Cartas - Jornal Cruzeiro do Vale

Cartas

29/07/2008 00:00

Senhor editor,
Li, surpreso, na última edição deste jornal, que o pioneiro de Belchior Alto, Antônio Bernardo Haendchen, aportou por lá em 1823 (na verdade ele comprou as terras de Nicolau Malburg, de Itajaí, em 1875). Então, a história da imigração alemã no Brasil deve estar errada, pois consta que os primeiros chegaram no Rio Grande do Sul em 25 de julho de 1824 e aqui, em Santa Catarina, em 1829 (Frei Elzeário deve ser consultado, assim como a Professora Leda!). O casarão citado na matéria foi construído lá por 1890 (e não em 1900), inicialmente uma casa baixa, térrea, mais tarde ampliada com um andar superior, como é até hoje (nasci lá, pois meu pai a adquiriu em 1937 e tocou a "venda" até início da década de 1950, quando a vendeu a seu cunhado Alfonso Schmitt, que já operava no local a agência dos Correios, para fundar um pouco abaixo a Agro Industrial Belchior, hoje Arroz Belchior). Faço essas observações, pois entendo que o IPHAN deve se basear em dados fidedignos e com os quais, penso, terá razões ainda mais concretas para investir na preservação daquele importante patrimônio histórico. Afinal, trata-se de uma legítima mostra do estilo enxaimel e não um dos tantos "enxaimeloides" que receberam incentivos fiscais no Vale do Itajaí a partir da década de 1970.
Osni Rodolfo Schmitz, jornalista | Navegantes

Resposta do editor
Osni
Todos os dados constantes na matéria referentes às datas foram repassados pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Gaspar, que possui um levantamento sobre a centenária casa de comércio da rua Bonifácio Haendchen. Agradecemos pelas considerações e está feito o registro.

Senhor editor
Olá pessoal da área de esportes do Cruzeiro do Vale. O time do Água Doida de veteranos foi visitar o Sete de Setembro no último sábado em Gaspar e todos saíram muito chateados com a arbitragem, que foi simplesmente péssima, não deu três pênaltis que até os próprios jogadores do Sete ficaram com vergonha. Só o que valeu a pena em Gaspar foi a comida, que estava ótima. Pena que não deram os ossos para o juiz, um abraço. 
Edson da Silva|Navegantes


Senhor editor,
Venho através desse jornal pedir uma ajuda, para que a nossa Prefeitura arrume as ruas João Russi e a João Schwartz, que estão repletos de buraco e mato. Os bueiros estão entupidos e os ônibus da Viação do Vale têm muito trabalho para travegar nestas ruas.
Adevilson Silva|Gaspar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Senhor editor,

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.