Vigilância Epidemiológica intensifica combate à febre amarela - Jornal Cruzeiro do Vale

Vigilância Epidemiológica intensifica combate à febre amarela

11/12/2009

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica está intensificando o controle da febre amarela em Santa Catarina, já que a partir deste mês inicia o período com maiores riscos de ocorrência da doença.

A fase crítica deve prosseguir até maio de 2010, o que exige que a notificação de epizootias, feita até então nas áreas de transição para a FA, seja ampliada para todas as regiões do Estado.

Em abril deste ano, a SES implantou a Vigilância de Epizootias em macacos, orientando os serviços de saúde locais, população e demais instituições quanto à necessidade de informar sobre adoecimento e/ou morte de macacos nessas regiões. Entre abril e agosto de 2009 foram notificadas, em 10 municípios, 28 epizootias envolvendo 45 macacos, sem diagnóstico laboratorial.

Apesar de Santa Catarina não apresentar nenhum caso de febre amarela em humanos, nem tampouco a ocorrência de epizootia em macacos confirmada para FA, não está descartada a possibilidade da circulação viral em território catarinense, o que levou a DIVE a reforçar as estratégias de vigilância e monitoramento implantadas em 2008.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.