Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

09/12/2008

Alô, major

Está difícil de buscar informações atualizadas sobre o vizinho município de Ilhota. Dias atrás um major assumiu as operações de buscas às vítimas e ele concentrou as informações a sete chaves debaixo de sua língua. E mais ninguém está autorizado a falar sobre resgates, vítimas, desaparecidos e desabrigados. A dificuldade agora é encontrar o major para atender a imprensa. Tentamos atualizar dados sobre a catástrofe em Ilhota nesta segunda-feira e não encontramos o capa engomada. Será que desapareceu?

 

Quase parando

Eu ouvi falar e não acreditei. O prefeito Adilson Schmitt quer encerrar as atividades no dia 16 de dezembro. Quer dar férias coletivas para todos os servidores públicos. Aí então será o caos. A cidade está para ser reconstruída e a Prefeitura de portas fechadas. Já está um abuso esse horário de verão das 7h15 às 12h15. Isso é uma vergonha. Se o prefeito não está dando conta do recado, ele que jogue a toalha e deixe o vice assumir os dias que faltam. Quem sabe sua gestação não será tão complicada nesta reta final.

 

Na telinha

Uma vergonha também está a Avenida das Comunidades com aquela barreira no meio da pista. Até um cego percebe que está mais do que na hora de remover aquele barro e liberar a pista em dois sentidos, acabando assim com o caos no trânsito. Ou será que o prefeito está aguardando a vinda da Rede Globo para aparecer na telinha removendo aquele barro? Acorda, prefeito. A imprensa nacional já foi embora. Só ficou a local.

 

Gasoduto

Conversei com dezenas de moradores do Baú, Belchior e Arraial. Eles afirmam de pé juntos que a catástrofe que assolou as localidades foi motivada pelo rompimento do gasoduto. A terra estremeceu tanto que alguns até perderam a perereca da boca. E foi logo depois da explosão que tudo veio abaixo. A voz do povo é a voz de Deus. Estão escondendo a realidade, principalmente os grandes canais de televisão que são patrocinados pela Petrobras. Foi nesses locais que a desgraça não mediu as crateras.

 

Adiado

O sorteio da promoção do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi transferido para o dia 28 de fevereiro de 2009, devido às enchentes e deslizamentos no Vale. O sorteio iria acontecer no dia 13 de dezembro. Assim dá uma trégua para a saúde do bolso e um fôlego para continuarmos ajudando o Hospital que está mais do que na hora de ter suas portas abertas para a comunidade.

 

Donativos

A quantidade de donativos que chega a Gaspar e Vale do Itajaí é coisa de outro mundo. Os ginásios de nosso município estão entupidos até a boca. E olha que é difícil de se conseguir uma cesta básica. Tem morador que chegou a ficar nove horas na fila para ganhar alimentos nesta segunda-feira. Isso é inacreditável. Estão mais preocupados nos cadastros do que encher a barriga do povo desabrigado. Pode ter certeza: em janeiro ou fevereiro estarei fazendo reportagens de donativos sendo queimados ou então sendo levados para aterros sanitários e as fichas ficarão mofadas em arquivos na Prefeitura.

 

Só para cutucar

Será que aumentará o número de camisas do Vasco da Gama entre os donativos para os desabrigados de Santa Catarina?

 

Balanço

Depois de um longo e temeroso parto, a prestação de contas da ExpoGaspar foi divulgada na última sexta-feira, 05. A feira não deu lucro, nem prejuízo. Ficou fifty-fifty. Que bom! Isso porque a Prefeitura injetou uma boa grana na feira. Caso contrário, o rombo seria gigante.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.