Falando sobre o clima me ocorreu um assunto recente e pelo visto, recorrente daqui pra frente. Faz pouco, natal e setembro passados, o ponto de captação de água do Samae na ETA de Bateias secou. Tiveram que recorrer à caminhões pipa pra abastecer os bairros Bateias, Barracão e Óleo Grande. Mas de lá pra cá nada mudou. Os eucaliptos ainda estão de pé e as mineradoras seguem vorazes e insaciáveis. A prefeitura fica feliz com o crescimento dos bairros: mais empresas, mais moradores, mais tributos! Mas as indústrias da mineração e madeireira também injetam cifras altas nos cofres públicos e a administração do município fica extasiada e desatenta à sustentabilidade da região. Isso é um cabo de guerra e prestes a se romper. A indústria da mineração, “exaurindo” as jazidas, recolhem seus maquinários e picam a mula pra outra terra de ninguém. E nós, gente que herdou o solo de seus antepassados, ou que fincou raízes por aqui porque acreditou que havia alguém responsável gerenciando os recursos hídricos, como ficaremos? Ainda temos água limpa, livre dos metais pesados abundantes nas águas do rio Itajaí-Açú e que o sulfato de alumínio, usado pra matar os coliformes fecais, só acrescenta mais veneno ao que já está prejudicado. Segundo alguns estudos médicos, o alumínio é um dos gatilhos que desencadeia o mal de Alzaimer (?). Então, autoridades, tirem a bunda da cadeira e os olhos do que aparentemente é LUCRO e dediquem-se a restaurar as nascentes, remediando o caos antes que o pouco acabe. Dinheiro não se come, tampouco se pode beber... Queremos providências. O amanhã, mais que nunca, depende do hoje, do agora.
Odete Fantoni, via Facebook
---
A população de Gaspar precisava de uma nova delegacia. A antiga não tinha mais condições. Trabalhei vinte e seis anos naquele prédio e sei das péssimas condições para os funcionários e a população que procurava os serviços da Polícia Civil.
Hamilton João da Silva, via Facebook
---
Em alguns bairros, sequer tem ônibus aos domingos. Só aqui, em Gaspar, que vejo isso. Vergonhoso! Ônibus precários, transporte caro e horários não atendem à população.
Val Weege, via Facebook
---
Que Deus abençoe vocês [Casa de Repouso para Idosos Sagrado Coração]! Tornaram um sonho em realidade. Os idosos também merecem ser cuidados com carinho. Não julguem ser saber o porquê a família precisa colocar na casa de repouso. Fico feliz em saber que são bem cuidados. Pior quando são maltratados pelos próprios filhos... Aí é muito triste.
Angela Bertolino, via Facebook
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).