A escola que queremos
Na escola, tudo deve estar na mais perfeita ordem para que o aluno sinta-se valorizado e encontre no ambiente escolar a esperança de uma vida melhor, desde quem recebe o aluno no portão, até as instalações da sala de aula e outras dependências da instituição. A manutenção das escolas públicas ao longo dos anos tem contado, além dos recursos públicos, com a geração de recursos pela própria escola. Pode-se, inclusive, afirmar que a cobrança de taxas e contribuições nas escolas públicas sustentou boa parte da manutenção dessas escolas durante muito tempo; entretanto, sendo a gratuidade do ensino, um dos princípios da educação escolar pública, determina a Constituição Estadual, em seu Art. 202, parágrafo 3º, a proibição da cobrança de taxas ou contribuições nos estabelecimentos públicos de ensino. Os recursos próprios são constituídos, de maneira geral, das receitas de multas dos livros da biblioteca que são devolvidos fora do prazo; promoção de eventos, rifas, festas, bingos, etc. Cada escola se mobiliza para buscar novas fontes de recursos, até mesmo com parcerias com empresas. As fontes de recursos são necessárias para: manutenção das áreas verdes, pequenos reparos hidráulicos e elétricos, controle de pragas, pintura da escola (pintor), contador e tantos outros gastos que aparecem no decorrer do ano letivo.
O patrimônio constrói a identidade e a imagem da escola e, por isso, é necessário que esteja sempre em ordem. Parabéns às escolas que zelam por este patrimônio tão importante. E não esqueça! Ele não é meu, nem seu, ele é nosso!
Jacqueline Andrade - Gaspar
Sete de Setembro
O que está acontecendo, que o desfile de 7 de Setembro não ocorreu mais na rua Coronel Aristiliano Ramos? Uma data tão significativa merece mais destaque e ênfase, ao desfilar pela rua principal.
Existe algo mais convidativo, com maior entusiasmo, onde o público se manifesta intensamente, vibrando em aplausos. E para quem está desfilando, com razão, exibe-se com toda ostentação, num brado retumbante mais enérgico.
Lígia Cunha - Gaspar
Edição 1621
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).