10/06/2016
EXEMPLO?
O diretor da Diretoria de Trânsito de Gaspar – Ditran – de Gaspar, José Lourival Lana, não sabe dirigir veículos automotores. Nada excepcional, mas estranho. Antes de ser nomeado por Pedro Celso Zuchi, PT, já respondia processo por ter usado carros da Ditran, com motoristas, em deslocamento particular. Parece que aprendeu a lição. Esta semana, ele com a esposa Tânia dirigindo, no horário de serviço, foi de Gol vermelho da família ao posto do Gasparinho. Adivinha onde estacionou? No passeio público da Rua Frei Solano. Se não sabe dirigir, tudo bem. Mas, o diretor da Ditran de Gaspar devia conhecer minimamente a legislação de trânsito para dar exemplos e com eles, exigir e multar os gasparenses.
ILHOTA EM CHAMAS I
O PSD de Ilhota está desistindo da reeleição do advogado e prefeito Daniel Christian Bosi. Alternativamente está lançando o ex-secretário de Agricultura, Roberto Poerner, conhecido como Beto Perna. Por enquanto é um balão de ensaio para estancar as pesquisas que dão a derrota de Bosi para qualquer nome que se colocar contra ele. É isto que demonstram todas as pesquisas, inclusive as feitas pelo próprio PSD. A média de rejeição chega até a 70%. Esta coluna informou que Bosi estava mal nas pesquisas; foi desmentida. Anunciou que Bosi poderia não ir à reeleição por conta de todos os problemas de ordem jurídica e a falta de reconhecimento da sua gestão (apenas 12% em média); foi desqualificada. O PSD tomou juízo na recuperação do poder e lavou a alma da coluna, com algo óbvio e que circulava internamente no partido, mas que dependia unicamente de Bosi.
ILHOTA EM CHAMAS II
Vai que o nome de Beto Perna, pega. Mas, para isso, Beto terá que esconder Bosi. Triste! É isto que dizem também as pesquisas. Do outro lado, a junção do PP e PMDB para se ter uma chapa de oposição única está tendo muitas dificuldades para se concretizar. Há ranços antigos instransponíveis nos antagônicos partidos. Possui também a característica de volta ao passado, que na eleição de Bosi, os ilhotenses tentaram sepultar. Mas, pelas pesquisas, erraram. A troca de Bosi por Beto Perna, pode favorecer a campanha do PSD de Gaspar. É que o ex-presidente do diretório daqui, Fernando Neves, agora é empregado como assessor de Giovânio Borges, foi em Ilhota, secretário de Bosi e parceiro do desastre político administrativo. Fernando se prepara para ser o coordenador da campanha de Marcelo de Souza Brick, PSD. Os fatos e os resultados podem ser invocados pelos adversários devido às semelhanças, inclusive no discurso de mudanças.
"NEGA MALUCA"
A administração do PT encheu Gaspar de asfalto por ruas e vielas. Em muitos casos, sem a devida preparação da cancha, sem o cuidado para o esgotamento pluvial, o que piora a conservação e durabilidade do asfalto. A ação da administração de Pedro Celso Zuchi é política e principalmente, eleitoreira. Populismo com o dinheiro de todos. Tudo com resultado de curto prazo e de pouca duração. Sobrará para quem suceder a administração petista, se ela perder. Esta rua da foto é a João Alberto Wenske, no Gasparinho. Como se vê, sem canalização para as águas da chuva, sem meio fio, sem calçadas e asfalto soltando às pencas, como constatou, sob os olhares indignados dos moradores de lá, a aniversariante da semana (7) a vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, PSDB. Esta “nega maluca”, como se apelidou este tipo de cobertura asfáltica em ruas de precária preparação, a vereadora não levou para a festa dela. Nem os da rua João Alberto querem.
Um pemedebista histórico – que já está filiado em outro partido e faz tempo - estava viajando. Assim, não pode comparecer à festa dos 50 anos do partido aqui em Gaspar. De volta à cidade, na semana passada foi a um cacique do PMDB pegar o seu diplominha.
Conversa vai, conversa vem, foi convencido a trair. Preço da traição a favor do seu ex PMDB? A presidência do Samae. Mas, a cidade inteira sabe que se o PMDB ganhar, a presidência do Samae está prometida para outro histórico e até agora, segurando todas as barras no partido: Walter Morello.
Como se vê, um dos dois vai morrer de sede e não vai ter a água tratada na autarquia, com todos os cabides dela, depois da vitória e se ela acontecer para o PMDB. E assim muitos outros vão descobrir que a rede de cargos prometidos é menor do que aparenta.
Perguntar não ofende. O PMDB de Gaspar vem loteando a futura administração para atrair velhos e novos cabos eleitorais, ou sossegar quem ele não cuidou e agora lhe pode complicar?
Outro fator complicador é como está se escolhendo os candidatos a vereador, os verdadeiros cabos eleitorais. Exemplo? O presidente da Associação dos Moradores do Belchior, Carlos Roberto Pereira, estava listado para ser candidato. Mas, como Jaime Kirchner diz que vai à reeleição, Pereira está se auto-descartando. Então...
E para encerrar e mostrar como o PMDB cuida pouco do seu próprio terreiro perdendo tempo em invadir dos outros. Naquela homenagem dos 50 anos quem ele esqueceu? A família de Pedro Werner. Existe em Gaspar alguém mais peemedebista de pé duro, caçador de votos, de se sacrificar do que foi Pedro Werner? E a lista não para aí...
O ex-vereador Claudionor Souza e Cruz, PSDB que está na corrida para ser vice, alternativamente está mapeado para ser o coordenador de campanha de Andreia Symone Zimmermann Nagel.
Sabia-se desde o início que a intervenção do PT no Hospital de Gaspar era para economizar no orçamento municipal, sucateá-lo técnico e financeiramente, bem como para servir aos seus com privilégios. Foi isso que aconteceu esta semana. Alguma coisa em desacordo com o PT, PCdoB, PDT nacionais? Acorda, Gaspar!
Pais continuam inconformados e a administração petista colocando panos quentes. Hoje às 17h haverá mais protestos contra o abuso sexual de um professor cuidador de 20 anos em uma criança de 3 anos na Creche Municipal Cachinhos de Ouro, no Figueira.
Os bêbados agradecem. Desde março o bafômetro da Ditran de Gaspar está em São Paulo para aferição e até agora não voltou. Outra: a máquina de sinalizar de R$101 mil, que não sinaliza como a coluna mostrou, reapareceu.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).