Sempre dinâmica e progressista, bela e hospitaleira, Blumenau completa dia 2 próximo, 160 anos de fundação, ostentado a invejável posição de município líder de um dos principais polos geoeconômicos do estado. Depois de vencerem a ferro e fogo as adversidades do meio agreste, os bravos colonizadores que acompanharam o doutor Blumenau projetaram uma cidade que os seus sucessores, numa conjugação de inteligência e trabalho, à transformaram num poderoso e pujante parque industrial, manufatureiro e artesanal e num autêntico modelo de organização sócio-cultural de grande atração turística, inclusive.
Situando-se hoje entre os 3 municípios de maior arrecadação para os cofres do estado, Blumenau também se destaca em número de habitantes e eleitores. Para que os leitores desta coluna tomem conhecimento, daremos a seguir alguns números e dados que bem revelam o tamanho de Blumenau ao completar seus 160 anos de fundação.
Sua população é hoje de 299.416 habitantes que se dividem em seus 35 bairros. Seu parque industrial diversificado é formado por 2800 empresas de grande, médio e pequeno porte, enquanto o seu dinâmico comércio se expressa através de quase 8000 estabelecimentos comerciais.
A indústria e o comércio empregam em torno de 100 mil trabalhadores e profissionais diversos, os quais são assistidos por 29 sindicatos de classe e associações profissionais. A educação dispõem de uma vasta rede de ensino onde estudam aproximadamente 100 mil alunos, 77 mil deles nas escolas estaduais, municipais e particulares enquanto mais de 20 mil são universitários.
No setor da saúde a população é assistida por sete hospitais, tendo ainda a sua disposição 11 laboratórios e mais de 150 unidades de saúde, além de mais de 200 consultórios médicos. Prestam serviços profissionais em Blumenau hoje, em torno de 500 médicos, nas mais diversas especialidades. 33 clubes de serviços e entidades filantrópicas também funcionam em Blumenau.
Povo alegre e festeiro, o blumenauense conta com dezenas de clubes para seus encontros de lazer e festas. Já a cultura e os costumes alemães são praticados e incentivados através de 34 Clubes de Caça e Tiro e tem na Oktoberfest seu símbolo maior. Esta intensa atividade que o município registra conta com ampla cobertura e incentivo de 12 emissoras de rádio, 7 emissoras de TV, 7 jornais entre diários e alternativos que formam a rede de comunicação da cidade. Blumenau é o terceiro colégio eleitoral do estado, estando aptos a votar nas próximas eleições 222.419 eleitores. Esses alguns dados sobre a Blumenau aniversariante, cuja história de 160 anos todos admiramos e aplaudimos.
Álvaro Corrêia
O autor é ex-parlamentar e cidadão de Blumenau
edição 1224
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).