Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

27/07/2012

FRASES DO NADA I
Na campanha política, candidatos e coligações, por exigência legal, se apresentam sob um slogan. Ou seja, isto deveria ser a síntese da proposta, ou plano de governo, da candidatura perante o eleitorado. Alguns (para não dizer a maioria) desses slogans são frágeis, outros desconexos e muitas, repetidos ou farsantes. Eles deveriam merecer antes de serem expostos, um estudo que os protegessem melhor.

FRASES DO NADA II
Vejam os slogans daqui. O PT diz que é ?Prá Gaspar seguir em frente?. Mas, para onde? Para Blumenau, Ilhota, Brusque ou Itajaí? O PPS diz que é ?Mais por Gaspar?. Como assim? Mais do que? É a primeira vez que concorre. Já o PMDB diz ser ?Um novo caminho para o futuro?. É? Mas, qual é o caminho do presente que quer abandonar? Só se vai ao futuro com um presente consolidado. Sem ele, não se chega a futuro nenhum. E o PSD, diz que ?as pessoas em primeiro lugar?. Bom. Mas e a cidade que diz querer governar ficará em que lugar? Acorda, Gaspar!

FRASES DO NADA III
Então, leitor, você acha que é exagero meu? Estes slogans são uma mera brincadeira e repetitivas, sem criatividade alguma, nesta e em outras eleições. Não vamos longe. Compare com Blumenau. Lá tem: ?Blumenau quer seguir em frente? (PSD), hum! aqui é o PT que usou este mote; ?Blumenau quer mais? (PSDB), ai, ai, ai. Aqui foi o PPS. E tem ainda ?Blumenau quem ama cuida? (PT) e ?Frente de esquerda?, ou seja, este último o mais autêntico e mais coerente nome de coligação entre todos os citados até aqui.

FRASES DO NADA IV
Diferente dos políticos, as empresas e marcas usam do mesmo recurso, todavia de forma comprometida e com muito cuidado, sem antes passar por testes (há fracassos também). Mas, escreverei dos que estão na mente de todos nós. Dos que tocam e nos dizem alguma coisa concreta, visível e cúmplice. Olhem só alguns e os comparem com os dos nossos políticos e partidos: Air France - Fazendo do céu o melhor lugar da terra; Becel - A maneira mais gostosa de controlar o colesterol; Bayer - Se é Bayer é bom; Bombril ? Tem 1001 utilidades;  a nossa ex-Bunge - Do campo à sua mesa; CNN ? Seja o primeiro a saber;  Cônsul - Põe na Consul; Embratel - Faz um 21; Cica - Bons produtos indica; Bhahma ? A número 1; Big supermercados - Campeão de preços baixos; Casas Bahia - Dedicação Total a Você; Brastemp - Não Tem Comparação; CVC - Sonhe com o mundo. A gente leva você. Ou seja, são milhares de slogans mundo afora. Mas todos identificam serviços, resultados, promessas que se cumprem ou dão garantias.

FRASES DO NADA V
Que tal algo assim para os políticos daqui: ?Mais verbas direto de Brasília?, ?Saúde por quem entende?, ?Vamos acabar com as dúvidas?, ?Fé, milagres e trabalho por você?... Resumindo. Quando os partidos políticos vão à caça de votos dos eleitores e eleitoras, eles nem sabem por qual razão fazem isto. Ou então, pior, não estão nem ai para a mensagem que querem ou passam para a busca dos votos. Inventam, copiam ou imitam qualquer coisa. Mas, nós votamos neles. E também não sabemos o por quê. E eles sabem disso.

JUSSARA I
A promotora Jussara Maria Viana, da segunda Vara da Comarca de Gaspar e que cuidava da Moralidade Pública, e por esta função vivia olhando as dúvidas dos administradores públicos e políticos de Gaspar e Ilhota foi embora esta semana para Blumenau. Promoção. E por conta disso, os políticos com rabo preso e descontentes com as interpelações (e processos) movidos pelo Ministério Público (e não pela doutora Jussara, tão pequenos que não sabem nem fazer esta primária diferença) reclamavam e a rotulavam.

JUSSARA II
A notícia pegou a todos de surpresa. E até foi comemorada. Inacreditável. Este tipo de satisfação dá bem o tom e o tipo de políticos que temos por aqui. Querem a lei, mas para os outros, os adversários, a imprensa investigativa e até os eleitores e eleitoras que não os têm como santos. Com a doutora Jussara me encontrei uma única vez na minha vida, e por minha iniciativa, e lá no fórum, sem segredos e após um telefonema meu pedindo este encontro. Foi um rápido bate-papo. Nas rodas da cidade, todavia, havia gente que jurava ser eu e ela uma dupla única. Ingênuos, incompetentes e maldosos. Certamente, farei dupla com outro, que a base da lei em vigor e das evidências, ou provas, queira a transparência para os atos que são públicos, feitos de forma torta por gente que jurou ser um agente ético. Sucesso a doutora Jussara.

SOBRE O TRAPICHE

A impugnação da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, proposta pelo PPS e DEM não foi aceita aqui na Comarca. E o aval para o registro das candidaturas veio do próprio Ministério Público, na última decisão feita por aqui pela promotora Jussara Maria Viana. Não foi uma decisão apenas do juiz eleitoral substituto Clayton César Wandscheer (a titular é Ana Paula Amaro da Silveira). Resumindo: é algo consistente.

Todavia, desta vez, é diferente. O processo que foi aceito aqui, pode ter recursos sucessivos durante a campanha e até depois dela. Pode ir ao Tribunal Regional e até Brasília. Diferente do que aconteceu com a compra de votos na Marinha, cuja denúncia foi feita posteriormente, e até fora do prazo. Subir a Florianópolis e Brasília é o temor de quem se meteu à impugnar e a ser impugnado. Por quê? Porque o que se pede para ver reconhecido é matéria jurídica complicada, próprias para análises colegiadas, cuidadosas e que vão mudar destinos, acirrar embates. E quanto mais elas sobem nos recursos, mais fortes são as decisões pela não aceitação ou configuração da impugnação. Além disso, esta matéria não depende mais de inquéritos, morosos. Precisam apenas de documentos e interpretações da legislação vigente. Os dois lados estão nervosos. A Justiça e a Promotoria daqui lavaram as mãos. Acorda, Gaspar!

A jornalista Bruna Barcellos, assessora do candidato Kleber Edson Wan Dall, PMDB, mandou um e.mail para a redação. Queria corrigir esta coluna. O candidato dela tem curso superior, segundo ela e não incompleto, como publiquei. Mas quem errou? Ela e o candidato. Está no site do Tribunal, os dados que a campanha de Kleber informou não tendo ele curso superior incompleto. E até o fechamento desta coluna, não havia sido corrigido. Então... Começou mal e culpando a imprensa por seus próprios erros.

Entregaram a parte superior do elevado da Avenida das Comunidades. Como se viu e se constatou, não se constituiu a solução dos problemas de trânsito da cidade como se prometeu. Outra. A ponte Hercílio Deeke, sabe-se agora está atrasada. E qual a desculpa? Não é a falta de gente, fato patente a quem passa todos os dias por lá. Segundo a secretária de Planejamento, Patrícia Scheitt, sempre ela, foi à descoberta de como a ponte foi construída (?) e o estado em que ela se encontrava. Está gravado. Uai, mas não havia um laudo e um projeto antes de começarem as obras? Hum! Acorda, Gaspar!

Em campanha. Mais duas licitações foram abertas para promessas, discursos e cobranças. A 121/2012 para urbanização na Rua José Anastácio da Silva e parte da Rua Leopoldo Alberto Schramm. Estima-se custar R$ 127.480,07. Também apareceu a 114/2012 para a recuperação do piso da quadra poliesportiva da Escola Vitório Anacleto Cardoso e cujo valor previsto é de R$ 115.260,22. Acorda,Gaspar!

Edição 1409

Comentários

Herculano
30/07/2012 21:32
Pode alguém pleitear a ligação de água para uma construção irregular? Depende. Em Gaspar pode. Em Xanxerê não. E se for a Justiça reclamar este "direito" alegando que outros irregulares ganharam água da empresa que trata a água no município? O Tribunal disse que vale a lei e não os maus exemplos. Isto abordo com detalhes na coluna da edição impressa do jornal Cruzeiro do Vale. Ela já está pronta e até impressa. Na madrugada, apesar da chuva, começa a ser distribuída aos assinantes do jornal em toda a região.
luciano da cunha
30/07/2012 20:23
AO HERCULES

VAMOS VER SE ÉS CORAJOSO VOU AMANHÃ PRO CENTRO QUERO TE ENCONTRAR NA FRENTE DO COLEGIO DA MADRE AI VAMOS JUNTOS ANDAR NAS CALÇADAS E TE LEVO NO MEU CARRO PRA IRMOS NO VIADUTO JUNTOS, VOU VESTIR CALÇA JEANS PRETA E CASACO PRETO,
TE ESPERO AS 10:30 SE NÃO COM PARECER VOU AQUI TE MOSTRAR QUE NÃO ADIANTA OFENDER, E EU NÃO PRECISO MENTIR.
Mesa de Bar
30/07/2012 17:59
É as coisas estão começando a se mostrar hoje foi exonerada Camila Schramm aquela que é namorada do tal Danilo, parceiro do Mesquita, e o comentário parace que tem a ver com que a vice deve ao advogado. Mas na realidade nada mais é que uma simples represária
hercules
30/07/2012 16:19
Gasparense honesto, voce é mais um ''farinha do mesmo saco'', pode se juntar ao Luciano, Mesa, Observador, Sidnei, Carlinhos, e outros que pertencem a turma da xiadeira...

Voces que gostam apenas de apontar erros dos outros, tentem fazer melhor...se candidatem em 2016, tem tempo !
Carvalho
30/07/2012 15:37
Projetos mal feitos sim senhor, fiscalização e planejamento zero!

Para o Hércules,

Sr. Hercules, não sou amigo do Luciano da Cunha, nem ao menos o conheço,mas vou defendê-lo. Ele tem razão sim em reclamar, protestar e cobrar das autoridades pela obras obras mal feitas e mal executadas da nossa cidade de Gaspar. Pois ele, assim como o senhor, também é um cidadão, um contribuinte, e um eleitor.
Então é mais do que justo, cobrar das autoridades pelo péssimo serviço público prestado. Pois obras superfaturadas, licitações fraudadas, desvio de dinheiro público, isso só agrada gente picareta e que faz parte do "esquema" de corrupção.
Nosso país é uma verdadeira vergonha, se tratando de serviços públicos e de políticos.
Nas calçadas do centro, que foram recentemente construídas, há muitos pontos de desnível, material de péssima qualidade, serviço mal feito. Está tudo afundando, o asfalto ficou reto, as águas pluviais não escoam para as galerias.
O "viaduto" foi mal projetado sim, está horrível. Assim como é horrível ver você defender os desmandos dessa administração, atacando um trabalhador que apenas, quer ver o dinheiro do seu imposto bem aplicado.
Tudo que fazem, tem que ter foguetório, e os puxa-sacos e funcionários da prefeitura, são obrigados a sairem da suas repartições, para aplaudir, e fazer volume de gente tirando os crachas do peito, se misturando ao povo.
Eu gostaria de ver a polícia federal na cola dessa gente.
Com quebra de sigilo telefônico e bancário!
Só no morro, devem ter comido no mínimo uns 2 milhões!!!

E COMO DIZ O HERCULANO:

ACORDA GASPAR!

EDUARDO GARCIA
30/07/2012 15:16
AO
Gasparense Honesto

Sobre erros de português vc tb não deixa a desejar......pois XINGAR é com X e não CH.......na dúvida meus queridos pesquise no Google!!!!
Herculano
30/07/2012 15:07
POLÍTICOS E PARTIDOS NOS USAM PARA OS VOTOS E DEPOIS PARA DEBOCHAR DE NÓS E GASTAR O NOSSO DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS QUE O GOVERNO COBRA DE NÓS.

Olha só o que o sociólogo Marco Antonio Vila escreveu hoje na Folha de S. Paulo. É uma vergonha.E ainda dizem que a presidente Dilma Vana Rossouff é dura, é uma gerentona. Mas, não neste caso (e muitos outros) da composição política do governo. Vamos ao texto que é auto-explicativo.

Carlos Daudt Brizola, para a surpresa de muitos, é o ministro do Trabalho. Sua passagem pelo ministério - hoje sem a mínima importância, ficou seis meses sem titular e ninguém notou - é a de um adepto radical de Paul Lafargue, o autor do clássico "O Direito à Preguiça".

Tomou posse no dia 3 de maio, quinta-feira. No dia seguinte teve um compromisso, às 10h. Reapareceu após quatro dias. Mas, de acordo com sua agenda oficial, seu expediente foi restrito: duas atividades pela manhã, não mais que duas horas. No dia 9, compareceu ao ministério, outra vez só pela manhã, para uma palestra. Na quinta, não mudou a rotina: um compromisso. No dia posterior, mais ociosidade: uma atividade, no final da tarde. Em seguida, três dias de folga. Reapareceu no dia 15, uma terça, para um evento às 10h30. Mais nada.

O mais bizarro é que o ministro desapareceu um mês - um mês! Será que quis gozar das férias? Já? Só voltou no dia 14 de junho. Estava na Suíça, que ninguém é de ferro.

Aí, como um homem de hábitos arraigados, tirou mais quatro dias de descanso. Em 19 de junho, uma terça, Daudt Brizola resolveu compensar a ociosidade. Marcou três audiências: das 15 às 18 horas, trabalhando três horas. Na quarta foi assistir a Rio+20. Na quinta, folga. Na sexta participou de um evento, pela manhã, no Rio, onde mora.

Pesquisando sua agenda, achei que ele finalmente iria assumir o trabalho no ministério do Trabalho. Sou um ingênuo. Submergiu mais cinco dias. Ressurgiu no dia 27. E aí, workaholic, trabalhou três horas pela manhã, duas e meia à tarde. No dia posterior, repetiu a dose. Na sexta-feira, veio a São Paulo e em seis horas visitou quatro centrais sindicais. Em junho, trabalhou oito dias. Só em um deles a jornada se aproximou das oito horas diárias.

Em julho, Daudt Brizola só começou trabalhar na terça-feira: ele não gosta das segundas-feiras. Mas nada muito estafante: 90 minutos pela manhã, começando às 10h. À tarde, a mesma jornada, a partir das 16h. Na quarta, cinco horas. Na quinta, descansou pela manhã, almoçou tranquilo e só começou seu expediente às 14h30. Foi embora três horas depois. Na sexta, só compareceu ao ministério à tarde, por 60 minutos. Às 15h, estava liberado. Afinal, tem o happy hour.

Na segunda semana de julho, como um Stakhanov, resolveu ser um herói do trabalho. Registrou atividades de segunda a sexta. Claro que com o espírito macunaímico: em dois dias só teve um compromisso.

Parecia, apenas parecia, que finalmente o ministro do Trabalho iria trabalhar. Mais uma vez acabei me equivocando. Como de hábito, deixou a segunda de lado. Só apareceu na terça, à tarde, reservando 60 minutos para a labuta. Na quarta, mais três horas de expediente. No dia seguinte, o ministro sumiu. Só voltou seis dias depois, e somente à tarde. E voltou a se evadir do dia 25 - é devoto de São Cristovão?

Paro por aqui. Não vale a pena cansar o leitor da Folha com as ausências ao trabalho do ministro. Será que a presidente não tem conhecimento do absenteísmo do ministro? Com tanta greve, o que ele fez?

E o que diria Leonel Brizola - que trabalhou e estudou com enorme dificuldade, se formou engenheiro em um curso noturno, quando era deputado estadual - vendo um neto tão pouco afeito ao labor?

Em tempo: Brizola Neto é o irmão, não ele.
gasparense honesto
30/07/2012 15:02
Esse hércules tem os mesmos erros de português que o sansão um chinga como o outro,é muita mitologia para o século 21 d.c..
É muito sem vergonha ,mau educado,desrespeitar os mais idosos,vamos ver se vc chega aos 80 ,PESSOAS COMO VC ENOJAM A NOSSA BELA CIDADE,cretino,mau caráter.
Greicy
30/07/2012 14:31
Caos é a palavra que podemos definir nossa cidade, e outra que podemos retirar do nosso dicionário é Planejamento. O que está acontecendo é muita falta de respeito com o cidadão gasparense, a obra da ponte tem uma dimensão gigantesca pra propagandas políticas mas cadê a tecnologia, mão de obra qualificada, equipamentos, projetos, fiscalização, e vergonha na cara. Temos uma equipe de engenheiros, arquitetos, secretários e até prefeito que nada fazem....o contrato de licitação deveria prever multa pelo atrasado, tem etapas que deverão ser cumpridas, a comissão de licitação onde está? O viaduto além de mau executado foi mau projetado...o que é isso??? A pista da Avenida pra quem quer entrar ir no sentido bairro Margem Esquerda está cheia de buracos, areia, madeira...uma vergonha....
observador-mor
30/07/2012 13:20
NESTE 2012 , O ZUCHI ABRIU LICITAÇÕES DE TODO O TIPO,DE CERTO MODO É EXTREMAMENTE PREOCUPANTE,,,,,JÁ DEVEM PASSAR DE 30 MILHÕES EM LICITAÇÕES ,DE ONDE VIRÁ ESSE DINHEIRO...A HERANÇA SERÁ MALDITA !!!!!!!
hercules
30/07/2012 13:13
Ao Luciano da Cunha

Meu caro Luciano, voce é patético, fala sempre as mesmas coisas, inventa histórias de carro voado, digo inventa porque se for verdade, trate de respeitar o limite de veliciadade... fala das calçadas do centro (que alias ficaram muito boas), enfim deve ser muito difícil agradar alguem rabujento como voce, deve ter uns 80 anos, porque se for novo, tem que se internar para tratamento psicologico senão ninguem vai te aturar na velhice...
Herculano
30/07/2012 12:18
Aprefeitura de Gaspar pretende gastar R$ 3.071.638,77 para a prestação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva, com fornecimentos de peças em geral e acessórios para veículos da frota do Municípo. O edital é o 117/2012 e vai ocorrer no dia dez de agosto. Mas, o Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - informa que ele modificado.E por que? O aditivo esclarece.

1 Foi impetrada Impugnação ao Edital, sendo que devido ao acolhimento da mesma faz-se necessário alterar as disposições do Edital.
1.2 Foi exigido no Edital como documento do Habilitação a apresentação de Licença Ambiental compativel com o objeto da licitação, ocorre há previsão legal para se exigir esta licença apenas no Município de Gaspar, e como é permitido a participação de empresas que estejam sediadas num raio de até 30km da Secretaria de Transportes e Obras, estas podem estar sediadas em Municípios em que não emitam esta Licença.
1.3 Desta forma para ampliar a competitividade, ou seja, para viabilizar o maior número de participantes possíveis na licitação fica alterado o Edital conforme disposto a seguir.
Herculano
30/07/2012 11:54
É impressionante ver no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - a frequência com se prorrogam os prazos das sindicâncias. Hoje, mais três tiveram este benefício - que é legal - mas exibe a agonia corporativa ou política sobre este assunto. E as vezes para coisas banais.

A portaria 2845/2012 Prorrogou por mais 60 dias, a partir de 03 de
agosto de 2012, o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão
Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar
em relação à Sindicância nº. 01/2012, instaurada para apurar
a responsabilidade pelo desaparecimento de um aparelho celular
utilizado pelo SAMU.

A portaria 2843/2012 Prorrogou por mais 60 dias, a partir de 29 de
julho de 2012, o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão
Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar
em relação à Sindicância nº. 04/2010, instaurada para apurar
supostas irregularidades na administração de recursos federais
repassados ao Fundo Municipal de Assistência Social pelo Fundo
Nacional de Assistência Social, por meio do Convênio nº 1531/
MDSCF/2004.

Enquanto isso, a portaria 2839/2012 resolveu prorrogar, também por mais 60 dias, a partir de 04 deagosto de 2012, o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar em relação ao Processo Administrativo Disciplinar nº 02/2012,instaurada para apurar a responsabilidade da servidora Juliana Wachs.

E vai ter mais serviço e prorrogação a gosto do freguês. É que a portaria 2844/2012 comunicou que a prefeitura decidiu instaurar processo administrativo disciplinar para apurar a responsabilidade da servidora Jocimara Kwiatkoski de Oliveira ocupante do cargo em provimento efetivo de Professora, pelo fato de que, em tese, teria faltas injustificadas ao trabalho nos períodos de: dia 27 ao dia 31 do mês de outubro do ano de 2008 e do dia 01 de abril ao dia 12 do mês de maio do ano de 2009. Uai, só agora descobriram isto? Acorda, Gaspar!

Herculano
30/07/2012 11:40
É impressionante como o pessoal da área da saúde de Gaspar, concursada ou efetiva, pede para sair. Hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - mais uma. Nathalia Marina Linhares do Santos, técnica de higiene dental pediu para sair
Herculano
30/07/2012 11:35
Já está na praça a licitação 33/2012 do Samae de Gaspar. Ela vai ser aberta no dia dez de agosto. É para a fornecimento e montagem de estrutura pré-fabricada em concreto para alocação de reservatório de água na Rua Piracicaba. Hum!
Herculano
30/07/2012 10:31
MAIS UMA HISTÓRIA DAS MUITAS DÚVIDAS QUE ASSOLAM O PAÍS

Ela é contada pelo jornalista Carlos Brickmann: estranha história do empregão da primeira-dama da Bahia

O problema dessas histórias mal explicadas é que precisa ser tudo bem combinado: se alguém erra, dá a impressão de que todos estão mentindo. Imagine!

Pois descobriu-se que a primeira-dama da Bahia, Fátima Mendonça, enfermeira de profissão, esposa do governador petista Jaques Wagner, tem salário mensal de R$ 14.632, como assessora de supervisão geral da Coordenação de Assistência Médica do Tribunal de Justiça de Salvador. Aí as peças começam a se desencaixar: a assessoria de Imprensa de Fátima Mendonça diz que ela está licenciada desde 2007, quando assumiu o comando das Voluntárias Sociais, cargo tradicionalmente reservado às primeiras damas.

A assessoria de Comunicação do Tribunal diz que ela não está licenciada, não: desenvolve projetos relacionados a menores "em situação de vulnerabilidade", e que ser presidente das Voluntárias Sociais "não a descredencia de suas atividades profissionais". Licenciada ou não, o salário continua sendo pago à esposa do governador. E é um belo reforço à receita do casal: somando-se o que ambos recebem do Estado, dá uns R$ 40 mil.

É um acréscimo muito bem recebido. Jaques Wagner está pagando a residência onde vai morar no fim de seu mandato, em 2014, no Corredor da Vitória, elegantíssima região de Salvador. O preço da Mansão Leonor Calmon, segundo informações oficiais, foi de R$ 3,7 milhões.

Para quem começou como técnico de manutenção de petroquímica, entrou no PT e em sindicatos e depois só exerceu cargos públicos, é um bom exemplo de quem se esforçou e cresceu na vida.
Herculano
30/07/2012 10:24
A FALTA DE PLANEJAMENTO É A MARCA DO GOVERNO. VEJA ESTA. PRODUZIRAM MAIS CARROS E ESQUECERAM DE FAZER REFINARIAS, MAIS ESTRADAS...E NÓS PAGANDO A CONTA DO APARELHO ESTATAL POLITIZADO E INCOMPETENTE. É LÁ E AQUI.

Está no jornal O Estado de S. Paulo de hoje. Sem etanol e com consumo em alta, importação de gasolina cresce 315%. Para evitar um colapso no mercado doméstico, Brasil é obrigado a fazer compra recorde de combustível no exterior por US$ 1,4 bilhão.
RENÉE PEREIRA - O Estado de S.Paulo


O repórte Renée Pereira, escreve. Atente bem para o caos da administração e economia brasileiro. Beira a irresponsabilidade. O Brasil está batendo recordes na importação de combustível. Sem etanol suficiente, produção de gasolina estagnada e consumo em alta, o País foi obrigado a elevar as compras externas para evitar um colapso no mercado doméstico. Só neste ano (até maio), o volume de gasolina importada cresceu 315%, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


As operações custaram cerca de US$ 1,4 bilhão. O valor representa 83% dos gastos realizados em todo o ano de 2011, quando as importações já haviam crescido 332%. Por enquanto, não há expectativa de mudança no cenário. Pelo contrário. O ritmo de importação deve continuar em alta, pelo menos, até o ano que vem. Depois, o crescimento deve se acomodar. A previsão de especialistas é de que as importações se estabilizem num nível elevado.

A solução do problema, porém, deve demorar a chegar, e depende de uma série de fatores, como a entrada em operação das refinarias da Petrobrás e a definição sobre o papel do etanol na matriz energética brasileira. A crise da indústria de cana-de-açúcar, iniciada em 2008 com a quebra do Lehman Brothers, explica uma parte do aumento das importações, destaca o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edmar de Almeida.

De lá pra cá, muitas usinas fecharam as portas por causa do elevado endividamento. Quem continuou no mercado pisou no freio e reduziu os investimentos, especialmente na renovação dos canaviais. Resultado: a produtividade caiu e o volume de etanol desabou. Na safra 2011/2012, a produção do biocombustível recuou 17%, algo em torno de 5 bilhões de litros.

Mercado. O setor, que passou os últimos anos trabalhando para liderar a exportação de etanol no mundo, teve de importar 1,45 bilhão de litros de etanol para atender o mercado. "Os estudos da ANP e da Petrobrás previam um aumento na produção de etanol que não se realizou. Isso desmontou o planejamento para a oferta de combustíveis", explicou Almeida.

Enquanto isso, o consumo de combustíveis não parou de crescer, especialmente porque o governo deu subsídio para a compra do carro zero - de janeiro a junho deste ano, 1,6 milhão de carros novos entraram no mercado. Com o etanol menos competitivo por causa da crise do setor, os motoristas migraram para a gasolina, observa o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires. No ano passado, o consumo do combustível subiu em média 19% em relação a 2010 e o etanol hidratado caiu 28%. Neste ano, o uso da gasolina já subiu 11% e o do álcool recuou 14%.

Pires destaca que o consumo de outros combustíveis também cresceu e exigiu volume maior de importação. O consumo de diesel subiu 37% este ano por causa do agronegócio - que sustenta a balança comercial brasileira - e pela expansão da construção civil. Com o aumento de passageiros viajando de avião, o uso da querosene de aviação avançou 17,5%. "Estamos importando cada vez mais todos os tipos de combustível", critica o diretor do CBIE.
Herculano
30/07/2012 07:11
DIFERENTE ENTENDIMENTO

Em Criciuma, o prefeito de lá, o ex-deputado Clésio Salvaro, PSDB, teve o seu registro indeferido pelo juiz local, mesmo depois que o Ministério Público ter se posicionado pelo indeferimento da impugnação, como registrei abaixo. O comentário sobre este assunto é do Moacir Pereira.

O juiz Rogério Mariano, da 10ª Zona Eleitoral de Criciúma, criou o principal fato político desta fria campanha municipal. Decidiu acolher pedido da coligação "Criciúma saudável, cidade de todos", liderada pelo PMDB da candidata Romanna Remor, e impugnou a candidatura do prefeito Clésio Salvaro, do PSDB, que disputa a reeleição pela aliança "Por amor a Criciúma".

O magistrado acolheu o pedido por entender que a Lei Complementar 135/2000, que trata da Ficha Limpa, tem efeitos em fatos e decisões do passado e, portanto, aplica-se ao prefeito de Criciúma. Salvaro foi declarado inelegível por três anos em março de 2009, com vigência a partir de 5 e outubro de 2008, data da eleição. Foi acusado de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A sentença transitou em julgado. Decidiu não recorrer porque não pretendia disputar eleição em 2010. Raciocinou que o prazo de três anos terminaria em 5 de outubro de 2011 e recuperaria seus direitos políticos.

Clésio Salvaro diz possuir um documento assinado pela juíza da 10ª. Zona Eleitoral, de 6 de outubro de 2011, declarando-o elegível.

O juiz Rogério Mariano indeferiu o registro da candidatura de Salvaro, citando decisões do TSE e do presidente do Supremo Tribunal Federal. Elas sustentam que a nova Lei da Ficha Limpa aplica-se a casos passados e que o prefeito está ainda submetido ao que classifica de "período purgatorial".

O Ministério Público Eleitoral havia emitido parecer favorável ao registro da candidatura do prefeito. O promotor Alex Teixeira da Cruz alegou em 25 páginas que a Lei da Ficha Limpa não se aplicava, pois o crime eleitoral que cometera de abuso do poder econômico a condenação já prescrevera.
Cleonice Vergueiro
29/07/2012 21:18
Ao Luciano da Cunha;

Prezado Senhor Luciano da Cunha;

Com certeza se outros voaram no tal do viaduto, também descumpriram a lei, com certeza a velocidade, foi muito superior ao permitido, muito acima dos 40 kh.

Eu mesma já passei por lai a 40 kh e não teve nenhum problema de ficar no ar. Por isso, o se o senhor teve este problema, a causa foi única: a velocidade superior ao permitido. E não interessa o horário que o senhor passou, o que importa é o senhor ter obedecido a velocidade permitida. Faça isso, numa próxima oportunidade, mas lembre-se: nao corra.

Não tenho nada com o atual prefeito, nem o conheço. Voto aqui sim, embora daqui não seja natural, mas qual o problema disso?

Não precisa lhe conhecer, basta analisar o que o senhor escreveu onde confessou em sua mensagem das 09:16 horas de hoje; que seu carro ficou no ar.

Se tivesse andado dentro do permitido, não teria acontecido isto.
E quem lhe disse que são pessoas da alta sociedade, que estariam aptas a lhe dar um atestado de idoneidade? Pessoas da alta sociedade, também mentem roubam, erram, sacaneiam, matam, fazem o que não devem. Esta sua premissa, desqualifica as pessoas menos afortunadas, pessoas assalariadas, como se elas não pudessem ter suas opiniões e credibilidade.

Pelo pouco tempo que aqui resido, posso lhe dizer que já fiz e faço minha parte, desde voluntária e pagando meus impostos. O Senhor paga os seus? Ou faz serviço de pedreiro sem tirar notas ficais?

Quanto a meu prefeito, o senhor se engana mais uma vez, o que está no governo é o prefeito de todos e não meu, pois além de não ter votado nele, nunca tive a oportunidade de se quer dizer lhe um bom dia.

Não tenho candidato, pois ainda não conheço as propostas de nenhum deles.

Passar bem senhor Luciano. Ah, pare de gritar na internet, já que este meio de comunicação esta ao seu alcance, procure usá-lo adequadamente, com educação e bom senso.

Cleonice Vergueiro
Coligação Mais por Gaspar
29/07/2012 20:21
Herculano, no que ao indeferimento do registro de candidatura a vereador, Carlos Umbelino Russi, o Cachorro, do PPS, restando que adequação junto a justiça eleitoral já foi formulada mediante o competente recurso eleitoral.

Salienta-se que o mesmo está apto a praticar todos os atos candidato.
Aurélio Marcos de Souza
29/07/2012 20:03
Ao Quebra tijela 3ºs, meu caro e desconhecido amigo primeiramente me chamo de Aurélio Marcos de Souza, não precisa me chamar de Doutor porque ainda não fiz doutorado e nem Mestre, porque até fazer minha dissertação e passar pela banca examinadora vai levar algum tempo. Então me chame de Aurélio Marcos de Souza que é o nome que uso, pois sinceramente o que não me falta é coragem, como muita das pessoas que aqui postam, e será porque de tanto medo, né? Eu sei e vc sabe também.

Se assim posso lhe chamar de amigo, gostaria de fazer um paralelo entre MIDAS e o atual Governo Municipal.

Primeiro "Midas" é um personagem da mitologia grega, o rei da cidade de Frígia. Sendo que o principal mito atribuído a Midas, o de transformar em ouro tudo o que tocava, adquiriu um caráter simbólico e metafórico na sociedade contemporânea, sendo facilmente compreensíveis na nossa cultura analogias simbólicas como a de um "complexo de Midas".

Por sua vez o o atual Governo Municipal leva a risca por analogia o condido no MITO de Midas, pois tenta fazer do cidadão honesto um bandido, tenta fazer da democracia uma verdadeira ditadura, de pequenas obras grandes feitos, de maus carates e corruptos grandes lideres, de mentiras grandes verdades ou pequenos deslizes, de malandros e inaptos para o trabalho grande trabalhadores, ou não é.

Aproveito para lhe dizer que não fui eu quem saiu do cargo que ocupava, chamando meu chefe de corrupto e nem mesmo de bandido. Não fui eu.

Quem sabe se meu amigo não tivesse sido um corrupto e bandido nos 4 anos em que governou Gaspar, eu também não teria colocando a boca no trombone e colocado no lugar em que bandido deve ficar, ou seja na cadeia. Mais sinceramente deste mau o meu amigo não sofre, pois uma coisa que ele traz consigo de berço é ser honesto e trabalhador. E sinceramente tenho para mim que a honestidade e o trabalho dele, assustou muita gente por aqui, pois com certeza a politica do JEITINHO estava fadada a terminar.

E para finalizar não sei do porque de tanta preocupação por sua parte, "pois quem não deve não teme", e "quem fala a verdade não merece castigo". Então o porque de tanto temor?
ALCEU TORRES
29/07/2012 19:49
Muito me impressiona o alto percentual de pessoas que alegam já terem seu voto definido para candidatos a vereador. Acredito que se estes levam em consideração a avaliação do candidato pelo seu histórico de trabalhos pela comunidade, pelo dinamismo, pela determinação e resultados positivos de anos e pela capacidade de discernimento e inteligência do candidato que o habilite a trabalhar as aprox. 114 pags. da lei orgânica do município e as aprox. 60 págs. do regimento interno da câmara, mais um conhecimento amplo das necessidades de nosso povo e de nossa cidade, ou ainda, considerando a capacidade de participar ativamente de soluções eficientes e eficázes, então o voto está certo e bem escolhido.
Infelizmente muitos ainda votam por simples amizade, coleguismo, parentesco ou trocas de ocasionais favores individuais, e muitas vezes elegem pessoas despreparadas e depois reclamam da ineficiência de alguns políticos. O poder do voto, não é só um direito é um dever em pról dos que aqui estão e dos que ainda hão de vir. Voto consciente é mais que uma obrigação, é um compromisso com um futuro melhor para o município, para o estado e para a Nação.
Herculano
29/07/2012 19:30
Até agora, os registros de pelo menos quatro candidatos a vereador em Gaspar foram rejeitados pela Justiça eleitoral.

São eles: Carlos Umbelino Russi, o Cachorro, do PPS; Inácio Florêncio Frutuoso, o Inácio Vidraceiro e Luiz Antônio Alves Casemiro, ambos do PDT e Renato Luiz Schmitt, o professor Renato, do PHS.
Herculano
29/07/2012 19:16
O PSD AINDA SEM DINHEIRO DO FUNDO PARTIDÁRIO

O TSE distribuiu na terça-feira, dia 24, a cota deste mês do fundo partidário aos partidos políticos. Surpreendentemente, o PSD, a despeito da decisão adotada no dia 29 de junho pelo pleno do próprio Tribunal, continuou a receber parcela como se fosse um partido nanico.

Pela lei, 5% do Fundo são divididos entre todos os partidos, e 95%, entre os que têm representação na Câmara dos Deputados. O Tribunal alegou motivos burocráticos para não dar o que é de direito ao partido. Quando a Justiça tarda, ela falha.

A falta de agilidade do TSE em assegurar o direito do PSD começa a prejudicar o partido também nos estados. Dirigentes regionais reclamam que vários TREs não incluem o partido no cálculo da distribuição do tempo no horário eleitoral na televisão e no rádio.

Os juízes eleitorais alegam que não receberam comunicado do TSE para incluir o PSD nos cálculos do horário eleitoral. Isso, mesmo o STF tendo enviado ofício à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, sobre a decisão do processo 4.430, relatado pelo ministro Dias Toffoli.
Herculano
29/07/2012 19:13
PARA QUEM NÃO ACREDITA...

Em Criciuma, o promotor de Justiça Eleitoral se posicionou pelo registro da candidatura a reeleição de Clésio Salvaro, PSDB. Havia um pedido de impugnação registrado pelo PMDB contra o tucano Salvaro por ele ter sido condenado pela Justiça Eleitoral por abuso do poder econômico e político. Ele ficou inelegível por três anos, prazo que já prescreveu.

Para o promotor Alex Sandro Teixeira da Cruz, Salvaro não se enquadra na Lei da Ficha Limpa, que prevê inelegibilidade por oito anos - caso o agente público tenha agido com dolo e a causa seja obejto de ação de improbidade administrativa. Em 25 páginas, o promotor argumentou que a lei não poderia retroagir. Então...
Herculano
29/07/2012 19:08
A situação das candidaturas de Gaspar, segundo o site do Tribunal Regional Eleitoral, de agora noite.

Adilson Luiz Schmitt, PPS, aguardando julgamento.
Kleber Edson Wn Dall, PMDB, deferida
Pedro Celso Zuchi, PT, deferida com recurso (que é o da impugnação)
Tereza da Trindade, PSD, deferida
LUCIANO DA CUNHA
29/07/2012 18:40
PARA CLEONICE VERGUEIRO

1 NÃO FUI O UNICO A ACONTECER ISTO,

2 ESTA VELOCIDADE DE 60 FOI AS 6:30 DA MANHA POIS OUTRO HORARIO VC NÃO PASSA DE 10,

3 ACABEI ONTEM O CURSO PELA DEFESA CIVIL NA QUAL SEU QUERIDO PREFEITO EVAPOROU NA HORA QUE COMEÇOU AS PERGUNTAS E QUESTIONAMENTOS,

4 PRA FINALIZAR VC JAMAIS VAI PODER FALAR DE MIM SEM ME CONHECER TEM PESSOAS DA ALTA SOCIEDADE DE GASPAR QUE ME CONHECE QUE DESMENTERIAM O QUE VC FALOU,

OUTRA PEDE PRO GILBERTO OS MEUS COMENTARIOS PRINCIPALMENTE SOBRE A LIMPEZA FEITA NA SANTA TEREZINHA,

E O QUE VC JA FEZ PRA GASPAR AINDA ACREDITO QUE VC NEM É NATURAL DE GASPAR.
Herculano
29/07/2012 18:31
Itajaí, como Blumenau e Gaspar, já foi governada pelo PT. Olha só o que escreve o Moacir Pereira. "Quando assumiu a prefeitura pela primeira vez em 1997, Jandir Bellini(PP) encontrou Itajaí em oitavo lugar na arrecadação estadual. A parceria do porto de Itajaí com a iniciativa privada, a partir de 2000, deu nova dinâmica à economia regional. Bellini viu Itajaí vê hoje Itajaí em segundo lugar na receita estadual".

Balneário Camboriu não teve governos petistas. Hoje avança com o bronco e centralizador, Edson Periquito, PMDB. Contestado, ele pelo menos toma decisões. O mesmo Moacir escreveu: Edison Piriquito(PMDB) comemora também dois outros fatos: 1. Assinou contrato com o Hospital Nossa Senhora da Conceição de Curitiba para uma nova gestão do Hospital Ruth Cardoso. Em seis meses, lançará licitação. 2. Terminou projeto de saneamento, eliminando 43 canais de galerias pluviais, que atiravam esgoto no mar. "Substituímos as placas da vergonha (Fatma-'Proibida para banho') pelas placas do orgulho".

Lá como aqui são verbas federais. Só que lá vão para estruturas que solucionem os problemas urbanos, sociais ou protejam a vocação da cidade.
Herculano
29/07/2012 18:17
Domingo, dia 29 de julho de 2012, final da tarde e início da noite. Adivinhem qual era o único ponto de congestionamento na cidade de Gaspar? Avenida das Comunidades, no tal elevado que chamam de viaduto e início da Rua Nereu Ramos, tudo em rireção a Blumenau. E nem era temporada de verão. Com a palavra os especialistas que venderam a tal obra de arte como a solução mágica do trânsito caótico naquela região. Com o espaço, os comunicadores que insistiram em tal basófia. Acorda, Gaspar!
Herculano
29/07/2012 14:44
CASO DA IMPUGANAÇÃO CAMINHA RAPIDAMENTE

Ontem certifique aqui, em primeira mão e com exclusividade (pois bastava acessar o site da justiça eleitoral) que as 16.36 havia dando entrada do recurso contra a sentença que livrou o candidato Pedro Celso Zuchi, PT, da impugnação pedida pelo PPS e DEM.

Pois as 19.28, já havia no espelho a resposta a tal manifestação do PPS e DEM. "Certificado(a) a afixação de edital no mural do Cartório Eleitoral notificando os recorridos para apresentação de contrarrazões em 3 (três) dias (art. 54 da Resolução TSE n. 23.373/2011 - art. 8º, § 1º, da Lei Complementar n. 64/1990)".

Então há gente trabalhando e outras na expectativa.
Herculano
29/07/2012 14:32
Estamos em campanha eleitoral Um exemplo do vale tudo. Está em todos os portais. "Mano Menezes diz que ex-presidente Lula ligou para dar parabéns por classificação".

Eu tentei ligar para o Mano. Ninguém atendeu. Também não fui notícia nacional. Entenderam? E quando esta seleção de jovens perder uma partida, ou a sonhada medalha, quem vai telefonar? José Serra? Paulo Russonamo?

Ratos gostam de esgotos, mas só saem dele para se "refrescar" quando há sol. Por que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da silva, PT, não parabenizou Marina Silva por ter sido ela escolhida em nome do Brasil, por gente sem partido e de fora do Brasil, uma das oito do mundo, para levar a bandeira olímpica na abertura da Olímpiadas? Talvez porque ela ainda pregue e possa ser exemplificada como ética.

Este gol valeu mais que aquele golaço de falta de Neymar. Mas para Lula e o PT, o gol de Marina, uma ex-petista ética, foi feita por outros de outra laia, como os velhos petistas tratam que cobra ética, postura, valores, conduta, respeito ao dinheiro público...
Jairo Pessoa Guimarães
29/07/2012 12:33
Um poema: ?Força e União?

?Prezados!
Já senti na pele, o que é ser fiel a princípios e valores.
Numa corporação estatal, viví o sentimento de negação à influência política na empresa.
Tinha o discurso fácil, de apoio de todos os colegas.
Nas tempestades, ou nas mudanças de governo, são muito poucos os que seguram a onda.
Na sua maioria, se calam, emudecem, como passarinho na muda.
Como a esperar um vento favorável, ou uma chuva na sua horta.
Muitas vezes, os mesmos que condenam a influência política, nestas horas críticas, ficam emudecidos.
São os próprios que fazem a ?dança da chuva?, ou ligam o ?ventilador? em busca do seu próprio vento.
Vão na surdina, em busca do político da vez, chamar a ?brasa para a sua sardinha?, ou a ?azeitona para a sua empada?. Danem-se valores, princípios ou o que seja, querem o seu.
O pior é que na maioria das vezes, levam.
Então, sem querer me intrometer, mas apenas alertar:
Não entreguem os pontos. Não abrandem da postura.
O preço da facilidade com que muitos se entregam, é exatamente este.
A culpa não é só dos políticos, mas de uma grande maioria esclarecida.
Maioria, que na surdina, critica o sistema, mas não abre mão de seus interesses.
Maioria, que chama o político para dentro das instituições, tirando proveioto disto.
Maioria, que faz parecer natural o seu sucesso, a sua ascensão a algum cargo ou função. Mas que não foi.
Portanto, caminhar por estrada larga, é muito fácil.
Difícil é segurar a lama, na estrada estreita e que assim será, até quando se tiver coragem de mudar.
Mudar nossos comportamentos falsos, hiópocritas, dissimulados e convenientes.
Força e união é preciso, pois a maioria sempre vence e a história sempre ensina. ?
Jairo Pessoa Guimarães
Herculano
29/07/2012 11:02
O VALE TUDO DA CAMPANHA. SÃO CRISTÓVÃO FICOU SURDO

A Festa de São Cristóvão, em Gaspar é tradicional. Em ano de eleição é uma boa referência para se ir e ser visto. A festa é dos camioneiros, que possuem fé católica e passam por perigos cada vez mais constantes pelas estradas mal cuidadas, mal sinalizadas, mal policiadas... São Cristóvão é o padroeiro, o protetor dos motoristas

Este ano quem levou a imagem do Santo foi Antônio Assini, da Britagem Barracão.

Mas, o que mais chamou a atenção, e chocou, foi uma candidatura que colocou carros sobre um carro de resgate e para chamar a atenção, abriu o buzinaço. Desrepeito ao santo, a fé, e a procissão, que teve sim, buzinas, mas comedidas, como se fosse preces. O que este tipo de pessoal vai fazer quando eleito, se lhes falta respeito numa simples procissão? Acorda, Gaspar!

gasparense honesto
29/07/2012 10:47
Após as enchentes de 2008 foram construídas em gaspar 10 pontes com o DINHEIRO DO ESTADO nas ruas:
1-bernardo pereira
2-aloísio haendchen
3-nova biguaçú
4-garuba
5-garuba
6-andré schitt
7-josé schmitt sobrinho
8-josé schmitt sobrinho
9-ambrósio spengler
10-oswaldo spengler
E a ponte da avenida das comunidades saiu praticamente ao custo destas 10 pontes.
É ou não é obra superfaturada?
Cleonice Vergueiro
29/07/2012 10:35
Ao sr. Luciano Cunha;

Esta na hora do senhor andar com seu veiculo dentro da velocidade permitida, pois 40;60 por hora seu veiculo não vai ficar no ar.
Respeite as leis.
Caso contrário, o senhor não terá moral nem mesmo para criticar os desmandos de Gaspar. E por falar nisso o que senhor tem feijo para que a nossa cidade melhore, pelo que vejo o senhor é um daqueles mastica chiclete e joga na calçada, se fuma e quando fuma joga a bituca pela janela. Pois quem desrespeitas as leis, faz tudo isso.

Vejo que o senhor ta´mbém é daqueles que fura filas, vai pelo acostamento é um descumpridor das leis. Se literalmente voo no viaduto/elevado é bem por ai mesmo. Toma jeito meu caro.

Outra coisa; estuda um pouco de NETIQUETA, disponivel na internet.

Cleonice Vergueiro

LUCIANO CUHNA
29/07/2012 09:16
AO ALBERTO NICLODELLI

O MURO DA SAMAE , NÃO TEM COMO CONTESTAR A FISICA DO CIMENTO NÃO NASCE CAPIM

VIADUTO DE QUEM VAI SENTIDO CENTRO COLONINHA O DECLIVE É UM PERIGO MEU CARRO FICOU NO AR E AINDA DIZES QUE NÃO É MAL FEITO,

PARA DE PUXAR O SACO DO PREFEITO

AS CALÇADAS DO CENTRO QUANDO CHOVE FORMA VARIAS POUÇAS DE ÁGUAS, VOU PARAR POR AI SE NÃO VAI FALTAR ESPAÇO.
Herculano
29/07/2012 07:57
MILITANTES DO PT NÃO SERÃO AFETADOS PELO EVENTUAL RESULTADO DURO NO JULGAMENTO DO MENSALÃO

Esta observação é da colunsita da Folha de S.Paulo, Eliane Cantanhêde.

Quanto ao efeito nas eleições municipais, o PT teme, os adversários torcem e o professor da USP Lincoln Secco descarta: 75% dos militantes se filiaram nos dois mandatos de Lula. Podem cair canivetes e provas, e eles votarão com o partido.

A questão, portanto, não é como o julgamento afeta o PT. É como - e se - atinge o seu grande eleitor: Lula.
Herculano
29/07/2012 07:51
Resumo do editorial deste domingo do jornal Folha de S. Paulo. Não esperem punições exemplares. As desculpas já estão prontas contra as evidências, provas e argumentos, mesmos os mais sólidos.

Corrupção, corruptos e corruptores estão em todos setores desta nação, inclusive nas teses e nas leis com as suas propositais brechas, ou artimanhas como lei feita pelo paulista e atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, com endereço certo, mas engavetada, quando parlamentar. ela trata da não devolução para o governo das bonificações do veículos de comunicação para as agências de publicidade, até então obrigatória.

Sorrateiramente, esta lei foi validada pela mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, PSDB, aliado do governo e do PT. Ana Arraes foi recem e propositadamente nomeada ministra do Tribunal de Contas da União (órgão que devia fiscalizar e punir os desvios).

Ela produziu um escandaloso relatório, validado pelos demais ministros, afirmando de que a lei do petista Cardoso não só vale, como retroage no tempo, exatamente para livrar os mensaleiros já consagrados em provas que estão nos tribunais, principalmente o publicitário mineiro Marcos Valério, o abastecedor financeiro do esquema fraudulento do mensalão.

Como se vê é coisa de gang ou quadrilha como o próprio procurador geral da República nominou este esquema. Mas, todos esperam a absolvição pois desviaram em nome de uma causa: a luta de esquerda, o poder e livrar o Brasil e os brasileiros dos neoliberais (?), do PSDB e principalmente de Fernando Henrique Cardoso, o privatista, o que inventou o Plano Real que deu certo, o que....

Esta gang se espalha. por estados e municípios com a mesma sanha ecada vez mais forte.

À espera do mensalão

Complexidade do processo e teor das provas dificultam condenações pelo Supremo, cuja decisão emitirá um sinal sobre o futuro da corrupção.

Pedras no caminho. O que dificulta o julgamento.

Mais de 50mil páginas de processo
Mais de mil decisões individuais; 38 réus
No mínimo um mês de julgamento
Provas para a compra de apoio parlamentar e para a origem pública de recursos desviados
Aposentadoria do ministro Cézar Peluzzo (3 set)

Sob qualquer ângulo que se considere, é superlativo o desafio que o Supremo Tribunal Federal (STF) enfrentará a partir de quinta-feira, com o julgamento do mensalão.

Não se trata somente do maior processo nos 121 anos de história do tribunal, mas também do caso mais complexo - e de maior impacto político- que terá sido levado ao exame da corte.

Não é exagero dizer que está em julgamento aquilo que a sociedade aceita ou rejeita na esfera das práticas políticas.

Não teria cabimento imaginar que o Supremo se transformasse num tribunal de exceção em nome da moralidade pública. Mas, sem ultrapassar os limites da técnica jurídica, caberá à corte fixar um parâmetro histórico apto a coibir futuros abusos no exercício do poder.



quebra tijela 3ºs
28/07/2012 23:22
Sr. Paulo Henrique (Marco Aurelio)


O Sr. afirma que respeitar estratégia, signinfica continuar mamando nas tetas da prefeitura, e perder o equilibrio, o controle da situação até chutar o balde é o correto! Que gestor público é esse? Que não consegue substituir gradativamente pessoas que incomodam.
O Sr. esclarece com isso onde está sua fraqueza, na argumentação, talvez seja por qual o motivo que o Magistrado não tenha aceito seu pedido de impugnação da candidatura do excelentíssimo Sr. Prefeito, já parou para pensar em formar uma equipe, para a próxima tentativa não ser outro tiro no pé.
Candidatura, eleição não se faz mais com barulho, com falatório, com blef de milhão em apoio e sim com trabalho e em equipe.
E finalizando, eu concordo que o elevado é muito ingrime e em curva e com falta de sinalização, que não temos segurança pública, que a atual gestão não fez nada pela educação e colocar quem colocou na defesa cívil foi o fim, mas quem fez algo melhor?
Mas dar a entrevista e dizer que a culpa das besteiras faladas é da rádio, me faz um favor vai.
Roberto Sombrio
28/07/2012 22:38
Não levam nada a sério mesmo. A água é o elemento mais impressionante da Terra e não respeita nada, daí a evolução científica do homem em suas pesquisas no intuito de controlar sua, as vezes, fúria. Na enchente de 1983 aconteceu um desastre na região da Itoupava Norte em Blumenau. A prefeitura de lá com base em cotas consideradas corretas por experiência em enchentes anteriores, autorizou a construção de diversas empresas naquele bairro em áreas consideradas livres de enchente até 16 metros.
O volume e força da água em 83 arrastou entulhos em quantidade acima do esperado criando uma barreira sob a ponte da rua Santa Catarina, bloqueando a passagem do rio, o que provocou um aumento de quase dois metros a mais na altura da enchente, daquele ponto para cima. O comércio e a industria sofreram duras perdas e a revolta contra o governo municipal, que foi considerado incompetente por informar uma cota "fictícia".
A água reage de forma diferente de acordo com os abstáculos que enfrenta. Razão pela qual Blumenau gastou milhares de reais na busca das cotas corretas nos diversos pontos do municipio, possibilitando a prevenção e fuga da população que jamais deve ser pega de surpresa.
O sucesso de um grupo, uma cidade e uma nação depende unicamente do pensamento dos seus integrantes.
Vou guardar com carinho minha trena que é um pouco mais moderna e custou quase R$ 25,00. Posso um dia fazer uso dela para medir a evolução e volume da água no piscinão do zucco e salvar Gaspar ou quem sabe daqui a milhares de anos quando a tecnologia dos cientistas (que desnudam a cada segundo o que já foi descoberto ou inventado) se surpreenderem que no século 21 usavam uma trena para medir a altura do nível irregular da água. A diferença de altura entre os oceanos Pacífico e Atlântico obrigou o homem a construir o Canal do Panamá com comportas e eclusas. Pois é! Ainda bem que o Brasil só tem 74% de analfabetos funcionais porque senão já seríamos a primeira economia do mundo.
"Us americanu e us chineis qui çê cuide qui nois tomo qui tomo i tomo cheganu lá" eh! eh! eh!
Alberto Niclodelli
28/07/2012 22:07
Luciano. Você está delirando? Quer aparecer? Preço de banana? Onde você viu ou ouviu isto? Vá lá nas páginas de licitações da prefeitura e olhe cada uma, principalmente aquelas tomadas de preços. Quer dois exemplos de coisas baratas (e "bem feitas")? A nova feira livre, o muro do Samae. Não vou citar a creche do bairro Sete, o tal viaduto, a reurbanização do Centro, a drenagem do Santa Terezinha, a...
LUCIANO DA CUNHA
28/07/2012 20:41
AO SIDNEI REINERT

TRABALHEI COMO DE SERVENTE DE PEDREIRO E APRENDI,
COBRO 9,00 REAIS A HORA VC DEIXARIA EU CONSTRUIR SUA CASA,

É ASSIM QUE A PREFEITURA FEZ COM AS OBRAS DE GASPAR,

O MENOR PREÇO LEVOU E TAI TUDO PELA METADE E MAU FEITO,

O PROJETO DA PONTE ERA PRA 1 ANO E SE CONTINUAR NESSE RITIMO TERMINA A COPA NO BRASIL E A PONTE NÃO ESTA PRONTA PORQUE VC NÃO COMENTA SOBRE O ACIDENTE NO VIADUTO.
Paulo Henrique
28/07/2012 19:53
Ao Quebra-tijela

Dr. Herculano, boa noite.

A minha participação aqui tem sido pontual, muito pontual. Evito-a. Há tempos estava para fazer esta observação. Contudo, sempre julguei que pudesse favorecer a vítima em questão. Mas, como a ladainha continua com o mesmo tom, prefiro esclarecer ao que sei e observo.

O ex-prefeito Adilson, na minha avaliação, continua mal assessorado, e por isso, tomado de medo ou atitudes equivocadas para esclarecer o que exatamente aconteceu com ele naqueles dias que antecederam aquela famosa entrevista na rádio.

Adilson errou em conteúdo, na dose e estratégia, como bem definiu o que se identificou neste espaço plural como Quebra-tijela. Mas acertou no alvo.

Conheço Gaspar, boa parte da sua elite e um pouco daquela história. Quando todos se uniram para derrotar o PT, o grupo "usou" um candidato com chances e capaz de dar a cara para bater. E o Adilson foi a carta da vez. Com a vitória, surpreendente e no último segundo, veio também o preço, a partilha, a chantagem e a cobrança daquela conta de "apoios" tão contranstantes.

Adilson fingiu que aquilo não era um jogo e que ele então, não estava amarrado. Pensou estar solto. Eleito e com a caneta na mão, podia tudo, inclusive descartar os indesejáveis e aninhar os preferidos. Mais, quis apenas dar uma de honesto, reinventar o mundo político e dos políticos.

Mal orientado, fez bobagens. Além de não entrar no jogo dos que armaram a sua vitória, quis denunciar alguns jogadores que insistiam em não jogar no time que ele teimava em ser o treinador. Perdeu, como perdem os treinadores dos nossos times de futebol para a armação dos jogadores, ou de parte deles para levar vantagens para si e seus "empresários" (um perigo e verdadeiros ases de interesses deste jogo). E vai perder sempre. A política não é para ingênuos, honestos e nem traíras, infelizmente.

Desta vez todos que estavam com Adilson naqueles dias se dividiram, mas mesmo em lados diferentes, todos querem vingar o Adilson: o PT porque Adilson e seu fiel escudeiro, o Aurélio, não deixaram o prefeito Zuchi e o PT em paz depois da derrota de 2008, além de não esquecerem a de 2004; e os demais - que já foram parceiros na eleição de 2004 - porque tiveram um divórcio litigioso, anunciado publicamente e na partilha, experimentaram prejuízos de toda a ordem e do qual não conseguem reerguer passados quase quatro anos.

Quando o Quebra-tijela se refere "em política existe uma coisa chamada estratégia que deve ser respeitada", ele quer dizer na verdade: podíamos estar todos bem, mamando no poder e comemorando, como o PT faz agora e não temos condições de contestá-los, nem mesmo judicialmente. Por causa de você e da sua mania de não dividir o bolo, vamos todos morrer mais uma vez na praia. Mas, você, vai morrer primeiro e para sempre. Esta é a nossa vingança...

Eu só não entendo por que o Adilson não conta esta história de forma clara na campanha.
Aurélio Marcos de Souza
28/07/2012 19:03
Dr Herculano esperar que Tribunais façam o que o leitor deveria fazer é por demais. O povo coloca muitas vezes erradamente e para tirar temos que nos socorrer aos Tribunais.

Herculano
28/07/2012 18:48
SEDE REMODELADA. BAIRRO À MERCÊ DAS ÁGUAS E DO DESCASO PÚBLICO

O presidente da Associação de Moradores do Barirro Bela Vista em Gaspar, Pedro José Garcia, é um homem dedicado. É um dos raros que ainda acredita em políticos e suas promessas pela comunidade.

Como dedicado, remodelou a sede da Associação. Fez parcerias. Aglutinou desgarrados. Fez do abandono da sede física da Associação um grande gol para a sua administração apolítica.

Como um ingênuo que acredita em políticos está prestes a passar um recibo que o desqualifica. Está chovendo. Os problemas do bairro estão na mente, na apreensão e nas portas de todos do bairro, muitos deles eleitores em Blumenau. É a ameaça da água, da falta de drenagem, do dique, isto para não falar na reurbanização, asfaltamento, outras melhorias e reivindicações.

Perguntar não ofende. Cadê a verba (e as obras, é claro) prometida pelo assessor do deputado Décio Neri de Lima, no gabinete do prefeito Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa? Daquilo, até agora, só foto, propaganda e muita entrevista nas rádios locais e de Blumenau. Estou exagerando? Reproduzo a reportagem do dia 18 de outubro de 2011 no portal Cruzeiro do Vale. A conclusão é dos leitores e leitoras deste espaço. Acorda, Gaspar!

Décio Lima promete 1 milhão para obras de drenagem do Bela Vista

Todo verão o problema se repete. O dia amanhece quente e ao findar da tarde o céu fica negro, anunciando mais uma tempestade que irá alagar a rua Amazonas e suas transversais. O problema enfrentado anualmente pelos moradores do bairro Bela Vista está com os dias contados. Uma emenda de R$1 milhão foi anunciada pelo deputado federal Décio Lima, PT, nesta terça-feira, 18. Os recursos sairão da bancada do deputado, que ouviu o clamor levantado pela Associação de Moradores do bairro.

A notícia chegou em boa hora e mesmo sendo ainda apenas uma promessa, já é comemorada pelo presidente da entidade, Pedro Garcia. "Estamos cansados de sofrer com as enxurradas e desde que a obra do IF-SC foi executada a situação piorou. Os moradores estão insatisfeitos e querem uma solução, por isso fomos pedir ajuda ao deputado, que nos ouviu prontamente", afirma o líder comunitário.

Na manhã desta terça-feira, 18, Pedro Garcia, outras lideranças do bairro, o vereador Jorge Luis Wiltuschnig, PT (e morador do bairro) e o secretário do deputado federal, Izaltinho Pedron, estiveram com o prefeito Celso Zuchi, para dar a boa notícia do envio da verba e pedir apoio da Administração Municipal. "A Associação colocou sua necessidade, que é a obra de escoamento das águas para acabar com as enxurradas. Agora a Prefeitura terá que providenciar o projeto para que possamos aprovar esta emenda", explica Pedron.

A emenda prometida deve chegar a partir de janeiro de 2012. Após ouvir a comunidade, Zuchi, que estava acompanhado do seu secretário de Obras Soly Waltrick e da vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, assumiu o compromisso de providenciar os projetos necessários para que a emenda seja aprovada e a comunidade do Bela Vista seja atendida. Além disso, a contrapartida do Município será o investimento nas comportas do bairro, que já foram recuperadas, mas ainda dependem de bomba e motor para que funcionem em casos de enchentes como a sofrida no mês de setembro passado.
Herculano
28/07/2012 18:29
PPS E DEM DE GASPAR RECORREM AO TRIBUNAL PELA IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI

O recurso no Tribunal Regional Eleitoral contra a decisão do juizo eleitoral de Gaspar que deferiu a candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, e não aceitou a impugnação proposta pelo PPS e o DEM, foi protolocado na tarde deste sábado (16.36, segundo o espelho da Justiça e disponível na internet), pelo advogado dos partidos nesta causa, Aurélio Marcos de Souza.

E o que ele alega para isto?

Em primeiro lugar, o recurso tenta desqualificar a tese da defesa de que o prefeito de Gaspar teve julgamentos políticos e não técnicos no Tribunal de Conta nos fatos alegados para a impugnação. Ou seja, os argumentos de afronta a legislação administrativa em vigor, não devem ser considerados em função do resultado que os julgamentos pretenderam dar ao infrator.

Segundo, o advogado Aurélio Marcos tenta com o recurso que a matéria suba para os tribunais para ser melhor discutida. "Esta eleição é um divisor de águas, no que tange a aplicabilidade da lei 135/2010 ( a Lei da Ficha Limpa)". Entende ainda Aurélio Marcos que esta matéria ainda não foi alvo de discusão após a entrada em vigor e o posicionamento do Supremo Tribunal Federal. "Quem sabe não seja a Ação que estaria se precisando para que os tribunais superiores se manifestassem?", indaga ele.
quebra-tijela 3ºs
28/07/2012 18:05
Sr. Observador (Aurelio Marcos)

Se não fosse a vaidade do seu candidato e as besteiras feitas, em quanto gestor publico e a falta de respeito com parceiros em potencial, talvez não estivesse tão caro cobrar essa fatura.
Em politica existe uma coisa chamada estratégia que devem ser respeitadas.
Herculano
28/07/2012 16:30
DA SÉRIE ESPELHO, ESPELHO MEU SEGUNDO O PT: HÁ NESTE MUNDO GENTE MAIS RECONHECIDA E MERITÓRIA DO QUE EU?

Abaixo, eu postei pela manhã um artigo da revista Veja dando conta de que o PT, o Governo e a presidente Dilma viraram bichos quando souberam e viram a ex-petista, a ex-verde, a ex-senadora e ex-candidata a presidente, Marina Silva, entrar no estádio olímpico em Londres, carregando a bandeira olímpica, branca para a paz e símbolo da união dos povos, pelos anéis.

E Marina Silva não foi escolhida pelos atributos ou ações políticas partidárias, mas pela origem, discurso, integridade moral e ética, causa (o meio ambiente), persistência e coerência.

O PT não pode ver o sucesso dos outros. Basta relembrar o que aconteceu ao PSDB, ao Plano Real, as ações sociais (todas elas apropriadas e revitalizadas pelo PT) e principalmente ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o fio condutor de todo o processo. Bom mas este assunto é velho. É passado.

Vamos ao novo alvo da demonstração de insanidade própria dos ditadores. É na verdade, clara de ciúme do reconhecidmento e competência alheia. Talvez resida ai a idolatria doentia por Cuba (e seu regime sem liberdade alguma), Fidel (e sua ideias débeis que escraviza e humilha as pessoas de lá), Chaves...

E esse pessoal que governa o Brasil hoje, feito de nanicos éticos, incompetentes administrativamente e intolerantes para o diálogo, está inconformado. Na sequência, publico, a mesma notícia, mas desta vez, do jornal O Estado de S. Paulo. Ela retrata a miséria de um governo, feito de gente incompreensivelmente indigente, que se acham os donos do mundo, da verdade e da palavra (e muitos acreditam piamente nisto) e que quer sabotar e enterrar os valores éticos e de reconhecimento no Brasil.

Se Marina Silva fosse da gang que assalta o país com falsos discursos, promessas, acusações, armações, verbas e dúvidas, ela seria uma heroína, inclusive, na mídia. Outra: antes que me acusem de cumplice pelo que escrevo, não votei em Marina. Então vamos ao texto do Estadão. Ele é bem mais claro.

Marina diz que governo brasileiro tentou 'apequenar' sua participação na cerimônia olímpica. Ex-ministra ofuscou a participação de Dilma e chorou ao saber da reação da presidente.

Adriana Carranca - Enviada Especial de Londres
Em entrevista ao Estado, em Londres, Marina Silva disse que o governo brasileiro tentou "apequenar" a sua participação na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2012, ontem, "em uma disputa política". A ex-ministra chorou ao saber sobre a reação da presidente Dilma Rousseff e de ministros e disse que a equipe de Dilma "não sabe separar as coisas."

A convite do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog), Marina entrou carregando a bandeira olímpica na festa de abertura do evento, ao lado de nomes como Haile Gebrselassie, Ban Ki Moon, Shami Chakrabarti e Muhammad Ali. Ela é reconhecida internacionalmente por sua luta em defesa do meio ambiente. A situação gerou constrangimento, porque Marina é adversária política de Dilma, cuja presença como presidente do país que será a próxima sede dos Jogos Olímpicos foi ofuscada pela ex-ministra.

"Não acho que a gente deve apequenar isso em uma disputa política. Aqui é o interesse maior do Brasil. Isso me entristece", disse Marina, no Hotel Corinthia, onde está hospedada a convite do Locog, na capital londrina. A ex-ministra disse que esperava apoio da comitiva brasileira e, principalmente, da presidente Dilma para a sua participação. "Meu apelo é para a presidente Dilma: que a causa que eu represento, e ali não era eu como figura política, não seja uma afronta para o Brasil, que seja uma dádiva. Porque eu tenho tanto respeito pelo Brasil pela nossa história e a presidente Dilma sabe como, na minha divergência, eu sou leal. As pessoas com quem eu convivi durante 30 anos não são meus inimigos. Do mesmo jeito que eu fico feliz de ver as autoridades brasileiras cumprindo seu papel num evento dessa magnitude, eu imaginava que, nesse momento, eles não misturariam as coisas. Eu estou aqui em nome de uma causa que na história do Brasil é de todos nós. Começou lá atrás com o Chico Mendes e o presidente Lula, como companheiro do Chico Mendes, tem participação nisso."

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ironizou a participação da ex-ministra no evento dizendo que o motivo foi o fato de que "Marina sempre teve boa relação com as casas reais da Europa e com a aristocracia europeia". Os dois são inimigos políticos desde que bateram de frente nas discussões sobre o Código Florestal. Marina, no entanto, preferiu "relevar" as declarações do ministro. E disse que gostaria que Rebelo "entrasse no espírito olímpico sugerido por aquela cerimônia". "Não quero apequenar esse momento com qualquer tipo de desconstrução da grandiosidade de saber que o Brasil é uma referência na luta ambiental pelo mundo. Desconsiderar isso é o mesmo que desconsiderar toda a contribuição dada pelo PT na construção da democracia brasileira", reagiu."Eu estava ali pela causa que defendemos do desenvolvimento sustentável, quando digo defendemos, falo de todos aqueles que acreditam que o mundo precisa mudar. Não sou oposição ao governo da presidente Dilma, eu apenas tenho uma posição. Mas há quem não entenda assim."

Segundo Marina, o convite do Locog para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres também a surpreendeu. Os organizadores a sondaram no domingo para saber se concordaria com o uso de sua imagem no evento e apenas na terça-feira confirmaram como seria a sua participação. Marina desembarcou em Londres na quinta-feira. Sobre manter segredo, disse que foi instruída pelo Locog. "Eu fiz como eles me disseram. Falei apenas com meus filhos e maridos e pedindo a eles segredo. Não tinha como revelar isso ao governo, a ninguém. Foi um pedido", disse. "Vim para cá com o espírito olímpico de lutar pelo Brasil, pela paz, pelo desenvolvimento sustentável e eu posso te dizer que quando passei ali diante das autoridades, eu senti uma boa dose de orgulho de saber que nesses 500 anos de história do Brasil nós tínhamos eleito a primeira mulher presidente da República. Era esse espírito que estava ali presente." Marina disse que as críticas do governo não importam. "O mais importante é que estou fazendo meu trabalho. E isso ficará como legado para o Brasil."
sidnei reinert
28/07/2012 15:34
Vocês que criticam a construção do viaduto? ponte? são reclamões mau agradecidos é só pensar um pouco.
Agora com a ameaça de mais uma enchente aquela parte debaixo da ponte,o famoso piscinão do zuccoo? servirá de base para saber a evolução do volume de água do rio itajaí,pois dizem ser lá o primeiro lugar a fazer água no caso de enchente.
Blumenau gastou dezenas de milhares de reais em aparelhagem para saber a metragem da água,câmeras de monitoramento,etc,e aqui em gaspar é só descer uma trena de cima da ponte que custa uns 20,00 que já servirá de régua para medição que qualquer pessoa pode fazer a leitura
é só esperar com quantos metros está em blumenau para começar a entrar água debaixo da ponte e ali estará a primeira cota da enchente de gaspar.
Vocês só sabem criticar e achar maldade e ainda dizem que administração municipal é incomPTente.KKKKK
ACORDA GASPAR$$$
Herculano
28/07/2012 13:03
O PT, O GOVERNO E A PRESIDENTE DILMA VANA ROUSSEFF ESTÃO INCONFORMADOS. FORAM SURPREENDIDOS E NÃO PUDERAM BOICOTAR, CENSURAR, CHANTAGEAR, EXIGIR A RETIRADA OU ESCONDER A PRESENÇA DE MARINA SILVA NA CERIMÔNIA DE ABERTURA DAS OLIMPÍADAS, EM LONDRES. PEQUENOS. E AINDA QUEREM FAZER UMA OLIMPÍADA AQUI. FALTAM-LHES O EXPÍRITO DEMOCRÁTICO E PLURAL QUE INSPIRA O ESPÍRITO OLÍMPICO.

O texto é da Veja. Ele por si só explica e mostra como funciona a vaidade e a ditadura deste pessoal. Como ainda não possui uma rede de influência na Europa e na Inglaterra, para fazer o que fez com o Paraguai recentemente, os nossos bolivarianos estão de ressaca, tramando uma vingança. Pode? Aqui tudo pode...


Homenagem a Marina Silva causa mal-estar entre ministros. A presença da ex-senadora na cerimônia de abertura da Olimpíada, em Londres, pegou a todos de surpresa, inclusive a presidente Dilma Rousseff.

A presença da ex-senadora Marina Silva na cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres, antecipada pelo site de VEJA nesta sexta-feira, causou mal-estar entre os ministros do governo Dilma Rousseff. A participação pegou a todos de surpresa, inclusive a própria presidente.

Marina entrou carregando a bandeira com os anéis olímpicos ao lado de outras sete personalidades que ali representavam a luta pela paz mundial, entre os quais o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e o maestro argentino Daniel Barenboim. O convite partiu do Comitê Olímpico Internacional, sem o conhecimento do governo brasileiro, e foi mantido em sigilo. A ex-ministra é reconhecida internacionalmente por seu trabalho de defesa do meio ambiente.

A situação criou constrangimento porque Marina não tem boas relações com Dilma e acabou encobrindo a presença da presidente do próximo país-sede da Olimpíada na cerimônia de abertura de Londres. "Marina sempre teve boa relação com as casas reais da Europa e com a aristocracia europeia", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, adversário político de Marina na polêmica do Código Florestal. "Não podemos determinar quem as casas reais escolhem, fazer o quê?", disse.

O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que a primeira reação foi de surpresa. Para ele, o COI deveria ter feito um melhor trabalho de comunicação com o governo brasileiro. "É óbvio que seria mais adequado por parte do COI e da organização do evento que houvesse um diálogo de forma mais concreta com o governo brasileiro para a escolha das pessoas", disse, sem deixar de reconhecer a importância do trabalho ambiental de Marina.

Para outro membro da delegação, que pediu para não ser identificado, o que o COI fez foi o equivalente a convidar um membro da oposição britânica para um evento no Brasil que tenha o governo de Londres como convidado especial.

Marina explicou que só recebeu o convite na última terça-feira, dia 24. Sobre Dilma, insistiu em não criar polêmica, dizendo que "sentia orgulho" em ver a primeira presidente mulher do país na arquibancada do Estádio Olímpico. Durante a cerimônia, a presidente foi mostrada pelas câmeras oficiais por menos de cinco segundos, enquanto a entrada de Marina foi amplamente comentada, destacando sua luta pelo meio ambiente. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, só ficou sabendo da presença de Marina já no Estádio Olímpico. "Foi surpresa", disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp.

Os governos do Brasil e o Reino Unido vêm mantendo relação estreita e trabalho em diversas iniciativas de cooperação para a preparação dos Jogos. Mesmo assim, o relacionamento não impediu a situação de saia justa para a comitiva de Dilma em Londres.
Observador-mor
28/07/2012 12:42
O brasil é o país da diversidade,fazem as leis deixam as brechas, e aí vem a justiça com a singela desculpa: dentro do meu entendimento eu condeno, aí vem outro togado( que talvez nem tenha lido o recurso ) e diz ? eu acho que vou absolver, e aí no meio deste "cipoal" de contradições ficamos nós, feito uns "patetas" não sabendo se vale mesmo a lei ficha limpa que fala em condenação por "órgão colegiado" , ou o que vale é o "transito em julgado" .

Lá no Mato grosso,houve impugnações por improbidade, a Lei é a mesma mas as "interpretações" ficam a bel prazer do magistrado.

O ministério público ,(no caso caminhão pipa) diz: houve grave dano ao erário publico de Gaspar,já que se pagou o dobro do valor do caminhão,portanto:

A Condenação por Improbidade ;por si só; parte da premissa que o indivíduo não teve zelo pela coisa pública,pré requisito indispensável para o exercício de cargo público,portanto por consequencia,esta condenação tem que acarretar a inegibilidade. Esta é uma singela interpretação do "FICHA LIMPA". O resto são dissimulações,de quem quer abafar o odor da corrupção,com perfumaria barata.
Herculano
28/07/2012 08:08
O MAIOR ROUBO E ATO DE CORRUPÇÃO NÃO É O MENSALÃO

Discordo, frontalmente, da afirmação abaixo do procurador geral da República, Roberto Gurgel. O mensalão foi o maior caso (comprava inclusive os votos políticos no Congresso). O maior de todos e incontrolável acontece, somado e bem articulado, nos estados e municípios, com os rios de verbas Federais "liberadas" para obras que nunca acabam, superfaturadas, propositadamente mal feitas, e em alguns casos nem executadas. Este sim, é um trabalho de uma quadrilha organizada e dela não há força administrativa e judicial para combatê-la.

Está tudo contaminado. Todos nos roubando, dia e noite, na nossa frente, recursos que nós mesmos pagamos para os governos em pesados impostos. Eles driblam, e a Justiça e os Tribunais de Contas ajudam no deboche, mandam para o lixo leis. Inclusive as
de origem popular que dariam um freio mínimo neste escárnio, como a Ficha Limpa. Estes, estão todos ai, disputando as eleições, com planos de assaltos e prontos paa assumir o papel da corrupção e roubo, discarado e disfarçado, nos municípios.

E a maioria deles, exatamente porque pertence ao esquema nasce em Brasília, estão com reais chances de perpertuar ad dúvidas e o roubo contra o nosso suado dinheiro, para alimentar o patrimônio e o poder para poucos.
Herculano
28/07/2012 07:47
Está na edição deste sábado do jornal Folha de S.Paulo

MENSALÃO FOI O MAIOR CASO DE CORRUPÇÃO DO PAÍS, DIZ GURGEL.

Procurador da República encaminhou uma última manifestação ao STF.
No texto, ele afirma aos ministros do Supremo que esquema foi o 'mais atrevido e escandaloso' já flagrado no Brasil

FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

Em sua última manifestação formal antes do início do julgamento do mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou aos ministros do Supremo Tribunal Federal um documento no qual afirma que o caso foi "o mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro público flagrado no Brasil".

A expressão faz parte de um vasto memorial que foi entregue na última semana aos 11 integrantes do Supremo e obtido pela Folha. O julgamento começa na quinta.

Ao enviar o material, Gurgel visa facilitar o trabalho dos ministros, caso advogados contestem provas citadas pela acusação, ou afirmem que não existem indícios sobre um ou outro ponto.

O que Gurgel fez foi pinçar das mais de 50 mil páginas do processo o que chamou de "principais provas" contra os acusados. Esses documentos (como perícias, depoimentos e interrogatórios) foram separados pelo nome de cada réu, em dois volumes.

Nos últimos dias, advogados de defesa também entregaram os seus memoriais.

No texto em que Gurgel chama o mensalão de o mais "escandaloso esquema", o procurador retoma uma frase que usou nas alegações finais, enviadas ao Supremo no ano passado, quando havia dito que a atuação do STF deveria servir de exemplo contra atos de corrupção.

Agora, diz que "a atuação do Supremo Tribunal Federal servirá de exemplo, verdadeiro paradigma histórico, para todo o Poder Judiciário brasileiro e, principalmente, para toda a sociedade, a fim de que os atos de corrupção, mazela desgraçada e insistentemente epidêmica no Brasil, sejam tratados com rigor necessário".

Em outro ponto, ele afirma que o mensalão representou "um sistema de enorme movimentação financeira à margem da legalidade, com o objetivo espúrio de comprar os votos de parlamentares tidos como especialmente relevantes pelos líderes criminosos."

Em sua manifestação final, Gurgel tentou relembrar alguns detalhes fundamentais, como o papel do núcleo financeiro do esquema.

"Impressiona constatar que as ações dos dirigentes do Banco Rural perpassaram todas as etapas do esquema ilícito, desde sua origem (financiamento), passando pela sua operacionalização (distribuição) e, ao final, garantindo a sua impunidade pela omissão na comunicação das operações suspeitas aos órgãos de controle", afirma.

Ao resumir o que a ação contém, o procurador concluiu: "Colheu-se um substancioso conjunto de provas que não deixa dúvidas à procedência de acusação".
Roberto Sombrio
27/07/2012 22:02
Calma gente! Agora me dei conta do que escrevi. Na verdade falta a prefeitura divulgar, ou acredito é uma surpresa, que estão guardando a sete chaves para ser apresentada após as eleições. De novo o povo está errado e como sempre são apressadinhos e estão usando o viaduto para transitar com carros. O que o governo municipal está construindo em Gaspar e vai inaugurar até o final de 2012 é nada mais nada menos do que a mais completa e histórica pista de MOTO TRIAL da "América Latrina". A largada é em frente a Linhas Círculo seguindo em direção da Av. das Comunidades e como primeira dificuldade o grande salto sobre o viaduto, segunda dificuldade subir a tela de contenção do morro do SAMAE, desce, contornando a prefeitura em direçao à ponte Hercílio Deeke enfrentando a terceira dificuldade que é saltar lateralmente de uma barra de trilho para a outra que estão na pista equilibrando-se sobre a moto. As barrinhas de ferro que estão em pé no centro da ponte serão para fixar bandeirinhas coloridas alegrando mais a prova. Quem souber de outras etapas de dificuldade deste impressionante campeonato me conte que não conheço todos.
Herculano
27/07/2012 21:32
VEM MAIS CHUVAS POR AI

Os serviços de meteterologia dão conta que virá uma frente quente. Ou seja, o ar quente que está no centro do país, se encontrará com a frente fria e produzirá chuvas. Este choque e chuva se dará sobre parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O vale do Itajaí, poderá ser afetado. Gaspar também.Então cadê as cotas de enchente da nossa Defesa Civil no caso de uma emergência? Acorda, Gaspar!
Herculano
27/07/2012 20:23
Gato escaldado tem medo é de água fria. "Gaspar já mostrou que nenhuma eleição está totalmente ganha ou totalmente perdida", alertou a gasparense honorária e ministra de Relações Institucionais da presidência da República, Ideli Salvatti, sobre o favoritismo do PT daqui.
Herculano
27/07/2012 20:15
OBRAS DA PONTE DE ILHOTA VÃO RECOMEÇAR. ESTAMOS EM ÉPOCA DE CAMPANHA ELEITORAL. VALE TUDO

O próprio prefeito Ademar Felisky, PMDB, telefonou esta tarde para as redações dos veículos de comunicação de Gaspar e Blumenau, de algo que acontecia em Florianópolis. O Governador Raimundo Colombo, PSD, vem na terça, dia 31, a Ilhota, as 11 horas dar a notícia de viva voz para os ilhotenses, ou seja, vem fazer comício político.

O Jornal de Santa Catarina, movido por informações de políticas que não checou tecnicamente e não desmentiu até hoje, estampou uma capa inteira dizendo no início do ano afirmando que a Ponte da Saudade estaria pronta no final do ano. Está parada há mais de dois meses. Quem vai pegar as obras. A segunda colocada na licitação que aceitou tocar o assunto.

No início de maio e empresa JM Terraplenagem e Construções anunciou a desistência de concluir a obra. Na época, elencou uma série de motivos para justificar o pedido de rescisão do contrato, entre eles, atrasos nos pagamentos e indefinições sobre o projeto da estrutura. Dos R$ 35 milhões orçados para a obra, a JM diz ter recebido cerca de R$ 11 milhões, referente a terraplenagem e acessos.

Quem quer construir pontes de verdade, devem começar pela fundações, pilares, treliças e a ponte em si, como faz o governo de Blumenau com a ponte do Badenfurt. Ilhota prefereiu começar pelos acessos que levaram todos ao rio onde quase morreram afogados. A ponte de Gaspar está no mesmo caminho.
Carvalho
27/07/2012 20:05
Ponte do Vale

Vendo todo alardeio que se fez e que se faz sobre a "ponte do vale", desde a solenidade pública e foguetório que houve, no dia do início da obra, parecia 2013 chegando mais cedo. Assistí ao vídeo que mostra como será construída. Esse vídeo feito com animação em 3D, com imagens da planta, e de outras pontes (acredito eu) feitas pela empresa, vencedora da licitação. No vídeo mostran todo quantitativo de materiais que serão usados na construção da ponte do vale: ferro, aço, concreto, empregos gerados, etc.
Ao observar bem o desenho do projeto, fica evidente que essa ponte ficará muito alta, em relação a ponte Hercílio Deeke. Isso será muito bom para quem gosta de praticar esporte radicais, tipo aquele que as pessoas saltam no ar, amarrados por uma corda elástica.

Mas o que mais me chamou atenção é o fato da ponte do vale, não oferecer acesso ao moradores da estrada geral da lagoa. A ponte ligará o trânsito da rodovia Jorge Lacerda ao da trânsito da BR 470, na margem esquerda, e com certeza a ponte servirá grandemente ao transporte rodoviário, carretas, caminhões de todo tamanho que passam todos os dias por Gaspar. Pergunto, E os moradores da Lagoa? terão que acessar a BR 470 para usar a ponte? como serão esses acessos? No desenho da planta, nem na animação feita, não se vê nada disso.
Com certeza, essa ponte foi mal projetada, observem e vejam que estou certo. Na saída da ponte na margem direita,ao lado do ginásio João do Santos. O desenho do projeto, mostra que todo fluxo de trânsito vindo da BR 470, desembocará numa minuscula rotatória.
Imaginem só, alta temporada...verão, como ficará o trânsito, juntando o fluxo de trânsito da rodovia Jorge Lacerda, com o da BR 470. Todo movimento se encontrando nessa rotatório!
Pergunto novamente. Será que essa gente, que trabalha com a bunda na cadeira, e são pagos para planejar (e muito bem pagos!) Será que eles não enxergam isso? Pelo o que parece, eles nunca transitaram no trevo da Parolli, o trevo que da acesso a rodovia Ivo Silveira, bairro Santa Terezinha, e a cidade de Brusque. Quero mencionar também o exemplo de Blumenau, na Ponta Aguda. Quem passa por alí sabe, o trânsito que sai da ponte dos Arcos para rua República Argentina. Já viram a fila que forma? já ficaram presos no congestionamento, filas que se formam lá?
Pois assim será na rotatória da nova ponte, se ela for mesmo concluída como está no projeto. E realmente é triste para os gasparenses, pois essa ponte vai beneficiar mais o transporte rodoviário, pois não terá acesso nem de ida nem de volta, para a estrada geral da lagoa.

Com a palavra os comissionados e defensores do PT!
LUCIANO DA CUNHA
27/07/2012 19:20
AOS GASPARENSES

PASSEI PELO VIADUTO SENTIDO GASPAR BNU E ESTAVA DIRIGINDO A 60 KM POR HORA E AO DESCER O CARRO FICOU NO AR É MUITO MAU FEITO,

BOM, O QUE O PT FEZ BEM FEITO?
Carcaça
27/07/2012 19:16
Sr. Herculano;

De forma alguma quis desmerecer o Sr. Emerson, apenas disse que foi ele que iniciou este projeto, que inclusive pode dar certo, vamos esperar.
Portanto, não cabe nenhum desmerecimento o fato de eu não saber se ele é soldado, sargento ou tenente. Quanto ao Soly, sem comentários,
Inaugurar o quê se não está pronto?
Luiz Carlos
27/07/2012 17:21
Alguém poderia informar o nível do rio em GASPAR?
Em Blumenau vai chegar a 6 metros as 18horas.
Viaduto
27/07/2012 16:04
Não precisa nem ser engenheiro pra ver que o viaduto foi instalado muito perto da ponte, e assim criar um caminho pra lua.
Se fize-se um recuo maior pro lado do GASCIC, podoria ter sido ocupado mais a subida que vem desde a Rua São Pedro.
Ai sim a ponte ficaria mais longe podendo fazer uma decida pra ela mais acentuada, onde poderia se ver os carros que vinham no sentido contrario.
Mas como não sou engenheiro, só opino.
Falando em Trânsito
27/07/2012 12:12
Aproveitando o gancho dado pelos comentários sobre trânsito dessa coluna, ouvi falar que todos os três candidatos da oposição estão montando em seu plano de governo a Reestruturação da DITRAN e a criação de uma Guarda Municipal em Gaspar. Todos os três estão pensando no caótico trânsito de nossa cidade, e seguindo a linha de bom senso dos candidatos de Blumenau, que tambem apoiam a reestruturação por lá. E o Prefeito atual, candidato a reeleição, qual seu projeto pra DITRAN e o trânsito daqui?? continuar como tá? com a palavra os cabos eleitorais e defensores do PT.
Herculano
27/07/2012 11:05
Ao que se identificou como Carcaça.

Primeiro, a patente do Emerson Luiz Andrade, é sargento e não soldado. Então é prpoposital a desqualificação.

Segundo; sempre fui o seu crítico e não sou o seu procurador mais confiável.

Terceiro, agora querer culpar o Andrade pela ineficácia do tal elevado é reduzir a zero a capacidade técnica da secretária de Planejamento, Patrícia Scheitt, do secretário de Obras, Soly Waltrick Antunes Filho (o queridinho da atual administração neste e no primeiro mandato) e do todo sabedor e entendido, Jackson José dos Santos, diretor da Ditran e que substituiu o Andrade, que sabia que nada de sério era feito para atenuar o problema no trânsito caótico na nossa cidade.

Quarto. quem é que indica os técnicos que não possuem planos e soluções competentes? Quem aprova esta soluções de meia boca? Quem foi as rádios, principalmente, anunciar o milagre? O prefeito e sua vice.

Falta a inauguração e faixa para o deputado Federal, Décio Neri de Lima, do PT (que foi atrás do dinheiro de verdade). E ela só não é colocada lá, com receio das conclusões dos blumenauenses que passam pelo nosso viaduto. Porque de viaduto inúteis esse pessoal entende. Bastava olha o tal viaduto da Mafisa, em Blumenau. Acorda, Gaspar!
Carcaça
27/07/2012 10:16
Sobre o elevado e deselevado de GAspar;

Com a palavra o mestre ex-diretor da DITRAn Soldado Andrade, fala Andrade; onde está a solução do transito em Gaspar; tanto não tem solução que o sr. abandonou o barco e deixou o pepino para os outros.
Herculano
27/07/2012 10:08
Ao que se identifica como Mesa de Bar

1. Eu não sou repórter, mas um observador. E não vi o acidente. Se tivesse visto, teria reportado com um comentário: estava escrito nas estrelas, só a estrela Patrícia, Soly, Jackson e a turma que faz tudo pela metade, não consegue exergar isto. E pelo jeito, a maior parte de Gaspar.

2. Quem não é de Gaspar ou quem é e passa ali pela primeira vez, se perde na sinalização. Ou seja, aumenta-se muito o risco de acidentes exatamente pelo inesperado à procura do caminho correto. É comum ver gente que quer ir a Blumenau e derrepente estar diante da obrigação de ir até a Aristiliano Ramos. O Gilberto Schmitt, na sua coluna Chumbo, com propriedade, já tinha alertado sobre isto.

3. Outra: aquela inclinação do elevado (que o Roberto Sombrio apropriadamente chamou de rampa de lançamento e que ninguém ainda chegou na lua porque erraram a inclinação) é outro desafio à segurança dos motoristas. Quem vem de Blumenau, principalmente, pode deparar inesperadamente com um congestionamento e não conseguir frear a tempo no elevado. Coisa de Gaspar. Coisas do improviso. Coisas que aceitamos porque não se discute nada com a sociedade (e ainda dizem que são participativos). Coisas do discursos políticos para desinformados, fanáticos, beneficiados e comissionados. Coisa da propaganda enganosa e que muitos teimam e não exergam, mas está ali.

Afinal, este elevado não resolveria todos os problemas de trânsito do Centro de Gaspar? Acorda, Gaspar!
Mesa de bar
27/07/2012 08:13
Herculano,
porque não foi divulgado o acidente que aconteceu no elevado ontem, será que foi o primeiro de muitos?
E o acidente com rodo da prefeitura, que deixou o servidor com uma pena quebrada.
Garçom traga mais uma na mesa 23.
Herculano
27/07/2012 07:46
DISPOSIÇÃO

Depois que saiu a sentença contra a impugnação da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, perguntaram ao advogado do PPS e DEM, Aurélio Marcos de Souza:
- E agora, doutor? E ele respondeu secamente.
- O STF (Superior Tribunal Federal)é o limite. E de resto, os candidatos que vão atrás dos votos.

Teimoso e persistente, o doutor Aurélio é. Basta ver o que está acontecendo com o caso do caminhão pipa. São quase dez anos de lida no Judiciário.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.