Xaxim - A Polícia Civil prendeu uma quadrilha de estelionatários, na última sexta-feira, 20, em Xaxim, no Oeste do Estado. Após diversas denúncias, a Polícia conseguiu desarticular um grupo que aplicava golpes em empresas de reflorestamento na cidade de Xaxim e em diversos municípios da região Oeste Catarinense. Trata-se de, Elvis Cristiufer Schneider, o qual se passava por "Márcio Tozzo"; Éderson Elizandro de Souza, que gerenciava os pedidos e as entregas; Edinei Facin, Marcos de Oliveira Bueno, Cristiano Grebin e Alex Sandro Pinto de Souza, os quais faziam as cargas e as entregas; e Vanessa Camargo, que é a companheira de Éderson, e o acompanha em todas as atividades ilícitas.
O golpe
O grupo agia da seguinte forma: um dos integrantes utilizava um nome falso como sendo Márcio Tozzo, logo em seguida, ele entrava em contato por telefone com empresas de reflorestamento da região e agendava um pedido de grandes quantidades de mudas. Em seguida, o golpista combinava o dia para retirá-las, e mediante pagamento com cheques frios, ou com comprovantes de depósitos de envelopes vazios, efetuados em caixas eletrônicos, retira as mudas. Na seqüência, a quadrilha revendia em propriedades agrícolas.
As empresas lesadas tiveram grande prejuízo e registraram Boletins de Ocorrência em Delegacias.
Investigações e prisões
Para apurar o paradeiro da quadrilha, foi montada uma operação conjunta com policiais civis de Coronel Freitas, com apoio de agentes de Xanxerê, onde os criminosos foram identificados e presos no último dia 20.
Em poder dos golpistas, os policiais encontraram cerca de 10 mil mudas de eucalipto, vários cartões de empresas de reflorestamento, cinco aparelhos celulares com dezenas de chips, diversos blocos de notas fiscais para revenda das mudas, além de pequena quantidade de maconha, documentos de identidade com sinais de falsificação, e nove cédulas de R$100, todas falsificadas.
A quadrilha também efetuou o mesmo golpe em Coronel Freitas, Chapecó, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada e Seara.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).