15/04/2011
Inservíveis
Está marcado para o dia 28 de abril o leilão de bens móveis inservíveis da prefeitura de Gaspar. Repito, vão se desfazer apenas de coisas móveis (mas que não pensam ou andam por si próprios) e que não prestam. Não comemorem. E ainda vão-se ganhar uns trocados por isso, pelo maior lance. O edital de licitação do tal leilão é o 56/2011.
Visita I
O secretário da Saúde, o médico Dalmo Claro de Oliveira, PMDB, candidato a deputado federal derrotado por Joinville e ex-dirigente da Unimed, vem Segunda-Feira conhecer a realidade do Hospital de Gaspar. No encontro desta semana em Florianópolis com a caravana de políticos e lideranças daqui, duas feridas ficaram (e como) expostas: a falta de alvará sanitário (?) e a falta de gerenciamento para corrigir as vulnerabilidades administrativas e financeiras no hospital.
Visita II
A falta de alvará é um dos resultados da pressa de inaugurar algo que não se queria modernizar e recuperá-lo para a comunidade, mas quando pronto virou festa política do poder de plantão; a falta de alvará é também fruto da distância do corpo clínico, liderado pelo médico diretor Fernando César Buchen, para com as soluções compartilhadas no hospital. Já as fraquezas administrativas e financeiras também têm origens conhecidas.
A primeira foi a de abrir irresponsavelmente sem capital de giro necessário para isso (sempre escrito aqui) e aparelhá-lo nesta área, por quem não conhece nada do assunto como o Aldo Avosani. Na visita o secretário virá a tira-colo com políticos para propor soluções técnicas e comunitárias. Espera-se que o médico Dalmo não seja do time que torce para que tudo dê errado e Gaspar fique dependente de Blumenau e políticos nesta área.
Nomeados?
Entre os partidos e entre os políticos estão escolhidos os gerentes da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, do secretário César Botelho, PMDB (ex-coordenador da campanha do deputado Paulo França). A cota de Gaspar fixou-se em três nomes: Márcia Wolf, PSDB, para a gerência Turismo, Cultura e Esporte; Marcelo Brick, DEM, para o Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura; e Maria Esonita Schmitt, PMDB, para a gerência de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Estão indicados, mas não nomeados. E vai demorar. O governador Raimundo Colombo, DEM, até se unir na tríplice aliança, era um crítico contumaz desse fornido cabide de emprego. Agora, está em banho-maria com o assunto para ?fazer caixa?. Daqui a pouco, quem estiver indicado corre até de ser substituído por outras composições e pressões partidárias do momento. É do jogo. Por isso, há gente indicada e outra que quer ser, dormindo com um olho aberto todos os dias.
Vazio...
A administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, limpou a secretaria de Desenvolvimento Social para uma coligação branca com outro partido visando às eleições municipais do ano que vem. Primeiro foi o secretário Ednei de Souza que saiu. Ontem, na edição 719, à página 48 do Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet -, foi publicado o decreto 4278, de 11 de Abril. Ele traz a exoneração, a pedido, da Diretora Geral da secretaria, Giane Cristine Wagner e que vinha respondendo interinamente pela secretaria.
...e cheio
Já a secretaria da Saúde, comandada pelo advogado Francisco Hostins Júnior (ainda filiado ao PP) está cada vez mais aparelhada pelo PT. No mesmo Diário Oficial de ontem foi publicado na internet o decreto 4279, também de 11 de Abril. Ele nomeia para diretor da secretaria Cláudio Gilberto Rolim da Silveira, enfermeiro do Posto Central e que já trabalhou no Hospital de Gaspar.
Comemoração
O Partido Verde comemorou o comunicado do suplente de vereador e atual secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert, anunciando oficialmente a sua saída do PV e o ingresso no PRB. Afonso era acusado de ser um ?melancia? numa alusão de ser verde por fora e vermelho (PT) por dentro. Mais: de querer tomar a sigla para ele e manobrar a favor dos seus na administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa.
O pessoal do PV de Gaspar ainda se sentia incomodado pelo envolvimento de Alfonso na suposta compra de votos no seu reduto eleitoral na Marinha, Bela Vista que está na Justiça; bem como em atos contra a natureza, numa afronta à imagem do partido. O PV de Gaspar, que tem no vereador Rodrigo Boeing Althoff e o líder comunitário Jean Carlos Grimm os seus maiores expoentes por aqui. O partido ajudou na eleição de Zuchi e Mariluci. Saíram. Dizem que foram enganados e desde o ano passado fazem oposição.
Sinais
O prefeito Pedro Celso Zuchi mandou a vice Mariluci Deschamps Rosa representá-lo na assinatura da ordem de serviço da ampliação do ginásio da escola Zenaide Schmitt Costa.
O ponto...
?Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os 'movimentos sociais' ou o 'povão', isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos?. Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de Mello, PSDB, pedindo foco e atitude à oposição.
...e o contraponto
"Sinceramente não sei como alguém estuda tanto e depois quer esquecer o povão. O povão é a razão de ser do Brasil. E do povão fazem parte a classe média, a classe rica, os mais pobres, porque todos são brasileiros.". Do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, ironizando a fala, a opinião e o conhecimento de FHC.
Em frangalhos
O PSDB de Santa Catarina marcha para uma convenção onde vai escolher o seu novo presidente estadual. Vai sem identidade, propostas e renovação. O PMDB e o senador Luiz Henrique da Silveira, artífices da desunião, estão comemorando.
Reflexão sobre a desunião
?Vamos continuar fazendo política barata?
Vamos continuar brigando por Alvorada?
Vamos continuar fazendo oposição barata, questionando picuinhas administrativas na Justiça?
Vamos, a cada eleição, votar em pára-quedistas, oportunistas de momento eleitoral?
Vamos continuar reclamando, criticando, esperneando e procurando culpados?
Vamos ficar sentados e abraçados com nossas rusgas assistindo o desenvolvimento dos outros??
Perguntas do engenheiro, ex-secretário de Obras, de Turismo, Comércio e Indústria, rifados na última hora do show das comemorações dos 77 anos de emancipação do município, o radialista Joel Reinert, no editorial desta semana na sua 89 FM de Gaspar.
Duas frases
1. "O governo só se move sob pressão. E a imprensa tem um papel fundamental nisso".
2. ?Em Blumenau, a criação do contorno viário é uma unanimidade. Mas em Gaspar parece que não é assim. Sabemos que há dúvidas e posições contrárias ao projeto estudado pelo governo estadual. O que a Prefeitura de Gaspar fez pela proposta? Não podemos levar adiante algo que não é unânime na região?.
As frases são do empresário Ronaldo Baungarten Júnior, presidente reeleito da Acib no contato com a imprensa durante a sua posse na Segunda-Feira no Teatro Carlos Gomes. Estava presente o governador Raimundo Colombo, DEM. Ronaldo não perdeu o estilo: colocou pilha e pressão.
Reforço
A advogada Albertina Rosso, de Florianópolis, engrossou as fileiras na banca de defesa do médico Fernando César Buchen. A decisão está gerando desconforto a outros profissionais que trabalhavam no caso.
Mudança
A juíza efetiva Cláudia Lambert de Faria do Tribunal Regional Eleitoral foi promovida a juíza de segundo grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. É ela é quem cuidava da Ação, ainda em fase de inquérito, da suposta compra de votos nas eleições municipais de 2008.
edição 1283
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).