Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

09/02/2016

PSD COM O PT? I

Quem diria! O PSD de Gaspar já não esconde mais de ninguém que pode fazer dupla na eleição deste ano com o PT de José Amarildo Rampelotti, Pedro Celso Zuchi, Antônio Carlos Dalsochio, Mariluci Deschamps Rosa, Lovídio Carlos Bertoldi, Doraci Vans... Blefe? Talvez. Mas quem defende esta união? Nada mais, nada menos do que o ex-presidente, o ex- secretário do prefeito de Ilhota e hoje assessor da presidência da Câmara, Fernando Neves, bem como o vereador Giovânio Borges que atualmente preside o Legislativo, eleito com o esquema do PT. Quem finge estar incomodado, mas será diretamente beneficiado com esta jogada? O atual presidente da sigla em Gaspar, o ex-presidente da Câmara que chegou lá com o apoio explícito do PT e se ajoelhando para os petistas, o vereador Marcelo de Souza Brick, o até então novo na política de Gaspar


PSD COM O PT? II

Se isto acontecer, será um – dos muitos -recibo e tanto para a coluna. E este recibo, por incrível que pareça, é o maior entrave. Querem o silêncio da imprensa mansa ou preguiçosa. Colocar na praça o nome do PSD como sócio do PT gasparense serve, na verdade nestes tempos de ajustamentos e conversas pré-eleitorais, para o PSD medir a temperatura da ideia nos meios diretivos, cabos, nos eleitores simpatizantes dos dois partidos, bem como para a cidade e seus cidadãos. Serve para quebrar as resistências. Serve para botar preço e acomodar os cabos eleitorais que farão campanha em época de grana curta (pela legislação que se aprovou no Congresso) e que afligirá os não detentores de poder (como o PSD). Serve para o PT exigir à prova o apoio incondicional que pediu ao PSD neste casamento. O PT quer a maioria na Câmara num ano eleitoral para fazer barba, cabelo e bigode. Como contraprestação virá a distribuição de soluções (e emprego) na Reforma Administrativa (que demitiu mais de uma centena de cargos comissionados – uma vergonha – e vai acomodá-los todos de novo com apenas outra nomenclatura – outra vergonha). Nesta “reforma”, o próprio PSD – com Giovânio e Brick - ajudou o PT aprovar esta Lei. O outro voto foi do vereador José Hilário Melato, PP, na penúltima sessão do ano passado


PSD COM O PT? III

O ensaio já começou. O primeiro passo do PSD gasparense para se dizer rejeitado e sem opção sem ser o PT, aconteceu na inexplicável reunião que o PSD fez com o PMDB para pedir a cabeça de Luiz Carlos Spengler Filho como vice na coligação que o PMDB montou com o PP. Pediu o impossível, o improvável e de propósito. Tudo bem pensado. Recebeu um não. Natural. Esperado e desejado pelo próprio PSD. O que não era natural, pois lhe falta o dom da transparência, foi o que PSD fez depois. O PSD fez questão de divulgar o encontro e o resultado, com foto e tudo do encontro com o PMDB. O segundo passo do PSD nesta armação, foi o esconder desta própria mídia que PSD foi chamado para uma rodada de conversas para ser o vice do PSDB. Vice não, informaram na lata: seria humilhante. Mas, como assim? Qual a diferença em ser vice do PMDB de Kleber Edson Wan Dall, que já tem um, ou do PSDB de Andreia Symone Zimmermann Nagel, que “procura” um? Resposta: a armação entre PT e PSD.


PSD COM O PT? VI

Simples. Por detrás deste jogo está a união que se trama com o PT. E qual a desculpa que se arruma para que isto aconteça: o PSD dirá, falsamente, que todos fecharam as portas para ele, menos o PT. Batata. Como o PSDB não a fechou ainda (o prazo vai até o final do mês), o PSD colocou defeito na candidata do PSDB Andreia Symone Zimmermann Nagel e para ser sócio do projeto, pede ainda duas coisas: uma impossível e a outra fora do alcance dos tucanos. A impossível: que Andreia vire vice do PSD seja qual candidato indique (ainda não escolheram o perdedor para a chapa e dar a vingança e o serviço ao PT, a quem Andreia é praticamente a única a enfrentar a máquina de desmoralização de Pedro Celso Zuchi, Antonio Carlos Dalsochio e José Amarildo Rampelotti) e que amansem a rara imprensa que desnuda estas tramas, incluindo esta coluna. Brincadeira. E pior: tem tucano que aceitou esta missão. Vergonha. Irresponsabilidade. E depois afirmam por ai que não sabem a razão de estarem na berlinda.


PSD COM O PT? V

O PSD com o PT não é novidade em Santa Catarina. O governador Raimundo Colombo, PSD, resolveu apoiar a presidente Dilma Vana Rousseff, a que sacrifica os brasileiros e nem migalhas manda para Santa Catarina, pois é branca, é da elite, é rica... O apoio de Colombo – o ainda prefeito de Lages que não conseguiu ser governador - é de forma incondicional e justamente quando a presidente Dilma mais declina e se esfacela n governabilidade em meio à crise econômica, roubalheiras e escândalos. O padrinho do PSD de Gaspar – como é o que manda no rejeitado governo de Ilhota com Daniel Christian Bosi -, o deputado Jean Jackson Kuhlmann, já ensaiou esta aproximação com o PT de Blumenau, o da família Lima – a mesma que manda no PT daqui. E faz isso depois das traulitadas que levou no caso do Tapete Negro, bandeira de moralização do PT de lá contra a possível bandalheira do PSD de Kuhlmann e João Paulo Kleinubing. Ou seja, se não for verdade, o PSD, sem vergonha na cara, gosta de apanhar. Como houve lá uma brutal reação à esta “união”, Kuhlmann está num obsequioso silêncio sobre o assunto do vale tudo pelo poder.


O PSD COM O PT VI

Mas o que esperar um partido, em que seu fundador, ex-prefeito de São Paulo e hoje ministro sumido das Cidades, Gilberto Kassab, declarou não ser o PSD de esquerda, de centro, de direita, de situação ou oposição ao que está ai e errado, contra os brasileiros. Ou seja: é de negócios e in coerências ululantes. E neste matiz se encaixam como uma luva Fernando Neves, Giovânio Borges, Marcelo de Souza Brick, Jean Jackson Kuhlmann, Daniel Christian Bosi, Ismael de Souza... Quem não tem posição, é pior do que a quem possui, como o PT. O PT de Gaspar sabe o que está fazendo o PSD. O PSD ainda não. Acorda, Gaspar!


TRAPICHE

Engana que eu gosto. O presidente da Câmara e morador do bairro Bela Vista, Giovânio Borges, PSD, protocolou um ofício no Deter – órgão estadual e tocado pelo governador do partido de Giovânio, Raimundo Colombo. É para se autorizar que os ônibus urbanos de Blumenau, adentrem ao bairro do Bela Vista e possam transportar os moradores de lá para Blumenau.


O Deter é quem autoriza as linhas intermunicipais. Blumenau, por meio do Seterb – metido numa confusão de contratar uma empresa emergencial, uma tal de Piracicabana para substituir a Verde Vale, Rodovel e Glória - só possui competência para gerenciar e autorizar linhas dentro de Blumenau. A Rodovel possuia esta autorização do Deter. A Piracicabana que a substiutiu na marra, não.


Pois bem. Giovânio no seu Facebook comunicou o seu feito. E no contato disse que fez a parte dele, e que a outra deveria ser feito pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, PSDB. Como assim?


Quem tem que fazer a sua parte é exatamente o Deter de Raimundo Colombo, do partido de Giovânio para ajudá-lo eleitoralmente em seu reduto. Nem mais, nem menos. A insinuação de Giovânio mostram três coisas bem claras: a primeira que não possui força alguma com o governo do estado, mesmo sendo o governador do seu partido e sendo Giovânio, um presidente de Câmara; a segunda que ele está em campanha por Jean Jackson Kuhlmann, seu guru, que em Blumenau quer a vaga de Napoleão nas eleições de outubro. Nada mais. A terceira? A que Giovânio se não está desinformado – o que não acredito -, está mentindo de forma escancarada para o seu povo do Bela Vista.


Aliás, o PSD de Blumenau possui dois deputados bem votados por aqui: o Kuhlmann e o Ismael dos Santos, que anda bem sumidinho e só aparece por aqui na época de eleições fazendo campanha nas igrejas (ou como papagaio de pirata na inauguração da penitenciária). Eles não possuem força política junto ao Deter para ajudar o povo do Bela Vista, o PSD, o Giovânio e o PT (o presidente do PT e líder do governo de Pedro Celso Zuchi, José Amarildo Rampelotti, foi com Giovânio a Blumenau à busca de solução)? Acorda, Gaspar!


“Reforma Administrativa”. Quem vai fazer as comparações entre o quadro atual e futuro? Quem é que vai medir a propalada “economia” que se apregoou – sem número algum e os vereadores ficaram quietinhos quanto a isto - para aprovar o projeto? Quem vai mostrar os desvios de função e que exista aos montes até então e que haverá daqui para frente? Será que serão corrigidas as anomalias que perduraram durante quase dois mandados de Pedro Celso Zuchi, PT? O PMDB vai ficar em silêncio sobre o aparelhamento e o uso da máquina pública gasparense e que vai deteriorar ainda mais as condições econômicas do município, principalmente em tempos de crise, todas provocadas por um governo errático no plano nacional? E o PSDB ? Também vai ficar quieto? Se vencerem, vão pegar uma prefeitura quebrada. E bota quebrada nisto.


Apontar estas incoerências não é função da imprensa, mas verdadeiramente dos partidos políticos, dos cidadãos que pagam toda esta farra e dos que dizem querer assumir o poder em Gaspar como o PMDB e o PSDB. A imprensa apenas noticia. E as vezes, o Ministério Público vai atrás. E ai os políticos envolvidos nas espertezas ficam fulos com ambos. Mas, os verdadeiros culpados são os que Acorda, Gaspar!


Amanhã é dia de sessão da Câmara. Hoje dia de sessão é feriado. É uma quarta-feira de cinzas. Apropriado para enterros da folia pagã. Vai à votação os vetos do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, ao Projeto de Lei 60/2015. Ele trata de dar 40 anos (20 anos com direito a renovação de outros 20 anos) para uma única empresa recolher, transbordar, transportar e dar destino final ao lixo de Gaspar.

 

O presidente do PT e líder de Pedro Celso Zuchi na Câmara, já advertiu na semana passada que não aprovar os vetos do prefeito deu aos projetos, é trabalhar contra a cidade. Todavia, ele não explicou como eu expliquei na coluna passada que o projeto está torto e que a defesa que o prefeito fez dos vetos, é frágil demais na argumentação fática como na jurídica. Até parece que não foi feita na procuradoria do município. Não possui explicação e argumentos, apenas discurso.


O líder do prefeito se limitou a dizer que as pouquíssimas modificações introduzidas pelos vereadores retratam interesses bem particulares de quem os fez, mas – como sempre - não explicitou quais eram. Jogo. Pressão. Discurso. Os vetos serão aprovados só se o PSD quiser, bem como José Hilário Melato, PP, também. Então parece ser sopa no mel.


A ferroada virá depois: o Ministério Público que cuida da Moralidade Pública. Mas, o PT, o PSD e Melato querem pagar para ver o rolo. O relator para derrubar os vetos e ser contra as tímidas emendas dos vereadores Andreia Symone Zimmermann Nagel, PSDB e Luiz Carlos Spengler Filho, PP, é o vereador Hamilton Graff, PT. Ou seja: tudo em casa. A Câmara, caminha, como poder, para ser desmoralizada mais uma vez.


O Tribunal de Contas já avisou à Câmara de Gaspar que a prestação de contas de 2014 do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, já está disponível para consulta. O presidente da Câmara Giovânio Borges, deu prazo de 60 dias para os vereadores consultarem o documento. Depois vai à votação.


Impressionante é o número de requerimentos de pesar que se assina e se aprova na Câmara de Gaspar. Será que os vereadores possuem convênio com funerárias e coveiros? Pelo rolo que houve na CPI dos Cemitérios e a Ação que move o Ministério Público, nada se deve duvidar. Acorda, Gaspar!


O senador Dalírio Beber, PSDB, neste final de semana apareceu na festa popular da Capela São Braz, na Lagoa, reduto da vereadora e pré-candidata a prefeito, Andreia Symone Zimmermann Nagel. Tema: a discussão da escolha do vice da chapa do PSDB. Quem apareceu por lá na festa também foi o pré-candidato do PMDB, Kleber Edson Wan Dall.

Erro. Falta de controle. Confusão. Um retrato. A secretaria da Saúde de Gaspar deu férias coletivas aos seus servidores. Mas alguns tiveram, mesmo em férias, que trabalhar.



O PMDB de Gaspar está em campanha por Kleber Edson Wan Dall, ex-vereador. Agora, ele está se reunindo mensalmente com os antigos e principalmente os novos simpatizantes, criando e afinando discursos, ntegrando-os na tradicional e antiga executiva do diretório.  Na última reunião foi feita a apresentação do calendário pré-eleitoral e eleitoral. Como o partido quer atrair jovens eleitores, tratou da Comissão Provisória da Juventude do Partido.

 
Edição 1736

Comentários

Herculano
11/02/2016 21:57
AMANHÃ É DIA DE COLUNA INÉDITA

Ela foi feita para edição semanal de sexta-feira do Jornal Cruzeiro do Vale, o mais antigo, o de maior circulação e de mais credibilidade.
Sidnei Luis Reinert
11/02/2016 20:15

De Jair Messias Bolsonaro:

- VEJA COMO LULA OFENDEU UMA MULHER QUE FALOU A VERDADE SOBRE A ECONOMIA;
- NINGUÉM DO PT VEIO EM DEFESA DA SRA. SINARA, "CHUTADA" por LULA EM PÚBLICO (vídeo);
- PARA O PT e LULA, "MULHER BOA É MULHER SUBSERVIENTE, SUBALTERNA, APENAS ELEITORA ...";
- CADÊ AS DEPUTADAS/SENADORAS DO PT, PCdoB ou aquele do PSOL, PARA DEFENDER AS MULHERES???
- PARA MIM A CALÚNIA: "MULHER GANHAR MENOS QUE HOMEM" - "APOLOGIA AO ESTUPRO" ...

https://www.youtube.com/watch?v=FqTEp9wye88&feature=youtu.be
Sidnei Luis Reinert
11/02/2016 20:08
Turma do "japonês bonzinho" vai estourar" 57 esquemas a partir de segunda, 15 de fev
Publicado por CristalVox em fevereiro 11, 2016 0 Comentários
JAPONÊSO mais bem informado jornalista de Brasília, Cláudio Humberto, publica hoje no Diário do Poder uma in formação que vai estremecer gabinetes parlamentares, escritórios de advocacia e setores internos do governo petista. Segundo ele, Cláudio Humberto, fontes de Brasília indicam que operações policiais no âmbito da Justiça Federal serão retomadas com força, este ano. Quem pensava que o Juiz Sérgio Moro e a força tarefa do Ministério Público que atua na Lava Jato, o Juiz que coordena a Operação Zeltoes, Vallisney de Souza Oliveira e o Juiz Marcelo da Costa Bretas que preside as investigações do esquema de propinas na Eletronuclear ?" desmembramento da Lava Jato ?" deixaram tudo para 2016, se enganou. 57 operações foram autorizadas em dezembro, antes do recesso de fim de ano. A maior parte das operações pendentes seriam fases de investigações em curso, como Lava Jato, que apura a gatunagem na Petrobras nos governos do PT, e a Zelotes (fraude bilionária no Carf).

As operações ordenadas pela Justiça não foram realizadas porque demandam planejamento e recursos, e não por causa do recesso.

Várias operações da PF serão realizadas com policiais deslocados de outros estados, o que as tornam ainda mais complexas e onerosas. Esse movimentação da PF indica que gente muito importante será conduzida coercitivamente ou presa, motivo pelo qual gente garúda já deve estar dormindo de sapatos pois serão acordadas muito cedo, antes das seis da manhã e serão recepcionadas em Curitiba pelo "japonês bonzinho".
Sidnei Luis Reinert
11/02/2016 19:48
Banditismo Tributário: Dilma quer confiscar lucro presumido das pequenas e médias empresas

Parte 1

Edição do Alerta Total ?" www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Até onde e quando vai o banditismo tributário patrocinado pelo Capimunismo Rentista Corrupto do Brasil, sob regência da petelândia e seus comparsas da base amestrada, sempre em conluio com a perdulária tecnocracia de marajás bem remunerados de Brasília?

Com certeza, o famoso xerife de Nottingham teria vergonha de ser coletor de impostos no Brasil. O lendário coletor de impostos da Coroa Inglesa, combatido pelo heróico Hobin Hood, passou para a história como vilão, simplesmente por arrecadar impostos de forma "aloprada" para encher as burras dos senhores feudais e sustentar seus maravilhosos privilégios. Obviamente sempre em detrimento da grande maioria das pessoas que sobreviviam na miséria.

Tem um detalhe de pasmar: Os impostos cobrados naquela época eram mixaria perto do que se cobra agora dos brasileiros. Somos vítimas econômicas de 92 impostos, taxas, contribuições, além de infindáveis multas ou instruções normativas geradas pela máquina Federal, estadual e municipal. Ninguém duvida que precisamos,urgentemente, de um Hobin Hood. A dúvida é se este bravo defensor dos contribuintes depenados conseguiria organizar um levante vitorioso contra o banditismo tributário praticado pela corrupta Republiqueta brasileira.

Aqui no Brasil, a gota d'água que pode levar a uma crise social sem precedentes, com consequências dramáticas para o País, é esta tentativa do Governo Federal de acabar com o lucro presumido para as micro e pequenas empresas. Disfarçado (como sempre), o desgoverno federal quer taxar e tributar aquela parte do ganho das empresas que, segundo os burocratas da Receita Federal, ficou de fora da taxação do lucro presumido.

Para entendermos: a empresa escolhe o lucro presumido pois oferece um valor para tributação independentemente de o lucro dela ter sido aquele ou não. Mas presume-se que seja para descomplicar a vida das micro e pequenas empresas. Assim, mesmo nesta crise monstruosa por que passamos hoje, a empresa recolhe com menor burocracia, um imposto que vai para o desgoverno federal (para alegria dos Renan, Collor, Lulla, Cunha, PT, PMDB, PSDB, UTC, Odebrecht, doleiros, etc...). Em resumo: os trilhões arrecadados são mal empregados, desperdiçados em gastanças ou alimentam as diferentes organizações criminosas que agem nas esferas estatais.

O banditismo estatal chega ao ápice, agora que o desgoverno federal quer tributar aquela pequena fatia que sobra para o micro empreendedor, para o micro empresário.
Sidnei Luis Reinert
11/02/2016 19:47
Banditismo Tributário: Dilma quer confiscar lucro presumido das pequenas e médias empresas

Parte 2

Enquanto fala em recriar a CPMF e agora quer taxas os pequenos:

ü O governo não cumpriu nenhuma das promessas de fechar Ministérios;
ü Não reduziu em nada os milhares e milhares de cargos de confiança distribuídos aos apadrinhados políticos;
ü Pagamos a gasolina mais cara do planeta (para sustentar as malandragens feitas na PETROBRAS);
ü Pagamos a energia elétrica mais cara do mundo;
ü Temos a pior internet possível pois as teles estão aqui para arrecadar impostos e não fornecer serviços de boa qualidade;
ü Temos os juros mais elevados do planeta, pois o desgoverno gasta como louco e se financia oferecendo taxas de juros absurdas, que ele paga através do banditismo tributário;
ü Temos uma carga tributária IMORAL, com a qual o desgoverno federal nos retribui com péssimos serviços de Educação, Segurança, Saúde, Transportes e a população empobrece, vítima de uma burocracia que só cresce.
ü Acumulam-se tragédias anunciadas pois o desgoverno é generalizado e o poder público brasileiro promove descaradamente a corrupção sistêmica e a impunidade de todos que ocupam seus famigerados cargos. Para quem duvida desta lógica, basta lembrar tragédias como a Boate Kiss; Mineradora Samarco em Mariana ?" MG; Operação Lava-Jato; Epidemia do Zika Virus; Fechamento de Hospitais Públicos no Rio de Janeiro; máfias e mais máfias de fiscais sendo denunciadas pelas vítimas no Paraná, em São Paulo e Rio de Janeiro.

A população desesperada vai procurar pelos seus "Robin Hoods". Com certeza... Tem muito cidadão disposto a encarar a fantasia...

As micro e pequenas empresas não vão suportar mais este aumento de impostos. Elas são as responsáveis pela grande massa de empregos no Brasil. E agora são o alvo dos bandidos coletores de impostos que, mesmo na mais anunciada tragédia econômica brasileira, insistem em drenar até a última gota de sangue dos brasileiros para sustentar as imorais e descomunais mordomias dos senhores feudais que se encastelaram no poder público brasileiro.

Os senhores feudais brasileiros não entenderam nada da Revolução Francesa. Não compreenderam que, nas modernas sociedades, para se manter no poder, é necessário governar pela máxima: Do Povo, Pelo Povo e Para o Povo.

Pode levar algum tempo, mas as massas desempregadas, oprimidas, achacadas pelos impostos e reprimidas pela miséria econômica promovida pelo poder público no Brasil, já se mobilizam para acabar com esta realidade feudal que a zelite míope promove e perpetua no Brasil.

O Banditismo Tributário, que se torna claro para o cidadão comum, é a gota d'água que faltava para que milhões de brasileiros sejam jogados definitivamente no buraco sem fundo promovido por este desgoverno medieval que assola o Brasil de Norte a Sul.

Nos tempos da coroa inglesa, certamente o rei também devia se proclamar o mais "onesto" da terra. A revolução dos Hobin Hoods comprovou que o cara estava muito errado...

No Brasil, o único jeito de mudar tudo que está errado é uma Intervenção Cívica Constitucional, definindo um Projeto para o País.
Jaison
11/02/2016 12:19
Ao Sr. Luis Cesar Hening:

Você como funcionário da Prefeitura de Gaspar sabe que quando se quer, tudo se pode na Administração Petista.

Lembra do Diretor de Incubadora que recebia insalubridade e ia de Kombi da Prefeitura para Igreja, Lembra dos funcionários da extinta Secretaria de Agricultura, que mesmo para preencher um papelinho recebem insalubridade, fora a progressão horizontal que é padrão para os funcionários da Samae.

Não vou ficar admirado se o encanador recém empossado incorpore os anos de comissionamento ao seu salário mesmo que naquela época não era funcionário concursado.

"Quando se quer , tudo se pode na Administração Petista"

Se for preciso muda-se até lei para beneficiar alguns, lembra do aumento de 80% dos motoristas da Sec. da Educação.

Esperamos que a nova presidente do sindicato lute pela igualdade dos direitos dos servidores.

Herculano
11/02/2016 06:45
LULA CRIA EPITÁFIO DE UMA ERA: "COMETEMOS ERROS", por Josias de Souza

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Lula celebrou o aniversário de 36 anos do PT. Declarou a certa altura: "É certo que cometemos erros, e quem comete erro tem que pagar." A frase tem dupla serventia. Demonstra, uma vez mais, que os petistas não enxergam no espelho desbravadores do Código Penal. De resto, ao usar o vocábulo "erro" como eufemismo para crime, Lula, hoje um personagem multi-investigado, criou sem querer o epitáfio de uma era: "Cometemos erros."

Afora a frase digna de lápide, todo o restante do vídeo tem um conteúdo auto-congratulatório. Para Lula, o PT é o partido mais importante da política brasileira. A legenda deu "vez e voz ao trabalhador" e implementou políticas sociais como nunca antes. Por essa razão, "é o partido que vive sempre enfrentando os adversários conservadores, que não aceitam o jeito petista de governar." Hummm!

O trágico, o essencial mesmo na lição do drama petista é essa ideia de que tudo foi feito com a melhor das intenções. É como se Lula se absolvesse do seu passado recente, idealizando-o. Avalia que governou com a virtude no coldre, distribuindo rajadas de perversão, pelo bem do Brasil.

Converteu o PT em máquina coletora de fundos, levou a Petrobras ao balcão, avalizou as nomeações dos petrogatunos, aliou-se a sarneys, renans, collors e malufs, achegou-se aos empreiteiros? Não protelou seus crimes, protelou apenas a culpa. Cozinheiro de omeletes, Lula não concede a si mesmo a brecha de uma dúvida ético-existencial sobre o seu direito de quebrar os ovos.

O mito petista, já um tanto gasto, tenta conservar seu fascínio enquanto a Polícia Federal, a Procuradoria e o juiz Sérgio Moro se esforçam demonstrar que, no poder, Lula e o PT cruzaram com seus limites, romperam com esses limites e foram perdendo pelo caminho algo vital na esfera pública: o recato.

Lula estava muito preocupado fazenda a história para compreendê-la. Hoje, com a aparência cansada, virou uma paródia grotesca do heroi idílico do PT. Vendeu os ideais para financiar sua aventura. Em vez de ascetismo, a propina. Daquele sonho de 36 anos atrás só resta o espólio da conquista e o epitáfio: "Cometemos erros."
Herculano
11/02/2016 06:39
LULA DIZ QUE ESTÁ NUMA GINCANA COM GOLPES ABAIXO DA LINHA DA CINTURA, por Mônica Bergamo, colunista do jornal Folha de S. Paulo

Lula está se sentindo no meio de "uma gincana". Para o ex-presidente, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão divididos, engalfinhados em tradicionais disputas internas. E ele virou o prêmio que todos querem exibir como trunfo.

CINTURA
A análise foi feita a um dos vários interlocutores que o ex-presidente recebeu antes do Carnaval no Instituto Lula. A outro amigo de confiança, o ex-presidente disse se sentir golpeado "abaixo da linha da cintura". E deu a entender que estava inconformado: "Eu nunca fiz disputa fora da política. E agora, comigo, estão passando desses limites. Estão jogando abaixo da linha da cintura. Há um projeto para me destruir, e ao nosso legado".

OBRA
Lula tem dito ainda aos que o visitam que "poderia ter ganho milhões, milhões. Mas todos que me conhecem sabem que a minha preocupação nunca foi ganhar dinheiro. E sim transformar o país. Isso ninguém tira de mim", repete o petista.
Herculano
11/02/2016 06:28
MANCHETE DO PORTAL CRUZEIRO DO VALE: FALTAM VACINAS EM GASPAR

Qual a desculpa da secretaria de Saúde para deixar exposta à doenças graves crianças e jovens? O desabastecimento é nacional.

O governo petista de Gaspar esconde que o problema é do governo petista nacional.

Ou seja, sobrou dinheiro para a corrupção e as campanhas eleitorais. Faltou para o essencial: a saúde do povo. Mas, o que é isso se o importante é que partido estar no poder e assim garantir o emprego para uma minoria de privilegiados, enquanto uma maioria paga toda esta aventura com pesados impostos, a saúde e até a vida, por falta de prevenção, tratamento e emergência na saúde pública. Acorda, Gaspar!
Herculano
11/02/2016 06:14
da série: pela causa, vale sempre distorcer, mentir. É algo da psicopatia para analfabetos, desinformados, ignorantes e cínicos

PT EVOCA BERNIE SANDERS PARA DEFENDER A CPMF, por Severino Motta, de Veja

Para defender a volta da CPMF, o PT está usando até mesmo o candidato socialista Bernie Sanders, que disputa a indicação do Partido Democrata para a sucessão de Barack Obama nos Estados Unidos.

Num post no Twitter, o deputado Sibá Machado destacou que Sanders quer criar uma espécie de CPMF americana.

Apesar da comparação do sempre impagável Sibá, a "CPMF" de Sanders é bastante diferente da brasileira.

O norte-americano quer um imposto sobre operações financeiras, com foco em Wall Street, para custear universidades públicas americanas.

Já a CPMF brasileira é uma tentativa de aumento de impostos para tapar o déficit criado pelo governo, e incidirá sobre todas as operações bancárias de todos os cidadãos.
Herculano
11/02/2016 06:03
AZEREDO ESCANCARA A ÉTICA SELETIVA DO TUCANATO, por Josias de Souza Josias de Souza

Cada vez que Eduardo Azeredo dá uma de joão sem braço no processo sobre o mensalão tucano de Minas Gerais realça a vergonha do PSDB, que precisa explicar por que ainda mantém nos seus quadros o filiado tóxico. No seu penúltimo movimento, Azeredo recorreu contra a sentença que o condenou a 20 anos e dez meses de cadeia por peculado e lavagem de dinheiro. Signatária da condenação, a juíza Melissa Costa Lage, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, refugou as alegações do grão-tucano, reiterando a pena de reclusão. Vem aí um novo recurso.

Apostando na infinidade de recursos que a legislação brasileira lhe faculta, Azeredo já não ambiciona propriamente uma absolvição. Em liberdade, ele persegue a prescrição. Foi por essa razão que se retirou da cena brasiliense pela porta dos fundos. Renunciou ao mandato de deputado federal para fugir de uma condenação no STF, forçando o envio do processo à primeira instância do Judiciário. No Supremo, não haveria a mamata dos recursos em série. A exemplo do que sucedeu com os mensaleiros petistas, Azeredo já teria amargado uma temporada atrás das grades.

O PSDB ainda não chamou Azeredo de "herói do povo brasileiro". Mas chegou muito perto disso ao afirmar, em nota oficial, que a sentença de 20 anos imposta ao seu ex-presidente nacional "surpreendeu" o partido, que "conhece a trajetória política e a correção que sempre orientou a vida do ex-senador e ex-governador.'' A legenda disse estar "confiante de que, nas instâncias superiores'', Azeredo conseguirá expor as "razões de sua inocência'', obtendo uma "reavaliação da decisão''. Até lá, o tucanato conena-se a praticar, escancaradamente, a ética seletiva.
Herculano
11/02/2016 05:48
AS CONDUTAS DE LULA, por Rogério Gentile, para o jornal Folha de S. Paulo

O PT reage aos questionamentos sobre os supostos privilégios concedidos a Lula com o inconformismo e a prepotência de quem considera que o ex-presidente, em razão dos serviços que prestou ao país, devesse ser tratado como alguém acima do bem e do mal.

Invariavelmente, cita seu "legado de realizações", o "sucesso dos seus programas sociais" e "a elevação do Brasil no cenário mundial" como uma espécie de salvo-conduto para todo o resto. Afinal, quem fez tanto pelo povo brasileiro só pode ser uma pessoa honrada. Será?

O discurso do "bom homem" é acrescido do da "vítima das elites", perseguido a todo custo para que não possa voltar em 2018. "Nunca antes um ex-presidente foi tão caluniado, difamado e injuriado", escreveu Rui Falcão, o presidente do PT, esquecendo-se de que o próprio Lula já chamou Sarney "de grande ladrão".

O fato é que, por mais que o PT tente construir uma narrativa política, buscando desviar a atenção geral para assunto distinto do que está sendo questionado, jamais houve indícios tão consistentes e constrangedores quanto os que estão sendo apontados agora a respeito das condutas do ex-presidente.

Com o agravante de que, diferentemente de outros episódios que envolveram o PT, quando a complexidade das situações afetava o entendimento, as suspeitas que recaem sobre Lula são de fácil compreensão popular.

Há muitas dúvidas no ar: empreiteiras que trabalham para o governo presentearam o ex-presidente com as obras e a mobília do sítio que costuma frequentar? Por que a OAS gastou R$ 770 mil para reformar um tríplex em Guarujá que estava sendo negociado com a família de Lula? Por que, segundo testemunhas, a reforma atendia ao gosto da família se ela não era a proprietária? O que o seu filho fez para receber R$ 2,5 milhões de uma consultoria investigada?

Lula não está acima do bem e do mal. Se não fez nada de errado, pode muito bem se explicar à sociedade.
Herculano
11/02/2016 05:41
HÁ 57 OPERAÇOES POLICIAIS PENDENTES EM 2015, por Cláudio Humberto, na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Operações policiais no âmbito da Justiça Federal serão retomadas com força, este ano. Fontes ligadas a órgãos investigativos afirmam que 57 operações foram autorizadas em dezembro, antes do recesso de fim de ano. A maior parte das operações pendentes seriam fases de investigações em curso, como Lava Jato, que apura a gatunagem na Petrobras nos governos do PT, e a Zelotes (fraude bilionária no Carf).

Planejamento

As operações ordenadas pela Justiça não foram realizadas porque demandam planejamento e recursos, e não por causa do recesso.

Complexidade

Várias operações da PF são realizadas com policiais deslocados de outros estados, o que as tornam ainda mais complexas e onerosas.

Má vontade

Os cortes orçamentários, decorrentes da crise e de certa má vontade do governo Dilma, tornam ainda mais sérias as dificuldades na PF.

Incansáveis

A PF realizou 331 operações nos 253 dias úteis de 2015 (média de 1,3 por dia). Em 2014, início do auge da Lava Jato, foram 390.

DEPUTADOS FAZEM "TOUR" NA CONTA DO CONTRIBUINTE

Antes mesmo de começar oficialmente o ano legislativo, os deputados João Carlos Bacelar (PR-BA) e Edson Bez (PMDB-SC) se mandaram em viagens internacionais. Com a desculpa de "missão oficial", Bez foi a Madri (Espanha) participar da Feira Internacional de Turismo. Bacelar se mandou para Las Vegas (EUA), onde se reuniu com a agência que regula os cassinos e jogos do estado norte-americano de Nevada.

Só detalhes

Bez sequer participa de alguma comissão relacionada a turismo. Bacelar é suplente do colegiado sobre regulação dos jogos no Brasil.

Passaporte

Em 2015, Bacelar deu um giro por nossa conta. Foram viagens para Havana (Cuba), Paris (França), Genebra (Suíça) e Milão (Itália).

Check-in

Ainda em 2015, Bez se mandou, também por nossa conta, para Cidade do Panamá e Cólon (Panamá) e Seul (Coréia do Sul).

Dilma nem de ouro

O último vídeo no canal do PT estrelado por Dilma foi publicado em outubro de 2015. E só porque ela cumprimentava Lula pelo aniversário, dia 27. Sem Lula, Dilma apareceu no canal PT a última vez em agosto.

Linha cruzada

Alçado a todo-poderoso do governo, o ministro Jaques Wagner não gosta de aguardar ao telefone nem quando quem liga é a chefe: na Casa Civil, as secretárias tentam barrar ligações diretas até de Dilma.

Celebração discreta

O PT completa 36 anos de fundação nesta quinta-feira, mas a celebração foi acanhada. No site do PT os destaques eram a defesa de Lula, muito enrolado no escândalo da Lava Jato, e críticas ao PSDB.

Fome zero

A Presidência da República voltou atrás e suspendeu a compra de 31,5 toneladas de ração para os peixes e aves da presidente Dilma, revelada por esta coluna nesta quarta-feira (10).

Em prol do quórum

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) convocou "todo corpo funcional" a comparecer em pronunciamento da ministra Kátia Abreu para falar da campanha de combate ao Aedes Aegypti.

Caso de família

Arnaldo Jordy (PPS-PA) quer que a Procuradoria-Geral da República investigue o presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz. A suspeita é de tráfico de influência em favor do seu filho, o advogado Tiago Cedraz. O ministro Raimundo Carreiro também entra no bolo.

Ministério das boquinhas

O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) critica a perda de validade da medida provisória da reforma ministerial. "Não é surpresa. O governo é perdulário e adora uma boquinha para os apaniguados", afirma.

Medo de cara feia

Nos planos iniciais do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), estava a devolução do Detran a seu papel burocrático, como em todo o País, retirando-o da área de segurança, porque isso não está previsto na Constituição, e o vinculando à área de Mobilidade. Faltou coragem.

Por muito pouco

O Petrolão só perde no ranking dos maiores escândalos de corrupção do mundo para o ucraniano que "vendeu" o próprio País. Foi por pouco.
Herculano
11/02/2016 05:24
A QUARTA-FEIRA DE CINZAS, por Bernardo Mello Franco, para o jornal Folha de S. Paulo


O PT completou ontem (10) 36 anos de existência. Por ironia do calendário, a data caiu na Quarta-Feira de Cinzas. O partido fez aniversário em clima melancólico, como quem se despede do Carnaval.

Embora continue no poder, o petismo continua a sangrar com a Lava Jato e a impopularidade de Dilma Rousseff. Depois da folia, terá que enfrentar ameaças de deserção no Congresso e em sua base sindical.

O primeiro risco será aberto pela chamada janela da infidelidade. A partir da semana que vem, os políticos terão 30 dias para mudar de partido sem perder o mandato. Pelas negociações em curso, o PT pode ser a maior vítima do troca-troca.

No ano passado, a legenda já perdeu quatro deputados federais para siglas novatas -um para a Rede Sustentabilidade e três para o exótico Partido da Mulher Brasileira. Agora a pressão virá de centenas de candidatos a
prefeito que temem perder as eleições municipais por causa do desgaste do petismo. A janela será a última chance de mudar de sigla antes de outubro.

O segundo risco de deserção está ligado à nova agenda econômica da presidente. Dilma prometeu apresentar em breve uma proposta de reforma da Previdência, incluindo a exigência de idade mínima para a aposentadoria de servidores.

A medida é mais que necessária, mas abrirá uma nova frente de atrito com as bases petistas. Até a CUT, sempre pronta a defender o governo, ameaça se rebelar.

Sob fogo cerrado da Lava Jato, o ex-presidente Lula se limitou a registrar o aniversário do PT com um vídeo divulgado na internet. Na gravação, ele faz uma referência rápida a "erros" do passado e evita comentar o noticiário que o envolve.

O maior líder petista parece abatido. No fim do vídeo, ele diz uma frase reveladora sobre o momento da sigla que fundou em 1980: "Vamos torcer para que quando estivermos comemorando 37 anos estejamos mais fortes do que estamos hoje".
Luis Cesar Hening
10/02/2016 17:25
Ao Senhor Jaison
Bom quanto todas suas perguntas se ele poderia ou não ser chamado, não tenho a resposta, mas com certeza no quesito referente a acumular comissão por ter sido funcionário comissionado, com certeza não vai ter , pois o um doze avos só é dado ao funcionário efetivo que estiver em comissão, portanto todos os anos em que ele atuou como cargo comissão não contara pois o mesmo nao era efetivo
Despetralhado
10/02/2016 13:24
Herculano, Moro chuta a porta do sítio de LuLLa.
E falando no ladrão cachaceiro, alguém perguntou por eLLe?
Respondo: Deve estar num canto, quieto que nem guri cagado.
Jaison
10/02/2016 13:22

Herculano, sabe o diário oficial dos municípios, aquele que se esconde na internet, ele noticiou a portaria N. 09 DE 28 DE JANEIRO DE 2016 da Samae que nomeia o Sr. Mauro José Gubert como encanador, mas ficam algumas dúvidas:

Como foi noticiado aqui neste jornal ele ficou em quarto colocado e haviam apenas 3 vagas mas mesmo assim ele foi chamado ?

Ele pode assumir o cargo mesmo com pendências na justiça eleitoral ?

O senhor Cleber não pediu as certidão da justiça eleitoral ?

A nomeação nesta data foi estratégica, pois quando a reforma administrativa entrar em vigor ele não será prejudicado e acumulará em seu salário a comissão vitalícia, fruto dos vários anos que ocupou o cargo de Diretor do Orçamento Participativo.

Desta forma ficará com o salário de encanador+comissão vitalícia+progressão horizontal (que todos os Petistas que trabalham na Samae recebem mesmo sem fazer uma hora de cursos e que nunca o sindicato se preocupou em lutar para os demais funcionários da Pref. De Gaspar, talvez foi medo que a esposa do presidente do Sintraspug que está lotada no Samae mas que trabalha APAE perdesse o cargo de Diretora).

Bem se fosse um mero mortal não seria possível essa jogada, não seria empossado mas como é amigo do rei tudo é possível.

Bem nos últimos 12 anos da administração da Prefeitura e Samae de Gaspar criou-se um verdadeiro batalhão de marajás, tudo as custas da tal comissão que ao passar dos anos vira vitalícia e é incorporada a folha de pagamento.

Que somente agora somente com as burras cheias os petista resolveram acabar.

Pena que o ministério público nunca se interessou no assunto.

Lembre-se Gasparense quando pagar o seu imposto ou suas taxas você estará pagando os marajás da administração Petista.

" A elite vermelha do nosso Município"

Vamos recordar os Top 5 da lista:

Professor ?" salário base ?" R$ 2.752,50 - salário atual R$ 18.000,00
Veterinário ?" salário base ?" R$ 2.752,50 ?" salário atual R$ 15.459,96
Professor e Ex-Secretário ?" salário base ?" R$ 2.752,50 - salário médio atual R$ 9.878,50
Desenhista e Ex Secretaria ?" salário base R$ 2.305,00 ?" salário médio atual R$ 6.463,00

E se preparem Gasparenses, a "gran finale" da administração petista vai ser aprovação da previdência dos funcionários públicos de Gaspar, por que ?
Para que os marajás continuem recebem altos salário, pois se aposentarem agora receberão apenas o teto máximo que é de R$ 4.500,00 pois estão no regime do INSS.

Imagine se não existisse esses e outros super salários, haveria pelo menos mais uma creche e mais professores para atender seus filhos.

Gasparense lembre-se disso nas próximas eleições, lembre-se também que o Giovano e Brick passaram para o lado negro Petista e estão voltando a favor das reformas de interesse deles.
Herculano
10/02/2016 12:51
PREOCUPADOS

Quase uma centena de comissionados de Gaspar estão "desempregados". Esperaram o Diário Oficial de "sábado" para confirmarem as novas nomeações. Estão aguardando o Diário de hoje... Mesmo que saia, perderão alguns dias. Ou não?
Carlos
10/02/2016 11:59
Gaspar está cada vez piro, podemos citar varias obras paralisadas, temos também o sistema implantado recententemente na educação onde professores de magistério irão dar aulas no lugar de professores com conhecimentos de pedagogia, nada contra mas cade o mérito aos professores?? temos também um hospital que nunca funcionou corretamente, podemos também explicar a dança a exclusão de aulas de informatica, relembrando a retirada da Expo Gaspar entre vários fatos acontecendo na cidade, e ainda mais uma policlínica que falta medicamentos, o que será de Gaspar com isto tudo???
Herculano
10/02/2016 11:06
PARA TUDO SE ACABAR NA QUARTA-FEIRA, por Alexandre Schwartsman, economista, ex-diretor do Banco Central, para o jornal Folha de S. Paulo

À folia do Carnaval se segue a Quaresma, período de penitência que se inicia hoje, na Quarta-feira de Cinzas. À folia da Nova Matriz Macroeconômica se segue o que promete ser a pior recessão brasileira desde que passamos a compilar os dados de produção nacional, há quase 70 anos.

Após queda do PIB da ordem de 3,5% a 4,0% no ano passado, as projeções indicam nova contração de magnitude semelhante em 2016, sem perspectivas, porém, de uma recuperação rápida como em outros episódios.

A presidente pode ter a duvidosa honra de ser o primeiro dirigente do país a entregá-lo ao sucessor menor do que era quando assumiu o governo.

É tentador estender a analogia, ainda que isto requeira trazer a análise mais próxima do campo moral do que economistas normalmente se sentem confortáveis. A crise é punição pelos nossos pecados e a penitência uma condição necessária para a retomada à frente?

Muito embora não tenha grande apreço pela noção de "pecado", é difícil escapar da conclusão óbvia: muito (não tudo) do que enfrentamos hoje é consequência direta das escolhas equivocadas da política econômica que passou a vigorar no país a partir de 2009 e que ganhou mais força desde 2011.

Pelo lado macro, o descaso com a inflação, o aumento sem precedentes do gasto e as intervenções constantes no mercado de câmbio criaram enormes desequilíbrios: inflação elevada, apesar de controles de preços (preço do dólar incluso), dívida pública crescente e um deficit superior a US$ 100 bilhões nas contas externas. Ainda que keynesianos de quermesse insistam que tal política poderia (e deveria!) ser mantida, é mais que
claro que a persistência nessa rota nos levaria a uma crise ainda maior do que a que passamos hoje.

Do lado micro o desastre não foi menor. A intervenção desregrada -desde medidas de fechamento do país à competição internacional até a escolha de "campeões nacionais" baseada em critérios nebulosos, para dizer o mínimo- implicou redução severa do ritmo de crescimento da produtividade, a devastação de alguns setores importantes (como o sucroalcooleiro, petróleo e energia), e criou um forte estímulo à busca de favores governamentais, fenômeno extraordinariamente batizado de "sociedade de meia-entrada", cujos impactos sobre o crescimento são notoriamente negativos.

Nesse sentido, sim, colhemos o que foi plantado com esmero pelos keynesianos de quermesse, ainda que hoje em dia estes olhem para o lado como se nada tivessem a ver com a política que tanto apoiaram, inclusive durante a eleição de 2014. Se quiserem tirar conclusões morais, sintam-se à vontade.

Isto dito, não há por que imaginar que a penitência (a recessão) haverá de promover necessariamente a redenção.

Não se trata aqui de um problema de "destruição criativa", ou das dificuldades naturais que enfrenta uma economia em processo de adaptação às mudanças internacionais, mas sim de um país cujo futuro foi hipotecado na forma de promessas impagáveis, das regras previdenciárias aos privilégios de grupos próximos ao poder.

Sem reformas que ataquem esses problemas, a Quaresma há de se estender bem mais do que hoje se imagina. Mais que penitência, precisamos de lideranças que estejam dispostas a mudar o país, senão vai tudo se acabar na quarta-feira.
Herculano
10/02/2016 11:00
NÃO HÁ VAGAS, por Ruy Castro, para o jornal Folha de S. Paulo

Outro dia, um cartola do PT declarou que Lula "mora no coração do povo brasileiro". Na condição de brasileiro em dia com as obrigações e portador de um coração de dimensões regulares, vi-me tecnicamente apto a hospedar o ex-presidente. Gelei. A ideia de ter meganhas entrando e saindo do meu coração, vasculhando cômodos, armários e debaixo das camas para proteger o chefe, me apavorou.

Além disso, Lula é um hóspede folgado. Apossa-se dos apartamentos e sítios a que o convidam como se fossem dele. Promove reformas como derrubar paredes, mudar escadas de lugar e instalar elevadores internos, vide o famoso tríplex que não lhe pertence no Guarujá -imagine se pertencesse. Com seu à vontade em relação à propriedade alheia, temo que, uma vez hospedado no meu coração, logo iria querer alterar o curso de minhas veias e artérias, como tentou fazer com o rio São Francisco.

E acho que meu coração não comportaria a turma que anda com ele. Lula começaria a receber seus amigos empreiteiros, pecuaristas e doleiros, os quais iriam se meter por meus átrios e ventrículos, e sabe-se lá para onde meu sangue passaria a ser bombeado. Sem falar em sua mulher, dona Marisa -com suas prerrogativas de ex-primeira-dama, mandaria trocar meus velhos fogões por luxuosos micro-ondas e atracaria uma canoa em meu sistema vascular.

Mas isso não acontecerá. Consultei o cardiologista e ele foi taxativo ao se opor a que eu receba Lula em meu coração, mesmo que por poucos dias. Como médico, teve péssima impressão do desempenho de Lula no setor da saúde enquanto presidente. E citou o meu próprio caso.

Nos últimos anos, por certas atribulações cardíacas, quase fui duas vezes para o beleléu. Do qual só me salvei tomando dinheiro emprestado aqui e ali, por ter um plano de quinta e não poder contar com um sistema decente de saúde pública.
Herculano
10/02/2016 10:56
LULA E A LANTAERNA DE DIOGENES, por Percival Puggina

A lista dos que chegaram a Brasília de ônibus e passaram aos jatinhos tem o tamanho do cordão dos puxa-sacos. Quem ainda é pobre nesse governo?

O PT seguiu, mais no instinto do que no texto, o script dos países comunistas, cujos dirigentes ocupavam os pavimentos privilegiados de um curioso edifício social em que os indigentes subsolos eram para o povão e as coberturas para a elite. Postão para a turba, Sírio Libanês para a nomenklatura. É isso que torna as revoluções sociais e o comunismo tão atraentes a certos indivíduos. Ninguém - ninguém mesmo! - milita em revolução para continuar trabalhando no chão da fábrica, se me faço entender. No mínimo, o sujeito mira a cadeira do diretor. Nesse esquema, não é o proletariado que sobe. O proletariado serve apenas para catapultar os revolucionários e sua visão generosa de mundo às cobiçadas coberturas, não é assim Lula?

Aliás, quando nosso ex-presidente diz que não tem pecado e risca o chão ao lado dos homens mais virtuosos do Brasil, está expressando o que, de fato, pensa de si mesmo. Os critérios morais segundo os quais nós o julgamos nada significam para quem se olha no espelho com incomparável orgulho do que conseguiu ser. Daí a angustiante inconformidade ante as nuvens carregadas que descem sobre seu destino. Lula sempre se sentiu credor do direito de ser patrocinado. Desde que engavetou sua Carteira do Trabalho, sempre houve alguém que lhe pagasse as contas, fosse como líder sindical, dirigente político, congressista, presidente do partido, presidente ou ex-presidente da República.

Hoje, enquanto um frio lhe corre pela espinha a cada imagem do japonês da Federal, ele deve estar lembrando de outro japonês do PT, amigo das horas certas e incertas, o compadre Okamoto, que passou parte da vida cuidando de suas despesas.

Esse hábito de não responder pelos próprios gastos deforma o caráter. Dispensa um treinamento pelo qual quase todos passamos, a partir da primeira mesada que nos toca administrar. Lula, se um dia aprendeu, a marcha para o poder o levou a desaprender. Há muitos anos instalou-se, para ficar, na rubrica dos custos de manutenção do PT.

Diante desse perfil psicológico, se entende o esforço do Instituto Lula, seus advogados e porta-vozes do petismo em afirmar que o triplex de Guarujá e o sítio de Atibaia não estão registrados em nome de Lula. E daí? Sob o ponto de vista moral, sob uma lanterna como a de Diógenes, pouca diferença há entre ser dono dos frutos ou dos usufrutos. Ser proprietário dos bens ou deles se servir como se fossem seus. Principalmente quando favores de tais proporções provêm de empresas que mantêm negócios vultosos e criminosos com o governo de seu partido. Recusar insolentemente a gravidade disso dá causa a muitos dos escândalos que chegam ao conhecimento público
Triste Realidade
10/02/2016 09:08
Ao Gasparense Ligado.
Estão vendo quanto dinheiro queimado todo mês para bancar os cabos eleitorais com nosso dinheiro. Praticamente em todas as cidades tem isso, os cabos eleitorais que trabalham de 4 em 4 anos "pedindo votos". É muita palhaçada com o dinheiro do povo que faltam para tantas coisas.
Herculano
10/02/2016 07:45
O QUE DIRÁ LULA A MORO QUANDO FOR INTERROGADO?, por Josias de Souza

De mansinho, como quem não quer nada, Sérgio Moro vai encostando a Lava Jato na jugular de Lula. Primeiro, o juiz avalizou a inclusão do triplex 164-A, que a OAS reservara para a família Silva no célebre prédio do Guarujá, no rol de imóveis investigados na Operação Triplo X. Na sequência, Moro liberou a Polícia Federal para abrir, na mega-investigação do assalto à Petrobras, um inquérito específico sobre o sítio de Atibaia, cuja utilização foi terceirizada a Lula - livre de ônus e sem prazo - por dois sócios do primogênito Fábio Luiz da Silva, o Lulinha.

O que parecia impensável vai ganhando contornos de inevitável. Se 10% dos indícios colecionados pela PF se confirmarem, Lula será intimado a prestar esclarecimentos. Primeiro à força-tarefa da Lava Jato. Depois, ao próprio Sérgio Moro. Nessa hora, a conversa fiada do complô de direita e o lero-lero da perseguição política terão pouca serventia. O depoente terá de pular o cercadinho das notas oficiais do Instituto Lula, que tratam qualquer investigação como coisa de estraga-festas infiltrados no aparato estatal e hereges a serviço da mídia golpista.

Cercados pelos fatos, Lula e o petismo vivem uma realidade nova. Partidos costumam proteger seus investigados. No caso do PT, mesmo os mais evidentemente culpados, como os mensaleiros, que arrastam as correntes de condenações irreversíveis, são homenageados como "guerreiros do povo brasileiro." Para Lula, o PT concede um deixa-pra-lá preventivo. Quando o escândalo é tão escancarado que fica impossível não reagir, o partido oferece toda sua conivência e cumplicidade. O juiz Moro tem se revelado bem menos compreensivo.

Em último caso, faltando-lhe melhor explicação, Lula poderá alegar que cometeu o crime da desatenção. Já admitiu ter visitado o triplex do Guarujá na companhia do amigo Léo Pinheiro, dono da OAS. Reconheceu também que Marisa e Lulinha estiveram no imóvel sob reformas. Mas a falta de atenção impediu Lula de reparar que pisava, junto com seus familiares, a hipotética cena de crimes mais graves do que o descuido. Quando a ficha lhe caiu, o triplex já estava nas manchetes.

No sítio de Atibaia, Lula tornou-se um reincidente. Visitou tantas vezes a propriedade que não reparou nas melhorias providenciadas pela Odebrecht e pelo amigo José Carlos Bumlai. Tampouco se deu conta de que a OAS mandara instalar uma cozinha nova e requintada. Que diabos, ninguém cobrou nada! Como diz o amigo Gilberto Carvalho, presente de empreiteiros para um ex-presidente da República "é a coisa mais normal do mundo".

Uma das vítimas dos novos tempos vividos por Lula e o PT é a semântica. Quando chamam de normal as relações de um ex-presidente da República com salteadores do Estado você sabe que está no meio de uma crise de significado ou numa roda de cínicos. A alternativa ao cinismo seria uma confissão à moda de José Dirceu. Espremido por Moro, Dirceu admitiu que cruzou o país no jatinho de um lobista encrencado na Lava Jato. Também confessou que um outro lobista pagou a reforma de uma de suas casas, em Vinhedo. Lula talvez se sinta mais confortável confessando a Sérgio Moro sua condição de cínico descuidado.
Herculano
10/02/2016 07:38
LIÇÃO

Primeiro o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, se exercitou nos desmentidos de praxe. Não colou. Não provou o que falava.

Depois, irritado, acuado e sabendo exatamente da parcela de culpa neste cartório, (mal) orientado disse que processaria imprensa e jornalistas que insistissem com as histórias (a maioria com provas) sobre as dúvidas.

O que aconteceu? Apareceram mais provas. A imprensa foi mais a fundo. Agora, Lula está nas malhas da Polícia Federal (de informante passou a investigado) e o Ministério Público se interessou pelos casos que negava... Então. A imprensa é a culpada? Ou ela apenas divulga fatos e os políticos - que se acham insuspeitos e acima da lei - são os que fazem os fatos?

Brasília e Lula, na prática, não são tão distantes assim de Gaspar.
Herculano
10/02/2016 07:31
MEA-CULPA TUCANO, por Bernardo Mello Franco, para o jornal Folha de S. Paulo

Depois de flertar com a irresponsabilidade fiscal em 2015, o PSDB promete não acender mais o pavio das pautas-bomba na Câmara. É o que diz o novo líder do partido, o baiano Antonio Imbassahy.

Em setembro passado, o deputado foi um dos 51 tucanos que votaram pela derrubada do fator previdenciário, regra criada no governo FHC para evitar as aposentadorias precoces.

O ex-presidente reclamou, e a sigla foi acusada, com razão, de apostar no "quanto pior, melhor" para desgastar o governo. Cinco meses depois, Imbassahy afirma que a bancada errou nessa e em outras votações com impacto nas contas públicas.

"Cometemos algumas extravagâncias no ano passado. Foi uma coisa fora da nossa história, nós reconhecemos isso", penitencia-se o deputado, que substituiu o paulista Carlos Sampaio na liderança do partido.

O tucano estende a autocrítica a outras propostas que atrapalharam o ajuste fiscal, como os aumentos indiscriminados para o funcionalismo. "Não cabe à oposição fazer coisas malucas. Essas pautas eram corporativas e fisiológicas. Apoiá-las foi um erro danoso ao partido", afirma.

Em 2016 a atitude do PSDB será diferente, diz Imbassahy. "Não faremos nada para sabotar o ajuste. Vamos facilitar o que for necessário para revigorar a economia, com a condição de não apoiar a criação de novos impostos, como a CPMF."

Apesar da promessa de colaboração com o Planalto, o tucano não desistiu de pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele reconhece que a tese perdeu força, mas conta com sua retomada em março.

Imbassahy também promete defender a queda de Eduardo Cunha, com quem o PSDB manteve uma aliança branca em 2015. "Nosso entendimento é que ele não tem mais condições de permanecer na presidência da Câmara", afirma. Perguntei se ele frequentará a residência oficial do peemedebista, como fazia o seu antecessor. "De forma alguma", prometeu o novo líder tucano.
Herculano
10/02/2016 07:27
GOVERNO PREVÊ ARRECADAR R$ 3 TRILHÕES NA CRISE, por Claudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Após alegar que a falta de recursos é justificativa para recriação da CPMF, o governo Dilma Rousseff começa 2016 estabelecendo um novo patamar de receitas: R$ 2,95 trilhões até o final do ano. O valor é a soma de impostos, tributos, taxas, multas, cobranças judicias e qualquer outra forma para meter a mão no bolso do contribuinte. Incluindo os recentes aumentos de tributos e de contribuições, já em vigor.

Pernas curtas

A Receita utilizou a inflação para alegar que a arrecadação estava em queda. Mas no fim de 2015, as receitas subiram o dobro da inflação.

Máquina de arrecadar

Caso se confirme a previsão, Dilma terá conseguido dobrar as receitas do governo em comparação a 2010, último ano do governo Lula.

Descontrolada

Para especialistas, a crise foi provocada pelo descontrole nos gastos do governo Dilma: só em 2014, R$ 106 bilhões a mais que o previsto.

Surto gastador

Em vez de fazer as reformas que reduzam o tamanho e o custo do seu governo gastador, Dilma quer aumentar os impostos e recriar a CPMF.

Atitudes suspeitas voltam a marcar estatal Valec

A estatal Valec, criada pelo governo federal para construir ferrovias, dá sinais de não ter abandonado práticas não republicanas que levaram à prisão seu ex-presidente José Francisco das Neves, o "Juquinha das Neves", em julho de 2012, no âmbito da Operação Trem Pagador. A estatal não obedece nem mesmo a Justiça Federal, que determinou a observância da ordem cronológica de pagamento de fornecedores.

Percentual mágico

A Justiça Federal decidiu agir porque a Valec "fura" pelo menos 20% da cronologia de pagamentos, que é determinada por lei.

Desobediência

O desembargador Souza Prudente, do TRF-1, mandou observar a ordem cronológica, conforme a lei, mas a Valec o ignorou.

Olha a faxina

Decisões são atribuídas ao ministro Antônio Rodrigues (Transportes), na Valec. O correligionário Alfredo Nascimento foi "faxinado" em 2011.

Intriga

A ingerência de Geraldo Alckmin na briga pela prefeitura de São Paulo irrita caciques do PSDB, sobretudo FHC e o senador José Serra (SP). Alckmin prefere João Dória Jr., o que reduziria as chances do partido.

Plano B

Emissários de José Serra (PSDB-SP) e Marta Suplicy (PMDB-SP) azeitam uma aliança caso a candidatura do PSDB à prefeitura de SP não decole. Traçam o cenário Marta vs Celso Russomanno (PRB-SP).

De grão em grão

Em tempos de crise, aves e peixes da presidente Dilma vão continuar comendo melhor que muitos brasileiros. Em vez de reduzir os gastos, o Planalto encomendou 31,5 toneladas de ração de primeira qualidade.

Vergonha

O PT lançou semana passada seus vídeos eleitorais de 30 segundos, conclamando união em torno de Dilma e do governo. Mas não mostra qualquer político petista, nos quatro vídeos. Por vergonha, certamente.

Tríplex e merenda

PT tenta barrar a instalação da CPI da Bancoop, que deve ter Lula e o bando de Vaccari como alvos. Se a comissão vingar, o contra-ataque vai ser a criação da CPI da merenda escolar, centrando fogo no PSDB.

Interlocutores

Ricardo Berzoini (Governo) substitui Jaques Wagner (Casa Civil) na tentativa de aproximar o Palácio do Planalto de Hugo Motta (PMDB-PB), postulante à liderança do PMDB na Câmara. Wagner se queimou com o principal cabo eleitoral de Motta, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Termômetro

A oposição vai aferir o vigor dos protestos de 13 de março para decidir se insiste no impeachment ou se "deixa sangrar" até 2018. O tríplex atribuído a Lula deu nova injeção de ânimo na turma pró-impeachment.

Bom negócio

A Itália deixou prosperar alegações sobre tratamento "desumano e degradante" na Papuda, quando examinava a extradição do ladrão Henrique Pizzolato. Agora o governo italiano foi condenado pelo mesmo motivo. Um traficante vai levar quase R$7 mil por seis meses de prisão.

Pensando bem...

... em Brasília, Quarta-Feira de Cinzas tem gosto de 1º janeiro.
Herculano
10/02/2016 07:18
SOMOS TODOS LULA", por Elio Gasperi, para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

No domingo de Carnaval, os repórteres Vera Rosa e Ricardo Galhardo revelaram que, durante uma reunião com Lula, dirigentes do PT sugeriram a criação de uma rede de apoio a Nosso Guia com o slogan "Somos Todos Lula". Seria algo como o famoso "Je suis Charlie", criado depois do ataque terrorista à redação do Charlie Hebdo. Seria, mas jamais será.

Puxando-se pela memória, a ideia ecoa uma proposta feita em 1978 pela imperatriz Farah Diba, do Irã. Seu país estava conflagrado, com milhões de pessoas na ruas pedindo o fim da monarquia mequetrefe de seu marido, o xá Reza Pahlevi. Farah vivera em Paris e lembrou que, em 1968, quando os estudantes franceses pediam a renúncia do presidente Charles De Gaulle, o velho general convocou seus partidários para uma marcha pela avenida Champs Élysées. Um ministro interrompeu-a:

- Talvez consigamos fazer uma marcha como a de De Gaulle, mas só em Paris.

Era lá que estavam os iranianos endinheirados que haviam fugido do país e também lá passava a maior parte do tempo a princesa Ashraf, irmã gêmea de Reza. Semanas depois de propor a marcha, Farah e o marido saíram às pressas de Teerã. Ela não teve tempo para limpar direito sua escrivaninha.

"Somos todos Lula", quem, cara pálida? Nosso Guia queixa-se de que ninguém o defende. Nem ele, pois até agora não deu uma só explicação para seus confortos. Some-se a isso que jamais defendeu o comissário José Dirceu. Talvez não achasse argumentos para fazê-lo.

A vida deu a Lula um sentimento de onipotência que em certos momentos soa irracional, mas é sempre compreensível. Ele e sua mulher, Marisa, saíram daquele Brasil que tem tudo para dar errado. O retirante pernambucano cresceu na pobreza de uma família desestruturada. Sua primeira mulher, grávida, morreu num hospital público. Marisa, seu segundo matrimônio, fora casada com um taxista assassinado, cujo carro passou a ser dirigido pelo pai, também assassinado.

Como dirigente sindical, Lula comandou duas greves históricas que projetaram-no nacionalmente. Ambas resultaram em perdas financeiras para os grevistas, mas isso tornou-se uma irrelevância. Candidatou-se ao governo de São Paulo em 1982 e ficou em terceiro lugar, com 1,1 milhão de votos contra 5,2 milhões de Franco Montoro. Disputou quatro vezes a Presidência da República e perdeu duas eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso.

Metamorfose ambulante, superou todas as adversidades. Elegeu-se, reelegeu-se, colocou um poste na sua cadeira e ajudou a permanência de Dilma Rousseff no Planalto, dando ao PT um predomínio inédito na história do país. Conta a lenda que um áulico atribuiu-lhe a cura de um câncer de um colaborador.

Lula acredita na própria invulnerabilidade. Para quem se reelegeu depois do escândalo do mensalão, tem boas razões para isso. A ideia de multidões vestindo camisetas com a inscrição "Somos todos Lula" reflete o modo de fazer política de um comissariado intelectual e politicamente exausto. Noves fora a piada de que esse poderia ser o uniforme da bancada de Curitiba, marquetagens desse tipo exauriram-se.

É impossível especular como ele sairá das encrencas em que se meteu, mas uma coisa é certa: seus maiores aliados, como sempre, são os seus adversários.
Sidnei Luis Reinert
10/02/2016 06:14
Globo mostra ao vivo como que se pratica censura

cruzem09/02/16/161 comentários
Globo fatima-bernardes
A jornalista Fátima Bernardes, da Globo, durante a transmissão do desfile das escolas de samba do Rio: "Isso vai ficar muito estranho".
Foi um ato de censura explícita da Globo. E o assunto explodiu nesta terça de carnaval (09) nas redes sociais e nos blogs relacionados à mídia. A maior rede de TV do País sacaneou a Escola de Samba Vila Isabel e só passou parte de seu desfile. A transmissão do segundo dia do grupo especial começou por volta das 22h45 de segunda-feira (08), quando a escola de Martinho da Vila ainda passava pelo Sambódromo, com o samba enredo homenageando o "esquerdista" Miguel Arraes (seria esta a razão da censura?). A situação, inusitada, criou embaraços para os narradores Luis Roberto e Fátima Bernardes. Eles não puderam apresentar o final do desfile da Vila Isabel. A situação, esdrúxula, equivale à transmissão da decisão do campeonato brasileiro de futebol somente até os 15 minutos do segundo tempo. Quer dizer: não há lógica alguma. E a situação se tornou vexatória para a emissora carioca porque o áudio da indignação dos apresentadores vazou.

Nos diálogos que vieram a público, Luis Roberto pergunta: "Faltam duas alegorias. Isso não vai ser narrado pra Globo? Pro compacto?" A resposta não é ouvida, mas possivelmente foi "não" já que Fátima observa: "Nossa, se o compacto ficar sem esse final vai ficar muito estranho." Mais estranho ainda é o ato deliberado de censura à Vila Isabel. Ainda mais que a abertura do desfile da escola passou ao vivo somente pelo portal G1, mas sua apresentação acabou cerca de 20 minutos antes do fim, com ainda dois carros por passar.

http://noticiasparana.com/globo-faz-censura-ate-no-carnaval/
Carrapataço
09/02/2016 23:02
O PT é tão ruim que até o nome do mosquito da zika carrega a sigla do partido.

Aedes Aegypti.

Comprovado! O PT é mesmo uma praga.
Papa .Bagre
09/02/2016 20:04
Esta na hora dos Gasparenses elegerem uma pessoa nova para administrar o Municipio de Gaspar, o Marcelo Brick é a cara da renovaçao. Para ajudar ele a administrar nossa cidade irmã, iremos mandar Daniel Bosi e alguns de seus secretarios para ensinar como administrar sua cidade.
Herculano
09/02/2016 19:53
SEM ALARDE, DISSIDENTES DISCUTEM DEIXAR O PT E FUNDAR UM NOVO PARTIDO, conteúdo da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo

O desembarque Políticos do PT, muitos deles com mandato, deflagraram no fim do ano passado sondagens para a criação de um novo partido. Nos últimos meses, as discussões envolveram cerca de 25 parlamentares, todos eles insatisfeitos com os rumos da legenda nesses tempos de crise. Movimentos sociais também foram acionados para discutir, de forma reservada, a proposta. Dissidentes afirmam que a ideia é retomar as conversas após as eleições municipais deste ano.

Não passarão
Dirigentes do PT têm conhecimento da operação, mas colocam panos quentes. "Isso ficou forte na época do Eduardo Cunha [quanto o governo ainda defendia o diálogo com ele], mas já diminuiu", disse um petista graúdo.

Agora, não
O ex-governador Tarso Genro (RS), que esteve em algumas das reuniões para tratar do tema, afirma ser "natural" debater o assunto em um período "de grave crise partidária", mas diz que agora não é o momento para discutir a proposta.

Alerta
"Sem reestruturar o sistema político, partidos presentes e futuros terão os mesmos problemas", defendeu Genro.
Mariazinha Beata
09/02/2016 19:14
Seu Herculano;

"Frei Germano Gesser anuncia saída da paróquia de Gaspar".

Este homem inteligente com suas práticas ilustrativas para o bem, fará falta.
E ele pode seguir sua vida em paz e com orgulho.

Em paz porque é do bem. Com orgulho por não ser comparado ao bispo que já se foi, ao padre do Belchior e ao vigário das passeatas.
Bye, bye!
Sidnei Luis Reinert
09/02/2016 19:12
EUA criam 151 mil empregos em janeiro; salários sobem
Por Bloomberg


WASHINGTON - O mercado de trabalho dos Estados Unidos marcou em janeiro um ritmo de crescimento mais sustentável, e a taxa de desemprego caiu para 4,9% - a mais baixa desde fevereiro de 2008 (era 5% em dezembro). São sinais de que a resiliência do emprego está mexendo com os salários.

CHUPA BOLIVARIANOS TUPINIQUINS.
Sujiro Fuji
09/02/2016 18:41
"PSD botou defeito na Andréia..."

Andréia não é perfeita.
Vai ser prefeita.
olhando a marmelada
09/02/2016 18:31
TETAS

A coligação PMDB PP de Gaspar toda ela pendurada em tetas? Ai,ai,ai.

O PSD cria a teta para o PT de Gaspar fazer a campanha votando a favor da Reforma Administrativa.

Essa gente não tem mesmo nada de novo. O PT jurou que iria mudar tudo no Brasil. E mudou, botou mais lama na política. Os que se dizem novos pegaram o gosto das velhas manhas e só estão nos partidos se agarrados nas tetas sustentados pelos impostos do povo.
Indignado
09/02/2016 18:30
Que bela a música de Bezerra da Silva:
(...)

Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um
Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um

Você me chamou para esse pagode,
e me avisou: "Aqui não tem pobre!"
Até me pediu pra pisar de mansinho, porque sou da cor,eu sou escurinho...
Aqui realmente está toda a nata: doutores, senhores,até magnata
Com a bebedeira e a discussão, tirei a minha
conclusão:

Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um
Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um

(...)

Link: http://www.vagalume.com.br/bezerra-da-silva/se-gritar-pega-ladrao.html#ixzz3zhkdDfmw
Gasparense Ligado
09/02/2016 16:33
Resposta ao "Partido Político"

Me estranha uma pessoa cobrar de um jornalista uma informação que está no Portal da Transparência tanto da Câmara dos Deputados como da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Mas fico feliz em saber que tem gente preocupada com isso. Vou facilitar as coisas e colocar aqui pra você então.

Nome: KLEBER EDSON WAN DALL
Cargo: COORDENADOR REGIONAL DE PREVIDENCIA (SDR)
Remuneração Básica: R$ 10.280,23

Nome: SAMARA HAMMES
Cargo: Secretária Parlamentar SP07 - (Assessora Peninha)
Remuneração Básica: R$ 1.595,00

Nome: LUIS CARLOS SPENGLER
Cargo: SECRETÁRIO PARLAMENTAR SP-20 - (Assessor Esperidião Amin)
Remuneração Básica: R$ 4.345,00

Nome: ADILSON LUIS SCHMITT
Cargo: GERENTE DE APOIO OPERACIONAL (SDR)
Remuneração Básica: R$ 6.277,40


Tem ainda um vereador de Gaspar também do PMDB,

Nome: JAIME KIRCHNER
Cargo: CONSULTOR EDUCACIONAL (SDR)
Remuneração Básica: R$ 9.866,65
Soma isso com o salário dele de vereador em Gaspar. Ele leva quase 15 mil por mês pra casa, dinheiro nosso, dos contribuintes...


Mais alguém?
Paulo Filippus
09/02/2016 15:40
Ao suposto Doralino da Silva

Pobre Andreia Nagel, não passa uma coluna aqui que ela não sofra algum ataque anônimo. E quem ataca e se esconde, logo faz isso porque teme a justiça, e quem teme a justiça nunca é gente de bem. Quem não deve, não teme... e foi justamente isso que me chamou a atenção nela, e me fez ir atrás desta jovem vereadora que fez tremer as estruturas sujas e atrofiadas da política baixa de Gaspar.

Vamos aos fatos:

O vereador do PSD ter sido mais votado é fato, mas sob promessas até a Dilma ganhou a eleição. Mas assim como ela, ele vendeu algo e não entregou. Pelo contrário, fez o inverso do que dizia, assim como Dilma. Concordo que ele já estava em campanha pra majoritária desde então, estava mostrando tudo que não se deve fazer enquanto vereador. Então assim como a Dilma, o silêncio virou seu melhor amigo. E assim como ela eu te pergunto, depois de tudo que aconteceu nesses 3 anos, achas ainda que sem manteriam os votos dela e dele? Sorte dele que não pode levar o impeachment também, porque a história dele e a da Dilma são idênticas demais, deve ser a parceria do governador Colombo com ela que o influenciou...

Sobre as declarações da Andreia, ou você mente descaradamente ou não mora em Gaspar. Andreia abdicou a presidência da Câmara sim, quando não quis se ajoelhar ao PT. E teve a vingança por parte dos petistas com a ajuda do PMDB. Entre o POVO e a Presidência, ficou com o POVO.

Sobre o processo, foram os vereadores que abriram processo contra ela, e não o inverso. Pesquise a respeito pelo nome dela através da internet, a consulta é pública.

Sobre a Andreia estar fora da realidade do Kleber, do Lovídio e do Marcelo, eu tenho que concordar mesmo. E é justamente por estar longe dessa sujeira que vocês acham que é política, que ela está credenciada a ser algo novo de verdade. Algo que vocês não entendem como funciona e como acontece, e no desespero atacam ela sem parar. E fazem isso se escondendo atrás de pseudônimos porque faltam com a verdade, não sabem mais o que fazer para parar ela, é indomável...

Finalizo dizendo que quem me conhece, sabe que nunca defendi políticos, sempre defendi ideias Liberais, e faço questão de abrir minha opinião sobre qualquer político desde que ele ou ela defenda as mesmas e tenha a ficha limpa e/ou não seja avalista de partidos de esquerda e seus satélites. E a Andreia até então é a única que teve a coragem de fazer isso aqui na região.

Sobre achar se é a hora dela ou não. Só Deus dirá, não será você (escondido atrás do computador) e nem os adversários políticos dela, que na falta de propor um bom debate pra cidade (PREFERIA MUITO VER ISSO) preferem atacar com mentiras.

2016 será um marco na história do Brasil e de Gaspar, a velha política morreu, e junto dela a carreira de muita gente da cidade. O velório acontece em Outubro, estão todos convidados.
Juca da Vovó
09/02/2016 15:29
Herculano!

No meu entender o PSD e o PT principalmente, deveriam se preocuparem é com o numero de grandes empresas que estão deixando Gaspar, fazendo com que centenas de trabalhadores percam seus empregos. Por que será que estão quietinhos , caladinhos, não dão um piu a respeito deste assunto. Como é que querem ganhar a eleição, acho que no governo ainda nem sabem da saída destas grandes empresas de Gaspar.
Mazoca
09/02/2016 15:23
Herculano,

Você deveria ajudar Gaspar a mudar, deverias ajudar a tirar o PT do poder e não o PMDB a não chegar poder.

Como você pode fazer isso?
Deixar de puxar o saco da Andreia, ela tem vida própria, o povo re odeia, por isso Andreia perde com voce e nossa única alternativa se vai de água a baixo. Ou você quer u. Kleber e um Roberto Pereira no poder? Claro que não nem eu nem você quer o pior o pior para gaspar, nem um lovidio...

Sidnei Luis Reinert
09/02/2016 15:10
Alguém quer comprar o Zika virus? Ele está a venda no endereço abaixo:
http://www.atcc.org/Search_Results.aspx?dsNav=Ntk:PrimarySearch%7cZika+virus%7c3%7c,Ny:True,Ro:0,N:1000552&searchTerms=Zika+virus&redir=1

Obviamente, eles alegam que a vacina é vendida apenas para fins científicos, caso contrário não poderia ser vendida. Já o que quem comprar fará, é outra história.

Entenda mais:

http://theantimedia.org/zika-outbreak-epicenter-in-same-area-where-gm-mosquitoes-were-released-in-2015/
olhando a marmelada
09/02/2016 15:07
Ao amigo do Doralino, do PC do B, uma filial do PT de Gaspar.

É verdade: ninguém chuta cachorro morto. Mas, o PSD de Gaspar não está morto, mas é cachorro. E um guapéca vira-lata. E não é de hoje. Olha só o que o Geovânio Borges, o chapeiro, está fazendo com o povo do Bela Vista com aqueles águas das enxurradas e agora, com o caso dos ônibus em que foi pego mais uma vez mentindo, enganando, falseando para levar vantagem e se livrar da responsabilidade.

O Herculano mostrou como o PSD de Gaspar ou o vira-lata, está atrás da sobra de um osso para roer e para abandoná-lo por outro melhor logo ali adiante. É assim que ele (o partido e o cachorro vira-lata) sobrevive.

A Teresa da Trindade precisa vir para falar o que é o PSD de Gaspar. Numa candidatura própria o PSD não aguentaria os depoimentos do primeiro programa de rádio da campanha.
Paulinho
09/02/2016 14:23
Tem algumas colocações do Doralino Da Silva que considero pertinentes. A população de bem, sem rabo preso, sério, empresários e trabalhadores, buscam uma mudança que acabe com esse sistema politico, que fazem de tudo para se chegar ao poder e manter-se no mesmo. Buscamos alguém que dê sua contribuição da melhor maneira possível, sem que esta faça da política sua fonte de renda. Queremos alguém que não pratique acordos mirabolantes só para chegar no poder. Por isso não consigo aceitar reeleição, candidatos que vivem de politica, pessoas sem estrutura para administrar. Com esses relatos conseguimos eliminar alguns candidatos. Se não, fica tudo como está!!!
Degradante, desgastante Saude......Como sempre!
09/02/2016 13:00
DEGRADANTE, DESGASTANTE SAÚDE....COMO SEMPRE

Há algumas semanas alguém postou nesta coluna "EM 2016, SAÚDE! S?" QUE NÃO!" Nunca alguém falou tantas coisas certas em poucas palavras. Foi tão feliz nas suas palavras que guardei o texto. Está insuportável fazer parte do sistema de saúde de Gaspar. Neste momento em que os comissionados estão pedindo as contas, "os corredores da policlínica falam tanto" que a gente sente náusea. Isto é o que uma gestão medíocre provoca. Pedem segredo sobre o assunto e dois minutos depois todos estão no maior ti-ti-ti. Se as exonerações fossem um gesto tranquilo para melhoria da administração da saúde não se veria tanto medo, tanto sofrimento, tantas "panelas" (panelas velhas) fofocando nos cantos sobre quem fica, quem sai, quem o jovem gestor quer, quem o jovem gestor não quer. Vejam só a oportunidade que ele teria de "acertar" sua equipe de assessores. Mas segundo "os corredores" nada muda ou muda pra pior. É sério mesmo que a Doutora Bete fica? Não é a toa que rolam soltas todos os tipos de falcatruas com horas extras, cartão ponto e muito mais. É sério que as chefias dos postos de saúde ficam? Então como será que o jovem gestor vai fazer os trabalhadores destes lugares atenderem o povo?
O trabalho deles é esse mas pensam que eles querem? Nada disso, torcem o nariz para os pacientes, reclamam como doidos do serviço e exigem que o jovem gestor continue diminuindo o serviço deles. Enquanto isso ele nem se dá conta que certos funcionários que se acham espertos continuam fazendo da policlínica um parque de diversões, que entram e saem quando querem. É na cara de pau mesmo. Batem o cartão e seguem tranquilamente com suas vidas FORA DO SERVIÇO. Será que pensam que ninguém sabe, que ninguém vê? Pois saibam que os nomes de tres ou quatro salafrários já estão no DP, basta agora que os responsáveis pelo RH averiguem de perto, já que os Diretores da policlínica e o jovem gestor se deixam ser enganados como se engana crianças de quem se rouba doces.

E para quem perdeu, aí vai de novo......
"EM 2016, SAÚDE! S?" QUE NÃO!

Sai ano, entra ano e em Gaspar a alegre melodia "adeus ano velho, feliz ano novo, muito dinheiro no bolso, SAÚDE pra dar e vender..." desce pela garganta como um amargo veneno. Dinheiro no bolso "já era" e o que se tem pra dar e vender são DOENÇAS. Nesta terra de ninguém, onde as leis são feitas tortas e assinadas em linhas tortas.... beeeem tortas.... por ilustres predadores do erário público, acabou de ser aprovada a trágica reforma administrativa do município. Uma calamidade para os cidadãos que não passam de "pagadores compulsivos" das dívidas passadas, presentes e futuras que este grupo de delapidadores fez, faz e fará. Uma catástrofe para a esmagadora maioria dos funcionários públicos que não aguentam mais seus SALÁRIOS CONGELADOS desde o século passado. CONGELADOS sim, pois os reajustes anuais são mera obrigação de todo e qualquer empregador. Aumento salarial é coisa do século passado. Uma verdadeira desgraça para os trabalhadores da saúde que foram esmagados pela ex-secretária que montou uma reforma administrativa igual a sua trajetória em Gaspar, ou seja, perturbada. E a atual gestão de saúde não fica atrás. Não se deu ao trabalho de rever as insanas reformas sugeridas pela sua antecessora e o que é pior, não aprendeu que time que está perdendo deve ser dissolvido e remontado. Continua visivelmente falindo por que mantém ao seu lado assessores tão incompetentes que nem se preocupam mais em disfarçar sua falta de compromisso. São tantos ajudantes do segundo escalão que já se perdeu as contas, mas os verdadeiros trabalhadores que sofrem nas mãos destes desocupados tem muito bem contados e anotados os deslizes de cada um. É um festere de chefias pisoteando subornidados, mentindo, fazendo tranbiques, cavando mais e mais vantagens para si próprios, cuidando de interesses particulares, estes muitas vezes fora do local de trabalho, descansando tranquilamente em suas salas novas da policlínica. São estes mesmos superiores hierarquicos que perderam totalmente o controle de suas equipes, tanto que certos funcionários registram calmamente o ponto de entrada, na policlínica ou em outros locais que tem cadastro e dão meia volta, isto é, simplesmente desaparecem o dia todo e ninguém faz NADA. É realmente uma lástima concluir que estas pessoas que tem cargos tão próximos do secretário de saúde vão ganhar mais dinheiro, vão ter aumento salarial, vão ser mais ainda recompensadas financeira por esta reforma administrativa indescente. Que decadencia, que sacanagem.
eleições 2016
09/02/2016 12:58
Ao
Doralino Da Silva

Pelo que eu entendo de politica, não se chuta cachorro morto.
Doralino Da Silva
09/02/2016 08:36
Acredito que o PSD não irá abrir mão de sua candidatura a majoritária neste ano.

Vamos aos fatos que incomodam muita gente! Veja só PSD elegeu o vereador mais votado na ultima eleição, sendo assim o primeiro dia após os resultados nas urnas começamos a nossa campanha a majoritária. Consolidando hoje a terceira via.

O PMDB com a votação que fizeram credenciaram-se para mais uma disputa, ação natural de um processo eletivo, estão na rua fazendo campanha deste 2012.

PT eleito, reeleito tenda a sucessão, será difícil, porém não impossível, a única que pode dar a eleição ao PT é a própria oposição! PSDB com a candidata de si própria!

Andreia por sua vez acredita que poderá chegar, mas esquece do histórico politico, de suas armações, na sua prestação de contas claramente disse que abriu mão da presidência da câmara, mentiu feio! Tanto é que logo após ela abriu processo encima daqueles que foram contra ela.


Mas voltando para a disputa, o PSD de Marcelo Brick e companhia está trabalhando numa candidatura forte, e nenhum momento saiu para pedir pinico aos demais, o que aconteceu foi o que o PSD ja pregava.

Os demais partidos estão fazendo o mesmo, trabalhando, mais somente três estão trabalhando com a realidade! Marcelo, Kleber e Lovidio, a Andréia está em marte!


Vejam só a onde se viu uma nominata de vereadores não apoiar a candidatura dela? Se houve justa causa na saída dela no DEM para o PSDB, porque que ambos estão praticamente juntos para a disputa? Por que, que até os mais relevantes nomes dentro do PSDB cogitaram suas desistências a disputa ao legislativo caso ela vá a prefeita?

Essa politicagem o povo ja está saturado até as tantas!

Andréia prefeita? Não é o momento.
olhando a marmelada
09/02/2016 08:05
O PSDB e os tucanos de Gaspar estão arrumando sarna prá se coçar com esse pessoal do PSD. Não é a toa que com estas coisas, de protagonistas viraram numa Kombi. Agora arrumaram um ônibus com vinda da Andreia, mas pelo jeito continuam pensando pequeno.

Eu também não acredito que o PSD será o vice do PT. O PSD está blefando, mas arrotando para botar preço no PT, e até inclusive para se arrumar com os tucanos ou mesmo com o Kleber.

Sozinhos, eles não vão. Não possuem candidatos, dinheiro e votos. Se possuem, estão desafiados.
Vestido de Seda
09/02/2016 07:45
Bom que a coisa esta armada entre o PSD e PT, todos sabem desde a votação da reforma administrativa, que fez com que Marcelo Brick, estivesse reunido com toda a cúpula do PT um dia antes combinando voto e vantagens, mas acredito que a questão de serem vice do PT, eu acho que não vai rolar pois faria mais mal do que bem para o próprio PT. O que em minha visão vai acontecer é que o PSD sairá de chapa pura, já mandado pelo PT só par minar as forças dos outros dois candidatos e depois do pleito caso a vitória do PT acontece fazer parte do governo.
Herculano
09/02/2016 07:25
#ESSEIMPEACHMENTÉMEU!, por Kim Kataguri, coordenador do Movimento Brasil Livre, no jornal Folha de S. Paulo

Três gigantescas manifestações em todo o país. Uma caminhada de mais de mil quilômetros, a pé, de São Paulo até Brasília, que culminou no protocolo do pedido de impeachment de Dilma Rousseff. Mais de trinta dias de acampamento em frente ao Congresso Nacional para que a denúncia fosse acolhida pela Mesa da Câmara. Meses de pressão constante nas bases eleitorais de deputados e senadores. Esse foi o trabalho hercúleo que nos trouxe até aqui.

Apesar disso, a narrativa que o governo e setores da imprensa tentam emplacar é a de que o impeachment se resume a um mero embate entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ou isso ou a história de que o processo é um golpe da oposição.

O fato é que quem verdadeiramente sofre com a crise política, econômica e moral é a população. O desemprego, a inflação, os altos impostos, a impunidade e a paralisia política não incomodam o establishment. Incomodam o povo. Principalmente a parcela mais pobre, que sente no estômago o desastre petista.

Vale lembrar que o impeachment começou a ser debatido pela classe política única e exclusivamente por causa da pressão popular. Antes de a população impor essa pauta, até a oposição a rejeitava. O governo e amplos setores da imprensa chamavam-na e ainda a chamam de "golpe". A demanda por uma resposta das instituições não parte principalmente da mídia nem dos políticos, mas da sociedade.

Durante o processo de impeachment de Collor, a história foi bem diferente. As manifestações eram apoiadas ou organizadas por diversos partidos políticos. A narrativa da imprensa também era outra: não se falava em "golpismo" ou "fascismo", mas em "festa da democracia" e "momento histórico".

Partidos de esquerda levantavam a bandeira da honestidade. Lula discursava sobre a importância de o povo ter o poder de destituir um político. A população mantinha a esperança de que um governo de esquerda pudesse trazer uma nova moralidade.

Hoje, as manifestações são contra um governo de esquerda. Viu-se que a única novidade que a esquerda pode trazer para a moral é trocar "certo e errado" por "contra o partido ou a favor do partido". A sociedade brasileira tornou-se menos ingênua. E, em política, a perda da ingenuidade será sempre um bem.

O MBL e o Vem Pra Rua, junto com diversos outros movimentos e partidos de oposição, iniciaram a campanha #EsseImpeachmentÉMeu! Ela desconstrói a narrativa oficial e deixa claro que o maior interessado no impeachment da presidente Dilma não é Cunha ou a oposição, mas a população brasileira.

A campanha terá seu grande momento no dia 13 de março, quando acontecerá a próxima manifestação pelo impeachment, marcando um ano do primeiro grande protesto. E se espera que o Congresso reflita as inquietações da sociedade se não quiser ser superado por ela.

Hércules tinha de limpar uma estrebaria imensa. Nós temos o Estado brasileiro a limpar, transformado que foi em estrebaria. O herói grego precisou desviar dois rios para completar sua tarefa. Nenhum de nós, individualmente, tem o poder de eliminar o lamaçal que tomou conta do país. Até porque "mar de lama" há muito deixou de ser só uma metáfora. Mas nós somos o mar de gente e temos ao nosso lado a Constituição e as leis.

No dia 13 de março, devemos canalizar esse mar para as instituições. Fortalecidas, elas resgatarão a dignidade do poder. Ainda assim, temos de ter em mente que o impeachment não é panaceia. O caminho até uma República forte e um Estado que atenda aos interesses da sociedade é longo. A queda de Dilma Rousseff é só a primeira das doze tarefas.
Herculano
09/02/2016 07:09
SOB CAOS, PT PEDE NA TEVÊ O FIM DO PESSIMISMO, por Josias de Souza

Nesta terça-feira gorda, o PT leva ao ar comercial de um minuto. "Dizem que o ano começa quando o Carnaval acaba", afirma o locutor na propaganda. "Então, vamos começar trabalhando. Vamos começar botando toda essa energia, essa criatividade e alegria na nossa vida e no nosso trabalho, para o Brasil seguir crescendo. Tá na hora de mudar o enredo. Vamos deixar de lado o pessimismo?"

De fato, se você reparar bem verá que não há motivo para pessimismo. A economia está em ruínas, possibilidade ideal para ser reformulada. E sente-se no ar que o partido de Dilma Rousseff propõe que a presidente passe por uma metamorfose. O PT faz isso com neutralidade e equilíbrio. Anda sempre com uma lata de gasolina na mão direita e o fósforo na esquerda.

Pedir ao brasileiro que trabalhe é fácil. Quem não engrossou as estatísticas do desemprego samba miudinho desde 1º de janeiro. Sem direito a Carnaval. Difícil mesmo é colocar o governo para governar. Quando Dilma foi reeleita, havia duas crises sobre a mesa ?"a econômica e a ética. Passou-se um ano. Graças à absoluta falta de governo, todos os indicadores econômicos pioraram em 2015. E a lama já roça os sapatos de Lula.

O comercial do PT demonstra que o insucesso subiu à cabeça dos seus dirigentes. A impostura é evidente. Uma legenda que, engolfada pelo caos e por escândalos, depois de 13 anos em que o país foi saqueado pelos esquemas que o acompanham no poder, consegue pedir à nação para "deixar de lado o pessimismo" ou é uma agremiação de cínicos ou de lunáticos.
Herculano
09/02/2016 07:05
MANDA PRENDER ESSE BOI, por Bernardo Mello Franco, para o jornal Folha de S. Paulo

"Quem foi, quem foi / Que falou no boi voador / Manda prender esse boi / Seja esse boi o que for." A marchinha de Chico Buarque e Ruy Guerra remete a um episódio do século 17, quando o conde holandês Maurício de Nassau prometeu fazer um boi voar no Recife. Também poderia embalar um caso mais recente: os bois voadores do senador Renan Calheiros.

Em maio de 2007, a revista "Veja" publicou que um lobista da empreiteira Mendes Júnior pagava despesas pessoais do presidente do Senado, Renan Calheiros. O dinheiro era repassado à jornalista Monica Veloso, com quem ele teve uma filha fora do casamento. A bolada ultrapassaria os R$ 28 mil por mês, em valores atualizados pela inflação oficial.

Ao se defender, o senador disse que não recebeu "qualquer recurso ilícito ou clandestino" e que repassava os recursos para o lobista fazer os pagamentos. Para sustentar a versão, apresentou recibos da venda de gado em Alagoas. A imprensa descobriu que os bois de Renan voavam. Até o gerente das fazendas reconheceu que o rebanho era menor que o declarado.

A Procuradoria-Geral da República demorou, mas denunciou o peemedebista por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. Nove anos depois de o caso vir à tona, o Supremo Tribunal Federal finalmente decidirá se abre uma ação penal contra o senador.

Para o Ministério Público, Renan não tinha recursos para bancar a generosa pensão da filha. O dinheiro seria mesmo da empreiteira, interessada em aprovar emendas no Congresso. O alagoano nega as acusações. Ele voltou à presidência do Senado e hoje é um dos principais aliados da presidente Dilma Rousseff.

O Carnaval é um bom momento para cantar velhas marchinhas. Se você esbarrar com um ministro do Supremo na folia, aí vai uma sugestão: "Quem foi, quem foi / Que falou no boi voador / Manda prender esse boi / Seja esse boi o que for".
Herculano
09/02/2016 07:00
PLANALTO E ESTATAIS TORRAM BILHÕES EM PROPAGANDA, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

No primeiro governo Dilma, a Secretaria de Comunicação (Secom), da Presidência da República, aplicou R$ 815 milhões em propaganda, tentando construir imagem positiva do governo. Sem contar os gastos das quatro maiores estatais para trombetear as maravilhas do governo: R$ 5,3 bilhões. A campeã é a Caixa, feudo do petista André Vargas, hoje preso, e do amigo Clauir Santos, chefe de marketing do banco.

'A gente faz o diabo'

Só em 2014, ano da reeleição de Dilma, a Presidência da República gastou R$238 milhões em propaganda, o triplo do último ano de Lula.

Agências serão trocadas

Apesar da farra com dinheiro público em publicidade, o Planalto trocará as agências que dividem a verba: Leo Brunet, Propeg e Nova SB.

Gastos continuaram

Debilitada pela gatunagem na era petista, a Petrobras gastou R$1,35 bi em publicidade no primeiro governo Dilma. Banco do Brasil, R$1,42 bi

Dinheiro por Sedex

Mesmo em declínio e amargando prejuízos, os Correios gastaram R$615 milhões com propaganda, durante o primeiro governo Dilma.

TUCANOS TERCEIRIZAM LUTA CONTRA DILMA ROUSSEFF

Apesar do "patrimônio" de 51 milhões de votos em 2014, o PSDB agora terceiriza suas responsabilidades. Não empunha a bandeira do impeachment porque quer "assistir de camarote" a presidência do ministro Gilmar Mendes, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esperam que a Justiça se encarregue da missão de cassar chapa Dilma-Temer. Mendes assume em maio e pretende limpar a pauta até outubro.

Mundo dos sonhos

Na aposta da oposição, o cenário ideal acontecerá com nova eleição para presidente simultaneamente às eleições municipais, em outubro.

No muro

Derrotado em 2014, Aécio Neves sempre manteve atitude reticente em relação ao impeachment, que esfriou na Câmara.

Paralisados

Na luta pelo impeachment, quem dá trabalha são aliados insatisfeitos com Dilma. Os tucanos continuam em recesso.

Pizza vergonhosa

Resta à oposição esperar pela ação da Polícia Federal: acabou em pizza a CPI do BNDES. Não conseguiu aprovar nem mesmo pedidos para o Ministérios Público Federal aprofundar as investigações sobre a suspeita de tráfico de influência de Lula em favor de empreiteiras.

Cortando nas emendas

No retorno do carnaval, Dilma Rousseff enfrentará um Congresso em estado de beligerância. Ela diminuiu as emendas parlamentares de R$ 16 milhões para R$ 13,6 milhões. E avisou que haverá novo corte.

Votou em Picciani, liberou

O ministro Ricardo Berzoini (Governo) avisou que não haverá liberação de emendas de deputados do PMDB até a eleição do líder da bancada. É uma forma de pressionar a bancada a votar em Leonardo Picciani.

Plágio no Peru

O ex-marido de Marta Suplicy Felipe Belisario Wermus, vulgo "Luis Favre", está no centro de um escândalo de plágio, na campanha do seu chefe César Acuña, candidato a presidente do Peru e "herdeiro" do atual presidente peruano, Ollanta Humala.

O Pacotão mudou

O PT e a CUT "aparelharam" até o bloco Pacotão, de Brasília, que enfrentou a ditadura e desafiou o poder. No domingo, havia governistas infiltrados com camisetas contra o impeachment. Já contra ladrões....

Guerra perdida

Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) acha que foi admissão de derrota a desistência do ministro Marcelo Castro (Saúde) de sair de licença para votar em Leonardo Picciani para o cargo de Líder do PMDB.

Petição sem Zika

O site Change.org, o maior de petições online, tem um abaixo-assinado para cancelar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, este ano, por causa da epidemia de Zika. Apenas seis pessoas aderiram à petição.

Dois maridos

O governo tenta reaproximação com o grupo de Eduardo Cunha. Avalia que Leonardo Picciani não conseguirá os votos necessários para barrar o impeachment e para votar projetos do governo.

Pensando bem...

... em Brasília, sem verba do governo local, o número de blocos de rua no Carnaval dobrou.
Herculano
09/02/2016 06:37
A FARRA. SOLUÇÃO DOS POLÍTICOS QUE ELEGEMOS? MAIS IMPOSTOS PARA POVO PAGAR A CONTA E A INCAPACIDADE DELES. ATÉ QUANDO? PRINCIPAL MANCHETE DE CAPA DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO: LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL JÁ AMEAÇA 20 ESTADOS. E SANTA CATARINA ESTÁ ENTRE ELES. SO NAS DESPESAS DE PESSOAL (EMPREGUISMO E MAMATAS)CHEGAMOS A 48,35%. O LIMITE PRUDENCIAL É DE 46,55%.

EM SC CULPAM A CRISE UNICAMENTE. ELA APENAS ESCANCAROU O PROBLEMA. É CLARO PROBLEMA DE GESTÃO E DE QUE ESTE MODELO ONDE SE GASTA MAIS COM APOSENTADOS DO QUE COM EFETIVOS PARA ATENDER O CIDADÃO ESTÁ EXAURIDO E PRECISA SER REDISCUTIDO PELA SOCIEDADE COM POLÍTICOS CAPAZES E DECENTES

Parte 1

Texto de Felipe Bächtold, de Porto Alegre, e João Pedro Pitombo, de Salvador. A crise econômica e os desajustes nos Orçamentos fizeram os Estados arrecadarem no ano passado quase R$ 30 bilhões a menos do que o esperado e avançar sobre limites de gastos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Pelo país, as perspectivas para o ano são de mais atrasos em pagamentos e nos salários de servidores.

Levantamento feito pela Folha mostra que a maioria dos governos obteve menos receitas com tributos e com transferências federais do que o previsto um ano atrás.

Os problemas financeiros também levaram a maioria dos governadores a piorar o comprometimento das finanças com pessoal em 2015. Vinte deles ultrapassaram limites estabelecidos pela norma ao longo do ano. O nível de endividamento dos governos teve elevação generalizada.

A virada do ano escancarou os problemas de caixa que vinham se agravando ao longo de 2015. Em dezembro, o governo do Rio, administrado por Luiz Fernando Pezão (PMDB), atrasou pagamentos no setor de saúde, o que fez funcionários fecharem emergências de hospitais, gerando caos no atendimento.

Outros Estados, como Sergipe e Tocantins, retardaram o pagamento do décimo terceiro. No Rio Grande do Sul, o atraso no pagamento mensal da dívida com a União virou rotina. Há o risco de o mesmo ocorrer em Minas.

Em São Paulo, o grau de endividamento pulou de 148% de sua receita corrente líquida em 2014 para 168%.

Em relação a 2014, apenas três Estados conseguiram ampliar a arrecadação de tributos, em valores corrigidos pela inflação. Um deles foi o Paraná, primeiro a articular um pacote de aumentos de impostos neste mandato.

Os demais são o Pará e o Maranhão. Este último diz ter revisto benefícios fiscais concedidos em mandatos anteriores. A Paraíba não disponibilizou os dados.

O maior desfalque ocorreu no Rio, que esperava arrecadar com impostos e taxas R$ 43,4 bi, mas, com as dificuldades do setor do petróleo, só conseguiu R$ 29,1 bi.

Os quase R$ 30 bi a menos arrecadados representam uma queda de 7% em relação ao esperado. Nem o tarifaço, que elevou há um ano os preços da energia elétrica e dos combustíveis, evitou a queda.
Herculano
09/02/2016 06:36
A FARRA. SOLUÇÃO DOS POLÍTICOS QUE ELEGEMOS? MAIS IMPOSTOS PARA POVO PAGAR A CONTA E A INCAPACIDADE DELES. ATÉ QUANDO? PRINCIPAL MANCHETE DE CAPA DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO: LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL JÁ AMEAÇA 20 ESTADOS. E SANTA CATARINA ESTÁ ENTRE ELES. SO NAS DESPESAS DE PESSOAL (EMPREGUISMO E MAMATAS)CHEGAMOS A 48,35%. O LIMITE PRUDENCIAL É DE 46,55%.

EM SC CULPAM A CRISE UNICAMENTE. ELA APENAS ESCANCAROU O PROBLEMA. É CLARO PROBLEMA DE GESTÃO E DE QUE ESTE MODELO ONDE SE GASTA MAIS COM APOSENTADOS DO QUE COM EFETIVOS PARA ATENDER O CIDADÃO ESTÁ EXAURIDO E PRECISA SER REDISCUTIDO PELA SOCIEDADE COM POLÍTICOS CAPAZES E DECENTES

Parte 2

O secretário da Fazenda de Santa Catarina, Antônio Gavazzoni, diz que o fenômeno é culpa "exclusivamente" da situação da economia nacional. No Estado, a arrecadação ficou quase R$ 800 milhões abaixo da esperada em 2015 ?"obteve 94% do previsto.

"A arrecadação é toda vinculada: 12% para saúde, 25% para a educação. Repassando menos recursos para áreas fundamentais e com a inflação elevando o custeio, vai tornando mais difícil a boa prestação do serviço público", afirma Gavazzoni. A previsão para 2016 no Estado é de queda na arrecadação.

SANÇÕES

A Lei de Responsabilidade Fiscal prevê uma série de restrições a quem ultrapassa os limites de comprometimento de receita. No caso dos gastos com pessoal, o Estado fica impedido de fazer contratações. Se não houver uma melhora nas contas em oito meses, as transferências federais podem ser cortadas. Novos empréstimos também são barrados e as contas de governo podem ser rejeitadas, o que provoca a inelegibilidade do governador.

O presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, Diogo Ringenberg, diz que a piora nos índices reflete o fim de um período de "exuberância econômica", em que os Estados se comprometeram descontroladamente com gastos.

"A mudança do viés 'mão aberta' para o 'mão fechada' é muito lenta e há resistências gigantescas a ela", disse.

Um dos Estados que superaram o limite máximo com pessoal foi o Rio Grande do Sul, que acumula outras marcas negativas. O Estado, governado por José Ivo Sartori (PMDB), está com uma dívida 227% superior à receita corrente líquida, pior índice em oito anos.

Apesar de ter um dos maiores PIBs do país, o Rio Grande do Sul foi um dos que menos destinaram recursos para investimentos ?"só superou pequenos Estados do Norte.

CULPA DA CRISE

Governos ouvidos pela reportagem afirmam que a previsão de arrecadação para 2015 foi feita quando a situação da economia não estava tão deteriorada.

Em São Paulo, o governo administrado por Geraldo Alckmin (PSDB), por exemplo, afirmou que, na época da elaboração do Orçamento de 2015, a perspectiva era de crescimento de 1,5% do país no ano, enquanto o resultado final acabou sendo um encolhimento de 3%.

A piora na relação entre a dívida e a receita corrente líquida, afirma o governo paulista, ocorreu por causa da inflação e da desvalorização cambial, que afeta dívidas contraídas em dólar ou euro.

O governo do Rio diz que o aumento nesse indicador é "inevitável" quando há queda da receita. O Estado agora tem uma dívida de quase o dobro de sua receita corrente líquida e ficou próximo de atingir o limite máximo imposto pela legislação.

O governo mineiro também afirmou que parte do endividamento é afetado pelo câmbio. A Secretaria da Fazendo do Rio Grande do Sul não quis se manifestar sobre as razões da escalada da crise.
Sidnei Luis Reinert
09/02/2016 06:12
OI, LULA?

Brasil 08.02.16 13:26
A instalação de uma antena da operadora de telefonia Oi a poucos metros do sítio de Lula em Atibaia pode se transformar em mais um indício ligando o imóvel ao ex-presidente.

Quem visita o local percebe que o sinal de celular é precário na região e melhora quanto mais perto se chega do sítio Santa Bárbara.

Uma pesquisa no cadastro das ERBs (Estações Rádio Base) revela que a Oi Móvel instalou uma antena no local em 13 de setembro de 2011, meses após a reforma do sítio. A licença de operação só saiu em 3 de setembro de 2013.

A torre (última da relação abaixo) está instalada no final de uma travessa da Estrada Parque das Cascatas, ao lado de uma casinha simples, nos limites da propriedade frequentada por Lula. O local faz divisa com o sítio "La Chamade" e outro imóvel sem identificação.

O Antagonista sugere que a Lava Jato solicite informações à Anatel e ao cartório da região.

http://www.oantagonista.com/posts/oi-lula

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.