O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, tem como tema o combate à pressão alta. O objetivo é reduzir a incidência de derrame e infarto que estão no topo da lista das causas de mortes no Brasil e no mundo. Juntas, essas doenças provocam mais de 300 mil mortes a cada ano no país. É como exterminar a população de Blumenau.
Segundo dados do Ministério da Saúde, um milhão de brasileiros morrem a cada ano, e um terço das mortes são provocadas por doenças cardiovasculares. Os fatores de risco são bastante conhecidos: tabagismo, álcool, falta de atividade física, má alimentação e obesidade. Esta última já é considerada epidemia e atinge quase metade da população adulta das capitais.
A região Sul encabeça a lista de maior percentual de fumantes e pessoas obesas. Apenas 15% da população pratica alguma atividade física e, além disso, come mal. A preferência por carnes gordurosas por 40% das pessoas e o consumo diário de sal duas vezes o recomendado também são fatores que contribuem para a pressão alta. Isso sem falar no refrigerante que está na mesa de 28% dos brasileiros pelo menos cinco vezes por semana. Haja coração!
E como mudar hábitos? Amar a vida é o primeiro mandamento. Depois, faça de tudo para se sentir bem. Alimentação adequada e otimismo ajudam a vida ficar mais fácil. Outra receita simples é trocar o refrigerante por suco e a coxinha por uma fruta. Além de emagrecer, essas atitudes melhoram o humor e a disposição. E se você não gosta de fazer exercícios, não espere a vontade chegar. Caminhe e a motivação acontece.
E o cigarro? Decida agora se quer respirar vida por mais tempo ou morrer de forma dolorosa. O cigarro e o álcool têm sido usados como paliativos para vencer a solidão, mas são péssimas companhias. É preciso buscar novos significados para a vida e ir em busca do que realmente faz sentido para você.
Comece agora. As pequenas atitudes positivas desencadeiam novos comportamentos e hábitos. É preciso ter um desejo ardente de mudança e ousadia para sair da zona de conforto e fazer as transformações necessárias. Que tal comemorar o Dia Mundial da Saúde tomando alguma atitude em prol de um futuro saudável?
Cíntia Lopes e Denise Ayres
Edição 1478
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).