O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

13/01/2012 10:25

Inconsequente
A Polícia Militar Rodoviária recomenda dirigir com cautela. Meu pai, Dirceu Lino Claudino, 53 anos, sempre dizia: ?prefiro chegar atrasado nessa vida do que cedo na outra?. Então, meu pai, que durante mais de 30 anos viajava, jamais sofreu um acidente ou sequer bateu carro, enquanto estava saindo para uma viagem de trabalho, tem sua vida brutalmente tirada em um acidente na BR-470, em Gaspar, por um inconsequente e irresponsável que estava a 151 km/h, limite de velocidade muito superior ao permitido pela legislação brasileira. 
Meu pai perdeu a vida e minha mãe, após 36 anos ao lado dele, estará sozinha. Eu não o via há 5 meses pois moro longe, e estava com passagens compradas para encontrar com minha família e passar as festas de final de ano com eles. Meu irmão mais velho, um dia antes dessa tragédia, havia dado a notícia de que meu pai seria avô. Agora, meu sobrinho (a), jamais conhecerá seu avô. E meu irmão mais novo, não poderá dar ao nosso pai a alegria de ver ele se formando, pois como ele sempre dizia: ?meu sonho é ver meus três filhos formados na faculdade?. Esse moleque, irresponsável, inconsequente e outras tantas coisas, acabou não apenas com a vida do meu pai, mas acabou com os sonhos de toda nossa família.
Roberta Claudino | Rio de Janeiro


Viaduto I
Concordo com as obras em nossa cidade, elas são necessárias realmente. Mas o grande problema se chama planejamento. É o caso da reurbanização da rua São José, uma novela sem fim, uma vergonha, uma falta de respeito com os comerciantes e o povo gasparense que ali transita.
É incrível um trecho de rua levar mais de seis meses para ser trocada a tubulação e umas camadas de brita para ?aliviar? a poeira. Agora imagina fechar parcialmente a ponte e a Avenida das Comunidades? Coitadas das pessoas que vêm de Blumenau e moram na Margem Esquerda, imagina o percurso que terão que passar para chegar em casa?
Ricardo Roberto Koprowski | Gaspar


Viaduto II
Esta obra do viaduto da Avenida só vai servir para moradores de rua e de abrigo em caso de enchente, pois o problema do trânsito de Gaspar não está neste cruzamento. O problema está no direcionamento do fluxo viário, na falta de sincronismo dos semáforos da Avenida das Comunidades e o mais necessário e com urgência independentemente do setor privado aceitar ou não é fazer uma passarela em frente a empresa de Linhas Circulo, para tirar aquele redutor de velocidade que ali se encontra.
Após estas mudanças, que são simples de fazer e de baixo custo, pode-se pensar em obras maiores e mais efetivas que resolvam realmente o problema do trânsito da cidade. Lembrando a todos aos que interessem que até que estes projetos de melhoria do trânsito sejam executados já vão ser necessários outros novos projetos de maiores fluxos veiculares, pois a cidade está crescendo de forma incontrolada e o poder aquisitivo do povo aumentou, proporcionando a multiplicacão dos veículos na malha viária.
Anderson Madrid | Gaspar

Assassinato I
O lamento, a dor pela perda, o sentimento de impotência são apenas sentimentos e gestos que vão nos levando a nos acostumar com este estado de coisas.
Não há como não me manifestar. Vi o Dijone crescer com meus filhos, livres, na plenitude da infância e pré-adolescência, pelas ruas em torno de nossas casas, nas peladinhas no campo do Sete de Setembro ou soltando pipas nos terrenos baldios que ainda existiam pelas redondezas.
Duro ver estampada nas páginas dos sites a notícia da barbaridade que interrompeu uma história de vida com sucesso. Sucesso já na família pelo preparo que recebeu para estar em comunidade; sucesso profissional pela sua dedicação e persistência. Cedo deixou Gaspar e partiu para seu projeto de trabalho.
Mais uma vida ceifada. Mas uma constatação: impunidade. Os que praticam hoje, praticaram ainda ontem e vão praticar amanhã. A família não tem a quem recorrer. A sociedade assiste a tudo, e pior ,
vamos nos acostumando....enterrando um hoje, outro amanhã, sabendo que o perigo chega de onde menos se espera. Cidades grandes, médias e pequenas, nenhuma foge à regra.
Recorrer a quem? À Justiça? Recorrer a Deus, tão importante para diminuir a dor no coração dos pais e irmão do Dijone.
Mario Pera | Bombinhas

Acidente
Passo pela BR-470 todo fim de semana, agora na temporada. Do trevo de Gaspar até a entrada do Baú vejo coisas que parecem ser cenas de filme, tipo Velozes e Furiosos!! Os motoristas fazem ultrapassagens que chegam a arrepiar. Será que a pressa é tanta assim? Será que a vida não vale nada? Além de colocarem a sua própria vida em risco, tem todo o dano material e o risco que causam a vida dos outros motoristas que estão trafegando normalmente. Além do mais, neste sábado pela manhã, indo em direção ao Baú, tinha muita fila e os motoristas passavam pelo acostamento. Essa é outra imprudência! Já dizia meu avô, vou devagar por que estou com pressa!
Jaqueline Bianca Machado da Silva | Gaspar

Tráfico
Como que em um bairro tão pequeno como o São Pedro existe tanto tráfico de drogas? Como a polícia não consegue terminar de vez com a festa e assumir o controle do local? A impressão que tenho é que alguém da lei está ganhando uma beirada por fora. Faltam rondas intensivas no local, falta um posto fixo da Polícia Militar dentro do bairro. Gente, não é uma favela, é só um bairro com umas cinco ruas. Eu acho que falta pulso firme da parte das autoridades.
Evelito Strapasson | Gaspar

Edição 1354

Comentários

Graziela
13/01/2012 17:29
Sobre o comentário do morador que escreveu sobre o tráfico no bairro São Pedro, gostaria de manifestar a minha opnião. Acho muito egoísmo seu querer um posto da PM neste bairro e os demais como ficarão?

Conheço vários PMs, principalmente os comandantes Gomes e Pimentel, profissionais sérios e honrados, se os conhecesse não faria falsas acusações.

As drogas são vendidas por que há quem as usa; quando a Polícia age com mais rigor num local, os traficantes migram para outro.

A culpa disto tudo é da nossa sociedade, doente; cabe a nós mudar isso, com educação, ética, legalidade, bons presídios, boas leis, bons centros de recuperação, etc...

Obrigada!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.