livrar inclusive de julgamento. Até advogado do partido, que virou ministro, acha que pode votar neste caso, pois se julga livre e limpo.

"O cara"

BRASÍLIA - O julgamento histórico do mensalão, que começa hoje no Supremo, vai destrinchar toda uma rede de coleta e redistribuição de dinheiro e expor 38 réus, mas o foco estará sobretudo num personagem: José Dirceu, o cérebro da grande guinada do PT rumo ao poder e agora carimbado pela Procuradoria-Geral da República como "chefe da organização criminosa".

Dirceu é o grande personagem do julgamento, por vários motivos. Não só pelo seu papel decisivo no comando do PT e pelo cargo estratégico que ocupava no início do governo Lula -a Casa Civil- mas também pela trajetória política, desde o jovem bonito com jeitão caipira que presidia a UNE e seduzia as moças até a espetacular volta de Cuba com novo rosto, nova identidade e nova vida, capaz de conviver anos com uma mulher sem lhe contar sua própria história.

Espera-se que o Supremo aja com a grandeza de uma suprema corte e decida com base nos autos, nas provas e nas circunstâncias políticas, e não caberia aqui ensinar pateticamente aos 11 (ou dez) ministros como julgar. Avaliando exclusivamente do ponto de vista político, ou de impacto na opinião pública, a condenação de Dirceu será, ou seria, como a cassação de Demóstenes Torres.

A cassação de Demóstenes foi como um alívio para o Senado e interpretada como o fim da CPI do Cachoeira. A condenação de Dirceu anteciparia o fim do julgamento. Tiraria toneladas dos ombros dos ministros, de advogados e dos demais réus. Talvez menos dos políticos mais visados, mas certamente de secretárias e outros menos cotados.

Se o julgamento começar pelos "bagrinhos" -se é que existe "bagrinho" nesse oceano-, todo o processo, todas as provas, todas as contestações terão um ritmo de tensão crescente. Se começar por Dirceu -o peixe graúdo-, será como uma novela que começa pelo fim.
Herculano
02/08/2012 07:57
Está na coluna de Moacir Pereira.

PT recorre contra impugnação em São Miguel do Oeste
01 de agosto de 20120

O advogado Mauro Prezotto anunciou para amanhã (hoje) a impetração de recurso ordinário no Tribunal Regional Eleitoral contra a decisão do juiz Evandro Rizzo, que impugnou a candidatura do ex-deputado Décio Góes, do PT, a prefeitura de Balneário Rincão.
Já protocolou, tambem, recurso para tentar manter a candidatura de Nelson Foss da Silva, do PT de São Miguel do Oeste, impugnada pelo juiz eleitoral Juliano Serpa, com base na lei da ficha limpa. Ele havia sido condenado por prática de crime ambiental.
O candidato do PMDB, João Carlos Valar, também impugnado,teve mantida a candidatura.

Volto. Em comum com os canditatos do PT que sofrem impugnações, como o de Gaspar Pedro Celso Zuchi, o advogado.
Herculano
02/08/2012 07:51

A edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - nomea servidores do município de Gaspar e da Caixa para integrarem a Comissão Especial para seleção de empresas concorrentes ao Comunicado Público que está previsto para a data de 05/09/2012, para a construção de 64 Unidades Habitacionais, do novo Empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida, na Comunidade Jardim Primavera, Bairro Bela Vista, referente ao Programa PAC 2 ? Urbanização de Assentamentos Precários e Melhoria das condições de habitabilidade, conjugado com o Programa Minha Casa Minha Vida

E quem encabeça a lista? A secretária do Planejamento, Patrícia Scheitt. Então o resultado já se sabe de mais este empreendimento. Na lista faltou o Soly Antunes Waltrick Filho. Uma pena, pois o serviço de enrolação estaria completo.

Integram a lista que está no Diário, Mário Sérgio Crespi, Heriberto Geraldo Kuntz, Valquíria Stanke Pamplona, Alexandre Nisus e Valdir
Halmenschlager. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/08/2012 07:42
REVANCHE. RETALIAÇÃO. O BICHO PEGOU.

Aquilo que circulava na prefeitura, no PT e na cidade aconteceu. Está hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. Camila Schramm não é mais a coordenadora da Vigilância de Saúde. Camila é a enhora Danilo Visconti, ex-petista, que saiu atirando junto com o chefe e ex-petista, o ex-procurador geral, Mário Wilson da Cruz Mesquita
Herculano
02/08/2012 07:35
O vereador Kleber Edson Wan Dall, PMDB, está pedindo licença de 68 dias da Câmara.Vai cuidar da candidatura a prefeito.
Herculano
02/08/2012 07:34
O que está na "extensa" pauta de trabalho dos vereadores de Gaspar da sessão de hoje a noite, após as férias de julho?

Pareceres das Comissões de Legislação e de Urbanismo ao Projeto de Lei nº 56/2012, de autoria do Vereador Raul Schiller, que DENOMINA VIA SITUADA NO MUNICÍPIO DE GASPAR.

O Ministério Público está de olho nesse negócio. E pode complicar.Acorda, Gaspar!

Herculano
02/08/2012 07:32
Os vereadores de Gaspar voltam das férias do meio do ano hoje. Alguém percebeu que eles não estavam trabalhando? Acorda, Gaspar!
observador-mor
01/08/2012 20:10
OLHA O QUE PODE ACONTECER EM GASPAR :

Candidato mais votado à prefeitura de Mafra tem registro negado novamente no TRESC

11.11.2008 às 20h16
O juiz Oscar Juvêncio Borges Neto foi o relator.
Na sessão de hoje (11), à unanimidade, os juízes do TRESC negaram o recurso de Carlos Roberto Scholze (o Carlinhos da Farmácia), que foi o candidato mais votado à prefeitura de Mafra (norte de Santa Catarina). O candidato havia conseguido a anulação junto ao Tribunal Superior Eleitoral do acórdão 22.616, de 28/08/2008, que negou seu registro de candidatura junto ao TRESC, mas hoje, novamente a Corte estadual entendeu que Scholze estava inelegível à época do pedido de registro de sua candidatura.

Para o relator do processo no TRESC, juiz Oscar Juvêncio Borges Neto, "não cabe ao Tribunal Eleitoral julgar o acerto ou desacerto do Tribunal de Contas do Estado em rejeitar as contas de determinado candidato", mas, uma vez instado pelo TSE a analisar a sanabilidade ou não das contas rejeitadas, ele precisou analisar com cuidado as mais de 800 páginas do processo e consultar diversas jurisprudências a fim de fundamentar seu voto.
Aurelio Marcos de Souza
01/08/2012 19:10
Meu caro Guilherme primeiramente nunca estive no PFL, então vc mente.

Já em relação ao Adilson eu o critiquei sim, posto que o mesmo corria sérios riscos, não por ser ele uma pessoa de má indole ou corrupto, mais sim por sua pressa em querer fazer ontem o que somente poderia ser feito após alguns dias. E quem conhece um pouquinho de direito administrativo sabe do que falo.

No que tange a minha amizade com Adilson isto é fruto do respeito que adquiri pelo seu trabalho e por sua perseverança no trato com a coisa pública, sendo que este sempre poderá contar comigo.

E por fim meu caro Guilherme, me orgulho muito em dizer que trabalhei com um homem sério, honesto e trabalhado, já meu sucessor não pode falar isto, mas creio que ele tem justo motivo para isto, ou não é.

Que luz é Essa
01/08/2012 18:46
Que renovação é essa do PMDB?, aos braços com francisco Hostins Junior, é pelo jeito de renovação não tem nada mesmo, pois é muito certo do que foi falado ontem não tem nada de novo disseram que governariam sem partidos e como se todos estavam la. Francisco Hostins junior mandado pelo PSDB de Joel, que ficou até outro dia na secretaria de saude, fazendo um crime sim contra a população gasparense, pagando horas extras para quem não fez e isto esta mais do que provado. Para estar em frente ao poder vende-se até a alma ao diabo, agora vem dizer que foi usado como? Infelismente sinto pena de Wandall, esta em posição que não deveria estar rodeado dos mesmos lobos vestido em pele de cordeiro, que para subir ao poder fazem de tudo e quando não é de seuinteresse mais desqualificam quem um dia pos se contra e os denunciou
Navegando na maré
01/08/2012 16:54
Ousadia talvez seja a palavra correta para descrever o lançamento de campanha de Kleber Wan- Dall. Fazer em uma terça-feira, com chuva, frio, transito caótico, falta de estacionamento e conseguir lotar o alvorada. Corajoso esse Kleber Wan-Dall.
Lideranças políticas de todas as siglas partidárias se fizeram presentes, vice-governador Dr. Eduardo Pinho Moreira, ex- governador Paulo Afonso, Paulo França, César Botelho, Dr. Francisco Hostins Junior, Ivan Naats, Pepe Schmitt, Joel da Costa e outros.
Há quem fale que o bicho vai pegar.
Herculano
01/08/2012 15:55
HOSTINS NA MIRA DO PT

O ex-secretário de Saúde da administração petista, o advogado Francisco Hostins Júnior, filiado ao PT e que está na coligação que apoia a reeleição de Pedro Celso Zuchi, tomou uma decisão.Vai apoiar os jovens Kleber Edson Wan Dall e Rodrigo Boeing Althoff, PV.

Ele foi ontem a noite no lançamento das candidaturas e disse isto em alto e bom tom para quem quisesse ouvir e duvidar. E a pouco metros da Sociedade Alvorada, o fato repercutiu e como se fosse uma traição. No paço hoje se trama contra este posicionamento democrático. O PT diz agora que a administração de Hostins na saúde, que na época estava filiado ao PP e era fruto de acertos polícos e de apoio, deixou muitos furos, como o caso das vacinas e principalmente os das "horas extras" e que eram pagas e não cumpridas.

Tem gente na prefeitura advogando deixar o barco correr. Hostins, como advogado disse a amigos que não está preocupado, pois se o PT descuidar deste assunto para deixá-lo exposto, vai sobrar é para o PT que avalia, está enrolado. Ah é? Outra. O PDT está caladinho. Hum! Acorda, Gaspar!
LUCIANO DA CUNHA
01/08/2012 15:23
AOS QUE DIZEM QUE FALO BESTEIRAS E MINTO

PASSEI DE CARRO HOJE QUARTA 01/08/2012 PELO VIADUTO E ADIVINHEM 3 BURACOS EM FRENTE AO TRILHOS,

ESPERA AI NÃO SÃO OS MESMOS BURACOS QUE ESTA JORNAL FEZ UMA MATÉRIA E DEPOIS DISSO A PREFEITURA TAMPOU OS BURACOS,

EU DISSE QUE A PREFEITURA NÃO FAZ NADA BEM FEITO.
Guilherme
01/08/2012 15:02
Ao Mário Pera,
Gostaria de acrescentar mais um caso que aconteceu aqui em Gaspar:
Aurélio Marcos de Souza (PFL) em 2005 brigou,sapateou,criticou o prefeito Adilson Schmitt sendo um verdadeiro carrapato na cola do Adilson.
O que aconteceu?
Uma manobra política trouxe o Aurélio Marcos de Souza para o lado do Adilson (PMDM) na época e assim estão unidos até hoje.
Um verdadeiro laço matrimonial!
Depois disso passaram quatro anos na cola do Zuchi e pelo andar da carruagem vão ficar mais quatro anos ,se eu fosse um político como o Zuchi contratava o Aurélio para procurador do município.

Seria atrativo para o Aurélio Marcos de Souza que não precisaria ficar mais quatro anos aguardando para tentar uma nova chance na prefeitura,e atrativo para o Zuchi que se livraria de um sentinela ligado 24horas cutucando no seu pé.
Herculano
01/08/2012 13:48
Ao que se identifica como Hércules

Obras, não pode ser a marca de um governo. Planejamento, prioridades e resultados. Só isto.

Parece que a atual administração de Gaspar apostou nesta máxima para o seu discurso, obra, e começa a se enrolar no próprio nó que não atou direito.

Nunca antes em Gaspar veio tanta verba de fora: segundo o que se anunciava nas entrevistas de rádios, foram 57 milhões de reais em quatro anos.

Primeiro falta comprovar, pois pode ser um ato de propaganda enganosa. Segundo, esta soma espetacular não aparece como um resultado, não solucionou os problemas estruturais, não trouxe melhor qualidade de vida para os gasparenses.

Vamos lá: o trânsito da cidade melhorou? O Plano Diretor foi respeitado? A ponte Hercílio Deecke foi restaurada? As ligações interbairros foram feitas? Os postos de sáude possuem médicos suficientes? Cumpriu-se o que se prometeu para o Hospital? A drenagem do bairro Santa Terezinha terminou? Implantou-se o sistema de saneamento básico na cidade? Foram construídas novas Estações deTratamento de Água? O sistema de transporte coletivo foi ampliado? A reurbanização da Marinha e da Vila Nova foi ao menos contratada? E as drenagens da Margens Esquerda, Figueira, Coloninha e Bela Vista foram planejadas e contratadas? E a reurbanização do Centro quando vai terminar depois de imensos prejuízos aos comerciantes. Até a simples zona azul demorou-se quatro anos para implantá-la. E as casinhas de plástico quando vão ter a infra-estrutura para alguém morar lá?

O que ficou pronto? O supermuro do Samae? Hum! A nova feira livre? O novo elevado da Avenida das comunidade? Uma escola aqui, outra ali (inclusive sobre área que até então era declarada de preservação permanente). Até a creche do bairro Sete se enrola, já precisou de aditivo e se construiu sobre um lodaçal.

Obras e verbas são bem vindas, são necessárias, mas antes delas é preciso planejamento e projeção de resultados para a cidade, os cidadãos, as cidadãs, o futuro, a qualidade de vida. E isto parece que os defensores de obras por obras não querem ver questionados agora. Acorda, Gaspar!
hercules
01/08/2012 13:15
Ao bloco anti - PT (formado por meia dúzia de ''incomodados'')

Já disse aqui que não sou petista, apenas NÃO concordo que cada um olhe e queira que os outros olhem pro seu próprio umbigo. Cada um de voces quer uma solução que seja melhor pra si. Isso não me parece uma ''classe quase unida'', parece sim um jogo de cabo-de-guerra com infinitas pontas. Percebam que as coisas estão acontecendo sim em Gaspar seja da forma que for mas estão...acordem... como diz o ''articulista'', parece que a vontade dos ''xiadores'' é que Gaspar volte no tempo das ruas de barro e carroças perambulando pela cidade...As obras do viaduto (ou elevado como insistem) ainda não acabaram, custa esperar um pouco?? Porque é tão dificil dar um pouco de crédito ao prefeito? Respondam: Se a mudança fosse como um passe de mágica e a administração do Celso tão desastrosa, a administração do Adilson na época não deveria ser muito melhor do que foi? Onde estão os grandes feitos dele? Acham que se entrar um novo prefeito, a mudança será imediata? Seria com certeza nosso sonho de consumo, mas não é, temos que ser realistas e acreditar que seja quem for que assumir a prefeitura, que dê continuidade as obras, isso sim...




LUCIANO DA CUNHA
01/08/2012 10:13
AO HERCULES

CORRIGINDO, EU DISSE QUE MEU CARRO FICOU SUSPENSO NO AR NA DECIDA E NÃO COMO VC DISSE QUE EU ESTAVA VOANDO,

EU 60 KM/H AS PLACAS ALI DIZEM 40KM/H , MAS COMO TODO MUNDO VAI DIRIGIR ALI A 40 SE TEM MILHARES DE CARROS PASSANDO AO MESMO TEMPO,

DINHEIRO GASTO PRA NADA AINDA NÃO RESOLVEU O PROBLEMA DAS FILAS.
Herculano
01/08/2012 08:32
O recurso do PPS e do DEM contra a decisão monocrática aqui na comarca de Gaspar, a qual rejeitou o pedido de impugnação da candidatura de Pedro celso Zuchi, PT, já foi para o Tribunal Regional eleitoral. Veja.

Vistos para despacho.

Considerando que o juízo de admissibilidade dos recursos interpostos contra decisões de Juízes Eleitorais compete ao Tribunal ad quem, a teor do disposto no art. 267 do Código Eleitoral (Lei n. 4.737/1965), recebo o recurso em seu efeito devolutivo (art. 257, caput, do Código Eleitoral - Lei n. 4.737/1965).

Deixo de exercer o juízo de retratação, para manter integralmente a decisão recorrida (art. 267, § 7º, do CE c/c art. 471, II, do CPC).

Diante do art. 55 da resolução TSE n. 23.373/2012, encaminhem-se estes autos ao egrégio Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina - TRE-SC, com as homenagens de estilo.

Cumpra-se.

Gaspar (SC), 31 de julho de 2012.

Ana Paula Amaro da Silveira

Juíza Eleitoral
Emerson Luiz Marchesini
01/08/2012 08:28
Uma frase para pensar:

"Não existe País subdesenvolvido, existe País subadministrado".
Peter Drucker
Herculano
01/08/2012 08:26
O deputado Décio Góes, PT, já foi eleito prefeito de Criciuma e foi cassado. Agora se candidatou a prefeitura de Balneário Rincão. A candidatura foi impugnada pelo PMDB. Quem é o advogado que está tentando tirar Góes desta nova enrrascada? Mauro Prezzotto, o mesmo que defendeu Pedro Celso Zuchi, PT, aqui na Comarca e teve sucesso.
Herculano
01/08/2012 08:19
Perguntar não ofende. Mas, para que mesmo serve a Defesa Civil de Gaspar? Cadê a cotas de enchentes? Acorda, Gaspar!
Herculano
01/08/2012 08:13
O DISCURSO DO MEDO

Os dirigentes locais do PT estão preocupados com o julgamento do mensalão, o esclarecimento do fato e das práticas condenáveis do partido no Brasil como um todo e a repercussão que este fato terá na mídia.

Tanto que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tido como amigo, acessível ou próximo, deverá ficar providencialmente distante para não contaminar o processo. É proposital. Arma-se as desculpas para deixar distante este e outros escândalos. Como sempre, serão atos de desespero da tal Oposição e que não mais existe no Brasil.

A questão da impuganção proposta pelo PPS e DEM, tranquilizados pelos advogados, o PT de Gaspar já a tem como superada e com discurso pronto. Manobra, no entanto, para a CPI dos Cemitérios não avançar na Câmaraa e se avançar, sem repercussão na imprensa, limitada devido as restrições do período eleitoral. Também avalia-se nas hostes petistas, que ninguém tem estrutura, coragem e capacidade para enfrentá-los com denúncias na propaganda eleitoral gratuita.

Quanto aos debates públicos, torcem e gerenciam para que não haja nenhum e se houver, será um caso a ser estudado diante do conforto da candidatura. Acorda, Gaspar!
Herculano
01/08/2012 08:00
SE A MODA PEGA

Receita decide fazer pente-fino em todas as declarações de IR de SP. Objetivo é checar dados de despesas com médicos, educação, previdência privada e pensões. Mesmo que o IR tenha sido feito por contador ou outra pessoa, responsabilidade por erros é do contribuinte

A Receita Federal decidiu reexaminar as declarações de Imposto de Renda de todos os 2 milhões de contribuintes residentes na cidade de São Paulo, entre 2008 e 2012.
Herculano
01/08/2012 07:57
Manchete dos portais e jornais de hoje. Caminhoneiros anunciam fim de greve. Governo cede e acena com a possibilidade de flexibilizar lei que passou a regulamentar carga horária de motoristas. Caminhoneiros têm que descansar 30 minutos a cada 4 horas pela nova legislação; governo dá mais 30 dias sem multa.

O que as manchetes não explicam, é que este ato não foi uma greve mas um lockout, ou seja, uma paralisação organizada pelos donos de transportadoras que usam os motoristas quase como escravos, com jornadas estafantes superiores a 14 horas e com isso gerando doenças, acidentes, prejuízos e mortes.
Herculano
01/08/2012 07:48
PARA O PT NO CASO DO MENSALÃO, O SUPREMO DEVERIA SER FEITO DE ATORES PARA O SEU ENREDO. PARA OS ADVERSÁRIOS A MESMA CORTE DEVERIA SER CONSTITUÍDA DE JUÍZES.

Aos que querem diminuir o Judiciário com medo das decisões dos ministros à luz da lei, ofereço este trecho de Elio Gáspari, publicado na edição desta quarta-feira da Folha de S.Paulo.

QUIS A sorte que o julgamento do mensalão coincidisse com um pedaço dos Jogos de Londres. Quem viu o drama da eliminação de Rafaela Silva no judô deve reconhecer que o Supremo Tribunal Federal está investido da mesma prerrogativa exercida pelos árbitros que desclassificaram a atleta brasileira.

Torcer é uma escolha pessoal, aceitar as regras é obrigação coletiva. Quando Rafaela perdeu a luta, a decisão parecia incompreensível, sobretudo para quem torcia por ela e para quem não conhece as regras da luta. Explicada a decisão, ela foi aceita pela própria atleta: "Eu senti que ela estava descendo e pus a mão na perna dela. Infelizmente, cometi um erro. Foi minha primeira Olimpíada e agora isso serve de exemplo".

Tanto para quem quer assar os réus do mensalão como para Lula, que já julgou o caso classificando-o como "farsa", o exemplo de Londres deveria orientar as reações aos votos dos ministros do Supremo. (Nosso Guia não esclareceu se os ministros serão atores ou juízes.)
Isso ta ficando chato
31/07/2012 20:42
Herculano, hoje li sua coluna, seus comentários e de seus leitores que aqui escrevem depois de um bom tempo sem interesse neste espaço, pq depois do inicio das eleições ta ficando chato e totalmente tendencioso.

Esse blog virou um espaço anti petista para meia dúzia de hienas expressarem suas mágoas e seu longo tempo debaixo do governo que a maioria absoluta dos brasileiros elegeu.

Há tempos atrás os comentários já eram de pessoas com dor de cotovelo, mas agora ta ficando ridículo, falam mal até de coisas que obviamente trouxeram melhorias ao país e também ao nosso município.

Um exemplo claro é o elevado, falam tanto mal dele, mas vcs o utilizam todos os dias? Pq eu uso e ele fez toda a diferença, onde a fila sentido Blumenau/Gaspar às 8 da manhã lutava-se meia hora para atravessar o centro, agora a fila anda que é uma beleza e cumpro este percurso em 5 minutos. Isso é fato comprovado, qualquer pessoa pode ver a melhoria que ocorreu e aos que estão com inveja resta apenas o xororo de sempre.

Para que o Herculano não venha com aquela ladainha de que sou petista e isso e aquilo e anônimo e tali coisa deixo meu recado:
"Para não ser um hipócrita, para observar a maré imparcialmente, para não ser um repassador de fofoquinhas, boca alugada de políticos e ainda ser mediador deste espaço é preciso ser Santo e isso você não é."

Talvez vc entenda mal o meu comentário, mas gostaria que este espaço voltasse a ter a qualidade a tempos perdida e que focasse na política e não nas politicagens.
ALCEU TORRES
31/07/2012 20:16
Parabenizo fortemente, Volnei Humberto de Souza, que tem brilhantemente postado felizes alertas e comentários na coluna "Cartas do Leitor". Atravez de seu texto, tem demonstrado o quanto o eleitor está e deve estar atento aos "pseudomilagreiros de período eleitoral". Muitos ainda não avaliam o histórico do candidato, a capacidade de discernimento e de trabalho de anos de cada candidato. O vereador eleito terá que ter capacidade, inteligência, dinamismo, determinação, competência, para trabalhar com eficiência e eficácia, todas as 114 págs. da lei orgânica do município, mais as 60 págs, do regimento interno da câmara, e acima de tudo, interagir com a comunidade, com ações positivas, inteligêntes e rápidas. Vote com responsabilidade para não reclamar depois da ineficiência do político.
Herculano
31/07/2012 19:46
Agora, oficialmente e perante a Justiça Eleitoral todos os quatro são candidatos a prefeito de Gaspar.O último a obter o deferimento hoje foi o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS. O primeiro foi a líder comunitária e ex-vereadora Tereza da Trindade, PSD; depois Pedro Celso Zuchi, PT, atualprefeito, mas com a ressalva de que há recurso. O terceiro, foi o vereador Kleber Edson Wan Dall, PMDB.
Herculano
31/07/2012 19:10
O NOME APROPRIADO DA PONTE DA SAUDADE, EM ILHOTA.

Com a batida em retirada da exposição gratuita e palanque hipócrita, o governador Raimundo Colombo fez duas coisas: a primeira preservou um mínimo de senso ético;a segunda, ratificou que o nome da ponte se merece de Saudade. Ai que saudade das promessas que se fez e se publicou sobre ela e agora fará falta para alguns políticos espertos da Ilhota.
Herculano
31/07/2012 19:06
O CANDIDATO DO PRB, EX PP, CELSO RUSSOMANO ESTÁ CONSISTENTE NA ARRANCADA A DISPUTA DA CAPITAL PAULISTA. ADIVINHA O QUE ACONTECEU? ARRUMARAM UM JEITO DE ENVOLVÊ-LO COM O BICHEIRO CACHOEIRA. COISAS DA POLÍTICA.

O nome do candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (PRB) é citado por um dos investigados do esquema Cachoeira numa discussão sobre remessa de dinheiro ao exterior.

Segundo documentos da PF, o grupo de suspeitos teria procurado um contato em São Paulo para fazer a remessa. A informação foi revelada na edição desta segunda-feira do jornal "Correio Braziliense".

Esse contato, identificado pela Polícia Federal apenas como Fábio -"pessoa com forte sotaque paulistano" -, operaria dinheiro de Russomanno no exterior.
Herculano
31/07/2012 18:31
CANDIDATOS DE BLUMENAU PLANTAM PLACAS EM GASPAR

A eleição não é municipal. O que faz candidato a prefeito de Blumenau plantar placas ali na Figueira, a beira da Rua Anfilóquio Nunes Pires a caça de votos dos gasparenses.

Será que ele pensa que Gaspar é algo menor de Blumenau? Ou que aqui não há controle e fiscalização e tudo pode?

Por que um candidato a prefeito de Gaspar não coloca placas pedindo votos aos blumenauenses? Vergonha ou medo? Acorda, Gaspar!
Herculano
31/07/2012 18:12
Ao que se identificou como Carlos. Eu não li, eu ouvi e não foi uma vez, tal afirmação nas entrevistas dos interlocutores da prefeitura nas rádios daqui e de Blumenau. Tudo propositadamente para a propaganda enganosa, a única que é meticulosamente planejada por aqui. Acorda, Gaspar!
Herculano
31/07/2012 18:08
O PMDB LARGA NA FRENTE

Será daqui a pouco, as 19h30min, o lançamento oficial das candidaturas dos vereadores Kleber Edson Wan Dall, PMDB, e Rodrigo Boeing Althoff, PV, respectivamente a prefeito e a vice de Gaspar.

A sessão de discursos e promessas será aqui no Centro, na Sociedade Alvorada.
mario pera
31/07/2012 17:50
Ao que escreveu o Sidnei Luis Reinert, acrescentaria mais o seguinte:

O PT era ferrenho adversário de Sarney...hoje todos seguem o grande líder do Maranhão, como conselheiro geral...

O PT enfrentou e perdeu em 1989 para Collor, que fora depois retirado do poder, pela ação do povo brasileiro, pq o movimento foi nacional não de um partido, hoje Collor é aliado e companheiro do PT, do seu governo...

O PT era adversário ferrenho do Maluf....hoje aliados unha e carne...

O PT foi contra a adoção da CPMF, combateu ferrenhamente, mas assim que chegou ao poder resolver defendê-la, e Lula chegou a chorar qdo o Senado rejeitou sua continuidade....

O PT cresceu fazendo da ética e da honestidade na politica bandeiras irretocáveis. A CPI dos Anões do Orçamento foi um balizador e um grande palanque eleitoral, agora se vê afogado no mensalão....

Confesso...em 1989 na eleição contra o Collor votei no PT. Aliás, Gaspar foi um dos 8 municípios de SC em que Collor não superou o PT..pois é....Três anos depois estávamos todos nas ruas combatendo o Collor...e lutando pela dua derrocada....hoje Collor e Lula está juntos.... misturaram tudo!!!!
Herculano
31/07/2012 16:54
BOMBEIROS DE GASPAR. TEM GENTE COM MEMÓRIA CURTA E MUITOS PAIS DESTA NECESSIDADE E OBRIGAÇÃO

Os bombeiros de Gaspar comemoram dez anos. Parabéns.

Mas, como ele nasceu? Voluntário. E onde, com a maioria deles, gasparenses com amor e cidadania, da antiga Bunge. Estes sim, os herois esquecidos por políticos desprezíveis e gente metida a importante. Sou testemunha viva e ocular de todo este movimento de gente simples e com apoio de outros com espírito comunitário. Acorda, Gaspar!
sidnei luis reinert
31/07/2012 14:20
Teve um cidadão que aqui afirmou que votou 15 x em seu candidato em uma enquete e resolveu dar as caras achando que ainda tem MORAL.
sidnei luis reinert
31/07/2012 14:12
HÉRCULES,referenteà sua afirmação-FARINHA DO MESMO SACO:
Desde já, afirmo que somos uma classe que, além de quase-unida, não é formada por pessoas à toa na vida. Temos atividades outras e uma delas é observar, pensar, escrever etc.
?O PT é farinha do mesmo saco. Uma Pena?!
para os PTistas sem memória, segue abaixo uma listinha de equívocos cometidos pelo partido deles, por ordem cronológica:

- 1985 -
O PT é contra a eleição de Tancredo Neves e expulsa os deputados que votaram nele.

- 1988 -
O PT vota contra a Nova Constituição que mudou o rumo do Brasil.

- 1989 -
O PT defende o não pagamento da dívida brasileira, o que transformaria o Brasil num caloteiro mundial.

- 1993 -
Itamar Franco convoca todos os partidos para um governo de coalizão pelo bem do país. O PT foi contra e não participou.

- 1994 -
O PT vota contra o Plano Real e diz que a medida é eleitoreira.

- 1996 -
O PT vota contra a reeleição. Hoje defende.

- 1998 -
O PT vota contra a privatização da telefonia, medida que hoje nos permite ter acesso a internet e mais de 150 milhões de linhas telefônicas.

- 1999 -
O PT vota contra a adoção do cambio flutuante.

- 1999 -
O PT vota contra a adoção das metas de inflação.

- 2000 -
O PT luta ferozmente contra a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga os governantes a gastarem apenas o que arrecadarem, ou seja, o óbvio que não era feito no Brasil.

- 2001 -
O PT vota contra a criação dos programas sociais no governo Fernando Henrique: Bolsa Escola, Vale Alimentação, Vale Gás, PETI e outras bolsas são classificadas como esmolas eleitoreiras e insuficientes.

Quase toda atual estrutura sócio-econômica do Brasil
foi construída no período listado acima.

O PT foi contra tudo e contra todos.

Hoje roubam todos os avanços que os outros partidos promoveram e posam como os únicos construtores de um país democrático e igualitário.

Já que o PT foi contra tudo e contra todos desde a sua fundação, fica uma pergunta para que os leitores respondam:

´Em 8 anos de governo, quais as reformas que o PT promoveu no Brasil para mudar o que os seus antecessores deixaram??
Carlos
31/07/2012 13:20
Sr. Herculano!
Onde o senhor leu que o Elevado é a solução DEFINITIVA dos engarrafamentos da cidade e principalmente naquela região?
Clarisse
31/07/2012 09:15
Ao Novamente Nós:

O pior não é só receber em atraso,o pior é que pagando nossas contas com atraso,ficamos sem crédito em tudo,no financiamento de carro/moto,pagando atrasado,dificilmente terei crédito para um novo financiamneto,no cartão de crédito,pagando sempre atrasado jamais aumentaram meu limite,e assim vai......Estamos cansados de ter que sempre vir aqui para reclamar....
Herculano
31/07/2012 08:52
O VIADUTO DA LESMA

Construiram aquele elevado da Avenida das Comunidades, em Gaspar, como a solução definitiva dos engarrafamentos da cidade e principalmente naquela região.

Liberado ao trãnsito recentemente e sem a passagem inferior que não tem medidas suficientes para caminhões, mostrou ele claramente a todos nós, a falta de planejamento da prefeitura. Não se tornou o elevado a solução prometida; não havia um projeto viário e o elevado um elo deste projeto de tráfego da cidade. Para piorar, a sinalização continua defeituosa e na prática, o elevado se mostrou perigoso registrando por causa disso um acidente sobre ele: o aclive e declive acentuado pode gerar acidentes.

Neste espaço há uma troca de opinões e sacarmos. Os que fizeram mais aquele improviso de engenharia sem medir as consequências, mas comendo o nosso dinheiro, dizem que as pessoas nunca passaram por um levado (que insistem em chamar de viaduto). Resumindo, os culpados são os que passam por lá e não quem mal projetou. Ou então, exageram na velocidade permitida na via, pelo menos pela sinalização existente, o problema.

O que falta dizer agora, que aquele elevado foi feito para lesmas? Se era, qual a razão dele? Ora, a propaganda, agora tida como enganosa, mais uma vez, dizia claramente a todos nós, que aquele elevado era para dar velocidade e fluidez ao tráfego da região. Não é mais? Acorda, Gaspar!

CARLOS
31/07/2012 08:52
Leitor, Roberto Sombrio, vou te ajudar em mais alguns trajetos da corrida politica de Gaspar.
Depois de passar a ponte Hercílio Deecke o trajeto continuaria pela Rua Pedro Simom, passaria de bateira, pelo Rio Itajai Açu, onde dizem que vai ser construida a ponte do vale, a mesma que ja poderia ter os palanques para uma possivel torcida.
Tendo em vista que este dinheiro para a construção da mesma, que só agora apareceu, tinha sido liberado em outubro de 2010.
Depos vai pela Av. Francisco Mastella, para pra ver as crianças da creche do Sete de Setembro, sendo que se alguem estiver passando mal, sera encaminhado a clinica que esta na outra quadra do bairro, ja com suas urnas aberta. Como dizem os leitores do Jornal Cruzeiro. Acorda Gaspar!
Herculano
31/07/2012 08:40
O candidato Adilson Luiz Schmitt, PPS, é o único que não teve até agora a sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral.

O que atrasou, segundo a sua assessoria? O pedido de troca do nome da urna. Foi registrado inicialmente como Adilson e ele resolveu trocar por Adilson Schmitt. O prazo final da Justiça é dia cinco de agosto.
Herculano
31/07/2012 08:37
CARREGADOR DE VOTO E ESTRELA DAS ELEIÇÕES PASSADAS, COM O MENSALÃO A FIGURA DE LULA OU ESTAR NUMA FOTO COM ELE PODE NÃO SER UM BOM NEGÓCIO. E OS ESPERTOS DO JOGO DO PODER JÁ SABEM DISSO.

É isto que revela um reportagem de O Globo feita por Tatiana Farah, Maria Lima e Amanda Almeida. Ao encontrar Lula, candidatos admitem temor com mensalão.

Na sessão de fotos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 118 candidatos petistas e de partidos aliados a prefeito, o PT se preocupou em prepará-los para os possíveis efeitos do julgamento do mensalão na campanha eleitoral.

O presidente do partido, deputado Rui Falcão, pediu solidariedade com os réus. No entanto, a maioria dos candidatos se mostrou incomodada com perguntas sobre o julgamento, que começa quinta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF), e defendeu que o debate priorize questões municipais.

É o jogo dos malandros, dos bandidos políticos que são capazes de matar a mãe pelo poder e comemorar esta estratégia indigna e sem ética. São feitas para enganar e nos roubar nos votos da maioria desinformada ou manipulada.

Ontem, mesmo, o Jornal Nacional mostrou e sem montagens, o discurso em cadeia nacional oficial do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, pedindo perdão aos brasileiros pelos deslizes do partido que ele fundou para com o mensalão, a compra de parlamentares com dinheiro da corrupção, retirada dos nossos pesados impostos.

E por que Lula fez isto naquele agosto de 2005? Para se livrar de culpa. Como assim? Afirmando que foi enganado por companheiros no qual confiava, estavam no governo, na sala au lado e agiam em seu nome; afirmou de que não sabia de nada e que condenava o que tinha sido feito. Ou seja, matreira e criminosamente jogou a culpa dele nos outros. E para que? Para se livrar e sair limpo da história criminosa, segundo a Procuradoria Geral da República, para então como vítima, se candidatar a reeleição,como se candidatou e ganhou.

Com os processos no judiciário (por onde ficou por sete anos), Lula e o PT ganharam fôlego e se tornaram uma máquina de poder e dúvidas no Brasil. Agora, o próprio ex-presidente que armou esta jogada, como os prefeitos do seu partido armam para se livrar da nódoa que parece ser uma marca do partido, Lula, fora do poder de ofício e para defender quem ele próprio culpou, diz que o mensalão nunca existiu. Bate na tecla hipócrita de que foi invenção da oposição. Quem acredita, além dos petistas?

Os candidatos a prefeito estão com medo desta marca de esperteza do partido que se esbalda em dúvidas. Afinal, quem não deve não teme.
NOVAMENTE NÓS
31/07/2012 08:12
Herculano,

Vai chegando perto do 5° dia útil do mês,nós funcionários do HOSPITAL DE GASPAR,ficamos tensos,pois sempre há suspense sobre o pagamento em dia.
Ainda bem que temos espaço aqui,pois assim,ficamos mais em evidência.


Grato pelo espaço.
Herculano
31/07/2012 07:43
GOVERNADOR NÃO VEM A ILHOTA

Aos leitores e leitoras da coluna eu informei que o governador Raimundo Colombo, PSD, viria hoje a Ilhota para o "recomeço" das obras da ponte da Saudade.

Ele não virá e a informação oficial só veio depois que a coluna já estava editada e não foi possível corrigi-la.

O comentário, todavia, continua válido. Foi algo de semelhante teor, feito aqui neste espaço anteriormente que fez o pessoal de Florianópolis refletir melhor. Ainda bem. Estamos cansados de propaganda enganosa, seja de que nível e governo e partido. Só uma imprensa livre é capaz de colocar o dedo neste tipo de ferida antiga e reincidente.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.