Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

15/05/2012

TIRO NO PÉ? I
A primeira coisa que o PT de Gaspar arquitetou e realizou quando assumiu a Prefeitura de Gaspar em 2009, ao invés de construir e fortalecer a sua imagem vitoriosa perante os gasparenses, foi destruir a de quem já estava manchado pelos erros de comunicação, derrotado na estratégia equivocada e marginalizado do poder por pelo menos quatro anos. Para humilhar quem já estava malhado e moribundo, tentou provar que o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, e seu vice Clarindo Fantoni, PP, eram incompetentes e pior: tinham se aproveitado financeiramente do mandato, ou então não tiveram diligência no trato da coisa e do dinheiro públicos.

TIRO NO PÉ? II
O PT assumiu, urdiu (mesmo em minoria) e inventou uma CPI na Câmara para o espetáculo do palanque político; para distrair os gasparenses sobre as incapacidades administrativas e para ocupar a mídia, principalmente as rádios. E para isto, forjou um documento na Secretaria de Administração de Finanças como se provou no decorrer dos depoimentos. Insatisfeitos com o erro, comédia e o resultado, instrumentalizaram o Tribunal de Contas e levaram a denúncia ao Ministério Público na esperança de que alguém encontrasse o que não provaram, mas montaram.  O Tribunal de Contas no dia 20 de maio de 2009 foi o primeiro a dizer não para a denúncia de Pedro Celso Zuchi.

 

herculanoMD.jpg


TIRO NO PÉ? III
Na semana passada, depois de dois anos minuciosamente investigando, comparando e ouvindo, a promotora da segunda vara da Comarca de Gaspar, Jussara Maria Viana, ficou sem alternativa diante deste mesmo fato: deu recibo de aprendiz (ou de maus intencionados) aos petistas locais e concluiu que não há razão e provas para culpar Adilson no caso da caontratação a Salseiros em regime de emergência na catástrofe ambiental de novembro de 2008. Resumindo. Os próprios petistas de Gaspar, exatamente nas vésperas das eleições, por má orientação e cálculo deram o atestado de idôneo ao Adilson e à sua gestão. Pode? Aqui, pode. A promotora Jussara mandou arquivar o Inquérito 06.2010.003583-3: ?concluímos que os fatos em questão foram solucionados, não caracterizando prejuízo ao erário, nem irregularidades ou ilegalidades passíveis de configuração de atos de improbidade administrativa?.

TIRO NO PÉ? IV
Quando houve a catástrofe de novembro de 2008, o prefeito Adilson já tinha perdido de lavada a eleição para Pedro Celso Zuchi, PT. Diante do estado em que ficou a cidade e ainda prefeito, contratou empresas em regime de urgência e emergência para remover barreiras, entulhos, reabrir estradas etc. Entre elas estava a Salseiros, de Itajaí. Quando Zuchi assumiu, cismou que havia irregularidade no ato e fez bem. E como um administrador cioso, probo e cauteloso para se proteger de eventuais responsabilidades futuras, mandou apurar. E ele e sua equipe concluíram que havia rolo. Montaram a CPI na Câmara. Lá se descobriu que um dos documentos incriminador foi forjado dentro da própria administração petista. Tudo desabou. Pior do que isto, a Salseiros virou mais tarde, até uma das empresas que trabalhou para a prefeitura administrada do PT. Se ela era inidônea para a administração de Adilson, por que contratá-la no PT que a incriminava? No mínimo incoerente, não acham? Acorda, Gaspar!

TIRO NO PÉ? V
Para lembrar. Por oito votos a zero (Joceli Campos Lucinda, PSD não foi na sessão; Rodrigo Boeing Althoff, PV, foi contra e se retirou), a Câmara decidiu no dia 29 outubro de 2009, constituir a CPI contra o ex-prefeito Adilson. A iniciativa foi do vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT, cunhado Zuchi, e membro da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, onde o assunto rolou desde abril daquele ano devido à fragilidade de provas e argumentos. A CPI foi uma forma de desviar a atenção para vários questionamentos da administração petista na mídia, especialmente nesta coluna.

TIRO NO PÉ? VI
Para concluir e para que não haja nenhuma dúvida, vou reproduzir aqui o que escrevi e publiquei no dia 31 de outubro de 2009. ?Pessoalmente, acho que o PT vai dar um tiro no próprio pé. Se não cuidar, os aloprados e maquiavélicos vão ainda ressuscitar o próprio Adilson e que ainda anda meio sem rumo, sem discurso e sem projeto. Quer apostar? Mais: vão gastar dinheiro público escasso para fazer essa CPI, circo para a mídia, sabendo que ela tem tudo para dar em nada, a não ser palanque para o PT e se não cuidar, vai armar mesmo é o palanque do Adilson?. E depois dizem que eu tenho bola de cristal ou que tenho interesses na promoção de Adilson. Mas, com tanta evidência só um tapado ou fanático poderia errar neste diagnóstico. Acorda, Gaspar!

BOI NO ROLETE
Primeiro: foi um sucesso inegável.  Segundo: qualquer evento de porte ali na Fazenda Jussara, precisará sempre da ponte Hercílio Deecke a pleno e não a meia-boca como agora. Melhor mesmo se a ponte do Vale estiver construída e assim ajudará a desenvolver a Margem Esquerda, tratada sempre e até agora como uma margem. Terceiro: é um erro insistir na politização do evento. Afirmar que o sucesso deveu-se aos políticos do poder de plantão é humilhar a capacidade de realização, organização, persistência, relacionamento, ideal, história e superação dos membros do CTG Coração do Vale. Se o político e o poder de plantão fossem tão capazes assim, não teríamos, por exemplo, e entre outras, o desastre da ExpoGaspar, a qual sumiu. Acorda, Gaspar!

SOBRE O TRAPICHE

O rolo dos cemitérios municipais em Gaspar tem vício é na origem. Começou na concorrência arranjada. Então a caça às bruxas deve ir muito além do vencedor. Todos no departamento de compras da prefeitura conheciam muito bem os concorrentes.

O presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi e um dos coordenadores da campanha vencedora de Pedro Celso Zuchi, PT, e seu grupo colocaram as barbas de molho. Acorda, Gaspar!

A revista Veja desnudou a farsa do PT para proteger os mensaleiros e a corrupção que gerencia de norte a sul. Depois de comprar ou desmoralizar a suposta Oposição, está intimidando o Ministério Público, a Justiça e a Imprensa. Os fundamentos de uma democracia, segundo Reinaldo Azevedo, de Veja, e que o PT quer banir: a oposição (ela só existe em países democráticos); a Procuradoria-Geral da República (ela só é independente em países democráticos); a Justiça (ela só é isenta em países democráticos); a imprensa (ela só é livre em países democráticos). E pensar que o PT se apresentou como ético e defensor desses valores dialéticos.

Fiasco? Nem tanto. O novo concurso para a admissão de funcionários públicos na Prefeitura de Gaspar teve em torno de 1.700 inscritos. A expectativa era de 4.000. Contribuíram os quatro anos que se levou para nomear a maioria dos que passaram no concurso 0001/2008 e a situação de pleno emprego na região. Aliás está havendo nomeações (e desnomeações de pessoas que expressamente desistem ou nem aparecem) a rodo do 0001/2008. A Prefeitura de Gaspar só está fazendo isto para evitar ações judiciais. Acorda, Gaspar!

Tem coisa que vão rápidas, como a desapropriação da Fazenda Jussara e outras se obrigam a se realizar só pelo mando da Justiça como a compra da Casa Lar. Por que esta diferença e prioridade? Seriam votos? Acorda, Gaspar!

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - a lei 3.429, de nove de maio deste ano. O que ela trata? Prorroga a lei de 2000 que autorizou Gaspar, como incentivo fiscal, doar uma área de terras ali na BR 470 à Tyresblu. Pois é. Um mês atrás, o mesmo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, que assinou agora a prorrogação, mandou um projeto para Câmara para retirar o terreno da empresa dias antes do término da lei assinada por Andreone Cordeiro dos Santos, PTB. E fez isto sem ouvir o Conselho Municipal de Desenvolvimento. Acorda, Gaspar!

A promotora Luciana Uller quer saber por que no concurso público 01/2012 para o cargo de Procurador do Município de Gaspar não disponibiliza reservas de vagas para pessoas portadoras de necessidades.

A promotora Jussara Maria Viana abriu inquérito apurar para eventuais irregularidades na concessão gratuita do direito real de uso de bem público, realizada pelo Município de Gaspar em favor de empresa particular.

Edição 1388

Comentários

Colaborador
17/05/2012 16:21


Ao Sr. Paulo Ricardo

Quero parabenizar Voce pelo comentario e bom censo, a muito tempo gaspar espera que o executivo ou legislativo em parceria com a Secretaria de Turismo Industria e Comercio de Gaspar, (???) faça uma Lei Regulamentando o Uso de Espaço para públicidade de Eventos, atravez de Faixas e Cartazes na cidade. Enquanto isso uma verdadeira lambança, sem qualquer critério, deixam a cidade uma vergonha. Basta a Competente Secretária, que explora tanto o turismo, e não o potencial da cidade poderia ter resolvido. Primeiro uma Lei municipal regulamentando, estabelecendo critérios, regras, que possam permitir a fiscalização e as penalidades também. O Projeto tem que ter entre suas normas, que a Publicidade somente poderá ser feita através de Agencias Credenciadas na Secretária de Turismo. A Agencia uma vez Credenciada, Recebe uma Matricula a do Alvara, que contara em todo material de publicidade, fora isso, limpesa e multa.

Colaborador.



Paulo Ricardo
16/05/2012 às 23:47E o previsível aconteceu....

Alguem, ou melhor um espírito de porco, colocou 2 cartazes no " muro do Samae". Evidentemente outros cartazes foram espalhados pela cidade. Me interessei e li sobre o que se tratava.

Muito bem, tratava-se sobre matrículas para vários cursos profissionalizantes, Vantagens, ganhos imediatos(?), etc.

Inscrições somente nesta sexta-feira e sábado - local Pátio do Cristo Rei
Telefones para contato....

Comento: Ninguem se identificava como os promotores do curso e
contava com patrocínio de instituições sérias.

É claro que estas instituições não imaginavam que estes babacas fossem colar cartazes neste espaço recem criado.

Tudo isso acima relatado pode ser facilmente verificado nos cartazes espalhados pela cidade.

Fica o alerta para todos aqueles que sistematicamente são solicitados para este tipo de divulgação.

Paulo Ricardo
Paulo Henrique
17/05/2012 15:00
Dr. Herculano, boa tarde.

Meu Deus. A que ponto chegamos. Sinais dos tempos e da sede vingança e poder.

Declaradamente o senhor Antônio, do PT como insinua, escreve aqui e o senhor aprovou, que é justo o Município de Gaspar tomar uma área de terras de alguém, para se vingar de suposta lesão que o ainda dono causou, em algum tempo, a pessoas numa empresa, que supostamente mal administrou.

Primeiramente, se este é o senso de justiça que move a tal desapropriação, todo o numerário levantado por este ato deveria ir para os supostos prejudicados. E não me consta que isto esteja sendo feito pelo Município e nem foi objeto da desapropriação.

Segundo, se é a justiça particular e estreita que move tais atos, estou certo que um dia os gasparenses vingarão ou serão beneficiados contra quem rouba fios, sonega impostos e assedia clientes, mas escapa de divulgação e punições por uso de bons advogados e trama de amigos, inclusive políticos.

Ou pimenta nos olhos dos outros é refresco?
Antônio
17/05/2012 13:17
MAIS PIMENTA....

A justiça tarda mas não falha....rss

aquele terreno que foi desapropriado em razão da PMG, que diz de propriedade de uma massa falida, vale lembra que aquilo tudo é um "banhado" sem fundo...

Vale lembrar ainda que a "massa" falida, deu-se por incopetência e ganância na direção de uma empresa, por parte de diretores, que nem moram mais na região, que deixaram na época, famílias sem seu provimento econômico, e tudo isso afim de especulação mobiliária aqui em Gaspar.

Então, se o preço pago hoje pela PMG foi "injusto", percebo que é uma forma de aplicar uma "justiça" àqueles que não pagaram devidamente os salários de seus empregado naquela época...

TENHO CONVICÇÃO, e não partidária, DE QUE O ACONTECIDO É LEGÍTIMO, ou seja, "praquele" proprietário, foi pago mais do que ele merece, por sua ganância na administração da famosa Sulfabril...

A Justiça é demorada, e as vezes falha, mas só as vezes....
Parece que neste caso, só demorou..... E viva o "parque de eventos"...
Herculano
17/05/2012 10:42
OS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES NA INTERNET


Governo federal vai publicar na internet salários e vantagens de todos os funcionários públicos´

O decreto que regulamenta a Lei de Acesso à Informação, assinado ontem pela presidente Dilma Rousseff e publicado hoje no Diário Oficial da União, obriga órgãos e empresas do governo federal a publicar na internet os salários e vantagens de todos os funcionários públicos concursados e detentores de cargos de confiança.

A aplicação desta regra pelo Poder Executivo deve constranger o Legislativo e o Judiciário a fazer o mesmo, acabando na prática com o sigilo da remuneração nos órgãos públicos. Governos estaduais e prefeituras, se não seguirem pelo mesmo caminho, poderão ser alvo de ações na Justiça.
Herculano
17/05/2012 10:31
MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DA CAMPANHA ELEITORAL DE 2012 JÁ TEM REGRAS DO BANCO CENTRAL

Partidos, comitês financeiros e futuros candidatos a serem escolhidos em convenções partidárias já podem obter todos os esclarecimentos acerca da abertura, da movimentação e do encerramento de contas bancárias e depósitos à vista específicos para a campanha eleitoral de 2012.

O Banco Central do Brasil expediu a Carta-Circular nº 3.551, que contempla as informações sobre os depósitos à vista para movimentação de recursos destinados ao financiamento de campanha.
Herculano
17/05/2012 07:16
COMISSÃO DE JURISTA PEDE IMUNIDADE PARA JORNALISTAS

Profissional de imprensa seria equiparado aos críticos literários, de arte e ciência informa os repórteres de Brasília, Felipe Coutinho e Nádia Guerlenda, do jornal Folha de S. Paulo.

A comissão de juristas criada pelo Senado para atualizar o Código Penal aprovou uma imunidade para os jornalistas não serem punidos ao fazer críticas: o jornalista poderá emitir "opinião desfavorável" sem ser condenado por injúria ou difamação.

A proposta coloca a imprensa junto a críticos literários, de arte e ciência, que já têm essa mesma imunidade.

No debate na comissão, ocorrido em março, chegou-se a levantar que a proposta poderia ser uma carta branca para ataques pessoais. Mas o texto acabou aprovado por acordo, após a ressalva de que poderá haver crime "quando inequívoca a intenção de injuriar ou difamar".

"Nesses casos o ônus da prova fica invertido: quem se diz ofendido é que terá que provar na Justiça que aquela crítica não é jornalística, que há outra motivação de má-fé", afirma o desembargador José Muiños Piñeiro, integrante da comissão.

O relator do grupo de juristas, procurador Luiz Carlos Gonçalves, disse que "a liberdade de imprensa compreende inclusive o direito de fazer uma manifestação crítica". Após a conclusão dos trabalhos do grupo, formado por 17 especialistas, a proposta para atualizar o Código Penal será entregue ao Senado, que iniciará a discussão do texto.
Herculano
17/05/2012 07:10
O prefeito Pedro Celso Zuchi e sua vice, Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT estão de volta depois da Marcha em Brasília. De concreto, nada se sabe a favor de Gaspar.

Na imprensa o retrato do melhor momento desta Marcha.

Um dia depois de ser repreendido em público pela presidente Dilma Vanna Rousseff, PT, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Roberto Ziulkoski, disse ontem que evitou reagir para não prolongar a cena constrangedora. "Tive que me acalmar, porque senão seria pior", disse.
Paulo Ricardo
16/05/2012 23:47
E o previsível aconteceu....

Alguem, ou melhor um espírito de porco, colocou 2 cartazes no " muro do Samae". Evidentemente outros cartazes foram espalhados pela cidade. Me interessei e li sobre o que se tratava.

Muito bem, tratava-se sobre matrículas para vários cursos profissionalizantes, Vantagens, ganhos imediatos(?), etc.

Inscrições somente nesta sexta-feira e sábado - local Pátio do Cristo Rei
Telefones para contato....

Comento: Ninguem se identificava como os promotores do curso e
contava com patrocínio de instituições sérias.

É claro que estas instituições não imaginavam que estes babacas fossem colar cartazes neste espaço recem criado.

Tudo isso acima relatado pode ser facilmente verificado nos cartazes espalhados pela cidade.

Fica o alerta para todos aqueles que sistematicamente são solicitados para este tipo de divulgação.

Paulo Ricardo
Maria
16/05/2012 21:45
Coisas acontecem aos nossos olhos e ficamos quietos demais. Por exemplo esse rolo com a empresa que administrava o cemitério, pagamos e achamos que está tudo certo. Outro exemplo são essas fármacias aqui em Gaspar que estão com a corda no pescoço por causa dos altos impostos e dessas redes grandes de fármacias que estão chegando por aqui e estão ganhando alvará de funcionamento sem ter aprovação de construção na prefeitura. O exemplo deveria vir de cima. Olha que acredito nisto ainda!!
Herculano
16/05/2012 21:28
Os vereadores de Gaspar estão armando mais uma. Uma emenda à Lei Orgânica Muncipal para definir o número de vereadores. E em regime de urgência, urgentíssima. E se possível, de forma secreta.

O que eles querem? Definir o número de vereadores? Não. Aumentar o número deles.

Se é para definir, os nossos vereadores podem definir que o número atual de dez é muito bom, pois é assim que entidades e muita gente querem.

Se os nossos vereadores possuem dúvidas, por que não marcam um referendo popular para o povo decidir esta questão? O que você leitora e leitor pensam sobre isto? Acorda, Gaspar!
Herculano
16/05/2012 19:30
SE NÃO FOSSE A IMPRENSA, TUDO ESTARIA ESCONDIDO

O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) apresentou ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (AL), Gelson Merisio, nesta quarta-feira, a conclusão de 59 processos administrativos que integram a investigação de irregularidades em aposentadorias da Casa. Com a entrega dos documentos, a AL criará uma comissão para analisar os 33 casos de aposentadorias que serão suspensas, segundo o Iprev.

Este assunto foi levantado e sustentado, apesar das inúmeras pressões, dissimulações e barreiras, pela RBT TV de Santa Catarina.
luciano da cunha
16/05/2012 18:59
AO RAFAEL

É TE INRITEI,MAS É VERDADE SE O PREFEITO TIVESSE PAGO O PREÇO JUSTO, NÃO POR PREÇO DE BANANA,

E NÃO SOU FIEL ESCUDEIRO DE NINGUÉM, E SOU CONTRA SIM AO PT E O PREFEITO INCOMPETENTE,

TORÇA PRO PT GANHAR SE NÃO O ANO QUE VEM ESTARÁ DESEMPREGADO,E NÃO PODERÁ MAIS AQUI DEFENDER O SEU PATRÃO O PREFEITO.
Herculano
16/05/2012 18:50
REGISTRO DA PRIMEIRA VAIA NO DILMÊS

O registro é de Augusto Nunes, de Veja.

"Petróleo? petróleo? Ocês não vão gostá do que vô dizê? Tá?", começou a presidente Dilma Vanna Rousseff, PT, contendo na garganta o som da fúria. "Petróleo? ocês não vão gostá. Então eu vô dizê uma coisa pra vocês. Num tem? não acreditem que vocês conseguirão res? resolvê a distribuição de hoje pra trás. Então, lutem pela distribuição de hoje pra frente". O ponto final na frase sem pé nem cabeça encerrou também o discurso.

Volto. Depois, para que não houvesse dúvida, foi dar de dedo em riste no patrocinador do evento, a Marcha dos Prefeitos a Brasília, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Roberto Ziulkoski, advogado que já foi prefeito da pequena gaúcha Mariana Pimentel. Para a presidente, Paulo não pode ter opinião, e defendê-las.

Talvez Dilma não tenha entendido bem o discurso de Paulo que a antecedeu. Ele afirmou que os municípios estão á procura de parcerias e não montarias, referindo-se aos encargos e despesas compulsórias repassadas para os municípios sem a menor cerimônia e avisos, comprometendo os seus orçamentos e projetos. Dilma preferiu montar.
quebratigejela
16/05/2012 18:50
Sr. Herculano


As tratativas do PMDB e PSD, são claras, o Presidente da Alesc o Merisio é filho de Xanxerê assim como seu cunhado Antonio Gavasoni, presidente da Eletrosul, e segundo suplente do Senador SR.Luiz Henrique da Silveira.eles tem que tratar sim com o vice governardor ou iriam construir seu império de que forma.
Na eleição passada não houve acordo na poli aliança e o PSDB levou a prefeitura de Xanxerê concorriam; Jelder Bavaresco PSD, Julio Bodanese popular (julião) PMDB que perderam, para Bruno Bortolluzi PSDB, não vejo a interesse maior no Oeste, mas sim um início de costuras e alianças, ou seja uma agenda.
Então o Sr. que sempre fala na herança maldita do Luiz Henrique, mas veja, há conivência entre outros partidos para que se mantenha exatamente como está, pois as eleições municipais nada mais é ou são hoje que o asfaltar caminhos para os candidatos ao governo.
Então nesse pleito espero sinceramente que o povo daqui escolha um gestor que tenha a menor dependencia possível que seja realmente voltado as coisas de Gaspar, que não pense na estrutura para manter um sistema na mão de poucos.
Hoje cogita-se que Merisio, que tem residência eleitoral em Chapecó também é residência eleitoral do Deputado João Rodrigues seriam os candidatos ou os nomes possiveis e o amigo de Merisio em Xanxerê o Jelder com Valdir Colatto.
O Planalto Serrano dominio eleitoral de Colombo, Norte de Luiz Henrique com Joinville e Sul com Pinho Morreira e o Vale do Klainubing, Gaspar não, não é menos importânte, é claro que já começou a disputa de 2012 e o Sr. verá uma mobilidade dos politicos daqui quando esses nomes descerem a Sera.
Herculano
16/05/2012 18:25
UFA! UMA LUZ NA ESBÓRNIA. CÂMARA APROVA PROJETO QUE TORNA CRIME INVASÃO DE COMPUTADORES.

Texto aprovado prevê prisão de três meses a um ano para quem usar de forma indevida a internet. O episódio que aconteceu com a atriz Carolina Dickmann foi o vetor deste ato acelerado. Todavia, a falta de legislação específica punitiva, estava transformando a internet um local perigoso, sem regras e mal usada, principalmente para resultados políticos partidários.

O projeto tornando crime invasão de computadores, violação de senhas, obtenção de dados sem autorização, a ação de hackers e a clonagem de cartão de crédito ou de débito - os chamados cybercrimes. Eu mesmo tive invadido um blog depois que publiquei informações sobre o spam a partir do computador da prefeitura de Gaspar onde o funcionário comissionado divulgava uma pesquisa falsa a favor da candidata a governador, Ideli Salvatti, PT. Outros trabalhos, foram intencionalmente retirados numa tentativa de limpar provas inclusive para atos que respondo na Justiça.

"O projeto criminaliza o uso indevido da internet. Ele vai permitir punir atos como os que atingiram Carolina Dieckmann. O projeto vai produzir uma transformação importante no uso da internet no Brasil", comemorou o presidente da Câmara, o gaúcho Marco Maia do PT. Ele comandou uma votação relâmpago, que durou menos de cinco minutos, surpreendendo os autores e relatores do projeto, que ainda discutiam algumas pequenas alterações no texto. O projeto segue para votação no Senado.
Herculano
16/05/2012 17:43
O deputado estadual Aldo Schneider, PMDB, cumpre roteiro político em Gaspar e Ilhota, nesta quinta-feira.
Herculano
16/05/2012 17:39
Depois do discurso de independência, feito pelo ex-governador Paulo Afonso Vieira no aniversário do PMDB, o presidente do partido e vice governador, Eduardo Pinho Moreira, foi hoje conversar com o presidente do PSD, o deputado estadual e presidente da Assembleia, Gelson Merísio.

Trataram de afinidades de candidaturas dos dois partidos. Nesta primeira rodada Gaspar esteve fora das tratativas. Eles falaram sobre São Miguel do Oeste, Xanxerê e Laguna.
Rafael
16/05/2012 17:36
Sr. Luciano da Cunha.
Não foi ao senhor à quem eu diriji a palavra.
Mas admiro-lhe pelo cumprimento do papel de fiel escudeiro do Sr. Herculano.
Pago os impostos em dia sim, fique tranquilo.
Pelo visto o senhor não gostou também que aquele terreno foi concedido pela justiça ao povo de Gaspar.
Acho estranho o seu interesse que uma área de terra daquele tamanho ficasse em posse de uma empresa falida, que nem se quer poderia vendê-lo, pois estava penhorado (por favor, me desculpe se essa informação estiver errada).
E agora com a palavra, o seu patrão, Sr. Herculano.
luciano da cunha
16/05/2012 16:54
AO RAFAEL

1 FAZENDA FICA NO BAIRRO MARGEM ESQUERDA E NÃO NO CENTRO DE GASPAR,

2 PAGUE SEU IPTU EM DIA VAI QUE O PREFEITO PRECISA DE SUA TERRA PRA MONTAR UM CIRCO NELA E COMPRE POR R$ 400,00 REAIS.
luiz Carlos
16/05/2012 14:52
....e tem o caso do serviço de guincho....
Herculano
16/05/2012 13:18
O leitor que se identifica como Antônio Luiz da Silva pergunta: forjar documento público é crime? Se foi, o que aconteceu com os envolvidos? Lembro que na época da CPI eram dois e que inclusive admitiram ter feito esta sacanagem sem tamanho.

1. Forjar documento público é crime.

2. Cabe ao prejudicado demandar pelo prejuízo, ou então o Ministério Público em nome da moralidade pública.

3. Vai também ser um tiro no pé, arrumar um pé de briga e uso da mídia, nesta altura do campeonato, por este assunto que não deu em nada para quem queria armar contra adversário morto. Ambos precisam é de propostas para o presente e principalmente o futuro dos gasparenses. Se eles não as têm, vale a pena reviver o passado. E ai fica mais fácil à população perceber que nada mudou, como se propaga. Acorda, Gaspar!
Herculano
16/05/2012 12:56
DEM TERÁ QUE DEVOLVER R$32 MIL

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina desaprovou nesta segunda-feira, por unanimidade, as contas do exercício financeiro de 2007 do diretório estadual do Democratas (DEM) e determinou o recolhimento de R$ 17.835,59 ao erário, quantia referente a valores irregularmente aplicados, e de R$ 14.750,00 ao Fundo Partidário, montante relativo a recursos recebidos de fontes vedadas.

A Corte também decidiu, por maioria de votos (4 a 1, ficando vencido o relator), suspender o repasse de cotas do Fundo Partidário por sete meses.
Rafael
16/05/2012 12:22
Sr. Herculano.
Então o senhor criticava a desapropriação da fazenda da falida Sulfabril, que criava gado no centro de Gaspar.
Fale-me mais sobre a enquete dessa edição do Cruzeiro.
Emilio de Souza Sobrinho
16/05/2012 12:01
Duas pessoas antipaticas, essas da foto, como podem os gasparenses ter tido e ainda como dirigentes e nossos representantes. Será que Kleber vai ser melhor, talvez, e o pombinha? Tudo farinha do mesmo saco.
Herculano
16/05/2012 06:29
É hoje na Assembleia, o encontro entre os presidentes estaduais do PSD e PMDB para aparar arestas e buscar o entendimento para alianças em algumas cidades. Os encontros entre o deputado Gelson Merisio e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira prometem ser semanais, conforme eles combinaram em contato telefônico.
Herculano
16/05/2012 06:26
MAIS UMA PROMESSA. EDITAL DA BR 470 SAI EM JUNHO GARANTE O MINISTRO DOS TRANSPORTES, PAULO PASSOS.

O ministro Paulo Sérgio Passos prometeu que os editais de licitação serão lançados a partir de julho, com investimentos da União de pelo menos R$ 2,85 bilhões em Santa Catarina. Um deles é a duplicação da BR 470.

Uma das principais reivindicações dos catarinenses, a duplicação da BR-470 será dividida em quatro lotes. Os projetos executivos de três deles entre Navegantes e a BR-101, entre a BR-101 e Ilhota e entre Gaspar e Indaial serão concluídos respectivamente em julho, agosto e setembro. Serão 74 quilômetros de duplicação, com um investimento de R$ 1,7 bilhão.

É aqui que começa a enrolação, peculiar do superintendente regional do Dnit, João José dos Santos e apadrinhado há nove anos no cargo pela gasparense honorária e ministra, Ideli Salvatti, PT. O trecho entre Ilhota e Gaspar é o único sem definição, já que serão necessários novos estudos por causa do solo na região. Não há previsão para a extensão da obra entre Indaial a Alto Vale. O projeto-executivo nem sequer teve início, já que a obra não está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Herculano
15/05/2012 22:17
O PT É DIFERENTE, CONTUMAZ E MESMO ERRADO VAI A JUSTIÇA POR PRIVILÉGIO.

O ex-ministro da Educação Fernando Hadad, PT, está na rabeira nas pesquisas de intenções de votos para a prefeitura de São Paulo. ele é uma invenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

E para alavancar esta candidatura, o PT montou programetes com a presidente Dilma Vanna Rousseff, Lula e Hadad para vê-los inseridos nacionalmente a partir de hoje até terça-feira que vem. A globo disse que não faria isto, porque o PT descumpriu a legislação e não documentou com 15 de antecedência esta programação como manda a legislação. Ela é necessária para adaptar o mapa da programação comercial.

Inconformado não com o seu próprio erro (ou desleixo), mas com a informação da Globo de que cumrpiria a legislação que o PT conhece e jurou cumprir, o PT foi ao Tribunal Superior Eleitoral alegando motivo execepcional para fazer a Justiça mandar a Globo abrir exceção para ele.

Ao analisar o pedido do PT, o ministro do TSE, Arnaldo Versiani disse não ver "excepcionalidade no caso concreto". Ele também disse que a lei "estabelece o prazo mínimo de comunicação para veiculação das inserções e que as emissoras estão desobrigadas, caso não [sejam] observadas as exigências contidas, à transmissão das inserções". "Não há controvérsia que houve uma falha no âmbito do próprio diretório", afirmou o ministro.
Herculano
15/05/2012 21:47
Pensando bem, o Biriba precisa vir mais vezes para cá e fazer assim uma concorrência leal. Outra, a TV Globo exibe a ficção "Avenida Brasil"; aqui vivemos a "Avenida Gaspar", e ao vivo.
luciano da cunha
15/05/2012 20:40
CARA LI O COMENTÁRIO DO FLORENCIO,

COMO TEM GENTE QUE TEM A CARA DE PAU DE DEFENDER O PT E O PREFEITO A MAIORIA DOS CARGOS SÃO DE PESSOAS DE FORA DE GASPAR,

FORA PT, TEMOS GASPARENSES COM MAIS RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIA,

GASPAR PARA GASPARENSES.
Herculano
15/05/2012 20:19
O LARANJA DO CEMITÉRIO E AS PEGADAS DAS COISAS ENTRE AMIGOS

Se alguém quer descobrir como se ganha concorrência em Gaspar entre os amigos do poder, favor ir ao site da Receita Federal.

Lá tente descobrir quem é dono do CNPJ 14.216.566/0001-60. Este CNPJ foi criado em 30 de agosto de 2011. É de uma firma individual. O nome dela é Expansão.

Mas já adianto. Ela pertence a LUIZ ORIVAL DE SOUZA. Pergunte mais. Quem é ele? Onde mora? Por que na licitação 12/2012 ela foi representada por Arnaldo Muller, pai de Arnaldo Muller Júnior, que ganhou a licitação com a Say Muller Serviços, para "a contratação de empresa para prestação de serviços de zeladoria e portaria dos cemitérios municipais, manutenção da casa mortuária, sepultamento e construção de carneiras", cujo assunto expõe e escandaliza a administração petista de Gaspar?

Onde Orival mora eu não sei, exatamente, apesar das pistas. Mas, onde fica esta empresa do Orival? Segundo o Cadastro na Receita na rua Amaro Muller, 132, na Margem Esquerda. Ué! Neste endereço não é o do Arnaldo?

Por que a Say Muller Serviços ganhou esta "concorrência"?

Primeiro por que segundo a ata que está disponível no site da prefeitura de Gaspar (e se não for modificada) "A.A.S. COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. (01.999.355/0001-07), sem representante presente; ADSERVI ADMINISTRADORA DE SERVIÇOS LTDA (02.531.343/0001-08), sem representante"

Segundo, porque sobrando a Say Muller Serviços e a Expansão de Orival, representada por Arnaldo, "foi verificado ainda que a empresa LUIZ ORIVAL DE SOUZA - ME, teve sua proposta desclassificada tendo em vista que não apresentou os encargos sociais conforme exigido no Anexo II do Edital. Os representantes presentes desistem expressamente ao direito de qualquer tipo de recurso".

Entenderam como existe algo a mais além da água? Acorda, Gaspar!

Florencio
15/05/2012 18:53
O PT e os inquilinos do Poder.

Prefeito Pedro Ceço Zuqui Passou a maior parte da vida em Paranaguá- PR a a outra parte em Brasília - DF

Chefe de Gabinete- Doraci Vanz ? Brusque

Secretario de Finanças - Michael Zimmermann - Balneário Camboriu

Superintendente de fianças - Peterson Corrêa - Navegantes

Secretario De Obras Soly Waltrick Antunes Filho - Blumenau

Secretaria de Planejamento ? Patricia Scheidt ? Blumenau

Gerencia Meio Ambiente ? Jadson Alexsander Fernandes- Blumenau

Secretaria de Saúde - Honorina da Silva ? Blumenau

Orçamento Participativo - Mauro José Gubert ? Chapecó

Diretor de Habitação ? Heriberto Kunz - Blumenau

Assessor Sec. Obras ? Gilberto Goedert ? Brusque

Entre tantos outros que estão em Gaspar como inquilinos , mas logo vão arrumas as malas esse é o modo do PT de Governar.
Carlinhos
15/05/2012 18:33
Dizem que o prefeito de Gaspar quando começou as vaias contra a presidente, colocou a mão em cima da estrela do PT que ele sempre carrega pois ficou com medo dos demais prefeitos.

O prefeito que estava ao seu lado perguntou ao prefeito Pedro Celso Zuchi que escondia a sua estrela, do porque dele não vaiar, ele de pronto respondeu que não sabia vaiar.
Osvaldo
15/05/2012 18:13
Ouvi da minha esposa que é filiada ao PT hoje quando fui busca La no trabalho esse ano não vou votar no Celço e eu perguntei por que? E veio a resposta ?Porque ele se acha o melhor? e é obrigação de todo político ser bom é um dos princípios que ele tem que ter, e não simplesmente se ?Achar? Vou dar oportunidade com meu voto de mostrar que tem gente boa, e me surpreendi quando ela falou em quem vai votar Sergio Heining, é realmente vejo tudo acontecer como em 2004, O discurço é que a eleição estava ganha e pelo jeito o Celço e o PT não aprenderam por que neste ano o discurso é o mesmo ? A eleição esta ganha essa ninguém tira de Nós? Vamos ver em outubro acho que vai ter muita gente voltando para sua cidade de novo.
Herculano
15/05/2012 17:10
Santa Catarina possui 293 municípios. Sabem quantos prefeitos daqui foram na tal Marcha lá em Brasília? Menos de 70. Um deles foi Gaspar que levou também a vice para marchar por lá.
Herculano
15/05/2012 17:05
RAINHA DA SUCATA

EM CAMAPANHA

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje, depois de ser vaida pelos prefeitos, que o governo federal comprará retroescavadeiras e motoniveladoras para todos os municípios com até 50 mil habitantes. São 3.591 cidades e cada uma receberá uma máquina até o final do ano.

O anúncio foi feito durante participação da presidente na abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios em Brasília.

A idéia não é má, mas é de gabinete e daqueles de Brasília.

Primeiro impede que os municípios façam eles a concorrência e os "desvios"; até nisto Brasília é gulosa e quer ter o monopólio.

Segundo: retroescavadeiras e motoniveladoras? Onde está um estudo sério que mostra ser esta a prioridade destes municípios? Eles possuem operadores? Há dinheiro e empresas especializadas para a manutenção destes equipamentos (em Santa Catarina, prefeitos e secretários estão sendo presos não pela compra de equipamentos, mas pela manutenção; aliás Gaspar conhece esta história no passado e no presente)?

Terceiro. Pelo censo, Gaspar está fora da esmola.

Detalhe para encerrar esta proposta de jerico: os equipamentos vão ser entregues depois da campanha eleitoral municipal.
luciano da cunha
15/05/2012 17:03
É O TITANIC PT ESTA AFUNDANDO, ALGUÉM ACREDITA QUE NÃO VAI AFUNDAR ,

METODO DE CAMPANHA PETISTA, FALAR MAL DA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR, FAZER INTRIGAS,FOFOCAS, FORJAR PROVAS , ESCONDER OS SEUS ENVOLVIDOS ETÇ...,
TODO TERÇA E SEXTA SÓ SAI NOTICIAS DE MAUS PLANEJAMENTOS,INCOMPETÊNCIAS DO GOVERNO PETISTA,

ISSO SÓ VAI ACABAR EM OUTUBRO QUANDO O POVO TER CONCIÊNCIA E TIRAR O PT DO GOVERNO.
Herculano
15/05/2012 13:33
Será que o nosso prefeito também vaiou?

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada por prefeitos nesta terça-feira ao comentar a distribuição de royalties do petróleo. Ela participou da abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, que reuniu cerca de 3,5 mil prefeitos e vices na Capital Federal. O Brasil possui 5.565 municípios e a maioria não foi na tal marcha.
Herculano
15/05/2012 13:12
Hoje tem sessão ordinária da Câmara. A pauta está magrinha. Entre os três projetos de lei que vão a votação, está o 19/2012, que autoriza a permuta de imóveis entre o município e Ivo Carlos Duarte ali no loteamento De Bortoli.
Herculano
15/05/2012 13:05
ATENÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E DE COMPRAS DAS PREFEITURAS. TEM GENTE PEGA EM FRAUDES.

Uma operação contra fraudes em licitação e crimes contra administração pública resultou em pelo menos 18 prisões em Santa Catarina. Segundo o Ministério Público, entre os presos estão 11 agentes públicos. A ação também investiga crime de formação de quadrilha.

Além das prisões, foram apreendidos documentos, dinheiro e computadores nas cidades de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Porto Belo e São Joaquim. A operação, batizada de "Bola de Neve" envolve os Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaecos), força-tarefa composta pelo Ministério Público, polícias Civil e Militar e Secretaria Estadual da Fazenda.

Ao todo foram expedidos pela Justiça 30 mandados de prisão e 52 de busca e apreensão. As ordens estão sendo cumpridas desde segunda-feira pelos Gaecos da Capital, Lages, Itajaí, Joinville, Criciúma e Chapecó. Também ajudam no cumprimento dos mandados a Policia Civil (Deic, PC de São Joaquim e Lages), Polícia Militar (ACI e PM de Lages) e do Instituto Geral de Perícias (IGP).
Herculano
15/05/2012 13:02
Decisão desta manhã. Tribunal de Justiça decide por unanimidade receber denúncia contra ex-governador Leonel Pavan, PSDB. Outras seis pessoas estão envolvidas em investigação sobre corrupção e tráfico de influência.
Antonio Luis da Silva
15/05/2012 13:00
Herculano
Lendo sua Coluna "Tiro no pé" te faço uma pergunta? Forjar documento publico é crime? Se for! O que aconteceu com os envolvidos? Lembro que na época da CPI eram dois e que inclusive admitiram ter feito esta sacanagem sem tamanho
Sera que os PTralhas deram um jeito de esconder essa safadeza também?
Fica essas 4 perguntinhas....que gritam nos ouvidos do povo!
Herculano
15/05/2012 12:42
SINAIS DOS TEMPOS

O todo poderoso, articulador, lua preta dos petistas, da atual administração e do próprio PT, o procurador geral Mário Wilson da Cruz Mesquita, está provando o sabor do exílio: a ingratidão e os aproveitadores de plantão do poder.

Os que ficaram não economizam queixas e avaliações pouco elegiosas. A mais leve diz que ele já foi tarde. É? Interessante. Ainda vão me transformar em um companheiro exemplar. Acorda, Gaspar!

Herculano
15/05/2012 12:36
TIRO NO PÉ

A CPI contra Adilson só saiu com o voto decisivo do vereador Raul Schiller, PMDB. Dois fatores contribuiram para aquela decisão do vereador. O senso de vingança do PMDB contra Adilson, ex-prefeito eleito pelo PMDB mas que se distanciou e foi parar no PSB, antes de chegar no PPS onde está. O segundo fator, estava relacionado ao processo de compra de votos na Marinha. Agora, todos do PT se livraram, mas Raul ficou ainda enrolado bem como o Afonso Bernardo Hostert, então primeiro suplento do PV e hoje no PRB.
Herculano
15/05/2012 09:58
IDEOLOGIA.

Alvo de comissão é ditadura e não guerrilha, diz integrante. Poder para investigar luta armada abre 1ª polêmica na Comissão da Verdade.
Ex-advogada da presidente Dilma Vana Rousseff, PT, Rosa Cunha diz que foco são agentes de Estado; o jurista José Carlos Dias quer investigar "dois lados".

Esse pessoal é danado nas artimanhas e na interpretação. Olha só o que diz a lei que criou a comissão não delimita o alvo das apurações. Sua finalidade, diz o texto, é "examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos (...) a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional.

Perguntar não ofende: só os agentes do estado violaram os direitos humanos?
marcio
15/05/2012 09:34
Herculano, esse inquérito que a promotora abriu seria o terreno cedido a feira?
Herculano
15/05/2012 09:13
ASSUSTADOR. AINDA BEM QUE O BRASIL SE LIVROU PELA VIAS DEMOCRÁTICAS E TRANSPARENTE HÁ MUITO DE UM DITADOR

Ontem assisti e ouvi, numa gravação na internet, o discurso do senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello, PTB.

Ele que chegou ao poder num golpe de marketing, numa campanha meteórica, utilizando a ignorância e a desinformação do povo, dizia que caçava marajás. Ele próprio se tornou um deles. Graças a imprensa e principalmente a Veja (que trouxe a entrevista com o seu irmão Pedro Collor de Mello), a mais corajosa e isenta da época, com a Folha de S. Paulo, foi desmascarado. Agora depois longa ibernação compulsória, Collor volta ao mundo político nacional. E virou caçador de jornalistas independentes e principalmente da revista Veja, a qual a tem como algoz.

Sobre Policarpo Jr, diretor de redação de Veja em Brasília, que tinha Cachoeira como uma de suas muitas fontes de informação, disse Collor.

- Até quando o fato de ser uma fonte jornalística pode justificar a preservação de suas atividades criminosas por parte de um confrade? Não seria aqui o caso também de se questionar se não se trata de cerceamento à informação de interesse público? Por que um sigilo de Estado, Sr. Presidente, deve ter data marcada para ser aberto e o sigilo da fonte deve ser eterno?

Sobre Robert Civita, dono e presidente do Grupo Abril, que edita a Veja entre outras dezenas de títulos.

- Eu falo a verdade. E, em nome da verdade, eu desafio o chefe maior desse grupelho, o Sr. Roberto Civita, a comparecer também à CPMI para falar da co-habitação que, a seu mando, a revista de sua propriedade e alguns de seus jornalistas mantém com o crime organizado. (...) Acho que está na hora de desmascararmos este Sr. Roberto Civita e suas atividades paralegais. Se a razão do Sr. Civita é tão patente e lúcida, se sua defesa da liberdade é tão consistente, não terá este capodecina qualquer receio de se manifestar pessoalmente, de ser as "vozes da nação".

Collor leu o que disse. Ou seja, foi intencional e preparado, talvez a mando do PT. O semblante dele foi assustador, raivoso. E o que ele conseguiu com o discurso? Uma quase unanimidade: sem imprensa livre não há democracia. Foi com a imprensa e a democracia, com o Congresso funcionando apesar dos seus pecados e pecadores, que nos livramos de algo perigoso: Fernando Collor de Mello.
Herculano
15/05/2012 08:57
O Tribunal de Justiça pode decidir hoje se aceita a denúncia do Ministério Público Estadual contra tucano e presidente do PSDB em Santa Catarina, Leonel Pavan. Com base na Operação Transparência, da PF, o ex-governador, quatro servidores e dois empresários são acusados de corrupção passiva, corrupção ativa, advocacia administrativa e quebra de sigilo funcional. denúncia foi rejeitada na primeira instância, mas a promotora Juliana Padrão Serra de Araújo recorreu da decisão.

O processo contra Pavan é o quarto da pauta da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, que se reúne a partir das 9h. Os três magistrados que integram a Câmara ? Sérgio Izidoro Heil (presidente), Francisco Oliveira Neto e Volnei Celso Tomazini ? vão decidir se as denúncias apresentadas pelo MPSC devem ser julgadas pela Justiça ou se serão arquivadas.
Herculano
15/05/2012 08:53
IDELI É INOCENTADA NO CONSELHO DE ÉTICA DA REPÚBLICA

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu ontem por unanimidade, arquivar o procedimento preliminar aberto sobre a gasparense honorária e ministra da secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, PT segundo informou o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence.

De acordo com Pertence, o colegiado decidiu não abrir processo para apurar se houve falta ética da ministra, envolvida em denúncias sobre a compra de lanchas pelo Ministério da Pesca. "Arquivou-se a denúncia porque os fatos relatados na própria denúncia, assim como os documentos [...], nada provaram que lhe pudesse ser atribuído a título de falta ética", disse.

Para lembrar. A denúncia foi do jornal O Estado de S. Paulo. O ministro Antônio Gregolin, do oeste catarinense, e que antecedeu Ideli na pasta, comprou lanchas que nem eram da competência o ministério comprar. A empresa colcou dinheiro na campanha de Ideli para o governo de Santa Catarina. Derrotada, ganhou como consolo o ministério e nele pagou a última prestação das lanchas que foram doadas a Marinha e que tem a competência de fiscalização (e que deveria comprá-las)
Herculano
15/05/2012 08:46
PREPARAM-SE. VEM AI A CONTA DA GESTÃO TEMERÁRIA E POLÍTICA.

Segundo o presidente da Confederação dos Municípios Brasileiros, Paulo Ziulkosky e que comanda a tal Marcha dos Prefeitos, cerca de 1.400 deles devem deixar dívidas para sucessores. Hum! Novidade? E ele já possui o culpado: as prefeituras iniciaram obras e não têm caixa para pagar porque União deve R$ 20 bilhões em restos a pagar aos municípios.

Todavia, Ziulkosky não especificou se as que alegam ter para receber algum troco são as que possuem dívidas por causa das obras prometidas pela União ou do dinheiro que não recebe. O próprio Tribunal de Contas da União dá algumas pistas: na maioria dos casos esses municípios não recebem porque não prestam contas, falham nos projetos ou porque roubam naquilo que dizem que fazem.
Herculano
15/05/2012 08:38
QUAL A AGENDA DE BRASÍLIA?
O prefeito de Gaspar Pedro Celso Zuchi e a vice Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, estão em Brasília, marchando num evento político e sem resultados práticos ou específicos para Gaspar.
Herculano
15/05/2012 08:24
A reportagem de capa do jornal Cruzeiro do Vale sobre as cobranças ilegais nos sepultamentos em Gaspar, aproveitando-se da dor, da desorientação e do pouco tempo para se questionar, negociar ou se ter outra alternativa, mostra a perversa combinação entre o poder público e seus amigos, bem como a proposital falta de fiscalização.

Tudo começa na concorrência e na amizade ou jogos de interesses dos envolvidos. Se o Ministério Público procurar, vai encontrar elos de favores os quais vêm desde o início do governo de Pedro Celso Zuchi, PT, com o recolhimento do lixo urbano. Como sempre escrevi, este é um negócio fedido. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.