Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

01/06/2012

GASPAR ACORDADA I
O título deste texto poderia ser recuar, ceder, perder, ajoelhar, curvar, humilhar etc. Todavia, prefiro validar no meu slogan: Acorda, Gaspar! A Prefeitura, a administração petista, os lobos do poder em pele de cordeiro, os verdadeiramente fanáticos, o prefeito de Gaspar e sua gente, incluindo os vereadores, amigos, simpatizantes, militantes, aproveitadores de plantão e familiares, não cederam, não perderam para ninguém, não recuaram, não se curvaram, não se humilharam ou se ajoelharam. Ao contrário e para tristeza da torcida do contra, apenas se adaptaram ao que diz a lei.

GASPAR ACORDADA II
Prefiro afirmar que, diante de uma Gaspar que resolveu acordar tardiamente por seus direitos, transparência dos atos públicos pagos com o nosso dinheiro para o bem estar coletivo da cidade, os atuais administradores sanearam um processo licitatório, importantíssimo e que está à vista de todos. Este processo podia, antes de causar danos ao município como estava e se queria ferir também o político Pedro Celso Zuchi, quebrar os planos eleitorais para uma reeleição quase certa e respingar na campanha do PT de Blumenau, repetindo-se o caso de Itajaí na eleição passada. E por que não Brusque?

GASPAR ACORDADA III
Há coincidências de fatos, entre eles a saída do partido e do governo de Zuchi do então todo poderoso, vaidoso e maquiavélico procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita. E garanto-lhes que não foi ele o causador do rebu. Esta denúncia foi olhada e armada em Blumenau no PSD e a reboque, veio de carona o PMDB. Publicamente, todos negam, contudo nas entranhas partidárias e das empreiteiras catarinenses, todos conhecem os personagens e as supostas intenções dela. Durante três anos o PSD, ou o antigo DEM e o próprio PMDB, mesmo sob intensa humilhação no caso do Hospital por parte do PT local, foram nulos em denunciar atos falhos, duvidosos ou pouco claros da administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. Por que fariam agora, com todo este aparato de assessoramento e assertividade?

GASPAR ACORDADA IV
Antes tarde, do que tarde demais. Já escrevi e repito. Fez bem o empresário Fernando Neves, PSD, presidente do diretório local, na Ação que impetrou. Foi a favor de Gaspar e da moralidade pública. Agiu dentro dos limites técnicos e do aprendizado, o advogado Carlos Roberto Pereira, que preside o PMDB. Tanto fizeram bem, que conseguiram parcialmente o que queriam para a comunidade mesmo enfrentando as escaramuças e o discurso mentiroso e demagógico que se tentou no início. Mais, do que isto, o PSD e o PMDB conseguiram colocar o gato em cima do telhado. Resta saber se vão ficar vigilantes de agora em diante nos movimentos deste gato, ou se mais uma vez vão adormecer, ou fingir que estão dormindo.  Quem esteve acordado o tempo todo, estigmatizados por esta vigilância em favor da comunidade, sozinhos, malhados, foram o ex-procurador Aurélio Marcos de Souza e o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS. Sem eles, a coisa poderia estar muito pior.  Não haveria nem telhado para o gato ficar sob os olhos dos curiosos. Acorda, Gaspar!

MAIS DÚVIDAS I
Na falta de uma oposição estruturada e com as rádios facilitando a vida do discurso fácil e sem questionamento, o prefeito Pedro Celso Zuchi reclama da vigilância desta coluna. Deveria ele me agradecer por esta consultoria gratuita e pública. E eu no lugar dele, ficaria mais de olho nos amigos que emprega e nos parentes que bajula em discursos que servem para risadas dos que ouvem. A denúncia aqui não é feita para o escárnio, mas, para a correção em favor do administrador e do povo que sustenta tudo isso. Zuchi deveria demitir quem ele contrata e mesmo assim, por incompetência ou malícia, lhe orienta errado permitindo a denúncia aqui, ou nos tribunais ou então, Zuchi devia se livrar dos amigos que o aplaudem, naquilo que só ele vai responder administrativa, politicamente, na má imagem ou na Justiça.

MAIS DÚVIDAS II
Veja mais esta enrascada. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, recebeu da coordenadora geral do Departamento de Reabilitação e Reconstrução, da Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração, Rosilene Vaz Cavalcanti, o ofício 2053 e datado de sete de maio deste ano. O que aconteceu? No dia 20 de abril houve uma inspeção nas casas da Cohab, no bairro Figueiras. Elas foram construídas em 2002 fruto de um convênio assinado no dia 31 de dezembro de 2001 para os desabrigados da enchente daquele ano. E depois de mais de dez anos num ato que foi praticado no primeiro mandato de Zuchi com Albertina Deschamps, descobriram, segundo ofício, irregularidades graves as quais pedem um posicionamento em 15 dias: a Prefeitura ou agentes públicos cobraram dos desabrigados o que deveria ser dado de graça.

MAIS DÚVIDAS III
É prefeito. Se não foi o senhor que orientou neste erro, foi algum assessor incompetente ou mal intencionado. Se houvesse uma coluna livre como a minha na época ou uma oposição vigilante, talvez nada disso teria chegado ao que chegou dez anos depois para lhe incomodar, dar explicações e até lhe complicar nas eleições. O que diz um parágrafo deste ofício? ?... foi verificado também que as casas foram vendidas para os beneficiários, tendo sido constatada dois tipos de contratos (cujas cópias, segundo informação do técnico que realizou a inspeção, não foram fornecidas por essa Prefeitura) e, por meio de entrevistas, confirmada a dívida dos moradores em relação a estas casas?. Será que o técnico do ministério viu coisas? Será que os moradores estão mentindo? Ou vai pressioná-los para mudar os depoimentos? Quem errou e tirou o direito dos desabrigados feito por nossos impostos de receberem as casas de graça? Acorda, Gaspar!

SOBRE O TRAPICHE

O ex-prefeito pelo PMDB, ex-pré-candidato a prefeito, presidente de honra do PMDB e empresário Osvaldo Schneider, o Paca, foi ao encontro de Pedro Celso Zuchi, no gabinete da Prefeitura. A conversa foi boa, relataram os próximos.

O ex-procurador geral de Gaspar e ex-filiado do PT, Mário Wilson da Cruz Mesquita, ao mesmo tempo em que diz se afastar da Prefeitura, dá sinais de aproximação. Intimidado, procurou círculos de proteção na OAB, em confrarias esotéricas, em documentos, fatos e histórias que é coparticipe e até na própria polícia. Mandou recados. E Pedro Celso Zuchi, entendeu e por ser um ano de eleições, pensa que não é o momento do confronto. Teme os podres, o jogo sujo e que ambos são conhecedores.  Zuchi já telefonou no celular para o doutor Mesquita pedindo perdão e abrindo caminhos de diálogo.

Recado de quem entende. Herculano: pode avisar ao pessoal da Câmara de Vereadores para que, se eles abrindo uma CPI, façam e processem com base no decreto-lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967 e não na emenda sete, aquela que a Câmara passada criou para caçar Adilson e que foi declarada quase toda inconstitucional. E de quem é o recado numa consultoria gratuita? Do ex-procurador geral Aurélio Marcos de Souza, fiel escudeiro do ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt.

Pensando bem.  Depois de afirmar que o autor da Ação e o advogado dela, para corrigir os procedimentos da licitação da Ponte, respectivamente Fernando Neves e Carlos Roberto pereira, trabalhavam contra Gaspar e os gasparenses, o prefeito Pedro Celso Zuchi, assessores e principalmente vereadores do PT, também acusaram parte da imprensa independente e o Judiciário de estarem juntos na mesma trama. Perguntar agora, não ofende. Se era mesmo uma trama contra a cidade, cidadãos e cidadãs, por que corrigiram o que se questionou na Ação? Se era mesmo uma trama maldita, por que depois de corrigido e esclarecidos os erros, se derramaram em elogios à mesma juíza que decidiu e reconsiderou a decisão liminar na Ação? Até no discurso falta coerência, responsabilidade e ética. Acorda, Gaspar!

A CPI dos Cemitérios que se quer montar na Câmara de Gaspar, o PSDB e o PMDB não quer alcançar somente o atual prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, mas o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS. Querem matar dois coelhos com uma só cajadada. Entendidos observavam dois fatos: o primeiro de que possuem fundadas dúvidas da capacidade técnica dos vereadores para a CPI; a segunda, diz que se não houver foco, não vai pegar nem um, nem outro e os autores correm um grande risco do desgaste do jogo político mal calculado.

O chefe de gabinete do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, professor Doraci Vanz, na ausência do escudeiro mor Mário Wilson da Cruz Mesquita, começou a articular o desmonte de inquéritos e busca dos culpados pela esbórnia da execução do contrato dos cemitérios. E qual o argumento? De que irritado e contrariado, Arnaldo Muller, pai e filho, ficam descontrolados com os que se metem a investigar e colocar as coisas em ordem e na lei. Hum! Era só o que faltava. Pedro Celso Zuchi e o PT governam uma cidade sem lei? Acorda, Gaspar!

Edição 1393

Comentários

Rafael
04/06/2012 20:53
Mandou bem, Joanito
Passando as eleições, pronto.
O Luciano da Cunha volta somente em 2016, criticando as novas obras que Celso Zuchi fará na próxima gestão.
Joanito
04/06/2012 18:02
Quero responder a pergunta do Luciano Da Cunha!

60% dos eleitores Gasparenses.
Aurelio Marcos de Souza
04/06/2012 13:39
Herculano, seria necessário que a secretária de obras do município de Gaspar providência-se com a máxima urgência de material tipo macadame para colocar um um buraco que se formou em frente ao Gascic, no sentido centro a rua Dr Nereu Ramos.

Posto que os motoristas no impeto de não passar dentro do buraco para evitar danos matérias, estão passando muito devagar fazendo com que filas se formem.
Putz Herculano e o buraco é bem na frente da Câmara de Vereadores, acho que mesmo que ali tivesse um precipício, não seria notado por nossos edis.

luciano da cunha
04/06/2012 13:36
campanha do pt

CALÇADAS NOVAS COM POUSAS DE ÁGUAS,

ASFALTOS NOVOS EM TODA ACIDADE COM BURACOS QUE ATE TRINCOU O ARO DE LIGA LEVE DO MEU CARRO,

ESTRUTURAR O PONTE QUE TA LEVANDO MAIS TEMPO DO QUE SE FOSSE CONSTRUIR UMA NOVA, ( BADENFURT )
TRANSTORNOS E CALÇADAS DANIFICADA NO VIADUTO DO GASPARINHO,
CPI DO CEMITÉRIO, FECHAMENTO E ABERTURA DO HOSPITAL,

MORRO DA SAMAE ONDE NINGUÉM ACREDITA QUE FOI GASTO 3 MILHÕES,
PRACINHA DA DENGUE NA COLONINHA,
LICITAÇÃO DA NOVA PONTE COM ERROS,

TAÍ O PT FAZ COM INCOMPETÊNCIA, PORQUE UM VEREADOR DO PT ME FALOU UMA CERTA VEZ,

QUE SÓ DA VOTO NO QUE É VISTO,

FICOU LARGADO SAÚDE, EDUCAÇÃO, AGRICULTURA,TURISMO E ETÇ.....

QUEM VAI VOTAR NESSE TIPO DE GOVERNO?
Mesa de Bar
04/06/2012 11:03
Bom dia a todos aqui da minha mesa de bar, vejo um dia chuvoso e com previsões de tempestada nos próximos dias, pelo menos no que se refere ao ambito politico, pois vãocomeçar a instalação da CPI dos cemitérios, e até os mortos vão chiar, mas o que me espanta é que só vai ser a do cemitério, pois poderiam colocar várias obras do município nesta CPI, um exemplo a reforma da prefeitura de Gaspar, que uma obra de 8 anos custou quase 600 mil reais para ser reformada e hoje la estive e tem funcionário trabalhando com capa de chuva pois chove mais dentro do que fora. Imagina as outras obras. Bom vou ficar por aqui e pedir mais uma até que a chuva passe.
Garçom mais uma na mesa 5
Paulo Portela
04/06/2012 10:52
Zuchi com amigo em comum da capital federal foi visto em Brusque, sexta feira passada, será que ele estava visitando seu amigo Eccel? LOGOS saberemos...fui...
Arnoldo Zermiani
04/06/2012 10:16
Preciso compartilhar o que vi no sábado na STAMMTISCH do Cruzeiro do Vale, muitos políticos passaram por lá, muitos nem reconhecidos pelo povo e outros sem expressão alguma no cenário politico.

Só que o engraçado foi ver o pré-candidato Cleber Wandall do PMDB adietar o pré- candidato Adilson Schmitt do PPS, o menino não deu sossego a Adilson, até que este tira-se uma foto junto com ele e mais algumas pessoas.

Disto tirei duas conclusões:

1ª - Adilson esta mais vivo do que nunca, até seus adversários já sabem disto, pois a população o recebeu com muita facilidade;

2° - Que Cleber Vandall ainda está do berçário da politica, e dali não sairá, principalmente porque para o próprio PMDB não é interessante vê-lo crescer.
Herculano
04/06/2012 07:14
Como funciona a chantagem política, disfarçada de técnica. O ministro mais jovem do Supremo Tribunal Federal, Antônio Dias Tóffolli, foi petista de carteirinha e Advogado Geral da União ao tempo do presidente Luiz Inácio Lula da silva, que o indicou para o STF.

O PSD de Gilberto Kassab chegou a ensaiar uma aproximação de interesses com o PT, principalmente no que toca ao apoio a candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad, uma cria de Lula, para a prefeitura de São Paulo. Recurou e preferiu Serra. E ai começaram os azares do PSD.

Ilmar Galvão, de O Globo, acaba de lembrar que "especialista em legislação eleitoral, o ministro José Antonio Dias Toffoli pediu vista há 40 dias do processo em que o PSD reivindica, no TSE, direito a recursos do Fundo Partidário. O partido calcula que, se vencer a causa, terá perdido R$ 4 milhões com a demora. Sem essa questão decidida, o PSD também está fragilizado nas negociações para a composição de chapas e alianças nas eleições municipais, pois o seu direito a tempo de propaganda na TV está no limbo".
Herculano
03/06/2012 21:57
Interessante. Como se forja mentiras e ilusões no poder sem escrúpulos. E como há gente que acredita e propaga falsidades como se fossem elas uma verdade, inclusive estatística. Falta vergonha na cara desses ladrões da dignidade alheia. O texto a seguir foi escrito por Augusto Nunes, de Veja. O título é: O governo que anexou os pobres à classe média acaba de inventar o mendigo rico

Com a entrada em cena de Wellington Moreira Franco, o interminável espetáculo do cinismo descambou para o terreno da galhofa. Único integrante do primeiro escalão que jamais conseguiu uma conversa a dois com Dilma Rousseff, o (segundo o cartão de visitas) Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República resolveu chamar a atenção da chefe com uma vigarice estatística de deixar ruborizado até dono de instituto de pesquisa. Graças ao ministro do Nada, foram extintos os pobres que restavam no Brasil Maravilha.

Neste 29 de maio, Moreira Franco revelou que, a partir de agora, pertencem à classe média todos os brasileiros cujos rendimentos individuais alcancem de R$ 250 a R$ 850. São 48% - quase metade - da população. Como explicar a proeza assombrosa? O ministro se dispôs a decifrar o enigma em dilmês castiço: "A classe média foi delimitada ainda de acordo com o grau de vulnerabilidade, ou seja, a probabilidade de retorno à condição de pobreza, definido como o percentual de pessoas que vivem em locais cuja renda per capita caiu abaixo da linha de pobreza em algum momento em cinco anos", complicou Moreira Franco.

Em 2007, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada pareceu ter alcançado o limite da audácia malandra ao descobrir como se faz para mudar de categoria sócio-econômica sem sair do lugar. De um dia para outro, as famílias cuja renda mensal superava a marca dos R$1.063 souberam que haviam sido transferidas para a classe média. O governo Lula inventou o pobre que sobe na vida sem deixar a pobreza.

Ainda mais ousado que os alquimistas do IPEA, Moreira Franco também prometeu criar um "instrumento de pesquisa" chamado Vozes da Classe Média. "Queremos saber quais são as aspirações e os desejos desse novo universo", explicou o milagreiro de araque. A pesquisa é dispensável: 100% dos entrevistados dirão que tudo o que querem é viver como vive gente da classe média de verdade.

Estudos recentes atestam que os mendigos que esmolam nas esquinas de São Paulo ganham, em oito horas de expediente, entre R$35 e R$40 em oito horas de expediente. Em 25 dias, portanto, embolsam de R$875 a R$1.000. Os pedintes das ruas não têm nada a pedir ao governo Dilma Rousseff. Ganham mais que a classe média do Brasil Maravilha. São mendigos ricos.
Herculano
03/06/2012 20:28
Da coluna do Moacir Pereira.

A candidatura do vereador Napoleão Bernardes, do PSDB, está recebendo uma nova oxigenação neste domingo. O Democratas anuncia coligação com os tucanos. Levam o tempo de TV, o apoio do presidente da Câmara, Jovino Cardoso, e de outras lideranças do Vale.

Volto. Quem torcia por isto era Adilson Luiz Schmitt, PPS e quer o DEM de Gaspar ao seu lado. Esta preferência também mostra que a aliança do com PDS está cada vez mais longe, fato que ficou evidente quando o PSD e PMDB andaram juntos na Ação para ajustar as imperfeições do processo licitatório da Ponte do Vale.

O que não está claro é se o PSC vai estar com Adilson e eventualmente o DEM. O PSC que já esteve numa possível aliança com o PPS negocia com o PMDB, depois de saber que não seria o vice de Adilson.
Herculano
03/06/2012 14:53
FORA DO CONTROLE. EX-PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL DA ERA LULA DIZ: A EUFORIA DO INVESTIDOR COM O O BRASIL ACABOU.

A euforia com o Brasil acabou e o investidor estrangeiro começa a mostrar sinais de preocupação com a frequência com que o governo tenta impor suas vontades às empresas privadas. Esses são alguns dos raros comentários que o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles se permitiu fazer sobre o governo da presidente Dilma Rousseff, desde que saiu de Brasília. "Prefiro acreditar que (as intervenções) são reações à crise e que a tendência é voltar à normalidade", diz ele.
Antonio Pedro
03/06/2012 14:11
Antonio Pedro

Com certeza, Sr. Aurelio, foi e será alvo de comentários contundentes. Ah ta, agora o Herculano é inteligente, antes era perseguidor, arrogante; mentiroso, e coisa tali, tali e coisa!!! Sei; Outros tempos o alguém, o senhor no caso, não gostava de ler esta coluna... e nem outras que se por ventura se aventurasse a criticá-los, especialmente o Herculano, AGORA SIM, o senhor esta a lucrar.
luciano da cunha
03/06/2012 12:10
PARA O RAFAEL

TOMA VERGONHA NA CARA E SEJA HONESTO JÁ QUE O PT NÃO É E PARA DE DEFENDER ESSA CORJA DE CRAPULAS E MANIPULADORES E CORRUPTOS DO PT.
Herculano
03/06/2012 10:54
CREDIBILIDADE NO JORNALISMO É ALGO QUE SE CONSTRÓI E SE CONQUITA COM O TEMPO.

É impressionante a pouca repercussão que tiveram as fortes denúncias de Luiz Antônio Pagot, PR, ex-diretor do Dnit à revista "Isto É", desta semana e feitas contra José Serra, PSDB, Ideli Salvatti e o PT.

As denúncias podem ser verdadeiras e fundamentadas. Mas, o problema não é este, e sim quem deu voz para elas: a revista Isto É, e que agora, numa tentativa de apagar o passado, acrescentou ao seu título a palavra "Independente", o que é um recibo, ou atestado mal arrumado de imagem, de que não foi e não é reconhecida pela opinião pública (e seus leitores) como tal. Deprimente. Vergonhoso.

Se a mesma denúncia tivesse como vetor as revistas Época e Veja, ou os jornais Folha de São Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo por exemplo, entre outros, elas seriam olhadas de outra forma, teriam outro tratamento. Quando se comercializa notícias para grupos de interesses, em qualquer tempo, a marca do erro é para sempre. A credibilidade é a primeira que perde, algo essencial do jornalismo, como o ar é para a sobrevivência.

Salva-se, aparentamente o caixa naquele momento, mas perde-se a vergonha para sempre, compromete o negócio e as finanças no longo prazo. Marcado, por fim, é abandonado por quem usou (e pagou) aos seus interesses. Alguém possui outra opinião diante dos casos conhecidos?
Herculano
03/06/2012 10:37
Ao Rafael e sua turma. Olha só o que os bandidos que usam a política para o poder e se lambuzar, obrigam. Está na edição de hoje do jornal do Estado de S. Paulo. Escreve Felipe Recondo

Supremo monta blindagem para evitar atrasos em julgamento do mensalão. Ministros preparam antídotos, como deixar defensores de sobreaviso para substituir advogados.

O surgimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no radar do julgamento do mensalão alertou para um movimento subterrâneo detectado pelo Supremo Tribunal Federal (STF): manobras projetadas para embaraçar o processo e jogar a sentença final para depois das eleições.

Diante disso, o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, prepara em conjunto com os colegas alguns antídotos para anular estratégias que podem ser usadas pelos advogados dos réus do mensalão para retardar o julgamento do processo. Com 38 réus a serem julgados e número ainda maior de advogados envolvidos com o caso, os ministros sabem que todos os subterfúgios legais e chicanas poderão ser usados nas sessões de julgamento.

Britto pediu à Defensoria Pública que preparasse de cinco a sete defensores para que fiquem de sobreaviso. Eles serão sacados para atuar no julgamento caso algum dos advogados peça adiamento da sessão por estar doente ou se algum dos réus convenientemente destituir seu advogado e pedir prazo para contratar um novo defensor.

Problemas como esses poderiam provocar o adiamento da sessão por semanas. Esses defensores públicos estudam o caso desde abril e estarão, de acordo com integrantes do tribunal, prontos para defender os réus de imediato.
Herculano
03/06/2012 09:13
Percepção é algo vital, sendo ela correta ou não. A enquete em curso no portal do jornal Cruzeiro do Vale mostra que poucos acreditam que o assunto do cemitério seja infundado. Aos poucos os fantasmas que se criaram exatamente por falta de fiscalização e oposição, começam a aparecer e num momento, inapropriado por que os gestou.
Herculano
03/06/2012 09:08
Aos que acreditam na ameaça do Rafael e acham que transparência é algo dispensável nas obras públicas. Deem uma lhada nesta manchete deste domingo do jornal Folha de S. Paulo.

Atraso na ferrovia Norte-Sul custa ao país R$ 12 bi por ano. Governo deixa contratos com empreiteiras vencer, e obra não ficará mais pronta em julho, como Dilma anunciara. Brasil perde com frete caro, carga que deixa de ser transportada e é desperdiçada e tributo que não é arrecadado.

Volto. Quem ganhará ou perderá sem a vigilância da Ponte do Vale e com os atrasos da Ponde da Saudade como querem os rafael's da vida dos espertos de plantão? Essa gente e algumas empreiteiras sabem o que fazem contra os cidadãos e as cidadãs. Tudo isso, o caso da ferrovia norte sul, cujos prejuízos pelo atraso consomem recursos que serveriam para hospitais, outras obras, outras pontes, outros anéis, obras de mobilidade e transporte público e falta de transparência por aqui, são casos de polícia... Acorda, Gaspar!
Herculano
03/06/2012 08:48
Ano de eleição é uma coisa maravilhosa. Depois de prometer e enrolar por três anos, as câmeras de vigilância do Centro de Gaspar começaram a ser instaladas.
herculano
03/06/2012 08:45
TEM GENTE QUE PREFERE A REALIDADE. E OUTRA, A FICÇÃO, COMO O RAFAEL. SERÁ POR QUE?

Essa gente do mal é corajosa. Ao que defende a falta de transparência, a turma que gosta e trama as dúvidas para a nossa cidade e por isso é preciso de esconder sob o pseudônimo de "Rafael".

Eu apenas comparei uma realidade, um fato concreto, a ponte do Badenfurt, em Blumenau, com a ficção, com o emaranhado de jogadas e dúvidas, por enquanto, que é a tal Ponte do Vale. E olha que poderia comparar a nossa ponte com a Ponte da Saudade, da Ilhota. Não fiz, ainda. Mas no caso da ponte, infelizmente, estamos agora mais para Ilhota do que para Blumenau.

O "Rafael", que é bem conhecido e se disfarça, na verdade está incomodado enão quer se bisbilhote este assunto para os gasparenses fragilizados e desinformados. Gostaria ele e sua turma que tudo fosse feito as escondidas, como se queria. Só isto. "Rafael" não quer verdadeiramente a ponte de concreto para nós. Ele quer uma ponte de ficção, no papel, na prancheta, nas repartições públicas, nos gabinetes, nos lobistas para os discursos continuados, as desulpas de sempre, as bravatas palanqueiras sem fim, os votos por várias eleições e os benefícios para poucos neste tempo de espera angustiante e confusão dos gasparenses enrolados por essa gente. E tudo patrocinado com o nosso dinheiro, crença e esperanças. Só isto.

Quem e por que aqui se tem medo da transparência, como se faz em Blumenau no caso da Ponte do Badenfurt onde tudo está as claras? Se isto tivesse acontecido com a Ponte da Saudade, de Ilhota, possivelmente ela não teria parado como parou, ou se saberia bem quem são os culpados por tal desatino, e que os políticos matreiros fazem questão de escondê-lo. Acorda, Gaspar!

Outro ponto muito bem tocado no recado desesperado e ameaçador do "Rafael" e seu grupo de jogos e interesses, agora sob vigilância.

O que falar então do grupo de pessoas que se aboletaram dos empregos públicos na prefeitura de Gaspar, que nem moram aqui? Desempregados, a única qualificadora dessa gente foi a de ser filiado, as vezes até por conveniência, ao partido do poder. Eles ganham os vencimentos mensais e outras regalias feitos com os impostos dos gasparenses, mas não geram qualquer contrapartida de riqueza e tributos ao município como investir, pagar aluguel, fazer o supermercado, ir as compras no comércio, colégio....e nem votam aqui.

Talvez seja por esta falta de compromisso comunitário que a reurbanização do Centro, obra que poderia ser feita em dois meses, já dura um ano; talvez seja por isso que a reparação da ponte Hercílio Deecke, a passos de lesma não possui prazo para terminar (e nem se sabe o que está sendo eito lá). E o nosso comércio pagando a conta com o congestionamento, a falta de clientes etc. É Rafael, o rabo é curto, muito curto.
Herculano
03/06/2012 07:38
As igrejas, as empresas de telemarketing e produtores de programas independentes parecem que estão com os dias contados. O governo está preparando um novo marco regulatório da concessão pública da tevê brasileira. E quer proibir o aluguel de espaços nas tevês para terceiros. Será que a bancada religiosa vai permitir?
Rafael
02/06/2012 23:30
Sr. Herculano.
Já que o senhor elogia tanto a ponte do Badenfurt e menospreza a Ponte do Vale, por que o senhor não se muda para Blumenau e transfere o seu título de eleitor para lá?
Ops...desculpe...esqueci que o senhor já mora lá e nem vota em Gaspar.
Herculano
02/06/2012 21:58
MAIS PÓS NO VENTILADOR...

Sob este título, postei ao meio-dia deste sábado uma nota sobre denúncias de Luiz Antônio Pagot, ex-diretor geral do Dnit e que na Isto é Independente, entre outras, diz que foi procurado para abastecer o caixa dois de José Serra, PSDB.

Eis a nota do PSDB e da campanha de José Serra, candidato a prefeito de Sâo Paulo. Antes, chamo a atenção para algumas coincidências desta semana: Lula lança Haddad no Ratinho, do SBT; hoje oficialmente o dietório do PT paulistano lança o candidato Haddad que até agora não decolou; hoje sai a revista, que tem fama de vender denúncias na capa com este fato estarrecedor...

A campanha de José Serra em 2010, bem como todas as anteriores, não teve caixa 2. Quem faz caixa 2, e já confessou que fez, é o PT, que aliás, tem vários de seus líderes processados no Supremo Tribunal Federal no caso da quadrilha do Mensalão.

Sobre as falsas e mentirosas alegações veiculadas neste fim de semana por uma aloprada revista, cabe apenas reiterar: o denunciante é desqualificado, e a revista tem histórico de delinquência eleitoral. A mentira é tão manifesta que nem o suposto denunciante nem a publicação assumem diretamente a calúnia. Atribuem-na a um personagem anônimo na tentativa de fugir à responsabilidade pela ofensa cometida. Não escaparão. Terão de responder pela calúnia na Justiça.

Herculano
02/06/2012 21:37
Para leitura e reflexão deste domingo. É longo. Um texto de Juliana Sayuri, no jornal O Estado de S. Paulo, no caderno Mais.

Fora do império da lei
Mecanismos centrais da democracia estão sendo ignorados por atores que desejam manter seu poder além de qualquer limite constitucional, afetando até a legitimidade democrática.

Extrapolou. Na análise do cientista político José Álvaro Moisés, a corrupção extrapolou os "níveis normais" no Brasil, o que fragiliza sensivelmente a democracia. "Os acontecimentos recentes mostram distorções e focos de corrupção que põem a 'qualidade' da democracia em xeque", critica o diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP) e autor de Democracia e Confiança - Por Que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas? (Edusp, 2010). A seguir, os pontos nevrálgicos abordados pelo intelectual.

Crise das instituições democráticas

"As tensões entre Judiciário, Legislativo e Executivo, inclusive as crises interna corporis desses poderes, apontam para déficits importantes no funcionamento das instituições democráticas. Isso explica, em parte, os índices elevados de desconfiança dos cidadãos. Mecanismos centrais da democracia estão sendo bypassed (ignorados, contornados) por atores que querem manter seu poder fora de qualquer limite constitucional. Esse abuso de poder afeta a legitimidade democrática. Lamentável, nesse sentido, são os episódios envolvendo um ex-presidente em suposta tentativa de influenciar o STF no julgamento do mensalão ou a suposta inação do procurador-geral da República diante de denúncia da Polícia Federal envolvendo o senador Demóstenes Torres. O desgaste das instituições é evidente e mostra que estamos longe de ter estabelecido o império da lei.

Papel da oposição

"A dinâmica entre situação e oposição está funcionando mal. A ideia de que o interesse público move essa contraposição desapareceu - e a quase totalidade de partidos e suas lideranças está mais preocupada em se salvar do mar de lama das denúncias do que em oferecer alternativas para a sociedade. Quase podemos dizer que a oposição desapareceu no Brasil, descontada a ação parlamentar cujo limite é o tamanho de suas bancadas no Congresso Nacional. Os partidos de oposição estão de costas para a sociedade civil e raramente dialogam com as pessoas comuns. O cenário é paradoxal.

Os partidos e a governabilidade

"Parte dos analistas políticos pensa que os partidos são uma garantia de governabilidade, pois votam quase tudo o que os governos querem. Mas na democracia a governabilidade não diz respeito apenas ao que quer o Executivo. O Parlamento, como representação da diversidade social e política da sociedade, tem papel decisivo. Em anos recentes, porém, os partidos se orientaram apenas para a conquista ou manutenção do poder, atraídos pelos incentivos institucionais do presidencialismo de coalizão. Quase todos os partidos migraram para o centro, tornando indistinguível a diferença entre eles, o que deixa os eleitores sem referência para orientar o voto e minimizar os custos informacionais da participação democrática. As pessoas pouco sabem sobre o que está em jogo nas disputas políticas.

Impacto da corrupção

"Os indícios de corrupção mostram que o fenômeno extrapolou o que se supunha serem seus 'níveis normais'. Tudo indica que a corrupção está em todos os partidos, atinge todas as esferas da administração e, como mostraram as escutas telefônicas, os contraventores já penetraram nas estruturas do sistema político de modo a garantir acesso a recursos públicos. É raro encontrar entre as lideranças políticas quem expresse preocupação com a deslegitimação política. Por isso, a faxina iniciada pela presidente Dilma Rousseff melhorou seus índices de popularidade, mas o País ainda não sabe se a demissão de tantos ministros vai melhorar o controle da corrupção.

Democracia em risco

"Nada sugere que a democracia esteja em risco no Brasil. O que está em questão é sua qualidade. Os déficits das instituições democráticas, como as distorções que afetam a competição eleitoral sob efeito do 'caixa dois' e da influência de empresas no financiamento de campanhas, produzem questionamentos sobre os resultados da democracia. A estabilidade econômica e o controle da inflação permitiram a geração de empregos e o aumento do poder aquisitivo de algumas camadas sociais, mas isso não se confunde com desconcentração de renda e riqueza. Os desafios sobre as diferentes dimensões das desigualdades permanecem. E não sabemos em que direção o País caminha diante da crise internacional. Assim, ganha importância saber que meios a democracia oferece - partidos, Parlamentos, Judiciário? - para que a sociedade possa influenciar a agenda de enfrentamento dessas questões. Afinal, uma das principais promessas da democracia diz respeito à participação dos cidadãos nas decisões que afetam suas vidas."
Herculano
02/06/2012 19:45
O QUE PENSAR DE UM POLÍTICO QUE DIZ DEFENDER A DEMOCRACIA, RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS E LIBERDADE, MAS QUE PREGA A EXTINÇÃO DOS ADVERSÁRIOS

Aqui em Gaspar, o vereador Antônio Carlos Dalsóchio, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, foi até mais longe. Além da morte, quer pisotear sobre os restos dos adversários para ter certeza que deles nada sobrem materialmente. Macabro.

E quem é o inspirador? O guru dessa gente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que nesta semana destacou, em rede nacional e ferindo as restrições da propaganda eleitoral, que fará de tudo para que nunca mais um tucano vença qualquer eleição.

A jornalista Soninha Francine (Sonia Francine Gaspar Marmo) vereadora e pré candidata pelo PPS de São Paulo, retrucou.

Imagine o que o PT faria em outros tempos se o apresentador de um programa popular e o detentor de uma concessão pública (TV?) montassem esse altar para que um ex-presidente abençoasse e cobrisse de glórias o seu candidato. E também fizesse troça com o partido de oposição?

Imagine Fernando Henrique no programa do Faustão dizendo: "Não podemos deixar que um petista dirija este país". Os petistas iriam à ONU, à OEA, à Corte de Haia. Centrais sindicais convocariam manifestações de protesto na Avenida Paulista. Contra a cumplicidade das elites, contra a mídia servil, contra o poder imperial dos meios de comunicação? E AINDA tem gente inteligente, bem informada, honestamente preocupada com o Brasil, que DEFENDE a conduta do PT até hoje. Céus, que devoção cega! Que desgosto.

Volto. Mas quem é Soninha Francine. Jornalista, atriz, Vj da MTV, apresentadora da Espn e que entende bem de futebol e outros esportes; defensora da descriminalização da maconha,mãe de três filhas e em 2004 se elegeu pela primeira vez vereadora da cidade de São Paulo pelo PT. É preciso explicar mais alguma coisa sobre a incompreensível ditatorial obsessão petista? Cairia melhor em Cuba, Venezuela...
Herculano
02/06/2012 19:02
A DIFERENÇA ENTRE A PONTE DAS DÚVIDAS E A PONTE COM TRANSPARÊNCIA.

Gaspar quer construir a nossa Ponte do Vale. Na terça-feira, com sorte, conheceremos a empresa vencedora. As perdedoras terão os prazos legais dos recursos.

Blumenau constrói a sua Ponte do Badenfurt e para ela, há até um blog especial que mostra o dia a dia dela, seus contratos e obras. E o que está naquele blog que está no Jornal de Santa Catarina? Lançamento de 54 vigas da Ponte do Badenfurt deve iniciar em duas semanas.

E o que diz a última atualização do blog da Ponte do Badenfurt? Com os 39 pilares prontos, as vigas dentro do rio já concretadas e as 45 longarinas da margem direita lançadas, o Complexo da Ponte do Badenfurt começa a tomar forma e já é possível ter uma noção de como a obra ficará quando estiver pronta em abril de 2013. Atualmente, está sendo feita a desmontagem do equipamento chamado de treliça lançadeira (que lança as vigas longarina) e que precisa ser levado de uma margem para a outra.

Acorda, Gaspar!
sidnei luis reinert
02/06/2012 17:00
TV BRASIL - Satisfeito com a repercussão de sua entrevista ao Programa do Ratinho, o ex-presidente Lula anunciou que colocará seu carisma em prol da TV brasileira.

"Recebemos um convite do Zorra Total. O Instituto Lula está negociando um quadro fixo em que eu e Haddad comentamos os problemas de São Paulo dentro de um vagão do metrô", explicou o ex-presidente em exercício.

A participação de Lula no Programa do Ratinho teve pico de audiência quando o envelope com o resultado do exame de DNA foi aberto. "Dilma não é a mãe do PAC e Lula não é o pai do Bolsa Família", explicou, estarrecido, o apresentador Carlos Massa.

Após lutar por 15 minutos pela palavra, Haddad esclareceu que o exame tem uma margem de erro de 7,3% no caso do PAC e de 8,7% no do Bolsa Família. Não foi ouvido.

Lula estuda levar Haddad a tiracolo aos programas A Casa é Sua, Dr. Hollywood, SuperPop, Leão Lobo Visita e A Fazenda 5. "Quando a Ana Maria Braga sair de férias, vou mostrar que o homem moderno também sabe lidar com os afazeres domésticos. Haddad ficará no lugar de Louro José", explicou o ex-presidente.
-Lula se entregou na entrevista: não admite largar o poder. Igualou-se a Hugo Chávez. Tomara que a semelhança pare por aí, para o bem do Brasil e do ex-presidente.
Adilson Luis Schmitt
02/06/2012 16:31

Cada dia que passa mas os Petistas ficam desesperados, pois se aproxima o improtante julgamento que passará o Brasil a limpo. Assim os ataques com o intuito de desmoralizar e intimidar torna-se mais frequentes e organizados.
Precisamos lembrá-los que a ditadura já acabou e o Brasil não é a Bolívia, Venezuela muito menos Cuba.

http://www.claudiohumberto.com.br/principal/

02/06/2012 | 16:10
Veja: PT orienta deputados a atacar ministros na CPI do Cachoeira



GILMAR MENDES VIRA ALVO DO PT

Reportagem de Veja desta semana revela a existência de um documento, que teria sido preparado por petistas, para guiar as ações dos companheiros que integram a CPI mista do Cachoeira, com uma lista de alvos preferenciais do PT, entre eles Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e Roberto Gurgel, procurador-geral da República. Segundo a publicação, os alvos do guia de ação são os oposicionistas, a imprensa e membros do Judiciário que, de alguma forma, contribuíram ou ainda podem contribuir para que o mensalão seja julgado. Conforme a revista, o documento foca em especial Gilmar Mendes, a quem Lula teria tentado constranger, sem sucesso, para adiar o julgamento do mensalão. Seriam dedicados a Mendes quatro tópicos: 'O processo da Celg no STF', 'Satiagraha, Fundos de Pensão, Protógenes', 'Filha de Gilmar Mendes' e 'Viagem a Berlim'. O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, nega a existência de qualquer documento orientando a atuação dos deputados. Tatto afirmou que os documentos assinados pela liderança do PT são assinados por ele e, por isso, reiterou que não existe qualquer orientação.

Adilosn Luis Schmitt
Herculano
02/06/2012 12:57
Acendeu a luz amarela. Florianópolis colocou Gaspar no radar e painel de controle. E é de lá que poderá vir ações policiais e da promotoria pública. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/06/2012 12:01
MAIS PÓ NO VENTILADOR. EX-DIRETOR DO DNIT DETONA SERRA E O PSDB E COMPLICA A GASPARENSE HONORÁRIA, A MINISTRA IDELI SALVATTI.

Acabo de ler a revista Isto É, e que agora se chama "Isto É, Independente", exatamente por ter uma imagem de atrelamento a interesses dos entrevistados e que fazem capa. Mudou? Não posso afirmar. Mas, o assunto é explosivo e vai render esta semana.

As confissões de Pagot, diz o título. Em entrevista à ISTOÉ, o ex-diretor do DNIT, hoje consultor, denuncia caixa 2 na campanha do PSDB e conta que, em 2010, quando estava na direção do órgão, arrecadou junto às empreiteiras para a campanha do PT.

O ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) Luiz Antonio Pagot, é cria e protegido do ex-governador do Mato Grossso, o empresário produtor rural (novo rei da soja), Blairo Maggi, PR, que foi um partido aliado do PT e o primeiro a sair do arco de alianças, exatamente por interesses contrariados no ministério dos Transportes e no Dnit.

Diz Isto é: a metralhadora giratória acionada por Pagot também atinge a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Ele diz que, em 2010, quando Ideli era candidata ao governo de Santa Catarina, ela pediu uma audiência no DNIT para tratar de três convênios do órgão no Estado, e, ao final do encontro, solicitou que a ajudasse também na arrecadação de recursos. "Ela queria que eu chamasse as empreiteiras e pedisse para pôr dinheiro na campanha dela", afirma. Como se negou a ajudá-la, Pagot acha que Ideli ficou ressentida e passou a miná-lo quando chegou ao Planalto. Por meio de nota, Ideli negou que tenha recorrido a Pagot para solicitar recursos.

Só para lembrar. Na cota do PR caberia a superintendência do Dnit em Santa Catarina. A ministra Ideli Salvatti fez uma acordo com o ex-deputado e presidente do PR catarinense, Nelson Goetten, pego e condenado por abuso sexual. Diante disso, na superintendência Ideli sustenta por nove anos o seu protegido, João José dos Santos, contra todas as evidências de incompetência e severas críticas da sociedade e da imprensa.

Pagot se considera um técnico competente, de confiança, e diz que nutria pelo governo uma fidelidade quase canina. Mas a demissão, que classifica como "traição mortal", alimenta agora um sentimento de vingança. E motivou Pagot, nos últimos dois meses, a fazer uma série de depoimentos à ISTOÉ.

Em três encontros com a reportagem num hotel em Brasília, todos gravados, Pagot contou detalhes sobre a forma como, no exercício do cargo, foi pressionado pelo governo de José Serra a aprovar aditivos ilegais ao trecho sul do Rodoanel. A obra, segundo ele, serviu para abastecer o caixa 2 da campanha de José Serra à Presidência da República em 2010. ?Veio procurador de empreiteira me avisar: 'Você tem que se prevenir, tem 8% entrando lá.' Era 60% para o Serra, 20% para o Kassab e 20% para o Alckmin?, disse Pagot.
luciano da cunha
02/06/2012 11:17
AO POVO GASPARENSE

A PREFEITURA PETISTA ANUNCIOU QUE A EMPRESA GAUCHA ESTAVA CONTRA ELES AGORA ACEITARAM FAZER PARTE DA LICITAÇÃO VEJA SÓ,

ISSO SIM QUE FOI UM TIRO NO PÉ BEM DADO,

(ALGUÉM ACREDITA NO QUE O PREFEITO DIZ )

Herculano
02/06/2012 10:22
As manchetes dos jornais que circulam hoje mostram a irresponsabilidade de quem preferiu o discurso, a demagogia ao estruturar o país para os novos e difíceis tempos. O preço poderá ser caro para quem comandou esta bravata palanqueira.

Baixo investimento sepulta meta do governo para o PIB. Economia cresceu 0,2% no 1º trimestre, abaixo das previsões mais pessimistas.
Entre os maiores países que já divulgaram suas contas, o desempenho brasileiro é o pior do mundo fora da Europa.

E agora? Parte desta desastrada conta está no empreguismo desenfreado incompetentes no mundo público, na falta de prioridades e controles, no fortalecimento de políticos sem pudor e cidadania, e na desenfreada corrupção. Alguém possui argumentos para a contestação fundamentada e técnica?
Herculano
02/06/2012 10:13
A CACIQUIA DE QUEM DETONAVA CACIQUES ATÉ SE TORNAR UM DELES.

Estes parágrafos a seguir, fazem parte do comentário "Nhonhô Lula", publicado neste sábado no jornal Folha de S. Paulo por Fernando Rodrigues. Ele retrata a indescência do discurso, da prática e da política brasileira.

Sem o menor pudor, na primeira pessoa, o petista (ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva) explicou a Ratinho a escolha de (Fernando) Haddad (ex-ministro da Educação de Lula e pré candidato a prefeito criado na marra por Lula para o PT paulistano): "Eu achava que era o momento da [sic] gente apresentar uma coisa nova. (...) Eu acho que São Paulo precisa ter alguém que tenha o entusiasmo que ele teve cuidando da educação". Ou seja, "eu achava", "eu acho". Não é a opinião do PT. É a de Lula

Não custa lembrar que o PT nasceu há 32 anos pregando o fim do caciquismo. O conceito empalideceu. Vale onde a sigla não enfrenta disputa. Quando a cúpula quer, patrola quem vê pela frente, como agora em Recife. Em São Paulo, um dedaço de Lula materializou Haddad.

Em democracias maduras é rara a existência de caciques. Em benefício de Lula e em prejuízo do Brasil, registre-se que o PT não está só na promoção do seu nhonhô. Trata-se de algo impregnado no DNA do país. Brasileiros adoramos um chefão nos dizendo o que fazer.

Lula bajulado no Ratinho produz um pouco de vergonha alheia. No fundo, ele só sintetiza o estágio rudimentar da política no Brasil.
Herculano
02/06/2012 08:40
HOJE É DIA DE STAMMTISCH. É DIA DE ABRIR RUAS

Hoje é dia do Stammtisch de Gaspar, idealizado e organizado pelo Cruzeiro do Vale. Dia que promete ser bonito e frio, mas quente na amizade. É dia de festa, de gente bonita, alegre, conhecida e até poderosa. Mas, de dia de uma terrível lembrança e que sinalizava de como seria a revanchista administração petista pelos próximos anos.

Foi há três anos, num sábado de Stammtisch aqui nos mesmos arredores do ginásio prefeito João dos Santos (no ano que vem será na Arena Multiuso na Margem Esquerda), diferente do de hoje, era meio chuvoso, o qual prognosticava algo ruim. Foi nele que se descobriu a primeira grande obra de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa para Gaspar e os gasparenses: o muro que impediu a passagem para o povo e tornou a Rua Cecília Joanna Schneider Krauss, um privilégio para poucos.

Ao invés de abrir ruas, fechava-se e no interesse particular.

Erguido às escondidas, num acordo feito na Justiça com subterfúgios (no primeiro serviço feito pelo ex-procurador Mário Wilson da Cruz Mesquita ao governo de Zuchi), rápido, sem amparo legal e que se arrasta na discussão pelos escaninhos do Tribunal, em Florianópolis, enquanto aqui se comemora este escárnio como vitória.

Para lembrar: a lei que criou a Rua Cecilia Joanna Schneider Krauss foi mudada, criminosamente e por ato e agentes estranhos, depois de aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito da época, para torná-la uma rua sem saída. A Câmara, na atual legislatura, quando conheceu o assunto denunciado aqui, não teve outra alternativa, qual seja a de reconhecer que os vereadores foram fraudados na sua autonomia e independência.

Um acordo entre o ex-presidente da Casa José Hilário Melatto, PP e o Executivo, intermediada pelo doutor Mesquita, propunha uma nova mensagem para regularizar tal situação. Mentiu o Executivo. A Câmara fingiu que não fez o acordo, continua ferida e quase ninguém se lembra que ela está esperando o que Executivo prometeu sobre este assunto. E o que vale? A lei adulterada por terceiro para interesse de poucos, e que o Executivo usou para favorecer seus amigos eleitores. Foi um belo cartão de visita que começa a ser passado a limpo. Um cálculo mal feito por quem arquitetou estas lambanças: tudo volta justamente na época da campanha eleitoral. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/06/2012 08:04
FICO ASSIM SEM VOCÊ...

O Jornal Cruzeiro do Vale fez ontem 22 anos. Está emancipado. Fiquei pensando o que escrever para dignificar este reconhecimento público, maturidade e este casamento da liberdade de expressão com Gaspar e os gasparenses.

Pensei, demorei e conclui que seria repetitivo. E ai me lembrei de uma canção na voz de Adriana Calcanhoto e feita por Claudinho e Buchecha. É a cara do que representa o jornal e suas edições de terças e sextas-feiras. Quando se fala com as pessoas, elas dizem sentir falta do jornal, por ser ele verdadeiro, por ser parte da vida da cidades e das pessoas. Um não vive sem o outro. Se complementa.

Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...

Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço,
Sou eu assim sem você...

Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo

Por que? Por que?

Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada,
Queijo sem goiabada,
Sou eu assim, sem você...

Você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas prá poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...
Herculano
01/06/2012 22:34
Olha só o que aconteceu e talvez isto servisse para ser uma nota com o título "Gaspar Acordada V" e que faltou na coluna da edição impressa ou então, complementado aquela " Pensando bem" no "Sobre o Trapiche".

Ao anunciar que a abertura dos envelopes das empresas dispostas a construir a Ponte do Vale na próxima terça-feira, a prefeitura de Gaspar confirmou que todas cinco empresas vão estar presentes. como assim? É que a que moveu um recurso, se regularizou (ou foi aceita como regular o que argumentou?).

Resumindo. Pelo visto a gaúcha Sociedade Geral de Empreitadas -Sogel - e que foi a única inabilitada - não estava conspirando contra a licitação da Ponte do Vale como anunciaram os petistas por aqui no desfile de culpados que arrumaram, mas apenas exercendo um direito previsto na Lei das Licitações. É só olhar o recurso que está disponível no processo. Acorda, Gaspar!
Herculano
01/06/2012 21:44
UMA BOA OPORTUNIDADE AOS DE GASPAR QUE NÃO GOSTAM DE PRESTAR CONTAS NAS ELEIÇÕES E AGORA PRECISAM DO PERDÃO POLÍTICOS PARA OS CONTAS SUJAS

Os diretórios estaduais de partidos políticos e os responsáveis pelas orientações às agremiações partidárias municipais e aos candidatos estão sendo convidados para uma reunião no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, dia 6 de junho, quarta-feira, às 14hs, quando serão repassadas informações sobre o financiamento das campanhas eleitorais.

Além do repasse de informações técnicas referentes às normas que regem o financiamento das campanhas eleitorais e aos sistemas que serão utilizados nas próximas eleições, também será disponibilizada uma Cartilha e um Manual de Arrecadação, Aplicação de Recursos e Prestação de Contas de Campanha Eleitoral ? Eleições 2012, com a finalidade de ampla divulgação entre os interessados.
Mesa de Bar
01/06/2012 21:13
In teressante estes povos da prefeitura alem de ter funcinário que sai mas cedo vai para casa tem funcionario, que nunca chega no horário e alem disso tem ffuncinário que usa o cargo público a seu belo prazer, para serviços particular esta tudo dominado.
Garço masi uma na barraca do cruzeiro amanha na festa
Herculano
01/06/2012 19:08
AMIGOS DO REI NÃO GOSTAM DE AUDITORIA E TRANSPARÊNCIA

Há menos de um mês no controle da Delta Construções, a J&F Holding ( a brasileira de Goiás que controla a maior rede de frigorificos de carnes no mundo) anunciou nesta sexta-feira que desistiu de adquirir a empreiteira.

Olha só a coincidência. A decisão é tomada dias depois da CPMI do Carlinhos Cachoeira, no Congresso Nacional, aprovar a quebra o sigilo bancário, fiscal e telefônico, em âmbito nacional, da construtora investigada por irregularidades em contratos com o governo federal. Vai que as coisas se cruzam e a J&F até então intacta, vira boi de piranha.
Herculano
01/06/2012 18:44
Na última sessão da Câmara de Gaspar, deu entrada uma correspondência de 31 páginas. O ofício é assinado pela juíza da Primeira Vara da Comarca de Gaspar, Ana Paula Amaro da Silveira. É um relatório. É preocupante. O presidente Antonio Carlos Dalsóchio, PT, mandou aos arquivos da Casa. Seria importante algum vereador se interessar por ele. Acorda, Gaspar!
Herculano
01/06/2012 18:37
REQUERIMENTO DA CPI DOS CEMITÉRIOS MUNICIPAIS JÁ FOI PROTOCOLADO NA CÂMARA DE GASPAR. SE NÃO HOUVER MANOBRA, SERÁ LIDO TERÇA-FEIRA NA SESSÃO DE TERÇA-FEIRA

Acaba de ser protocolado na Câmara de Gaspar, o requerimento que pede e fundamenta a instalção de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as possíveis irregularidades na concessão do seriço de zeladoria dos cemitérios municipais e da capela mortuária a empresa Say Muller Serviços.

Os vereadores do PMDB (Kleber Edson Wan Dall e Raul Schiller), PSDB (Claudionor da Cruz Souza que pediu informações sobre o caso ao prefeito Pedro Celso Zuchi e foi desrespeitado e ignorado até hoje), do PSD (Joceli Campos Lucinda), do PV (Rodrigo Boeing Althoff) e do PP (Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú) assinaram o documento. Era necessário apenas quatro assinaturas. José Hilário Melatto, PP, não assinou porque não foi encontrado, segundo revelaram os autores da CPI, mas poderá fazê-lo a qualquer momento, se assim quiser. Os vereadores do PT não assinaram o requerimento.
Herculano
01/06/2012 18:27
PONTE ABRE OS ENVELOPES DA CONCORRÊNCIA NA TERÇA. ANTES É PRECISO ESCLARECER O QUE É DUVIDOSO.

Há mentiras que se repetem até se tornarem verdades. Uma delas, que pode não ser uma mentira, mas um truque de ilusionismo aos desinformados e feito com habilidade comunicativa por quem conhece muito bem o assunto. Trata-se de que a verba da Ponte do Vale se não usada agora, vai ser devolvida aos cofres de Brasília, ou perdida para outras obras no país de Dilma Vanna Rousseff.

O que existe de verdade? A menor parte dela já está em restos a pagar e precisa começar ser usada até 30 de junho. É a verba de R$5.058.339,40 criada em 31.12.2009, publicada no dia 18.01.2010 e que vai vencer no dia 30.10.2012, segundo o convênio 729665 do Ministério das Cidades. E qual a rubrica? Início das obras de infraestrutura do Anel Viário de Gaspar. A contrapartida é de R$439.855,60

Então por que esta verba precisa ser usada até o final deste mês? Por causa da legislação eleitoral. Obra que não for iniciada antes de 30 de junho não terá desembolso durante as eleições. E se não houvesse eleições, esta verba poderia começar depois de junho, mas antes de 30 de outubro deste ano.

Então, o que pode ser devolvida, é somente esta parte e por culpa de quem não iniciou o processo licitatório com prudente antecedência administrativa. A outra verba, quase quatro vezes maior, teoricamente estará intacta. É para uma obra já em execução e denominada de "segunda etapa das obras de infraestrutura do contorno viário de Gaspar". É o convênio 747342, também do Ministério das Cidades, e de R$ 19.541.800,00 e contrapartida de R$
1.699.287,00.

Estes recursos foram consignados no orçamento no dia 23 de julho de 2010 e publicados no dia 17 de agosto do mesmo ano. E só voltarão para os cofres do governo se não usados até 30 de julho de 2014. Espera-se que até lá, a ponte já esteja prata e outros R$20 milhões colocados no orçamento, pois dizem que ela vai custar R$45 milhões. Com o que tem, só os pilares. Concluindo: esta história da devolução dos recursos não está sendo contada de forma clara. Acorda, Gaspar!
Herculano
01/06/2012 17:40
O DURO DILEMA DO PP EM GASPAR

O PMDB de Gaspar quer casar com o PP. Tradicionais rivais no passado, na eleição de Adilson Luiz Schmitt (então no PMDB e hoje no PPS) esta rivalidade histórica foi amenizada por interesses comuns de vencer e de se estar no poder. O PP deu o empresário Clarindo Fantoni para vice. E venceram. E aos poucos se perderam para eles próprios quando estavam no governo de coalização.

O PMDB do ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca e do atual presidente, Carlos Roberto Pereira, continuam com a mesma leitura, apesar dos sinais trocados, do envelhecimento e divisão do PP gasparense.

Vamos ao caso prático. Quem é o presidente do PP? Vereador José Hilário Melatto. Com que Melatto está ou pelo menos jogou até agora? Com a administração de Pedro Celso Zuchi, PT, Melatto foi o facilitador para tornar o legislativo gasparense um braço do Executivo petista.

Quer mais? Está no forno a tal CPI dos cemitérios orquestrada pelo PMDB (e PSDB e PSD). Não será surpresa nenhuma se nela não estiver a assinatura de Melatto, mas contiver a de outro vereador do PP, Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú, funcionário municipal de carreira Estranho? Não. Mostrará mais uma vez como joga e a quem serve Melatto.

Estranho mesmo, é esta vontade do PMDB de casar com o PP que antes do matrimônio já enviou sinais e já disse que vai servir a dois maridos ao mesmo tempo, sem dizer a quem vai servir melhor. O PMDB que não reclame depois. Não se tratará de traição, mas de aceitação antecipada da poligamia ou infiedelidade. Acorda, Gaspar!
luciano da cunha
01/06/2012 15:14
QUEM VOTA NO PT VOTA NA INCOMPETÊNCIA,VOTA NA CORRUPÇÃO JOGA SEU VOTO NO LIXO,POIS,

O EXEMPLO VEM DE CIMA( LULA ) AGORA SÓ FALTA O PREFEITO DIZER,
QUE SE SENTE TRAÍDO,

É O NAVIO DO PT ESTA AFUNDANDO TODA SEMANA SURGE ESCANDALOS NA ADMINISTRAÇÃO PETISTA.
Herculano
01/06/2012 12:52
UMA EXPLICAÇÃO RAZOÁVEL PARA O CRIME ELEITORAL

O escrito é de Reinaldo Azevedo, na Veja.

No Ratinho, Lula rói a Lei Eleitoral, os fatos, as instituições, o decoro, o bom senso? É o passado que insiste em não passar; é a rabada privada paga com a rabada pública!

Há dias a transgressão à Lei Eleitoral estava anunciada. Lula daria a sua primeira entrevista depois de deixar a Presidência da República ao Programa do Ratinho, do SBT. O SBT é a emissora do empresário e ex-banqueiro Silvio Santos, cujo banco, o Panamericano, quebrou, deixando um rombo de R$ 4,3 bilhões na praça. Isso deveria lhe ter custado o patrimônio pessoal e empresarial. Mas saiu ileso, sem gastar um centavo. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um jeitinho. Foi um dos maiores escândalos financeiros do país. Voltarei ao ponto mais abaixo. Pois bem: os petistas anunciavam, e a imprensa noticiava: a ?entrevista? ao apresentador Ratinho será a primeira de uma série de aparições do ex-presidente em programas de TV para tentar catapultar a candidatura de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo. Ou por outra: o desrespeito à Lei Eleitoral estava sendo, por espantoso que pareça, anunciado. Fazia-se a crônica do crime antes mesmo de ele acontecer. E assim se deu. Só não se esperava que pudessem ir tão longe ? aposta sempre perdida quando se trata de Lula. E foram! Haddad, em pessoa, apareceu a tiracolo, para ter suas virtudes exaltadas por Lula e para tentar, ele mesmo, com peculiar ruindade, vender o seu peixe. Um escracho! Um acinte! Um deboche! A maracutaia que livrou a cara e o bolso de Silvio Santos vivia ali mais um capítulo das compensações, da política do "é dando que se recebe".
Herculano
01/06/2012 12:30
Na terça-feira, dia cinco, as oito horas da noite, o Rotary Club de Gaspar se reune no Raul's. É para a tradicional homenagem ao profissional e ao destaque de serviços à comunidade. Após a solenidade haverá jantar por adesão a R$25,00 cada.
Herculano
01/06/2012 12:26
O presidente do PPS de Gaspar está espalhando convites para a reunião do partido na segunda-feira, dia quatro, as sete e meia da noite, no Gasparense. Para quem duvidava, é para referendar o lançamento da candidatura do ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt para prefeito e referendar a nominata de vereadores do partido.
Eduardo Vargas
01/06/2012 11:52
TUDO PELO PODER;

Note-se o que fez o PMDB de Gaspar, primeiro tentou de todas as formas se juntar ao PT, por intermédio do Deputado Peninha Rogério Mendonça.
Não deu certo. Depois do fracasso, novas investidas, desta feita, através da tão comentada ação popular, elaborada em um escritório em Blumenau e asinada por Roberto Pereira com autoria do mal informado Fernando Neves, o qual se diz liderança. Liderança de quem memso? Da Teresa que já foi liderada pelo PT.
O que antes era bom, inclusive pra ser vice na chapa de Zuchi, agora são bandidos.

Isso mesmo Herculano, não dê molesa por estes que são capazes de vender a alma pro diabo, para chegar no poder.
Vai entender, por isso tudo, votemos em Adilson Schmitt
rudinei cavalheiro
01/06/2012 11:34
Bom dia quero aproveitar este espaço para fazer uma pergunda a diretora da defesa civil de Gaspar,a construção na barranca do riu,quase chegando em ilhota está liberada? parece que sim,caso a nobre diretora e seus colaboradores ainda não tenham conhecimento a divisa do municipio é quase no chaminé...e está cheiro de novas obras na barranca,em ilhota esta tudo liberado gaspar tambem?
augusto
01/06/2012 11:25
sobre a agressão de marcelo poffo do samae,isso nao é novidadade pois todo servidor sabe que ele e o lovídio tentaram no concurso público colocar apenas seus amigos comissionaodos,mais esse tal de seleu parece que foi um dos primeiros colocados,isso incomoda eles onde devem fazer de tudo para afasta-lo do samãe,espero que o sindicato interfira logo nisso,porque conhecendo esse pessoal sei que nao vão querer dar a vaga para essa pessoa depois do acontecido....acorda gaspar
quebratigeeeeeeeeeela
01/06/2012 10:38
Herculanos


Quem mente não merece ir para o ceu.

O assessor do Kleber ( Pmdb) é presidente do Ptb, vc não fai por isso na midia vai,
vc acha que ele estaria junto com quem, kkkkkkkkkkkkkk
Se v que vc não entende nada de politica ta virando um boca alugada.
Aurelio Marcos de Souza
01/06/2012 10:18
Caro Antônio Pedro muitas vezes já fui alvo de contundes comentários do colunista Herculano. Mas como um cidadão inteligente, sei que o Herculano somente relata os fatos, não o fazendo com o intuito de prejudicar este ou aquele cidadão.

É por isto que gosto de ler seus comentários postados em sua coluna, mesmo que muitas vezes sejam contrários, isto faz parte do jogo.

E sinceramente acho que estou somente a lucrar lendo esta coluna.
Herculano
01/06/2012 09:38
Sem volta. O PMDB e o PTB de Gaspar acertaram ontem a noite os ponteiros definitivamente para as próximas eleições.
Antonio Pedro
01/06/2012 09:08
Bom Herculano,

Aurelio Marcos, deixa de ser puxa-saco, você gosta de ser lembrado na midia, quer aparecer.
Herculano
01/06/2012 09:05
Notícias ruins. A nossa economia começa a ser afetada. Impostos altos e sem retorno, consumo em queda devido ao alto endividamento das pessoas e empresas, além de uma política macroeconômica errática podem comprometer a vida das pessoas. é só olhar as manchetes dos jornais de hoje.

Novo tombo da indústria reforça sinais pessimistas. Produção industrial atingiu em abril nível 2,9% inferior ao de um ano atrás. Restrições na oferta de crédito e esfriamento da atividade econômica em outros países fazem a produção se contrair.
Herculano
01/06/2012 08:59
O negociador esperto. Esta é de Eliane Cantanhêde em " Fato Novo", na sua coluna de hoje no jornal Folha de S. Paulo.

O fato novo que retira a CPI do Cachoeira do fundo do poço é que o PMDB usou sua prerrogativa de partido mais esperto do Congresso e se tornou fiel da balança. Ora vota com o "aliado" PT, ora com o "adversário" PSDB. Quebrou-se, também por isso, o acordão original entre tucanos e petistas para livrar a cara de uns e de outros.
Herculano
01/06/2012 08:19
Do blog Josias de Souza, experimentado jornalista, na Folha de S. Paulo. Coloco na íntegra algo que tornou comum e a vista de todos, orquestrado por quem para chegar ao poder condenou tais práticas e jurou que seria o exemplo ético na política e na administração pública. Reflitam e concluam sobre o vale tudo e a esperteza que contamina tudo quando no poder.

LULA E HADDAD NO RATINHO: CRIME COMPENSA

Não é verdade que o crime não compensa. É que, quando compensa, muda de nome. Na seara eleitoral, por exemplo, chama-se esperteza. Na noite passada, Lula e Fernando Haddad pisotearam a lei no Programa do Ratinho. E daí? Nada. Reza a jurisprudência do TSE que a propaganda eleitoral antecipada é um dos crimes que compensam no Brasil.

No papel, a lei é clara: antes de 6 de julho, nada de campanha. A partir dessa data, a propaganda estará parcialmente liberada - na internet e em carros de som, por exemplo. No rádio e na tevê, só a partir de 21 de agosto. O que torna o crime eleitoral compensatório é a pena: multas de R$ 5 mil a R$ 25 mil. Coisa risível.

Uma das graças da sucessão presidencial de 2010 foram as multas do TSE. Nunca os candidatos se portaram mal tão bem. Dilma Rousseff e José Serra, os dois principais contendores, travaram uma gincana. Na pele de cabo eleitoral, Lula tornou-se um colecionador de multas, desequilibrando o jogo. E daí? Nada.

Uma passagem de março de 2010 dá uma ideia da piada. Lula discursava num pa©mício realizado na cidade de Osasco. Falava para uma multidão, atraída pela entrega das chaves de apartamentos populares. Exibia Dilma a tiracolo. A Alturas tantas, fez troça de uma multa que o TSE lhe impusera na semana anterior.

"Não adianta vocês gritarem nome porque eu já fui multado pela Justiça Eleitoral, R$ 5 mil, porque eles disseram que eu falei o nome de uma pessoa. Pra mim não tem nome aqui', disse Lula. A platéia, que até então não pronunciara nome nenhum, pôs-se a gritar: "Dilma, Dilma, Dilma?" E Lula, entre risos: "Se eu for multado, vou trazer a conta pra vocês. Quem é que vai pagar a minha multa? Levanta a mão aí".

Nessa época, presidia o TSE o ministro Ricardo Lewandowski. Instado a comentar o surto criminoso que tisnou 2010, ele tirou o corpo do tribunal fora: "Aplicamos rigorosamente as multas que estejam previstas na lei eleitoral. Não cabe nos pronunciarmos sobre a eficácia das multas, se poderia ser maior ou menor. Foi o Congresso que fixou os valores".

Meia-verdade. As multas, que já eram ridículas, haviam sido abrandadas pelos congressistas numa minireforma eleitoral aprovada no ano anterior. Mas o TSE, na hora de julgar os "delitos", exibiu uma jucunda preferência pela cifra mixuruca de R$ 5 mil, a pena mínima.

Pela lei, a reiteração do crime eleitoral sujeita o candidato à cassação do registro. Se eleito, pode não ser diplomado. A presença de Dilma no Palácio do Planalto é prova de que o crime, quando chamado de esperteza, compensa. O melhor a fazer é revogar a hipocrisia, liberando a propaganda. Na média, o eleitor brasileiro já está suficientemente maduro. Já não é todo composto de ingenuidade.
Carlinhos
01/06/2012 08:01
Sugestão ao falastrão Doraci Vans, para conter o descontrole de Arnaldão e Arnaldinho Muller, vcs podem chamar Marcelo Poffo do Samae pois este já demostrou que gosta de resolver tudo no tapa e na garrafada de coca cola.

Quem sabe só assim para vcs pararem os Arnaldos.
Herculano
01/06/2012 07:55
OBSESSÃO DOENTIA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, foi ao programa do Ratinho no SBT ontem a noite. Fez campanha eleitoral antecipada para o seu candidato a prefeito em São Paulo, o ex-ministro Fernando Hadad para ver ser Hadad que Lula criou, decola, até mesmo, dentro do partido.

Lá pelas tantas Lula afirmou que só se candidata em 2014 se a presidente Dilma Vanna Rousseff, PT, "não quiser" reeleição. E revelou a sua ideia fixa "Não vou permitir que um tucano volte ao poder".
AURÉLIO MARCOS DE SOUZA
01/06/2012 07:41
Herculano Bom Dia.

As terças e sextas feiras é dia de acordar-se mais cedo para ler sua coluna, assim sair bem informado de casa. Nestes dias da semana sair de casa sem ler primeiro sua coluna é estar saindo sem uma parte da indumentária.


Parabéns.


Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.