Gaspar, a mais bela!
Eu gosto daqui
Aqui eu vou ficar
Daqui nunca sairei,
Te amo Gaspar!
Aqui eu me divirto
Tem coisas muito legais
Das cascatas no interior
Aos esportes radicais!
Essa cidade é bela,
Vários turistas vêm aqui
Para ver a beleza
E também se divertir!
Entre montanhas Gaspar está,
Cidade de povo feliz!
Quem vem quer ficar,
Lugar da Igreja Matriz!
Rodrigo José Silveira - Aluno EEB Norma Mônica Sabel
Gaspar
No dia 18 de março, a cidade comemora a emancipação de um povo e o começo de uma nova história. A entrada no mapa catarinense para sua grande glória. Vejam que título bonito este pedaço de chão ganhou. Cidade coração deste Vale encantado que aqui se formou.
As belezas naturais que Deus aqui nos deixou. A nossa flora e fauna, tão rica e admirada, com belas matas, rios, ribeirões e cascatas. Lindas planícies em volta de pequenos e grandes morros, de onde brotam as águas que abastecem os colonos e irrigam as arrozeiras, que nas planícies foram se espalhando junto com engenhos de cana e farinha.
O povo foi prosperando e a pioneira fábrica Círculo a Gaspar muito ajudou. Quase todo gasparense nesta fábrica trabalhou, fabricando o seu famoso fio, que para o mundo exportou. E quantos parques aquáticos, a natureza ajudou, com suas águas cristalinas, que brotam dos morros, descendo nas cachoeiras. E a nossa linda Matriz. Ela é fenomenal. Todos que a visitam dizem que no Vale não tem igual. Mas o progresso também muitas belezas tirou. O nosso lindo rio Itajaí-Açu, muito feio ficou. Que tristeza para um povo que em suas águas se banhou. Mas foi da fauna e da flora o símbolo que o gasparense adotou. Este lindo passarinho de peito amarelinho, da cor da nossa bandeira, o gaturamo do amor.
Salvador Ramos Vitorino | Gaspar
Gaspar, 80 anos!
Gaspar é um lugar divertido,
Sempre com amor e com carinho,
Gaspar tem lugares bonitos,
Cascatas e Igrejas são os meus preferidos.
Gosto de morar aqui,
Com lojas e esportes para me divertir.
Gaspar tem educação
Norma Mônica Sabel mora no meu coração.
Gaspar é beleza; beleza é Gaspar
Faz 80 anos, vamos comemorar!
Vitor Deschamps - Aluno EEB Norma Mônica Sabel
Gargalos do trânsito
O trânsito de Gaspar é caótico nos horários de pico, ou seja, principalmente de manhã e ao final da tarde, todos os dias. O grande culpado por esses engarrafamentos é sem dúvida a Ditran, pois nestes horários, como em outras cidades, deveriam ter guardas auxiliando o trânsito nos locais de gargalo. E olha que não são muitos. Com quatro guardas nestes horários em pontos estratégicos se resolveria 90% dos congestionamentos. Vai uma dica: 1-Posto de combustível do Julinho, na esquina que vai para a rua Frei Solano-Nereu Ramos, subida da Igreja; 2- Primeira sinaleira da Avenida das Comunidas; Nereu Ramos entre a Avenida das Comunidades e a Círculo. Cabe à Ditran dar uma volta na cidade nestas horas para avaliar os gargalos e achar soluções que venham a amenizar o problema, afinal, para que existe a Ditran?
Eusélio Deocar Zimmermann - Gaspar
Edição 1571
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).