15/06/2012
DESCASO I
A administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, orgulha-se de obras físicas, atos de assinaturas de convênios, contratos, viagens, pompas, discursos, propaganda etc e tal. Eu também compartilho deste orgulho. São necessárias. Eram esperadas ? as obras. A administração petista, todavia, detesta dar explicações nos embrulhos em que está metida e queixa-se muito achando que todos nós deveríamos ficar quietos nas mazelas que faz, inclusive esta que vou expor. Mas, o que adianta se orgulhar de obras físicas, se estamos destruindo, excluindo, desassistindo, ou até escravizando as nossas crianças e adolescentes, comprometendo assim e sendo cúmplices do nosso duvidoso futuro? Ah! Eles não votam? Sim, mas são chaga que ignoramos na necessária cura e de como os políticos são estúpidos conosco e com a sociedade. Acorda, Gaspar!
DESCASO II
A assessora de gabinete da Primeira Vara da Comarca de Gaspar, onde está o litígio, a mitigação e a proteção da família, da criança e adolescentes, Ângela Cristina Moser, e o técnico judiciário auxiliar, Victor Hugo Menozzo, acabam de nos oferecer um espantoso, macabro e preocupante relatório. Mostram Ângela e Victor Hugo que, a tal secretaria de Desenvolvimento Social (de pomposo e marqueteiro nome) não cumpriu o seu papel em favor dos que estão em situação de risco, vulneráveis, fragilizados e desassistidos socialmente. Pior. Ela não cumpriu, em muitos casos, o mínimo do que determina a lei. Este relatório foi parar na Câmara de Vereadores. Lá, todos também, e que se dizem nossos representantes, ficaram num perturbador e comprometedor silêncio até agora.
DESCASO III
O relatório é longo, metódico e minucioso sobre fatos e realidades. Ele possui 31 páginas, coisa imprópria para os nossos políticos que não gostam de perder tempo com leituras, principalmente como estas. Os termos mais usados no descritivo vexatório para a administração pública gasparense são:não há comprovação dos programas..., encontra-se irregular..., inexiste segundo o CRAS..., está aquém..., ocupa o cargo irregularmente..., não possui aptidões necessárias..., em desconformidade com a nova proposta do Sinase..., não observa a periodicidade mínima semanal exigida pelo CNAS..., não contempla os requisitos..., não contempla a equipe técnica mínima exigida... e assim vai.
DESCASO IV
Vou pinçar do relatório, que li e reli todo por três vezes, e que me entristeceu, muito. ?Verificou-se o expressivo e contínuo declínio na aplicação (utilização) dos recursos a partir do ano de 2009, apesar de majorada a demanda, segundo os planos de ação e execução apresentados pelo Gestor do Fundo Municipal de Assistência Social?.
DESCASO V
Quer outra? ?Todos os demonstrativos anuais de execução físico-financeiras, assim como os planos de ação, foram aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social, por unanimidade, sem quaisquer questionamentos acerca da queda dos gastos, apesar do aumento da demanda, seja quanto a surpreendente e coincidente manutenção dos números de atendimentos ou, ainda, quanto a declaração de alocação dos vultuosos valores pelo próprio Município de Gaspar no Fundo?.
DESCASO VI
E para não ir longe neste tipo de vergonha para quem diz ser ético e preocupado com a inclusão social, mas esquece-se na proteção mínima dos vulneráveis. ?Segundo os relatórios do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, datados de dezembro de 2011, o Município de Gaspar tem 119 crianças cadastradas como vítimas de trabalho infantil. Destacamos a ausência de qualquer menção acerca da existência ou consulta ao Conselho Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, no que tange a gerência das verbas recebidas pelo PETI?. Meu Deus. Não faltava mais nada. Ao invés da coragem, apenas covardia com as nossas crianças e adolescentes em situação de risco. Até quando? Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
Alguns números do colégio eleitoral de Gaspar. Onde está concentrado o maior número de eleitores? No Bairro Santa Terezinha (4.436). O Bela Vista, hoje, é apenas o segundo (4.127).
Os números do colégio eleitoral de Gaspar. O Centro foi a única área onde diminuiu o número de eleitores: 0,38%. Onde mais cresceu e que revela o mapa da migração e dos problemas urbanos, ambientais e principalmente sociais? Gaspar Mirim (9,07%), seguido do Belchior Central (5,69%) e no outro extremo da cidade está Bateias (5,41%). A média de crescimento do eleitorado de Gaspar foi de 3,17%. Temos hoje, 39.378 eleitores aptos ao voto.
PMDB, PSDB e PSD caminham para uma mesma chapa. O PSDB, que por aqui cabe num fusca, manobra para retirar a Teresa da Trindade do páreo. Depois de rifar Hamilton Krauss, o Pombinha, acha que Claudionor da Cruz Souza ganhará muita projeção com a tal CPI dos Cemitérios e por isso poderá ser um bom vice. Como assim? CPI para projeção pessoal e política eleitoral ou para apurar e punir quem tem culpa no cartório? Começou mal. A última CPI por aqui com esta intenção e montada pelo PT, deu atestado de idoneidade ao acusado. Não houve aprendizado, pelo jeito. Acorda, Gaspar!
Orgulho de Gaspar: perder grandes empresas e bons empregos. Hoje é o último dia da Capgemini, ex-Procwork, aqui e instalada ali do outro lado da Ponte Hercílio Deecke, na Margem Esquerda. Acorda, Gaspar!
Pensando bem, alguma coisa deu errado. Você sabe por que a Ponte do Vale vai ser construída ali perto do Ginásio Prefeito João dos Santos? Porque, entre outras, é onde o Rio Itajaí Açú por aqui é mais estreito e as distâncias entre a BR 470 e a Jorge Lacerda são mais curtas para os acessos. Viu-se ai economia e preços menores para a obra. Acho que calcularam mal. Acorda, Gaspar!
O engenheiro, empresário e jornalista, Joel Reinert, assume na terça-feira, dia 26, a presidência do Rotary Gaspar. Com ele na diretoria estão Gilson Michel, Maria Helena Spengler, Lourival Valin e Vicente de Paula Souza.
Sintomático. Os quase dez anos na Presidência da República levaram o PT a ser o segundo maior partido do Brasil em número de filiados. O desempenho está longe de se repetir em Santa Catarina, onde os petistas seguem estacionados na quinta posição com 57.023, longe dos tucanos que estão com 94.582. O PMDB lidera em muito com 180.733 filiados, seguido do PP com 139.975.
Roni Muller é apadrinhado no PMDB pelo empresário, ex-vereador e candidato nesta eleição, Antônio Osni Woeleck , o Toni da Churrascaria. Deve ser o seu coordenador de campanha.
O ex-executivo e agora investidor, Sérgio Roberto Waldrich, participou pela primeira vez nesta semana da reunião do Conselho de Administração do Hospital de Gaspar. Ele é o presidente do Conselho onde foi eleito há mais de um mês. Estava em viagem e em seu lugar exerceu o secretário do Conselho, o advogado gasparense Laércio Moritz. Diagnóstico do senhor Waldrich sobre o passivo e os problemas de gestão: ?Infelizmente, o doente aqui é o Hospital e a cura está com a comunidade?. Isto eu venho escrevendo há três anos e diagnostiquei há muito. Estava na cara de todos que não fazem política partidária com doença de pobres, desinformados e desassistidos.
Da série alma lavada. Na entrevista que concedeu ao repórter Jota Aguiar, da Rádio Sentinela do Vale, o até então presidente interino do Conselho do Hospital, Laércio Moritz, foi claro, claríssimo. ?A prefeitura não está ajudando o Hospital, como diz. Ela está usando o Hospital. Ela não possui recursos humanos para atender a população no que é obrigação dela, mas possui recursos financeiros. A prefeitura compra os nossos serviços. Tanto que tudo que ela nos paga é repassado aos médicos e técnicos no serviço do Pronto Atendimento. Nada fica para o Hospital. E isto precisa ser revisto?.
Há três anos, escrevo e explico isto aqui, porque conhecia bem a situação do Hospital e do seu uso político pelo PT. Participei ativamente da sua reconstrução, por inspiração do senhor Waldrich e por execução de Samir Buhatem, ex-presidente da Acig. Fui ridicularizado e até desmentido por gente do próprio Hospital na tentativa de abafar a realidade na esperança de ajustes políticos para se receber esmolas. Vergonha. Acorda, Gaspar!
Edição 1397
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).