Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

10/07/2012

A DIFERENÇA I
Na semana passada eu lhes escrevi e demostrei com alguns exemplos concretos, a diferença entre buscar verbas governamentais e efetivamente ter ideias, buscar fontes de recursos, gerenciar prioridades e realizar mudanças estruturais, preparando uma cidade para suportar as demandas futuras, ter sustentabilidade e produzir qualidade de vida. O comentário gerou mal-estar, desconfianças, aplausos e irritação. Dependeu do ponto de vista de quem leu os meus escritos. Houve até quem achasse injusta a comparação entre Gaspar e Blumenau. Eu tenho opinião diferente. Há empresas pequenas e grandes bem administradas. E há as pequenas e grandes empresas que não são. E os resultados para as pequenas e grandes de um ou de outro grupo são desiguais não pelo tamanho delas, mas pela forma de administração, previsão, ação, visão e resultado de cada grupo.

A DIFERENÇA II
Na mesma semana que os que tinham verbas à disposição e mesmo assim não realizaram, justificavam-se, queixavam-se e me intimidavam para me constranger e calar (mais uma vez), outro exemplo apareceu para corroborar com a minha tese. Estimulado, visitei o www.institutodejoinville.org.br. E lá vi que se criou o Conselho da Cidade (e faz tempo). As entidades vivas, plurais e não aparelhadas, a exemplo de algo semelhante que começou em Maringá e deu certo, há muito, discutem sem paixões da ignorância e da política partidária. Assim constróem a cidade longe da miséria intelectual e partidária dos políticos para os votos. Isto vale para uma cidade pequena ou grande. Vale para quem pensa no coletivo. Aqui se pensa no grupo, no indivíduo e no poder (e se comemora). E isto se faz com a propaganda enganosa, ou o aparelhamento, a compra, o enfraquecimento e o constrangimento das entidades bem como dos diferentes.

A DIFERENÇA III
E o que está no site para qualquer um ler, pesquisar e contestar? ?O Conselho da Cidade foi formado por uma parcela significativa do Tecido Social de Joinville. Foram 73 entidades participantes entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil. A tarefa de decidir como a cidade conduzirá o processo de construção do futuro teve duplo peso para os membros do Conselho da Cidade. Primeiro, pela importância dessas decisões para um futuro melhor para a cidade, e depois pela responsabilidade de traduzir o pensamento da entidade representada. A transparência, o rigor técnico e o respeito às diferenças de pensamento são itens que contribuíram para que o processo, mesmo amplo e complexo, fosse conduzido de maneira tranquila e eficaz.?. É ou não de se invejar? Isto é grande. O resto é pequenez, antes de ser de alguém que reclama que Gaspar é pequena para ser comparada.

A DIFERENÇA IV
E qual a missão do Instituto Joinville? ?Contribuir para ser uma cidade sustentável, solidária, hospitaleira, empreendedora, voltada à inovação, com crescente qualidade de vida, motivo de orgulho da sua gente, onde se realizam sonhos.? Não me digam que isto é coisa só para cidade grande? E não é mesmo. Mas, de gente que ama a sua cidade, integra e não quer ser a dona dela para, unicamente, impor o seu ideário político e de poder. Aqui a primeira coisa que se faz é desqualificar as pessoas e entidades que pensam (diferente). O segundo é aparelhá-las e torná-las fracas e submissas; e por último manipulá-las para legitimar os seus interesses de poder, atraso e continuísmo.

A DIFERENÇA V
Agora compare Joinville e Gaspar. Está na Câmara de Vereadores daqui, o Projeto de Lei 65/2012. Ele altera o número de vagas, promove trocas ou exclui alguns representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Dez são representantes de órgãos governamentais e 16 não governamentais. Não governamentais, mas que estão aparelhados pela Prefeitura, como a Acig, a Ampe, ou os controlados, os quais não podem divergir dos que aparelham a Prefeitura; se divergir sai debaixo que vem pau, humilhações, constrangimentos, ou sai do tal Conselho.

A DIFERENÇA VI
É só olhar o que está na justificativa deste projeto que está na Câmara de Gaspar e como sempre, em regime de urgência. Ele vai se moldando com o objetivo de validar daqui a pouco a revisão do Plano Diretor, o qual está sendo feito em gabinete ideológico ou da vingança. Escreve o prefeito nas justificativas do projeto: ?no que tange ao Rotary Club, a despeito de sua importância e tradição, especialmente no amparo às pessoas necessitadas, também foi necessário optar por uma só entidade, haja vista as exigências do Concidades. Deste modo, entendeu-se que os interesses desta entidade já estão abarcados pela representatividade do Lions Club de Gaspar, restando mantida apenas esta entidade. Ademais, também há que ser considerado que o Rotary Club, apesar de ter sido sempre convocado inúmeras vezes, não tem comparecido às reuniões do CMDU?. Esta é a Gaspar: pequena, ausente, distante, com medo, de poucos e que exclui à pluralidade de opiniões de muitos. Só para lembrar: o Instituto Joinville lida com 2020. Blumenau com 2050. E nós? Pelo jeito ainda não chegamos ao século 21. Acorda, Gaspar!

SOBRE O TRAPICHE

A concorrência 63/2012 para a construção da praça de esporte e cultura no Gaspar Mirim está suspensa. A Soberana, de Blumenau e do companheiro Roberto Carlos Imme, entrou com Mandado de Segurança na Justiça e ganhou. A liminar foi concedida pelo juiz João Batista Vieira Sell contra a habilitação da Cadecron Engenharia e Tecnologia. É que a Comissão Permanente de Licitação de Gaspar aceitou o atestado de qualificação técnica, emitido pela própria Cadecron. Vão para os acertos.

Na Prefeitura, alguns colocaram as barbas de molho. A promotora Juçara Maria Viana, da Segunda Vara e que cuida da Moralidade Pública, acaba de instaurar dois procedimentos preparatórios. Um para verificar a regularidade do recente concurso público 001/2012 e o outro para apurar a regularidade do preenchimento de vagas do concurso público do Samae de Gaspar. Hum!

Numa cidade em que os seus dirigentes estufam o peito sobre as verbas governamentais que inundaram a cidade, mas pouco foi feito, é no mínimo humilhante os revezes que sofrem no desleixo com o social e as políticas de proteção às crianças e adolescentes. Já tivemos casos aqui em que abrigo para jovens se adquiriu sob a obrigação legal e depois o prefeito queria inaugurá-lo com festa como se fosse de sua iniciativa para o constrangimento de quem o obrigou a esta ação por via judicial. Temos aquele relatório de 31 páginas e recentemente abordado aqui, isto sem falar na visita do corregedor e que se divulgou como um ato de agradecimento do muito que já se fez por aqui nesta área social. Será?

Então veja mais esta. Falta creche. A vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, PT, conhece bem esta situação, (pois é servidora de carreira como berçarista). Mas, para se obter lugar em uma delas, só com ajuda da Justiça. Foi o que acabou de decidir a juíza Ana Paula Amaro da Silveira, da Primeira Vara. ?Concedo a liminar pretendida para determinar que os impetrados (prefeitura) procedam, no prazo de cinco dias, a matrícula dos impetrantes Gustavo Santos e Felipe Santos no CDI Vovó Leonida, a fim de que frequentem o CDI em período integral, sob pena de multa diária de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais)?.Isto não é um caso isolado e também não é recente, como quer as desculpas e a propaganda oficial. Acorda, Gaspar!

Comentários

Mario
13/07/2012 07:06
Para que serve politicas publicas para crianças e adolescentes, se estão enforcando os pais das crianças. Vai ficar um país de órfãos.
O que já está acontecendo, pois caso típico aconteceu na semana passada, matéria do Cruzeiro do Vale, onde a polícia prendeu uns adolescentes num carro roubado, e nada fizeram. Liberaram os vagabas.
Quem está errado nessa hitória toda??
jaisom barreto
12/07/2012 20:02
Sr. Herculano

Na eleição passada o empresariado quis dar uma lição no então prefeito Adilson, pois o mesmo se achava o todo poderoso e deram, tanto que o impuseram uma derrota pra mais de 8 000 mil votos, na epoca o ex prefeito era o maior cabo eleitoral do prefeito atual.
Assim hoje sem Adilson fazendo campanha para o Zuchi e tentando cobrar o fato passado, fica cumplicado por de mais para a intrepida trupi do poder pedir votos.
Até porque perderam a maior parte do empresariado que está dividido, uma parte com Tereza, outra parte com o Menino Kleber que cuja a trajetoria emociona bastante o icone politico de Gaspar o Paka, pois o mesmo se ve no Kleber o seu proprio caminho e olha isso é ponto positivo ao jovem.
Ja o esta numa enruzilhada e será que terá a mesma votação pois sem o financiamento dos empresarios que não tem mais motivos e nem em quem dar lição, eu particularmente acho aberta a disputa, quem fazer a campanha mais inteligente leva esse pleito, ou estou enganado,se o senhor ver diferente poderia me esclarecer-me por favor.
Mesa de Bar
12/07/2012 19:54
Eu acho que o Celso e a Mariluci devem ter desistido da campanha, pois só se for isso par explicar o que os dois faziam em cima do viaduto vendo as maquinas pagas pelo ditran fazendo o serviço que é de competencia da construtora, e esta turegistrado em fotos, os dois se forem candidatos não podem permanecerem ali. Garçom mais uma na mesa 5
Herculano
12/07/2012 18:49
A coluna impressa Olhando a Maré da edição de amanhã do jornal Cruzeiro do Vale, já está pronta. Aos que esperam que eu comente alguma coisa sobre a impugação que o PPS e o DEM fizeram da candidatura para a reeleição de Pedro Celso Zuchi, PT, lamento desapontá-lo. Vou esperar o julgamento após a defesa do prefeito e sua vice Mariluci Deschamps Rosa, também PT, e que concorre a reeleição.

Esta briga, penso que vai durar por algum tempo. Aqui na Comarca por uns 15 dias. E quem perder, certamente vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral. Acorda, Gaspar!
Herculano
12/07/2012 18:04
DESPACHO DO JUIZ ELEITORAL DE GASPAR SOBRE A IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI


Despacho em 12/07/2012 - RCAND Nº 26779 Juiz CLAYTON CESAR WANDSCHEER

Vistos para despacho.

1- Recebo a presente impugnação de registro de candidatura, pois tempestiva, determinando, portanto, sua juntada aos autos do Processo n. 267-79.2012.6.24.0064. (Art. 48, da Resolução TSE n. 23.373/2011).

2- Defiro o pedido de citação da Sra. Mariluci Deschamps, formulado no item 3 da peça de impugnação, notificando-a por intermédio de fac-símile, conforme indicado no Requerimento de Registro de Candidatura referente aos autos n. 268-64.2012.6.24.0064, para, no prazo de 7 (sete) dias, apresentar defesa, juntando documentos, indicando rol de testemunhas, requerendo, ainda, a produção de outras provas que entender necessárias. (Art. 4º, da Lei Complementar n. 64/1990).

3- Indefiro os pedidos formulados nos itens 5 e 6, cabendo ao impugnante promover, desde logo, a juntada das provas que pretende produzir, cumprindo, se assim o quiser, com as diligências necessárias a obtenção dos documentos provenientes de outros órgãos judiciais, conforme se depreende do art. 3º, § 3º, da Lei Complementar n. 64/1990. Para tanto, intime-se o impugnante para apresentação dos documentos requeridos, no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da sua notificação via fac-símile.

4- Determino a notificação do candidato Pedro Celso Zuchi, por intermédio de fac-símile, conforme indicado no Requerimento de Registro de Candidatura referente aos autos n. 267-79.2012.6.24.0064, para, no prazo de 7 (sete) dias, apresentar defesa, juntando documentos, indicando rol de testemunhas, requerendo, ainda, a produção de outras provas que entender necessárias. (Art. 4º, da Lei Complementar n. 64/1990).

5- Decorrido o prazo de defesa, dê-se vista dos autos ao Ministério Público Eleitoral para manifestação pelo prazo de 3 (três) dias.

6- Após venham os autos conclusos.

Cumpra-se.

Gaspar (SC), 12 de julho de 2012.

Clayton Cesar Wandscheer

Juiz Eleitoral
Herculano
12/07/2012 16:59
Ao Luciano Cunha

Não posso publicar comentários só por se ouvir dizer. Neste caso, é preciso provas materiais contundentes. Você não as apresentou e eu não as tenho.
luciano da cunha
12/07/2012 16:54
AO HERCULANO

CADE MEU COMENTARIO SOBRE A MANSÃO DO PREFEITO.
Herculano
12/07/2012 16:49
CONFRONTE OS DISCURSOS SEM NEXO E ENGANOSOS

A China está preocupada com a crise. Acaba anunciar que o PIB dela cresceu mais de 7%.

O Brasil diz que não existe crise e que isto é coisa dos europeus e americanos. O nosso PIB está próximo a zero.

E para disfarçar e desviar a atenção, o que faz a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, economista, cheia de razão? Dilma diz que nação se mede por políticas sociais e não pelo PIB.É? Como assim? Leia e reflita o que está na imprensa? O discurso muda a cada momento e para ludibriar

A presidente Dilma Rousseff declarou nesta quinta-feira que a grandeza de uma nação deve ser medida por meio das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes e não pelo Produto Interno Bruto (PIB).

Dilma avaliou a política de creches do governo federal como uma de suas prioridades e disse que a educação de qualidade é o que viabilizará ao país um padrão de primeiro mundo.

"Uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz com as suas crianças e adolescentes. Não é o Produto Interno Bruto (PIB), é a capacidade do país, do governo e da sociedade de proteger o que é o seu presente e o seu futuro, que são suas crianças e adolescentes", disse a presidente.
Herculano
12/07/2012 16:25
ECONOMIA SEM CONTROLE. MENOS EMPREGOS

O nível de emprego na indústria de transformação paulista caiu 0,27% em junho, na comparação com maio, na série sem ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira (12) a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Feitos os ajustes sazonais, o emprego caiu 0,39% em junho, em relação a maio, o que representa fechamento de 7 mil vagas. O resultado foi o pior para os meses de junho desde 2009, tanto na série sem ajuste sazonal como no levantamento com ajuste.
Herculano
12/07/2012 16:02
CASO DA IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE PEDRO CELSO ZUCHI JÁ ESTÁ NA JUSTIÇA ELEITORAL DE GASPAR

Está concluso para despacho. Ela entrou ontem na última hora na Primeira Vara que acumula as decisões do juízo eleitoral da Comarca. A impugnação foi pedida pelo PPS. O advogado é Aurélio Marcos de Souza


Mesa de Bar
12/07/2012 13:23
Interessante, eles não aprendem mesmo né, um passarinho me contou que hoje estão pintando a pista do viaduto, com dinherio do DITRAN, a empreiteira contratada pelo DITRAN esta fazendo todo serviço de pintura da via. Depois dizem que é tudo culpa da oposição. Garçom mais uma na mesa 5
Soraya
12/07/2012 08:21
Herculano! O Doraci não é mais chefe de gabinete. Certo! Entrou o Neivaldo ex secretário da Educação. No seu lugar foi nomeada Marlene Almeida dos Santos, esposa do Sr. Jackson dos Santos, Diretor do Ditran.
Eu pergunto: isso pode? Não é Nepotismo????? Em Gaspar, infelizmente pode tudo, só não pode ser honesta, porque aí o bicho pega!!!!!
Quero ver agora o Sr. Doraci, pedir voto para o Celso, para as pessoas que foram barradas por ele no gabinete do prefeito......Passa Jimo Cupim......
Richard Choseki
11/07/2012 23:09
COPERVIDA

À comunidade gasparense;

O contrato do Grupo Copervida com o hospital de Gaspar é de administração, e não prevê aporte financeiro algum, mas a administração dos recursos oriundos dos serviços prestados, subvenções e doações.

Acontece que no inicio das suas operações todo hospital é deficitário, se a Copervida tem feito os aportes financeiros( Não são poucos), é porque respeita em muito os colaboradores,e faz parte desta familia.

Esses aportes são realizados porque acreditamos no hospital, e devem ser compreendidos pela comunidade como forma do apreço e o grau de comprometimento que o Grupo tem em deixar vosso hospital aberto e atendendo vossa comunidade.

Esperamos que em pouco tempo o hospital retome sua credibilidade, e possa como em outros municipios contar mais com a comunidade para solução dos seus problemas financeiros.

Colaboradores, Corpo Clinico, Conselho do Hospital, Grupo Copervida, Poder Publico e Comunidade unidos; ¨Eis á solução do hospital¨.

Grupo Copervida; sempre acreditando e a disposição
Richard Choseki
11/07/2012 22:20
HOSPITAL

Mesmo com os valores do SUS que foram bloqueados judicialmente ainda não liberados, o Copervida como sempre comprometida com os colaboradores do hospital, irá até o final da semana fazer o aporte financeiro para o pagamento dos funcionários de gerencia e administrativo que ainda não receberam seus vencimentos. O assunto foi pauta da reunião do conselho do hospital, e nesta quarta feira teve parecer favoravel ao aporte da Copervida até o desbloqueio do referido valor.

Sempre a disposição e com comprometimento;
Richard Choseki - Grupo Copervida
Herculano
11/07/2012 20:19
A impugnação que será feita a candidatura de reeleição de Pedro Celso Zuchi, PT, terá como argumento principal o rolo da ExpoGaspar que o ex-secretário de Turismo, Indústria e Comércio e a Ampe arrumaram e o Tribunal de Contas condenou. É a propaganda considerada promoção pessoal que foi publicada numa revista da Ampe. E agora? Acorda, Gaspar!
Herculano
11/07/2012 20:16
Manchete do blog da ponte: Prefeitura reinicia lançamento de vigas no Complexo da Ponte do Badenfurt.

E perguntar não ofende: O que foi feito até agora para a Ponte do Vale? Acorda, Gaspar!
Herculano
11/07/2012 17:54
Mais chance para o atraso e os crackers.Votação do Marco Civil é cancelada, de novo, conforme informa Tatiana de Mello Dias, do O Estado de S. Paulo. Pela segunda vez na semana, a votação do Marco Civil é adiada; desta vez, a razão foi a falta de quórum

A votação do Marco Civil da Internet, que aconteceria às 14h30 desta quarta-feira, 11, foi cancelada. Motivo: falta de quórum. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) disse em seu Twitter que os parlamentares esperam "votar em agosto, após o recesso parlamentar".

O texto do projeto, discutido pelos deputados desde o ano passado, foi divulgado na semana passada. A votação estava marcada para terça-feira, 10, mas o relator do projeto, Alessandro Molon (PT-RJ) optou por adiá-la para revisar alguns pontos polêmicos do projeto
LUCIANO DA CUNHA
11/07/2012 17:39
ALGUÉM PODE ME DIZER NO QUE DEU AS DENUNCIAS FEITAS CONTRA A MARILUCI NO ANO DE 2008 SOBRE O USO INDEVIDO DO CARTÃO DE CREDITO CORPORATIVO DA CRECHE NA QUAL ELA TRABALHAVA.
Herculano
11/07/2012 16:54
Olha só o que está na pauta da sessão da Câmara de amanhã a noite.

O requerimento nº 71/2012 do Vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, para a inclusão na Ordem do Dia da sessão da Redação Final correspondente ao Projeto de Lei nº 63/2012, de autoria do Executivo Municipal, que AUTORIZA O MUNICÍPIO A REALIZAR REPASSE SOCIAL ÀS ENTIDADES QUE MENCIONA.
Herculano
11/07/2012 16:32
Nada mudou na Casa do Espanto, por Augusto Nunes, de Veja.


O Senado acaba de cassar o mandato e suspender os direitos políticos de Demóstenes Torres. Ele mereceu. A decisão foi formalizada pelo presidente José Sarney. Isso ninguém merece,

A folha corrida do suplente informa que a bancada da delinquência, amplamente majoritária, não diminuiu de tamanho.

A instalação de um militante do PCC na cela desocupada pela saída de um companheiro de quadrilha não melhora a cadeia. Nada mudou na Casa do Espanto.
Herculano
11/07/2012 14:19
Ímpeto persecutório deve diminuir e deputados encrencados podem se livrar, segundo escreveu agora a pouco no seu blog Fernando Rodrigues.

A cassação do senador Demóstenes Torres (de Goiás, e ex-líder do DEM) dá uma sensação de alívio para os demais investigados por envolvimento com Carlos Cachoeira.

Deveria ser o oposto, mas é sempre assim no Congresso. Depois de grandes processos de purgação interna, os deputados e os senadores parecem prostrados e sem interesse em prosseguir com a faxina.

Ou seja, os outros possíveis investigados vão se beneficiar do remanso que se abaterá agora sobre o Poder Legislativo.

Há um punhado de deputados envolvidos com Carlos Cachoeira. Mas até agora a Câmara dos Deputados não se mexeu com rapidez (o oposto) e sairá para o recesso sem tratar, de fato, do assunto.

Para complicar, esta é a última semana de trabalho para valer do Congresso até as eleições municipais de 7 de outubro. É claro que haverá algumas sessões ditas "de trabalho", mas será só para inglês ver.

Hoje (11.jul.2012), ao sair do plenário, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que a CPI do Cachoeira "vai tomar seu rumo próprio". Que ritmo é esse? O mais lento possível.

Em tempo: José Sarney não revelou seu voto no processo de Demóstenes. O placar geral foi de 56 votos pela cassação e 24 contra (soma de 19 contra e 5 abstenções).
João Pedro Sansão
11/07/2012 14:05
Quando começaram essa obra muitos dizião que essa obra era obra para dois anos ou mais. Eu sendo uma pessoa que acompanhei governo celso dizia que não, e todos falavam que não era para eu acreditar nesse politicos de Gaspar que era tudo mentira! Agora eu pergunto pra esses sera que os Politicos gasparenses que estão do governo são realmente mintorosos?
Herculano
11/07/2012 13:49
Não teve jeito. De nada adiantou a eloquência e o discurso fácil, o senador goiano Demóstenes Torres, sem partido (ex-DEM) foi cassado por 56 de seus pares. Outros cinco se abstiveram e 19 foram contra a sua cassação.
EU JÁ PEDI PARA MEU FAMILIAR SAIR
11/07/2012 11:23
Cadê o aporte da Coper Vida para saldar o que deve aos funcionários????????? C H E G A ! ! !
FABIO
11/07/2012 10:38
ILHOTA

Fazer uma coligação com tantos partidos é a pior coisa que um município pode fazer. É a mesma coisa que um cabo de guerra, alguns puxam pra um lado e outros para outro, é furada. Haja cadeira para colocar tantas pessoas.
Herculano
11/07/2012 09:42
Prefeitura e Câmara cancelam a lei 3.353/2011 que davam uma subvenção de R$150 mil ao Hospital de Gaspar pelos plantões da obstetrícia.

O artigo segundo regulamentava: O valor total especificado no caput do artigo 1º desta Lei será repassado à entidade beneficiária em até quatro parcelas, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Se estão revogando esta lei é porque não cumpriram o que nela se prometeram e ainda há dívidas. Acorda, Gaspar!
Herculano
11/07/2012 08:26
OS PARTIDOS ESTÃO CADA VEZ MAIS SEM IDEOLOGIA E IDENTIDADE, DIZ FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se disse "preocupado" com o que vê como uma dissolução das visões partidárias no Brasil e no mundo, resumindo as agremiações a meras siglas em meio à disputa para a formação de alianças nas eleições.

"Agora cada um vai buscar maximizar suas chances eleitorais, sem se preocupar muito com o que vai acontecer depois, e muito menos se há choques entre as visões dos partidos", disse o ex-presidente. "Os partidos estão crescentemente sendo só siglas."

FHC conversou ontem com jornalistas brasileiros em Washington, horas antes de receber o Prêmio Kluge -reconhecimento à sua produção acadêmica pelo qual recebeu US$ 1 milhão da Biblioteca do Congresso dos EUA.

Herculano
11/07/2012 08:25
Manchete: Serra (candidato do PSDB a prefeitura de São Paulo) é condenado pela quinta vez por propaganda eleitoral antecipada
Herculano
11/07/2012 08:14
ESPERA-SE PARA HOJE OU AMANHÃ, IMPUGNAÇÕES DE CANDIDATURAS A PREFEITO DE GASPAR.

Está nas ruas. Está entre os coordenadores de campanha, mas todos evitam o tema oficialmente: haverá pedidos de impugnação ou até impuganções de candidaturas na corrida à prefeitura de Gaspar.

O alvo principal é o candidato a reeleição e sua vice, Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. Eles são francos favoritos a venceram o atual pleito, mas os opositores, tentarão provar de que eles estão inabilitados tecnicamente.

Neste caso as três coligações cogitam tal recurso à Justiça Eleitoral. Todavia, há um jogo de gato e rato nesta história. Ninguém quer se expor perante o eleitorado onde temem perder votos por tal ação em nome da moralidade pública e legalidade do processo eleitoral.Temem que isto não seria bem compreendido pelo eleitorado. Temem ainda que não aceito a Ação pela Justiça, o PT vencedor, faria a campanha da vitimização e da perseguição, desviando dos temas das dúvidas e do embate político.

Por isso tudo, se houver alguém que possa ir adiante com esta ideia, seria o PPS e o DEM. É ele que tem se mostradomais contundente neste processo e é coerente com o que fez até agora denunciando as dúvidas do atual governo. Os demais partidos deitos de oposição, mesmo querendo, ficariam na plateia esperando o desfecho da propositura na Jurisdição. Um jogo arriscado para todos: para os da plateia, para o eventual autor e réus. Um sairá vencedor e não será, certamente, que estiver na plateia.

Da mesma forma, pelo menos duas coligações até ontem estudavam anular, também de forma técnica, a candidatura de Adilson Luiz Schmitt, PPS e Luiz Nagel, DEM. Neste caso, há um misto de vingança e se teme que ele possa, com o eventual enfraquecimento da candidatura petista se alguma ação properar na Justiça contra o PT, ser ele o grande beneficiário deste ato.

Como se vê, Gaspar continua pensando em pouco, apesar dos problemas serem grandes e de muitos. Até agora, nenhum candidato disse ao povo porque quer ser candidato. Acorda, Gaspar!
Herculano
11/07/2012 07:53
VENCEU A TRANSPARÊNCIA DA SOCIEDADE SOBRE UMA CASTA PAGA POR NÓS E QUE AACHA QUE NÃO DEVE CONTAS DO QUE FAZ E RECEBE

Presidente do STF suspende liminar e autoriza a divulgação dos salários de servidores na internet, revela Josias de Souza no seu blog

O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, suspendeu na noite passada a liminar que proibia o governo de divulgar na internet os salários "individualizados" dos servidores públicos. O ministro deferiu recurso protocolado horas antes pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

Adams recorrera contra decisão de um juiz de primeiro grau, Francisco Neves da Cunha, titular da 22ª Vara Federal do DF. Provocado pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, esse magistrado havia determinado a retirada dos salários dos servidores públicos dos portais do Executivo.

Antes de bater à porta do STF, o chefe da Advogacia Geral da União recorrera ao Tribunal Regional Federal de Brasília. Porém, o desembargador Mário César Ribeiro, que preside o tribunal, indeferira o pedido, mantendo de pé a proibição.

Inconformado, Adams foi ao Supremo. E Ayres Britto, com a velocidade de um raio, deu guarida ao pedido do Advogado Geral da União, acolhendo-lhe os argumentos.

São grandes as chances de o Supremo dar razão ao governo quando for julgar o processo em termos definitivos. Os salários dos servidores foram pendurados na internet em cumprimento à recém-sancionada Lei de Acesso à Informação. O próprio STF, antes da probibição do juiz federal de Brasília, havia divulgado os vencimentos dos seus ministros e servidores.




Herculano
11/07/2012 07:47
Saiu na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - a lista das exonerações dos cargos em comissão do Samae e que assim ficam livres para a campanha política.


São eles: Indianara Cristine Zorrer (encarregada de Almoxarifado), Pedro Spardotto (chefe de Serviços Externos). As portarias são assinadas pelo presidente da Autarquia, Lovídio Carlos Bertoldi.
Herculano
11/07/2012 07:40
DINHEIRO PELO RALO. QUANTO UM CANDIDATO CUSTA PARA A SOCIEDADE.IMAGINEM DEPOIS DE ELEITO.]

Este exemplo é de São Paulo e não pode ser comparável a Gaspar. Mas, dá uma dimensão da desproporção entre um político e o que ele retorna em benefícios para nós. Ao contrário, de nós eles querem voto e dinheiro, pois quem os paga, somos nós, por meio dos pesados impostos que pagamos diariamente e em tudo que compramos. A a chance de a gente sustentá-los na corrupção ou em coisas mal explicadas, hoje em dia, é muito grande. Coisas que o beneficiam diretamente e indiretamente ao grupo de assessores, a parte do partido e da coligação, aos familiares, aos amigos dos políticos entre outros.


José Roberto toledo e Amanda Roissi do jornal o Estado de S. Paulo, na coluna da edição de hoje de José Roberto, dão a dimensão deste desperdício. Campanha de vereador paulistano pode custar até R$ 3 bi

Se todos os candidatos a vereador de São Paulo conseguirem arrecadar o máximo que pretendem, a campanha eleitoral para a Câmara Municipal paulistana vai custar R$ 3,248 bilhões. Na média, cada um dos 1.185 postulantes prevê gastar R$ 2,741 milhões. Mas a média é enganadora. Os tetos de gastos variam dos R$ 50 mil previstos pelos candidatos do PCO a R$ 5 milhões, estimados pelos integrantes das chapas do PSD, PSDB, PRB, PT do B e PTN.

O máximo de gastos previstos pelo DEM é de R$ 4 milhões por candidato -o mesmo valor estipulado pelo PR. O PT, o PP e o PMDB estabeleceram um teto de R$ 3 milhões por vereador. O do PDT é metade disso.

Em 2008, porém, os gastos efetivos de campanha foram uma fração dos tetos previstos. A regra deve se repetir este ano. Os partidos estipulam tetos muito mais altos do que efetivamente conseguem arrecadar para não ter problemas com a Justiça eleitoral.
quem te viu,quem te vê
11/07/2012 06:12
Quem te viu,a CUT com as caras pintadas no empeachment do COLLOR,corrupto caçador de marajás,mas o maior de todos.
Quem te vê a CUT hoje defendendo corruptos do mensalão e até o mesmo collor,saindo as ruas pintando a cara para defender estes marginais do colarinho branco que nos últimos 5 anos roubaram 100 bilhões de nós,nossos parentes morrendo no trânsito,em filas de hospitais,diagnósticos tardios que levam a ceifar a vida de seus pais e filhos devido ao tempo de espera para consulta no SUS.
Quem vota e apóia estes marginais é tão sem caráter quanto eles.
Herculano
10/07/2012 19:22
O QUE ESPERAR QUANDO NO PAÍS GENTE HONESTA VIRA NOTÍCIA EXATAMENTE POR SER ALGO RARO ENTRE NÓS

Por Augusto Nunes, de Veja

Na madrugada de domingo para segunda-feira, Rejaniel Santos e Sandra Domingues, catadores de papelão em São Paulo, encontraram R$ 20 mil, colocados em sacos plásticos abandonados atrás de uma árvore próxima ao viaduto onde dormem. Imediatamente, ambos entregaram o dinheiro à polícia. Logo se descobriu que as cédulas haviam sido roubadas de um restaurante, cujos donos já receberam de volta uma quantia suficiente para mudar a vida dos dois moradores de rua. Nesta terça-feira, os principais jornais do país divulgaram com destaque o episódio.

É sempre um belo exemplo. Mas há algo de errado com um país onde quem age honestamente vira notícia de primeira página. Como explicar o espanto causado por um casal de brasileiros que, a rigor, apenas fizeram o que deve ser feito?

Uma das respostas está na imagem abaixo, que registra a calorosa recepção oferecida ao companheiro José Dirceu pelos participantes do 11° Congresso da Central Única dos Trabalhadores. Dezenas deles disputaram a honra de ser fotografados ao lado do réu que aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa e formação de quadrilha.

"A minha mãe me ensinou que não devo roubar", disse o trabalhador não sindicalizado Rejaniel Santos. "E que devia contar à polícia se visse alguém roubando". Os trabalhadores filiados à CUT aprendem que todo pecador companheiro é inocente. E que o crime compensa.
Herculano
10/07/2012 19:17
EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE É CONTRA AS SANÇÕES DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS CONTRA O PARAGUAI

Denise Amorim, correspondente em Whashigton do jornal O Estado de Sâo Paulo escreve:

O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta terça-feira, 10, não ter havido "nenhum arranhão" na Constituição do Paraguai durante o episódio do impeachment de Fernando Lugo, afastado da Presidência do país no último dia 22. Mas o processo poderia ter sido evitado pelos vizinhos do Mercosul, assinalou FHC, contrário às represálias aplicadas pelo Brasil, Argentina e Uruguai - a suspensão do Paraguai dos encontros do bloco e incorporação da Venezuela.

"É sempre ruim tirar, rapidamente, o presidente. Mas, adotar uma sanção é algo de aceitação mais delicada", afirmou FHC, horas antes de receber o Prêmio John Kluge, concedido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos a destacados estudiosos da área de humanidades.
Cecéu
10/07/2012 11:36
Hum Melato e Joceli Campos Lucinda em Brasília! É o que ta o face book da camara de hoje.
O que vão trazer de la pra nós?Com certeza mais despesas

ceceu
Rafael
10/07/2012 11:12
Herculano,

E o Hospital de Gaspar será que já acertou com seus funcionários os respectivos salários?????

Parece que não,só foi promessa,mas isso já se tornou rotina....Esperamos um futuro melhor,que esse venha rápido,pois senão boa parte dos funcionários,vão ser sócios do SERASA E SPC.

Grato pelo espaço.

Herculano
10/07/2012 10:35
A quem se identificou como Clarice

Há quatro caminhos próprios para a solução desta questão. O administrativo via a secretaria da Educação;ou por imposição via o Conselho tutelar (que a senhora diz que já procurou), a promotoria pública ou um advogado de confiança, que foi o que aconteceu. Ele fez o pedido ao juízo, que analisou e atendeu.Mas, pode ser contestado.
bancos
10/07/2012 10:08
Como são as coisas.Quando os PROFESSORES fazem greve por causa da pequena importância que recebem eles são tratados como se estivessem prejudicando a sociedade,agora com os trabalhadores de transportes de valores estão em greve,ninguém toma uma atitude concreta,nada contra eles reindivicarem seus direitos,mas os bancos que recebem rios de dinheiro para defenderem o mesmo,deveriam pagar melhor .
Mas sendo os bancos os culpados,porque ninguém mete o cacete nos mesmos,as empresas os bancos atendem normalmente,agora só sobrou para os trabalhadores que são os mais fracos e CALADOS,aceitam tudo numa boa,reclamam na hora mas depois esquecem e lá se foi mais uma botada levada numa boa pelo povão.
Clarice Oliveira de Mello
10/07/2012 09:18
A minha vizinha a Dona Ana teve agora de manha cedo na minha casa, aqui no Bairro Bela Vista, dizendo que tinha escrito que duas crianças ganharam vaga em creche por ordem da justiça.
Eu estou a quase 2 anos tentando colocar meus 2 filhos tambem na creche aqui perto de casa, mais não consigo, pois eles dizem que não tem vagas e é para esperar. A gente também sabe que esta espera não é tão grande para algumas crianças do bairro, pois crianças que nasceram a 1 ano, já tão na creche.
Eu já fui no conselho tutelar e também nada, o senhor podia explicar como conseguir pela justiça as vagas?
Ana Paula
10/07/2012 08:16
... E nessa segunda-feira tem candidato que continua trabalhando na rede pública...
A senhora Andrea Symone Zimmermann Nagel, diretora adjunta da Escola Vitório Anacleto Cardoso, candidata á vereadora da coligação PPS e DEM é uma!
Lembrando que esta é esposa do Senhor Luiz Marcos Nagel, vice do Adilson Schmitt...
CADÊ A FISCALIZAÇÃO???????????????????????
Herculano
10/07/2012 07:50
Manchetes de ontem e hoje. Contra a crise econômica, governo libera o maior lote de restituição do Imposto de Renda da história: R$2,6 bilhões.

Até a semana passada, governo e políticos da base aliada, o discurso era outro e se desmentia qualquer crise mas que qualquer um com o mínimo de discernimento enxerga e faz tempo.

Agora disfarçam e adoçam com medidas pontuais. Depois das eleições virão os remédios amargos e fruto desta irresponsabilidade. Aguardem.
Herculano
10/07/2012 07:44
De Eliane Cantanhêde, no jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira.

Central Única dos Aloprados?

BRASÍLIA - Tem alguma coisa invertida nessa história: a maior central sindical do país não se mobilizou para protestar contra nenhum dos escândalos e escandalosos nacionais pós-2003 e agora fala em "ataque à democracia", ameaçando "ir às ruas" para defender os réus do mensalão. Dá para entender?

Segundo o atual presidente da CUT, Artur Henrique, "o ataque à democracia" que ocorreu no Paraguai pode se repetir no Brasil: "Ou não foi isso que tentaram neste país em 2005? Ou não tentaram depor e derrubar o presidente Lula com o apoio da imprensa?", disse ele ontem, no congresso da central. E decretou: "Não vamos permitir a volta dos tucanos, do PSDB".

Seu sucessor, Vagner Freitas, avisou, antes mesmo de assumir, que está de olho no julgamento do mensalão: "Não pode ser um julgamento político. Se isso ocorrer, iremos às ruas", disse, pronto para uma guerra, como se estivesse de dedo em riste na cara do Supremo Tribunal Federal.

São deveras curiosos esses arroubos democráticos, mas vamos ao que mais interessa: as greves. Sem falar no setor privado, os professores de universidades federais estão parados há um mês e meio e funcionários de 12 órgãos federais cruzaram os braços. Dilma acaba de mandar cortar o ponto dos faltosos. E isso não é nada, perto do que vem por aí.

A data-base de algumas das categorias mais poderosas, como metalúrgicos, químicos, petroleiros, bancários e carteiros, é no segundo semestre, a partir justamente de agosto - que vem a ser o mês do julgamento do mensalão. Vai ficar animado.

A dúvida, hoje, é se a CUT vai para as ruas a favor dos mensaleiros de Lula, contra o Supremo, ou se vai a favor dos trabalhadores, contra Dilma. Em última instância: a favor de Lula e contra Dilma?



Herculano
10/07/2012 07:27
EXEMPLO E ADVERTÊNCIA QUE VEM DE JOINVILLE

O site da Prefeitura de Joinville, que traz notícias e fotografias sobre a administração municipal, foi tirado do ar no sábado à tarde e deve retornar no decorrer do dia de hoje, com alterações.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informa que a medida visa a atender à legislação em período eleitoral, removendo fotos e alusões ao nome do prefeito Carlito Merss (PT), candidato à reeleição. Também estão fora do ar, pelo mesmo motivo, os sites do Instituto de Planejamento Urbano (Ippuj) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
Herculano
10/07/2012 07:26
GOVERNO SACIA OS POLÍTICOS DO CONGRESSO PARA EVITAR DERROTAS

Disposto a votar no Congresso esta semana a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013, o governo empenhou, só no último dia 6 ? prazo final imposto pela lei eleitoral ?, R$ 402,2 milhões em emendas parlamentares. Nos seis primeiros dias de julho, o total foi de R$ 823,7 milhões, superando os R$ 789,8 milhões de todo o mês de junho, e representando mais de três vezes o valor liberado de janeiro a maio (R$ 263,5 milhões).

O governo correu para garantir esses repasses de verbas federais às prefeituras porque, desde o último dia 7, a legislação eleitoral só permite a transferência para obras e convênios já existentes. Segundo o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), até sexta-feira, o empenho (garantia de pagamento) total das emendas parlamentares foi de R$ 1,88 bilhão ? o que representa 9,01% dos R$ 20,8 bilhões previstos para emendas individuais e coletivas de parlamentares
Herculano
10/07/2012 07:24
APARELHAMENTO E PROMOÇÕES

Natalino José da Silva, deixou de ser o responsável pela administração dos cemitérios públicos municipais e que são objeto de uma CPI na Câmara de Vereadores. Agora ele é diretor administrativo da prefeitura de Gaspar , em substituição à servidora Joyce Dayane Starke, durante o afastamento da titular em virtude de licença maternidade, a contar de 06 de julho de 2012.

Eduardo Ernesto Dias é o novo diretor de contabilidade. Jeferson Debus que era preogoeiro passa agora ser assessor administrativo da secretara de Administração e Finanças. Cirlene T. Schramm é a nova responsável pela tesouraria. Já Cleones Hostins é o novo diretor geral de auditoria e controladoria em lugar de Ademor Luiz Machado, que pediu para sair. Tudo isto foi publicado hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.
Herculano
10/07/2012 07:03
Ontem um leitor aqui neste espaço reclamou e denunciou. Mas, só hoje, dia 10 apesar do decreto 5.081 ser de cinco de julho, saiu publicado no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet -, o pedido de exoneração da diretora adjunta da escola Vitório Anacleto Cardoso, Andreia Soraya Zimmermann Nagel.

Andreia é esposa de Luiz Nagel, candidato a vice prefeito pelo DEM na chapa com Adilson Luiz Schmitt, PPS. Ela saiu porque vai concorrer a vereadora.
Herculano
10/07/2012 06:57
Manchete do "press release" de ontem da prefeitura de Gaspar: Área Azul de Gaspar inicia funcionamento nesta terça-feira.

A manchete correta seria. Depois de quatro anos aprovada e muita enrolação, Área Azul de Gaspar inicia funcionamento nesta terça-feira.

Este émais um exemplo de como as coisas são administrada e funcionam por aqui. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.