27/07/2012
FRASES DO NADA I
Na campanha política, candidatos e coligações, por exigência legal, se apresentam sob um slogan. Ou seja, isto deveria ser a síntese da proposta, ou plano de governo, da candidatura perante o eleitorado. Alguns (para não dizer a maioria) desses slogans são frágeis, outros desconexos e muitas, repetidos ou farsantes. Eles deveriam merecer antes de serem expostos, um estudo que os protegessem melhor.
FRASES DO NADA II
Vejam os slogans daqui. O PT diz que é ?Prá Gaspar seguir em frente?. Mas, para onde? Para Blumenau, Ilhota, Brusque ou Itajaí? O PPS diz que é ?Mais por Gaspar?. Como assim? Mais do que? É a primeira vez que concorre. Já o PMDB diz ser ?Um novo caminho para o futuro?. É? Mas, qual é o caminho do presente que quer abandonar? Só se vai ao futuro com um presente consolidado. Sem ele, não se chega a futuro nenhum. E o PSD, diz que ?as pessoas em primeiro lugar?. Bom. Mas e a cidade que diz querer governar ficará em que lugar? Acorda, Gaspar!
FRASES DO NADA III
Então, leitor, você acha que é exagero meu? Estes slogans são uma mera brincadeira e repetitivas, sem criatividade alguma, nesta e em outras eleições. Não vamos longe. Compare com Blumenau. Lá tem: ?Blumenau quer seguir em frente? (PSD), hum! aqui é o PT que usou este mote; ?Blumenau quer mais? (PSDB), ai, ai, ai. Aqui foi o PPS. E tem ainda ?Blumenau quem ama cuida? (PT) e ?Frente de esquerda?, ou seja, este último o mais autêntico e mais coerente nome de coligação entre todos os citados até aqui.
FRASES DO NADA IV
Diferente dos políticos, as empresas e marcas usam do mesmo recurso, todavia de forma comprometida e com muito cuidado, sem antes passar por testes (há fracassos também). Mas, escreverei dos que estão na mente de todos nós. Dos que tocam e nos dizem alguma coisa concreta, visível e cúmplice. Olhem só alguns e os comparem com os dos nossos políticos e partidos: Air France - Fazendo do céu o melhor lugar da terra; Becel - A maneira mais gostosa de controlar o colesterol; Bayer - Se é Bayer é bom; Bombril ? Tem 1001 utilidades; a nossa ex-Bunge - Do campo à sua mesa; CNN ? Seja o primeiro a saber; Cônsul - Põe na Consul; Embratel - Faz um 21; Cica - Bons produtos indica; Bhahma ? A número 1; Big supermercados - Campeão de preços baixos; Casas Bahia - Dedicação Total a Você; Brastemp - Não Tem Comparação; CVC - Sonhe com o mundo. A gente leva você. Ou seja, são milhares de slogans mundo afora. Mas todos identificam serviços, resultados, promessas que se cumprem ou dão garantias.
FRASES DO NADA V
Que tal algo assim para os políticos daqui: ?Mais verbas direto de Brasília?, ?Saúde por quem entende?, ?Vamos acabar com as dúvidas?, ?Fé, milagres e trabalho por você?... Resumindo. Quando os partidos políticos vão à caça de votos dos eleitores e eleitoras, eles nem sabem por qual razão fazem isto. Ou então, pior, não estão nem ai para a mensagem que querem ou passam para a busca dos votos. Inventam, copiam ou imitam qualquer coisa. Mas, nós votamos neles. E também não sabemos o por quê. E eles sabem disso.
JUSSARA I
A promotora Jussara Maria Viana, da segunda Vara da Comarca de Gaspar e que cuidava da Moralidade Pública, e por esta função vivia olhando as dúvidas dos administradores públicos e políticos de Gaspar e Ilhota foi embora esta semana para Blumenau. Promoção. E por conta disso, os políticos com rabo preso e descontentes com as interpelações (e processos) movidos pelo Ministério Público (e não pela doutora Jussara, tão pequenos que não sabem nem fazer esta primária diferença) reclamavam e a rotulavam.
JUSSARA II
A notícia pegou a todos de surpresa. E até foi comemorada. Inacreditável. Este tipo de satisfação dá bem o tom e o tipo de políticos que temos por aqui. Querem a lei, mas para os outros, os adversários, a imprensa investigativa e até os eleitores e eleitoras que não os têm como santos. Com a doutora Jussara me encontrei uma única vez na minha vida, e por minha iniciativa, e lá no fórum, sem segredos e após um telefonema meu pedindo este encontro. Foi um rápido bate-papo. Nas rodas da cidade, todavia, havia gente que jurava ser eu e ela uma dupla única. Ingênuos, incompetentes e maldosos. Certamente, farei dupla com outro, que a base da lei em vigor e das evidências, ou provas, queira a transparência para os atos que são públicos, feitos de forma torta por gente que jurou ser um agente ético. Sucesso a doutora Jussara.
SOBRE O TRAPICHE
A impugnação da candidatura de Pedro Celso Zuchi, PT, proposta pelo PPS e DEM não foi aceita aqui na Comarca. E o aval para o registro das candidaturas veio do próprio Ministério Público, na última decisão feita por aqui pela promotora Jussara Maria Viana. Não foi uma decisão apenas do juiz eleitoral substituto Clayton César Wandscheer (a titular é Ana Paula Amaro da Silveira). Resumindo: é algo consistente.
Todavia, desta vez, é diferente. O processo que foi aceito aqui, pode ter recursos sucessivos durante a campanha e até depois dela. Pode ir ao Tribunal Regional e até Brasília. Diferente do que aconteceu com a compra de votos na Marinha, cuja denúncia foi feita posteriormente, e até fora do prazo. Subir a Florianópolis e Brasília é o temor de quem se meteu à impugnar e a ser impugnado. Por quê? Porque o que se pede para ver reconhecido é matéria jurídica complicada, próprias para análises colegiadas, cuidadosas e que vão mudar destinos, acirrar embates. E quanto mais elas sobem nos recursos, mais fortes são as decisões pela não aceitação ou configuração da impugnação. Além disso, esta matéria não depende mais de inquéritos, morosos. Precisam apenas de documentos e interpretações da legislação vigente. Os dois lados estão nervosos. A Justiça e a Promotoria daqui lavaram as mãos. Acorda, Gaspar!
A jornalista Bruna Barcellos, assessora do candidato Kleber Edson Wan Dall, PMDB, mandou um e.mail para a redação. Queria corrigir esta coluna. O candidato dela tem curso superior, segundo ela e não incompleto, como publiquei. Mas quem errou? Ela e o candidato. Está no site do Tribunal, os dados que a campanha de Kleber informou não tendo ele curso superior incompleto. E até o fechamento desta coluna, não havia sido corrigido. Então... Começou mal e culpando a imprensa por seus próprios erros.
Entregaram a parte superior do elevado da Avenida das Comunidades. Como se viu e se constatou, não se constituiu a solução dos problemas de trânsito da cidade como se prometeu. Outra. A ponte Hercílio Deeke, sabe-se agora está atrasada. E qual a desculpa? Não é a falta de gente, fato patente a quem passa todos os dias por lá. Segundo a secretária de Planejamento, Patrícia Scheitt, sempre ela, foi à descoberta de como a ponte foi construída (?) e o estado em que ela se encontrava. Está gravado. Uai, mas não havia um laudo e um projeto antes de começarem as obras? Hum! Acorda, Gaspar!
Em campanha. Mais duas licitações foram abertas para promessas, discursos e cobranças. A 121/2012 para urbanização na Rua José Anastácio da Silva e parte da Rua Leopoldo Alberto Schramm. Estima-se custar R$ 127.480,07. Também apareceu a 114/2012 para a recuperação do piso da quadra poliesportiva da Escola Vitório Anacleto Cardoso e cujo valor previsto é de R$ 115.260,22. Acorda,Gaspar!
Edição 1409
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).