Saúde
1,5 milhões de pessoas morrem anualmente por não ter água potável e saneamento básico.
Cerca de 2,6 bilhões de habitantes moram em domicílio sem esgoto coletado e tratado.
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, a cada real investido em saneamento básico, outros 4 reais são economizados em saúde pública, ou seja , é falta de planejamento dos municípios. Os mesmos poderiam realizar um investimento emergencial em saneamento e resolver um problemão na saúde, isto à médio prazo. Anualmente, as doenças de veiculação hídrica, matam 1,8 milhão de crianças menores de 5 anos, 4.900 por dia. Ainda que possa ser evitada com medidas simples, a diarréia mata mais do que tuberculose e malária, seis vezes mais que os conflitos armados e, entre as crianças, cinco vezes mais que a AIDS. Acordem políticos! Vereadores fiquem ligados!
Marcos Augusto dos Santos Souza | Gaspar
Mesma história
Vou contar uma história a vocês leitores. Era uma vez... A história é a mesma e o resto vocês já sabem. Mortes, imprudência, desrespeito e a vida segue exatamente igual. Sempre que vimos mais uma notícia como essa, logo julgamos, fulano, ciclano, beltrano, mas pergunto a todos vocês... ?Quem ai quer continuar vivo?? Acho que a resposta é sempre a mesma, todos nós. Então já que as autoridades não fazem o seu papel, por que nós não começamos a fazer o nosso? Respeitando a vida, os outros, e antes de falarmos mal de alguém, que fez algo errado, vamos nos antecipar a estes erros sendo mais prudentes, porque se esperarmos que algo aconteça, talvez a nossa geração ali dos 30 anos hoje, não esteja vivo para ver.
E aliás, os únicos que merecem sim os parabéns, são os bombeiros e as equipes de socorro, pois estes fazem bem o seu papel. Sem mais para o momento a vida continua...
Emanuel Schmitt | Gaspar
Semana do Trânsito
Trânsito mata! E mata em profusão. No Brasil todo, por ano cerca de uma população como a de Gaspar (57.500 habitantes). A Semana do Trânsito foi realizada no Brasil, pela primeira vez em setembro de 1938, no Rio de Janeiro. Desde então, decorridos 73 anos, jamais deixou de ser realizada. Do Rio, ganhou o país. Atualmente, acontece em todo território nacional, inclusive em Gaspar, este ano de 18 a 25 de setembro. Portanto, nada mais oportuno que mobilizar a população, visando a conscientizá-la para o evento, quando as tragédias, nas estradas se tornam cada vez mais constantes e graves. Haja vista a desolada tragédia do Trevo de Gaspar, de 3 de setembro da BR-470, grande desafio de todo o Vale, que está a mobilizar meio mundo. Essa desgraça permanecerá na memória, cuja dor passará por várias gerações. As jovens que morreram e a professora, além dos feridos de Nova Erechim, pagaram pelo descaso das autoridades e irresponsabilidade dos motoristas, que são maioria.
As mortes de setembro assustam. Logo na Semana do Trânsito. A BR-470, que cruza o território gasparense e se prolonga até o longínquo Oeste Catarinense é conhecida como a Rodovia da Morte, tantos são os acidentes consuetudinariamente. Campanhas de Trânsito ? Esta é a hora de mobilização, geral. Da reflexão. Valer-se da imprensa, exposições de fotos de carros estraçalhados em praças movimentadas acompanhadas de palestras com exibição de filmes de vítimas, palestras nas escolas e clubes sobre o tema Trânsito, etc, etc. Algo deve ser feito, por exemplo dirigido a outros segmentos, como motociclistas e ciclistas; e por que não! A pedestres. Poucos imaginam que podem ser multados? Em 5% do salário mínimo, como por exemplo se atravessar fora da faixa de pedestre ou com o sinal fechado para ele. E 5% da arrecadação das multas são destinados aos Detrans de cada município, para aplicá-los em educação de trânsito, nos mais diversos setores, nunca omitindo a mídia. Santa Catarina ostenta o segundo lugar na corrida de acidentes fatais e o Vale do Itajaí pontifica ? BR-470. Por isso, estranhamos que as autoridades de trânsito não tenham feito em estardalhaço, na Semana do Trânsito em SC. É preciso conscientizar nossa gente, no sentido de minimizar o número elevado de mortes que se verificam. Quantas e tantas por imprudência do condutor e outras por inoperância das autoridades. Se Liga, Mano!
Motoqueiros não deveriam transitar, como alguns transitam, pelos corredores de ônibus de Blumenau. Ou obedecemos às regras, ou nunca seremos uma sociedade organizada. Se isto não funcionar (alguém acredita?), um alerta: o pessoal do trânsito vai ficar de olho, bloco de multas à mão. De fonte segura.
Jornalista Léo Miglióli | Gaspar
10 ou 13
Nobres vereadores, principalmente aqueles (Amarildo Rampeloti, Antonio Dalsóquio, Jorge Luis Wiltuschning, Jose Hilário Melato, Raul Schiler e Joceli Campos Lucinda), que insistem em não ouvir a voz do povo. Povo este que os elegeu e confiou a missão de representá-lo, fazendo valer a sua vontade, peço que em vez de ficar procurando brechas na legislação, para tornar realidade aquilo (aumento do número de vereadores), que não conseguiram em votação junto aos demais parlamentares, preocupem-se com as necessidades dos gasparenses, que não são poucas. Toda a polêmica que surgiu entorno deste assunto, independentemente do desfecho, terá valido, simplesmente pelo fato de termos conhecido melhor a visão e comportamento de nossos representantes.
João Oldair Nicoletti | Gaspar
Edição 1330
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).