Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

29/05/2012

PALANQUE I
Quem foi à sessão da Câmara de Vereadores de Gaspar na quinta-feira assistiu a um espetáculo verbal. O principal ator foi o vereador José Amarildo Rampelotti, líder do PT no Legislativo. A tragicomédia foi para lançar uma cortina de fumaça sobre a incapacidade ou erro intencional da atual administração municipal e assim, protegê-la da estupefata curiosidade e julgamento de valor e ético dos cidadãos e cidadãs. Estava em jogo de quem era a culpa pelas dúvidas formais da licitação 62/2012 que foi desenhada para se conhecer a empresa construtora da Ponte do Vale.  Caiu-lhe bem o script.

PALANQUE II
Ato um. ?Senhores! Gaspar vive um tempo de exceção?, diagnosticou de forma sinistra. ?Em 2004 o PMDB decidiu que o PT não seria mais governo aqui. Tirou o nosso delegado (mentira: Padilha quis ir para Blumenau e assumiu Paulo Norberto Koerich, neutro, correto, técnico) e trouxe o Ademir Serafim, de Balneário Camboriú (mentira, tirou licença lá para fazer campanha em Gaspar) para nos perseguir e prender por aqui. Fomos ingênuos. Vivemos dias de intervenção e exceção. Perdemos naquele tempo. Mas desta vez será diferente?, prognosticou numa história boa para se ouvir, entretanto, relembrada com dados falsos com o propósito. Para que? Para a vitimização daquilo em que se é culpado e deve sim, explicações públicas.

PALANQUE III
Amarildo acha que o PMDB de hoje está repetindo a dose neste 2012. E se está repetindo a dose, teme perder como perdeu em 2004 por frações para Adilson Luiz Schmitt e que nem está mais no PMDB; que não denunciou nada sobre a ponte, ao contrário até desapropriou terrenos para construí-la, e que é candidato novamente, mas pelo PPS. ?Não vamos permitir este estado de exceção novamente?, reafirmou em tom exaltado (como sempre) Rampelotti. Menos, vereador, menos. Basta, neste caso da ponte, por exemplo, reconhecer que há erros, feitos pela atual a administração, que podem ser corrigidos, se assim quiser mesmo trabalhar por Gaspar o PT de Rampelotti, Dalsóchio e Zuchi. A exceção, que Rampelotti devia temer, é a teimosia em permanecer com a coisa errada e dar com os burros n?água contra o interesse da cidade e a favor de poucos daqui e de Blumenau, principalmente.

PALANQUE IV
?Se tinha algo errado, por que não procuraram o prefeito??, indagou Rampelotti. E eu retruco: e adianta? Quando o prefeito ouviu alguém que não seja o seu escolhido ou da sua família? Respondo: só quando sob pressão comunitária, judicial, administrativa ou exposto, na mídia independente. ?E por que fizeram isto só depois da licitação aberta??, questionou. ?Aí há segundas intenções. Todas políticas?, ele próprio concluiu e respondeu. Volto: será? E ai eu pergunto ao Rampelotti sem ser advogado dos que foram à Justiça: por que esperar tanto tempo para lançar e abrir esta licitação se esta verba está disponível no primeiro convênio (729665) com o Ministério das Cidades desde o dia 31.12.2009?

PALANQUE V
?Se são contra as obras, o que farão se eleitos??, perguntou sobre os autores para concluir: ?quando tiveram no poder nada fizeram?, numa acusação frontal do PMDB e numa desqualificação aos jovens do partido que encabeçam a chapa que pretende concorrer contra a reeleição de Pedro Celso Zuchi. Volto. Os jovens, senhor Rampelotti e de qualquer partido, querem as obras sim, todos os gasparenses, de todas as idades querem as obras, mas querem também a transparência, a legalidade, a impessoalidade, a moralidade e a publicidade do que está se fazendo. Chega de dúvidas. Chega de pedir a exceção para o erro e a bravata barata, demagógica e irresponsável. Como diz um velho ditado: quem não deve, não teme e parece que Rampelotti e seu grupo, temem. Querem ganhar no grito. Teme a Justiça, a fiscalização e até as urnas (que neste momento lhes é fácil). Dai a razão do espetáculo ao invés da correção do supostamente errado e que não é pouco por aqui. Acorda, Gaspar!

OS CEMITÉRIOS DA VERGONHA I
O respeito com a comunidade, as instituições e a transparência dos atos do governo de Pedro Celso Zuchi e do PT pode ser medida por uma queixa, mansa, feita na quinta-feira à noite da tribuna pelo vereador Claudionor da Cruz Souza, PSDB. Ele suplicou os dados e documentos sobre as cobranças ilegais das famílias dos mortos nos cemitérios municipais de Gaspar. Até agora Claudionor não os recebeu. Faz três anos que outro pedido, o da prestação de contas da ExpoGaspar está enrolado para a Câmara, lembrou o vereador.

OS CEMITÉRIOS DA VERGONHA II
Esta lamúria do Claudionor mostra também que a imprensa trabalha melhor que um vereador.  Revela que o prefeito está bem assessorado e é mais rápido. A imprensa já conseguiu os documentos que o vereador pede e não os recebe. Ela não pediu, trabalhou e foi atrás. E por conta da imprensa e do fogo amigo, a polícia e a promotoria já está espantada com o caso.  Receoso, o prefeito perdeu os anéis, mas não os dedos. Orientado, foi na delegacia representar contra a empresa amiga para se livrar de culpas. Então, diferente do discurso do Amarildo José Rampelotti e Antônio Carlos Dalsóchio que pedem que antes de qualquer denúncia se fale com o prefeito para o acerto e entendimento, a denuncia pública na imprensa e nas instituições documentada, ainda é a única linguagem que o atual governo de Gaspar entende. Acorda, Gaspar!

SOBRE O TRAPICHE

?Jornalistas obtêm informações de inúmeras fontes, inclusive de criminosos. Seu dever é publicar as notícias verdadeiras de interesse público. Criminosos passam informações - verdadeiras ou falsas - com a finalidade de atingir inimigos, que muitas vezes também são bandidos. O jornalismo não tem o direito de oferecer nada às fontes, exceto o sigilo, assegurado pela lei. Mas não tem, também, o direito de sonegar ao público notícias relevantes, mesmo que sua divulgação seja do interesse circunstancial de uma facção criminosa?. Demétrio Magnoli é sociólogo e doutor em Geografia Humana pela USP é autor desta afirmação.

O vereador Luiz Carlos Spengler Filho, PP, casou. Depois da lua-de-mel voltou à Câmara. Lu, é agente de trânsito e como tal, diz que está com os ouvidos estourados de tanta reclamação dos comerciantes do Centro. Está impossível dirigir e estacionar. E a Área Azul aprovada há três anos, mas ?reaprovada? há nove meses ainda não pariu, apesar de todas as promessas. Agora eu a pensar. Se para um caso tão simples falta vontade, verdade e competência, o que falar da licitação da ponte que é muito mais complexa? Acorda, Gaspar!

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, diz nas rádios e faz bem, que está disposto a sentar com os denunciantes para encontrar um caminho que salve a ponte. Isto não é bem assim. Pois ele teve a oportunidade deste diálogo quando encontrou com Fernando Neves e Carlos Roberto Pereira num posto de gasolina. Convidado pelos dois para esta conversa se desculpou e saiu logo.

Tenho sinceras dúvidas sobre a qualidade das informações do núcleo inteligência, estratégia e poder do governo do PT de Gaspar. Depois de me acusar de boca e pena alugada de Adilson Luiz Schmitt, PPS, agora diz que estou a serviço do PMDB e PSD. Acorda, Gaspar!

O médico ortopedista e ex-diretor clínico do Hospital de Gaspar, Fernando César Buchen, genro do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, voltou a atuar no Hospital. Outra. Os médicos do Hospital, diante da crise financeira, estão recebendo à vista pelos seus procedimentos. Já os funcionários continuam com os salários atrasados.

O que você acha de um político que da tribuna propaga estar orgulhoso de que os políticos contas sujas estão livres de serem cobrados ou punidos pela Justiça? Pois em Gaspar o vereador José Amarildo Rampelotti, exultou esta conquista contra a lei e o povo para a vice, Mariluci Deschamps Rosa.

Você sabe quanto a prefeitura de Gaspar vai gastar em passagens aéreas este ano? R$231.502,00. Quem vai emiti-las? Elysée Viagens e Turismo Ltda. (01.639.658/0001-00).

O ex-procurador geral do município de Gaspar, Mário Wilson da Cruz Mesquita, está pedindo proteção institucional. Está com medo do grupo petista de poder para quem trabalhava e deixou na Prefeitura. Como era um dos que tramava ele sabe muito bem o que está fazendo. Pra concluir. Mais uma vez virou e mexeu, o tempo é mesmo o senhor da razão e nada como um dia após o outro. Estou de alma lavada e não sou profeta.  Era óbvio que tinha algo podre no reino da Dinamarca. Vai feder ainda mais. Acorda, Gaspar!

Edição 1392

Comentários

roberto basei
31/05/2012 21:48
Sr. Herculano, boa noite.


O pai da criação da nossa academia de Letras Rui Barbosa, um orador de nível elevado, diz que a Retidão do Espírito tem seu principio no escrúpulo da linguagem.
Se olharmos a Historia do nosso município, os primeiros habitantes de Gaspar, os índios botocudos, foram dizimados com o início da colonização.
No século XVIII, chegaram os imigrantes dos Açores, seguidos por famílias de origem flamenga, espanhola e belga. Os imigrantes alemães chegaram em 1835 e os italianos, em 1875.
Então, com isso, o argumento de o que se fez pela cidade, ou de onde vem é questionável haja vista que é certo hoje pode tornar-se muito errado amanha, sendo a nossa origem pautada na dizimação de uma determinada raça, o que ha. de se analisar é o escrúpulo que cada espírito tem com a linguagem adotada.
Estirpar um determinado grupo, não torna mais forte, do contrario o torna acomodado, não procurará especialização, pois não tem mais com quem competir.
Não aceitar opinião de pequenos grupos é uma completa ignorância, a m ostra disso é ter uma mulher na presidência sendo que a muito pouco tempo elas nem votavam.
O Senhor já parou para imaginar se os homens que comandavam nos tempos passados dizimassem todas as mulheres que tentassem se oporem em suas famílias, como estaríamos hoje, se realmente fosse essa a forma de predominar.
Para finalizar não da para aceitar alguns discursos somente para se ater no poder.

Herculano
31/05/2012 19:37
Na coluna de amanhã da edição impressa do Jornal Cruzeiro do Vale, não vou escrever sobre as irregularidades patrocinadas pela administração muncipal contra os gasparenses no caso dos cemitérios.

Isto será capa do jornal. É estarrecedor. Faltou postura pública, mais uma vez.

E por que não vou trabalhar este assunto como o principal na coluna? Porque fui eu quem primeiro deu e com provas este assunto. Depois porque este tema funebre corria na nossa cidade por quatro meses e todos o escondiam. Mais, a CPI se não bem assessorada e estruturada não vai dar em nada e poderá ainda estabelecer a inocência para gente com problemas. E por último, aposto na Polícia e na Promotoria. Lá sim, alguém poderá até sair preso, inclusive por omissão.

Voltando. A coluna já está pronta e se ultimando no parque gráfico. E eu vou escrever sobre um outro assunto tão quente e espantoso como este, mas novo, apesar de contraditoriamente ser antigo. Casas que eram para chegar de graça ao povo desabrigado de enchentes de 2001, teriam sido elas ilegalmente cobradas de pobres e sem sorte. É o que quer apurar o Ministério da Integração e a Defesa Civil Nacional. As explicações já começaram. Acorda, Gaspar!
Herculano
31/05/2012 18:44
De Augusto Nunes, no site da revista Veja. A voz voltou, a vergonha sumiu.

A reaparição de Lula em Brasília, nesta quarta-feira, avisa que o achacador de juízes recuperou a voz, mas perdeu o que restava de pudor. E a vergonha, se é que um dia existiu, desapareceu há muito tempo. Não vale a pena perder tempo com a discurseira delirante ? uma colagem de bazófias, bravatas, embustes e fantasias que jorram do cérebro baldio desde janeiro de 2003. O palavrório não merece mais que uma sequência de internações no Sanatório Geral.

Lula já mentiu com mais criatividade. Convém que reencontre a inventividade antes que comece o Programa do Ratinho. Ele terá de apresentar alguma versão para o encontro em que tentou chantagear o ministro Gilmar Mendes. Se recitar tapeações intragáveis, poderá obrigar o apresentador do SBT a transformar-se em domador de auditório para impedir que a plateia traduza o que vai pela alma do país que presta
Ricardo
31/05/2012 17:58
O tal de Seleu apanhou e vai acabar sendo processado por Pedro Celso Zuchi, pois vcs acham que o covarde do Marcelo Poffo vai ser punido, claro que não.

Pedro Celso Zuchi já poderia ter enquadrado Marcelo Poffo, pois ele sabe que tem gente que sai no horário de trabalho para jogar futebol no campo dele lá da Artur Poffo, mais Marcelo Poffo podéééééééééé.

Herculano além de Marcelo Poffo ser o queridinho de Pedro Celso Zuchi, o mesmo tem muita sorte pois recebe quase que semestralmente subvenção social para torneios de futebol que patrocina.
luciano da cunha
31/05/2012 17:06
PARA O RAFAEL

POBRE RAFAEL TENTANDO COM PALAVRINHAS DOCE SALVAR O PT DAS CINZAS OU MELHOR DIZER DAS ÁGUAS,

MAS NÃO SE PREOCUPE A IDELI LANCHA SALVATI VAI SALVAR VCS COM OS SUPER BOTES.
Herculano
31/05/2012 16:01
Enquete não tem valor de pesquisa, mas pode dar algumas pistas.

O portal do Jornal Cruzeiro do Vale perguntou: O que você acha da Ação Popular que denunciou supostas irregularidades nas licitações da Ponte do Vale?
a) Se há algo de errado deve ser dennunciado (44% dos que acessaram espontaneamente a enquete na internet)
b) A denúncia é infundada (apenas 3%)
c) A denúncia tem motivação política (53%).

O que está claro: primeiro que ao contrário do que pensa o PT e o pessoal no poder de Gaspar, a quase totalidade dos que foram votar acham que a denúncia tem fundamento. Perigoso.

O que está claro: segundo que há motivação política pod detrás disso tudo, ou sej ela por fiscalização legítima, por perseguição ou por embate natural de forças. E esta motivação, só acontece às vésperas das eleições. Houve ai três anos de omissão por parte dos que agora acordaram. Por que dormiram? Por incompetência ou por interesses? Isto também não é um bom sinal revelado na enquete. Acorda, Gaspar!
Herculano
31/05/2012 15:44
Leia e reflita sobre esta manchete. Brasil gasta R$ 21 bi com tratamento de doenças relacionadas ao tabaco. Levantamento da Aliança de Controle do Tabagismo se refere apenas a 2011 e resulta da análise de dados de 15 enfermidades, como doenças cardíacas e câncer de pulmão

São R$21 bilhões que estão faltando para outras ações de saúde pública, educação, segurança, infraestrutura... Isto sem falar no custo que pagamos dos eventos originados pelo álcool, outra droga legal. E quanto vai custar para nós a discriminalização das drogas? Vão legalizar o consumo, o traficante vai ter mais demanda e lucro, não pagará nenhum imposto (quanto muito, a prisão com o nosso dinheiro) e nós bancando tudo isto, incluindo os efeitos colaterais não apenas na saúde e o disfarce ou o verdadeiro tratamento de quem é dependente e nos inferniza na família, na vizinhança e em qualquer ambiente social.

Para completar a notícia da manchete. O Brasil gastou no ano passado R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro, revela estudo inédito financiado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT). O valor equivale a 30% do orçamento do Ministério da Saúde em 2011 e é 3,5 vezes maior do que a Receita Federal arrecadou com produtos derivados ao tabaco no mesmo período.
Carlinhos
31/05/2012 15:32
Herculano e leitores é uma vergonha o que esta acontecendo dentro do Samae.

Ontem a tarde já no final do expediente na hora de fazer o ponto final, o servidor público Marcelo Poffo que é queridinho do PT, sendo por este nomeado em cargo de comissão de Diretor, agrediu com palavras de baixo calão o servidor que atente por Seleu, chamando este de vádio.

Seleu por sua vez perguntou na frente de todos os outros servidores que estavam na fila para fazer o ponto, se Marcelo Poffo estava o ameaçando, neste momento Marcelo Poffo do PT deu um TAPA das costas de Seleu.

Não contente com as agressões físicas e verbais Marcelo Poffo em um ato totalmente de loucura arremessou contra ele meia garrafa de Coca Cola, sendo que esta atingiu a parede, onde a mancha pode ser vista ainda hoje.

Este é o PT de Gaspar que não fica contente em querer matar a oposição com bem disse o cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, o vereador Antonio Dalsoqui, agora ta querendo das bater e machucar os servidores de carreira;

Cade o sono do Presidente do Sindicato que não toma providências, pois deste jeito logo vão matar um servidor público não de trabalhar, mais sim no tapa.

Fica minha indignação com tamanha monstruosidade patrocinada por Marcelo Poffo.
sidnei luis reinert
31/05/2012 11:05
Eu acho que o vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi,foi no mínimo infeliz e arrogante com suas palavras de ofensiva,se ele fazer discursos deste tipo no palanque o feitiço virá contra o feiticeiro.
Seria de mais interesse para a sociedade "mostrar serviço" porque se recebe para fazer isso,o que foi dito não pega bem ficar falando abertamente em público,quem sabe um pouquinho mais da estudo o ajudaria!!!
sidnei luis reinert
31/05/2012 10:46
RAFAEL FALA:CTG foi um sucesso, pois São Pedro ajudou e chuva cessou.
-É, pelo jeito vocês irão rezar ao SANTO todos os anos para que aconteça a festa,porque se depender da chuva e de um bom planejamento para o local vocês terão de vestir seus cavalos com infláveis e ao invés de ferraduras usarão PÉS DE PATO de mergulhador.
Pena que vc não mora na vila dos ex-desabrigados com esgoto a céu aberto e falta de infra-estrutura,mau exemplo,pois se vc quiser abrir um loteamento a realidade de como as coisas funcionam é completamente diferente.
OBSERVADOR-MOR
31/05/2012 10:26
O PROBLEMA DO MENSALÃO É SIMPLES :

O LULLA SABE QUE O DIRCEU NÃO VAI CARREGAR O FARDO SÓZINHO !!!

SE O O LULLA NÃO SAFAR O DIRCEU,AÍ ELE ABRE O BICO !!!

E O LULLA NÃO TEM MAIS FORO PRIVILEGIADO,PORTANTO ESTÁ MUITO VULNERÁVEL...

DAÍ O SEU DESESPERO !!!
luciano da cunha
31/05/2012 09:19
MEU IRMÃO CHEGOU ATRAZADO NO TRABALHO PORQUE O ÔNIBUS DA AUTO VIAÇÃO DO VALE NÃO PAROU NO PONTO EM FRENTE A ENTRADA DA RUA VIEIRA PAMPLONA, ELE PAROU MAIS A FRENTE PRA CONVERSAR COM O OUTRO MOTORISTA DA MESMA EMPRESA QUE VINHA NO SENTIDO CONTRARIO E QUANDO CHEGOU PERTO PRA SUBIR NO ÔNIBUS ELE PARTIU.

O ÔNIBUS ESTAVA LOTADO AS 8:30 SENTIDO BAIRRO TERMINAL,

ELES AUMENTARAM O VALOR DA PASSAGENS ALEGANDO QUE NÃO TINHA PASSAGEIROS O SUFICIENTE PRA SUPRIR AS DESPESAS,

TAI ATÉ INFRAÇÃO DE TRANSITO COMETEU NÃO PODE PARAR NO TRANSITO PRA CONVERSAR.

O QUE SE DEVE FAZER AGORA?
Herculano
31/05/2012 08:42
Hoje eu vou fazer diferente. Estou postando dois artigos, na sequência. Este de Rogério Gentile, com o título "Medo de Cadeia", e publicado na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. Por que faço isto. Para mostrar que não se trata de uma conspiração contra o PT e os petistas. Está na cara de todos que pensam e que até já defenderam e deram voz para o PT. O PT e seus homens estrapolaram ao razoável. O PT tornou-se uma organização poderosa e que acha estar acima da lei. Rouba, compra, mente e impõe silêncio sob ameaças aos que investigam e denunciam este estado criminoso, ou ao menos ilegal, de coisas.

Como revelou Gilberto Schmitt na sua coluna Chumbo a raiva incontida e doentia do vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, que disse querer matar todos os adversários nas próximas eleições, e não satisfeito, que esfarelá-los com a ponta do pé, para ter certeza que deles nada sobre. É uma doutrina da conquista sem razão e do ódio. É assustador, principalmente para quem pregou a democracia e a liberdade para se chegar legitimamente ao poder. E chegando lá por méritos e discursos, quer emagar, matar e calar.

Medo de cadeia

SÃO PAULO - O julgamento do mensalão assusta demais o PT e é isso que torna crível o relato de Gilmar Mendes sobre a tal pressão que Lula teria feito sobre o ministro do STF. É grande o risco de que algum figurão do partido saia algemado do Supremo Tribunal Federal.

José Dirceu, por exemplo, descrito na denúncia do procurador-geral "como integrante do núcleo central de uma complexa organização criminosa", é acusado por formação de quadrilha e corrupção passiva. Se for condenado, pode pegar vários anos de cadeia. Genoino, Delúbio e João Paulo podem ter o mesmo rumo.

Os próprios advogados dos réus já os alertaram sobre essa possibilidade. Qual o impacto de uma cena desse tipo na eleição de outubro, na imagem do PT e na do próprio Lula?

Preocupado, o ex-presidente mobilizou o partido em favor da CPI do caso Cachoeira. Imaginou que a investigação poderia desmoralizar os "autores da farsa do mensalão", como bem disse o presidente do PT, Rui Falcão, em vídeo do partido.

Até agora, no entanto, conseguiu apenas acirrar os ânimos e atrair mais holofotes para o julgamento. O mesmo efeito obteve com o tal encontro com Gilmar Mendes.

Pesa a favor de Lula a declaração de Nelson Jobim, que presenciou o encontro. O ex-ministro de Lula e ex-ministro do STF desmentiu Mendes, mas, dado o seu histórico, não é exatamente uma testemunha confiável.

Jobim, para quem não se lembra, fez parte de um dos episódios mais lamentáveis da história do Brasil quando, em 1988, participou de um acordo pelo qual foram incluídos no texto da Constituição artigos que não haviam sido votados.

De qualquer modo, tendo ou não havido pressão, o episódio esquentou ainda mais o clima. O julgamento do mensalão ganha cada vez mais ares de disputa política, com juízes pressionados e raivosos. E isso não é bom para ninguém. Mais do que o destino dos réus, está em jogo a credibilidade do Judiciário.
OBSERVADOR-MOR
31/05/2012 08:30
ALO RAFAEL

QUERO VER VC FAZER ESTE DISCURSO LÁ NO HOSPITAL,ONDE OS DOENTES,DESASSISTIDOS,LARGADOS A PRÓPRIA SORTE SÃO PÉSSIMAMENTE ATENDISOS ...

TOMARA QUE VC NÃO PRECISE DE ATENDIMENTO,

AÍ VC VERÁ O DESCASO DESTE ZUCHI ,COM A SAUDE DE GASPAR !!!
Herculano
31/05/2012 08:29
Abstinência de poder, por Eliane Canhaênde, na edição de hoje da Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - Como escrito nas estrelas desde o encontro nada institucional entre Lula e Gilmar Mendes, Gilmar destrambelhou e se jogou no centro de uma fogueira que não era dele, enquanto Lula faz o caminho inverso: assume a condição de vítima, com direito a homenagem de Dilma em palácio, vídeo do presidente do PT e guerrilha da "militância abnegada" na internet.

Antes que o grave erro de Lula passe a contar a favor e não contra ele, registre-se que o fim do poder lhe fez muito mal. Desde que desceu a rampa do Planalto, Lula vem pisando em falso e botando os pés pelas mãos.

Impôs unilateralmente Haddad ao PT-SP, assim como impusera Roseana Sarney para o PT-MA. São Paulo, porém, não é o Maranhão e Marta Suplicy não é Domingos Dutra.

Haddad é, de fato, um bom produto eleitoral e, se ganhar, será um fenômeno à la Dilma. Mas, por enquanto, patina e custa cada vez mais caro na negociação com os aliados.

Lula também atropelou Dilma, o Congresso e meia bancada do PT ao exigir a criação de uma CPI que só interessava à sua sanha contra a oposição e para embaçar o mensalão.

Do ponto de vista prático, Cachoeira e seus comparsas já estavam presos, Marconi Perillo já tinha caído nos grampos da PF e Demóstenes já estava na lona. Agora, com a quebra de sigilo da Delta, muitos aliados e muitas obras do governo federal podem entrar na dança.

E, enfim, nada pode ser mais "faca no pescoço" do Supremo (como temem os advogados dos réus do mensalão) do que a pressão, orientação ou insinuação de um ex-presidente tão popular e que indicou 8 dos 11 ministros da corte. O que mais Lula pretenderia ao procurar Toffoli e Lewandowski diretamente e outros ministros via seus padrinhos?

Se despreza as regras republicanas, ele deveria ao menos usar sua intuição brilhante e sua habilidade política invejável para imaginar o estrago que Gilmar faria. Como fez.
Herculano
31/05/2012 08:21
QUEM PASSOU E NÃO FOI CHAMADO NO CONCURSO 001/2008 DA PREFEITURA DE GASPAR DE GASPAR TEM ATÉ O DIA DOIS DE JUNHO PARA ENTRAR NA JUSTIÇA E GARANTIR O DIREITO E A VAGA.

Senhores se os senhores tiverem conhecimento de alguma pessoa que tenha restado aprovado no concurso público de 2008, cujo vagas ainda não tenham sido preenchidas até o presente momento, haverá a necessidade da propositura de mandado de Segurança. O prazo de validade termina dia 2 de junho de 2012 (sábado) podendo a ação ser proposta até segunda feira.

Alem do direito a nomeação do candidato aprovado dentro da quantidade de vagas existente no concurso, o impetrante fará jus a remuneração a partir da data da propositura da ação.

Você poderá procurar o seu advogado de confiança. Num caso que vi, feito por Aurélio Marcos de Souza e que me chamou atenção, o concurso previa 13 vaga. O impetrante foi aprovado 11º, e somente foram nomeados 7 para o cargo de leiturista.
ROBERTO !
30/05/2012 23:35
Arnaldo Jabor na CBN : O PT É UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE PODE VIR A DESTRUIR O QUE O FHC CONSTRUIU !
OBSERVADOR
30/05/2012 21:41
gostaria muito de saber quantos pontos de onibus foram adquiridos e o custo dos mesmos.pois da forma que alguns deles foram jogados sem nenhum estruturas devem ter custado uma bagatela. vergonhoso....cade os vereadores para fiscalizar....
Rafael
30/05/2012 21:21
Semana complicada, não é, Sr Herculano?
CTG foi um sucesso, pois São Pedro ajudou e chuva cessou.
O PSD e o PMDB, tentaram brecar a Ponte do Vale na surdina, mas a imprensa agiu rápido e divulgou em alto e bom tom, foi um tiro no pé de quem trabalha contra Gaspar. Se tivessem ficados quietos, sem mover essa ação, teria acertado.
O que nos aguarda agora?
Réplicas ácidas do Sr. Luciano da Cunha começando em: 3....2...1...
Angela Gouveia
30/05/2012 20:56
Boa noite sr Herculano;

Inicialmente, parabéns pelo belo trabalho que faz, alias este trabalho vigilante, deveria ser dos seNHORES vereadores. Eis o trabalho dos edis omissos: Criticar, apontar resoluções, mostrar ao povo o que se {tramoia} por de baixo dos panos.
Esses caras que estão no poder, são omissos por natureza ou por oportunidade e conveniencia. Sim omissos, pois durante 3 anos e meios, não enxergavam nada, não viam nada, não ouviam ninguém, não fiziamnts nada. Só agora vem criticas contundetes, CPIs e mais argumentações, algumas pode-se dizer politiqueiras e oportunistas, se não fosse assim teriam agido de forma diferente desde o inicio. O que os levou a agir só agora(?) A resposta é uma só, oportunismo barato, enganador, visando dividendos politicos eleitoreiros, que VERGONHA.
Veja balburdia da ultima sessão: onde o Sr. Joceli Campos Lucinda, o sempre calado, recebeu um relatório entregue pelo Sr. Nando Neves e escrito pelo escritório no Sr. Beto Pereira: O cara tentou ler e não conseguiu. Onde estavam os senhores presidentes de partidos autores da tal ação popular que de popular não tinha nada, a não ser promoção política e conquistar espaço na mídia. Afirmo.
Meus caros aqui em Gaspar, ainda tem eleitor e formadores de opinião e inteligentes, que não se deixam levar por atos como este. Onde está o plano de governo do PSD e do PMDB de Gaspar? Ninguém sabe ninguém viu.Claro vão copiar da internet, como fazem os maus alunos ou vão pagar para alguem fazer.

Eu os louvaria pelo que fizeram na ultima sessão se assim tivesse sido desde o inicio, certo Sr. Claudionor? Claro se têm dúvidas tem mesmo que instalar CPIs do cemitério, das licitações e tudo mais. Mas o que espanta é que só agora os senhores acordaram, só agora sairam da toca, não é mesmo senhores?

Parabéns Herculano, que tem agido desde o primeiro poste de forma equilibrada coluna e que não se deixou levar por bajulações, sejam de que lado for. Parabéns o senhor tem mostrado aos bananas que nos representam.

Onde está a nossa representação?

Uma vergonha.
Herculano
30/05/2012 19:41

Ministério Público recomenda nova licitação do transporte coletivo em Itajaí. Empresa é a única concessionária desde a década de 1980.

Agora compare com Gaspar. aqui, a primeira e única licitação que deu a Viação do Vale a permissão pública está eivada de erros e não foi cumprida. A perdedora Viação Verde Vale foi atrás da deslealdade. O Tribunal de contas também. O ministério público igualmente. A juíza da primeira vara da Comarca, Ana Paula Amaro da Silveira na sentença mandou refazer o processo licitatório. O governo de Pedro Celso Zuchi, PT, saiu em defesa do ilegal dizendo que o determinou a Justiça, causará um caos social e de mobilidade.

Agora a notícia de Itajaí que está no Jornal de Santa Catarina. Será que o que vale para Gaspar, valerá para Itajaí? Ou o que valerá para Itajaí valerá para Gaspar. Vamos aguardar os pesos e medidas de uma mesma situação. E os nossos vereadores, quietinhos. Acorda, Gaspar!

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da promotora da Moralidade, Darci Blatt, recomendou ao prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, que anule a licitação do serviço prestado pela Coletivo Itajaí, que desde a década de 1980 é a única empresa concessionária do transporte público no município.

O último processo licitatório vencido pela Coletivo foi em 2006, quando ganhou o direito de permanecer por mais 15 anos na execução do serviço. O MP alega que há irregularidades na licitação e falta de fiscalização do poder público quanto às reclamações da qualidade do transporte na cidade.
Herculano
30/05/2012 19:28
UMA NOTÍCIA E UMA CONTRAPARTIDA INTERESSANTES

O juiz Fabiano Antunes da Silva, em exercício na Vara Criminal da comarca de Curitibanos, decretou a prisão preventiva do vereador Valdecir Garcia, o "Gugu", investigado em inquérito policial que apura suposto desvio de recursos naquela casa legislativa, registrado durante o exercício de 2011, quando exercia a presidência da Câmara de Vereadores.

Na mesma decisão, o magistrado determinou o afastamento do atual presidente da Câmara, vereador Osni Righes, de suas funções, e da servidora Josete Ivana Almeida Closs, igualmente investigados no inquérito. O pedido de prisão preventiva formulado pela autoridade policial e subscrito pelo representante do Ministério Público teve por base informações de que "Gugu" estaria em contato com testemunhas para influenciá-las em prestar depoimentos em seu favor. O magistrado decretou a prisão para garantia da ordem pública e, também, para a conveniência da instrução criminal. Já a medida cautelar de afastamento dos cargos, justificou o juiz Fabiano, foi adotada para evitar possível reiteração criminosa e eventual interferência nas provas a serem coletadas.

"Os indiciados, até para se preservarem, uma vez que envolvidos nos fatos, deveriam ter ficado afastados das respectivas funções que desempenham, de modo a evitar qualquer suspeita sobre as suas condutas tendentes a encobrir fatos ou distorcê-los", acrescentou o magistrado. Uma auditoria concluída em abril deste ano levantou irregularidades na destinação de R$ 757 mil em recursos públicos por parte da Câmara Municipal de Curitibanos. Há possibilidade de recurso ao Tribunal de Justiça (Autos n. 0212000651-2).
PT DE NOVO
30/05/2012 18:42
Para os que torcem contra.

CTG - ganhamos
Ponte do Vale ? ganhamos
Pode vir a reforma da ponte Hercílio Deeke ? estamos preparado!!!!!


O outdoor vai ser assim: PT SABE TRABALHAR!!!!!!
carlinhos
30/05/2012 18:13
BOA NOITE, HERCULANO venho mais uma vez fazer parte , deste muito bem apreciado espaço, e com todo o respaldo que voce merece, vou ocupar mais algumas linhas do mesmo, POVO GASPARENSE, MUITA COISA JA ME IDGNOU NESTA VIDA, mais uma delas que esta semana veio da camara de vereadores é a do vereador.AMARILDO RAMPELOTI, discursar em defesa de coisas erradas, mas depois, eu mesmo me questionando pensei, ( ele e a familia a vida toda estão sugando a prefeitura e o povo nada faz.) e ainda tem pessoas que vendem o voto ou deixam se manipular por pessoas como essas, antonio dalsoquio, amarildo,e muitos mais, votam nestas pessoas depois ficam 4 anos na miseria, este mesmo amarildo rampeloti, foi o que quis querer ajudar os servidores publicos com com o plano de cargos e salarios uma vergonha mas aono que vem o plano volta.O ADILSON, bocudo falador gritão, mas tem vergonha na cara , o que ele tem que falar fala mesmo , e muito melhor ouvir a verdade que viver em meio a mentiras viu rampeloti, meu voto e de toda a minha familia e de muitos outros com certeza foi do PT, coisa que nunca mais sera, ADILSON TENHA CERTEZA SE VC SE CANDIDATAR NOSSOS VOTOS SERÃO SEUS. HERCULANO MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO. E A VIDA SEGUE.
Carlinhos
30/05/2012 17:28
Herculano, como esta gente do PT é incompetente, pois sempre privilegia a incompetência, veja só mais esta lambança feita nesta tarde pelo assessor Gilberto Guerdet do Samae.

Este incompetente não determinou ao servidor NINO BONETTI que este levasse a região do Barracão um caminhão de macadame. Ocorre que Nino Bonetti experiente piloto de tobata acabou se atrapalhando com os comandos do caminhão basculante, fazendo com que no meio do percurso em frente a entrada da Rua Artur Poffo o caminhão erguesse a caçamba, espalhando todo o macadame no asfalto.

Nino Bonetti só parou o caminhão dezenas de metros de onde deixou espalhada a carga de macadame no meio do asfalto, por causa de alerta dos motoristas que vinham em sentido contrario.

Agora gostaria de saber quem é que vai pagar esta carga de macadame jogada fora, será o assessor Gilberto ou o Motorista Nino.

Este povo do PT alem de não ajudar só cria problemas para os outros.

Sugestão da próxima vez manda o mesmo levar de carrinho de mão o macadame.





Herculano
30/05/2012 16:17
POR QUE OS QUE ESTÃO NO PODER QUEREM COOPTAR, CALAR OU DISTRUIR A IMPRENSA LIVRE? PORQUE ASSIM FICA MAIS FÁCIL COMPROMETER (E COMPRAR) O PODER LEGISLATIVO E DESMORALIZAR O JUDICIÁRIO AO SEU INTERESSE COMO FAZEM OS TIRANOS, OS DÉSPOTAS, OS FALSOS DEMOCRATAS...E ASSIM REINAREM COM AS SUAS VERDADES E PERSEGUIÇÕES SEM O CONTRADITÓRIO, SEM A DIALÉTICA, A MAPLA DEFESA, O ESTADO DE DIREITO... SÓ ISTO.

"Lacerda tinha como missão me destruir"

Por Fausto Macedo, no Estadão:
O ministro Gilmar Mendes diz: "Querem melar o julgamento do mensalão". E aponta para um ex-diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Paulo Lacerda. "Dizem que (Lacerda) está assessorando o PT. Eu tive informação, em 2011, que o Lacerda queria me pegar." O ministro suspeita que Lacerda estaria divulgando "informações falsas" para atingi-lo.

O sr. está assustado?
Essas coisas não me intimidam. Você lembra da história do Gilmar de Mello Mendes (homônimo do ministro, citado em operação da PF)? A situação é muito similar. Sabe-se que uma notícia é falsa, não obstante divulga-se essa notícia para criar esse Estado de pânico. A minha surpresa foi quando ouvi isso da boca do presidente Lula. E, depois, ao saber, de jornalistas, que o próprio Lula estava se incumbindo de divulgar essa fantasia de que Carlos Cachoeira pagou minhas despesas. Ele está muito mal assessorado. Dá vazão a informações falsas.

Quem abastece Lula?
Imagino que esse grupo de pretensos investigadores de CPMI e coisas do tipo, estelionatários. Fala-se até que o Paulo Lacerda está assessorando (Lula). O que se noticia é que hoje ele está prestando assessoria ao PT na CPMI. Eu já tinha recebido notícia de que Lacerda tinha como missão me destruir. Ele fez muito mal a este País, instalando um Estado policial, e é bom que fique distante. Ele não respeitou as regras mínimas do Estado de Direito.

Na conversa com Lula foi citado o nome de Lacerda?
O (ex-ministro Nelson) Jobim perguntou ao Lula: "E aí, e o Lacerda?" Lula respondeu: "Está chegando, está voltando de Portugal. Está por aí". Agora a ficha caiu. Que ele tenha boa sorte, mas não venha com bisbilhotagem, nem reinstalar concepções do Estado policialesco.

O sr. teme Paulo Lacerda?
Imagina. Os embates vêm de 2007, quando ele (Lacerda) era chefe da PF. A polícia tinha virado poder nas mãos de Lacerda. Não tenho arrependimento de ter enfrentado aquela situação. Desde que isso começou, minha família e eu somos alvo de constantes plantações.
Herculano
30/05/2012 15:56

CPI DO CACHOEIRA CONVOCA GOVERNADORES DE GOIÁS E DF; CABRAL ESCAPA.

O relato de Brasília é de Maurício Savarese, da Uol e Alan Marques da Folhapress

Por unanimidade, a CPI mista (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Cachoeira convocou, nesta quarta-feira (30), o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), para depor. O tucano já afirmou mais cedo a colegas que deseja falar "o quanto antes" à comissão. A CPI espera que ele preste esclarecimentos até a próxima terça-feira (5).

Na mesma sessão, por 15 a 13 votos, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), também foi chamado a falar. Já Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, acabou dispensado de se explicar por um placar de 17 a 11.

O delegado Matheus Rodrigues, da Polícia Federal, afirmou que Perillo pode ter vendido uma casa no valor de R$ 1,4 milhão não ao dono de uma faculdade, como o próprio tucano chegou a alegar, mas, sim, a Cachoeira.

De acordo com as investigações da operação Monte Carlo, chefiada por Rodrigues, três cheques, sendo um de R$ 600 mil e outros dois de R$ 400 mil, foram entregues no Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano.
Francisco de Almeida
30/05/2012 15:42
Indignação
O que está acontecendo com as pessoas, lendo neste espaço não consigo mais saber se o que está errado é certo e vice versa. Se tinha erro no processo de licitação da ponte, que arrumem o mais rápido possível para sair essa ponte, agora ficar desmerecendo as pessoas que informaram o erro é o fim.
Quanto ao Adilson Schmidt, realmente quem não é trabalhador não gosta muito dele, com ele não tem moleza. Querem moleza, comem pão com banha.
luciano da cunha
30/05/2012 15:27
QUEM JÁ ASSISTIU O FILME PREMONIÇÃO 5 DEVE ESTAR PREOCUPADO E COM MEDO DE PASSAR NA PONTE,

POIS ESTA SENDO RESTAURADA PELO PT,

ABREM O OLHO GASPARENSES.
Aguinaldo
30/05/2012 12:59
Caro colunista a um comentário que tem advogado preocupado em escolher qual é a ação que irá defender aqui em Gaspar, porque agora sem decisão amiga, poderá ter um desgaste desnecessário em sua imagem.

Os outros colegas de profissão do mesmo estão muito felizes com a vinda de novos juízes para a comarca de Gaspar, já de outro lado tem alguns poucos chorando a saída de outro.
Renato Ramos
30/05/2012 12:10
SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA...

Aqui é um PMDBISTA preocupado e comprometido com o desenvolvimento da cidade.
Por isso, vou me manter no anonimato, o que ouvi de um correligionário o que é lamentável.
Parlamentava no CGT coração do Vale, no ultimo domingo, um filiado e que ocupado cargo importante no PMDB de Gaspar, dizer que se antecipava que a ação popular não iria dar em nada. Que foi realmente só para assustar.
Dizia mais que o pior estava por vir, ou seja que haviam registrado documentos dizendo que tinham conhecimento antecipado de qual empresa seria a vendedor da licitação da ponte, isto é grave.
Que isto seria fácil de provar, pois elaboraram documentos, tantos quantas empresas haviam participado da licitação e que registrariam em cada cartório um documento, declarando que tal empresa seria a vencedora da licitação e que se comprovaria a fraude.
Ou seja, foi segundo o cidadão que dizia isto, registrado um documento em cada cartório, inclusive, alguns fora da cidade, para não deixar rastro..
Toma cuidado prefeito, muitas ações virão contra sua pessoa, a oposição esta preparada e disposta a jogar o jogo sujo da política, assim como pt costuma jogar.
Ta feita a denuncia, eu quero a ponte do vale, mesmo sendo do mdb.
Jean Alexandre dos Santos
30/05/2012 11:19
Gostaria de inicialmente parabenizar este espaço democrático aonde as pessoas tem o direito de exercer democraticamente suas liberdades de pensamento e expressão.
Gostaria de expressar minha opinião a respeito da última sessão do legislativo municipal, aonde efetivamente os nobres edis exerceram suas funções de fiscais do município eleitos pelo povo para tal por um período de quatro anos. Como muitos colegas já falaram aqui neste espaço, antes tarde do que nunca.
O executivo municipal cometeu erros no processo licitatório, no mínimo tem que corrigir, tem que ter humildade e principalmente colocar os interesses coletivos(munícipes)acima de qualquer outros interesses(políticos e pessoais) outra questão a ser comentada é a alternancia do poder que é muito sadio para a democracia, gostaria de colocar minha posição com relação a este instituto maldito chamado reeleição aprovado pela emenda constitucional de n.16 de 04 de junho de 1997, o chefe do poder executivo que concorre a um mandato subsequente nunca vai em condições de igualdade com os demais, porque sempre acaba usando a "maquina pública" a seu favor, portanto o povo tem que acordar e se concientizar que temos que alternar os nossos governantes, e quem assumir o poder tem que deixar de lado as diferenças políticas com seus adversários e os projetos que forem bons dar continuidade a bem da cidade, sem perseguir ninguem e ter discernimento para fazer uma administração voltada para as pessoas(Ser Humano) e para a cidade, portanto vamos abrir o olho (Acorda Povo).
sidnei luis reinert
30/05/2012 11:03
Falta o PT espalhar OUTDOORS pela cidade com aquela velha frase:
-*DEIXA O HOMEM TRABALHAR*-
Carlinhos
30/05/2012 10:37
Hoje a loira secretária esta dificultando a população Gasparense a liberação de alvarás, em especial quando a obra esta sendo feita próximo a cursos d'agua.

Deveria alguém se interessar pedir para a prefeitura com base da nova lei de informações em vigência, todos os projetos assinados por esta moça, antes de ela ser secretária, para ver que a mesma não dava muita bola para a proximidade dos cursos d'agua.

E pergunto para o senhor será que ela não contava com um mãozinha de alguém, para ter seus projetos aprovados.

É só pedir para ver e comprovar, que ela já foi não tão legalista como agora? Rs......rs........rs............
luciano da cunha
30/05/2012 09:39
AO MARIO SERGIO SEZERINO

SOU 100% CONTRA O PT, E VOTO SIM NO ADILSON SCHIMITTI,

ELE APRENDEU COM SEUS ERROS A FICAR AS VEZES DE BOCA FECHADA E VAI RESOLVER COM CALMA OS INCOMPETENTES QUE TRABALHAM NA PREFEITURA,

TEM UNS 30 FUNCIONÁRIOS QUE SÃO DE OUTRAS CIDADES,

TUDO QUE É TRANQUEIRA para na prefeitura TÁ NA HORA DE FAZER A LIMPA, SE NÃO PRESTAM PRA TRABALHAR NAS CIDADES ONDE MORAM PORQUE GASPAR TEM QUE ACEITAR,

TEM MUITA GENTE EM GASPAR COM COMPETÊNCIA PRA TRABALHAR ,

FIQUEI SABENDO QUE O MISERO VALOR DE R$ 1.680,00 POR MES VAI PRA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PRA DISTRIBUIR PRA QUEM É MUTO POBRE OU ESTA PASSANDO DIFICULDADE,

A SENHORA MARIA HELENA ME DISSE QUE;

A PROCURA DE AJUDA É MUITO MAIOR DO QUE SE TEM DISPONÍVEL,A QUESTÃO É,

ELA NUNCA PROCUROU O PREFEITO PRA PEDIR O AUMENTO DESSE VALOR OU

O PREFEITO É NIGLEGENTE E INCOMPETENTE,

HAAA, ELA FOI CHAMADA PRA ESSE CARGO PELO PREFEITO

( ELA MORA EM BLUMENAU ) SERA QUE ELA TRABALHA POR GASPAR.

FAVOR COLOCAR ESTE POST ASSUMO TUDO O QUE FALEI.
Maria Cezar
30/05/2012 08:11
Vergonha como falou o vereador joceli ontem, a engenheira Patricia além do salário recebeu em 2011 mais de R$ 5.000,00 em diárias.

ISSO É UMA VERGONHAAAA

Será que o prefeito não sabia disso.

È preciso denunciar.
Herculano
30/05/2012 08:03
ANTES MUITO TARDE DO QUE NUNCA

Aparece aqui neste espaço por internautas que não se identificam, repetida e orquestrada parabenização aos vereadores oposicionistas que segundo estes mesmos missivistas reconhecem, tardiamente começaram a exercer o seu papel de opositores responsáveis em favor da comunidade. Tardiamente com a Ação contra os erros administrativos da Ponde do Vale e a atuação de ontem a noite dos vereadores Raul Schiller, Kleber Edson Wan Dall, ambos do PMDB e do quase sempre mudo, Joceli Campos Lucinda, PSD.

Lamentável que esta atuação só aconteça em ano de eleições e de interesses de muitos desses políticos em aparecer e salvar a sua imagem. Eles estiveram ausentes do papel deles por três anos seguidos. Não é pouco. Pior do que isso, torcendo contra por quem fez este papel com alguma competência, mas sozinhos e com torcida contra. E ai cito dois deles: Aurélio Marcos de Souza e o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, ambos do PPS e cujo partido nem representação na Câmara possui. Contra eles houve claras dificuldades na mídia (porque eles próprios criaram clima para isto, reconheça-se).

Se a dita oposição teria exercido o seu papel permanentemente, não apenas na Câmara, a cidade teria avançado e muito menos dúvidas teriam ganho exposição. Se a dita oposição tivesse exercido o seu papel, este espaço não teria evoluído como evoluiu na credibilidade. Se a dita oposição tivesse participado mais da vida política e administrativa de Gaspar, não estaria ela sem candidatos e alianças viáveis para o atual pleito. A dita oposição não construiu o seu discurso e agora depende de um golpe de sorte, incluindo a inviabilização do nome de Adilson Luiz Schmitt, o único que enfrentou este estado estranho de coisas na administração petista. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/05/2012 07:43
PREFEITURA MUDOU O JEITO DE AGIR DIANTE DO JUDICIÁRIO E DAS EVIDÊNCIAS

Três fatos saltam aos olhos no episódio da Ponte do Vale e a saída do ex-procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita do PT e da prefeitura.

A primeira delas é que a prefeitura resolveu, principalmente em ano de campanha eleitoral, não enfrentar e afrontar os problemas administrativos claros e crassos no Judiciário. Viu que teria desgastes permanentes e soluções improváveis no velho estilo.

A segunda, que ouviu seus técnicos do quadro permanente de servidores e menos os aloprados e temporários comissionados.

A terceira é que abriu um canal de diálogo institucional com o Fórum. Ao invés de Agravar no Tribunal de Justiça, ou até contestar pelas vias normais (e que demoraria), preferiu primeiro pedir a reconsideração no juízo da decisão. Ouviu, ponderou e fez o mínimo para revogar a liminar por quem a decidiu e assim salvar a licitação, que desgastava a todos.

Quem ganhou? A dita e fraca oposição (e incrivelmente que é maioria)? O Judiciário que teve coragem de colocar o dedo num problema grave de procedimento administrativo? A imprensa independente que não se dobrou aos discursos e manobras despósticas dos que estão no poder ou são pagos para defendê-los?

Ora, quem ganhou foi a evidência do correto e principalmente a comunidade. Houve mais transparência até este momento e sabe-se que há gente de olho naquilo que sabe tinha dúvidas. Acorda, Gaspar!
Silverinha
30/05/2012 07:40
Parabéns Vereadores!!! ja estava na hora de começarem a fiscalizar...
Herculano
30/05/2012 07:19
PREFEITO VOLTA ATRÁS. SUBSTITUI O SECRETÁRIO SOLY NA COMISSÃO E ATENDE A UM DOS PEDIDOS DA AÇÃO QUE FERNANDO NEVES MOVEU NA JUSTIÇA CONTRA AS IRREGULARIDADES DA LICITAÇÃO DA PONTE DO VALE

A reconsideração da liminar concedida ontem pela juíza Ana Paula Amaro da Silveira, da primeira Vara da Comarca de Gaspar teve como fundamento a regualização da comissão do processo licitatório. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, em sua defesa, apresentou o decreto feito ontem e que publicou só hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. Confira-o

DECRETO Nº. 5.016, DE 29 DE MAIO DE 2012.
SUBSTITUI MEMBRO DA COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO Nº 62/2012 - DESTINADA À REALIZAÇÃO DAS OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA DO CONTORNO VIÁRIO DE GASPAR - SC - PONTE DO
VALE E ACESSOS

PEDRO CELSO ZUCHI, Prefeito Municipal de Gaspar, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o art. 72 da Lei Orgânica do Município, e com fundamento no art 6º, inciso XVI e art. 51, § 5º, da Lei Federal nº. 8.666/93,
DECRETA:
Art. 1º Fica nomeado, em substituição, o servidor LUIS CARLOS SOARES VAL, para compor a Comissão Especial de Licitação nº
62/2012, destinada à realização das obras de infra-estrutura do contorno viário de Gaspar - SC - Ponte do Vale e Acessos, no lugar do servidor SOLY WALTRICK ANTUNES FILHO.
Art. 2º Os demais membros permanecem inalterados.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Gaspar, 29 de maio de 2012.
PEDRO CELSO ZUCHI
Prefeito do Município de Gaspar
Amarildo
29/05/2012 22:44
PARABÉNS VEREADOR JOCELI DESMASACAROU A COMISSÃO DO ZUCHI.
Lucas de Souza
29/05/2012 22:37
Parabéns a oposição na câmara, encurralaram a petezada, continuem assim.
Rosalva Clemente
29/05/2012 22:36
Parabéns aos vereadores Cleber na sessão desta terça, brilhantes, encurralaram a situação com fatos e fundamentos, é assim que trabalha, porque esperaram tanto tempo para mostrar o que são capazes?
José Venancio
29/05/2012 22:33
Agora sim temos oposição na câmara, parece que acordaram, mas antes tarde do que nunca.... nem parecia os mesmos vereadores...
Mauricio
29/05/2012 22:30
Boa noite Herculano,
Parabéns Roberto Pereira(PMDB) e Fernando Neves(PSD). Pela primeira vez nestes ultimos 3 anos e meio o prefeito Celso Zuchi (PT) teve que dar um passo atras e corrigir suas ações para que estejam dentro da legalidade. Será que nasceu uma oposição eficiente dentro do municipio? Mantenham-se firmes, porque muitos tentarão intimidar vocês.
Herculano
29/05/2012 22:16
O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, chegou a pensar no advogado Valmor Beduschi Júnior para defendê-lo nos casos da licitação da Ponte do Vale e dos Cemitérios. Conversaram durante muito tempo no gabinete do prefeito, mas não chegaram a um acordo sobre os temas. Beduschi já defendeu Zuchi no rumoroso caso do caminhão pipa e ganhou aqui na Comarca. O assunto ainda rola no Tribunal onde está complicado.
Herculano
29/05/2012 22:11
VEM AI A CPI DOS CEMINTÉRIOS MUNICIPAIS DE GASPAR. PODERÁ ASSUSTAR MAIS QUE OS FANTASMAS

O anúncio foi feito na sessão da Câmara desta noite pelo vereador Claudionor da Cruz Souza, PSDB. E ele só está tomando a decisão porque o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, mandou uma banana para Claudionor. Ele pediu documentos sobre o assunto e nada recebeu até hoje, inclusive alguma sinalização. "Não resta outra alternativa a não ser colher as assinaturas dos vereadores que querem o esclarecimento deste assunto para a comunidade e instalar uma CPI aqui na Câmara", justificou Claudionor

Este é um tema tenebroso e que já levou a saída do ex-procurador geral Mário Wilson da Cruz Mesquita do PT e da equipe de governo. Pior. Está se complicando cada dia num inquérito que rola na Delegacia da Comarca e abastece a promotoria da segunda Vara da Comarca e que cuida da moralidade pública, liderada Jussara Maria Viana.
Mario Sergio Sezerino
29/05/2012 22:03
Para o Sr Luciano e dona Maria do Carmo
Vocês estão redondamente enganados....o Adilson não é doido ou desequilibrado...ele é sincero e impetuoso...mas isso assusta quem teve que trabalhar né? no minimo vocês são dois vadios da prefeitura e pra completar dos PTralhas.. Por que ate onde eu sei...os funcionários de carreiras gostam muito dele...pelo menos eram valorizados...escutei de um , que disse que só não gostavam e escutavam as broncas os vadios....Se os próprios funcionários dizem isso quem são vocês pra dizer o contrário...no mais vão trabalhar... que a batata de vocês ta assando....pode não ser o Adilson o próximo prefeito, mais o que ta ai? não vai mais ser! isso também escutei de dentro da prefeitura!
Sandro Deschamps
29/05/2012 21:53
Para o Jorge Antonio de Amorim

Parabéns coisa nenhuma!
Estão os dois tinham razão! Tinha coisa errada.
Eu te pergunto o Sr Prefeito já esteve na prefeitura dois mandatos, não é mesmo? somando os mandatos chegamos num total de quase 8 anos! ELE AINDA NÃO APRENDEU A FAZER LICITAÇÃO? Ou sera que os dois tinham razão...era coisa de carta marcada? Faça-me o favor um cara que é prefeito não sabe nem como se faz uma licitação não serve pra ser prefeito!
Herculano
29/05/2012 21:44
O GATO SUBIU NO TELHADO

Um dos objetivos do autor da Ação contra a licitação da Ponte do Vale foi atingido: sanear o processo. A prefeitura que quis enfrentar sem fazer isto, viu o risco dela ser culpada e recuou. Fez bem. substituiram os discursos demagógicos, provincianos e bravateiros, inclusive na Câmara e nas entrevistas de rádios.

O outro objetivo também foi atingido: o de chamar atenção para os erros e os possíveis vícios da licitação. Agora, com ela liberada pela Justiça que também não quis ser um dos entraves diante do mínimo de legalidade, espera-se pela escolha da empresa vencedora e com fiscallização, de todos os passos como a aplicação dos recursos para que nada se pareça com a Ponte da Saudade, de Ilhota.

Há gente que está esperando o anúncio do vencedor para apontar um anúncio cifrado em que se antecipa o ganhador. Será que isto vai acontecer lá no outro lado do país? Acorda, Gaspar!
Jorge Antonio de Amorim
29/05/2012 21:32
PARABÉNS AO SR. PREFEITO E A TODOS NÓS DO MUNICIPIO E REGIÃO, TODOS GANHAMOS.

Recuar sem se prostrar ? sem jamais render-se ao fracasso.
Recuar pra ganhar forças, por isso quero aqui parabenizar o prefeito Pedro Celso Zuchi, que corrigiu o que estava em desacordo com a lei. Por isso posso dizer que fez um grande gesto e finalmente nossa ponte vai sair do papél e dos entraves, é que espero.

A vida muitas vezes mostra que apesar de estarmos andando na direção desejada, correta e necessária, nosso ritmo nem sempre se mostra adequado para superar as barreiras que se encontram à frente.

Se você compartilha também esta opinião, ilustre com uma experiência pessoal um grande avanço conquistado a partir de um necessário e cauteloso recuo, para colocar o ?trem nos eixos?. Eu não compactuo que o prefeito tenha cometido crimes, não cometeu se tivesse, a própria justiça teria o repreendido. Pois creio que ter pessoas de sua mais alta confiança numa equipe, como foi o caso, não significa dizer como alguns querem, que fosse seguir por linhas tortas , que iria desviar desviar verbas. Se era esta a intenção qual o motivo dos autores da ação popular não ter apontado nesta direção?

Por isso, creio que todos nós estamos de alma lavada, apesar de que alguns tenham ficado triste com a notícia, não deveriam, mas foi o que vi pela internet hoje na sessão do câmara, sim pude ver o nervosismo do autor e patrono da ação, andar de um lado para outro, quando receberam a noticia, cara feia e o seu lider exaltado na camara, também poderia ser diferente, pois cutucado com vara curta por um vereador da situação.
É de se lamentar de que pessoas e partidos políticos coloquem seus interesses particulares acima do interesse coletivo, melhor dizendo, o interesse particular acima do interesse do povo. Foi só isso que aconteceu..
Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço. Parabéns a todos os gasparenses, que enfim, seremos contemplados com esta grandiosa obra. Não temos oposição em Gaspar e a que temos é burra demais.
Vimos que o maior opositor de Celso é Adilson Schmitt e este sabiamente se calou diante deste fato, fez bem, conhece do riscado.

Jorge Antonio
Herculano
29/05/2012 21:26
MINISTRO DO SUPREMO CHAMA DE BANDIDOS E GANGSTERS QUEM TENTA COLOCAR PRESSÃO NO SUPREMO PARA MELAR O JULGAMENTO DO MENSALÃO

A notícia é da agência Globo. E a gravação em áudio, foi divulgada a pouco pelo Jornal Nacional com a voz do ministro.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou na tarde desta terça-feira (29) que "gângsters" e "bandidos" estão plantando informações contra ele com o objetivo de atingir o Supremo Tribunal Federal.

Segundo Mendes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era uma "central de divulgação" dessas informações. O G1 consultou a assessoria de Lula, que informou que o ex-presidente não comentará as declarações.

Reportagem da revista "Veja" publicada no último final de semana relatou encontro entre Mendes e o ex-presidente no qual Lula teria supostamente pressionado o ministro com o objetivo de adiar o julgamento do mensalão. Em troca, segundo a revista, teria oferecido a Mendes proteção na CPI do Cachoeira, em razão de uma viagem do ministro a Berlim, em companhia do senador Demóstenes Torres. Segundo a revista, "boatos" davam conta de que a viagem teria sido patrocinada pelo bicheiro. Mendes disse que viajou com recursos próprios. Demóstenes afirmou que não viajou junto com o ministro.
Herculano
29/05/2012 21:18
JUIZA REVOGA LIMINAR QUE IMPEDIA O PROSSEGUIMENTO DA LICITAÇÃO DA PONTE DO VALE

parte 1

A juíza Ana Paula Amaro da Silveira, da primeira Vara da Comarca de Gaspar concedeu a liminar, mandou sanea-la para colocar o município de Gaspar como ré junto aos demais réus da Ação e hoje, ao final da tarde, revogou a sua própria decisão. Por que? Pela importância da obra e o tempo exíguo para se cumprir o ritual licitatório, mas principalmente porque a prefeitura mudou a composição da Comissão de Licitação como pede a legislação específica e denunciava a Ação, bem como assegurou que o seu secretário de Obras, Soly Waltrick Antunes Filho, não é o responsável técnico pelos projetos.

Abaixo posto na íntegra a decisão da juíza.

Vistos para decisão.


I. Fernando Neves, por intermédio de procurador constituído, ingressou com a presente ação popular em desfavor do Sr. Pedro Celso Zuchi, Prefeito Municipal, de Patrícia Scheidt, Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, e da empresa Iguatemi ? Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda argumentando a existência de irregularidades no que tange aos procedimentos licitatórios de Tomada de Preços de n. 112/2011, já concluído, e da Concorrência Pública de n. 62/2012, sendo que no primeiro certame reclama a impossibilidade de o Secretário de Transportes e Obras do Município de Gaspar atuar como responsável técnico, enquanto que no segundo, além desta mesma inconsistência, pontua-se a ilegalidade na constituição da Comissão Especial de Licitação, a qual não teria observado o disposto no art. 51 da Lei n. 8.666/91.
A presente ação foi protocolizada em sede de plantão judiciário, tendo o magistrado plantonista entendido que a providência não se inseria nas hipóteses ditadas pela Resolução n. 71 do Conselho Nacional de Justiça, razão pela qual não analisou o pedido liminar.

Distribuído o feito à 1.ª Vara desta Comarca, este Juízo, após analisar as argumentações expostas e verificando a presença de indícios de irregularidades, mormente no que tange a licitação em tramite ? Concorrência Pública de n. 62/2012, entendeu por bem deferir o pedido de suspensão do certame.

Intimadas as partes acerca da decisão, este Juízo verificou uma inconsistência na peça exordial: a não inclusão do ente público interessado no pólo passivo da demanda, motivo pelo que avocou os autos, chamando o feito à ordem e determinando a regularização do processo, com a necessária emenda para inserção do Município de Gaspar como réu no feito.

Procedida a regularização, a Escrivania desta Unidade Jurisdicional efetivou nova intimação e citação dos réus.

O Município de Gaspar, então, por intermédio da petição de fls. 123/127 compareceu aos autos informando a importância da obra objeto da licitação para a população local e regional, asseverando quanto aos prazos exíguos a serem cumpridos e a possibilidade de perda da verba federal se não iniciados os trabalhos até o dia 30/06/2012, sendo que ainda far-se-á necessária a conclusão dos procedimentos de certame. Afirmou que, objetivando regularizar a situação e utilizando-se de seu poder de autotutela, retificou a composição da Comissão Especial de Licitação a fim de obedecer ao disposto no art. 51 da Lei n. 8.666/91, nomeando para tanto 2/3 dos membros integrantes do seu quadro permanente. Consignou, ainda, que o Secretário de Transportes e Obras, Sr. Soly Waltrick Antunes Filho, não é o "responsável técnico" pelos projetos ou obras de engenharia objeto dos certames impugnados, tendo sido apenas indicado para acompanhar os profissionais das empresas interessadas na habilitação em vistoria prévia no local onde deverá ser efetivada a construção. Requer, portanto, a reconsideração da decisão liminar.
Herculano
29/05/2012 21:17

JUIZA REVOGA LIMINAR QUE IMPEDIA O PROSSEGUIMENTO DA LICITAÇÃO DA PONTE DO VALE

parte 2

É o relatório necessário. Decido.

II. Inicialmente entendo importante consignar que a decisão liminar se funda em um Juízo de cognição sumária e que pode ser revista a qualquer tempo, desde que a realidade dos autos assim aconselhe.
No caso em tela, o requerente noticiou que as licitações para efetivação de uma obra de grande vulto no Município de Gaspar não estariam obedecendo a legislação aplicável. Assim, verificada a inconsistência apontada, mormente no que tange a composição da Comissão Especial de Licitação para processamento da Concorrência Pública de n. 62/2012, em tramite, este Juízo entendeu por bem suspender o certame.

É notório que tal providência liminar coloca em risco a efetivação de uma obra pública muito almejada pela população, em razão da também notória e péssima condição de trafegabilidade no Município de Gaspar, principalmente em horários de "pico".

Todavia, destaco que é obrigação do Poder Judiciário coibir atos atentatórios a legislação, assim como fazer com que a Administração Pública observe os princípios ditados pelo art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, em especial os da legalidade, moralidade e eficiência, resguardando desta forma os interesses da sociedade.

Ciente das irregularidades impugnadas, o Município de Gaspar, exercendo seu poder de autotutela, entendeu por bem retificar a Comissão Especial de Licitação, a fim de adequá-la às exigências do art. 51 da Lei n. 8.666/91, conforme comprovou por meio do Decreto de n. 129/2012, onde o Chefe do Poder Executivo substituiu o membro da Comissão e Secretário de Tranportes e Obras, Sr. Soly Waltrick Antunes Filho, pelo servidor Luis Carlos Soares Val.
Demonstrou o ente público, ainda, que o mencionado Sr. Soly Waltrick Antunes Filho, Secretário de Tranportes e Obras não seria o "responsável técnico" pelas obras impugnadas [para tanto juntou aos autos as ART's correspondentes] se limitando sua indicação ao acompanhamento dos profissionais das empresas licitantes em visita prévia para fins de inspeção do local onde será construído o objeto da licitação.

III. Nessa esteira, considerando a grande importância da nova ponte sobre o rio Itajaí Açú para a população gasparense, bem como para toda a região do Vale do Itajaí, considerando ainda a retificação da Comissão Especial de Licitação pelo ente público requerido, em observância as exigências legais, e a demonstração de que, apesar de indicado como responsável "técnico", o Secretário de Obras e Transportes tinha apenas a obrigação de acompanhar a visita técnica, em sede de cognição não exauriente, REVOGO a medida liminar outrora deferida e, em consequência, AUTORIZO a continuidade dos trabalhos da Concorrência Pública de n. 62/2012.

Intimem-se. Cumpra-se, com urgência.
Gaspar (SC), 29 de maio de 2012.
Ana Paula Amaro da Silveira
Juíza de Direito
Mesa de Bar
29/05/2012 20:49
Xingou, foi a radio malhou todos e agora? sera que vai ter a capacidade de voltar a rádio e dizer, gente eu tava errado os meninos estavam certos?
Pois agora tudo vai ser feito nas conformidades, o clube do bolinha foi afastado da licitação, vai ter uma comissão de funcionários públicos a frente da licitação só esperamos que a mesma comissão não sofra pressões e possam trabalharem como manda a lei. Estamos de olho, e ainda tem o cemitério até os mortos vão se manifestar.
Garçom mais uma na mesa 5 e vou convidar o Zuchi para afogar as mágoas?
quebratigejela
29/05/2012 20:44
Sr. herculano


os PTralhas deveriam praticar mais leitura

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/gilmar-mendes-admite-dois-voos-em-avi%C3%B5es-cedidos-por-dem%C3%B3stenes




Indagado sobre o fato de o ex-ministro Nelson Jobim não ter confirmado a suposta tentativa de Lula de intimidá-lo, Mendes respondeu: 'Se eu fosse Juruna eu gravava a conversa, né? Ficaria interessantíssimo.' 'Estou dizendo a vocês o que ocorreu. Posso ter uma interpretação errada, é um relato de uma conversa de quase duas horas. Mas os senhores sabem de uma coisa: eu não tenho a tradição de mentir. Eu posso até interpretar os fatos, mas os senhores não me viram me desmentindo ao longo da minha carreira', declarou. Mendes contou que não tem falado com Demóstenes, de quem era amigo. Ele disse que antes do escândalo o senador parecia ser uma pessoa diferente.

O ministro se disse ainda vítima de uma tentativa de desmoralização do tribunal por causa do julgamento do mensalão. Por várias vezes repetiu: 'Isso é coisa de bandido', e afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria envolvido na divulgação dessas 'mentiras' - segundo palavras do ministro. As declarações foram dadas nesta terça, no momento que Gilmar Mendes chegava à sala onde são realizadas sessões de julgamento do STF.
Serrano
29/05/2012 19:54
ai ai ai prefeito, a oposição finalmente acordou!

Roberto Pereira
29/05/2012 19:25
Prevaleceu o bom senso, o Prefeito de Gaspar escutou a orientação de seus cargos técnicos! Reconheceu seu erro e mudou a comissão de licitação, colocando agora cargos efetivos! Assim, a liminar perde seu objeto! Vindo a ser revogada! Por fim, acredito que isso irá contribuir para moralidade, transparência e legalidade da administração publica municipal de Gaspar! 
Mesa de Bar
29/05/2012 19:12
Interessante a cmara hoje acompanhando a sessão o debate foi calorouso, o senhor Dalçoquio subiu a tribuna e primeira coisa que fez foi , olhar para o Celso de Oliveira, e desacatalo, pois o mesmo estava rindo, O pode rir e tudo mais, quis novamente detonar a quenstão da ponte, mas o interessante, e´que ele pode como vereador, desacatar a assembléia e a mesma não pode se manifestar, nda mais que uma ditadura na camara, que deveria ser combatida. Depois ai o negócio pegou o Cleber soltou os marimbondos falando, citand o o PT como partido de corruptos citando desde José Dirceu, até Delubio Soares, bom até que enfim vimos o Cleber batendo de frente olha se ele tomasse umas e outras iria convidalo para tomar uma batida de maracuja. parabens Garço mais uma na mesa 5
Sandro Deschamps
29/05/2012 17:40
SR Herculano
Acompanhando os comentário me chamou atenção um em especial......
QUANDO O PREFEITO VAI URBANIZAR A PARTE DA PREFEITURA?
O sujeito tem toda razão de perguntar...quer dizer que o povo teve que pagar a reurbanização e teve que engolir a seco! Tinha gente que tinha o calçamento novo.....mas teve que fazer novamente.....SACANAGEM DO PREFEITO! Ta na hora deste povo acordar mesmo! Eles que vão na prefeitura e exijam do prefeito que ele faça a parte dele também .... coisa feia... já é uma calçada de cada jeito..uma hora você estaciona em 45 graus.....outra reto com baias....tem lugar(esquinas) que estão colocando somente as pedras vermelhas de deficiente(deve esta acabando os paive) coisa feia Sr prefeito .....quer falar em transparência e bom emprego do dinheiro publico? Então faz as coisa certas também na prefeitura ...dentro e fora dela!
luciano da cunha
29/05/2012 17:27
PARA MARIA DO CARMO

PELO VISTO VC JÁ SABIA DA FRAUDE, E DEFENDE FAZER FRAUDE,

AS PESSOAS QUE INPUGNARÃO NÃO TEM CULPA DOS TEUS PETISTA QUE NÃO SABEM FAZER UMA LICITAÇÃO E SÃO MUITOS INCOMPETENTES.

FORA PT, PEDE PRA SAIR.
Mesa de Bar
29/05/2012 17:09
Olha só um passarinho bicudo, andou piando por estes botecos, que o policial esposo da secretária Patricia Scheidt, que é ré no processo da ponte, pediu folga de seu trabalho para ajudar a esposa na sua defesa. O pior disso tudo, é que o presidente da comissão de licitação ficou morrendo de inveja. è não é fácil as veses nem tudo é como queremos.
Garçom mais uma na mesa 5 e uma porção de isca.
Herculano
29/05/2012 15:52
O ex-ministro, ex-deputado e o ainda todo poderoso do PT, José Dirceu, é segundo a acusação que está no Supremo Tribunal Federal, o chefe da quadrilha do mensalão. Todas as provas estão lá. Como não podem desqualificá-las, os indiciados tentam a prescrição dos crimes, a chantagem, a desqualificação da imprensa que noticia os fatos com independência e a desmoralização constrangedora ou criminosa do Judiciário que tem a obrigação constitucional e legal de julgá-los.

E quem é o lobista do chefe da quadrilha? O fundador do PT, pai sindicalismo de resultados, o inocente últil para os intelectuais de esquerda e mercadores de riquezas, o apedeuta bom de lábia para os desinformados, o articulador de interesses dos novos amigos, o que jogou o discurso da ética do próprio partido no lixo para se manter no poder, o ex-deputado que disse ser o Congresso feito de mais de 300 picaretas (dos 500 da época) e ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O que ele fez com o ministro do Supremo, Gilmar Mendes (que ele próprio indicou) é algo espantoso e mostra o grau de delinquência institucional contra a sagrada independência dos poderes numa democracia, que Lula sempre dizia defende-la, quando sob a ameaça e enfrentamento (de conveniência, parece-me agora) da ditadura dos militares.

Lula simplesmente foi chantagear, amedontrar e ameaçar Gilmar Mendes. Traduzido o que se lê na imprensa agora, a qual desnudou este assunto, é mais ou menos o seguinte: olha você tem o rabo preso comigo e minha gangue. Se você insistir em ir adiante com o julgamento do mensalão o meu pessoal vai dizer que você e provar (mesmo que não seja) é amigo do Demóstenes, que se encontrou com você em Berlim, a mando e a paga do bicheiro Cachoeira".

Gilmar reagiu. Lula, o PT e outros da parceria estão inconformados porque encontraram alguém que parece limpo e não se dobrou à sujeira desses políticos que estão no poder.
Herculano
29/05/2012 15:33
De Arnaldo Jabor, em "A escolha de Dilma", hoje no jornal O Estado de S. Paulo.

Agora, Lula só faz jogar batatas quentes no colo de Dilma, que tem de se virar - ("Afinal, ela não é uma 'bichinha' tinhosa?" - como ele disse na campanha?) Assim, ele deu força à CPI oportunista para se vingar do PSDB, dos jornais e revistas, do procurador Gurgel, para melar o julgamento do 'mensalão', arrasar o Serra em São Paulo, com o Haddad do Enem.

"Dane-se..." - ele deve ter pensado - "se for um tiro no pé, será no pé da Dilma! Azar dela; importante é eu recuperar meu poder, deixar a barba crescer e voltar em 2014..."
Sandorval.
29/05/2012 14:44
Engraçado mesmo essas vindas do Volnei em Gaspar, parece que a Ana Paula não é mais bem quiista aqui pelos Ptralhas.

E só para aproveitar o espaço cade o Cicero aquele sincero trabalhador, será que foi demitido?
luciano da cunha
29/05/2012 13:46
PARA MAIA

VC JÁ SE PERGUNTOU SE O PT ACEITOU OUTRO PARTIDO FAZER PARTE DE SUAS OBRAS?

É LOGICO QUE NÃO.....FORA PT
Claudio
29/05/2012 13:00
Tem secretária em Gaspar que já esta pensando em tirar de seu nome o seu veiculo Citroen, pois vai lá que a juíza determine a indisponibilidade dos bens da moçoila.

Também Herculano se Mesquita levou um pé de Pedro Celso Zuchi, o do porque ele estar quase que diariamente dentro da prefeitura? Ai tem população.

Eu aumento mais não invento

Luciano
29/05/2012 12:59
Maria Do Carmo

Você está certos coitados dos funcionários públicos, porque o Homem (Adilson) ele é desequilibrado.
Quanto ao Fernando, Roberto e Cleber eles estavam lá sim na licitação, ficaram um tempo e saíram para fazer a denuncia. Porque não ficaram ali e participaram para ver se iria acontecer fraude? Não é mais fácil acabar com os sonhos dos Gasparenses, mas eles não esqueçam que outubro esta chegando e nos vamos acabar com sonho de Cleber, Teresa .......
Carlinhos
29/05/2012 12:12
Herculano as obras na rua Pedro Berti em frente ao endereço n° 1001 já foram paralizadas logo após a denuncia aqui feita.

Já a calçada iria ser realizada em frente ao imóvel de um ex candidata a vereadora pelo PT daquela localidade, a ex candidata é do ramo de corte de cabelos.

É HERCULANO aos amigos tudo e mais um pouco tudo patrocinado com o dinheiro do povo.
Herculano
29/05/2012 11:31
O Gilberto Schmitt registrou na sua coluna "Chumbo" com uma precisão ímpar a gana do pessoal e o senso democrático do pessoal, via o portavoz, o vereador Antônio Carlos Dalsóchio, cunhado do prefeito Pedro Celso zuchi, ambos do PT. "...quer matar a oposição nas urnas e ainda pisar sobre a cabeça e dar uma mexidinha com o pé para ter certeza da morte".

1. Esse pessoal é bom, mas sem adversários.
2. Democracia é boa e necessária, mas para quando se está na oposição. Quando no poder, vale até matar, tripudiar e não respeitar o morto.
3. A dita oposição já estava morta e fazia tempo (sempre escrevi isto). São os erros dos poder e do PT que estão tirando a oposição da agonia e exatamente no ano do enterro. Acorda, Gaspar!
Herculano
29/05/2012 11:23
REPRESENTANTE DO GOVERNADOR RAIMUNDO COLOMBO, PSD

Uma novidade que saltou aos olhos e a mídia ainda não registrou. Na solenidade de encerramento do 30o. Rodeio Crioulo de Gaspar, o ex-prefeito de Itajaí e deputado estadual, Volnei Morastoni, PT, se apresentou como representante do governador.

Tudo bem. Penso que o Volnei Moratoni representou a Assembléia Legislativa e não o governador. E se assim foi, aparentemente é normal. Aparentemente.

1. Se fosse para representar o governador, normal seria um deputado ou um administrativo da basede governo e da região, como por exemplo, os deputado Jean Jackson Kuhlmann e Ismael de Souza, coincidentemente os dois do PSD, o secretário regional...

2. Se fosse para representar a Assembleia, por que não a deputada Ana Paula Lima, pré-candidata do PT a prefeitura de Blumenau, mais perto, mais ligada a administração de Pedro Celso Zuchi? Ou ela já viu que se ligar a Gaspar pode comprometer a campanha dela em Blumenau? Coisas de pontes e resultados... Acorda, Gaspar!

Herculano
29/05/2012 10:48
Sobre esta história de que estão perseguindo agora, e só agora, o PT, não convence. Ele criou e caiu na própria armadilha, como cairam outros, não só aqui, mas em outras partes do mundo e em outros tempos. O ciclo da história da humanidade é uma. As civilização e os homens a repetem, e não aprendem. Vou reproduzir aqui, abaixo, um texto de Ricardo Setti, publicado em seu blog, patrocinado pela Revista Veja. Foi no dia 22 de maio. É esclarecedor. É um pouco longo, mas esclarecer e interessante. Qualquer semelhança com os discursos de Amarildo José Rampelotti, Antônio Carlos Dalsócio e Pedro Celso Zuchi, não é mera coincidência. É doutrina. É crença. É convicção. Daqui para frente, tudo que aparece na primeira pessoa, é do Ricardo, por favor.

Lula delira de novo, diz que mensalão foi "tentativa de golpe" - desqualificando o procurador-geral e o Supremo -, mas ainda não explicou porque pediu desculpas aos brasileiros em 2005. Espante-se com as declarações.

O ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza, que apresentou em 2006 denúncia contra os envolvidos no escândalo do mensalão ao Supremo Tribunal Federal, é um golpista.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que recebeu (aceitou) a denúncia sobre o mensalão em 2007, é um golpista.

O atual procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é um golpista.

Os delegados e agentes da Polícia Federal que chegaram à conclusão, em inquérito, de que houve dinheiro público no escândalo do mensalão, são golpistas.

Essa é a conclusão a que se chega diante das delirantes, absurdas, espantosas declarações de Lula no final da noite de ontem, após receber o título de Cidadão Paulistano e a Medalha Anchieta na Câmara Municipal da capital.

O ex-presidente, felizmente, curou-se do câncer graças ao tratamento e à medicação que recebeu.

Agora, precisa de algo para a cabeça, sobretudo para a memória.

As declarações patéticas do ex-presidente foram divulgadas já perto da meia-noite, pela Folha On-line.

Reproduzo aqui:

Às vésperas de o STF (Supremo Tribunal Federal) julgar a ação penal do mensalão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer, nesta segunda-feira (21), que o escândalo foi uma "tentativa de golpe" contra seu governo (2003-2010).

"O PT era mais atacado do que hoje por grande parte dos políticos da oposição e por uma parte da imprensa brasileira. Na verdade, era um momento em que tentaram dar um golpe neste país?.

Lula afirmou que a oposição foi forçada a recuar diante do apoio que recebeu dos movimentos sociais. Ele também citou artistas populares como o apresentador de TV Raul Gil e o cantor e vereador Agnaldo Timóteo (PR).

"Eu disse: 'Não vou me matar como Getúlio [Vargas] e não vou fugir obrigado como o João Goulart. Só tem um jeito de eles me pegarem aqui. É eles enfrentarem o povo nas ruas deste país.'"

O ex-presidente disse que a oposição se intimidou depois de ele receber apoio de movimentos populares em visita ao Palácio do Planalto.

"Aquilo foi a coisa que mais deixou eles com medo de continuar na luta pelo impeachment", afirmou.

Lula discursou após receber homenagem da Câmara Municipal de São Paulo. Ele ganhou o título de cidadão paulistano e a medalha Anchieta.

Agora, sou eu de novo escrevendo.

Lula, incorrigível, procura uma vez mais borrar a história, como fazem tantos petistas. Sua memória frágil, necessitada de estímulos, apagou o famoso discurso transmitido pela TV a 12 de agosto de 2005, em que, constrangido, apalermado, abatido, sem saber para onde dirigir o olhar, levemente trêmulo, o então presidente da República declarou perante a o país que fora "traído" e mencionou "desculpas".

Nesse discurso, gravado na Granja do Torto, em Brasília, antes de uma reunião ministerial, Lula não explicou quem o traiu - nunca explicou, aliás, e com o tempo foi ficando cada vez mais desmemoriado, esquecido completamente do assunto, a ponto de, ontem à noite, novamente haver delirado e falado em "golpe".

A alegação da traição ficou, insiste em ficar, e continua latejando. O líder supremo do lulalato também não esclareceu até hoje, e parece que nunca o fará, porque, exatamente, pediu desculpas aos brasileiros.

Se Lula fez o discurso da traição durante o escândalo, é claro que se destinava a, de alguma forma, apresentar uma explicação ao país sobre a espantosa sucessão de bandalheiras que a cada dia vinham à tona - uma explicação frouxa, gaguejante, canhestra, reticente e vazia, mas uma explicação.

Se Lula proferiu o discurso e denunciou a traição, ocorreu naquele momento um explícito reconhecimento de que o mensalão não apenas existiu, mas teria propiciado esse seríssimo agravo ao presidente da República.

Como, depois disso, sem mais nem porquê, de repente não existiram a montanha de dinheiro, a CPI no Congresso, os depoimentos no Supremo e, sobretudo, o discurso? Tudo teria sido uma "farsa" e uma tentativa de "truncar o mandato de um presidente democraticamente eleito", como o desmemoriado sumo sacerdote do lulalato definiria, mais de uma vez, a bandalheira?

E como fica a tão elogiada Polícia Federal e sua atuação durante o lulalato?
Maia do Carmo Alves de Souza
29/05/2012 10:18
Gaspar não pode crescer mesmo. Não sou PT, mais fico perplexa com que estou lendo no Jornal hoje. Em primeiro lugar o Adilsom é pior do que lobo. Voces imaginaram ele voltando para Prefeitura? Com aqueles gritos, aquela doidura toda. Coitados dos funcionários Publico.
Agora está aparecendo. Vota nele quem realmete não conhece ele mesmo. Vingativo, bipolar e tudo mais.Quanto a Fernado Neves acabou com os sonhos que tinha Gaspar. Porqe nunca apareceu em licitação? E outras coisas mais. Será que era hora de fazer isso. Quanto ao Presidente do PMDB, não o conheço, mais acho que fez a parte dele como advogado.
Fernando Neves nem deveria está como Presidente do PSD, pois de politica não entende nada. Um Lobo virado em cordeiro, isso sim ele é.
Não vendam seus votos, não se iludem com as pessoas, a simpatia, poessoas que nunca olharam para voces. Agora aparecem em tudo. O povo não é mais burro.
Herculano
29/05/2012 10:10
Do editorial da Folha de S. Paulo "Lula contra Gilmar", na edição de hoje.

O mais acabrunhante no episódio da estranha reunião do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes relatada na revista "Veja" está no fato de ela soar absolutamente plausível.

Revela-se, de pronto, o abismo que separa a opinião pública dos operadores políticos no Brasil. Estes hão de considerar trivial o encontro. Àquela fica patente sua total impropriedade, quando se sabe que Lula está em campanha frenética para negar o mensalão - o mesmo escândalo cujas provas o procurador-geral da República e o Supremo consideraram suficientes para levar 38 réus a julgamento
Herculano
29/05/2012 10:07
Da coluna de Mônica Bérgamo, na Folha de S. Paulo de hoje

TÃO PERTO TÃO LONGE
Nunca antes a relação entre Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), e o ex-ministro Nelson Jobim, amigos de longa data, esteve tão abalada. Ambos trocaram mensagens duras por e-mail no fim de semana. E, a interlocutores, têm feito considerações nada abonadoras um sobre o outro.

NA ESTANTE
Jobim se dedicou no sábado e no domingo a desacreditar o depoimento de Gilmar Mendes em relação ao que este entende ter sido uma tentativa do ex-presidente Lula de pressioná-lo no julgamento do mensalão. Mendes mantém tudo o que disse e ainda acrescenta detalhes. Ele e Jobim estavam escrevendo um livro juntos -agora sem data de publicação.

A FONTE
A raiva de Gilmar Mendes em relação a Lula cresceu do dia do encontro, há um mês, à sua revelação, no sábado, na revista "Veja". No meio do caminho, o ministro ouviu de jornalistas que todo o tiroteio contra ele por ter se encontrado há tempos (antes do escândalo Cachoeira) com Demóstenes Torres em Berlim partiria de Lula. Foi aí que o caldo entornou.

LINHA DE TIRO
A mágoa aumentou porque Mendes considera que nunca perseguiu o PT no STF, mas se sente alvo permanente da sigla. Ele votou, por exemplo, pela absolvição de Antonio Palocci no caso da quebra de sigilo do caseiro, de Aloizio Mercadante no caso dos aloprados e de Luiz Gushiken no mensalão.

FRÁGIL
No dia em que Lula visitou o escritório de Jobim, ele levou um tombo na entrada. O ex-presidente já havia caído dias antes em sua própria casa. O tratamento com quimioterapia pelo qual passou para combater o câncer de laringe enfraqueceu a musculatura de uma de suas pernas, agora em recuperação.

SOBROU
Os réus do mensalão ficaram perplexos e furiosos com o que consideram descuido de Lula em seus diálogos com Jobim e Gilmar. Acham que o ex-presidente, na ânsia de ajudar, acabou conturbando o clima de vez
Herculano
29/05/2012 10:01
Lendo o que se passou nos últimos 20 anos sobre o PT; olhando o discurso e a prática de seus líderes e militantes, é fácil se chegar a uma dura conclusão: houve um golpe. E talvez o nosso vereador Rampelotti fale disso de cátedra quando evoca o estado de exceção. Está instrumentalizado e de cabeça feita. E como na tribuna da Câmara não há ninguém capaz ou disposto a combatê-lo, reina como se estivesse pronunciando verdades.

Como alguém que nos vendeu esperança e nos tocou de que a ética, a transparência e a dialética eram o seus nortes, possa agora estar tão envolvido em lambanças que condenava? Pior, quer a imprensa amordaçada e o judiciário sob o seu jugo, duas instituções que foram vitais para o PT vender sonhos e transmitr mentiras durante todo este tempo?

A pressão que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer impor sobre o Judiário e a imprensa livre, é coisa de ditador como amigos dele: Fidel Castro, Hugo Chaves, Rafael Correa, Evo Morales... A corrupção, a compra de adversários, as alianças despóticas em favor de se manter unicamente no poder se alastrou com o PT e com o presidente Lula. E ele inspira gente como Rampelotti que prefere o discurso para crianças, ignorantes, mal informados e os sob o jugo de interesses (ou contrangimento e medo que fazem espalhar). Acorda, Gaspar!
Herculano
29/05/2012 09:37
Orçamento de ficção. Ele foi aprovado pelos vereadores sem questionamentos e mexidas no início do ano (quando isto acontece o prefeito veta e para valer o que orçou vai até a Justiça contra a autonomia dos vereadores). Depois de aprovada a peça orçamentária pela Câmara e sancionada pelo prefeito, tornam-se frequentes as mudanças.

Está na pauta da Câmara da sessão de hoje a noite e em regime de urgência, como sempre, o projeto de lei 49/2012 que autoriza o município de Gaspar anular e suplementar saldos de dotações orçamentárias, e criar crédito especial no Orçamento vigente da administração direta.

1. Sessão sim, sessão não aparece projetos semelhantes.
2. Os vereadores da dita Oposição nada questionam nas comissões e no voto em plenário. E a vida segue normalmente.
3. No Diário Oficial dos Municípios - que se esconde na internet - e que se publica hoje, há duas leis aprovadas pela Câmara que anulam e suplementam saldos de dotações orçamentárias recém aprovadas pelos vereadores. Acorda, Gaspar!
luciano da cunha
29/05/2012 09:36
AO PREFEITO, AMARILDO RAMPELOTI, ANTONIO DALSOCHIO

VCS TOMEM VERGONHA NA CARA E VÃO TRABALHAR,

FICAR DE PICUINHA,GASPAR NÃO QUER MAIS O PT NO PODER POR ISSO,

VCS FORAM INCOMPETENTES NA LICITAÇÃO E QUEREM POR A CULPA NOS OUTROS, ELES NÃO SÃO CONTRA O PONTE E SIM CONTRA A INCOPETÊNCIA, É MUITO DINHEIRO PRA FICAR NA MÃO DE TRES PETISTAS, IR NA RÁDIO ISSO É COISA DO POVO QUANDO ESTA INSATISFEITO COM A PREFEITURA ,

( QUE ULTIMAMENTE TEM IDO MUITO ),

QUEREM GANHAR ELEIÇÃO ACABEM TODAS AS OBRAS ATÉ 1 DE AGOSTO. VÃO É TRABALHAR, MÃO NA MASSA.
Carlinhos
29/05/2012 09:36
Herculano, Bom Dia.

É comunidade tem secretário e telefonista do Samae contentes com o município de Gaspar em especial com o Prefeito. Pois alem de ganharem asfalto na rua onde residem lá na rua Pedro Berti n° 1001, bairro bateias, estão tendo refeito com o dinheiro público o murro de contenção, até ai nada de mais, mas o grande problema era que este murro de contenção antigo foi retirado justamente para que o asfalto fosse colocado, ou seja, isto quer dizer que estava dentro do leito da rua.

Além do murro de contenção refeito para o secretario e a telefonista, ainda tem que na esquina da rua Pedro Berti um morador sortudo ganhará um calçada novinha novinha, sem gastar um tostão. Este morador tem sorte pois ali nada existia.
Jurubeba
29/05/2012 09:20
Celso Zuchi e Paulo Eccel, suas batatas estão assando...coisa maior vai vir a tona.....o cemitério e a ponte, é a pontinha do Ice Berg....
Herculano
29/05/2012 09:13
Nem esquentou. A servidora efetiva Andréia Regina Filgueiras nomeada como auxiliar administrativa da secretaria de Planejamento, pediu para sair. Está no decreto 5.014/2012 publicado hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. Ela havia sido nomeada, vejam só, pelo decreto 4.860/2012.
Herculano
29/05/2012 09:07
SAMAE DE GASPAR VAI CONTRATAR LABORATÓRIO DE ANÁLISES

Está no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - o pregão 25/2012 do Samae ede Gaspar. É para a contratação de laboratório para prestação de serviços de análises laboratoriais de água, para as suas ETA's. Isto significa que as contratações emergenciais cederam para a realidade. Esta licitação vai acontecer no dia 26 de junho deste ano.
Herculano
29/05/2012 08:58
COISAS DE AMIGOS PARA QUE O TEMPO SE AJUSTE NOS INTERESSES OU É INCAPACIDADE DE INVESTIGAR E CORTAR NA PRÓPRIA CARNE ?

Está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que que sesconde na internet - mais cinco portarias que prorrogam o prazo para conclusão dos trabalhos de comissões de sindicâncias da Comissão Permanente e Processo Administrativo Disciplinar.

A portaria 2795 prorroga a sindicância 02/2012 contra João Vitencourt; a portaria 2796, prorroga a sindicância 03/2011 contra Leocir Alves de Lima; a 2797 prorroga a sindicância 08/2011 contra Antônio Sérgio da Silva; a 2798, prorroga, vejam só, a sindicância 01/2010 conta supostas irregularidades de agentes de trânsito feita por denúncias na Delegacia de Polícia; a quinta portaria, a 2799, também se refere ao mesmo ano, trata da sindicância nº. 04/2010, instaurada para apurar supostas irregularidades na administração de recursos federais repassados ao fundo municipal de assistência social pelo Fundo Nacional de Assistência Social, por meio do convênio nº 1531/MDSCF/2004. Acorda, Gaspar!

CARLOS
29/05/2012 08:45
Que notícia excelente para o hospital essa do tal FERNANDO BUCHEN,voltar para o mesmo......Que marketing excepcional para o hospital,colocar em seu quadro de médicos um que já foi condenado por VIOLAÇÃO SEXUAL....Parabéns para quem o contratou.
Romolo
29/05/2012 08:37
Para definir Amarildo Rampelotti.

Discurso esquerdista, mas atitudes de um neoliberalista total.
Herculano
29/05/2012 07:35
O vereador Amarildo José Rampelotti, PT, falou em tempos de exceção em Gaspar aqueles da eleição em que o PT perdeu por aqui. Naturalmente, ele se referia a um tipo de estado de exceção. Mas, o que é um estado de exceção?

Numa visão simples, o estado de exceção permite ao presidente adotar medidas de emergência para combater a violência e outorga poderes especiais ao Exército. É geralmente decretado em caso de grave perturbação da ordem pública, que atente contra a estabilidade institucional ou a segurança do Estado e não possa ser resolvida pelas atribuições ordinárias das autoridades.

Sob a vigência da medida, as autoridades podem restringir o direito de circulação e residência, decretar toques de recolher, grampear comunicações telefônicas, limitar o direito à reunião e manifestação e efetuar prisões sem ordem judicial.

Como se vê, nada disso aconteceu.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.