Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

26/06/2012

DIFERENÇAS I
A gasparense honorária, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, veio no domingo a Brusque. O que ela foi fazer lá? Ela participou com o companheiro Paulo Eccel, prefeito de lá e ex-assessor de Pedro Celso Zuchi no primeiro mandato, da entrega de 336 moradias no Residencial Jardim Sesquicentenário, no Bairro Limeira. O condomínio faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa.

DIFERENÇAS II
O prefeito Pedro daqui, no segundo mandato, foi na semana passada na sua rotineira viagem mensal a Brasília. O que ele disse que iria fazer lá? Entre outras, que tinha uma ?grande? agenda no Ministério das Cidades. Para que? Discutir o projeto de infraestrutura do loteamento destinado às vítimas da catástrofe. Até o momento em que edito esta coluna, a assessoria de imprensa, a mesma que informou da viagem quando ele já estava viajando, ainda não divulgou nada do resultado desta ?grande? agenda em favor daqueles moradores das casinhas de plástico na BR-470, projetado para algo exemplar e sustentável, mas que está se favelizando sem escrituras, sem esgotos, sem ruas, sem calçadas, sem assistência social e que logo, por conta disso, se tornará uma Marinha da vida. Ideli, Décio Lima e a Logos quietos. Acorda, Gaspar!

FINALMENTE I
Tem gente que nunca leu Paulo Freire (um dos mais expressivos educadores e filósofos brasileiro nascido em Pernambuco). Ele escreveu ?vamos juntar os diferentes para vencermos os antagônicos?. Agora, essa gente daqui está preferindo reescrever esta frase achando que tudo vai dar certo ao final, mas a um modo muito estranho e que já foi testado com resultados desastrosos: ?Vamos juntar os antagônicos para vencermos os diferentes?.

FINALMENTE II
Conclusão. Não vão juntar nada e desse jeito, neste jogo de interesses imediatos e pequenos, não se vai a lugar nenhum. Quem fez isto pela última vez por aqui, fez aquela união do sapo com a cobra, PP e PMDB, respectivamente (e muitos outros bichos), a qual elegeu Adilson Luiz Schmitt, quando ele estava no PMDB. Ninguém ganhou. Nem o sapo, nem a cobra, nem outros bichos e nem o Adilson. Muito menos a cidade. O resultado disso tudo, todos já sabem há muito tempo. Desta vez parece que ao menos Adilson aprendeu a lição, na marra, depois do isolamento e ostracismo que quase todos lhe impuseram. Mesmo assim, incrivelmente e apesar das chagas, ele ainda tentou a fórmula, mas desistiu. Os outros, o sapo, a cobra e outros bichos, infelizmente, pelo andar da carruagem, ainda não.

FINALMENTE III
O que adianta ajuntar tudo num balaio só para vencer? Mas, querem vencer para que? Para derrotar os antagônicos ou sucumbir os diferentes? Estão fazendo união e coligações sem planos, sem propostas, apenas para impor uma derrota ao PT, ou ao caos que se instalou? Isto é pouco. Muito pouco. Não adianta derrotar ou vencer o diferente. É preciso antes, dizer o porquê disto. Como se quer, se vai fazer isto e se estabelecer no antagonismo. Melhor: é preciso explicitar qual o resultado diferente que se quer ao final de tudo isto para a cidade, os cidadãos, as cidadãs e à sociedade. E tem vários meios de se fazer isto. E há vários conceitos para se chegar lá. Acorda, Gaspar!

SÓ TRÊS
Escrevi aqui há seis meses: Gaspar caminha para três candidatos em outubro. Ensaiaram-se cinco. Estão firmes, quatro. Mas está se trabalhando em Gaspar, Florianópolis e Brasília para que ao final fiquem duas apenas: o PT e os outros. Tirando a média e na razoabilidade, o grande risco mesmo é de se ter três coligações viáveis. Duas delas, azarões. Acorda, Gaspar!

SOBRE O TRAPICHE

O ex-secretário de Obras, ex-secretário de Turismo, Indústria e Comércio do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, o engenheiro e empresário de comunicações, Joel Reinert (Rádio Nativa), resolveu esquecer as diferenças que levaram à saída da administração petista. Elas já foram superadas.

O ex-procurador geral do município e ex-petista convicto (e arrependido), Mário Wilson da Cruz Mesquita, está em Brusque. E de lá armou a sua bateria de mísseis contra Gaspar e a administração petista. O seu alvo predileto é o ex-chefe de gabinete, seu par das estripulias, o professor brusquense Doraci Vanz, que vai ser o coordenador de campanha do PT por aqui. Doraci, por lá, já foi Ciro Roza, PFL, antes de se bandear para o Paulo Eccel e dele se distanciou quando assessor na Assembleia Legislativa. Então vem chumbo por aí...

A convenção do PPS e do DEM foi totalmente ignorada pelos veículos de comunicação de Gaspar. E esta decisão dos veículos deve ser respeitada, apesar de ser uma notícia para os gasparenses. Entretanto, como se trata de um ato do processo eleitoral, ele está enquadrado na lei própria e na isonomia. Sabe-se agora que as demais convenções não serão divulgadas, porque assim determina a tal isonomia da lei eleitoral. Perde o ouvinte e os leitores. Eu não me omiti.

Os ex-procuradores de Gaspar, Mário Wilson da Cruz Mesquita e Aurélio Marcos de Souza, até então adversários de causas, objetivos, escaramuças e resultados, como advogados, encontraram-se casualmente no Fórum de Gaspar. Eles selaram a paz. Hum!

Estranho é esta repentina idolatria ao gasparense e peemedebista Renato de Mello Vianna. Há muito ele está ausente da cidade. E por isto, é um dos responsáveis diretos pelo enfraquecimento do partido por aqui.

Espuma. Apareceram nos últimos dias nos bastidores político de Gaspar, as ditas pesquisas de trabalho de vários grupos interessados em solidificar candidaturas, negociar alianças por aqui, enganar plateias, embaralhar os jogos, servir de base para ações profissionais, ou estimular líderes de Blumenau, Florianópolis e Brasília nas escolhas. Nas que tive acesso, por meios diretos ou tortos, nenhuma delas me foi dada à oportunidade de acessar a metodologia, o que me retira da análise delas. Entretanto, se me fosse dada a oportunidade de escolha, colocaria minhas fichas na do Ipac, que trabalhará para o PT.

Coisa de cenário de novela. Enquanto se assinava o contrato no interior do Ginásio João dos Santos para a construção da Ponte do Vale, lá fora máquinas fingiam terraplanar a área que fica defronte ao ginásio. Cenas para a sessão de fotos e filmagens. Em Minas Gerais, a empreiteira preparava os documentos para os fiscais da obra dizer que ela já começou e que assim já se é possível emitir a primeira nota fiscal para não perder a verba. Na semana que vem a medição e a nota precisam estar protocoladas no Ministério das Cidades. Acorda, Gaspar!

Outras duas da solenidade de assinatura do contrato da Ponte. A primeira de que o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, foi ao ato e o protocolo petista providencialmente o ignorou. O segundo é o discurso de campanha. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e candidato a reeleição assumiu uma postura paz, amor, vítima e conciliador. O serviço duro em nome do PT, da equipe de governo e da família, foi e será feito pelo seu cunhado, o presidente da Câmara, o vereador Antônio Carlos Dalsóchio. Acorda, Gaspar!

Entrou novamente hoje (é a terceira neste mês) na pauta do Tribunal de Justiça, o recurso do caso do caminhão pipa. Na semana passada, o jornalista e colunista Cláudio Prisco Paraíso, no Canal Aberto, do jornal A Notícia, mostrou que tudo está sendo feito para protelar a decisão. Depois de pedir adiamento na semana anterior e ter conseguido, o prefeito Pedro Celso Zuchi foi pessoalmente na terça-feira passada, antes de viajar a Brasília, à sessão do Tribunal e viu o desembargador Gaspar Rubick pedir vistas e adiar o julgamento. Na semana que vem começa o recesso do judiciário. Então...

 

Edição 1400

Comentários

Hospital
29/06/2012 03:56
INFELIZ
Infeliz a posição do vice presidente do conselho do hospital, funcionários e medicos estão dispostos a paralização dos serviços apartir do dia 4 de julho.Com saúde não se brinca, não se busca lucro, e não se faz politicagem. Srs. conselheiros, trabalhamos com perseverança, mas aqui não tem palhaço. Essa é a posição dos funcionários. Trabalhamos unidos para o bem comum, não pra um bando de capitalistas sem escrupulos!!! Buscamos o apoio dos Gasparenses que não podem ter um plano de saúde, pois é por eles que trabalhamos.
jaisom barreto
28/06/2012 21:45
Sr. Herculano


Deputado Federal, conhecido como Peninha e o Estadual Schenaider vão de PT, ou seja Paulo Excel em Brusque, alguem me explica.
Herculano
28/06/2012 18:06
O PSD TERÁ HORÁRIO NO RÁDIO E TELEVISÃO

STF: Toffoli defende mais tempo
de propaganda eleitoral para o PSD

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antonio Dias Toffoli defendeu nesta quinta-feira (28) mais tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV para o PSD. Além disso, o ministro quer garantir ainda uma porcentagem maior sobre o fundo partidário. Tudo isso já para a campanha de 2012.

Dias Toffoli é o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada por sete partidos e, durante o julgamento, afirmou que um novo partido como o PSD tem de ter direito a representatividade dos deputados federais que migram para a sigla no período de sua fundação. "Impedir que o parlamentar fundador de novo partido leve consigo sua representatividade, para fins de divisão do tempo rádio e TV, esbarra exatamente no princípio da livre criação de partidos políticos. Haveria a liberdade de criação, mas com um ônus enorme para quem exerce o mandato", justificou Toffoli
Herculano
28/06/2012 13:10
Do Augusto Nunes, na Veja. O jornalista Carlos Brickmann e o Paraguai: duas notas que valem duas páginas. Nesta quarta-feira, Carlos Brickmann publicou em sua coluna duas notas sobre o Paraguai que todo jornalista independente gostaria de ter escrito. Confira.

1.
Cadê o Exército nas ruas de Assunção? Não está. Cadê os tanques fechando o Congresso e cercando os tribunais? Não há. Em que prisão foram colocados o ex-presidente e seus ministros? Em nenhuma: ao contrário, eles se reúnem normalmente, abertamente, para discutir política e criticar os atos do novo Governo. O Congresso aprovou o impeachment com votação avassaladora e a Corte Suprema considerou que o processo seguiu todos os ritos constitucionais.

Quem diz que houve golpe são os países vizinhos ? aqueles que por tantos anos defenderam a não intervenção em assuntos internos de nações soberanas. O Brasil está em cima do muro: critica mas não agride. Vender a energia de Itaipu é essencial para o Paraguai, e comprar a energia de Itaipu é vital para o Brasil.

2.
Venezuela, Equador, Cuba e Bolívia não reconhecem o novo Governo paraguaio. Estados Unidos e Alemanha já o reconheceram.

O Paraguai deve estar preocupadíssimo com suas relações internacionais.
Indignada
28/06/2012 13:02
Boa tarde!
Sr Herculano quem conhece um pouco a historia,sabe que Che Guevara pode ate ter sido um revolucionário, mas o que a historia não conta, é que ele saqueou...matou... estuprou pessoas! Ele foi um bandido como outro qualquer! (minha opinião) Na minha concepção de formação de carácter e idealização de vida, ele JAMAIS servira de exemplo....apenas um povo burro e desleal tem ele como um mártir revolucionário, gente que justifica suas obras e ações ruins como se justificassem os meios para se chegar ao fim! E comparar o Rotary Clube com um bandido, é ter ideias muito equivocadas, o Rotary é uma entidade sem fins lucrativos com mais de 100 anos de existência, onde seu lema é servir.Muito diferente do Che Guevara .
Herculano
28/06/2012 12:04
PLANO REAL QUE O PT NAO QUERIA PARA O BRASIL COMPLETA 18 ANOS. SEU IDEALIZADOR DIZ QUE ELE ESTÁ INCOMPLETO E PIOR: O GOVERNO ATUAL ESTÁ DESFIGURANDO-O

A repórter Leticia Bragaglia, do jornal O Estado de S. Paulo, ouviu um dos pais do Plano Real feito no governo de Itamar Franco, PMDB, quando Fernando Henrique Cardoso, PSDB, era o seu Ministro da Fazenda.

A poucos dias de completar 18 anos, o Plano Real ainda não é considerado um sucesso total por um de seus idealizadores, o economista e sócio do BTG Pactual Persio Arida. Segundo ele, o projeto só estará completamente concluído "quando as taxas de juros brasileiras forem iguais às internacionais, o crédito tiver na mesma dimensões de outros países emergentes, e quando houver crédito muito longo em quantidades expressivas".

Ele acredita que cuidar da estabilidade é fundamental, mas critica a forte intervenção do governo na economia, mesmo quando isso está voltado para o incentivo ao crescimento. "Do ponto de vista da modernização e redução da interferência do Estado na economia, o País está retrocendendo, e não evoluindo", alerta.

Esse ponto, segundo ele, é um dos motivos do menor interesse dos estrangeiros pelo Brasil. Ele se refere à incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre a entrada de capitais no País, à mudança do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) para carros importados e às restrições à compra de terras por estrangeiros.
Herculano
28/06/2012 10:36
GASPAR ESTEVE REPRESENTADA NA RIO MAIS 20. E DAI?

A gasparense e funcionaria pública Ana Maba assessora da juventude, esteve no Rio de Janeiro participando do Encontro da Cúpula dos Povos. ela foi representar o povo de Gaspar. E o que Gaspar ganhou com esta participação?

Por enquanto, nada. Quem sabe reaplicar algumas experiências na área ambiental que a própria Ana reconhece por aqui não é prioridade, e quem sabe um dia alguma coisa na Defesa Civil. Ana ficou deslumbrada com a sua participação. Pois lá no Rio tinha "muita juventude, muita gente, muito movimento organizado, tudo era muito intenso, muita coisa bacana", afora as tentativas de diálogos. Como assim?

Ora, quem sabe faz a hora, como escreveu Geraldo Vandré e ela bem lembrou na entrevista ao Jota Aguiar, na Sentinela do Vale. Falta é fazer acontecer. Por enquanto, só passeio e deslumbramento com dinheiro público. Acorda, Gaspar!
Herculano
28/06/2012 10:18
reeditando das 8.31

COMO FUNCIONAM OS POLÍTICOS QUE ELEGEMOS. PARA ELES EMBOLSAREM MAIS NA GULA IRRACIONAL E INSACIÁVEL PARA POUCOS, CHANTAGEIAM O GOVERNO E COLOCAM A CONTA VIA IMPOSTOS NO NOSSO BOLSO, MAIS UMA VEZ.

Está é uma das manchetes de política da Folha de S.Paulo desta quinta-feira.

Congresso ameaça governo com ampliação de gastos. Apesar da economia hesitante, Legislativo dá andamento a vários projetos custosos. Parlamentares estão insatisfeitos com a falta de dinheiro para emendas e as recusas de nomeações de indicados.
Herculano
28/06/2012 08:25
Saiu a lista dos políticos fichas sujas de Santa Catarina. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral todos os declarados até agora pré-candidatos a prefeito de Gaspar são fichas limpa. Há quem não concorde.
Herculano
28/06/2012 08:03
PARA ONDE VAI O PP DE GASPAR?

O presidente do diretório do PP de Blumenau, João Alberto Pizzolatti Neto anunciou, na tarde desta quarta-feira, que o partido decidiu apoiar a candidatura de Ana Paula Lima (PT) na corrida para a prefeitura de Blumenau.

Em Gaspar, o presidente do PP José Hilário Melato que é claramente apoiador da administração de Pedro Celso Zuchi, escolheu uma aliança na proporcional (vereadores) com o PSD de Tereza da Trindade. Como o partido está todo enrolado na questão dos tempos de rádio e tevê, é uma boa razão ou desculpa para rever esta situação diante da decisão tomada em Blumenau. Acorda, Gaspar!
Herculano
28/06/2012 07:59
PROPAGANDA ANTECIPADA PERMITIDA

A colocação de adesivo em veículos contendo apenas o nome de suposto candidato às eleições não configura propaganda eleitoral antecipada. No entanto, a mensagem não pode reunir elementos que caracterizem apelo explícito ou implícito ao eleitor de forma que seja associada a eventual candidatura.

Este foi o entendimento que o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilson Dipp aplicou a um recurso de Sérgio Toledo de Albuquerque, multado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) em R$ 5 mil pela colocação de adesivos em veículos automotores contendo apenas o seu nome. Na época, Sérgio Toledo era pré-candidato a deputado estadual às eleições de 2010.
Herculano
28/06/2012 07:57
ENQUANTO TEMPO DE TV NÃO SAI, PSD ENFRAQUECE.

O PSD de Gaspar está num dilema. Ninguém quer tocar no assunto. Então eu vou tocar porque esperei até ontem a noite por uma decisão do judiciário especializado. Se o Supremo Tribunal Federal - on de o caso foi parar como última instância - não der o tempo de tevê e rádio para campanha ao PSD, suas candidaturas solo, em alguns casos ficam inviáveis, como é a de Gaspar e difíceis sem uma boa aliança que lhe empreste tempos de rádio e tevê, como é o caso de Blumenau.

O PSD está refém, ou enfraquecido neste momento. Está sangrando com a decisão sendo adiada de uma semana para outra, de um dia para outro. Os grandes partidos, não querem lhe dar esta fatia, que está clara na legislação: o tempo se baseia no número de representantes que cada partido conseguiu na eleição anterior. Na eleição anterior, o PSD não existia.

Confira as manchetes de hoje sobre este caso: Supremo adia para quinta decisão sobre tempo maior de TV para PSD. Ministros analisam se partido de Kassab terá tempo de campanha maior. Julgamento foi suspenso nesta quarta (27) antes de o relator concluir o voto.

Herculano
28/06/2012 07:38
O PRIMEIRO CUSTO DO AUMENTO DE DEZ PARA 13 VEREADORES EM GASPAR: R$6.300,00 PARA UMA ARQUITETA.

A Câmara de Vereadores etá instalada num lugar que não é dela e paga aluguel. Recentemente foram feitas obras lá para dar mais comodidade as sessões e ao público. O próprio presidente diz que está atrás da construção de uma nova sede que vem sendo protelada desde a presidência de José Hilário Melato.

Agora, no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet- está lá aresolução legislativa 45/12. Veja só, na íntegra e conclua você mesmo, leitor e leitora deste espaço.

DISPÕE SOBRE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE ARQUITETO.

A MESA DIRETORA da Câmara de Vereadores de Gaspar, no uso de suas atribuições contidas no art. 39, inciso VIII, da Lei Orgânica Municipal,

CONSIDERANDO a necessidade de expansão das instalações físicas da Câmara Municipal para melhor abrigar e oportunizar os trabalhos parlamentares e administrativos da Casa de Leis;

CONSIDERANDO que para atingir tal objetivo a estrutura física atual deverá sofrer alterações;

CONSIDERANDO que este Legislativo não possui em sua estrutura cargo público com atribuições voltadas à engenharia ou arquitetura;

CONSIDERANDO que efetivas alterações na estrutura física devem ser precedidas de estudos, projetos e acompanhamento da obra por profissional responsável técnico e fiscalizado por Conselho legalmente existente, no caso o CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil; e

CONSIDERANDO a documentação em anexo, principalmente quanto aos orçamentos e dotação orçamentária existente,

RESOLVE:

Art. 1º Fica autorizada a confecção de instrumento contratual cujo objeto será a contratação de serviços da arquiteta Márcia Claudete Soares, inscrita no CPF sob nº 595.979.339-34, C.I. nº 12932728- SP/SC e Registro no CAU-SC sob nº 86140-5.

Art. 2º Os serviços, remunerados no valor total de R$ 6.300,00 (seis mil e trezentos reais), serão abrangidos por estudos, projetos e acompanhamento da obra, conforme elencados no orçamento em anexo e subscrito pela profissional acima citada.

Art. 3º As despesas decorrentes da presente Resolução correrão por conta do orçamento da Câmara de Vereadores na seguinte dotação: Atividade - 2.20004- Materiais e Serviços de Terceiros em Geral; Modalidade: 3.3.3.9.0.00.00-Aplicações Diretas; Elemento: 3.3.3.9.0.36.00-Serviços de Pessoa Física.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor nesta data, quando da sua
publicação.

Câmara de Vereadores de Gaspar, 22 de junho de 2012.

Mesa Diretora
ANTÔNIO CARLOS DALSOCHIO, Presidente;
RAUL SCHILLER, Vice-Presidente;
CLAUDIONOR DA CRUZ SOUZA, 1º Secretário; e
JOSÉ HILÁRIO MELATO, 2º Secretário.
Jr. Quebratijela
28/06/2012 01:06
A cara de pau desse pessoal do PT é incrível... Olhem só essa nova enrascada que a Mariluci e os Ptralhas estão envolvidos na Justiça daqui.

O sistema do SAJ do fórum de Gaspar é transparecente (bem mais do que o da Prefeitura) e mostra que existe uma ação de cobrança de honorários (025.12.002813-6) contra o PT, Mariluci e outros... porque não pagaram o advogado e ex-assessor de confiança do PT e da Mariluci, o queridinho e agora odiado Danilo Visconti.

E sabem quem vai cobrar na Justiça a dívida dos maus pagadores (devedores) o advogado Màrio "brother" Mesquita. Tá no sitio eletronico do TJSC Gaspar. Só aqui acontece essas coisas.
Isso é vergonhoso para uma militante do PT e vice-Prefeita que quer porque quer ir de vice pra essa reeleição. Que coisa feia eim Marluci.

Isso é no mínimo imoral, pra não dizer que é uma VERGONHA, como diz Bóris Casói na televisão. Estamo todos acordado e de olho bem aberto. As eleições tão chegando e as mascaras caindo...e caindo, como um balão de São João.

Prrecisamos de pessoas equilibradas, sérias e honestas para governar


Mesa de Bar
27/06/2012 19:23
A esqueci Garçom mais uma na mesa 5
Mesa de Bar
27/06/2012 19:22
Ao Senhor Dalçóquio
O senhor precisa ler mais para saber o significado da palavra companheiro, palavre que vem do latim que significa aquele que divide o pão que convidamos a sentar em nossa mesa. nada a ver com o guerrilherio que tentam transformar em herói chamado Che Guevara. Que ajudou a formar uma ditadura, aqual voces querem formar no Brasil, pois pessoas que são contra o pensamento de voces são aniquiladas. Etem mais o Rotary esta longe de ser um braço do PT, é uma organização mundial de ajuda, mas formadas pelas elites que voces tanto questionam e tentam dizer que não presta. Até o momento que voces se passam a fazer parte dela.
Nem mesmo Che aprovaria o que voces fazem o vale tudo para se manter no poder. basta ver Lula e Maluf

Herculano
27/06/2012 15:49
Os dez atuais vereadores de Gaspar estarão sobrecarregados de trabalho e decisões amanhã. Vão votar redação final dos projetos 15/2012 que declara de utilidade pública a entidade denominda Associação Gaspar Esporte do Futuro e do 37/2012 que autoriza o município padronizar a pintura dos prédios e equipamentos públicos municipais de Gaspar e dá outras providências. Não se esqueça. No ano que vem este trabalhão todo de uma sessão será compartilhado por mais três vereadores. Acorda, Gaspar!
mario pera
27/06/2012 15:07
Pesquisa Datafolha publicada nesta quarta-feira, mostra o estrago que o namoro e casamento Lula-Maluf provocou na candidatura do PT na capital paulista. Além do candidato petista cair de 8 para 6%, quase 70% dos petistas entrevistados rejeitaram a iniciativa; do eleitorado em geral são mais de 60% os que reprovam a aliança e perto disso não votaria num candidato aliado de Maluf.
Um tiro no pé.
Herculano
27/06/2012 13:18
O tempo trabalha a favor dos políticos matreiros. Falta de lista nacional de inelegíveis desafia fiscalização da Ficha Limpa. Ministério Público terá apenas cinco dias para impugnar fichas-sujas. Fontes de dados múltiplas e com padrões diferentes dificultam trabalho.
Herculano
27/06/2012 13:10
O GOVERNO DILMA PARECE VELHO

Quem escreveu isto? O historiador Marco Antonio Villa. Onde publicou? Em O Globo. E depois dizem que eu é que tenho uma opinião míope, parcial e até partidária. A realidade está ai. Um bom artigo para reflexão.

O governo Dilma Rousseff completa 18 meses. Acumulou fracassos e mais fracassos. O papel de gerente eficiente foi um blefe. Maior, só o de faxineira, imagem usada para combater o que chamou de malfeitos.

Na história da República, não houve governo que, em um ano e meio, tenha sido obrigado a demitir tantos ministros por graves acusações de corrupção.

Como era esperado, a presidente não consegue ser a dirigente política do seu próprio governo. Quando tenta, acaba sempre se dando mal. É dependente visceralmente do seu criador. Está satisfeita com este papel. E resignada. Sabe dos seus limites.

O presidente oculto vai apontando o rumo e ela segue obediente. Quando não sabe o que fazer, corre para São Bernardo do Campo. A antiga Detroit brasileira virou a Meca do petismo.

Nunca tivemos um ex-presidente que tenha de forma tão cristalina interferido no governo do seu sucessor. Lembra o que no México foi chamado de Maximato (1928-1934), quando Plutarco Elias Calles foi o homem forte durante anos, sem que tenha exercido diretamente a presidência.

Lá acabou numa ruptura. Em 1935 Lázaro Cárdenas se afastou do "Chefe Máximo" da Revolução. Aqui, nada indica que isso possa ocorrer. Pelo contrário, pode ser que em 2014 o criador queira retomar diretamente as rédeas do poder e mande para casa a criatura.

O PAC ? pura invenção de marketing para dar aparência de planejamento estatal ? tem como principal marca o atraso no cronograma das obras, além de graves denúncias de irregularidades. O maior feito do "programa" foi ter alçado uma desconhecida construtora para figurar entre as maiores empreiteiras brasileiras.

De resto, o PAC é o símbolo da incompetência gerencial: os conhecidos gargalos na infraestrutura continuam intocados, as obras da Copa do Mundo estão atrasadas, o programa "Minha Casa, Minha Vida" não conseguiu sequer atingir 1/3 das metas.

O Nordeste é o exemplo mais cristalino de como age o governo Dilma. A região passa pela seca mais severa dos últimos 30 anos. A falta de chuva já era sabida. Mas as autoridades federais não estavam preocupadas com isso. Pelo contrário. O que interessava era resolver a partilha da máquina estatal na região entre os partidos da base.

Duas agências foram entregues salomonicamente: uma para o PMDB (o DNOCS) e outra para o PT (o Banco do Nordeste). E a imprensa noticiou graves desvios nos dois órgãos, que perfazem quase 300 milhões de reais. A "punição" foi a demissão dos gestores.

Enquanto isso, desejando mostrar alguma preocupação com os sertanejos, o governo instituiu a bolsa-seca, 80 reais para cada família cadastrada durante 5 meses, perfazendo 400 reais (o benefício será extinto em novembro, pois, de acordo com a presidente, vai chover na região e tudo, magicamente, vai voltar ao normal). Isto mesmo, leitor. Esta é a equidade petista: para os mangões, tudo; para os sertanejos, uma esmola.

Greves pipocam pelo serviço público. As promessas de novos planos de carreiras nunca foram cumpridas. A educação é o setor mais caótico. Não é para menos. Tem à frente o ministro Aloizio Mercadante. Quando passou pelo Ministério da Ciência e Tecnologia nada fez. Só discursou e fez promessas. E as realizações? Nenhuma.

Mercadante lembra Venceslau Braz. Durante o quadriênio Hermes da Fonseca, Venceslau foi um vice-presidente sempre ausente da Capital Federal. Vivia pescando em Itajubá. Quando foi alçado à presidência da República, o poeta Emílio de Menezes comentou sarcasticamente: ?É o único caso que conheço de promoção por abandono de emprego.?

Mercadante é uma versão século XXI de Venceslau. O sistema federal de ensino superior está parado e vive uma grave crise. O que ele faz? Finge que nada está acontecendo. Quando resolve se manifestar, numa recaída castrense, diz que só negocia quando os grevistas voltarem ao trabalho.

A crise econômica mundial também não mereceu a atenção devida. Como o governo só administra o varejo e não tem um projeto para o país, enfrenta as turbulências com medidas paliativas. Acha que mexendo numa alíquota resolve o problema de um setor.

Sempre a política adotada é aquela mais simples. Tudo é feito de improviso. É mais que evidente que o modelo construído ao longo das últimas duas décadas está fazendo água (e não é de hoje). É necessário mudar. Mas o governo não tem a mínima ideia de como fazer isso.

Prefere correr desesperadamente atrás do que considera uma taxa de crescimento aceitável eleitoralmente. É a síndrome de 2014. O que importa não é o futuro do país, mas a permanência no poder.

Na política externa, se é verdade que Patriota não tem os arroubos juvenis de Amorim, o que é muito positivo, os dez anos de consulado petista transformaram a Casa de Rio Branco em uma espécie de UNE da terceira idade. A política externa está em descompasso com as necessidades de um país que pretende ter papel relevante na cena internacional.

O Itamaraty transformou-se em um ministério marcado por derrotas. A última foi na Rio+20, quando, até por ser a sede do evento, deveria exercer não só um papel de protagonista, como também de articulador. A nossa diplomacia perdeu a capacidade de construir consensos.

Assimilou o "estilo bolivariano", da retórica panfletária e vazia, e, algumas vezes, se tornou até caudatária dos caudilhos, como agora na crise paraguaia.

O governo Dilma parece velho, sem iniciativa. Parodiando o poeta: todo dia ele faz tudo sempre igual. E saber que nem completou metade do mandato. Pobre Brasil.
Herculano
27/06/2012 13:04
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos prefeitos de todos os Municípios brasileiros que o projeto de distribuição dos royalties pode ser votado pelo plenário da Câmara na sessão desta quarta-feira, 27 de junho. A informação tem como base o novo compromisso assumido pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), na reunião de líderes, ocorrida na tarde desta terça-feira, na sala da presidência.

Este assunto foi tema de uma saia justa com o presidente da CNM e a presidente Dilma Vanna Rousseff, PT, na última Marcha dos Prefeitos a Brasília.Pelo que se informou por aqui, Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, estavam lá.
Emerson Luiz
27/06/2012 12:46
Frase do twitter:
"Nada combina mais com um governo surdo do que um povo mudo."
Herculano
27/06/2012 11:47
O PT DE GASPAR AINDA CONTINUA EM DÚVIDA QUANTO A INDICAÇÃO DO VICE.

Primeiro, esta vaga prioritariamente é para composições na coligação. Segundo, mesmo sem restrições, o nome da vice Mariluci Deschamps Rosa já não era um nome certo. Há quem defendia uma "renovação" na dupla Pedro e Mariluci, e que não seria Pedro. Epara facilitar o discurso e as desculpas, Mariluci continua enrolada nas prestações de contas com a Justiça Eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Pedido de vista do ministro Dias Toffoli suspendeu nesta terça-feira (26) a análise, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do pedido de reconsideração da decisão da Corte que exige dos candidatos às Eleições 2012 a aprovação das contas eleitorais para a obtenção do registro de candidatura.

O ministro Dias Toffoli afirmou que trará seu voto até esta sexta-feira (29), na sessão que encerrará o primeiro semestre forense de 2012. Por enquanto, o julgamento está empatado em 3 votos a 3.
Zé Colmeia
27/06/2012 11:41
Sr. Herculano;

O Sr. Mario da Cruz Mesquita, teve aprovada no dia 22 de maio a Moção de nº 14 quase o 13º de autoria do Ver. Rodrigo B., Athoff e aprovadsa por unanimidade por reconhecimento por relevantes serviços prestados como procurador do geral do município. Está no site da Camara Municipal, até agora não teve a hombridade de ir buscá-la. Qual motivo? Não merece ou é ingrato ? Em outros tempos duvido que não estaria presente com uma corja a tira colo. Duvido que vá buscar, se buscar, não ser como de costume no ato solene após a sessão ou em outra sessão com a presença de todos os edis.Ser for, vai diretamente no gabinete do ver. Rodrigo Althoff. Me avise Mesquita quero estar presente pra ver muitas caras e bocas, inclusive a sua e a dos seus eex companheiros.
Herculano
27/06/2012 11:41
ACOSTUMADO, PT É MULTADO POR CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA.

A juíza auxiliar da propaganda eleitoral em São Paulo Carla Themis Lagrotta Germano multou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), o apresentador Ratinho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Haddad por realização de propaganda antecipada. Cada um foi multado em R$ 5 mil. A propaganda eleitoral somente é permitida a partir de 6 de julho.

No dia 31 de maio, no Programa do Ratinho, o SBT veiculou entrevista com o ex-presidente Lula e Fernando Haddad. Segundo a sentença da juíza, durante o programa houve propaganda eleitoral "ainda que de forma dissimulada". A juíza destaca que há previsão legal para entrevistas com pré-candidatos. "Entretanto, em que pese assegurado o direito à entrevista, ele não pode estar eivado de abuso de poder", sustenta.

Para Carla, "há clara indução ao eleitor no pedido de votos, na medida em que o pré-candidato se identifica como sendo o 'novo' na política, e naquele em que a população irá votar, porque quer mudança". A juíza destaca a "ausência de equilíbrio entre os pré-candidatos" na entrevista do Ratinho e SBT, além da "aberta campanha" realizada pelo ex-presidente Lula.

As representações acolhidas foram oferecidas pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pelo Partido Popular Socialista (PPS).

Volto. Mas o que é R$ 5 mil para a coisa pensada? Haddad não tinha mais do que três por cento quando participou da entrevista. Depois dela, pulou para oito na pesquisa. É o tipo da coisa em que o crime compensa. E para quem está acostumado a este tipo de crime, zomba da lei e dos que acreditam nela.
Herculano
27/06/2012 08:08
PARA O PETISTA E PRESIDENTE DA CÂMARA, ANTÔNIO CARLOS DALSÓCHIO, OS COMPANHEIROS DO ROTARY E DO PT SÃO A MESMA COISA.

Ontem o engenheiro e empresário das comunicações, Joel Reinert, tomou posse na presidência do Rotary Club de Gaspar. Uma solenidade bonita e concorrida. Estavam lá o prefeito (e ex chefe de Joel que já foi secretário da atual administração) Pedro Celso Zuchi, PT; o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS; e o vereador Cleber Edson Wan Dall, PMDB, todos declaramente candidatos em outubro.

Nos discursos protocolares, o presidente da Câmara, Antônio Carlos Dalsóchio, não deixou por menos. Disse que se sentia a vontade, pois ali no Rotary todos se tratavam por companheiros, um tratamento do PT para designar seus pares, mas segundo ele, imortalizado pelo argentino Che Guevara, que com Fidel Castro, implantou a ditadura comunista em Cuba.

Menos Tonho, menos. Será que vamos ter uma ditadura por aqui também? quem será o nosso Che Guevara? Acorda, Gaspar!
Herculano
27/06/2012 07:43
A ÚLTIMA CHANCHE PARA O PSD TER ESPAÇO NO RÁDIO E NA TV NESTA CAMPANHA ELEITORAL.

Aliados 'de esquerda, centro e direita' aguardam decisão sobre tempo de TV do PSD.

Depois de ser adiado por duas vezes, o STF (Supremo Tribunal Federal) julga nesta quarta-feira se o PSD, partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tem o direito ao tempo de propaganda partidária no rádio e na TV.

A decisão afeta todos os partidos com os quais o PSD fechou aliança pelo país afora. A legenda firmou coligações com parceiros de diferentes tendências políticas, seja de direita, de centro ou de esquerda.

Pela lei, o tempo de propaganda é calculado conforme o tamanho da bancada de deputados federais eleita na última disputa. O PSD só foi criado em 2011, depois da última eleição, ocorrida em 2010 e, por isso, em tese, não poderia participar da divisão.

Mas o PSD invocou o princípio da portabilidade dos votos. Com esse critério, os parlamentares que mudaram para a nova legenda levariam consigo os votos que receberam em 2010 por outros partidos.

"O PSD tem representantes legítimos que se transferiram legalmente para o partido. A lei não pode estabelecer restrições a quem foi eleito de direito e decidiu mudar de partido", afirma o advogado da legenda, Admar Gonzaga

Sete legendas que perderam deputados para o PSD pedem ao STF que negue o tempo no rádio e na TV: .DEM, PMDB, PSDB, PPS, PR, PP e PTB.
Herculano
27/06/2012 07:38
Manchete da Folha de S.Paulo desta quarta-feira: 64% dos petistas rejeitam apoio de Maluf, mostra Datafolha

O apoio do deputado Paulo Maluf (PP-SP) ao petista Fernando Haddad é rejeitado por 62% dos eleitores de São Paulo, mostra pesquisa concluída ontem pelo Datafolha. Entre os que declaram preferência pelo PT, a reprovação da aliança chega a 64%.
Mario
27/06/2012 06:43
Por que o Jornal não dá direito a comentário na matéria do nº de vereadores?? Só porque passou para "13" ? (PT), ou porque faltaria espaço pros cidadãos Gasparenses meterem o pau. Manobra bonita, a situação aprovar o aumento via judiciário, nééééé?????? Juntamente com o presidente da câmara (PT), nééééé´.
Herculano
26/06/2012 16:55
Ao vereador Joceli Campos Lucinda, PSD, que reclama do Executivo por seu possivel mau desempenho perante a sua comunidade e seus eleitores. OPT e o Executivo está escalando Márcia Deschamps, esposa do Rui, superintendente do Belchior, para a disputa. Este é o preço do seu silêncio, vereador. Agora não é mais tempo de reclamar. É de colher.
Herculano
26/06/2012 16:48
O julgamento do recurso do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, contra o processo do caminhão pipa, foi adiado mais uma vez. Está agora na pauta do dia três de julho no Tribunal de Justiça.
Herculano
26/06/2012 16:06
Ao que se identificou como Joaquim.

Eu aprendi, há muito, fazer algumas continhas. Sei que quatro valem menos do que seis. Tanto sei que esta história já contei aos meus leitores e leitoras. Se você é um deles, já sabia disso. E agora, me repreende como se eu fosse um impostor.

No entanto, você que tem interesse direto no assunto, como demonstra, está defendendo na verdade a covardia, a hipocria e os jogos de interesses sem que eles sejam explicados ao povo.

Aqui não jacaré.

Mais uma vez provou-se que seis valem sete, pois este é o número mínimo que se precisava para mudar o jogo para um lado e para outro. E que quatro calados, posam de vítimas. Numa Câmara que passou quatro anos provando - e com raras e honrosas exceções - de que três vereadores petistas valeram por seis, tudo está nos conformes.

Ora, se quatro não tinha oportunidade de vencer seis, os seis entenderam o jogo do jogo jogado: fingiram que queriam 15 e ganharam 13 vereadores, derrotando os que diziam, mas não agiam, pela manutenção dos dez de hoje.

E por que os quatro vereadores que um dia ousaram defender dez, ficaram em silêncio? Porque seus partidos na verdade queriam mais que dez e se deram satisfeitos com os 13 que estava na lei. Beleza. Tudo na surdina. Armado. Com isso, a população ficou sem voz e mais uma vez vai pagar a conta deste silêncio bem articulado entre todos os políticos da nossa cidade. Nem mais, nem menos. Acorda, Gaspar!

Ao que se escondeu como Legislativo.

De quem o nobre barbeiro da terceira idade está reclamando? Do Executivo? Mas, se o sr. Campos Lucinda deu amém durante quatro anos para não se incomodar, não se incomodará agora com a máquina do candidato do Executivo que vai passar por cima dele lá no Belchior paa eleger allgum vereador do PT. Uma mão lava a outra, mas nesta quem vai perder as mãos poderá ser o que não percebeu que foi engolido no jogo bruto do poder. Acorda, Gaspar!
Herculano
26/06/2012 15:27
Do José Simão na crônica de hoje na Ilustrada da Folha de S. Paulo, de hoje.

O Lugo (presidente do Paraguai) ficou famoso porque era bispo e teve seis filhos. Ele não era seminarista, era inseminarista. Rarará!
LEGISLATIVO?
26/06/2012 14:38
Na sessão itinerante que houve lá no belchior,com não muito mais de 2 ou 3 dezenas de moradores(RSSSS) e uns 5 ou 6 vereadores presentes,em rodinha de bate papo houve vereador de lá que desabafou que não consegue trabalhar por causa do executivo.
Então para que aumentar o número de vereadores se não conseguem trabalhar?E olha que quem comentou é a favor o aumento do número de vereadores.
É, pelo jeito eles conseguem não muito mais que MOÇÕES DE APLAUSOS E CUMPRIMENTOS,o que significa:BABACÃO DE OVO E PUXAÇÃO DE SACO que não leva GASPAR à lugar algum,deste tipo de vereador qualquer um ignorante pode ser.
São REAIS REPRESENTANTES DO POVO,CADA POVO TEM O REPRESENTANTE QUE MERECE!
Joaquim
26/06/2012 14:11
Herculano, é simples, para se alterar o número de vereadores, é preciso 7 votos, tanto para mais quanto para menos, ou até mesmo para ficar como esta. É sabido que 4 defendem ficar como esta e os outros 6 querem aumentar. Não precisa ser mágico, nem observar a maré, é só saber isto e saber que a lei que dizia que era 10 foi regogada no supremo e agora vale a lei orgânica de antes, que diz 13.

Voce deveria é saber e divulgar o que cada um defende e não sucitar bobagens.
Herculano
26/06/2012 14:10
Editorial desta terça-feira do jornal Folha de S.Paulo. É auto-explicativo. Mostra a razão pela qual não podemos ter assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Falta-nos equilíbrio.

Paraguai soberano

Apesar de cercear direito de defesa, impeachment do presidente foi constitucional; é abuso dos países vizinhos pretender impor sanções

A Corte Suprema de Justiça do Paraguai recusou ontem a alegação do ex-presidente Fernando Lugo de que foi inconstitucional o fulminante processo de impeachment pelo qual o Congresso o depôs, entre quinta e sexta-feira passada.

Com a decisão, caem por terra as pretensões de invalidar a posse do vice Federico Franco como sucessor constitucional. Também ontem a Justiça Eleitoral do país vizinho refutou a possibilidade de antecipar as eleições presidenciais, previstas para abril de 2013.

Não resta dúvida de que o impedimento de Lugo se deu sob evidente cerceamento do direito de defesa, cujo exercício ficou confinado a apenas duas horas de argumentação perante os parlamentares. Infelizmente, porém, a Constituição paraguaia não disciplina esse importante aspecto.

Exige apenas que o processo seja aprovado por dois terços da Câmara e que o afastamento ocorra se assim decidirem dois terços do Senado -limites amplamente superados nas votações que consumaram o impeachment.

Como motivo, basta a alegação genérica de "mau desempenho de suas funções".

Eleito numa plataforma esquerdizante, o ex-bispo católico Fernando Lugo conduzia um governo populista e errático, prejudicado pela conduta pessoal do mandatário, compelido a reconhecer filhos em escandalosos processos de paternidade.

Mas o motivo principal da derrocada foram os efeitos desastrosos da crise econômica no Paraguai, cujo produto nacional deverá encolher 1,5% neste ano. A popularidade presidencial se desfez depressa, tornando possível a formação da esmagadora maioria congressual que o afastou do cargo.

Por afinidade ideológica -maior no caso da Argentina, menor no de Brasil e Uruguai-, os demais governos do Mercosul decidiram suspender a presença do vizinho na reunião do organismo, que deve culminar na sexta-feira próxima, quando examinarão possíveis sanções contra o novo governo em Assunção.

Esse comportamento é injustificável. As cláusulas democráticas previstas pelo Mercosul e pela Organização dos Estados Americanos (OEA) aplicam-se a flagrantes violações da ordem constitucional. Ainda que o impedimento de Lugo seja criticável, as instituições paraguaias têm funcionado de acordo com as leis daquele país.

Com um triste histórico de ingerência na política interna do Paraguai, país que mantém laços de dependência econômica em relação ao Brasil, o melhor que o Itamaraty tem a fazer é calar-se e respeitar a soberania do vizinho.
Herculano
26/06/2012 14:00
Se há coisas que não combinam são política, religião, poder, democracia e ciência. A história da humanidade não só a antiga, mas a atual revela que em nome de Deus se barbariza, rouba, humilha e mata. Coisas do homem. Só nós os imperfeitos para fazer do sagrado um jogo rasteiro para enganar e usar os fracos e desinformados.

Veja esta informação do jornalista Ilmar Franco, de O Globo. É o fim da picada? Santos dos interesses próprios.

A igreja evangélica Assembleia de Deus foi quem criou o Partido Ecológico Nacional. O seu presidente, Adilson Barroso, está convidando os 24 deputados eleitos pela igreja para ingressarem no PEN. Ontem, acertou que o deputado Francisco Francischini (PSDB) vai comandá-lo no Paraná. A sigla que mais vai perder é o PSC: são da Assembleia 10 de seus 16 deputados. A Assembleia segue os passos da Igreja Universal do Reino de Deus, que já tem há algum tempo seu partido, o PRB.
Herculano
26/06/2012 13:52
QUANTOS VEREADORES VAI TER GASPAR NO ANO QUE VEM? HOJE SÃO DEZ.

Há mais de um mês eu escrevi aqui que Gaspar vai eleger 13 vereadores neste ano. E que isto seria confirmado numa correspondência que a juíza eleitoral, Ana Paula Amaro da Silveira mandaria ao presidente da Câmara, Antônio Carlos Dalsóchio, PT. Caberia ele consultar a Lei Orgânica do município em vigor, e responder.

O que está na pauta da sessão da Câmara de hoje a noite? O Ofício ZE 064/Juiz Eleitoral n. 127/2012, encaminhado via fax, solicitando à Presidência que informasse o número de vagas de vereadores previstas na Lei Orgânica do Município de Gaspar(SC), as quais serão preenchidas pelos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2012.

O que diz a pauta? Destino: "o Ofício ZE 064/Juiz Eleitoral n. 127/2012, subscrito pela Dra. Ana Paula Amaro da Silveira, vai aos Arquivos da Casa, à disposição dos Senhores Vereadores. Foi encaminhado à esta Presidência e à Procuradoria Jurídica no dia do protocolo do referido ofício na Casa, a saber, dia 20/06/2012. Respondido via Ofício nº 149/2012, desta Casa de Leis".

Mas o que foi respondido? Nada se revelou. Mas, a atualização da LOM feita à época em que o presidente era Antônio Pedro (Pepê) Schmitt, então no PFL, diz que é 13. Então este ensaio demogógico feito pelos vereadores Kleber Edson Wan Dall, PMDB; Claudionor da Cruz Souza, PSDB, Luiz Carlos Spengler Filho, PP e Rodrigo Boeing Althoff, PV para não aumentar o número de vereadores em Gaspar, foi só espuma. Aumentou até porque a lei já estava aprovada antes desta legislatura.

Ao final todos ficaram quietos para evitar polêmica, pois sabiam que podiam correr o risco de perder os 13 ao defenderem 15 como queria o PT. Solidária com este aumento de 13 no maior silêncio, ficaram as instituições, partidos, entidades organizadas e a população de Gaspar. Acorda, Gaspar!




Herculano
26/06/2012 13:23
IRRESPONSABILIDADE E FALTA DE ATITUDE DIANTE DA CRISE ECONÔMICA. CRESCEMOS MENOS DOS QUE OS OUTROS E INVENTAMOS A BOLHA DO CRÉDITO E DO CALOTE PARA ENFRENTAR CRISE.

Inadimplência está no maior patamar da série, com influência de veículos.
Segundo o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, atrasos são reflexo da expansão do crédito para automóveis em 2010.

Os repórteres Eduardo Cucolo e Fernando Nakagawa, da Agência Estado, do Grupo do jornal O Estado de S.Paulo, informam que o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, afirmou nesta terça-feira que a inadimplência total está no maior patamar da série, iniciada em junho de 2000, em 6%. Na pessoa física, o 8% de maio é o maior nível de atraso desde maio de 2009, quando estava em 8,5%.

Ele disse ainda que a inadimplência se mantém em um patamar elevado, influenciado pelo crédito para pessoa física, particularmente no segmento de veículos, cujos atrasos refletem a expansão desse crédito no segundo semestre de 2010.

"Tivemos naquele período uma expansão bastante pronunciada e que ainda repercute na carteira de crédito", afirmou Maciel em relação ao crédito para veículos.
Carlinhos
26/06/2012 12:54
É Herculano já fui jornalista, já fui ex- prefeito e ex vereador, agora sou advogado, mais na realidade quem sou é um problema meu, mais tenho certeza que sou mais um dos tandos que tem que ficar escondido, pois senão os tubarões e caciques da politica me calam. Pergunto se vcs ainda se lembram do TACO.

Mas o que me traz aqui Herculano é a baita dor de cabeça que o instrutor de trânsito e Diretor do Ditran, esta tendo. Jackson sua dor de cabeça com a composição das Jaris é pequena em relação a dor de cabeça que vc vai ter por prevaricação pois esta negando os blocos de notificação aos novos agentes de transito recém chegados.

Gostaria de saber se é só eles que não podem multar, ou esta ordem também é para os agentes mais velhos? Jackson estamos de olho em vc.
Mesa de Bar
26/06/2012 11:48
Olha só o senhor Adilsoné doido como diz o quebra tigela, mas é doido por Gaspar, e´doido pelo trabalho, pela transparência.
Coisa que não acontece, hoje, as coisas são forjadas, são feitas a base de ação judicials e mandatos.
Adilson tirou da prefeitura quem não queria trabalhar, levantava cedo, procurou sempre acertar, denunciou e pagou e paga por isso até hoje. Como sempre disse prefiro o doido certo que cerdo metido a doido, fazendo suas maracutais e depois dizendo que não sabia. Gaspar para os gasparenses, natos ou de coração. Garçom mais uma na mesa 5
Herculano
26/06/2012 11:32
Os leitores e leitoras, certamente, ainda lembram daquela Ação Popular do Fernando Neves que questionou o edital da Ponte do Vale. Da liminar concedida pelo Judiciário local e depois reconsiderada, parte das inconsistências apontadas foram solucionadas.

Como gato escaldado tem medo é de água fria, a prefeitura de Gaspar abriu o olho ela própria para outro edital. Veja o que está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.

O decreto Nº 5.048, de 21 de Junho de 2012 traz a substituição de membro da comissão especial da licitação TP 50/2012 e destinada à contratação de serviços técnicos para a elaboração de estudos de concepção do sistema de esgotamento sanitário do município e projeto técnico do sistema de esgotamento do Centro e dos bairros sete de setembro e Santa Terezinha.

Foi nomeado Gércio Issao Kussunoki no lugar de Luiz Carlos Soares Val
Herculano
26/06/2012 11:13
O engenheiro e empresário das comunicações (Rádio 89,7FM) toma posse hoje a noite como presidente do Rotary de Gaspar.
Herculano
26/06/2012 11:08
Se um agricultor ou dono de terrenos se decidirem limpar o ribeirão que passa por suas propriedades, precisam de licenças ambientais e correm o risco de um process, e daqueles brabos.

Pois é. A Secretaria de Agricultura de Gaspar está realizando a limpeza do Ribeirão Gasparinho. Muito bom e até nada de mais. O detalhe é que este serviço está sendo feito sem as devidas licenças ambientais, como afirmam os próprios servidore ao serem cobrados de tal documentação.

Como diz o ditado: faça o que um mando, mas não faça o que eu faço. Acorda, Gaspar!
Herculano
26/06/2012 10:31
Ao que se esconde como quebratijela e se torna valente.

Primeiro, eu não vou votar em Adilson. Segundo ele não é meu candidato. E se tivesse que fazer uma escolha, eu faria e não me esconderia.Sempre fiz escolhas, e acertei e errei, como qualquer um. E assumo que sou um qualquer.Terceiro, você continua quebrando a tijela e por isto a cidade continua dividida e perdendo a corrida para os vizinhos. Já está mais do que na hora de juntar os cacos desta coisa antiga chamada de tijela, e forjar algo mais consistente.

Agora num aspecto você tem razão: Gaspar precisa e merece uma pessoa mais equilibrada. E este equilíbrio começa na transparência.em equipes comprometidas, planos de governo, cumprimento de promessas.Acorda, Gaspar!



quebratijegela
26/06/2012 07:55
Que lindo, pq o Sr. não pede voto para o Adilson.
A junção de sapos e cobras só não deu certo justamente por ser seu candidato quem pilotava a nau Gasparense.
Quando esse Sr. Adilson se veste de poder ele endoida, como pessoa uma excelente pessoa, mas como prefeito é loko completamente, não mede o que sai da cabeça dele acha que tudo e píao dele.

Prrecisamos de pessoas equilibradas para governar

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.