Senhor Editor,
Quero aqui neste espaço colocar ao público minha extrema indignação em relação a certas atitudes de nossa administração municipal diante do desfile cívico de 7 de setembro. Enquanto alunos de fanfarras de escolas próximas (Estaduais, municipais e até uma particular) ao Centro se dirigiam ao desfile com ônibus da prefeitura, meus alunos, alguns deles carentes, tiveram de pagar passagem para se dirigirem ao local de desfile, sendo que nossa escola (Dolores Krauss) se situa distante 4 km do Centro. Falo aqui não como professor, nem como funcionário público que carrega nas costas processo administrativo disciplinar, mas sim como cidadão gasparense dentro dos meus direitos e deveres como tal.
Juvenal Maia
da Motta/Figueira
Senhor editor,
Parabéns pelo site, a dinâmica das notícias é show.
Luiz Eduardo Schramm/Gaspar
Senhor editor,
Onde está a Democracia? Há tempos venho me perguntando: vivemos realmente num sistema democrático? Onde governos mudam de mão eleição após eleição, penso que não seria essa a verdadeira democracia que nasceu com os filósofos gregos, nem tão pouco, a utópica democracia idealizada por nossos heróis pré-republicanos, e chego a essa conclusão porque, historicamente, o poder nos foi imposto e aqueles que lutaram contra toda e qualquer forma de imposição foram impiedosamente perseguidos e até banidos de viver na sociedade.A democracia tão docemente idealizada por pessoas como Paulo Freire, Betinho entre outros, justamente só pode brotar da sociedade organizada e mobilizada. Sem mudar a sociedade não adianta mudar governos Já dizia brilhantemente o próprio Betinho. E isso só se consegue através da educação, porém encontra-se aí um grande contra-senso se a educação é o caminho para a cidadania, como posso dizer aos meus educandos?Vivemos numa sociedade democrática? se a própria escola não dá exemplos de democracia. Não permitimos aos nossos alunos decidir o que gostariam de aprender, impomos a eles todos os dias, porque alguém que nem ao menos conheço, colocou no livro didático e ele também não precisa opinar em quem vai tomar as decisões mais importantes na escola, porque o governo faz isso por nós, através de cargos indicados que dependem das vontades de partidos políticos e então para se manterem no cargo devem necessariamente "dançar conforme a música".Diante disso nada mais resta ao nosso aluno todos os dias de manhã vestir seu uniforme verde, que ele também não opinou porque lhe foi entregue em mãos, devidamente etiquetado em sua "caixinha" e ir para sua escola "verde e vermelha"? Nada contra essas cores, mas tudo contra a imposição e a favor da democracia, e de pessoas que morreram pelo ideal de viver numa sociedade justa e realmente democrática.Silvana Alexandre/Professora
Graduada em Ciências da Religião pela FURB, pós-graduada em Integração Curricular na Modalidade EJA pelo CEFET
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).