Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

15/06/2012

DESCASO I
A administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, orgulha-se de obras físicas, atos de assinaturas de convênios, contratos, viagens, pompas, discursos, propaganda etc e tal. Eu também compartilho deste orgulho. São necessárias. Eram esperadas ? as obras. A administração petista, todavia, detesta dar explicações nos embrulhos em que está metida e queixa-se muito achando que todos nós deveríamos ficar quietos nas mazelas que faz, inclusive esta que vou expor. Mas, o que adianta se orgulhar de obras físicas, se estamos destruindo, excluindo, desassistindo, ou até escravizando as nossas crianças e adolescentes, comprometendo assim e sendo cúmplices do nosso duvidoso futuro? Ah! Eles não votam? Sim, mas são chaga que ignoramos na necessária cura e de como os políticos são estúpidos conosco e com a sociedade. Acorda, Gaspar!

DESCASO II
A assessora de gabinete da Primeira Vara da Comarca de Gaspar, onde está o litígio, a mitigação e a proteção da família, da criança e adolescentes, Ângela Cristina Moser, e o técnico judiciário auxiliar, Victor Hugo Menozzo, acabam de nos oferecer um espantoso, macabro e preocupante relatório. Mostram Ângela e Victor Hugo que, a tal secretaria de Desenvolvimento Social (de pomposo e marqueteiro nome) não cumpriu o seu papel em favor dos que estão em situação de risco, vulneráveis, fragilizados e desassistidos socialmente. Pior. Ela não cumpriu, em muitos casos, o mínimo do que determina a lei. Este relatório foi parar na Câmara de Vereadores. Lá, todos também, e que se dizem nossos representantes, ficaram num perturbador e comprometedor silêncio até agora.

DESCASO III
O relatório é longo, metódico e minucioso sobre fatos e realidades. Ele possui 31 páginas, coisa imprópria para os nossos políticos que não gostam de perder tempo com leituras, principalmente como estas. Os termos mais usados no descritivo vexatório para a administração pública gasparense são:não há comprovação dos programas..., encontra-se irregular..., inexiste segundo o CRAS..., está aquém..., ocupa o cargo irregularmente..., não possui aptidões necessárias..., em desconformidade com a nova proposta do Sinase..., não observa a periodicidade mínima semanal exigida pelo CNAS..., não contempla os requisitos..., não contempla a equipe técnica mínima exigida... e assim vai.

DESCASO IV
Vou pinçar do relatório, que li e reli todo por três vezes, e que me entristeceu, muito. ?Verificou-se o expressivo e contínuo declínio na aplicação (utilização) dos recursos a partir do ano de 2009, apesar de majorada a demanda, segundo os planos de ação e execução apresentados pelo Gestor do Fundo Municipal de Assistência Social?.

DESCASO V
Quer outra? ?Todos os demonstrativos anuais de execução físico-financeiras, assim como os planos de ação, foram aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social, por unanimidade, sem quaisquer questionamentos acerca da queda dos gastos, apesar do aumento da demanda, seja quanto a surpreendente e coincidente manutenção dos números de atendimentos ou, ainda, quanto a declaração de alocação dos vultuosos valores pelo próprio Município de Gaspar no Fundo?.

DESCASO VI
E para não ir longe neste tipo de vergonha para quem diz ser ético e preocupado com a inclusão social, mas esquece-se na proteção mínima dos vulneráveis. ?Segundo os relatórios do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, datados de dezembro de 2011, o Município de Gaspar tem 119 crianças cadastradas como vítimas de trabalho infantil. Destacamos a ausência de qualquer menção acerca da existência ou consulta ao Conselho Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, no que tange a gerência das verbas recebidas pelo PETI?. Meu Deus. Não faltava mais nada. Ao invés da coragem, apenas covardia com as nossas crianças e adolescentes em situação de risco. Até quando? Acorda, Gaspar!       

SOBRE O TRAPICHE

Alguns números do colégio eleitoral de Gaspar. Onde está concentrado o maior número de eleitores? No Bairro Santa Terezinha (4.436). O Bela Vista, hoje, é apenas o segundo (4.127).

Os números do colégio eleitoral de Gaspar. O Centro foi a única área onde diminuiu o número de eleitores: 0,38%. Onde mais cresceu e que revela o mapa da migração e dos problemas urbanos, ambientais e principalmente sociais? Gaspar Mirim (9,07%), seguido do Belchior Central (5,69%) e no outro extremo da cidade está Bateias (5,41%). A média de crescimento do eleitorado de Gaspar foi de 3,17%. Temos hoje, 39.378 eleitores aptos ao voto.

PMDB, PSDB e PSD caminham para uma mesma chapa. O PSDB, que por aqui cabe num fusca, manobra para retirar a Teresa da Trindade do páreo. Depois de rifar Hamilton Krauss, o Pombinha, acha que Claudionor da Cruz Souza ganhará muita projeção com a tal CPI dos Cemitérios e por isso poderá ser um bom vice. Como assim? CPI para projeção pessoal e política eleitoral ou para apurar e punir quem tem culpa no cartório? Começou mal. A última CPI por aqui com esta intenção e montada pelo PT, deu atestado de idoneidade ao acusado. Não houve aprendizado, pelo jeito. Acorda, Gaspar!

Orgulho de Gaspar: perder grandes empresas e bons empregos. Hoje é o último dia da Capgemini, ex-Procwork, aqui e instalada ali do outro lado da Ponte Hercílio Deecke, na Margem Esquerda. Acorda, Gaspar!

Pensando bem, alguma coisa deu errado. Você sabe por que a Ponte do Vale vai ser construída ali perto do Ginásio Prefeito João dos Santos? Porque, entre outras, é onde o Rio Itajaí Açú por aqui é mais estreito e as distâncias entre a BR 470 e a Jorge Lacerda são mais curtas para os acessos. Viu-se ai economia e preços menores para a obra. Acho que calcularam mal. Acorda, Gaspar!

O engenheiro, empresário e jornalista, Joel Reinert, assume na terça-feira, dia 26, a presidência do Rotary Gaspar. Com ele na diretoria estão Gilson Michel, Maria Helena Spengler, Lourival Valin e Vicente de Paula Souza.

Sintomático. Os quase dez anos na Presidência da República levaram o PT a ser o segundo maior partido do Brasil em número de filiados. O desempenho está longe de se repetir em Santa Catarina, onde os petistas seguem estacionados na quinta posição com 57.023, longe dos tucanos que estão com 94.582. O PMDB lidera em muito com 180.733 filiados, seguido do PP com 139.975.

Roni Muller é apadrinhado no PMDB pelo empresário, ex-vereador e candidato nesta eleição, Antônio Osni Woeleck , o Toni da Churrascaria. Deve ser o seu coordenador de campanha.

O ex-executivo e agora investidor, Sérgio Roberto Waldrich, participou pela primeira vez nesta semana da reunião do Conselho de Administração do Hospital de Gaspar. Ele é o presidente do Conselho onde foi eleito há mais de um mês. Estava em viagem e em seu lugar exerceu o secretário do Conselho, o advogado gasparense Laércio Moritz. Diagnóstico do senhor Waldrich sobre o passivo e os problemas de gestão: ?Infelizmente, o doente aqui é o Hospital e a cura está com a comunidade?. Isto eu venho escrevendo há três anos e diagnostiquei há muito. Estava na cara de todos que não fazem política partidária com doença de pobres, desinformados e desassistidos.

Da série alma lavada. Na entrevista que concedeu ao repórter Jota Aguiar, da Rádio Sentinela do Vale, o até então presidente interino do Conselho do Hospital, Laércio Moritz, foi claro, claríssimo. ?A prefeitura não está ajudando o Hospital, como diz. Ela está usando o Hospital. Ela não possui recursos humanos para atender a população no que é obrigação dela, mas possui recursos financeiros. A prefeitura compra os nossos serviços. Tanto que tudo que ela nos paga é repassado aos médicos e técnicos no serviço do Pronto Atendimento. Nada fica para o Hospital. E isto precisa ser revisto?.

Há três anos, escrevo e explico isto aqui, porque conhecia bem a situação do Hospital e do seu uso político pelo PT. Participei ativamente da sua reconstrução, por inspiração do senhor Waldrich e por execução de Samir Buhatem, ex-presidente da Acig. Fui ridicularizado e até desmentido por gente do próprio Hospital na tentativa de abafar a realidade na esperança de ajustes políticos para se receber esmolas. Vergonha.  Acorda, Gaspar!

Edição 1397

Comentários

mario pera
18/06/2012 17:29
Senhores, escrevi apenas pelo sentimento que tenho por esta terra. E tenho a coragem de fazer, assumindo minha identidade. Não conheço e nem imagino quem possa ser " Mesa de Bar", porém não citei nenhum nome. Mas sua imediata revolta espelha sua preferência politica, só não entendo porque não tem a coragem de escrever direitinho, como escreve tão bem seus textos, o seu nome.
Quanto ajudar Gaspar, faço no tamanho das minhas condições, por exemplo mesmo forando distante, sempre ajudo na campanha de arrecadação do hospital, na última, minha simples contribuição foi adquiria cartela do sorteio realizado pela instituição.
Sem contar o apoio direto da empresa que atuo, sempre que acionada.
Mas repito. Quis contribuir. E continuo achando que a saúde no Brasil inteiro está do que jeito que sabemos, exatamente porque tornou-se joguete político. E os administradores acham que estão fazendo favor para a população, no que lhe é constituicionalmente e dignamente direito.
Elcio Carlos de Oliveira
18/06/2012 16:56

Herculano (favor publicar)

Ao inexiste e despresível [ Aldo Carlos Junkes];

Em momento nenhum mencionei o meu possível retorno ao Cartório,nem aqui nem alhures, não estou cuidando disso. Então peço que, recolha-se a sua insignificância, pois bem sei do seu passado (passado negro), mesmo se camuflando por de trás de um falso nome. Tenha coragem, seja homem.
Eu tenho endereço, CPF, IDENTIDADE e telefone.

Elcio Carlos de Oliveira
Mesa de Bar
18/06/2012 16:27
Muito me admira o senhor seu Mário Pera com o seu comentário, pois o senhor como uma pessoa esclarecida deveria informar ao leitores desta coluna que prefeito nenhum fecha ou abre o Hospital de Gaspar, pois não tem poderes para isso, sendo o Hospital um entidade filantrópica. Também deveria informar que o prefeito é responsável apenas pela compra de alguns serviços, que seria o pronto atendimento. Outra em Gaspar, hoje o hospital recebe o mesmo que Adilson Schmitt, deixou estipulado em 2008, 175 mil reais por mês. Quando iniciou como prefeito o hospital recebia 25 mil, entregou a prefeitura com o Hospital recebendo 150 mil da prefeitura, o senhor Zuchi prometeu e até hoje não cumpriu a promessa de campanha para que fossem repassados 200mil para o hospital. Então senhor Mário Pera, o senhor que deve ajudar muito nos dias de hoje Gaspar, vendo que o senhor mora em Bombinhas deveria ao menos escrever as verdades. Garçom mais uma na mesa 5
Herculano
18/06/2012 16:25
O repórter Jota Aguiar acaba de mudar o seu texto no site da Rádio Sentinela. Agora, ele próprio diz que a Feijoada do Pt tinha mais de 900 pessoas.
Luiz Carlos
18/06/2012 15:59
Sobre o numero de pessoas na feijoada do PT, com certeza tinha menos pessoas do que nas filas dos postos de saúde esta manhã, debaixo de um temporal danado para marcar uma consulta.

Uma vergonha, as pessoas tendo que planejar o dia que vão ficar doente para conseguir serem atendidas nos postos de saúde.

Enquanto isso a preocupação deste prefeitinho de bosta e seus petralhas é de quantas pessoas foram no seu aniversário.

Faça favor, vão se catar.

Antonio
18/06/2012 15:34
Até uma feijoada os caras do PT conseguem "superfaturar" e exagerar nos números.....
Mesa de Bar
18/06/2012 15:31
Olha só aqui por estes lados do boteco, um passarinho me contou que no DITRAN, o senhor Garoa já esta parecendo trovoada lançando raios para todo canto, além de jogarem sem blocos de multa os agentes novatos, cometendo assim uma improbidade administrativa, os agentes ainda não fizeram curso para atuarem no transito e estão feito baratas tontas, não sabendo como agirem pois são jogados sozinhos para organizarem o transito gerando assim reclamações e mais reclamações, em consequência destas reclamações o chefão senhor Jackson, tem constantemente descarregando sua raiva, nos pobres coitados, cometendo diversas vezes assédio moral. E tem mais piou o passarinho que ainda tem funcionário interno recebendo horas extras sem fazer as mesmas. Garçom mais uma na mesa 5
EDUARDO HOSTINS
18/06/2012 15:09
Concordo sem tirar nenhuma palavra com Mário Pera.
Herculano
18/06/2012 14:47
Se Saúde é um dos graves problemas como revelou dos 79% dos entrevistados na pesquisa eleitoral feita pela RBS e o Ibope, em Blumenau, eu imagino o que daria em Gaspar. E há gente aqui que acha isto irrelevante na vida da cidade, cidadãos e cidadãs. Acorda, Gaspar!
mario pera
18/06/2012 14:05
Pobre Gaspar. Segue sua sina, não pela qualidade de seu povo. Mas por suas lideranças políticas. Agora a polêmica é quantos foram na feijoada de aniversário do prefeito. O número deveria ser restrito e ser de interesse do aniversariante, mas como tudo serve para fazer campanha eleitoral.

Gaspar deveria ser preocupar com um asssunto maior. O hospital. Uma cidade desta,com mais de 60 mil hab. e um dos que mais arrecada no Estado ficar ameaçado de não ter sua casa de saúde.

Reitara-se com louvor os prefeitos de Gaspar de 1970 a 2000 que - com seus problemas e percalços - jamais ousariam ou imaginaram deixar sua população sem um hospital. Nestes quase 12 anos, virou um drama manter o hospital.

Prefeito que fecha ou renega a importância de um hospital, numa cidade como Gaspar, deveria pedir o boné...e sair. Simples. Faria muito - literalmente - a todos.


Aldo Carlos Junkes
18/06/2012 12:45
Sr. Herculano, o Sr. Élcio Carlos de Olivera anunciou que está prestes a voltar ao cartório, com base em uma liminar. A comunidade só espera que o Sr. Élcio mantenha a estrutura implantada pelo rapaz que ali está, e não volte ao "muquifo"que era quando o Sr. Élcio era titular...
Pedro Paulo da Cruz
18/06/2012 10:24
A respeito do que falou o J Aguiar e ver. Antonio Carlos.

Depende do momento em que J foi lá, pois eu estava presente e vi muitas pessoas, nao sei se 800; 900 ou 1.000, mas tinham muitas pessoas, os dois galpões cheios de gente. E dos 8 tachos de feijão nao sobrou nada.

Mas que politico é mentiroso, isto não se discute. Sem comentários.
Herculano
18/06/2012 10:18
COMO ACREDITAR? ESTES POLÍTICOS NÃO SE EMENDAM

O repórter Jota Aguiar, da Rádio Sentinela do Vale foi lá na Feijoada do PT, no ginásio da Santa Terezinha.Registrou na reportagem gravada e no site da rádio que estavam lá cerca de 300 pessoas para se concgraçar e principalmente comemorar os 60 (12 de junho) anos do prefeito Pedro Celso Zuchi. Nada a comentar. Tudo certo e uma boa alavancagem de campanha à reeleição.

Agora pela manhã, todavia, quem foi a mesma Rádio Sentinela, mas ao comunicador Júlio Carlos Schramm? O vereador e presidente da Câmara, Antônio Carlos Dalsóchio, PT, cunhado de Zuchi. Ele afirmou que na tal feijoada estavam lá mais de mil pessoas. E nem ficou vermelho, pois já é. E nem a rádio retificou o que disse, testemunhou e escreveu. Acorda, Gaspar!

Rafael Mauricio
18/06/2012 10:10
Bom Dia!

Concordo com Luciano da Cunha,muito bláblábla´e não se explica nada.
Eu pra entrar na empresa que trabalho,tiver que levar a folha de antecedente criminal,porque o hospital não faz isso?
Vale a pena perder clientes(pacientes) somente para ter boas relações com o senhor prefeito?
E depois dos 9 meses que a prefeitura repassar o dinheiro,como irá fazer nos 3 restantes?Vai sobrar de novo para os funcionários?
TRANSPARENCIA É O QUE NÓS QUEREMOS!
Rogerio Rossi Pereira
18/06/2012 09:28
Herculano;

Comparativo Ponte do Badenfurt e Ponde Vale:

Seria interessante o senhor averiguar, que além dos valores para construir a ponte do Badenfurt, 32 milhoes, será gasto mais 10 millhoes para os acessos? Isto é verdade? Ouvi esta história. Como posso saber a verdade?

E a tal da audiencia publica que vai acontecer amanha pode nos informar isto?
luciano da cunha
18/06/2012 09:17
AO RICHARD CHOSEKI

TEM MUITA MENTIRA NO AR,

DR. LAÉRCIO MORITS AFIRMOU AQUI NESTE ESPAÇO OUTRO DIA QUE A PREFEITURA NÃO ESTA REPASSANDO O VALOR COMBINADO,
AI ME PERGUNTO, COMO VC AFIRMA QUE O QUE A PREFEITURA DÁ SÓ COBRE OS HONORÁRIOS DOS MÉDICOS, E AFIRMA QUE OS HONORÁRIOS DOS MÉDICOS NÃO ESTÃO ATRASADOS OU TÁ TIRANDO DOS FUNCIONÁRIOS PRA PAGAR OS MÉDICOS,

VC RELATOU MUITA COISA E NÃO EXPLICOU NADA, COMPREENDO QUE NÃO FOI NESTA ADMINISTRAÇÃO QUE A DIVIDA ADQUIRIDA, MAS TROCAR SEIS POR MEIA DUZIA NÃO RESOLVE NADA, MUITO TEMPO OUVI MILHÕES DE DOAÇÃO DE VARIAS LUGARES E DE EMPRESAS ( BUNGE ) MAS SAI ANO E ENTRA ANO E O HOSPITAL CONTINUA NA MESMA SITUAÇÃO A MAIORIA DO POVO NÃO SABE MAIS O QUE É VERDADE OU MENTIRA SÓ SABE QUE NO HOSPITAL FOI INVESTIDO MUITOS MILHÕES,

QUERO SIM O HOSPITAL ABERTO PORQUE NÃO ESTOU LIVRE DE UM DIA PRECISAR DELE, PRA FICAR DOENTE BASTA ESTAR VIVO.
Alfredo
18/06/2012 08:14
O Fantástico desmascarou a tramoia nos concursos públicos, o que mais chamou a atenção foi a técnica da INOVA, quando da fraude ao concurso público. Aquela em que o candidato escolhido para passar não chegava em primeiro e nem em segundo, mas era o TERCEIRO COLOCADO, pois o primeiro e o segundo eram figurativos só para não chamar a atenção.

Gostaria de saber se alguém sabe como ficou o concurso para Procurador em Gaspar? vamos prestar atenção nos terceiros colocados do concurso daqui para frente.
OBSERVADOR
17/06/2012 20:41
alo povo gasparense ,no bazar da conferencia vicentina sobrou muita mercadoria, de acordo com a organizacao esta mercadoria ira pra festa de sao pedro...sobrou um monte de celulares que no bazar o preco tava meu salgado.mais na festa de sao pedro estara mais barato. portanto na roda da fortuna nao vai faltar celular ....vamos la partici par....
SERGÃO !
17/06/2012 20:28
O unico candidato que daria jeito em Gaspar seria ARNOLD SCHWAZENEGGER ! aquele que fez o exterminador do futuro ! queria ver se o hospital não iria funcionar ! pq esse quarteto de candidatos trogloditas que estão aí ! pode esquecer !
Odir Barni
17/06/2012 20:03
Ao Dr. Marcos Aurélio de Souza:
V. Sa. levanta um assunto polêmico: auxílio alimentação, artigos 111 e 112 do Estatuto dos Servidores Municipal de Gaspar. Acompanhei artigo por artigo deste estatuto, quando era presidente do SINTRASPUG. O auxílio alimentação foi criado em função de que muitos servidores, no setor de obras, escolas e creches, se alimentavam nos locais de trabalho. Assim sendo, todos se acharam no direito de pleitear tal benefício. Com entendimento entre sindicato e prefeitura, conseguimos estes benefícios. O fato só gerou confusão quando os servidores afastados por otivo de doença¨própria¨e não de familiares tiveram seu auxílio cortado. Fui à prefeitura e à Câmara Municipal saber da posição dos mesmo; fui voto vencido: tanto os advogados municipais, bem como, o Assessor Jurídico da Câmara Municipal, foram contra o pagamento. Argumentei que o benefício fazia parte do orçamento do servidor e, quando mais precisava, doente e sem horas extras, etc.. era tirado tal benefício; fato que também causou reclamações aos aposentados, que, segundo a Constituição Federal, todos os benefícios concedidos aos servidores em atividade, deveriam ser estendidos aos inativos. Quando fui candidato a vereador no ano de 1992, era técnico em contabilidade mas, exercendo o cargo de fiscal de tributação, meu auxílio também foi cortado, e ainda, o cargo que eu exercia, estava extinto. Pleitei na Justiça o direito na Justiça o direito de minhas funções gratificadas e perdi, esta semana a justiça mandou penhorar o meu Ka para pagar as custas ao município de Gaspar, coisa que nunca fizeram com corruptos e ladrões. Posso lhe afirmar, nobre advogado, Dr. Marcos Aurélio de Souza, a visão desses advogados, tanto os que defendem o município, bem como aqueles que defendem os servidores, esse direito quem está afastado não tem, quem é aposentado não tem e que será afastado para disputar eleições também não tem. Se V. Sa. encontrar meios jurídicos para dar aos servidores este direito, serei o primeiro a assinar uma procuração, a prefeitura vai ter que desembolsar uma grande parte da receita nos próximos anos para pagar esses benefícios. Sou claro e objetivo, comungo da sua opinião, mesmo sendo a minoria. Coias que Gaspar precisa saber!
Herculano
17/06/2012 20:01
Tiago Alves de Andrade, 24 anos, morreu na madrugada deste sábado em Blumenau. Ele dirigia o Golf, com placas de Gaspar, que bateu no muro de uma casa na Rua Itajaí, no Bairro Vorstadt. O acidente ocorreu por volta das 4h30min, próximo ao Sesi.

O Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, chegou a socorrê-lo, mas devido ao traumatismo craniano causado pela batida, ele morreu logo que chegou ao Hospital Santa Isabel.
Herculano
17/06/2012 18:56
Está decidido e os convites já estão na rua. O PPS e o DEM de Gaspar fazem na sexta-feira, dia 22 as suas convenções. Elas serão as sete e meia da noite no Raul's Hotel. Lá os dois partidos vão homologar Adilson Luiz Schmitt e Luiz Nagel, respectivamente candidatos a prefeito e a vice de Gaspar.
Herculano
17/06/2012 18:53
A TRANSPARÊNCIA DE LÁ

Nesta sexta-feira, a prefeitura fez uma coletiva de imprensa no Complexo da Ponte do Badenfurt com a intenção de mostrar o andamento da obra. O prefeito, João Paulo Kleinübing, PSD, o secretário de Obras, Alexandre Brollo e os engenheiros da Construtora Stein (que é de Blumenau) e Pacopedra (que é de Gaspar) relataram os pontos que já foram concluídos e quais os próximos passos da construção.

Só não explicaram como a ponte de lá que é mais extensa, complexa e acessos mais longos, custará R$10 milhões a menos do que a Ponte do Vale, se por aqui não houver nenhum aditivo aos 25% do preço que é permitido. Acorda, Gaspar!
Herculano
17/06/2012 18:47
Os jogos dos candidatos e coligações começam a se definir em quase todos os municípios. Está claro que as decisões na maioria deles foram trabalhadas em Florianópolis e Brasília. Em Gaspar, as amarras de Blumenau também vêm influenciando.
Herculano
17/06/2012 18:45
Era só o que estava faltando ao clima de horror e chantagem. Depois de aniquilar a dita Oposição, agora o PT de Gaspar não quer que se tenha ao menos, adversários para concorrer e massacrar.

Aos que postam aqui sob pseudônimo e medo: está na hora de se dar nomes dos ameaçados e ameaçadores. Está na hora de se acabar com esta humilhação e sordidez contra a liberdade de expressão política, pensamento e a própria democracia.

O mesmo comportamento transparente se espera do advogado Aurélio Marcos de Souza, pois ele representa, claramente, um grupo interessado no jogo eleitoral (e que pode estar sendo prejudicado). Se não explicitar a dúvida, indentificando os atores deste jogo desonesto, terá pouco crédito. Acorda, Gaspar!
Aurélio Marcos de Souza
17/06/2012 16:28
Boa tarde acabei de receber noticias de que alguns pré candidatos a vereador, que estão trabalhando do setor público municipal estão sendo sendo assediados, para não concorrerem as eleições.

Tem diretora que anda espalhando maldosamente que o servidor que afastar-se para as eleições de 2012, em 05 de junho de 2012, ira ficar sem receber o auxilio alimentação, valor este superior a r$ 300,00. O que sinceramente não ira acontecer, porque a legislação municipal elenca os casos em que o servidor não faz jus, e este caso não esta elencado no . E mesmo que estive seria inconstitucional.

Aproveito para transcrever o art. 111 e 112, que trata do assunto no estatuto do Servidor Publico Municipal, senão vejamos:
"o Auxílio-Alimentação

Art. 111. É devido ao servidor, mensalmente, o auxílio-alimentação, com o valor fixado na forma da lei.



Art. 112.

O auxílio-alimentação sujeita-se aos seguintes critérios:


I ? o pagamento é feito em pecúnia, sem contrapartida;

II ? não pode ser acumulado com outro benefício da mesma espécie, ainda que pago in natura;

III ? depende de requerimento do servidor interessado, no qual declare não receber o mesmo benefício em outro órgão ou entidade;

IV ? o seu valor deve ser atualizado anualmente pelo mesmo índice que atualizar os valores expressos em moeda corrente na legislação do Distrito Federal;

V ? não é devido ao servidor em caso de:

a) licença ou afastamento sem remuneração;

b) licença por motivo de doença em pessoa da família;

c) afastamento para estudo ou missão no exterior;

d) suspensão em virtude de pena disciplinar;

e) falta injustificada e não compensada.

Parágrafo único. Aplica-se o disposto no art. 119, § 2º, ao caso de pagamento indevido do auxílio-alimentação"

Assim sendo se as investidas continuarem a serem feitas contras os possíveis pré-candidatos, será necessário a pronta intervenção junto ao Juízo Eleitoral da Comarca de Gaspar, por meio da propositura de Ação de Investigação Judicial Eleitoral por Abuso de Poder Politico.

Também fica o alerta para as demais agremiações politicas que possuem possíveis pré-candidatos, para que estes passem a acompanhar mais de perto a evolução do quadro supra mencionado.
Herculano
17/06/2012 16:27
Ao Reginaldo Garcia

A secretaria de Planejamento, que não planeja, não fiscaliza e não obdece o Plano Diretor, é quem dentro da prefeitura deveria ter um mapa das rotas da SC Gás em Gaspar, dos projetos que ela viu e aprovou. Acorda, Gaspar!

Rafael
17/06/2012 13:50
Sr. Herculano.
Gostaria de saber a sua opinião sobre a pesquisa de intenção de votos feita pelo Ibope na sua cidade, Blumenau, onde o Sr. reside e vota.
No caso do Sr. não preferir comentar, tudo bem, entenderemos.
Mas por favor, não quero que se ofenda, tente ao menos responder educadamente.

Anarquinópolis
17/06/2012 12:18
Interessante o que esta acontecendo em nossa cidade, ninguem esta vendo ou esta fechando os olhos para ditadura que esta formada, parece que foi proibido as férias para funcionários nos meses de setembro e agosto, por que para que os mesmo não se engajem em campanha eleitoral contra esta admnistração. O hospitals foi obrigado a contratar um ortopedista bem conhecido no municipio. tudo em relação a prefeitura. Os funcionários que forem candidatos vão perder a ajuda de custo alimentação nos meses que estiverem afastados, com isso muitos que tinham pretenção estão jogando a toalha, a não ser aqueles que são da situação pois vão receber por fora.
Apenas observando
17/06/2012 12:10
Sr Herculano

Sou apenas um observador dos acontecimentos de nossa cidade e tambem deste blog.
Mas muito me estranhou e ate indignou o que vem acontecendo dentro da prefeitura.
Corre pelos corredores da prefeitura que alguém do departamento pessoal (a mando do prefeito) esta ameaçando os funcionários que querem concorrer ao pleito neste ano. Estão ate impedindo os demais funcionários de tirar suas ferias ou licenças para ajudar os mesmo e tambem os adversários. Depois falavam do outro prefeito, ou isso que estão fazendo não é prender os funcionários...coibir.... humilhar..... subtraindo seus direitos de exercerem sua cidadania, seu direito de concorrer ao pleito, e o que é mais grave...de usufruir de um direito que são as ferias ou licenças .....Isso pra mim se chama sem-vergonhice, junto com muito MEDO!
OBSERVADOR-MOR
17/06/2012 12:00
RICHARD CHOSEKI

NÃO SOMOS CONTRA A COPERVIDA

NÃO QUEREMOS O HOSPITAL FECHADOS

QUEREMOS SIM UM PREFEITO RESPONSAVEL,QUE SAIBA QUE ENTRE AS OBRIGAÇÕES, TERÁ QUE CUIDAR ,SEM MEDIR ESFORÇOS DA SAUDE DE SUA CIDADE.

E NÃO ESTE ALCAIDE RELAPSO ,CHAMADO ZUCHI-PT QUE ACHA QUE PEGAR O NOSSO DINHEIRO E DAR PARA O HOSPITAL ATENDER OS GASPARENSES,ELE (ZUCHI) ESTÁ FAZENDO UM GRANDE FAVOR.

O DINHEIRO É NOSSO ZUCHI !!!! NÓS QUEREMOS SAUDE DE QUALIDADE ,E NÃO ESTAS " GAMBIARRAS" QUE TU ESTÁS FAZENDO !!!

COM A SAUDE NÃO SE BRINCA !!!!
Reginaldo Garcia
17/06/2012 11:33
Sr. blogueiro;

Não defendo a quem faça trapalhadas ou coisas erradas? Não interessa á quem tenha pratica, de que partido possa pertencer, a que poder pertença ?executivo, legislativo ou judiciário? reprovarei a todas.

Não posso entrar no mérito de discussão políticas, se tem culpados, frouxos, omissos, coniventes..., não conheço as suas peculiaridades, nao tenho convivência o com politicas partidárias e locais. Falei isto, por que presenciei o momento que SC gás estourou os canos; fossem novos ou velhos, não suportariam a força de uma maquina.
A SC Gás deveria ter um mapa, do que ela mesma fez talvez, a prefeitura também tem que ter este mapa. Seerá que não têm? , se não existir este mpa, planta, sei lá como chama, seria um atraso para o município, uma vergonha pra todos. O Sr. tem razão. Também acho que a prefeitura interrompa esta obra da sc gás pelo menos neste momento que esta fazendo obras de grandes impactos no município, como a reforma da ponte e construção de um elevado. Causando, grandes filas, stres para os usuários, perda de tempo, e por ai vai. Portanto, vamos lá prefeitura, engenheiros, fiscais e secretaria, prefeito e tal. Façam estas fiscalizações.

REFLEXÃO !
17/06/2012 11:19
ESTAMOS NO MES DE JUNHO EM QUE SE PROMOVEM FESTAS CAIPIRAS CHAMADAS DE JUNINAS E QUE SE FORMAM QUADRILHAS . Ah SE SOMENTE SE FORMASSEM QUADRILHAS IGUAIS AOS DOS CAIPIRAS ! PESSOAS DE BOA INDOLE ! QUE PAIS MARAVILHOSO SERIA ! O PROBLEMA É QUE APARECEM OS CACHOEIRAS, OS CASCATAS, OS RIACHOS E ACABAM APAGANDO A FOGUEIRA DA HONESTIDADE, DA DECENCIA, DE DIGNIDADE.
Herculano
17/06/2012 10:33
Ao que se idenficou como Reginaldo Garcia, talvez querendo defender o Samae e suas trapalhadas.

1. A culpa é da SC Gás, você afirma. Mas, ela só faz isso porque a prefeitura e seus agentes são frouxos, coniventes, descomprometidos, omissos ou incompetentes.

2. Toda a obra que a SC Gás queira fazer aqui em Gaspar (e em domínios do município, como a Rua Anfilóquio Nunes Pires), a SC Gás precisa apresentar o projeto (com impactos e mitigações) na prefeitura para aprová-lo na proposta, inclusive de tempo, danos, acabamento, ressarcimentos e compensações.

3. Cabe a prefeitura que aprovou, se aprovou, e mesmo omissa que desconheceu, a fiscalização da obra para o Município e os gasparenses. Se não é fiscalizada e cobrada, a SC Gás faz daqui uma terra sem lei a seu exclusivo interesse. E nós pagamos o pato e a conta para ela lucrar.

4. Cabe a prefeitura, unilateralmente, interromper as obras contra a SC Gás se ela não compriu ou está causando prejuízos à população. É um ato administrativo, antes de ser uma discussão jurídica ou de bom senso. Acorda, Gaspar!
Herculano
17/06/2012 10:23
HOJE É DOMINGO. DIA DO SENHOR. UMA BOA HORA PARA RELER A ENTREVISTA DO PASTOR SILAS MALAFAIA PARA A REVISTA VEJA E SABER PORQUE ELE É POLÊMICO, RESPEITADO E TEMIDO. SILAS AO MENOS POSSUI OPINIÃO ESTRUTURADA.

Parte um

Pastor Silas Malafaia: "A distância que me separa de um Edir Macedo vai do Brasil à China"(Entrevista a Pedro Dias Leite publicada na edição impressa de VEJA)

O BRASIL NÃO É HOMOFÓBICO

O pastor diz que Deus não acerta as contas de quem gasta mais do que ganha e condena as leis contra a homofobia, que considera iniciativa de ativistas gays de olho nos cofres públicos

Com trinta anos de programas de televisão e vice-presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (Cimeb), entidade que congrega cerca de 8 500 pastores de quase todas as denominações evangélicas, o pastor Silas Malafaia, 53 anos, é um dos mais respeitados televangelistas brasileiros.

Sua pregação condena o aborto, o uso de drogas e o que enxerga como aumento dos privilégios dos homossexuais. Malafaia ensina que Deus ajuda as pessoas a progredir, mas desde que elas façam sua parte: "Quem ganha 1000 reais não pode querer gastar 1 100. Não adianta depois esperar que Deus tire o nome do sujeito do cadastro de maus pagadores".

De Rolex de ouro no pulso e cabelos implantados, o pastor recebeu VEJA na sede da sua igreja, a Assembleia de Deus ? Vitória em Cristo, no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

VEJA - A que o senhor atribui o crescimento do número de evangélicos no Brasil?

SILAS - O Evangelho não é algo litúrgico, para ser dissecado em um culto de duas horas. A grandeza do Evangelho está no fato de ser algo que pode ser praticado. A Bíblia é o melhor manual de comportamento humano do mundo.

As igrejas evangélicas têm pregado uma mensagem de grande utilidade para a vida das pessoas também depois do culto. Esse é o grande segredo. De que adianta eu fazer o meu fiel ficar duas horas dentro de um templo se, quando aquilo acaba, nada muda nas relações dele com a família, com o trabalho e na vida social?

Nós pregamos uma mensagem que condiciona a prática da pessoa no seu dia a dia. Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância". Ele fala da vida terrena nessa passagem.

Entre os católicos, quem mais se aproximou de nós, evangélicos, nessa maneira de encarar a pregação foi o movimento carismático. Os padres carismáticos católicos adotaram uma maneira de pregar que os pastores já utilizam há mais de quarenta anos.

VEJA - Os pastores são muito eficientes não apenas em atrair mas também em manter seu rebanho, não?

SILAS - Sim. Quando uma pessoa se diz católica e alguém pergunta qual foi a última vez que ela foi à igreja, uma resposta comum é que isso ocorreu há vinte anos, quando fez a primeira comunhão.

Entre os evangélicos, o fiel mais desligado vai responder que comparece aos cultos pelo menos duas vezes por semana, que dá o dízimo e faz a oferta.
Herculano
17/06/2012 10:22
HOJE É DOMINGO. DIA DO SENHOR. UMA BOA HORA PARA RELER A ENTREVISTA DO PASTOR SILAS MALAFAIA PARA A REVISTA VEJA E SABER PORQUE ELE É POLÊMICO, RESPEITADO E TEMIDO. SILAS AO MENOS POSSUI OPINIÃO ESTRUTURADA.

Parte dois

VEJA - Essa ênfase dos pastores em arrecadar dinheiro dos fiéis não é muito suspeita?

SILAS - Existe um preconceito miserável em relação aos evangélicos, que costumam ser descritos como bandos de idiotas, tapados, semianalfabetos, manipulados por espertalhões dedicados a arrancar tudo o que querem deles. Engana-se quem os enxerga assim.

Manipulação e exploração existem em todo lugar. Tem muito bandido por aí. Mas esses malandros não conseguem segurar o povo.

A distância que me separa de um Edir Macedo, por exemplo, vai do Brasil à China, mas é um erro achar que todo mundo que dá dinheiro à igreja dele, a Universal, é imbecil ou idiota. Claro que não é.

A pessoa doa porque se sente abençoada, porque se libertou da bebida, vício que consumia todas as economias dela e que a deixava sem condições até de pagar a conta de luz. Ninguém é obrigado a ofertar. Mas, se quer ser membro, se quer pertencer ao grupo, tem de ajudar.

Estou construindo uma igreja linda, com ar-condicionado central, ao custo de 4 milhões de reais. Ela será paga com ofertas dos fiéis, pois, obviamente, não vai descer um anjo do céu e dizer "Malafaia, está aqui um cheque de Jeová, preencha e deposite".

Quem critica os pastores deveria mesmo é agradecer às igrejas evangélicas. Desafio qualquer um a me apresentar uma entidade que recupere mais pessoas do que as igrejas evangélicas. Fazemos isso a um custo zero para o governo. Ainda assim, sempre aparece um desinformado querendo taxar a igreja, cobrar imposto. Logo de nós, que não cobramos um centavo sequer do governo para livrar as pessoas das drogas, da prostituição ou da bebida, e ainda temos impacto positivo na vida profissional dos fiéis.

Muitos empregadores fazem questão de só contratar evangélicos. A gente ensina ao fiel que, quando ele está trabalhando, deve servir ao patrão como se estivesse servindo ao próprio Deus. É o que a Bíblia ensina.

VEJA - Não é exagero?

SILAS - Não. Deus trabalha em harmonia com a ordem. Deus ama a autoridade. Aquilo que uma pessoa respeita é aquilo que ela vai atrair para a sua vida. Se alguém não respeita autoridade, não vai atrair essa noção para a vida dela.

O evangélico não fuma e, portanto, adoece menos. Ele não bebe. Então, dificilmente vai ser daquele tipo de gente que não consegue acordar cedo, que sai para almoçar, enche a cara e faz o trabalho todo errado na parte da tarde. Evangélico não cheira cocaína. Ele aprende na igreja a ter princípios rígidos.

Mas é bom que fique claro que a Bíblia também impõe deveres aos patrões. O livro sagrado adverte os patrões de que existe uma força superior a eles, um poder que não permite que façam qualquer coisa.

VEJA - Tem muita gente pragmática que já chega à igreja acreditando que vai aprender como subir na vida?

SILAS - Tem, mas, se o objetivo fosse apenas subir na vida, não teria rico na igreja. Na minha tem gente pobre, mas também tem desembargadores, membros do Ministério Público, doutores, empresários.

Mas dinheiro não é tudo. Se fosse, rico não daria tiro na cabeça, não tomaria remédio de tarja preta. Mesmo que muita gente pense que não deu certo na vida porque Deus não quis, a lógica de buscar amparo em uma igreja não é essa. A pessoa que transfere suas incompetências para Deus está equivocada.

Quando um fiel me procura e pede "pastor, ore por mim porque o diabo está roubando as minhas finanças", eu mando parar com conversa fiada. Se uma pessoa sempre gasta mais do que ganha, a culpa é dela mesma. Não pensem que Deus vai ficar cuidando das pessoas como se elas fossem bebês. Desço a mamona nesse tipo de conversa.

Eu mesmo quebrei seis vezes por culpa da minha incompetência, da minha falta de experiência. O Evangelho me prepara para viver a vida de maneira triunfante, mas não utópica. Quem ganha 1 000 reais não pode querer gastar 1 100. Não adianta depois esperar que Deus tire o nome do sujeito do cadastro de maus pagadores.
Herculano
17/06/2012 10:21
HOJE É DOMINGO. DIA DO SENHOR. UMA BOA HORA PARA RELER A ENTREVISTA DO PASTOR SILAS MALAFAIA PARA A REVISTA VEJA E SABER PORQUE ELE É POLÊMICO, RESPEITADO E TEMIDO. SILAS AO MENOS POSSUI OPINIÃO ESTRUTURADA.

Parte três

VEJA - O senhor vê uma relação entre a ascensão da nova classe média e o crescimento das igrejas evangélicas?

SILAS - A classe emergente quer crescer, conquistar, quer ter o que nunca teve. Está emergindo para a conquista de coisas. A igreja é poderosa nesse negócio, tanto é que o secretário-geral da Presidência falou uma bobagem e depois veio pedir desculpa. [Em fevereiro, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, falando da dificuldade do governo de se comunicar com a nova classe média, disse que o Estado tem de fazer uma disputa ideológica por essa fatia da população, que estaria sob hegemonia de alas conservadoras, como os pastores evangélicos.]

Estamos aqui para pregar o Evangelho a todo mundo, para as pessoas crescerem e serem alguém na vida. Mas hoje o que se diz é que tudo o que é religioso tem de ser jogado de lado.

Quer dizer que o filósofo, o metalúrgico ou o sociólogo podem influenciar politicamente, mas os pastores não? Não aceito esse raciocínio.

VEJA - A sua atuação contra o projeto que criminaliza a homofobia em debate no Congresso foi contundente. Mas influir em leis é papel de um religioso?

SILAS - Se não fosse assim, a casa tinha caído. Essa lei é a lei do privilégio. O Brasil não é homofóbico. Eu separo muito bem os homossexuais dos ativistas gays.

Esses últimos querem que o Brasil seja homofóbico para mamar verba de governo, de estatais, é o joguinho deles. Homofobia é uma doença.

Ódio aos homossexuais, querer matá-los ou agredi-los é uma doença. Agora, opinião não é homofobia. O projeto diz que, se um homossexual se sentir constrangido pela internet, por um veículo de comunicação, cadeia no cara que constrangeu. Exatamente o que prevê a lei do racismo.

Agora, olhe a diferença. Você já nasce com sua raça. Não escolhe. O homossexualismo é comportamental. Não vejo lógica em uma lei para criminalizar quem agride homossexual se um soco dado em um hétero doi da mesma maneira. A lei que estão propondo é uma lei da mordaça. Se não aprendermos a respeitar a liberdade de expressão, será melhor mandar fechar a conta para balanço.

VEJA - O senhor pratica exorcismo?

A igreja tem isso. Se um fiel cair com espírito maligno, nós vamos cuidar dele. Mas não fazemos disso um pilar. A nossa igreja é marcada pela pregação da Bíblia.

VEJA - Essa é a principal diferença entre sua igreja e as outras evangélicas pentecostais?

SILAS - Elas são muito centradas na prosperidade financeira. A Bíblia diz que prosperidade é obedecer às leis de Deus. Ser próspero não envolve só a parte material. Indica relacionamento com Deus, alegria de viver, paz, uma vida abundante.

Quem não acredita em prosperidade é um idiota. Se riqueza fosse um mal, o senhor do mal faria todo mundo ficar rico. Mas não é só o aspecto financeiro. A igreja tem de pregar, preparar o fiel, ensinar a conhecer a palavra, a vida com Deus. Se for para prometer milagre, posso fazer seis cultos por dia. A minha igreja e a maioria das evangélicas não aceitam esse tipo de coisa.
Herculano
17/06/2012 10:20
HOJE É DOMINGO. DIA DO SENHOR. UMA BOA HORA PARA RELER A ENTREVISTA DO PASTOR SILAS MALAFAIA PARA A REVISTA VEJA E SABER PORQUE ELE É POLÊMICO, RESPEITADO E TEMIDO. SILAS AO MENOS POSSUI OPINIÃO ESTRUTURADA.

Parte quatro

VEJA - Qual a sua posição sobre o projeto que propõe a descriminalização do uso de drogas e que deve chegar ao Congresso ainda neste mês?

SILAS - Espero que o Senado e a Câmara joguem no lixo essa porcaria. Perderam o juízo. Não existe lógica em liberar o consumo de drogas e penalizar o traficante. Então eu estou desconfiado de que vai vir um marciano vender drogas aqui, um intergaláctico. Olhe a hipocrisia!

VEJA - O senhor assumiu o comando da igreja em 2010, mudou o nome para Assembleia de Deus ? Vitória em Cristo e deu início a um bem-sucedido projeto de expansão. Até onde pretende chegar?

SILAS - Essa aqui era uma igreja de bairro, meu sogro era presidente. Quando meu sogro morreu, fui eleito por unanimidade para o lugar dele. Agora, temos igrejas no Paraná, em Santa Catarina, no Espírito Santo, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, além do Rio. São 120 templos, e eu quero chegar a 5 000 em dez anos.

VEJA - Qual foi a sua arrecadação no ano passado?

SILAS - A igreja arrecadou 20 milhões de reais. De 50% a 60% do dízimo foi ofertado por meio de cartão de crédito. Não vejo nenhum problema nisso. Comprar bebida com cartão pode. Ir para o motel trair a mulher e pagar com cartão pode. Dar dinheiro à igreja usando cartão não pode?

VEJA - Os pastores ganham bem?

SILAS - Pago entre 4 000 e 22 000 reais a eles, dependendo da função, do tempo dedicado. Pastor que vem de outras cidades recebe casa, escola e plano de saúde. A igreja não quer ter um pastor maltrapilho. Uma pessoa não pode ser incumbida de cuidar de vidas se a cabeça dela estiver focada em arranjar dinheiro para pagar as contas.

VEJA - O senhor ficou rico?

SILAS - Tenho uma boa casa no Recreio dos Bandeirantes, em um condomínio.

Hoje deve valer uns 2,5 milhões de reais, acho que paguei 600 000. Tenho alguns apartamentos e uma casa em Boca Raton, na Flórida, que comprei para pagar em trinta anos. Meu filho estudou nos Estados Unidos.

No ano passado, ganhei de presente de aniversário de um parceiro um carro Mercedes-Benz blindado. Em 2010 comprei um jato Gulfstream fabricado em 1986 e paguei por ele 3 milhões de dólares. O jato não é da igreja, e também não é meu. Quem comprou mesmo foi a associação que administra nossas obras sociais e custeia nosso tempo na televisão.

VEJA - O senhor pensa em entrar para a política?

SILAS - Nunca serei candidato a nada, nem a assistente de carimbador de vereador. Mas quero influenciar as pessoas. Votei duas vezes no Fernando Henrique Cardoso, duas vezes no Lula, depois votei no José Serra. Não satanizo partido político nem candidaturas.

VEJA - O senhor fez implante de cabelo?

SILAS - Custou 20 000 reais. Ficou muito bom. Fiz com o mesmo médico do Zé Dirceu [ex-ministro José Dirceu] e do Agripino [senador José Agripino Maia, do DEM do Grande do Norte].
Reginaldo Garcia
17/06/2012 09:50
Ao Herculano;

A respeito da obra que Samae, estava realizando ontem na Anfiloquio Nunes Pires , a culpa foi da SC-Gaz, empresa esta que esta detonando tudo em Gaspar e causando acidentes.
Herculano
17/06/2012 09:15
Esta é boa.. Bem sacada. É de José Simão, o Macaco Simão, na Folha de S. Paulo de hoje.

CPI é Comissão das Perguntas Imbecis! Moral da CPI: de tanto nada ser perguntado, nada foi respondido!
Herculano
17/06/2012 08:27
A GERENTE DILMA SOB DESCRÉDITO. A ECONOMIA SUSTENTA OU DESMANCHA O SUCESSO DOS POLÍTICOS. EXEMPLOS? FHC E LULA.

Este é um bom texto para reflexão neste domingo. Simples e direto. Ele é de Valdo Cruz, na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo e o seu título é "Cochilo Presidencial".

BRASÍLIA - Algo deu errado no governo da presidente-gerente Dilma Rousseff. Afinal, é consenso dentro e fora da Esplanada dos Ministérios que há um problema de gestão travando investimentos públicos e o andamento de projetos.

Nas palavras de um assessor privilegiado, Dilma surfou na onda da imagem de "faxineira", deu como certo que o país iria crescer e se esqueceu de checar como ficaram as máquinas dos ministérios pós-queda de seus ministros.

Quando a ficha caiu, ao ser informada que o país patinou no início de 2012, a presidente "descobriu" tardiamente que ministérios vitais para o investimento público, como Transportes e Cidades, estavam vivendo um estado de paralisia.

O que aconteceu? Para uns, a gerente Dilma simplesmente cochilou no ponto. Para outros, não foi informada do que estava acontecendo diante do receio dos subordinados de levar bronca, algo comum no Palácio do Planalto.

Outra explicação, que não elimina as duas anteriores, é que Dilma retirou autonomia de alguns chefiados e entregou o comando de certas áreas a burocratas. Nada contra, mas, na definição de um assessor, eles pecam pela falta de ousadia e de coragem diante da chefe.

Esse grupo faz tudo direitinho, segundo um aliado político, mas evita entrar em bola dividida. Resultado: as polêmicas e questionamentos desaparecem, mas quase nada acontece também em suas pastas.

Há quem aponte ainda o dedo na direção da própria Dilma, destacando seu estilo "micromanagement", de querer saber o detalhe do detalhe, emperrando vários projetos.

Seja o que for, algo está fora do eixo quando surge o consenso de que, no atual governo, há problemas sérios de gestão. Não era para ser assim na administração daquela que foi, de fato, a grande gerente da era Lula e, na campanha presidencial, teve esse atributo destacado pelo eleitor ao definir seu voto.
Herculano
17/06/2012 08:10
O MEDO DOS POLÍTICOS DE SEREM PEGOS NAS DÚVIDAS. GOVERNO CARIMBA DOCUMENTOS COMO 'SECRETOS' PARA DRIBLAR A LEI DE ACESSO.

Esta vergonhosa cretinice e afronta à lei em vigor está estampada pelos repórteres Alana Rizzo,Rafael Moraes de Moura e Fábio Fabrini na reportagem que produziram neste domingo no Jornal O Estado de S. Paulo.

Para driblar a obrigação de divulgar dados públicos, imposta pela Lei de Acesso à Informação, o governo está reclassificando documentos como sigilosos. Antes de livre consulta, os papéis estão ganhando carimbo de reservados após a entrada em vigor da norma, em 16 de maio, sem justificativa legal, com o propósito de adiar a divulgação por até 25 anos.

Os ministérios baseiam-se nas exceções previstas no texto legal, apesar de a Lei de Acesso ressaltar que a transparência é regra. Entre os argumentos mais usados está o risco à "segurança da sociedade ou do Estado", à qual os órgãos públicos se apegam até para negar dados de convênios prosaicos, firmados diariamente pela administração.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) usou essa justificativa para que o Estado não tivesse acesso a dados de parceria firmada com entidade sem fins lucrativos do Rio de Janeiro, cujo objetivo era a simples realização de palestras e cursos de acessibilidade para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência.

O processo requisitado contém dados da contratação, que custou R$ 1,5 milhão ao erário. A decisão de negá-los partiu da diretora do Departamento de Ações Regionais para Inclusão Social, Renata Maria Gonzatti, que impôs ao processo sigilo de três anos, renovável por mais três - a lei, no entanto, prevê prazo mínimo de cinco.

Numa resposta lacônica, ela não explica qual seria, no caso, a ameaça à integridade social ou do Estado. Na prática, a medida igualou o convênio aos documentos que tratam de questões relativas à soberania nacional, às relações internacionais ou às atividades de inteligência do Brasil.

"É uma resposta picareta, tão patentemente absurda que beira ao cinismo", critica Cláudio Weber Abramo, diretor executivo da ONG Transparência Brasil, entidade que participou da elaboração do texto que, após discussões no governo, deu origem à nova legislação.



GASPARENSE HONESTO
17/06/2012 06:30
http://wp.clicrbs.com.br/giovana/2011/10/21/municipio-do-vale-pode-ter-conselho-de-combate-a-corrupcao-e-impunidade/
Postado por giovana_pietrzacka, às 9:59
Município do Vale pode ter conselho de combate à corrupção e impunidade
21 de outubro de 2011
1
Por enquanto é apenas uma ideia. Mas se for aceita por um ou mais vereadores a intenção pode virar um projeto de lei na Câmara de Gaspar. A proposta surgiu do PPS, partido que não tem nenhum vereador no Legislativo, mas que quer lançar candidato a prefeito nas eleições do ano que vem (leia-se Adilson Schmitt, ex-prefeito).

O partido, na pessoa do presidente da sigla, Aurélio Marcos de Souza, está sugerindo que os vereadores apresentem um projeto de lei para criar o Conselho Municipal de Combate à Corrupção e à Impunidade no município. Ao conselho caberia, entre outras coisas, sugerir ações que promovam o aperfeiçoamento e a integração das ações de incremento à transparência e estabelecer estratégias que fundamentem propostas legislativas e administrativas tendentes a maximizar a transparência da gestão publica e ao combate à corrupção e a impunidade.

O conselho seria presidido pelo Procurador Geral do Município. As reuniões seriam mensais e abertas à comunidade.

Transparência na gestão pública deveria ser um dever de todo o gestor. Todos munícipes deveriam ter acesso às informações, em qualquer cidade. Sabemos que nem sempre isso ocorre. Talvez com um grupo específico, que pressione na busca do combate à corrupção, as coisas possam ficar mais claras.

É um bom exemplo a ser seguido.

Postado por giovana_pietrzacka, às 9:59
Richard Choseki
17/06/2012 01:03
Aos Gasparenses;
Para pensar, ¨SERÁ?¨

Será que todo gasparense é contra o hospital?
Será que todo nosso esforço está sendo em vão?
Será que todo funcionário está descontente?
Será que todas as pessoas que necessitaram do hospital foram mal atendidas?
Será que salvar vidas perdeu seu valor?
Será que não merecemos essa chance?
Será que querem o hospital aberto?
Ou estamos sendo vitimas de jogos politicos?
Saúde se faz com consciencia!!!

À população gasparense todo carinho e respeito;
Att.
Richard Choseki - Copervida

Richard Choseki
17/06/2012 00:46
Aos srs. Carlinhos e Luciano da Cunha;

Prezados Srs.
Com todo respeito, acaso os senhores imaginam que essa divida do hospital foi criada por mim?.Será que prefeririam o hospital ainda fechado? Já observaram os numeros que o hospital vem apresentando? Imaginam por acaso que a Copervida está recebendo sua remuneração? Sabem quanto custa manter um hospital aberto? Saibam os srs. que o convenio com a prefeitura só permite o pagamento de honorários médicos. O salario dos colaboradores vem da produção do hospital, e leva em média 90 dias para receber do SUS. Infelizmente trabalhamos com parcos recursos, mas com muito respeito e transparencia para com os colaboradores. O primeiro repasse do estado aconteceu no final de maio, e foi usado para amortizar parte da divida com funcionários, o segundo repasse vai acontecer no final de junho o que nos permitirá deixar a situação da folha de pagamento em dia. Na história recente do hospital os funcionários não tinham certeza da continuidade dos seus empregos, mas agora unidos administração e funcionários, estamos lutando para deixar essa casa aberta para atender os gasparenses. O hospital precisa resgatar sua identidade, da compreenção e da ajuda dos gasparenses, pois esse hospital é vosso. Fica aqui toda gratidão aos funcionários que acreditaram, e estão fazendo acontecer!!!
Não precisamos que atirem pedra em nossas janelas, precisamos que nos ajudem a repara-las, vossa ajuda será muito bem vinda.

A disposição;
Richard Choseki - Grupo Copervida

Herculano
16/06/2012 20:09
ESSE PESSOAL PRECISA DOS VOTOS DOS POBRES, E DELES POBRE E DESINFORMADOS PARA CHEGAR E SE PERPEUTUAR NO PODER, E ASSIM COMPARTILHAR A CORRUPÇÃO EM NOME DE UMA IDEOLOGIA.

O pior governo que a capital paulista já teve, foi o de Luiza Erundina em 1988. O PT paga por ele até hoje. Ela, por conta disso, acabou saindo do partido e hoje está no PSB. Agora, é a pré-candidata a vice de Fernando Haddad. Olha só o que Bernardo Mello Franco e Diógenes Campanha, numa reportagem do jornal Folha de São Paulo, nos revela.

Ao ser anunciada candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa de Fernando Haddad (PT), a deputada Luiza Erundina (PSB) comparou ontem a eleição de São Paulo à luta de classes e disse que defenderá os pobres no embate com José Serra (PSDB). A ex-prefeita também prometeu buscar o apoio da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que faltou a mais um ato da campanha petista. Em discurso de forte teor ideológico, Erundina prometeu retomar o projeto "democrático e popular" iniciado com sua eleição em 1988, quando ainda era do PT. "A sociedade de classes continua tão forte, conflitante, contraditória e antagônica como sempre esteve."

Ela defendeu a implantação do modelo socialista no país, disse que a classe trabalhadora não deve disputar apenas "espaço de poder no Estado burguês" e afirmou que percorrerá "favelas e cortiços" para pedir votos. "É o socialismo que garante a realização plena do ser humano. É em nome dessa utopia que estamos aqui."

A ex-prefeita também criticou os meios de comunicação brasileiros e elogiou o governo de Cristina Kirchner na Argentina ? que, segundo ela, "avançou significativamente no enfrentamento aos poderosos da mídia". Haddad, que discursou em seguida, exaltou a escolha da vice. "É um quadro que consegue perceber com muita nitidez as ameaças do obscurantismo que estão sempre espreitando esse país."

Volto. A única coisa que não é utopia hoje em dia são as dúvidas e a corrupção liderada pelo PT. E sobre a mídia, se o modelo Kirchner que Erundina tanto defende prevalecesse, talvez ela não tivesse a liberdade de expressar o que expressa tão claramente e isto ser comunicada para conhecimento, esclarecimento, debate e escolha.
Herculano
16/06/2012 19:55
CAVENDISCH DEPOIS DE TER A SUA CONSTRUTORA DELTA COMO INIDÔNEA PELO GOVERNO, AMEAÇA ABRIR A BOCA CONTRA O CARTEL DA PROPINA E DA CORRUPÇÃO. TODOS TREMERAM.

Quem já leu a revista Veja deste final de semana não ficou espantado, mas percebeu a razão pela qual políticos e empreiteiros vão terminar com essa tal CPMI do Cachoeira no Congresso, para o bem dos negócios sempre mal explicados e bem-sucedidos financeiramente para os empreiteiros, políticos de todos os partidos e funcionários públicos metidos nestas histórias há muito tempo.

Fernando Cavendisch, presidente afastado da Construtora Delta, agora ameaça levar outras empreiteiras à CPMI. E por que? Porque, segundo ele, a maioria das grandes empreiteiras paga propina a servidores públicos e políticos ? e usa os mesmos laranjas.

Olha só o que está na revista Veja. É aperitivo.

Na terça-feira, a Controladoria-Geral da União (CGU) declarou inidônea a Delta Construções, a empreiteira de Fernando Cavendish que está no centro do caso Cachoeira. Dois dias depois, a CPI que investiga o escândalo negou-se a ouvir o empresário. Pareceu um tremendo contrassenso. E é. Mas tem explicação. Reportagem de VEJA desta semana revela que Cavendish tem ameaçado revelar segredos que comprometem outras empreiteiras.

No mesmo dia em que a CGU anunciou a punição à Delta, Cavendish esteve em Brasília. Numa conversa com um parlamentar de quem é amigo, disse que não apenas a Delta, mas a maioria das grandes empreiteiras paga propina a servidores públicos e políticos em troca de obras e aditivos contratuais. Conforme Cavendish, a Delta adotou o mesmo sistema: para dificultar o rastreamento da propina, repassava os recursos a empresas-laranja, que, posteriormente, entregavam o pedágio a quem de direito.

Sentindo-se injustiçado por ser o único a expiar os pecados em público, Cavendish apresentou ao parlamentar um conjunto de empresas-laranja que serviriam à Delta e às concorrentes. Deu nome de sete empresas das áreas de engenharia e terraplanagem. Todas funcionam em São Paulo e têm como proprietário o empresário Adir Assad, apesar de estarem em nome do técnico em refrigeração Jucilei Lima dos Santos e de Honorina Lopes, sua mulher, ambos no papel de laranjas.
DESARTICULADOR
16/06/2012 19:01
Ao Articulador,

Tá mais pro Luizinho mandar tirar o Kleber da parada, do que a Tereza da Trindade.
Carlinhos
16/06/2012 18:19
Para a discriminação que esta havendo no hospital entre quem deve receber primeiro e os que recebem parcelado.
O negocio é procurar o ministério público do trabalho. Dai quero ver se vai haver preferencia no pagamento mensal.
luciano da cunha
16/06/2012 13:55
AO RICHARD CHOSEKI

E AS FOLHAS DE PAGAMENTOS DOS MÉDICOS TAMBÉM ESTÃO ATRASADAS, É CLARO QUE NÃO,

ISSO SIGNIFICA QUE OS FUNCIONÁRIOS TEM MENOS VALOR QUE OS MÉDICOS?

EITA FALTA DE COMPETÊNCIA.
HERCÍLIO
16/06/2012 12:55
Senhores boa tarde!!

Ao ler a coluna neste dia, fiquei interessado pelos comentários do senhor Jaison Barreto e me perguntei:

Este equilíbrio do senhor vereador Kleber é oportuno ou natural? Senhores, respeitosamente, o senhor Kleber como podemos dizer em um linguajar mais xulo, é uma pessoa sem sal nem pimenta. Quatro anos na inércia, quatro anos sem se POSICIONAR, e agora quer ser o senhor bonzinho? Por favor senhores, tentar criar um candidato nesta fase do jogo? O povo não é tolo, sabe quem trabalha, sabe quem ama, respita e trabalha pela comunidade.
Entendo que faltou sim ao senhor Kleber, além dos demais, que todos somados não dá uma oposição (1 inteiro), faltou garra, pulso, dar a cara pra bater, SE POSICIONAR, MOSTRAR AÇÃO, COMPROMETIMENTO.
Senhores, pergunto? VOCE CIDADÃO ME DIGA:
QUAL CANIDATO ESTA envolvido OU COMPROMETIDO COM A CIDADE?

Digo senhores que aos apenas envolvidos, falta a coragem, a vontade, o trabalho, o amadurecimento, o PRAZER DE SERVIR. Estes se completam pelo interesse.

O COMPROMETIDO, LUTA, PROCURA, CAVA, BUSCA, ACERTA, ERRA, MAS OBJETIVA SEMPRE ACERTAR E PRODUZIR FRUTOS PARA O BEM DA COMUNIDADE.

Senhores vereadores e articuladores de plantão, FALTA A VOCES COMPROMETIMENTO, falta amar aquilo que fazem.....e se para isso for necessário dar a cara para bater, SABEMOS MUITO BEM QUEM É O NOSSO CANDIDATO. AQUELE QUE POSSUI O COMPROMETIMENTO CORAGEM DE PROMOVER AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS AO NOSSO MUNICÍPIO.

Acorda Gaspar.
Articulador
16/06/2012 12:34
O Senador Luiz Henrique da Silveira entrou na articulação da campanha de Gaspar, garantiu ao Presidente do PMDB de Gaspar - Roberto Pereira, que irá retirar Tereza da Trindade da parada! Quem viver, verá!
OBSERVADOR-MOR
16/06/2012 11:21
JOGO DO PODER.

AMIN PERDE PARA MALUF.

LULA ABRAÇADO COM MALUF,NINGUÉM NUNCA ACREDITARIA ...

PT DE GASPAR JUNTO COM O MELADO OPS; MELLATO DO PP.

FESTAS JUNINAS ,E AS QUADRILHAS SE REUNINDO !!!

E O CACHOEIRA COM FIRMA FANTASMA EM GASPAR...

FALA MESQUITA !!!!!

E AINDA DIZEM QUE OS TERREMOTOS SÃO NO JAPÃO !!
Marcelo
16/06/2012 11:20
Gaspar alvo facil para todo tipo de Bandido.

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3792860,Bandidos-explodem-caixa-eletronico-em-Gaspar.html
Herculano
16/06/2012 11:18
Lições para Gaspar da pesquisa pré-eleitoraldos cenários de Blumenau revelada pelo Jornal de Santa Catarina, na edição deste sábado.

1. Obras contam pouco.
2. Se não houver união e convergência, não há como derrotar grupos políticos estruturados.
3. Lá a propaganda política na tevê muda, influencia. Aqui não.
4. Máquina administrativa, muda tendências em 15 dias, principalmente nos últimos 15 dias. Vale lá, aqui e acolá. Mas, não valeu na eleição passada aqui, diante de tanta bobagem feita na administração e desorganização na campanha.
5. As bobagens e barbeiragens se repetem, todavia, a organização, apesar das dúvidas que o doutor Mário Wilson da Cruz Mesquita bota, esta continua um brinco. Acorda, Gaspar!
Herculano
16/06/2012 11:06
O JOGO DO PODER

O catarinense e ex-deputado Leodegar Tiscoski, PP, não é mais o secretário nacional de Saneamento Ambiental porque o deputado Paulo Salim Maluf, presidente do PP de São Paulo, fechou um acordo para apoiar o pré-candidato do PT à prefeitura paulistana, Fernando Haddad. Maluf, que é do mesmo partido de Leodegar, usou o cargo no Ministério das Cidades, que é do PP, para acertar os ponteiros com os petistas. A informação é jornalista Roberto Azevedo, no Diário Catarinense.

O engenheiro Osvaldo Garcia, ligado a Maluf, ficará no Saneamento Ambiental e Leodegar desce um degrau e assumirá a Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do ministério. Isso é que podemos chamar de fogo amigo.

Herculano
16/06/2012 09:59
Trânsito complicado na Rua Anfilóquio Nunes Pires, a ex-rodovia Jorge Lcerda, próximo ao bairro Figueiras. Uma obra do Samae para a implantação de nova tubulação esbarrou num vazamento e há horas tenta-se uma solução. Quem paga são os motoristas que tem que passar pelo local.
Maria Rita
16/06/2012 09:56
que bom saber que o hospital contratou o genro do prefeito,assim não tenho dúvida,onde procurar atendimento quando precisar.

B L U M E N A U .

Realmente,como alguns dizem aqui,essa cidade não tem jeito.
OBSERVADOR-MOR
16/06/2012 09:22
RUGAS OS RUSGAS ? EIS A QUESTÃO

AS RUGAS O ÉLCIO EX- CARTORÁRIO SERAM AS MESMAS RUSGAS DE HERCULANO ??

DALSÓCHIO,,ÉLCIO , " RAMPEIROTTI "

POR FAVOR UM "ENGOV" ...
Herculano
16/06/2012 08:09
Depois dizem que sou parcial. Mas, o que fazer? É fato, é notícia. Enquanto uns se enrolam na Justiça, no Ministério Público e Tribunal de Contas, outras se livram delas por inocência ou falta de provas.

Foi o que aconteceu com o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS. Acaba de ser publicado o Extrato de Conclusão do Inquérito 06.2010.003583-3 e feito pela promotoria de justiça da segunda Vara da Comarca de Gaspar.

O inquérito mandado arquivar pela promotora Jussara Maria Viana apurou se os serviços contratados pelo Município de Gaspar, na época das enchentes ocorridas no final de 2008, foram devidamente prestados. Para a promotoria, eles foram. Então...
Herculano
16/06/2012 07:55
CHEFE DE CAMPANHA DO PT

Está certo. ele próprio foi a rádio anunciar. O chefe de gabinete do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, o professor Doraci Vans, será o chefe da campanha de reeleição.

As disputas serão diminuídas desta vez e ele está com mais poder do que antes. O ex-procurador geral Mário Wilson da Cruz Mesquita e que fazia parte da trinca de ferro da eleição passada, saiu da barca atirando. Já o outro personagem, o presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi, pode ser abatido tanto pela Câmara, pelo Ministério Público ou o Tribunal de Contas com o caso dos cemitérios e pelo lixo, ambos com a empresa que ele criou para as dúvidas e manobra do PT daqui, a Say Muller (e que vai no fim, se as coisas apertarem, pagar o pato sozinha). Acorda, Gaspar!
Richard Choseki
16/06/2012 02:11
COMPROMISSO

Ao que se intitula ¨Hospital da vergonha¨, devia envergonharse de postar mentiras, pois todos os compromissos firmados com os profissionais do hospital foram cumpridos. Nunca foi escondido da sociedade as dificuldades do hospital, mas conforme combinado com funcionários esse seria o ultimo mês que receberiam o salario com atraso e de forma parcelada. Pois bem, conforme compromisso firmado em reunião com funcionários a primeira parcela seria efetuada no dia 15 do mês corrente, o que pode ser verificado na comunicação interna do sistema informatizado do hospital, e foi exatamente o que aconteceu 50% do salario foi pago como combinado e já esta nas contas dos funcionários, os outros 50% serão efetuados conforme combinado, e serão pagos antes do final do mes. E apartir do próximo mes todos os salarios serão efetuados nas datas corretas. Tbm discordo que ¨administrar sem ter recursos qualquer um faria¨. Com dinheiro qualquer um administra, mas assumir um hospital com tres salarios e mais o 13º atrasados, e em 90 dias deixar as contas com os funcionários ajustadas, e ainda apresentar o crescimento de atendimentos, cirurgias, partos e internações só nos faz ter certeza que estamos no caminho correto, e nunca nos escondemos atrás de pseudonimos.

Sempre a disposição;
Richard Choseki - Grupo Copervida
Arlindo
15/06/2012 22:02
SR HOSPITAL, será que o senhor tá querendo dizer que Moita Althof seria um bom candidato. O vaso já esta na sala, agora só falta moita.
Herculano
15/06/2012 21:57
PELO PODER TUDO É POSSÍVEL, ATÉ A UNIÃO DE DEUS E O DIABO

É assim que o PT arma para decolar a candidatura do intelectual paulistamos, Fernando Haddad, ex-ministro da Educação de Luiz Inácio Lula da Silva, que criou este candidato.

Quem vai ser vice de Haddad? Luiza Erundina, ex-petista, a primeira prefeita de São Paulo e que graças ao seu mandato os paulistanos por anos não quiseram saber do PT na prefeitura. Erundina está no PSB.

E quem o PT fez aliança para "fortalecer", digamos assim, a candidatura de Haddad e Erundina? Paulo Maluff, PP, arquiinimigo de Erundina. O PT comprou Maluf com cargos...
Herculano
15/06/2012 21:50
Para Augusto Nunes, de Veja, a Comissão Parlamentar (Mista) de Inquérito criada no Congresso para apurar as ilicitudes do bicheiro Carlinhos Cachoeira, é na verdade, depois dos espetáculos que se viu nesta semana e o jogo de cena criada entre parlamentares e partidos, a CONFRARIA DOS PILANTRAS IDIOTAS. Bem sacada.
Herculano
15/06/2012 21:45
PREPAREM-SE NO BOLSO. COM A INFLAÇÃO EM QUEDA E O DÓLAR EM ALTA COMBUSTÍVEIS VÃO AUMENTAR

A presidente da Petrobrás, Graça Foster defende aumento dos combustíveis, contudo, negou-se a dar uma data para que ocorra o aumento de preços. Então, por conta da especulação, expectativa e esperteza haverá dois aumentos. Um agora, preventivo. E o outro quando de fato as distribuidoras repassarem este aumento. Como o diesel está incluído, haverá aumento do preço do frete e por consequência dos produtos por conta do transportes. Ai virá o aumento das passagens urbanas, interurbanas, aéreas...
HOSPITAL
15/06/2012 20:02
Herculano,
Depois da ameaça de funcionários pararem de trabalhar no final de semana,apareceu metade do salário na conta......Os funcionários não aguentam mais as explicações furadas da diretoria.......Ao Celso Zuchi,aqui vc não precisará fazer campanha,pois 80% de tudo isso que esta acontecendo é sua.

Precisamos de gente diferente para administrar essa cidade.....os candidatos até então apresentados não nos dão esperança.
Herculano
15/06/2012 19:15
Ao Élcio Carlos de Oliveira, assessor do presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Antônio Carlos Dalsóchio, PT.

Você escreve "não aceitamos que sejam levantados boatos acerca da credibilidade deste Poder, principalmente quando os comentários são maldosos e não corresponde a realidade. Afinal antes de sua publicação esta Casa não foi consultada por vossa pessoa para saber se seguiríamos ou não a orientação recebida".

Respondo: não se trata de boatos.A Câmara repassou tal orientação para seus vereadores. Se repassou é porque aceita. Se repassou é porque devia ter o aval da sua assessoria jurídica. Este ato, é oficial, não um boato. Não preciso confirma comportamentos fático e à vista de todos.


Voce escreve "o presidente Antônio Carlos Dalsóchio, em nenhum momento criou obstáculos ou empecilhos que possam prejudicar o bom andamento da referida CPI, mesmo sendo cunhado do Prefeito Pedro Celso Zuchi do PT".

Respondo. De fato devo reconhecer que até o momento os obstáculos são o do discurso emocional, que não deveria caber a um presidente, pois é apenas um indicativo do que poderá vir

Você escreve "o articulista, como formador de opinião, deveria esquecer rugas pessoais e se ater à pesquisa do tema vinculado, pois não é a primeira vez que escreve demonstrando não compreender o todo da questão, o que, cons"

Respondo. Houve um avanço da sua parte e principalmente do presidente, que sempre me considerou um zé ninguém e que não conseguiria influenciar nem o meu cachorro. Sobre rugas pessoais, elas nunca existiram da minha parte. E sobre compreender ou não o todo de qualquer questão, depende do ponto de vista que se queira dar. Você, meu caro, é assessor do presidente e está bem vestido no seu papel. Eu não tenho esta obrigação de assessorá-lo. Não vou me enganar. Obrigado.
Herculano
15/06/2012 19:03
Ao que se escondeu sob o pseudônimo de Jivago e por isto se tornou valente e covarde.

O vergonhoso uso político pela prefeitura do repassse ao Hospital de Gaspar,gerando por serviços que a prefeitura deveria prestar aos munícipes, não depende do meu humor quando eu acordo, como afirma o internauta.

Foi R$170 mil por mês a primeira proposta do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, contrariando o próprio discurso de campanha, gravado, de que se eleito colocaria lá no mínimo R$200 mil por mês, porque no palanque reconhecia que isto era evidentemente necessário.

Resolveu fazer mais política depois que anunciou os R$170 mil: aumentou para R$175 mil mas com a condição de empregar lá, para nada fazer e ser o fiscal da verba (e comê-la naquilo que aumentava), o companheiro Aldo Avosani que estava empregado no gabinete do deputado Décio Neri de Lima. Isto sem contar que seu genro, Fernando César Buchen, passou a ser diretor clínico.

Isto não é verba. Já expliquei diversas vezes. Muito menos esmola ou arma de chantagem como quer a administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. É pagamento de serviços prestados. Nada mais. E não é R$235 mil por mês como quer a propaganda agora do PT. Pois o montante por ano de R$2.100.000,00 continua o mesmo de três anos apesar de insufiente e da inflação do período. A prefeitura, numa jogada contra a Saúde Pública, contra os funcionários que estão com os slários atrasados, deixou de pagar três meses de serviços que o Hospital prestou à prefeitura e à comunidade. Só isto.

Humor negro é o do missivista e da administração de Gaspar com algo tão sério. Está certo, certíssimo o senhor Laércio Moritz. Nem mais, nem menos. Acorda, Gaspar!
jaison barreto
15/06/2012 18:37
Sr. Herculano


Escutando via internet a sessao da camara de vereadores de ontem dia 14/06, me surpreendeu a agressividade do lider do governo chamando a oposição de rufião, será que esse nobre edil sabe o significa dessa palavra. dizer que o rufianato de plantão está tentando impedir o desenvolvimento de Gaspar.
O que me espanta é o vereador lider do PP dizer que Gaspar tem nego de boca alugada, porque Gaspar não tem loiriinho de boca alugada e nego não vota.
A surpresa é o Vereador e candidato a prefeito Kleber Wandal manter a calma e transparencia, discursou em alto nivel e não se abalou com tamanho baixo nivel, isso demosntra equilibrio e crescimento parabens Vereador, outros desvairados por ai ja dariam socos na mesa e tentariam sair para briga, Kleber não é controlado e equilibrado deixou o lider de governo desnorteado demonstrando o despero do PT e companhia.
HOSPITAL DA VERGONHA
15/06/2012 17:35
Herculano

Foi prometido para os funcionários que a metade,isso mesmo a metade do salário iria ser paga hoje.Pergunte se foi????? Vergonha mais uma vez para a administração que vive de promessas....Agora pergunte ao médicos se acontece isso,de não receberem.......ENCHEU O SACO,AGORA É DEBANDADA GERAL.......Ah,Sr.Richard,será que agora o senhor vai se explicar aqui,pois ontem a versão era outra....VERGONHA,administrar sem ter recursos,qualquer um faria.....


Cidade igual á essa não conheço,tudo vai mal quando se trata de orgãos públicos,ou no caso filantrópicos.

Elcio Carlos de Oliveira
15/06/2012 15:56

Prezado Herculano;

A título de Esclarecimento, a respeito de seu ?post? de 15/06/12 às 06:47

A Câmara Municipal de Gaspar não solicitou nenhum parecer a Lancer Informática, empresa que presta serviços a essa Casa de Leis, há mais de 10 anos na área de informática, e não jurídico. Ressaltamos que esta Casa tem em seu quadro efetivo de funcionários, excepcionais profissionais do direito, os quais já haviam alertado sobre o teor da Resolução n° 23.370 e que não resta nenhuma dúvida de que esta Edilidade continuará a disponibilizar seus vídeos e áudios normalmente durante o período eleitoral. Lembramos ainda que a referida empresa que nos encaminhou a orientação a qual o senhor se refere atende em todo o Brasil mais de 140 Câmara Municipais e Assembleias Legislativas. Sendo assim não aceitamos que sejam levantados boatos acerca da credibilidade deste Poder, principalmente quando os comentários são maldosos e não corresponde a realidade. Afinal antes de sua publicação esta Casa não foi consultada por vossa pessoa para saber se seguiríamos ou não a orientação recebida.

O presidente Antônio Carlos Dalsóchio, em nenhum momento criou obstáculos ou empecilhos que possam prejudicar o bom andamento da referida CPI, mesmo sendo cunhado do Prefeito Pedro Celso Zuchi do PT.

O articulista, como formador de opinião, deveria esquecer rugas pessoais e se ater à pesquisa do tema vinculado, pois não é a primeira vez que escreve demonstrando não compreender o todo da questão, o que, cons
JIVAGO
15/06/2012 14:24
O Sr. Moritz, com todo o respeito que merece, se coloca em uma situação um tanto paradoxal acusando o município de não ajudar a mal administrada casa de saúde. Como membro do conselho de administração de uma entidade/empresa/nosocômio que tem sua folha de pagamento quitada por um terceiro (neste caso a prefeitura de Gaspar), o Sr. Moritz assina um atestado de incompetência ao discorrer das suas dificuldades financeiras. O valor repassado ao hospital de Gaspar pelo município, que dependendo do humor com que acorda o Sr. Herculando varia entre 170.000,00 e 200.000,00 reais não pode ser desprezado. Ainda assim, aceitar o desafio de ajudar administrar um hospital que atende pelo SUS é um desafio que eleva nosso respeito ao Sr. Moritz as alturas. Amplexos aos visigodos.
OBSERVADOR
15/06/2012 14:02
caros gasparenses,da mesma forma que esta sendo apuradas as irregularidades na secretaria de desenvolvimento social deveria ser feita tambem na secretaria de turismo,de pois de tantas viagems da diretoria o turismo em gaspar estaria lotando toda a cidade.acorda.povo .
Carlinhos
15/06/2012 13:14
Herculano a respeito do comentário intitulado "SECRETARIA DE OBRAS SEM CONTROLE BÁSICO, IMAGIMA-SE NO RESTO".

Engraçado que tem secretario e sua esposa telefonista rindo ato do episodio em que o motorista do caminhão foi multado em Blumenau com o caminhão muck.

Por que se a policia militar e os agentes de transito de Gaspar tivem parado o caminhão no serviço anterior, não haveria o muro da Rua Pedro Berti nº 1001, porque este caminhão e o motorista infrator levaram do SAMAE a aquele endereço na Pedro Berti um "palet de tijolos de concreto".

Então Herculano o muro do secretário e da telefonista quase que não sai.

Se a oposição tiver interesse em algumas fotos, é só informar neste blog e email.
Herculano
15/06/2012 12:20
SINAIS TROCADOS. SEM FOTO E FESTA. PREFEITURA ASSINA CONTRATO DA PONTE. EMPRESA NÃO APARECE PARA POLITICAGEM. CONTRATO É UM ATO ADMINISTRATIVO FORMAL.

Vou repetir o que está no portal do Jornal Cruzeiro do Vale. A assinatura da homologação e do contrato com a empresa Construtora Artepa M. Martins, de Minas Gerais, responsável ela execução das obras de construção da Ponte do Vale, foi realizada na manhã desta sexta-feira. Agora, o contrato será encaminhado à empresa para que ela também assine, já que nenhum representante da construtora veio até Gaspar. Na próxima sexta-feira, 22, será assinada a ordem de serviço para que a obra inicie.

Lembra daqueles tempos em que se assinava contratos e convênios sobre um mesmo assunto só para se fazer notícia e promoção, mas nada começava. Das duas uma, ou a ponte não vai começar pelas dúvidas que ainda persistem, ou o negócio é para valer e a empresa mineira não faz o gênero publicitário do pessoal do paço.Acorda, Gaspar!


luciano da cunha
15/06/2012 11:46
É QUEM VOTA NO PT ESTA VOTANDO NA CORRUPÇÃO, NA INCOMPETÊNCIA, É ASSIM TÃO SIMPLES.
Jean Alexandre dos Santos
15/06/2012 11:31
Bom dia

Gostaria de fazer um comentário a respeito da matéria "descaso" e iniciar dizendo palavras da nossa escritura "Quando o justo governa o povo se alegra porém quando o ímpio governa o povo sofre" e é exatamente isso que acontece na maioria das cidades do nosso país e em Gaspar não é diferente, infelizmente que paga mais são os menos favorecidos já excluidos pela sociedade na maioria das vezes e finalmente quando o .poder público também o faz dai chegamos ao limite da injustiça, aonde estão nossos fiscais eleitos para tal? Gheguei a conclusão que são todos desprovidos de capacidade e de interesse para o exercicio da funcão, portanto vamos avaliar muito bem nesta eleição e vamos eleger pessoas realmente comprometidas com a cidade e principalmente com o ser humano que com certeza é o mais importante desta triste história de nossa cidade, vamos ser inteligentes avaliar os candidatos o voto é uma procuração em branco.

Herculano
15/06/2012 11:17
Coisas do Facebook e que não frequento.

De uma professora, militante e petista ao presidente do PMDB de Gaspar, o jovem advogado Carlos Roberto Pereira, advogado da Ação Popular do Fernando Neves, PSD, e que fez a administração corrigir parte do que estava errado no Edital e no Processo de Licitação da Ponte do Vale. Para a professora, os erros foram uma invenção política. Ué? Se foram, insisto: por que corrigiram parcialmente, pois tem coisa que ainda vai pegar? Mas, vamos a militante para se compreender melhor o jogo.

Sr. Roberto, como defensor desta proposta de mudança na política gasparense o sr. Já vem carregado de atributos dos mesmos da antiga ala emedebista, extrema petulância.

Como advoga, com pouca experiencia é verdade, comete desatinos inaceitáveis. Não se trata de um pequeno grupo de poder, somos um partido extramamente organizado, tanto que já ganhamos do Pmdb duas vezes e vamos ganhar a terceira.

A JM Construtora abandonou porque percebeu a tempo que o valor destinado para cosntrução da ponte da "Saudade" é muito aquem do necessário, portanto, licitação mal feita. Escreva: a 2ª colocada na licitação não aparecerá. Erra quando diz que a audiencia publica foi solicitada por todos os vereadores, é só da autoria da bancada do PT, está lá no site, requerimento nº 53/2012.

Usa pouca inteligencia quando diz que a audiencia publica deveria ter sido feita antes da licitação, não, ela pode ser feita em qualquer período. Falseia quando diz que a obra só sai graças ao Pmdb. Mentira deslavada. Você e o Neves tentaram melar a licitação, fato que é do entendimento da maioria dos gasparenses, faça uma pesquisa.

O teu partido não quer a ponte sendo feita pelo Zuchi, pois voces também sabem que isto será a jóia da coroa da reeleição do Zuchi.
Desafio-o a apontar um único ato de corrupção nesta administração, mas com provas, pois como advoga, é tens a obrigação de saber que o ônus da prova cabe a quem acusa.
Herculano
15/06/2012 10:24
SECRETARIA DE OBRAS SEM CONTROLE BÁSICO, IMAGIMA-SE NO RESTO

A organização, respeito as normas e o planejamento definitivamente não é o forte da atual administração de Gaspar. Um exemplo entre muitos? Dou o último e que se esconde. A Secretaria de Obras não acompanha seus motoristas para ver se estão trabalhando irregularmente, como com a carteira de motorista vencida.

Pois não é que esta semana o caminhão Mercedes Benz, prancha com guincho, LXP 6803 e que era dirigido pelo servidor Moacir Lamin, conhecido como Laminzão, foi parado numa blitz no Sesi, em Blumenau. como lá a lei é igual para todos, não teve choro, nem vela ou aquela: sabe com quem vc está falando?

A Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau multou o condutor e pior multou o município de Gaspar, como proprietário do veículo, por não ter acompanhado e fiscalizado se as carteiras do seu motorista estava em dia. A Seccretaria de Obras do Soly Waltrick Antunes Filho foi obrigada chamar um outro funcionário público, devidamente habilitado para retirar o caminhão retido na blitz. Acorda, Gaspar!

LXP 6803 CAMINHÃO MERCEDES BENZ
Herculano
15/06/2012 10:13
DESCASO VII

Para quem achou exagerado o relatório dos técnicos da Primeira Vara da Comarca de Gaspar e tema da coluna de hoje. A gravidade do assunto é tamanha e a desorganização tão preocupante que o Tribunal de Contas disponibilizou quatro técnicos para fazer um pente fino dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social a semana toda.

E dos nobres vereadores quietinhos. Acorda, Gaspar!
HERCÍLIO
15/06/2012 10:00
Senhores Bom dia!!

Antes de postar um comentário, gostaria e se o nobre colunista me permite, de postar novamente o meu comentário feito ontem, a favor do senhor MATUZALÉM VENERA e ao final, farei meu comentário de hoje.

Eis o comentário de ontem:

HERCÍLIO
14/06/2012 às 20:11Senhores Boa noite!!

Hoje a tarde estava entusiasmado pelo meu acerto Político em relação ao não interesse do senhor Kleber Wan-Dall em ter a senhora Teresa da Trindade ao seu lado no palanque.

Ocorre senhores que agora, mais uma vêz me decepciono com os articuladores políticos desta fantástica cidade. Primeiramente fantástica pelo povo pacífico e trabalhador, pelas pessoas de bem, AQUELAS QUE COMO DISSE O EX- PROCURADOR DO MUNICÍPIO SENHOR MESQUITA, "ESTÃO SENDO ENGANADAS PELO PT", PELO PREFEITO E SEUS ASSESSORES. FRIZE-SE O FILHO PRÓDIGO FOI QUEM FALOU, SE REBELOU.

Mas hoje o senhor FERNADO NEVES e sua candidata a Prefeito, senhora TERESA DA TRINDADE, realmente mostraram a que servem e a quem servem.....tirem suas conclusões.

MATUZALÉM VENERA, pessoa a qual foi o fundador do PSB de Gaspar, HOMEM de farta amizade e, amigo dos seus amigos, foi TRAÍDO.
Senhores, mais uma vez o senhor Fernando Neves e sua candidata a Prefeito, senhora Teresa, aquela preterida pelo PMDB do senhor Wan-Dall, nos corredores obscuros dos conchavos políticos, utilizando-se da mais árdua e maquiavélica MANOBRA POLÍTICA, destituíram da presidência do PSB o ilibado senhor MATUZALEM VENERA.

Senhores a manobra trouxe à presidência do PSB duas pessoas que não possuem história política, tão pouco fazem parte dos quadros do PSB e ainda utilizando-se do árdil da falceta, da sacanagem e da falta de coragem, disseram que a ordem veio do Diretório Estadual de Fpolis. Ora senhores, estas pessoas pelo menos deveriam ter CORAGEM para dizer a verdade, de se expor, de se mostrar, de serem pelo menos fiéias a quem os colocou no mundo.....

Como pode um partido colocar duas pessoas, o presidente e o vice sem serem filiados oficialmente???????

Este é o caso do PSB de Gaspar aonde a Luciana e seu Pai o Valdir Lucas dias, popular cachopa nem filiados ao PSB são, DIGA-SE NADA CONTRA ESTAS PESSOAS, acredito serem da mais boa fé.

O SENHOR MATUZALÉM VENERA no ano de 2000 se não me falta a memória, fundou o PSB desta cidade, ELE deu a cara pra bater, convidou seus AMIGOS a se filiarem com ele no PSB e ergueu a bandeira do PSB de FORMA HONESTA, DIGNA, LIMPA, sem cantos, nem frestas.....

SENHOR MATUZALÉM VENERA o senhor tem toda a minha consideração e todo o meu respeito. O senhor FOI DE FORMA CRUEL execrado do PSB, por pessoas que querem apenas se locupletar no poder, e se completar nas tetas da Politicagem.

SENHOR MATUZALÉM VENERA o senhor náo há de se esconder, tão pouco de ter vergonha de nada, muito menos de saber que quando é chegada a hora de sair de um Partido, de o fazê-lo de cabeça erguida, partido que não lhe respeitou, que não lhe honrou, que pelo o que parece lhe trocou por interesse do senhor Bornhausen e de seus representantes nesta cidade...

POVO GASPARENSE, estas são as pessoas que pregam a RENOVAÇÃO a MUDANÇA.....é lamentável que nossa cidade assista a mais este circo de horrores.....Fico pensando como podemos CONFIAR em pessoas que nem estando eleitas se prestam a um papel destes. Imaginemos senhores quando estas pessoas estiverem um dia no poder, do que elas serão capazes. Fico realmente assustado....

Sem falarmos na rasteira que estas mesmas pessoas dentro do prórpio partido deram no Pepê Schmitt.....

Com respeito devido: MATUZA O POVO GASPARENSE NÃO APÓIA, TÃO POUCO ACEITA A VIL MANOBRA QUE O PSB LHE IMPUTOU.

MATUZA MOSTRE AO PSB A SUA FORÇA, TRAGA SEUS AMIGOS, AQUELES QUE LHES FORAM FIÉIS E SE ORGANIZE EM OUTRA FILEIRA, EM UM LOCAL ONDE SAIBAM OS VALORES DA ÉTICA E DA MORAL...

Senhor MATUZALÉM, boa noite e sei que o senhor irá dormir bem e de consciência tranquila.....

ACORDA GASPAR

COMENTÁRIO DE HJ:

SENHORES a matemática é uma ciência exata, não especulativa, diferentemente de outras ciências. Posto isto, a nossa matemática Política é de muita fácil compreensão, vejam:

1- Observem a data das convenções dos partidos PMDB, PSDB, PSD, PP, PSC, PSB, PV, PTB e me digam se não saíra dai um GRANDE FRENTÃO.
2- Ora senhores é claro como água: Os poderosos e seus articuladores, comprados, estão se unindo não contra o PT, não a favor da cidade, não pelo bem da população, mas sim contra o PPS e o DEM, que tem como pré-candidato a prefeito o senhor Adilson Schmitt.

3- Os poderosos e seus cupinxas querem é impedir a moralidade a seriedade, a ética, indo de encontro a candidatura do senhor Adilson, postulando inverdades e se vestindo de senhores bozinhos....Não esqueçam senhores OLHEM A CAPA DO CRUZEIRO DO VALE PÓS ELEIÇÕES DE 2008 E VEJAM A CARA DESSA GENTE....que agora tem a seu serviço articuladores do naipe de pessoas já mencionadas acima...

Mais uma vez, acorda Gaspar......
OBSERVADOR-MOR
15/06/2012 09:59
MANCHETE DO CLICKRBS:

CPI DOS CEMITÉRIOS EM GASPAR......

É O PT EMPORCALHANDO NOSSA CIDADE...

ZUCHI ....VOLTA PARA PARANAGUÁ !!!!!!

CHEGA DE CORRUPÇÃO...NÃO AGUENTAMOS MAIS...

POR FAVOR NOS DEIXE EM PAZ !!!!!
Ivana
15/06/2012 08:27
Se nossos gestores realmente fossem preocupados com os direitos da inclusão social e a proteção mínima dos vulneráveis, o Sr. Celso Zuchi prefeito e sua vice Mariluce teriam acompanhado mais de perto o trabalho desta secretaria que é uma vergonha. Com certeza não teríamos chegado ao ponte de ter denuncias de alimentos vencidos dentro da secretaria de Desenvolvimento Social, alimentos estes que estavam sendo distribuídos as famílias que dele necessitavam. Com certeza essa Secretaria não teria passado por denuncias de moral e falta de ética quanto ao relacionamento de seu ex-secretario com a diretora de assistência e ainda a denuncia de viagens da assessora administrativa Maristela Cizeski da secretaria acima citada hoje atual secretária de Desenvolvimento Social. E as viagens será que continuam no mês de junho? Pois maio já foi relatado aqui nesta coluna.

Mentira
15/06/2012 08:23
Quando o diretor do Hospital,Richard,disse em entrevista a esse jornal ontem,que a relação prefeitura x hospital era boa,ele queria enganar quem???? Todos sabem que é MENTIRA,incluse os próprios funcionários,a relação é péssima.
Na questão que se comentou também era o ''DOUTOR'' Fernando Buchen,trabalhar no hospital,no meu ponto de vista só deveriam contratar quando provassem sua inocencia,que não é o caso.......Ou será que contrataram para ter boas relações com a prefeitura????
Quando que essa cidade terá gente apropriada para comanda-lá????

Sem mais.
Herculano
15/06/2012 06:47
TRANSMITIR AS SESSÕES DA CÂMARA AO VIVO PODE DURANTE O PERÍODO ELEITORAL. DEIXAR ARQUIVOS EM ÁUDIO E VÍDEO DISPONÍVEIS PARA ACESSO, NÃO PODE.

Um parecer orientador de um fornecedor de serviços para a Câmara, a Lancer Informática, recomendou não deixar disponíveis para acesso público, os arquivos das sessões da Câmara.

O caso já suscitou controvérsias e divide opinões. Este parecer surgiu exatamente na época em que se instala a CPI dos Cemitérios. A presidência da Câmara de Gaspar, Antônio Carlos Dalsóchio e cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, ambos do PT, por motivos óbvios, não teria interesse de que estas sessões ficassem arquivadas para acessos durante o período eleitoral.

No que se baseia tal parecer? Na legislação eleitoral vigente (e que políticos não a respeitam) e mais precisamente n interpretação na Resolução 23.370, no artigo 20.

Empresa de informática dando parecer ou recomendação jurídica para a Câmara de Vereadores de Gaspar? E os "juristas" da Câmara? Hum! Como já perderam várias Ações Diretas de Inconstitucionalidade, vai que a empresa esteja certa... Acorda, Gaspar!
Herculano
15/06/2012 06:29
PROPAGANDA ELEITORAL NA TV EM MUNICÍPIOS COM MAIS DE 200 MIL ELEITORES E QUE NÃO POSSUAM EMISSORAS: VEM CONFUSÃO E INTERPRETAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA POR AI

Na sessão administrativa desta quinta-feira (14), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) definir a veiculação da propaganda eleitoral em municípios com possibilidade de segundo turno nas eleições de outubro ? ou seja, aqueles com mais de 200 mil eleitores, que não tenham emissora de televisão.

A veiculação da propaganda eleitoral nesses municípios, contudo, ficará condicionada à viabilidade técnica das emissoras para realizar as retransmissões. Em comunicado que será enviado às presidências dos TREs, a Presidência do TSE orientará os Tribunais Regionais a seguirem as regras sobre o assunto, que vêm sendo editadas pelo Tribunal na forma de resoluções desde 1996.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.