Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

01/03/2011

A fatia do PDT
O PDT de Gaspar nem tem diretório regularizado, segundo certidão do TSE, mas está cheio de razão. Depois do não do PP, o PDT pediu para ser sócio do PT e da administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. O PDT quer ?apenas? a secretaria de Administração e Finanças (do Michael Maicon Zimmermann) para Carlos Eurico Fontes (Zuza) e a de Desenvolvimento Social (vaga) para Roberto Procópio de Souza, respectivamente secretário e presidente do PDT inativo. Pediram  tão somente a chave do cofre e o assistencialismo. O PDT diz que o PT está estudando a proposta.


Fora da barca
O advogado gasparense Valmor Beduschi Júnior que defendia o cidadão Pedro Celso Zuchi pulou fora do rumoroso caso do caminhão pipa, o qual se arrasta desde o primeiro mandato do prefeito. O caso foi vencedor (e comemorado) aqui na Comarca. Entretanto,  o recurso ao Tribunal foi unanimemente desfavorável. No julgamento, nem apareceram. Agora, tenta-se reverter a decisão, alegando vício processual (Embargos de Declaração Infringentes em Apelação Cível) e não contestou-se o mérito. Com a saída do doutor Valmor do caso na Terça-Feira, 22, o novo julgamento saiu da pauta de hoje no Tribunal. Ganhou-se mais tempo para procrastinar.


Não é bem assim
Em todos os lugares que vão, o prefeito Pedro Celso Zuchi e sua vice Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, reclamam que lhes falta dinheiro no caixa da prefeitura para as obras. Mais, que o que tinha, mandaram para o Hospital. Pois, não é bem assim. Pelo menos no papel. O decreto 4.194 do dia Quatro de Fevereiro, mas publicado na Terça-Feira passada no Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet ? mostra que houve uma sobra de caixa na prefeitura de R$1.780.000,00 em 2010. E agora Pedro?


Volta
Uma portaria mandou retornar para a secretaria de Transportes e Obras o servidor Cristiano Arnoldo Neto. Ele estava trabalhando cedido no Fórum.


Dor de cabeça
A candidata a deputada estadual em Outubro do ano passado, a vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, PT, ainda não conseguiu aprovar as suas contas de campanha no TRE. O advogado é o contador e ex-secretário de Turismo, Rodrigo Fontes Schramm. O Juiz relator é Sérgio Torres Paladino.


Propaganda

O prefeito pode fazer propaganda das obras realizadas no carnê do IPTU. Foi isso que decidiu o Tribunal de Contas ao analisar uma denúncia feita por Acácio Schmitt sobre a publicidade dos carnês de 2010. O julgamento foi na Segunda-Feira da semana passada. A publicação no Diário Oficial aconteceu  na Quinta.


Área Verde preservada
Aquela área verde e comunitária que a prefeitura doou para a instalação de uma agência do INSS (comercial), num loteamento residencial, é inconstitucional.  O parecer é do Ministério Público ao analisar a lei municipal que autorizou a doação, a 3.123/2009. O caso se arrasta no Tribunal de Justiça e o juiz relator é Newton Janke. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi proposta pelo diretório do PPS de Gaspar.


Ilhota
Não é de hoje que o Ministério Público da Comarca de Gaspar está de olho nas ações da área de educação de Ilhota. Uma Ação Civil Pública apura desde o ano passado as possíveis irregularidades no transporte de escolares de Ilhota. Este processo (025.10.004223-0) saiu da Segunda paa onde foi distribuído erradamente, para a Primeira Vara que cuida de Crianças e Adolescentes e que cuida desses assuntos mais especificamente.


Figueira
Quando Pedro José Garcia ganhou a eleição para presidir a Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista, o DEM atribuiu ao partido a vitória de Pedro. Neste final de semana, Jean Marco Leandro foi eleito presidente da Associação de Moradores do Bairro Figueira com amplo apoio do PT e da máquina da prefeitura. Foi movimentado o pleito: 410 votantes. Marcos Schramm e Marcelo Brick perderam por 86 votos. Se a máxima do Bela Vista valer, o DEM foi o grande ?derrotado? na Figueira. A outra ausência notada foi a do vereador Raul Schiller, PMDB.


Bombeiros

Para a Lei do Furebompom daqui, declarada inconstitucional há poucos dias, Gaspar já tem outra lei que a substitua para dar recursos para o nosso Corpo de Bombeiros. É a 3252, de 29 de setembro de 2010. Ela autoriza o município firmar convênio com o estado para a arrecadação da Taxa de Prevenção Contra Sinistro, permitida na Lei Estadual 7541/1988. Espera-se que não se inventem penduricalhos em cima desta nova lei para torná-la inconstitucional, mais uma vez.

 

edição 1270

Comentários

Justino da Silva
03/03/2011 22:43
Espera ai tem caroço neste angu, pois como podem mandar a pessoa embora do abrigo e sem arumar um lugar para ela ficar e deixam duas pessoas na quadra da prefeitura com o conhecimento da Fátima e do Sr Doraci Vans que vieram a público dizer que a Fátima não sabia de nada mentira pois sabia sim pois os mesmos eram funcionários da prefeitura e o doraci vem dizer que um deles tinha enfrentado problemas na catastrofe de 2008 outra mentira pois nenhum dos dois teve qualquer problema na enchente pois os mesmo morqam em lugares que não ofereciam riscos e nem pegou agua, e alem do mais ainda assim tinham luz agua e ar condicionado do município. sera que a senhora que esta no abrigo vai ganhar algum lugar ou vão joga la na rua ? olhem tirem os dois espertalhoes da quadra e coloquem la a mulher e seus filhos ta resolvido
Herculano
03/03/2011 18:32
Você sabe qual a empresa de Gaspar que consegue ganhar licatações públicas que vão desde o fornecimento de marmitas até a construção de cabeceira de pontes? A coluna Olhando a Maré da edição desta Sexta-Feira do jornal Cruzeiro do Vale desvenda este universo mágico polivalente do nosso mundo empresarial.
Herculano
03/03/2011 12:45
PREFEITURA GASPAR MANDA FLAGELADA SAIR DE ABRIGO E NÃO LHE DÁ MORADIA OU ALTERNATIVA DE ABRIGO

Este assunto promete. A cadastrada como desabrigada da catástrofe ambiental de 2008, Maria Dolares dos Santos foi notificada extra-judicialmente para "desocupar voluntariamente" dentro de 15 dias a "moradia provisória" que ela ocupa no galpão da Morgana, no Bairro Santa Terezinha. A notificação é assinada pelo diretor de Habitação, Heriberto Geraldo Kuntz e pelo diretora geral de secretaria de Assistência Social, Giane Cristine Wagner.

Qual a justificativa? Segundo o documento, "o ato se justifica em virtude da devolução do imóvel ao proprietário, uma vez que as famílias que preenchiam os critérios de recebimento de moradias em decorrência da catástrofe de 2008, já foram beneficiadas e transferidas para as suas moradias definitivas".

Espera ai. A Maria Dolores dos Santos, que é só, ficou mais de dois anos no abrigo e só agora descobriram que ela não é merecedora de moradia? Esse pessoal gosta mesmo de uma confusão. Há uma outra famílias, com crianças, na mesma situação.

Sinceramente? Alguma coisa está errado. Se ela não tem as prerrogativas necessárias para ganhar uma casa, comoe por que é que a prefeitura deixou Maria Dolares morar no abrigo por mais de dois anos, sem que ela precisasse pagar aluguel, água e energia elétrica além da alimentação? Falta de competência, assistencialismo ou discriminação? Isto ainda vai dar barulho. Acorda, Gaspar!


Herculano
03/03/2011 07:45
VAI TER FESTA EM GASPAR

E para isso, a edição 691 desta Quinta-Feira, Diário Oficial dos Municípios -aquele que se esconde na internet - traz na página 68 o Aviso do Pregão Presencial Nº 36/2011. Veja os detalhes.

O OBJETO é o Registro de Preços da locação, montagem e desmontagem de estruturas tipo lona, palco, pirâmides, tenda, passarela, treliça em alumínio, tablados de madeira, cadeiras plásticas, equipamentos de iluminação e sonorização para a realização de eventos no Município de Gaspar. A ENTREGA dos envelopes contendo
os documentos de Habilitação e a Proposta Comercial deverá
ocorrer até as 14h do dia 16/03/2011, no Depto. de Compras do Paço Municipal sito a Rua Coronel Aristiliano Ramos, nº 435, Centro,
Gaspar/SC. A ABERTURA do certame será dia 16/03/2011 às 14h/30h, no local anteriormente citado. Os interessados poderão obter a íntegra do Edital no Depto. de Compras do Paço Municipal ou através do site: www.gaspar.sc.gov.br. Gaspar (SC), 02 de março de 2011. PEDRO CELSO ZUCHI
carlinhos 2
02/03/2011 18:06
quero dizer que esse caso lana,nao é algo isolado no serviço público pois o exemplo vem de cima....o proprio diretor do samae lovidio bertoldi vive indo diariamente com o veiculo da autarquia para o alto gasparinho,lugar que nem agua do samae tem,é claro que ele vai tentar achar uma desculpa qualquer para o caso lana,pois pois tudo pra ele tem um certo sentido né.....acorda gaspar
Herculano
02/03/2011 16:27
ALVORADA UMA HISTÓRIA DE GLÓRIA, DECADÊNCIA E ESPERTEZA

A glória e a identificação de Gaspar com a Sociedade Alvorada é indiscutível nos anos da década de 1950, 1960 e 1970.

A decadência tomou conta de 1990 em diante. Agora, sabe-se que seus sócios, relapsos, permitiram que diretorias relapsas, se não foi coisa feita de propósito (e que mais parece) perdessem até o registro dela do CNPJ.

Espertos, a atual administração municipal, sempre aparelhando tudo para empregar ou dar poder aos seus, agora quer tomar aquilo que foi construído e sustentado por muito anos por famílias de gasparenses, baseando-se em algo legal. Tudo se movimenta no silêncio e nas lides jurídicas, além dos interesses de grupos de interesses.

O atual presidente, Claver Luiz Schmitt, a quem lhe comprete abordar sobre esta assunto, já dá como encerrado e certo de que a Sociedade Alvorada não será mais um patrimônio dos sócios e sim da prefeitura, que tem a intenção (mas não possui dinheiro) para transformar aquilo num centro de cultura.

Claver desdenha a Assembléia dos sócios, os direitos dos sócios e a própria Justiça se ela for demandada. Ele próprio que está investido pelos sócios para defender a Sociedade Alvorada, não tem mais este interesse. É público e notório. Livra-se de um fardo, inclusive das obrigações e que a falta de honra de muito dos sócios, deixa a Sociedade Alvorada de pires na mão ou até, com a má fama.

A prefeitura valeu-se de tudo, até o uso de um tal Conselho de Idosos para denunciar na Justiça e dar ares de um "movimento popular" no qual ela é a única interessada. Valeu-se de uma ação popular, que de tão mal formulada não possui legitimidade jurídica para ser autora deste tipo de ação. E condoída, exatamente por esta ação, que só ontem veio a público neste espaço, a prefeitura se movimentou para dizer "tomou as dores" deste parto forçado. Então enviou uma comunicação extrajudicial dando prazo para a Sociedade Alvorada se desfazer e se entregar à prefeitura.

Esta história pode não acabar bem. Se o presidente for presidente e defender os interesses dos sócios,dos estatuto e da sociedade ele deveria reagir a esta provocação da prefeitura e seus arquitetos (parece que não tem buracos, problemas, falta de obras, prioridades e dinheiro nesta cidade) ou individualmente um dos sócios, poderia propor uma Ação de Interditos Proibitoris com pedido liminar nos termos do art. 1.210 do Código Civil.

"O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado". Neste caso eles querem tirar a força o patrimonio dos sócios, sem qualquer indenização ou algo equivalente por aquilo que representa a Sociedade Alvorada para os gasparenses e os investimentos particulares e a manunteção feitos pelos sócios remanescentes.

A própria Constituição Federal garante o direito de propriedade (art. 5°, XXII, "é garantido o direito de propriedade"), protegendo o mesmo contra qualquer turbação, nos termos do já citado artigo do Código Civil.

No mesmo diapasão é a norma do art. 932 do CPC quando determina o direito de o possuidor utilizar-se do Interdito Proibitório quando houver justo receio de ser molestado na posse.

Quem se arrisca?

Ao invés de se preocupar com a Sociedade Alvorada, a prefeitura deveria construir a policlínica, reabrir o Cars 24 horas, colocar mais dinheiro no novo Hospital (refeito por particulares), construir pontes, anel de contorno, mais drenagens nos bairros, colocar para funcionar de verdade a Defesa Civil, desentupir bocas de lobos... Acorda Gaspar

Paulo Henrique
02/03/2011 13:18
Dr. Herculano
Parabéns. Sempre ouvi falar do senhor eu o conheço há muito. Fiquei mais impressionado com as suas ideias atuais e universais na conversa no recente almoço da Santa Clara (ordenação do nosso bispo).

O senhor está enfrentando poderosos que a maioria dos gasparenses não tem coragem de enfrentar ou desistiram de fazer isso por medo ou por migalhas. O senhor está mostrando o que eles sempre fizeram e sempre esconderam de todos nós, ou da maioria de nós, sempre tiveram vantagens e nos iludiram por causa disso.

Eu costumo dizer. Gaspar será uma antes e depois do senhor. Pelo menos os políticos, os poderosos, os donos e os aproveitadores da cidade e dos desinformados, vão pensar duas vezes. Já estão pensando. Parabéns Cruzeiro do Vale. Parabéns Gilberto. Vocês alem de gasparenses, são únicos e de coragem. Gaspar não é mais a mesma.

Viva a verdade. Viva a coragem. Viva o Cruzeiro. Viva o Gilberto. Viva o corajoso Herculano. Viva o stammtisch. Viva baile de gala. Viva o verdadeiro e renovado e que já sei do sucesso, Baile do Havaii de Gaspar. Como diz o Herculano esta é a Gaspar acordada. É a nova Gaspar. É a nova geração dizendo o que quer e mostrando quem quer a destruí-la. Gaspar, é Gaspar e não pode ser a pior do vale. Ela, sempre será a melhor.

Justino da Silva
02/03/2011 11:41
Chega a ser absurdo um Sr. de idade e experiencia de vida como o Sr Orlando Pamplona, deixar ser usado como tetsa de ferro da administração pública do município, e conta a quatro cantos leis que lhe passaram ser ver a veracidade dela o sociedade Alvorada é uma sociedade e ponto final não adianta a prefeitura querer dar o golpe e tomala para si, nõa acredito que juridicamente consiguirao. Outra quem vai pagar a conta de mais uma barbaridade dessas, vão contratar aquela empresa dos amigos la Blumenau para fazerem uma restruturação do Alvorada, pois se a Prefeitura uma obra de 8 anos custou a baba de 500 mil reias ( só não se consegue ver onde que colocaram este dinheiro ) o alvorada que é muito antigos custará quanto 2 milhoes...parodiando o amigo, acorda Claver
CARLOS EURICO FONTES
02/03/2011 10:09
Sr. Freitas,
Acho que o prezado e ilustre colunista faz questão em não querer entender o que foi escrito. Sou teimoso, vou tentar esclarecer ao ilustre colunista.
No mês próximo passado, o PDT, através de seus representantes legais menteve conversações políticas com a atual administração municipal. Em nenhuma das reuniões, eu afirmo, houve qualquer indicação de nomes para a Secretaria de Finanças do Município.
O Senhor se utiliza de interpretações equivocadas para tentar justificar suas eficientes fontes de informações.
O conteúdo administrativo era só para apontar o que faria se um dia qualquer viesse a participar de um amplo projeto político/administrativo que objetivasse, exlusivamente, o desenvolvimento de nosso município.
Agradeço, Sr. Jornalista, seu interesse em querer politizar o assunto mas de momento chega.
Grato
Zuza Fontes
Herculano
02/03/2011 07:19
SECRETÁRIO DO PDT DE GASPAR SE CONTRADIZ, MAIS UMA VEZ.

Esta é a carta que recebi do secretário do PDT de Gaspar, Carlos Eurico Fontes, o Zuza. Ela está na íntegra. Volto ao final dela.

"Sr. Editor,
Infelizmente, vejo que na semana passada perdi meu precioso tempo, tentando ponderar que um profissional, em sua função de bem informar, não poderia se sentar em frente a um teclado de laptop e transcrever o que simplesmente ouve ou recebe de seus informantes.

Hoje, lendo sua coluna Olhando a Maré, do Jornal Cruzeiro do Vale sinto-me frustrado por perceber que o prezado colunista teima em se utilizar da coluna ?Opinião? para, inclusive, publicar inverdades.
1º) Não é verdade que o PDT ?pediu para ser sócio do PT?;
2º) Não é verdade que o PDT ?quer apenas a secretaria de Administração e Finanças para Carlos Eurico Fontes?;
3º) JAMAIS eu assumiria um cargo público sem poder participar da elaboração de todo o planejamento administrativo e financeiro (planos financeiros de curto e de longo prazo);
4º) É verdade que houveram tratativas entre a direção dos dois partidos mas apenas tratativas, NADA foi proposto.

Sr. Jornalista, num passado um pouco distante, nos idos de 2000, o senhor escreveu que eu era uma pessoa impulsiva quando questionada mesmo de forma correta ou injustamente. A título de sugestão, penso que ao invés de escrever o que lhe é dito o senhor se digne a contatar o cidadão envolvido. Talvez conhecendo melhor as pessoas das quais o colunista aponta com ?tanta propriedade?, talvez, assim, relate com veracidade os fatos ocorridos.

Oh, Sr. Herculano, pare com isso, ser secretário e ainda de um partido inativo, e, ainda, querer ser secretário de finanças de outro partido, me poupe, por favor.

Carlos Eurico Fontes
Empresário e cidadão independente"

Voltei.

Bastaria esta afirmação ("É verdade que houveram tratativas entre a direção dos dois partidos mas apenas tratativas, NADA foi proposto") que está na carta do próprio Zuza, para afirmar que tudo o que ele escreve (mais uma vez) com malabarismo para desacreditar a nota publicada na coluna, é pura bobagem, ocupação de espaço, é propaganda partidária e pessoal.

Ora, se houve tratativas como o próprio Zuza reconhece (e não poderia ser diferente), alguma coisa foi proposta e contraproposta; se isto aconteceu, o PDT pediu ou aceitaria fatias, espaços ou seja, ser "sócio" do PT e do governo de Pedro Celso Zuchi como afirmei. Mais. Zuza confirma integralmente que o PDT queria mandar de verdade (?) no planejamento administrativo e financeiro do governo do PT, onde a palavra "apenas" colocada por mim no texto da nota, teve o viés irônico de dizer isso mesmo, ou seja, a petulância do sócio minoritário e atrasado, sem condições de dar a governabilidade pretendida pelo PT na Câmara (possibilidade com o PP).

Resumindo: o PDT queria "apenas" mandar na parte principal da sociedade, o dinheiro, contratos, licitações e as nomeações.

Ademais, eu não tenho informantes (ou alcaguetas), quem os têm é bandido, é polícia na função de estar informada. Eu tenho fontes, críveis. Tão críveis que restou ao PDT confirmar o que escrevi e me culpando por ter divulgado um fato real. Por isso, Zuza, o senhor não perdeu o seu tempo mais uma vez, como alega ao tentar me domar ao seu jeito e interesses (como também pensam outros).

Ao contrário, deu lições claras aos leitores e leitoras de como vive o mundo político de Gaspar, feito entre quatro paredes, onde o público e o privado se confundem, querendo ver os assuntos tratados longe do conhecimento público. Apesar disso, respeito a sua opinião e a coragem de expô-la.

Por fim, fico feliz, se verdadeiro for, o seu posionamento sobre esta possível sociedade com o PT. "JAMAIS eu assumiria um cargo público sem poder participar da elaboração de todo o planejamento administrativo e financeiro (planos financeiros de curto e de longo prazo)". A teoria é perfeita. Agora, faltará a prática quando ela se tornar realidade. Fica para a conferência futura.


Herculano
01/03/2011 21:05
RAIMUNDO COLOMBO ENTREGA NA ASSEMBLEIA UMA TÍMIDA REFORMA ADMINISTRATIVA. ELA MOSTRA O TAMANHO DO MEDO.

O secretário Ubiratan Resende, um executivo de sucesso e agora acadêmico, entendido no assunto, foi hoje, Terça-Feira, na Assembleia Legislativa, como o porta-voz da reforma administrativa pretendida pelo governo de Raimundo Colombo, DEM.

Jogo de palavras e intenções. Resumindo: de um lado se afirma que aprovada do jeito que foi - e nunca é pois, é ai que começam as barganhas e na própria base - a economia proporcionada por esta reforma aos cofres estaduais seria de R$30 milhões. Do outro lado, ela criaria outros R$18 milhões em novas despesas. Noves fora, a economia de verdade giraria em torno de R$12 milhões.

Há muitas dúvidas sobre esta conta e assim, os cabelos brancos do doutor Ubiratan parecem que ficarão mais brancos ainda para explicar e gerenciar as mudanças que desenhou para o governo.

Só R$12 milhões? Balela. A verdadeira economia e mudança administrativa com a marca do novo governo começaria pelo término indescência administrativa das 36 SDRs, como são conhecidas as secretarias de Desenvolvimento Regionais, que nada mais são do que cabides de empregos e centro de alavancagem de políticos regionais desempregados. Também não foram mexidos em elefantes brancos como a Codesc e as agências do nada como a Agesan, Agesc e Ena, por exemplo.

Como se vê, Raimundo e seu DEM estão como milho pipoca em chapa quente: saltando e fazendo barulho, mas sendo saboreados por outros (PMDB). Nem o executivo de renome como o doutor Ubiratan está conseguindo desatar este nó, feito da malandragem dos políticos e que agora manieta Colombo e o DEM.
katia
01/03/2011 21:04
Herculano! a gente sabe que no serviço publico da pra se esperar de tudo, ainda mais sendo em Gaspar. é uma politicagem só. são brigas por secretarias, autarquia e mostrar serviço, NADA. Sem falar que tem motorista diretor de faturamento, diretor de RH, tem telefonista de Diretora Geral técnica. (técnica de que?). Tem encanador que é motorista da Saúde e de técnico de medições prediais. Leiturista que é chefe de resíduos sólidos. Servidor do SAMAE em secretarias ou vice versa, dai a gente pergunta. e o tal "desvio de função", como fica? realmente isso ta pior que balaio de gato...
ismael
01/03/2011 20:54
Herculano!
Á um tempo atrás, o samae publicou uma lei de criação da CIPA na Autarquia. Eu pergunto. Essa CIPA funciona? questiono pq não é raro as vezes em que vi os servidores realizando serviços na rua sem qualquer equipamento de segurança. Então pra que a CIPA foi criada? só pra dizer que tem? é de responsabilidade de quem fiscalizar o uso dos epi´s. Ai MP do trabalho, seria bom se vc´s fossem verificar se essa CIPA é de fato ou apenas de faz de conta.
Ismael
01/03/2011 20:43
Herculado!
Realmente é uma vergonha esse funcionalismo público. Eles fazem o que bem querem. Veja só a situação desse Lana. Simplesmente sai de seu local de trabalho, com seu veículo, em horário de labuta e provoca um acidente. e a minha pergunta é a mesma do Sr. Justino da Silva. O que o Sr. Lovídio vai fazer? passar a mão na cabeça e nada mais? nao é de estranhar pois isso vem acontecendo meio que seguido com seus comissionados (puxa sacos). E aí Lovidio, vais explicar oq seu servidor estava fazendo na rua em horário de trabalho, ja que a função que ele ocupa no samae é de diretor de faturamento, ou seja, um serviço interno.
Osmar Linhares
01/03/2011 20:29
O interessante é que no bairro Bela Vista, mesmo o pt tendo perdido para o sr. Pedro Gaarcia, gente de primeira linha, honesto e trabalhador, conhecido por todos no municipio, a administração tem feito várias obras: destaco: Bocas de Lobos e caixas de limpesa grandes, desentupimento de tubos, nas ruas Sergipe, Paraiba, sendo que na primeira, todo o calcamento foi recuperado. Calçamento na rua Leo Rothermel, Rua Porto Alegre, Biguaçú, Rua Geral passa ao lado do Clube Bela Vista, conserto das mais diversas ruas. E o sr. Pedro Garcia, tem conohecimento disso, e a quem tiver dúvidas é interessante verificar, pra ver da veracidade.
Simone Araújo
01/03/2011 18:56
figueira, sou moradora do bairro figueira, e concordo que o partido do Demo teve articulando a associação pro Demo também aqui no figueira, porque fizeram o mesmo no bela vista. Lá se juntou gente que é contra o PT do prefeito Zuchi e da Marilucii, mesmo todo dia vendo muitas máquinas e caminhão da prefeitura trabalhando lá, e apoiou o seu Pedro Garcia, pra tentar parar as obras do bairro. Lá eles não conhecem gente do partido do Demo, porque o vereador anterior era do PMDB e hoje é do PT e não tinha ninguém do Demo, conhecido como o Marcélo Briqui que mora aqui. Parabens ao Jean Leandro que tem trazido bastante o pessoal da prefeitura aqui pro figueira e tem conseguido bastante obras pro nosso bairro por isso ele ganhou.
Herculano
01/03/2011 17:50
TROCAMOS INVESTIMENTOS E DESENVOLVIMENTO POR ESMOLAS

Veja a coerência de um governo. Depois de promover a farra eleitoral e da irresponsabilidade fiscal, o governo anuncia num dia o corte de R$50 bilhões em investimentos e despesas no orçamento de 2011. No outro, afirma que reajustará de 19,4% a 45,5% os vários benefícios do Bolsa Família.

Para o Salário Mínimo, ou seja, de gente que trabalha duro e de verdade, o reajuste foi apenas de 5.08% (porque quebraria o Brasil) e para quem (a classe média) sustenta o Bolsa Família para o pessoal do PT se manter no governo, fazer propaganda e se manter na irresponsabilidade, o reajuste do Imposto de Renda deverá ser de apenas 4,5%.

Como se vê o incentivo para quem não trabalha e não tem metas de cidadania e inclusão produtiva, o reajuste é bem melhor. É assim que se trata a manada.
Herculano
01/03/2011 15:40
OS IDOSOS DE GASPAR SÃO CONTRA QUE A SOCIEDADE ALVORADA CONTINUE A EXISTIR. ERA SÓ O QUE ESTAVA FALTANDO EM GASPAR.

Uma Ação Popular deu entrada na Sexta-Feira, dia 25, no Fórum de Gaspar. E tudo num silêncio estranho. Por sorteio a Ação foi parar na Primeira Vara. O autor é o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos do Município de Gaspar, representado por Orlando Witt Pamplona. A ré, é a Sociedade Recreativa e Cultural Alvorada. O que se quer na Ação? Que a Sociedade Alvorada devolva o seu patrimônio ao Município porque estaria ela descumprindo uma suposta cláusula (ou obrigação tácita, ou implícita) quando da doação do terreno pelo Município para a construção da sua sede aqui no Centro da cidade.

Vamos aos fatos.

Primeiro, esta Ação vem exatamente depois de uma Assembleia em que os sócios da Sociedade Alvorada, gente conhecida e que apoiou (e apóia ainda) a atual administração municipal se manifestou contra esta intenção, a qual, coincidentemente, está sendo articulada em gabinetes da própria prefeitura e de ex-integrantes do primeiro escalão.

Segundo, se há resistência à esta ideia de entragar o patrimônio do Alvorada e entre os apoiadores políticos, melhor então é não confrontá-los. Para isso, estudaram, perderam tempo (que devia ser usado para resolver os problemas da cidade) e encontraram um testa de ferro para a "briga" e cuja decisão viria da Justiça. É exatamente este o papel do Conselho neste caso. Assim, vai se lavar as mãos de muita gente que achava o assunto resolvido, ou seja, tão fácil como tirar um doce de criança.

Terceiro, esse tal Conselho dos Idosos que nunca foi à Justiça por outra causa (e nem poderia ter ido) não tem legitimidade para uma Ação Popular. Pelo menos é o orienta a Lei 4717/65 no seu Parágrafo Primeiro. Ela deve ser proposta por cidadãos e cidadãs e não por entidades jurídicas ( O Conselho é em si uma entidade Jurídica). E a prova de cidadania numa Ação Popular terá que ser feita por meio do Título Eleitoral (ou algo que lhe corresponda). Dai o nome de Ação Popular. Ou seja, até nisso, esse pessoal instruem mal os seus testas de ferro e os deixam expostos.

Quarto, a Lei que criou este Conselho (agora, parece aparelhado ideologicamente ou a serviço de...), a 2792/2006, no capítulo "Das Competências", em nenhum dos itens autoriza esta Ação.

Finalmente, o Conselho esteve reunido ontem, Segunda-Feira, com presenças ilustres do Paço. O assunto desta Ação, apesar de relevante, nem chegou a ser pauta. Só, lá pelas tantas, o senhor Orlando garantiu que em 30 dias o Alvorada seria da prefeitura (?), talvez se referindo ao Julgamento da Ação. Tudo isso prova, que da causa, pouco sabe ou entende, e se sabe e entende, prefere não polemizar publicamente.

Finalmente, aos que pensam que a prefeitura de Gaspar não tem nada a ver com isso e que é mais um comentário equivocado que faço, trancrevo na íntegra o Parágrafo Primeiro do Primeiro Artigo da Lei que criou o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Gaspar.

"§ 1º O CMDIG, como órgão pertencente à estrutura organizacional do Poder Executivo, fica vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, responsável pela coordenação e articulação da Política Municipal do Idoso". Acorda, Gaspar.

Herculano
01/03/2011 12:52
TRIBUNAL ARQUIVA MAIS UMA

O Tribunal de Contas acaba de arquivar a representação contra o Município de Gaspar por supostos erros no edital de concorrência no edital132/2010 e amplamente detalhado neste espaço. O edital foi feito para as obras de construção da Ponte do Vale e alças de acesso.

Por que foi arquivado? Porque a prefeitura de Gaspar admitiu erros, voltou atrás e anulou o edital. Quem fez a representação? Tec-Técnica Engenharia Catarinense, na pessoa de um dos sócios, Sydnei Dal Sasso. Quem determinou o arquivamento desta representação? O conselheiro relator César Filomeno Fontes.

Resumindo. O prefeito não perdeu no Tribunal mais uma vez, como alega sempre, mas porque, corretamente, voltou atrás naquilo que queria e foi assessorado.
Herculano
01/03/2011 12:10
Sr. Herculano:
Acerca da nota veiculada em sua coluna Olhando a Maré, na edição de 01/03/2011, intitulada FORA DA BARCA, tenho a esclarecer que:
1) É fato que na condição de advogado do Sr. Pedro Celso Zuchi comemoramos o êxito em primeiro grau;
2) Não é verdade que o recurso foi ?unanimemente desfavorável?, pelo simples fato de que AINDA não foi julgado em definitivo;
3) O julgamento anterior ocorrido no TJSC foi ANULADO, haja vista que não fomos intimados para o dia do julgamento, conforme inclusive já decidiu a Primeira Câmara de Direito Público do Egrégio Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por ocasião do julgamento dos Embargos de Declaração n° 2010.002926-9/0001.00, o que pode ser consultado através do saite www.tj.sc.gov.br.
4) A nova data do julgamento ainda não está designada.
Portanto, nenhum prejuízo houve ao cliente Pedro Celso Zuchi, tendo o nosso afastamento do processo se dado por motivo de foro íntimo, o qual é plenamente legal.
Faço o esclarecimento em respeito à Vossa Senhoria e solicito que o mesmo seja transcrito em sua coluna para que se estenda aos seus respeitáveis leitores.
Att.
Valmor Beduschi Júnior

Nota do colunista: a carta do advogado Valmor Beduschi Júnior confirma integralmente a nota da coluna, além disso, em momento nenhum se mencionou ou se debitou algum prejuízo ao cliente do advogado.
Servidor Municipal
01/03/2011 11:20
Gostaria de dizer que sou servidor público municipal a mais de 15 anos, só que não gostaria de me indentificar por medo de represalias, o senhora sabe bem do que falo.

Se este episodio que aconteceu com o Lana que é filiado ao PT, fosse com um outro servidor, o mesmo hoje já estaria sendo alvo de processo administrativo, como vem se fazendo com tantos outros servidores.

E que deus nos Ajude.
Justino da Silva
01/03/2011 10:39
Acidentes acontecem, mas na maioria das vezes os mesmos poderiam ser evitados, ou não precisariam existir. Veja bem o motorista pega seu carro, anda em uma rua em péssimas condições em uma velocidade acima do permitido, este seria facil de ser evitado, ou então não faz amanutenção correta do veiculo, tambem poderia ser evitado um acidente em virtude disso, ou até mesmo, o motorista bebe umas e outras e sai atoda com o veiculo, também poderia ser evitado.
Voce esta lendo e esta pensando onde eu quero chegar, explico quero chegar no acidente que não deveria existir, ontem pela manha o Sr. José Lana, se envolveu na Hercilio Fides Zimmermann em uma grande acidente que por sorte foi apenas danos materias, mas por que então este acidente não deveria existir? Pelo simples motivo que o Sr José Lana é funcionário da SAMAE e estava em horario de serviço e não pderia estar naquele local naquele horário.Com a palavra o Sr. Lovidio que não vai explicar nada pois o funcionário em questão é do partido.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.