Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

15/04/2011

Inservíveis
Está marcado para o dia 28 de abril o leilão de bens móveis inservíveis da prefeitura de Gaspar. Repito, vão se desfazer apenas de coisas móveis (mas que não pensam ou andam por si próprios) e que não prestam. Não comemorem. E ainda vão-se ganhar uns trocados por isso, pelo maior lance. O edital de licitação do tal leilão é o 56/2011.


Visita I
O secretário da Saúde,  o médico Dalmo Claro de Oliveira, PMDB, candidato a deputado federal derrotado por Joinville e ex-dirigente da Unimed, vem Segunda-Feira conhecer a realidade do Hospital de Gaspar. No encontro desta semana em Florianópolis com a caravana de políticos e lideranças daqui, duas feridas ficaram (e como) expostas: a falta de alvará sanitário (?) e a falta de gerenciamento para corrigir as vulnerabilidades administrativas e financeiras no hospital.


Visita II

A falta de alvará é um dos resultados da pressa de inaugurar algo que não se queria modernizar e recuperá-lo para a comunidade, mas quando pronto virou festa política do poder de plantão; a falta de alvará é também fruto da distância do corpo clínico, liderado pelo médico diretor Fernando César Buchen, para com as soluções compartilhadas no hospital. Já as fraquezas administrativas e financeiras também têm origens conhecidas.


A primeira foi a de abrir irresponsavelmente sem capital de giro necessário para isso (sempre escrito aqui) e aparelhá-lo nesta área, por quem não conhece nada do assunto como o Aldo Avosani. Na visita o secretário virá a tira-colo com políticos para propor soluções técnicas e comunitárias. Espera-se que o médico Dalmo não seja do time que torce para que tudo dê errado e Gaspar fique dependente de Blumenau e políticos nesta área.


Nomeados?
Entre os partidos e entre os políticos estão escolhidos os gerentes da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau,  do secretário César Botelho, PMDB (ex-coordenador da campanha do deputado  Paulo França).  A cota de Gaspar fixou-se em três nomes: Márcia Wolf, PSDB, para a gerência Turismo, Cultura e Esporte; Marcelo Brick, DEM, para o Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura; e Maria Esonita Schmitt, PMDB, para a gerência de Assistência Social, Trabalho e Habitação.


Estão indicados, mas não nomeados. E vai demorar. O governador Raimundo Colombo, DEM, até se unir na tríplice aliança, era um crítico contumaz desse fornido cabide de emprego. Agora, está em banho-maria com o assunto para ?fazer caixa?. Daqui a pouco, quem estiver indicado corre até de ser substituído por outras composições e pressões partidárias do momento. É do jogo. Por isso, há gente indicada e outra que quer ser, dormindo com um olho aberto todos os dias.


Vazio...
A administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, limpou a secretaria de Desenvolvimento Social para uma coligação branca com outro partido visando às eleições municipais do ano que vem. Primeiro foi o secretário Ednei de Souza que saiu. Ontem, na edição 719, à página 48 do Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet -, foi publicado o decreto 4278, de 11 de Abril. Ele traz a exoneração, a pedido, da Diretora Geral da secretaria, Giane Cristine Wagner e que vinha respondendo interinamente pela secretaria.


...e cheio
Já a secretaria da Saúde, comandada pelo advogado Francisco Hostins Júnior (ainda filiado ao PP) está cada vez mais aparelhada pelo PT. No mesmo Diário Oficial de ontem foi publicado na internet o decreto 4279, também de 11 de Abril. Ele nomeia para diretor da secretaria Cláudio Gilberto Rolim da Silveira, enfermeiro do Posto Central e que já trabalhou no Hospital de Gaspar.


Comemoração
O Partido Verde comemorou o comunicado do suplente de vereador e atual secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert, anunciando oficialmente a sua saída do PV e o ingresso no PRB. Afonso era acusado de ser um ?melancia? numa alusão de ser verde por fora e vermelho (PT) por dentro. Mais: de querer tomar a sigla para ele e manobrar a favor dos seus na administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa.


O pessoal do PV de Gaspar ainda se sentia incomodado pelo envolvimento de Alfonso na suposta compra de votos no seu reduto eleitoral na Marinha, Bela Vista que está na Justiça; bem como em atos contra a natureza, numa afronta à imagem do partido. O PV de Gaspar, que tem no vereador Rodrigo Boeing Althoff e o líder comunitário Jean Carlos Grimm os seus maiores expoentes por aqui. O partido ajudou na eleição de Zuchi e Mariluci. Saíram. Dizem que foram enganados e desde o ano passado fazem oposição.


Sinais
O prefeito Pedro Celso Zuchi mandou a vice Mariluci Deschamps Rosa representá-lo na assinatura da ordem de serviço da ampliação do ginásio da escola Zenaide Schmitt Costa.


O ponto...
?Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os 'movimentos sociais' ou o 'povão', isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos?. Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de Mello, PSDB, pedindo foco e atitude à oposição.


...e o contraponto
"Sinceramente não sei como alguém estuda tanto e depois quer esquecer o povão. O povão é a razão de ser do Brasil. E do povão fazem parte a classe média, a classe rica, os mais pobres, porque todos são brasileiros.". Do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, ironizando a fala, a opinião e o conhecimento de FHC.


Em frangalhos
O PSDB de Santa Catarina marcha para uma convenção onde vai escolher o seu novo presidente estadual. Vai sem identidade, propostas e renovação. O PMDB e o senador Luiz Henrique da Silveira, artífices da desunião, estão comemorando.


Reflexão sobre a desunião
?Vamos continuar fazendo política barata?
Vamos continuar brigando por Alvorada?
Vamos continuar fazendo oposição barata, questionando picuinhas administrativas na Justiça?
Vamos, a cada eleição, votar em pára-quedistas, oportunistas de momento eleitoral?
Vamos continuar reclamando, criticando, esperneando e procurando culpados?
Vamos ficar sentados e abraçados com nossas rusgas assistindo o desenvolvimento dos outros??

 
Perguntas do engenheiro, ex-secretário de Obras, de Turismo, Comércio e Indústria, rifados na última hora do show das comemorações dos 77 anos de emancipação do município, o radialista Joel Reinert, no editorial desta semana na sua 89 FM de Gaspar.


Duas frases
1. "O governo só se move sob pressão. E a imprensa tem um papel fundamental nisso".
2. ?Em Blumenau, a criação do contorno viário é uma unanimidade. Mas em Gaspar parece que não é assim. Sabemos que há dúvidas e posições contrárias ao projeto estudado pelo governo estadual. O que a Prefeitura de Gaspar fez pela proposta? Não podemos levar adiante algo que não é unânime na região?.

As frases são do empresário Ronaldo Baungarten Júnior, presidente reeleito da Acib no contato com a imprensa durante a sua posse na Segunda-Feira no Teatro Carlos Gomes. Estava presente o governador Raimundo Colombo, DEM. Ronaldo não perdeu o estilo: colocou pilha e pressão.


Reforço
A advogada Albertina Rosso, de Florianópolis, engrossou as fileiras na banca de defesa do médico Fernando César Buchen. A decisão está gerando desconforto a outros profissionais que trabalhavam no caso.


Mudança
A juíza efetiva Cláudia Lambert de Faria do Tribunal Regional Eleitoral foi promovida a juíza de segundo grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. É ela é quem cuidava da Ação, ainda em fase de inquérito, da suposta compra de votos nas eleições municipais de 2008.

 

edição 1283

Comentários

sidnei luis reinert
19/04/2011 07:54
Ao Jaison Barreto:você está prevendo o caos total no municipio.A br 470 já não suporta mais o intenso tráfego já faz tempo.Prova disso são os intensos emgarrafamentos diários,mortes,acidentes e a dificuldade de escoar a produção encarecendo nossos produtos.Outra:quem vai ganhar dinheiro com copa do mundo são os donos de hotéis, aviões,empreiteiras.Resumindo:apenas os milionários.Com que dinheiro estão sendo reformados e construídos estádios,aeroportos,hotéis etc?Com o seu, meu,nós que trabalhamos gerando altos impostos.E outra ainda:Se eu fosse empresário não investeria em gaspar,pois suas estradas são um caos ,o trânsito é caótico,trans porte público deixa a desejar,para passar pela ponte de caminhão tem que dar o balão em blumenau ,entãojá ficaria por lá mesmo.
J.Batista
18/04/2011 21:21
Limpeza mal feita,

Na Secretaria de desenvolvimenato tem que terminar a limpeza, ainda tem que limpar mais. Acorda sr. secretário!!!!!!!!
Herculano
18/04/2011 18:49
FHC CRITICA LULA E DIZ QUE PETISTA 'MAMA' NA ELITE

Esta é uma das manchetes do portal do "Estadão". O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, PSDB, foi mais longe: desafiou Luiz Inácio Lula da Silva, PT, para uma nova eleição. "Eu sempre ganhei dele", pontuou.

Esta é a íntegra da notícia referente a manchete.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou nesta segunda-feira, 18, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo "malicioso" ao tentar colar a imagem da sigla tucana à das elites do País.

"O Lula, que era contra a privatização, agora está em Londres falando para a Telefónica e ganhando US$ 100 mil. O filho dele é sócio de uma empresa de telefonia. Eles aderiram totalmente às transformações que nós provocamos e ainda vêm nos criticar dizendo que estamos a favor da elite contra o povo, enquanto eles estão mamando na elite. Cabe isso?", questionou FHC em entrevista ao programa "Começando o Dia", da Rádio Cultura FM, da capital paulista.
Herculano
18/04/2011 18:02
O pessoal que na inauguração do hospital pediu faixa de agradecimento para o Lula, desta vez estava lá na visita, prestigiando, certamente, o seu afilhado que não consegue gerenciar a crise financeira. Da outra vez nem apareceu por aqui durante as agruras da reconstrução (que o partido, oficialmente, no início, nem queria e até foi a rádio dizer isso). Agora, esse pessoal fingiu que o problema nem era bem com ele. Ficou impressionado, mas todos mudos. Será quando esse pessoal, em discurso, vai pedir a faixa para a Dilma? Acorda, Gaspar!
Roberta Peregrini Schnaider
18/04/2011 17:45
Tomara que o dr. Dalmo traga algum dinheiro do Estado para o moderno hospital de Gaspar.
É esperar para ver, ja que poucos acreditam na efetiva ajuda do governo Colombo
Herculano
18/04/2011 16:40
A DIFERENÇA ENTRE O ATUAL E O EX-SECRETARIO DA SAÚDE

O ex-secretário da Saúde do governo de Luiz Henrique da Silveira, PMDB, Dado Cheren, PSDB (e deputado estadual) tinha resistências ao projeto que reerguia o novo hospital de Gaspar. Convencido pelo ex-deputado Tomelin (PSDB) e Rogério Peninha Mendoça, PMDB ele veio aqui. Sem políticos e imprensa. Ficou impressionado com o que viu. E por isso, lá mesmo, ajustou R$3,5milhões de verbas Federais para terminar as obras e mobiliar o hospital.

Hoje o secretário da Saúde de Raimundo Colombo, DEM, Dalmo Claro de Oliveira,OMDB (deputado federal derrotado) veio conhecer o hospital pronto, modelo, quase novo, mas prestes a fechar envolvido numa crise financeira. Dalmo veio com uma comitiva de políticos de dar inveja. Mídia. Entrevistas. Babação.

Dalmo também disse que ficou impressionado com o que viu, dizem. Mais impressionados ficaram os gasparenses. O doutor Dalmo saiu sem dizer nada de como ele vai ajudar o hospital tirar a corda do pescoço. Esses políticos, esses médicos... Acorda, Gaspar!
Osório Roberto Pereira
18/04/2011 16:07
Com referencia a ala radical do PDT, diga-se Silvio Rangel de Figueiredo e Roberto Demmer, não representa nada ao fracassado pdt., embora a ala jovem, liderada por Procópio e Zuza, não dão a energia e independencia necessáarias para a sigla. Se fosse o contrário do que aponto, este partido não estaria se aliando a outro que esta prestes a sair do poder.
O eleitor de Gaspar, segundo mostra a história, não gosta de reconduzir consecutivamente prefeitos e vices ao cargo . Porém o PDT vai sentir o sabor do poder, mesmo que por via indireta. E por falar em Zuza, mudou totalmente o seu discurso, o que será que ouve com o professor de matemática? Com certeza deve estar calculando alguma coisa, aplicando o conhecimento de Pitagoras. Antes inimigos politicos, agora sentam a mesma. Vai entender, durma com um barulho destes. " Acordem politicos".
Herculano
18/04/2011 07:48
PSDB DE SC ESTÁ INDECISO SOBRE QUE TIPO DE DITADURA ESCOLHER

A convenção estadual do PSDB realizada neste final de semana só acentuou a crise do partido por aqui. Não foi possível se escolher o novo presidente do diretório de Santa Catarina. Ficou claro, que a maior parte das lideranças não quer nem a recondução do ex-vice governador Leonel Arcanjo Pavan, nem a eleição do deputado estadual Marcos Vieira. Eles são iguais; não são plurais, são personalistas, usam o partido, faltam-lhes legitimidade na liderança, não aglutinam e são afeitos às decisões unilaterais, todas com viés poder unicamente e pior, de revanchismo.

Poucos falam, mas jogos de omissão e interesses de bastidores no partido (principalmente na última eleição) dão ao impasse a assinatura de Dalírio Beber, hoje suplente de senador e presidente da Casan (cria do PMDB de Blumenau e do ex-prefeito de Blumenau, e gasparense Renato de Mello Vianna).


Com o adiamento da escolha do presidente, nascia no PSDB a possibilidade de um terceiro nome. A ideia é vista como interessante se sobreviver até quarta aos tiros de morte de Pavan e Vieira contra ela.
jaisom barreto
17/04/2011 20:17
Sr. Herculano


Eu to inventando desculpa, (como vou rir sem copiar o msn, ou twitter), só não consegui dar enfase na ironia, ou o Sr. acha que não é essa a diferença entre a arecadação de Blumenau e Gaspar, que não tem uma empresa comprando uma area de 1mulhao de metros quadrados para logistica de containers e que a copa bate as nossas portas e nós em Gaspar vamos passar alheios a este assunto.
Que falta lider e liderança em Gaspar todos já sabem, e o POVO será que quer, será que está procurando uma liderança ou só está esperando as acomodações normais do dia-a-dia, pois a cidade já se arruma sem o poder publico, pela dinamica docrescimento, está cidade não tem mais como voltar atraz, nunca mais será aquela cidadezinha pacata de se viver o negocio agora é crescer, não adianta chorar pelo leite deramado, mas é preciso limpar o leite quando derama pois se não vai fica fedendo.
O negocio é prepara-la para quando Blumenau encostar em Itajai caso contrario seremos somente um pedagio, não tem como evitar o crescimento populacional.
Se não for no meu ou no teu ou no nosso tempo isso vai acontecer ai sim é tarde, se não temos força e representação politica agora nos bairros, na cidade e nem no vale, imagina quando isso tudo acontecer, ou será que acham que esse crescimento desordenado vai para.
Herculano
17/04/2011 18:22
QUEM EXIGE EXEMPLOS DOS OUTROS DEVE SER O PRIMEIRO A MOSTRÁ-LO. AÉCIO NEVES FALHOU.

Está é a manchete dos sites brasileiros. "Aécio Neves tem habilitação apreendida em blitz da Lei Seca no Rio". O governo do Rio de Janeiro, PMDB (Sérgio Cabral), aliado do PT e Dilma Vanna Roussef, deixou o pretenso líder da Oposição nacional numa saia justa. Aécio Neves, PSDB, como um político qualquer que quer levar vantagem sobre os mortais e a lei, caiu na armadilha e não passou no teste. E vai ser cobrado por isso por mais contorsionista que queira ser. Pode escrever.

Eis a notícia

"O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve a carteira de habilitação apreendida por estar com o documento vencido e por se recusar a fazer o teste do bafômetro numa Operação Lei Seca na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Aécio foi parado na blitz na madrugada deste domingo (17). As informações são da Secretaria de Estado de Governo do Rio.

De acordo com a Secretaria de Governo, Aécio Neves foi multado. O senador não teve o carro apreendido, pois apresentou um condutor habilitado, e foi liberado.

A assessoria de imprensa de Aécio Neves informou que o senador não sabia que a carteira de habilitação estava vencida. De acordo com a assessoria, o tucano tinha saído da casa de amigos e voltava para sua residência, no Leblon, com a namorada". Não sabia? Se o senador mineiro não cuida dos documentos pessoais, de uso cotidiano e obrigatório, como ele vai cuidar do Brasil?


Herculano
17/04/2011 15:52
NÃO FALTA MAIS NADA AOS POLÍTICOS DO PT. AGORA DEFENDEM O PLANTIO DE MACONHA. SÓ FACTÓIDES PARA ESCONDER AS MAZELAS, VAZIOS E BALELAS.

Veja esta manchete da reportagem da editoria de Política da edição deste Domingo do jornal Folha de S. Paulo.

"Líder do PT defende plantio de maconha em cooperativa"

Segundo o repórter que assina a reportagem, Felipe Coutinho, para o deputado paulista Paulo Teixeira, o "cerco" às drogas contribui para gerar mais violência. E eu completaria, menos dinheiro para essa gente que deve estar chapada ou comprometida no esquema milionário do tráfico de drogas, que alimenta o estado paralelo, o crime organizado, nos fragiliza e gera mortes de inocentes.

Diz o abre na reportagem "Na contramão do que prega o governo Dilma Rousseff, o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), defende a liberação do plantio de maconha e a criação de cooperativas formadas por usuários". Cada sociedade tem o seu Evo Morales. E o Brasil já tem o seu protótipo institucionalizado no partido governamental e no poder, o PT. E dizer que um dia, tivemos que engolir os delírios do prosaico Fernando Gabeira, PV, com a sua indefectível tanguinha de crochê.

"O melhor modelo é o da Espanha: cooperativas de usuários, onde se produz para o consumo dos próprios usuários, sem fins lucrativos", afirmou o deputado. Sem fins lucrativos? Só ele acha que todos nós acreditamos nisso. E como se sustentaria a bandidagem(e determinados políticos) sem este tipo marginal de negócio? O deputado deveria defender esse modelo de cooperativa para alimentos e assim diminuir a fome e a pobreza, metas utópicas (mas necessárias), demagógicas e de propaganda ufanista com os ignorantes, ou mal informados.

O líder do PT disse que, se comer sanduíches do McDonald's, "talvez o maior crime", não é proibido, o governo não poderia impedir também o plantio de maconha. "Cabe ao Estado dizer que faz mal à saúde. Não existe crime de autolesão. Se eu quero, eu posso usar, tenho direitos como usuário. E isso o Estado não pode te negar".

Até nisso ele mal compara. O Mc Donalds é um negócio que gera lucros (para os seus donos), geração de riquezas e tributos (para a sociedade), tributos que são usados para pagar os vencimentos e mazelas dos políticos. Uma cooperativa de droga ilícita geraria o que, além do vício, desordem legal e problemas de saúde? E essa gente foi eleita. Sinceramente? Tiririca e titica são menos nocivos à todos nós.

Herculano
17/04/2011 14:14
Ao que se identifica com Jaison e lança desculpas para o indesculpável.

Falta atitude, líder, liderança, conteúdo, projeto e resultados para Gaspar se diferenciar de Blumenau. Quando o poder se apequena e se mobiliza para salvar a pele de um meio parente embrulhado com a lei, a polícia, a ética, comportamento e a Justiça ao invés de proteger os cidadãos, cidadãs e a cidade, todos perdem... Sobram espertezas, vícios e buracos
jaisom barreto
17/04/2011 13:48
Ao Sidnei

Boa tarde ao amigo, não o conhesso e concordo com o seu ponto de vista, mas quero lhe informar que blumenau fatura muito mais de R$1 bilhão ano enquanto nossa cidade de Gaspar menos de R$200 milhões
Outra coisa, teremos uma copa do mundo recentemente no Brasil onde Rio Grande do Sul terá jogos e Paraná tambem, isso automaticamente deve refletir ao entorno e se Gaspar não começar olhar para a possibilidade de turistas passarem por aqui seremos vistos como um bairro de Blumenau não precisa nem oficializar.
Gaspar tem industriase procurando para se instalarem na cidade, um enorme terreno está sendo disponibilizada para a logistica de container vc já imagino por onde esses caminhões irão passar se isso ocorrer, pela 470 se ocorrer e os veiculos leves irao por onde, começaram a passar por Gaspar vc acha que irá melhorar ou piorar
sidnei reinert
17/04/2011 11:29
Dezenas de carros da peugeot estão nesta manhã de domingo,fazendo trilha nas estradas do belchior,evento realizado provavelmente pela própria montadora.São carros especialmente equipados para rodar naquele tipo de estrada.Escolha certa feita pelos organizadores pois,as estradas estão em péssimo estado de conservação contribuindo bastante para o espírito de aventura dos pilotos, sentindo adrenalina ao passar pela rota das águas e dos burracos.
sidnei reinert
17/04/2011 11:16
Blumenau vai começar a construir nova ponte sob o rio itajai áçú,nas imediações da hemmer conservas,passando para 8 o número de pontes sob o rio.Cadê a grandiosa ponte do vale de gaspar?Não conseguem nem manter o que tem.O povo tem que se unir para fechar pra sempre a prefeitura de gaspar e passar o municipio para Blumenau fazendo assim ACONTECER uma nova era para nosso povo.
Herculano
17/04/2011 08:29
EXEMPLO. LUIZ ALVES SAI NA FRENTE DE GASPAR

Enquanto aquelas casinhas de plásticos, doadas pela Arábia Saudita em cima de um terreno em litígio comprado com dinheiro da Defesa Civil Estadual estão enroladas por muitos meses para servir aos desabrigados da catástrofe de 2008, Luiz Alves faz o dever de casa antes de Gaspar.

A Cohab SC e a prefeitura de Luís Alves inauguraram, um conjunto habitacional que vai beneficiar 40 famílias de baixa renda. A cerimônia de entrega das chaves aconteceu na Rua Faustino Martina, na Estrada Geral Rio do Peixe. As moradias possuem dois quartos, banheiro, sala e cozinha conjugadas, em uma área de 36 metros quadrados. O investimento na obra foi de R$ 745 mil, com recursos do Ministério da Integração Nacional e Cohab/SC. A infraestrutura para a construção do condomínio ficou sob a responsabilidade da prefeitura.

Aqui em Gaspar a infraestrutura também era de responsabilidade da prefeitura. Ela foi atrás de recursos federais. Era para ser modelo de sustentabilidade, segundo a Bunge que doou o projeto. Todavia, notícias do local dão conta que são, na verdade, modelo do atraso na área de saneamento. Por enquanto só propaganda e imprensa de todos os envolvidos, inclusive a Bunge. Acorda, Gaspar!
Herculano
17/04/2011 08:01
ILHOTA VIROU FREGUESA DOS ALERTAS DO TRIBUNAL DE CONTAS

Vira e mexe, o município de Ilhota, está no Diário Oficial Tribunal de Contas. São alertas sobre as suas contas. O último aconteceu no Sexta-Feira, na edição 721, na página 14. Veja.

NOTIFICAÇÃO DE ALERTA Nº 60009/2011
O Diretor da Diretoria de Municípios, por delegação de competência do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, através da Portaria nº 166/2011, no uso das suas atribuições, tendo aprovado o Relatório Técnico nº 767, da Diretoria de Controle dos Municípios, e de acordo com as competências desta Corte de Contas para o exercício do controle externo, conferidas pelo art. 59 da Constituição Estadual, e em cumprimento ao disposto no inciso II do § 1º do art. 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e no § 3º do art. 27 da Resolução nº 06/2001 (Regimento Interno), ALERTA o Sr. Ademar Felisky, Chefe do Poder Executivo do Município de Ilhota, que:

I ? a meta bimestral de arrecadação prevista até o 1º bimestre de 2010 não foi alcançada, pois foi prevista a meta de R$ 2.616.221,25 e o resultado foi de R$ 2.614.114,28, o que representou 99,92% da meta prevista, devendo o Poder Executivo promover limitação de empenho e movimentação financeira, consoante dispõe o artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Notifique-se por meio eletrônico. Publique-se.
Florianópolis, 12 de abril de 2011
Geraldo José Gomes
Diretor

Herculano
16/04/2011 22:08
O ATUAL PELEGUISMO DE RESULTADO SE DELICIA NO PODER ENQUANTO OS TRABALHADORES SE EXPÕEM AO RELENTO DOS DEMITIDOS.

Veja este texto de ontem, Sexta-Feira, do blogueiro da Revista Veja, Reinaldo Azevedo, sob o título: "no governo do PT, sindicatos ajudam a demitir; fosse de outro, apagariam incêndio com gasolina". É espantoso o fato, o ato e o resultado. Regredimos. E como. Eis o texto na íntegra para a reflexão.

"Quando eu encasqueto com uma idéia, não desisto facilmente. Um alfabetizado em sentido estrito leu direito o que escreveu FHC. Se também é alfabetizado moral, não vai distorcer o que está lá. Ao se referir ao 'povão', que não tem como ser disputado pelas oposições com o PT, deixou claro que se referia aos movimento sociais e sindicatos.

Pois bem: ontem, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e representantes das empreiteiras e das centrais sindicais se reuniram para definir o que fazer com a usina de Jirau. Decidiriam: vão demitir 6 mil trabalhadores. E, claro!, cheio de moral, com aqueles cabelos tingidos que tentam disfarçar a idade, Lupi tentava disfarçar as demissões, chamando-as de 'diminuição' do número de trabalhadores. A anunciou medidas enérgicas: está proibida a contratação de trabalhadores por meio de 'gatos, os intermediários de mão-de-obra que exercem com os trabalhadores uma relação de quase servidão!

Uau! Então a maior obra do PAC em andamento usava 'gatos'? Há dias, vimos alojamentos em Campinas de construtoras que tocam o 'Minha Casa, Minha Vida' que, segundo a NR-31, que regula o trabalho no campo, renderiam acusação de 'trabalho escravo'.

Cadê os sindicatos?
Cadê as centrais?

Ora, estão sentados à mesa do poder ajudando a fazer demissões. O Elio Gaspari acreditou! Escreveu na Folha um texto cantando as glórias da vitória da peãozada e elogiando a destreza de Dilma.

Imaginem essa mesma situação com o PT na oposição e um presidente tucano no Palácio. Os tontos-maCUTs já teriam desembarcado no canteiro de obras para apagar o incêndio com gasolina. No governo petista, são sócios do poder. E, como vocês viram ontem, até parte da imprensa se nega a chamar 'demissão' de 'demissão'.

Atenção! Vão seis mil de uma vez só porque se descobriu que não dá para garantir a segurança do local com aquela multidão que lá estava. Invertidos os papéis, o PT já teria constituído uma comissão de parlamentares, com câmera no ombro e microfone na mão , para ver tudo de perto.

Voltemos ao texto de FHC: adianta o PSDB tentar disputar a burocracia sindical com os petistas? Não adianta! Pode, sim, e deve ir lá ver como vivem os trabalhadores de Jirau".

Herculano
16/04/2011 19:11
PREPAREM-SE NOS BOLSOS. O GOVERNO ESTÁ SEM DINHEIRO E SABE QUE VOCÊ GOSTA DE TRANSGREDIR AS NORMAS. ENTÃO VEM AI MAIS MULTAS.

Esta é a manchete do Diário Catarinense, da RBS, deste Domingo: "Santa Catarina terá mais 304 radares e lombadas eletrônicas em rodovias estaduais e federais". Os argumentos, e não poderia ser diferente, são o aumento da segurança e a diminuição dos acidentes e vítimas.

Segundo a mesma publicação, "nas estradas estaduais, serão cem novos radares e lombadas eletrônicas. Nas BRs, haverá mais 204. O investimento total é de R$ 240 milhões".E você sabe quantos radares já existem em Santa Catarina? "O total de radares será quase 30 vezes maior dos que estão operando hoje".


Herculano
16/04/2011 16:28
TEMORES DE BASTIDORES DO CASO BUCHEN

De um lado está o médico ortopedista Fernando César Buchen, sua família e a defesa que temem a alta hospitalar (é tudo o que um doente e sua família sempre mais esperam). Todovia, este fato, a alta neste caso, o levaria de volta ao presídio regional e não para a casa ou o trabalho. É que até o momento, fracassaram todos os recursos na Jurisdição para livrá-lo da prisão ou então dá-lo o privilégio da prisão domiciliar (também negada, veja o comentário abaixo).

Do outro está o Ministério Público. Ele não pode fazer nenhuma ação para levá-lo novamente ao presídio, pois nada entende de medicina e de diganósticos médicos. Aliás não possui autonomia técnica para isso. Nem mesmo os peritos do Instituto Geral de Perícia a quem pediu ajuda técnica, podem fazer alguma coisa devido a autonomia médica na relação médico-paciente e à ética profissional.

A alta era esperada para ontem. Entretanto, nada deverá acontecer antes de Segunda-Feira ao meio-dia, segundo fontes do próprio Hospital, as quais pediram para não se identificar. O hospital não emite boletins públicos sobre a condição do paciente. Esta providência, se requisitada pelo Ministério Público, e aceita pelo juiz, daria mais transparência ao caso, apesar do segredo de Justiça, concedido pelo juiz do processo na Comarca de Gaspar, para a proteção de supostas vítimas e testemunhas.
Herculano
16/04/2011 08:46
O PT de Doraci Vans (chefe de gabinete), Mariluci Deschamps Rosa (vice prefeita) e Julita Schramm (presidente do partido) gostam mesmo de trapalhadas. Afinal acertaram com o PDT ou com o doutor Roberto Procópio de Souza? E como ficou a ala de raiz do partido, brizolista, liderada pelo jornalista Sílvio Rangel de Figueiredo? Aguardem a minha coluna impressa na Terça-Feira que vem.
Herculano
16/04/2011 08:34
SANTA CATARINA ESTÁ FALIDA. O MODELO DE GESTÃO ESTÁ SUPERADO.E OSPOLÍTICOS NÃO ESTÃO NEM AI.

Quem assistiu ontem a palestra do secretário da Fazenda, Ubiratan Rezende, na Fiesc, ficou assustado.

Ubiratan dispensa apresentação como um executivo que deu soluções nos negócios que gerenciou. o maior deles foi, no meu entender, a preparação da Perdigão (onde trabalhei) na saída da família Ponzoni e Brandalise do comando gerencial e controle acionário, para a profissionalização e a venda do controle aos fundos de pensão. Resultado: tornou-a a poderosa de hoje na área de alimentos.

A plateia ficou assustada não pelo quadro caótico exposto da administração pública que todos nós conhecemos, uma conclusão óbvia. Mas, pela advertência do professor Ubiratan, quase que jogando a toalha: "A lógica do processo político determina a lógica da gestão".

Ou seja, quem faliu este estado foram os políticos para alcançar e se manter no poder. E quem impede uma mudança necessária? Os políticos que mesmo num estado crítico, continuam sugando e distribuindo o que não se tem para distribuir. E não querem mudar. Quer um exemplo disso?

O candidato Raimundo Colombo, DEM, era visceralmente contra a este cabide de empregos políticos e sustentação eleitoral caríssima do poder de plantão, que são as chamadas Secretaria de Desenvolvimento Regionais. Era. Até se acertar com o PMDB e Luiz Henrique da Silveira na chamada triplice aliança para vencer (e no primeiro turno).

E se tentar mexer agora nesta anomalia administrativa e de desperdício de dinheiro público, perderá a frágil maioria na Assembleia. E o seu governo que já não sabe o que fazer com a falta de perspectivas, ficará num inferno e o governador com a imagem de incapaz. Enquanto isso, LHS está longe e bem empregado pelos catarinenses, no Senado (e por oito anos, no mínimo).

Então não haverá um choque de gestão, porque os políticos assim o querem para usufruir e se manter no poder, mesmo sabendo que um dia nada restará para eles e para nós. Acorda, Santa Catarina!
Herculano
15/04/2011 22:43
Reedição das 21.54

COLONINHA MOSTRA FORÇA, CONSCIÊNCIA E RAZÃO POR PRIORIDADES

Quer mais uma prova de que determinados governos são conseguem governar se não for sob pressão e que não sabem definir as prioridades para o povo, mesmo as mais óbvias?

Os moradores da Coloninha, aqui em Gaspar, viviam sob ameaças de inundações. O governo de Pedro Celso Zuchi, Mariluci Deschamps Rosa e o tal Orçamento Paticipativo, todos do PT, todavia, achavam que o bairro precisava era mesmo de uma pista de caminhada (na lama, na água...). Alienação.

O pessoal da prefeitura inventou que essa tal pista de caminhada ele descobriu "ouvindo" o povo de lá. Deboche. Arrogância. E chamam isso de participação popular nos destinos do orçamento. Propaganda.

Um dia, bem no meio da discussão para surdos e teimosos, veio a chuva para valer.Todos inundados. Quase afogados. Prejuízos. Desespero. Não deu outra. Reuniram-se com os da prefeitura. Meio que na marra a prefeitura veio para a "conversa". Os políticos tentaram resistir. Argumentaram que faltavam recursos para as soluções pedidas (e necessárias). Foram desmoralizados. O pessoal da Coloninha não arredou e deu o últimato.

Resultado. Nesta semana, o prefeito voltou lá para mostrar que ficou "sensível" e que por isso "convenceu" o seu pessoal a mudar de ideia. Vai, por isso, atender as reinvindicações da Coloninha. Resumindo: foi convencido de que andar sobre a água ainda é coisa bíblica. E como está precisando de milagres para reconquistar o terreno perdido, resolveu acender a vela para os santos da Coloninha (apesar da religião do prefeito não permitir isso). Quem sabe este ato de fé lhe renda graças (votos) que lhe escapam, como água entre os dedos. Acorda, Gaspar!
Herculano
15/04/2011 22:04
Fui o primeiro a noticiar que a autoescola Paraíso, no Bela Vista, em Gaspar, vai ter que fechar. Já não pode mais aceitar nenhum aluno do seu Centro de Formação de Condutor e ela tem três meses para aprovar os que estão matriculados. A liminar que a mantinha "regular" foi cassada no Tribunal de Justiça. Fui, por conta disso, desmoralizado em meio ao silêncio dos demais.

Engraçado, hoje, o Jornal de Santa Catarina trouxe a mesma informação, incluindo no rol de outras 16 do Vale. Ninguém ousou contestar a informação. Por que em Gaspar a transparência é sempre combatida quando ela é dada por gasparenses? É algo cultural, ou não?

15/04/2011 21:47
POIS É HERCULANO, VC SABE TUDO, VC PREVÊ TUDO, POR QUÊ VC NÃO DÁ OS Nºs DA MEGA PRO POVO?
Maristela T. Gomes
15/04/2011 20:45
Para os verdes deve ter sido como tirar um peso das costas. Pois ainda essa turma que ta agarrada na boquinha na prefeitura, deveria sim é ter se filiado ao PT.
mas como o PT não aceitou, tomaram um partido sem expressão, para garantir seus empregos.

Ainda alegam que é por compromisso, e o compromisso com o partido que estavam, pq não ficaram e propuseram mudança interna.

É o fim, Alceu Torres, Afonso, Zeca diabo !!!! Coitado desse PRB.
Só pode ser brincadeira;
Herculano
15/04/2011 20:12
JUIZ NEGA O PEDIDO DE PRISÃO DOMICILIAR PARA O MÉDICO FERNANDO CÉSAR BUCHEN

Até agora, nenhum veículo quis noticiar ou se interessou pela decisão do Juiz da Terceira Vara da Comarca de Gaspar, Sérgio Agenor de Aragão. Eu esperei propositadamente olhando esta maré nas tervês, rádios e sites (que se dizem bem informados e atualizados, mas que no fundo usam a atualização desta coluna como fonte). Então, para não protelar mais a informação aos meus leitores e leitoras, eu revelo agora, o que está nos autos desde ontem no início da noite.

"INDEFIRO o pedido de prisão domiciliar (fls. 355-359) adotando como razão de decidir os fundamentos do parecer Ministerial retro (fls. 360-362), que abordou suficientemente a matéria. Ir além daquilo que já bem traduziu o diligente Promotor de Justiça sobre a postulação é incidir em tautologia. Intimem-se."

Estão curiosos sobre os fundamentos do Ministério Público? Aguarde.

Voltando. Esta foi uma ducha de água gelada nas pretensões da defesa De Buchen para evitar que o médico retorne ao presídio regional de Blumenau, de onde saiu depois de se autoflagelar. Socorrido pelos serviços do SAMU, foi levado ao Hospital Santo Antônio e de lá, não se sabe bem o porquê (ainda se apura isto), foi transferido no meio da noite para o Hospital Santa Isabel, onde continua internado.

Por outro lado, a situação processual do médico Fernando César Buchen está complicada. Teve negado o habeas corpus no processo que determinou a sua prisão; teve o pedido de prisão domiciliar negado no mesmo processo. Neste interim, viu surgir um novo processo, aparentemente, mais robusto; dele já se expediu o pedido de prisão preventiva de até um ano. Ou seja, se conseguir o habeas crpus no Tribunal de Justiça no primeiro processo, de nada valerá, pois contra ela, já existe o pedido de prisão em um outro processo em andamento.
Hércules
15/04/2011 17:41
Do meus parabéns ao pessoal do atual PRB - Partido Republicano Brasileiro, O presidente Emerson e seus companheiros Guilherme (Mirinha), Jussara, Zecão, Giana, Alceu Torres, e tantos outros que fizeram do inexistente PV um partido forte em Gaspar em 2009, mas, decadente e destruído por egoísmo e despreparo eleito no partido. Tenho certeza que quem tem honrado os compromisos que assumiu em 2009, vai continua a honra até 2012.
Emerson, vou depositar todas minha fichas neste novo partido, parabéns.
Maizena
15/04/2011 16:58
A mariluce quase nao pode ser candidata pq ja esta com a outra prestação de contas irregular. Ou fazem coisa errada ou não sabem fazer. Essa turma que administra a cidade, ou que era para administrar.
Herculano
15/04/2011 15:24
PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CANDIDATA MARILUCI, JUIZ DIZ QUE CHEGA DE ENROLAÇÃO.

O novo juiz do caso no Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis, João Irineu da Silva, olhou o processo da prestação de contas da candidata a deputado estadual em 2010, Mariluci Deschamps Rosa, PT. Viu que o prazo já tinha passado; constatou que a assesoria técnica tinha apontado várias desconformidadades; percebeu também que havia troca de informações e quebra de vários prazos. Então, o juiz resolveu dar um basta nisso tudo. E em horas decidiu por um despacho, no "intuito de esclarecer as irregularidades apontadas". Isso foi no dia 13, Quarta-Feira.

Os leitores e leitoras da coluna já sabiam desses problemas faz tempo. E provavelmente a ex candidata, bem como seu advogado, o contador Rodrigo Fontes Schramm, que são assíduos deste espaço.

Veja o teor do despacho do magistrado do TRE.

"No intuito de esclarecer as irregularidades apontadas no relatório técnico conclusivo, foram protocolizados diversos documentos pela candidata (Protocolo n. 25.405/2010).

Contudo, ao compulsar referida documentação, é possível verificar não ser possível a juntada aos autos, em virtude da inobservância das regras estabelecidas pela Resolução TRESC n. 7811/2010 que dispõe sobre o processamento da prestação de contas de campanha das eleições de 2010 no âmbito deste Tribunal.

Isso posto, determino a intimação da candidata para que, no prazo de 03 (três) dias, compareça a este Tribunal para regularizar os documentos apresentados, a fim de tornar possível a sua juntada aos autos e posterior análise pela unidade técnica".

Resumindo: mais uma vez a candidata tentou fazer valer as regas dela. O Tribunal disse formalmente que prefere as dele. E para que não se fique ganhando tempo e enrolando via correio ou internet, o magistrado prefere que a dona Mariluci saia de Gaspar e vá a Florianópolis com toda a documentação na mão, para então resolver toda esta pendência neste assunto de uma vez.

Ganhou uma chance, será que vai perdê-la? 2012 está ai.
Herculano
15/04/2011 13:19
Uma pergunta sem resposta. O que foi feito do pedido de 13% de reajuste e recuperação das perdas salariais dos servidores de Gaspar? Esta resposta eu já tinha oferecido aos leitores e leitoras lá no início de Março. O Sintraspug me achou um fanfarrão. Ai em fui para o camarote. E daqui assisto o melacólico desfecho. Previsível.
Rodrigo Junkes
15/04/2011 09:33
Jornal de Santa Catarina

O que você faz para escapar dos congestionamentos em Gaspar?
Uso a BR-470
23.21% 23.21% | 13 votos
Evito circular no horário de pique
32.14% 32.14% | 18 votos
Não tenho como escapar
44.64% 44.64% | 25 votos

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.