Humanos
Os animais estão mais humanos; apesar de nós seres humanos sermos considerados os mais inteligentes do planeta, estamos falhando muito com as riquezaz naturais. Eu me sinto indignada de fazer parte dessa geração que não consegue entender os valores dos animais e das vegetações nativas, que trazem segurança e vida para as futuras gerações. O que a vida vai nos perguntar? O que temos feito em gratidão a mãe terra? Será que usamos nossas forças pra salvar a nossa vida e a vida dos animais? Será que vamos conseguir plantar uma parte daquilo que já destruímos? E a nossa inteligência, será que respeitamos as obras do Criador? Ou nos achamos os donos do poder usando forças e inteligências para destruir, intoxicar e poluir com derrubadas e queimadas o pouco de oxigênio que a natureza ainda nos oferece? Pelo visto os traumas e sequelas que os desastres naturais nos deixaram, não estão sendo o suficiente para refletir e mudar nossas atitudes. Plantar é uma necessidade, preservar é uma obrigação. Destruir e intoxicar é uma covardia criminosa, que deixamos de lembrança para as futuras gerações, que não vão mais ter a chance de ver o planeta verde e colorido.
Cecília Werner | Ilhota
Ilhota
Já tinha observado na coluna CHUMBO e agora na CAMPO NEUTRO , a primeira sob a responsabilidade de Gilberto Schmitt e a segunda de Jerry de Oliveira.Acredito que os ilhotenses não apreciam que usem o termo ?cidade das calcinhas ?, até porque soa meio que pejorativo. Uma sugestão: ?cidade da moda praia e da moda íntima?. Vou até me permitir dar uma segunda sugestão: na seção ?Opinião? faça uma enquete.
Dario Beduschi | Gaspar
FED
Todos os anos vou ao Festival Escolar de Dança torcer pela minha escola e também por meus amigos. Este ano não foi diferente. Fui, e gostei muito das apresentações que tive oportunidade de assistir e tenho certeza que muitos também gostaram. É por isso que acho que o nosso município deveria investir em mais programações como esta, pois chamam bastante atenção dos gasparenses e também dos moradores das cidades vizinhas.
Maitê Mondini | Gaspar
Desfile
No final de setembro, a Loja Julio Schramm e a Rede Feminina organizaram mais uma edição do Lanche da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar. No desfile houve várias combinações de roupas que encantaram o público, pessoas bonitas desfilando, o desfile por inteiro estava muito bonito, todo detalhado e preparado deixando o desfile mais encantador, ficou um lugar bem aconchegante. Tão bom que esse desfile foi muito comentado entre todos. Parabéns a todos que se esforçaram, organizaram e decoraram. Estava tudo muito bonito. Foi muito bom o trabalho de tudo e de todos.
Lais Deggau | Gaspar
Segurança no trânsito
Sou professor e participei da semana do trânsito trabalhando com os alunos o tema durante mais de uma semana, pois acho necessário conscientizar as crianças, pois mudar a atitude dos adultos é mais difícil.
Os alunos assimilam facilmente o que é trabalhado, mas infelizmente muitos pais ainda insistem em desrespeitar as regras mais básicas de segurança no trânsito. Vi, por exemplo, pais no pátio da escola que vinham de moto e não usavam capacete e levavam seus filhos menores na moto e sem capacete. Outros alunos vinham de automóvel sem usar cinto de segurança, menores de 10 anos sentados no banco da frente. Fica muito difícil, para nós, professores, trabalhar temas de elevada importância se muitos pais dão esse péssimo exemplo para seus filhos e com isso prejudicam o trabalho da escola. Mas felizmente, muitos alunos conseguiram convencer seus pais e eles mesmos mudaram de atitude depois que o tema foi amplamente trabalhado em sala de aula. Somente conscientizando as crianças que poderemos ter adultos mais responsáveis no futuro. Pensem nisso!
Onivaldo Ignaczuk | Gaspar
Parabéns
Parabéns aos leitores e comentaristas ?mirins? Camila, Luiz Felipe, Thiago, Maitê, Rafael desta edição do Jornal Cruzeiro do Vale do dia 5 de outubro, mais Akemi na edição do dia 1º. Acredito que esta tenha sido uma iniciativa da direção e coordenação do colégio em que estudam para redação das cartas. Já faz 5 anos que deixei de dá-los aulas, mas ver suas evoluções, mesmo a distância, é muito prazeroso. Espero pelas cartas da Naomi, Maitê M. e Vanessa.
Rodrigo Junkes | Gaspar
Fogo Simbólico
Que belo símbolo percorreu nosso município nas delicadas mãos da mocidade estudantil gasparense, fogo que representa uma alternativa de vida mais saudável, que representa o falo, impávido colosso, gigante pela própria natureza, salve salve.
Gilmar Ferreira Mendes | Gaspar
Orelhões
Ao ler o Jornal Cruzeiro do Vale nesta semana li uma matéria sobre os orelhões de Gaspar e achei muito interessante. Os orelhões são muito úteis para a população, mas é uma pena a maioria não funcione.
Não sei se é a falta de manutenção ou o vandalismo. Para Gaspar, é uma vergonha de 10 orelhões que tem na Rua Principal do Centro apenas 6 funcionarem. Sinceramente, estou envergonhada por ser gasparense!
Letícia Oneda | Gaspar
Movimento Sem Topic
Primeiramente, gostaria de agradecer o espaço cedido por este jornal, que sempre demonstrou comprometimento com a população gasparense.
O sonho de muitos jovens é de completar seus estudos, fazer uma faculdade e conquistar sua independência através do seu trabalho. Nessa caminhada, enfrentamos e superamos desafios, e nos forçamos a nunca desistir.
Nesta semana, mais um obstáculo foi imposto a um grupo de acadêmicos da Uniasselvi de Blumenau, que tiveram o desprazer de ficar sem transporte para a faculdade, pois a empresa que prestava o serviço, sem aviso prévio, rompeu o contrato de forma desrespeitosa e totalmente anti-profissional.
Além do prejuízo pelas faltas as aulas essa semana, os acadêmicos foram lesados financeiramente, pois foram cobrados antecipadamente, valores referentes ao mês de dezembro/2010, e até o momento não houve manifestação sobre o ressarcimento ao grupo.
Fica a dica para todos que querem ingressar em um curso superior: verifique as condições de transporte e idoneidade das empresas que oferecem esse serviço. Cobrem o contrato e recibos de pagamentos, para que o único desafio que tenham que enfrentar seja o de estudar!
Felipe Costa | Gaspar
edição 1236
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).