Álvaro Correia
Ex-parlamentar
A cada dia que passa ficamos mais convencidos de que, indubitavelmente, estamos vivendo na era dos cães.
Uma era aliás, que devemos saudar e aplaudir como alvissareira, pois enquanto uma série de conturbações ameaçam a paz e a tranqüilidade do povo brasileiro, os cães estão roubando a cena tal o grau de envolvimento e convivência que atingiram junto a seus donos e familiares que os acolhe. Quando grande parte dos seres humanos descamba para a senda do crime, roubando, agredindo, estuprando e matando, os cães vem ganhando espaços não só pela confirmação da sua total fidelidade ao homem como também pela convivência afetiva que com ele mantém.
Essa relação carinhosa entre cães e seus donos tem propiciado emocionante histórias que a imprensa tem registrado como aconteceu ainda recentemente em Curitiba, quando um cidadão morreu afogado numa lagoa. Seus dois cães vão diariamente ao local para ver se encontram o dono.
Afora esses episódios que tanto emocionam, em nosso país, apesar de alguns desalmados ainda maltratarem animais, o que se vê é uma magnífica convivência das famílias com seus cachorros que, em muitos casos são considerados amigos inseparáveis.
Esse clima tem feito aumentar gastos cada vez maiores com esses animais de estimação. Segundo o Ibope, este ano tais gastos deverão atingir seis bilhões de reais no Brasil.
Em São Paulo, foi inaugurado um hospital de luxo para cães com diária a R$2.500,00. Clínicas e creches sofisticadas têm sido inauguradas em todo país, inclusive com recreação, natação e musicoterapia.
O avanço do relacionamento entre o cão e o homem em São Paulo tem sido de tal ordem que agora os cachorros de estimação já podem inclusive visitar o seu dono quando internado em hospitais. O famoso hospital Albert Einstein, já tem autorização para permitir tais visitas.
Médico daquele nosocômio, ouvido a respeito, confirmou que realmente, o contato com o cão de estimação pode provocar felicidade, paz e bem estar e auxiliar na recuperação do paciente.
Eis porque, entendemos que estamos vivendo a era dos cães, agora usados até no restabelecimento da saúde dos seus donos.
Edição 1482
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).