O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

18/09/2009 00:01

Alfabetizador
No dia 19 de setembro comemoramos o Dia do Alfabetizador, esta data foi escolhida para homenagear o grande educador Paulo Freire, data do seu nascimento, que dedicou sua vida para alfabetizar jovens e adultos no Brasil. Paulo Freire sempre esteve à frente do seu tempo, autor de várias obras que foram traduzidas e comentadas em vários países como: A pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia, entre outros. Ensinar a ler e escrever, tendo como desafio uma possibilidade de inclusão social não é tarefa fácil. Refletir sobre esta questão traz à tona conceitos macro de infância, de como a criança aprende de concepções claras do que é alfabetizar e do que é letrar. A transmissão de um recado, a placa de sinalização, o rótulo de um produto, o semáforo, a lista de compras, as imagens televisivas, reportagens de jornal, o número de telefone, os letreiros de um ônibus... Vários são os textos orais e escritos que nos cercam todos os dias. Ler e entender cada um deles nos leva a estabelecer uma comunicação com os demais seres humanos e com o mundo, fazendo de nós cidadãos agentes e participantes. É tempo de a escola adequar a sua ação pedagógica a esta realidade que nos cerca, comprometendo-se com o desafio de contribuir para que os alunos aprendam a codificar e decodificar os códigos e a se posicionarem criticamente perante o universo de informações a que são expostas diariamente. É papel da escola alfabetizar num contexto letrado, em que existam práticas sociais de leitura e escrita. É importante que os alunos sejam usuários da escrita nas suas diferentes funções sociais mesmo que ainda não estejam alfabetizados. O município de Gaspar no ano de 2006 construiu com seus alfabetizadores 10 princípios que iriam nortear a alfabetização do município e dentre eles: o compromisso de alfabetizar e letrar. Para tanto este ano a Formação Continuada dos Educadores do 1° e 2° anos tem como um dos objetivos principais refletir sobre como alfabetizar e letrar. Quero parabenizar a todos os alfabetizadores do município de Gaspar, em especial aos professores de 1°e 2° anos e do Projeto Apoio que contribuem com responsabilidade para que seus alunos se alfabetizem, se expressem, defendam suas opiniões, construam conhecimentos e usem a escrita para auxiliar sua vida em sociedade.
Rozangela Elias | Diretora dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação 
  
Greve I
Esta história de greve só funciona porque normalmente quem adere, trabalha em algum segmento de extrema necessidade. Afinal, se o seu Zé, o pedreiro, ou seu Pedro, catador de latinhas, pararem quem se importa? Há tempos atrás aconteceu algo parecido aqui em Curitiba, mas como temos um governador que está comprometido com o povo, foi ordenado que: "Ou voltam à trabalhar ou estarão demitidos." Resultado: 6 horas depois os ônibus estavam circulando normalmente. A ideia de não cobrar passagem é ótima, só resta saber se os funcionários terão coragem suficiente para tal atitude.
Leon Roberto Blum | Curitiba

Greve II
Parabéns aos trabalhadores do transporte coletivo de Gaspar. Chega de ser explorado e ficar quieto. Todos os trabalhadores devem brigar pelos seus direitos. Os donos da empresa Viação do Vale não estão nem um pouco preocupados com o povo de Gaspar, pois se quer estão dando um transporte que atenda a população. Como poderão saber da realidade se são de Florianópolis, e não conhecem o povo gasparense?                      
Celso José Kistner  | Gaspar

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.