Comissão do Senado convida Dilma e Lobão para explicar apagão - Jornal Cruzeiro do Vale

Comissão do Senado convida Dilma e Lobão para explicar apagão

16/11/2009

destaquebrasilMD.jpgNuma estratégia da bancada governista do Senado, a Comissão de Infraestrutura aprovou nesta segunda-feira um convite para que a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, expliquem as causas do apagão que atingiu 18 Estados na semana passada. A manobra tenta enfraquecer as pressões da oposição de convocar Dilma ao Senado e ligar o nome dela ao apagão.

O requerimento aprovado não obriga os ministros a comparecerem, pois num convite a recusa para a audiência pode ser apresentada sem mais explicações. Além de Dilma e Lobão, o requerimento, de autoria do senador Fernando Collor (PTB-AL), convida outros 18 nomes de órgãos como Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da hidrelétrica de Itaipú, entre outros.

A data da sessão também não foi marcada, mas está prevista para o dia 26 de novembro. O governo quer evitar que a oposição explore o blecaute politicamente. Os ataques do PSDB e do DEM só devem atingir integrantes do setor elétrico, que serão jogados na berlinda, se depender da articulação do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. "Aguardamos um relatório técnico. Cabe ao ministro Lobão, que é da área, apresentar esses documentos", disse.

Segundo Padilha, o governo já deu todas as explicações sobre o blecaute tanto para o Congresso Nacional, quanto para a sociedade.

Hoje, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) deverá apresentar um requerimento na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) com os mesmos convites.

 

Fonte: Portal Terra

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.