01/07/2016
ROTARY
O empresário Luciano Bernardi (Lucky) foi empossado presidente do Rotary Club de Gaspar. Na mesma solenidade, assumiu o Interact daqui, o braço jovem do Rotary, Breno Nascimento Nicoleti. Na solenidade, houve a doação de luvas a Rede Feminina da Combate ao Câncer, de Gaspar, para o uso da fisioterapia.
SEM PROPOSTAS
Os pré-candidatos a prefeito de Gaspar ainda não chegaram a 2016. Eles “não perceberam”, mas milhões foram as ruas pedir mudanças, transparência e respeito. Salvo raras exceções, os pré-candidatos estão sem propostas. Estão próximos a certificar de que os eleitores e eleitoras continuam alienados, que não possuem acesso à internet e redes sociais. Os pré-candidatos a prefeito de Gaspar pensam que vão ludibriar seu eleitorado via a mídia tradicional e durante a propaganda eleitoral gratuita como antigamente. As entrevistas concedidas até agora, de forma individual, disponíveis em gravação, são lastimáveis. Há cordas para questionamentos e enforcamentos. Tem gente até inventando currículo, trabalho e reafirmando estado civil para preencher o tempo. Acorda, Gaspar!
CASSAÇÃO I
A história é simples. Quando o PT é oposição, e em qualquer lugar do Brasil, o adversário que erra é denunciado. O PT não sossega enquanto não vê o indiciado, acusado ou culpado punido. Faz bem. Certíssimo. É cidadania. É representação. Quando alguém do PT se envolve em alguma denúncia, dúvida ou comprovado delito, o acusado recebe uma proteção extra do PT, fica garantido no emprego pago pelos pesados impostos da sociedade. Quem corre o risco de ficar marcado, é denunciante, o que pede o esclarecimento do fato. É assim com o Mensalão, Petrolão, Eletrolão, BNDEs etc. Aqui em Gaspar há vários casos assim - de proteção aos envolvidos em dúvidas - e que a coluna – e só ela – mostrou em vários anos, apesar dos dados e assuntos serem públicos para veículos, jornalistas, radialistas...
CASSAÇÃO II
Pois bem. Pedro da Silva, um agente público, concursado, lotado na Ditran, como eleitor, resolveu pedir a cassação do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, perante à Câmara. E por que? Por prevaricação. Ou seja, Zuchi como prefeito, deixou de agir como manda a lei, na proteção do bem público, contra falha ou ato de agente público investido de autoridade. O prefeito, o PT e o presidente da Câmara, Giovânio Borges, PSB, eleito para o cargo pelo PT, zombaram de forma descarada de Pedro Silva até esta semana. Para ser ouvido, Pedro teve que fazer três ofícios ao presidente pedindo providências, pedindo a leitura de um deles na sessão para assim dar início formal ao processo como rege a lei Federal e o Regimento Interno da Cãmara que orientam este assunto.
CASSAÇÃO III
E qual a alegação de Giovânio, como se leu na pauta da sessão onde se registrou o ofício que recebeu de Pedro? De que o pedido dele tinha sido encaminhado para a assessoria jurídica da Câmara e estava parado na Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. E quem a preside? Antônio Carlos Dalsochio, PT, cunhado de Zuchi. Mas, na terça-feira, com a chegada do terceiro ofício de Pedro, com a repercussão da nova reportagem na coluna exclusiva para o pioneiro, mais atualizado, mais acessado e de maior credibilidade portal de Gaspar e Ilhota, o do Cruzeiro do Vale, Dalsochio resolveu se mexer. Afinal Giovânio e ele também prevaricavam. Fez um requerimento para o prefeito responder. Quer agora saber se é verdade o que o Pedro o acusa.
CASSAÇÃO IV
E por que o Dalsochio fez isto? Porque os vereadores entram em férias nesta semana. Então com o gesto terá destampado a chaleira sob pressão. Evitou que um mandado de segurança obrigasse a Câmara a iniciar o processo de cassação. Como não é do seu interesse ver o assunto progredir, Zuchi vai demorar para responder. Ao mesmo tempo, livra a cara do presidente Giovânio na Justiça e o prejuízo para a campanha de Marcelo de Souza Brick, PSD, onde Giovânio é vice. Afinal por que Pedro da Silva quer a cassação de Zuchi? Porque Zuchi ao ver subordinados e indicados seus serem indiciados pela Justiça e Tribunal de Contas em dúvidas consideradas sérias na Ditran, não foi atrás das averiguações e eventuais punições no âmbito administrativo, para esses funcionários. E o presidente do PT de Gaspar, José Amarildo Rampelotti, está inconformado: ele quer saber quem é que está por detrás do Pedro da Silva. Rampelotti finge que não sabe. Mas quem orienta Pedro da Silva é simplesmente a lei, a mesma que Zuchi se negou a cumpri-la até agora. Acorda, Gaspar!
As resoluções da Mesa Diretora da Câmara já podem novamente ser acessadas no site da Câmara de Gaspar. Todavia, não de forma direta. O interessado deverá ir em “Proposição” e ali com alguma sorte, vai poder descobrir que há a “Resolução MD”.
Entre as resoluções inseridas lá está a 34/2016 para “a contratação de empresa especializada na criação de um web site personalizado da Câmara de Vereadores de Gaspar”, até o valor de R$6.000,00. Mais outro? Um por ano?
Recentemente o jornal Cruzeiro do Vale, mostrou que os presidentes da Câmara de Gaspar relutam e sempre encontram dificuldades para ter a sua sede própria em Gaspar.
Se eles não conseguem nem construir um prédio para abrigar o legislativo, ficam vendendo em época de campanha eleitoral a capacidade de governar, se diferenciar e empreender, principalmente em época de crise e com o município num caos administrativo levado a efeito pelo PT, a quem não contestaram devido aos acordos feitos para serem presidentes.
Voltou. O prédio alugado à Câmara voltou ao antigo dono, o ex-prefeito e empresário – e este sim bem sucedido - do ramo imobiliário, Osvaldo Schneider, PMDB. Quem havia lhe comprado, Vilmar da Costa, negociou a devolução. Valor do aluguel: R$15 mil por mês.
Está feio I - Jeferson Forrest, é genro de Décio Neri de Lima, o que manda no PT de Gaspar. Jefferson é vereador em Blumenau. Acaba de dizer que vai desistir da corrida para ser candidato a prefeito de lá.
Está feio II – Quem antes desistiu foi a deputada Ana Paula Lima, casada com Décio, depois de várias tentativas frustradas. Décio, que já foi prefeito por lá, também sabia das dificuldades e voltou para Itajaí. Agora nos bastidores diz que não vai também concorrer na terra natal.
Está feio III – A família Lima viu outro seu ser cassado: Paulo Roberto Eccel, em Brusque. E quanto mais olha as pesquisas internas – inclusive as de Gaspar onde se atola em processos – fica mais crente que é hora de dar um tempo. Pois não há tempestade que dure para sempre.
O PMDB de Gaspar tem um assessor de imprensa: Wilson Pereira Júnior. Mas, parece que ele não conhece bem as pessoas do partido. Na semana passada, num press relasse, ele escreveu que o vereador gasparense Jaime Kissinger, esteve presente numa solenidade dos pré-candidatos do PMDB e PP.
Quem é Jaime Kissinger? Isto é um mal sinal. Se a coligação não consegue escolher seus assessores de campanha e não revisa o que se faz de oficial, o que acontecerá quando forem eleitos?
Claudete Marise de Souza é quem defende na Justiça o ex-diretor geral da Ditran de Gaspar, Jackson José dos Santos, naquilo em que Pedro da Silva está atrás.
Claudete, pelo decreto 6.289 de seis de março, foi nomeada representante do Poder Executivo de Gaspar na 1ª Jari – Junta Administrativa de Recursos – em substituição a Roberto Procópio de Souza, que se licenciou do Procon.
Até a hora que fechei a coluna, caducou o convênio e não havia sido renovado, para a Guarda de Gaspar cobrar multas de competência do estado como dirigir embriagado, sem carteira de motorista, documentação e situação irregulares de veículos.
Este é o retrato da Ditran onde o seu titular nem dirigir veículo automotor sabe? Não. É o descaso e responsabilidade da administração do PT com a cidade, os cidadãos e a cidadania. Multas em Gaspar pelos guardas só as de estacionamento e circulação. Na quarta-feira foi feita uma operação conjunta com a PM na Rua Luiz de Franzoi. Acorda, Gaspar!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).