75 anos Círculo
Parabéns à diretoria da Indústria de Linhas Círculo e todos os demais colaboradores pela passagem dos seus 75 anos. Com certeza, a história da Círculo se confunde com a do município de Gaspar. Muitas famílias trabalharam nesta empresa, fizeram carreira e colaboraram para que a mesma chegasse nesta posição de destaque.
A Círculo, nestes 75 anos, colaborou para o crescimento e desenvolvimento de Gaspar, Santa Catarina e por não dizer do Brasil, pois é a líder no país em seu segmento e exporta para mais de 30 países. Parabéns Círculo, pelos seus 75 anos de muitas lutas, desafios e vitórias.
Adilson Schmitt | Gaspar
Acidente BR-470
Nós da família estamos arrasados com essa perda. Michael era uma ótima pessoa.
A moto está na casa de um amigo da família. O velocímetro travou em 70 km/h. E como comentou Aparecida, até na foto pode-se ver a lombada eletrônica. O motorista disse que não o viu e depois mudou o discurso dizendo que ele vinha em alta velocidade. Acho que seria muito melhor para ele se tivesse assumido a culpa e buscado ajudar a família de alguma forma.Enfim, somos mais uma família esperando que a justiça seja feita!
Beatriz Estela de Sena | Blumenau
Retratação
Venho publicamente pedir desculpas a alguns membros da A.P.P da Escola Luiz Franzói, do bairro Bateias. Temos alguns membros muito íntegros, e o meu comentário foi generalizando, sem distinção.
Odete Fantoni | Gaspar
Agradecimento
Em nome do Coral Canção e Vida, da Paróquia Imaculada Conceição do bairro Bela Vista, agradeço a atenção dispensada em virtude do Concerto Natalino ? Um presente de Natal?, realizado no dia 15 de dezembro de 2012.
É muito importante contar com a ajuda da imprensa, principalmente a local, divulgando, apoiando e incentivando as manisfestações culturais e religiosas de nossa cidade.
Tereza Cristina Benevenutti | Gaspar
Ponte Hercílio Deeke
Sinceramente, acho que pode até atrapalhar o povo. Mas, se não for assim, essa ponte não sai. Desde que eles ameaçaram fazer o protesto, não se fala em outra coisa. É bem aquela história: pessoa vista é pessoa lembrada. No caso, pessoa revoltada é pessoa que da medo.
Schirlei Maria de Souza Teske | Gaspar
Carnaval
O carnaval teve origem no Egito, há mais de 2 mil anos antes de Cristo, inspirado nas festas dos antigos deuses egípcios. O carnaval dos cristãos começava primitivamente em 25 de dezembro e compreendia os festejos do natal, os dias do ano novo e o de Reis.
Na Grécia, generalizaram-se as festas dos egípcios, que não eram praticadas em templos, mas em praças públicas, simbolizando a alegria dos gregos.
De Atenas, capital da Grécia, o carnaval foi levado para Roma. Nas Gálias, tais foram os abusos que Roma condenou por muito tempo o carnaval.
No começo do cristianismo, a Igreja procurou dar nova origem a essas festividades, punindo rigorosamente os que nela se excediam. O baile de mascaras foi criado pelo monarca D. Carlos VI, fazendo com que todas as damas ocultassem o rosto, a fim de serem escolhidas, à meia noite, pelos cavalheiros, dando início ao baile.
Foi numa dessas festas que esse rei foi morto, por motivos políticos, quando se achava fantasiado de urso.
As máscaras eram esculpidas em barro, em madeira ou cortiça, coroadas e guarnecidas de cabeleira. O grande círculo carnavalesco foi o século XIX, com o seu entusiasmo pela festa popular do entrudo feita durante o dia na terça-feira de carnaval.
O entrudo é uma brincadeira cujo procedimento é de jogar água entre si, nas demais pessoas. É como se lavasse a alma, despedindo do ano que passou, dando boas vindas ao novo. Em alguns lugares, essa tradição ainda é mantida.
Lígia Cunha | Gaspar
Edição 1457
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).