Farmácia Básica de Ilhota
Sobre a notícia da distribuição de medicamentos da Farmácia Básica de Ilhota, gostaria de relatar que desde de o início da Administração, do então Secretario de Saúde e hoje vereador, Lavino Miguel Nunes, que a equipe da farmácia, tanto a farmacêutica Elisabeth como todos que trabalham com ela, vem fazendo um atendimento digno de elogio. Todos são sempre atenciosos com a população.
Sergio José Cardoso | Ilhota
Agradecimento
Em nome de toda a diretoria e associados da Sociedade Tamandaré, venho por meio deste conceituado meio de comunicação expressar nossos votos de agradecimento ao repasse da verba de R$ 4.400,00 pela Fundação Municipal de Esporte de Gaspar, em especial ao senhor Renato Zimmermann, contemplando o Projeto Esporte para Todos. Com este projeto, conseguimos manter vivo o esporte em nossa comunidade e com esta doação conseguimos ampliar e modernizar nossa área de lazer. Muito obrigado.
Luiz Antônio Brassanini | Gaspar
Ponte do Vale
Fiquei impressionado com a quantia garantida para a Ponte do Vale, estão faltando apenas R$ 25 milhões para se conseguir a tão sonhada obra. Percebe-se claramente que se trata de mais um palanque eleitoral do PT para as próximas eleições. Quanto à carta do senhor Fernando Borba de Castro, gostaria de dizer que fale apenas pelo senhor e não pela população gasparense em geral. Agradecer uma administração incompetente e sem comprometimento, que até agora conseguiu metade da ponte é, no mínimo, brincadeira de mau gosto.
Olhando o que foi feito por Gaspar nestes quase dois anos desta administração, é mais provável que nossa cidade fique sem nenhuma ponte do que construir mais uma.
Renato José Zimmermann Jr. | Gaspar
Agressão no trânsito
Fui vítima de agressão de um motorista na tarde do dia 26 de julho. Gostaria de relatar que o fato ocorreu no momento em que orientava os condutores acerca do motivo do desvio, tendo em vista as obras de recapeamento que estão sendo realizadas ao longo de todo o perímetro urbano do município.
Ao informar o condutor sobre o desvio, o passageiro que estava fora do veículo me agrediu e em seguida utilizou um spray de pimenta, dificultando assim minha ação e reação.
A agressão foi presenciada pelos operários da obra, bem como vários usuários, que prontamente foram testemunhas do fato, e prestaram solidariedade.
Segundo as testemunhas, o agressor estava muito agitado e na chegada da imprensa quis ainda questionar acerca das fotos que estavam sendo registradas.
A Polícia Militar esteve no local, prendeu em flagrante o agressor e o encaminhou a Delegacia de Polícia, onde foi realizado o Termo Circunstanciado.
Pedro da Silva |Gaspar
Amor, cruel e traiçoeiro
A mãe dá a luz e cria nove filhos com todas as dificuldades que a vida tem, mesmo assim, determinada como ela só, dá todas as condições para que seus filhos amados cresçam com saúde, educação e preparados para seguir seus caminhos com suas próprias pernas. Seus filhos amados se casam, criam uma nova família, e assim segue a vida.
Por tudo isso, neste dia dos pais, quero parabenizar todos os pais e mães por tudo que fizeram pelos seus queridos filhos, filhas, netos e netas, genros e noras.Não poderia deixar de registrar com profundo pesar as decepções, desgosto, a ingratidão, a mesquinharia, com quem deixou de viver a sua vida em favor de seus entes queridos.
Agora, na sua velhice e com a saúde fragilizada, incapacitada de andar e de falar, de comer pela sua própria boca e uma enorme vontade de olhar nos olhos dos seus amados filhos e dizer: obrigado meus filhos pela lata de leite ninho, pela lata de azeite de canola, pelos remédios que não me deste, pelo abraço e pelo beijo que tanto lhe dei e que agora me negas; queria eu poder te perguntar o por que negaste a fala com teus irmãos, teus parentes mais próximos? Por que tantas brigas e desavenças por causa de um pedaço de terra e uma casa velha que abrigou todos vocês e que ainda me abriga?
Gostaria de falar-lhes do fundo do meu coração: Antes que eu parta para o outro plano, que com certeza será muito melhor que este onde vivemos, pois acredito que não viverei nem presenciarei convivência deste tipo. Não há nada mais injusto do que ter criado tantos filhos, que por sinal estão muito bem de vida, outros nem tanto, e ter que depender de estranhos, e o pior de tudo, de politiqueiros.
Que fique bem claro, esse assunto não se estende e não é generalizado, pois sei que existe famílias muito unidas em todos os conceitos familiares, religiosos, políticos, entre outros.
Teresinha Santos |Gaspar
Pontos de ônibus
Estava passando pela rodovia Jorge Lacerda no dia 15 de julho quando vi a situação dos pontos de ônibus instalados às margens da rodovia. Estão todos em estado lastimável e os do bairro Bela Vista estão sem telhados.
Estes pontos são muito pequenos, as pessoas ficam espremidas quando chove e não têm lugar onde se abrigar.
No geral, todos os pontos pertencentes à jurisdição do município de Gaspar estão neste estado.
Este assunto até já foi pauta do Jornal Cruzeiro, há algum tempo, mas acho que vale a pena reclamar de novo, quem sabe assim os órgãos competentes arrumam uma solução para o caso.
Carlos Eduardo Warmling | Gaspar
Qual o legado da crise com os pedófilos na Igreja?
No século XVI, no auge do poder dos Papas renascentistas em Roma, envoltos em escândalos de toda ordem, surgiu um clamor em toda a Igreja de ?reforma na cabeça e nos membros?. Esse clamor vinha dos leigos, do baixo clero e dos teólogos como Lutero, Zwinglio e outros. Em resposta veio a Contra-Reforma que transformou a Igreja Católica num baluarte contra o movimento dos Reformadores, enrijecendo ainda mais suas estruturas de poder.
Agora o escândalo dos padres pedófilos em vários paises católicos fez com que surgisse também um vigoroso clamor por reformas estruturais na Igreja. Ele não vem apenas de baixo como no tempo da Reforma, mas principalmente de cima, de cardeais e bispos. Primeiramente, este pecado e este crime gerou uma desastrosa gestão do Vaticano. Inicialmente tentou-se desqualificar os fatos como ?fofocas mediáticas?, depois procurou-se ocultá-los, usando até o ?sigilo pontifício? a pretexto de salvaguardar a presumida santidade intrínseca da Igreja, em seguida, minizaram-se os fatos, ou criou-se o factóide de um complô de obscuras forças laicistas contra a Igreja e por fim, face à impossibilidade de qualquer via de desculpa e de fuga, a verdade incômoda veio à tona.
O Papa tomou medidas severas contra os pedófilos, consideradas insuficientes por muitos da própria Igreja. Pois, não basta a ?tolerância zero? e as punições canônicas e civis. Tudo isso vem a posteriori, depois de cometido o delito. Nada se diz como evitar que tais escândalos se repitam e que reformas introduzir na vivência do celibato e na educação dos candidatos ao sacerdócio. Não se coloca como prioritária a salvaguarda das vítimas inocentes, muitas delas revelando um tenebroso vazio espiritual, fruto da traição que sentiram da Igreja, num misto de culpa e de vergonha.
Em seguida, as altas autoridades fizeram-se mutuamente graves acusações. O Card. Cristoph Schönborn de Viena acusou o Cardeal Angelo Sodano, quando era Secretário de Estado (o primeiro posto depois do Papa) de ter ocultado a pedofiia de seu antecessor na sede, o Card. Hans-Herrman Groër. Bispos alemães criticaram a conferência episcopal de não ter sido suficientemente vigilante face aos notórios abusos sexuais do bispo de Ausgburg Walter Mixa, obrigado a renunciar. O mesmo refere-se ao bispo de Bruges da Bélgica que abusou por 8 anos de um seu sobrinho.
Impactante é a autocrítca feita pelo arcebispo de Camberra Mark Coleridge, reconhecendo que a moral da Igreja concernente ao corpo e à sexualidade é rígida e de estilo jansenista, criando nos seminaristas uma ?imaturidade institucionalizada?, além da tendência à discreção e ao segredo face aos delitos, para manter o bom nome da Igreja, fruto de um hipócrita triunfalismo. O primaz da Irlanda Diarmuid Martin se perguntou sinceramente pelo futuro da Igreja em seu pais, tal o número de pedófilos nas instituições e por muitos e longos anos. Reconhece que reformas são urgentes, pois, a Igreja ?não pode ficar aprisionada em seu passado? mas deve introduzir mudanças fundamentais em sua estrutura que impeçam tais desvios. Talvez o documento mais lúcido e corajoso veio do bispo auxiliar de Camberra, Pat Power. Este cobra ?uma necessária reforma sistêmica e total das estruturas da Igreja?. Afirma que ?na condução da Igreja, toda masculina, não reside toda a sabedoria mas que ela deve ouvir a voz dos fiéis?. Com coragem reconhece que ?se as mulheres tivessem mais poder de decisão, não chegaríamos à crise atual?.
Poderíamos aduzir outras vozes de altas autoridades eclesiásaticas. Mas o importante é constatar que este escândalo que afetou o capital de ética e de confiança da Igreja-instituição, paradoxalmente deixou um legado positivo: suscitou a questão das reformas de base, aprovadas pelo Concílio Vaticano II. Estas, porém, foram boicotadas pela Cúria vaticana e pelos dois últimos Papas que se alinharam à uma visão conservadora e contrária à toda modernidade.
Os que amamos a Igreja com suas luzes e sombras, queremos entender a atual crise como uma oportunidade suscitada pelo Espírito para que a Igreja-instituição, realmente, encontre a forma melhor de transmitir a boa-nova de Jesus e ajude a humanidade a enfrentar uma crise ainda maior, aquela do sistema-vida e do sistema-Terra, terrivelmente ameaçados.
Leonardo Boff | Teólogo
edição 1216
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).