Renda do pré-sal vai beneficiar as futuras gerações, afirma Dilma - Jornal Cruzeiro do Vale

Renda do pré-sal vai beneficiar as futuras gerações, afirma Dilma

10/12/2009

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participou da cerimônia de abertura da 8a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, na noite desta segunda-feira (07/12), em Brasília. Dilma destacou a destinação dos recursos do pré-sal para os investimentos nas áreas de educação, saúde, cultura, ciência e tecnologia.

"Há pouco ouvi vocês dizerem que o pré-sal é das crianças. Nada é mais certo do que essa palavra de ordem, porque de fato o pré-sal é das crianças, das gerações presentes, mas é, sobretudo, daqueles que nasceram há pouco e daqueles que ainda vão nascer. É uma riqueza imensa que tem que ser transformada para essa parte da população", disse a ministra.

Dilma afirmou que um governo deve ser avaliado pelo que foi capaz de fazer pelas crianças e pelos adolescentes e não apenas por sua economia. Durante o discurso, a ministra falou sobre temas diversos de interesse dos jovens, como a universalização do acesso à internet e a importância do esporte como elemento fundamental na construção da cidadania.

Entre outros dados, a chefe da Casa Civil lembrou que desde 2003 cerca de 24 milhões de brasileiros deixaram a condição de pobreza, graças a programas sociais como o Bolsa Família, ao aumento real do salário mínimo e à geração recorde de novos empregos.

Dilma destacou, ainda, as oportunidades que surgirão para os jovens com a realização, no Brasil, da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. E adiantou que o governo trabalha para ampliar o acesso à banda larga da internet nas regiões mais distantes do país.

A conferência, que vai até quinta-feira (10/12), tem a participação de 1.800 delegados, dois quais 600 são crianças e adolescentes com direito a voz e voto nos debates e deliberações. O objetivo do encontro deste ano é a elaboração de um plano decenal para a política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.